Sei sulla pagina 1di 6

Revista Brasileira de Pesquisa em Alimentos, Campo Mouro (PR), v.X,n.X,p.X-X,jan./jun., 2011.

ANLISE DO COMPORTAMENTO DE UM EVAPORADOR DE SUCO DE LARANJA UTILIZANDO UM SIMULADOR INDUSTRIAL DE PROCESSOS

REBRAPA
* *

Jos Maximiano Candido Neto; Wagner Andr dos Santos Conceio; Paulo Roberto Paraso; Luiz Mario de Matos Jorge*. PEQ - Programa de Ps-Graduao em Engenharia Qumica, UEM - Universidade Estadual de Maring, Maring, PR.

Resumo. Os simuladores de processo so cada vez mais aplicados nas atividades de projeto e anlise de operaes da indstria. Nas ltimas dcadas, vrios simuladores comerciais foram desenvolvidos, entre eles o HYSYS, que foi desenvolvido inicialmente para aplicaes voltadas petroqumica, mas que com adaptaes pode ser utilizado na simulao das condies operacionais de outras reas como da indstria alimentcia. A evaporao do suco de laranja uma etapa do processamento de concentrao que visa separao da gua com o aquecimento da mistura, com alto consumo de energia. Logo, a modelagem e simulao de processos utilizando simuladores como o HYSYS, se torna muito atrativa devido possibilidade de estudos na planta industrial sem necessidade de experimentao, uma vez o processo estando modelado possvel obter informaes rpidas e confiveis. Os resultados obtidos neste trabalho mostraram que o suco hipottico de laranja modelado no HYSYS atravs da soluo de sacarose em gua representou bem o suco real obtendo-se desvio menor 10% para a propriedade condutividade trmica. O modelo do evaporador de filme descendente para concentrao de suco de laranja construdo no HYSYS pela associao do trocador de calor e do vaso separador flash mostrou-se atravs das simulaes bastante coerente com os dados experimentais do processo o que indica grande potencial para ser utilizado como ferramenta de anlise, simulao e otimizao da operao de concentrao de sucos de laranja em evaporadores industriais.

Palavras-chave: Evaporadores; Modelagem; Simulao; Suco de laranja; HYSYS.

Behavior analysis of an orange juice evaporator using an industrial process simulator. The process simulators are increasingly used in the activities of design and analysis of industry operations. Recently, several commercial simulators have been developed, including HYSYS, which was initially developed for applications related to petrochemicals, but with modifications can be used to simulate the operating conditions of other areas such as the food industry. The evaporation of orange juice is a processing step that aims to concentrate the separation of water by heating the mixture, with high energy consumption. Therefore, processes modeling and simulation using simulators such as HYSYS becomes very attractive due to the possibility of studies in the plant without the need of experimentation, since the process being modeled it is possible to obtain fast and reliable information. The results of this study showed that hypothetical orange juice modeled in HYSYS through the sucrose solution in water represented well and the real juice obtaining a deviation less than 10% for the property thermal conductivity. The model of falling film evaporator for concentrating orange juice built in HYSYS by the association of the heat exchanger and flash separator vessel proved to be fairly consistent through the simulations with the experimental data of the process which indicates great potential for use as analysis tool, simulation and optimization of the concentration of orange juice in industrial evaporators.

Keywords: Evaporators; Modeling; Simulation; Orange juice; HYSYS.

E-mail: lmmj@deq.uem.br 1

Revista Brasileira de Pesquisa em Alimentos, Campo Mouro (PR), v.X,n.X,p.X-X,jan./jun., 2011.

