Sei sulla pagina 1di 37

Preceitos do Jornalismo, Assessoria de Imprensa e Comunicao

Jornalismo a atividade profissional que consiste em lidar com notcias, dados factuais e divulgao de informaes. Tambm define-se o Jornalismo como a prtica de coletar, redigir, editar e publicar informaes sobre eventos atuais. Jornalismo uma atividade de Comunicao. Em uma sociedade moderna, os meios de comunicao tornaram-se os principais fornecedores de informao e opinio sobre assuntos pblicos, mas o papel do jornalismo, juntamente com outras formas de mdia, est sofrendo modificaes, decorrentes da expanso da Internet.2 O jornalista pode atuar em vrias reas ou veculos de imprensa, como jornais, revistas, televiso, rdio, websites, blogues, assessorias de imprensa, entre muitos outros.

O mais antigo jornal que se tem notcia foi o Acta Diurna, que surgiu por volta de 69 a.C., a partir do desejo de Jlio Cesar de informar a populao sobre fatos sociais e polticos ocorridos no imprio, como campanhas militares, julgamentos e execues. As notcias eram colocadas em grandes placas brancas expostas em local de grande acesso ao pblico. Na China, jornais escritos a mo surgiram no sculo VIII. A partir da inveno de Johannes Gutenberg, em 1447, surgiram os jornais modernos, que tiveram grande circulao entre comerciantes, para a divulgao de notcias mercantis. Havia ainda jornais sensacionalistas escritos a mo, como o que noticiou as atrocidades ocorridas na Transilvnia, feitas por Vlad Tsepes Drakul, mais conhecido como Conde Drcula. Em Veneza, o governo lanou o Notizie scritte, em 1556, ao custo de uma pequena moeda que ficou conhecida como "gazetta".

Acta Diurna As comunicaes tambm eram lentas na poca do Imprio Romano, como os textos eram transportados a p ou a cavalo, embora as Actas fossem publicada todos os dias, sempre eram publicadas notcias atrasadas de dias ou semanas atrs.

Primeiro jornal publicado em portugus

Primeiro jornal publicado no Brasil. 1808

A publicao peridica iniciou-se na Europa Ocidental a partir do sculo XVII, como o ''Avisa Relation oder Zeitung'', surgido na Alemanha em 1609. O London Gazette, lanado em 1665, ainda mantm-se at a atualidade, agora como publicao oficial do Judicirio.3 Esses jornais davam pouca ateno a assuntos nacionais, preferindo focar-se em fatos negativos ocorridos em outros pases, como derrotas militares e escndalos envolvendo governantes Com a inveno do telgrafo, em 1844, as notcias passaram a circular muito mais rapidamente, gerando uma grande mudana no jornalismo. Em meados do sculo XIX, os jornais j eram o principal veculo de transmisso das informaes, passando a surgir grandes grupos editoriais, que tinham grande capacidade de influncia. Nos anos 1920, o surgimento do rdio novamente transformou o jornalismo, o que voltou a acontecer a partir dos anos 1940 com o surgimento da televiso. A partir do fim dos anos 1990, a internet trouxe volume e atualizao de informaes sem precedentes.

O que notcia???
A notcia um formato de divulgao de um acontecimento por meios jornalsticos. a matria-prima do Jornalismo, normalmente reconhecida como algum dado ou evento socialmente relevante que merece publicao numa mdia. Quatro fatores principais influenciam na qualidade da notcia: Novidade: a notcia deve conter informaes novas, e no repetir as j conhecidas Proximidade: quanto mais prximo do leitor for o local do evento, mais interesse a notcia gera, porque implica mais diretamente na vida do leitor Tamanho: tanto o que for muito grande quanto o que for muito pequeno atrai a ateno do pblico Relevncia: notcia deve ser importante, ou, pelo menos, significativa. Acontecimentos banais, corriqueiros, geralmente no interessam ao pblico

Trabalho do jornalista

A atividade primria do Jornalismo a observao e descrio de eventos, conhecida como reportagem "O qu?" - O fato ocorrido. "Quem?" - O personagem envolvido. "Quando?" - O momento do fato. "Onde?" - O local do fato. "Como?" - O modo como o fato ocorreu. "Por qu?" - A causa do fato. Essa ordem de disposio dos fatos em texto jornalistico chamada de lead

