Sei sulla pagina 1di 85

METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTFICO

Estrutura de Um Trabalho Acadmico


Capa ( * ) Folha de Rosto Folha de Aprovao( * ) Dedicatria ( * ) Agradecimentos ( * ) Sumrio Texto: Introduo Texto: Desenvolvimento Texto: Concluso Texto: Anexos ou Apndices ( * ) Referncias Bibliogrficas Glossrio ( * ) Contra - Capa( * ) ( * ) Itens No Obrigatrios

ABNT (ASSOCIAO BRASILEIRA DE NORMAS TCNICAS) MONOGRAFIA METODOLOGIA DE ARTIGO CIENTFICO NORMAS GERAIS PARA REDAO NORMAS GERAIS DE REVISO NORMAS PARA REDAO DE MONOGRAFIAS NORMAS PARA REDAO DE DISSERTAES NORMAS PARA REDAO DE TESES NORMAS DA ABNT REGRAS DA ABNT TRABALHO ESCOLAR TRABALHO DE CONCLUSO DE CURSO (TCC)

CAPA
DEVE CONTER
Nome do autor (margem superior, fonte 14) Ttulo do trabalho (fonte 16, maisculo, negrito, centralizado) Instituio onde o trabalho foi executado (fonte 14, s as primeiras letras maisculas, negrito, centralizada) Cidade e ano de concluso do trabalho (fonte 14, negrito, maisculo e minsculo, centralizado)

Modelo de uma Capa OBS.: A Associao Brasileira de Normas Tcnicas (ABNT) no determina a disposio destes dados na folha. Esta distribuio deve ser definida

FOLHA DE ROSTO
DEVE CONTER
As mesmas informaes contidas na Capa: Nome do autor (margem superior, fonte 14)

Ttulo do trabalho (fonte 16, maisculo, negrito, centralizado) As informaes essenciais da origem do trabalho: -Instituio onde o trabalho foi executado (fonte 14, s as primeiras letras maisculas, negrito, centralizada) Cidade e ano de concluso do trabalho (fonte 14, negrito, maisculo e minsculo, centralizado)

Modelo de uma Folha de Rosto

OBS.: A Associao Brasileira de Normas Tcnicas (ABNT) no determina a disposio destes dados na folha. Esta distribuio deve ser definida pelo professor ou pela Instituio, para uniformizao de seus trabalhos acadmicos.

FOLHA DE APROVAO
DEVE CONTER
Nome do Autor TTULO Objetivo Nome do autor NOME DA INSTITUIO Curso rea de Concentrao Data de aprovao: __ de _____ de 20__ Ttulo (e subttulo, se houver) do trabalho Natureza Objetivos Nome da instituio rea de concentrao Data da aprovao Nome do Professor _______________________ Titulao Nome, titulao, assinatura dos componentes da banca e as instituies a que fazem parte.

Nome do Professor _______________________ Titulao

Nome do Professor _______________________ Titulao Modelo de uma Folha de Aprovao

DEDICATRIA
Tem a finalidade de se dedicar o trabalho a algum, como uma homenagem de gratido especial.

DEVE CONTER

(tamanho12 negrito podendo ser itlico alinhado a 3 tab (3,75 cm) da margem esquerda e 1 cm da margem direita espaamento simples digitado acima da margem inferior sem aspas

OBS.: A Associao Brasileira de Normas Tcnicas (ABNT) no determina a disposio destes dados na folha. Esta distribuio deve ser definida pelo professor ou pela Instituio, para uniformizao de seus trabalhos acadmicos.

AGRADECIMENTOS
Os AGRADECIMENTOS no obedecem s normas nem tm carter cientfico. Mas devem obedecer ao bom senso. Procure redigir de forma explcita o agradecimento a todas as pessoas que ajudaram voc em seu trabalho. Inicie agradecendo a seu orientador, no se esquecendo de referir-se a quem emprestou material para a pesquisa, assim como queles que participaram da coleta de dados. O estilo deve ser objetivo, uma vez que se trata de um trabalho acadmico, no devendo misturar os agradecimentos profissionais com as questes pessoais

DEVE CONTER

Agradeo...
(tamanho12 negrito podendo ser itlico alinhado a 3 tab (3,75 cm) da margem esquerda e 1 cm da margem direita espaamento simples digitado acima da margem inferior sem aspas

OBS.: A Associao Brasileira de Normas Tcnicas (ABNT) no determina a disposio destes dados na folha. Esta distribuio deve ser definida pelo professor ou pela Instituio, para uniformizao de seus trabalhos acadmicos.

