Sei sulla pagina 1di 16

http://dx.doi.org/10.5007/1981-1322.

2012v7n2p53

A transformabilidade dos registros de representao semitica no ensino de equaes de reta


The transformability of semiotic registers representation in the teaching of straight equations

Rogrio Rodrigues de Faria profrogeriomat@bol.com.br Cintia Aparecida Bento dos Santos cintia.santos@cruzeirodosul.edu.br Edda Curi edda.curi@cruzeirodosul.edu.br

Resumo Este artigo visa apresentar dados coletados em uma pesquisa para elaborao de dissertao de mestrado em Ensino de Cincias e Matemtica, que teve por objetivo verificar as facilidades ou dificuldades que os alunos encontram ao resolver tarefas de equaes de reta que envolvem transformaes entre diferentes representaes semiticas. A fundamentao terica envolveu a teoria de Duval sobre os registros de representao semitica. Como metodologia de pesquisa, adotou-se o mtodo qualitativo e os dados foram coletados por meio de uma pesquisa de campo realizada com uma turma de alunos do 3 ano do Ensino Mdio. Ficou claro, por meio da anlise realizada na pesquisa, que os alunos apresentam dificuldades em mobilizar conhecimentos matemticos, no sentido de utilizar adequadamente as tcnicas aprendidas no estudo de equaes de reta, como fazer conexes entre contedos aprendidos. Palavras-chave: Registros de representao semitica. Equaes de reta. Ensino Mdio.

Abstract This article aims to present collected data in a survey for a preparing master's thesis in Mathematics and Science Education, which wanted to verify the facilities or difficulties that students may found when solving tasks of straight equations that involve transformations between different semiotic representations. The theoretical basis involved the theory of Duval about the registers of semiotic representation. As a survey methodology, we adopted the qualitative method, and the data were collected through a field research conducted with a 3rd year group of students from high school. It became clear through the researchs analysis that students have difficulties in mobilizing mathematical knowledge in order to properly utilize the techniques learned in the study of straight equations and how to make connections between the contents learned. Keywords: Data of semiotic representation. Straight equations. High School.

Revemat: R. Eletr. de Edu. Matem. eISSN 1981-1322. Florianpolis, v. 07, n. 2, p. 53-68, 2012.

53

Introduo Este artigo tem por objetivo apresentar dados coletados em uma pesquisa de mestrado, no mbito do Programa de Ps Graduao em Ensino de Cincias e Matemtica de uma universidade privada da cidade de So Paulo. Uma das questes que nossa pesquisa buscou evidenciar, foram as facilidades ou dificuldades que alunos encontram ao resolver tarefas que envolvem transformaes entre diferentes representaes semiticas presentes em tarefas de equaes de reta, pertencentes ao campo de estudo da Geometria Analtica. importante considerar que os procedimentos de resoluo de tarefas, envolvendo o estudo de equaes de reta, buscam evidenciar que o campo de estudo da Geometria Analtica envolve pelo menos trs representaes distintas dos objetos matemticos, so elas: numrica, grfica e algbrica. Qualquer trabalho desenvolvido neste contexto exige do aluno o reconhecimento da equao de reta por meio de representaes distintas. Devido a estas constataes, esta pesquisa teve como fundamentao terica os registros de representao semitica com base nos estudos desenvolvidos pelo pesquisador francs Raymond Duval (2003, 2009), que em sua teoria explicita a importncia de tais registros para aprendizagem em Matemtica, por meio do trabalho com diferentes representaes semiticas de um mesmo objeto matemtico, considerando a transformabilidade dos registros de representao semitica como ponto chave para aprendizagem em Matemtica. Um trabalho com a diversidade de registros de representao semitica, no contexto de estudo de equaes de reta, tem relevncia por ser uma ferramenta de anlise til ao professor, porque evidencia as dificuldades de mobilizaes de contedos por parte dos alunos. Neste artigo, ser apresentada uma anlise parcial de um dos instrumentos de pesquisa intitulado Tarefas de equaes de reta no plano cartesiano. Este instrumento foi elaborado com seis tarefas de equao de reta, luz da fundamentao terica de Duval (2003, 2009) sobre a transformabilidade dos registros de representao semitica transformao de tratamento e converso. O objetivo foi verificar como os alunos se comportam diante de tarefas que apresentam o mesmo objeto matemtico, porm em representaes semiticas distintas. Este instrumento constava de duas tarefas correspondentes transformao de tratamento e quatro tarefas que constavam de transformao de converso. Este estudo conter a anlise de quatro tarefas pertencentes a este instrumento (uma referente a transformao de tratamento e trs referentes a transformao de converso).
Revemat: R. Eletr. de Edu. Matem. eISSN 1981-1322. Florianpolis, v. 07, n. 2, p. 53-68, 2012.

