Sei sulla pagina 1di 3

INFORMAES TCNICAS

O cultivo de cafeeiro em sistema adensado


dcadas o espaamento para o plantio de uma cultura de caf vem se constituindo em um tema muito debatido, com polmicas quanto s vantagens e desvantagens de se utilizar espaamento maior ou menor. A tradio brasileira, durante muito tempo, foi a de sempre plantar caf em espaamentos mais largos. Todavia, a partir da dcada de 80, passou-se a implantar lavouras em espaamentos mais adensados, melhorando-se o estande ou nmero de plantas por hectare. A partir dos anos 90, o sistema adensado obteve um grande incremento, embora, Thomasiello ainda em nvel nacional, no ocupe um espao significativo: estima-se atualmente que o sistema tradicional e o em renque ocupam 50 e 28% do parque cafeeiro do Brasil, enquanto os sistemas adensado e semi-adensado, representam apenas 10 e 12%, respectivamente.

De acordo com dados disponveis na literatura cafeeira os ndices ideais para o cafeeiro seriam 4,7 cm2 de rea foliar para cada flor e 20 cm2 para cada fruto produzido. O cafeeiro em espaamento largo e a pleno sol floresce abundantemente nas nossas condies de radiao luminosa e tem um bom ndice de pegamento de florada (reteno de frutos aps a polinizao). Nessa condio de espaamento, a relao folha/fruto fica menor, em torno de 10 cm2, abaixo do ideal que de 20 cm2. Como a quantidade de frutos a ser suprida muito grande e coincide, nas condies brasileiras, com a poca de temperaturas mais altas e at veranicos, havendo uma baixa eficincia fotossinttica, a superproduo de frutos geralmente causa depauperamento da planta, resultando em seca de ramos e ponteiros, assim como evidencia bem mais o ciclo bienal de produo, ou seja, safra alta alternada com safra baixa. Em contrapartida, o cafeeiro em plantio mais adensado produz menos por planta, que se esgota menos, mesmo com ganho de produo por rea. Nesse sistema de plantio, ele est mais prximo das condies de seu habitat. Critrios para escolha do espaamento Diversos aspectos devem ser considerados no momento de se escolher o espaamento para o plantio de cafeeiro, conforme comentado a seguir. Clima: necessrio conhecer as principais condies climticas da regio e a anlise do balano hdrico primordial. Em regio com inverno mido, o plantio superadensado pode trazer dificuldades em relao colheita e, como conseqncia, prejudicar a qualidade do produto, com referncia qualidade de bebida. Por outro lado, em regies com dficit hdrico muito grande, o plantio superadensado sem irrigao poder trazer srios prejuzos produo. Cultivares e linhagens: os cafeeiros de porte baixo so mais adequados para o plantio adensado, pois permitem um maior nmero de plantas por hectare e facilitam a colheita e tratamentos fitossanitrios. As cultivares IAC-Catua Vermelho e IACCatua Amarelo so apropriadas a esse
O Agronmico, Campinas, 53(2), 2001

Cafezais jovens em sistema adensado, com 7.000 plantas/ha (acima) e superadensado, com 15.000 plantas/ha (abaixo)

Para analisarmos especificamente o plantio adensado em todos os seus aspectos, necessrio lembrar antes que o cafeeiro uma fbrica que converte gua, gs carbnico e energia luminosa em carboidratos, uma parte dos quais usada para a produo de sementes. No espaamento tradicional ou largo, o cafeeiro cobre menos que 50% da superfcie do solo e, dessa forma, tanto a produo fotossinttica total, chamada de produtividade primria, quanto a produtividade de gros, denominada de produtividade econmica, ficam aqum de seu potencial mximo por rea. Nesse sistema ocorre ainda maior eroso do solo, maior lixiviao de nutrientes, maior oxidao da matria orgnica e outros compostos nitrogenados e acidificao contnua, com conseqente degradao da fertilidade dos solos. No espaamento adensado, o sistema fotossintetizante mais eficaz, j que podemos manipular o nmero de hastes por ramos para melhor explorar a energia solar e demais recursos do ambiente.

Nos plantios de cafeeiro ocorridos nos ltimos anos, a densidade de plantas aumentou significativamente: a mdia nacional est acima de 3.300 plantas/ha e a do Estado do Paran j supera a casa de 4.000 plantas/ha. Para caracterizar os sistemas de plantio poderamos dizer que os cultivos tradicionais tm at 3.000 plantas/ha, os adensados, entre 3.000 e 7.000, e os superadensados, mais de 7.000 plantas/ha.
8

sistema de plantio, tendo como inconveniente a maturao tardia, o que agravado nesse sistema de plantio e em regies mais frias. As cultivares IACObat (IAC 1669-20) e IAC-Tupi (IAC 1669-33), tambm de porte baixo, resistentes ferrugem, so particularmente indicadas para plantios adensados. As demais cultivares de porte alto, como Mundo Novo, Icatu Vermelho e Icatu Amarelo, Acai e Bourbon Amarelo, no se prestam bem a esse tipo de plantio pois, pelo prprio porte, fecham mais rapidamente, exigindo podas mais cedo.