SUMRIO
O SUMRIO oferece ao leitor uma viso global do estudo realizado. Inclui todos os ttulos principais e suas subdivises, que recebem numerao prpria. Seus elementos devero ser devidamente alinhados entre si, sempre obedecendo margem esquerda. Digitado em negrito, a coluna de numerao dever ser sempre alinhada obedecendo margem direita. Os nmeros devero ser ligados ltima palavra dos respectivos ttulos por uma linha de pontos. O tamanho das letras, pontilhados e nmeros recebero tamanhos de letras distintos, conforme especificaes indicadas na Figura. No constam no sumrio: folha de rosto, folha de epgrafe, dedicatrias ou agradecimentos.

OBS.: A Associao Brasileira de Normas Tcnicas (ABNT) no determina a disposio destes dados na folha. Esta distribuio deve ser definida pelo professor ou pela Instituio, para uniformizao de seus trabalhos acadmicos.

TEXTO: INTRODUO
A INTRODUO a parte inicial do texto, abrindo o trabalho propriamente dito. A justificativa, por sua vez, deve descrever a relevncia do tema e o porqu de sua escolha, abordando as contribuies acadmicas e aplicadas. Para Salomon (2001), a defesa de projeto, a exposio de interesses envolvidos: os tericos, os pessoais e os da equipe de pesquisadores. Deve constar o tema tratado, justificativa, problema de pesquisa, objetivos e outros elementos necessrios para situar o tema do trabalho. No apresenta indicao numrica por se tratar de texto introdutrio ao trabalho. (NBR6024-89, p.2 e NBR 14724-01 p.4). OBS.: A Associao Brasileira de Normas Tcnicas (ABNT) no determina a disposio destes dados na folha. Esta distribuio deve ser definida pelo professor ou pela Instituio, para uniformizao de seus trabalhos acadmicos.

TEXTO: DESENVOLVIMENTO
O item DESENVOLVIMENTO agrega: Referencial Terico e Procedimentos Metodolgicos (em casos de pesquisa de campo, considerar - Resultados e Anlise de Dados). Cada um destes itens deve iniciar uma pgina. a parte principal do texto, que contm a exposio ordenada e pormenorizada do assunto. Independente do assunto abordado nos trabalhos acadmicos importante que os alunos sejam orientados para buscarem um referencial terico, definirem o procedimento metodolgico a ser desenvolvido no trabalho e que o mesmo tenha resultados. Estes resultados muitas vezes no advm de pesquisa de campo, mas de um levantamento bibliogrfico. Com base nestes itens, aprender a analisar os resultados, argumentando e dando encaminhamento para a concluso do trabalho.

Desenvolvimento do Texto
O corpo do trabalho onde o tema discutido pelo autor As hipteses a serem testadas devem ser claras e objetivas. Devem ser apresentados os objetivos do trabalho. A reviso de literatura deve resumir as obras j trabalhadas sobre o mesmo assunto. Deve-se mencionar a importncia do trabalho, justificando sua imperiosa necessidade de se realizar tal empreendimento. Deve ser bem explicada toda a metodologia adotada para se chegar s concluses. OBS.: A Associao Brasileira de Normas Tcnicas (ABNT) no determina a disposio destes dados na folha. Esta distribuio deve ser definida pelo professor ou pela Instituio, para uniformizao de seus trabalhos acadmicos.

TEXTO: CONCLUSO
A CONCLUSO a parte final do texto, na qual se apresentam concluses correspondentes aos objetivos do trabalho. o fecho do trabalho. Recapitulam-se sinteticamente os resultados do trabalho elaborado. As principais caractersticas de uma concluso so: essencialidade, brevidade e personalidade. Este o momento em que o autor do trabalho se posiciona, faz crtica, apresenta as suas contribuies e traz sua marca pessoal. Contribui com um novo conhecimento ou reformula conhecimentos existentes. (NBR 14724-01 p.4) OBS.: A Associao Brasileira de Normas Tcnicas (ABNT) no determina a disposio destes dados na folha. Esta distribuio deve ser definida pelo professor ou pela Instituio, para uniformizao de seus trabalhos acadmicos.

TEXTO: ANEXOS E APNDICES


ANEXOS OU APNDICES todo material suplementar de sustentao ao texto (itens do questionrio aplicado, roteiro de entrevista ou observao, uma lei discutida no corpo do texto etc). OBS.: A Associao Brasileira de Normas Tcnicas (ABNT) no determina a disposio destes dados na folha. Esta distribuio deve ser definida pelo professor ou pela Instituio, para uniformizao de seus trabalhos acadmicos.

