Sei sulla pagina 1di 14

H tempos, as indstrias vm conquistando o seu espao no Brasil, tornando-se um dos elementos mais bsicos de uma determinada regio.

Trazendo consigo, sempre uma caracterstica marcante, a MUDANA, seja ela qual for, tanto na cultura como na economia ou at mesmo no espao que ela ocupa e no impacto que ela causar em seu ambiente. A seguir, veremos um pouco mais sobre essas indstrias, como e porque, que um lugar que comporta uma ou vrias indstrias se modifica, e modifica a vida de sua populao;como os meios de transporte e comunicao podem influenciar para a industrializao de uma determinada regio. Porque as indstrias tendem a se concentrar mais em uma determinada regio?Como fica o desenvolvimento de uma regio pouco industrializada?Essas e outras questes, sero abordadas a seguir,tendo como principal objetivo,fazer que se entenda melhor, o papel desta gigante, chamada INDSTRIA ! A DISTRIBUIO ESPACIAL DAS INDSTRIAS NO BRASIL A atividade industrial, muito concentrada no Sudeste brasileiro, de uns tempos pra c, vem se distribuindo melhor entre as diversas regies do pas. Atualmente, seguindo uma tendncia mundial, o Brasil vem passando por um processo de descentralizao industrial, chamada por alguns autores de desindustrializao, que vem ocorrendo intra regionalmente e tambm entre as regies. Dentro da Regio Sudeste h uma tendncia de sada do ABCD Paulista, buscando menores custos de produo do interior paulista, no Vale do Paraba ao longo da Rodovia Ferno Dias, que liga So Paulo Belo Horizonte. Estas reas oferecem, alm de incentivos fiscais, menores custos de mo-de-obra, transportes menos congestionados e por tratarem-se de cidades-mdias, melhor qualidade de vida, o que vital quando trata-se de tecnoplos. A desconcentrao industrial entre as regies vem determinando o crescimento de cidades-mdias dotadas de boa infra-estrutura e com centros formadores de mo-de-obra qualificada, geralmente universidades. Alm disso, percebe-se um movimento de indstrias tradicionais, de uso intensivo de mo-de-obra, como a de calados e vesturios para o Nordeste, atradas sobretudo, pela mo-de-obra extremamente barata. A CONCENTRAO INDUSTRIAL NO SUDESTE A distribuio espacial da indstria brasileira, com acentuada concentrao em So Paulo, foi determinada pelo processo histrico, j que no momento do incio da efetiva industrializao, o estado tinha, devido cafeicultura, os principais fatores para instalao das indstrias a saber: capital, mercado consumidor, mo-de-obra e transportes. Alm disso, a atuao estatal atravs de diversos planos governamentais, como o Plano de Metas, acentuou esta concentrao no Sudeste, destacando novamente So Paulo. A partir desse processo industrial e, respectiva concentrao, o Brasil, que no possua um espao geogrfico nacional integrado, tendo uma estrutura de arquiplago econmico com

