Sei sulla pagina 1di 95

Como usar os vdeos da TV Escola

1
RIO AMAZONAS P L A N TA S DEMOGR AFIA DIA DE FESTA CES E GATOS

MINISTRIO DA EDUCAO
SECRETARIA DE EDUCAO A DISTNCIA

Presidente da Repblica Fernando Henrique Cardoso Ministro da Educao Paulo Renato Souza Secretrio de Educao a Distncia Pedro Paulo Poppovic Secretria de Educao Fundamental Iara Areias Prado Secretaria de Educao a Distncia Cadernos da TV Escola
Diretor de Produo e Divulgao Jos Roberto Neffa Sadek Coordenao Geral Vera Maria Arantes Criao e Consultoria Pedaggica Claudia Rosenberg Aratangy Projeto e Execuo Editorial Elzira Arantes (texto) e Alex Furini (arte)

2000 Secretaria de Educao a Distncia/MEC Tiragem: 110 mil exemplares Nenhuma parte desta obra pode ser reproduzida ou utilizada de qualquer forma ou por qualquer meio, eletrnico ou mecnico, sem autorizao expressa, solicitada via carta ou fax. Ministrio da Educao Secretaria de Educao a Distncia Esplanada dos Ministrios, bloco L, sala 100 CEP 70047-900 Caixa Postal 9659 CEP 70 001-970 Braslia, DF Fax: (061) 4109158 e-mail: seed@seed.mec.gov.br internet: http://www.mec.gov.br/seed/tvescola
Dados Internacionais de Catalogao na Publicao (CIP)
Vendo e Aprendendo. Braslia : MEC ; Secretaria de Educao a Distncia, 2000. 96 p. ; il. (Vendo e Aprendendo, ISSN 1518-9244; n 1) 1. Rio Amazonas. 2. Plantas 3. Demografia. 4. Dia de Festa. 5. Ces e Gatos. I. Secretaria de Educao a Distncia

CDU 371

SUMRIO
Rio das Amazonas
Propostas 1 Solange Martins 2 Marcos Engelstein 3 Aloma Fernandes de Carvalho 7

Plantas
Propostas 1 Luciana Hubner 2 Milou Sequerra 3 Ana Claudia Pereira Ranieri 27

Demografia
Propostas 1 Zysman Neiman 2 Marina Marcos Valado 3 Larcio Furquim 47

Dia de Festa
Propostas 1 Ana Amlia Inoue 2 Mariana Breim 3 Vera Baumfeld 65

Ces e gatos
Propostas 1 Maria de Lurdes Seixas 2 Ligia Rezende Schmitt 3 Claudia Rosenberg Aratangy 79

Apresentao
Quem est habituado a assistir aos programas da srie Vendo e Aprendendo, da TV Escola, ganha agora mais um recurso para aperfeioar ainda mais sua prtica escolar: este novo material de apoio, que apresenta valiosas sugestes de trabalho com os vdeos em sala de aula. Os mesmos educadores que comparecem aos programas, debatendo os temas e mostrando propostas, desenvolvem ainda mais, nesta srie de Cadernos , outras formas inovadoras de explorar os vdeos. Relatam atividades desenvolvidas pelos alunos, comentam os resultados obtidos e sugerem diferentes possibilidades de uso do material. Consultando este Caderno , o professor poder conferir e aprimorar suas idias e, com certeza, tornar suas aulas mais produtivas e interessantes.

Jos Roberto Sadek


Diretor de Produo e Divulgao

Caro professor

O programa Vendo e Aprendendo tem como principal objetivo oferecer aos professores do Ensino Fundamental instrumentos para utilizar os programas de vdeo como eficiente recurso didtico em sala de aula: tanto como fonte de informaes, quanto como base para uma atuao em consonncia com os Parmetros Curriculares Nacionais. Os programas apresentados pela TV Escola na srie Vendo e Aprendendo exibem um ou mais vdeos selecionados em torno de um determinado tema. Em seguida, trs especialistas comentam e debatem o que foi exibido, propondo tambm atividades para explorar o vdeo em sala de aula. Os textos destes Cadernos da TV Escola complementam essas informaes, e oferecem sugestes adicionais de atividades, leituras e fontes de pesquisa. O Caderno inseparvel do programa de tev. Assim, para tirar o maior proveito das sugestes e propostas aqui apresentadas, fundamental ter os programas gravados. Leve sempre em conta que o programa Vendo e Aprendendo lhe oferece apenas sugestes. Voc no precisar segui-las ao p da letra, mas poder adequ-las a seus alunos, a seu planejamento pedaggico e a seu contexto.

Como utilizar o vdeo em sala de aula


Assista ao programa pelo menos duas vezes, antes de utilizlo. A primeira, para conhec-lo e planejar seu uso. E depois, quantas mais for necessrio para anotar informaes, escolher passagens que ir priorizar, observar detalhes etc. Planeje a utilizao: faa uma lista dos contedos que quer abordar, com os objetivos que pretende alcanar. Procure sugestes nos Cadernos e prepare com antecedncia os materiais complementares (pauta de observao, roteiro de perguntas etc.). Se for o caso, prepare a sala em que ocorrer a exibio do vdeo: verifique a iluminao e arrume as cadeiras. Se for

utilizar a prpria sala de aula, organize o ambiente, com a ajuda dos alunos. Deixe a fita no ponto em que ir comear a exibio. Assim, voc no perde tempo e seus alunos no se dispersam. Tambm importante ter mo as anotaes dos momentos em que pretende parar ou avanar a fita. Converse com seus alunos antes da exibio, explicando-lhes o propsito da atividade. Se a proposta e o objetivo forem claros, o envolvimento e o interesse sero muito maiores. Um programa pode ser usado de muitas maneiras: como porta de entrada de um assunto, fonte adicional de informao, pretexto para debater um tema, para coroar o final de um projeto etc. Mas em qualquer circunstncia o fundamental que voc faa um uso didtico proveitoso, sem pensar em usar o vdeo apenas como passatempo. Use e abuse dos recursos do vdeo, durante a exibio: avance a fita, congele a imagem, reveja o mesmo trecho com a classe quantas vezes for preciso. 8 Se o vdeo for longo, no se preocupe em exibi-lo de uma vez. Apresente-o em captulos, um pouco cada dia, crie suspense, pea para os alunos tentarem antecipar o que iro ver, mantenha-os curiosos. s vezes, possvel que um pequeno trecho do programa renda uma boa discusso e traga novas informaes. E se voc julgar que um trecho de pouco interesse, no hesite em pul-lo. Procure desenvolver em seus alunos uma postura crtica. Converse a respeito do programa em si: quem o produziu, em que pas, em que ano. Pea suas opinies, pergunte a respeito dos defeitos e das qualidades que observaram. Mostre como todo programa de vdeo tal como os de tev sempre feito sob um ponto de vista determinado. Procure fazer com que seus alunos desenvolvam a capacidade de compreender criticamente a pluralidade de opinies.

Rio Amazonas
PROPOSTA 1
Solange Martins Programa trabalhado
No rio das Amazonas (5332")
O vdeo documenta uma viagem feita pelo professor Paulo Vanzolini e sua equipe; saindo de Santarm, a expedio viajou em direo a Manaus, pelos rios da regio amaznica.

reas e temas transversais Geografia; Cincias; Meio Ambiente; Pluralidade Cultural; Sade; Trabalho e Consumo. Sries indicadas: 5 e 6 sries.

Contexto
O vdeo pode ser usado para o estudo de vrios aspectos de um ambiente brasileiro (clima, paisagem, fauna, flora, cultura, sociedade etc.). Traz informaes que ampliam os referenciais e contribuem com elementos valiosos para o estudo do ambiente.

Rio Amazonas

PROPOSTA

Objetivos

Elaborar hipteses sobre a Amaznia e depois reformul-las a partir das informaes obtidas. Interpretar situaes de equilbrio e desequilbrio ambiental, relacionando-as com informaes sobre a interferncia humana na Amaznia. Identificar determinadas caractersticas da Amaznia, sua diversidade biolgica e suas relaes com a vida humana.

Contedos
Localizao geogrfica dos rios da regio. Reconhecimento de aspectos do clima.

10

Identificao das relaes das comunidades com os rios. Identificao das funes do rio na vida das pessoas. Comparao entre tipos de embarcao.

Associao entre a derrubada das rvores e as mudanas de paisagem ao longo dos rios. Conhecimento de diferentes tipos de pesca. Anlise e comparao de alimentos, frutas e hbitos alimentares da regio. Desenvolvimento de conhecimentos sobre o comrcio. Identificao de alguns problemas ambientais, como a extrao indiscriminada de recursos e o desmatamento.

Identificao de alguns dos problemas da regio, como educao, doenas e acesso a tratamento mdico.

Anlise das relaes entre as construes e seus materiais. Desenvolvimento de uma atitude de respeito em relao a outros povos e outras culturas.

Materiais necessrios
Mapa geogrfico: hidrografia e diviso poltica do Brasil e da regio Norte. Ficha para os alunos preencherem.

Preparao
Para fazer seu planejamento, assista ao filme observando e anotando algumas caractersticas da regio e do modo de vida local:

tipo de solo e vegetao, espcies animais; clima e microclima, ciclo da gua;

11

hbitos alimentares, vesturio, habitaes, meios de transporte, tipos de trabalho; doenas mais comuns e riscos de epidemias associadas com a gua, insetos e outros animais.

Antes de exibir o documentrio, diga a seus alunos que vocs iro fazer uma viagem para a Amaznia. Mostre o trajeto no mapa e explique que a viagem ir durar muitos dias (ou aulas). ATENO O documentrio no precisa ser apresentado todo de uma s vez. O ideal desenvolver esse trabalho durante vrios dias.

Rio Amazonas

PROPOSTA

Modelo de ficha
O que voc acha O que voc que ir ver? viu no filme? Observaes e comentrios

Moradia e outros edifcios Meios de transporte Quantidade de rios Clima Alimentao Vegetao

12

Animais Higiene pessoal e do ambiente Trabalho

Estudo e lazer

Procure selecionar alguns fatos e conceitos que considere importante desenvolver, de acordo com a srie em que est trabalhando e com seu planejamento. Voc pode distribuir uma ficha (de acor do com o modelo acima) para os alunos completarem. Dependendo da srie, prepare a ficha com alguns campos j pre-

enchidos; os exemplos facilitam a tarefa. Antes de comear a viagem, pea para registrarem na ficha, na primeira coluna, tudo o que acham que iro ver pelo caminho.

Exibio do programa
Comece a passar a fita, dando pausas para comentar as cenas, responder a perguntas e dar tempo para que os alunos faam seus registros. Pare a exibio aps uns 20 minutos, e discuta com os alunos o que foi visto, dando tempo para que faam seus registros na ficha. Retome depois o vdeo.

Aps a exibio
Organize a classe em pequenos grupos, para que os alunos comparem seus registros na primeira e na segunda colunas, discutindo as diferenas entre o que imaginavam e o que observaram de fato. Em seguida abra a discusso, para que todos os grupos exponham suas concluses. Mantenha-se atento a argumentos, hipteses e comentrios dos alunos. Muitos conceitos podem vir tona e cabe a voc definir o que ser melhor desenvolver. Por exemplo, se quiser trabalhar o ciclo da gua, em Cincias, poder: 13

comentar as chuvas: por que chove muito na regio?;

desenvolver atividades de medida de temperatura e de umidade relativa do ar na sala de aula, no ptio, no jardim ou no quintal de casa e comparar com as publicaes dos principais jornais da cidade; trabalhar o significado do clima mido e quente.

Resultados
Em minha classe de 6 srie, o trabalho com o vdeo complementou o projeto que vnhamos desenvolvendo com a construo de um paludrio. Paludrio Palude significa pntano; arium significa rea confinada. Foi esse o nome que demos a um aqurio fechado, com terra, gua e algumas plantinhas, recriando o ambiente de um lago. A idia de constru-lo apareceu durante os estudos de invertebrados. A proposta inicial consistiu em reproduzir um ambiente para criar pequenos animais de jardim, como minhocas, formigas, tatuzinhos, bicho de goiaba etc. Para obter maiores detalhes, envie um e-mail para Solange Martins: solmartins@yahoo.com 14

Para saber mais


WEISSMANN, Hilda et al. Didtica das Cincias Naturais. Porto Alegre: Artes Mdicas, 1998. YOUSSEF, Maria da Penha et al. Ambientes brasileiros. So Paulo, Scipione.

Rio Amazonas

PROPOSTA 2
Marcos Engelstein

Programa trabalhado:
No rio das Amazonas (5332")
O filme permite reconhecer o ecossistema das florestas tropicais, bem como algumas paisagens existentes dentro desse ecossistema, a ocupao humana dessas reas e o impacto ambiental causado por essa ocupao.

reas e temas transversais Cincias; Meio Ambiente.

