Sei sulla pagina 1di 13

Luminotcnica

O que Luminotcnica
Luminotcnica o estudo da aplicao da iluminao artificial em ambientes internos e externos. uma arte que concilia conhecimento tcnico, gosto pessoal e aspectos emocionais. O maior desafio de quem desenha a luz est em conseguir bons resultados subjetivos. Luz voc no v, voc sente!

Iluminao de destaque. Fonte: Portal Clique Arquitetura.

Um bom resultado depende de vrios fatores: tipo do ambiente, tempo de permanncia naquele espao, linguagem arquitetnica, composio de luz artificial com luz natural, perfil do cliente e custo final. A luz em si invisvel, o que vemos o objeto iluminado e exatamente por isso que a luzest diretamente relacionada cor e textura que este objeto possui. Como cada pessoa tem uma sensibilidade diferente da outra (para cores e quantidade de luz), a sensao psicolgicatransmitida ser diferente para cada indivduo.

O que "Luz"
A luz uma onda eletromagntica, que alm dos efeitos visuais (produo de claridade e cores), emite radiaes ultravioletas (UV). Tais radiaes so responsveis pelo desbotamento de tecidos (cortinas, roupas, sofs), de madeiras (mveis, pisos) e de outros objetos expostos luz. Outra radiao emitida a infravermelha (IV ou IR), que responsvel pela produo de calor. Assim como a luz solar emite tais radiaes, as lmpadas (em menor ou maior grau, conforme o modelo) emitem radiaes UV e IV. Veja abaixo um grfico que mostra como percebemos a radiao solar que chega Terra:

o o o

Ultravioleta (UV) - 3% da radiao total (alm dos efeitos citados acima relacionados a Decorao, tambm responsvel pelo cncer de pele e envelhecimento precoce); Infravermelho (IV ou IR) - 55% da radiao total (responsvel pelo calor solar); Luz Visvel - 42% da radiao total (afeta o sentido da viso, por isso vemos as cores).

http://www.cliquearquitetura.com.br

Grfico - Fonte: Vitrium Vidros

Uso eficiente da Luz em reas Externas


Talvez muitos no tenham ouvido falar da poluio luminosa, que o uso irracional dos sistemas de iluminao, causando impactos indesejveis no meio ambiente (em especial em reas externas), como: danos flora - ex.: o no florescimento de plantas, pois a durao da noite mais curta; desorientao dos animais ex.: desajuste na reproduo e migrao das espcies. Alm do consumo excessivo de energia. fundamental saber planejar e utilizar lmpadas, luminrias e acessrios adequadamente para obter o melhor resultado. A imagem abaixo mostra 4 exemplos de iluminao para ambientes externos:

o o

1 e 2 imagens revelam dois sistemas ineficientes, pois h uma grande disperso da luz, sendo lanada em direo ao cu e consequentemente no est sendo aproveitada; 3 e 4 imagens apresentam dois sistemas eficientes, pois a luz direcionada para baixo, iluminando a rea necessria, isto , onde esto pessoas e veculos.

Ilustrao do uso correto da iluminao para reas externas - Fonte: Labjor

Uso eficiente da Luz em reas Internas


Este mesmo esquema apresentado pode ser pensado para reas internas. H modelos de lmpadas e luminrias que produzem estes mesmos efeitos no ambiente, porm com outras finalidades.

http://www.cliquearquitetura.com.br

1 e 2 imagens: nesta nova situao, no podemos considerar estes sistemas comoineficientes, pois normalmente contamos com um teto branco e com um p direito simples (2,55cm) que faz com que a luz "jogada" para cima seja refletita para todo o ambiente, possibilitando uma boa iluminao.

3 e 4

imagens: estes dois exemplos, em ambientes internos, mostram como criar efeitos de

iluminao. A iluminao direcionada e de destaque tem a finalidade de criar um cenrio (trazer um efeito diferenciado) ou de auxiliar na visibilidade (trazendo mais luz para um ponto especfico, importante para realizao de diversas tarefas ou simplismente chamando a ateno do olhar para um determinado ponto). Estes efeitos no tem a finalidade de produzir iluminao geral no ambiente interno, e por isso, se forem utilizados com este intuito, sero considerados ineficientes.

