Sei sulla pagina 1di 18

1

A ILEGITIMIDADE NOMEADA E OCULTADA NA VILA DE NOSSA SENHORA DA CONCEIO DO SABAR


Ana Luiza de Castro Pereira Mestranda do Departamento de Histria, FAFICH/UFMG

Desde os anos 80 a gama de estudos que vm sendo desenvolvida sobre a Histria da Famlia tem permitido ao historiador reconhecer aspectos de arranjos familiares e de laos de compadrio at ento pouco explorados. A temtica da ilegitimidade, em decorrncia desses novos olhares, vem sendo objeto de vrios estudos1 que buscam compreender a dinmica familiar em torno de uma prole que, em alguns casos, estava margem da famlia pretendida pelo Estado e pela Igreja no perodo colonial. Com base em tais estudos pode-se dizer que, para a Amrica portuguesa no existiu um modelo familiar, mas organizaes familiares que se formaram, no s a partir do ambiente em que estavam inseridas, mas tambm a partir dos agentes que participavam diretamente da sua construo multiplicidade de aspectos da sociedade colonial. A possibilidade de cruzar fontes de carter demogrfico (registros paroquiais), com aquelas caracteristicamente de cunho individual (testamentos, inventrios post-mortem e cartas de legitimao) permite adentrar no universo da ilegitimidade tentando entender a maneira como os indivduos se relacionavam com o que a historiografia tradicional classificou como desvio moral. Muitas questes sobre a temtica da ilegitimidade foram surgindo desde que comecei a estud-la, entre elas: Seriam os filhos ilegtimos reconhecidos pelos progenitores somente na ausncia de herdeiros legtimos? Uma vez reconhecida, a prole ilegtima teria seus direitos garantidos? Era possvel aos herdeiros legtimos embargar a perfilhao de um filho que legalmente no fazia parte do ncleo familiar? Quais os instrumentos utilizados pelos pais para o reconhecimento e incluso dessa prole ilegtima? Quais os nmeros dessa ilegitimidade na Vila de Nossa Senhora da Conceio do Sabar? Quem eram os pais? Sua origem, estatuto legal, estado matrimonial?
___

os portugueses. Perceber a

existncia de famlias e no de uma famlia vem permitindo aos historiadores desvendar a

VENNCIO, Renato Pinto. Ilegitimidade e concubinato no Brasil colonial: Rio de Janeiro e So Paulo (17601800). Estudos CEDHAL, So Paulo, 1986; SILVA, Maria Beatriz Nizza da. Filhos ilegtimos no Brasil Colnia. Anais da XV Reunio da SBPH, 1996, p.121-124; LOPES, Eliane Cristina. O revelar do pecado; os filhos ilegtimos na So Paulo do sculo XVIII. So Paulo: Annablume: FAPESP, 1998.

Em alguns estudos sobre a famlia e, conseqentemente sobre os frutos dessas unies, h a caracterizao dos filhos nascidos fora do casamento como ilegtimos. Contudo, a leitura dos inventrios, testamentos, atas de batismo e cartas de legitimao revelou-nos a distino, dentro do universo da ilegitimidade, da prole nascida fora do matrimnio legalizado. Nos primeiros setenta anos do sculo XVIII, entre os documentos lidos e transcritos, no encontrei referncia aos filhos ilegtimos, mas sim aos naturais. Recorrendo a estudos mais recentes sobre a ilegitimidade, como o que foi feito para a cidade de So Paulo no sculo XVIII2, a anlise dos documentos baseou-se nessa diferenciao das categorias da filiao ilegtima, conforme o quadro abaixo. QUADRO 1 - CATEGORIAS DE FILIAO, SUAS VARIAES E FORMAS DE
CRIAO
Filiao Variaes Origem Casamento legal entre os pais Criao Caso o pai fosse falecido e a me ainda no tivesse se casado novamente, esta tinha obrigao de aliment-lo por 3 anos somente com leite materno e o restante do perodo, o sustento do rfo deveria ser retirado dos bens deixados aos prprios rfos. A criao era obrigao do pai e caso no pudesse recaa sobre a me. Esta, quando impossibilitada, deixava a criao sob a responsabilidade dos parentes at o 4o grau. Na prtica, entretanto, eram sustentados por instituies assistenciais. Deixada ao amparo dos hospitais ou rodas das cidades.

Legtima

Naturais

Ligaes consensuais ou concubinato entre pessoas solteiras e sem impedimento para realizao de futuro casamento. No que se refere herana, dividia-se em sucessveis e insucessveis.

Ilegtima Sacrlegos

Esprios

Adulterinos

Incestuosos

Frutos de relaes carnais entre um leigo e um eclesistico seja secular ou regular; ou de religiosos entre si. Ligaes fortuitas ou consensuais, onde ambos, ou apenas um dos envolvidos, era casado, apresentando, portanto, impedimento a futuras npcias. Unies carnais entre parentes, ligados por consanginidade e/ou afinidade, at o 4o grau.

Fonte: LOPES, Eliane Cristina. O revelar do pecado; os filhos ilegtimos na So Paulo do sculo XVIII. So Paulo: Annablume: FAPESP, 1998. (pp.76 e 96)

Percebi na leitura das fontes, fossem de origem civil ou eclesistica, que eram intitulados como naturais aqueles filhos cujos pais no tinham qualquer impedimento legal ou de afinidade para se unirem. A esses filhos a legislao civil garantia os mesmos direitos aos
LOPES, Eliane Cristina. O revelar do pecado; os filhos ilegtimos na So Paulo do sculo XVIII. So Paulo: Annablume: FAPESP, 1998.
2

bens e sucesso que tinham os filhos legtimos. Tratamento distinto recebiam os filhos esprios pais. necessrio contudo considerar a possibilidade de manipulao das fontes no momento de sua redao. As atas de batismo, por exemplo, refletem com eficincia tal viabilidade. Entre os 4.178 registros lidos e transcritos para a Vila de Sabar entre os anos de 1723 e 1757 no encontrei referncia a filhos incestuosos, sacrlegos ou adulterinos. Por representarem moralmente a prova da traio, frutos de relaes ilcitas, a possibilidade de mascarar sua origem intitulando-os como naturais era uma maneira de evitar sua marginalizao social e/ou impedimento de sucesso e acesso aos do pai. V-se no quadro 1, que os filhos intitulados como naturais poderiam ser inseridos3 no cotidiano familiar, desde que fossem reconhecidos pelos pais em instrumento pblico (escritura pblica lavrada em cartrio ou testamento). O Cdigo de Lei civil que regia a vida dos homens e mulheres do Imprio Ultramarino portugus no sculo XVIII era as Ordenaes Filipinas4. Por ser uma legislao do Antigo Regime, existia a distino entre nobres e plebeus e em virtude disso e uma vez aplicada na Amrica portuguesa v-se tambm essa tentativa de dissociao, o que por sua vez, em alguns momentos, influenciar o reconhecimento ou no da prole ilegtima. Segundo as Ordenaes do Reino aqueles considerados nobres dependiam do parecer Rgio para legitimarem5 seus filhos naturais, processo este que se dava mediante a apresentao de pedidos de Legitimao, feitos Mesa do Desembargo do Pao6, em Portugal. Os plebeus, ao contrrio,
O ttulo 92 do Livro IV das Ordenaes Filipinas estabelece que aos filhos naturais era possvel a insero no ambiente familiar legtimo, caso fossem filhos de plebeus, equiparando-os aos filhos concebidos dentro do casamento.
4 3

