Sei sulla pagina 1di 16

1

Diretoria ACAERT 2006/2008 Presidente Marise Westphal Hartke Vice-presidente de Relao Governo e Mercado Srgio Sirotsky Vice-presidente de Eventos, Marketing e Social Silvano Silva Vice-presidente Administrativo Rubens Olbrisch Vice-presidente de Tcnicas e Normas Pedro Peiter Vice-presidente de Finanas Renee Gonalves Vice-presidente Jurdico e tico Carlos Amaral Vice-presidentes Regionais Vice-presidente Regional 1 (Grande Florianpolis) Csar Souza Jnior Vice-presidente Adjunto Regional 1 Luiz Carlos Goedert Vice-presidente Regional 2 (Sul) Roberto Campos Vice-presidente Adjunta Regional 2 Carolina Guidi Vice -presidente R egional 3 (V ale Itaja) Vice-presidente Regional (Vale Edlcio Jos Vieira Vice-presidente Adjunto Regional 3 Lrio Bergham Vice-presidente Regional 4 (Norte) Cosme Francisco de Farias (TIM) Vice-presidente Adjunto Regional 4 Joselde Candido Cubas Batista Vice-presidente Regional 5 (Planalto/Meio Oeste) Nereu Lopes de Lima
2

Vice-presidente Adjunto Reginal 5 Neliege Pagnussat de Souza Vice-presidente Regional 6 (Oeste) Amilton Martins Lisboa Vice-presidente Adjunto Regional 6 Crio Hippler Conselho Consultivo Ademir Belloto Adilson Baldissera Anderson Laurentino da Silva Evaldo Stopassoli Filipe Antunes da Cunha Gerson Cas Leopoldo Miglioli Roberto Amaral Rodrigo Bonatto Rogrio Pereira Saul Brandalise Jr. Conselho Fiscal Marcelo Petrelli Ramiro Gregrio Ranieri Moacir Bertoli (Suplentes) Dilson Dagort Eduardo Dillenburg Zanette Humberto Ohf Andrade

Sumrio
Apresentao ................................................................................... 5 O Editor .......................................................................................... 5 Princpios bsicos da RNA ................................................................ 6 Normas da RNA .............................................................................. 7 O bom jornalismo - dicas ................................................................ 8 Dicas para uma boa reportagem .................................................... 10 Outras dicas .................................................................................. 11 Exemplos de redundncia ............................................................... 14 Evite/Prefira .................................................................................... 15

Apresentao
Voc est recebendo a 1 edio do Manual de Redao RNA, que tem o objetivo de orientar os profissionais de emissoras de rdio associadas ACAERT e que so usurias dos servios da Rede de Notcias ACAERT. A publicao pretende tambm padronizar o formato das matrias, assinaturas e conduta da Rede. Afinal, os servios prestados pela RNA no so um caminho de mo nica. Sua emissora faz parte da Rede e, como tal, pea fundamental para repercusso da notcia local em Santa Catarina, Brasil e, porque no, no mundo. O Manual traz ainda dicas e sugestes extradas de outros manuais consagrados de redao para rdio. Ento, leia com ateno e aproveite para utiliz-lo no seu dia-a-dia. Como todo Manual envelhece, nos propomos, desde j, a aceitar sugestes e crticas para a segunda edio. Participe. Vamos construir juntos a RNA.

O Editor
O que RNA? a Rede de Notcias ACAERT, um servio de fornecimento de contedo jornalstico focado nos acontecimentos de Santa Catarina, alm da cobertura em Braslia dos fatos que interessam ao estado. Quem produz o material da Rede? A equipe de jornalistas e radialistas da ACAERT Associao Catarinense de Emissoras de Rdio e Televiso produz material para as emissoras. Por sua vez, as emissoras associadas tambm participam, produzindo matrias locais com repercusso estadual e/ou nacional. Qual a estrutura da RNA? composta pela redao/estdio em Florianpolis, com representao em Braslia, alm de contar com os departamentos de jornalismo das emissoras de rdio associadas. Como so disponibilizadas as matrias? .acaert.com.br Pelo site da ACAERT. Basta acessar: www www.acaert.com.br Quem pode utilizar o material da RNA? Todas as emissoras associadas ACAERT. Os usurios visitantes no tm acesso ao download, mas podem ouvir a notcia no prprio site. A RNA faz relatrios de aproveitamento de todas as matrias produzidas.
5

Princpios bsicos da RNA

. . . . . .