Sries indicadas: 5 ou 6srie.

Contexto
O vdeo se insere no contedo clssico de Cincias, em que os ecossistemas so estudados na 5 ou na 6 srie. No entanto, o enfoque do programa tambm permite abordar aspectos de Geografia e de Histria.

Objetivos

Perceber o ser humano como agente transformador do ambiente e sua capacidade de reverter os problemas que encontra. Sentir-se responsvel pelo ambiente.

Rio Amazonas

PROPOSTA

Contedos

Anlise do processo de formao de uma comunidade-clmax e das conseqncias da interferncia nessa comunidade. Leitura de imagens para reconhecer os impactos causados pelo homem sobre a natureza.

Preparao
Planeje a exibio do programa. Voc pode selecionar os trechos que considera mais teis, em funo dos temas que for tratar. Preste ateno especialmente aos trechos em que aparecem exemplos da ao humana na regio amaznica. A observao dessas cenas servir como motivo para discutir o grau de impacto das mudanas, relacionando as reas de concentrao humana com a explorao econmica e a facilidade de acesso. Promova um debate inicial com a classe, pedindo para os alunos descreverem uma floresta, tal como a imaginam pode ser at a prpria Floresta Amaznica. Incentive os estudantes a se manifestar espontaneamente e procure lev-los a citar as fontes em que se basearam para criar essa representao de floresta. Oriente a discusso, para que falem tanto dos animais quanto das plantas. provvel que descrevam uma floresta exuberante, com muitas rvores e muito verde, formando um imenso dossel, bem fechada, e abrigando uma infinidade de espcies animais. Proponha que desenhem essa floresta, tal como a imaginam.

16

Exibio do programa
Enquanto assistem ao documentrio, os alunos podem fazer anotaes. Lembre-se de orient-los quanto forma mais eficiente de anotar e de organizar observaes: mostre que preciso identificar o trecho, registrar falas importantes e caractersticas das imagens que causaram maior impacto. Controle o tempo da fita, para exibir os trechos que selecionou previamente. D pausas em momentos adequados, para os alunos fazerem anotaes, comentrios e perguntas.

Aps a exibio

1. Organize a classe em grupos e proponha que


comparem as idias que haviam manifestado a respeito da floresta com os aspectos reais que observaram no filme. (Se a classe em que voc trabalha for na regio amaznica, essa comparao se mostra dispensvel.) medida que os alunos trabalham, observe seus comentrios e suas anotaes. Essa etapa til para analisar as reaes dos estudantes; anote o que observar e, em futuras situaes, voc poder avaliar como o aluno evoluiu na leitura das imagens, na forma de fazer as anotaes e de organizar as informaes habilidades bem importantes para alunos desse ciclo. Desenvolva uma conversa, para que os alunos manifestem suas impresses a respeito da ao do homem sobre o ambiente amaznico.

17

2.

Algo os chocou ou fez com que se sentissem incomodados? possvel graduar o nvel do impacto humano?

Se houver interesse, volte a exibir o vdeo, para destacar os principais elementos do ecossistema amaznico.

Rio Amazonas

PROPOSTA

3.

Debata com a classe:

Quem responsvel por essa interferncia?

De que forma ns mesmos somos agentes dessas alteraes? (Esta uma discusso polmica; talvez voc precise conter os nimos de seus alunos!)

indispensvel ter conscincia de que somos todos consumidores da madeira amaznica. Apesar da fama, a maior parte dela no exportada: destina-se de fato aos centros consumidores brasileiros, principalmente os da regio Sudeste. Encaminhe uma nova linha de questionamento, pedindo sugestes a respeito de como tratar a regio.

4.

18

A Amaznia deve ser explorada, ou convm que permanea intacta? Deve ser usada exclusivamente para estudos?

Conforme se observa no filme, muita gente depende da Amaznia para viver. Ser que essas pessoas deveriam ser removidas da regio?

Resultados
O contexto do aluno decisivo para a definio dos resultados. Alguns construiro uma representao mental da Floresta Amaznica; outros, que habitam a regio, fornecero respostas bem diferentes. De qualquer forma, o resultado esperado levar o aluno a refletir a respeito de sua responsabilidade sobre o ambiente, tanto em relao deteriorao ocorrida no meio quanto ao papel que ele tem a desempenhar para sua recuperao.

Dvidas
Em determinado momento do filme, o narrador comenta que difcil ver os grandes animais da floresta. Por que isso acontece? Alm de os animais no quererem ser vistos, h outras razes, como descreve Edward Wilson em seu livro Diversidade da vida (p. 46):
A marca caracterstica da vida esta: a luta de uma imensa variedade de organismos de peso praticamente desprezvel por uma quantidade infinitesimal de energia. A vida opera em apenas 10 por cento da energia do Sol que chega superfcie da Terra, sendo essa parcela fixada pela fotossntese das plantas verdes. A energia ento drasticamente diminuda ao percorrer as teias alimentares, de um organismo a outro. Muito grosso modo, 10 por cento dela passa para as lagartas e outros herbvoros, 10 por cento disso vai para as aranhas e outros carnvoros inferiores que comem os herbvoros; 10 por cento do restante, para as aves insetvoras e outros carnvoros de segunda ordem, e assim por diante, at os carnvoros superiores, que so consumidos apenas por parasitas e necrfagos. guias, tigres e o grande tubaro branco, devido posio que ocupam no pice da teia alimentar, esto predestinados a ser grandes em tamanho e escassos em nmero. To escassos que o simples fato de avistar um em estado selvagem j algo memorvel. Eles vivem com uma parcela to diminuta da energia disponvel para a vida que esto sempre costeando o limiar da extino, sendo os primeiros a sofrer quando o ecossistema ao seu redor comea a se deteriorar.

19

O solo amaznico muito frtil? verdade que a Amaznia o pulmo do mundo? O solo amaznico no frtil: ele arenoso, e apenas a camada mais superficial contm nutrientes. Alm disso, praticamente todos os gases produzidos (inclusive oxignio e gs carbnico) so consumidos na prpria regio. Os principais fornecedores de oxignio para a atmosfera so as algas marinhas, e no as grandes florestas.

Para saber mais


Livros RODRIGUES, S.A. Destruio e desequilbrio. So Paulo: Atual, 1989. HELENE, M.E.M. & MARCONDES, B. Evoluo e biodiversidade: O que ns temos com isso ? So Paulo: Scipione, 1996. NEIMAN, Z. Era verde? So Paulo: Atual, 1989. WILSON, E.O. Diversidade da vida. So Paulo: Companhia das Letras, 1994. SARIEGO, J.S. Educao Ambiental: As ameaas ao Planeta Azul. So Paulo: Scipione, 1994. Revista

20

Terra, Editora Abril, abril de 2000.


Internet www.socioambiental.org www.inpe.br

Rio Amazonas

PROPOSTA 3
Aloma Fernandes de Carvalho

Programa trabalhado
No rio das Amazonas (5332")
O programa acompanha uma viagem de Belm a Manaus, pelo rio Amazonas e seus afluentes, ressaltando a importncia dos rios na vida dos habitantes ribeirinhos. Para estes, os rios so fonte de trabalho, alimentao, lazer e, principalmente, o meio de que dispem para estabelecer contatos com outras localidades.

reas e temas transversais Geografia; Meio Ambiente; Pluralidade Cultural.

Sries indicadas: 3 ou 4 srie.

Contexto
O programa favorece o trabalho com a leitura da paisagem, tendo como suporte a linguagem audiovisual de um documentrio: determinados elementos das regies urbanas e rurais da Amaznia so apresentados tanto por meio de imagens quanto pelo narrador.

Objetivos

Construir procedimentos de observao, descrio, registro, comparao, anlise e sntese, fundamentais

Rio Amazonas

PROPOSTA

para a compreenso das relaes entre a sociedade e a natureza na construo do espao geogrfico.


22

Reconhecer os efeitos da ao humana sobre a natureza e suas conseqncias.

Contedos
Conhecimento do modo de vida das populaes ribeirinhas, de sua relao com a natureza e de como incorporam hbitos e costumes indgenas a seu dia-a-dia.

Identificao da existncia de inmeros povoados e pequenas cidades s margens do rio, indicando uma intensa atividade urbana. Caracterizao e comparao entre paisagens urbanas e rurais de diferentes regies do Brasil (experimente comparar a regio amaznica com a dos alunos, caso no sejam de l). Identificao do uso de tcnicas e tecnologias aplicadas ao trabalho humano nas cidades e no campo, considerando-se uma diversidade de grupos sociais (no caso, as populaes ribeirinhas e indgenas). Comparao entre os meios de transporte utilizados no lugar em que os alunos vivem e os predominantes em outras partes do Brasil; implicaes de cada uma dessas solues na vida em sociedade e na ao sobre a natureza.

Preparao

1. Assista ao vdeo com antecedncia e escolha os trechos


que julgar mais adequados para abordar os contedos de Geografia que pretende trabalhar.

2. Antes de exibir o documentrio, converse com seus alunos, levando-os a comentar como imaginam a paisagem da Amaznia; pea para representarem com desenhos essa imagem mental. Registre na lousa a descrio produzida ao longo dessa conversa coletiva. Explique que ir exibir um documentrio sobre uma determinada rea da Amaznia. Localize essa regio no mapa do Brasil.

3.

4. Organize a classe em duplas, ou em trios, e atribua a


cada grupo o registro de um aspecto especfico. Oriente o que cada um vai observar. Alguns dos temas que voc pode sugerir: vegetao, fauna, clima, meios de transporte, moradia, cidades, comrcio etc.

Exibio do programa
Passe o documentrio, fazendo pausas para os alunos registrarem as informaes que julgarem necessrias. importante, alm da orientao prvia sobre o que observar, ensinar aos alunos as possveis formas de anotao e organizao das observaes: escrever na forma de lista; anotar trechos da narrao, voltando a fita se necessrio; fazer desenhos de observao a partir de uma imagem congelada na tela da televiso.

23

Aps a exibio
Ao trmino da exibio do documentrio, proponha a reunio dos integrantes de cada grupo, para sistematizar as informaes coletadas. Em seguida, eles apresentaro essas informaes para a classe. interessante que todos participem da discusso de cada elemento observa-

1.

Rio Amazonas

PROPOSTA

do, inclusive acrescentando novos dados ou salientando aspectos que podem eventualmente ter passado despercebidos para o grupo responsvel.

2.

Monte um painel na lousa, organizando as informaes. Voc pode retomar os temas propostos inicialmente (vegetao, fauna, clima, meios de transporte, comrcio etc.).

3. A partir dessa sistematizao, proponha aos alunos que


retomem as anotaes iniciais e confrontem sua opinio anterior com sua nova imagem da Floresta Amaznica. Sugira que produzam um novo desenho. Voc poder, finalmente, aproveitar a discusso gerada pelo documentrio e propor aos alunos que reflitam sobre as dvidas suscitadas pelo filme. Em grupos, eles podero listar esses questionamentos e depois compartilh-los com a classe. Trata-se de uma estratgia bem importante para a continuidade do estudo, pois induz necessidade de ampliar a consulta em livros, revistas, entrev ist as com especialist as e mesmo outros documentrios.

4.

24

Resultados
As atividades realizadas antes, durante e aps a exibio do filme provavelmente contribuiro para ampliar o conhecimento dos alunos a respeito da Floresta Amaznica. provvel que, antes de assistir ao vdeo, eles imaginassem uma Amaznia repleta de densa vegetao e muitos animais silvestres. E o documentrio mostrou-lhes uma paisagem marcada pela presena de gente, cidades, comrcio etc. A gua o elemento natural que mais se destaca, tanto no clima quanto nos inmeros rios que cortam a regio.

Sem dvida a mata tambm um componente essencial. Os animais, porm, quase no so percebidos

Dvidas
Quanto tempo da rotina diria devo reservar para esse trabalho? Procure reservar trs momentos da semana, em dias alternados, com cerca de duas horas cada um, dando aos alunos tempo suficiente para que trabalhem com tranqilidade. Vale lembrar que, embora o documentrio envolva basicamente contedos de Geografia, a possibilidade de trabalhar em interface com a rea de Lngua Portuguesa ampla. E se os alunos se dispersarem durante a exibio do filme? Convm dividir a apresentao em pequenos trechos, exibindo cerca de 15 minutos a cada dia, facilitando assim a concentrao. Para manter viva a ateno dos alunos, procure despertar antecipadamente seu interesse pelo que vo ver, com uma breve apresentao. Isso bem til, tambm, para que compreendam melhor as informaes apresentadas.

