Sei sulla pagina 1di 5

Semiologia Mdica FEBRE Febre um assunto muito importante a ser estudado.

o. Pois, ns vamos nos deparar muito nos ambulatrios, em nvel hospitalar, com pacientes se queixando de febre. Conceito: Febre a temperatura corporal acima da faixa de normalidade. Ela considerada uma sndrome por apresentar sinais e sintomas. Pode ser causada por: distrbios do prprio crebro (do prprio organismo) ou por substncias txicas que influenciam os centros termorreguladores. Ento, no nosso organismo, h um termmetro que regula a temperatura do corpo, por exemplo: se aumentarmos a potncia do ar condicionado e baixarmos muito a temperatura nosso corpo poderia at sentir frio, mas a temperatura trmica se colocasse o termmetro estaria dentro da faixa de normalidade (at certo ponto). Outro exemplo: caso desligssemos o ar condicionado ns iramos suar (iria ocorrer sudorese e com o aumento da sudorese, a temperatura iria ficar regulada). Fisiopatologia da Febre Esse centro que regula a nossa temperatura do corpo influenciado por substancias que no qual so denominadas de pirognios. Os pirognios so substncias txicas muito freqentemente encontradas nos agentes que penetram em nosso organismo e provocam infeco, principalmente as bactrias, vrus, fungos. Ento, os pirognios so secretados por bactrias e liberados por tecidos em degenerao. Quando o ponto de ajuste do termostato hipotalmico elevado a um nvel mais alto que o normal, todos os mecanismos de elevao da temperatura corporal so postos em ao, inclusive os mecanismos de conservao e de aumento da produo de calor. Temperatura Corporal A temperatura interna do corpo permanece quase constante com uma pequena variao de 0,6C mesmo quando temos essa mudana da temperatura externa. Os lugares mais freqentemente utilizados para verificar a temperatura do corpo so: Temperatura axilar (mais utilizada na prtica). A temperatura normal varia de 35,5C a 37C, com uma mdia de 36C a 36,5C. Temperatura bucal Temperatura anal esta apresenta uma variao de 0,5C maior que a axilar. Hipertermia Hipertermia diferente de febre. Ela geralmente provocada pela exposio excessiva ao calor com desidratao, perda de eletrlitos e falncia dos mecanismos termorreguladores corporais. As principais causas de hipertermia so: Exposio direta e prolongada ao calor Permanncia em ambiente muito quente Deficincia dos mecanismos de dissipao do calor corporal Febre de Origem Obscura Podemos dizer que uma febre considerada de origem obscura quando voc est investigando e no encontra causas, como por exemplo: Paciente que passa 03 dias internado no hospital (internao hospitalar) Ou quando no se tem definio diagnstica aps 03 dias de investigao hospitalar ou em 3 consultas ambulatoriais ou 03 semanas. Febre A regulao da temperatura do corpo requer um equilbrio entre a produo e a perda de calor. E o hipotlamo que tem o centro regulador. Esta produo de calor no inibida, mas a dissipao do calor est ampliada pelo fluxo sanguneo aumentado atravs da pela, aumentando assim a sudorese.

Como j foi dito, se tivermos aumento da temperatura tanto interna com a febre, como a externa com a hipertermia, atravs da sudorese que o corpo elimina o calor. Ento, a pessoa com calor, com febre, aumenta a sudorese. Com o seu aumento h um equilbrio da temperatura corprea. E, supondo que uma pessoa no tenha glndulas sudorparas funcionando normalmente ocorreria uma desativao das protenas do nosso corpo. Seria uma exploso interna. Informaes Bsicas Sobre a Febre As endotoxinas bacterianas estimulam a sntese de pirognio endgeno a atuar sobre os neutrfilos. O pirognio, uma vez liberado dentro da circulao geral, atinge o sistema nervoso central e estimula a liberao de prostaglandinas. Estas prostaglandinas sensibilizam a rea pr-ptica do hipotlamo aumentando assim a temperatura. Se voc est com febre e sabe que causada por muitas vezes pela liberao de pirognios e que o pirognio estimula a produo de prostaglandina, a medicao que deve ser usada para baixar a febre so os inibidores de prostaglandinas. por isso que quando se prescreve um analgsico ele tambm antitrmico e anti-inflamatrio. Causas de Febre As principais causas de febre so: Infeces virticas, bacterianas, fngicas. Leses teciduais qualquer parte do traumatismos. Processos inflamatrios Neoplasias Outras infeces

corpo

danificada.

Ex:

tumores,

Sintomas Varia muito de pessoa para pessoa. O calafrio um sintoma importante o paciente sente muitas vezes calafrio no inicio febre. Sinais e Sintomas Astenia Inapetncia Cefalia Taquicardia Taquipnia Taquisfigmia Oligria Dor no corpo Calafrios Sudorese Nuseas Vmitos Confuso mental Convulses (alguns casos) principalmente em recm-nascidos e crianas. Grupos de Doenas Causadoras de Febre Hipertireoidismo h um aumento da produo de calor. A pele do paciente que apresenta esta doena quente, apresenta sudorese, perda de peso, exoftalmia, taquicardia, mal estar, pensamento rpido, insnia. o J o hipotireoidismo obesidade, sensibilidade ao frio, pensamento lento, sonolncia, pouca sudorese. Existem aquelas doenas que causam dificuldade ou bloqueio da perda de calor, como por exemplo, ausncia congnita de glndulas sudorparas.