54

A pesquisa de campo se deu com uma turma de 3 ano do Ensino Mdio de uma escola pblica da cidade de So Paulo. O efetivo de pesquisa foi de 35 alunos e o professor pesquisador era regente da sala e, anteriormente ao desenvolvimento da pesquisa, j havia realizado a introduo do estudo das equaes de reta. Na metodologia de pesquisa buscou-se atender ao mtodo qualitativo, bem como fazer uso da tcnica de anlise documental. Para esclarecer os objetivos e as anlises realizadas, o prximo tpico passa a apresentar de forma sinttica a fundamentao terica sobre os registros de representao semitica, de acordo com a abordagem de Raymond Duval (2003, 2009).

Sobre os registros de representao semitica e sua transformabilidade Para Duval (2003), os registros de representao semitica so representaes referentes a um sistema de significao, ou seja, uma forma de tornar algo acessvel a algum, comunicando uma ideia que parte de uma formulao mental. Com base na classificao de Duval (2003), fica evidente a considerao do autor para a diversidade de registros de representao semitica presentes na atividade Matemtica. A importncia de um trabalho que leve em conta os registros de representao semitica, no estudo de uma determinada noo matemtica, vem do fato de que um mesmo objeto matemtico pode ser representado de diferentes formas. Isso implica aprendizagem matemtica, o reconhecimento do aluno de um mesmo objeto matemtico em suas distintas representaes. Duval (2003) considera que cada representao de um mesmo objeto no apresente o mesmo contedo matemtico, salienta que muitas vezes um objeto matemtico pode ser reconhecido em uma representao pelos alunos, mas no em outra. No caso desta pesquisa, o aluno poder reconhecer uma equao de reta no registro algbrico, mas no reconhec-la no registro grfico, logo, cada registro de representao apresenta suas prprias dificuldades de leitura por parte dos educandos. Para Duval (2003), o estudo das representaes semiticas na Matemtica vem do fato de os objetos matemticos no serem jamais acessveis perceptivamente ou instrumentalmente. O acesso aos objetos matemticos passa necessariamente por representaes semiticas (DUVAL, 2003, p. 21). Assim, entende-se que na aprendizagem de Matemtica, o acesso por
Revemat: R. Eletr. de Edu. Matem. eISSN 1981-1322. Florianpolis, v. 07, n. 2, p. 53-68, 2012.

55

parte do aluno a um determinado contedo passa obrigatoriamente pelo reconhecimento de diferentes representaes de um mesmo objeto, ou seja, os objetos matemticos so inacessveis quando no se consideram suas representaes. No primeiro argumento de sua teoria, Duval (2003) faz o seguinte esclarecimento:
No pode haver compreenso matemtica, sem se distinguir um objeto de sua representao, pois jamais se deve confundir objetos matemticos (nmeros, funes, retas) com suas representaes (escritas decimais ou fracionrias, smbolos, grficos, desenhos das figuras) que parecem apenas ser o meio, de que o indivduo dispe, para exteriorizar suas representaes mentais, ou seja, para se tornarem visveis ou acessveis a outros, pois em matemtica, as representaes semiticas no so somente indispensveis para fins de comunicao, elas so necessrias ao desenvolvimento da atividade matemtica (DUVAL, 2003, p. 15).