Resumindo, de suma importncia conhecer os modelos de lmpadas, luminrias e acessrios para criar uma iluminao confortvel e sustentvel, atingindo os objetivos almejados sem desperdcio de energia. Luz indireta utilizada no quarto e no banheiro.

Temperatura da Cor
Toda lmpada possui uma determinada temperatura de cor, ou seja, cada modelo de lmpada emite uma luz com determinada cor. Estas cores foram desenvolvidas de acordo com as cores emitidas pelo sol (luz natural): a luz de tonalidade branca vista ao meio-dia, enquanto que as luzes de tonalidade amarelada e alaranjada so vistas ao entardecer. A temperatura de cor medida atravs da unidade Kelvin, que pode variar de 2.000 a 6.100 Kelvin. Sendo:

o o o o o o

Luz Amarela: "Luz Quente" Temperatura de cor: menor ou igual a 3.000 Kelvin Luz Branca: "Luz Branca Natural" Temperatura de cor: maior que 3.000 e menor que 6.000 Kelvin - (5.800 Kelvin a temperatura de cor da luz obtida com sol ao meio-dia em cu aberto) Luz Azul-Violeta: "Luz Fria" Temperatura de cor: igual ou superior a 6.000 Kelvin

Temperatura de cor - Lmpadas


O grfico a seguir ilustra muito bem as diferentes temperaturas de cores e mostra os modelos de lmpadas correspondentes. (Neste mesmo grfico h o ndice de Reproduo de Cores, que logo abaixo do grfico ser esclarecido).

o o o o

Lmpadas de 2.800 a 3.000 kelvin - apresentam tonalidade branco-amarelada Sensao: de aconchego; Uso: ideal para residncias, bares, restaurantes sofisticados - adequada para quaisquer lugares onde se deseja obter a sensao de conforto e tranquilidade; Uso inadequado: como esta cor amarelada proporciona relaxamento e at mesmo sono, no deve ser utilizada em locais que exijam um bom ritmo de trabalho, pois iro reduzir o rendimento. Exemplos de locais que no devem utiliz-la: escritrios, indstrias, oficinas, ateliers, restaurantes populares - ambientes que apresentam um ritmo acelerado de trabalho/produo.

Exemplo de sala com iluminao amarelada: conforto e aconchego para os moradores. Iluminao branca de loja de departamento (estimula a circulao)

http://www.cliquearquitetura.com.br

o o o

Lmpadas entre 4.000 a 5.000 kelvin - apresentam tonalidade branco-azulada Sensao: de estmulo; Uso: ideal para ambientes que apresentam um ritmo acelerado de trabalho/produo, como: como escritrios, consultrios mdicos, odontolgicos, indstrias, oficinas, ateliers, restaurantes populares, academias de ginstica e em cozinhas residenciais e industriais;

Uso inadequado: em quartos, salas de estar, salas de jantar, spas, hotis, halls de entrada - locais que necessitam de um ambiente de relaxamento.

Grfico Ilustrativo sobre Temperatura de Cor e IRC - Fonte: Eng Fernando Correa - UFPR

ndice de Reproduo de Cores (IRC)


a capacidade que a fonte luminosa apresenta de reproduzir com fidelidade as cores dos objetos iluminados por ela. O ndice poder ser de 0 (zero) a 100 (cem), sendo que quanto menor o valor, pior ser a reproduo das cores; e quanto maior o valor, a cor mais se aproxima do real, isto , como a cor vista ao estar exposta luz do Sol.

Modelos de Lmpadas e seus IRC

o o o

IRC - 85: a maioria das Fluorescentes compactas - nvel bom de Reproduo de Cor; IRC - 90: Fluorescentes de ltima gerao - nvel timo de Reproduo de Cor; IRC - 100: Incandescentes (dicricas, incandescentes comuns, PAR e Halgenas bipino duplo) - nvel excelente de Reproduo de Cor.

