Sei sulla pagina 1di 16

O USO DOS GNEROS TEXTUAIS EM AULAS DE LNGUA PORTUGUESA NUMA PERSPECTIVA DE DESENVOLVIMENTO DE COMPETNCIAS TEXTUAIS

Nathalee Paloma Souza Vieira (bolsista - PIBIC/UESPI) Gerson Sousa Flix Teixeira (colaborador - PIBIC/UESPI) Rita Alves Vieira (orientadora - PIBIC/UESPI) Universidade Estadual do Piau- UESPI Campus Professor Alexandre Alves de Oliveira

RESUMO:
comum ouvir alunos dizerem que no gostam de ler e que acham desestimuladoras as aulas de Lngua Portuguesa, as quais continuam sendo trabalhadas, na maioria das vezes, de forma tradicional. Baseado nesse pressuposto, o presente trabalho aborda as vrias possibilidades de utilizao dos Gneros Textuais, destacando aqueles ligados a tecnologia digital, como instrumento didtico para as citadas aulas, a fim de fomentar nos educandos o interesse pela leitura, contribuindo no desenvolvimento de competncias comunicativas e textuais. Para a realizao deste trabalho, utilizou-se uma abordagem terio-metodolgico de carter exploratrio. Para isso embasamo-nos teoricamente em Marcuschi (2000), Sarmento (2008), Koch (2006), Magalhes (2008), nos Parmetros Curriculares Nacionais - PCNs (1999), Xavier (2005), Bakhtin (1992), Bagno (2007), Bezerra (2007) e Bronckeart (1999). PALAVRAS-CHAVES: Gneros. Leitura. Produo.

SUMMARY: It is common to hear students say they do not like to read and think that discourage teaching Portuguese, which are still being worked on, in most cases, the traditional way.Based on this assumption, this paper discusses several potential uses of text genres, emphasizing those related to digital technology as an educational tool for the aforementioned classes, to foster in students an interest in reading by helping to develop communication skills and textual. For this work, we used a methodological approach terio-exploratory. For this embasamo us theoretically in Marcuschi (2000), Sarmento (2008), Koch (2006), Magalhes (2008), the National Curricular Parameters NCP's (1999), Xavier (2005), Bakhtin (1992), Bagno (2007 ), Bezerra (2007) and Bronckeart (1999). KEY-WORDS: Gender. Reading. Production.

1 Introduo Segundo os parmetros curriculares nacionais, doravante PCNs; documento que rege de forma mais especfica as disciplinas existentes no currculo escolar; o professor de Lngua Portuguesa tem por objetivo transmitir ao aluno que a leitura pode ser fonte de informao, de prazer e de conhecimento, entretanto o que nos incomoda a percepo de uma prtica muito distante, na qual o educando no tem a motivao para ler um texto em sala e se o l o faz por obrigao, distanciando-se de uma prtica prazerosa, o que no

contribuir muito para a construo de um hbito de leitura. Possivelmente se os mestres utilizassem gneros comuns utilizados pela sociedade e da vivncia do educando, como exemplo, uma embalagem de produto comercial, uma propaganda, uma piada, dentre outros gneros textuais, o ensino se tornaria muito mais dinmico e contextualizado. Dessa forma, despertaria no aluno uma vontade maior em produzir seu prprio texto. Os textos, nada mais so do que entidades que se materializam nos discursos, apresentando caractersticas scio-comunicativas definidas por seu estilo, funo, composio, contedo e canal. Entend-los essencial prpria compreenso da dinmica da linguagem de maneira crtica, associando-a s relaes sociais que a envolvem. Para Marcuschi (1999, p.7), a prtica textual to antiga que:
Uma simples observao histrica do surgimento dos gneros revela que, numa primeira fase, povos de cultura essencialmente oral desenvolveram um conjunto limitado de gneros. Aps a inveno da escrita alfabtica por volta do sculo VII A. c., multiplicam-se os gneros, surgindo os tpicos da escrita. Numa terceira fase, a partir do sculo XV, os gneros expandem-se com o florescimento da cultura impressa para, na fase intermediria de industrializao iniciada no sculo XVlII, dar incio a uma grande ampliao.

