Sei sulla pagina 1di 28

Ol! Seja bem-vindo ao treinamento Integrao ECM x RM.

Vamos iniciar o treinamento apresentando o objetivo principal e os objetivos especficos a serem atingidos. Clique no boto Play para avanar no treinamento.

O objetivo principal deste treinamento apresentar uma viso geral sobre Integraes do ECM com o sistema RM.

Para atingir o objetivo principal foram definidos alguns objetivos especficos e, aps participar deste treinamento, voc dever estar apto ou apta a: - Efetuar a Integrao do ECM. - Efetuar a Integrao do ECM x RMAgilis. - Conhecer os Pr-Requisitos. - Efetuar Configurao inicial do ECM x RM. - Criar o Processo Workflow no ECM x RM. - Criar as Customizaes. - Liberar o Processo Workflow no ECM.

- Configurar o RMAgilis. - Sincronizar Usurios da Linha RM para o ECM. - Acessar os Atendimentos no RMAgilis por meio do ECM. - Movimentar Atendimentos Utilizando o Workflow do ECM. Para atingir os objetivos propostos, voc deve estudar atentamente o contedo apresentado. Antes de iniciar este treinamento, voc realizou um pr-teste que serve para uma avaliao prvia dos seus conhecimentos sobre esse assunto. No fim do treinamento, voc deve realizar o ps-teste para que seja possvel avaliar se os objetivos propostos foram atingidos.

Efetuando a Integrao do ECM x RM O ECM foi desenvolvido para que haja integrao com vrios sistemas, permitindo que os processos modelados tenham maior valor agregado. O ECM permite tanto o acesso pelo produto aos sistemas externos (para consultar ou alimentar informaes), bem como habilita que outros sistemas venham conectar-se para a consulta de informaes ou para execuo de operaes transacionais.

Efetuando a Integrao do ECM x RMAgilis Alm unir e permitir o uso das funcionalidades do ECM X RM, o objetivo desta integrao permitir a definio de um workflow (etapas/estados e fluxos) no ECM (e sincroniz-lo com o RMAgilis), especificar o caminhamento no fluxo (atravs de atividades automticas, rotinas e uso frmulas do RMAgilis) e efetuar o controle de solicitaes no RMAgilis por tal fluxo.

Conhecendo os Pr-Requisitos Os pr-requisitos para a integrao so: - Produtos instalados e devidamente configurados (ver requerimentos e maiores detalhes na documentao de cada produto). - ECM (parametrizao, criao da Empresa, etc.). - Biblioteca RM. - CRM/RMAgilis (coligada, usurios, permisses, parametrizao do sistema, cadastro dos atendentes, etc.). - Portal RM (configurao de IIS, AliasService no Web.Config, etc.).

Efetuando Configurao Inicial do ECM x RM Para a configurao inicial do ECM : necessrio adicionar no cadastro de servios do ECM os WebServices disponibilizados pelo RMAgilis, para que possam ser consumidos pelos scripts e funcionalidades do sistema. No ECM acessar Painel de controle -> Servios e efetuar o cadastro dos WebServices. Os webservices do RM podem ser consultados em CorporeRM\Corpore.NET\CRM\RM.CRM.WebServices. ATENO pois o caminho dos webServices deve conter o ?wsdl ao final do nome do WebService.

Criando um processo workflow no ECM Realizado o cadastros dos webservices, ser criado e configurado um processo workflow para sincronizar com o RMAgilis. No menu WorkFlow -> Configurao de processo, criar/editar um registro, acessar a guia WorkFlow Graphical Designer e montar o processo workflow.

Criando as customizaes Para criar as customizaes, acesse a aba Avanado -> Eventos Os eventos so funes em linguagem JavaScript. Nesse exemplo, esse script responsvel pela integrao com o RM. necessrio associar ao evento afterReleseVersio. Esse script acessa o webService previamente cadastrado nos servios do ECM para acrescentar o tipo de atendimento e as etapas no RMAgilis.

Liberando Processo de Workflow no ECM Aps cadastrados as customizaes necessrio acessar a guia Verso e clicar no boto Liberar verso, ao realizar isto ser criado um Tipo de atendimento e suas etapas no RMAgilis. ATENO: Sero sincronizados somente algumas informaes do processo e as etapas/estados, os fluxos no sero levados para o RMAgilis.

Configurando o RMAgilis Para configurar o RMAgilis necessrio acessar o cadastro de Tipos de atendimento (Cadastros -> Atendimentos -> Tipos de atendimentos)

Configurando o RMAgilis Dever ser editado o registro equivalente ao workFlow criado/sincronizado pelo ECM e atualizar as informaes abaixo: - Tipo de integrao (que ser a opo ECM); - caminho/nome do WebServices do ECM (ex. http://10.31.8.137:8080/webdesk/WorkflowEngineService); - usurio/senha do administrador do ECM (ser utilizado para validar o acesso ao WebService do ECM); - cdigo da companhia criada no ECM.

Sincronizando Usurios da Linha RM para o ECM Este processo criar/atualizar como colaborador no ECM (disponibilizando-o para uso/acesso s solicitaes do workFlow) os usurios da linha RM atualmente cadastrados no mdulo de cadastro de usurios. Os campos dos usurios a serem transpostos neste processo so: cdigo do usurio, nome, e-mail e cdigo da companhia (do ECM) setado no registro de tipo de atendimento selecionado. Lembrando que a senha no ir trafegar neste ponto pois a mesma est criptografada de maneira que no tem volta (no h rotina para descriptograf-la, no podemos publicar o mtodo de criptografia e no aconselhvel a sincronizao e uso de tal atributo pois ela poder ser alterada tanto no ECM quanto no RMAgilis e isto impactaria na validao ao acesso aos WebServices).