Controle de pragas e doenas: o plantio adensado propicia condies ambientais de maior umidade, sombreamento e temperaturas mais amenas, o que se torna extremamente favorvel para a ferrugem e broca do caf e desfavorvel para o bichomineiro. Ao se optar por esse tipo de plantio necessrio estar preparado para o controle de pragas e doenas em condies adversas, que no permitem a mecanizao. Disponibilidade de mo-de-obra: o plantio adensado exige maior utilizao de mo-de-obra em vrias operaes. Portanto, preciso analisar se existe disponibilidade de mo-de-obra na regio e qual o seu custo. Valor da terra: plantios adensados justificam-se mais em locais onde o valor da terra mais alto, procurando-se um retorno mais rpido do capital investido e um melhor aproveitamento da terra. Tamanho da propriedade: sem dvida, o sistema se aplica melhor em pequenas propriedades, principalmente naquelas com uso de mo-de-obra familiar, muito embora em grandes propriedades possa tambm ser usado, desde que com um planejamento adequado. Topografia do terreno: reas com declividade acentuada ou no mecanizveis so mais propcias para o plantio adensado, visando-se mexer com o solo o menos possvel, a fim de se evitarem problemas com eroso. Recursos financeiros: plantio adensado significa maior nmero de plantas por hectare e, portanto, o gasto inicial com preparo do terreno, mudas e fertilizantes muito maior, embora o retorno do capital investido seja mais rpido, devido s altas produtividades iniciais. Obviamente, necessrio ter recursos suficientes para implantao do sistema. Podas: a poda pode ser hoje considerada um trato cultural de rotina em um cafezal, embora ainda haja restries por parte de muitos cafeicultores. Quem planta adensado no pode ter dvida quanto a essa prtica. A poda mais cedo ter que ser usada e sempre far parte da rotina de trato da lavoura adensada. Colheita: a mo-de-obra com a colheita representa 40% do custo de produo de uma saca de caf. No plantio adensado o trabalho tem que ser feito manualmente ou com derriadeiras portteis, ao contrrio dos plantios mecanizados, nos quais o uso

de colheitadeiras mecnicas faz com que o custo seja 2/3 do manual. O plantio adensado A literatura sobre caf, tanto brasileira quanto dos pases da Amrica Central e Colmbia, rica em trabalhos sobre o adensamento do plantio, mostrando de maneira geral que com o plantio adensado obtmse uma produo por rea maior que nos plantios tradicionais ou mais abertos. Na Amrica Central e na Colmbia, trabalha-se com populao de 6 a 10 mil plantas por hectare. Todavia, as condies de topografia (bem acidentada) e climticas (sem dficit hdrico) so bem diferentes de grande parte do territrio brasileiro onde o cafeeiro cultivado. Os resultados do plantio adensado do cafeeiro, de uma maneira geral podem ser assim resumidos: - Maior produo por rea. - Propriedades do solo significativamente melhoradas: trabalhos de pesquisas desenvolvidos pelo IAPAR e pelo Ministrio da Agricultura em Varginha (MG), mostram uma srie de atributos positivos quanto fertilidade do solo depois de vrios anos de cultivo no sistema adensado, em relao ao tradicional, como aumento dos teores de P, K, C, Ca e Mg; elevao do pH; aumento no ndice de estabilidade dos agregados; maior reteno de gua no solo; alteraes na biomassa microbiana e micorrizao das plantas. Essas modificaes so atribudas maior queda de ramos e folhas, menor escorrimento de gua no solo devido proteo proporcionada pelas folhas, e reciclagem de nutrientes, decorrente da mineralizao do material orgnico superficial. - Melhor distribuio das razes no solo, aumentando a eficincia do sistema radicular principalmente quanto absoro de nutrientes. O maior crescimento do sistema radicular, levando maior eficincia na utilizao de fertilizantes, uma conseqncia da melhora das propriedades do solo promovida pelo sistema adensado. - Maior crescimento das plantas em altura, tambm resultante da melhora das propriedades do solo, levando a um sombreando mais rpido do ambiente, o que provoca uma perda ou derrame de saia mais precoce. - Incidncia de pragas e doenas alterada: conforme anteriormente comentado, aumenta a incidncia da ferrugem e broca, mas diminui a do bicho-mineiro; - Maturao dos frutos atrasada, em especial quanto se implantam lavouras em regies altas.
9

Sistema adensado: cultivar de porte alto (Mundo Novo) causa fechamento precoce do cafezal