De acordo com a citao de Duval (2003), fica evidente que a atividade matemtica est intimamente ligada as representaes semiticas que se tem de um objeto matemtico, e que um mesmo objeto matemtico pode ser representado de formas distintas. No caso das equaes de reta, pode-se ter um par de coordenadas representadas de maneira numrica ou no plano cartesiano, ambos so representaes distintas de um mesmo objeto matemtico: o par de coordenadas. preciso considerar, ainda, que o estudo das equaes de reta se constitui em um domnio onde se faz necessrio que se articulem conhecimentos de lgebra e geometria simultaneamente. No estudo das equaes de reta, notrio que uma mesma tarefa poder ser representada de vrias maneiras, por exemplo, na lngua natural, na linguagem algbrica ou no registro grfico cartesiano. Dessa forma, importante que o aluno compreenda as diferentes representaes que envolvem esta noo matemtica e que, apesar de ter representaes diferentes, o objeto matemtico o mesmo: equaes de reta. Duval (2003) considera que uma das caractersticas que torna um sistema semitico registro de representao, est ligada transformabilidade de uma representao em outra. O autor classifica estas transformaes como tratamento e converso. Ambas tipos distintos de transformao de uma representao semitica e esto intimamente ligadas ao processo de ensino e aprendizagem em Matemtica. Em relao transformao de tratamento, Duval (2009) define ser uma atividade cognitiva que visa transformao de uma representao semitica em outra, porm permanecendo no
Revemat: R. Eletr. de Edu. Matem. eISSN 1981-1322. Florianpolis, v. 07, n. 2, p. 53-68, 2012.

56

mesmo registro de representao. Um tratamento uma transformao que se efetua no mesmo registro, aquele em que as regras de funcionamento so utilizadas mobilizando apenas um registro de representao. Duval (2009) define da seguinte forma a transformao de tratamento:
Um tratamento uma transformao de representao interna a um registro de representao ou a um sistema. O clculo um tratamento interno ao registro de uma escritura simblica de algarismos e de letras: ele substitui novas expresses em expresses dadas no mesmo registro de escritura de nmeros. (DUVAL, 2009, p. 57).

Diferentemente da transformao de tratamento, Duval (2003) considera que a converso uma transformao de representao que consiste na mudana entre o registro de partida e de chegada, porm conservando o mesmo objeto matemtico. Assim, a converso uma transformao que faz passar de um registro a outro. Ela requer ento coordenao dos registros no sujeito que a efetua (DUVAL, 2003, p. 39). Vale lembrar que ambas transformaes tanto o tratamento quanto a converso so de extrema importncia no processo de aprendizagem, pois exigem do aluno procedimentos diferentes, e que a confuso entre eles pode trazer dificuldades de aprendizagem para os alunos. A esse respeito, Duval (2003) considera que:
necessrio distinguir cuidadosamente o que sobressalta no tratamento em um registro e o que sobressalta em uma converso, esta consiste em uma simples mudana de registro ou em uma mobilizao em paralelo de dois registros diferentes. Essa distino raramente feita na anlise das produes dos alunos, mesmo em problemas de geometria. (DUVAL, 2003, p. 24).

Um aluno pode resolver uma tarefa em que seja necessrio passar do registro algbrico para o grfico, mas pode ter maiores dificuldades em fazer o caminho inverso (passar do registro grfico para algbrico). Isso ocorre , segundo Duval (2009), porque representaes distintas de um mesmo objeto matemtico apresentam assimilaes diferentes, como o autor esclarece:
As unidades significantes do grfico (reta, curva,...) no so, de modo algum determinadas em relao aos pontos encontrados, no importando qual fundo milimetrado. Elas so determinadas por certos valores visuais da reta ou curva assim como esta se destaca do fundo constitudo pelos dois eixos orientados. As unidades significantes de um grfico correspondem aos valores visuais. O aluno que no as Revemat: R. Eletr. de Edu. Matem. eISSN 1981-1322. Florianpolis, v. 07, n. 2, p. 53-68, 2012.

57

discrimina como cego para a converso inversa da que classicamente ensinada. Isso quer dizer que ele tem poucas chances de fazer uma leitura correta dos grficos. (DUVAL, 2009, p. 78-79).

