Sei sulla pagina 1di 39

BREVE INTRODUO SOBRE ONDAS

Onda a manifestao de um fenmeno fsico no qual uma fonte perturbadora fornece energia a um sistema e essa energia desloca-se atravs de pontos desse sistema. Observemos a propagao de um impulso numa corda para melhor entendermos esse conceito.

Cabe ressaltar que no a onda que se movimenta mas a energia fornecida pela mo (fonte perturbadora). Existem trs tipos de ondas quanto direo de propagao: Unidimensionais Bidimensionais Tridimensionais Cabe ressaltar tambm que dependendo do meio sob o qual a energia propagase, temos uma velocidade de propagao correspondente. Ondas harmnicas so tipos de ondas cuja fonte perturbadora executa um movimento uniforme. O comprimento de onda o perodo espacial correspondente ao perodo temporal T. Conhecendo-se a velocidade de propagao podemos caracterizar uma onda atravs da freqncia ou do comprimento de onda (v=.f).

ESPECTRO ELETROMAGNTICO

A NATUREZA DA LUZ
A natureza da luz sempre foi um dos temas que sempre chamaram a ateno dos grandes cientistas da humanidade. Desde a antigidade (300 a. C.) com Euclides at Einstein e Planck, no sc. XX. Hoje em dia, duas teorias que explicam a natureza da luz so aceitas: a teoria corpuscular e a teoria ondulatria. Na teoria ondulatria, a luz tratasda como sendo campos eletromagnticos oscilantes propagando-se no espao. Essa teoria explica fenmenos como reflexo, refrao, difrao, etc. Na teoria corpuscular, a luz tratada como sendo pacotes de energia chamados ftons. Essa teoria explica fenmenos como o efeito Compton e o desvio do raio luminoso ao passar perto de corpos celestes. A velocidade da luz no vcuo pode ser considerada como sendo 300000 km/s, o que nos d um erro menor que 0,1 %.
2

NDICE DE REFRAO
Grandeza que expressa a velocidade que a luz possui num determinado meio de transmisso. definido por n=c/v, onde c a velocidade da luz no vcuo v a velocidade da luz no meio em questo Cabe salientar que o ndice de refrao depende do comprimento de onda da luz, o que, nas fibras pticas, ir provocar a disperso do impulso luminoso, limitando a capacidade de transmisso de sinais. Esse efeito explica a experincia de Newton da decomposio da luz branca atravs de um prisma, como tambm a formao do arcoris. Exemplos: vcuo n=1,0; gua n=1,3; vidro n=1,5; diamantes n=2,0.

REFLEXO E REFRAO
Quando uma onda incide numa superfcie de separao de dois meios de ndice de refrao diferentes, com uma certa inclinao, uma parcela da energia atravessar a superfcie e propagar atravs do meio de transmisso, enquanto que outra parcela refletir na superfcie, continuando no meio incidente.

Ao passar para o meio de transmisso, a onda sofre um desvio de sua direo natural regido pela lei de Snell (ni.seni=nt.sent).

RAIOS DE LUZ

Podemos, por simplicidade, representar a luz indicando apenas a sua direo de propagao utilizando os raios de luz.

NGULO CRTICO E REFLEXO INTERNA TOTAL


Quando um raio de luz muda de um meio que tem ndice de refrao grande para um meio que tem ndice de refrao pequeno a direo da onda transmitida afasta-se da normal (perpendicular). A medida que aumentamos o ngulo de incidncia i, o ngulo do raio refratado tende a 90o. Quando isso acontece, o ngulo de incidncia recebe o nome de ngulo crtico. Uma incidncia com ngulo maior do que este sofre o fenmeno da reflexo interna total.

FIBRAS PTICAS
Uma fibra ptica um capilar formado por materiais cristalinos e homogneos, transparentes o bastante para guiar um feixe de luz (visvel ou infravermelho) atravs de um trajeto qualquer. A estrutura bsica desses capilares so cilindros concntricos com determinadas espessuras e com ndices de refrao tais que permitam o fenmeno da reflexo interna total. O centro (miolo) da fibra chamado de ncleo e a regio externa chamada de casca. Para que ocorra o fenmeno da reflexo interna total necessrio que o ndice de refrao do ncleo seja maior que o ndice de refrao da casca. Os tipos bsicos de fibras pticas so: fibra de ndice degrau fibra de ndice gradual fibra monomodo

FIBRA DE NDICE DEGRAU (STEP INDEX)


Este tipo de fibra foi o primeiro a surgir e o tipo mais simples. Constitui-se basicamente de um nico tipo de vidro para compor o ncleo, ou seja, com ndice de refrao constante. O ncleo pode ser feito de vrios materiais como plstico, vidro, etc. e com dimenses que variam de 50 a 400 m, conforme o tipo de aplicao. A casca, cuja a funo bsica de garantir a condio de aguiamento da luz pode ser feita de vidro, plstico e at mesmo o prprio ar pode atuar como casca (essas fibras so chamadas de bundle). Essas fibras so limitadas quanto capacidade de transmisso. Possuem atenuao elevada (maior que 5 dB/km) e pequena largura de banda (menor que 30 MHz.km) e so utilizadas em transmisso de dados em curtas distncias e iluminao.