vrias reas desarticuladas, passa a se integrar. Esta integrao reflete nossa diviso inter-regional do trabalho, sendo tipicamente centro-periferia, ou seja, com a regio Sudeste polarizando as demais. A exemplo do que ocorre em outros pases industrializados, existe no Brasil uma grande concentrao espacial da indstria no Sudeste.A concentrao industrial no Sudeste maior no Estado de So Paulo, por motivos histricos. O processo de industrializao, entretanto, no atingiu toda a regio Sudeste, o que produziu espaos geogrficos diferenciados e grandes desigualdades dentro da prpria regio. A cidade de So Paulo, o ABCD(Santo Andr,So Bernardo do Campo, So Caetano e Diadema)e centros prximos, como Campinas, Jundia e So Jos dos Campos possuem uma superconcentrao industrial, elaborando espaos geogrficos integrados regio metropolitana de So Paulo.Esta rea tornou-se o centro da industrializao, que se expandiu nas seguintes direes: par a Baixada Santista, para a regio de Sorocaba, para o Vale do Paraba Rio de Janeiro e interior, alcanando Ribeiro Preto e So Jos do Rio Preto. AS ATIVIDADES ECONMICAS E INDUSTRIAIS NAS 05 REGIES DO BRASIL Sudeste: Como descrito anteriormente, o Sudeste, a regio que possui a maior concentrao industrial do pas. Nesta rea, os principais tipos de indstrias so: automobilstica, petroqumica,de produtos qumicos, alimentares, de minerais no metlicos, txtil, de vesturio, metalrgica, mecnica, etc. um centro polindustrial, marcado pela variedade e volume de produo. Vrias empresas multinacionais operam nos setores automobilsticos de mquinas e motores, produtos qumicos, petroqumicos, etc.As empresas governamentais atuam principalmente nos setores de siderurgia. Petrleo e metalurgia, enquanto empresas nacionais ocupam reas diversificadas. O grande interesse de empresas multinacionais principalmente pela mo-de-obra mais barata, pelo forte mercado consumidor e pela exportao dos produtos industriais a preos mais baixos.Quem observa a sada de navios dos portos de Santos e do Rio de Janeiro tem oportunidade de verificar quantos produtos industriais saem do Brasil para outros pases. E a vem a pergunta:com quem fica o lucro dessas operaes?Ser que fica para os trabalhadores que as produziram? A cidade do Rio de Janeiro, caracterizada durante muito tempo como capital administrativa do Brasil at a criao de Braslia, possui tambm um grande parque industrial. Porm, no tem as mesmas caractersticas de alta produo e concentrao de So Paulo.Constitui-se tambm,de empresas de vrios tipos, destacando-se as indstrias de refino de petrleo, estaleiros, indstria de material de transporte, tecelagem, metalurgia, papel, txtil, vesturio, alimentos, etc.

Minas Gerais, de passado ligado minerao, assumiu importncia no setor metalrgico aps a 2 Guerra Mundial e passou a produzir principalmente ao, ferro-gusa e cimento para as principais fbricas do Sudeste. Belo Horizonte tornou-se um centro industrial diversificado, com indstrias que vo desde o extrativismo ao setor automobilstico. Alm do tringulo So Paulo,Rio de Janeiro,Belo Horizonte, existem no Sudeste outras reas industriais, a maioria apresentando ligao direta com algum produto ou com a ocorrncia de matria-prima . o caso de Volta Redonda, Ipatinga, Timteo, Joo Monlevade e Ouro Branco, entre outras, ligadas siderurgia.Outros centros industriais esto ligados produo local, como Campos e Maca (acar e lcool), Trs Coraes, Arax e Itaperuna(leite e derivados), Franca e Nova Serrana(calados), Araguari e Uberlndia(cereais),etc. O estado do Esprito Santo o menos industrializado do Sudeste, tendo centros industriais especializados como:Aracruz , Ibirau, Cachoeiro de Itapemirim Vitria, a capital do Estado, tem atividades econmicas diversificadas, relacionadas sua situao porturia e s indstrias ligadas usina siderrgica de Tubaro. No Sudeste, outras atividades esto muito ligadas vida urbana e industrial:comrcio, servio pblico, profissionais liberais, educao, servios bancrios, de comunicao, de transporte , etc.Quanto maior a cidade, maior variedade de profissionais aparecem ligados s atividades urbanas. Como entre So Paulo, Rio e Belo Horizonte concentra-se a maior produo industrial do pas, a circulao de pessoas e mercadorias muito intensa na regio.Milhares de pessoas esto envolvidas na comercializao, transporte e distribuio dos produtos destinados industrializao, ao consumo interno ou exportao.Considerada tambm o centro cultural do pas, a regio possui uma vasta rede de prestao de servios em todos os ramos, com grande capacidade de expanso, graas ao crescimento de suas cidades. Sul: A industrializao do Sul, tem muita vinculao com a produo agrria e dentro da diviso regional do trabalho visa o abastecimento do mercado interno e as exportaes. O imigrante foi um elemento muito importante no incio da industrializao como mercado consumidor e no processo industrial de produtos agrcolas, muitas vezes em estrutura familiar e artesanal. A industrializao de So Paulo implicou na incorporao do espao do Sul como fonte de matria-prima,Implicou tambm na incapacidade de concorrncia das indstrias do sul, que passaram a exportar seus produtos tradicionais como calados e produtos alimentares, para o exterior.Com as transformaes espaciais ocasionadas pela expanso da soja, o Sul passou a ter investimentos estrangeiros em indstrias de implementos agrcolas.