25

Para saber mais


ABSABER, Aziz Nacib. Amaznia: do discurso prxis. So Paulo: Edusp, 1996. ALMEIDA, Rosngela D. de & PASSINI Elza Y. O espao geogrfico; ensino e representao. So Paulo: Contexto, 1989. ANDERSON, Anthony et al. O destino da floresta reservas extrativistas e desenvolvimento sustent-

vel na Amaznia. Rio de Janeiro: Relume-Dumar, 1994.


CARVALHO, Marcos Bernardino. O que natureza. So Paulo: Brasiliense, 1991. CORNELL, Joseph. Brincar e aprender com a natureza: guia de atividades infantis para pais e monitores. So Paulo: Melhoramentos, 1996. FURLAN, Sueli Angelo & Joo NUCCI. Conservao de florestas tropicais: caminhos da recuperao. So Paulo: Atual, 1998. NEIMAN, Zysman. Era verde? Ecossistemas brasileiros ameaados . So Paulo: Contexto, 1989. Consulte ainda

Atlas da Fauna Brasileira. So Paulo, Editora Melhoramentos.


26 Trata-se de um guia que descreve as principais espcies da fauna brasileira, classificadas por grupos de animais. Inclui informaes sobre caractersticas fsicas, hbitos alimentares, reproduo e habitat, por meio de textos informativos mais complexos, fotografias e ilustraes cientficas.

Coleo tropical , de Roberto Antonelli e fotos de Haroldo Palo Jr., So Paulo, FTD. A coleo inclui diversos livros, com informaes variadas sobre a fauna e a flora de diferentes paisagens, como a Floresta Amaznica, os cerrados, os pampas e a caatinga, entre outras. Mostra tambm a vida em ilhas, atis, rios, banhados e parques brasileiros. Os textos so simples e as imagens, de grande qualidade.

Plantas
PROPOSTA 1
Luciana Hubner

Programas trabalhados
Cupuau (5); Tomate (546); O morango (536); A abobrinha (538); Batata (538) ; A couve-flor (549); O milho (537); Cebola (549); Ervilha (518).
A srie de vdeos traz imagens de funes cclicas da natureza frutificao, estaes do ano, abertura e fechamento das flores em diversas espcies de plantas, alm de mostrar a participao dos insetos na polinizao, a formao dos frutos, sua variedade etc.

reas e temas transversais Cincias Naturais; Meio Ambiente.

Sries indicadas: 2 ou 3 srie.

Contexto
Esse vdeo se presta ao estudo do ambiente, na rea de Cincias Naturais, contribuindo para a compreenso do mundo vegetal e de suas transformaes. Alm disso, ao

Plantas

PROPOSTA

discutir o processo do ciclo vital, ajuda a motivar nos alunos a atitude de valorizao da vida e de sua diversidade.

Objetivos


28

Ampliar o conhecimento dos alunos a respeito dos ciclos vitais na natureza. Desenvolver a noo de funes cclicas e sua relao com os ciclos geofsicos.

Contedos
Anlise e sntese de informaes a respeito do ambiente. Relao dos seres vivos animais e plantas entre si; ciclo vital.

Materiais necessrios

Ficha para os alunos preencherem, lpis e borracha. Lupa.

Preparao
Voc no precisa exibir todos os vdeos no mesmo dia. De qualquer forma, antes da primeira apresentao, explique para a classe que essa srie de pequenos programas trata da germinao de diferentes tipos de planta algumas bem conhecidas, outras nem tanto. Prepare antecipadamente as fichas, uma para cada planta, deixando espao para as crianas responderem. Algumas questes que voc pode colocar:

1. Como se d a fecundao

O plen cai nas flores fmeas? Animais polinizadores transportam o plen de uma flor a outra? Ocorre a autofecundao? O gro de plen transportado da antera para o estigma dentro da mesma flor? O gro de plen transportado da antera de uma flor para o estigma de outra por um agente polinizador? As flores masculina e feminina esto na mesma planta? Como so? S h um tipo de flor? A flor atrai insetos? H agentes polinizadores? Quais so? Insetos? Vento?

2. Caractersticas da flor

3. 5. 6.

Agentes polinizadores 29

4. Desenvolvimento de frutos e sementes


A muda provm da semente ou da germinao do tubrculo? As sementes germinam? Quanto tempo leva para a planta crescer? Como o fruto se forma? H sementes nos frutos?

Durao do ciclo: da germinao ao fruto

Presena de sementes nos frutos

Antes de exibir o vdeo, discuta o contedo de cada item com a classe, preparando os alunos para prestarem ateno a esses aspectos.

Plantas

PROPOSTA

Exibio do programa
Logo no incio do programa, congele a imagem da fruta e pergunte s crianas se conhecem essa planta: se j a comeram (de que forma: crua, cozida, em suco), se sabem como plantada (a partir de muda, semente) etc. Na seqncia, d uma pausa tambm na cena que mostra as flores; grupos de quatro ou cinco crianas podem observar a flor com uma lupa. Se for apresentar mais de um programa no mesmo dia, faa uma pausa ao final de cada um, dando tempo para os alunos fazerem comentrios e registrarem suas anotaes na ficha da planta correspondente. Procure levar seus alunos a estabelecer relaes entre os vrios vdeos, chamando a ateno para os aspectos de fecundao, germinao, presena (ou no) de sementes etc.; converse a respeito das semelhanas e diferenas entre uma planta e outra.

30

Aps a exibio

1. Ao final da apresentao de cada vdeo, organize


a classe em pequenos grupos, para que as crianas comparem entre si as fichas que preencheram e completem ou alterem as informaes. Oriente a discusso, abordando o contedo da ficha e propondo outros tpicos, como por exemplo:

Conceito de polinizao. Maneiras de se obter uma planta jovem. Os centros urbanos e a obteno de produtos agrcolas. A agricultura como meio de subsistncia. Pequenas e grandes lavouras.

Os usos do solo e sua associao com diferentes atividades humanas: a agricultura.


2.

Processos artesanais ou industriais de produo de objetos e alimentos.

Se possvel, d uma volta com os alunos pelas redondezas da escola, para observar e coletar frutos variados. Ou ento pea-lhes para pesquisar nas vizinhanas de suas casas, ou onde puderem. O material coletado ser til para discutir questes como:

Podemos achar um fruto com uma s semente? Com duas? Com vrias? Quantas?

Como as sementes esto contidas no fruto? Esto dispostas lado a lado? Ou encostadas umas nas outras? Se no esto juntas, como esto separadas? Esto soltas ou presas? Como esto presas?
31

Dvidas
O programa menciona a decomposio das frutas. Devo abordar o assunto com meus alunos? Avalie voc mesmo a necessidade de faz-lo. Se for o caso, mostre como esse um aspecto que no pode ser visto diretamente. Proponha atividades para eles observarem e fazerem experimentos sobre a decomposio de restos de frutos. uma forma de explorar o conceito de ciclo de materiais nos ambientes.

Para saber mais


Cincia Hoje das Crianas, SBPC, maio de 2000.

Plantas

PROPOSTA 2
Anna Claudia Pereira Ranieri

Programas trabalhados
Cupuau (5); O morango (536); Batata (538); O milho (537); Tomate (546).

O programa mostra a germinao, o crescimento e a reproduo de vrias frutas e vegetais. Para os alunos das sries iniciais, convm selecionar apenas alguns dos programas.

32

reas e temas transversais Lngua Portuguesa; Cincias Naturais.

Sries indicadas: 1 ou 2srie.

Contexto
Utilizei o vdeo na 1 srie, no contexto de um projeto no qual as crianas estavam pesquisando a fauna, a flora, a preservao da natureza e os habitantes da Floresta Amaznica.

Objetivos

Conhecer e valorizar uma fruta tpica de uma regio do Brasil que no a sua prpria.

Ampliar o conhecimento sobre tipos de plantao, reconhecendo a importncia dos vegetais em nossa vida. Utilizar a escrita para realizar um registro significativo e til.

Contedos
Conhecer o cupuau e algumas formas de utilizar essa fruta. Conhecer algumas formas de cultivo e de crescimento das plantas. Identificar a escrita e o desenho como formas de registro.

Materiais necessrios
Fichas para os alunos preencherem, lpis, borracha e lpis de cor. Letras mveis. Massa de modelar.

33

Polpa de cupuau ou, se possvel, a prpria fruta, acar ou leite condensado. Liquidificador, colher e copos para tomar o suco.

Preparao do material
Para desenvolver a atividade com o vdeo, preparei antecipadamente as letras mveis e, em folhas de papel sulfite, trs tipos de fichas para as crianas trabalharem. Em cada uma

Plantas

PROPOSTA

delas deixei espao para escrevrem seu nome e a data. Depois, registrei as instrues: Escreva com as letras os nomes das plantas que voc viu no vdeo (deixei espao em branco para colarem as letras que eu havia preparado). Ns vimos no vdeo a fruta CUPUAU. Escreva o que j sabia sobre ela e o que aprendeu agora (deixei linhas para escreverem). Escreva os nomes das plantas que viu no vdeo e desenhe cada uma (deixei espao para escreverem o nome e desenharem a planta).

1. 2. 3.

34

LETRAS MVEIS Fiz as letras em uma folha de papel sulfite, separando-as em quadrados de 1,5 cm, para os alunos recortarem. Mas voc pode tambm optar por letras de plstico, que j existem venda, fazer letras de cartolina ou de papelo. Se fizer assim, os alunos iro montar as palavras e depois copiar o que escreveram. O importante que eles possam utilizar as letras para escrever, de acordo com suas hipteses, sem medo de errar.

Antes de exibir o vdeo


No incio do projeto sobre a Floresta Amaznica, pedi aos alunos que comentassem tudo que conheciam a respeito do assunto, procurando identificar as questes que gostariam de pesquisar. Ao observar os temas que deveriam ser abordados no projeto Floresta Amaznica, per-

1.

cebi que esse vdeo poderia ser utilizado no item flora, pois mostra o cupuau, fruta tpica daquela regio e desconhecida da maioria dos alunos.

2. Para introduzir o tema flora, li uma lenda da Amaznia,


Denaqu e a estrela grande (publicada no livro Amaznia mitos e lendas , de Danile Kuss e Jean Torton, traduo de Ana Maria Machado, Editora tica).

3. Em seguida, as crianas desenvolveram uma atividade


com massa de modelar, reproduzindo plantas e plantaes.

4.

Para preparar a apresentao do vdeo, retomei com meus alunos a lenda que havia lido e a atividade feita com a massa de modelar. Discuti com eles como supunham que as plantas nasciam, fazendo um levantamento oral acerca das partes das plantas, de seu crescimento e nascimento etc. 35

Exibio do programa
Logo no incio do vdeo, quando o cupuau aparece, na rvore, dei uma pausa e perguntei quem conhecia essa fruta. Alguns j tinham ouvido falar, ou at tomado sorvete dessa fruta, mas ningum a conhecia por experincia direta. Aps essa conversa dei continuidade ao vdeo, at terminar a parte do cupuau. Retomei ento com a classe tudo que haviam visto: a utilidade da polpa, onde e como a fruta nasce, onde mais encontrada etc. A partir da plantao em massa de modelar feita pelo grupo, selecionei os vdeos que passaria em seguida: Morango, Batata, Milho e Tomate. Adotei o mesmo procedimento aplicado ao cupuau para cada planta, com pausas para perguntas ou comentrios.

Plantas

PROPOSTA

Aps a exibio
Inicialmente organizei duplas, com o cuidado de colocar em cada uma delas alunos com diferentes hipteses de escrita, de modo que um pudesse auxiliar o outro na realizao da atividade. Cada dupla recebeu a ficha em que iriam trabalhar e um saquinho com vrias letras mveis recortadas, e com elas montou a lista dos nomes das plantas que vira no vdeo. Nessa atividade, importante que cada dupla possa escrever como quiser, ou seja, de acordo com suas hipteses de escrita. Provavelmente isso resultar em uma escrita no-convencional, que precisa ser respeitada. O professor no deve interferir para obter uma escrita ortograficamente correta. 36

1.

Distribu as fichas para os alunos escreverem o nome das plantas que haviam visto e fazerem um desenho de cada uma, no retngulo abaixo do nome. Essa atividade pode ser dada no mesmo dia em que for feita a atividade anterior, ou no dia seguinte. Organize a classe em trios ou em duplas, com cuidado para formar grupos diferentes dos anteriores. Antes de os alunos fazerem seus registros, vale a pena relembrar, oralmente, as plantas que viram no vdeo. interessante observar como os grupos se organizam e como seus integrantes dividem as tarefas.

2.

3. Organizei uma roda de conversa, na qual os alunos comentaram o que haviam achado interessante no vdeo e o que haviam aprendido de novo. Terminada a conversa, os alunos mais uma vez formaram duplas e escrevereram o que

37

Plantas

PROPOSTA

haviam comentado a respeito do vdeo e quais haviam sido suas impresses.