Portanto, o reconhecimento e trabalho com diferentes representaes semiticas um ponto importante no estudo das equaes de reta, o que poderia contribuir para uma melhor compreenso deste contedo por parte dos alunos. Sobre o trabalho com a diversidade de registros de representao semitica, Duval (2003) considera que:
A diversificao dos registros de representao semitica a constante no desenvolvimento do conhecimento, tanto sobre o ponto de vista individual, quanto cientfico ou cultural. Sua importncia para o funcionamento do pensamento geralmente explicada pelas diferenas de custo ou de limitao para a funo de tratamento, e por aquelas possibilidades de representao para a funo de comunicao, que existem entre os registros. (DUVAL, 2003, p. 62).

Dessa forma, entende-se que o trabalho, associado diversidade de registros de representao semitica, no pode estar dissociado no ensino das noes matemticas quando se deseja que alunos construam sua prpria autonomia no processo de ensino e aprendizagem. Um trabalho que leve em considerao a diversidade dos registros de representao semitica tambm pode ser uma ferramenta para que professores, por meio de registros diferentes, verifiquem as eventuais dificuldades de seus alunos. Quando considerada a teoria de Duval (2003, 2009), possvel pensar que no cabe justificar a no aprendizagem de um aluno em um determinado contedo matemtico, simplesmente porque a tarefa pode no estar disponvel para realizao, ou porque no consegue reconheclo ou represent-lo em um registro semitico diferente daquele que convencionalmente trabalhou em sala de aula.

Sobre a anlise das tarefas e os resultados encontrados Conforme mencionado anteriormente, estas tarefas foram desenvolvidas com alunos de um 3 ano do Ensino Mdio e faziam parte de um dos instrumentos de pesquisa composto por seis tarefas que consideravam a transformabilidade dos registros de representao semitica em tarefas que envolviam o estudo de equaes de reta. Aqui ser apresentada uma anlise parcial deste instrumento, por meio da avaliao de quatro tarefas.
Revemat: R. Eletr. de Edu. Matem. eISSN 1981-1322. Florianpolis, v. 07, n. 2, p. 53-68, 2012.

58

A tarefa 2 consta de uma transformao de converso, e representa uma equao de reta j no registro algbrico, conforme observado na figura 1. Figura 1 Tarefa 2 do instrumento I Transformao de converso.

Fonte: FARIA, 2011, p. 63.

Esta tarefa solicitava que, dada uma equao de reta, os participantes construssem um grfico cartesiano. Nesse caso, o aluno necessita efetuar, segundo a teoria de Duval (2009), uma converso, ou seja, ele parte do registro inicial na forma algbrica para o registro grfico cartesiano. Para o aluno obter sucesso na tarefa, poderia reconhecer que, ao substituir os valores da abscissa e da ordenada, respectivamente, por zero, de forma alternada, encontrar os pares ordenados onde a reta interceptar os eixos cartesianos e, por consequncia, encontrar valores para a construo do grfico exigido nesta tarefa. Nossa hiptese para a tarefa 2 de que os alunos apresentassem uma resoluo mais espontnea, uma vez que a passagem do registro algbrico para grfico bastante habitual nas aulas de Matemtica. Esta tarefa teve 34% de acerto por parte dos alunos, as dificuldades tornam-se menores diante de uma converso onde se faz necessrio ir do registro algbrico para o grfico. Esta constatao leva a compreenso do motivo pelo qual Duval (2003) afirma que uma converso depende do tipo de registro de partida e chegada e que, conforme o registro trabalhado, pode apresentar maior ou menor dificuldade para os alunos. O protocolo do aluno 9, na figura 2, ilustra como se apresentaram as dificuldades dos alunos. Figura 2 Protocolo aluno 9 da tarefa 2

Fonte: FARIA, 2011, p. 79.

Revemat: R. Eletr. de Edu. Matem. eISSN 1981-1322. Florianpolis, v. 07, n. 2, p. 53-68, 2012.

