Sei sulla pagina 1di 17

Ewe - sbt - quem supera as guas do rio e tambm os inimigos. Nome Yorb = sbt.

. Nome Popular = Ltus, golfo, golfo de flor branca, golfo de flor amarela, golfo de flor vermelha, golfo de flor lils, vitria rgia, rainha dos lagos, milho dgua. Nome Cientfico = Nymphaea alba, Nymphaea rubra, Nymphaea caerulea, Nymphaea victoria,.

sbt uma folha feminina, de r (apaziguamento), ligada ao elemento gua, nasce na gua (dentro, fundo) e se estabelece em sua superfcie. uma das folhas mais importantes e utilizadas dentro do culto (Candombl e Culto Africano), porm, a mesma deve sempre ser utilizada junto a Ojor (alface dgua, flor dgua, murur). ligada a sl (Obtl) e a todas as divindades aquticas, principalmente as femininas, como sun e Ymow (esposa de sl). Existem muitas espcies de sbt, com flores nas mais diversas cores, mas seu significado litrgico o mesmo para todas as espcies... A mais conhecida de todas as espcies a sbtVitria rgia (Nymphaea victoria), folha que muitos denominam Ew Omi Oj, mas na verdade uma espcie de sbt, que comum na regio amaznica. Folha arredondada que pode chegar a um dimetro de at 2,5 metros e suportar at 40 quilos sobre ela, ds de que bem distribudos. sbt uma planta encontrada na Europa, sia, frica e Amricas. Liturgicamente, a mesma utilizada em Igbr (ritos iniciticos), atravs de Omir (banhos de apaziguamento e purificao) e gbo (banho litrgico composto por diversos elementos de origem animal, vegetal e animal). tambm utilizada na sacralizao de elementos utilizados nos ojbo (assentamentos) rs. E em magias (ogn) para vencer inimigos.

sbt uma folha que apazigua Sng. A de flor branca utilizada na liturgia de sl, Ymow, sun e Ymoja. A de flor amarela utilizada na liturgia de sun, Olgn Ede e Ernl. A de flor vermelha utilizada na liturgia de Oya, Ob e yw. E a de flor lils utilizada na liturgia de Nn Bk. A verdadeira sbt, o Ltus (Nymphaea lotus), planta de origem egpcia, rara e sagrada. Que na poca (do trafico escravista) da chegada dos africanos no Brasil, por esta folha ainda no ter vindo para as Amricas, foi substituda pelas espcies conhecidas hoje... As sbt (Nymphaea) so folhas consideradas anafrodisacas, ou seja, possuem o poder de diminuir o libido sexual, esse um dos motivos desta ser utilizada dentro da recluso inicitica, para tranqilizar sexualmente o nefito no perodo de recluso. Sua raiz acalma o desejo sexual masculino e capaz de provocar o aborto nas mulheres. Mas a sbt tambm pode ser utilizada no combate as disenterias, diarrias e problemas de pele. Ojor ni nlk Omi b rsa sbt ni nlk Od b rs Mo nlk ta b rs Mo nlk segun abinuen b rs Ojor quem supera a gua, Vontade de rs. sbt quem supera o rio, Vontade de rs. Eu quem supero os Inimigos, Vontade de rs. Eu quem vence os rivais, Vontade de rs.

Ewe - dndn O Pai que espalha calma sobre a Terra.

Nome Yorb: dndn, Elt. Nome Popular: Folha da costa, saio, folha grossa, paratudo, erva grossa. Nome Cientfico: Kalanchoe brasilienses.

