Sei sulla pagina 1di 4

CONTRATO

DE

LOCAO

DE

IMVEL

COMERCIAL

Pelo presente instrumento particular, de um lado, como LOCADOR, ...................(nome e qualificao completa do locador) e, de outro lado, como LOCATRIA, (nome e qualificao completa do locador), resolvem celebrar o presente contrato de locao, o qual reger-se- pelas seguintes clusulas e condies: I. OBJETO: Constitui objeto do presente contrato a locao do imvel situado na .............., composto por ................... com aproximadamente ......m , ...................(descrio completa do imvel). Faz parte integrante deste contrato, o laudo de vistoria prvia realizado e assinado pelas partes contratantes. II. PRAZO: O prazo de locao de ........................... meses, tendo incio em ......./....../..... e trmino previsto para o dia ......./......./..... Pargrafo Primeiro: Se o (a) LOCATRIO (A), usando da faculdade que lhe confere o artigo 4. da lei n. 8.245 de 18 do outubro de 1991, devolver o imvel locado antes do decorrido o prazo ajustado no caput desta clusula, pagar ao (a) LOCADOR(A) a multa compensatria correspondente a 03 (trs) meses de aluguel em vigor, reduzida proporcionalmente ao tempo do contrato j cumprido, na forma do artigo 924 do cdigo civil, na base de um doze 1/12 (um doze avos) para cada ms j transcorrido. Pargrafo Segundo: Findo prazo acima ajustado, se o(a) LOCATRIO(A) continuar no imvel por mais de 30 (trinta) dias, sem oposio do(a) LOCADOR(A), ficar a locao prorrogada automaticamente por prazo indeterminado, nas mesmas bases contratuais; entretanto, o imvel somente poder ser retomado nos casos previstos em lei, mas poder ser devolvido pelo(a) LOCATRIO(A) a qualquer tempo, sem a incidncia de qualquer multa por este motivo, desde que mediante comunicao prvia, por escrito, com antecedncia mnima de 30 (trinta) dias, da data da restituio do imvel locado, sob pena de pagar a quantia correspondente a um ms de aluguel e encargos vigentes. Pargrafo Terceiro: Aps o recebimento de pedido por escrito do LOCATRIO, o LOCADOR ter o prazo de cinco dias para efetuar a vistoria do imvel, correndo por conta do LOCATRIO o aluguel at a efetiva devoluo do imvel ao LOCADOR.

III. FINALIDADE: O imvel locado para uso exclusivamente comercial para... IV. PREO E FORMA DE PAGAMENTO: O valor do aluguel mensal de R$2.300,00 (dois mil e trezentos reais). Pargrafo Primeiro: O aluguel estabelecido no "caput" desta clusula dever ser depositado na Conta/Corrente n ........., Agncia n ............., Banco .................., em nome de ................., ou onde esta indicar, por escrito, independentemente de aviso ou cobranas, todo dia ............. de cada ms.

V. ATRASO NO PAGAMENTO: O no pagamento do aluguel no prazo ajustado na clusula 4 implicar em multa de 2% (dois por cento) sobre o valor do dbito, juros de 1% (um por cento) ao ms e correo monetria calculada pelo IGPM da FGV. VI. REAJUSTE DO ALUGUEL: O aluguel pactuado na clusula anterior sofrer reajustes anuais com base na variao do ndice Geral de Preos divulgado pela Fundao Getlio Vargas (IGP-FGV) ou outro ndice que porventura venha a substitu-lo. VII. USO DO IMVEL: A locatria obriga-se a manter o imvel locado em boas condies de higiene, limpeza e conservao, mantendo em perfeito estado as suas instalaes eltricas e hidrulicas, afim de restitu-lo no estado em que recebeu, salvo as deterioraes decorrentes do uso normal. VIII. BENFEITORIAS: Eventuais reformas ou adaptaes que a locatria pretender executar no imvel, s podero ser realizadas mediante autorizao prvia e expressa da locadora. IX. EXIGNCIAS DOS PODERES PBLICOS: Obriga-se a locatria a satisfazer a todas as exigncias dos poderes pblicos a que der causa. X. CESSO, SUBLOCAO E EMPRSTIMO: A locatria no poder transferir este contrato, ou sublocar o imvel no todo ou em parte, sem prvia autorizao por escrito da locadora. XI. DESPESAS DE CONDOMNIO, CONSUMO E TAXAS: Todas as despesas decorrentes da locao, quais sejam, consumo de gua, luz, telefone e gs, prmio de seguro contra incndio, alm do IPTU, ficam a cargo da locatria, cabendo-lhe efetuar diretamente esses pagamentos nas devidas pocas.

XII. VISTORIA: A locatria desde j faculta locadora examinar ou vistoriar o prdio, sempre que o segundo entender conveniente, desde que previamente acordados dia e hora. XIII. RESCISO: O presente contrato ficar rescindido de pleno direito, independentemente de qualquer notificao judicial ou extrajudicial e sem que assista a nenhuma das partes o direito a qualquer indenizao, ficando as partes, da por diante, desobrigadas por todas as clusulas deste contrato, nos seguintes casos: a) Processo de desapropriao total ou parcial do imvel locado; b) Ocorrncia de qualquer evento ou incndio do imvel locado que impea a sua ocupao, havendo ou no culpa do locatrio e dos que esto sob sua responsabilidade; ou c) Qualquer outro fato que obrigue o impedimento do imvel locado, impossibilitando a continuidade da locao. XIV. ALIENAO DO IMVEL: Caso o imvel objeto da locao for alienado durante o prazo locatcio, o adquirente fica obrigado a respeitar o presente contrato. XV. FIANA: Assina(m) tambm este contrato, solidariamente com o locatria por todas obrigaes firmadas, o(s) fiador(es) sr.(a)(s).......................................................... RG ................ CIC ................... RG ........................... CIC ................ residentes, respectivamente na ........................................ e na ........................................ cuja responsabilidade subsistir at a entrega efetiva das chaves do prdio locado. OU XVI. SUBSTITUIO DA GARANTIA: No caso de morte, falncia ou insolvncia do(s) fiador(es), a locatria ser obrigada, dentro de 30 (trinta) dias, a substituir a garantia locatcia. XVII. INFRAO CONTRATUAL: A parte que infringir o presente contrato pagar parte inocente o valor correspondente a 3 (trs) aluguis vigentes poca da infrao, sem prejuzo de arcar com eventuais perdas e danos que ocasionar e determinar a imediata resciso do contrato. XVIII. FORO: Para todas as questes decorrentes deste contrato, ser competente o foro da situao do imvel, seja qual for o domiclio dos contratantes. E, por estarem, assim ajustados, assinam o presente contrato em 3 (trs) vias, juntamente com duas testemunhas que a tudo assistiram, para que possa surtir seus efeitos legais. Belo Horizonte, de de 2008.

__________________ Locadora Locatria

__________________

Testemunhas: Assinatura______________________________ Nome CPF Assinatura______________________________ Nome CPF

Potrebbero piacerti anche