Sei sulla pagina 1di 5

Artigos Cientficos

SNDROME DA ALIENAO PARENTAL Pmela Danielle Costa Lopes[1]

Palavras-Chave: sndrome, alienao parental, direito de famlia, garantia fundamental.

O presente estudo visa destacar aos principais aspectos da Sndrome de Alienao Parental sob o enfoque da Cincia Jurdica; e favorecer, a partir de seu conceito, a compreenso das questes que envolvem os conflitos de guarda. Para isso, sero discutidos alguns dos efeitos da ausncia de um dos genitores; e apresentado o Projeto de Lei 4.053/08, do Deputado Federal Regis de Oliveira (PSC-SP), que visa regulamentar a sndrome da alienao parental e que estabelece diversas punies para essa m conduta. Por fim, ser feita uma breve anlise da Lei 11.698/08, que veio alterar os arts. 1.583 e 1.584 do Cdigo Civil, disciplinando a guarda compartilhada. A alienao parental se inicia com a rejeio dos filhos quanto a um dos genitores que ficou de fora da relao. Esse fenmeno provocado normalmente pelo guardio que detm a guarda fsica sobre os filhos. Essa guarda permite ao genitor monopolizar o controle sobre a pessoa do filho, como um manipulador, com o intuito de exercer um poder exagerado, desequilibrando o relacionamento entre este e o outro genitor. A alienao parental, quando identificada pelo Poder Judicirio, deve ser combatida, impedindo dessa forma, que a Sndrome da Alienao Parental venha a instalar-se e prejudicar o desenvolvimento da criana, adotando para isso todas as medidas que forem necessrias para a proteo do menor. Com as mudanas trazidas pela Lei 11.698/08, que veio alterar os arts. 1.583 e 1.584 do Cdigo Civil, disciplinou-se a guarda compartilhada, e essa se tornou o meio pacificador dos conflitos na criao dos filhos, anulando o excesso de poder unilateral, que, antes existente, era a origem da alienao parental. Assim foram solucionados vrios problemas causados pela Guarda nica, acabando com o abismo emocional existente entre pais e filhos e possibilitando queles que foram alienados o retorno ao convvio familiar. Com isso, minimizou-se o nmero de aes judiciais envolvendo a guarda de crianas, bem como o trauma criado nela. O Projeto de Lei 4.053/08[2], do Deputado Federal Regis de Oliveira (PSC-SP) foi aprovado no dia 15 de julho de 2009, por unanimidade, com a votao de 37 deputados, pela Comisso de Seguridade Social da Cmara dos Deputados. De acordo com seu art. 1, o conceito de Alienao Parental a interferncia promovida por um dos genitores na formao psicolgica da criana para que repudie o outro, bem como atos que causem prejuzos ao estabelecimento ou manuteno de vnculo com este (OLIVEIRA, 2008).

A Alienao Parental se d com a criao de uma relao de carter exclusivo entre a criana e o genitor que detm a
sua guarda fsica, com o objetivo de deixar o outro genitor de fora do convvio com o menor. A c riana, quando alienada, no quer ter qualquer tipo de contato com um dos progenitores, devido s influncias de um deles contra o outro, tendo sentimentos positivos por aquele que est diariamente ao seu lado e sentimentos negativos por aquele que no faz parte do seu convvio dirio. Assim, perde totalmente o vnculo e a sensibilidade do afeto natural que deveria existir por ambos os genitores (SOUZA, 2003).