1 Introduo

As frutas tropicais sempre geraram grande interesse, sobretudo internacional. A fruticultura estratgica para o agronegcio brasileiro. Com um supervit de US$ 267 milhes em 2003, o setor ocupa uma rea de 3,4 milhes de hectares. Hoje, o mercado interno absorve 21 milhes de toneladas/ano e o excedente exportvel de cerca de 17 milhes de toneladas. Com uma fruticultura diversificada, o Brasil um dos maiores plos mundiais de produo de sucos de frutas. No ano de 2004, as exportaes do setor alcanaram US$ 1,25 bilho (REZZADORI; BENEDETTI, 2009). A laranja representa aproximadamente 49% da produo brasileira de frutas. Em 2007, a produo de laranja foi de 18.500.478 t e no ano de 2008 a safra ultrapassou 18.580.908 t. Dentre os estados brasileiros que mais se destacam na produo de ctricos esto So Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Sergipe, Rio Grande do Sul, Paran e Gois. A maior parte da produo brasileira de laranjas destina-se indstria de suco, e est concentrada no estado de So Paulo, sendo responsvel por 70% das laranjas e 98% do suco que o Brasil produz (REZZADORI; BENEDETTI, 2009). O Brasil o maior produtor mundial de suco de laranja, sendo responsvel por 80% do comrcio mundial de suco de laranja concentrado congelado de um total global de 1,4 milhes de toneladas mtricas em 2001 (FILHO, 2005; MARTINS, 2006). Neste contexto o mercado para os sucos concentrados possui um grande potencial de expanso, e esta uma das motivaes para se estudar processos que mantenham as caractersticas da fruta no produto final, j que os requisitos de qualidade e as regulaes fitossanitrias tm importncia fundamental para os grandes importadores, Estados Unidos, Unio Europia e Japo, os quais tm as regras mais rgidas de controle (MARTINS, 2006). Muitas aplicaes de simulao de processos so encontradas voltadas a processos qumicos industriais, no entanto pouqussimas aplicaes so encontradas voltadas a modelagem e simulao de processos alimentcios industriais (CHAWANKUL et al., 2001). Considerando esse argumento, a modelagem e simulao de processos alimentcios utilizando simuladores como o HYSYS, que se destaca pela qualidade do seu banco de dados e relativa facilidade na utilizao, pode contribuir de forma decisiva, auxiliando na determinao das melhores condies de processamento e de projeto, visando reduo de custos nas indstrias j instaladas. Tais condies podem propiciar um consumo menor de energia e um nvel mais elevado de qualidade no produto final. Entretanto assim como os outros principais simuladores comerciais, tambm o HYSYS possui os seus blocos de simulao e banco de dados voltados indstria petroqumica, evidenciando a necessidade de comprovar e, ou, adequar a aplicabilidade destes simuladores a outros seguimentos industriais, como o setor de concentrao de sucos (SEIDER et al., 1999). 2

A evaporao, empregada no setor de sucos, tem por objetivo aumentar a concentrao de slidos totais para reduzir a atividade de gua, contribuindo para a conservao do produto final. Tambm pode ser funo da evaporao como etapa antecedente a outras operaes unitrias tais como a desidratao, o congelamento e a esterilizao visando reduo do peso e volume dos alimentos facilitando e reduzindo os custos de transporte, armazenamento e distribuio (ORDONEZ, 2005). Os evaporadores so equipamentos amplamente usados na indstria alimentcia nas operaes unitrias de concentrao e separao. Em particular, evaporadores de filme descendente que tem pequenos tempos de residncia e relativamente grandes coeficientes de transferncia de calor, apresentam o melhor desempenho para concentrao de alimentos que so sensveis ao calor e no toleram altas temperaturas por muito tempo. Esse tipo de evaporador o mais utilizado em processos de concentrao de sucos (CHAWANKUL et al., 2001). O funcionamento do evaporador de filme descendente semelhante a um trocador de calor multitubular operando sob vcuo, contudo a alimentao realizada na parte superior e aquecida indiretamente por um fluido de aquecimento at entrar em ebulio durante o percurso descendente at a sada na parte inferior do equipamento. Ao atingir o ponto ebulio, bolhas de vapor so formadas, subindo at a parte superior do trocador de calor. O vapor formado encontra um anteparo onde sofre uma separao de fases: o vapor formado por gua e componentes volteis do suco e o lquido constitudo de slidos concentrados. A evaporao uma etapa consumidora de grande quantidade de energia e a possibilidade de economizla deve ser sempre um fator relevante na reduo dos custos industriais (JORGE et al., 2010). Diversos processos que tm importncias industriais, como a destilao, a absoro, extrao e a evaporao colocam em contato duas fases que no esto em equilbrio. A velocidade com que uma espcie qumica transferida de uma para outra fase depende do grau de afastamento do sistema em relao ao equilbrio e, por isso, o tratamento quantitativo destes processos de transferncia exige o conhecimento dos estados de equilbrio do sistema. Tal conhecimento se faz atravs de estimativas do parmetro coeficiente de atividade (CUSTDIO, 2003). O modelo termodinmico molecular NRTL (Non-Random Two Liquid), uma extenso da equao de Wilson e utiliza a mecnica estatstica e o conceito de composio local para representar a estrutura lquida, mas a diferena com o modelo de Wilson que o modelo NRTL aplicvel a sistemas com miscibilidade parcial, o que permite representar os equilbrios lquido-vapor, lquido-lquido e lquidolquido-vapor. Segundo Sandler (2003) este modelo empiricamente usado para misturas lquidas fortemente no ideais representando suas propriedades de melhor que outras equaes tais como Margules e Van Lar.