Exemplos de lead
Uma equipe mdica do Tribunal de Justia de So Paulo avaliar nesta Quinta-feira (18). Um dos jurados do jri de policiais militares do massacre do Carandiru para dizer se ele est apto ou no a prosseguir no Conselho de Sentena. a partir dessa avaliao que ser anunciada a retomada ou o cancelamento do julgamento, que comeou na ltima segunda-feira (15) no Frum Criminal da Barra Funda (zona oeste de SP), mas foi suspenso hoje devido a um mal estar do jurado. Fonte: UOL-17/04

Foi no Domingo de Pscoa que se soube em Leiria que o proco da S, Jos Miguis, tinha morrido de madrugada com uma apoplexia. O proco era um homem sanguneo e nutrido, que passava entre o clero diocesano pelo comilo dos comiles. Contavam-se histrias singulares da sua voracidade. Fonte: de Queirs, O Crime do
Padre Amaro Exemplo Lead Flash: O antroplogo Claude Lvi-Strauss, um dos intelectuais mais importantes do sculo 20, (frase de abertura com teor dramatizante) morreu no sbado passado aos 100 anos, informou hoje a editora Plon.

NARIZ DE CERA

NARIZ DE CERA s 7 horas de tera-feira, o tratorista Ezequiel P. parou a soma de dez, que fazia a pedido do mdico, ali pelo nmero trs. Anestesiado da cintura para baixo e sedado, ele estava adormecido, pronto para, ao longo dos 45 minutos seguintes, ter o quadril perfurado, parte da medula ssea (cerca de cem mililitros) extrada e processada no laboratrio de terapia celular. Fonte: Roberto Godoy, de O Estado de S. Paulo.

So muitos os problemas do trnsito em So Paulo. Alguns deles arrastam-se por anos e anos sem que ningum tente resolv-los. Um exemplo desse descaso das autoridades o estacionamento sobre as caladas. Mais uma vez, porm, a Prefeitura promete adotar medidas para que os abusos no se repitam. Depois dessa introduo, viria a notcia de que o estacionamento nas caladas estava, a partir do momento, sujeito a multas elevadas. Entre direto no fato: A partir de hoje, quem estacionar seu carro sobre a calada pagar tanto de multa. E a Prefeitura promete ser rigorosa na fiscalizao.

Elementos e etapas do trabalho jornalstico


Pauta a seleo dos assuntos que sero abordados. a etapa de escolha sobre quais indcios ou sugestes devem ser considerados para a publicao final. Apurao o processo de averiguar informao em estado bruto (dados, nomes, nmeros etc.). A apurao feita com documentos e pessoas que fornecem informaes, chamadas de fontes. A interao de jornalistas com suas fontes envolve freqentemente questes de confidencialidade. A redao o tratamento das informaes apuradas em forma de texto verbal. Pode resultar num texto para ser impresso (em jornais, revistas e sites) ou lido em voz alta (no rdio, na TV e no cinema). A edio a finalizao do material redigido em produto de comunicao, hierarquizando e coordenando o contedo de informaes na forma final em que ser apresentado. Muitas vezes, a edio que confere sentido geral s informaes coletadas nas etapas anteriores. A diagramao a disposio grfica do contedo e faz parte da edio de impressos. No radiojornalismo, editar significa cortar e justapor trechos sonoros junto a textos de locuo, o que no telejornalismo ganha o adicional da edio de imagens em movimento.

Tipos de texto jornalstico


notcia - de carcter objectivo, composto pelo Lead e o corpo da notcia: No Lead tenta-se responder a seis perguntas: quem , o qu , onde , quando , porque ,como , a ausncia destas pode dever-se a dados no apurados; No corpo da notcia desenvolve-se gradualmente a informao em cada pargrafo, por isso a informao cada vez mais elaborada, detalhada. matria - todo texto jornalstico de descrio ou narrativa factual. Dividem-se em matrias "quentes" (sobre um fato do dia, ou em andamento) e matrias "frias" (temas relevantes, mas no necessariamente novos ou urgentes). Existem ainda os seguintes subtipos de matrias:matria leve ou feature texto com informaes pitorescas ou inusitadas, que no prejudicam ou colocam ningum em risco; muitas vezes este tipo de matria beira o entretenimento sute - uma matria que d seqncia ou continuidade a uma notcia, seja por desdobramento do fato, por conter novos detalhes ou por acompanhar um personagem

