Sei sulla pagina 1di 8

o

lu al so in Re no f

Simulado ENEM

Questo 1

Os oceanos absorvem aproximadamente um tero das emisses de CO2 procedentes de atividades humanas, como a queima de combustveis fsseis e as queimadas. O CO2 combina-se com as guas dos oceanos, provocando uma alterao importante em suas propriedades. Pesquisas com vrios organismos marinhos revelam que essa alterao nos oceanos afeta uma srie de processos biolgicos necessrios para o desenvolvimento e a sobrevivncia de vrias espcies da vida marinha. A alterao a que se refere o texto diz respeito ao aumento a) da acidez das guas dos oceanos. b) do estoque de pescado nos oceanos. c) da temperatura mdia dos oceanos. d) do nvel das guas dos oceanos. e) da salinizao das guas dos oceanos.

e) substituio dos ons hidroxila por sdio na estrutura do cido monofluoractico, sem formao de gua.

Questo 3 Diplomatas e ministros de 193 pases aprovaram, em outubro de 2010, uma srie de medidas para a conservao e o uso sustentvel da biodiversidade do planeta. O pacote inclui um plano estratgico de metas para 2020, um mecanismo financeiro de apoio conservao e um protocolo internacional de combate biopirataria. Foi uma grande vitria, comemorou a ministra brasileira do meio ambiente, ao fim da dcima Conferncia das Partes (COP-10) da Conveno sobre ENEM_PROVA1_RES_ALICE 08:51 Pgina 30 ENEM_PROVA1_RES_ALICE 04/05/11 04/05/11 08:51 Pgina 30 Diversidade Biolgica (CDB), em Nagoya, no Japo.
(www.estadao.com.br. Adaptado.)

a a d d

No ano de 2004, diversas mortes de animais por envenenamento no zoolgico de So Paulo foram evidenciadas. Estudos tcnicos apontam suspeita de intoxicao por monofluoracetato de sdio, conhecido como composto 1080 e ilegalmente comercializado como raticida. O monofluoracetato de sdio um mferos bloqueando o Ciclo de Krebs, que pode levar derivado do cido monofluoractico e age no parada da respirao celular oxidativa e ao o acmulo de organismo dos mamferos bloqueando Ciclo de amnia na circulao. Krebs, que pode levar parada da respirao celular oxidativa e ao acmulo de amnia na circulao.

Questo 2

9 9

(www.brasilescola.com) (www.brasilescola.com) H vrios casos de biopirataria ocorridos no Brasil, como o do cupuau e a da ayahuasca , bebida H ocorridos no Brasil, Brasil, como H vrios vrios casos casos de de biopirataria biopirataria ocorridos no como cerimonial utilizada pelos pajs, obtida a partir o do cupuau e a da ayahuasca , bebida cerimonial utilio do cupuau e a da ayahuasca, bebida cerimonialda utili planta B anisteriopsis c aapi . A b ebiba a lucingena e o zada pelos pajs, obtida a partir da planta Banisteriopsis zada pelos pajs, obtida a partir da planta Banisteriopsis caapi . eo o seu seu princpio princpio ativo a a seu princpio ativo a dimetiltriptamina (DMT), cuja caapi .A A bebiba bebiba alucingena alucingena e ativo dimetiltriptamina (DMT), cuja estrutura representada na estrutura representada a figura a seguir. dimetiltriptamina (DMT), n cuja estrutura representada na figura a a seguir. seguir. figura
N N

1 1

0 0

N N

monofluoracetato de sdio.

das as, Resoluo as. vo O monofluoroacetato de sdio pode ser obtido pela neues. Qumica Sem Segredos tralizao do cido monofluoroactico usando hidrxido de que www.quimicasemsegredos.com sdio com liberao de gua, de acordo com a equao sos qumica:

O monofluoracetato de sdio ser obtido pela pela desidratao do pode cido monofluoractico, a) desidratao do cido monofluoractico, com com liberao de gua. liberao de gua. b) hidrlise do cido monofluoractico, sem b) hidrlise do cido monofluoractico, sem formao formao de gua. de gua. c) perda de hidroxila ons do hidroxila do cido c) perda de ons cido monofluoractico, monofluoractico, com liberao de hidrxido de com liberao de hidrxido de sdio. sdio. d) neutralizao do cido monofluoractico usando de sdio, com liberao de gua. usando d) hidrxido neutralizao do cido monofluoractico e) substituio dos ons hidroxila por sdio na estrutura hidrxido de sdio, com liberao de gua. do cido monofluoractico, sem formao de gua.

a) O monofluoracetato de sdio pode ser obtido

Disponvel: h ttp//www1.folha.uol.com.br Disponvel: http//www1.folha.uol.com.br Acesso em: 05ago.2010 Acesso em: 05ago.2010 (adaptado). (adaptado).