A indstria passou a se diversificar para produzir bens intermedirios para as indstrias de So Paulo.Nesse sentido o sul passou a complementar a produo do Sudeste.Da considerarmos o Sul como sub-regio do Centro-Sul. Objetivando a integrao brasileira com os pases do Mercosul, a indstria do Sul conta com empresas no setor petroqumico, carboqumico, siderrgico e em indstrias de ponta (informtica e qumica fina). A reorganizao e modernizao da indstria do sul necessitam tambm de uma poltica nacional que possibilite o aproveitamento das possibilidades de integrao da agropecuria e da indstria, implantao e crescimento da produo de bens de capital( mquinas, equipamentos), de indstrias de ponta em condies de concorrncia com as indstrias de So Paulo. Nordeste: A industrializao dessa regio vem se modificando, modernizando, mas sofre a concorrncia com as indstrias do Centro-Sul, principalmente de So Paulo, que utilizam um maquinrio tecnologicamente mais sofisticado. A agroindstria aucareira uma das mais importantes, visando sobretudo a exportao do acar e do lcool. As indstrias continuam a tendncia de intensificar a produo ligada agricultura (alimentos, txteis, bebidas) e as novas indstrias metalrgicas, qumicas, mecnicas e outras. A explorao petrolfera no Recncavo Baiano trouxe para a regio indstrias ligadas produo refino e utilizao de derivados do petrleo. Essa nova indstria , de alta tecnologia e capital intenso, no absorve a mo-de-obra que passa a subempregar-se na rea de servios ou fica desempregada. As indstrias esto concentradas nas mos de poucos empresrios e os salrios pagos so muito baixos, acarretando o empobrecimento da populao operria. O sistema industrial do Nordeste, concentrado na Zona da Mata, tem pouca integrao interna. Encontra-se somente em alguns pontos dispersos e concentra-se sobretudo nas regies metropolitanas:Recife, Salvador e Fortaleza . Com vistas poltica do Governo Federal para o Programa de Corredores da Exportao, institudo no final da dcada de 70 para atender ao escoamento da produo destinada ao mercado externo, foram realizadas obras nos terminais aucareiros dos portos de Recife e Macei. A rede rodoviria acha-se mais integrada a outras regies do que dentro do prprio Nordeste. A construo da rodovia , ligando o Nordeste(Zona da Mata) ao Sudeste e ao

Sul, possibilitou o abastecimento do Nordeste com produtos industrializados no Sudeste e o deslocamento da populao nordestina em direo a este. Centro-Oeste: Na dcada de 60, a industrializao a nvel nacional adquire novos padres. As indstrias de mquinas e insumos agrcolas, instaladas no Sudeste, tiveram mercado consumidor certo no Centro-Oeste, ao incentivarem-se os cultivos dos produtos de exportao em grandes reas mecanizadas. A partir da dcada de 70, o Governo Federal implantou uma nova poltica econmica visando a exportao .Para atender s necessidades econmicas brasileiras e a sua participao dentro da diviso internacional do trabalho, caberia ao Centro-Oeste a funo de produtor de gros e carnes para exportao. Com tudo isso, o Centro-Oeste tornou-se a segunda regio em criao de bovinos do Pas, sendo esta a atividade econmica mais importante da sub-regio. Sua produo de carne visa o mercado interno e externo. Existem grandes matadouros e frigorficos que industrializam os produtos de exportao. O abastecimento regional feito pelos matadouros de porte mdio e matadouros municipais, alm dos abates clandestinos que no passam pela fiscalizao do Servio de Inspeo Federal. Sua industrializao se baseia no beneficiamento de matrias-primas e cereais, alm do abate de reses o que contribui para o maior valor de sua produo industrial . As outras atividades industriais so voltadas para a produo de bens de consumo, como :alimentos, mveis etc. A indstria de alimentos, a partir de 1990, passou a se instalar nos plos produtores de matrias-primas, provocando um avano na agroindstria do Centro-Oeste. A CEVAL, instalada em Dourados MS, por exemplo, j processa 50% da soja na prpria rea. N o estado de Gois por exemplo ,existem indstrias em Goinia, Anpolis,Itumbiara, Pires do rio,Catalo, Goiansia e Ceres. Goinia e Anpolis, localizadas na rea de maior desenvolvimento econmico da regio, so os centros industriais mais significativos, graas ao seu mercado consumidor, que estimula o desenvolvimento industrial. Enquanto outras reas apresentam indstrias ligadas aos produtos alimentares, minerais no metlicos e madeira, esta rea possui certa diversificao industrial.Contudo, os produtos alimentares representam o maior valor da produo industrial. Norte: A atividade industrial no Norte, pouco expressiva, se comparada com outras regies brasileiras. Porm, os investimentos aplicados, principalmente nas ltimas dcadas, na rea dos transportes, comunicaes e energia possibilitaram algumas reas o crescimento no setor industrial , visando exportao.

