Sei sulla pagina 1di 13

A mensagem do DNA passada para o RNA

O material gentico representado pelo DNA contm uma mensagem em cdigo que precisa ser decifrada e traduzida em protenas, muitas das quais atuaro nas reaes metablicas da clula. A mensagem contida no DNA deve, inicialmente, ser passada para molculas de RNA que, por sua vez, orientaro a sntese de protenas. O controle da atividade celular pelo DNA, portanto, indireto e ocorre por meio da fabricao de molculas de RNA, em um processo conhecido como transcrio.

RNA: Uma Cadeia (Fita) Simples As molculas de RNA so constitudas por uma seqncia de ribonucleotdeos, formando uma cadeia (fita) simples.

Existem trs tipos bsicos de RNA, que diferem um do outro no peso molecular: o RNA ribossmico, representado por RNAr (ou rRNA), o RNA mensageiro, representado por RNAm (ou mRNA) e o RNA transportador, representado por RNAt (ou tRNA).

O RNA ribossmico o de maior peso molecular e constituinte majoritrio do ribossomo,organide relacionado sntese de protenas na clula. O RNA mensageiro o de peso molecular intermedirio e atua conjuntamente com os ribossomos na sntese protica. O RNA transportador o mais leve dos trs e encarregado de transportar os aminocidos que sero utilizados na sntese de protenas.

Transcrio da informao gentica


A sntese de RNA (mensageiro, por exemplo) se inicia com a separao das duas fitas de DNA. Apenas uma das fitas do DNA serve de molde para a produo da molcula de RNAm. A outra fita no transcrita. Essa uma das diferenas entre a duplicao do DNA e a produo do RNA.

As outras diferenas so:

os nucleotdeos utilizados possuem o acar ribose no lugar da desoxirribose; h a participao de nucleotdeos de uracila no lugar de nucleotdeos de timina. Assim, se na fita de DNA que est sendo transcrita aparecer adenina, encaminha-se para ela um nucleotdeo complementar contendo uracila;

Imaginando um segmento hipottico de um filamento de DNA com a seqncia de bases: DNA- ATGCCGAAATTTGCG O segmento de RNAm formado na transcrio ter a seqncia de bases: RNA- UACGGCUUUAAACGC

Em uma clula eucaritica, o RNAm produzido destaca-se de seu molde e, aps passar por um processamento, atravessa a carioteca e se dirige para o citoplasma, onde se dar a sntese protica. Com o fim da transcrio, as duas fitas de DNA seu unem novamente, refazendo-se a dupla hlice.

O cdigo gentico
A mensagem gentica contida no DNA formada por um alfabeto de quatro letras que correspondem aos quatro nucleotdeos: A, T, C e G. Com essas quatros letras preciso formar palavras que possuem o significado de aminocidos. Cada protena corresponde a uma frase formada pelas palavras, que so os aminocidos. De que maneira apenas quatro letras do alfabeto do DNA poderiam ser combinadas para corresponder a cada uma das vinte palavras representadas pelos vinte aminocidos diferentes que ocorrem nos seres vivos.

Uma proposta brilhante sugerida por vrios pesquisadores, e depois confirmada por mtodos experimentais, foi a de que cada trs letras (uma trinca de bases) do DNA corresponderia uma palavra, isto , um aminocido. Nesse caso, haveria 64 combinaes possveis de trs letras, o que seria mais do que suficiente para codificar os vinte tipos diferentes de aminocidos(matematicamente, utilizando o mtodo das combinaes seriam, ento, 4 letras combinadas 3 a 3, ou seja, 43 = 64 combinaes possveis). O cdigo gentico do DNA se expressa por trincas de bases, que foram denominadas cdons.Cada cdon, formado por trs letras, corresponde a um certo aminocido. A correspondncia entre o trio de bases do DNA, o trio de bases do RNA e os aminocidos por eles especificados constitui uma mensagem em cdigo que passou a ser conhecida como cdigo gentico.

Mas, surge um problema. Como so vinte os diferentes aminocidos, h mais cdons do que tipos de aminocidos! Deve-se concluir, ento, que h aminocidos que so especificados por mais de um cdon, o que foi confirmado. A tabela abaixo, especifica os cdons de RNAm que podem ser formados e os correspondentes aminocidos que especificam.

Dizemos que o cdigo gentico universal, pois em todos os organismos da Terra atual ele funciona da mesma maneira, quer seja em bactrias, em uma cenoura ou no homem. O cdon AUG, que codifica para o aminocido metionina, tambm significa incio de leitura, ou seja, um cdon que indica aos ribossomos que por esse trio de bases qe deve ser iniciada a leitura do RNAm. Note que trs cdons no especificam nenhum aminocido. So os cdons UAA, UAG e UGA, chamados de cdons e parada durante a leitura (ou stop cdons) do RNA pelos ribossomos, na sntese protica. Diz-se que o cdigo gentico degenerado porque cada palavra (entenda-se aminocido) pode ser especificada por mais de uma trinca.