dndn uma folha de origem brasileira, encontrada praticamente em todo o territrio nacional. Mas hoje, tambm j encontramos dndn (Folha da costa) em diversas reas tropicais de outros continentes. Muito confundida com bmod (Folha da fortuna), o dndn uma folha (ew) r (de apaziguamento), feminina, ligada ao elemento gua e a todas as divindades da Criao rs funfun. utilizada tanto no Brasil, quanto na frica (Nigria), onde conhecida pelo nome yorb de Elt, em iniciaes (Igbr) e em medicinas (Ogn). No Brasil, nas Casas de Candombl da Nao Ktu, a mesma uma das principais folhas utilizadas no gbo (composio de elementos vegetais, animais e minerais, utilizado para a sacralizao do corpo do iniciado e seus pertences ritualsticos). tambm utilizada em oferendas Obtl (sl) e no sacrifcio de animais como o Pombo (Eyel), a Galinha de angola (Et) e o Caramujo (gbn). Utiliza-se tambm o dndn, junto a outras ervas, para lavar as vistas e os bzios (Ow eyo), dos sacerdotes que utilizam-se do orculo Mrndnlgn If (Jogo de Bzios). Na Nigria, o dndn uma das folhas que compe um omir utilizado pelos Bblawo e Iniciados em If (Awof) para lavarem suas vistas antes de abrirem Igbd (a Cabaa da Deusa d), para que assim possam cultuar a mesma, sem maiores danos para suas vistas e vidas. Tambm utilizada juntamente a outras folhas, em um gbo especfico para serem lavados os smbolos ritualsticos de Obtl e sua esposa Ymow, aps os sacrifcios. Na Medicina e na Fitoterapia, o Saio (dndn) utilizado no combate a

doenas pulmonares, porm, seu consumo excessivo gera pleurisia (inflamao das pleuras pulmonares - Empiema). O saio cicatrizante, alivia a dor e ajuda a de-sinchar reas magoadas, machucadas. Aquecida em azeite de oliva, ajuda furnculos virem a furo. Seu sumo quando ingerido, ajuda no combate a lceras e distrbios estomacais. dndn uma folha que acalma, apazigua, traz sade, paz e vida longa lf. Assim como diz uma de suas cantigas: dndn Bb Trl dndn Bb Trl Bb Trl Imal Trl dndn Bb Trl dndn, Pai, espalhe a calma sobre a terra. dndn, Pai, espalhe a calma sobre a terra. Pai espalhe a calma sobre a terra. Divindade espalhe a calma sobre a terra. dndn, Pai, espalhe a calma sobre a terra.

Ew - Ojsj

Nome Iorub: Ew Ojsj Nome cientifico: Petiveri Alliacea L. Nome Popular: Guin. O Guin uma folha masculina, de proteo, ligada ao elemento Terra. Sua origem e brasileira e foi levada para frica e adaptada ao culto.

uma folha quente utilizada nos gbo gbr (banhos compostos por diversos elementos de origem vegetal, animal e mineral, utilizado em iniciaes) de iniciados dos rs ss e gn.

Na frica usada por Babalawos para combater feitios e obter respeito de "Iyami" cita Pierre Verger. Os filhos de Osala e Iyemonja em Cuba so proibidos de usar esta folha, pois considerada Ew em suas origens. Em gn (medicinas) curativas e mgicas, utilizada contra dores de cabeas, enxaquecas, nervosismo e falta de memria, porm em muita quantidade pode atingir as vistas chegando provocar at perda da viso pois uma folha txica principalmente a Raiz. A Tintura que se obtm desta Ew tem uso externo em frices no combate a paralisia em geral e reumatismo e a raiz usada contra dor de dente.

Ewe - Alksi

Nome Yorub: Alksi Nome Popular: So Gonalinho Nome Cientifico: Casearia sylvestris Sw., Flacourtiaceae O So Gonalinho uma masculina, de r (apaziguamento) e proteo, ligada ao elemento Terra. utilizada em Omir (banho de folhas apaziguadoras), gbo gbr (banhos compostos por diversos elementos de origem vegetal, animal e mineral, utilizado em iniciaes) de iniciados do rs ss.

Em gn (medicinas) curativas e mgicas, usa-se como antitrmico e para combater febres malignas, em ch. Nas festas de candombl comum ver o cho do barraco forrado com as folhas de so gonalinho. Essa prtica deve-se a crena de que as folhas dessa planta tem o poder de repelir coisas negativas, por isso seus galhos so colocados sobre a esteira onde dorme o Iyawo.