Grande parte das indstrias est localizada prxima fonte de matrias-primas como a extrao de minerais e madeiras, com pequeno beneficiamento dos produtos. A agroindstria regional dedica-se basicamente ao beneficiamento de matriasprimas diversas, destacando-se a produo de laticnios;o processamento de carne, ossos e couro; a preservao do pescado, por congelao, defumao, salga, enlatamento; a extrao de suco de frutas; o esmagamento de sementes para fabricao de leos; a destilao de essncias florestais; prensagem de juta, etc.Tais atividades, alm de aumentarem o valor final da matria-prima, geram empregos. As principais regies industriais so Belm e Manaus. Na Amaznia no acontece como no Centro-sul do pas, a criao de reas industriais de grandes dimenses. Mais adiante veremos sobre a criao da Zona Franca de Manaus. COMO A IMPLANTAAO DE UMA INDSTRIA PODE ALTERAR NA CULTURA E NAS RELAES DE TRABALHO NA REGIO EM QUE FOI IMPLANTADA J do conhecimento de todos ns, que quando uma indstria implantada em determinada regio, vrias mudanas acontecem, dentre elas, mudanas no espao geogrfico, mudanas culturais,e principalmente, mudanas na economia. A implantao de uma indstria, modifica a cultura, pois, um trabalho que artesanalmente era executado pelo povo, e tido como tradio, cede seu lugar, muitas vezes mquinas pesadas, e que exercem sozinhas e em pouco tempo, o servio que muitas vezes, era desempenhado por vrias pessoas e em um perodo de tempo muito maior.Assim, milhares de postos de trabalho se extinguiam,fazendo-se aumentar o nmero de empregos informais surgidos nessa regio. Alm de mudanas na cultura e economia , surgem tambm, mudanas no espao geogrfico:em alguns casos, as industrias so implantadas, sem maior avaliao dos danos que ela poder causar, acarretando conseqncias gravssimas posteriormente.

A ZONA FRANCA DE MANAUS A ZFM foi criada em 1957 originalmente atravs da Lei 3.173 com o objetivo de estabelecer em Manaus um entreposto destinado ao beneficiamento de produtos para posterior exportao. Em 1967, a ZFM foi subordinada diretamente ao Ministrio do Interior, atravs da SUFRAMA (pelo Decreto-Lei n 288). O decreto estabelecia incentivos com vigncia at o ano 1997. Ao longo dos anos 70, os incentivos fiscais atraram para a ZFM investimentos de empresas nacionais e estrangeiras anteriormente instaladas no sul do Brasil, bem como investimentos de novas ET, principalmente da indstria eletrnica de consumo. Nos anos 80, a Poltica Nacional de Informtica impediu que a produo de computadores e

perifricos e de equipamentos de telecomunicaes se deslocasse para Manaus e a ZFM manteve apenas o segmento de consumo da indstria eletrnica. A Constituio de 1988 prorrogou a vigncia dos incentivos fiscais da Unio para a ZFM at o ano 2.013, mas com a abertura da economia, nos anos 90, esses incentivos perderam eficcia. Simultaneamente, os produtos fabricados na ZFM passaram a enfrentar a concorrncia com produtos importados no mercado domstico brasileiro. As empresas estabelecidas em Manaus promoveram um forte ajuste com reduo do emprego e aumento do contedo importado dos produtos finais.