Q Q 4 4 t t

N N

A frmula frmula mnima mnima do do DMT DMT A Hm N b) C H N2 c) C C6H H8N N C b) C10 c) a) C12 2 12N A a) frmula nima do D MT H 12 12H16 16N 2 10 2 6 8 d) C H N e) C H6N N d) C HN e) C5 H 6 7 a) C12 H b) C10H c) C6H8N 616 7N 2 12N5 2 6 d) Resoluo C6H7N e) C5H6N

H H

0 0 w w

Resoluo

C C ( ( R R

C CH3 C C H CH C H 3 O guaran, planta nativa da Amaznia, usado na H H C N C N H C indstri a C farmacutica e C na fabricao de H C C C C C CH refrigerantes, e contm, entre outros nutrientes, 3 CH H C 3 H C C C H H cafena, protenas, potssio, fsforo e vitamina A. Para H H N N C C H H H H

H Questo 4

H H

A H16N N2. . A frmula frmula da da molcula molcula C C12H

O O q q i i D D e e p p d d c c i i m m

mo ilisis a na

H2O 2H 18 g 2 mol 0,450 g y y = 0,05 mol (50 mg) N:

a determinao da frmula emprica da cafena, uma 14 g 1 mol amostra de 970 mg de cafena (substncia pura) foi 0, 280 g z submetida anlise por combusto completa, z = 0,02 mol (280 mg) produzindo 1 760 mg de CO2 e 450 mg de gua. Quantidade de oxignio na amostra: Sabendo-se que a quantidade de nitrognio na 480 mg + 50 mg + 280 mg + t = 970 mg t amostra = 160 mg 280 mg, a frmula emprica da cafena Dado: massas molares em g/mol: C = 12; H = 1; O = 16; 16 g 1 mol N = 14. 0,16g w a) C8H5N b) C6H10NO2 c) C6H10N2O 2O2 w = 0,01 mol d) C4H8N2O e) C4H5N2O C0,04H0,05N0,02O0,01 dividindo por 0,01 temos C4H5N2O1 O cdmio, presente nas baterias, pode chegar ao solo Questo 6 5 quando esses materiais so descartados de maneira irregular no meio ou chegar quando so O cadmio, presente nas ambiente baterias, pode ao solo incinerados. da forma metlica , os quando essesDiferentemente materiais sao descartados de maneira 2+ irregular no ou quando sao incinerados. ons Cd meio so ambiente extremamente perigosos para o 2+ so Diferentemente da eles forma metalica, os ons ons Cd2+ Ca organismo, pois podem substituir , extremamente perigosos para o organismo, pois eles ocasionando uma doena degenerativa nos ossos, podem substituir ons Ca2+, ocasionando uma doenca tornando-os muito porosos e causando dores intensas degenerativa nos ossos, tornando-os muito porosos e nas articulaes. Podem ainda inibir ativadas causando dores2+ intensas nas articulac oenzimas es. Podem ainda pelo enzimas ction Zn , que so importantes sao extreinibir ativadas pelo extremamente cation Zn2+, que para o funcionamento dos rins. A figura dos mostra a mamente importantes para o funcionamento rins. A variao do a raio de alguns metais e seus respectivos figura mostra variao do raio de alguns metais e seus respectivos ctions. cations.
(frmula mnima). Questo 5 Resposta: E

Questo 6 As mobilizaes para promover um planeta melhor para as futuras geraes so cada vez mais frequentes. A maior parte dos meios de transporte de massa atualmente movida pela queima de um combustvel fssil. A ttulo de exemplificao do nus causado por essa prtica, basta saber que um carro produz, em mdia, cerca de 200g de dixido de carbono por km percorrido.
Revista Aquecimento Global. Ano 2, no. 8. Publicao do Instituto Brasileiro de Cultura Ltda.

sno, ula na o ua. ra

Um dos principais constituintes da gasolina o octano (C8H18). Por meio da combusto do octano, possvel a liberao de energia, permitindo que o carro entre em movimento. A equao que representa a reao qumica desse processo demonstra que a) no processo h liberao de oxignio, sob a forma de O2. b) o coeficiente estequiomtrico para a gua de 8 para 1 do octano. c) no processo h consumo de gua, para que haja liberao de energia. d) o coeficiente estequiomtrico para o oxignio de 12,5 para 1 do octano. e) o coeficiente estequiomtrico para o gs carbnico de 9 para 1 do octano.