Atravs desta anlise histrica dos gneros textuais, percebeu-se que muitos deles surgiram e surgem de acordo com as necessidades e atividades socioculturais de uma sociedade, o que perceptvel no contexto histrico atual, aonde a tecnologia vem expandindo inovadores meios de comunicaes, tanto na oralidade quanto na escrita. So muitos os gneros textuais que circundam o cotidiano como os bilhetes, as cartas, canes, piadas, palestras, convites, recados, crnicas, notcias, enfim, so vrios os enunciados lingusticos que compem a vida humana, entretanto, apesar da existncia de vrios textos, percebe-se que a prtica de muitos professores se resume apenas ao ensino gramatical da Lngua Portuguesa de forma tradicional e distante dos discursos vivenciados pelos educandos. O jovem ao teclar em uma sala de bate-papo, ao publicar uma gama de textos na rede eletrnica e entre muitas outras formas, tambm est realizando uma produo textual, que poderia ser trabalhada pelos mestres em sala de aula. Alm disso, outros suportes textuais tais como; a revista, o jornal, o Orkut, o blog, podem e devem ser trabalhados e aproveitados pelos professores como instrumento didtico em suas aulas de Lngua Portuguesa, visando um ensino menos esttico e significativamente mais dinmico, tornando assim maior o interesse dos alunos pela leitura e consequentemente pela escrita. Em virtude do pressuposto tem se discutido que as prticas textuais dos professores de Lngua Portuguesa na realidade escolar vm se restringindo a aulas de gramtica, nas quais os professores no contemplam as abordagens pertinentes aos gneros textuais

existentes atualmente nas relaes interativas. O que acarreta a desmotivao dos alunos, os quais esto rodeados de novas tecnologias, se aproveitadas pelos educadores, tornariam as aulas mais funcionais e proveitosas. Segundo Bakhtin apud Marcuschi (1979, p. 3), na base de textos necessariamente realizados em alguns gneros, que nos comunicamos no dia-a-dia, sendo estes uma boa entrada para composio e compreenso textual. Dessa forma, o educador precisa trabalhar o contedo em que o aluno est inserido, para que este tenha um melhor rendimento na vida escolar e consequentemente no apresente tantas dificuldades de produo textual. Sabe-se que quando um aluno encontra-se de forma mais relaxada ou em situaes contextuais e didticas mais favorveis consegue produzir, utilizando, para isso, os mais novos meios de comunicao, como a internet. E estes mecanismos so espaos que integram os gneros textuais, o email, por exemplo, nada mais do que o avano tecnolgico da carta, gnero significativamente incidente nas relaes sociais e interativas de modo geral. Se as prticas textuais esto evoluindo para uma era mais tecnolgica, a escola tem como postura imediata acompanhar este avano, o que no est acontecendo na proporo necessria.

2 Fundamentao Terica

Comumente na rua, em casa, no trabalho, em nossa vivncia diria, estamos cercados de textos. Quando ouvimos a letra de uma cano, at mesmo, ao falarmos no telefone estamos a produzir, os letreiros de nibus, o texto publicitrio, a notcia de jornal, a embalagem de um produto comercial, enfim, todas estas formas de comunicao possuem e tem uma inteno, a de comunicar ao homem o que lhe cerca, e faz-lo compreender as diferentes formas de comunicao em cada contexto. Afirma (CEREJA e THEREZA, p.46-47, 2004) que:
Quando interagimos com outras pessoas por meio da linguagem, seja a linguagem oral, seja a linguagem escrita, produzimos certos tipos de textos que, com poucas variaes, se repetem no contedo, no tipo de linguagem e na estrutura. Esses tipos de textos constituem os chamados gneros textuais e foram historicamente criados pelo ser humano a fim de atender a determinadas necessidades de interao verbal.

Percebe-se, portanto, que um novo gnero pode surgir, outros podem desaparecer, uns sofrerem transformaes, tudo isso porque os acontecimentos e os hbitos sociais engendram novas maneiras de interao verbal e ao nos comunicarmos escolhemos um gnero de acordo com a situao e com o momento histrico vivido. O pensamento de

Bakhint, o filsofo da linguagem, semelhante ao de Cereja, pois para ambos os gneros textuais:
Esto ligados aos hbitos culturais (...). O homem atravs das diferentes maneiras de viver e interpretar o mundo influenciado pelos fenmenos histricos vinculados vida, pelo trabalho coletivo, por formas de aes sociais, pelo dia-adia, est cercado de gneros textuais. (Bakhint, 1992).