A RELAO DOS MEIOS DE TRANSPORTE E COMUNICAO, E DO COMRCIO COM A INDUSTRIALIZAO DE UMA DETERMINADA REGIO Os meios de transporte, comunicao e comrcio, so os fatores cruciais para que se implante uma indstria em uma determinada regio. Para ser determinado estratgico para a implantao de uma indstria, um local tem que ter fcil acesso rodovias, que escoem a sua produo para as diversas regies do pas e os portos, visando a exportao. Os meios de comunicao, tambm so vitais, para que sejam feitos os contatos necessrios para se fechar grandes negcios, visando a obteno de lucros mais altos, para o crescimento da indstria, a atualizao dos conhecimentos e a velocidade de comunicao. O comrcio, tambm muito importante, pois para que se produza alguma coisa , necessrio que haja mercado para este produto, e o comrcio tem o papel de intermedirio entre o produtor e o consumidor final. OS IMPACTOS AMBIENTAIS CAUSADOS PELA INDSTRIA As economias capitalistas tiveram, do ps guerra at meados da dcada de 70, uma das fases de maior expanso e transformaes da estrutura produtiva, sob a gide do setor industrial. Essa expanso foi liderada por dois grandes subsetores: o metal-mecnico (indstria de automotores, bens de capital e do consumo durveis) e a qumica (especialmente a petroqumica). A rpida implantao da matriz industrial internacional no Brasil internalizou os vetores produtivos da qumico-petroqumica, da metal-mecnica, da indstria de material de transporte, da indstria madeireira, de papel e celulose e de minerais no-metlicos todos com uma forte carga de impacto sobre o meio ambiente. De maneira geral, e abstraindo as caractersticas de cada ecossistema, o impacto do setor industrial sobre o meio ambiente depende de trs grandes fatores: da natureza da estrutura da indstria em distintas relaes com o meio natural; da intensiva e

concentrao espacial dos gneros e ramos industriais; e o padro tecnolgico do processo produtivo- tecnologias de filtragem e processamento dos efluentes alm do reaproveitamento econmico dos subprodutos. A industrializao macia e tardia incorporou padres tecnolgicos avanados para base nacional, mas ultrapassados no que se refere ao meio ambiente, com escassos elementos tecnolgicos de tratamento, reciclagem e reprocessamento. Enquanto o Brasil comea a realizar ajustes no perfil da indstria nacional, a economia mundial ingressa em um novo ciclo de paradigma tecnolgico. Ao contrrio da industrializao do ps-guerra, altamente consumidora de recursos naturais - matrias primas, "commodities" e energticos, o novo padro de crescimento tende a uma demanda elevada de informao e conhecimento com diminuio relativa do "consumo" de recursos ambientais e de "produo" de efluentes poluidores. importante, sempre relembrarmos, os acidentes ambientais causados pela falta de cuidados de certas indstrias, para que haja pelo menos a esperana, de que no voltar a acontecer. Baa de Sepetiba: ainda sem soluo para rejeitos Manchas de leo na Regio dos Lagos e na baa de Guanabara Rio vai Justia contra mineradora Vazamento: Rio Muria tem 400 milhes de litros de lama Ing: Ibama prev desastre ambiental leo vaza de plataforma da Bacia de Campos Rompe barreira em Macacos Cataguases,papel e celulose indiciada por prefeitura Acima, algumas manchetes de jornais que anunciaram algumas das catstrofes ambientais. CONCLUSO Uma indstria em uma certa regio, pode ser benfica tanto quanto prejudicial, pois ao mesmo tempo que contribui para o crescimento, ela pode estar executando a massificao da cultura de um povo. Muitas vezes, o prejuzo natural causado por um acidente ambiental, tendo como protagonista uma indstria, pode no ser revisto nunca mais, matando ecossistemas inteiros,um prejuzo sem recuperao.

Uma indstria, tambm pode contribuir fortemente para o desenvolvimento da populao, gerando inmeros empregos diretos e indiretos. Ser que hoje em dia a humanidade conseguiria viver sem comodidade e tecnologia?Sem um celular ou um computador, ou mesmo uma televiso ou um rdio? E se no existisse o carro?Ou mesmo voc no pudesse nem sonhar em ir de nibus para o trabalho, tivesse que ir de carro de boi?Enfim, o mundo no seria o mesmo, sem seus produtos industrializados!