Tipos de textos jornalsticos


perfil - texto descritivo de um personagem, que pode ser uma pessoa ou uma entidade, um grupo; muitas vezes apresentado em formato testemunhal entrevista - o texto baseado fundamentalmente nas declaraes de um indivduo a um reprter; quando a edio do texto explicita as perguntas e as respostas, seqenciadas, chama-se de ping-pong opinio ou editorial - reflete a opinio apcrifa do veculo de imprensa (no deve ser assinado por nenhum profissional individualmente) artigo - texto eminentemente opinativo, e geralmente escrito por colaboradores ou personalidades convidadas (no jornalistas) crnica(br) - texto que registra uma observao ou impresso sobre fatos cotidianos; pode narrar fatos em formato de fico nota - texto curto sobre algum fato que seja de relevncia noticiosa, mas que apenas o lead basta para descrever; muito comum em colunas

chamada - texto muito curto na primeira pgina ou capa que remete ntegra da matria nas pginas interiores

Release
Comunicado de imprensa, press-release ou simplesmente release um comunicado feito por um indivduo ou organizao para a imprensa visando divulgar uma notcia ou um acontecimento, atravs do qual jornalistas decidem se vo ou no divulgar certa notcia e como faz-lo. Pode ser considerado apenas uma propaganda da notcia em si, como uma divulgao de um novo livro, show, servio, etc. Esse tipo de texto muito usado por organizaes, empresas e pessoas da vida pblica para a divulgao de produtos, servios, acontecimentos, etc., muitas vezes tambm via agncias de relaes pblicas. A partir da o veculo poder criar uma notcia ou at uma reportagem do que foi passado anteriormente atravs de um comunicado de imprensa.

Releases
Geralmente, releases so usados para anncios e lanamentos de novidades, que a Assessoria tem interesse em que virem notcia. Um release bem estruturado pode ser o mote para uma pauta. O release deve conter informao jornalstica com objetivo promocional para o assessorado ou seja, ser ao mesmo tempo de interesse jornalstico e institucional. Pode ser definido como o material informativo distribudo aos jornalistas para servir de pauta ou ser veiculado completa ou parcialmente, de maneira gratuita. uma proposta de assunto, um roteiro, uma sugesto de pauta, mas do ngulo de quem o emite. Os Press releases sobre eventos devem antecipar todos os dados relativos, alm de facilitar o acesso dos profissionais de imprensa (caso exija credenciamento prvio, por exemplo). Sobre produtos, devem conter informaes especficas, factuais e objetivas. Em todos os casos, uma boa contextualizao do fato anunciado ajuda a inserir melhor o contedo do comunicado na pauta do veculo (em jargo jornalstico, dar "gancho" a uma matria). Existe ainda o Press release direcionado, que enviado com exclusividade para um nico veculo quando se pretende negociar uma relao mais prxima entre a Assessoria e um rgo especfico de imprensa.

Exemplos de releases
Para usufruir de uma estadia cercada pelo tpico encanto barbadense o local The Crane, um residential resort onde imperam o conforto e a privacidade Nem todo mundo sabe que a cantora Rihanna nasceu e morou at pouco tempo em Barbados, no Caribe. No dia 27 de agosto, ela lanou um vdeo com shows e imagens da turn do ltimo lbum, "Loud", em que ela aparece se divertindo na ilha. A beleza e o encanto da cantora so tpicos do povo da terra do rum e do melao, onde as pessoas, em geral, so simpticas, atraentes e muito educadas. A taxa de alfabetizao da de 98% em uma populao de aproximadamente 285 mil habitantes, entre os quais 96% afrodescendentes, motivo de orgulho para seus habitantes, assim como a ilustre conterrnea Rihanna. Ellen Silva, brasileira que foi a Barbados em agosto, com um grupo da operadora de turismo Agaxtur, a convite do The Crane Residential Resort, afirma que gostou muito a msica e a simpatia da populao: Amei a forma como a populao interage com os turistas, so poucos os lugares em que isso acontece como aqui.

