Sei sulla pagina 1di 25

RESUMO DE MATEMTICA PARA PROVA DE 15-4-13 1.

CONJUNTOS: a) IDEIA DE CONJUNTO


A teoria dos Conjuntos representa instrumento de grande utilidade nos diversos desenvolvimentos da Matemtica, bem como em outros ramos das cincias fsicas e humanas. Devemos aceitar, inicialmente, a existncia de alguns conceitos primitivos (noes que adotamos sem definio) e que estabelecem a linguagem do estudo da teoria dos Conjuntos. Adotaremos a existncia de trs conceitos primitivos: elemento, conjunto e pertinncia. Assim preciso entender que, cada um de ns um elemento do conjunto de moradores desta cidade, ou melhor, cada um de ns um elemento que pertence ao conjunto de habitantes da cidade, mesmo que no tenhamos definido o que conjunto, o que elemento e o que pertinncia.

b) REPRESENTAO DE CONJUNTOS
A notao dos conjuntos feita mediante a utilizao de uma letra maiscula do nosso alfabeto e a representao de um conjunto pode ser feita de diversas maneiras, como veremos a seguir. A. Listagem dos Elementos Apresentamos um conjunto por meio da listagem de seus elementos quando relacionamos todos os elementos que pertencem ao conjunto considerado e envolvemos essa lista por um par de chaves. Os elementos de um conjunto, quando apresentados na forma de listagem, devem ser separados por vrgula ou por ponto-e-vrgula, caso tenhamos a presena de nmeros decimais. Exemplos 1) Seja A o conjunto das cores da bandeira brasileira, ento: A = {verde, amarelo, azul, branco} 2) Seja B o conjunto das vogais do nosso alfabeto, ento: B = {a, e, i, o, u} 3) Seja C o conjunto dos algarismos do sistema decimal de numerao, ento: C = {0, 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9} B. Uma Propriedade de seus elementos A apresentao de um conjunto por meio da listagem de seus elementos traz o inconveniente de no ser uma notao prtica para os casos em que o conjunto apresenta uma infinidade de elementos. Para estas situaes, podemos fazer a apresentao do conjunto por meio de uma propriedade que sirva a todos os elementos doconjunto e somente a estes elementos. A = {x / x possui uma determinada propriedade P} Exemplos 1) Seja B o conjunto das vogais do nosso alfabeto, ento: B = {x / x vogal do nosso alfabeto} 2) Seja C o conjunto dos algarismos do sistema decimal de numerao, ento: C = {x/x algarismo do sistema decimal de numerao} C. Diagrama de Euler-Ven A apresentao de um conjunto por meio do diagrama de Euler-Venn grfica e, portanto, muito prtica. Os elementos so representados por pontos interiores a uma linha fechada no entrelaada. Dessa forma, os pontos exteriores linha representam elementos que no pertencem ao conjunto considerado. Exemplo

c) CONJUNTO UNITRIO E CONJUNTO VAZIO


Embora conjunto nos oferea a idia de reunio de elementos, podemos considerar como conjunto agrupamentos formados por um s elemento ou agrupamentos sem elemento algum. Chamamos de conjunto unitrio aquele formado por um s elemento. Exemplos 1) Conjunto dos nmeros primos, pares e positivos: {2}

2) Conjunto dos satlites naturais da Terra: {Lua} 3) Conjunto das razes da equao x + 5 = 11: {6} Chamamos de conjunto vazio aquele formado por nenhum elemento. Obtemos um conjunto vazio considerando umconjunto formado por elementos que admitem uma propriedade impossvel. Exemplos 1) Conjunto das razes reais da equao: x2 + 1 = 0 2) Conjunto: O conjunto vazio pode ser apresentado de duas formas: ou { } ( uma letra de origem },

norueguesa). No podemos confundir as duas notaes representando o conjunto vazio por {

pois estaramos apresentando umconjunto unitrio cujo elemento o . O conjunto vazio est contido em qualquer conjunto e, por isso, considerado subconjunto de qualquer conjunto, inclusive dele mesmo. Demonstrao Vamos admitir que o conjunto vazio no esteja contido num dado conjunto A. Neste caso, existe um elemento x que pertence ao conjunto vazio e que no pertence ao conjunto A, o que um absurdo, pois o conjunto vazio no tem elemento algum. Concluso: o conjunto vazio est contido no conjunto A, qualquer que seja A.

d) CONJUNTO FINITO E INFINITO Qualquer que seja o elemento de N, ele sempre tem um sucessor. Tambm falamos em antecessor de um nmero. 6 o sucessor de 5. 7 o sucessor de 6. 19 antecessor de 20. 47 o antecessor de 48. Como todo nmero natural tem um sucessor, dizemos que o conjunto N infinito.
Quando um conjunto finito? O conjunto dos nmeros naturais maiores que 5 infinito: {6, 7, 8, 9, ...} J o conjunto dos nmeros naturais menores que 5 finito: {0, 1, 2, 3, 4} Veja mais alguns exemplos de conjuntos finitos. O conjunto dos alunos da classe. O conjunto dos professores da escola. O conjunto das pessoas que formam a populao brasileira. e) PERTINNCIA:
Quando queremos indicar que um determinado elemento x faz parte de um conjunto A, dizemos que o elemento x pertence ao conjunto A e indicamos: em que o smbolo uma verso da letra grega epslon e est consagrado em toda matemtica como smbolo indicativo de pertinncia. Para indicarmos que um elemento x no pertence ao conjunto A, indicamos: Exemplo Consideremos o conjunto: A = {0, 2, 4, 6, 8} O algarismo 2 pertence ao conjunto A: O algarismo 7 no pertence ao conjunto A:

Relao de pertinncia acontece quando se estabelece uma relao entre um elemento e um conjunto.

f)

SUBCONJUNTOS e SUBCONJUNTOS DE UM CONJUNTO


Dizemos que o conjunto A est contido no conjunto B se todo elemento que pertencer a A, pertencer tambm a B. Indicamos que o conjunto A est contido em B por meio da seguinte smbologia: g) Obs. Podemos encontrar em algumas publicaes uma outra notao para a relao de incluso: h) O conjunto A no est contido em B quando existe pelo menos um elemento de A que no pertence a B. Indicamos que o conjunto A no est contido em B desta maneira: i)

Se o conjunto A est contido no conjunto B, dizemos que A um subconjunto de B. Como todo elemento do conjunto A pertence ao conjunto A, dizemos que A subconjunto de A e, por extenso, todo conjunto subconjunto dele mesmo. Importante A relao de pertinncia relaciona um elemento a um conjunto e a relao de incluso refere-se, sempre, a dois conjuntos.

Podemos notar que existe uma diferena entre 2 e {2}. O primeiro o elemento 2, e o segundo o conjunto formado pelo elemento 2. Um par de sapatos e uma caixa com um par de sapatos so coisas diferentes e como tal devem ser tratadas. Podemos notar, tambm, que, dentro de um conjunto, um outro conjunto pode ser tratado como um de seus elementos. Vejamos o exemplo a seguir: {1, 2} um conjunto, porm no conjunto A = {1, 3, {1, 2}, 4} ele ser considerado um elemento, ou seja, {1, 2} A. Uma cidade um conjunto de pessoas que representam os moradores da cidade, porm uma cidade um elemento do conjunto de cidades que formam um Estado.

j)

CONJUNTOS IGUAIS
Dois conjuntos so iguais se, e somente se, eles possurem os mesmos elementos, em qualquer ordem e independentemente do nmero de vezes que cada elemento se apresenta. Vejamos os exemplos: {1, 3, 7} = {1, 1, 1, 3, 7, 7, 7, 7} = {7, 3, 1} Observao Se o conjunto A est contido em B (A B) e B est contido em A (B A), podemos afirmar que A = B.

k) CONJUNTO UNIVERSO
Quando desenvolvemos um determinado assunto dentro da matemtica, precisamos admitir um conjunto ao qual pertencem os elementos que desejamos utilizar. Este conjunto chamado de conjunto universo e representado pela letra maiscula U. Uma determinada equao pode ter diversos conjuntos soluo de acordo com o conjunto universo que for estabelecido. Exemplos 1) A equao 2x3 5x2 4x + 3 = 0 apresenta:

l)

UNIO DE CONJUNTOS:
quando dois ou mais conjuntos se unem, estabelecendo uma relao entre seus elementos. A unio representada pelo smbolo abaixo:

Por exemplo: A unio do conjunto D e E o conjunto formado pelos elementos pertencentes D e E.

Exemplos: A= {a, b, c} A= {4, 5, 6} A= {8, 9} B= {c, d, j} = { a, b, c, d, j} B= {4, 5, 6, 7, 8} = B B= = {8, 9}

m) INTERSECO DE CONJUNTOS:
Definio Quando os elementos de dois ou mais conjuntos relacionados so comuns eles so chamados de conjunto interseo. A interseco dos conjuntos F e G o conjunto constitudo de todos os elementos que pertencem simultaneamente a F e G. Veja como representado:

Simbolicamente, temos:

Por exemplo: {a, b, c, d, e} {b, c, d} = {b, c, d } {24, 25, 26, 27} {26, 27, 28, 29} = {26, 27} {5, 7} {4, 5, 6} = {2, 4, 8} {1, 4, 7} = {4} Quando A B = , chamamos A e B de conjuntos disjuntos.

n) DIFERENA DE CONJUNTOS:
Dados dois conjuntos A e B chama-se conjunto diferena ou diferena entre A e B o conjunto formado pelos elementos de A que no pertencem a B. O conjunto diferena representado por A B. Exemplo 1: A = {1,2,3,4,5} e B = {3,4,5,6,7} a diferena dos conjuntos : A B = {1,2}

Exemplo 2: A = {1,2,3,4,5} e B = {8,9,10} a diferena dos conjuntos : A B = {1,2,3,4,5}

Exemplo 3: A = {1,2,3} e B = {1,2,3,4,5}a diferena dos conjuntos : AB=

Exemplo 4: Dados os conjuntos A = {1,2,3,4,5,6} e B = {5,6}, a diferena dos conjuntos : A B = {1,2,3,4}. Como B A podemos escrever em forma de complementar: AB= B = {1,2,3,4}.