Para o psiquiatra norte-americano Richard Gardner[3], esse tipo de manipulao consiste em programar a criana para que ela no goste e no se sinta bem com o genitor no guardio, mantendo assim, um vnculo de afetividade e lealdade apenas com o genitor guardio (PERISSINI, 2007). A educao da criana pela famlia uma prtica importante dentro do contexto social, relacionando-se de forma estreita a cultura na qual se insere, e alterando-se em consonncia com as modificaes gerais do contexto. Ao mesmo tempo, a educao importante na determinao do vir a ser do indivduo (criana), e como tal, sendo um dos objetos de ateno para a psicologia, traz uma enorme preocupao, tanto da populao leiga, quanto da academia, pelas dificuldades e controvrsias que a acompanham. A ateno dada a ela, a partir de uma perspectiva histrica, permite relativizar concepes atualmente presentes e apresentadas como universais, ao redimensionar a problemtica que envolve, a medida que fornece elementos para que se busque a compreenso do seu sentido e significado dentro de um contexto mais amplo, que respeitar o indivduo criana (CALDANA, 2006). Porm, a Sndrome de Alienao Parental tambm pode ser provocada pelo genitor no guardio, que manipula afetivamente a criana nos momentos das visitas para influenci-la a pedir para ir morar com ele, a fim de requerer a reverso judicial da guarda como forma de vingana contra o ex-cnjuge e/ou para afirmar-se socialmente como bonzinho (PERISSINI, 2007). Alm de afrontar questes morais e humanitrias e distorcer valores, o processo de Alienao Parental tambm afronta dispositivo constitucional, uma vez que o art. 227 da Constituio Federal versa sobre o dever da famlia de assegurar criana e ao adolescente, com absoluta prioridade, o direito constitucional a uma convivncia familiar harmnica e comunitria, alm de coloc-los a salvo de toda forma de negligncia, discriminao, explorao, violncia, crueldade e opresso, assim como diz o art. 3 do Estatuto da Criana e Adolescente (VADEMECUM, 2009). O Projeto de Lei 4.053/08 tambm traz em seu art. 2 dispositivo para assegurar a devida proteo criana para um adequado convvio familiar. Nele afirmado que a prtica de ato de alienao parental fere o direito fundamental da criana, constituindo abuso moral contra ela e um descumprimento dos deveres inerentes ao poder familiar ou decorrentes da tutela ou guarda (OLIVEIRA, 2008). H um anteprojeto de lei para a Sndrome de Alienao Parental (verso 27) que visa, com seu artigo 9, alterar a Seo II do Captulo I do Ttulo VII do Estatuto da Criana e do Adolescente, aprovado pela Lei 8.069, de 13 de julho de 1990. Se aprovado, o art. 9 passar a vigorar com o seguinte acrscimo: poder aquele que praticar tais atos contra a criana sofrer uma srie de punies, podendo o genitor que tentar afastar o filho do ex-cnjuge, perder a guarda e, se descumprir mandados judiciais, pegar at dois anos de priso (VILELA).

So vrias as formas de Alienao Parental consideradas, devido manipulao pelo genitor guardio no comportamento da criana, bem como, pelo comportamento do prprio genitor, que age de forma a realizar campanha de desqualificao da conduta do genitor no guardio no exerccio da paternidade ou maternidade; que dificulta o exerccio do poder familiar; que dificulta o contato da criana com o outro genitor; que dificulta o exerccio do direito regulamentado de visita; que omite deliberadamente informaes pessoais relevantes sobre a criana ao outro genitor; que apresenta falsa denuncia contra o outro genitor; que muda de domiclio para locais distantes sem justificativa visando com isso dificultar a convivncia do outro genitor; alm dos atos assim declarados pelo juiz ou constatados por equipes multidisciplinares e os praticados diretamente ou com auxlio de terceiros (OLIVEIRA, 2008).