Revista Brasileira de Pesquisa em Alimentos, Campo Mouro (PR), v.X,n.X,p.X-X,jan./jun., 2011.

O objetivo geral desse trabalho foi desenvolver a modelagem em estado estacionrio, simulao e anlise da operao de concentrao do suco de laranja, no equipamento evaporador, utilizando o simulador industrial de processos HYSYS. Os objetivos especficos foram de determinar a propriedade fsica condutividade trmica do suco de laranja atravs do HYSYS e comparar os dados com correlao experimental obtida por Boonsriudomsuk (1998). Adicionalmente foi feita a validao do modelo evaporao desenvolvido atravs de dados experimentais de processo baseados em Chawankul et al. (2001).

Na Figura 1 possvel observar a rea de trabalho do HYSYS para modelagem de compostos hipotticos a serem adicionados no banco de dados, em particular para a substncia sacarose. Todos os parmetros do componente hipottico modelado foram simulados pelo HYSYS.

2 Materiais e Mtodos

O desenvolvimento do trabalho foi seguido em duas etapas. A primeira etapa foi modelar o suco de laranja no HYSYS e a avaliao da propriedade fsica condutividade trmica. A segunda etapa foi fazer a modelagem, simulao e validao do evaporador para concentrao do suco de laranja.

Figura 1: rea de trabalho do HYSYS na modelagem do composto hipottico sacarose.

2.1 Modelagem do suco de laranja e avaliao da condutividade trmica

De um modo geral, o suco de laranja composto por diversos componentes, sendo constitudo em torno de 88% (m/m) de gua e 8% (m/m) de carboidratos na forma de sacarose. A parte restante formada por protenas, sais minerais, cido ascrbico e por componentes de estruturas complexas como retinol, tiamina, niacina e riboflavina. Todas estas estruturas obviamente interferem, individualmente, nas propriedades fsico-qumicas da soluo (suco). Devido pequena quantidade das outras substncias em relao aos carboidratos (< 4% (m/m)), o suco de laranja foi considerado como uma soluo de sacarose (C12H22O11) e gua. Esse conceito foi utilizado com eficincia por Prost et al. (2006) na modelagem e simulao de um evaporador de filme descendente em uma planta piloto para concentrao de sucos. A molcula da sacarose no est disponvel diretamente para uso no HYSYS. Portanto utilizando a avaliao de distribuio de grupos por molcula atravs do mtodo UNIFAC, foi construda uma molcula hipottica de acordo com o procedimento a seguir: - Determinao da frmula estrutural qumica do componente hipottico; - Quantificao dos grupos bsicos formadores da molcula de acordo com o mtodo UNIFAC. Exemplos: C-H; C=C; C-C; - Construo do componente no HYSYS de acordo com a quantificao dos grupos de contribuio no passo anterior e estimativa as propriedades. 3

Para verificar a coerncia do suco hipottico de laranja simulado no HYSYS avaliou-se a propriedade condutividade trmica fazendo a comparao dos resultados com os valores obtidos por correlaes empricas em funo da temperatura e quantidade de slidos dissolvidos (concentrao de sacarose) para o suco de laranja proposta por Boonsriudomsuk (1998). As correlaes abrangem as temperaturas T de 32 oC a 80 oC e a concentrao de slidos dissolvidos B de 5 - 40% (m/v) e so apresentadas pelas equaes 1 e 2. % total de slidos dissolvidos S (%m/v)
294B 3 2 67

(1)
o

condutividade trmica k (J/m.s. C)


k 54689 6 886
6 2

2 6T

5732

2776

Portanto para comparao da condutividade trmica do suco de laranja, obtida de dados correlacionados frente s simulaes no HYSYS, foi mantida constante a concentrao de slidos dissolvidos B igual a 6 5% e utilizou como varivel a temperatura T de 32 oC a 80 oC.