Dessa forma, perceptvel a grande rea de atuao dos gneros textuais no contexto histrico da atualidade, pois hoje vivemos em uma poca de emergncia de novos gneros, como por exemplo, os gneros digitais e os ligados ao cotidiano, como o bilhete, que apesar de toda a tecnologia em voga, continua presente na sala de aula. Muitos livros didticos como os de Roberto Cereja, Leila Lau, Thereza Cochar, j trazem a insero deste assunto na metodologia de ensino. Embora muitos gramticos como Ldio Tesoto, Norma Discini e Ulisses Infante, por exemplo, no abordaram em alguns de (seus) livros a definio de gnero textual. Visto o surgimento de novos gneros, h uma necessidade maior dos livros didticos acompanharem tais mudanas, um aluno deve estar bem informado, a nova linguagem, a informtica, faz parte do cotidiano e do mundo do trabalho. Conviver com todas as possibilidades que a tecnologia oferece um direito social, portanto, faz-se necessrio traz-lo para o campo escolar. Pois no cabe apenas ao aluno decodificar signos lingusticos e decorar regras gramaticais, mas essencialmente compreender e ver o meio social de uma forma crtica, associando a realidade a uma vinculao do compreender para o exerccio do interpretar. Segundo os Parmetros Curriculares Nacionais; A lngua deve estar situada no emaranhado das relaes humanas, nas quais o aluno est mergulhado. No a lngua divorciada do contexto social vivido. A importncia dos estudos dos gneros nas escolas se d pelo fato de muitos vestibulares estarem cobrando as competncias relacionadas tecnologia e ao contexto social. O ENEM (Exame Nacional do Ensino Mdio), de acordo com a matriz de referncia 2009, proposta pelo Ministrio da Educao, na competncia de rea o candidato vaga deve: aplicar as tecnologias da comunicao e da informao na escola, no trabalho e em outros contextos relevantes para a sua vida. Sendo assim, a prxis educativa da Lngua Portuguesa deve estar direcionada no to somente aos cdigos regidos de regras, mas tambm prtica diria, levando em considerao os fatores sociais que a envolvem. Afirma ainda os PCNs que a lngua dispe de recursos, mas a organizao deles encontra no social sua matria-prima que possibilita:

Considerar a lngua (...) como fonte de legitimao de acordos e condutas sociais e como representao simblica de experincias humanas manifestas nas formas de sentir, pensar e agir na vida social. .......................................................................................................................... ........ A lngua Portuguesa um produto de linguagem e carrega dentro de si uma histria de acumulao/reduo de significados sociais e culturais.

A Lngua Portuguesa, como instituio social abrange um conjunto de relaes da vida humana, e o e-mail e muitos outros gneros digitais, portanto, so gneros textuais j que so produtos de linguagem e carregam dentro de si uma funo scio-comunicativa.

2.1 A Carta e o Bilhete, Gneros da Sala de Aula

A carta sem dvida um dos meios de comunicao mais antigos do ser humano, desde que o homem descobriu e desenvolveu a escrita, este vem se comunicando por meio desta, seja para expressar sentimentos nostlgicos a amigos, ou para se comunicar com parentes distantes. Para Sarmento (2008, p. 21-24): A carta um gnero textual que visa comunicao escrita e pode ser de diversos tipos: carta pessoal ou familiar, de agradecimento, de reclamao, de amor etc. Em todos os casos, o que se pretende estabelecer um dilogo entre remetente e destinatrio. Apesar da carta j no ser um meio to frequente de comunicao, esta no pode deixar de ser citada, pois suas caractersticas influenciam outros gneros emergentes como o e-mail. Na carta fazem parte da estrutura os seguintes elementos: local, a data, o vocativo, o texto e assinatura. Junto deste gnero o professor pode ainda trabalhar outros, como o exemplo do bilhete, que ainda muito utilizado pelos alunos em sala de aula. Sendo possvel trabalhar estes dois gneros em sala de aula, a idia expressa no papel esta circundada por normas gramaticais, produo textual, mecanismos que poderiam ser explorados pelo professor de forma mais contextualizada. O texto presente em uma carta ou bilhete escrito por um aluno no meio da aula pode ser avaliado pelo professor, debatendo ali o assunto gramatical passado, o contexto e at mesmo a interpretao daquele texto, tornando a aula bem mais proveitosa, despertando no educando a vontade de ler para escrever melhor. 2.2 O E-mail: Avano Tecnolgico de Gneros J Existentes

Em meio infinidade de recursos textuais, nota-se o sobressalto dos gneros digitais, que hoje so usados com frequncia como fonte de pesquisa e informao,

comunicando a algum um assunto pessoal ou profissional. O e-mail, por exemplo, no um gnero textual novo, criado agora, com suas caractersticas especficas, mas sim a inovao de outros gneros, sendo que este se caracteriza essencialmente pela sua informalidade, onde a linguagem adequada de acordo com seu interlocutor. Para Sarmento (2008, p. 25-27):
E-mail uma mensagem enviada e recebida atravs de um sistema de correio eletrnico. Como utilizada em diversas situaes comunicacionais, formais e informais, a linguagem pode variar. Tem a estrutura-padro da carta e, em geral, os pargrafos so curtos.

