Sei sulla pagina 1di 1

FASAM

FACULDADE SUL-AMERICANA

Unio Sul-Americana de Educao Lida Rodovia BR-153, Km 502 - Jardim da Luz CEP 74850-370 - Goinia - GO Telefax: 3219-4000 - www.fasam.edu.br

CURSO: DIREITO DISCIPLINA: DIREITO ECONMICO PROFESSOR: Mc. LEANDRO DE LIMA SANTOS

TURNO:NOTURNO VALOR: 07 PONTOS

ALIINO(A):

AVALIAO-NI 05/10/2011

01^ - Entende-se por l^Mercanti]i_sniX o conjunto de leis e de prticas administrativas adotadas'por vrios Estados europeus entre os sculos XVI e XVIII, no que era tangente s atividades econmias.J>iante de tal assunto, marque (V) para as afirmaes verdadeiras e (F) para as afirmaes falsas. (1,0 ponto)

O O Metalismo consiste na capacidade de acumulao de pedras e metais preciosos por um Pais. Inspiradas pela doutrina do liberalismo econmico de Adam Smith, as sugestes mercantilistas visavam intensificar as asUrrportaes. -fip ) - Como caracterstica do Mercantilismo lemos o Protecionismo Alfandegrio, onde pases mercantilistas adotavam -medidas para facilitar a sada de ouro e de prata de seu territrio em troca de produtos de outros pases. ) - Obter saldos positivos em balana comercial era uma preocupao constante dos Estados mercantilistas.
02- Ao se conceber instituies jurdicas que envolvam um cenrio econmico, aparece-nos a chamada "Constituio Econmica" que poder ser formatada para a realizao de dois objetivos distintos. Que objetivos so esses? Elabore um exemplo de cada um deles. (2,0 pontos)

03- Com a Constituio de 1988, em seu artigo 5~ XXIV, temos: XXIV - a lei estabelecer o procedimento para desapropriao por necessidade ou utilidade pblica, ou por interesse social, mediante justa e prvia indenizao em dinheiro, ressalvados os casos previstos nesta Constituio.

-No momento em que as questes relacionadas propriedade passam a ser auto-aplicveis, esse sentido diferente daquele adotado pelas teorias clssicas da propriedade privada, que a tratavam como um direito intocvel. Nesta perspectiva, disserte sobre a diferena entre a desapropriao por necessidade (ou utilidade) pblica e a desapropriao por interesse social. Apresentando ainda um exemplo de cada um dos dois tipos. (2,0 pontos)

04 - Segundo o Professor Joo Bosco Leopoldino da Fonseca: " A partir do momento em que o Estado se prope a adotar atitudes concretas de direo do fenmeno econmico, no mais possvel aceitar irrestritamente o Princpio _da Generalidade da LeF. -Faa uma anlise da frase acima e estabelea uma correlao entre o Princpio da Generalidade da Lei e o Princpio ConstitucionaLda Livre Concorrncia. possvel afirmar que a no aplicao da Generalidade da Lei garante a Livre ConcorrnciaJustifique. (2,0 pontos)

dxx,c^e/A)uji^^

)kc

,k/m>i lruOi JLjU*^^


t ' - f i
OKl/

*&

Potrebbero piacerti anche