FIBRA DE NDICE GRADUAL (GRADED INDEX)


Este tipo de fibra tem seu ncleo composto por vidros especiais com diferentes valores de ndice de refrao, os quais temo o objetivo de diminuir as diferenas de tempos de propagao da luz no ncleo, devido aos vrios caminhos possveis que a

luz pode tomar no interior da fibra, diminuindo a disperso do impulso e aumentando a largura de banda passante da fibra ptica. A variao do ndice de refrao em funo do raio do ncleo obedece seguinte equao n(r)=n1.(1-(r/a).), onde n(r) o ndice de refrao do ponto r n1 o ndice de refrao do ncleo r a posio sobre o raio do ncleo o coeficiente de optimizao a diferena entre o ndice de refrao da casca e do ncleo Os materiais tipicamente empregados na fabricao dessas fibras so slica pura para a casca e slica dopada para o ncleo com dimenses tpicas de 125 e 50 m respectivamente. Essas fibras apresentam baixas atenuaes (3 db/km em 850 nm) e capacidade de transmisso elevadas. So, por esse motivo, empregadas em telecomunicaes.

FIBRA MONOMODO
Esta fibra, ao contrrio das anteriores, construda de tal forma que apenas o modo fundamental de distribuio eletromagntica (raio axial) guiado, evitando assim os vrios caminhos de propagao da luz dentro do ncleo, consequentemente diminuindo a disperso do impulso luminoso. Para que isso ocorra, necessrio que o dimetro do ncleo seja poucas vezes maior que o comprimento de onda da luz utilizado para a transmisso. As dimenses tpicas so 2 a 10 m para o ncleo e 80 a 125 m para a casca. Os materiais utilizados para a sua fabricao so slica e slica dopada. So empregadas basicamente em telecomunicaes pois possuem baixa atenuao (0,7 dB/km em 1300 nm e 0,2 dB/km em 1550 nm) e grande largura de banda (10 a 100 GHz.km).

GUIAMENTO DE LUZ EM FIBRAS PTICAS


ABERTURA NUMRICA
um parmetro bsico para fibras multimodos (degrau e gradual) que representa o ngulo mximo de incidncia que um raio deve ter, em relao ao eixo da fibra, para que ele sofra a reflexo interna total no interior do ncleo e propague-se ao longo da fibra atravs de reflexes sucessivas.

MODOS DE PROPAGAO
Quando tratamos a luz pela teoria ondulatria, a luz regida pelas equaes de Maxwell. Assim, se resolvermos as equaes de Maxwell para as condies (chamadas condies de contorno) da fibra, que um guia de onda, tais como dimetro do ncleo, comprimento de onda, abertura numrica, etc. encontramos um certo nmero de solues finitas. Dessa maneira, a luz que percorre a fibra ptica no se propaga aleatoriamente, mas canalizada em certos modos. Modo de propagao , portanto, uma onda com determinada distribuio de campo eletromagntico que satisfaz as equaes de Maxwell e que transporta uma parcela individual (mas no igual) da energia luminosa total transmitida. Esses modos podem ser entendidos e representados como sendo os possveis caminhos que a luz pode ter no interior do ncleo. Numa fibra ptica, o nmero de modos est relacionado 2 a AN com a freqncia normalizada V que uma grandeza definida por V = , onde a o raio do ncleo o comprimento de onda AN a abertura numrica A relao entre a freqncia normalizada e o nmero de modos M dada por V2 para fibras de ndice gradual M= 4 V2 para fibras de ndice degrau M= 2

PROPRIEDADES DAS FIBRAS PTICAS


7

A fibra ptica apresenta certas caractersticas particulares, que podemos tratar como vantagens, quando comparadas com os meios de transmisso formados por condutores metlicos, tais como imunidade a rudos externos em geral e interferncias eletromagnticas em particular, como as causadas por descargas atmosfricas e instalaes eltricas de altas tenses; imunidade a interferncias de freqncias de rdio de estaes de rdio e radar, e impulsos eletromagnticos causados por exploses nucleares; imune a influncia do meio ambiente, como por exemplo umidade; ausncia de diafonia; grande confiabilidade no que diz respeito ao sigilo das informaes transmitidas; capacidade de transmisso muito superior a dos meios que utilizam condutores metlicos; baixa atenuao, grandes distncias entre pontos de regenerao; cabos de pequenas dimenses (pequeno dimetro e pequeno peso) o que implica em economia no transporte e instalao.

APLICAES DAS FIBRAS PTICAS


Redes de telecomunicaes entroncamentos locais entroncamentos interurbanos conexes de assinantes Redes de comunicao em ferrovias Redes de distribuio de energia eltrica (monitorao, controle e proteo) Redes de transmisso de dados e fac-smile Redes de distribuio de radiodifuso e televiso Redes de estdios, cabos de cmeras de TV Redes internas industriais Equipamentos de sistemas militares Aplicaes de controle em geral Veculos motorizados, aeronaves, navios, instrumentos, etc.

CARACTERSTICAS DE TRANSMISSO DA FIBRA PTICA ATENUAO


A atenuao ou perda de transmisso pode ser definida como a diminuio da intensidade de energia de um sinal ao propagar-se atravs de um meio de transmisso. Ps A frmula mais usual para o clculo da atenuao a seguinte 10 log , onde Pe Ps a potncia de sada Pe a potncia de entrada
8

Nas fibras pticas, a atenuao varia de acordo com o comprimento de onda da luz utilizada. Essa atenuao a soma de vrias perdas ligadas ao material que empregado na fabricao das fibras e estrutura do guia de onda. Os mecanismos que provocam atenuao so absoro espalhamento deformaes mecnicas.