Sincronizando Usurios da Linha RM para o ECM Acessar o cadastro de Tipos de atendimentos no RMAgilis (Cadastros -> Atendimentos -> Tipos de atendimentos); Selecionar o registro, que est integrado com o ECM, que se deseja sincronizar os usurios; Acionar o processo Sincroniza usurios do Corpore com usurio do ECM.

Sincronizando Usurios da Linha RM para o ECM A tela apresentada contm uma lista com os usurios da linha RM e um cone indicativo de quais j foram sincronizados (considera somente o cdigo do usurio da linha RM com o cdigo do colaborador no ECM). Selecionar os usurios desejados e clicar e em Executar.

Acessando os Atendimentos no RMAgilis por meio do ECM possvel acessar o mdulo web de atendimentos (solicitaes) do RMAgilis a partir de um link no ECM; Na tela temos um exemplo desse link. Este link enviar algumas informaes criptografadas para o portal da linha RM onde o RMAgilis ir descriptografar e validar tais informaes, efetuar o login e redirecionar o acesso apresentando a tela principal que o mdulo de atendimento; Um link HREF onde seja passado dois parmetros, key1 e key2, que representam respectivamente o CNPJ da empresa e o usurio que est logado e ambos criptografados por meio do mtodo de criptografia MD5 que verifica a integridade de arquivos e logins

Acessando os Atendimentos no RMAgilis por meio do ECM E aqui est o resultado, o acesso ao RMAgilis no ECM. Aqui estamos acessando a tela de atendimentos de um usurio especfico da RMAgilis dentro do ECM.

Movimentando Atendimentos Utilizando o Workflow do ECM Aps entrar no ambiente do RMAgilis de controle de atendimentos (solicitaes) vamos executar todos os processos disponveis para a movimentao de atendimentos: criar uma nova solicitao, colocar em um workflow (avanar etapa), repassar, agendar, imprimir, pesquisar, incluir observaes (solicitao, discusso, soluo), concluir, etc. Em se tratando desta integrao, o objetivo principal descrever como ser o comportamento do processo de Avanar etapa quando o tipo de atendimento representar um dos que esteja integrao com o workflow do ECM.

Movimentando Atendimentos Utilizando o Workflow do ECM Para criar um novo atendimento (solicitao) o mesmo procedimento de um atendimento normal, a diferena a interface do Avano de etapa que so: - apresentao do nome da prxima etapa ao invs da descrio condio de concluso da etapa atual. - apresentao de um seletor de atendente e tal seleo obrigatria para o avano de etapa.

Movimentando Atendimentos Utilizando o Workflow do ECM Para o controle dos atendimentos o RMAgilis disponibiliza quase todas as funcionalidades tanto no ambiente deskTop (win32, RMAgilis e/ou RM executveis) quanto no ambiente web (webForms, portal Corpore RM, mdulo CRM). Abaixo uma sequncia simplificada de passos para criar uma nova solicitao e inserir em um workflow do ECM devidamente sincronizado com um tipo de atendimento no RMAgilis: - Criar um novo atendimento, valorar o grupo e tipo de atendimento que seja o da integrao, valorar restante dos campos que julgar necessrio. - Salvar o atendimento.

Movimentando Atendimentos Utilizando o Workflow do ECM Processo Avanar etapa: - Ser apresentada uma tela com um controle de seleo Prxima etapa cuja lista ser preenchida com as etapas disponveis (de acordo com a etapa atual) de acordo com o cadastro do workflow no ECM (acessar os webServices do ECM para adquirir tal lista). - Ser apresentado um controle de seleo com todos os atendentes (equivalente aos usurios no ECM) ativos.

Movimentando Atendimentos Utilizando o Workflow do ECM Aps a execuo o processo o sistema ir: - criar (caso no exista) um novo processo no ECM. - atualizar no atendimento do RMAgilis um campo com o cdigo de tal processo. - avanar o processo para a etapa selecionada. - encaminhar o processo no ECM e a solicitao no RMAgilis para o usurio de acordo com o selecionado na tela de avano de etapa. - ao finalizar o avano de etapa o sistema ir atualizar algumas informaes no CRM/RMAgilis (histrico de repasses, atendente responsvel, nova etapa atual) de acordo com o resultado do avano de etapa do ECM.

Movimentando Atendimentos Utilizando o Workflow do ECM Aqui o exemplo da tela para avano nos processos workflow.

Movimentando Atendimentos Utilizando o Workflow do ECM O workFlow do RMAgilis permitir que seja realizada na etapa (ou na entrada da etapa via frmula) a configurao de qual atendente ir receber o atendimento quando este chegar em uma determinada atividade.

Com isso, voc terminou o treinamento de Integrao do ECM com RM. Os objetivos propostos devem ter sido atingidos e voc deve estar apto ou apta a: - Efetuar a Integrao do ECM x RM. - Efetuar a Integrao do ECM x RMAgilis. - Conhecer os Pr-Requisitos. - Efetuar Configurao inicial do ECM x RM. - Criar o Processo Workflow no ECM x RM. - Criar as Customizaes. - Liberar o Processo Workflow no ECM.

- Configurar o RMAgilis. - Sincronizar Usurios da Linha RM para o ECM. - Acessar os Atendimentos no RMAgilis por meio do ECM. - Movimentar Atendimentos Utilizando o Workflow do ECM.

A TOTVS agradece a sua participao. Por favor, lembre-se de preencher a avaliao de reao e os comentrios para este treinamento. Essas informaes so importantes para melhorarmos a qualidade dos treinamentos oferecidos. Acesse o portal da TOTVS e conhea os demais treinamentos e as certificaes disponveis. Obrigado novamente e at um prximo treinamento.

Potrebbero piacerti anche