59

Observa-se que o aluno 9 realiza na equao a substituio pelo valor nulo, encontrando corretamente o valor em que a reta intercepta o eixo das abscissas, porm no consegue interpretar o resultado obtido, pois, para ele, o valor da abscissa igual a 1,5 e o valor da ordenada igual a -3 representam um par ordenado (1,5;-3). Nota-se, que para a resoluo o aluno constri uma reta de forma aleatria, constatando que o mesmo no se apropriou do conceito de que para se determinar uma reta num sistema de coordenadas cartesianas, seria necessrio ao menos dois pares ordenados para a sua representao. Muitas vezes, durante a resoluo da tarefa, o aluno no consegue necessariamente estabelecer uma conexo entre esses registros - o inicial na linguagem algbrica e o final na linguagem grfica cartesiana - talvez por no ter compreendido o conceito matemtico que antecede a realizao da mesma. A tarefa 3 tambm consta de uma transformao de converso, e fornece o registro grfico cartesiano com uma reta que cruza os eixos coordenados, porm para a sua soluo necessrio que o aluno passe do registro grfico para o registro algbrico, como observado na figura 3. Figura 3 Tarefa 3 do instrumento I Transformao de converso

Fonte: FARIA, 2011, p. 64.

Conforme podemos observar na figura 3, esta tarefa solicitava que os participantes encontrassem uma equao de reta que representasse o grfico. Havia a necessidade de os alunos, ao interpretarem os dados do grfico sob a forma de pares ordenados, reconhecerem o mtodo de resoluo de uma equao de reta ao colocar tais pares ordenados num determinante de uma matriz de terceira ordem, caracterizando uma mudana de registro grfico para o registro numrico - a matriz - e, por fim, apresentar o registro algbrico, o que

Revemat: R. Eletr. de Edu. Matem. eISSN 1981-1322. Florianpolis, v. 07, n. 2, p. 53-68, 2012.

60

resulta, por consequncia, em uma converso que envolve na verdade a passagem por trs registros de representao distintos. A hiptese para esta tarefa a de que os alunos apresentassem certa dificuldade para chegar ao registro final de representao registro algbrico devido necessidade de passagem por um registro intermedirio, no caso o registro numrico representado pela matriz de terceira ordem. Conforme salienta Duval (2009), a converso pode envolver a passagem por dois ou mais registros de representao semitica e cada representao apresenta contedos com grau de dificuldade distintos para sua resoluo. Nesta tarefa preciso considerar, tambm, que os alunos poderiam resolv-la utilizando os conhecimentos sobre funo polinomial de 1 grau, embora este no seja o objetivo no momento do desenvolvimento desta tarefa, uma vez que o trabalho est voltado para o contexto da Geometria Analtica. Porm, ao abordar tarefas com esta, sempre importante o trabalho do professor no sentido de fazer conexes entre os contedos matemticos. Nesta tarefa, apenas 31% dos alunos atingiram sucesso. As figuras 4 e 5 ilustram os procedimentos adotados pelos alunos. Figura 4 Protocolo aluno 16 da tarefa 3

Fonte: FARIA, 2011, p. 80.

Figura 5 Protocolo aluno 2 da tarefa 3

Fonte: FARIA, 2011, p. 81.

O aluno 16, ao desenvolver a atividade, realiza de forma correta a interpretao, aplicando o determinante de uma matriz de terceira ordem e, por consequncia, encontrando a equao de reta de forma correta. Entretanto, os demais, como ilustra a figura 5, tiveram muitas
Revemat: R. Eletr. de Edu. Matem. eISSN 1981-1322. Florianpolis, v. 07, n. 2, p. 53-68, 2012.

61

dificuldades em resolver a atividade, pois, pelo fato de no conseguirem ter uma interpretao dos dados do registro grfico, realizaram a passagem para o registro algbrico de forma equivocada, alm de no conseguirem, identificar as coordenadas corretas dos pares ordenados (-1,2) e (0,3) a partir do registro grfico para, ento, aplicar o determinante da matriz de forma adequada. Porm, o aluno 2, ao desenvolver a mesma atividade, aplica o determinante de uma matriz de terceira ordem, entretanto equivoca-se no clculo algbrico, cometendo erro de procedimento de resoluo do determinante da matriz. As dificuldades apresentadas por este aluno vo alm de no identificar e no aplicar de forma correta a ferramenta matemtica. Este aluno apresenta, alm de dificuldades em relao tcnica para solucionar determinantes de terceira ordem, domnio nas operaes com polinmios. Apresenta dificuldades na soma de termos algbricos, bem como na propriedade distributiva da adio e subtrao, em que emprega de forma incorreta os sinais positivos e negativos, no obtendo, assim, sucesso nesta tarefa. A tarefa 4 consta de uma transformao de tratamento, pois fornece o registro algbrico cuja equao a ser encontrada paralela apresentada e, para a soluo, o aluno parte de um registro algbrico e soluciona a tarefa neste mesmo registro. Figura 6 Tarefa 4 do instrumento I Transformao de tratamento

Fonte: FARIA, 2011, p. 60.