ABSORO
Os tipos bsicos de absoro so absoro material absoro do ion OHA absoro material o mecanismo de atenuao que exprime a dissipao de parte da energia transmitida numa fibra ptica em forma de calor. Neste tipo de absoro temos fatores extrnsecos e intrnsecos prpria fibra. Como fatores intrnsecos, temos a absoro do ultravioleta, a qual cresce exponencialmente no sentido do ultravioleta, e a absoro do infravermelho, provocada pela sua vibrao e rotao dos tomos em torno da sua posio de equilbrio, a qual cresce exponencialmente no sentido do infravermelho. Como fatores extrnsecos, temos a absoro devido aos ions metlicos porventura presentes na fibra (Mn, Ni, Cr, U, Co, Fe e Cu) os quais, devido ao seu tamanho, provocam picos de absoro em determinados comprimentos de onda exigindo grande purificao dos materiais que compem a estrutura da fibra ptica. A absoro do OH- (hidroxila) provoca atenuao fundamentalmente no comprimento de onda de 2700 nm e em sobre tons (harmnicos) em torno de 950 nm, 1240 nm e 1380 nm na faixa de baixa atenuao da fibra. Esse ion comumente chamado de gua e incorporado ao ncleo durante o processo de produo. muito difcil de ser eliminado.

ESPALHAMENTO
o mecanismo de atenuao que exprime o desvio de parte da energia luminosa guiada pelos vrios modos de propagao em vrias direes. Existem vrios tipos de espalhamento (Rayleigh, Mie, Raman estimulado, Brillouin estimulado) sendo o mais importante e significativo o espalhamento de Rayleigh. Esse espalhamento devido no homogeneidade microscpica (de flutuaes trmicas, flutuaes de composio, variao de presso, pequenas bolhas, variao no perfil de ndice de refrao, etc. Esse espalhamento est sempre presente na fibra ptica e determina o limite mnimo de atenuao nas fibras de slica na regio de baixa atenuao. A atenuao 1 neste tipo de espalhamento proporcional a 4 .

DEFORMAES MECNICAS
As deformaes so chamadas de microcurvatura e macrocurvatura, as quais ocorrem ao longo da fibra devido aplicao de esforos sobre a mesma durante a confeco e instalao do cabo. As macrocurvaturas so perdas pontuais (localizadas) de luz por irradiao, ou seja, os modos de alta ordem (ngulo de incidncia prximo ao ngulo crtico) no apresentam condies de reflexo interna total devido a curvaturas de raio finito da fibra ptica.

As microcurvaturas aparecem quando a fibra submetida a presso transversal de maneira a comprimi-la contra uma superfcie levemente rugosa. Essas microcurvaturas extraem parte da energia luminosa do ncleo devido aos modos de alta ordem tornarem-se no guiados.

10

A atenuao tpica de uma fibra de slica sobrepondo-se todos os efeitos est mostrada na figura abaixo:

Existem trs comprimentos de onda tipicamente utilizados para transmisso em fibras pticas: 850 nm com atenuao tpica de 3 dB/km 1300 nm com atenuao tpica de 0,8 dB/km 1550 nm com atenuao tpica de 0,2 dB/km

DISPERSO
uma caracterstica de transmisso que exprime o alargamento dos pulsos transmitidos. Este alargamento determina a largura de banda da fibra ptica, dada em MHz.km, e est relacionada com a capacidade de transmisso de informao das fibras. Os mecanismos bsicos de disperso so modal cromtica

DISPERSO MODAL
Este tipo de disperso s existe em fibras do tipo multimodo (degrau e gradual) e provocada basicamente pelos vrios caminhos possveis de propagao (modos)
11

que a luz pode ter no ncleo. Numa fibra degrau, todos os modos viajam com a mesma velocidade, pois o ndice de refrao constante em todo o ncleo. Logo, os modos de alta ordem (que percorrem caminho mais longo) demoraro mais tempo para sair da fibra do que os modos de baixa ordem. Neste tipo de fibra, a diferena entre os tempos de chegada dado por =t1, onde t1 o tempo de propagao do modo de menor ordem a diferena percentual de ndices de refrao entre o ncleo e a casca dada por =(n1-n2)/n1 A disperso modal inexiste em fibras monomodo pois apenas um modo ser guiado.

DISPERSO CROMTICA
Esse tipo de disperso depende do comprimento de onda e divide-se em dois tipos disperso material disperso de guia de onda

DISPERSO MATERIAL
Como o ndice de refrao depende do comprimento de onda e como as fontes luminosas existentes no so ideais, ou seja, possuem uma certa largura espectral finita (), temos que cada comprimento de onda enxerga um valor diferente de ndice de refrao num determinado ponto, logo cada comprimento de onda viaja no ncleo com velocidade diferente, provocando uma diferena de tempo de percurso, causando a disperso do impulso luminoso. dn A disperso provocada pela disperso material dada por D = , onde c d a largura espectral da fonte luminosa c a velocidade da luz no vcuo n o ndice de refrao do ncleo

DISPERSO DE GUIA DE ONDA


Esse tipo de disperso provocado por variaes nas dimenses do ncleo e variaes no perfil de ndice de refrao ao longo da fibra ptica e depende tambm do comprimento de onda da luz. Essa disperso s percebida em fibras monomodo que tem disperso material reduzida ( pequeno em torno de 1300 nm) e da ordem de alguns ps/(nm.km).