A estrutura do e-mail pode ser aproveitada em sala de aula, j que este agrega caractersticas da carta, do memorando, do bilhete, da conversa face a face e at mesmo da interao telefnica. O e-mail no apresenta uma estrutura-padro, pois pode variar de interlocutor, entretanto apresenta geralmente certas semelhanas carta, como: vocativo, texto, despedida, e assinatura e ainda possui caractersticas peculiares. Inferi-se que um professor pode trabalhar em sala de aula, comparando-o com o bilhete ou at mesmo a carta, ressaltando seu contedo, alm claro de traar um paralelo entre a linguagem formal e informal. 2.3 O Orkut

O Orkut uma ferramenta utilizada pela maioria dos jovens e por pessoas de outras faixas etrias. Hoje se estima que milhares de pessoas sejam usurias dos famosos orkuts, virou at moda fazer parte desse mundo digital, onde se conhece amigos, participa-se de comunidades, enviam-se recados e depoimentos, em sntese, onde h o exerccio implcito da escrita. O jovem muitas vezes est a escrever e nem se d conta disso, entretanto, devese levar em considerao que a linguagem da internet, o internets, pode ser prejudicial ao aluno que pode adquirir a prtica de escrever esta nova linguagem, prejudicando-o assim em outras situaes de comunicao de escrita formal. O professor deve mostrar ao aluno as mltiplas realizaes da linguagem, e que no existe uma forma certa e outra errada, mas sim adequaes a cada contexto scio-discursivo, falado ou escrito. Segundo Arajo (2004, p. 99):
O Orkut uma grande comunidade online que conecta pessoas atravs de uma teia de amigos confiveis, proporcionando uma espcie de ponto de encontro virtual, assemelhando-se a um ambiente de confraternizao, onde possvel fazer novos amigos e conhecer pessoas que tm os mesmos interesses que os nossos. Como se pode ver, est na gnese do Orkut propiciar que se faam novos

amigos, alm de recuperar antigas amizades que a dinmica natural da vida as tenha levado para outras direes.

Trabalhar o Orkut em sala de aula extremamente vlido, neste mecanismo encontraremos as famosas comunidades, que so espaos virtuais onde pessoas que detenham algo incomum podem se comunicar e conhecerem outros amigos, o fato que criar uma comunidade na qual o aluno de uma escola possa discutir com outro, de sua mesma faixa etria, muito relevante. O mesmo mecanismo ainda pode ser utilizado pelos docentes com objetivo de se integralizarem com outros de sua mesma rea especfica, debater idias, discutirem tendncias e atividades inovadoras, conversar de modo informal com os alunos, realizando uma prtica pedaggica que privilegie o aprendizado do educando.

2.4 O Suporte Textual: Blog

O blog; pgina da web atualizada com frequncia; um gnero discursivo no qual agrupa vrios gneros. O contedo e tema dos blogs abrangem uma infinidade de assuntos, dirios eletrnicos, fotografias, receitas, notcias, links, idias, tendncias polticas sociais, entre outras de preferncia. Nele o leitor pode interagir, deixando recados ou avaliando a qualidade do blog. Afirma Sarmento (2008, p. 30-32) que:
Muitos blogs so pessoais e exprimem sentimentos ou idias do autor, (...) resultam da colaborao de um grupo de pessoas que se renem para atualizar um mesmo blog. Alguns blogs visam diverso, outros so utilizados para o trabalho e h os que juntam diverso e trabalho.Os blogs representam uma (...) forma de comunicao.

Sendo assim, o blog alm de servir como forma de comunicao, tambm serve como instrumento de interao, pois os internautas de diferentes regies podem trocar idias, expor suas aspiraes, entre outras opes. Alm disso, muitos blogueiros, no espao virtual, produzem textos riqussimos, e de uma forma relaxada. Afirma Komesu (2005, p. 23), que:
O blog concebido como um espao em que o escrevente pode expressar o que quiser na atividade da (sua) escrita, com a escolha de imagens e de sons que compem todo o texto veiculado pela internet. A ferramenta empregada possibilita ao escrevente a rpida atualizao e a manuteno dos escritos em rede, alm da interatividade com o leitor das pginas pessoais.

