Sei sulla pagina 1di 9

A Revoluo Cientfica do sculo XVII em Estudos Galilaicos de Alexandre Koyr

Marlon Jeison Salomon, Israel Salm Parreira Sales Faculdade de Histria UFG

e-mail: israelsalem@gmail.com; marlonsalomon@gmail.com Palavras-chave: Revoluo Cientfica, elaborao terica, historiografia das cincias.

Introduo: Koyr estuda as condies que tornaram possvel a cincia moderna, as transformaes dos marcos em que se assentava a cincia antiga e medieval e o modelo estrutural da nova concepo de mundo, alm de apontamentos especficos nos Estudos Galilaicos sobre os conceitos de Revoluo Cientfica, experincia e movimento no desenvolvimento da nova cincia. Portanto, a interpretao de Koyr se interessa em compreender como foi possvel matematizar a natureza e destruir o cosmo medieval para conceber e estabelecer as leis do movimento. Estudos Galilaicos, publicado originalmente em 1939, um dos primeiros livros em que Koyr reflete preferencialmente sobre a histria das cincias. Neste momento, a interpretao positivista sobre a histria da cincia moderna dominava os meios acadmicos. Para Koyr, a revoluo cientfica do sculo XVII no est dissociada de uma transformao de um quadro de pensamento onde est includo tanto o pensamento religioso quanto o pensamento filosfico. E por isso que Estudos Galilaicos to importante para se pensar a trajetria singular da interpretao de Koyr sobre a histria das cincias e principalmente da revoluo cientfica do sculo XVII operada por Galileu Galilei. Para Koyr, o nascimento da cincia moderna no corresponde a um momento de cientificizao do mundo, de uma purificao do esprito cientfico em contraposio ao obscuro tratamento que o pensamento medieval deu aos fenmenos da natureza. A revoluo cientfica do sculo XVII no corresponde tampouco descoberta das leis que regem os fenmenos fsicos, mas sim uma profunda transformao intelectual. O pensamento do

sculo XVII, para Koyr, marca uma ruptura com todo o quadro de pensamento em que a metafsica e cincia aristotlica se encontrava at ento fundamentado:
(...) no de um simples problema de cincia, de um problema filosfico que se trata ao longo de todo este debate [sobre a matematizao da natureza], ou ainda: de filosofia, de ontologia, de metafsica que se trata ao longo de todo este debate. No de cincia pura (KOYR1992. p. 211e p. 231).

A Revoluo cientfica dependeu de uma mutao do pensamento. Por isso, para ele, trata-se de um assunto indissocivel da histria intelectual. A fsica do sculo XVII no se desenvolveu isoladamente. Para Koyr, o pensamento cientfico jamais foi inteiramente separado do pensamento filosfico; as grandes revolues cientficas sempre foram determinadas por transformaes ou mudanas de concepes filosficas:
O pensamento cientfico no se desenvolve no vcuo, mas se acha sempre no interior de um quadro de idias, em um conjunto de conceitos, de princpios fundamentais, de evidncias axiomticas que, habitualmente, foram consideradas como pertencentes propriamente filosofia. (KOYR,1991. p. 256).

Para Koyr, a revoluo cientfica do sculo XVII (revoluo galileana) foi uma revoluo terica. No houve fato emprico novo que, em discordncia com a teoria cientfica corrente, a levasse a uma reviso radical (no sc. XVII, os corpos caem da mesma forma que na poca de Aristteles, a observao do fato a mesma, no h fenmeno novo). Isto porque, para Koyr, cincia significa elaborao terica. Assim, as revolues cientficas so transformaes nos fundamentos da cincia e no decorrem de uma acumulao de fatos (de observao ou empricos) ou da conseqncia da descoberta de fatos novos. Nos Estudos Galilaicos, Koyr distingue o novo conceito de experimentao do conceito de experincia. Experincia remete diretamente s sensaes e percepo sensvel dos fenmenos empricos, enquanto que experimentao remete a uma interrogao da natureza formulada numa linguagem geomtrica e matemtica. Segundo Koyr, a transformao do conceito de movimento, no incio do sculo XVII, implica na destruio da noo antiga e medieval de Cosmos, tornando possvel a formao da cincia moderna. Estudamos o modo como ele interpreta a transformao desses conceitos: cincia, experimentao e movimento, com Galileu, dividindo a histria do pensamento galilaico em etapas. Galileu parte de uma crtica, baseada na concepo medieval da fsica, do conceito aristotlico de movimento; em seguida, busca matematizar a fsica do impetus e, finalmente, pensa arquimedianamente o problema do movimento. Inicialmente, reconstitumos o percurso de sua interpretao. Ele inicia o livro Estudos Galilaicos com argumentos crticos s interpretaes tradicionais (principalmente a positivista). Aps estudar o itinerrio inicial de Koyr, analisamos como, para ele, Galileu