Segundo o psiclogo Joo Cavallazzi Mendona, uma criana que tem de anular os momentos felizes que passou com os dois pais e que forada por um deles a lembrar dos momentos triste sente-se confusa, pois se encontra em dois contextos: um deles a falta de informao a respeito do genitor ausente, que pode gerar na criana fantasias de ter sido abandonada ou rejeitada; outra situao, caracterstica da alienao parental, que as informaes recebidas pela criana a respeito do genitor ausente, so sempre de desqualificao e crticas negativas a esse, com o objetivo de denegrir a sua imagem perante a criana. Considerando ambas as situaes, uma forma de abuso psicolgico contra a criana cujas consequncias podem incluir at mesmo srios distrbios e transtornos de identidade e drogadio (OLIVEIRA, 2009). Com base nessas situaes, hoje dentro da terapia familiar, se trabalha na psicologia com um importante conceito, que o da lealdade invisvel. Mesmo que a criana inicialmente no concorde, nem perceba o genitor ausente sob a tica do genitor alienado, ela passa a ter de acreditar nas mesmas coisas devido ao seu vnculo e sua dependncia emocional em relao ao genitor que est mais prximo. Ou seja, apesar de gostar e sentir saudades do genitor alienado, a criana no pode deixar transparecer tal sentimento, sob pena de decepcionar ou desagradar o genitor com quem ela convive, sendo simplesmente uma situao enlouquecedora para a criana (OLIVEIRA, 2009). Por isso, percebida e configurada a alienao parental, necessria a responsabilizao do alienador, seja ele o genitor guardio ou o genitor no guardio, pois esse comportamento forma de abuso que pode ensejar na reverso da guarda ou na destituio do poder familiar, uma vez que configura abuso de autoridade por descumprimento dos deveres que lhe so inerentes. Os dispositivos que disciplinam tal ao, encontram-se descritos no Cdigo Civil nos Art.s 1.637 e 1.638, que retratam o seguinte: se o pai, ou a me, abusarem de sua autoridade para com o menor, faltando aos deveres a eles inerentes ou arruinando os bens dos filhos, cabe ao juiz, requerendo algum parente , ou o Ministrio Pblico, adotar a medida que lhe parea adequada a segurana do menor e seus haveres, podendo at suspender o poder familiar, quando convir, ou ainda, pode o genitor vir a perder por ato judicial o poder familiar, se castigar imoderadamente o filho, deixando-o em abandono, praticando atos contrrios moral e aos bons costumes e incidir, reiteradamente, nas faltas previstas no artigo de lei (DUARTE, 2009). O Projeto de Lei 4.053/08 de extrema importncia e relevncia, j que um bom convvio familiar de suma importncia para a formao da personalidade da criana. A

Alienao Parental existe e reconhecida como um abuso, afetando de maneira relevante o desenvolvimento emocional e psicolgico de crianas, adolescentes e at mesmo adultos expostos em uma verdadeira batalha (SAP). Contudo, h cerca de um ano, entrou em vigor a lei que admite a guarda compartilhada. Nela os pais alienados buscam alcanar seus objetivos de participar da criao e educao dos filhos, acompanhando de perto o crescimento deles, no qual tanto o poder familiar, como o exerccio da guarda, esto com ambos os genitores. (SAMPAIO, 2009) O art. 1 da Lei 11.698/08, o qual modificou o art. 1.583 do Cdigo Civil, determina a responsabilizao conjunta entre pai e me, dizendo que a guarda ser unilateral ou compartilhada. No primeiro caso, a guarda atribuda a um s genitor ou seu substituto, sendo atribuda quele que revele melhores condies para exerc-la e, objetivando mais aptido para propiciar aos filhos afeto, sade, segurana e educao, devendo o outro genitor que no detiver a guarda supervisionar os interesses dos filhos. No segundo caso, a guarda uma responsabilidade conjunta, e o exerccio de direitos e deveres do pai e da me que no vivam sob o mesmo teto igual ao poder familiar dos filhos comuns (VADEMECUM, 2009). A guarda compartilhada poder ser fixada por consenso ou determinao do juiz; assim, tanto o pai quanto a me assumem direitos e deveres relativos aos filhos, com responsabilizao conjunta. Nesse caso, o juiz dever estabelecer as atribuies de cada um e os perodos de convivncia sob guarda compartilhada, baseando-se em orientao tcnico-profissional ou de equipe multidisciplinar (SAMPAIO, 2009). Nessa modalidade garante que as decises relativas aos filhos de um casal separado ou divorciado sero decididas conjuntamente: escola, cursos, mdicos etc. Isso , h corresponsabilidade de direitos e deveres dos pais (SAMPAIO, 2009). A guarda compartilhada pretende que os pais se relacionem com os filhos como se no vivessem separados; e que os filhos sejam figuras presentes no cotidiano de cada um, nos moldes do que ocorre com os pais que mantm vida em comum, verdadeiro exerccio compartilhando do poder familiar, buscando sempre o bem-estar da criana, do jovem e do futuro adulto.
Diante da identificao da alienao parental sofrida por uma criana pelo Poder Judicirio, o combate deve ser imediato, para que se impea a Sndrome da Alienao Parental instalada pelo genitor guardio. Assim, devem ser adotadas todas as medidas necessrias para a proteo do menor, tendo como exemplo o uso da guarda compartilhada, que traz de volta ao genitor alienado da relao familiar o convvio com o menor, uma vez que se sabe que o desenvolvimento social e psicolgico da criana se d pelas emoes que a criana externaliza e das reaes desencadeadas que a cercam. Sendo a criana essencialmente emocional, ou seja, afetiva, as emoes que por ela sero externalizadas iro fundamentar as relaes e interaes sociais, bem como a convergiro no equilbrio entre emoo e a racionalidade, o que ir formar a personalidade da criana. Uma vez violentada emocionalmente, a criana guardar sequelas para o resto de sua vida.