O blog uma realidade usual pelos nossos jovens, e precisa ser conhecido e utilizado pelos professores. Os textos divulgados por estes muitas vezes tornam-se uma

produo potica super atrativa, que pode sensibilizar o assunto do dia-a-dia a ser passado, ou at mesmo podendo ser colocado em uma avaliao. necessrio que os nossos educandos entendam que seus textos esto tambm repletos de normas gramaticais, que tudo aquilo que estes estudam muitas vezes em frases soltas podem e devem ser produzidos por eles. Protagonizar um ensino de lngua dentro da realidade textual de nossos alunos um grande passo a ser dado pelos nossos mestres, bem como precisa ser obtido urgentemente ou nossos educandos continuaro com grandiosas dificudades ao serem avaliados por uma produo textual, ou uma anlise gramatical, tarefas que devem se tornar um hbito na vida de qualquer estudante.

3 Metodologia da pesquisa

Para realizao deste trabalho, utilizou-se uma abordagem terico-metodolgico de carter exploratrio, a fim de perceber na prtica disciplinar o conhecimento dos professores em relao temtica pesquisada, bem como o trabalho dos mesmos com os gneros textuais. O mencionado estudo foi realizado em duas escolas pblicas municipais de Parnaba- PI, com objetivo de observar como na prtica as escolas pesquisadas trabalhavam o uso dos gneros textuais nas aulas de lngua portuguesa, principalmente daqueles mediados pelo computador, chamados de gneros digitais. Alm disso, foi analisada a prtica pedaggica dos professores desta disciplina, bem como a metodologia escolhida para sensibilizar os alunos a interpretar e produzir textos. Entretanto, observouse que muitos educadores continuam se restringindo apenas gramtica normativa em sala de aula. Para Bagno (2007, p.65) o ensino de lngua portuguesa ainda tradicionalista:
O ensino de lngua ainda feito com base em dogmas, preceitos e regras que nada tm de cientficos e esse o seu maior defeito. Fomos habituados a aprender e a ensinar portugus como se a lngua fosse uma coisa imvel, pronta, acabada, esttica, sem nenhuma possibilidade de mudana, variao, transformao.

Analisou-se, portanto, um fenmeno comum entre os jovens na educao bsica, o no gosto pela leitura correspondente pela escrita. Esse o objeto neutro da pesquisa, bem como a observao dos objetos que o compem, como tal uma aula desmotivadora e cansativa de gramtica, distante da lngua falada pelos locutores. Os gneros textuais

invadiram a vida das pessoas, eles esto expressos nos jornais, revistas, torpedos, e-mails. Se trabalhados em sala pelo professores tornariam o ensino mais atrativo. Para efetivar a pesquisa utilizara-se tcnicas de coleta de dados, no que tange a observao-participante em aulas de lngua portuguesa, e uma entrevista semiestruturada, descrevendo a percepo dos professores a respeito dos citados gneros e como se dava a utilizao destes dentro da prtica pedaggica individual de cada educador. As tcnicas de pesquisas utilizadas foram: observao participante e questionrio estruturado.

3.1 Observao-Participante

Dos dias 1 de setembro de 2009 a 30 de novembro do mesmo ano foram observadas 8 (oito) aulas de cada professor, somando 64 (sessenta e quatro) horas observadas, as quais foram ainda acompanhadas de fichas para evidentes anotaes e abstraes relevantes segundo o olhar dos pesquisadores. Nesse sentido, Bagno (2007, p.43) esclarece a respeito do fichamento:
um velho mtodo de coleta de dados, documentado at antes de Cristo! quando o pesquisador pega uma ficha e vai anotando nela os principais dados que encontrar medida que for consultando a fonte [...] isso lhe servir muito na hora da elaborao do texto e da bibliografia que iro sustentar a pesquisa.

Esse tipo de observao possibilitou um grande conhecimento acerca da temtica pesquisada: o uso dos gneros textuais em aulas de lngua portuguesa, pois foi atravs desta que percebemos como os professores concebem e utilizam-se de tais gneros para conduzirem seus alunos a um hbito de leitura e, consequentemente, de escrita. Este momento constituiu-se de possvel neutralidade entre pesquisador e objeto de pesquisa, onde este primeiro no interviu em nenhum momento na prtica dos professores ou a qualquer distrao por parte dos alunos. O pesquisador ficou inerente a qualquer indagao, correspondendo ao ideal metodolgico do projeto de pesquisa, que era investigar ao mximo de neutralidade como acontece a prtica pedaggica diria de tais educadores.