IAC-Catuai Amarelo: cultivar adaptada ao plantio adensado

Fertilidade do solo: as condies iniciais de fertilidade do solo onde ser instalada uma cultura, dispondo-se de tecnologia adequada, no constituem fator impeditivo para qualquer sistema de plantio que seja adotado. O cultivo adensado normalmente promove uma melhora geral das propriedades do solo, aumentando a sua fertilidade. Tratos culturais: o cultivo adensado pode dificultar ou mesmo impedir o uso de tratos culturais mecanizados, que facilitam muito a conduo da lavoura. O produtor tem que estar preparado para uso mais intensivo de mo-de-obra, principalmente nos primeiros anos da cultura.
O Agronmico, Campinas, 53(2), 2001

- Qualidade do produto afetada: com o aumento do sombreamento e conseqente amenizao das temperaturas, alm do aumento da umidade relativa do ar, criamse condies propcias proliferao de microorganismos que iro atuar no fruto de caf, com conseqncias negativas para a qualidade da bebida. Sistema adensado mecanizvel possvel harmonizarem-se os diversos espaamentos, num sistema que ao mesmo tempo tenha uma boa populao ou estande de plantas por hectare, visando a uma maior produtividade por rea, mantendo-se tambm a possibilidade de mecanizar todos os tratos culturais, inclusive a colheita, para reduo de custos. Isso pode ser conseguido utilizando-se espaamentos de 3,0 x 0,6 a 0,7 m ou de 3,2 x 0,7 m, que permitem populao de 4.500 a 5.000 plantas por hectare. Denominamos esse sistema de adensado mecanizvel, que normalmente exige a realizao de podas a cada quatro ou cinco anos.

Consideraes sobre espaamento e adensamento Com referncia a espaamento na cultura de cafeeiro, por todos os aspectos analisados verificamos que: - No existe uma frmula nica ou um espaamento ideal; - Os critrios para escolha devem ser muito bem analisados; - Nunca se deve generalizar um sistema como o ideal, pois cada caso um caso particular; - Os custos de produo por saca beneficiada que indicaro o ponto de equilbrio, ou seja, qual o melhor custo/benefcio. H mais de trinta anos, um relatrio entregue ao Secretrio da Agricultura de So Paulo por uma Comisso Tcnica constituda para analisar o tema Espaamento apresentou algumas concluses, vlidas at hoje, entre as quais destacamos: - A administrao da propriedade pode ser mais importante que o sistema a ser utilizado na obteno de custos de produo mais baixos;

- A localizao do cafezal, as condies scio-econmicas da regio, a capacidade tcnica e econmica do cafeicultor que devero determinar o sistema a ser escolhido. O plantio em sistema adensado uma soluo tcnica vivel principalmente para os pequenos produtores e aqueles situados em regies de topografia acidentada. Propicia vantagens como o retorno mais rpido do capital investido e melhora significativa das propriedades do solo. Como desvantagens o sistema adensado apresenta maior custo de implantao, maior dificuldade no manejo da cultura, pois as podas sero mais freqentes e os tratamentos fitossanitrios, dificultados, bem como a colheita, tambm afetada pelo atraso e desuniformidade na maturao dos frutos. Alm disso, quando se utilizam densidades elevadas (acima de 10.000 plantas/ha), em regies com dficit hdrico, a irrigao torna-se indispensvel. O sistema de plantio adensado deve ser sempre utilizado aps um planejamento minucioso levando em conta as condies locais e o uso de alta tecnologia, pois caso contrrio estar fadado ao insucesso. O uso de cultivares adequadas ao sistema adensado imprescindvel. preciso salientar que plantar caf adensado sem estar livre de hbitos e tradies inerentes ao plantio tradicional correr grande risco de fracasso. Quem mau cafeicultor no sistema tradicional, no adensado com certeza ser um desastre total. O plantio adensado cria situaes que exigem tomada de deciso rpida e segura, pois preciso planejar, lembrando que caf cultura permanente, cuja tecnologia se define por ocasio do plantio. De maneira geral, recomendamos que a populao no ultrapasse 10.000 plantas/ ha e consideramos 5.000 plantas/ha como a populao tima para se obter alta produtividade, sem perda da possibilidade de mecanizao total da lavoura (sistema adensado mecanizvel), o que muito importante para diluir custos de produo. Essa reduo de custos fundamental para manter a competitividade do produtor no mercado de caf, principalmente em perodos de preos baixos, como o que vem ocorrendo nos ltimos anos.
Roberto Antonio Thomaziello IAC - Centro de Caf e Plantas Tropicais Fone (19) 3241-5188, Ramal 370 Endereo eletrnico: rthom@iac.br

Cafezais novo (acima) e adulto em sistema adensado mecanizvel com 5.000 plantas/ha

10

O Agronmico, Campinas, 53(2), 2001

Potrebbero piacerti anche