Os servios de jornalismo prestados pela Rede de Notcias ACAERT RNA so baseados na tica, compromisso com a verdade e responsabilidade profissional. A RNA tem como norma a linha editorial determinada pela atuao institucional da ACAERT, seja na defesa da radiodifuso brasileira, seja pela preservao dos preceitos fundamentais da democracia, que incluem, necessariamente, liberdade de expresso. A Rede no discrimina gnero, orientao sexual, religiosa ou poltica. No faz apologia ao crime e respeita acima de tudo o cidado. A prioridade absoluta a notcia. A RNA parte do pressuposto de que todas as emissoras de rdio associadas ACAERT fazem parte da Rede, portanto, podem participar da produo e veiculao do material jornalstico. Assim como preza a qualidade do contedo jornalstico, a RNA prioriza a qualidade tcnica de seu material e dos associados, em respeito ao ouvinte.

A RNA no calunia, no difama e no faz julgamento de pessoas e entidades. Produz apenas o relato dos fatos dirios.

Normas da RNA:
Assinatura- A assinatura padro da RNA tem a seguinte ordem: Nome da Emissora + Cidade + nome do reprter + para a Rede de Notcias ACAERT. EX: Da Rdio Catarinense, de Joaaba, Marcelo Santos, para a Rede de Notcias ACAERT
Obs: A veiculao das matrias produzidas pela RNA est vinculada necessariamente preservao da assinatura na ntegra.

Padro Tcnico As matrias produzidas pela RNA seguem o padro tcnico: Mp3, mono, 96 Kbps, 44.100 HZ, 16 bit. Prazo de validade Mesmo que as matrias disponibilizadas no site tenham carter dirio, bom evitar termos como hoje, amanh, ontem. Prefira nesta quarta-feira, etc... Tempo A RNA adota como tempo mdio de suas matrias 245, com exceo dos programetes especiais e das notcias extras e/ou exclusivas. Programetes especiais A RNA tambm produz programetes especiais que podem ser utilizados pelos Departamentos de Jornalismo e Comercial da emissora, com possibilidade de, inclusive, comercializao local do material. Geralmente, os programetes tm vinhetas. Planto A notcia no tem hora. Por isso, a equipe da RNA est de planto 24 horas, todos os dias. Os telefones de planto da RNA so: (48) 9961.6252/ 9989.5851. Notcia Local O que acontece na sua regio pode ter uma repercusso estadual ou nacional. Basta, para isso, que sua emissora esteja atenta aos fatos e repasse o material para a Rede.

O Bom Jornalismo Dicas:


(baseadas no Manual de radiojornalismo: produo, tica e internet, de Herdoto Barbeiro e Paulo Rodolfo de Lima)

Iseno A busca pela iseno deve ser um exerccio dirio, pois nossa atividade deve estar comprometida com a comunidade, atuando sempre pelo bem-estar social, que envolve principalmente as reas da sade, segurana, educao, a moral e o patrimnio coletivo. No confundir com neutralidade, pois no h jornalista neutro. Combate ao preconceito A opo sexual, a origem tnica e afiliao poltica das pessoas devem ser respeitadas. Da mesma forma, as aes de policial ou juiz no fazem parte das atribuies do jornalista, quem cabe acompanhar e divulgar os fatos de interesse social. Sensacionalismo Acima de tudo, respeito aos sentimentos das pessoas. Jornalista no inquisidor. A tentao de buscar o chocante pode invadir a privacidade dos outros. A vedete a notcia, no o jornalista. O sensacionalismo o caminho mais curto para o preconceito e seus desdobramentos. Independncia O jornalista deve manter atitude independente e crtica perante todos os poderes estabelecidos. O microfone no deve servir tambm como instrumento de ataques pessoais. Consentimento Jamais grave uma entrevista sem o consentimento da pessoa. A busca pela audincia incentiva o jornalista a gravar entrevista ou colocar o entrevistado no ar sem o seu conhecimento. Julgamento Todas as pessoas so inocentes at a condenao. At ento, h suspeitos, denunciados, indiciados, acusados ou rus. Vantagens A arrogncia deve ser combatida, e a humildade, estimulada. A nenhum jornalista dado o direito de se prevalecer da profisso para obter vantagens pessoais. A carteirada inaceitvel.