CONCLUSO
Os tipos de disperso que predominam nas fibras so degrau: modal (dezenas de MHz.km) gradual: modal material (menor que 1 GHz.km)
12

monomodo: material guia de onda (10 a 100 GHz.km) A disperso total numa fibra ptica multimodo gradual, levando-se em conta a 2 2 disperso modal e a material dada por 2 T = M + C , onde C a disperso cromtica M a disperso material

13

MTODOS DE FABRICAO DAS FIBRAS PTICAS


Os materiais bsicos usados na fabricao de fibras pticas so slica pura ou dopada, vidro composto e plstico. As fibras pticas fabricadas de slica pura ou dopada so as que apresentam as melhores caractersticas de transmisso e so as usadas em sistemas de telecomunicaes. Todos os processos de fabricao so complexos e caros. As fibras pticas fabricadas de vidro composto e plstico no tem boas caractersticas de transmisso (possuem alta atenuao e baixa largura de banda passante) e so empregadas em sistemas de telecomunicaes de baixa capacidade e pequenas distncias e sistemas de iluminao. Os processos de fabricao dessas fibras so simples e baratos se comparados com as fibras de slica pura ou dopada.

FABRICAO DE FIBRAS DE SLICA PURA


Existem 4 tipos de processos de fabricao deste tipo de fibra e a diferena entre eles est na etapa de fabricao da preforma (basto que contm todas as caractersticas da fibra ptica, mas possui dimenses macroscpicas). A segunda etapa de fabricao da fibra, o puxamento, comum a todos os processos.

MCVD (MODIFICATED CHEMICAL VAPOUR DEPOSITION)


Este processo consiste na deposio de camadas de materiais (vidros especiais) no interior de um tubo de slica pura (SiO 2). O tubo de slica o que far o papel de casca da fibra ptica, enquanto que os materiais que so depositados faro o papel do ncleo da fibra. O tubo de slica colocado na posio horizontal numa mquina chamada torno ptico que o mantm girando em torno de seu eixo. No interior do tubo so injetados gases (cloretos do tipo SiCl4, GeCl4, etc.) com concentraes controladas. Um queimador percorre o tubo no sentido longitudinal elevando a temperatura no interior do tubo para 1500oC aproximadamente. Os gases, quando atingem a regio de alta temperatura, reagem com o oxignio (gs de arraste) formando xidos como SiO 2, GeO2, etc. liberando o Cl2. Ocorre ento a deposio de partculas submicroscpicas de vidro no interior do tubo, as quais formaro o ncleo da fibra. A cada passagem do maarico na extenso do tubo, deposita-se uma camada de 5 a 10 m e esse processo repete-se at que o ncleo tenha dimenses apropriadas. Os xidos GeO 2 e P2O5 tem a funo de variar o ndice de refrao da slica pura (SiO 2) de acordo com suas concentraes.

14

Aps a deposio do nmero correto de camadas efetuado o colapsamento do tubo (estrangulamento) para torn-lo um basto slido e macio denominado preforma. Isso feito elevando-se a temperatura do queimador a 1800-2000oC, e o tubo fecha-se por tenses superficiais.

Por esse processo, obtm-se fibras de boa qualidade porque a reao que ocorre no interior do tubo no tem contato com o meio externo, dessa maneira evita-se a deposio de impurezas, especialmente a hidroxila (OH-). Com esse processo, pode-se fabricar fibras do tipo multimodo degrau e gradual e monomodo.

PVCD (PLASMA CHEMICAL VAPOUR DEPOSITION)


A diferena bsica deste mtodo, ilustrado abaixo, em relao ao MCVD que ao invs de usar um maarico de oxignio e hidrognio, usa-se um plasma no isotrmico formado por uma cavidade ressonante de microondas para a estimulao dos gases no interior do tubo de slica.

15

Neste processo, no necessria a rotao do tubo em torno de seu eixo, pois a deposio uniforme obtida devido simetria circular da cavidade ressonante. A temperatura para deposio em torno de 1100 oC. As propriedades das fibras fabricadas por este mtodo so idnticas ao MCVD.

16

OVD (OUTSIDE VAPOUR DEPOSITION)


Este processo baseia-se no crescimento da preforma a partir de uma semente, que feita de cermica ou grafite, tambm chamada de mandril. Este mandril colocado num torno e permanece girando durante o processo de deposio que ocorre sobre o mandril. Os resgentes so lanados pelo prprio maarico e os cristais de vidro so depositados no mandril atravs de camadas sucessivas. Nesse processo ocorre a deposio do ncleo e tambm da casa, e obtm-se preformas de dimetro relativamente grande, o que proporcionam fibras de grande comprimento (40 km ou mais). Aps essas etapas teremos uma preforma porosa (opaca) e com o mandril em seu centro. Para a retirada do mandril coloca-se a preforma num forno aquecido a 1500oC que provoca a dilatao dos materiais. Atravs da diferena de coeficiente de dilatao trmica consegue-se soltar o mandril da preforma e a sua retirada. O prprio forno faz tambm o colapsamento da preforma para torn-la cristalina e macia. Esse processo serve para a fabricao de fibras do tipo multimodo e monomodo de boa qualidade de transmisso.

VAD (VAPOUR AXIAL DEPOSITION)


Neste processo, a casca e o ncleo so depositados mas no sentido do eixo da fibra (sentido axial). Neste processo utilizam-se dois queimadores que criam a distribuio de temperatura desejada e tambm injetam os gases (reagentes). Obtm-se assim uma preforma porosa que cristalizada num forno eltrico temperatura de 1500oC. Este processo obtm preformas com grande dimetro e grande comprimento, tornando-o extremamente produtivo.