Ewe - jbi

Nome Yorub: jbi Nome Popular: Aroeira Nome Cientfico: Schinus molle L. A aroeira uma folha masculina, ligada ao elemento Terra, rvore brasileira, usada principalmente em sacudimentos, ebs e nos rituais de sacrifcio, matana. Sendo considerada uma folha quente, utilizada em banhos de descarrego, porm no deve ser posta na cabea. Em gn (medicinas) curativas e mgicas, a Aroeira indicada no tratamento da artrite, febres, ferimentos e reumatismos. Est associada aos rs s, gn, sanyn. Pode ser utilizada na sacralizao dos assentamentos, porm no utilizada no Omir e nem no gbo.

Nas festas de gn e s costumasse espalhar folhas de Aroeira pelo cho do barraco. Essa prtica deve-se a crena de que as folhas dessa planta tem o poder de repelir coisas negativas.

Ewe - Efnrn

Nome Yorub: Efnrn Nome Cientfico: Ocimum basilicum Nome Popular: Manjerico O Manjerico uma folha feminina, de r (apaziguamento), ligada elemento gua. uma folha de proteo e prosperidade. utilizada em Omir (banho de folhas apaziguadoras), gbo gbr (banhos compostos por diversos elementos de origem vegetal, animal e mineral, utilizado em iniciaes) de iniciados dos rs sn e Obatal. Em gn (medicinas) curativas e mgicas, o Manjerico favorece aos que tm digesto difcil, gazes, asia, dores de cabea em conseqncia de alimentao pesada ou inadequada. Facilita o funcionamento dos intestinos, diurtico. bom para tosses, vmitos, mau hlito. Ajuda, junto com a Malva e a slvia nas infeces de boca.Tambm timo para cistite.

Efnrn Pupa - O Manjerico Roxo Pertencentes a Xang e Oy, tem as mesmas caractersticas do outro.O manjerico conhecido como smbolo do amor e da coragem.

Ewe - Ojor flutua na gua, eu tambm ficarei por cima

Nome Yorub: Ojor Nome popular: Erva de Santa Luzia, repolho d'gua. Nome Cientfico: Pistia stratiotes, Araceae. uma planta aqutica, encontrada em rios ou lagoas, feminina e de apaziguamento tambm utilizada nas obrigaes de vidncia. uma das folhas mais importantes e utilizadas dentro do culto (Candombl e Culto Africano), porm, a mesma deve sempre ser utilizada junto a Osbt (ltus).

Liturgicamente, a mesma utilizada em Igbr (ritos iniciticos), atravs de Omir (banhos de apaziguamento e purificao) e gbo (banho litrgico composto por diversos elementos de origem animal, vegetal e animal). tambm utilizada na sacralizao de elementos utilizados nos ojbo (assentamentos) rs. Utiliza-se tambm o jor, junto a outras ervas, para lavar as vistas e os bzios (Ow eyo), dos sacerdotes que utilizam-se do orculo Mrndnlgn If (Jogo de Bzios). Esta associada aos orixs: Iyemanja, Oxum e Iyewa. Suas folhas so medicinais, sendo indicadas para: asma, diabete inspida, disenteria, enfermidades da bexiga e rins, hemorroida hidropisias, hemoptises, hrnias infantis, inflamao, oftalmias, tumores causados por erisipelas e sangramentos na urina. Oj or ni lk omi. Oj or est sobre a gua. sbt ni lk od. sbt est sobre o rio. Fl ni lk or. O bone est sobre a cabea.

Ewe - Akko- A folha do Reconhecimento Nome Yorb = Ew Akko. Nome Popular = Acoc. Nome Cientfico = Newbouldia laevis.

