Sei sulla pagina 1di 10

MEMRIASONHO E MEMRIATRABALHO

BERGSON, OU A CONSERVAO DO PASSADO


MATRIA E MEMRIA: obra original e polmica de 1896, que tornou-se o centro dos debates sobre a memria e suas relaes com o psiquismo e com a sociedade, repensando os liames sutis entre lembrana e percepo atual, e lembrana e ideologia (corpo de ideias e representaes).

Obra essencial na busca de entender as relaes entre a conservao do passado e a sua articulao com o presente, a confluncia de memria e percepo.

AO E REPRESENTAO

O que percebo em mim quando vejo as imagens do presente ou as evoco do passado? Percebo que toda a imagem formada em mim est mediada pelo meu corpo. H nexo entre imagem do corpo e ao.

IMAGEM CREBRO- AO (esquema motor) conduz ao.

IMAGEM/ESTMULO CREBRO REPRESENTAO (PERCEPO) Conscincia. Estmulo no conduz a ao respectiva. PERCEPO ATUAL IDEIA MATRIA (Pura exterioridade) nascido no presente corporal contnuo. LEMBRANA MEMRIA: Afloramento do passado (Subjetividade pura Esprito).

O CONE DA MEMRIA

LEMBRANA sous-venir: vir tona o que estava submerso Na realidade, no h percepo que no esteja impregnada de lembranas. A lembrana impregnando as representaes. Na base do cone invertido esto as lembranas que descem para o presente, no vrtice estariam os atos perceptuais que cumprem no plano do presente e deixam passar as lembranas ENDOSMOSE. do presente que parte o chamado ao qual a lembrana responde.

AS DUAS MEMRIAS
ANLISE DIFERENCIAL INTERNA

MEMRIA-HBITO Mecanismos Motores Esquemas de comportamento de que se vale automaticamente. Prticas do dia-a-dia (carter mecnico) que fazem parte do adestramento cultural. Ex: escrever, dirigir um automvel, costurar...

LEMBRANA PURA Evocativo, situao definida, nica, irrepetvel (carter no mecnico). Feitas de uma matria latente nas zonas profundas do psiquismo: Inconsciente. Sobre os velhos/memria: Quanto menos presa a ao presente, mais distante ser a sua atualizao pela conscincia, como nos sonhos.

MEMRIA E INCONSCIENTE

Negar a existncia de estados inconscientes, segundo Bergson, o mesmo que negar a existncia de pessoas e objetos fora de nosso alcance visual ou fsico. O papel da conscincia deliberar quando solicitada aquilo que est nesse reino das sombras onde se deposita o tesouro da memria. Memria: a conservao do passado, que sobrevive, e quer ser chamado pelo presente, quer sob as formas de lembrana ou em estado inconsciente.

HALBWACHS, OU A RECONSTRUO DO PASSADO

Sociologia francesa. Predomnio do social sobre o individual alterando os enfoques sobre percepo, conscincia e memria. Tratamento da memria como um fenmeno social (ausente em Bergson). Quadros sociais da memria: A memria do indivduo depende das instituies formadoras do sujeito, sem a inteireza e autonomia que o passado conservaria em si, segundo Bergson. Para o socilogo a lembrana construda no conjunto de representaes que povoam nossa conscincia atual, nossas ideias, nossos juzos de realidade e valor. Segundo Halbwachs, na maior parte das vezes, lembrar no reviver, no tem carter livre, espontneo, quase onrico, mas se constitui em refaco, reconstruo, repensamento, dando s experincias do passado, imagens e ideias de hoje. MEMRIA NO SONHO, MEMRIA TRABALHO. Memria da pessoa Memria do Grupo Tradio (Memria Coletiva)

A MEMRIA DOS VELHOS

H um momento em que o homem maduro deixa de ser um membro ativo da sociedade, deixa de ser um propulsor da vida presente do seu grupo: nesse momento de velhice social resta-lhe, no entanto, uma funo prpria: a de lembrar. A de ser a memria da famlia, do grupo, da instituio, da sociedade. Hiptese Geral: O homem ativo se ocupa menos de lembrar, enquanto o homem j afastado dos seus afazeres prementes do cotidiano refaz mais habitualmente o seu passado. Desfigurao do Passado: ideias e ideais presentes, preconceitos, preferncias da sociedade dos velhos, padres e valores ideolgicos.

MEMRIA, CONTEXTO E CONVENO

Psicologia Social: Remembering Frederic Charles Bartlett Convencionalizao (Rivers-etnlogo): Processo pelo qual imagens e ideias concebidas de fora assumem uma forma de expresso ajustada as convenes j estabelecidas. Assim como Halbwachs, Bartlett traz a pertinncia dos quadros sociais, das instituies e redes de conveno verbal no processo da lembrana. Distino entre Matria da Recordao (o que se lembra) baseada no interesse social - e o modo da recordao (como se lembra) baseado na psicologia da personalidade, como temperamento e carter de quem lembra. Fatos: Construo social da Memria Elaborao grupal decisiva porque existem e do significado em torno de certos acontecimentos ou situaes, enquanto outros fatos so perdidos, omitidos. Assim quando o sujeito os evoca, no vem o reforo, o apoio contnuo dos outrosModelagem sistemtica da Ideologia Grupal.

Memria de vel<hos

Memrias de Velhos

Potrebbero piacerti anche