17

PUXAMENTO
Uma vez obtida a preforma, por qualquer um dos mtodos descritos acima, esta levada a uma estrutura vertical chamada torre de puxamento e fixada num alimentador que a introduz num forno (normalmente de grafite, que utiliza maaricos especiais ou lasers de alta potncia) com temperatura de aproximadamente 2000 oC que efetua o escoamento do material formando um capilar de vidro, a fibra ptica. O dimetro da fibra depende da velocidade de alimentao da preforma no forno e da velocidade de bobinamento da fibra, ambas controladas por computador. O controle desse processo feito atravs de um medidor ptico de dimetro (que funciona a laser).

18

FABRICAO DE FIBRAS DE VIDRO COMPOSTO


Os vidros mais utilizados so o SiO2-B2O3-Na2O sendo o ndice de refrao controlado pela concentrao de Na2O.

MTODO ROD-IN-TUBE
Este mtodo consiste na insero de vidros na forma de basto e tubo simultaneamente no forno de puxamento, o qual efetua o escoamento dos materiais ao mesmo tempo. Assim, obtem-se fibras degrau do tipo slica-slica (casca e ncleo de vidro) e variaes como fibras de slica-silicone (esticando-se apenas o basto, que forma o ncleo e aplicando-se o silicone, que forma a casca) e fibras bundle (esticando-se apenas o basto, que forma o ncleo, com a casca formada pelo prprio ar), as quais so utilizadas em iluminao.

DOUBLE CRUCIBLE (DUPLO CADINHO)


Este processo semelhante ao anterior, mas os vidros vm na forma de basto, os quais so introduzidos no forno do puxamento, que contm dois cadinhos. Neste processo, a geometria dos vidros alimentadores no to importante como no processo
19

anterior. Neste processo consegue-se a variao do ndice de refrao atravs da migrao de ions alcalinos que mesclam a concentrao dos vidros interno e externo.

FABRICAO DE FIBRAS DE PLSTICO


A fabricao de fibras de plstico feita por extrao. As fibras pticas obtidas com este mtodo tm caractersticas pticas bem inferiores s de slica, mas possuem resistncia mecnica (esforos mecnicos) bem maiores que as fibras de slica. Tm grandes aplicaes em iluminao e transmisso de informaes a curtas distncias e situaes que oferecem grandes esforos mecnicos s fibras.

CABOS PTICOS
O uso de fibras pticas gerou uma srie de modificaes nos conceitos de projeto e fabricao de cabos pticos para telecomunicaes. Nos cabos de condutores metlicos as propriedades de transmisso eram definidas pelo condutor, construo do cabo e materiais isolantes. Estes cabos eram pouco afetados nas suas caractersticas pelas traes e tores exercidas sobre os cabos durante a fabricao e instalao. J nos cabos pticos, a situao diferente porque as caractersticas de transmisso dependem apenas da fibra ptica e sua fragilidade notria. No projeto de cabos pticos so observados os seguintes itens: nmero de fibras aplicao minimizao de atenuao por curvaturas caractersticas de transmisso estvel dentro da maior gama de temperatura possvel resistncia trao, curvatura, vibrao, compresso adequadas degradao com o tempo (envelhecimento) facilidade de manuseio, instalao, confeco de emendas, etc. Durante a fabricao e instalao no se deve aplicar tenses excessivas sobre a fibra, pois a mesma tem ruptura terica a 1800 kgf/mm. Na prtica costuma-se no exceder 250 g de tenso para fibras de 125 m de casca. O revestimento da fibra ptica deve ser deslizante (autolubrificante). Assim sendo, quando o revestimento primrio for o silicone aplica-se uma camada de nylon. No caso do acrilato no necessria a aplicao do nylon.

20

CONSTRUO DE CABOS PTICOS


A construo de cabos pticos efetuada atravs de vrias etapas de reunio de vrios elementos, aplicao de capas, enchimentos, encordoamentos em equipamentos especiais, tais como extrusoras e planetrias. Neste processo efetua-se a cordagem das fibras em torno de elementos de apoio e trao. Para garantir-se uma probabilidade de longa vida para o cabo, necessrio no submeter a fibra a tenses elevadas. Para isso, so utilizados, durante a construo, elementos tensores e tubos os quais absorvem as solicitaes mecnicas aplicadas no cabo. Esses elementos so muito importantes na construo do cabo assegurando estabilidade dimensional do mesmo.

ESTRUTURA TIGHT (ADERENTE)


Neste tipo de estrutura, as fibras pticas esto em contato com a estrutura do cabo ptico. Possuem, por esta razo, elementos de trao bem resistentes.

21

ESTRUTURA LOOSE (NO ADERENTE)


Neste tipo de estrutura, a fibra ptica fica afastada da estrutura do cabo acondicionada em tubos (plsticos ou metlicos).

MEDIDAS EM FIBRAS PTICAS


Para a caracterizao das fibras pticas so efetuadas medies que verificam as caractersticas de transmisso das fibras, a saber: atenuao espectral atenuao de insero atenuao por retroespalhamento largura de banda abertura numrica perfil de ndice de refrao

TESTE DE ATENUAO ESPECTRAL

22

Este tipo de teste mede a atenuao da fibra ptica numa faixa de comprimentos de onda, normalmente contendo o comprimento de onda em que a fibra operar. efetuado em laboratrio devido complexidade e preciso e fornece dados sobre a contaminao que pode ter ocorrido na fabricao da preforma e puxamento, principalmente o OH-. O teste consiste em se medir a potncia de luz aps percorrer toda a fibra nos vrios comprimentos de onda que se deseja medir a atenuao, esta a primeira medida, ou ainda, a potncia de sada. Aps isso, corta-se a fibra a 2 ou 3 metros do incio, sem alterar as condies de lanamento, e mede-se a potncia de luz nesse ponto, que pode ser considerado como a potncia de entrada, uma vez que 2 ou 3 metros tem atenuao desprezvel; esta a segunda medida. De posse das duas Ps medidas, calcula-se a atenuao por A = 10 log [dB]. Pe