6;

Com base no texto, a toxicidade do cdmio em sua ENEM/2011 forma inica consequncia de esse elemento a)apresentar baixa energia de ioniza, o que favorece a formao do on e facilita sua ligao a outros compostos. b) possuir tendncia de atuar em processos biolgicos mediados por ctions metlicos com cargas que variam de + 1 a + 3. c) possuir raio e carga relativamente prximos aos de ons metlicos que atuam nos processos biolgicos, causando interferncia nesses processos. d) apresentar raio inico grande, permitindo que ele cause interferncia nos processos biolgicos em que, normalmente, ons menores participam. e) apresentar carga +2, o que permite que ele cause interferncia nos processos biolgicos em que, normalmente, ons com cargas menores participam.
Qumica Sem Segredos www.quimicasemsegredos.com

ATKINS, P; JONES. Princpios deQ qumica . Questionando a vida ATKINS, P; JONES. Princpios de qumica. uestionando a vida moderna e o moderna e o meio ambiente . Porto Alegre: Bookman, (adaptado). meio ambiente. Porto Alegre: Bookman, (adaptado).

Raios Raios atmicos atmicos e e inicos inicos de de alguns alguns metais. metais.

Questo 7 Um aluno deparou-se com uma questo em que deveria completar as lacunas de uma tabela parcialmente preenchida. A tabela relacionava os tomos I, II, III e IV com os respectivos nmeros atmicos (Z), de nutrons (n) e de massa (A). tomos Z n A I 41 II 97 III 51 IV 94 As informaes fornecidas foram: o tomo I isbaro do tomo III; os tomos II e IV so istopos; o on positivo tetravalente do tomo III isoeletrnico do criptnio (Kr); o tomo IV apresenta dois nutrons a mais que o tomo I. Dado: Kr (Z = 36) Sabendo-se que o aluno respondeu corretamente questo, o nmero de nutrons do tomo II que ele usou para completar a lacuna foi a) 47 b) 49 c) 51 d) 53 e) 55
2

As misturas efervescentes, em p ou em comprimidos, so comuns para a administrao de vitamina C ou de medicamentos para azia. Essa forma farmacutica slida foi desenvolvida para facilitar o transporte, aumentar a estabilidade de substncias e, quando em soluo, acelerar a absoro do frmaco pelo organismo. A matrias-primas que atuam na efervescncia so, em geral, o cido tartrico ou o cido ctrico que reagem com um sal de carter bsico, como o bicarbonato de sdio (NaHCO3), quando em contato com a gua. A partir do contato da mistura efervescente com a gua, ocorre uma srie de reaes qumicas simultneas: liberao de ons, formao de cido e liberao do gs carbnico gerando a efervescncia. As equaes a seguir representam as etapas da reao da mistura efervescente na gua, em que foram omitidos os estados de agregao dos reagentes, e H3A representa o cido ctrico. I. NaHCO3 Na+ + HCO! ! II. H2CO3 H2O + CO2 + III. HCO! ! + H H2CO3 IV. H3A 3H++A3 A ionizao, a dissociao inica, a formao do cido e a liberao do gs ocorrem, respectivamente, nas seguintes etapas: a) IV, I, II e III b) I, IV, III e II c) IV, III, I e II d) I, IV, II e III e) IV, I, III e II

Questo 8

A temperatura do forno em que o alumnio fundido til tambm porque a) sublima outros metais presentes na lata. b) evapora substncias radioativas remanescentes. c) impede que o alumnio seja eliminado em altas temperaturas. d) desmagnetiza as latas que passaram pelo processo de triagem. e) queima os resduos de tinta e outras substncias presentes na lata.

s, de da a o,

Questo 9 Questo 9 um dos pases que obtm melhores O Brasil 6 resultados na reciclagem de latinhas de alumnio. O O Brasil e um dos pases que obte m melhores resultados esquema a seguir representa as vrias etapas desse na reciclagem de latinhas de alumnio. O esquema a processo: seguir representa as varias etapas desse processo:

Questo 10 O aa um fruto que d em cachos de palmeiras, conhecidas como aaizeiros. Muito comum na alimentao da populao da Regio Norte do Brasil, foi difundido em outras regies do Pas no preparo de alimentos com alto valor energtico, como o famoso aa na tigela. Na tabela de dados nutricionais, so apresentados alguns itens da anlise de 100 g de polpa de aa. Energia 300 kJ Protenas 3,8 g Lipdios 12 g Fibras 17 g Clcio 0,12 g Fsforo 0,50 mg Ferro 11 mg Dado: massa molar do clcio: 40 g . mol1. Em 100 g de polpa de aa, so encontrados a) 3 mol de tomos de clcio. b) 3 tomos de clcio. c) 3 x 103 mol de tomos de clcio. d) 6 x 103 mol de tomos de clcio. e) 6 tomos de clcio. Questo 11 Em visita a uma usina sucroalcooleira, um grupo de alunos pde observar a srie de processos de bene- ficiamento da cana-de-acar, entre os quais se destacam: 1. A cana chega cortada da lavoura em caminhes e despejada em mesas alimentadoras que a conduzem para as moendas. Antes de ser esmagada para a retirada do caldo aucarado, toda a cana transportada por esteiras e passada por um eletrom para a retirada de materiais metlicos. 2. Aps se esmagar a cana, o bagao segue para as caldeiras, que geram vapor e energia para toda a usina.
3

m m io do ma s, e-

o os 3A
Disponvel em: http://ambiente.hsw.uol.com.br. Disponvel em: http://ambiente.hsw.uol.com.br.