4. Levei polpa de cupuau para a classe, para as crianas


experimentarem (se voc tiver acesso fruta fresca, a atividade ficar ainda mais interessante). Preparei a polpa em forma de suco, e todos experimentaram. Sugeri que registrassem a receita do suco, para fazer em casa, com os pais. Esse registro pode ser individual, dando a cada um a liberdade de decidir como faz-lo, ou coletivo, para que escrevam a receita em grupos. Para dar continuidade ao estudo, possvel utilizar outras plantas na preparao de receitas, ou ento escolher outras receitas para fazer com as mesmas plantas. O vdeo pode tambm sugerir o desenvolvimento de uma atividade com horta, na qual os alunos iro registrar cada etapa, como se fosse um dirio da vida da planta, com textos e desenhos.

5.

38

Resultados
As produes dos alunos evidenciaram o quanto se envolveram com o assunto. As atividades escritas estavam relacionadas a um tema de seu interesse e utilizavam tipos de texto que eles conhecem (listas, receita, nomes). Tudo isso tornou a escrita significativa e importante. Algumas crianas no gostaram do suco de cupuau, achando que era amargo. O mais importante, no entanto, foi dar a elas a oportunidade de experimentar algo novo e aguar a curiosidade por outras frutas que no conhecem. A maioria adorou provar a nova fruta. As crianas observaram tambm vrios aspectos relativos aos diferentes tipos de germinao das plantas e pre-

39

sena ou ausncia de sementes e frutos, entre outros itens abordados nos programas.

Dvidas
E se os alunos no souberem escrever convencionalmente? Nas sries iniciais, em que o processo de alfabetizao ainda no se completou, convm dar ao aluno a oportunidade de escrever utilizando sua prpria hiptese a respeito da escrita, mesmo que ainda no seja a correta. Por isso, importante que ao formar os grupos o professor leve em conta a hiptese de escrita de cada um, formando duplas heterogneas, que se enriqueam com a troca de informaes.

Para saber mais


40 Para entender melhor a construo do sistema alfabtico da escrita, consulte: FERREIRO, E. & TEBEROSKY, A. A psicognese da lngua escrita. Porto Alegre: Artes Mdicas, 1985.

Parmetros Curriculares Nacionais Lngua Portuguesa. Braslia, MEC/SEF, 1997.


Consulte tambm

Globo Rural responde : 200 solues para os problemas do campo. Editora Globo, edio especial de novembro de 1992.

Plantas

PROPOSTA 3
Milou Sequerra

Programa trabalhado
Cupuau (5).
O programa apresenta informaes sobre uma fruta muito consumida na regio Norte do Brasil, mostrando inclusive algumas das transformaes pelas quais ela passa no preparo de diversos pratos.

reas e temas transversais Cincias Naturais; Sade

Sries indicadas: Pr-primrio ou 1srie.

Contexto
O programa pode ser utilizado para estudar frutas naturais de diferentes regies do Brasil, s vezes nem conhecidas pelos alunos.

Objetivos

Conhecer a diversidade de frutas naturais do Brasil e as propriedades dessas frutas. Aproximar os alunos do conceito de transformao de um produto, no preparo de pratos com a fruta.

Plantas

PROPOSTA

Contedos

Observao da transformao dos alimentos. Conhecimento de frutas brasileiras. Discusso sobre hbitos alimentares. Identificao de algumas propriedades das frutas.

Materiais necessrios
Mapa do Brasil

Preparao

1. Converse com os alunos a respeito das fru42 tas e das rvores frutferas que conhecem; leve-os a dizer o que sabem a respeito da origem e das caractersticas de cada fruta mencionada. Se possvel, v com eles a uma feira, ou a um mercado, para que conheam novas variedades de fruta e conversem a respeito delas. Voc tambm pode pedir para fazerem uma pesquisa em livros e revistas.

2.

Prepare uma ficha para que anotem as informaes a respeito das frutas observadas: tipo de rvore, regio em que mais freqente, caractersticas do sabor, como costuma ser consumida, de que formas pode ser preparada, por que faz bem sade etc. Deixe espao para que incluam tambm um desenho da fruta. Distribua e d tempo para preencherem, individualmente ou em grupo.

Ainda antes de exibir o vdeo, converse com as crianas a respeito do cupuau, verificando o que conhecem

3.

dessa fruta: se sabem como , que gosto tem, como preparada etc. (No se preocupe com o fato de trazerem informaes incorretas ou imprecisas: o importante que exponham suas idias.) Caso os alunos no conheam o cupuau, explique que se trata de uma fruta tpica do Norte do Brasil, usada para preparar pratos muito apreciados pela populao. Os alunos j devem estar familiarizados com a ficha, graas atividade desenvolvida com outras frutas. De qualquer forma, converse a respeito das questes, ajudando-os a lembrar o que precisaro observar ao assistir ao programa do cupuau.

4.

Exibio do programa
Como se trata de um vdeo curto, voc pode exibi-lo inicialmente de uma s vez, sem interrupes. Em um segundo momento, discuta com a classe as informaes apresentadas e proponha que vejam tudo de novo. Agora os alunos podem preencher a ficha medida que assistem ao vdeo. Faa pausas sempre que julgar necessrio, converse com eles e d-lhes tempo para que anotem. Como so pequenos, essa tarefa pode ser realizada em duplas, ou em pequenos grupos, para que um ajude ao outro tanto para pensar nas informaes como para decidir a forma de escrever (pois muitos ainda no escrevem convencionalmente). 43

Aps a exibio
Faa as crianas compararem suas fichas com as dos colegas e discutirem as diferenas. uma boa forma de avaliar o que compreenderam nesse processo. Se for o caso, retome o vdeo para que resolvam eventuais dvidas.

1.

Plantas

PROPOSTA

2. Converse com os alunos, chamando sua ateno para as


mudanas nas propriedades das frutas durante os processos de transformao mostrados no vdeo (por exemplo, uma fruta preparada em forma de suco, compota, gelia ou sorvete tem sabor, cor e textura bem diferentes da fruta crua). Leve-os a associar as transformaes pelas quais passa o cupuau, no vdeo, com o que j conhecem a respeito da preparao de outros alimentos.

3. Procure ampliar a pesquisa, promovendo atividades como:


44

Localizar no mapa do Brasil a regio Norte, de onde vem o cupuau. Orientar a pesquisa em enciclopdias ou livros ilustrados, buscando novas informaes sobre o cupuau, como por exemplo: que vitaminas contm? Partindo dos hbitos alimentares dos alunos, discutir as propriedades das frutas e seus benefcios sade. Realizar pesquisas e debates a respeito de outras frutas brasileiras tpicas (sapoti, umbu, carambola, caju etc.). Se possvel, levar para a classe frutas frescas ou em formas j processadas (polpa congelada, sucos, compota), para que as crianas possam provar e identificar sua cor e seu sabor. Ler textos instrucionais para preparar receitas de pratos ou bebidas com vrias frutas.

Preparar sucos, saladas de frutas ou gelias, observando as transformaes que ocorrem na consistncia, no sabor e na textura da fruta. Pesquisar, ler e contar lendas envolvendo a origem de diferentes frutas (tais como a lenda do guaran, por exemplo).

Para encerrar esse estudo, convide os pais dos alunos, ou mesmo colegas de outra classe (ou de outras sries), para experimentar diversas frutas e receitas preparadas com elas, enquanto seus alunos transmitem as informaes acumuladas.

Sobre os outros programas


Em sries mais adiantadas (a partir da 2), utilize tambm os demais programas tomate, morango, abobrinha, batata, couve-flor, milho, cebola e ervilha para estudar vegetais ou alimentos. A semelhana de enfoque e linguagem dos programas facilita a comparao entre as plantas mostradas como por exemplo, no modo como nascem e se desenvolvem , e possibilita tambm a construo do significado de termos especficos, recorrentes nos diversos programas (pistilo, estames etc.). 45 ATENO Todos esses programas tm como foco principal as transformaes que ocorrem no processo de desenvolvimento dos vegetais. Para evidenciar essas transformaes, adota-se o recurso de acelerar o ritmo das imagens. As crianas principalmente as menores, ou as moradoras de centros urbanos podem a partir da formar uma falsa idia do tempo real em que o processo ocorre. Para evitar enganos, promova uma atividade que permita aos alunos construir uma idia mais precisa do tempo necessrio para uma semente brotar e a planta crescer at dar flores e frutos. Leve os alunos a acompanhar o crescimento de al-

guns vegetais ( interessante fazer a experincia com vrios tipos ao mesmo tempo) desde a semente, orientando a observao sistemtica do processo. O registro das observaes pode ser feito por meio de grficos baseados na evoluo da medida da planta ao longo do tempo, de desenhos de observao e de textos descritivos.

Dvidas
importante que meus alunos aprendam os nomes das partes das plantas e entendam os ciclos de vida? interessante que os alunos aprendam as duas coisas. Em relao aos nomes, no h problema algum se no chegarem a decor-los o importante que comecem a entender as diferentes funes de cada parte e a estabelecer relaes entre forma e funo. Ciclo de vida um conceito complexo, e os alunos ainda tero muitas outras oportunidades para continuar a refletir sobre isso.

46

Para saber mais


Revistas

Terra, Editora Abril, maio de 1998. Terra, Editora Abril, setembro de 1998.
Vdeos Outros programas da srie Frutas brasileiras, da TV Escola.

Demografia
PROPOSTA 1
Zysman Neiman

Programa trabalhado
Viagem ao planeta Terra: exploso urbana (5544")
Ao apresentar a situao socioambiental de quatro grandes metrpoles do mundo (Cidade do Mxico, Istambul, Xangai e Nova York), o documentrio pe em foco algumas das principais questes atuais, como crescimento populacional, crescimento desordenado de cidades, xodo rural, degradao ambiental, globalizao, entre outras.

reas e temas transversais Histria; Geografia; Meio Ambiente; Sade; Pluralidade Cultural; Orientao Sexual; Trabalho e Consumo.

Sries indicadas: 7 e 8; para pontos especficos, tambm na 5 e na 6

Demografia

PROPOSTA

Contexto
O vdeo possibilita o desenvolvimento de projetos com temas como: meio rural versus meio urbano, Primeiro Mundo versus Terceiro Mundo, controle populacional versus controle do consumo. Tais projetos permitem associar o trabalho de diversos professores, em anlises multifacetadas.

Objetivos


48

Discutir o crescimento urbano (como uma tendncia do sculo 20) e suas conseqncias sociais, culturais e ambientais. Relacionar os problemas apresentados pelo vdeo com aqueles vividos pelas cidades em que residem os alunos.

Contedos
Histria: Cidadania e cultura no mundo contemporneo. Geografia: A natureza e as questes socioambientais; a modernizao capitalista e a redefinio nas relaes entre o campo e a cidade; cultura e consumo; a globalizao e as novas hierarquias urbanas; indstria e modo de vida. Pluralidade Cultural: Vida comunitria como referncia afetiva e forma de organizao; indicadores da vida comunitria como base de relaes econmicas; conhecimento, respeito e valorizao de formas de relao com o tempo, o espao e as vises de mundo; relaes com a natureza e com o corpo; prtica e valorizao da circulao de informaes como fundamento da liberdade de expresso e de

associao; valorizao da possibilidade de mudana como obra humana coletiva; instrumentos para fortalecimento da cidadania. Orientao Sexual: Eqidade entre os sexos, flexibilizao dos padres de comportamento e questionamento dos esteretipos ligados ao gnero. Sade: Saneamento bsico, poluio, alimentao e outros indicadores de qualidade de vida. Trabalho e Consumo: Presena do trabalho e do consumo nos elementos naturais e construdos do meio ambiente; compreenso da importncia dos meios de transporte na produo econmica e na qualidade de vida; direitos humanos, cidadania. Meio Ambiente: Reconhecimento dos tipos de uso e ocupao do solo; o planejamento dos espaos como instrumento de promoo da melhoria da qualidade de vida; o manejo sustentvel; conhecimento e valorizao de tcnicas de saneamento bsico.

49

Preparao
Consulte os PCNs; ali voc encontrar muito material terico a respeito dos assuntos abordados no documentrio, tanto nos temas especficos quanto nos textos introdutrios de Geografia, Histria, Pluralidade Cultural, Sade, Orientao Sexual, Meio Ambiente e Trabalho e Consumo. Algumas semanas antes da exibio, proponha que os alunos pesquisem, em jornais e revistas, informaes relacionadas com problemas socioambientais enfrentados pelos municpios em que residem e estudam. Discuta o tema em clas-

1.

2.