Conforme apresentada na figura 6, a tarefa 4 solicitava que os alunos encontrassem uma equao de reta (s) que fosse paralela equao de reta (r). Neste caso, havia a necessidade dos alunos reconhecerem a igualdade entre seus coeficientes angulares, condio fundamental para que a reta (r) fosse paralela reta (s) e, logo aps, determinar a equao de reta (s) pela aplicao da equao fundamental de reta, dado um par ordenado e seu coeficiente angular. Isto , bastava que os alunos realizassem a substituio do par ordenado na equao fornecida. Esta situao pode ser caracterizada, segundo a teoria de Duval (2003, 2009), como um tratamento, pois, conforme mencionado anteriormente, um tratamento uma transformao que se efetua no mesmo registro, aquele em que as regras de funcionamento so utilizadas, mobilizando, ento, apenas um registro de representao. Nesse caso, os alunos deveriam apenas trabalhar no prprio registro algbrico.

Revemat: R. Eletr. de Edu. Matem. eISSN 1981-1322. Florianpolis, v. 07, n. 2, p. 53-68, 2012.

62

A hiptese para esta tarefa de que a resoluo dar-se-a de forma espontnea pelos estudantes, uma vez que exige apenas a substituio de valores dos pares ordenados, sem alterar o registro de partida e chegada, ou seja, a resoluo parte do registro algbrico e termina no mesmo registro. Porm, nesta tarefa, apenas 7% dos alunos obtiveram xito, como mostra a figura 7. Figura 7 Protocolo aluno 3 da tarefa 4

Fonte: FARIA, 2011, p. 83.

Nesta atividade, o aluno 3 realiza de forma correta a interpretao, aplicando a equao fundamental de reta, utilizando o par ordenado e o coeficiente angular, encontrando a equao de reta de forma correta. Apesar de se tratar de uma tarefa de transformao de tratamento, visto que o registro inicial (algbrico) permanece at o final, viu-se, por meio da anlise, que, por se tratar de retas paralelas, os alunos apresentaram muita dificuldade em reconhecer a igualdade entre os coeficientes angulares. Verifica-se, que um erro comum entre os alunos para esta tarefa foi aplicarem de forma correta a equao fundamental de reta, porm errarem ao efetuar o clculo do coeficiente angular, cometendo, alm de um erro no procedimento aritmtico, um erro na operao com nmeros inteiros e, por consequncia, utilizando o coeficiente angular de forma equivocada, no encontrando a equao de reta de forma correta. A tarefa 6 consta de uma transformao de converso e representa um problema com quatro retas representadas no registro algbrico que se cruzam nos eixos coordenados, formando com os mesmos um quadriltero, conforme verificado na figura 8.

Revemat: R. Eletr. de Edu. Matem. eISSN 1981-1322. Florianpolis, v. 07, n. 2, p. 53-68, 2012.

63

Figura 8 Tarefa 6 do instrumento I Transformao de converso

Fonte: FARIA, 2011, p. 65.

Esta tarefa, conforme apresentado na figura 8, solicitava que os participantes determinassem quantos hectares de mata foram devastados. Neste caso, o aluno necessitaria determinar os pontos de interseces entre as respectivas retas (r), (s), (t), e (u) com as coordenadas cartesianas, formando, assim, um polgono, e deveria determinar sua rea. A hiptese para esta tarefa de que sua resoluo no se daria de forma espontnea pelos alunos, uma vez que exigiria, alm da construo de sistemas de equaes para a determinao dos vrtices do polgono, as respectivas distncias entre eles. Outra maneira que considerada, seria a hiptese dos mesmos realizarem uma substituio por um valor aleatrio da abscissa em uma das retas paralelas, encontrando, assim, um valor correspondente ordenada e, por consequncia, um par ordenado. Ao aplicar esta distncia entre este par e a outra reta paralela, pelo clculo da distncia entre um ponto e uma reta, o valor seria encontrado do lado deste polgono, determinando pelo produto entre eles o valor de sua rea. Esta tarefa, alm de exigir os conhecimentos sobre equaes de reta, exigia que os alunos resgatassem seus conhecimentos anteriores sobre a noo de rea. Apenas um aluno obteve xito parcial nesta questo, encontrando os pares ordenados em que as retas interceptam os eixos coordenados, construindo um grfico, e obtendo, assim, por meio da geometria plana, um registro de rea. Na figura 9 pode-se verificar o procedimento de resoluo.