___

incestuosos, adulterinos ou sacrlegos

___

cuja origem do nascimento significava

um impedimento legal e moral para seu reconhecimento e posterior sucesso dos bens dos

As Ordenaes Filipinas foram publicadas em 1603, no reinado de Felipe II, mantendo-se em vigor at a promulgao do Cdigo Civil de 1867, em Portugal e at ao Cdigo Civil de 1917, no Brasil.

A legitimao enquanto um processo jurdico caracterizado como um benefcio da Lei por meio do qual os filhos ilegtimos adquirem a qualidade e os direitos dos filhos legtimos. Para que seja concedida a legitimao eram determinadas duas condies, a saber: o casamento dos pais e o reconhecimento dos filhos pelo pai ou pela me, no assento de casamento, ou se feito antes do casamento, nos assentos de batismo e ainda poderiam os filhos ser reconhecidos em testamento ou escritura pblica, anteriores ou posteriores ao casamento. Os legitimados por subseqente matrimnio so, para todos os efeitos, considerados filhos legtimos e como tais se denominam. [...] os filhos legtimos so tais desde a sua concepo; ao passo que para os legitimados os efeitos da legitimao principiam desde a data do matrimnio dos pais. Daqui resulta que, por exemplo, abrindo-se uma sucesso antes do casamento dos pais, tendo estes filhos legtimos e legitimados, se um testador deixar certos legados aos filhos legtimos, daqueles pais, os legitimados no podero receber. GONALVES, Dr. Luis da Cunha. Direitos de famlia e direitos das sucesses. Lisboa: Edies tica, 1955. p. 295
6

Segundo as Ordenaes Filipinas, Livro 1, Tt. 3, 1, cabia aos desembargadores do Pao despachar [...] cartas de legitimao, confirmaes de perfilhamento e de doaes que algumas pessoas fizerem a outras. Com

possuam certa autonomia no reconhecimento de seus filhos. Bastava que tivessem declarado em escritura pblica lavrada em cartrio, ou em testamento, a vontade de perfilhar7 seus filhos. Inserida em um contexto muitas vezes conflituoso, a discusso sobre o reconhecimento ou excluso da prole ilegtima no ambiente familiar setecentista, perpassa por um estudo dos valores morais dessa sociedade, bem como a maneira como a famlia8 estava inserida neste contexto. A Igreja Catlica e o Estado portugus compartilhavam, no sculo XVIII, objetivos muito semelhantes no que diz respeito composio da sociedade na Amrica portuguesa, sendo a unio matrimonial seu expoente. Contudo, alguns cuidados so necessrios quando associamos a formao da famlia na Amrica portuguesa ao estabelecimento oficial das unies. Na documentao setecentista mineira recorrente o aparecimento da temtica do casamento entre as correspondncias dos Governadores da Capitania e o Rei de Portugal. A preocupao era, no s com a oficializao das unies, mas tambm com a proliferao das unies ilcitas e, conseqentemente aos frutos das mesmas, fatos estes que representavam perigo para a boa administrao do Estado.
Que os povos das minas por no estarem suficientemente civilizados e estabelecidos em forma de repblicas regulares, facilmente rompem em alteraes e desobedincias e se lhe devem aplicar todos os meios que os possa reduzir a melhor forma: me parecem encarregar-vos como por esta o fao procureis com toda diligncia possvel para que as pessoas principais e ainda quaisquer outras tomem o estado de casados e se estabeleam com suas famlias reguladas na parte que elegeram para a sua povoao, porque por este modo ficaro tendo mais amor terra e maior convenincia do sossego dela e conseqentemente ficaro mais obedientes s minhas reais ordens e os filhos que tiverem do matrimnio o faam ainda mais obedientes e vos ordeno me informeis se ser conveniente mandar eu que s os casados possam entrar na Governana das
a vinda da Corte portuguesa para o Brasil, foi criada uma outra Mesa do Desembargo do Pao (adaptada colnia) que passou a reunir as cartas de legitimao, somando um total de 114 processos, at o ano de 1822. Para a Capitania de Minas Gerais, foram contabilizadas pela equipe da Professora Maria Beatriz Nizza da Silva 10 peties de legitimao. Ver seu artigo A documentao do Desembargo do Pao no Arquivo Nacional e a histria da famlia. In: Revista Acervo, Arquivo Nacional, ano 1988, vol. 3. Juridicamente define-se perfilhao como um ato individual e voluntrio de um homem ou de uma mulher, ao reconhecer um indivduo como seu filho. Devido ao seu carter formal, a perfilhao de um filho deve ser feita em um documento pblico, no tendo valor legal quela feita em uma carta ou documento particular. A perfilhao ato essencialmente pessoal, que s pode ser praticado pelo prprio pai ou pela prpria me, pessoalmente ou por meio de mandatrio, com poderes especiais e exata indicao do filho, de modo a no haver equvocos ou substituio de pessoas. Nenhuma outra pessoa pode realiza-la em nome do pai ou da me, por exemplo, os avs ou o tutor, visto no se tratar de ato de administrao. GONALVES, Dr. Luis da Cunha. Direitos de famlia e direitos das sucesses. Lisboa: Edies tica, 1955. p. 287/288
8 7

O Cdigo Filipino claro quanto ao papel que a famlia deveria desempenhar na criao de seus filhos. Cabia a ela educar, alimentar e vestir, fossem os filhos legtimos ou no. Sendo este direito negado aos filhos, podiam esses requer-lo perante a lei.

