Sei sulla pagina 1di 1

As vrias faces do Amap

Parques, reservas biolgicas, monumentos e marcos histricos de um dos mais novos estados do Brasil
As belezas naturais do Amap so resguardadas em parques, reservas extrativistas e estaes ecolgicas, alm de terras indgenas. Somadas, essas reas constituem 72% do seu territrio e formam o maior corredor de biodiversidade do Pas. O estado tem uma rica histria, que remonta aos tempos prhistricos e coloniais de ocupao da Amaznia e se estende a perodos mais recentes, de aproveitamento dos recursos minerais. Atualmente, com enfoque na utilizao racional dos recursos naturais, o Amap direciona sua economia pelos princpios do desenvolvimento territorial com base conservacionista. Sem esquecer suas tradies, que misturam heranas indgenas, caboclas, africanas e portuguesas.
Cabo Orange
Trata-se do extremo norte do Brasil. uma regio de natureza quase intocada. Sua rica biodiversidade justificou a criao, em 1980, do Parque Nacional do Cabo Orange, s acessvel de barco. O manguezal abriga pssaros raros, como flamingos e guars, alm do peixe-boi marinho e de gua doce.

8
Cabo Orange
PARQUE
A. I. GALIBI
Zig Koch

Base Area
Tambm chamada de Museu da 2a Guerra Mundial, por ter prestado apoio s Foras Aliadas de 1942 a 1945. Est situada na cidade de Amap. O local ainda abriga a torre de atracao de zepelins (foto), paiol de munio, sucatas de transporte da poca e restos das residncias dos soldados.

A. I. JUMIN

NACIONAL DO CABO ORANGE

O maior parque de floresta tropical do mundo, ocupa uma rea de 3,8 milhes de hectares. Abriga as nascentes dos principais rios do Amap, com destaque para o Oiapoque, o Jari e o Araguari. Praticamente desabitado e de difcil acesso, possui uma mata densa, permeada de grandes rochas de granito (po-de-acar).

REA

po qu e

INDGENA UA

R.

Oi a

Kitt Nascimento / WWF Brasil

Cunani
130
BR

156

Marcelo Maragni / HG

tumucumaque

Oiapoque

SURINAM

GUIANA FRA

E NC

A
Colnia Agrcola Loureno

Goiabal Caloene

PARQUE INDGENA DO TUMUCUMAQUE

Almeriana
ESTAO ECOLGICA MARAC-JIPIOCA

2
I. de Marac

Pororoca
Fenmeno espetacular, que resulta do encontro entre as guas do rio e do mar, ocorrendo com mais intensidade nos meses de maro e setembro. No rio Araguari, as ondas chegam a atingir at 7 metros de altura. Nos ltimos anos, surfistas de todo o mundo tm visitado o Amap, para a prtica do surfe na pororoca.

PARQUE NACIO

NAL MO

NTANHA

E QU A M S DO TUMUCU

Amap
156
BR

R. Jari
Pracuba Itaubal

Serra do Navio
Antiga vila modelo onde moravam os funcionrios da Icomi, empresa que explorou mangans na regio. A vila foi transformada em municpio e, depois que a reserva mineral se esgotou, o lugar passou a buscar novas alternativas de sustento. O turismo tem na estrada de ferro uma das suas atraes e uma opo promissora.

6
REA INDGENA WAIPI

FLORESTA NACIONAL DO AMAP

Tartarugalzinho Lago Novo Aporema Terra Firme

RESERVA BIOLGICA DO LAGO PIRATUBA

Serra do Navio Ferreira Gomes

Cutias

R.

ua rag

ri

RESERVA
Marcelo Maragni / HG

Pedra Branca do Amapari

S. Joaquim do Pacu Itaubal

Terceiro Acampamento

DES. SUSTENTVEL DO RIO IRATAPURU

Porto Grande

Bonito

Carmo Foz do Macacoari Abacate

Acampamento Grande

Txi do Limo Camapi

5 Terras indgenas
O Amap o primeiro estado brasileiro a ter todas as terras indgenas demarcadas. Nas suas reservas vivem as etnias Galibi, Karipuna, Palikur, Waipi e Galibi Marworno. Elas recebem assistncia e orientao do Governo do Estado sobre alternativas econmicas. Os Waipi, distribudos em 12 aldeias, desenvolvem um artesanato muito apreciado.

Equador
Mazago Mazago Velho

Santana

MACAP

Curia

REA DE PROTEO AMBIENTAL CURIA

0o

Santa Cruz

PAR
Zig Koch

RESERVA EXTRATIVISTA RIO CAJARI

3
Tambaqui

marco zero
Marca a passagem da linha imaginria do Equador, que divide a Terra em dois hemisfrios Norte e Sul. um monumento, com relgio de sol e terrao para observaes, situado em Macap, a nica cidade do Brasil cortada pela linha do Equador.

Laranjal do Jari Vitria do Jari

Santana

ILHA DE MARAJ

Laranjal do Jari
Cidade situada s margens do rio Jari, famoso pelas cachoeiras e corredeiras, com destaque para a espetacular cachoeira de Santo Antnio. Originou-se do Projeto Jari, do milionrio norte-americano Daniel Ludwig na dcada de 70. A economia da regio focada no extrativismo vegetal.

m R. A

na o z a

s
Floresta Estadual de Produo Elo de Conectividade reas indgenas Un. de Conservao Estadual Un. de Conservao Federal Rodovias Federais Rodovias Estaduais Ferrovia Capital Cidades principais

ESCALA 0 10 20 30 40km
Grafismo da cultura Cunani (tarja superior) e da cultura Marac (tarja inferior)

Desaparecido h 35 anos, o lagarto Amapasaurus tetradactylus foi reencontrado durante expedio da Reserva de Desenvolvimento Sustentvel do Rio Iratapuru. Os cientistas desconfiam que a espcie habite somente as matas do sul do Amap, na regio do rio Jar. Com a redescoberta, a espcie poder finalmente ser estudada em detalhes.

Peter Milko / HG

A iconografia marac e cunani serve de base para o artesanato atual do estado. Exemplo so as urnas funerrias dos primitivos habitantes do Amap, encontradas no municpio de Caloene (Vila do Cunani). O perfil do corpo remete silhueta humana. Na parte superior, em relevo, aparecem os olhos, nariz, boca e orelhas.

Gilmar Nascimento / GEA

ESTAO ECOLGICA DO JARI

Marcelo Loureno / Next Foto

Ocea
no
At

l
nti

co

R. Ja ri

ri Ja R.

Potrebbero piacerti anche