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS
Trata-se da relao das obras consultadas e mencionadas no trabalho. Deve seguir a NBR 6023/agosto/2000.

Modelo de Referncias Bibliogrficas


Livros
ANTUNES, Maria Thereza P. Capital intelectual. So Paulo: Atlas, 2000. BERNARDES, Cyro; MARCONDES, Reynaldo C.. Teoria Geral da administrao. 3. ed.. So Paulo : Saraiva , 2002.

Dissertaes e Teses
VILA, Ricardo T. A presso pela reduo de preos nos novos produtos das autopeas e a inovao em automaes industriais. 2001, 198 p. Dissertao (Mestrado em Administrao de Empresas). Programa de Ps- Graduao em Administrao de Empresas, Universidade Presbiteriana Mackenzie. So Paulo. MOORI, Roberto G. Um modelo de procedimento para a avaliao da produtividade na administrao dos materiais. 1993. 152p. Tese (Doutorado em Engenharia). Escola Politcnica da Universidade de So Paulo.So Paulo.

Dicionrios
DINIZ, Maria Helena. Dicionrio jurdico. So Paulo: Saraiva, 1998.

Catlogos
UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE. Catlogo de dissertaes e teses: resumos, 1999. So Paulo, 2000. 218 p. HEWLETT-PACKARD. Test & measurement catalog 1998. Englewood: Hewlett-Packard Press, 1999. 668 p.

Congressos, Seminrios, Encontros


HANASHIRO,Darcy M. M; TEIXEIRA, Maria Luisa Mendes . Os papis desempenhados pelos profissionais de recursos humanos contribuem para a vantagem competitiva sustentvel? In: ENANPAD 2001. Campinas- So Paulo. Anais dos Resumos dos trabalhos. Hotel Royal, 2001. 312 p.

Peridicos
Revista Cientfica considerada no todo (coleo) REVISTA DE ADMINISTRAO MACKENZIE. So Paulo: Ed. Mackenzie, 2001 -. Semestral. ISSN 1518-6776

Artigos de revista Cientfica


NASSIF, Vnia M. J.; HANASHIRO, Darcy.M.M. A competitividade das universidade particulares luz de uma viso baseada em recursos. Revista de Administrao Mackenzie, So Paulo, ano 3, n.1, p.97-114, 2001. HU, Osvaldo R. T.; RAUNHEITTE, Lus Tadeu. M. Padro JPEG de compactao de imagens. Revista Mackenzie de Engenharia e Computao, So Paulo, v. 1, n. 1, p. 139- 152, jul./dez. 2000.

Artigo de Jornal
FONSECA, Roberto. Gabinete paga campanha de vereador. Jornal da Tarde, So Paulo, 9 maio 2001. Cidade, Caderno A, p.12. Parte de livros e artigos ROMANO, Giovanni. Imagens da juventude na era moderna. In: LEVI, G. ; SCHIMIDT, J. (Org.). Histria dos jovens 2. So Paulo: Companhia das Letras, 1996. P.7-16. Artigo e matria de Revistas e Boletins AS 500 maiores empresas do Brasil. Conjuntura Econmica, Rio de Janeiro, v. 38, n.9, set. 1984. Edio especial.

Parte de Revistas e Boletins


DINHEIRO: revista semanal de negcios. So Paulo: Ed. Trs, n. 148, 28 jun. 2000. 98p. 18 Artigo de reportagem e resenhas LEAL, L. N. MP fiscaliza com autonomia total. Jornal do Brasil, Rio de Janeiro, p.3, 25 abr. 1999.

Legislao
BRASIL. Constituio (1988). Emenda constitucional n 9, de 9 de novembro de 1995. Lex: legislao federal e marginalia, So Paulo, v.59, p.1966, out./dez. 1995.

Jurisprudncia
BRASIL. Supremo Tribunal Federal. Smula n14. In: ______. Smulas. So Paulo: Associao dos Advogados do Brasil, 1994. P.16.

Cdigo
BRASIL. Cdigo civil. Coordenao de Maurcio Antonio Ribeiro Lopes. 6. Ed. So Paulo: Editora Revista dos Tribunais, 2001.

Decreto
BRASIL.Decreto n.3.704, de 27 de dezembro de 2000. Altera a Nomenclatura Comum do MERCOSUL (NCM) e as alquotas do imposto de importao dos produtos que menciona, e d outras providncias. LEX Coletnea de Legislao e Jurisprudncia: Legislao Federal e Marginalia. So Paulo, v. 65, 2001.

