Sei sulla pagina 1di 5

Prof

Junia Andrade

MPU 2010 | Isolada Portugus PORTUGUS

PORTUGUS MPU tcnicos e analistas JNIA ANDRADE Exemplos Cespe - Abin Mudado seu modo de pensar, o pesquisador j no concebe aquele tema da mesma forma e, assim, j no capaz de estabelecer um relao exatamente igual do experimento original. Em do experimento (R.6), o sinal indicativo de crase est empregado de forma semelhante ao emprego desse sinal em expresses como moda, s vezes, em que o uso do sinal fixo.

Exemplos Cespe/Abin ...o terrorismo internacional continuar, por tempo indeterminado, a ser fator de ameaa aos interesses da comunidade internacional e segurana dos povos.

Em segurana (R.5), o sinal indicativo de crase justifica -se pela regncia de ameaa (R.4) e pela presena de artigo definido feminino singular. Sintaxe do perodo simples

Estudo do sujeito

Vale a pena repensar suas decises. bom resolvermos isso com antecedncia. Convm aos candidatos ler bem o edital. Ouviram do Ipiranga as margens plcidas
De um povo herico o brado retumbante...

Sintaxe do perodo simples

Tipos de sujeito a. Sujeito simples Ex.: um grupo de professores conversou com os vereadores. b. Sujeito composto Ex.: Professores e alunos conversaram com os vereadores.

Sintaxe do perodo simples

Tipos de sujeito a. Sujeito subentendido Exemplo: podemos chegar a um acordo. b. Sujeito indeterminado Verbo na 3 pessoa do plural Exemplo: ligaram para a polcia durante a briga.

Complexo de Ensino Renato Saraiva | www.renatosaraiva.com.br | (081) 3221.0406

Prof

Junia Andrade

MPU 2010 | Isolada Portugus PORTUGUS

Sintaxe do perodo simples Sujeito indeterminado Verbo na 3 pessoa do singular + se Exemplo: Precisa-se de mais aulas. Sujeito inexistente

Presena de verbos impessoais. Impessoais principais: haver, fazer, tratar-se

Sintaxe do perodo simples Aposto termo que se junta a um substantivo para ampliar-lhe o significado (explicando-o, resumindoo, especificando-o).

Vocativo termo que usamos para nos dirigirmos a um interlocutor para cham-lo.

Sintaxe do perodo simples Predicativo termo que se refere ao sujeito ou ao objeto para atribuir-lhe caracterstica temporria. Adjunto adnominal termo que determina ou acompanha um nome. Pode indicar qualidade tpica ou posse. Sintaxe do perodo simples Os objetos Objeto direto complemento de verbo que no exige preposio. Objeto indireto complemento de verbo que exige preposio para sua complementao direta. Sintaxe do perodo simples Complemento nominal termo que complementa substantivo abstrato, adjetivo e advrbio. O CN funciona como alvo destes nomes. O adjunto adnominal diferencia-se do CN pelo fato de no acompanhar adjetivo, advrbio e por dar ideia de posse.

Sintaxe do perodo simples Adjunto adverbial termo que intensifica adjetivos e outros advrbios. Tambm atua como modificador de aes verbais. Pode sugerir ideias de causa, finalidade, tempo, lugar, modo, negao etc. Sintaxe do perodo composto

Oraes subordinadas Adjetivas

Iniciam-se com pronome relativo.

Elas podem ser explicativas ou restritivas. Oraes subordinadas Adverbiais Iniciam-se com conjunes subordinativas adverbiais. Oraes subordinadas Substantivas Iniciam-se com conjunes subordinativas integrantes.