3.2 Questionrio

10

A outra tcnica utilizada para a coleta de dados foi o questionrio, instrumento que objetivou fazer questionamentos sobre o trabalho pedaggico e metodolgico dos educadores dentro da sala de aula. Alm de organizar as respostas ali colocadas, o questionrio teve por finalidade, obter um maior nmero de dados em um curto espao de tempo. A respeito da tcnica do questionrio, Bagno (2007, p.45) afirma; o questionrio um modo bastante didtico de dirigir a pesquisa. Querendo responder ao mximo de perguntas o pesquisado recorrer ao mximo de fontes possveis o que bom. No instrumento de pesquisa citado, tanto a prtica pedaggica, quanto a concepo e uso dos gneros e a recepo dos mesmos por parte dos alunos sero analisados pelo professor atravs de perguntas simples e objetivas. Com o questionrio respondido, iniciou-se o processo de anlise dos dados. Primeiro a constatao entre o questionrio e a tcnica utilizada da observao neutra dos pesquisadores que foram arquivados em fichas para a tabulao dos referentes dados.

4 Resultados e Discusso dos Dados Relativos Pesquisa

A pesquisa cientfica de cunho exploratrio foi realizada em duas escolas municipais de Parnaba, PI. Foram pesquisados um total de oito professoras, todas licenciadas em Letras Portugus, atuantes em todo o Ensino Fundamental Maior, duas por sries. Ao questionar as profissionais entrevistadas, com exemplos prticos do que seriam os gneros textuais, possvel identificar uma falta de noo entre o que seria gnero ou tipologia textual. Aqui diferenciada por Isenberg apud Marcuschi (1978, pag. 566):
Tipo textual: tomado aqui como um construto terico que abrange, em geral, cinco ou seis categorias designadas narrao, argumentao, exposio, descrio e injuno. Gnero textual: uma forma concretamente realizada e encontrada nos diversos textos empricos. Isto se expressa em designaes diversas, constituindo em princpio de listagens abertas.

Dessa forma, percebe-se que tipologia textual concretamente formada por cinco tipos de textos: a argumentao, a exposio, a narrao, a descrio e a injuno, j os gneros textuais um subgrupo de como estes textos se apresentam. Seja uma carta, uma receita ou uma mensagem de torpedo todos estes mecanismos so considerados gneros textuais. Entretanto, grande parte das professoras pesquisadas, e que no souberam identificar as citadas diferenas, j detm mais quinze anos de profisso, como se pode observar na figura (01) seguinte:

11

Figura 01: Tempo de atuao dos professores pesquisados. Dados relativos pesquisa PIBIC/UESPI Elaborao dos autores, Gerson Sousa Flix Teixeira, Nathalee Paloma Souza Vieira Cidade: Parnaba 2009/2010

Apesar de a maioria das professoras no saberem identificar as diferenas entre gneros e tipologias textuais percebe-se que elas acham importante o trabalho com os gneros textuais. Este dado contrasta-se com a observao feita por ns, pesquisadores, onde apenas 10% das professoras trabalharam utilizando alguns desses gneros, entre eles destacaram-se as notcias jornalsticas comentadas e as letras de msicas. As atividades foram exploradas de modo a fazer uma reviso para o assunto da prova, ou seja, uma frase era colhida e ali feita anlise gramatical. O que outra vez contrasta-se com o princpio de ensinar utilizando gneros textuais para sensibilizar o aluno a produo, isto , o nmero mnimo de professoras que trabalharam utilizando os gneros fez explorando a gramtica textual, deixando outra vez a aula enfadonha e descontextualizada. A seguir observa-se que 100% das professoras denotam importante o uso dos gneros textuais em aulas de lngua portuguesa, mesmo que dificilmente os ponham em prtica.

Figura 02: Importncia do trabalho com os gneros textuais.