Menores A lei probe a divulgao de nomes, apelido, filiao, parentesco e residncia de menor de 18 anos envolvido em atos infracionais. A palavra menor no deve ser usada porque contm sentido pejorativo. Deve-se optar por criana, adolescente ou jovem. Detalhes No devem ser divulgados detalhes escabrosos de chacinas e crimes sexuais em respeito s vtimas e aos ouvintes. Barrigada No se divulga notcia no confirmada. Mesmo informao atribuda a outro veculo, ou agncia de notcias, deve ser checada antes de ir ao ar. Equilbrio obrigao ouvir os dois ou mais lados da notcia e corrigir qualquer informao errada que divulgue. No se pode fazer, por exemplo, propaganda poltica ou apoios declarados a lderes ou agrupamentos partidrios ou religiosos. Jab O jornalista deve estar atento aos presentes que recebe. Brindes aparentemente inocentes podem criar uma relao de privilgio com o presenteador. Aceitar convite para almoar, sim; troc-lo pela veiculao de uma notcia, no. Uma vez adquirida a fama de jabazeiro, dificilmente se livra dela. Comercial O jornalista no promete a veiculao de reportagens em troca de publicidade. Eventos comerciais merecem cobertura desde que contenham notcias. O limite entre o departamento comercial e o de jornalismo deve ser definido claramente pela empresa. Testemunhal O jornalista, de forma geral, no deve gravar testemunhal, prtica que consiste na publicidade com base no empenho e na credibilidade pessoal do ncora/apresentador para vender determinado produto. Tubo No aceitvel dizer que est onde no se est. Aproveitando-se de alteraes de som proporcionadas pelo telefone, o jornalista grava a notcia ou entra no ar ao vivo afirmando que est em determinado local, quando isso no verdade.

Gilete-press A apropriao de uma reportagem exclusiva de outro veculo de comunicao sem dar crdito ao veculo e ao jornalista pirataria. J as notcias de domnio pblico no precisam ter suas fontes necessariamente divulgadas. Opinio Faa distino entre fato e comentrio. O rdio tem de ser honesto com o ouvinte, ainda que a linha editorial seja marcadamente favorvel a determinado fato ou opinio. Lucro Empresas jornalsticas bem-sucedidas negocialmente so as que tm credibilidade. Estas no afetam nem o faturamento nem a audincia. Logo a credibilidade gera lucro, vende, d resultados. Erros No existe jornalista que no cometa erros por menores que sejam. Cabe a ele buscar sempre a melhor forma de reparao. Limites Para fazer uma boa reportagem, no necessrio arriscar a vida. O reprter no o super-homem. Liberdade A liberdade de imprensa no autoriza o reprter a cometer qualquer deslize e no lhe d imunidade contra toda a sociedade.

Dicas para a boa reportagem:


Dispense os detalhes desnecessrios. A narrao precisa ser direta para que o ouvinte no se perca. Use frases curtas. As frases longas dificultam a respirao do locutor e so mais difceis de serem entendidas pelo ouvinte. Tenha o compromisso de checar a informao antes de divulg-la. Da mesma forma, confira sempre os nmeros. O reprter no julga os entrevistados nem opina na elaborao do seu trabalho. Cuidado com o uso de adjetivos. Nas sutes (continuao das matrias), indispensvel rememorar o fato em poucas palavras, para que o ouvinte possa acompanhar a informao principal.
10