Revemat: R. Eletr. de Edu. Matem. eISSN 1981-1322. Florianpolis, v. 07, n. 2, p. 53-68, 2012.

64

Figura 9 Protocolo aluno 25 da tarefa 6

Fonte: FARIA, 2011, p. 89.

possvel verificar que o aluno, ao desenvolver a tarefa, realiza de forma adequada a interpretao, substituindo de forma correta, tanto na abscissa quanto na ordenada, nas equaes de reta apresentadas, o valor correspondente a zero, construindo, dessa forma, um polgono, como mostrado no protocolo da figura 9. Entretanto, utiliza de forma equivocada os valores correspondentes aos lados deste polgono para encontrar o valor de sua respectiva rea em hectares. Os demais alunos que erraram a questo utilizaram equivocadamente os seguintes procedimentos: elaboraram um determinante de uma matriz, utilizando as prprias equaes, formando uma expresso algbrica que no retrata a soluo; substituram os valores de zero nas equaes apresentadas, construindo um grfico cartesiano representando um polgono, porm tambm admitiram um valor equivocado para a medida de um de seus lados; elaboraram equivocadamente sistemas de equaes com as equaes de reta fornecidas, no visualizando a possibilidade de interseces destas retas com os eixos coordenados. Esta tarefa foi a que mais gerou dificuldades para os alunos, visto que, alm de exigir as mobilizaes de conhecimentos relativos ao estudo de equaes de reta, seria necessrio mobilizar conhecimentos pertinentes ao estudo de distncia entre dois pares ordenados, e das grandezas e medidas, no caso a noo de rea. Usar a noo de rea que tinham, contribuiu com os alunos para a resoluo de dificuldades, uma vez que nesse caso esta noo funciona como articuladora do contedo matemtico solicitado. Isso tambm foi levado em considerao.

Revemat: R. Eletr. de Edu. Matem. eISSN 1981-1322. Florianpolis, v. 07, n. 2, p. 53-68, 2012.

65

Algumas consideraes Com base na anlise das tarefas propostas por meio deste instrumento durante a pesquisa de campo, ficou evidente que as dificuldades dos alunos concentram-se em tarefas que exigem uma transformao de converso, quando esta exige que o aluno passe do registro grfico para algbrico, considerando ainda que durante esta transformao ocorram registros intermedirios. Assim, foi possvel verificar que a dificuldade encontrada pelos alunos no trabalho, com esta transformao de converso entre estes dois registros grfico para algbrico proveniente da fragilidade que eles apresentam em ler as informaes apresentadas em uma determinada representao semitica, a fim de traduzir estas mesmas informaes do objeto matemtico para realizar sua elaborao em outro registro de representao semitica, sem alterar seu estatuto de objeto matemtico. Esta constatao foi realizada a partir da verificao dos protocolos dos alunos, a forma como eles mobilizaram seus conhecimentos matemticos, e a percepo de que, apesar de demonstrarem conhecer as ferramentas matemticas a serem utilizadas no estudo de equaes de reta, por exemplo, matriz de terceira ordem e coeficiente angular, eles no sabiam desenvolver as tcnicas para aplicao de tais ferramentas. Os alunos tambm apresentaram dificuldade na transformao de tratamento, e esta situao permitiu a verificao, por meio desta transformao, das fragilidades conceituais que os alunos podem ter no estudo de determinadas noes matemticas, ou seja, as dificuldades em mobilizar conhecimentos matemticos. Outro indicativo que esta tarefa pode dar que nem sempre o trabalho com um contedo matemtico simples para os alunos, como pode parecer ser vista de professores. Tambm foi constatada a importncia de se estudar equaes de reta, de se trabalhar com situaes em que os alunos possam utilizar o mesmo objeto matemtico por meio de representaes distintas, um passo importante na aprendizagem em Matemtica e tambm um meio til para que seja possvel aos alunos a conexo entre conhecimentos matemticos aprendidos anteriormente e os novos que so introduzidos. Um trabalho desta forma pode contribuir para o desenvolvimento da autonomia dos educandos, ou seja, um trabalho por meio de uma aprendizagem no fragmentada e que no privilegie apenas o reconhecimento de um objeto matemtico por uma nica representao semitica que se faz dele.
Revemat: R. Eletr. de Edu. Matem. eISSN 1981-1322. Florianpolis, v. 07, n. 2, p. 53-68, 2012.