Conjunto complementar Conjunto complementar est relacionado com a diferena de conjunto. Achamos um conjunto complementar quando, por exemplo, dado um conjunto A e B e o conjunto B e A, ento B complementar em relao a A. A = {2, 3, 5, 6, 8} B = {6,8} B A, ento o conjunto complementar ser CAB = A B = {2, 3, 5}. o) PROBLEMAS DE CONJUNTOS V1) Um professor de Portugus sugeriu em uma classe a leitura dos livros Helena, de Machado de Assis, e Iracema, de Jos de Alencar. Vinte alunos leram Helena, 15 leram s Iracema, 10 leram os dois livros e 15 no leram nenhum deles. a) Quantos alunos leram Iracema? b) Quantos alunos leram somente Helena? c) Qual o nmero de alunos nessa classe?
(25/ 10 / 50)

V2) Uma empresa, fabricante de achocolatados, pretende lanar um novo produto no mercado. Para isso, encomendou uma pesquisa sobre as preferncias dos consumidores entre duas embalagens A e B. Foram consultadas 402 pessoas, e o resultado foi precisamente o seguinte: 150 pessoas gostaram somente da embalagem A; 240 pessoas gostaram da embalagem B; 60 pessoas gostaram das duas embalagens. Quantas pessoas no gostaram de nenhuma das duas embalagens?
(12)

V3) Numa cidade, foi feito um levantamento para saber quantas crianas haviam recebido as vacinas SABIN e TRPLICE. Os resultados obtidos foram: NMERO DE CRIANAS VACINAS 5428 Sabin 4346 Trplice 812 Sabin e trplice 1644 Nenhuma Determine: a) O nmero de crianas abrangidas pela pesquisa; (10606) b) O nmero de crianas que receberam apenas a Sabin; (4616) c) O nmero de crianas que receberam apenas a Trplice; (3534) d) O nmero de crianas que receberam apenas uma vacina; (8150) e) O nmero de crianas que no receberam nenhuma das vacinas; (1644) f) O nmero de crianas consultadas. (8962)
V4) Em um conservatrio com 80 alunos, 50 estudam piano, 35 estudam violo e 20 estudam os

dois instrumentos. Considerando-se apenas estes dois instrumentos, quantos alunos estudam apenas piano? (30) V5) Se A= { 1, 2, 3, 4, 5}, B = { 2, 3, 6 } e C = { 1, 2, 4 }, encontrar: a) AB = {2,3} b) A C = {1, 2, 3, 4, 5} c) B C = {3, 6} d) ( A B ) C = (3, 5, 6} e) C A c = {3, 5} V6) Dado o diagrama abaixo, represente ( pintando ) cada situao: a) A B b) B A c) A B d) A B

V7) DESAFIO: Numa escola h n alunos, dos quais 56 lem a revista A, 21 as revistas A e B, 106 apenas uma das revistas e 66 no lem a revista B. Determine n. 158
V8) Numa classe de 30 alunos, 16 gostam de Matemtica e 20, de Histria. O nmero de alunos desta classe que gostam de Matemtica e de Histria : a) 16 b) 10 c) 6 d) 18
(c)

V9) Dados os conjuntos A = {1, 3, 4, 7, 8 }, B = { 2, 4, 6, 7 } e C = { 2, 3, 5, 7, 8 }, ento o conjunto ( A C) B : a) { 1, 3, 5, 8 } b) { 2, 3, 4, 6, 8 } c) { 3 } d) { 3, 8 } e)


(d)

V10) Dados A = { 1, 3, 5 }, B = { 0, 1, 2, 4 }, E = { 2, 4 } e F = { 3, 5 }, calcule: a) ( A B ) F = {1,3,5} b) ( F A ) ( E B ) = { }

V11) Consultadas 500 pessoas sobre as emissoras de TV que habitualmente assistem, obteve-se o resultado seguinte: 280 pessoas assistem ao canal A, 250 assistem ao canal B e 70 assistem a outros canais distintos de A e B. O nmero de pessoas que assistem a A e no assistem a B : a) 30 b) 150 c) 180 d) 200 e) 210
(c)

2. NMEROS NATURAIS: a) A INVENO DOS ALGARISMOS:

A inveno do nmero no aconteceu de repente nem foi uma nica pessoa responsvel por ela. O nmero surgiu da necessidade que as pessoas tinham de contar objetos e animais. Durante algum tempo, os homens da Pr-Histria utilizavam pedras, ns de corda e at os prprios dedos para contar, e com isso comeou a se formar o conceito de nmeros. Algarismos So os smbolos 0,1,2,3,4,5,6,7,8,9; Os algarismos so usados para representar nmeros; Numeral Chama-se a qualquer representao de um nmero; Ordem posio que um algarismo ocupa num numeral; Classes as ordens agrupam-se em classes; Cada classe formada por trs ordens: - a das unidades -a das dezenas -a das centenas b) CORRESPONDNCIA BIUNVOCA: possvel chegar a uma ideia clara e lgica de nmero sem recorrer a contagem. Entrando numa sala de cinema, temos diante de ns dois conjuntos: o das poltronas da sala e o dos espectadores. Sem contar, podemos assegurar se esses dois conjuntos tm ou no igual nmero de elementos e, se no tm, qual o de menor nmero. Com efeito, se cada assento est ocupado e ningum est de p, sabemos sem contar que os dois conjuntos tm igual nmero. Se todas as cadeiras esto ocupadas e h gente de p na sala, sabemos sem contar que h mais pessoas que poltronas. Esse conhecimento possvel graas a um procedimento que domina toda a matemtica, e que recebeu o nome de correspondncia biunvoca. Esta consiste em atribuir a cada objeto de um conjunto um objeto de outro, e continuar assim at que um ou ambos os conjuntos se esgotem. A tcnica de contagem, em muitos povos primitivos, se reduz precisamente a tais associaes de ideias. Eles registram o nmero de suas ovelhas ou de seus soldados por meio de incises feitas num pedao de madeira ou por meio de pedras empilhadas. Temos uma prova desse procedimento na origem da palavra "clculo", da palavra latina calculus, que significa pedra.
c) IGUALDADE E DESIGUALDADE:

Propriedade Aditiva da Igualdade Para quaisquer nmeros a, b e c, tem-se que se a = b, ento a + c = b + c