A qualidade da reportagem tambm depende do som. O esforo na apurao do fato pode ser intil se a gravao ficar distorcida. O uso do ontem no lead envelhece a notcia no rdio. Explique ao ouvinte quando o fato aconteceu em outro perodo do texto. A repetio de palavras empobrece o texto, mas preciso cuidado com o uso dos sinnimos. O uso de pronomes possessivos seu, sua, seus, suas pode confundir quem acompanha o noticirio. O ouvinte pode entender que est se falando dele ou de alguma pessoa ou objeto de suas relaes pessoais. Evite os gerndios. Ex: fulano de tal vai estar fazendo.... Cuidado com a repetio do que numa frase. Empobrece o texto e prejudica o ritmo. Os pronomes cujo, cuja no tm som agradvel no rdio. A leitura de frase no singular mais fcil do que no plural. Erra-se menos. Plural s quando for inevitvel. Use o cargo, profisso ou ttulo para identificar autoridades e personalidades. No use senhor e senhora no texto. Para citar siglas, sugerimos: por extenso + sigla. Exemplo: o Banco do Desenvolvimento do Extremo Oeste, BRDE... Na citao de sites, a maioria dos veculos de comunicao est suprimindo o www. Exemplo: acaert.com.br OUTRAS DICAS.... Acidente acontecimento infeliz, um desastre. Incidente equivale a uma circunstncia casual. Evite a partir para fazer referncia ao passado. Prefira desde desde.... A personagem ou o personagem? As duas formas so aceitas. A princpio significa inicialmente. Em princpio significa em tese.
11

Ambientalista o defensor da natureza. Ecologista quem estuda ecologia. Aonde emprega-se com verbos que indicam movimento. Onde refere-se a lugar em que se est ou se fica. Pode ser substitudo na frase por para onde. Assim, voc consegue tirar a prova se para usar onde ou aonde. No diga os preos esto caros/baratos. O correto os preos esto altos/baixos. Comprimento equivale extenso. Cumprimento equivale a saudar, felicitar. Conflito uma confuso generalizada, sem enfrentamento. Confronto ocorre quando h o enfrentamento. Desapercebido significa desprovido, desprevenido. Despercebido significa que no foi notado. Prefira chamar as pessoas casadas de marido e mulher mulher. Detento est preso mais ainda no foi julgado. Presidirio cumpre pena na penitenciria. Fronteira entre pases. Divisa entre estados. Limite entre municpios. O correto o time empatou por dois a dois. E no empatou em.. Em vez de significa no lugar de. Ao invs de significa ao contrrio de. Eminente significa ilustre. Iminente significa prestes a acontecer. A geada que caiu.... Geada no cai cai, forma-se.

12

Grtis advrbio e modifica o verbo. Ex: Leve grtis uma bolsa.... Gratuito adjetivo e modifica o substantivo. Ex: Servio gratuito e no servio grtis. Haja Visto x haja vista vista? uma expresso invarivel. O correto haja vista vista. Houveram muitos acidentes. Houveram O correto houve muitos acidentes. Para mim fazer O correto para eu fazer, para eu dizer... Populao o conjunto de habitantes. Povo o conjunto de cidados. Percentagem ou porcentagem porcentagem? As duas formas podem ser usadas. No rdio recomenda-se porcentagem. Preo - os preos so cobrados e no praticados. Ratificar comprovar, reafirmar. Retificar corrigir. Risco de morte x risco de vida ou risco de morrer morrer? A lgica recomenda risco de morte ou risco de morrer morrer. Trfego deve ser empregado para designar trnsito. Trfico comrcio ilegal. TV em cores ou TV a cores cores? O correto TV em cores cores. Hora Em rdio melhor dizer: Tal evento acontecer s sete meia da noite e no s 19 horas.

13

Exemplos de Redundncia
Acrescentar mais um dado Adiar para depois Ambos os dois Anexar junto At mesmo Atirou com arma de fogo Avanar para frente Consenso geral Conviver junto Descer para baixo Duas metades iguais Emprstimo temporrio Entrar dentro Exportar para fora Fato real Ganhar grtis H dez anos atrs Inteiro dispor Manter o mesmo time Misturar juntos Monoplio exclusivo Novidade indita Pavoroso desastre Planejamento antecipado Prefeitura municipal Previso para o futuro Recuar para trs Sair fora Sol escaldante Subir para cima Surpresas inesperadas Voltar atrs
14

Evite:
ancio agente da lei aeronove atade anuncia bandido cadver condolncias chefe da nao causa mortis data natalcia enfermidade esposa falecido flagelado genitora larpio latrocnio matrimnio menor plantel templo viatura vtima fatal vindouro via

Prefira:
idoso policial avio caixo consentimento ladro corpo psames presidente a causa da morte aniversrio doena mulher morto vtima da seca ou inundao me ladro roubo com morte casamento adolescente, garoto, menino elenco, grupo igreja carro, caminho morto prximo, que vem rua, avenida

15

16

Potrebbero piacerti anche