A localizao das indstrias no Brasil seguiu os padres comuns a essas atividades em todo o mundo. Em um primeiro momento, houve uma marcante concentrao das indstrias em determinada regio para mais tarde acontecer exatamente o oposto: as empresas esto fugindo dos locais muito industrializados, em um processo que chamamos de disperso industrial. Observe, no mapa da pgina seguinte, como esto distribudas as indstrias no Brasil. Concentrao industrial A indstria brasileira comeou a se concentrar no estado de So Paulo no perodo que vai de 1907 a 1920, tendo sua origem nas capitais da economia cafeeira. Em 1920, So Paulo participava com mais de 30% do nmero de indstrias do pas. Na primeira fase do processo de industrializao brasileiro (1930-1960), alm do capital do comrcio do caf, So Paulo reuniu os principais requisitos para o desenvolvimento dessa atividade: - mo-de-obra assalariada imigrante; - ferrovias que ligavam o interior ao porto de Santos; - o mercado consumidor que se formou na capital paulista e seus arredores. Com a fora econmica de So Paulo e o poder poltico do Distrito Federal (no Rio de Janeiro at 1960), a regio Sudeste firmou-se como a maior rea de concentrao industrial no pas. O tringulo So Paulo -Rio de Janeiro-Belo Horizonte passou a concentraras atividades secundrias no Sudeste e em todo o Brasil. Disperso industrial No fim da dcada de 1980, j eram ntidos os sinais da disperso industrial no Brasil. Esse processo passou a ocorrer em duas escalas: - no territrio brasileiro (escala nacional), buscando se expandir para outras regies; - dentro da regio Sudeste (escala regional), procurando fugir de reas j muito industrializadas. No primeiro caso, planos do governo federal procuraram instalar plos industriais em outras regies, como o Norte (Zona Franca de Manaus) e o Nordeste (Recncavo Baiano). No segundo caso, a disperso das indstrias foi marcada pelo congestionamento da rea metropolitana de So Paulo. As empresas esto fugindo da poluio, dos altos preos dos

terrenos, de sindicatos fortes, e procurando cidades menores, que oferecem, entre muitas facilidades, uma excelente qualidade de vida. Outras vantagens so boa estrutura de transportes, mo-de-obra mais barata e mercado consumidor. Muitas dessas cidades possuem centros de pesquisa e universidades que permitem a instalao de tecnopolos. A "guerra fiscal" Um fator decisivo para o processo de descentralizao industrial, tanto em escala nacional como regional, a disputa travada por estados e municpios para receber as instalaes de grandes empresas transnacionais, E a chamada "guerra fiscal", que consiste em conceder desde terrenos para as fbricas at isenes parciais ou totais de impostos. Distribuio espacial das Indstrias no Brasil Veja a participao das Grandes Regies na produo industrial brasileira e suas principais caractersticas. Regio Sudeste Mesmo diminuindo a importncia da indstria no conjunto de suas atividades econmicas, em virtude de incentivos fiscais oferecidos principalmente pelas regies Sul e Nordeste, o Sudeste permanece como a regio mais industrializada do Brasil, tendo como destaque o tringulo formado pelas cidades de So Paulo, Belo Horizonte e Rio de Janeiro. So Paulo O estado de So Paulo possui todos os ramos industriais, como o de bens de consumo no durveis (alimentos, bebidas, vesturio, material de higiene, etc.), bens de consumo durveis (avies, automveis, eletrodomsticos, entre outros), indstrias de base ou de bens de produo (metalurgia, siderurgia, cimento, produtos qumicos), que se encontram distribudos pela cidade de So Paulo e sua rea metropolitana (bens de consumo e bens de produo) e por quatro principais eixos industriais que seguem suas principais rodovias: - Eixo Castelo Branco -Raposo Tavares. Destaca-se pela produo de cimento c bens de consumo em geral Sorocaba o seu principal centro urbano. - Eixo Anhanguera Bandeirantes - Waslington Lus. Essas rodovias exercem papel de ligao da capital com importantes cidades do interior de So Paulo e Minas Gerais. Ao longo das duas primeiras rodovias alinham-se vrios estabelecimentos industriais e inmeras cidades (Jundia, Araras, Porto Ferreira, Ribeiro Preto, Orlndia e So Joaquim da Barra). No eixo da Washington Lus esto localizadas em So Carlos e Araraquara. Entretanto a principal cidade Campinas, que abriga um dos mais importantes tecnoplos do pas. - Eixo AnchietaImigrantes. Liga o planalto Baixada Santista, onde esto localizados o plo petroqumico de Cubato e o porto de Santos. - Eixo formado pela Viu Dutra. A indstria automobilstica e aeronutica so os destaques desse eixo que tem na cidade de So Jos dos Campos outro grande plo tecnolgico do pais. Atualmente, o interior do estado de So Paulo a terceira maior rea industrial brasileira, pois