Por isso, de tempos em tempos, discute-se sobre a proteo do menor. Os nimos sociais se exaltam e surgem longos debates que resultam em vrios projetos de lei a fim de se buscarem solues para minimizar os prejuzos causados aos filhos manipulados pelos pais.

5. REFERNCIAS

CALDANA, Regina Helena Lima. A criana e a sua educao na famlia: concepes atravs da histria. Site Utilizado https://sistemas.usp.br/fenixweb/fexDisciplina?sgldis=5945764. ltimo acesso em 03/12/2009 s 20:18h DIAS, Maria Berenice. Sndrome de Alienao Parental. O que isso? Site utilizadohttp://www.apase.org.br/. ltimo acesso em 01/12/2009 s 22:31h DUARTE, Marcos. Alienao Parental: a Morte Inventada por Mentes Perigosas. Site utilizado http://www.periodicoedireito.com.br/index.php?option=com_content&task=view &id=535&Itemid=31. ltimo acesso em 28/11/2009 s 22:00h LOPES, Raphael Rocha. Sndrome da Alienao Parental. Site utilizadohttp://bacafa.blogspot.com/2009/07/sindrome-da-alienacao-parental.html. ltimo acesso em 28/11/2009 s 19:35h OLIVEIRA, Regis de. Projeto de Lei utilizadohttp://www.camara.gov.br/sileg/integras/601514.pdf. ltimo 29/12/2009 s 18:40h 4053/08. Site acesso em

OLIVEIRA, Eduardo de. Psiclogo explica os efeitos da alienao parental na criana. Site utilizado http://oglobo.globo.com/blogs/brasilcomz/posts/2009/04/30/psicologo-explicaos-efeitos-da-alienacao-parental-na-crianca-181978.asp. ltimo acesso s 21:17h PERISSINI, Denise Maria. Sndrome de alienao parental o lado sombrio da separao. Site utilizado http://pt.shvoong.com/social-sciences/psychology/1658522s%C3%ADndrome-aliena%C3%A7%C3%A3o-parental-lado-sombrio/. ltimo acesso em 28/11/2009 s 19:20h SAP. Sndrome da Alienao Parental. Site

utilizadohttp://www.alienacaoparental.com.br/o-que-e. ltimo acesso em 28/11/2009 s 21:12h SAMPAIO, Braz. Guarda compartilhada Noes. Site utilizadohttp://www.diap.org.br/index.php/artigos/7052-guarda-compartilhada-nocoes. ltimo acesso em 01/12/2009 s 23:07h SOUZA, Euclydes de. Alienao parental, perigo eminente. Site utilizadohttp://www.boletimjuridico.com.br/doutrina/texto.asp?id=27. ltimo acesso em 28/11/2009 s 14:30h VILELA, Sandra. Anteprojeto Acerca De Alienao Parental. Site utilizadohttp://www.pailegal.net/chicus.asp?rvTextoId=1236531019. ltimo acesso em 28/11/2009 s 19:00h

Potrebbero piacerti anche