* Dica: sempre que for necessrio enxergar muito bem a tarefa que est sendo realizada (como maquiagem, escolha de roupas, desenhos mo), opte por lmpadas com boa reproduo de cores.

http://www.cliquearquitetura.com.br

Fluxo Luminoso: Quantidade de Energia


Segundo a Wikipdia o Fluxo Luminoso " a radiao total emitida em todas as direes por uma fonte luminosa ou fonte de luz que pode produzir estmulo visual". O fluxo medido em Lmens, que define a quantidade de energia radiante produzida e emitida por uma fonte luminosa. Como sabemos, h no mercado diversos modelos de lmpadas, e cada modelo emite uma determinada quantidade de energia. Por isso que cada modelo de lmpada ilumina o ambiente de uma forma. A eficincia das lmpadas obtida pela relao entre a quantidade de Lmens irradiados e a energia consumida. Logo, quanto mais Lmens por watt, maior ser a eficincia da lmpada. * Saiba mais: Tipos de Lmpadas

Iluminncia e Luminncia
A iluminncia indica a quantidade de luz (fluxo luminoso) que incide sobre uma superfcie, e aluminncia indica a quantidade de luz (fluxo luminoso) que refletida por uma superfcie. A quantidade de iluminncia tem como unidade de medida o Lux, que representa 1 (um) Lmen por metro quadrado.

Desenhos esquemticos explicam a diferena entre iluminncia e luminnica. Fonte: IFSC

Todo ambiente apresenta uma determinada quantidade de Iluminncia, conforme as atividades desenvolvidas no local. Logo, o projeto luminotcnico deve seguir as Normas da ABNT, que preevm a iluminncia ideal para o local.

A Iluminncia (quantidade de lux) para cada tipo de atividade


CLASSE A - reas de uso contnuo e/ou execuo de tarefas simples

o o o o

20 | 30 | 50 lux: Ruas pblicas e Estacionamentos 50 | 75 | 100 lux: Ambientes de pouca permanncia 100 | 150 | 200 lux: Depsitos 200 | 300 | 500 lux: Trabalhos brutos e Auditrios

CLASSE B - reas de trabalho em geral

o o

500 | 750 | 1.000 lux: Trabalhos normais - ex.: Escritrios e Fbricas 1.000 | 1.500 | 2.000 lux: Trabalhos especiais - ex.: Gravao, Inspeo, Indstrias de tecidos

CLASSE C - reas com tarefas visuais minuciosas

o o o

2.000 | 3.000 | 5.000 lux: Trabalho contnuo e exato - ex.: Eletrnica 5.000 | 7.500 | 10.000 lux: Trabalho que exige muita exatido - ex.: Placas eletro-eletrnicas 10.000 | 15.000 | 20.000 lux: Trabalho minucioso especial - ex.: Cirurgia

* Luxmetro: aparelho que mede a iluminncia (em lux). Luminancmetro: mede a luminncia, pois considera a rea; Aps conhecer o nvel de iluminncia para determinada funo/atividade, possvel realizar o clculo luminotcnico para saber a quantidade de lmpadas e luminrias necessrias para uma iluminao ideal. Lembrando que as

http://www.cliquearquitetura.com.br

caractersticas fsicas do local (comprimento, largura, p-direito e altura do plano de trabalho), cores das paredes e mveis, assim como o tipo de material utilizado,devem ser levados em conta.

Conhea os nveis de reflexo da luz conforme a Cor e o Material

o o o o o o o o

Branco: 70 at 80% Amarelo: 50 at 70% Cinza: 20 at 50% Preto: 3 at 7% Madeira: 70 at 80% Rocha/ Pedra: 50 at 70% Tijolo: 20 at 50% Concreto: 3 at 7%

Concluso
Para realizar um bom projeto de iluminao necessrio o conhecimento de conceitos luminotcnicos, lmpadas, luminrias e ter sensibilidade quanto aos aspectos psicolgicos gerados pela luz nas pessoas. O projeto luminotcnico um trabalho especfico que exige muito trabalho e detalhamento.

Importncia do Conforto Visual


Um bom sistema de iluminao, com o uso adequado de cores e texturas, criao de contrastes e escolha adequada de lmpadas e luminrias pode produzir ambientes que promovem o bem estar, resultando em um conforto visual perfeito. Por que este assunto importante? Porque interfere diretamente na produtividade, nas vendas e na qualidade de vida de quem habita o espao. Um sistema de iluminao inadequado pode, inclusive, produzir acidentes de trabalho.