Propriedade Aditiva da Desigualdade Para quaisquer nmeros a, b e c, tem-se que se a b, ento a + c b+c

A igualdade e a desigualdade so expressas a partir dos smbolos <, > e =.

d) SISTEMA DE NUMERAO DECIMAL:

O sistema de numerao que usamos um sistema decimal, pois contamos em grupos de 10. A palavra decimal tem origem na palavra latina decem, que significa 10. Ele foi inventado pelos hindus, aperfeioado e levado para a Europa pelos rabes. Da o nome indo-arbico. Esse sistema de numerao apresenta algumas caractersticas: Utiliza apenas os algarismos indo-arbicos 0-1-2-3-4-5-6-7-8-9 para representar qualquer quantidade. Cada 10 unidades de uma ordem formam uma unidade da ordem seguinte. Observe. 10 unidades = 1 dezena = 10 10 dezenas = 1 centena = 100 10 centenas = 1 unidade de milhar = 1000 Outra caracterstica que ele segue o principio do valor posicional do algarismo, isto , cada algarismo tem um valor de acordo com a posio que ele ocupa na representao do numeral. Temos, ento, o seguinte quadro posicional (ou de ordens): 4 ordem unidade de milhar 3 ordem centena de unidades 2 ordem dezena de unidades 1 ordem unidades

Observe: Neste nmero: 632 o algarismo 2 representa 2 unidades e vale 2 (1 ordem) ; o algarismo 3 representa 3 dezenas, ou seja, 3 grupos de 10 unidades e vale 30 (2 ordem); o algarismo 6 representa 6 centenas, ou seja, 6 grupos de 100 unidades e vale 600 (3 ordem). Ou seja, 600 + 30 + 2 igual a 632, que lemos seiscentos e trinta e dois. Neste nmero: 7.156 o algarismo 6 representa 6 unidades e vale 6 (1 ordem). o algarismo 5 representa 5 dezenas e vale 50 (2 ordem). o algarismo 1 representa 1 centena e vale 100 (3 ordem). o algarismo 7 representa 7 unidades de milhar e vale 7000 (4 ordem). ATIVIDADES: 1) Leia as charadas, e descubra qual o nmero. a) Este nmero tem 4 centena, 7 dezenas e 6 unidades. Qual este nmero?

b) Este nmero tem 9 unidades de milhar, 1 centena, 3 dezenas e 8 unidades. Qual nmero este? c) Este nmero tem 3 unidades de milhar, 6 centenas, 9 dezenas e 4 unidades. Qual nmero este? d) Este nmero tem 1 dezena, e 3 unidades. Qual nmero este? e) Este nmero tem 4 centenas, 3 dezenas, e 7 unidades. Qual nmero este?

e) LEITURA E ESCRITA DOS NMEROS Na leitura de um nmero com vrios algarismos, fazem-se grupos de trs algarismos, da direita para a
esquerda.

O ltimo grupo da esquerda pode ficar com um, dois ou trs algarismos. Cada grupo de algarismos representa uma classe.
Da direita para a esquerda: - A primeira classe a das unidades.

- A segunda classe a dos milhares. - A terceira classe a dos milhes.


centenas de milho dezenas de milho unidades de milho centenas de milhar dezenas de milhar unidades. de milhar

centenas

dezenas

unidades

9
classe dos milhares

classe dos milhes

classe das unidades

532 milhes, 693 milhares, 417 unidades


Em cada classe h trs ordens, unidades, dezenas e centenas. Em todos os nmeros inteiros, o primeiro algarismo da direita representa a ordem das unidades. As classes tm de ser formadas por trs algarismos, exceto a ltima, a da esquerda, que pode ter s
dois ou um algarismo.

f)

VALOR ABSOLUTO E RELATIVO DE UM NMERO:


Os nmeros so formados por algarismos. Eles possuem valor absoluto e valor relativo. O valor absoluto de um nmero no depende da posio em que o nmero se encontra, representa um valor sozinho. Por exemplo: O valor absoluto do algarismo 9 no nmero 986 9. O valor relativo de um nmero depende da ordem em que o algarismo se encontra. Por exemplo, o algarismo 9 no nmero 986 ocupa a 3 ordem, isto , a casa das centenas. Assim, seu valor relativo 900. Observe alguns nmeros e os valores relativos e absolutos de seus algarismos.

526 Valor absoluto


5: 5 2: 2 6: 6

Valor relativo
5: 500 2: 20 6: 6

253 Valor absoluto


2: 2 5: 5

3: 3

Valor relativo
2: 200 5: 50 3: 3

1236 Valor absoluto


1: 1 2: 2 3: 3 6: 6

Valor relativo
1: 1 000 2: 200 3: 30 6: 6

3257 Valor absoluto


3: 3 2: 2 5: 5 7: 7

Valor relativo
3: 3000 2: 200 5: 50 7: 7 Ao somar os valores relativos de um nmero obtemos o prprio nmero.