A il temperatura do forno em que o alumnio e fundido e ut tambe m porque Qumica Sem Segredos a) sublima outros metais presentes na lata. www.quimicasemsegredos.com b) evapora substancias radioativas remanescentes.

3. O caldo primrio, resultante do esmagamento, passado por filtros e sofre tratamento para transformar- se em acar refinado e etanol. Com base nos destaques da observao dos alunos, quais operaes fsicas de separao de materiais foram realizadas nas etapas de beneficiamento da cana-de-acar? a) Separao mecnica, extrao, decantao. b) Separao magntica, combusto, filtrao. c) Separao magntica, extrao, filtrao. d) Imantao, combusto, peneirao. e) Imantao, destilao, filtrao.

e) catao das partculas do barro lacustre; catao dos cristais de cloreto de sdio; solubilizao em gua; evaporao para obter cristais de cloreto de ltio concentrado.

Questo 12 O ltio tradicionalmente utilizado em lubrificantes industriais e remdios e nos ltimos anos passou a despertar grande interesse da indstria automotiva e eletrnica. O salar Uyuni, na Bolvia, a maior plancie salgada do mundo e estima-se que contenha 100 milhes de toneladas de ltio, o que representa metade das reservas de ltio conhecidas no mundo. A profundidade total estimada em 120 metros e composta de uma mistura de salmoura e barro lacustre. Considere que a salmoura composta basicamente de cloreto de ltio (solubilidade igual a 84,5 g/100 g de gua a 25C) e cloreto de sdio (solubilidade igual a 36,0 g/100 g de gua a 25C). Uma possvel sequncia de obteno de cloreto de ltio slido concentrado e limpo, a partir de uma amostra deste salar, a) disperso em gua; evaporao parcial da gua para cristalizao de cloreto de ltio concentrado; filtrao para separar os cristais de cloreto de ltio concentrado, evaporao e secura para obter cloreto de sdio concentrado, filtrao para separar os cristais de cloreto de sdio concentrado. b) disperso em gua; filtrao para separar o barro lacustre; evaporao parcial da gua para cristalizao de cloreto de sdio concentrado; filtrao para separar os cristais de cloreto de sdio concentrado, evaporao a secura para obter cristais de cloreto de ltio concentrado. c) disperso em gua; evaporao parcial da gua para cristalizar o barro lacustre; filtrao para separar o barro lacustre; evaporao a secura para cristalizar o cloreto de ltio concentrado; filtrao para separar os cristais de cloreto de ltio concentrado. d) catao para separar o barro lacustre; evaporao da gua para cristalizao de cloreto de ltio concentrado; filtrao para separar os cristais de cloreto de ltio concentrado.
Qumica Sem Segredos www.quimicasemsegredos.com

Questo 13 Fator de emisso (carbon footprint) um termo utilizado para expressar a quantidade de gases que contribuem para o aquecimento global, emitidos por uma fonte ou por um processo industrial especfico. Pode-se pensar na quantidade de gases emitidos por uma indstria, por uma cidade ou mesmo por uma pessoa. Para o gs CO2, a relao pode ser escrita: Massa&de&CO2 &emitida Fator&de&emisso&de&CO2 = &Quantidade&de&material& O termo quantidade de material pode ser, por exemplo, a massa de material produzido em uma indstria ou a quantidade de gasolina consumida por um carro em um determinado perodo. No caso da produo do cimento, o primeiro passo a obteno do xido de clcio, a partir do aquecimento do calcrio a altas temperaturas, de acordo com a reao: CaCO3 (s) CaO (s) + CO2 (g) Uma vez processada essa reao, outros compostos inorgnicos so adicionados ao xido de clcio, sendo que o cimento formado tem 62% de CaO em sua com- posio. Dados: Massas molares em g/mol CO2 = 44; CaCO3 = 100; CaO = 56.
TREPTOW, R.S. Journal of Chemical Education. v. 87 n.o 2.

Considerando as informaes apresentadas no texto, qual , aproximadamente, o fator de emisso de CO2 quando 1 tonelada de cimento for produzida, levando- se em considerao apenas a etapa de obteno do xido de clcio? a) 4,9 x 104 b) 7,9 x 104 c) 3,8 x 101 d) 4,9 x 101 e) 7,9 x 101

Questo 14 O abastecimento de nossas necessidades energticas futuras depender certamente do desenvolvimento de tecnologias para aproveitar a energia solar com maior eficincia. A energia solar a maior fonte de energia mundial. Num dia ensolarado, por exemplo, aproxi- madamente 1 kJ de energia solar atinge cada metro quadrado da superfcie terrestre por segundo. No entanto, o aproveitamento dessa energia difcil
4

porque ela diluda (distribuda por uma rea muito extensa) e oscila com o horrio e as condies climticas. O uso efetivo da energia solar depende de formas de estocar a energia coletada para uso posterior.
BROWN, T. Qumica a Cincia Central. So Paulo: Pearson Prentice Hall.