Traduo: Sntese de Protenas


Traduo o nome utilizado para designar o processo de sntese de protenas. Ocorre no citoplasma com a participao, entre outros, de RNA e de aminocidos.

Quem participa da sntese de protenas? Cstron (gene) o segmento de DNA que contm as informaes para a sntese de um polipeptdeo ou protena. O RNA produzido que contm uma seqncia de bases nitrogenadas transcrita do DNA um RNA mensageiro.

No citoplasma, ele ser um dos componentes participantes da sntese de protenas, juntamente com outros dois tipos de RNA, todos de fita simples e produzidos segundo o mesmo processo descrito para o RNA mensageiro: RNA ribossmico, RNAr. Associando-se a protenas, as fitas de RNAr formaro os ribossomos, orgnulos responsveis pela leitura da mensagem contida no RNA mensageiro;

RNAs transportadores, RNAt. Assim chamados porque sero os responsveis pelo transporte de aminocidos at o local onde se dar a sntese de protenas junto aos ribossomos. So molculas de RNA de fita simples, de pequeno tamanho, contendo, cada uma, cerca de 75 a 85 nucleotdeos. Cada fita de RNAt torce-se sobre si mesma, adquirindo o aspecto visto na figura abaixo. Duas regies se destacam em cada transportador: uma o local em que se ligar o aminocido a ser transportado e a outra corresponde ao trio de bases complementares (chamado anticdon) do RNAt, que se encaixar no cdon correspondente do RNAm.

Anticdon o trio de bases do RNAt, complementar do cdon do RNAm.

RNA - Traduo passo a passo


A traduo um processo no qual haver a leitura da mensagem contida na molcula de RNAm pelos ribosomo, decodificando a linguagem de cido nuclico para a linguagem de protena. Cada RNAt em soluo liga-se a um determinado aminocido, formando-se uma molcula chamada aminoacil-RNAt, que conter, na extremidade correspondente ao anticdon, um trio de cdon do RNAm. Para entendermos bem este processo, vamos admitir que ocorra a sntese de um peptdeo contendo apenas sete aminocidos, o que se dar a partir da leitura de um RNAm contendo sete cdons (21 bases hidrogenadas). A leitura (traduo) ser efetuada por um ribossomo que se deslocar ao longo do RNAm.

Esquematicamente na sntese protica teramos:

Um RNAm, processado no ncleo, contendo sete cdons (21 bases hidrogenadas) se dirige ao citoplasma. No citoplasma, um ribossomo se liga ao RNAm na extremidade correspondente ao incio da leitura. Dois RNAt, carregando os seus respectivos aminocidos (metionina e alanina), prendem-se ao ribossomo. Cada RNAt liga-se ao seu trio de bases (anticdon) ao trio de bases correspondentes ao cdon do RNAm. Uma ligao peptdica une a metionina alanina. O ribossomo se desloca ao longo do RNAm. O RNAt que carregava a metionina se desliga do ribossomo. O quarto RNAt, transportando o aminocido leucina, une o seu anticdon ao cdon correspondente do RNAm. Uma ligao peptdica feita entre a leucina e a alanina. O ribossomo novamente se desloca. O RNAt que carregava a alanina se desliga do ribossomo. O quarto RNAt, transportando o aminocido cido glutmico encaixa-se no ribossomo. Ocorre a unio do anticdon desse RNAt com o cdon correspondente do RNAm. Uma ligao peptdica une o cido glutmico leucina. Novo deslocamento do ribossomo. O quinto RNAt, carregando a aminocido glicina, se encaixa no ribossomo. Ocorre a ligao peptdica da glicina com o cido glutmico.

Continua o deslocamento do ribossomo ao longo do RNAm. O sexto RNAt, carregando o aminocido serina, se encaixa no ribossomo. Uma liogao peptdica une a serina glicina. Fim do deslocamento do ribossomo. O ltimo transportador , carregando o aminocido triptofano, encaixa-se no ribossomo. Ocorre a ligao peptdica do triptofano com a serina. O RNAt que carrega o triptofano se separa do ribossomo. O mesmo ocorre com o transportador que portava a serina. O peptdeo contendo sete aminocidos fica livre no citoplasma. Claro que outro ribossomo pode se ligar ao RNAm, reiniciando o processo de traduo, que resultar em um novo peptdio. Perceba, assim, que o RNAm contendo sete cdons (21 bases nitrogenadas) conduziu a sntese de um peptdeo formado por sete aminocidos. Os polirribossomos

Em algumas clulas, certas protenas so produzidas em grande quantidade. Por exemplo, a observao de glndulas secretoras de certos hormnios de natureza protica (que so liberados para o sangue, indo atuar em outros rgos do mesmo organismo) mostra, em certos locais, uma fileira de ribossomos efetuando a leitura do mesmo RNA mensageiro. Assim, grandes quantidades da mesma protena so produzidas. Ao conjunto de ribossomos, atuando ao longo se um RNAm, d-se o nome de polirribossomos.