Demografia

PROPOSTA

se, encaminhando uma sntese dos principais problemas. Pea para os alunos prepararem fichas-resumo (que serviro para comparar com os dados das grandes metrpoles apresentadas no vdeo). Se a escola estiver na zona rural, discuta com a classe a questo do xodo rural motivado pela esperana de uma vida melhor na cidade, e as relaes entre rea rural e rea urbana. Se for uma escola urbana, discuta as possveis causas dos problemas enfrentados, o dimensionamento de sua gravidade e as eventuais solues.

3.

Proponha a realizao de uma ficha-resumo, com itens que sero teis para orientar a observao, quando os alunos forem assistir ao vdeo. Alguns pontos que podem ser relacionados:

50

histria da cidade; formao tnica e religiosa;

relao entre rea rural e urbana migraes e suas causas; populao e taxas de crescimento; importncia dos rios na cidade; busca de gua e de terras frteis; uso de guas subterrneas; ocupao de mananciais e reas verdes;

origem e destinao do esgoto problemas de sade relacionados; contaminao das guas problemas de sade relacionados; tipos de poluente e nmero de automveis em circulao; investimentos em transporte pblico;

mudanas de hbitos decorrentes da degradao ambiental;

aparecimento de lideranas comunitrias para a resoluo de problemas coletivos; uso da alta tecnologia para a soluo (ou no) de problemas; restaurao de reas degradadas e volta de fauna e flora originais; uso turstico de reas recuperadas.

Exibio do programa
Ao exibir o documentrio, faa paradas estratgicas para ressaltar alguns aspectos, comentar e destacar o contedo dos itens includos na ficha-resumo.

Aps a exibio
Organize grupos de discusso, para os alunos compararem os problemas tratados no documentrio com os existentes em sua cidade, j registrados nas fichas.

1.

51

2. 3.

Nas discusses, procure desmistificar uma possvel viso da cidade como algo bom e da rea rural como ruim. Discuta a importncia da participao individual na soluo de problemas coletivos e a confiana no poder da tecnologia para melhorar a qualidade de vida. Convide os alunos a elaborar propostas a ser apresentadas aos administradores municipais.

Chame a ateno dos alunos para o enfoque dado no vdeo apresentao da cidade de Nova York, em compara-

4.

Demografia

PROPOSTA

o com as outras trs cidades. importante questionar cer t as inf o r maes. Nova Yor k apar ece como uma megacidade na qual todos os problemas foram solucionados. Procure buscar dados de outras fontes, que permitam discutir essa afirmao. Proponha aos alunos que apresentem, oralmente ou na forma de trabalhos escritos, sugestes para a melhoria da infra-estrutura urbana ou para a soluo de problemas socioambientais de sua regio.

5.

Resultados
As sugestes de melhoria das condies locais podem ser encaminhadas para as autoridades municipais responsveis pela administrao pblica.

52 Livros

Para saber mais

CARLOS, A.F.A. A cidade. So Paulo: Contexto, 1992. CORREA, R.L. A rede urbana . So Paulo: tica, 1989. LEFEBVRE, H. O direito cidade. Porto: Afrontamento, 1981. MUNFORD, L. A cidade na Histria, suas origens, transformaes e perspectivas. So Paulo: Martins Fontes, 1991. NEIMAN, Z. & MOTTA, C.P. Educao Ambiental, volumes 1, 2, 3 e 4. So Paulo: Atual, 1991. SANTOS, M. Urbanizao brasileira. So Paulo: Hucitec, 1993.

SANTOS, M., SOUZA, M.A., SCARLATO, F.C. & ARROYO, M. (orgs.). Problemas geogrficos de um mundo novo. So Paulo: Hucitec, 1995. (orgs.). Fim de sculo e globalizao. So Paulo: Hucitec, 1994. WILLIAM, R. O campo e a cidade. So Paulo: Cia. das Letras, 1989. Vdeos

Crescimento urbano e exploso demogrfica, TV Executiva, MEC, Srie Educao Ambiental no Ar, 1998. Saneamento, poluio e lixo, TV Executiva, MEC, Srie Educao Ambiental no Ar, 1998.
Consulte ainda Relatrios mundiais sobre ndices de qualidade de vida PNUD. (O Relatrio do Desenvolvimento Humano publicado em portugus, com apoio do Instituto da Cooperao Portuguesa, pela Trinova Editora, Rua das Salgadeiras, 36 2 Esq., 1200 Lisboa, Portugal. Telefone: (00351) 01 3420650; fax: (00351) 01 3420751. Matria institucional e relatrios publicados pelo poder pblico de seu municpio.

53

Demografia

PROPOSTA 2
Marina Marcos Valado

Programa trabalhado
Viagem ao planeta Terra: exploso urbana (5544")
O vdeo destaca problemas relacionados ao crescimento rpido e desordenado e conseqente deteriorao ambiental de quatro cidades grandes Mxico, Istambul, Xangai e Nova York ,bem como algumas medidas locais destinadas a enfrentar tais problemas.

54

reas e temas transversais Geografia; Histria; Meio Ambiente; Sade.

Sries indicadas: 7 e 8 sries.

Contexto
O uso desse vdeo pode estar inserido no estudo de urbanizao e demografia, nas reas de Geografia e Histria. Alm disso, o tema se presta a um trabalho conjunto com a rea de Mat emtica, com o estudo de cer t os pr oblemas demogrficos. A associao direta entre qualidade ambiental e sade suscita debates em torno de temas de higiene e sade pblica.

Objetivos

Estabelecer relaes entre o intenso deslocamento populacional para as grandes cidades e a concentrao dos problemas socioambientais. Observar as circunstncias histricas em que ocorreu a concentrao populacional em grandes cidades nesses pases. Reconhecer o papel do poder pblico no planejamento urbanstico da cidade e na organizao da oferta de servios bsicos (gua potvel, tratamento de dejetos e resduos slidos etc.). Reconhecer o papel de cada morador, como cidado, na preveno dos problemas ambientais e nas eventuais solues. Identificar as relaes da qualidade do ambiente (em que se mora, vive, estuda e trabalha) com a qualidade de vida e a sade. 55

Contedos
Migrao humana para as grandes cidades como causa de crescimento no-planejado, gerando degradao ambiental. Aspectos histricos, econmicos, culturais e ambientais de cada uma das cidades. Dinmica populacional: observao de como os deslocamentos populacionais decorrem de transformaes na economia dos pases e das cidades. Questes demogrficas: clculo de ten-

Demografia

PROPOSTA

dncias de crescimento populacional, consumo de gua por habitante, previses de produo de lixo ou dejetos.

Materiais necessrios

Mapa-mndi para localizar as cidades apresentadas no vdeo. Mapa do Brasil com localizao das maiores cidades e com a referncia de seus contingentes populacionais.

Preparao
56 Desenvol va com a classe o es tudo de alguns dados demogrficos, indicando as tendncias mundiais de crescimento populacional e urbanizao. importante que os alunos estabeleam associaes entre as mudanas e alguns fatos histricos a elas relacionados. Destaque, por exemplo, de que modo:

a diminuio da mortalidade infantil influi sobre o crescimento populacional; a mudana do papel da mulher contribui para a diminuio da tendncia de crescimento urbano;

a introduo de novas tecnologias de produo de alimentos, bem como a opo econmica por monoculturas voltadas exportao, provocam o xodo rural.

Exibio do programa
Voc pode subdividir o programa e exibir o trecho correspondente a cada cidade em uma aula separada.

Aps a exibio

1. Aps a exibio da parte referente a uma cidade, discuta com os alunos os aspectos considerados mais relevantes, seguindo para isso um roteiro de questes como por exemplo:

Em que poca ocorreu o movimento migratrio mais intenso? possvel perceber de onde vieram as pessoas que se deslocaram para a cidade? Os problemas ambientais afetam igualmente os moradores da cidade?

H problemas de sade que podem ser considerados diretamente decorrentes dos desequilbrios ambientais?

2. Aps terem sido apresentadas e comentadas todas as


cidades, procure levar a classe a estabelecer comparaes entre elas. Chame a ateno para o fato de que o fenmeno da formao de grandes metrpoles, embora seja mundial, possui manifestaes especficas, de acordo com cada realidade. 57

3. Proponha a realizao de uma pesquisa comparativa dos


dados demogrficos da cidade em que a escola est localizada com os de outra cidade da regio. Selecione para a comparao uma cidade cuja tendncia parea bem diferente, ou at oposta. De acordo com as caractersticas de cada cidade, oriente a pesquisa junto a rgos pblicos, na biblioteca ou pela internet. Para propiciar uma perspectiva histrica, planeje a pesquisa de dados demogrficos dos quatro ltimos recenseamentos; isso permite identificar as tendncias de mudana e avaliar a influncia de determinados fatores locais

Demografia

PROPOSTA

surgimento de indstrias, introduo de novos cultivos no campo e/ou de novas tecnologias na produo rural sobre essas tendncias. Entrevistas com antigos moradores, colhendo seu depoimento a respeito das transformaes que observaram em sua localidade ao longo do tempo, fornecem um outro ngulo de anlise. Dados relativos sade da populao e s alteraes mais marcantes no quadro de doenas podem ser facilmente associados s mudanas ocorridas.

4.

Proponha aos alunos o levantamento de dados que permitam relacionar sade e demografia. A pesquisa pode ser feita junto ao servio de sade local. Pea para pesquisarem, por exemplo, a relao entre:

58

qualidade de tratamento de esgotos e presena de doenas transmissveis; nvel de poluio do ar e incidncia de doenas respiratrias; ocorrncia de doenas mentais e a vida em grandes cidades.

Dvidas
H uma relao direta entre crescimento populacional e concentrao urbana? Devemos ter muito cuidado ao estabelecer relaes de causa e efeito entre esses fenmenos. Em geral, a migrao de populaes rurais para cidades grandes ou mdias leva diminuio no nmero de filhos das famlias. Entre muitos outros fatores, isso se relaciona com a entrada das mulheres no mercado de trabalho e com as dificuldades para o sustento de muitos filhos. No caso brasileiro, a tendncia

de urbanizao crescente vem sendo acompanhada por um rpido declnio nas taxas de natalidade.

As situaes e os problemas apontados no vdeo correspondem a uma tendncia natural ou inevitvel? No, essa no a realidade em muitos pases do mundo, especialmente nos mais desenvolvidos. Grandes aglomerados urbanos, comparveis ao mostrados no vdeo, continuam se formando apenas nos pases do chamado Terceiro Mundo.

Para saber mais


Parmetros Curriculares Nacionais. Braslia, MEC/ SEF,1997. Consulte especialmente, os Temas Transversais de 5 a 8 srie. 59

Demografia

PROPOSTA 3
Larcio Furquim

Programa trabalhado
Viagem ao planeta Terra: exploso urbana (5544")
reas e temas transversais Geografia; Meio Ambiente; Sade.

Srie indicada: 8 srie.

60

Contexto
Esse programa foi utilizado em uma etapa importante do projeto A vida nas cidades na virada do sculo 21, desenvolvido em nossa escola. O objetivo do projeto era estudar as mudanas na ocupao territorial do Brasil na segunda metade do sculo 20.

Objetivos

Conhecer lugares que, apesar de sua histria, cultura e realidade prprias, enfrentam situaes similares. Levantar as principais diferenas e semelhanas entre as cidades apresentadas e tambm em relao cidade em que se situa a escola. Analisar e selecionar informaes referentes ao tema do projeto A vida nas cidades na virada do sculo 21.

Contedos

Anlise e seleo de informaes sobre transformaes espaciais: urbanizao e populao na atualidade. Estabelecimento de relao entre os dados de cidades de diferentes tamanhos e categorias (classificao, funes e hierarquias urbanas). Estabelecimento de relaes entre crescimento urbano, migrao, crescimento populacional e problemas ambientais.

Materiais necessrios
Mapa-mndi. 61 Mapa que permita localizar, em uma escala adequada, o municpio em que se situa a escola.

Preparao
Em uma aula anterior exibio da primeira parte do programa, divida a classe em quatro grupos. Encarregue cada um de levantar dados a respeito de uma das cidades retratadas: localizao no mapa, informaes sobre histria, cultura, costumes, conflitos contemporneos, etnia, demografia, economia, religio, esportes etc. A pesquisa pode ser feita em livros de Histria e Geografia ou na mdia (jornais, revistas, internet).

Exibio do programa
No dia da exibio, o grupo responsvel pela cidade focalizada apresenta aos colegas as informaes que coletou.

Demografia

PROPOSTA

Os outros grupos podem descrever (em texto ou desenho) a imagem que fizeram dessa cidade. Explique que, ao ver o programa, conhecero melhor essas cidades e podero observar dados e fatos referentes populao, paisagem, aos problemas urbanos e s solues apresentadas pelos habitantes. E oriente-os para que, durante a exibio, no se preocupem em fazer anotaes, pois isso pode lev-los a perder cenas importantes.