abandona as concepes de uma fsica medieval. Koyr estuda, ento, a nova interpretao do fenmeno da queda dos corpos e, finalmente, a formulao de uma concepo mecnica do movimento relacionada ao problema do princpio de inrcia. Explicita uma mudana terica operada na cincia moderna, uma transformao que implica a passagem de uma cinemtica para uma dinmica do movimento.

2- Objetivos

Para Koyr, as transformaes no pensamento cientfico so transformaes tericas. O autor dos Estudos Galilaicos no interpreta o nascimento da cincia moderna como uma deduo da observao emprica dos fenmenos. Para a maior compreenso dessas afirmaes, abordamos a definio feita por Koyr dos conceitos de cincia, experimentao/experincia e movimento. A transformao destes conceitos implica e torna possvel a Revoluo cientfica do sculo XVII. Assim, levamos em considerao a relao de seus estudos posteriores (escritos pelo prprio Koyr) e aqueles de seus contemporneos. Buscamos compreender a maneira como o autor interpreta o nascimento da cincia moderna, acontecimento compreendido por ele como uma revoluo terica e que marca, portanto, uma ruptura com a cincia antiga e medieval, em contraposio ao empirismo e ao continusmo. Pesquisamos a crtica koyreniana ao positivismo e aos marcos estabelecidos por essa tradio quanto ao nascimento da cincia moderna.

Metodologia

Buscando compreender a maneira como Alexandre Koyr define o nascimento da cincia moderna, identificamos e selecionamos a sua primeira e as principais obras nas quais o autor trabalha a questo da Revoluo Cientfica do sculo XVII, bem como a sua anlise conceitual desenvolvida em textos posteriores como: Estudos de Histria do Pensamento Cientfico (1982), Estudos de Histria do Pensamento Filosfico (1991). Analisamos comparativamente a historiografia da cincia moderna com as concluses de Koyr sobre a interpretao do nascimento da cincia moderna.

Resultados

A execuo e concluso da pesquisa possibilitou a apresentao de textos e artigos em simpsios. preciso lembrar que este projeto foi desenvolvido ao longo de 6 meses por um bolsista (Mohana Ribeiro) e nos outros 6 meses por outro bolsista (Israel Salem). Mohana Ribeiro, a partir do trabalho de pesquisa realizado no quadro desta pesquisa, elaborou projeto de mestrado aprovado e selecionado para PPGHis-UFG.

Discusso

Para Koyr, a historiografia das cincias busca explicar o nascimento da cincia moderna a partir de dois principais conjuntos de caractersticas. No primeiro, trata-se de relacionar a cincia moderna a uma nova atitude perante o mundo, a uma transformao espiritual do homem antigo-medieval. A cincia moderna seria conseqncia da secularizao da conscincia do homem ocidental. O homem moderno desloca seu interesse de metas transcendentais para objetivos imanentes. O homem medieval teria o ideal de vita contemplativa em oposio vita activa do homem moderno. A cincia medieval seria apenas terica, livresca, sem relaes prticas ou tcnicas com a natureza, enquanto que a cincia moderna, iniciada por Galileu, Bacon, Descartes e Hobbes, procuraria dominar a natureza. O segundo conjunto de argumentos diz respeito ao trao que explica a nova cincia pela desvalorizao da teoria e seu desvio em direo prtica. Podemos afirmar que no interior dessa concepo, a cincia moderna seria uma cincia da supremacia da experincia e da observao do fato. Isso teria conduzido promoo da tcnica, realizando dessa forma as invenes dos objetos e das mquinas do mundo moderno. A experincia determinaria o interesse na relao pragmatista. A cincia teria nascido nesse sentido de um reconhecimento da necessidade da cincia de resolver problemas prticos. A definio koyreniana de cincia como elaborao terica possui importante papel em seus estudos referentes histria das cincias, de maneira geral, e, particularmente, em relao revoluo cientfica do sculo XVII, interpretada pelo autor como uma transformao nos fundamentos da cincia. O nascimento da cincia moderna marcaria uma mutao no prprio intelecto e no decorreria da construo de instrumentos capazes de aumentar o poder de observao (KOYR, 1992). A importncia das invenes e instrumentos criados no sculo XVII associada, pela tradio historiogrfica, experincia. a que a perspectiva positivista funda o argumento para a defesa do suposto carter emprico da cincia moderna. No interior dessa perspectiva,