Servio: The Crane Residential Resort, Barbados, Caribe (www.thecrane.com) Contato: blabla@blabla.com Telefone Periodo de acontecimento Local

Coletiva de imprensa
Coletiva de imprensa (portugus brasileiro) ou conferncia de imprensa (portugus europeu) ou entrevista coletiva um evento miditico onde uma assessoria de imprensa convida jornalistas para transmitir-lhes alguma informao, frequentemente abrindo espao para que estes faam perguntas acerca do assunto. Existem dois motivos principais para o agendamento de uma coletiva de imprensa. Uma que a assessoria est tendo que responder a muitos questionamentos de reprteres por telefone, por exemplo e assim pode responder a todos de uma vez s; outro motivo tentar atrair a ateno da imprensa para algo que, a princpio, no atraiu a ateno dos jornalistas.

Assessoria de imprensa
A assessoria de imprensa um dos instrumentos de Comunicao desenvolvido para as organizaes, e insere-se nas atividades da rea de comunicao. Ao contrrio do que alguns equivocadamente pensam, a traduo do ingls Publicity no tem a ver com Publicidade, mas com assessoria de imprensa. Sua principal tarefa tratar da gesto do relacionamento entre uma pessoa fsica, entidade, empresa ou rgo pblico e a imprensa. No Brasil, os profissionais que desempenham a funo de Assessoria de Imprensa costumam ter formao em Relaes Pblicas ou em Jornalismo[1]. Em alguns pases, a funo no exatamente de um jornalista, mas pode ser feita tambm por relaes pblicas e pessoas com formao em comunicao. J em Portugal, no existe um acesso restrito profisso e s muito recentemente algumas instituies universitrias lhe dedicam algumas matrias inseridas em cursos de comunicao e jornalismo.

Funes da assessoria de imprensa- Objetivos gerais:

Estabelecer relaes slidas e confiveis com os meios de comunicao e seus agentes, com o objetivo de se tornar fonte de informao respeitada e requisitada.

Criar situaes para a cobertura sobre as atividades do assessorado, para alcanar e manter e, em alguns casos, recuperar uma boa imagem junto opinio pblica. Apresentar, firmar e consolidar as informaes pertinentes aos interesses do assessorado no contexto miditico local, nacional e internacional. Implementar a cultura de comunicao de massa nos aspectos interno e externo relativamente ao assessorado por meio de condutas pr-ativas junto estrutura miditica. Capacitar o assessorado e outras fontes de informao institucionais a entender e lidar com a imprensa. Finalmente, mensurar o trabalho, mostrando relatrios consistentes (de preferncia usando indicadores ou KPI) aos assessorados com os resultados conquistados.

Press-kit
Um Press-kit ou Pacote de imprensa um pacote de Press release com brindes promocionais, uma amostra/rplica do produto ou o prprio produto, fotos de divulgao, credenciais de imprensa e outros itens que facilitem a cobertura jornalstica sobre o que se quer divulgar e estimulem os jornalistas a publicar a inteno do assessorado. No formato de distribuio de noticirio denominado "Regionalizao da Notcia", informaes oriundas das regies ou cidades em que ser distribuido o release so insertadas neste release, como entrevistas de personalidades locais, informaes sobre servios disponveis para os leitores da regio ou cidade, oferta de respostas a dvidas dos leitores locais e outras formas de interatividade.

Eventos e sociabilidade Em certas ocasies, uma Assessoria de Imprensa atua como produo de eventos, atividade que no sua, de origem. Festas, coquetis, cerimnias, seminrios, oficinas, palestras, entre outros, so eventos que podem ser teis Assessoria para divulgar novidades ou atividades do assessorado. O pblico destes eventos pode ser tanto externo quanto interno, e eles devem contar com a presena de agentes da mdia (jornalistas, editores, fotgrafos, publicistas) para que sejam bem-sucedidos.

Assessoria de Comunicao Assessoria de Comunicao uma atividade de Comunicao Social que estabelece uma ligao entre uma entidade (indivduo ou instituio) e o pblico (a sociedade exposta mdia). Em outras palavras, Assessoria de Comunicao administrao de informao. As atividades de Assessoria de Comunicao Social so geralmente subdivididas em trs:

Assessoria de Imprensa Publicidade & Propaganda Relaes Pblicas

Plano de Comunicao Social


O Plano de Comunicao Social um documento escrito que tem o objetivo e a funo de estruturar concretamente as principais idias e programaes para todas as atividades futuras da Assessoria de Imprensa. Esse plano se constitui numa resposta s necessidades do assessorado com as atitudes que corriqueiramente devero ser implantadas e decorre do Planejamento estratgico de comunicao. O Plano tem trs funes relevantes: avaliar as atividades de Comunicao na teia miditica nos seus aspectos tcnico, mercadolgico, organizacional, financeiro e jurdico;avaliar a evoluo das atividades ao longo de sua implantao, possibilitando alternativas de correo. Programar as aes comunicacionais a serem desenvolvidas pela organizao. A elaborao do Plano de Comunicao Social responsabilidade da Assessoria de Comunicao.