Mapa
Sistema cartogrfico metropolitano da Grande So Paulo: levantamento aerofotogramtrico: Consolao. So Paulo: Emplasa, [1972?]. 1 mapa, 64 x 84 cm. Escala 1:2000. Projeo transversa de Mercator, Meridiano Central 45

Microficha
MARTENE, Edmond. Veterum scriptorum et monumentorum historicorum. [S.l: s.n.], [1729?]. v. 6. Microficha. MORSAN, George Campell. Gods last word to man: studies in hebrews. London, Morsan & Scott, Ltda.. [1992-1996?]. Microficha.

Meios Eletrnicos
Banco de Dados
PROQUEST: banco de dados. Disponvel em : . Acesso em: 03 abr. 2001.

Lista de Discusso
BIBLIOTECAS Universitrias. Lista mantida pela FEBAB, Brasil. Disponvel em: BIBUNIVERSITARIAS@E-GROUPS.COM. Acesso em 03 abr.2001.

Home Page Institucional


DIRETRIO Acadmico Eugnio Gudin (DAEG). Desenvolvido pelo Diretrio Acadmico da Faculdade de Cincias Econmicas, Contbeis e Administrativas da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Apresenta informaes acadmicas dos cursos da universidade. Disponvel em: . Acesso em: 03 abr. 2001.

Arquivo em Disquete
PETROBRS. Informe Tcnico. Rio de Janeiro, ago.1999.1 disquete, 31/2. Windows 98. E-mail ASCOLI, Raymond. Base de dados FIS. Mensagem recebida por biblio.fceca@mackenzie.br em 08 mar.2001.

Artigo de Revista em Meio Eletrnico


NELIO. Brazil reforms cut planning opportunities. International Tax Review, London, Nov.1999. Disponvel em: Acesso em : 9 maio 2001.

Livros/Monografias no todo
KOOGAN, Andr; HOUAISS, Antonio (Ed.). Enciclopdio e dicionrio digital 98. Direo geral de Andr Koogan Breikman. So Paulo: Delta: Estado, 1998. 5CD-ROM.

Partes de Livros/Monografias
SO PAULO (Estado). Secretaria do Meio Ambiente. Tratados e organizaes ambientais em matria de meio ambiente. In: ________. Entendendo o meio ambiente. So Paulo, 1999. V. 1. Disponvel em: http://www.bdt.org.br/sma/entendendo/atual.htm. Acesso em:8 mar. 1999.

Consultas Online
ALVES, Castro. Navio Negreiro. [S.I.]: Virtual Books, 2000. Disponvel em: http://www.terra.com.br/virtualbooks/freebook/port/Lport2/navionegreiro.htm . Acesso em: 10 jan.2002, 16:30:30

Revista e Boletim
SILVA, M. M. L. Crimes da era digital..Net, Rio de Janeiro, nov.1998. Seco Ponto de Vista. Disponvel em: http://www.brazilnet.com.br/contexts/brasilrevistas.htm. Acesso em: 28 nov.1998.

Artigo e matria de jornal


SILVA, Ives Gandra da. Pena de morte para o nascituro.O Estado de So Paulo, So Paulo, 19 set. 1998. Disponvel em: http:///www.providafalia.org/pena_morte_nascituro.htm. Acesso em: 19 set.1998.

Trabalho apresentado em evento em meio eletrnico


GUNCHO, M. R. A educao distncia e a biblioteca universitria. In: SEMINRIO DE BIBLIOTECAS UNIVERSITRIAS, 10., 1998, Fortaleza. Anais...Fortaleza: Tec Treina, 1998. 1 CD-ROM.

Documento cartogrfico
PERCENTAGEM de imigrantes em So Paulo, 1920. 1 mapa, color. Escala indeterminvel. Neo Interativa, Rio de Janeiro, n.2, inverno 1994. 1 CD-ROM. OBS.: A Associao Brasileira de Normas Tcnicas (ABNT) no determina a disposio destes dados na folha. Esta distribuio deve ser definida pelo professor ou pela Instituio, para uniformizao de seus trabalhos acadmicos.