segundo Koyr, evidente a personagem de Francis Bacon que, segundo Augusto Comte, seria o fundador dessa cincia e inventor do mtodo experimental.

A sntese metafsica de Aristteles e a fsica do impetus

A transformao do Cosmo Fechado em Universo Infinito est profundamente relacionada com a revoluo cientfica do sculo XVII. Segundo Koyr, a destruio do Cosmo Fechado foi condio de possibilidade para o nascimento da nova fsica.
em funo da astronomia que se elabora (...) a nova fsica; mais precisamente: em funo dos problemas postos pela astronomia coperniciana, e, especialmente, da necessidade de responder aos argumentos fsicos apresentados por Aristteles e por Ptolomeu contra a possibilidade do movimento da Terra. (KOYR, 1992, p. 205).

A revoluo elaborada por Galileu dependeu de uma revoluo cosmolgica produzida por Coprnico. Para Koyr, a dissoluo do cosmo aristotlico fez-se em etapas, que vo de Coprnico a Newton. A sntese aristotlica fornecia as bases para se pensar e produzir o conhecimento cientfico e dominava tanto o saber da fsica quanto da astronomia medievais. Em Aristteles, a base do conhecimento reside na percepo e na experincia sensvel; sem sensao no h conhecimento. Ao contrrio da historiografia positivista das cincias, Koyr no interpreta a fsica aristotlica como um amontoado de erros. A fsica aristotlica, apesar de proscrita a partir do sculo XVII, era uma teoria altamente elaborada; ela tinha um carter de verdade em relao ao seu alcance de explicao da observao ordinria dos fennomenos.
A fsica aristotlica transcende o senso comum, ela elabora teorias e no apenas representa fenmenos, por isso pode ser considerada cientfica. No obstante uma fsica, isto , uma cincia altamente elaborada, apesar de no o ser fundada abstratamente na matemtica. No se trata de imaginao pueril, nem de grosseiro enunciado logomquico de senso comum, mas de uma teoria, ou seja, uma doutrina que, partindo naturalmente dos dados do senso comum, submete-os a um tratamento extremamente coerente e sistemtico. (KOYR. 1982. p 157).

A histria da revoluo galileana, esta uma das concluses de nossa pesquisa, ser a histria, para Koyr, da histria da transformao do conceito aristotlico, antigo e medieval, de movimento. A estrutura de Estudos Galilaicos se organiza a partir deste problema. As etapas da historicidade do conceito de movimento so dividas em trs perodos, que correspondem a trs tipos de pensamentos. A fsica aristotlica, a fsica do impetus (iniciada tambm pelos gregos, mas desenvolvida principalmente pelos fsicos parisienses medievais, Buridan e Nicolau Oresme) e, em seguida, a fsica matemtica de Galileu (arquimediana).

Em Aristteles, o conceito de movimento articulava-se com uma concepo de cosmo, de natureza. O movimento de um objeto estava associado ao seu "lugar natural'' e todo movimento correspondia a um retorno do mvel ao seu lugar natural (as pedras caem porque so corpos pesados que tendem naturalmente a voltar ao seu lugar natural, a Terra, o lugar mais baixo e mais centra em Cosmo fechado e limitado). Determinado na hierarquia dos seres, um objeto obedecia necessidade de sua forma e matria; o ser de cada objeto determinava seu movimento. A constituio do objeto (os elementos que formavam sua matria) implicava na causa de seu movimento. A fsica medieval aceitar a explicao aristotlica para a queda dos corpos, mas criticar sua teoria do arremesso, pois questionava a explicao da permanncia do movimento uma vez separado do motor. Na fsica do impetus, o movimento se explicava pela impresso de uma fora motriz imanente, um motor interno no objeto. O projtil era impelido ao movimento devido a uma fora imprimida ao mvel, portanto, a partir do contato de um motor, a virtude passava do movente ao mvel e o objeto passava a se movimentar como consequncia da ao (fora impressa) do motor transferido internamente para mvel (KOYR, 1992.) Nestes dois pensamentos, o movimento explicado pela sua causa. H sempre uma causa determinando o movimento, uma fora externa ou interna impressa ao mvel que explica o movimento. A noo de movimento explicada por uma cinemtica do movimento. Koyr explica que h uma transformao terica no modo como Galileu interpreta o movimento. Galileu define o conceito de movimento recusando a explicao do fenmeno do movimento por uma cinemtica. Para Galileu, no h como explicar a causa do movimento.
Os corpos caem, isto , as partes da Terra so impelidas para "baixo". Isto uma experincia corrente. Mas tudo. Pois a "causa" desse movimento - causa externa ou interna - -nos perfeitamente desconhecida. Dizer "peso", "gravidade", "tendncia para baixo" ou "tendncia para o centro" designar o fato; no explic-lo. (KOYR, 1992, p. 302)