Planejamento de Comunicao Social

O Planejamento de Comunicao Social a elaborao, por etapas,com bases tcnicas, de planos e programas comunicacionais com objetivos definidos envolvendo os seguintes aspectos:

Sazonalidade efeitos da economia controles legais e governamentais presena ou ausncia de monoplios fatores de retrao ou estagnao no contexto social e econmico (histrico) A elaborao do Planejamento de Comunicao Social responsabilidade da Assessoria de Comunicao.

Case-Roche contra hepatite C

DESAFIO Aumentar o conhecimento da populao sobre os diferentes tipos de hepatite, principalmente o tipo C. Atingir pacientes que sempre se souberam infectados bem como os que poderiam estar sem saber. Sensibilizar agentes de sade e mdicos, para se unirem ao tratamento da doena, procurando procedimentos mais avanados, como o do medicamento Pegasys e contribuir para o fortalecimento da marca Roche.

Atualmente a hepatite C atinge hoje cinco vezes mais brasileiros que a AIDS. Mas ainda que estejamos falando de mdicos, agentes de sade e da populao em geral, pouco se sabe sobre a doena, o que fez a Roche usar a comunicao como ferramenta para informar a populao brasileira. SOLUES

A In Press utilizou o conceito "Perigo da Hepatite C", alertou mdicos e Governo a tratar a populao com o melhor medicamento.A seguir, vieram os jornalistas, considerados canais de distribuio de informao. Tambm ficou includo o trabalho agressivo com pautas que atingissem possveis infectados, agentes de sade e mdicos. Outra etapa importante foi trabalhar datas que tivessem a ver com a doena assim como plano agressivo de sugestes sobre hepatites virais, especificamente, a hepatite C, e suas formas de transmisso.

Resultado produzido pelo Plano Roche contra hepatite C

Case Caixa: Um discurso, muitas vozes

DESAFIO CAIXA Capacitar executivos de diferentes experincias para entrevistas e situaes de crise e alinhar o discurso da Caixa em todo o pas. SOLUES Equipes da In Press dos escritrios de Braslia e So Paulo atuaram integradas na elaborao de um programa de treinamento eficiente com mdulos terico e prtico, participao de jornalistas e fonoaudilogos. O material didtico foi baseado em temas tratados pelos executivos no dia-a-dia ou em momentos de crise, desenvolvimento de mensagens-chave especficas para cada rea e sua incorporao ao discurso.

Entre 2008 e 2009 foram treinadas 308 pessoas, incluindo presidente, vicepresidentes, superintendentes regionais e nacionais, e gerentes gerais e regionais em mais de 30 turmas. A aprovao do curso pelos treinados variou de 94% a 100%, dependendo do indicador. E a Caixa angariou retorno imediato do esforo: o nmero de matrias positivas subiu entre 7% e 10% aps o trabalho da In Press.

O Planejamento dividido em quatro etapas:

Anlise (conhecimento pelo assessor das particularidades do assessorado e do contexto) Adaptao (ajusta as previses do plano a realidade) Ativao Avaliao Anlise o momento de verificar possveis falhas e problemas da informao e seu tratamento no contexto comunicativo. Adaptao o momento em que se utiliza o que foi obtido na anlise para ajustar realidade detectada as projees de ao do Plano de Comunicao Social, verificando particularidades do Plano. Ativao coloca em prtica as diversas etapas das propostas e determinaes do Planejamento, em seqncia ou ao mesmo tempo, criando e/ou modificando produtos comunicacionais botar a banda na rua. Avaliao um estudo de resultados e tentativa de previso de conseqncias a mdio e longo prazo dos produtos utilizados na ativao, buscando constatar se foram ou no adequados aos objetivos propostos.

Estratgias de Comunicao Social

As Estratgias so aes adotadas ordinariamente ou extraordinariamente, baseadas nas concluses do Planejamento e nas proposies do Plano, para a construo dos produtos miditicos que atendam s necessidades do assessorado. Estratgia escolher realmente o que fazer, como fazer e quando fazer.