Atualmente, uma das formas de se utilizar a energia solar tem sido armazen-la por meio de processos qumicos endotrmicos que mais tarde podem ser revertidos para liberar calor. Considerando a reao: CH4 (g) + H2O (v) + calor CO (g) + 3 H2 (g) e analisando-a como potencial mecanismo para o aproveitamento posterior da energia solar, conclui-se que se trata de uma estratgia a) insatisfatria, pois a reao apresentada no permite que a energia presente no meio externo seja absorvida pelo sistema para ser utilizada posteriormente. b) insatisfatria, uma vez que h formao de gases poluentes e com potencial poder explosivo, tornando-a uma reao perigosa e de difcil controle. c) insatisfatria, uma vez que h formao de gs CO que no possui contedo energtico passvel de ser aproveitado posteriormente e considerado um gs poluente. d) satisfatria, uma vez que a reao direta ocorre com absoro de calor e promove a formao das substncias combustveis que podero ser utilizadas posteriormente para obteno de energia e realizao de trabalho til. e) satisfatria, uma vez que a reao direta ocorre com liberao de calor havendo ainda a formao das substncias combustveis que podero ser utilizadas posteriormente para obteno de energia e realizao de trabalho til. O ar atmosfrico composto majoritariamente por nitrognio (N2) e oxignio (O2), mas tambm apresenta vapor de gua em quantidades que variam de acordo com as condies climticas. Essa quantidade de vapor de gua referida como a umidade relativa do ar: quanto maior a umidade relativa, maior a quantidade de vapor presente. Tendo em conta apenas estas informaes e considerando-se vlida a Hiptese de Avogadro, pode-se afirmar que, no caso do ar atmosfrico, mesma temperatura e presso, o ar seco a) apresenta uma densidade igual do ar mido, considerando-se volumes iguais.
Qumica Sem Segredos www.quimicasemsegredos.com

Questo 15

b) apresenta uma densidade igual do ar mido. c) mais denso que o ar mido. d) menos denso que o ar mido, o que justifica a expresso popular ar pesado. e) menos denso que o ar mido, se a porcentagem do vapor-d gua for menor que 10%. Dados de massas molares em g . mol1: N = 14, H = 1 e O = 16.

ENEM_PROVA1_RES_ALICE 04/05/11 08:51 Pgina 30

monofluoracetato de sdio.

Resoluo
A
b) C6H10NO2 a) C8 H5N2O2 d) C4 H O e) C 4H 5N 2O 8 N H2 2H 2O c) C6H10N2O

Questo 1

Disponvel: http//www1.folha.uol.com.br Acesso em: 05ago.2010 (adaptado).

O monofluoracetato de sdio pode ser obtido pela 18 g 2 mol a) alterao desidratao do cido monofluoractico, A do talassociclo citada no texto com est Resoluo 0,450 g y liberao gua.de CO com H O. Nesta reao, relacionada de reao 2 2 1(50 760m mg b) hidrlise do cido monofluoractico, sem formao y = 0,05 mol g) de CO2 forma-se o cido carbnico (H2CO3), que causa uma 970 mg de cafena de gua. reduo no meio, provocando transtornos c) perda de pH onsdo hidroxila do cido monofluoractico, 450 mg N: 14 g 1 m ol de H2O metablicos importantes na biode logia marinha. com liberao de hidrxido sdio. CO C 2 , 0 2 80 g z Resposta: A d) neutralizao do cido monofluoractico usando 44 g 1 mol z = 0 ,02 hidrxido de sdio, com liberao de gua. 1,760 g x mol (280 mg) (www.brasilescola.com) e) substituio dos ons hidroxila por sdio na estrutura x = 0,04 mol (480 mg) Questo 2 D de gua. do cido monofluoractico, sem formao Quantidade de oxignio na amostra: 480 mg + 50 mg + das H2O 2H H vrios casos de biopirataria ocorridos no Brasil, como 280 mg + 2 t = 970 mg nas, 18 g mol o do cupuau e a da ayahuasca, bebida cerimonial utiliO Resoluo monofluoroacetato de sdio pode ser obtido pela 0,450t das. g y = 1 60 m g zada pelos pajs, obtida a partir da planta Banisteriopsis neutralizao do cido e monofluoroactico usando ovocaapi .O Amonofluoroacetato bebiba alucingena o seu princpio ativo aneu- y = 0,05 mol (50 mg) de sdio pode ser obtido pela des. hidrxido de sdio com liberao de gua, de acordo tralizao do cido monofluoroactico usando hidrxido dimetiltriptamina (DMT), cuja estrutura representada na de N: 14 16 1 mol gg 1 mol que com a e quao qumica: sdio com liberao de gua, de acordo com a equao figura a seguir. 0, 280 g z w 0,16g ssos qumica: z = w 0,02 (280 = 0mol ,01 m ol mg) e a O O Quantidade de oxignio na amostra: N F F 480 mg + 50 mg + 280 mg + t = 970p mg C0,04H0,05 N0,02 O0,01 dividindo or 0,01 temos C4H5N2O1 OH + NaOH ONa+ + H2O t = 160 mg au(frmula mnima). E mol ou 16 gResposta: 1 O O N 0,16g w
A frmula mnima do DMT Resposta: H16N2 D b) C10H12N2 a) C12 Resposta: D H7N d) C6 e) C5H6N
HOH + NaOH F CH2 C
F CH2 C ONa+ + H2O