Koyr compreende que a dinmica moderna aparece inicialmente como uma cinemtica no pensamento juvenil de Galileu. Desde suas primeiras pesquisas, em De Motu , Galileu se declara anti-aristotlico. Os argumentos que Galileu utiliza nesse escrito esto relacionados aos conceitos da fsica do impetus, e no por acaso que em todos os textos posteriores Galileu continue a utilizar a palavra impetus para explicar o movimento. Contudo, para Koyr e sobre essa anlise conceitual que a sua originalidade na historiografia das cincias se distingue da interpretao de P. Duhem , o significado da palavra impetus j no mais o mesmo em Galileu. H, embora a palavra seja a mesma, uma mudana conceitual e

impetus, tal como empregado por Galileu, ganha um outro sentido: no mais causa do movimento, mas momento de velocidade, um instante em que o objeto se localiza. Galileu elimina a necessidade de um motor para explicar o movimento. Primeiramente, esse momento estaria no espao e, posteriormente, na reformulao da lei da queda dos corpos, no tempo esse erro inicial no qual tambm incorre Descartes, um erro duplo que Koyr aponta. Galileu e Descartes cometem um engano que no foi por acaso, pois ter renunciado explicao causal em benefcio da pesquisa da essncia do movimento ou, como se diz, de sua lei, decorre de uma atitude de matematizar em excesso os fenmenos da natureza. Para Koyr, mais fcil pensar em matematizar o espao do que matematizar o tempo.
O princpio que Galileu pretenderia colocar como fundamento da sua dinmica a velocidade do mvel proporcional ao caminho percorrido (em lugar do princpio correto: a velocidade do mvel proporcional ao tempo transcorrido, princpio que Leonardo da Vince j conhecia), no como Wohwill e Duhem bem mostram, uma inveno galilaica. (KOYR,1992, p. 110)

Para Koyr, no possvel falar em continuidade, pois a cincia anterior a Galileu era fundamentada em Aristteles, e como tal, profundamente contrria ao uso da matemtica nos estudos fsicos. Em contraposio, a cincia do mundo moderno seria essencialmente matemtica, portanto, no seria possvel que uma cincia matemtica derivasse de uma teoria aristotlica.

A matematizao dos fenmenos fsicos e o estabelecimento das leis do movimento

A constituio do conceito moderno de movimento pressupe uma atitude diferente na abordagem dos fenmenos naturais. A renncia cinemtica, operada por Galileu, decorre de um esforo em estabelecer uma teoria matemtica da realidade, em ignorar, portanto, a causa do movimento (este problema apenas ser colocado novamente por Newton no final do sculo XVII); ela pressupe que o movimento pode ser pensado sem relao com a experincia cotidiana, negando as qualidades naturais que tanto o objeto quanto o cosmo aristotlico apresentavam aos sentidos. Trata-se de pensar o movimento no espao homogneo e geomtrico e no mais no espao da experincia ordinria e sensvel. Com Galileu, o movimento torna-se um estado (que se ope ao estado de repouso e indiferente ao mvel) e deixa de ser um processo (que sempre depende da ao de um motor/causa e que afeta o mvel). Nesse sentido, o que est em jogo na dinmica galilaica a matematizao da