Trabalhar com gneros muito mais que uma perspectiva de modismo, mas uma postura urgente que o educador deve ter com seu pblico. Comprometer-se com um ensino

12

de lngua, na qual, parte-se do contexto para a teoria, deixando de trabalhar com lngua portuguesa de forma esttica e partindo para um ensino prtico. Afirma Bronckart (1999, p. 103) que, a apropriao dos gneros um mecanismo fundamental de socializao, de insero prtica nas atividades comunicativas humanas. Quando o educador realiza um trabalho contextualizado utilizando os gneros textuais, muito mais fcil para o aluno entender o texto e possivelmente interpret-lo. Na prxima figura as educadoras respondem o porqu da importncia de trabalharem com os gneros textuais. Nesta pergunta procuramos saber se as mesmas entendiam a proposta do trabalho com os gneros, vale refletir esse dado entendendo que se comprovou que apenas 10% destas trabalhavam efetivamente com o tema citado, mas todas as professoras responderam a esta indagao, ou seja, mesmo que no trabalhem com os gneros elas entendem que importante explor-lo em sala de aula. Percebe-se ainda, que nas respostas das profissionais no h uma visualizao do trabalhar com os gneros para melhorar a oralidade dos educandos, para desenvolver o domnio da escrita e a interpretao de textos. Entretanto, notifica-se que a metade das profissionais entendem que os gneros textuais, quando trabalhados, tornam o ensino contextualizado.

Figura 03: O porqu da importncia do trabalho com os gneros.

Outra pergunta feita no questionrio entregue as professoras foi: quais os gneros mais trabalhados pelas mesmas em suas aulas. Atingiu o maior ndice de trabalhos realizados os cartazes, poesias e contos. Seguido por matrias jornalsticas, a carta e o bilhete, ficaram dentre os mais votados. Na observao realizada pelos pesquisadores identificou-se que apesar de ser pouco trabalhado, o bilhete, tem bastante recorrncia em sala de aula pelos alunos, que se comunicam a todo tempo durante a aula. comum v-los passarem recadinhos uns aos outros, se este gnero fosse trabalhado pelo professor tanto

13

geraria curiosidade por saber o que est escrito nele, quanto se tornaria uma atrao feita pelos alunos e analisada em sala de aula.

Figura 04: Quais os gneros mais trabalhados pelos professores.

O prximo questionamento objetiva analisar quais so as dificuldades de se trabalhar utilizando os gneros textuais. Este questionamento foi respondido de acordo com as situaes mais recorrentes por cada professor ao trabalhar com os gneros. Ao seguir a anlise, observa-se que as instituies de ensino incentivam os professores a trabalharem com gneros textuais, por sua vez existe uma desmotivao ou certo desinteresse por parte dos alunos em relao ao trabalho em lngua portuguesa, a discusso do por que dessa desmotivao geraria outra pesquisa cientfica. Cerca de 13% dos profissionais relataram que trabalham somente com contedo gramatical, dado que necessita de uma reflexo maior, pois o professor de lngua portuguesa ao trabalhar a gramtica distante do texto, ou de uma produo realizada pelo o aluno, no est realizando um trabalho contextualizado e dinmico da lngua, mas por sua vez uma prtica cansativa e desmotivadora do estudo da lngua portuguesa.

Figura 05: Dificuldades no trabalho com os gneros textuais.

14

Os principais motivos que levam os professores a no se sentirem capacitados a trabalharem os gneros digitais em suas aulas est a questo da falta de recursos financeiros da escola e a ausncia de capacitaes especficas para os docentes. Muitas instituies de ensino no tm sequer materiais didticos suficientes para atender os educandos quanto mais recursos da rea da informtica, como o computador. A pesquisa apontou que 12% dos professores no se sentem preparados a trabalharem esses gneros, pois faltam computadores, acesso a internet, entre outros, 62% apontaram ainda que muitos alunos no sentem interesse nas aulas quando estes gneros so trabalhados. O que mostra uma concepo errnea, j que o uso dos gneros textuais so de fundamental importncia para desenvolver competncias lingusticas e habilidades comunicativas.

Figura 06: Gneros mediados pelo computador que o professor mais utiliza.

Figura 07 e 08, respectivamente. Figura 07: O professor est capacitado a trabalhar com os gneros digitais. Figura 08: Por que os professores no esto capacitados a trabalhar com os gneros digitais. Devido a todos esses fatores, como carncia de recursos financeiros, falta de capacitaes especficas, pouco interesse dos alunos (como mostra a figura 08), ficou constatado que 88% dos professores (figura 07) no se sentem preparados a trabalharem com os gneros digitais, em sala de aula. Segundo os PCNs (1999, p. 32):

15

No processo de ensino e aprendizagem dos diferentes ciclos do ensino espera-se que o aluno amplie o domnio ativo do discurso nas diversas situaes comunicativas, sobretudo nas instncias pblicas de uso da linguagem, de modo a possibilitar sua insero efetiva no mundo da escrita, ampliando suas possibilidades de participao social no exerccio da cidadania.