Cmaras das vilas e se haver suficiente nmero de casados para se poder praticar esta ordem [...]9

Em um primeiro momento, o baixo nmero de mulheres brancas aptas ao casamento com os portugueses migrantes, fez com que o mulatismo no fosse to combatido [...] se a falta de pessoas capazes fez a principio necessria a tolerncia de admitir os mulatos aos exerccios daqueles ofcios, hoje que [se] tem cessado essa razo10. Essa ausncia inicial de uma poltica de combate s unies consensuais fez com que fosse alto o ndice de mulatos ocupando cargos administrativos nas vilas da Capitania de Minas conforme documento abaixo:
[...] a maior parte dos moradores dessas terras no tratam de usar-se pela soltura a liberdade com que nelas servisse no sendo fcil a coao para que se apartem do concubinato das negras e das mulatas e por esta causa se vo maculando as famlias todas preciso se d alguma providncia pela qual se evite este dano portanto me pareceu mandar-vos declarar por resoluo de 26 do presente ms e ano em consulta do meu Conselho Ultramarino que no possa daqui em diante ser eleito vereadores ou Juiz ordinrio nem andar na governana das vilas dessa Capitania homem algum que seja mulato dentro nos quatro graus em que o mulatismo impedimento11

O trecho supracitado mostra que o aumento do ndice de mulatos influenciava tanto o mbito pblico (devido aos cargos administrativos ocupados pelos mulatos), como o ambiente privado, das famlias de puro nascimento que se estabeleciam nas Minas. Tal preocupao acabava por confirmar que em uma sociedade hierrquica como a do Antigo Regime na qual a pureza do sangue era o que determinava a distribuio de cargos e hornas, a presena do mulatismo no seria um fator positivo para o estabelecimento da populao nas vilas coloniais.
[...] os muitos inconvenientes que h nos casamentos que se fazem nas Minas de brancos com as negras, e se lhe consultasse com brevidade o que parecer. E dando-se vista ao Procurador da Coroa respondendo-se que licitamente Sua Majestade proibir que os brancos contraiam matrimnio com os mulatos para o que basta a justa causa de se no infeccionarem as famlias e impor-lhe a pena do extermnio, e a disposio do Conclio Tridentino que tanto favorece a liberdade do matrimnio se entende na coao efetiva e no na negativa do matrimnio com certo gnero de pessoas; Porm que seriam raros os que nas Minas por fins licenciosos casem com mulatas, mas sim pela falta que h de mulheres brancas, sem pior mcula que a da mulatice.12

Sobre casarem os homens destas minas e mestres nas vilas para ensinarem rapazes, carta do governador dom Loureno de Almeida ao rei, 28 de setembro de 1721. Revista do Arquivo Pblico Mineiro, v.31, 1980, (p.95).
10 11 12

Carta do Rei portugus a D. Loureno de Almeida, 27 de janeiro de 1726, APM, SC 5, f.116. Carta do Rei portugus a D. Loureno de Almeida, 27 de janeiro de 1726, APM, SC 5, f.116. Arquivo Histrico Ultramarino. Sobre casamentos entre brancos e mulatas. Cx.28, Doc.53, 1734.

[...] a muita desenvoltura com que vivem os mulatos sendo tal a sua atividade que no reconhecendo superioridade nos brancos se querem igualar a eles faltando-lhe com aquelas atenes que a baixeza do seu nascimento lhes permite trajando galas, e ostentando luzimentos que so imprprios ao seu estado. 13

Alguns estudos sobre a famlia no perodo colonial colocaram casamento e concubinato em lados opostos. E mais, viam o concubinato como "antagonista" do casamento, atribuindo sua recorrncia aos altos custos14 e burocratizao do processo matrimonial. Considerando que a parcela da populao apta a constituir uma famlia nos moldes pretendidos pela Igreja e pelo Estado portugus, na Capitania de Minas Gerais, era composta por portugueses e que estes, em virtude de suas atividades15, poderiam ter uma vida itinerante, nesses casos os banhos16 matrimoniais poderiam, sim, ser bastante onerosos devido necessidade de percorrer as vilas e arraiais pelos quais o pretendente passou. Mas seria mesmo o alto custo do matrimnio o maior e mais forte impedimento unio oficial dos casais? No seriam as relaes consensuais formas de adaptao, de acomodao tanto dos portugueses quanto dos colonos? No poderiam essas unies serem uma opo de formao de uma "outra famlia"17? E mais, no poderiam ser essas unies um espelho18 das unies do Ultramar (europias ou africanas)? O que a leitura das fontes demonstrou que as unies consensuais apresentavam-se, muitas vezes, to estveis19 quanto quelas oficializadas pela legislao civil e eclesistica, sendo bens acumulados e a prole beneficiada com suas legtimas20.

13 14

Arquivo Histrico Ultramarino. Sobre a forma com que vivem os mulatos nas Minas. Cx.68 Doc.98

FIGUEIREDO, Luciano. O avesso da memria; cotidiano e trabalho da mulher em Minas Gerais no sculo XVIII. 2 ed. Rio de Janeiro: Jos Olympio, 1999. VAINFAS, Ronaldo. Trpico dos pecados: moral, sexualidade e inquisio no Brasil. Rio de Janeiro: Campus,1997. VILLALTA, Luiz Carlos. A torpeza diversificada dos vcios; Celibato, Concubinato e Casamento no Mundo dos Letrados de Minas Gerais(1748-1801). So Paulo: USP, 1993. (Dissertao de Mestrado) Sobre a mobilidade exigida pelo comrcio nas Minas setecentistas, ver FURTADO, Jnia Ferreira. Homens de negcios; a interiorizao da metrpole e do comrcio nas Minas setecentistas. So Paulo: HUCITEC, 1999.

15

16

O Padre Raphael Bluteau conceitua os banhos matrimoniais como sendo prego que o proco lana na citao, para ver se h quem ponha impedimento, ao casamento. Chama-se prego porque se apregoa. Estes banhos so trs em trs dias Santos, neste sentido Banho se deriva de Barn, quem em lngua alem quer dizer Publicao. Solemnis futurarum nuptiarum denunciatio ou promulgatio, onis. BLUTEAU, Raphael Padre. Vocabulrio Portugus e Latino. Coimbra: Colgio das Artes da Companhia de Jesus, 1712. Vol. II, p.35 LONDOO, Fernando Torres. A outra famlia; concubinato, igreja e escndalo na colnia. So Paulo: Edies Loyola, 1999. RAMOS, Donald. From Minho to Minas: the portuguese roots of the Mineiro family. History of the American Historical Review, n4, vol.73, p.639-662, 1993. FURTADO, Jnia Ferreira. Chica da Silva e o contratador de diamantes; o outro lado do mito. So Paulo: Companhia das Letras, 2003.