Aps a exibio

1. Leve os estudantes a relacionar o que observaram no vdeo com as impresses que haviam registrado anteriormente a respeito da cidade. Proponha tambm a comparao com sua prpria cidade.

2.
62

Aps apresentar as quatro cidades, organize debates a respeito dos diferentes processos de urbanizao, dos problemas ambientais, das diferenas entre as cidades, da grande populao, da exploso urbana etc.

3. Oriente as discusses para que os alunos busquem compreender os fatores que levaram a ritmos e formas de urbanizao desiguais nos quatro pases das cidades estudadas e no Brasil.

4. A partir das explanaes anteriores, insira novos elementos


para estudar a urbanizao e o crescimento populacional do Brasil. Passe um vdeo relacionado a esse tema (como Paisagens brasileiras Diadema, da srie da TV Escola), use livros de apoio didtico, jornais e revistas, entre outros materiais. No Brasil, a regio Sudeste se destacou como plo do crescimento urbano-industrial no perodo estudado. Isso ocasionou grandes desequilbrios regionais, com migraes em massa, intenso xodo rural e ocupao irregular das reas urbanas e seus

entornos, com expanso para vrzeas, margens de rios, vertentes ngremes etc. A rapidez com que o processo de urbanizao se intensificou no Brasil nesse perodo levou a uma transformao brutal, no apenas nas cidades, mas tambm no campo.

Dvidas
Como proceder se o grupo responsvel por pesquisar uma das cidades no conseguir levantar as informaes necessrias? Reserve um tempo na aula (conforme a necessidade) para os alunos fazerem a pesquisa, com sua ajuda. Providencie material de consulta. Como trabalhar os vrios aspectos da Geografia em um mesmo tema? Como a urbanizao no Brasil se deu de maneira acelerada, o processo de formao das cidades ocorreu de modo desorganizado. Use o estudo dessa ocupao irregular como ponte para efetuar estudos de solo, hidrografia, relevo, leis municipais de zoneamento e ocupao do solo, canalizaes etc. O mesmo encaminhamento pode ser dado, por exemplo, a estudos de populao (migrao, qualidade de vida, educao, moradia, sade), entre outros. Como proceder em uma escola da zona rural? Encaminhe o estudo das transformaes pelas quais a regio passou nos ltimos trinta, quarenta ou cinqenta anos, utilizando, por exemplo, dados dos Censos Demogrficos do IBGE. Voc pode levantar dados, na prefeitura local, para estudar a evoluo de caractersticas como:

63

ritmo de crescimento populacional; movimentos migratrios;

relao entre expropriao e migrao. Procure exibir para os alunos algum vdeo que aborde questes como problemtica ambiental, desigualdades sociais e suas conseqncias em uma grande cidade brasileira. Outras alternativas podem ser o estudo do ritmo de crescimento de uma grande cidade da regio, ou a explorao do imaginrio dos estudantes, levando-os a desenhar ou descrever uma grande cidade.

nmero de residncias assistidas com luz eltrica; condies de transporte e comunicabilidade; produtos obtidos de plantao, extrao ou criao; nmero de eletrodomsticos por moradia; nmero de fazendas com tratores;

Para saber mais


64 Publicaes SALGADO, Sebastio. Entrevista revista Caros Amigos, abril de 2000. SANTOS, Milton. A urbanizao brasileira. So Paulo: Hucitec, 1993. . Metamorfoses do espao habitado. So Paulo: Hucitec, 1988. OLIVA, J. & GIANSANTI, R. Espao e modernidade. Temas da Geografia do Brasil. So Paulo: Atual, 1999. Vdeos

Paisagens brasileiras, da srie da TV Escola.


Internet http://www.agb-sp.com.br

Dia de Festa
PROPOSTA 1
Ana Amlia Inoue Programas trabalhados
Tailndia: a festa da natureza (15); Marrocos: a poca do Ramad (15); Nova Orlans: a tera-feira gorda Cajun (15).
Os trs vdeos formam uma srie dedicada a festas comunitrias em trs lugares bem distintos: Tailndia, Marrocos e Nova Orlans, nos Estados Unidos. A festa mostrada desde os momentos de preparao at a celebrao, destacando os significados atribudos a ela e a participao dos membros da comunidade.

reas e temas transversais Histria; Geografia; Pluralidade Cultural.

Sries indicadas: 3 e 4 sries.

Contexto
Os vdeos podem ser usados para trabalhar temas como Pluralidade Cultural e Meio Ambiente. Permitem tambm es-

Dia de Festa

PROPOSTA

tudar: organizao de grupos sociais e tnicos, na rea de Histria; leitura da paisagem e modos de vida urbano e rural, na rea de Geografia.

Objetivo

Ampliar o conhecimento dos alunos sobre a diversidade cultural e o significado das festas populares.

Contedos
Reconhecimento de transformaes e permanncia de costumes e vivncias culturais em uma comunidade. Leitura da paisagem.

Reconhecimento das expresses culturais como portadoras de significado.

66

Identificao de diferentes formas de representao e transmisso de smbolos culturais. Relao com a natureza e com o entorno como determinante de manifestaes culturais.

Apreciao e valorizao de diferentes manifestaes culturais. Anlise e sntese de informaes contidas no programa. Busca de informaes em diferentes fontes. Troca de informaes a respeito dos objetos de estudo.

Preparao
Voc pode utilizar esses vdeos para estudar e trabalhar o tema referente a festas tradicionais brasileiras. Comece a explorar o assunto alguns dias antes de exibir

os vdeos. Encomende a seus alunos uma pesquisa a respeito de festas tpicas de algumas regies do Brasil. Faa previamente um levantamento de fontes de informao e, na conversa com a classe, proponha questes do tipo:

Qual a origem dessa festa? Como surgiu? Como entender cada elemento da festa? Quais festas so religiosas? Quais no so? Qual o significado da festa? Como feita a preparao? E a realizao?

Essa festa envolve toda a comunidade, desde a fase de preparao? Ou a comunidade participa apenas na data festiva? O que compartilhado por todos e o que assumido apenas por alguns? Como a participao das crianas?
67

Como a tradio de realizar a festa se mantm?

A discusso desses pontos pode envolver pesquisas mais aprofundadas e, portanto, um perodo maior de tempo. Quando achar que o tema est bem explorado, apresente o vdeo. Antes da exibio, converse com a classe a respeito do contedo do documentrio, orientando os estudantes para que possam assistir ao vdeo de forma ativa. Sugesto: os alunos podem responder s mesmas questes formuladas na pesquisa sobre as festas brasileiras. Se decidir pedir isso, distribua o roteiro para que assistam ao vdeo levando em conta as questes propostas.

Exibio do programa
Durante a exibio, d pausas na fita em determinados momentos, para fazer perguntas relacionadas com as cenas observadas: paisagem local, tipos de moradia, materiais utilizados, mei-

Dia de Festa

PROPOSTA

os de transporte, brinquedos e brincadeiras, objetos de uso cotidiano, alimentao, elementos da natureza, atividades econmicas e outros aspectos que considere interessantes. Tambm vale a pena interromper a sesso para discutir temas ou conceitos que possam contribuir para a melhor compreenso do documentrio, como por exemplo: dados da realidade local, informaes sobre a religio, processos de imigrao etc.

Aps a exibio
Encaminhe uma discusso do tema, levando os alunos a comentar o que lhes chamou mais a ateno. Em seguida, voc pode propor que registrem suas observaes a partir das questes sugeridas no roteiro, trabalhando em pequenos grupos. Em outro dia, promova a socializao das observaes dos grupos, fazendo apresentarem e discutirem cada item do roteiro. Ao final, proponha algumas questes para debate: 68

Qual o significado da festa para cada comunidade? Por que as crianas querem participar? Qual o resultado da participao na festa para as pessoas?

Quais festas brasileiras podem ser comparadas a alguma das festas dos documentrios? Por qu? O que h de comum entre elas? E quais as diferenas?

Na conduo desse debate, importante apontar: A beleza e o simbolismo envolvidos em cada uma. As festas no so aleatrias. Possuem um sentido compartilhado por todos, e tm razes diversas na histria, na relao da comunidade com seu entorno, na religio etc. O significado da festa coletivo e conhecido por todos. A participao na festa representa a insero de cada

um em seu grupo social. (Para as crianas, muitas vezes, pode representar um rito de passagem, em uma fase da vida.)

Resultados
Proponha a elaborao de textos sobre determinadas festas brasileiras, utilizando o resultado das pesquisas. Pode ser feito um livro sobre o tema, ou uma apresentao para outras classes ou para os pais.

Dvidas
Nos trs programas, h uma forte referncia ao aspecto religioso das festas. Devo abordar esse assunto? Sim. importante situar os alunos em relao a algumas caractersticas das religies representadas. Mas tome cuidado para no manifestar juzos de valor; procure contribuir para que os alunos aprendam a conhecer e respeitar as diferentes religies. A fita mostra realidades desconhecidas, de regies e culturas diferentes. Devo aprofundar esse aspecto? No necessariamente. Se os alunos no se interessarem pelas especificidades de cada cultura, no se preocupe em desenvolv-las. Se fizerem perguntas, voc pode propor uma pesquisa sobre o assunto. Se no souber responder s perguntas, informe isso classe e explique que vai pesquisar, para depois trazer-lhes as informaes.

69

Para saber mais


PCN, 1 a 4 srie: Histria; Geografia; Pluralidade Cultural; Meio Ambiente.

Dia de Festa

PROPOSTA 2
Mariana Breim

Programa trabalhado
Tailndia: a festa da natureza (15)
O tema abordado com riqueza de nuances e significados, mas deixa o assunto em aberto, criando condies para que se use o vdeo como disparador de questes correlatas.

reas e temas transversais Geografia; Lngua Portuguesa; Pluralidade Cultural. 70 Sries indicadas: 2 e 3 sries.

Contexto
O vdeo pode ser inserido em uma breve seqncia de uma atividade criada para abordar e trabalhar a Pluralidade Cultural, tema transversal indispensvel para pensarmos na diversidade como trao fundamental da formao de nosso pas. A ampliao do tema permite abranger as reas de Geografia e Lngua Portuguesa, com propostas de produo de textos e de mapas.

Objetivos

Conhecer um pouco mais da diversidade cultural brasileira, desenvolvendo uma atitude de respeito para com as pessoas e os grupos que a compem e reco-

nhecendo a pluralidade como um direito e uma necessidade dos povos e dos indivduos.

Ler, interpretar e produzir mapas simples, considerando algumas das caractersticas da linguagem cartogrfica, como o uso de cores, smbolos e legendas.

Desenvolver procedimentos de busca e seleo da informao na internet. Sistematizar o resultado de uma pesquisa com a produo de um texto escrito.

Contedos
Anlise e sntese dos significados das festas. Busca e seleo de informaes em diferentes fontes. Leitura e produo de mapas simples. Produo de textos. 71

Materiais necessrios
Lpis, borracha, lpis e canetinhas de cor, tesoura, cola e folhas de papel pautado. Fontes para pesquisa (livros ou computador para acessar a internet).

Mapa do Brasil, apenas com os contornos do pas e dos estados, em tamanho ampliado (uma folha de cartolina). Mapa-mndi.

Preparao
Antes da exibio da fita, explique aos alunos que eles iro

Dia de Festa

PROPOSTA

conhecer um pouco da cultura e dos costumes de um pas muito distante do Brasil. Pergunte se j ouviram falar da Tailndia e se sabem onde est localizada, no mapa-mndi. Pea para confirmarem suas hipteses, consultando o mapa.

Exibio do programa
D pausas na fita, para comentar, por exemplo, o vesturio das crianas e a relao delas com os adultos. Talvez os prprios alunos levantem outras questes relevantes, tal como: Por que gastam tanta gua nessa festa, se a gua faz tanta falta para eles?

Aps a exibio
Inicialmente, comente o vdeo com a classe, levantando questes do tipo: 72

1.


2.

O que chamou mais sua ateno?

Houve algo que no compreendessem? O qu?

Quais os significados da festa para o povo da Tailndia?

As crianas da Tailndia tm algum costume semelhante ao das brasileiras? Qual? Seria muito diferente morar l? Por qu?

Existe no Brasil alguma festa parecida com essa? Qual, ou quais? E quais so seus significados? (Esta ltima pergunta serve para disparar uma nova atividade.)

Pea para os alunos registrarem por escrito suas impresses, abordando uma das questes (por exemplo: o que mais chamou a ateno durante a exibio da fita). Explique-lhes que essa sntese ser til na prxima etapa de trabalho, para comparar a festa da Tailndia com as festas que pesquisaro em seguida.

Faa com as crianas uma lista das festas populares brasileiras que conhecem. (Talvez voc precise explicar-lhes o que so de fato festas folclricas e populares, que envolvem toda a comunidade, ressaltando a diferena em relao s festas familiares, como as de aniversrio ou casamento.) Cada aluno pode comentar brevemente o que sabe da festa e como a conheceu. V fazendo uma lista das festas que comentarem. Se for preciso, ajude-os a lembrar de outras.