Ew Akko uma folha masculina, de gn (excitao), ligada ao elemento terra. Sua origem africana, mas uma rvore que muito vem sendo disseminada no Brasil, principalmente pelos africanos. uma folha de prosperidade e multiplicao. De grande importncia na liturgia dos Cultos Indgenas Africanos (Iorub, Fom e Bantu). uma rvore abundante em terras africanas. Na Nigria, os Iorubs consideram-na uma arvore de prosperidade (dinheiro=Ow) e multiplicao (filhos=Omo). Os troncos desta rvore eram e so muito utilizados pelos Iorubs em feiras/mercados (lugar que gera o movimento de dinheiro), em forma de estacas e o comum que os mesmos brotem, gerando outras arvores, por isso est associada multiplicao (filhos) e a prosperidade (feira/dinheiro). Est associada aos rs s, gn, sanyn, Egngn e Oya. Suas folhas representam o reconhecimento e a realeza. Pequenos galhos desta rvore so utilizados em cerimnias reais e de recebimento de ttulos honorficos na sociedade Iorub. Os Iorubs falam: Nenhum Rei (Oba) considerado Rei, se em sua cabea (Or) no tiver levado Akko. Em Ir, Cidade do Estado de gn, na Nigria, onde o Culto ao rs gn de grande fora, o Ojbo (elementos de culto) desta Divindade encontra-se sob a copa desta rvore, que muitas vezes ornada com pano branco. Entre os Jj, o Akko conhecido como Ahoho pelos Mahi e Hunmatin pelos Mina. uma Huntingome/Jassu (rvore Sagrada) e o principal Atin-sa do Vdn Gn. Os Mahi acreditam que galhos desta rvore devem ser levados junto ao corpo por pessoas que vo fazer viagens longas ou que ofeream algum tipo de risco, o mesmo gera grande proteo aos que a possuem junto ao seu corpo. Isso se d proveniente a regncia de Gn nesta folha. No Brasil, as Casas de Candombl utilizam o Akko em rituais de iniciao (Igbr), em obrigaes de sete anos (Odn mj Igbr) e na composio de banhos sacros (gbo), inclusive, em algumas casas, esta folha entra como uma das 16 principais folhas deste banho. Esta folha por ser um smbolo de multiplicao, prosperidade e realeza, pode ser utilizada na liturgia de qualquer rs, principalmente os j mencionados.

Muitas pessoas confundem o Akko com o Akos (Polyscias guilfoylei), cuidado.

Ew f gbogbo akoko Ew of gbogbo akoko Aw li li aw oro Ew of gbogbo akoko Akoko, a folha de todas as pessoas inteligentes Akoko a folhas de todas as pessoas inteligentes Ns temos , ns somos, riquezas e sade Akoko a folha de todas as pessoas inteligentes

Ewe - bmod, Aquela que faz voc realizar o que deseja. Nome Yorb = bmod, Er dndn, Kant-kant e Kropn. Nomes Populares = Folha da fortu-na, fortuna, folha grossa, milagre de So Joaquim. Nome Cientfico = Bryophyllum pin-natum.

bmoda uma folha bastante conhecida e utilizada no culto a rs, Nkisi e Vodn. De origem asitica, foi introdu-zida h muito nas Amricas, hoje encontrada em todo o territrio nacio-nal. Uma planta de fcil cultivo, j que, brota com grande facilidade, principalmente em lugares e terras midas. Muito confundida com a Folha da costa (dndun) e com uma flor ornamental conhecida como Kalanchoe.