17

18

19

No se pode negar que a poltica do Estado naquele perodo estava estreitamente relacionada com a difuso do casamento e da famlia legtima enquanto uma possibilidade de potencializar seu controle sobre a populao, sendo uma das maiores preocupaes a dissipao dos bens21 que poderia ser causada devido ao grande nmero de herdeiros. O regime penal portugus caracterizava o concubinato como sendo uma relao ilcita, seja entre solteiros ou casados, marcada pela continuidade e coabitao. Poderia ser definido como simples se os envolvidos fossem solteiros e qualificado se tivessem impedimentos para se unirem (encaixam-se nessa categoria pessoas casadas, clrigos e parentes de at 4 grau). No que se refere punio pecuniria dos casais concubinados, caso fossem solteiros, poderiam ser multados em at 2$000 ris. Tais multas poderiam ser perdoadas se o casal viesse a contrair o matrimnio. No caso do concubinato qualificado, os homens casados poderiam ser punidos com 3 anos de degredo para a frica, alm do pagamento de uma multa, isso no caso do 1 lapso, pois nos lapsos seguintes, as multas aumentavam proporcionalmente ao nmero de reincidncias. Na viso religiosa, a constituio de famlias nos preceitos cristos era uma das maneiras de combater e afastar a populao da luxria disseminada, disciplinar a sexualidade voltando-a para a [...] propagao humana, ordenada para o culto e honra de Deus.22 Contudo, taxa-lo como prtica transgressora e corroborar com a hiptese de que sua recorrncia se daria devido dificuldade da Igreja Catlica e do Estado Portugus em instituir suas normas e modelos seria desconsiderar estudos23 que vm sendo desenvolvidos sobre a transplantao de um modelo familiar portugus para a colnia. Muito vem sendo discutido a
20

FIGUEIREDO, Luciano. Barrocas famlias; vida familiar em Minas Gerais no sculo XVIII. So Paulo: Editora HUCITEC, 1997.

A respeito da preservao dos bens acumulados pelos indivduos, na Lei de 25 de Junho de 1766, v-se o Rei preocupado com a maneira como estavam sendo feitos e administrados os Testamentos do seu Reino. (...) me foi presente o excesso, a que tem chegado sucessivos, e freqentes abusos de ltimas vontades, feitos nestes meus Reinos, e domnios pelas muitas pessoas que se arrogaram a direo dos Testamentos, insinuando-se artificiosamente no esprito dos testadores; umas vezes inabilitados pelas suas decretas idades, outras enfraquecidos pela agravao das suas doenas; e outras vezes iludidos debaixo de pretextos na aparncia pios, e na realidade dolosos, e incompatveis com a humanidade e caridade Crist das quais sempre inseparvel o afeto entre as pessoas conjuntas pelo sangue para se prestarem recprocos socorros, e alimentos com preferncia aos que so estranhos. A lei determina que os bens deixados pelo Testador passem aos herdeiros legtimos, e na ausncia deles sejam transferidos para a Cmara Real. A preocupao que os bens no sejam dilapidados por maus administradores, ou at mesmo que sejam adjudicados alma, sendo a Igreja a maior beneficiria. Ordenaes Filipinas, Lei de 25 de Junho de 1766.
22 23

21

Constituies Primeiras do Arcebispado da Bahia (1707), Livro I, Tit. 57 p.107.

SCOTT, Ana Silvia Volpi. Desvios morais nas duas margens do Atlntico: o concubinato no Minho e em Minas Gerais nos anos setecentos. Revista populao e sociedade. SCOTT, Ana Silvia Volpi. O pecado na margem de l: a fecundidade ilegtima na metrpole portuguesa (sculos XVII XIX). Populao e famlia, So Paulo, n3, p.41-70, 2000. FURTADO, Jnia F. Homens de negcios; a interiorizao da metrpole e do comrcio nas Minas setecentistas. So Paulo: HUCITEC, 1999.

respeito da formao de famlias margem da Lei. Encarado como um comportamento desviante por boa parte dos estudos sobre a famlia, o concubinato e os filhos que resultavam dessa unio tm sido objeto de estudos para aqueles que buscam entender a maneira como a famlia na Amrica portuguesa se organizava. O que estes estudos vm concluindo que a sada de portugueses de suas comunidades de origem e a chegada na Amrica portuguesa acabam por aproximar os aspectos sociais da regio que os recebe, como daquela que os perde. As comunidades se opunham no que diz respeito composio social, mas no que diz respeito aos ndices de ilegitimidade, em muito se assemelhavam. Trazendo essa discusso para a Capitania de Minas Gerais, historiadores24 vm apresentando trabalhos em congressos especializados25 sobre a incidncia do concubinato e do matrimnio, em diversas regies. Mais que um desvio moral, que unio ilcita, o concubinato apresentava-se como uma escolha, uma outra possibilidade de formao familiar alm da institucionalizada pelo Estado. O objetivo no era a preservao de um patrimnio ou a manuteno de uma ordem scio-econmica, unir-se em concubinato significava tambm instituir uma relao estvel e duradoura. O concubinato apresentava-se assim como uma unio em que, alm da possibilidade de satisfao das paixes
___

que por vezes no tinham

espao para acontecer no mbito do casamento oficial. Mas no podemos negar que era tambm possvel no caso do concubinato de mulheres forras com homens brancos, a acumulao patrimonial e ascenso social. A origem imoral do ilegtimo seja de acordo com a legislao civil, ou religiosa, era condio para limitar a atuao dos mesmos no ambiente cotidiano. A ilegitimidade era vista como uma mancha social, e por isso deveria ser extirpada da sociedade, e caso isso no fosse possvel, deveria ser escondida.26 Um estudo da ilegitimidade e suas adequaes sociedade colonial, especificamente a mineira, acabou direcionando meu olhar para a maneira como foram incorporados pelo Estado, pela Igreja e pela sociedade. As Ordenaes Filipinas garantiam aos filhos naturais (sem negar a sua origem ilegtima) parte da herana paterna ou materna, desde que estes no fossem esprios, isto , fruto de relaes imorais. Apesar dos filhos naturais terem seus direitos equiparados aos dos
24

BRUGGER, Silvia Maria Jardim. Minas patriarcal; famlia e sociedade (So Joo Del Rei, sculo XVIII e XIX). Tese de Doutorado, Niteri, 2002. Sobre a temtica da ilegitimidade, ver anais da V Jornada setecentista promovida pelo CEDOPE, ncleo de pesquisa da Universidade Federal do Paran, realizada em novembro de 2003 e publicados eletronicamente no site: http://www.humanas.ufpr.br/departamentos/dehis/cedope/atas