2.2 Modelagem do evaporador

A modelagem do equipamento de concentrao de suco de laranja foi realizada fazendo a emulao de um evaporador atravs dos mdulos disponveis no HYSYS, uma vez que este equipamento no est disponvel diretamente no simulador. Os mdulos utilizados para emulao do evaporador correspondem associao de um trocador de calor tipo tubular e um vaso separador flash. Essa ideia descrita por Foust et al. (1982) diz que um evaporador em sua forma bsica constitudo por um trocador de calor, capaz de elevar

Revista Brasileira de Pesquisa em Alimentos, Campo Mouro (PR), v.X,n.X,p.X-X,jan./jun., 2011.

a temperatura da soluo at o ponto de ebulio, e um dispositivo para separar a fase vapor do lquido em ebulio. Esse conceito foi utilizado por Chawankul et al. (2001) para modelar um evaporador de filme descendente de concentrao do suco de laranja no simulador ASPENPLUS e por Jorge et al. (2010) para concentrao de caldo de cana de acar, no simulador HYSYS. Os dados do equipamento de evaporao de suco de laranja em escala laboratorial/piloto foram baseados em Chawankul et al. (2001) e utilizados como base para simulao da concentrao de suco no HYSYS encontrando-se apresentados na Tabela 1. Um esquema do sistema de evaporao pode ser observado na Figura 2 O reservatrio de suco diludo armazena o suco natural na concentrao que extrado das laranjas e bombeado para o evaporador. O evaporador encamisado e o fluido de aquecimento entra na forma de vapor (entrada de vapor saturado) e sai como vapor condensado ou sub-resfriado (sada de condensado) sem entrar em contato direto com o suco. O suco entra na parte superior do evaporador (entrada de suco) e sa na parte inferior (sada de suco concentrado). O motor no topo do evaporador responsvel por transferir energia mecnica para movimentar um eixo com uma placa retangular dentro do equipamento. A placa retangular ao girar em alta velocidade faz com que o suco seja colocado em contato com a parede interna aquecida do evaporador formando um filme lquido de pequena espessura e com escoamento descendente. Nesse filme ocorre a evaporao de gua e componentes volteis fazendo a concentrao do suco de laranja. O condensador serve para fazer a condensao dos vapores de gua e recuperao dos componentes volteis durante a concentrao do suco (sada de vapor de gua e componentes volteis).

mistura de vapor dgua e suco de laranja concentrado. Esta corrente no existe no processo real. O separador flash usado para separar o suco concentrado do vapor dgua.

Figura 2: Diagrama esquemtico do sistema laboratorial/piloto de evaporao de suco de laranja.

Tabela 1: Dados operacionais do evaporador de suco de laranja utilizados como base na simulao. Discriminao Material dos tubos Altura do evaporador Dimetro do evaporador Espessura da parede interna do evaporador rea de troca trmica Informao ao-inx 4,5 m 0,108 m 0,0034 m 0,251 m

Figura 3: Modelo do evaporador de suco de laranja no HYSYS.

As correntes de sada do separador flash representam os dois produtos reais do processo de concentrao do suco de laranja. A presso no separador flash assumida como a mesma no trocador de calor, ou seja, ocorre a operao sob vcuo parcial a 300 mmHg. Foi assumida a condio adiabtica tanto no trocador de calor quanto no separador flash. Na predio do equilbrio de fases e clculo do coeficiente de atividade, foi utilizado o modelo termodinmico NRTL. O coeficiente global de troca trmica foi deixado como parmetro a ser estimado pelo HYSYS sendo assim necessitou-se fazer uma rotina de ajuste de convergncia na simulao fixando a vazo de sada de suco concentrado no separador flash de acordo com os dados experimentais atravs do ajuste da temperatura da corrente de entrada de suco aquecido no separador flash Este procedimento influencia diretamente na vazo da corrente de vapor saturado dgua. 4

Na Figura 3 pode-se observar o modelo construdo no HYSYS para o evaporador utilizado na concentrao de suco de laranja. A corrente suco natural que entra no trocador de calor representa o suco de laranja em sua concentrao natural. O fluido de aquecimento o vapor dgua saturado o qual entra trocador de calor a 1,5 bar e 111 C e sai na forma de condensado. O produto do trocador de calor (suco aquecido) uma

Revista Brasileira de Pesquisa em Alimentos, Campo Mouro (PR), v.X,n.X,p.X-X,jan./jun., 2011.