3.

4.

Listadas as comemoraes, organize a classe em grupos e atribua a cada um a pesquisa de uma das festas. Antes de comearem a pesquisa, combine a maneira de realizar a tarefa:

Discuta os recursos de que dispem e ajude-os a escolher qual (ou quais) usaro como fonte principal de informaes. Oriente-os quanto forma de pesquisar, de decidir o que relevante e o que dispensvel. Monte com eles um pequeno roteiro, com o nome da festa, local onde realizada, data, o que feito, qual seu significado para a comunidade etc. 73

Se decidirem procurar na internet, e principalmente se os alunos no estiverem familiarizados com esse meio, faa uma seleo prvia de sites, escolhendo os que trouxerem o maior nmero de informaes em um mesmo endereo. Se as crianas estiverem familiarizadas com o uso da Internet, pode ser interessante consultarem diferentes sites, utilizando os mecanismos de busca.

5. Com o registro das pesquisas em mos, os grupos podero organizar e sistematizar as informaes. Para isso, prepararo um texto a respeito da festa pesquisada. Utilizando o registro anterior, podem procurar descobrir as semelhanas e diferenas entre a festa da Tailndia e a brasileira.

Dia de Festa

PROPOSTA

Faa um mapa ampliado do Brasil, traando apenas os contornos do pas e dos estados. Leve os alunos a marcar no mapa os estados em que acontecem as festas pesquisadas e acrescentar ilustraes a respeito delas. Os resultados da pesquisa podem ser expostos no mural da classe, para os alunos de uma classe vizinha, ou at mesmo para os pais.

6.

Resultados
Esse trabalho propicia uma boa avaliao do processo percorrido pelos estudantes: interesse pela atividade, contribuies nas discusses, disponibilidade para a atividade em grupo etc. Alm disso, a anlise das produes finais pode dar boas pistas a respeito das questes que voc j comeou a explorar e servir de base para futuras seqncias de trabalho, observando quais precisam ser retomadas ou abordadas sob novas perspectivas.

74

Dvidas
E se minha escola no dispuser de computadores ou de acesso internet? Se a escola no dispuser de computadores ou de acesso rede, a pesquisa pode se concentrar em outras fontes de informao, como os livros da biblioteca da escola, ou da biblioteca pblica mais prxima, vdeos, fotografias, notcias de jornal, entrevistas etc. Os objetivos continuam a ser os mesmos: que aprendam a buscar e selecionar as informaes desejadas. Como posso fazer a ampliao do mapa do Brasil? O mais simples consiste em fazer uma xerox ampliada (no tamanho de uma planta arquitetnica). Se no dispuser desse recurso, trace o original em um acetato e projete em uma folha grande de carto-

lina ou de papel kraft (papel pardo). Com a figura projetada no papel, basta traar o contorno da imagem, com pincel atmico.

E se no encontrarmos material suficiente para a pesquisa? Se as fontes de informao forem limitadas, modifique um pouco o planejamento. Voc pode propor que dois grupos pesquisem a mesma festa, analisando-a sob diferentes pontos de vista por exemplo, dana para um e vesturio para outro. Ou, ento, sugira que todos os grupos explorem sob distintos aspectos apenas uma das festas, sobre a qual for possvel recolher maior volume de informaes. E se eu optar pela pesquisa na internet, mas no conseguir encontrar bons sites sobre festas folclricas brasileiras? Para que a pesquisa seja bem-sucedida, voc precisa entrar em bons sites de busca, aqueles em que colocamos uma ou duas palavras-chave. Algumas boas opes de sites de busca so:

75

americanos/http://www.altavista.com /http://www.yahoo.com

brasileiros /http://www.cade.com.br /http://www.aqui.com.br. se voc for orientar a pesquisa em apenas um site, uma boa opo a pgina sobre folclore mantida pela Abrasoffa, responsvel pela Festa Internacional de Folclore do Brasil: http://www.abrasoffa.org.br/folclore/histmen.htm.

Para saber mais


Sobre Festas Folclricas Brasileiras, leia a matria publicada na revista Nova Escola de maro de 2000.

Dia de Festa

PROPOSTA 3
Vera Baumfeld

Programa trabalhado
Tailndia: a festa da natureza (15)
O vdeo mostra uma festa popular coletiva, realizada na rea rural. O documentrio bem elaborado e bem produzido, e rico em situaes e imagens que possibilitam ver e refletir sobre semelhanas e diferenas dos costumes de pessoas que vivem em um pas distante.

reas e temas transversais Meio Ambiente; Pluralidade Cultural; Geografia. 76 Sries indicadas: 1 e 2sries.

Contexto
Falei sobre o vdeo com uma professora que est trabalhando com sua classe o tema: gua, um desafio do sculo 21. Trata-se de um grupo de crianas que moram em zona urbana, vivendo em apartamentos em uma cidade grande. Para elas, o problema da gua parece no existir, isto , est fora de sua realidade, pois todas dispem de gua relativamente vontade nas torneiras e nos chuveiros de suas casas. A professora achou tima a idia de mostrar para seus alunos como vivem as pessoas em um lugar sem gua: quais so os problemas relacionados e o que a populao local faz para solucion-los. E decidimos trabalhar juntas com o documentrio da Tailndia.

Objetivos

Localizar pases em diferentes continentes (sia, Europa e frica). Conhecer hbitos alimentares e religiosos diferentes e um outro tipo de moradia, alm de aprender um pouco a respeito do artesanato, da culinria, do vesturio e das brincadeiras locais. Saber um pouco mais a respeito dos hbitos e valores de outros povos.

Contedos
Identificao de semelhanas e diferenas do prprio modo de vida com o das pessoas desse pas, principalmente no que diz respeito ao uso da gua. Conhecimento de uma manifestao cultural. 77 Identificao de semelhanas e diferenas entre festas que as crianas conhecem e a festa da Tailndia.

Materiais necessrios
Mapa-mndi.

Preparao
Antes de assistir ao vdeo, conversamos com os alunos, contando que iriam ver uma festa popular que acontece na Tailndia, onde celebrada anualmente, pedindo para que no falte gua na regio. O nome Tailndia chamou a ateno: onde fica? perto do Brasil? Respondemos de modo genrico, mas constatamos que seria bom trabalhar com mapas, para localizar o

pas. Orientamos ento as crianas, para que descobrissem a Tailndia no mapa-mndi.

Exibio do programa
Inicialmente, exibimos o vdeo inteiro, sem interrupes. Em seguida, a professora e eu pedimos aos alunos que comentassem o que haviam visto: que parte chamara mais sua ateno, o que no haviam entendido. Enquanto conversvamos, deixamos a fita rodando sem som, mostrando apenas as imagens. Os alunos discutiram principalmente as questes relativas ao problema da gua e, simultaneamente, ressaltaram aspectos referentes s semelhanas e diferenas culturais.

Aps a exibio
78 Ao fim da discusso, duas perguntas ficaram sem resposta:

Existe um lugar assim no Brasil?

Ser que poderamos tambm chegar a viver uma situao semelhante?

Essas duas questes mobilizaram o grupo para um novo estudo. Fizemos com a classe um levantamento das fontes em que poderamos buscar respostas e, atualmente, a classe est em pleno processo de pesquisa.

Ces e Gatos
PROPOSTA 1
Maria de Lurdes Seixas Programa trabalhado
Gatos (2834)

Para exemplificar as caractersticas dos felinos, o programa apresenta, de forma muito interessante e com um texto claro e de fcil entendimento, representantes de vrias espcies (tigre, leo, ona, chita etc.). O recurso do vdeo permite mostrar aspectos que no podem ser observados em ilustraes de livros, como rapidez, mobilidade, bote etc.

reas e temas transversais Cincias Naturais.

Sries indicadas: 1 e 2 sries.

Contexto
O vdeo foi usado em uma srie de atividades de estudo dos mamferos desenvolvidas durante um semestre, em uma 1 srie.

Ces e Gatos

PROPOSTA

Objetivo


80

Ampliar os conhecimentos sobre os grandes felinos.

Contedos
Leitura de imagens. Comparao entre os felinos.

Identificao e seleo de informaes que aparecem no vdeo. Escrita de lista.

Materiais necessrios

Folhas pautadas para as anotaes. Folhas de papel sulfite para as ilustraes.

Folha grande de papel, para fazer a lista dos felinos e o texto coletivo.

Preparao
Em primeiro lugar, assisti ao vdeo inteiro, sem me preocupar em registrar alguma coisa. Depois assisti de novo, mas agora fazendo pausas, voltando quando preciso, para fazer anotaes que me permitissem montar um roteiro (modelo direita). Percebi que podia identificar os seguintes temas: apresentao; caada; histrico; leo; filhotes; chita; olhos, cauda, limpeza, lngua; personalidade; criadores de gatos; pelagem e camuflagem; e, por ltimo, os gatos como personagens de histrias de fada e de desenhos na televiso. Para alcanar meu objetivo ampliar o conhecimento

ROTEIRO DE ESTUDO Gatos Tigres apresentao caractersticas mquina de matar dentes olhos orelhas de selvagem a domstico gatos e outros felinos gatos e outros felinos

Gatos caando e pescando

Aspecto histrico e mitologia Filhotes Lince Tigre Chita

Curiosidades 81

Caractersticas dos gatos

olhos cauda treino limpeza lngua personalidade raas camuflagem em histrias em quadrinhos e na tev

Criao Tipos de pelagem Gato como personagem

sobre os grandes felinos , pensei que, alm do roteiro, poderia fazer uma ficha para anotaes. E planejei dar pausas durante a exibio, ou mesmo apresentar o vdeo em dois

Ces e Gatos

PROPOSTA

momentos: no primeiro, faramos uma lista de todos os grandes felinos que aparecessem enquanto assistamos ao vdeo. No segundo momento, discutiramos as informaes importantes e interessantes. Cada aluno deveria eleger um ou dois felinos para estudar mais detalhadamente e depois trocar informaes com seus colegas. Considerando que so alunos de 1 srie, a pesquisa seria toda feita em classe, sob minha superviso e orientao. E como nessa fase o aprendizado se d principalmente a partir do que lem nas imagens, eu deveria oferecer-lhes livros ilustrados e outros vdeos. Combinei com os alunos que, para encerrar esse estudo, eles produziriam um lbum ilustrado, com textos informativos, desenhos e brincadeiras.

Exibio do programa
82 Na primeira exibio do vdeo a nica preocupao foi listar todos os grandes felinos citados, sem fazer pausas. Cada aluno ficou com uma folha para anotar os nomes dos felinos que iam aparecendo. Depois fizemos um cartaz com uma lista nica e completa, que ficou fixado na classe. No final, combinamos assistir ao vdeo mais uma vez, para prestar mais ateno nas informaes sobre os animais. A segunda exibio foi feita trs dias depois. Antes de comear, escrevi na lousa o roteiro que havia preparado, para facilitar a observao. E expliquei para os alunos que, durante o filme, faria pausas no incio de cada bloco de assunto, de acordo com o roteiro da lousa. Organizei a classe em grupos, e avisei que deveriam ficar atentos tanto s imagens quanto fala do narrador. Se fosse preciso, poderamos parar ou voltar a fita.

1.

2.

Aps a exibio
Os alunos registraram no papel os aspectos que consideraram mais importantes e, em seguida, os leram para a classe. medida que iam lendo, fui agrupando e organizando as informaes na lousa, fazendo um roteiro. Quando terminamos, fizemos um texto coletivo.

Resultados
Antes de chegar a esse formato de proposta, meu planejamento da atividade enfrentou alguns problemas. Por exemplo: no comeo, pedi para os alunos fazerem o registro individualmente, logo na primeira exibio. Isso se mostrou totalmente inadequado, pois eles ainda no so escritores suficientemente competentes para anotar e ao mesmo tempo prestar ateno ao vdeo. Percebendo que no daria certo, voltei atrs e disse que no precisariam anotar ainda. Quando assistiram ao documentrio pela segunda vez, fizeram os registros em grupo.

83

Dvidas
E se meus alunos tiverem dvidas, se algum der opinies diferentes do que exibido no vdeo? Se no for possvel esclarecer as dvidas, ou chegar a um consenso, mesmo com pausas e retomadas do discurso do narrador, interessante propor que pesquisem em outras fontes os pontos discordantes. A classe grande; se todo mundo pedir pausas para anotar, vai virar uma baguna! Uma boa estratgia para viabilizar e agilizar algumas atividades consiste em organizar o trabalho em pequenos grupos, o

que tambm favorece a troca e a ajuda. Nesse casos, procure planejar a formao dos grupos, para garantir a participao de todos os alunos.