25

26

LOPES, Eliane Cristina. O revelar do pecado: os filhos ilegtimos na So Paulo do sculo XVIII. So Paulo: Annablume: FAPESP, 1998. p.17

filhos legtimos, h entretanto, uma distino entre aqueles aptos sucesso27 e os insucessveis.28 Os primeiros eram definidos como aqueles que [...] se no tempo suficiente para a concepo e parto, a me no teve ajuntamento com outro homem, ainda que o tivesse antes ou depois, o filho podendo provar a paternidade, sucede ao pai peo, como filho verdadeiramente natural. Ao contrrio, os filhos naturais insucessveis eram aqueles cuja me teve (...) ajuntamento com muitos homens ao mesmo tempo, insucessvel ao pai peo, no por excluso legal, pois hoje ab-rogado o concubinato ele equiparado ao filho natural, mas por no poder provar a paternidade". Contudo, regem as Ordenaes que, mesmo os filhos naturais sucessveis tm restries quanto sucesso no caso do pai falecer abintestado, ou seja, sem testamento, (...) E no tendo os pais descendentes, nem ascendentes legtimos, poder dispor de todos os seus bens, como quiser. E falecendo sem testamento, herdaro seus bens os parentes mais chegados, e no os filhos naturais porque os filhos naturais no podem herdar abintestado seus pais, salvo se ao tempo, que nascerem, forem seus pais pees como dito . (Ordenaes Filipinas, Livro 4, tt.92, pp.942) Com objetivo de analisar a ilegitimidade na Vila do Sabar achei relevante recuperar o perfil dos pais desses ilegtimos, homens e mulheres que compunham a sociedade sabarense dos primeiros setenta anos do sculo XVIII tendo como base os testamentos29. Foram contabilizados para o marco espao-temporal da pesquisa um total 143 testamentos sendo 118 pertencentes a homens e 25 a mulheres. Documento bastante utilizado para o reconhecimento de filhos na Amrica portuguesa, o testamento caracterizava-se como um instrumento de perfilhao solene. Por expressar as ltimas vontades do testador, sua anlise permitiu adentrar no cotidiano setecentista, esmiuando (...) questes da vida em famlia, as divergncias, as disputas, os contornos
Segundo as Ordenaes Filipinas, [...] est abolido entre ns (por Lei) e em Hespanha o Direito Romano segundo o qual, para os filhos serem naturais e sucessveis, preciso nascerem de concubina nica, que o pai no tivesse outra, ou de mulher honesta. (Livro 4, Tt.92, nota 1, pp.940).
28 27

Mesmo que sejam assim caracterizados os filhos insucessveis, poderiam ainda ser contemplados com bens de seus pais. Na confeco do inventrio a herana era dividida da seguinte maneira: o monte-mor lquido era aquele que seria repartido entre os herdeiros legtimos/legitimados, aps serem retiradas as quantias referentes s dvidas do inventariado e sua Tera. Esta determinada em Testamento poderia ser disposta livremente pelo Testador/Inventariado. Levando isso em considerao, os filhos naturais insucessveis poderiam ser contemplados, sem que essa deciso pudesse ser contestada e revogada pelos herdeiros legtimos. A possibilidade de dispor da tera livremente era talvez a forma mais segura de fazer com que filhos ilegtimos fossem inseridos no universo familiar de seus pais.

29

Foram analisados os Testamentos que esto sob guarda do Arquivo Casa Borba Gato/Museu do Ouro/IPHAN. Foram consultados 802 testamentos para os setenta anos delimitados pela pesquisa. Um fator torna-se relevante destacar, as informaes aqui apresentadas foram recuperadas fielmente dos Testamentos, assim salvo em algumas variveis em que possvel inferir concluses, na maioria dos casos as informaes seguem o que foi escrito no Testamento.

10

afetivos das ligaes dentro do lar e das amizades.30 Apesar do ato de testar estar bastante arraigado nos costumes coloniais, o nmero de testamentos do setecentos encontrados representam menos de 5%31 da populao da Vila de Sabar. Some-se a isso, o fato de muitos no terem resistido ao do tempo e m conservao. A legitimao, feita por meio do testamento, mais recorrente na Amrica portuguesa, foi em muitos casos responsvel por litgios familiares por representarem, alm da dilapidao do patrimnio, a revelao de condutas morais questionveis para a poca. Caso o testador reconhecesse a prole ilegtima, os herdeiros legtimos poderiam recorrer justia visando o embargo da sua vontade, para que o patrimnio no fosse dividido entre aqueles cujos direitos eram contestados. Caso a paternidade fosse omitida, estes filhos frutos de relaes ilcitas enfrentariam grandes dificuldades para serem reconhecidos e considerados aptos sucesso de seus pais. Passando para a anlise da ilegitimidade na Vila de Sabar nos primeiros setenta anos do sculo XVIII, a leitura dos testamentos nos mostrou que com exceo dos filhos naturais, no houve a recuperao da natureza32 da filiao da prole adulterina, incestuosa e sacrlega. Mas quanto aos filhos de padres, cuja recorrncia significativa, como apareciam nos testamentos? Bem, para a Vila de Sabar nos primeiros setenta anos do sculo XVIII recuperamos somente os testamentos de 2 religiosos, os Padres Jos Lobo Barreto e Flix da Silveira, que no declaram ter filhos. Mas ao longo da leitura das fontes o que pde ser comprovado que, no caso dos religiosos, a declarao dos filhos se dava sempre seguida da argumentao que os mesmos tinham sido concebidos antes da ordenao. Interessante analisar, uma vez recuperado o perfil desses testadores, se a ilegitimidade seria um comportamento transmitido entre as geraes. Na leitura dos testamentos, alguns casos diziam respeito a filhos ilegtimos que eram, por sua vez, pais de ilegtimos. o caso de Inocncia de Siqueira Tvora, que declara em seu testamento:
30

Citado por LOPES, Eliane Cristina. O Revelar do pecado; os filhos ilegtimos na So Paulo sculo XVIII. So Paulo: Annablume/FAPESP, 1998. p.167

31

O Mapa estatstico da Capitania de Minas Gerais, datado de 1767, recupera a populao das Comarcas nesse perodo. Para a Comarca do Rio das Velhas (intitulada Comarca do Sabar) a populao estava assim distribuda: Total de fogos: 10.181; Dos ditos casados: 6.160; Filhos: 3.469; Filhas: 2.954; Escravos: 34.813; Escravas: 8.214; Pardos forros: 236; Pretos forros: 516; Agregados: 5.323; Clrigos: 177; Almas: 69.328; Freguesias: 13; Vigrios: 13. AHU cx.93, doc.58, rolo 84. Essa informao poder ser deduzida tendo como base o tipo de unio dos pais no momento da concepo do filho. Aqueles filhos cujos pais eram solteiros e que no existia impedimento para se unirem nos laos do matrimnio, eram caracterizados como naturais, podendo a legitimao ser alcanada por declarao dos pais, ou pelo subseqente matrimnio dos mesmos. Os filhos frutos de adultrio, relaes entre parentes consangneos ou entre eclesisticos, enfrentavam muitos obstculos se quisessem ser legitimados, e para tal tinham que recorrer ao Conselho Ultramarino e ao Rei.