Foram feitas simulaes considerando os dados experimentais de 13 ensaios obtidos de Chawankul et al. (2001). Os ensaios de 1 a 8 com vazes de alimentao distribudas em intervalos iguais de 13 21 kg/h e os ensaios de 9 a 13 com vazes de alimentao distribudas em intervalos iguais de 60 117 kg/h. A concentrao da corrente de alimentao foi em todos os ensaios 6,5 oBrix. Para validao do modelo implementado no HYSYS utilizou-se como comparao os dados experimentais de Chawankul et al. (2001). E tambm os resultados de simulao feitos pelos mesmos autores utilizando o simulador ASPENPLUS no qual foi utilizado o coeficiente global de troca trmica, obtido por correlaes.

Figura 5: Comparao da condutividade trmica do suco de laranja.

3.2 Modelagem do sistema de evaporao As Figuras 6 e 7 apresentam a comparao entre os valores simulados no HYSYS e os valores experimentais e simulados no ASPENPLUS obtidos de Chawankul et al. (2001) para a vazo de fluido de aquecimento e concentrao do produto final, respectivamente.

3 Resultados e Discusses

3.1 Avaliaes da condutividade trmica

A Figura 4 apresenta o comportamento da condutividade trmica do suco de laranja pela influncia da temperatura para dados obtidos por correlao e simulao no HYSYS.

Figura 6: Comparativo do consumo de vapor de aquecimento para o modelo de evaporao de suco de laranja obtido pelo HYSYS e ASPENPLUS.

Figura 4: Comportamento da condutividade trmica do suco de laranja com a temperatura.

Na Figura 4 pode-se observar que o comportamento da condutividade trmica influenciado pela temperatura apresentou o mesmo comportamento atravs da correlao proposta por Boonsriudomsuk (1998) e na simulao atravs do HYSYS sendo crescente com o acrscimo da temperatura. A comparao entre os valores correlacionados e simulados no HYSYS para a condutividade trmica do suco de laranja est apresentada na Figura 5. Analisando a Figura 5 pode-se observar que o valor da condutividade trmica do suco de laranja simulada no HYSYS apresentou boa coerncia com os valores correlacionados obtendo-se um desvio mximo menor que 10% e uma correlao dada por R2 = 1,00.

Figura 7: Comparativo da concentrao do produto final para o modelo de evaporao de suco de laranja obtido pelo HYSYS e ASPENPLUS.

A partir da Figura 6 pode-se observar que os dados simulados no HYSYS apresentaram boa coerncia com os dados simulados e experimentais obtidos de Chawankul et al. (2001) para vazes de alimentao de 13,0 kg/h a 88,3 kg/h, ou seja, nos ensaios 1 a 11. Nessa faixa de ensaios 5 vezes os valores simulados no HYSYS foram mais prximos dos valores experimentais que os valores simulados para mesmo processo por Chawankul et al. (2001). 5

Revista Brasileira de Pesquisa em Alimentos, Campo Mouro (PR), v.X,n.X,p.X-X,jan./jun., 2011.