E se os alunos se interessarem mais pelas histrias de Tarzan, Hrcules e Daniel do que pelos outros contedos do programa? Voc pode garantir a eles que conhecero as histrias desses trs personagens em outro momento, e providenciar atividades nesse sentido. Pode ser muito interessante, pois so personagens oriundos de textos bem diferentes entre si.

Para saber mais


Livro 84 DUARTE, MARCELO Reino Animal, in Guia dos Curiosos . So Paulo: Companhia das Letras, 1995, p. 45-63. Revista

Globo Rural, Editora Globo, outubro de 2000. Terra, Editora Abril, janeiro de 1998.
Vdeo

Os desafios da vida , David At tenborough. Abril Cultural.


Outras fontes

Enciclopdia multimdia dos seres vivos. CD-ROM 1 e 2, Folha de So Paulo. Mamferos. CD-ROM, PubliFolha.

Ces e Gatos

PROPOSTA 2
Ligia Rezende Schmitt

Programas trabalhados
Gatos (2834); Cachorros (2836)
Tal como outros programas dessa mesma srie (Olho Vivo), esses dois vdeos so dinmicos e relacionam informaes variadas de histria, cincias e curiosidades sobre o assunto. Transmitem a sensao de estarmos em visita a um museu vivo.

reas e temas transversais Cincias; Meio Ambiente; Lngua Portuguesa.

Sries indicadas: 1 a 4 srie.

Contexto
O uso desse vdeo est inserido no estudo dos seres vivos e dos ambientes que habitam, na rea de Cincias, dando aos alunos a possibilidade de somar novas informaes a respeito de um assunto que j conhecem um pouco. Esta proposta foi desenvolvida em uma escola rural multisseriada, oferecendo uma rara opor tunidade de aprendizado com um recurso (o vdeo) nem sempre acessvel naquela realidade escolar. Apesar de ter feito o planejamento da proposta e acompanhado a exibio do v-

Ces e Gatos

PROPOSTA

deo, no estive presente nas atividades, desenvolvidas posteriormente pela professora da classe.

Objetivos


86

Desenvolver uma atitude investigativa diante das informaes veiculadas pelos programas. Reconhecer a situao de assistir a um vdeo como uma situao de aprendizagem. Escrever e desenhar segundo as prprias hipteses.

Contedos
Comparao entre aspectos dos felinos e candeos. Identificao das informaes veiculadas pelos programas, tanto na locuo quanto nas imagens.

Preparao
Inicialmente, fizemos um levantamento de quem possua co ou gato em casa e anotamos na lousa. Em seguida, procuramos envolver o grupo com o assunto do vdeo, avaliando o que j sabiam a respeito do tema. Fizemos perguntas orientadas no sentido de ressaltar o que caracteriza e o que diferencia os animais domsticos dos selvagens. Falamos a respeito da questo dos antepassados de nossos atuais ces e gatos, e tambm dos sentidos (olfato, viso, audio etc.) que mais se destacam em um e em outro.

Exibio do programa
Durante a exibio do programa foram feitas pausas, tanto

para realar uma informao importante quanto para comentar a seqncia que se iniciaria, facilitando sua compreenso. Entre a exibio dos dois programas houve um intervalo para a merenda, que serviu tambm como descanso, pois essa situao (assistir tev na aula) era muito nova para eles. Com uma narrativa dinmica, o vdeo apresenta certos fatos histricos e geogrficos cuja compreenso depende do nvel de informao do espectador, como ao mencionar a arte rupestre, a civilizao egpcia ou a Idade Mdia. Com nossos estudantes, foi preciso interromper a sesso para dar-lhes alguns subsdios necessrios. Vrios aspectos foram ressaltados ao longo da exibio, como por exemplo: o olfato do co; a viso aguada do gato; o fato de ambos serem originariamente caadores, ou mesmo a definio dos grupos felinos e candeos, para cuja compreenso o documentrio contribui com exemplos abundantes. 87

Aps a exibio
Como se trata de uma 1 e uma 2 sries (com crianas entre 7 e 9 anos de idade) com diferentes nveis de competncia de leitura e escrita, planejei trs tarefas diferentes: a primeira, para todos os alunos, consistiu em colorir um desenho relacionado com o tema; as outras duas foram de escrita, com dois diferentes nveis de desafio uma para os que j escrevem e outra para aqueles que ainda no escrevem.

Resultados
O trabalho com o vdeo acabou tendo duas instncias de aprendizagem: uma junto aos estudantes, e a outra, de formao, junto professora, que teve pela primeira vez essa experincia. Ela me enviou a produo de seus alunos, per-

Ces e Gatos

PROPOSTA

mitindo-me assim analis-la (posteriormente, discutirei com ela minha avaliao). Os objetivos das atividades foram parcialmente alcanados. As crianas do grupo equivalente primeira srie no foram capazes de escrever, e vrios de seus desenhos no conseguem narrar a resposta. Porm, na atividade de colorir o desenho, inventar e escrever um nome para cada um dos animais eu pude entrever o conhecimento de mundo das crianas. Os animais desenha-

88

dos foram identificados com nomes de espcie, no caso das aves (tucano, beija-flor, ti-sangue, perequitinho, marreco e pica-pau) e de raas para os ces (coli, rotivale).

Dvidas
E se meus alunos requisitarem minha ajuda na hora de responder? Se sua interveno for no sentido de ampliar os recursos deles, discutindo a forma de escrever as palavras e buscando partilhar a soluo, sem se limitar a corrigir a ortografia ou a escrever para que copiem, sua participao ser de grande valia para a aprendizagem.

Para saber mais


CERVENY Alex. lbum de Colorir da Infantaria, srie Artistas Brasileiros- So Paulo: Callis, 1995. EVANS, David & WILLIANS, Claudette. Coisas Vivas (Coleo Vamos Explorar Cincias). So Paulo: tica, 1996. 89

PCNs em Ao, primeiro e segundo ciclos do Ensino Fundamental. Braslia, MEC/SEF, 1999.

Ces e Gatos

PROPOSTA 3
Cludia Rosenberg Aratangy

Programa trabalhado
Gatos (2834).
O programa d um panorama geral sobre os felinos, com uma grande riqueza de imagens e um texto repleto de informaes desde aspectos histricos e cientficos at mitologia, passando por muitos dados curiosos.

90

reas e temas transversais Cincias Naturais; Lngua Portuguesa.

Sries indicadas: 1 e 2 sries.

Contexto
O uso desse programa pode estar inserido num projeto de estudo de felinos, na rea de Cincias.

Objetivos

Ampliar o conhecimento sobre os gatos domsticos, enfocando suas caractersticas e habilidades. Estabelecer relaes entre os diversos felinos, diferenciando seus traos mais marcantes.

Transformar informaes de um veculo (vdeo) para outro (texto), sintetizando e reorganizando os prprios conhecimentos.

Contedos
Identificao das caracterst icas dos felinos: pelagem; olhos; garras; bigode; dentes; focinho; orelha e ouvidos.

Identificao de algumas relaes entre caractersticas fsicas e habilidades dos felinos: camuflagem; viso noturna; formas de caar; equilbrio; olfato; audio. Comparao do gato com os demais felinos. Elaborao de perguntas e respostas a respeito de temas do programa. Escrita e reviso de um cartaz. Atitude cooperativa no trabalho em grupo. 91

Materiais necessrios
Lpis ou canetinhas de cor. Cartolina.

Preparao
Assista ao vdeo pelo menos duas vezes: a primeira para ver as imagens com ateno e a outra para anotar informaes que podero ser discutidas com os alunos. Antes de exibi-lo para os alunos, faa uma roda de conversa, para falar de gatos e outros felinos. Proponha questes do tipo:

Ces e Gatos

PROPOSTA


92

O que os gatos comem? O que gostam de fazer? Como so seus olhos? Como eles andam? Vocs j observaram um gato caindo? Como ?

Quantos tipos de gatos vocs conhecem? Como so?

Existem animais parecidos com os gatos? Quais? Como eles so?

O que eles tm de parecido com os gatos? E o que tm de diferente?

Deixe os alunos se manifestarem, contando o que sabem. Explique, ento, que iro assistir um vdeo sobre gatos e outros felinos; recomende que prestem muita ateno, para aprender coisas novas.

Exibio do programa
Passe o vdeo at a metade e d ento uma pausa. Deixe os alunos fazerem comentrios e perguntas, esclarea eventuais dvidas. Exiba ento a outra metade e repita o procedimento. Escreva na lousa uma lista de temas explorados no vdeo, como por exemplo:

O gato e sua presa como ele caa e pesca. As raas dos gatos. A personalidade dos gatos. A viso, a audio e o olfato dos gatos. Curiosidades sobre o leo.

Curiosidades sobre a chita. Curiosidades sobre o tigre.

Semelhanas e diferenas entre os gatos e outros felinos. As origens dos gatos.

Organize grupos de trs ou quatro alunos e pea para cada grupo escolher um desses tpicos. Explique que, ao assistir de novo o documentrio, o grupo precisar recolher informaes a respeito do tema que escolheu. Durante a segunda exibio do programa, v ajudando os grupos a anotar as informaes. Oriente-os para que abreviem palavras e no se preocupem em caprichar na letra, pois essas anotaes serviro de base para a produo do texto. Faa pausas sempre que achar necessrio, ou quando os alunos solicitarem, e exiba o vdeo em vrios dias. 93

Aps a exibio
Cada grupo dever montar um cartaz com o ttulo Um mundo de perguntas sobre gatos e outros felinos. Os alunos formularo perguntas e respostas relacionadas ao tema escolhido. Cada grupo deve pensar em trs a quatro perguntas interessantes excluindo aquelas que possam ser respondidas apenas com sim ou no e nas suas respectivas respostas. D alguns exemplos e deixe-os treinar um pouco, fazendo perguntas oralmente e fornecendo as respostas. O grupo discute as perguntas e respostas; um dos alunos atua como redator, registrando tudo em um rascunho. Quando se considerarem prontos para isso, precisam planejar o cartaz: decidir como organizar os textos e as ilustraes e dividir as tarefas. Supervisione a tarefa, para garantir

Ces e Gatos

PROPOSTA

que todos participem: desenhando, escrevendo ou ditando. Procure oferecer outras fontes de informao, deixando livros e revistas disposio dos alunos. Os cartazes prontos podem ser afixados em algum mural da escola, para que os alunos de outras salas possam v-los.

Dvidas
O que posso fazer se meus alunos no prestarem ateno? Voc precisa orientar seus alunos antes de comear a exibir o vdeo. Mesmo que em casa estejam acostumados com isso, a situao escolar diferente. preciso ficar claro que fundamental prestarem muita ateno. No incio, talvez valha a pena exibir trechos curtos, de menos de 10 minutos, parando para conversar a respeito. V introduzindo aos poucos as tarefas mais complexas, como anotar informaes e preencher tabelas. Se os alunos no sabem escrever, como podem participar? Durante a exibio do vdeo, coloque aqueles que no escrevem em dupla com os que escrevem; ambos podem decidir juntos o que deve ser anotado. Para o rascunho do cartaz, o texto pode ser elaborado por todos os membros do grupo e redigido por aqueles que escrevem alfabeticamente. Na montagem do cartaz, os alunos no-alfabticos podem por exemplo copiar as perguntas (do rascunho para o cartaz), enquanto os mais fluentes copiam o restante. Devo corrigir, se o cartaz apresentar erros ortogrficos? Nas duas primeiras sries, por no serem ainda escritores

94

muito competentes, os alunos cometem muitos erros. A situao de montar um cartaz pode ser uma boa oportunidade para uma reviso coletiva de aspectos ortogrficos e textuais. Enquanto estiverem com o texto ainda no rascunho, pea para cada grupo copiar uma pergunta e uma resposta na lousa. Escolha as que estiverem com erros e problemas de compreenso mais srios. Discuta com a classe a necessidade de escrever tudo de modo bem caprichado e legvel, para que as pessoas possam entender o que est escrito no cartaz. Deixe os prprios alunos identificarem os erros e os problemas do texto, encaminhando para que se ajudem entre si a fim de encontrar a melhor forma de fazer as modificaes. Responda o que perguntarem, d sugestes, oriente-os para procurar mais informaes, enfim, ajude-os a tornar o texto o melhor possvel, dentro das possibilidades deles.

Para saber mais


Revistas Focinhos, Editora Peixes. Ces & Cia., Editora Forix Ltda. Sites na internet www.clubedogato.com.br www.guabi.com.br www.paubrasil.com.br www.geocities.com/gatos_felinos www.gatosite.jor.br www.nib.unicamp.br/hvvb/felinos/gato.htm www.caes-e-cia.com.br www.uol.com.br/focinhos

95

Potrebbero piacerti anche