Mesmo a folha da fortuna (bmod) sendo uma substituta da folha da costa, so duas folhas distintas. bmoda uma folha feminina, de r (calma). Regida pelas divindades s, rnml e Obtl. Com diversas utilizaes, tanto medicinal, quanto litrgica. Seu nome (bmod) significa: O que voc deseja, voc faz. Pelo seu uso em substituio ao dndun, tambm chamada de Er dndun Escravo de dndun. Na Nigria, mais precisamente em Il If, bmod faz parte de u-ma ritualstica mistura de ervas que serve para banhar as estatuetas de Obtl e sua esposa Ymow, a-ps os sacrifcios rituais. Como folha de s, representa a multiplicao e a prosperidade, ca-paz de multiplicar qualquer se, tra-zer prosperidade, afastar coisas ne-fastas e trazer muitas realizaes. Uma folha que no pode faltar no gbo que sacraliza o Yang de s. considerada por muitos Bblawo (Sacerdote de rnml) co-mo uma folha de If e bastante utilizada dentro do culto ao mesmo. Os Olsanyn (Sacerdote de sanyn) utilizam-se da mesma em ogn (magias) para prosperidade, afastar a inveja e a obteno de realizaes. J os Onsegn (Mdicos herbalistas) a usam para a cura de doenas de pele, como feridas, furnculos, lceras e dermatoses em geral. No Candombl (Religio afro-brasileira), ela utilizada em rituais de iniciao, atravs do gbo (preparado utilizado para banhar ou beber), na sacralizao de objetos ritualsticos das divindades, para as-sentar s do Mercado, para lavar os bzios (ow eyo) do orculo e em muitas outras magias para prosperidade. Medicinalmente a folha da for-tuna (bmod) funciona como diu-rtico, combate encefalias, nevralgi-as, dores de dente, coqueluche e a-feces das vias respiratrias. E tambm bastante utilizada no combate a diabetes.

Ewe - Kkndnk.- A mestra das folhas quando o dia nasce. Nome Yorb = Ew Kkndnk. Nome Popular = Folha de batata-doce. Nome Cientfico = Ipomoea batatas.

Ew kkndnk uma folha feminina, de r (apaziguamento), ligada ao elemento gua e tambm ao elemento terra, nasce na gua e tambm na terra. uma folha de prosperidade e multiplicao. Por isso que a principal divindade ligada ao se desta folha smar - Divindade ligada tanto ao elemento gua,quanto ao elemento terra, e uma das principais divindades yorb da prosperidade.A origem desta folha (planta) as Amricas, muito cultivada ds de pocas pr-coloniais no Mxico e no Per. Kkndnk uma folha de grande importncia, tanto na liturgia yorb,onde conhecida pelos nomes de dnkn, nmyy, dnkn dnm e dunms, quanto na liturgia dos Candombls Jeji-Ng. utilizada em Omir (banho de folhas apaziguadoras), gbo gbr (banhos compostos por diversos elementos de origem vegetal, animal e mineral, utilizado em iniciaes) de iniciados dos rs smar, Nn e yw. Em gn (medicinas) curativas e mgicas e etc. Seus frutos, kkndnk funfun (batata-doce branca) e kkndnk pupa (batata-doce vermelha ou roxa) so utilizados em oferendas, a batata-doce vermelha em oferendas smar. So utilizados tambm em ebo (oferendas) para atingir a prosperidade. E quando utilizadas com um determinado of encantamento, despertam smar. A batata-doce branca utilizada em oferendas a Ymoja, gn e em algumas casas Sng (yr). Medicinalmente, a folha de batata-doce utilizada cozida em casos de tumores e inflamaes, sobretudo na boca e na garganta, aplicando-se em gargarejos. Efun leb l kojmon Efun leb l kojmon Knkndnk Olr ew Efun leb l kojmon

Quando o dia nasce. Quando o dia nasce. Kkndnkn a mestra das folhas. Quando o dia nasce. Ewe - Ttrgn A Folha da Vida e da Morte. Nome Yorb = Ttrgn, Tt Egn, Ttgnd. Nome Bantu = Mueki Rizanga. Nomes Populares = Cana-do-brejo, Cana-de-macaco, Cana-do-mato, Sanguelav, Sangolov, Ubacaia. Nome Cientfico = Costus spicatus.