recebe cada vez mais indstrias oriundas da regio metropolitana de So Paulo, que encontram nas cidades mdias paulistas todas as vantagens citadas anteriormente. Rio de Janeiro Segundo o IBGE, a indstria fluminense cresceu 13,3% no primeiro bimestre de 2000. O Rio de Janeiro o segundo estado mais industrializado do Brasil, concentrando suas atividades nos ramos da extrao do petrleo (bacia de Campos na plataforma continental), siderrgico (Volta Redonda), qumico e farmacutico (Grande Rio). A rea metropolitana do Rio de Janeiro, que envolve a Baixada Fluminense (Nova Iguau, Duque de Caxias, entre outras cidades), a que mais se destaca, e vem recebendo tanto investimentos nacionais quanto estrangeiros. Minas Gerais A instalao da Fiat (Betim) em 1973 e da Mercedes-Benz (Juiz de Fora) em 1999 atraiu outras empresas para esse estado que ocupa o terceiro lugar entre os mais industrializados do pais. Seus principais ramos industriais so o metalrgico, o qumico mecnico e o extrativo mineral, principalmente na regio metropolitana de Belo Horizonte (Betim, Contagem), e o alimentcio encontrado em vrias regies do estado, como nas cidades de Uberlndia, Uberaba, juiz de Fora, Guaxup, entre outras. As reservas minerais (ferro, mangans) na regio do Quadriltero Ferrfero favoreceram a instalao de um complexo siderrgico no Vale do Rio Doce, denominado Vale do Ao. Esprito Santo Segundo o IBGE, a produo industrial capixaba cresceu 9% em 1999, Entretanto o Esprito Santo o estado menos industrializado do Sudeste. O principal ramo industrial o metalrgico.A regio metropolitana de Vitria concentra as atividades industriais. A cidade de Vila Velha, na rea metropolitana de Vitria, concentra uma grande indstria alimentcia. Rio Grande do Sul O Rio Grande do Sul possui o parque industrial mais dinmico e diversificado do Sul do pas. Os principais amos industriais so o alimentcio (vinho, frigorficos), o de couro, o de calados, o petroqumico, o automobilstico, o tabagista e o da construo civil. O eixo localizado entre a rea metropolitana de Porto Alegre e a cidade de Caxias do Sul forma a maior rea industrial desse estado, concentrando cidades como So Leopoldo e Novo Hamburgo. Localizadas prximo a Caxias do Sul, Garibaidi e Bento Gonalves so os grandes municpios produtores de vinho do pas. Regio Sul A regio Sul conheceu um processo de industrializao bem caracterstico: a atividade industrial nasceu com indstrias criadas por um empresariado da regio, descendente de