Onde: (1) - fonte de luz (2) - lentes (3) - monocromador (4) - fibra de lanamento (5) - eliminador de luz nas casca (6) - fibra ptica a ser medida (7) - detector ptico (8) - medidor de potncia (9) - acoplamento FONTE-FIBRA optimizado (10) - acoplamento FIBRA-FIBRA optimizado (11) - acoplamento FIBRA-DETECTOR optimizado

23

TESTE DE ATENUAO DE INSERO


Este teste mais apropriado para situaes de campo e ele mede a atenuao da fibra ptica apenas num comprimento de onda, normalmente mede-se no comprimento de onda que o sistema opera. O teste utiliza dois instrumentos portteis: o medidor de potncia e a fonte de luz. O teste divide-se em duas etapas, na primeira efetuada uma calibrao dos dois instrumentos, para conhecermos a potncia de luz que ser lanada, na fibra ptica, e na segunda efetuada a medida de potncia aps a luz percorre toda a fibra ptica. A diferena entre as duas ser o valor de atenuao.

24

TESTE DE ATENUAO POR RETROESPELHAMENTO


Este teste realizado com um instrumento chamado OTDR (optical time domain reflectometer), que significa refletmetro ptico no domnio do tempo. O instrumento faz uso do fenmeno do espalhamento de Rayleigh, que a irradiao da luz das molculas de vidro, proporcional luz incidente. O instrumento faz uso deste fenmeno da seguinte forma: Gera-se um impulso luminoso que inserido na fibra ptica sob teste. Ao percorrer a fibra at um ponto X, a luz atenuada. Ao chegar no ponto X, a luz provoca o espalhamento de Rayleigh das molculas de vidro desse ponto, com intensidade proporcional luz existente nesse ponto. Como o espalhamento homogneo em todas as direes, parte dessa energia luminosa retorna fonte (OTDR). A luz que retorna fonte tambm atenuada. importante observar que a atenuao do retorno fonte igual atenuao do sinal at o ponto X, pois o caminho de propagao o mesmo. O OTDR mede a potncia de luz que retorna fonte, bem como o tempo gasto para que o impulso gerado v at o ponto X e retorne ao incio da fibra. Para que o OTDR possa calcular a localizao do ponto X, necessrio fornecer-lhe o ndice de refrao da fibra sob teste. Para este clculo, o instrumento faz t uso da seguinte frmula L = v , onde 2 L a distncia entre o ponto X e o incio da fibra ptica t o tempo de propagao do sinal luminoso de ida e volta ao ponto X v a velocidade da luz na fibra dada por v=c/n ( c a velocidade da luz no vcuo e n o ndice de refrao fornecido ao instrumento) importante observar que a atenuao s precisa se o espalhamento de Rayleigh for homogneo em toda a fibra ptica. As vantagens deste tipo de medida que necessitamos de apenas uma ponta da fibra, no destrutivo, possibilita medir comprimentos, atenuao das emendas, atenuao nos conectores, localiza defeitos, etc. Como desvantagens, podemos citar: Possui pequena faixa dinmica de medidas A atenuao s precisa se o espalhamento de Rayleigh for homogneo em toda a fibra ptica Necessita do ndice de refrao No mede atenuao espectral Sua utilizao muito comum em todas as fases de implementao dos sistemas pticos. Os instrumentos e acessrios utilizados neste teste so clivador, cordo de fibra de lanamento prprio para o OTDR utilizado (pig tail) e o OTDR.

25

TESTE DE LARGURA DE BANDA


Este teste determina a mxima velocidade de transmisso de sinais que uma fibra ptica pode ter, ou seja, mede a capacidade de resposta da fibra ptica. O teste realizado com o objetivo de sabermos se a fibra ptica tem condies de operar com a taxa de transmisso especificada para o sistema. Existem duas formas bsicas de realizarmos a medida: - no domnio do tempo; - no domnio da freqncia. Para a realizao do teste no domnio do tempo devemos realizar a montagem da figura abaixo.

Medida no domnio do tempo

- atravs do laser de gs, gera-se um impulso luminoso de curta durao. - com o osciloscpio mede-se as formas de onda dos impulsos de entrada e sada. - se os impulsos tiverem forma Gaussiana (distribuio de Gauss), mede-se a largura dos impulsos meia altura (50% da mxima amplitude).

26

- calcula-se a largura de banda por: B =

1
2 5 S 2 E

onde: 2 S a largura meia altura do impulso de sada

2 a largura meia altura do impulso de entrada E


- se os impulsos no apresentarem forma Gaussiana, obtem-se a largura de banda passante no
+

domnio da freqncia definida por: H =

PS ( t ) e

it

dt dt

PE ( t ) e

it

onde : PS ( t ) a forma do impulso de sada PE ( t ) a forma do impulso de entrada O teste de largura de banda no domnio da freqncia consiste na obteno direta, atravs de medidas, da funo H(W). recomendado para situaes de campo (instalao, manuteno). Este teste consiste em modularmos uma fonte de luz senoidalmente, fazendo uma varredura na freqncia de modulao. A energia luminosa introduzida na fibra ptica e detectada na outra extremidade por um medidor de potncia.