Como obter Conforto Visual


Para obtermos um conforto visual adequado devemos escolher lmpadas que reproduzam adequadamente as cores e lmpadas e luminrias que evitem o ofuscamento direto ou indireto. Devemos tambm lembrar que a luz mais confortvel para nossos olhos a luz natural(a qual deve ser explorada ao mximo, estimulando o consumo racional e sustentvel de energia - leia: Dicas de Sustentabilidade). Para reduzir o ofuscamento: Devemos utilizar vrios focos de luz ao invs de um nico ponto, utilizar luminrias que possuam barreira entre a fonte luminosa e o olho, nunca posicionar a fonte luminosa na linha da viso e evitar superfcies altamente refletoras. Dicas: 1. 2. 3. Iluminao de jardins: evite luminrias com focos de luz na altura dos olhos do observador; modelos menores e com proteo de vidro opaco so indicados; Iluminao geral de ambientes: opte por plafons com acabamento opaco / semi-transparente ou lustres com efeito de iluminao indireta (leia mais: Efeitos de Iluminao); Iluminao de destaque: luminrias direcionveis podem valorizar paredes e objetos sem causar ofuscamento. Exemplos de luminrias e lmpadas que evitam o ofuscamento:

http://www.cliquearquitetura.com.br

Poste para jardim: baixa altura e com proteo opaca | Plafon com vidro fosco: ideal para iluminao geral de salas e quartos | Lustre: produz iluminao indireta "jogando" a luz para o teto. Modelos e preos: Luminrias - Mobly

Spots direcionveis: podem ser utilizados para valorizar quadros e esculturas | Pendente: valoriza o espao da mesa de jantar sem ofuscar | Abajur: cria uma luz suave ideal para salas, quartos e escritrios. Modelos e preos: Luminrias - Mobly

Spot direcionvel opaco de embutir: valoriza paredes e tambm pode ser utilizado para iluminao geral de salas, quartos e escritrios | Luminria de mesa: ideal para escritrios | Arandela de jardim: iluminam jardins e acessos sem ofuscar. Modelos e preos: Luminrias - Mobly

Lmpada AR70: possui proteo contra ofuscamento. So timas para salas, escritrios e quartos |Lmpadas com bulbo leitoso reduzem o ofuscamento | Luminrias para lmpadas fluorescentes com refletores no ofuscam e so eficientes. Compare preos: Lmpadas - Buscap.

Ateno s cores das lmpadas A escolha correta da cor da lmpada (temperatura de cor) influencia diretamente na sensao que o ambiente transmite. Dependendo do uso do espao o ideal combinar diferentes cores para que, de acordo com a tarefa, o sistema ideal seja ligado e utilizado (leia mais: Introduo Luminotcnica).

http://www.cliquearquitetura.com.br

1.

Utilize cores brancas para iluminar grandes reas e espaos de trabalho. Normalmente grandes comrcios e indstrias, como mercados e lojas de departamento (preos mais populares), usam esta cor de iluminao. Temperatura de cor: de 3.000 a 6.000K;

2.

Utilize cores amarelas em quartos e salas para trazer a sensao de aconchego. Temperatura de cor: igual ou inferior a 3.000K;

Ateno s cores e texturas dos objetos do ambiente A cor e a textura dos materiais, presentes no ambiente, interferem diretamente no efeito da luz (na quantidade de luz refletida). Por isso esta deve ser pensanda junto com estes detalhes, para que o resultado seja o esperado. 1. 2. 3. Cores escuras absorvem a luz, enquanto cores claras a refletem; Superfcies com textura rugosa refletem menos a luz do que as de superfcie lisa (que podem inclusive criar reflexos que causam ofuscamento); Vidros em ndice de reflexo 0%, enquanto espelhos tem ndice de reflexo 100%.

As cores escuras e a textura das superfcies permitem que o ambiente, mesmo com luz branca, seja confortvel e aconchegante. Foram utilizadas sancas invertidas para a iluminao geral e projetores de trilho com lmpadas halgenas para criar pontos de destaque. Projeto de Carlos Rossi, Rodrigo Jardim e Rodrigo Salerno. Fonte: Arcoweb

Efeitos de Iluminao
A iluminao interfere diretamente na maneira como vemos e sentimos o espao. Cores e texturas devem ser pensadas junto com a luz e seus efeitos. Atravs da luminotcnica possvel ampliar ou reduzir a sensao de tamanho de um cmodo, valorizar produtos em uma loja, gerar a sensao de conforto ou at mesmo direcionar circulaes. Confira abaixo alguns efeitos de iluminao:

Luz Direta
uma luz suave que no incide de um foco direcionado em particular. Para criar este efeito de iluminao deve-se utilizar materiais e cores de boa reflexo para tornar a luz mais abrangente, menos ofuscante e tornar as sombras mais suaves ( a luz produzida, por exemplo, por uma persiana ou cortina semitransparente).

http://www.cliquearquitetura.com.br

Luz difusa. Fonte: Portal Clique Arquitetura | Luz difusa por meio de cortinas. Fonte: Richard Powers

Luz Indireta
A luz jogada em um plano e este a reflete para o ambiente de maneira indireta e sem ofuscamento. Este efeito conseguido atravs de luminrias opacas e sancas de gesso(semelhante luz difusa, mas mais suave).

Iluminao indireta de luz fluorescente atrs de sanca de gesso. Fonte: Portal Clique Arquitetura.

Iluminao indireta, por lmpadas fluorescentes, atrs do espelho. Fonte: Arq. Renata Basques. | Iluminao indireta na sanca de gesso e no mvel. Fonte: Clickken

Exemplos de Luminrias que produzem este efeito:

http://www.cliquearquitetura.com.br

Arandela em vidro para parede, luminria de piso, arandela de parede e abajur. Visite: Luminrias e Abajures Mobly. Outros modelos e preos de arandelas? Visite: Arandelas - Buscap.

Luz Dirigida
O foco de luz incide predominantemente em uma direo em particular, sobre uma mesa de trabalho, um quadro, ou objeto qualquer. Para obter este efeito utilizam-se refletores ou lmpadas refletoras para dirigir o foco de luz. Utilizando esta tcnica, em projetos luminotcnicos criteriosos, os possveis inconvenientes como ofuscamento, sombras marcadas e diferenas significantes de nveis de iluminncia, podem ser eliminados.

Iluminao dirigida de pendente sobre mesa de atendimente. Fonte: Portal Clique Arquitetura. | Luz de pendentes sobre bancada da cozinha. Fonte: Arq. Mayra Lopes

Exemplos de Luminrias que produzem este efeito:

Pendente em metal, spot em metal e pendente branco. Onde encontrar? Vrios modelos e preos de pendentes: Pendentes - Buscap

Wall Washing
Tambm chamado de banho de luz em paredes, este efeito obtido atravs da fixao de spots direcionveis ou embutidos no teto e/ou de luminrias de piso embutidas, que focalizam uma extenso de parede. O efeito wall washing permite valorizar detalhes arquitetnicos, destacando volumes, cores e texturas.

http://www.cliquearquitetura.com.br

Lmpadas lavam a parede com a luz: efeito wall washing. Fonte: Arq. Renata Basques. Quer conhecer outros ambientes? Visite: Iluminao | Basques

Exemplos de Luminrias que produzem este efeito:

Spot redondo em metal. | Spot branco direcionvel. Encontre estes e outros modelos: Buscap

Downlight
Este princpio busca ocultar a fonte luminosa evitando o ofuscamento das pessoas focalizando a luz e aumentando o rendimento luminoso. As luminrias so especficas de embutir no forro e possuem diversos formatos. Atravs de vrias luminrias possvel compor um ambiente diferenciado e nico.

http://www.cliquearquitetura.com.br

Luz dirigida para baixo. Fonte: Portal Clique Arquitetura.

Exemplos de Downlight com dicricas esquerda e com spot direcionvel direita. Fonte: Portal Clique Arquitetura.

Up Light
o efeito criado ao se de iluminar elementos verticais como rvores e arbustos, esttuas e colunas de prdios. Quanto mais prximo estiver o projetor mais luz rasante se obter.

http://www.cliquearquitetura.com.br

Exemplo de efeito uplight iluminando rvore. Fonte: Portal Clique Arquitetura.

Exemplo de efeito uplight em quarto: luz suave e aconchegante. Fonte: Arq. Renata Basques

Diferentes cores refletem a luz de diferentes maneiras. O preto absorve ao mximo, enquanto o branco a reflete ao mximo. Fonte: Gimawa

http://www.cliquearquitetura.com.br

Potrebbero piacerti anche