c) C6H8N

w = 0,01 mol

nada cido meio, bio-

Questo Resoluo Questo 6 3


(frmula mnima). O cdmio (Cd), na sua forma inica (Cd2+), apresenta Resposta: E carga prximos daqueles ons que participam raio e

0,04H0,05N0,02O0,01

Questo 5

dividindo por 0,01 temos C4H5N2O1

Resoluo O guaran, planta nativa da Amaznia, usado na inds 1 760 mg de CO2 tria farmacutica e na fabricao de refrigerantes, e con970 mg de cafena tm, entre outros nutrientes, cafena, protenas, potssio, fsforo e vitamina A. Para amg determinao da frmula 450 de H2O mg de cafena emprica da cafena, uma amostra de 970 CO C CO2 2 C (substncia foi anlise por combusto 44 g pura) 1 submetida mol 1,760 44 g 11 m ol mg de CO e 450 mg de gua. g x completa, produzindo 760 2 om) x =g 0,04 mol (480 1,760 x mg) de nitrognio na amostra Sabendo-se que a quantidade mg, a frmula emprica x = 0,04 mol ( 480 mg) da cafena H mo 280 2O 2H Dado: massas molares em g/mol: C = 12; H = 1; O = 16; 18 g 2 mol utiliN = 14. 0,450 g y psis
N: 14 g 1 mol www.quimicasemsegredos.com 0, 280 g z z = 0,02 mol (280 mg)

nvedende cido A f rmula d a m olcula C H N . 12 16 2 A frmula da molcula C12H16N2. (www.estadao.com.br. Adaptado.) omo Dividindo-se or 2 (comum): fator comum): Dividindo-se por 2 p (fator C6H8N C6H8N o do Resposta: C Resposta: C b) C6H10NO2 c) C6H10N2O a) C8H5N2O2 ma d) C H N O e) C4H5N2O Questo46 8 42

H Diplomatas e ministros de 193 pases aprovaram, em H outubro de 2010, uma srie de medidas para a conserC CH3 C sustentvelH vao e o uso da biodiversidade do planeta. H O pacote inclui um plano estratgico de metas para 2020, C N H um mecanismoC financeiro C de apoio conservao e um C C CH3 protocolo internacional de Foi H combate biopirataria. C C H a ministra brasileira do uma H grande vitria, comemorou C da dcima Conferncia das Partes meio ambiente, ao fim N H sobre Diversidade Biolgica (COP-10) da Conveno (CDB), em Nagoya, no Japo. H

extremamente perigosos pois eles Questo 6 para o organismo,D podem substituir ons Ca2+, ocasionando uma doenca degenerativa nos ossos, tornando-os muito porosos e A equao que representa a reao qumica desse causando dores intensas nas articulac oes. Podem ainda 2+ processo : inibir enzimas ativadas pelo cation Zn , que sao extremamente importantes para25 o funcionamento dos rins. A 1C8H18 + raio O2de alguns 8CO2 +metais 9H2O e seus figura mostra a variao do 2 respectivos cations.

dos processos bioqumicos (Ca2+, Zn2+, ...). Dessa forma, Questo 6 pode interferir nesses processos e at substituir 5 o Cd2+ alguns desses ons, como por exemplo o Ca2+ (no caso O cadmio, presente nas baterias, pode chegar ao solo dos ossos). quando esses materiais sao descartados de maneira Resposta: C ambiente ou quando sao incinerados. irregular no meio Diferentemente da forma metalica, os ons Cd2+ so

Questo 4

29

Para 1 de octano, o coeficiente estequiomtrico do O2 12,5, o do CO2 8 e o da gua 9. Resposta: D