Medida no domnio da freqncia

O mdulo da funo transferncia dado pela seguinte expresso: H(W)= Ps(W) PE(W)

onde: Ps(W) a potncia de sada em funo da freqncia de modulao PE(W) a potncia de entrada em funo da freqncia de modulao Assim obtemos:

27

onde pode-se obter a banda passante B. A largura de banda tpica para fibras multimodo menor que 1000MHz.km (500 a 600) em 850nm e para fibras monomodo temos de 10 a 100GHz.km em 1300nm. Este teste importante ser realizado em sistemas de fibras multimodo pois quando emendamos fibras com larguras de banda diferentes o resultado pode ser imprevisvel. Uma
expresso que prev estatisticamente a largura de banda resultante : B = Bi 1
i

Bi a banda passante do i-simo trecho o fator de concatenao de modos determinado empiricamente (para fibras pticas multimodo = 0,8 um valor tpico, podendo variar de 0,5 a 1).

onde:

TESTE DE ABERTURA NUMRICA


A abertura numrica um nmero que define a capacidade de captao luminosa da fibra 2 ptica e definida por: AN = n1 n2 2 , onde: n1 o ndice de refrao do ncleo n2 o ndice de refrao da casca ou ainda: AN = sen , onde: 2

Esta grandeza intrnseca prpria fibra e definida na fabricao, onde tem maior importncia. O valor tpico para abertura numrica nas fibras multimodo 50/125um 0,2 o que corresponde a um ngulo =23 e =11,5. Como a abertura numrica equivalente distribuio de luz do campo distante, o teste mede a intensidade de luz desse campo.

28

Medida da distribuio de luz no campo distante

As medidas so obtidas atravs de um detector que percorre um deslocamento angular ou pela projeo do feixe de luz num anteparo graduado. Desta maneira se obtem o ngulo de abertura do feixe luminoso.

TESTE DO PERFIL DE NDICE DE REFRAO


Este teste tem maior importncia na fase de fabricao de fibras pticas. No existem limites para o perfil de ndice ,uma vez que qualquer imperfeio no mesmo implica numa diminuio da banda passante da fibra ptica , esta sim com limites especficos. O valor do ndice de refrao num determinado ponto proporcional distribuio de luz do campo prximo.

Medida da distribuio de luz no campo prximo

INSTALAO DE CABOS
Cabos pticos requerem cuidados especiais para instalao pois as fibras so materiais frgeis e quebradios. Deve-se observar que: - o cabo no deve sofrer curvaturas acentuadas, o que pode provocar quebra das fibras em seu interior . - o cabo no deve ser tracionado pelas fibras ou elementos de enchimento adjacentes a elas, mas sim pelos elementos de trao ou ao existentes no cabo.
29

- a velocidade de puxamento no deve ser muito elevada para permitir uma paralizao imediata se necessrio. - no se deve exceder a mxima tenso de puxamento especificada para o cabo. Esta deve ser monitorada, atravs de uma clula de carga ,durante todo o puxamento. - o cabo deve ser limpo e lubrificado a fim de diminuir o atrito de tracionamento. - deve-se puxar o cabo com um destorcedor para permitir uma acomodao natural do cabo no interior do duto ou canalizao.

CONFECO DE EMENDAS
Existem dois tipos bsicos de emendas que podem ser efetuadas: - emenda por fuso - emenda mecnica

EMENDA POR FUSO


Neste tipo de emenda a fibra introduzida numa mquina , chamada mquina de fuso, limpa e clivada, para , aps o alinhamento apropriado, ser submetida um arco voltaico que eleva a temperatura nas faces das fibras, o que provoca o derretimento das fibras e a sua soldagem. O arco voltaico obtido a partir de uma diferena de potencial aplicada sobre dois eletrodos de metal. Aps a fuso a fibra revestida por resinas que tem a funo de oferecer resistncia mecnica emenda, protegendo-a contra quebras e fraturas. Aps a proteo a fibra emendada acomodada em recipientes chamados caixa de emendas. As caixas de emendas podem ser de vrios tipos de acordo com a aplicao e o nmero de fibras. Umas so pressurizveis ou impermeveism, outras resistentes ao sol, para instalao area. A CLIVAGEM o processo de corte da ponta da fibra ptica. efetuada a partir de um pequeno ferimento na casca da fibra ptica (risco) e a fibra tracionada e curvada sob o risco, assim o ferimento se propaga pela estrutura cristalina da fibra.

A qualidade de uma clivagem deve ser observada com microscpio.

EMENDA MECNICA
Este tipo de emenda baseado no alinhamento das fibras atravs de estruturas mecnicas. So dispositivos dotados de travas para que a fibra no se mova no interior da emenda e contm lquidos entre as fibras , chamados lquidos casadores de ndice e refrao, que tem a funo de diminuir as perdas de Fresnel (reflexo). Neste tipo de emenda as fibras tambm devem ser limpas e clivadas. Este tipo de emenda recomendado para aqueles que tem um nmero reduzido de emendas a realizar pois o custo desses dispositivos relativamente barato, alm de serem reaproveitveis.

CONECTORES
Os conectores utilizam acoplamentos frontais ou lenticulares, sendo que existem trs tipos de acoplamentos frontais: - quando a superfcie de sada maior que a de entrada
30

- quando a superfcie de sada igual de entrada

- quando a superfcie de sada menor que a de entrada

E tambm existem dois tipos de acoplamentos lenticulares: - simtrico

- assimtrico

Os requisitos dos conectores so: - montagem simples; - forma construtiva estvel; - pequenas atenuaes; - proteo das faces das fibras. Os fatores que influenciam na qualidade de um conector so: - alinhamento - montagem - caractersticas de transmisso das fibras

31

Existem conectores: - para fibra nica - para vrias fibras (mltiplo)

Conector para fibra nica

Conector mltiplo

Com relao forma que se realiza o alinhamento podemos ter vrios tipos de estruturas sendo que os mais comuns so os circulares e os tipo V-GROOVE. Os tipos circulares so recomendados para coneces duradouras enquanto que os V-GROOVE para situaes provisrias de coneces de fibras nuas(sem revestimento).

