Sei sulla pagina 1di 24

MODELO APOLNEO E MODELO DIONISACO

REDAOPUBLICITRIA I

No h mensagem publicitria, existem habilidades e tcnicas para adequar a mensagem ao pblico para ser compreendida - Gerard Lagneu - Mensagem PP atende objetivos econmicos do anunciante - Caractersticas reais e subjetivas - Apelo razo e sensibilidade

REDAOPUBLICITRIA I

Formao dos gneros discursivos

Apolo

Deus da luz e do sol Representa clareza, harmonia e ordem

REDAOPUBLICITRIA I

Formao dos gneros discursivos

Dionsio

Deus das festas, lazer e prazer, do vinho e alegria Vinho envolve todos os sentidos
REDAOPUBLICITRIA I

Formao dos gneros discursivos

Apolneo

Razo Sensibilidade e emoo


REDAOPUBLICITRIA I

Dionisaco

Formao dos gneros discursivos Dionisaco

Emoo
Nietzsche

Humor
REDAOPUBLICITRIA I

APOLNEO Foco: Razo Texto Dissertativo


(Defende um ponto de vista)

DIONISACO Foco: Emoo Texto Narrativo


(Conta algo comovente)

REDAOPUBLICITRIA I

Apolneo discurso lgico-formal, aconselhamento direto, manifestao explcita da opinio do enunciador, aconselhando a adeso do destinatrio. Joo Anzanello Carrascoza

REDAOPUBLICITRIA I

Dionisaco Inteno disfarada. Aconselhamento por meio de aes e caractersticas de personagens. Histria sugerida. Joo Anzanello Carrascoza

REDAOPUBLICITRIA I

O ESQUEMA ARISTOTLICO

REDAOPUBLICITRIA I

O modelo apolneo respeita o esquema aristotlico, que estruturado em fases: - Exrdio: a introduo do enunciado, o ttulo. - Narrao: a apresentao dos fatos. - Prova: a demonstrao e comprovao da narrao. - Perorao/ eplogo: a recapitulao do discurso, volta ao ttulo, e o convida ao.

REDAOPUBLICITRIA I

O texto apolneo afirmativo, argumentativo, claro e preciso, a fim de evitar questionamentos. Ele faz uso especial da funo de linguagem conativa (apelativa), que explora os vocativos e formas verbais ou expresses no imperativo a fim de influenciar o leitor a uma ao futura (por isso Apolo profecia).

REDAOPUBLICITRIA I

O ESQUEMA ARISTOTLICO Gnero Deliberativo (Visa aconselhar os fiis a uma ao futura ) 1 EXRDIO INCIO DO DISCURSO O QUE PRETENDE DIZER ELOGIO (INDUZ) / CENSURA (AFASTA)
2 NARRAO DIZER TUDO A RESPEITO DO ASSUNTO APENAS FATOS CONHECIDOS
REDAOPUBLICITRIA I

3 PROVAS DEMONSTRATIVAS / TEMPO FUTURO Tirar exemplos de fatos passados 4 PERORAO (EPLOGO) 4 FASES: PREDISPOR OUVINTE (NOSSO FAVOR) AMPLIAR OU ATENUAR O QUE FOI DITO EXCITAR AS PAIXES NO OUVINTE RECAPITULAO
REDAOPUBLICITRIA I

(exrdio) s vezes, a melhor movimentao financeira ficar parado. (narrao) Volta e meia, surge no mercado uma grande aplicao. Dessas imperdveis, bola da vez. Mas, como toda corrida do ouro, ela pode ser boa s para quem chega na frente. para aliviar o risco X retorno das aplicaes que existe a Hedging-Griffo. (provas) A administradora de recursos mais especializada em clientes Private do Pas. Ela recomenda apenas os melhores produtos do mercado. Inclusive fundos prprios, como o fundo HG Verde, que h vrios meses um dos mais rentveis do Brasil. Na Hedging-Griffo, voc atendido por um dos scios da empresa. com dedicao e autonomia de dono que o assessor financeiro administra sua carteira. (perorao) Ligue (11) 3040 8787 e pea uma visita. O assessor financeiro vai recomendar quais passos voc deve dar. E quando melhor no dar passo nenhum.

Exrdio. Da prxima vez que algum disser que paixo no se escolhe, duvide.

Narrao.Linha Chrysler. Paixo. isso que nos torna donos do prprio destino. Por ela, corremos o mundo em busca dos maiores sonhos e das mais maravilhosas idias. Exatamente como faz a Chrysler cada vez que cria seus novos modelos. Carros desenhados com o vigor dos apaixonados e que, por isso, traduzem o padro de beleza atual. Transmitindo ousadia no estilo por onde quer que passem. Provas. Neon, Stratus, Caravan ou 300M. No importa qual desses modelos seja o objeto de seu desejo, dentro de um Chrysler voc tem contato com um dos maiores prazeres da vida. O prazer de dirigir com muito conforto, potncia e sofisticao. Sempre acompanhado por equipamentos do mais alto nvel e acabamento de extremo requinte. Perorao.Chrysler. Paixo por fazer grandes carros. 0800-172322 - www.chrysler.com.br

Exrdio. Escolher a melhor escola uma deciso exata, humana e biolgica.

Narrao.Voc sempre quer o melhor para seu filho. Ns tambm. As escolas do Sistema Anglo de Ensino utilizam a mais eficiente metodologia, resultado de mais de 50 anos de experincia em educao. Provas.Com material didtico estruturado e professores bem preparados, nossas escolas oferecem ensino de qualidade desde a educao infantil at o ensino mdio com pr-vestibular, passando pelo ensino fundamental.
Perorao. Faa a escolha certa: matricule seu filho em uma escola do Sistema Anglo de Ensino.

Anglo. Aqui se ensina. Aqui se aprende.

Gentileza lhe dar boas-vindas pessoalmente na porta do avio. mais educado, mais simptico e muito mais moderno do que ser recebido apenas por uma escada. Receber as pessoas na porta do avio no apenas uma simples gentileza. um princpio. uma atitude simblica de que a empresa inteira est ali dizendo: voc bem-vindo, obrigado por nos escolher. Receber voc na porta do avio abrir as portas da nossa casa. Para que voc se sinta vontade como em nenhuma outra companhia. E mais: para que voc tenha vontade de voar e voltar sempre. Nosso destino voc.

CONSTRUO DO TEXTO APOLNEO


Respeite o trip: proposio argumentao convite ao e/ou concluso. Faa sempre um ttulo criativo (proposio) ou um Ttulo instigante seguido de um subttulo informativo. Retome no final do texto, como concluso (slogan) e/ou Convite ao, a idia da proposio (estrutura circular) Lembre-se que o texto deve ser conciso, preciso, claro e correto.
REDAOPUBLICITRIA I

Cuidado com o uso exagerado de adjetivos. Sempre que possvel, use o verbo na voz ativa e no presente do indicativo. No final lembre-se do imperativo. Estruture o texto com frases curtas (uma s idia). Trabalhe com frases afirmativas Escolha sempre substantivos exatos e concretos. Se precisar, use a repetio para estimular a memorizao. Busque a simplicidade. Nada de palavras pomposas.

REDAOPUBLICITRIA I

Com a linguagem publicitria os produtos so transformados em experincia de esprito.


Roland Barthes

REDAOPUBLICITRIA I

Potrebbero piacerti anche