Complexo de Ensino Renato Saraiva | www.renatosaraiva.com.br | (081) 3221.0406

Prof

Junia Andrade

MPU 2010 | Isolada Portugus PORTUGUS

Sintaxe do perodo composto Oraes subordinadas Adverbiais

o o o o o o o o o

Causais Consecutivas Concessivas Finais Conformativas Condicionais Proporcionais Comparativas Temporais Exemplos: Eles no vo falar sobre o caso, porquanto tm este direito. Eles no vo falar sobre o caso, conquanto sejamos os suspeitos. Se o caos imperasse, os homens no se respeitariam. Se o caos impera, os homens no se respeitam. Sintaxe do perodo composto

Oraes subordinadas substantivas

o o o o o o

Subjetiva Predicativa Objetiva direta Objetiva indireta Completiva nominal Apositiva

Exemplos bom que leiamos com cuidado o edital. A verdade parece que ser esclarecida. Os fatos mostram que h muitos erros nas exames. Precisamos de que mais provas sejam apontadas. Temos certeza de que isso ser esclarecido. Nosso desejo este: que sejamos respeitados enquanto nao.
Complexo de Ensino Renato Saraiva | www.renatosaraiva.com.br | (081) 3221.0406 3

Prof

Junia Andrade

MPU 2010 | Isolada Portugus PORTUGUS

Pontuao e sinais grficos Aspas: empregada sobre discurso alheio ou sobre uso de expresses que fogem ao padro do portugus. Dois pontos: introduo de explicaes, enumeraes. Ponto e vrgula: enumerao de termos ou oraes, tanto na horizontal quanto na vertical.

Exemplos a) As funes da polcia civil so: exercer a segurana pblica, manter a ordem, apurar infraes penais. b) Art. 5 So requisitos bsicos para investidura em cargo pblico: I - a nacionalidade brasileira; II - o gozo dos direitos polticos; III - a quitao com as obrigaes militares e eleitorais; Emprego da vrgula a) Enumerar elementos de mesma funo sinttica. Exemplo: eles insistem em ser atendidos, ter seus direitos respeitados, voltar para o trabalho. b) Isolar aposto Exemplo: O MPU, Ministrio Pblico da Unio, mantm vigilncia sobre os direitos coletivos.
o

Emprego da vrgula c) Entre oraes coordenadas ligadas pela conjuno e, quando h sujeito diferenciado. Exemplo: os alunos pediram mais exerccios, e os professores atenderam ao pedido. d) Entre oraes coordenadas ligadas pela conjuno e, quando h sujeito diferenciado. Exemplo: os alunos pediram mais exerccios, e os professores no atenderam.

Emprego da vrgula e) Para indicar oraes subordinadas adjetivas explicativas Ex.: as verduras, que fazem bem ao organismo, so pouco consumidas. f) Para isolar oraes subordinadas adverbiais Ex.: embora no tenhamos condies financeiras para tal, seguiremos viagem.

Emprego da vrgula g) Para isolar orao adverbial reduzida de gerndio, particpio, infinitivo Ex.: Saindo de casa, bom levar um agasalho. Ao sair de casa, leve um agasalho. Feito o acordo, comeamos nosso empreendimento.

Emprego da vrgula h) Para isolar expresses corretivas ou explicativas (isto , ou seja, alis, ou melhor etc.) Quero falar com seu patro, alis, vou conversar com voc mesmo. i) Para marcar ausncia de verbo A equipe de gerncia ir trabalhar tarde; j a equipe de superviso, agora pela manh.

Complexo de Ensino Renato Saraiva | www.renatosaraiva.com.br | (081) 3221.0406

Prof

Junia Andrade

MPU 2010 | Isolada Portugus PORTUGUS

Emprego da vrgula j) Isolar objetos pleonsticos. Os aluguis, sempre os pago em dia. k) Isolar vocativo Senhor, pegue sua senha. l) Isolar predicativo do sujeito antecipado ao verbo. Os homens, cansados, continuavam o trabalho.

Emprego de vrgula m) Nas datas, separar o lugar. Braslia, 12 de junho de 2009. n) Separar conjuno coordenativa deslocada. No falei diretamente com eles; comentei, porm, a separao do casal. o) Separar adjunto adverbial deslocado Eu, por exemplo, no quero falar disso.

Complexo de Ensino Renato Saraiva | www.renatosaraiva.com.br | (081) 3221.0406

Potrebbero piacerti anche