32

11

Declaro que sou natural da Cidade do Rio de Janeiro filha natural de Francisco de Siqueira Tavora e de Ana da Costa j defuntos nunca fui casada mas tenho uma filha por nome Antonia Gonalves que houve no tempo em que era cativa de Felipe Soares, e por esta razo ficou-se ela dita minha filha ficando cativa do dito senhor de cujo poder a mandei libertar; ou mandei o dinheiro para isso por ela me mandar pedir.33

Adentrando mais no universo desses filhos ilegtimos, encontramos casos representativos como o de Antnio Ribeiro de Miranda34, que em 27 de dezembro de 1748, declara em seu testamento que:
[...] sou natural e batizado na Freguesia de Santo Adrio de Santa Anna Conselho de Filgueiras e Arcebispado de Braga filho legitimo de Jos Ribeiro ainda vivo e de sua mulher Maria Ribeiro defunta e sempre fui e sou solteiro. Declaro que tenho uma filha natural por nome Josefa Maria de Maria digo de Miranda casada com Manoel Teixeira morador no lugar [ilegvel] Carreira Freguesia de So Tom de Flandre do dito Concelho e Arcebispado. E assim mais digo que a dita filha de Josefa Derreira Declaro que tenho mais outra filha por nome Jacinta ou Maria que no estou certo no nome filha de Jacinta da Costa moradora de Vila Verde do mesmo Arcebispado. E declaro mais que uma moa por nome Maria filha de Francisco Martins do lugar das fontainhas Freguesia de Arates tive um filho ou filha natural a qual criana a enjeitaro na Roda dos enjeitados do hospital da Cidade do Porto haver dezesete anos e antes de a enjeitar a batizaro em outra Freguesia e da dita criana no tenho noticia no sei dele viva ou morta e poder dar alguma noticia Manoel Correia do lugar de Pinheiro e se for viva a dita criana tambm minha herdeira.35

V-se que mesmo os filhos de Antnio naturais de Portugal e l viverem, existe a preocupao do pai em declara-los mesmo sem a certeza do nome ou se ainda esto vivos. Some-se a isso, a referncia ao abandono de um deles na Roda dos Enjeitados no Hospital do Porto, que novamente nos reporta aos altos ndices de ilegitimidade na Metrpole, conforme j foi analisado e que acabou determinando a criao de leis que regulassem sua criao. Manoel Antares Viana, natural da Freguesia de Santa Maria, Arcebispado de Braga, declarou em seu testamento, cuja data de abertura 14 de agosto de 1750, que era filho legitimo de Jos Fernandes e sua mulher Jernima Pereira. Um entre muitos que deixou Portugal com destino Amrica, Manoel casou-se na Vila de Sabar com Quitria Caetana Barbosa da Costa, filha legtima de Verssimo Correia da Costa e de sua mulher Rosa Barbosa da Costa e Silva. Do casamento com Quitria teve cinco filhos, trs homens e duas mulheres. Contudo, em seu testamento Manoel declara ainda que teve:

33 34 35

Arquivo Pblico Mineiro. CMS 20. Testamento de Inocncia de Siqueira Tvora. fl.70v-72r, 1745 Ver mais sobre Antnio Ribeiro de Miranda em FURTADO, Jnia Ferreira. Homens de negcios....,1999. Arquivo Pblico Mineiro, CMS 20. Testamento de Antnio Ribeiro de Miranda, 1748, fl.26v 28v.

12

[...] tambm uma filha natural e por tal a reconheo por nome Potenciana parda, a qual tive de uma mulatinha a houve no estado de solteiro antes de contrair o matrimnio com a dita minha mulher, e aos ditos meus filhos, tanto os legtimos, como a natural instituo por meus universais herdeiros das duas partes que tocarem a minha meao36.

A declarao feita por Manoel sobre filha que teve enquanto solteiro, ou seja, era considerada pela Lei como filha natural, um entre tantos casos que foi possvel consultar. Uma hiptese inicial de que a declarao de filhos ilegtimos se daria devido ausncia de herdeiros legtimos, em muitos casos no se sustenta. O registro das vontades de homens e mulheres em seus Testamentos e nesse contexto, o reconhecimento de filhos ilegtimos, se deu mesmo na presena de herdeiros que j eram considerados legtimos, perante a legislao. Some-se a essa equiparao entre filhos legtimos e ilegtimos, a possibilidade conferida aos ltimos de ocuparem posies de certo destaque na sociedade sabarense setecentista. o caso do filho natural que Bartolomeu Gonalves Bahia declara, em seu testamento, no ano de 1752. Bernardo Gonalves Bahia era filho do testador com Maria Gonalves Bahia37, que foi sua escrava.
[...] Declaro que no sou; nem nunca fui casado, mas tenho um filho natural de Maria Gonalves Bahia preta solteira que foi minha escrava, a qual j he falecida tendo a eu forrado h muitos anos antes do seu falecimento, o qual filho o Padre Abade Bernardo Gonalves Bahia que assiste em minha companhia.

Ao status forro de Bernardo Gonalves Bahia, enquanto filho de Maria Gonalves Bahia, preta forra, soma-se o mulatismo, aspecto que como j foi discutido anteriormente, era bastante combatido pela administrao portuguesa. Contudo, isso no o impediu de ser ordenado Padre. Interessante seria levantar o processo De genere et moribus pelo qual Bernardo teve que ser submetido para alcanar o ttulo de Padre. Em princpio, aos olhos da Igreja, Bernardo Gonalves Bahia no poderia adentrar para o mundo religioso por ser filho ilegtimo e ainda mulato. Reunia assim dois aspectos considerados como impuros para aqueles que queriam ser inseridos no ambiente religioso. Qual teria sido o argumento utilizado por ele ou por seu pai, Bartolomeu Gonalves Bahia, para que esses elementos fossem desconsiderados, e sua ordenao permitida? Outro tipo de fonte que permitiu a anlise do universo da ilegitimidade foram os assentos de batismo da Vila de Nossa Senhora da Conceio do Sabar. A opo pela leitura dos assentos somente da sede administrativa da Comarca do Rio das Velhas deveu-se ao
36 37

Arquivo Pblico Mineiro, CMS 20. Testamento de Manoel Antares Miranda, 1750, fl.103r 105r. Arquivo Publico Mineiro, CMS 20. Testamento de Bartolomeu Gonalves Bahia, 1752. fl.106v 109v.

13

nmero significativo de registros. Reduzindo o marco espacial a consulta foi feita em dois livros que reuniram um total de 4.178 registros entre os anos de 1723 e 1757. Aps a coleta de dados foi confeccionada uma base de dados em formato Access buscando recuperar todas as informaes que tinham sido registradas nos assentos de batismos. Tal opo teve como objetivo potencializar a anlise dos dados sendo possvel o cruzando das variveis e a construo do perfil dessa populao que apresentava, por meio do ritual do batismo, seus filhos. Mas os assentos de batismos presentes nesses dois livros no diziam respeito somente crianas. Dentre os 4.178 registros, 1.041 diziam repeito ao batismo de cativos adultos. Tal inferncia foi possvel pelo registro ao lado do nome do batizando da expresso "adulto". A tabela abaixo apresenta a distribuio dos registros de batismos para a Vila de Sabar nos 34 anos contemplados pelos livros.