210 = 200 + 10 + 0 752 = 700 + 50 + 2 964 = 900 + 60 + 4 859 = 800 + 50 + 9 1 234 = 1 000 + 200 + 30 + 4 2 367 = 2 000 + 300 + 60 + 7 453 = 400 + 50 + 3 261 = 200 + 60 + 1 1556 = 1 000 + 500 + 50 + 6 126 = 100 + 20 + 6

g) ALGARISMOS ROMANOS
Os nmeros romanos foram durante muito tempo a principal forma de representao numrica na Europa. Os nmeros eram representados a partir de letras do prprio alfabeto dos romanos. Esse sistema numrico associava uma letra a uma quantidade fixa, de acordo com a tabela a seguir:

Os nmeros romanos devem ser escritos de acordo com algumas regras: Na numerao romana, as letras so escritas uma ao lado da outra. Quando temos uma letra maior seguida de uma menor somamos os valores, observe: VI = 5 + 1 = 6 XII = 10 + 2 = 12 LV = 50 + 5 CCL = 100 + 100 + 50 = 250 MCCXI = 1 000 + 100 + 100 + 10 + 1 = 1211 DXX = 500 + 10 +10 = 520 MDCL = 1000 + 500 + 100 + 50 = 1650 Quando temos uma letra menor seguida de uma maior, subtramos o valor da maior pelo valor da menor, veja: IV = 5 1 = 4 IX = 10 1 = 9 XL = 50 10 = 40 XC = 100 10 = 90 CM = 1 000 100 = 900 Obs.: A letra I somente aparecer antes do V e do X. A letra X somente aparecer antes do L e do C A letra C somente aparecer antes do D e do M. As letras I, X, C e M somente podem ser escritas seguidamente por trs vezes. III = 1 + 1 +1 = 3 XXX = 10 + 10 + 10 = 30 LXX = 50 + 10 + 10 = 70 MM = 1 000 + 1 000 = 2 000 CCC = 100 + 100 + 100 = 300 CCX = 100 + 100 + 10 = 210 Algumas letras do algarismo romano so escritas com o sinal de um trao, eles representam que os valores devem ser multiplicados por 1.000, 1.000.000 e assim respectivamente. Observe:

Os nmeros romanos no so indicados nas questes relacionadas a clculos matemticos como adio, subtrao, multiplicao e diviso. Atualmente eles so utilizados em nomes de papas e reis, representao de sculos, relgios, captulos e pginas de livros entre outros.

h) CONJUNTO DOS NMEROS NATURAIS Pertencem ao conjunto dos naturais os nmeros inteiros positivos, incluindo o zero. Esse conjunto representado pela letra N maiscula. Os elementos dos conjuntos devem estar sempre entre chaves. N = {0, 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10, 11, 12, 13, ... }
- Quando for representar o Conjunto dos Naturais no nulos (excluindo o zero) devemos colocar * ao lado do N. Representado assim: N* = {1, 2,3 ,4 ,5 ,6 ,7 ,8 ,9 ,10 ,11 ,12, ... } A reticncia indica que sempre possvel acrescentar mais um elemento. N = {0, 1, 2, 3, 4, 5, 6, ...} ou N = {0, 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, ... }

i)

REPRESENTAO DE UM CONJUNTO ATRAVS DE UMA PROPRIEDADE Representao pela propriedade de seus elementos. A = {x / x par e 0 < x < 15}, o smbolo da barra (/) significa tal que. x tal que x par e x maior que zero e x menor que 15.
Exemplo 2 Condio: O conjunto dos nmeros Naturais mpares menores que vinte. Elementos A = {1, 3, 5, 7, 9, 11, 13, 15, 17, 19} Propriedade dos elementos A = {x N / x impar e x < 20} x pertence aos naturais tal que x impar menor que 20.

j)

NMERO DE ELEMENTOS DE UM SUBCONJUNTO DE IN


Considere X como um conjunto com um nmero finito de elementos, representado por:

E considere M e N como dois conjuntos com um nmero finito de elementos, logo temos:

k) PROBLEMAS DE ALGARISMOS: K1) Para numerar as pginas de um livro empregaram-se 816 algarismos. Determine quantas pginas
tem o livro.
Da pgina 1 pgina 9 --> empregamos 9 alg. Da pgina 10 99 --> empregamos (99-10+1)x2 = 90x2 = 180 algarismos Da pgina 100 n --> empregamos (n-100+1)x3 = (n-99)x3 algarismos ( OBS : n um nmero com 3 algarismos ) Pelo dado fornecido , podemos formar a equao : 9 + 180 + (n-99)x3 = 816 189 + 3n - 297 = 816 3n = 816 - 189 + 297 3n = 924 --> n = 924/3 --> n = 308 Portanto , o livro tem 308 pginas VERIFICAO ---> Da pg 1 9 --> 9 algar. Da pg 10 99 --> 180 algar. Da pg 100 308 --> ( 308 - 100 + 1 )x3 = 209x3 = 627 algar. Total de algarismos usado no livro : 9 + 180 + 627 = 816 algarismos

K2) A soma de dois numeros pares,cada um deles com dois algarismos, possui tres algarismos.

Sabendo-se que um desses nmeros o triplo do outro, o menos valor que o menor nmero pode assumir : A)20 B)26 C)28 D)24 E)30
x = maior nmero y = menor nmero x = 3y x + y > 99 3y + y > 99 4y > 99 y > 99/4 y > 24,75 y => 25 Como "x" e "y" devem ser pares, y => 26 Logo, o menor valor que o menor dos dois nmeros pode assumir 26 ( b ).

K3) Se para numerar todas as pginas de um texto, forem usados 225 algarismos do sistema decimal de numerao, quantas vezes o algarismo 3 aparecer na numerao dessas pginas?
Da pg.1 a 9 = 9 num = 9 algarismos Da pg.10 a 99 = 90 num = 180 alg At a pg 99 ento, temos 189 algarismos Faltam 225 189 = 36 algarismos 36/3 = 12 alg Total de pgs = 99 + 12 = 111 pgs.