Possveis destinos das protenas


O RNAm, ao sair do nucleo pode seguir dois destinos:

Ser traduzido nos ribossomos do retculo endoplasmtico rugoso - e esta protena ser exportada para fora da clula passando pelo Golgi e saindo por exocitose em forma de vesculas, Ou ser traduzido nos ribossomas livres no citoplasma - esta protena ento permanecer dentro da clula, executando alguma importante funo. Ex. Dentro do Golgi, ou livre no citoplasma.

Sntese de protenas no ncleo celular? No ncleo de todas as clulas eucariticas, a produo de RNA se da a partir do molde de uma fita do DNA. Ento, o RNA sofre algumas alteraes e segue para o citoplasma onde se associa aos ribossomos para a formao das protenas. Acreditava-se que a sntese de protenas (traduo)

ocorresse somente no citoplasma, mas em recente trabalho publicado na prestigiada revista Science foi demonstrado que os elementos necessrios traduo se associam no ncleo, onde protenas seriam formadas. Alm disso os pesquisadores constataram que as estruturas responsveis pela traduo esto em atividade no ncleo celular.

Mutao Gnica
Todos os dias as suas clulas produzem protenas que contm aminocidos em uma certa seqncia. Imagine, por exemplo, que em um certo dia uma clula da epiderme de sua pele produza uma protena diferente. Suponha tambm que essa protena seja uma enzima que atue em uma reao qumica que leva a produo de um pigmento amarelo em vez do pigmento normalmente encontrado na pele, a melanina. Essa clula se multiplica e de repente aparece uma mancha amarelada em sua pele. Provavelmente essa protena poder ter sofrido uma alterao em sua seqncia de aminocidos, tendo havido a substituio de um aminocido por outro, o que acarretou uma mudana em seu mecanismo de atuao e, como conseqncia levou produo de um pigmento de cor diferente. Agora, como a seqncia de aminocidos em uma protena determinada pela ao de um certo gene que conduz sntese do pigmento.

Essa alterao na seqncia de bases na molcula de DNA constituinte do gene que se chama de mutao gnica.

O albinismo causada por uma mutao na enzima tirozinase que transforma o aminocido tirozina em pigmento da pele, a melanina. Esta doena ocorre em animais e nas plantas e hereditria.

A mutao e suas conseqncias Se a alterao na seqncia de aminocidos na protena no afetar o funcionamento da molcula e no prejudicar o organismo, de modo geral ela passa despercebida, indiferente. Outras vezes, a alterao leva a um favorecimento. Imagine, por exemplo, que uma certa clula do seu intestino passe a produzir uma enzima chamada celulase, capaz de digerir a celulose dos vegetais que voc come. provavelmente a mutao que levou a esse erro ser vantajosa para voc, que poder eventualmente at alimentar-se de papel picado. Muitas vezes, porm, a mutao pode ser prejudicial. Na anemia falciforme, a substituio do aminocido cido glutmico pelo aminocido valina, em uma das cadeias de hemoglobina, conduza a uma alterao na forma da protena toda. Essa alterao muda o formato do glbulo vermelho, que passa a ser incapaz de transportar oxignio. Outra conseqncia, grave, que hemcias com formato de foice grudam umas nas outras nos capilares sangneos, o que pode provocar obstrues no trajeto para os tecidos.

As mutaes so hereditrias Dependendo da clula em que a mutao ocorre, ela pode ser transmitida descendncia. Nas suposies que fizemos, relacionadas ao pigmento da pele e enzima celulase, evidentemente que no ocorrer a transmisso dos genes mutantes para os filhos. Trata-se de mutaes somticas, ou seja, ocorreram em clulas no envolvidas na confeco de gametas. J a mutao que conduziu anemia falciforme, deve ter ocorrido, no passado, em clulas da linhagem germinativa de algum antepassado. O gene anmalo, ento sugerido, deve ter sido transportado por um gameta e da se espalhou pela espcie humana.

As causas das mutaes De maneira geral, as mutaes ocorrem como conseqncia de erro no processo de duplicao do DNA. Acontecem em uma baixssima freqncia. Muitas delas, inclusive, so corrigidas por mecanismos especiais, como, por exemplo, a ao do gene p53 que evita a formao de tumores. H, no entanto, certos agentes do ambiente que podem aumentar a taxa de ocorrncia de erros genticos. Entre esses agentes mutagnicos podemos citar: substncias existentes no fumo, os raios X, a luz ultravioleta, o gs mostarda, cido nitroso e algumas corantes existentes nos alimentos. No toa que, em muitos pases, crescente a preocupao com a diminuio da espessura da camada do gs oznio (O3), que circunda a atmosfera terrestre. Esse gs atua como filtro de luz ultravioleta proveniente do Sol. Com a diminuio da sua espessura, aumenta a incidncia desse tipo de radiao, o que pode afetar a pele das pessoas. Ocorrem leses no material gentico, que podem levar a certos tipos de cncer de pele.

Potrebbero piacerti anche