14 TABELA 1 - SEXO DOS BATIZANDOS E ORIGEM DA FILIAO - VILA DE SABAR (1723-1757) Categoria de filiao Legtimo Natural Exposto No se aplica Total Masculino
Escravos % Livres % Forros % Escravas %

Feminino
Livres % Forras % Total

67 769 744 1580

4 49 47 100

427 55 510

89 11 100

45 172 217

21 79 100

56 735 297 1088

5 68 27 100

467 79 16 562

83 14 3 100

38 182 220

17 83 100

1100 1992 44 1041 4178

Fonte: ACMBH. Livros de batismos. Parquia de Sabar. 1723-1757. 2 livros (livres e escravos)

Curiosamente o nmero de homens e mulheres caraterizados como filhos naturais obteve o mesmo nmero absoluto (996 registros). Entre os escravos adultos o predomnio de cativos do sexo masculino, nesses 34 anos que abarcam o perodo de auge da extrao mineral, corrobora com estudos historiogrficos j consagrados que atribuem populao cativa masculina um ndice superior feminina na regio mineradora38. Mas nosso objeto de anlise no so os cativos adultos39, enfocaremos deste ponto em diante os nmeros da ilegitimidade de acordo com as atas de batismo, analisaremos a ilegitimidade nomeada. Os 3.137 assentos de batismo de crianas dizem respeito no s queles ministrados na Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceio, mas tambm em Capelas vizinhas, conforme tabela abaixo. Mas o que podemos perceber que concentraram na Igreja Matriz a maioria dos batismos ocorridos na Vila de Sabar nesses 34 anos, cerca de 67%.

38

O Mapa geral dos fogos datado de 1767 contabilizou que a Comarca do Rio das Velhas era constituda, neste perodo, de 13 freguesias compostas de 10.181 fogos. A populao escrava somava um total de 43.027, sendo que destes 34.813 eram homens e 8.214 mulheres. Mapa geral dos fogos, filhos, filhas, escravos e escravas, pardos forros e pretos forros, agregados. Clrigos, almas, freguezias, vigrios, com declarao do que pertence a cada termo e total, e geral de toda a capitania de Minas Geraes, tirado no anno 1767. - AHU cx.93, doc.58, rolo 84.

39

Sobre o batismo de escravos adultos veja o estudo que vem sendo desenvolvido por Patrcia Porto de Oliveira com o ttulo: Batismo de escravos adultos e as estratgias de sociabilidade lidas nos assentos de batismo da Parquia do Pilar, 1712 1750. (Dissertao de Mestrado, em fase de escrita)

15 TABELA 2 LOCAL DE BATISMO Local de Batismo Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceio Capela de Nossa Senhora da Lapa Capela do Pompeu Capela de Nossa Senhora da Penha Capela de Santana do Capo Grande Capela Madre de Deus de Roas Novas Capela da Soledade Capela do Taquaruu Capela de Santo Antnio Capela do Capo Grosso Capela de So Gonalo No consta local de batismo Crianas batizadas em casa Total geral

N/a 2.110 671 12 160 2 93 5 18 1 6 1 21 37 3.137

Fonte: ACMBH. Livros de batismos. Parquia de Sabar. 1723-1757. 2 livros (livres e escravos)

Mas se procurasse, durante a leitura dos assentos de batismos, a expresso "ilegtimo" este estudo no teria sido possvel, pois no recuperaria qualquer registro de filhos assim caracterizados. Mas como determinar ento quem eram e quantos eram estes filhos naturais? Em 167 registros houve a sua nomeao como tal, ou seja, aps a declarao do nome da criana que estava sendo batizada vinha a expresso "filho natural de", como vemos no assento abaixo:
Aos dezessete de outubro de mil e sete centos e quarenta e cinco na Capela da Lapa de licena /minha o Padre Jos de Souza Vasconcelos batizou e ps os Santos leos Joo inocente filho natural de Marcela mina escrava de Manoel Ribeiro Pereira. Padrinhos Joo de / Souto de Mendona e Dona Tereza de Andrade, naceu em vinte e sete de setembro / de que fiz este assento40.

Mas a nomeao do filho como natural no apresentou-se como uma regra nos registros. Em vista disso, optamos por considerar todas as crianas cujos assentos no havia a recuperao do nome do pai, como filhos naturais, j que as Constituies da Bahia determinavam que o sacramento do batismo deveria ser administrado na presena dos pais. notrio que a declarao de um filho no ato do batismo poderia macular a honra de homens chamados "bons" na vila e provvel que parte desses filhos que tiveram somente o nome da me registrados em seus assentos de batismos sejam filhos de moradores da Vila de Sabar que no poderiam ter sua horna abalada. Seriam assim essas crianas frutos de relaes moralmente condenadas o que limitaria e at mesmo impediria o reconhecimento do filho pelo pai no momento do batismo? Se considerarmos o peso que os assentos de batismo representavam no sculo XVIII enquanto instrumento de confirmao de paternidade, o

40

ACMBH, Livro de batismos da Vila de Sabar, 1723-1741, vol.2, fl. 35v.

16

reconhecimento de um filho representaria, no futuro, uma busca do mesmo pelo patrimnio do pai ao qual tinha direito. Contudo, deparei-me tambm com outra maneira de recuperar a ilegitimidade. Alguns registros de filhos naturais traziam em suas linhas a expresso "e deu por pai" sempre nomeado pela me da criana. Entre os 194 registros de batismo em que as crianas foram nomeadas como filhos naturais, 16 deles houve a atribuio do nome do pai pela me, como o fez Francisca escrava do Sargento-mor Felizardo Ribeiro de Almeida.
Ao primeiro de janeiro de mil setecentos e quarenta e oito nesta Matriz o Doutor Alexandre Nunes Cardoso de licena minha batizou e ps os santos leos a Vitria inocente filha natural de Francisca escrava do Sargentomor Felizardo Ribeiro de Almeida que deu por pai a Antnio Jos de Arajo solteiro. Foram padrinhos Joo Teixeira da Mota e Antnia da Conceio mulher de Antnio de Almeida. Nasceu a vinte e dois de dezembro de mil e setecentos e quarenta e sete de que fiz este assento. Assina o Reverendo Vigrio Loureno Jos de Queirz Coimbra