Questo 7

on positivo tetravalente do tomo III: X4+ X4+ 36Kr e = 36 e = 36 p Raios = 40 atmicos e inicos de alguns metais.
ATKINS, P; JONES. Princpios de qumica. Questionando a vida moderna e o meio ambiente. Porto Alegre: Bookman, (adaptado).

a 30 na

Qumica Sem Segredos

y = 0,05 mol (50 mg)

ENEM/2011

ano el a em mica

X Kr + 36 III. HCO H CO3 3 + H e e = 36 = 362 p = 40

3H+ + A3 IV. H3A

a de

tomos Z n A A ionizao, dissociao inica, a formao do cido e I a 41 50 91

e8

haja

de

co

Resposta: Resposta: E E

a liberao do gs ocorrem, isbaros respectivamente, nas seguintesIII etapas: 40 51 91 a) IV, I, II e III IV 42 52 94 tomo IV tem dois nutrons b) I, IV, III e II a mais que o tomo I istopo c) IV, III, I e II II e III 42 55 97 d) I, IV, II e) IV, I, III e II n = 55

a) sublima outros metais presentes na lata. b) evapora substancias radioativas remanescentes. c) impede que o alumnio seja eliminado em altas temperaturas. 1) Separao magntica: toda a cana transportada d) desmagnetiza as latas que passaram pelo processo de por esteiras e passada por um eletrom para a triagem. retirada os de m ateriais m etlicos. e) queima resduos de tinta e outras substancias 2) presentes Extrao: na a cana esmagada para a retirada do lata.

caldo aucarado. 3) Filtrao: o caldo primrio passado por filtros. Resposta: C Resoluo A reciclagem de latinhas de alumnio vantajosa quanto
aos Questo aspectos socioeconmico e ambiental, pois reduz a 12 quantidade de materiais que se acumulam nos lixes, e diminui a quantidade de matria-prima que extrada do Como a solubilidade do cloreto de ltio bem maior ambiente. A reciclagem do de alumnio sercristaliza realizada diversas que a do cloreto sdio, pode este se primeiro. vezes, portanto, uma mesma latinha de alumnio pode ser Aps a remoo desses cristais, sobrevm a reutilizada diversas vezes como se fosse um alumnio novo. cris talizao d o c loreto d e l tio. A reciclagem do alumnio gasta aproximadamente 5% Resposta: apenas da B energia que utilizada na obteno do mesmo alumnio a partir de minrios como a bauxita. Outra eficincia da reciclagem do alumnio que a alta temQuesto peratura em que13 o processo realizado elimina resduos de tintas e outros produtos qumicos presentes nas latinhas alumnio. Em uma de tonelada de cimento, h 620kg de CaO, Resposta: E

Questo Resoluo
3H+ + A3 H 3A

E
31

Ionizao: corresponde equao IV: Dissociao inica: corresponde equao I: NaHCO3 Na+ + HCO 3
+ HCO 3 + H H2CO3

Formao do cido: corresponde equao III: Liberao de gs: corresponde equao II: H O + CO H2CO3 2 2 Resposta: E
ENEM_PROVA1_RES_ALICE 04/05/11 08:51 Pgina 34