Na Figura 7 pode-se observar que os dados de concentrao do produto final para o modelo de evaporao no HYSYS nos ensaios 2 a 11 representaram melhor o equipamento que a simulao realizada por Chawankul et al. (2001) no simulador ASPENPLUS, sendo 8 vezes mais prximos dos valores experimentais. Nos ensaios 12 e 13 os valores simulados de concentrao do produto final no HYSYS foram maiores que os dados experimentais e que obtidos no ASPENPLUS, porem apresentaram entre si comportamento anlogo. Os valores dos consumos de vapor dgua (Figura 6) simulados no HYSYS para os ensaios 12 e 13, com vazes de alimentao de 102,8 kg/h e 107,0 kg/h respectivamente, apresentaram-se discrepantes em relao ao comportamento dos dados experimentais, mas esperado em funo do aumento da vazo de alimentao nestes ensaios. Os valores elevados de consumo de vapor dgua so coerentes se observarmos que tambm as concentraes do produto, estimadas pelo HYSYS, ficaram muito acima das experimentais e simuladas no AspenPlus (Figura 7), o que demandaria um consumo adicional de vapor dgua, sugerindo que as informaes fornecidas no artigo e utilizadas nas simulaes poder conter alguma impreciso nestes dois casos (ensaios 12 e 13).

6 Referncias

BOONSRIUDOMSUK, S. Thermophysical properties of orange juice.1998. Tese (Dourotado em Engenharia Qumica). Universidade King Mongkuts de TecnologiaThonburi. Bangkok. Tailndia, 1998. CHAWANKUL, N.; CHUAPRASERT, S.; DOUGLAS, P.; LUEWISUTTHICHAT, W. Simulation of an agitated thin film evaporator for concentrating orange juice using AspenPlusTM. Journal of Food Engineering, v. 47, p. 247253, 2001. CUSTDIO, A. F. Modelagem-Simulao do processo de separao de leo de soja-hexano por evaporao. 2003.Dissertao (Mestrado em Engenharia Qumica) Programa de Ps-Graduao da Faculdade de Engenharia Qumica da UNICAMP, 2003. FILHO, W. G. V. Tecnologia de bebidas. 1a edio. So Paulo: Edgar Blucher, 2005. FOUST, A. S.; WENZEL, L. A.; CLUMP, C. W.; ANDERSON, L. B. Princpios das operaes unitrias, Rio de Janeiro: Guanabara Dois, 1982. JORGE, L. M.; RIGHETTO, A. R.; POLLI, P. A.; SANTOS, O. A. A.; MACIEL FILHO, R. Simulation and analysis of a sugarcane juice evaporation system. Journal of Food Engineering, v.99, p. 351359, 2010. MARTINS, F. L. Desenvolvimento experimental, modelagem e simulao do processo de evaporao osmtica para concentrao de solues de sacarose contendo aroma de frutas tropicais. 2006. Tese (Doutorado em Engenharia Qumica) Programa de Ps-Graduao em Engenharia Qumica, Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2006. ORDONEZ, J. A. Tecnologia de alimentos: componentes dos alimentos e processos. Porto Alegre. Artmed. v. 1. 2005. PROST, J. S.; GONZLEZ, M. T.; URBICAIN, M. J.; Determination and correlation of heat transfer coefficients in a falling film evaporator. Journal of Food Engineering, v.73, p. 320326, 2006. REZZADORI, K.; BENEDETTI, S. Proposies para valorizao de resduos do processamento do suco de laranja. 2nd International Workshop Advances in Cleaner Production. So Paulo SP, 2009. SANDLER, S. I. Chemical and Engineering Thermodynamics, 2nd ed., John Wiley & Sons. 2003. SEIDER, W. D.; SEADER, J. D., Process Design Principles, John Wiley & Sons. 1999.

4 Concluses

O suco hipottico de laranja, simulado no HYSYS, atravs da frao mssica de carboidrato constituinte, representado pela sacarose, em soluo com gua foi uma aproximao satisfatria apresentando desvio menor que 10% para propriedade condutividade trmica em relao aos valores desse parmetro no suco real. O modelo NRTL, para clculo do coeficiente de atividade, apresentou-se coerente frente comparao entre as simulaes no HYSYS e os experimentais. A avaliao dos resultados quanto ao comportamento do consumo de vapor de aquecimento e da concentrao do produto final revelaram que a modelagem e simulao do processo de concentrao de suco de laranja utilizando o HYSYS esto bastante coerentes com as condies reais do equipamento piloto indicando potencial para ser utilizado como ferramenta de anlise, simulaes e otimizaes da operao de concentrao de sucos em evaporadores.

5 Agradecimentos

Os autores agradecem ao CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Tecnolgico) e a CAPES (Coordenao de Aperfeioamento de Pessoal de Nvel Superior) pelo suporte financeiro.

Potrebbero piacerti anche