Ttrgn uma folha nativa do Brasil, encontrada em todo o territrio nacional e tambm e outros continentes. Folha Gn (de exitao), Masculina, ligada ao elemento Ar.

da regncia de Obtl e Bb Egngn. Uma das folhas mais utilizadas dentro da Liturgia do Culto a rs no Brasil (Candombl) e na Nigria (sn yorb). Folha de grande importncia e fundamento, e isso se do ao fato, de Ttrgn ser capaz de proporcionar a Vida ou a Morte a algum. A mesma utilizada em Iniciaes (Igbr), na sacralizao de elementos ritualsticos, em magias e medicinas = Ogn, etc. No Brasil, uma das oito (8) principais folhas (ew) que fazem parte da composio do gbo (mistura vegetal) que banha o Iniciado (yw) no perodo de recluso para seu Orix. Representando a Morte (para a vida

profana) e a Vida (nascimento para a vida religiosa). tambm capaz de provocar o transe em omo Obtl (filhos de Oxal), omo Sng (filhos de Xang) e omo gn (filhos de gn). uma das principais folhas de Obtl (Oxal), sendo utilizada em quase todos os ritos que se utilizam de folhas, para o Grande Rei do Pano Branco. Medicinalmente a Cana-do-brejo utiliza-da no combate a solitrias, vermes e principalmente nos casos de clculos renais. Ttrgn j do mp Ttrgn j wo bi w Ttrgn como a chuva que mata. Ttrgn como a chuva que d vida.

Ewe - Prgn - O rei que desperta as divindades na Terra Nome Yorb =Prgn. Nomes Populares =Nativo, Pau dgua, Dracena, Coqueiro de Vnus. Nome Cientfico =Dracaena fragrans.

Prgn, que simbolicamente significa alicerce, coluna. Na frica, considerada uma rvore sagrada, uma divindade, de costume v-la plantada em lugares sagrados para os rs, junto ou prximo aos seus Ojbo. Em sogbo mesmo, encontramos muitos prgn plantados prximo ao Ojbo sum (santurio de Oxum), divindade que tem a mesma como uma rvore sagrada dentro do seu culto e suas folhas, completamente

essenciais ao mesmo. Tambm utilizado para demarcar onde comea os patrimnios campestres de cada membro de um mesmo cl. A origem desta planta africana, porm, com a vinda de escravos africanos para o Brasil, na infeliz poca do trfico escravista, esta rvore difundisse em nosso pas . considerada a planta mais popular dentro das Casas de Candombl (Culto Afro-brasileiro), possuindo uma utilizao bastante variada, essencial e indispensvel na composio do gbo (banho lustral e litrgico composto de folhas e outros elementos ritualsticos), banhos, sacudimentos, medicinas, magias e etc. uma folha que possui a regncia de diversos irnmol como: s, gn, snyn, ss,Obalay e principalmente sun. uma folha gn (de excitao). Masculina e ligada ao elemento Terra.Sua principal ligao com sum se d ao fato do acmulo de gua em seu caule. No sendo a toa um dos nomes populares desta planta, PAU DGUA. Por isso, uma planta que mesmo pertencendo ao elemento terra, possui grande ligao ao elemento gua.Muitas medicinas so realizadas com o prgn, tanto para chamar e obter a sorte (wre orire), quanto para agradar as feiticeiras (yn ymi ). Como folha gn, de excitao, tem o poder de despertar o transe, por isso a primeira das utilizadas no gbo gbr (banho de iniciao): Prgn n pe irnm ol ltde run wy. Prgn que chama as divindades do cu para a terra. Na frica, os m (assentamentos) sun, so colocados muitas vezes sob a copa desta rvore, no Brasil, isso acontece com osm gn(assentamentos de gn). O Prgn tambm utilizado como cerca viva em torno do assentamento de gn em algumas casas de culto.Uma folha de grande utilizao nos gbo (banhos) de sacramento dos objetos litrgicos de gn, ss e snyn. Prgn utilizado medicinalmente em banhos e chs para reumatismo.

Prgn alar gign o Prgn alar gign Oba o ni je o roro kan

Prgn alar gign Prgn gba agbra tuntun Peregum, Voc dono de um corpo excitado. Peregum, Dono de um corpo excitado. O Rei que no deixa ter problema de corao. Peregum, Dono de um corpo excitado. Peregum que d nova fora (revigora).

Potrebbero piacerti anche