A elaborao das Estratgias de Comunicao Social e sua implementao responsabilidade das subdivises Relaes Pblicas, Assessoria de Imprensa, Publicidade & Propaganda ou Produo em Comunicao e Cultura. Os profissionais destas reas que vo lidar direta e cotidianamente com as atividades de assessoria.

Fatores de Implementao:

(aspectos a considerar para colocar o Planejamento em prtica) conhecimento do ramo rastreamento do ambiente de concorrncia rastreamento do mercado consumidor rastreamento do mercado fornecedor definio dos produtos de Comunicao anlise do "meio ambiente" no qual o assessorado est inserido busca dos princpios de Marketing detalhamento do processo operacional dos produtos de Comunicao projeo dos resultados dos produtos de Comunicao projeo das vinculaes pessoais quanto aos produtos de Comunicao anlise financeira dos produtos de Comunicao

Relaes Pblicas
O profissional de Relaes Pblicas responsvel pelo relacionamento da instituio/personalidade privada ou pblica para com seus pblicos. Entende-se como pblico o grupo de pessoas que interfere diretamente nas atividades desta instituio, podendo ser: funcionrios, clientes, fornecedores, comunidade, governo, imprensa, entidades de classe, dados como exemplo. Existem inmeras ferramentas utilizadas por estes profissionais para que alcancem o equilbrio entre estes relacionamentos, exemplos: Funcionrios ou pblico interno: jornal mural, intranet, boletins, jornal impresso, eventos de confraternizao, canal de tv ou rdio; Clientes: Email marketing, mala direta, newsletter, informativos, convenes, portas abertas;Imprensa: Press Kit, release, mdia tour, coletiva; O mais importante para definir quais destas ferramentas sero as mais assertivas o levamento de pesquisas por meio de uma metologia adequada, um diagnstico preciso, e um programa com estratgias e aes integradas entre as demais reas da comunicao: jornalismo, publicidade e propaganda e marketing.

Publicidade & Propaganda

Publicidade & Propaganda campanha publicitria, comercial, anncios, outdoors Publicidade & Propaganda comercializao de servios pblicos Dentro de uma agncia de publicidade ocorre uma diviso das tarefas. Como em uma empresa normal, h departamentos designados para determinadas funes, porm, por se tratar de uma profisso "criativa" s vezes esses departamentos, ou o modo operacional da empresa, podem diferenciar de empresas de outros segmentos. Os cargos mais comuns que encontramos nas agncias so: Atendimento, Mdia, Planejamento, Criao, Finalizao, Produo (Produo grfica e RTVC).

Controle e Fluxo de Informao


Uma das tarefas do profissional desta rea controlar o fluxo de informao veiculado sobre o assessorado (no s na mdia, mas por exemplo em boatos). A implementao das atividades da Assessoria de Imprensa ou da Assessoria de Comunicao Social dentro do sistema integrado de Comunicao Social envolve a busca das informaes relevantes junto s diversas fontes de insumo (captao de informao): governos, sindicatos, empresas, empregados, comunidade e mercado. Estes insumos sero processados conforme as regras estabelecidas no Planejamento-Plano-Estratgia de modo a se conseguir o seguinte: Evitar a disperso de meios e esforos;possibilitar uma viso geral e integral dos problemas e a viabilizao das possveis solues; Pormenorizar as vantagens, estabelecidas pelos objetivos do pblico a que se deseja atingir;evitar improvisaes;definir metas e responsabilidades;possibilitar a flexibilizao e a ao integrada de diversos setores; estabelecer uma unidade de discurso nas mensagens.

Logstica de Comunicao Logstica de Comunicao, vinculada s atividades de Assessoria de Imprensa ou de Assessoria de Comunicao Social. uma atividade de estrutura lgico-formal que contempla as caractersticas do assessorado, as particularidades do contexto em que o mesmo est inserido e as particularidades da teia miditica para que se construa um fluxo permanente de informao quer atenda a objetivos previamente estabelecidos. A idia de Fluxo de Informao diz respeito tanto quantidade quanto qualidade da informao veiculada entre os pases, particularmente entre os grupos de pases desenvolvidos (ricos) e subdesenvolvidos (pobres).

Potrebbero piacerti anche