H tambm aquelas em que h leso de tecidos que resulta em produo de substncias pirognicas, por exemplo: neoplasias, doena hemoltica, doena oncolgica. As que determinam estimulao do centro regulados da temperatura corporal, como por exemplo: neoplasias e hemorragias do SNC. Febre por ao medicamentosa provocada por mecanismos no conhecidos. Origem psicognica encontrada principal em pacientes com esteria, ansiedade.

Hipertermia Benfica ou Malfica? Em alguns casos de sfilis, brucelose, alguns autores dizem que a febre talvez seja boa para combater aquela infeco. Mas, na maioria das vezes malfica, pois quem tem febre tem mialgia, mal estar, perda de apetite, distrbios do sono. Embora ela geralmente seja controlada. **retirado do slide estes dois pontos abaixo: NEURO-SFILIS, INFECES GONOCCICAS E BRUCELOSE CRNICA. ALGUMAS OUTRAS DOENAS, TAIS COMO A ARTRITE REUMATIDE E UVETE, S VEZES MELHORAM APS PIRETOTERAPIA. NO OBSTANTE, NA IMENSA MAIORIA DAS DOENAS INFECCIOSAS NO H RAZO PARA SE ACREDITAR QUE A HIPERPIREXIA ACELERA A FAGOCITOSE, A FORMAO DE ANTICORPOS OU QUAISQUER OUTROS MECANISMO DE DEFESA. ASPECTOS NOCIVOS: PERDA DE PESO, ESPOLIAO DO NITROGNIO, AUMENTO DO TRABALHO E DA FREQNCIA CARDACOS. A SUDORESE AGRAVA A PERDA DE LQUIDOS E SAIS. MAL-ESTAR, CEFALIA, FOTOFOBIA, INDISPOSIO GERAL OU UMA DESAGRADVEL SENSAO DE CALOR. Patogenia A febre a manifestao de diversos tipos de processos patolgicos. Ela ocorre quando h comprometimento/leso de qualquer tecido do organismo. E importante que a maior parte dos trabalhos experimentais foram realizados com agentes infecciosos, principalmente as bactrias. Classificao da Febre/Caractersticas Semiolgicas Incio o Sbito elevao rpida da temperatura, geralmente acompanhada de calafrios. o Gradual s vezes o paciente no percebe o incio. Ocorre sudorese, cefalia, fadiga. Intensidade o Febre leve ou febrcula at 37,5C o Febre moderada de 37,5C a 38,5C o Febre alta ou elevada acima de 38,5C As viroses de um modo geral costumam causar febre alta. Durao o Curta durao at 10 dias Dengue, doenas virais de um modo geral. o Longa durao Linfomas, endocardite, tuberculose, so causas de febre de longa durao. Modo de evoluo o Febre contnua aquela que permanece sempre acima do normal, com variaes de at 1C e sem grandes oscilaes. Por exemplo: febre tifide, pneumonia. o Febre irregular ou sptica aquela que passa muito tempo com febre e outro tempo sem febre. Neste tipo de febre, as temperaturas baixas so

compreendidas no perodo de apirexia (sem febre). Por exemplo: septicemia, tuberculose. o Febre remitente aquela em que a hipertermia diria, onde a oscilao de mais de 1C. Sem perodos de apirexia. Como por exemplo: septicemia, pneumonia, tuberculose. o Febre intermitente quando a hipertermia interrompida ciclicamente por um perodo de temperatura normal. o Febre cotidiana uma febre diria com variaes de turno, ou seja, o paciente tem febre pela manh, mas nega febre no perodo da tarde. o Febre ter quando a febre ocorre em um dia e no outro no ocorre. o Febre quart quando a pessoa passa dois dias sem apresentar febre. O exemplo mais comum a malria. Mas tambm pode ocorrer nas infeces urinrias, nos linfomas, nas septicemias. o Febre recorrente ou ondulante caracteriza-se por perodo de temperatura normal que dura dias ou semanas at serem interrompidos por perodos de temperatura elevada. Exemplo: linfomas de Hodgkin, Brucelose Trmino o Em crise ocorre quando a febre desaparece subitamente. Exemplo: Malria o Em lise quando a hipertermia vai desaparecendo gradualmente at atingir os nveis normais. Exemplos: pneumonias, amigdalites, sinusites.