imigrantes, baseadas em matrias-primas agropecurias, com produo dirigida, a princpio, ao mercado regional. S mais tarde atingiu o mercado nacional. a segunda regio brasileira mais industrializada, do pas Paran A regio metropolitana de Curitiba firmou-se como o terceiro plo automobilstico brasileiro, depois do ABC paulista e de Betim, em Minas Gerais. Empresas transnacionais, como a Audi, a Volkswagen, a Benault, a Volvo e a Chrysler, geraram milhares de novos empregos para o estado, Alm do setor automobilstico, o Paran destacase pelas indstrias de papel e celulose, de madeira e por aquelas ligadas agroindstria, como as de alimentos e de fertilizantes. Santa Catarina O Vale do Itaja, onde esto as cidades de Blumenau e Itaja, com indstrias txteis e de cristais, a principal rea industrial do estado. No entanto h diversos plos industriais importantes, como Joinville (cermica), Siderpolis (carboqumicos), Concrdia (frigorficos). Regio Nordeste A participao industrial do Nordeste, apesar de ser apenas a terceira regio no total da produo nacional, tem apresentado um crescimento maior que as demais regies brasileiras, em consequncia dos incentivos fiscais oferecidos plos governos dos estados nordestinos a empresrios estrangeiros do Centro-Sul do pas. Na realidade, a instalao de indstrias no Nordeste resultado dos esforos do governo para dinamizar a economia regional. A Superintendncia do Desenvolvimento do Nordeste, a extinta Sudene, foi a responsvel plos primeiros plos industriais do Nordeste. Portanto, o surto industrial conhecido por essa regio a partir de 1960 no um processo originado em seu interior, como no Sul, mas introduzido por uma poltica governamental e, por esse motivo, fora de sua realidade econmica, como as tradicionais indstrias txteis, alimentcias e as ligadas cana-de-acar. Por esse motivo, essas iniciativas nem sempre foram bem-sucedidas, pois as pequenas possibilidades do mercado de consumo interno acabaram por dirigir sua produo para o Centro-Sul. Nos anos 1990, a poltica de incentivos fiscais adotada plos governos nordestinos conheceu uma importante mudana: procurou-se instalar na regio indstrias destinadas exportao, dissociadas do mercado consumidor interno (Centro-Sul). Para isso, investiu-se em infraestrutura, como na construo do porto de Suape, em Pernambuco. Quanto produo industrial, destacam-se no conjunto regional os estados da Bahia, Pernambuco e Cear. Bahia A regio metropolitana de Salvador, onde esto instalados o Plo Industrial de Aratu e o Plo Petroqumico de Camaari, a principal rea industrial do estado do Nordeste. Atrada por incentivos fiscais, a Ford instalou uma filial nesse complexo industrial.

Pernambuco A maior parte dos estabelecimentos industriais dos estados est na rea metropolitana de Recife, com destaque para os municpios de Jaboato, Cabo e Paulista, onde so encontradas indstrias alimentcias, de material eltrico, de comunicaes, metalrgicas e de bens de consumo durveis, em geral. Cear O Cear vem apresentando um forte crescimento nos setores de calados e txtil em virtude das vantagens oferecidas s indstrias para se instalarem em suas cidades, principalmente em Fortaleza. Osis high tech no Agreste Campina Grande, no interior da Paraba, citada em revista americana como um dos plos tecnolgicos emergentes do planeta. Campina Grande hoje um osis de prosperidade... citada pela revista americana News week como um dos mais promissores plos tecnolgicos do mundo, a cidade paraibana abriga dezenas de indstrias de informtica e eletrnica e tem Produto Interno Bruto per capita duas vezes superior mdia nordestina. Regio Norte Como no Nordeste, a industrializao da regio Norte foi decorrente do planejamento do governo e iniciou-se com a criao da Zona Franca de Manaus em 1967. Entretanto as grandes distncias dos centros consumidores e a deficincia da rede de transportes da regio acabaram por criar reas industriais desarticuladas da economia regional. O estado do Amazonas, onde est situada na Zona Franca de Manaus, e o Par, com o parque industrial da rea metropolitana de Belm, so praticamente os nicos industrializados da poro norte do pas. Zona Franca de Manaus S na regio da Amaznia ocidental, o parque industrial de Manaus gera 46 mil empregos e mais de 250 mil portos em todo o Brasil. Os nmeros tambm so positivos em relao aos faturamento do plo, cuja mdia.anual de 10 bilhes de dlares, t.o.m destaque para os setores etetroeletrnicos, de relgios, motocicletas,.termoptstico, canetas, brinquedos, ptico, metalrgico e qumico. Na rea metropolitana de Belm est em expanso o setor industrial ligado ao minrio de alumnio extrado na cidade de Oriximin, nas margens do rio Trombetas. Regio Centro-Oeste

Apesar de ser a regio menos industrializada do Brasil, o Centro-Oeste vem apresentando elevado crescimento nos setores industriais ligados agroindstria, como o de produo de alimentos. Gois o estado mais industrializado, com destaque para sua capital, Goinia. Seguem-se o Distrito Federal (Braslia) e Mato Grosso do Sul, cujo principal centro industrial Campo Grande. Nos ltimos anos, o Centro Oeste est mudando de patamar de desenvolvimento e deixando de ser apenas uma nova fronteira agrcola. As empresas esto se instalando na regio para transformar in loco algodo, soja, milho, alm de couro e carne. Com elas, chegam tambm os fornecedores de servios e insumos.

Potrebbero piacerti anche