natureza. A atitude revolucionria de Galileu a de introduzir no mundo qualitativo do cosmo antigo-medieval as verdades das certezas matemticas. Com essa atitude, Galileu pode formular o conceito de movimento e definir que o movimento dos corpos sujeito lei dos nmeros. Ocorre que, para Koyr, pensar o movimento no espao abstrato e ideal das matemticas, explicar o real pelo impossvel, implica em uma nova concepo de natureza, de real e de mundo. Segundo Koyr, a transformao do conceito de movimento, no incio do sculo XVII, implica na destruio da noo antiga e medieval de Cosmos, tornando possvel a formao da cincia moderna, mas tambm da noo moderna de Universo (infinito e homogneo e no mais finito e diferenciado por lugares naturais). Nossa concluso a de que a revoluo cientfica, em Estudos Galilaicos, pode ser pensada desta forma. Um novo conceito de movimento apenas pde se constituir transformando os marcos do prprio pensamento. O novo conceito de movimento, que mostra Koyr, baseia-se no princpio de inrcia (um corpo abandonado em movimento ou em repouso permanecer eternamente em movimento ou em repouso exceto se uma ao qualquer interromper este estado), apenas pde ser admitindo se ocorresse uma transformao mais ampla daquilo que se concebe como natureza e mundo. Por isso, a histria desse conceito a de uma revoluo cientfica. (Esse relatrio de concluso de pesquisa abre, assim, nosso projeto para a sua continuidade. Pois estas concluses nos levaram a formular o problema da relao, em Koyr, entre conceito e teoria, que pretendemos desenvolver no prximo ano de pesquisa).

Concluses:

Esta pesquisa abriu caminhos para outras pesquisas e questionamentos que desenvolveremos a partir deste ano (2011), especificamente sobre a constituio do conceito moderno de movimento, possibilitando um desenvolvimento mais claro dos pontos abordados em uma anlise conceitual feita por Koyr em comparao a anlise do conceito de movimento desenvolvida por P. Duhem. Portanto, essa pesquisa possibilitou o aprofundamento mais sistemtico do problema da Revoluo cientfica do sculo XVII. A transformao terica operada nas cincias do real por Galileu implica em uma transformao na estrutura das cincias e na estrutura da natureza a que se dedicam essas cincias. Para Galileu, na medida em que ele elimina a noo de motor da fsica, no tem como explicar a causa do movimento, mas somente demonstrar a sua essncia de defini-lo

matematicamente. Koyr explicita essa atitude de inverso terica na qual Galileu fundamenta o conceito de movimento, pois desde a juventude, quando Galileu estava imbudo da fsica do impetus, sua inteno era matematizar a natureza. Mas a fsica de Aristteles e mesmo a fsica do impetus era essencialmente anti-matemtica; era preciso destruir seus princpios, seus marcos tericos. A matematizao do movimento implica na constituio de uma nova concepo de real e por isso, para Koyr, essa atitude galileana implica em uma mutao do pensamento, em uma revoluo cientfica.

Referncias BACHELARD, Gaston. A Formao do Esprito Cientfico. 4 Edio. Rio de Janeiro: Contraponto, 2003. BACON,Francis. Novum Organum. Coleo Os Pensadores. So Paulo: Editora Nova Cultura, 1999. COMTE, Augusto. Discurso Preliminar sobre o Esprito Positivo. KOYR, Alexandre. Estudos Galilaicos. Lisboa: Publicaes Dom Quixote, 1992. ________. Estudos de Histria do Pensamento Cientfico. Rio de Janeiro: Forense Universitria; Braslia: Ed. UnB, 1982. ________. Estudos de Histria do Pensamento Filosfico. 2 Edio. Rio de Janeiro:

Forense Universitria. (Coleo Campo Terico), 1991. ________. Do Mundo Fechado ao Universo Infinito. .4 Edio. Rio de Janeiro: Forense Universitria, 2006. FOUCAULT, Michel. Arqueologia das Cincias e Histria dos Sistemas de Pensamento [Organizao e seleo de textos de Manoel Barros da Motta]. 2 Edio. Rio de Janeiro: Forense Universitria, 2005. (Ditos e Escritos II). SALOMON, Marlon. [org.] Alexandre Koyr: Historiador do Pensamento. Goinia: Almeida e Clment Edies. 2010. TATON, Ren. [org.] Histria Geral das Cincias (Tomo 1. Volume 3; Tomo 2. Volumes 1 e 2), So Paulo: Difuso Europia do Livro. 1960.

Potrebbero piacerti anche