K4) Foram pintados 1.389 algarismos nas cadeiras de um teatro. Qual o nmero da ltima cadeira?
1 ALGARISMO --> (1 ... 9) 9 NMEROS --> 9 ALGARISMOS 2 ALGARISMOS --> (10 ... 99) 90 NMEROS --> 90 X2 = 180 ALGARISMOS 3 ALGARISMOS --> (100 ... X) (X - 100 + 1) NMEROS --> ( X - 100 + 1) X 3 = 3 X - 297 ALGARISMOS LOGO , 9 + 180 + 3 X - 297 = 1389 ; X = 499

K5) Para fazer a relao de todos os nmeros de dois e trs algarismos,e alguns de quatro,escreveram-se 3.068 algarismos.Qual o ltimo algarismo escrito?
Todos os de dois algarismos: 10...99 -> 90 x 2 = 180 Todos os de tres algarismos: 100...999 -> 900 x 3 = 2700 3068-2700-180 = 188 188 4 = 47 foram escritos 47 nmeros de 4 algarismos 1000+46= 1046 o ltimo nmero escrito.

K6) Do nmero.....,inclusive,at 2573,inclusive,h 348 nmeros naturais sucessivos.


Quando a contagem inclui as extremidades podemos pensar assim: ex: do numero 5 at 17 temos 5,6,7,8,9,10,11,12,13,14,15,16,17 ( 13 nmeros ) se fizermos 17 - 5 = 12 que 1 a menos que o total real poderamos escrever 17 - 5 = 13 1 Seguindo a idia podemos fazer: 2573 - X = 348 1 2573 - 347 = X 2226 = X

K7) Quantos nmeros pares h entre 273 e 833?


isso uma P.A. e a frmula do termo de uma P.A.: an=a1+(n-1)r, mas vc quer nmeros pares, ento 43 passa a ser 44, e 535 passa a ser 534 534=44+(n-1)2 534-44=2(n-1) 490=2(n-1) 490/2=n-1 245=n-1 245+1=n n=246

K8) Na sucesso dos nmeros naturais de 1 at 876, quantas vezes aparece o algarismo 3?
Na casa das unidades aparece uma vez por dezena,88 vezes, portanto. Na casa das dezenas aparece 10 vezes por centena (todas na dezena 30....39),90 vezes, portanto. Na casa das centenas aparece 100 vezez. Total: 87+80+1 que equivale a 278 vezes

k9) Calcule quantos nmeros foram escritos sucessivamente, a partir de 1, se foram empregados 14.805 algarismos?
3978

K10) Escreve-se de 1 at 537,inclusive.Quantas vezes figurou o algarismo 5?


(do 1 ao 100 = 20) (do 100 ao 499 = 80) (do 500 ao 530 = 38 (algarismos das centenas)) (do 1 ao 30 = 3) (do 1 ao 7 = 1) Somando => 20 + 80+ 38 + 3 + 1 = 142

K11) Determine o nmero de vezes que o algarismo 6 aparece,na srie dos nmeros naturais,de 1 at 10.000.
4000

K12) QUAL E O MAIOR E O MENOR NUMERO DE 6 ALGARISMOS?


Se puder repetir algarismos pode ser : o maior 999999 e o menor 100000 Mas se no puder repetir algarismos ser: o maior 987654 e o menor 102345

3. MEDIDAS: a) MEDIDAS DE COMPRIMENTO :

Sistema Mtrico Decimal Desde a Antiguidade os povos foram criando suas unidades de medida. Cada um deles possua suas prprias unidades-padro. Com o desenvolvimento do comrcio ficavam cada vez mais difceis a troca de informaes e as negociaes com tantas medidas diferentes. Era necessrio que se adotasse um padro de medida nico para cada grandeza. Foi assim que, em 1791, poca da Revoluo francesa, um grupo de representantes de vrios pases reuniu-se para discutir a adoo de um sistema nico de medidas. Surgia o sistema mtrico decimal. Metro A palavra metro vem do gegro mtron e significa "o que mede". Foi estabelecido inicialmente que a medida do metro seria a dcima milionsima parte da distncia do Plo Norte ao Equador, no meridiano que passa por Paris. No Brasil o metro foi adotado oficialmente em 1928. Mltiplos e Submltiplos do Metro Alm da unidade fundamental de comprimento, o metro, existem ainda os seus mltiplos e submltiplos, cujos nomes so formados com o uso dos prefixos: quilo, hecto, deca, deci, centi e mili. Observe o quadro: Unidade Mltiplos Submltiplos Fundamental quilmetro hectmetro decmetro metro decmetro centmetro milmetro km hm dam m dm cm mm 1.000m 100m 10m 1m 0,1m 0,01m 0,001m Os mltiplos do metro so utilizados para medir grandes distncias, enquanto os submltiplos, para pequenas distncias. Para medidas milimtricas, em que se exige preciso, utilizamos: mcron () = 10-6 m angstrn () = 10-10 m Para distncias astronmicas utilizamos o Ano-luz (distncia percorrida pela luz em um ano): Ano-luz = 9,5 1012 km O p, a polegada, a milha e a jarda so unidades no pertencentes ao sistemas mtrico decimal, so utilizadas em pases de lngua inglesa. Observe as igualdades abaixo: P = 30,48 cm Polegada = 2,54 cm Jarda = 91,44 cm Milha terrestre = 1.609 m Milha martima = 1.852 m Observe que: 1 p = 12 polegadas 1 jarda = 3 ps Leitura das Medidas de Comprimento A leitura das medidas de comprimentos pode ser efetuada com o auxlio do quadro de unidades. Exemplos: Leia a seguinte medida: 15,048 m. Seqncia prtica 1) Escrever o quadro de unidades: km hm dam m dm cm mm

2) Colocar o nmero no quadro de unidades, localizando o ltimo algarismo da parte inteira sob a sua respectiva. km hm dam m dm cm mm 1 5, 0 4 8 3) Ler a parte inteira acompanhada da unidade de medida do seu ltimo algarismo e a parte decimal acompanhada da unidade de medida do ltimo algarismo da mesma. 15 metros e 48 milmetros Outros exemplos: 6,07 km 82,107 dam 0,003 m Transformao de Unidades l-se "seis quilmetros e sete decmetros" l-se "oitenta e dois decmetros e cento e sete centmetros". l-se "trs milmetros".

