Sei sulla pagina 1di 2

DIREITOS:

O paciente tem direito a atendimento digno, atencioso e respeitoso por parte de todos os profissionais de sade, sem preconceito de raa, credo, cor, idade, sexo, diagnstico ou qualquer outra forma de preconceito. O paciente tem o direito de identificar o profissional por crach preenchido com o nome completo, funo e cargo. O paciente tem direito a informaes claras, simples e compreensivas, sobre as aes diagnsticas e teraputicas; o que pode ocorrer delas; a durao do tratamento, se existe necessidade de anestesia e quais regies do corpo sero afetadas pelos procedimentos. O paciente tem direito de consentir ou recusar procedimentos, diagnsticos ou teraputicos a serem realizados. Deve consentir de forma livre, voluntria e esclarecida com adequada informao. Nos casos de incapacidade de manifestao da sua vontade, o paciente dever ser representado legalmente. O paciente tem direito de ter seu pronturio mdico elaborado de forma legvel e de consult-lo de acordo com as normas estabelecidas pela Instituio. Este pronturio deve conter o conjunto de documentos padronizados do histrico do paciente; princpio e evoluo da doena; hiptese diagnstica; exames; conduta teraputica e demais relatrios e anotaes clnicas. O paciente tem direito segurana e integridade fsica, limitadas s condies de ao e instalaes da instituio. O paciente tem direito de acesso s contas detalhadas referentes s despesas de seu tratamento; exames; medicao; internao e outros procedimentos mdicos. O paciente tem direito de ter resguardados os seus segredos, atravs da manuteno do sigilo profissional, desde que o mesmo no acarrete em riscos a terceiros ou a sade pblica. O paciente tem direito de manter a sua privacidade, com atendimento em lugar adequado e atitude dos profissionais que resguardam esta privacidade. O paciente tem direito de receber ou recusar assistncia moral; psicolgica; social e religiosa; Em qualquer situao, verificado a incapacidade do paciente no entendimento e na manifestao de vontade, ser imprescindvel a sua representao, junto ao Hospital, por responsvel legal devidamente habilitado.

DEVERES:
O paciente e/ou seu responsvel legal tem o dever de dar informaes precisas, completas e acuradas sobre o seu histrico de sade; doenas prvias; procedimentos mdicos anteriores e outros problemas relacionados sua sade. O paciente dever demonstrar o entendimento das aes que esto sendo efetuadas ou propostas, visando cura dos agravos sua sade; a preveno das complicaes ou seqelas; sua reabilitao e a promoo de sua sade, fazendo perguntas sempre que tiver dvidas. O paciente dever seguir as instrues recomendadas pela equipe multiprofissional que o assiste, sendo responsvel pelas conseqncias de sua recusa. O paciente dever indicar o responsvel financeiro pelo seu tratamento hospitalar, informando o Hospital sobre quaisquer mudanas nesta indicao. O paciente dever conhecer e respeitas as normas e regulamentos do Hospital. *Para consultar as referncias bibliogrficas deste manual, dirija-se ao Atendimento ao Cliente, no Trreo. Horrio de Funcionamento: segunda-feira a sbado, das 8 s 20 horas.

Nosso objetivo oferecer um tratamento humanizado e personalizado, valorizando voc!


Viso Ser reconhecido pela sociedade como o hospital que supera as expectativas dos clientes. Misso Excelncia na assistncia sade, com atendimento humanizado e compromisso social. Valores tica, Humanizao, Excelncia, Confiabilidade, Capacitao e Compromisso Social.

Potrebbero piacerti anche