Francisca foi uma das 16 mes que no registro de batismo identificaram os pais de seus filhos. Mesmo que quantitativamente esses registros no tenham muita representatividade, podem ser indcios de que havia, no momento do registro das crianas, uma preocupao do proco e das mes em no prejudicar pais que no poderiam assumir socialmente aqueles filhos. O assento de batismo de Vitria permite a anlise do contexto no qual ela e sua me estavam inseridos. Francisca, mulher parda, escrava de um homem com posio de destaque na vila de Sabar, envolve-se com Antnio Jos de Arajo, um homem solteiro. Em termos religiosos e civis no haveria impedimento para que ambos se unissem e legalizassem sua relao e legitimassem, automaticamente, sua filha. Mas como j vimos, no decorrer do texto, a constituio de famlias no sculo XVIII pautava-se na pureza do sangue, ou seja, Francisca sendo parda, uma mestia, no seria o modelo de esposa que Antnio Jos de Arajo procuraria. Mas como saber que ele era branco? A leitura deste corpus documental diversificado batismo
___ ___

inventrios post-mortem, testamentos, cartas de legitimao e assentos de

revelou que havia grande preocupao em registrar a condio social e etnia de

todos os envolvidos. Em vista disso, pode-se inferir que Antnio Jos de Arajo provavelmente era um homem branco, caso contrrio haveria alguma distino seguida do seu nome. O ideal seria ter acesso ao testamento ou inventrio de Antnio Jos para que essas inferncias fossem ou no confirmadas. Mas o que vale ressaltar que mesmo ele sendo um homem branco e solteiro, no houve a princpio preocupao em declarar-se como pai de

17

Vitria. Mas o registro foi efetuado mesmo assim o que possibilitaria a Vitria, caso fosse necessrio, us-lo como registro que a reconhecesse como filha, permitindo-lhe acesso aos bens e honras que seu pai pudesse adquirir ao longo da vida. Percebe-se assim que o assento de batismo um importante documento no reconhecimento da paternidade. A declarao uma vez feita no pode ser mudada, e mesmo que um pai no assumisse o filho em um instrumento pblico, como testamento ou escritura pblica, o registro paroquial poderia ser apresentado como prova de paternidade. O que pde ser percebido neste texto que, por vezes, havia a nomeao e a ocultao da paternidade da prole ilegtima to numerosa na Vila de Nossa Senhora da Conceio do Sabar, nos primeiros setenta anos do sculo XVIII. Entre os 50 testadores com filhos que deixaram expressas suas ltimas vontades, 35 deles tinham declararam ser pais de filhos ilegtimos. E este reconhecimento feito em testamento tinha grande representatividade legal, embora pudesse ser embargado, caso os herdeiros legtimos atestassem insanidade mental, por exemplo. Nos assentos de batismos a prole natural representou 48% dos registros contra 26% dos legtimos. Seja nas fontes eclesisticas, seja nas civis, a presena majoritria da prole ilegtima incontestvel o que nos leva a acreditar que, embora o casamento normatizado fosse o modelo que o Estado e a Igreja pretendiam para os habitantes da Amrica portuguesa, a realidade revela que provalvemente as relaes consensuais teriam um ndice maior entre os casais que o casamento regulamentado. Uma maneira de confirmar ou no essa hiptese seria a leitura das Devassas eclesisticas, documentos que revelariam o ndice de casais denunciados por concubinato. E conjuntamente a leitura das atas de casamento da Vila de Sabar. Um estudo que pretendo fazer posteriormente. Concluo que a temtica da ilegitimidade, embora venha sendo bastante estudada em dissertaes de mestrado e teses de doutorado, ainda tem muito o que revelar sobre o cotidiano setecentista. As fontes ainda por serem desvendadas, quando interligadas, mostram que os estudos ainda esto engatinhando. Mas a busca de historiadores por respostas que elucidem esse universo social no param de surgir. Ilegtimos excludos? Nem sempre!

18

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS
BRUGGER, Silvia Maria Jardim. Minas patriarcal; famlia e sociedade (So Joo Del Rei, sculo XVIII e XIX). Tese de Doutorado, Niteri, 2002. FIGUEIREDO, Luciano. Barrocas famlias; vida familiar em Minas Gerais no sculo XVIII. So Paulo: Editora HUCITEC, 1997. FIGUEIREDO, Luciano. O avesso da memria; cotidiano e trabalho da mulher em Minas Gerais no sculo XVIII. 2 ed. Rio de Janeiro: Jos Olympio, 1999. FURTADO, Junia Ferreira. Chica da Silva e o contratador de diamantes; o outro lado do mito. Companhia das Letras, 2003. FURTADO, Junia Ferreira. Homens de negcios; a interiorizao da metrpole e do comrcio nas Minas setecentistas. So Paulo: HUCITEC, 1999. GONALVES, Dr. Luis da Cunha. Direitos de famlia e direitos das sucesses. Lisboa: Edies tica, 1955. HESPANHA, Antnio Manuel. Histria de Portugal Moderno; poltico e institucional. Lisboa: Universidade Aberta, 1995. LOPES, Eliane Cristina. O revelar do pecado; os filhos ilegtimos na So Paulo do sculo XVIII. So Paulo: Annablume/FAPESP, 1998. RAMOS, Donald. From Minho to Minas: the portuguese roots of the Mineiro family. History of the American Historical Review, n4, vol.73, p.639-662, 1993. SAMARA, Eni de Mesquita. Tendncias Atuais da Histria da Famlia no Brasil. In: ALMEIDA, Angela Mendes de (org.). Pensando a Famlia no Brasil. Rio de Janeiro: Espao e Tempo/ UFRJ, 1989, p. 25-36. SCOTT, Ana Silvia Volpi. Desvios morais nas duas margens do Atlntico: o concubinato no Minho e em Minas Gerais nos anos setecentos. Revista populao e sociedade. CEPESE. SCOTT, Ana Silvia Volpi. O pecado na margem de l: a fecundidade ilegtima na metrpole portuguesa (sculos XVII XIX). Populao e famlia, So Paulo, n3, p.41-70, 2000. SILVA. Maria Beatriz Nizza. A documentao do Desembargo do Pao no Arquivo Nacional e a histria da famlia. In: Revista Acervo, Arquivo Nacional, ano 1988, vol. 3. VAINFAS, Ronaldo. Trpico dos pecados: moral, sexualidade e inquisio no Brasil. Rio de Janeiro: Campus,1997. VENNCIO, Renato Pinto. Nos limites da sagrada famlia; Ilegitimidade e casamento no Brasil Colonial. In: VAINFAS, Ronaldo (org.). Histria e sexualidade no Brasil. Rio de Janeiro: Edies Graal, 1986. VILLALTA, Luiz Carlos. A torpeza diversificada dos vcios; Celibato, Concubinato e Casamento no Mundo dos Letrados de Minas Gerais(1748-1801). So Paulo: USP, 1993. (Dissertao de Mestrado)

Potrebbero piacerti anche