66

Com base nos registros de representao semitica, este trabalho foi levado em considerao no apenas como forma do professor verificar os problemas de aprendizagem de seus alunos, mas tambm como um caminho para os professores adaptarem suas prticas docentes e as perspectivas em relao ao trabalho em sala de aula, no sentido de compreender em que momento ocorrem os problemas no estudo de equaes de reta, se so relacionados introduo do novo contedo ou se so decorrentes da falta de articulao com o que j foi aprendido pelos alunos em sries anteriores. O fato no que os alunos desconhecem os procedimentos de resoluo de tarefas que envolvem equao de reta, mas sim que eles apresentam dificuldades em utilizar adequadamente as ferramentas matemticas aprendidas, por no saberem conceitualmente a hora certa de usar as tcnicas que aprenderam. Ficou claro, a partir desta pesquisa, que o estudo de equaes de reta, quando ocorre de forma apenas procedimental, no possibilita ao aluno construir conhecimentos para que estejam disponveis quando solicitados em uma situao em que no explcito ou h indicaes do que est sendo solicitado. Um importante recurso para esta questo poderia ser trabalhar com os alunos evidenciando as conexes que o estudo de equaes de reta pode ter com outros contedos matemticos, visto que o estudo das equaes de reta se constitui em um domnio onde necessrio que se articulem conhecimentos de lgebra e geometria simultaneamente. Esta combinao de diversos registros de representao semitica fundamental para a apropriao conceitual dos alunos no estudo de equaes de reta. Com base nas consideraes realizadas at o momento, pode-se concluir que o eventual fracasso do aluno na resoluo de determinados tipos de tarefas pode ser explicado pelo fato deste no reconhecer os diferentes registros de representao semitica de um mesmo objeto matemtico. Isso pode ocorrer porque a cultura escolar nas aulas de Matemtica se fazer sempre centrada em determinados registros, no possibilitando aos alunos reconhecer as demais representaes de um determinado objeto matemtico.

Revemat: R. Eletr. de Edu. Matem. eISSN 1981-1322. Florianpolis, v. 07, n. 2, p. 53-68, 2012.

67

Referncias DUVAL, R. Registres de reprsentation smiotique et fonctionnement cognitif de la pense. Annales de Didactiques et de Sciences Cognitives, v. 5, 1993, p. 37-65. DUVAL, R. Registros de representaes semiticas e funcionamento cognitivo da compreenso em Matemtica. In: MACHADO, S. D. A. (Org.). Aprendizagem em Matemtica: registros de representao semitica. Campinas, SP: Papirus, 2003, p.11-33. DUVAL, R. Semisis e pensamento humano: registros semiticos e aprendizagens intelectuais. Trad. de Lnio Fernandes Levy e Marisa Rosni Abreu da Silveira. So Paulo: Editora Livraria da Fsica, 2009. FARIA, R. R. Uma abordagem didtica em relao aprendizagem das equaes de reta no estudo de geometria analtica no ensino mdio. 2011. 122f. Dissertao (Mestrado em Ensino de Cincias e Matemtica). Universidade Cruzeiro do Sul, So Paulo, 2011.

Revemat: R. Eletr. de Edu. Matem. eISSN 1981-1322. Florianpolis, v. 07, n. 2, p. 53-68, 2012.

68

Potrebbero piacerti anche