Sei sulla pagina 1di 2

Fordismo um sistema de produo, criado pelo empresrio norte americano Henry Ford, cuja principal caracterstica a fabricao em massa.

a. Henry Ford criou este sistema em 1914 para sua indstria de automvel, projetando um sistema baseado numa linha de montagem. O objetivo principal deste sistema era reduzir ao mximo os custos de produo e assim baratear o produto, podendo vender para o maior nmero possvel de consumidores. Desta forma, dentro deste sistema de produo, uma esteira rolante conduzia a produto, no caso da Ford os automveis, e cada funcionrio executava uma pequena etapa. Logo, os funcionrios no precisavam sair do seu local de trabalho, resultando numa maior velocidade de produo. Tambm no era necessria utilizao de mo-de-obra muito capacitada, pois cada trabalhador executava apenas uma pequena tarefa dentro de sua etapa de produo . O fordismo foi o sistema de produo que mais se desenvolveu no sculo XX, sendo responsvel pela produo em massa de mercadorias das mais diversas espcies. Declnio do fordismo : Na dcada de 1980, o fordismo entrou em declnio com o surgimento de um novo sistema de produo mais eficiente. O Toyotismo, surgido no Japo, seguia um sistema enxuto de produo, aumentando a produo, reduzindo custos e garantindo melhor qualidade e eficincia no sistema produtivo. Fordismo para os trabalhadores: Enquanto para os empresrios o fordismo foi muito positivo, para os trabalhadores ele gerou alguns problemas como, por exemplo, trabalho repetitivo e desgastante, alm da falta de viso geral sobre todas as etapas de produo e baixa qualificao profissional. O sistema tambm se baseava no pagamento de baixos salrios como forma de reduzir custos de produo . Dica de filme: Um filme interessante que aborda o fordismo Tempos Modernos, produzido e estrelado por Charles Chaplin. O filme faz uma crtica ao sistema de produo em srie, alm de mostrar a combalida economia norte-americana aps a crise econmica de 1929.

Toyotismo o modelo japons de produo, criado pelo japons Taiichi Ohno e implantado nas fbricas de automvel Toyota, aps o fim da Segunda Guerra Mundial.

Nessa poca, o novo modelo era ideal para o cenrio japons, ou seja, um mercado menor, bem diferente dos mercados americano e europeu, que utilizavam os modelos de produo Fordista e Taylorista. Na dcada de 70, em meio a uma crise de capital, o modelo Toyotista espalhou-se pelo mundo. A idia principal era produzir somente o necessrio, reduzindo os estoques (flexibilizao da produo), produzindo em pequenos lotes, com a mxima qualidade, trocando a padronizao pela diversificao e produtividade. As relaes de trabalho tambm foram modificadas, pois agora o trabalhador deveria ser mais qualificado, participativo e polivalente, ou seja, deveria estar apto a trabalhar em mais de uma funo. Os desperdcios detectados nas fbricas montadoras foram classificados em sete tipos: produo antes do tempo necessrio, produo maior do que o necessrio, movimento humano (por isso o trabalho passou a ser feito em grupos), espera, transporte, estoque e operaes desnecessrias no processo de manufatura. As principais caractersticas do modelo toyotista so: + Flexibilizao da produo produzir apenas o necessrio, reduzindo os estoques ao mnimo. + Automatizao utilizando mquinas que desligavam automaticamente caso ocorresse qualquer problema, um funcionrio poderia manusear vrias mquinas ao mesmo tempo, diminuindo os gastos com pessoal. + Just in time (na hora certa) sem espao para armazenar matria-prima e mesmo a produo, criou-se um sistema para detectar a demanda e produzir os bens, que s so produzidos aps a venda. + Kanban (etiqueta ou carto) mtodo para programar a produo, de modo que o just em time se efetive. + Team work ( trabalho em equipe) os trabalhadores passaram a trabalhar em grupos, orientados por uma lder. O objetivo de ganhar tempo, ou eliminar os tempos mortos. + Controle de qualidade total todos os trabalhadores, em todas as etapas da produo so responsveis pela qualidade do produto e a mercadoria s liberada para o mercado aps uma inspeo minuciosa de qualidade. A idia de qualidade total tambm atinge diretamente os trabalhadores, que devem ser qualificados para serem contratados. Dessa lgica nasceram os certificados de qualidade, ou ISO. Embora possa parecer que o modelo toyotista de produo valorize mais o trabalhador do que os modelos anteriores (fordista e taylorista), tal impresso uma iluso. Na realidade da fbrica, o que ocorre o aumento da concorrncia entre os trabalhadores, que disputam melhores ndices de produtividade entre si. Tais disputas sacrificam cada vez mais o trabalhador, e tem como conseqncia, alm do aumento da produtividade, o aumento do desemprego. Em suma, a lgica do mercado continua sendo a mesma: aumentar a explorao de mais-valia do trabalhador.

Potrebbero piacerti anche