32

Tipos de alinhamentos de fibras pticas

Fontes pticas
Tipos de Fontes pticas
Para sistemas pticos, encontramos dois tipos de fontes pticas que so freqentemente utilizadas: LED e LASER. Cada um destes dois tipos de fontes oferecem certas vantagens e desvantagens, e diferenciam-se entre s sob diversos aspectos: - Potncia luminosa: os lasers oferecem maior potncia ptica se comparados com os leds.

33

LED : (-7 a -14dBm) LASER : (1dBm) - Largura espectral: os lasers tem largura espectral menor que os leds, o que proporciona menor disperso material.

- Tipos e velocidades de modulao: os lasers tem velocidade maior que os leds, mas necessitam de circuitos complexos para manter uma boa linearidade. - Acoplamento com a fibra ptica: o feixe de luz emitido pelo laser mais concentrado que o emitido pelo led, permitindo uma eficincia de acoplamento maior. - Variaes com temperatura: os lasers so mais sensveis que os leds temperatura. - Vida til e degradao: os leds tem vida til maior que os lasers (aproximadamente 10 vezes mais), alm de ter degradao bem definida. - Custos: os lasers so mais caros que os leds, pois a dificuldade de fabricao maior. - Rudos: os lasers apresentam menos rudos que os leds. Ambos podem ser fabricados do mesmo material, de acordo com o comprimento onda desejado:
34

* AlGaAs (arseneto de alumnio e glio) para 850 nm. * InGaAsP (arseneto fosfeto de ndio e glio) para 1300 e 1550 nm.

Atravs das caractersticas de ambos os elementos, vemos que o laser o que nos fornece uma maior potncia luminosa e uma menor largura espectral, razo pela qual amplamente empregado nos circuitos pticos. Desta forma, faremos um breve entendimento sobre os conceitos bsicos do laser, bem como o seu funcionamento como fonte ptica.

LASER
Para entendermos o funcionamento de um laser, vamos tomar um laser a gs (HeNe) de maneira didtica onde os nmeros usados so ilusrios para maior visualizao dos fenmenos. Um tomo composto de um ncleo e de eltrons que permanecem girando em torno do mesmo em rbitas bem definidas. Quanto mais afastado do ncleo gira o eltron, menor a sua energia. Quando um eltron ganha energia ele muda de sua rbita para uma rbita mais interna, sendo este um estado no natural para o tomo mas sim forado. Como esse estado no natural, o tomo por qualquer distrbio tende a voltar a seu estado natural, liberando a energia recebida em forma de ondas eletromagnticas de comprimento de onda definido em funo das rbitas do tomo.

35

Existem duas condies bsicas para que o fenmeno laser acontea: Inverso de populao Alta concentrao de luz A inverso de populao o estado em que uma grande quantidade de tomos ficam com eltrons carregados de energia, girando em rbitas maior internas. como se o tomo fosse engatilhado para o disparo de ondas eletromagnticas (os ftons). Esse estado conseguido atravs de altas tenses de polarizao fornecidas ao laser (200 300V). A alta concentrao de luz a perturbao necessria para que o tomo dispare, ou seja, volte a sua condio natural, liberando portanto, a energia armazenada em forma de ondas eletromagnticas. Se tivermos uma quantidade de tomos suficientes engatilhados e se a concentrao de luz for suficiente teremos um efeito multiplicativo onde o fton gerado gera outros ftons, obtendo-se assim o fenmeno laser (emisso de radiao estimulada amplificada pela luz). As caractersticas tpicas de um laser so: luz coerente altas potncias monocromaticidade diagrama de irradiao concentrado altas tenses de polarizao fluxo de luz no proporcional corrente vida til baixa (10000 horas) sensvel a variaes de temperatura alto custo prprio para sinais digitais
36

altas velocidades, ou seja, grande banda de passagem (1 Ghz ou mais)

Os lasers usados em sistemas pticos so feitos de materiais semicondutores, os quais geram comprimentos de onda apropriados para transmisso (janelas de baixa atenuao). A cavidade onde ocorre o fenmeno laser obtida atravs da diferena entre os ndices de refrao das vrias camadas, da diferena de intensidade de campo eltrico e dos espelhos (face polida) do cristal semicondutor.

37

Existem dois tipos de lasers quanto ao tipo de fabricao: - Lasers cujo guia de onda (cavidade ressonante) induzida por corrente, chamados lasers GLD (gainguide laser diode). - Lasers cujo guia de onda incorporado pela variao de ndice de refrao, chamados lasers ILD (index guide laser diode).

As suas principais diferenas so: a) Corrente de acionamento GLD: 50 120 mA ILD: 10 60 mA b) Astigmatismo GLD: forte ILD: muito fraco c) Sensibilidade
38

GLD: baixa ILD: alta d) Tcnica de fabricao GLD: simples ILD: complexa Os lasers so geralmente montados em mdulos que tem a funo bsica de garantir um perfeito funcionamento e alinhamento em condies de operao, pois so componentes hermticos ou selados.

39

Potrebbero piacerti anche