Isto significa que ensinar lngua portuguesa mostrar as mltiplas realizaes da linguagem, inclusive, as da internet, meio cada vez mais presente no mbito social, a fim de levar o educando a construir formas adequadas de comunicao, fazendo-o compreender a real funo da lngua, a de ser instrumento de comunicao, de divulgao de valores e, sobretudo, de expresso social.

5 Consideraes Finais

Em virtude da relevncia dos gneros textuais em seus mais diversos usos e funes sociais, devemos levar em conta que uma aula de Lngua Portuguesa pode abranger uma dinmica reflexiva e mais aberta a cada contexto social que a envolve; ampliando, assim, a construo de novas formas de conhec-la, de express-la, recriando-a de acordo com exemplos prticos do cotidiano. Exemplificamos, ento que, um professor de Portugus pode trabalhar as tipologias textuais como a descrio, narrao e dissertao como partes integrantes dos gneros. Na carta e no bilhete, por exemplo, podem ser analisadas e exploradas as estruturas gramaticais, mas de forma a trazer um ensino inovador que possibilite ao aluno uma interao significativa com o texto, com as relaes que o envolve, alm de contribuir para o enriquecimento das habilidades textuais, pois atravs destas o aluno ter um maior desempenho na leitura e escrita. Entretanto, na prtica de muitos docentes a utilizao destes gneros tem sido por bastante em baixa escala, o ensino da Lngua Portuguesa tem se dado longe da realidade usual dos educandos, o que acarreta um afastamento do aluno pela disciplina, algo comprovado pelas centenas de estudantes que na hora de desenvolver um texto prprio apresentam inmeras dificudades, principalmente em expressar pelas palavras o contexto em que ele observa. Portanto, a dificuldade no est na falta de conhecimento sobre o tema, mas sim na sistematizao deste conhecimento. O grande objetivo de trazer um ensino de lngua portuguesa utilizando os gneros textuais e digitais aproximar a lngua escrita pelos alunos com o seu contexto social.

16

Torna-se desgastante uma aula de gramtica em torno de exemplos repetitivos e distantes do vocabulrio significativo e utilizado pelo aluno, reduzindo o valor da prpria gramtica, que no deve se tornar um livro de leis obrigatrias nem um manual de instrues, mas antes uma sistematizao da lngua falada por seus interlocutores. A prioridade da compreenso da Lngua Portuguesa est em saber express-la na linguagem verbal e no verbal, oral e escrita, recontando e/ou reescrevendo textos de acordo com os vrios gneros existentes no contexto social, adequando estes a cada srie, chamando o aluno a falar, a questionar a realidade que o cerca, o que no acontece na prtica das escolas pesquisadas, as quais no esto contemplando os gneros textuais em suas aulas, e consequentemente, no est havendo, nos educandos, o desenvolvimento das habilidades textuais e comunicativas.

6 Referncias

ARAUJO, Jlio Csar. O que meu aluno faz nesse tal de Orkut? Vida Educao. Fortaleza: Brasil Tropical, ano 3, n.9, 2006, p.29-32. BAKHTIN, Michail. Esttica da Criao Verbal. So Paulo, Martins Fontes, 1992. BAGNO, Marcos. Pesquisa na escola: O que como se faz. 21. ed. So Paulo: Loyola, 2007. BRASIL, Ministrio da Educao: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Ansio Teixeira. 2009. BRASIL. Parmetros curriculares nacionais: ensino mdio. Braslia: Taisa Ferreira, 1999. 360p. CEREJA, William Roberto. THEREZA, Cochar Magalhes. Portugus Linguagens. 4. ed. So Paulo: Atual, 2004. 384p. DIONSIO, Angela Paiva; MACHADO, Anna Rachel; BEZERRA, Maria Auxiliadora (Org.). et. al. Gneros textuais e ensino. 5. ed. Rio de Janeiro: Lucerna, 2007. XAVIER, Antnio Carlos (Org.). et. al. Hipertexto e gneros digitais. 2. ed. Rio de Janeiro: Lucerna, 2005, p. 13-67. MARCUSCHI, Luis Antonio. Gneros textuais: o que so e como se classificam? Recife, Loyola, 2000. SARMENTO, Leila Lauar. Oficina de Redao, Moderna. So Paulo, 2008, 472p.

Potrebbero piacerti anche