Depois dessa aula sobre febre o professor comeou a fazer as propagandas dele e comeou a falar sobre dor novamente!!! Eu transcrevi somente as doenas importantes que ele falou!!! **Sndrome Regional Complexa a paciente fez fratura do membro superior e desenvolveu esta sndrome. Ela apresenta edema, perda de peso. No caso da paciente que foi mostrada houve um aumento dos plos.
FISIOPATOLOGIA A fisiopatologia ainda incerta e pouco progresso tem sido observado no entendimento dos processos que ocorrem na doena. H autores que postulam que o fenmeno inicial seja o processo inflamatrio desproporcional 19,29 desencadeado aps a leso tecidual. Os componentes da resposta inflamatria como o edema, calor, rubor, eritema e a perda da funo se fazem presentes em seguida leso, resultantes da liberao de mediadores qumicos no local. A sensibilizao dos nociceptores no local da leso se estabelece por causa de mediadores liberados como bradicinina, leucotrienos, serotonina, histamina e prostaglandinas. H evidncias, tambm, de que radicais livres de oxignio podem estar envolvidos com a patognese da SDCR, embora novos estudos tenham que ser realizados para que esta hiptese seja comprovada e validada. Como a resposta inflamatria local, a propagao dos sinais e sintomas para reas distantes da leso sugere o envolvimento do sistema nervoso central e perifrico. Aceita-se que mudanas adaptativas ocorram no sistema nervoso central aps a leso, sejam elas agudas ou crnicas. Desta forma, a leso perifrica de um nervo ou outro tecido, causa alteraes neuroplsticas no crebro, podendo ocorrer fenmeno semelhante na medula espinhal. MANIFESTAES CLNICAS De acordo com os critrios do consenso da AIED, os sinais e sintomas localizam-se preferencialmente na extremidade do membro acometido, podendo, entretanto, estabelecer-se em outros locais do corpo que no um membro. Irradiam se para o restante do mesmo membro, eventualmente acometendo o contralateral. A dor caracteriza-se por ser do tipo em queimao, embora, alguns pacientes e autores a descrevam como sendo profunda, lancinante e quente. Pode ser desencadeada por contato fsico, mudanas de temperatura e estresse emocional. As alteraes vasomotoras, quando presentes, manifestam-se como diferenas de temperatura e colorao de um membro, em relao ao seu contralateral. Como desordens sudomotoras, a sudorese ou anidrose esto presentes na regio acometida. O edema varia de intensidade, desde discreto at intenso e as alteraes trficas da pele e fneros podem ou no estar presentes. Os distrbios de motricidade presentes na SDCR caracterizam-se por fraqueza, distonias, espasmos musculares, tremores, aumento do tono e dificuldade de movimentao do membro. A amputao fisiolgica do membro possvel ocorrer, sem que haja alteraes nervosas associadas. Dor miofascial se estabelece por desuso do membro acometido e/ou por excesso de uso do membro sadio contralateral. Em alguns pacientes a dor miofascial mostra-se mais importante que a prpria SDCR. Ocorre na regio proximal dos membros, onde durante avaliao clnica podem ser identificados pontos dolorosos, denominados pontos de gatilho. As alteraes psiquitricas so pouco freqentes, mas quando presentes, os distrbios afetivos so os mais comuns. Entre as mulheres, os quadros de depresso so mais freqentes, enquanto que entre os homens so os quadros de ansiedade.

**Outro caso: paciente com Dor neuroptica foi uma paciente que perdeu o dedo em um acidente numa fbrica. Neste tipo de dor o paciente sente dor do tipo queimao ou do tipo choque, parestesia, dormncia.

**Outro caso: Esporo de calcneo provoca uma fascete plantar. O paciente pisa, fura os tecidos e, neste momento, h liberao de prostaglandinas sensibilizando os nociceptores desencadeando o processo doloroso. Se o paciente for do sexo feminino, recomenda-se o uso de sandlia alta, uso de palmilhas para evitar o impacto, reduo do peso. **Um caso de fibromialgia acomete mais o sexo feminino. O paciente queixa-se de dor no corpo, difusa, crnica, acompanhada de depresso, alterao do humor, ansiedade, distrbio do sono, insnia, fadiga. **Sndrome Miofascial a pessoa tem uma dor localizada, em um segmento. Diferentemente da fibromialgia que a dor difusa. **Cervicalgia na maioria das vezes provocada pela tenso e pela sndrome miofascial. Quando os pontos/ns so desativados (massagens, acupuntura, fisioterapia). **Ateno! importante observar a lngua do paciente. Caso ele tenha manchas escuras na lngua tem que investigar alguma doena debilitante que venha a acomet-lo futuramente. **Paralisia Facial de Bell o paciente sente uma dor/compresso do nervo facial (VII par). a paralisia mais comum. **Sinal da fvea ou cacifo procurar edema. **Artrite Reumatide (ele no falou nada sobre, mas disse que era muito importante que a gente estudasse sobre esta doena). **Dor em Botas ou em Luvas tpico da neuropatia diabtica. **Movimentos caractersticos da Sndrome de Parkinson movimento dos membros quando ele se encontra em repouso.

Potrebbero piacerti anche