Observe as seguintes transformaes: Transforme 16,584hm em m. km hm dam m dm cm mm

Para transformar hm em m (duas posies direita) devemos multiplicar por 100 (10 x 10). 16,584 x 100 = 1.658,4 Ou seja: 16,584hm = 1.658,4m Transforme 1,463 dam em cm. km hm dam m dm cm mm

Para transformar dam em cm (trs posies direita) devemos multiplicar por 1.000 (10x10x10). 1,463 x 1.000 = 1,463 Ou seja: 1,463dam = 1.463cm.

Transforme 176,9m em dam. km hm dam m dm cm mm

Para transformar m em dam (uma posio esquerda) devemos dividir por 10. 176,9 : 10 = 17,69 Ou seja: 176,9m = 17,69dam

Transforme 978m em km. km hm dam m dm cm mm

Para transformar m em km (trs posies esquerda) devemos dividir por 1.000. 978 : 1.000 = 0,978

Ou seja: 978m = 0,978km. Observao: Para resolver uma expresso formada por termos com diferentes unidades, devemos inicialmente transformar todos eles numa mesma unidade, para a seguir efetuar as operaes. Permetro de um Polgono Permetro de um polgono a soma das medidas dos seus lados. Permetro do retngulo

b - base ou comprimento h - altura ou largura Permetro = 2b + 2h = 2(b + h)

Permetro dos polgonos regulares

Tringulo equiltero P = l+ l + l P=3l

Quadrado P = l + l + l+ l P=4l

Pentgono P=l+l+l+l+l P=5 l - medida do lado do polgono regular P - permetro do polgono regular Para um polgono de n lados, temos: P=nl

Hexgono P=l+l+l+l+l+l P=6l

Comprimento da Circunferncia Um pneu tem 40cm de dimetro, conforme a figura. Pergunta-se: Cada volta completa deste pneu corresponde na horizontal a quantos centmetros?

Envolva a roda com um barbante. Marque o incio e o fim desta volta no barbante. Estique o bastante e mea o comprimento da circunferncia correspondente roda.

Medindo essa dimenso voc encontrar aproximadamente 125,6cm, que um valor um pouco superior a 3 vezes o seu dimetro. Vamos ver como determinar este comprimento por um processo no experimental. Voc provavelmente j ouviu falar de uma antiga descoberta matemtica: Dividindo o comprimento de uma circunferncia (C) pela medida do seu dimetro (D), encontramos sempre um valor aproximadamente igual a 3,14. Assim: O nmero 3,141592... corresponde em matemtica letra grega palavra grega permetro. Costuma-se considera = 3,14.

(l-se "pi"), que a primeira lera da

Logo: Utilizando essa frmula, podemos determinar o comprimento de qualquer circunferncia. Podemos agora conferir com auxlio da frmula o comprimento da toda obtido experimentalmente. C=2 r C = 2 3,14 20 C = 125,6 cm
b) MEDIDAS DE REA:

3,141592...

Introduo As medidas de superfcie fazem parte de nosso dia a dia e respondem a nossas perguntas mais corriqueiras do cotidiano: Qual a rea desta sala? Qual a rea desse apartamento? Quantos metros quadrados de azulejos so necessrios para revestir essa piscina? Qual a rea dessa quadra de futebol de salo? Qual a rea pintada dessa parede? Superfcie e rea Superfcie uma grandeza com duas dimenses, enquanto rea a medida dessa grandeza, portanto, um nmero. Metro Quadrado A unidade fundamental de superfcie chama-se metro quadrado. O metro quadrado (m2) a medida correspondente superfcie de um quadrado com 1 metro de lado.

Mltiplos quilmetros hectmetro quadrado quadrado 2 km hm2 1.000.000m2 10.000m2 decmetro quadrado dam2 100m2

Unidade Fundamental metro quadrado m2 1m2

Submltiplos decmetro quadrado dm2 0,01m2 centmetro milmetro quadrado quadrado 2 cm mm2 0,0001m2 0,000001m2

O dam2, o hm2 e km2 so utilizados para medir grandes superfcies, enquanto o dm2, o cm2 e o mm2 so utilizados para pequenas superfcies. Exemplos: 1) Leia a seguinte medida: 12,56m2 km2 hm2 dam2 m2 dm2 cm2 mm2 12, 56 L-se 12 metros quadrados e 56 decmetros quadrados. Cada coluna dessa tabela corresponde a uma unidade de rea. 2) Leia a seguinte medida: 178,3 m2 km2 hm2 dam2 m2 dm2 cm2 mm2 1 78, 30 L-se 178 metros quadrados e 30 decmetros quadrados 3) Leia a seguinte medida: 0,917 dam2 km2 hm2 dam2 m2 dm2 cm2 mm2 0, 91 70 L-se 9.170 decmetros quadrados. Medidas Agrrias As medidas agrrias so utilizadas parea medir superfcies de campo, plantaes, pastos, fazendas, etc. A principal unidade destas medidas o are (a). Possui um mltiplo, o hectare (ha), e um submltiplo, o centiare (ca). Unidade hectare (ha) are (a) centiare (ca) agrria Equivalncia 100a 1a 0,01a de valor Lembre-se: 1 ha = 1hm2 1a = 1 dam2 1ca = 1m2 Transformao de unidades No sistema mtrico decimal, devemos lembrar que, na transformao de unidades de superfcie, cada unidade de superfcie 100 vezes maior que a unidade imediatamente inferior:

Observe as seguintes transformaes: 2 2 transformar 2,36 m em mm . km2 hm2 dam2

m2

dm2

cm2

mm2

Para transformar m2 em mm2 (trs posies direita) devemos multiplicar por 1.000.000 (100x100x100). 2,36 x 1.000.000 = 2.360.000 mm2 transformar 580,2 dam2 em km2. km2 hm2 dam2 m2 dm2 cm2 mm2 Para transformar dam2 em km2 (duas posies esquerda) devemos dividir por 10.000 (100x100). 580,2 : 10.000 = 0,05802 km2

Pratique! Tente resolver esses exerccios: 1) Transforme 8,37 dm2 em mm2 (R: 83.700 mm2) 2) Transforme 3,1416 m2 em cm2 (R: 31.416 cm2) 3) Transforme 2,14 m2 em dam2 (R: 0,0214 dam2) 4) Calcule 40m x 25m (R: 1.000 m2)

c) MEDIDAS DE VOLUME:

Introduo Frequentemente nos deparamos com problemas que envolvem o uso de trs dimenses: comprimento, largura e altura. De posse de tais medidas tridimensionais, poderemos calcular medidas de metros cbicos e volume. Metro cbico A unidade fundamental de volume chama-se metro cbico. O metro cbico (m3) medida correspondente ao espao ocupado por um cubo com 1 m de aresta. Mltiplos e submltiplos do metro cbico Unidade Mltiplos Submltiplos Fundamental quilmetro hectmetro decmetro decmetro centmetro milmetro metro cbico cbico cbico cbico cbico cbico cbico 3 3 3 3 3 3 km hm dam m dm cm mm3 0,000000001 1.000.000.000m3 1.000.000 m3 1.000m3 1m3 0,001m3 0,000001m3 m3 Leitura das medidas de volume A leitura das medidas de volume segue o mesmo procedimento do aplicado s medidas lineares. Devemos utilizar porem, tres algarismo em cada unidade no quadro. No caso de alguma casa ficar incompleta, completa-se com zero(s). Exemplos. 3 Leia a seguinte medida: 75,84m km3 hm3 dam3 m3 dm3 cm3 mm3 75, 840 L-se "75 metros cbicos e 840 decmetros cbicos".

Leia a medida: 0,0064dm3 km3 hm3

dam3

m3 0,

dm3 006

cm3 400

mm3

L-se "6400 centmetros cbicos".

Transformao de unidades Na transformao de unidades de volume, no sistema mtrico decimal, devemos lembrar que cada unidade de volume 1.000 vezes maior que a unidade imediatamente inferior .

Observe a seguinte transformao: 3 3 transformar 2,45 m para dm . km3 hm3 dam3 m3 dm3 cm3 Para transformar m3 em dm3 (uma posio direita) devemos multiplicar por 1.000. 2,45 x 1.000 = 2.450 dm3 Pratique! Tente resolver esses exerccios: 1) Transforme 8,132 km3 em hm3 (R: 8.132 hm3) 2) Transforme 180 hm3 em km3 (R: 0,18 km3) 3) Transforme 1 dm3 em dam3 (R: 0,000001 dam3) 4) Expresse em metros cbicos o valor da expresso: 3.540dm3 + 340.000cm3 Na transformao de m3 para L temos: 1 km3 = 1.000.000.000.000 L 1 hm3 = 1.000.000.000 L 1 dam3 = 1.000.000 L 1 m3 = 1.000 L 1 dm3 = 1 L 1 cm3 = 0,001 L 1 mm3 = 0,0000001 L ou 1 L = 0,000.000.000.001 km3 1 L = 0,000.000.001 hm3 1 L = 0,000.001 dam3 1 L = 0,001 m3 1 L = 1 dm3 1 L = 1.000 cm3 1 L = 1.000.000 mm3

mm3

(R: 3,88 m3)

4. SISTEMAS NO-POSICIONAIS E SISTEMAS POSICIONAIS:

Reviso: Classe e Ordem dos Nmeros: . Muitas vezes dificil entender como possivel escrever um nmero como por exemplo 210.000.000 (duzentos e dez milhes) com apenas dez nmeros. . Dez nmeros? Sim isto mesmo. Observe que no nosso sistema numrico s existem dez nmeros (0, 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9) e so estes dez nmeros os responsveis pela representao de todos os outros. . Como isto possivel? Na verdade bem simples, tudo depende da ordem de cada um, ou seja suas posies em relao aos outros. . Os nmeros so organizados em Classes e Ordens de Nmeros, veja a tabela abaixo representando o nmero 210.000.000: . 3a Classe MILHO 2a Classe MILHAR 1a Classe

9a 8a 7a 6a 5a 4a 3a 2a 1a Ordem Ordem Ordem Ordem Ordem Ordem Ordem Ordem Ordem C 2 D 1 U 0 C 0 D 0 U 0 C 0 D 0 U 0

. | C = Centena | D = Dezena | U = Unidade |

Potrebbero piacerti anche