correspondendo a 62% da massa final de cimento produzido. Logicamente, haver a necessidade de 380kg de outros materiais para complementar o cimento final. d) catao para separar o barro lacustre; evaporao da Resoluo Para q ue se gere a massa de 620 kg de CaO, a massa de gua para de Questo 9 cristalizao de cloretoE ltio concentrado; CO produzida ser: 2 Em uma tonelada de cimento, h 620 kg de CaO, corresfiltrao para separar os cristais de cloreto de ltio pondendo a 62% da massa final de cimento produzido. 32reciclagem concentrado. ENEM/ 2011 A de latinhas de alumnio vantajosa Logicamente, haver a necessidade de 380 kg de outros e) catao das partculas do barro lacustre; catao dos 44'g'de'CO materiais para complementar o cimento final. 2 quanto cristais aos aspectos socioeconmico e ambiental, em pois = 620'kg'de'CaO = 487'kg'de'CO2 de cloreto de sdio; solubilizao gua; mCOPara que se gere a massa de 620 kg de CaO, a massa de 2 56'g'de'CaO reduz a quantidade de materiais que se acumulam nos evaporao para obter cristais de cloreto de ltio CO2 produzida ser: 44 g de CO2 lixes, e diminui a quantidade de matria -prima que concentrado. mCO = 620 kg de CaO . = 487 kg de CO2 2 extrada do ambiente. Portanto, a razo entre a massa de CO 56 g de CaO 2 produzida e a A reciclagem do alumnio pode ser realizada diversas quantidade cimento (1 tonelada = Portanto,de a razo entreproduzido a massa de CO 2 produzida e a Resoluo vezes, portanto, uma mesma latinha de alumnio 1000kg), chamada d e fator de ePgina misso, : quantidade de04/05/11 cimento produzido (1 tonelada = 1 000 kg), ENEM_PROVA1_RES_ALICE 08:51 35 chamada de fator de emisso, : pode ser reutilizada diversas vezes como se fosse um que a Como a solubilidade do cloreto de ltio bem maior do cloreto deA sdio, este se cristaliza primeiro. Aps a 487 kg de CO2 alumnio novo. reciclagem do alumnio gasta fator = = 0,487 4,9 . 101 remoo desses cristais, sobrevm a cristalizao do aproximadamente 5% apenas da energia que 1 000 kg de cimento cloreto de ltio. utilizada na obteno do mesmo alumnio a partir de e) satisfatria, Resposta: B Resposta: D uma vez que a reao direta ocorre com minrios como a bauxita. Outra eficincia da Resposta: D de calor havendo ainda a formao das liberao reciclagem do alumnio que a alta temperatura em substncias combustveis que podero ser utilizadas Questo 7 4 que oQuesto processo 3 realizado elimina resduos de tintas e posteriormente para obteno de energia e 7 Questo 14 de nossas D O abastecimento realizao de trabalho til. necessidades energticas outros produtos latinhas de alumnio. Fator de emisso (carbon footprint) e um termo utilizado futuras depender certamente do desenvolvimento de Resposta: E para expressar a quantidade de gases que contribuem A estratgia satisfatria, uma vez que a reao ireta tecnologias para aproveitar a energia solar d com maior Resoluo para o aquecimento global, emitidos por uma fonte ou por ocorre com absoro de calor a formao eficincia. A energia solar e promove a maior fonte de energia um processo Pode-se pensar na das A estratgia Num satisfatria, uma vez que reao direta Questo 10industrial especfico. C mundial. dia ensolarado, pora exemplo, aproxisubstncias combustveis que podero ser com absoro de energia calor e promove a formao das quantidade de gases emitidos por uma indu s tria, por uma ocorre madamente 1 kJ de solar atinge cada metro utilizadas posteriormente para obteno de utilizadas energia quasubstncias combustveis que a podero ser , a cidade ou mesmo por uma pessoa. Para o gs CO drado da superfcie terrestre por segundo. No entanto, o 2 1 mol 40 g e realizao de t rabalho til. de energia e realizao posteriormente para a obteno de relacao pode ser escrita: aproveitamento dessa energia difcil porque ela diluda x 0,12 g trabalho til. (distribuda por uma rea muito extensa) e oscila com o Massa de CO2 emitida x = 3 . 103 mol CH4 (g) + H2O (v) + calor CO (g) + 3 H2 (g) Fator de emisso de CO2 = horrio e as condies climticas. O uso efetivo da Resposta: C Quantidade de material energia solar depende de formas de estocar a energia combustveis coletada para uso posterior.

Fa co su liz bu fo m au zi en de bi co

Qumica Sem Segredos CaCO3 (s) CaO (s) + CO2 (g) www.quimicasemsegredos.com

a massa de material produzido em uma industria ou a quantidade de gasolina consumida por um carro em um As operaes fsicas de separao de materiais nas determinado perodo. etapas d e b eneficiamento a cana -de-acar so: passo e a No caso da producaoddo cimento, o primeiro obtencao do oxido de calcio, a partir do aquecimento do calcario a altas temperaturas, de acordo com a reacao:

O termo quantidade de material pode Questo 11 C ser, por exemplo,

No m Resposta:D D Resposta: m Atualmente, uma das formas de se utilizar a energia solar tem sido armazen-la por meio de processos qumicos a) Questo 75 endotrmicos que mais tarde podem ser revertidos para b) 7 c) liberar calor. Considerando a reao: O ar atmosferico e composto majoritariamente por nitrod) genio (N2 ) e4 oxige io2(O tambe apresenta vapor (g) +nH O (v) + calor CO (g) + 3 H CH m 2), mas 2 (g) e) de a gua em quantidades que variam de acordopara comoas e analisando-a como potencial mecanismo apro-

CO + 1/2 O2 CO2 + calor H2 + 1/2 O2 H2O + calor

BROWN, T. Qumica a Cincia Central. So Paulo: Pearson Prentice Hall.

Questo 15

Sejam os gases: N2: 28 g/mol O2: 32 g/mol H2O(v): 18 g/mol No ar seco, considerando-se apenas N2 e O2, temos uma massa molar mdia pouco superior a 28 g. No ar mido, a mdia ponderada dever levar em conta a massa molar da gua (18 g/mol), que, por ser menor do que 28 g, f-la ficar abaixo do respectivo valor do ar seco. Resposta: C

Qumica Sem SegredosTM


Edio e Publicao (Web): Gabriel Vilella Site: www.quimicasemsegredos.com Texto por Curso e Colgio Objetivo Curso e Colgio Objetivo

Qumica Sem Segredos www.quimicasemsegredos.com

Potrebbero piacerti anche