GLOSSRIO
Palavras Utilizadas em Pesquisas
Agradecimento: a manifestao de gratido do autor da pesquisa s pessoas que colaboraram no seu trabalho. Deve ter a caracterstica de ser curto e objetivo. Amostra: uma parcela significativa do universo pesquisado ou de coleta de dados. Anlise: o trabalho de avaliao dos dados recolhidos. Sem ela no h relatrio de pesquisa. Anexo: uma parte opcional de um relatrio de pesquisa. Nele deve constar o material que contribui para melhor esclarecer o texto do relatrio de pesquisa. Apndice: O mesmo que Anexo. Bibliografia: a lista de obras utilizadas ou sugeridas pelo autor do trabalho de pesquisa. Capa: Serve para proteger o trabalho e dela deve constar o nome do autor, o ttulo do trabalho e a instituio onde a pesquisa foi realizada. Captulo: uma das partes da diviso do relatrio de pesquisa. Lembrando que o primeiro captulo ser a Introduo e o ltimo as Concluses do autor. Entre eles o texto da pesquisa. Cincia: um conjunto organizado de conhecimentos relativos a um determinado objeto conquistados atravs de mtodos prprios de coleta de informao. Citao: quando se transcreve ou se refere o que um outro autor escreveu. Coleta de Dados: a fase da pesquisa em que se renem dados atravs de tcnicas especficas. Concluso: a parte final do trabalho onde o autor se coloca com liberdade cientfica, avaliando os resultados obtidos, propondo solues e aplicaes prticas. Conhecimento Cientfico: o conhecimento racional, sistemtico, exato e verificvel da realidade. Sua origem est nos procedimentos de verificao baseados na metodologia cientfica. Podemos ento dizer que o Conhecimento Cientfico: " racional e objetivo. Atm-se aos fatos. Transcende aos fatos. analtico. Requer exatido e clareza. comunicvel. verificvel. Depende de investigao metdica. Busca e aplica leis. explicativo. Pode fazer predies. aberto. til" (Galliano, 1979: 24-30). Conhecimento Emprico (ou conhecimento vulgar): o conhecimento obtido ao acaso, aps inmeras tentativas, ou seja, o conhecimento adquirido atravs de aes no planejadas. Conhecimento Filosfico: fruto do raciocnio e da reflexo humana. o conhecimento especulativo sobre fenmenos, gerando conceitos subjetivos. Busca dar sentido aos fenmenos gerais do universo, ultrapassando os limites formais da cincia. Conhecimento Teolgico: Conhecimento revelado pela f divina ou crena religiosa. No pode, por sua origem, ser confirmado ou negado. Depende da formao moral e das crenas de cada indivduo. Corpo do Texto: o desenvolvimento do tema pesquisado, dividido em partes, captulos ou itens, excluindo-se a Introduo e a Concluso. Dedicatria: Parte opcional que abre o trabalho homenageando afetivamente algum indivduo, grupos de pessoas ou outras instncias. Entrevista: um instrumento de pesquisa utilizado na fase de coleta de dados. Experimento: Situao provocada com o objetivo de observar a reao de determinado fenmeno. Fichamento: So as anotaes de coletas de dados registradas em fichas para posterior consulta.

Folha de Rosto: a folha seguinte a capa e deve conter as mesmas informaes contidas na Capa e as informaes essenciais da origem do trabalho. Glossrio: So as palavras de uso restrito ao trabalho de pesquisa ou pouco conhecidas pelo virtual leitor, acompanhadas de definio. Grfico: a representao grfica das escalas quantitativas recolhidas durante o trabalho de pesquisa. Hiptese: a suposio de uma resposta para o problema formulado em relao ao tema. A Hiptese pode ser confirmada ou negada. ndice (ou ndice Remissivo): uma lista que pode ser de assuntos, de nomes de pessoas citadas, com a indicao da(s) pgina(s) no texto onde aparecem. Alguns autores referem-se a ndice como o mesmo que Sumrio e ndice como ndice Remissivo. Instrumento de Pesquisa: Material utilizado pelo pesquisador para colher dados para a pesquisa. Introduo: o primeiro captulo de um relatrio de pesquisa, onde o pesquisador ir apresentar, em linhas gerais, o que o leitor encontrar no corpo do texto. Por isso, apesar do nome Introduo, a ltima parte a ser escrita pelo autor. Mtodo: A palavra mtodo deriva do grego e quer dizer caminho. Mtodo ento, no nosso caso, a ordenao de um conjunto de etapas a serem cumprias no estudo de uma cincia, na busca de uma verdade ou para se chegar a um determinado fim. Metodologia: "Methodo" significa caminho; "logia" significa estudo. o estudo dos caminhos a serem seguidos para se fazer cincia. Monografia: um estudo cientfico, com tratamento escrito individual, de um tema bem determinado e limitado, que venha contribuir com relevncia ; cincia. Pesquisa: a ao metdica para se buscar uma resposta; busca; investigao. Problema: o marco referencial inicial de uma pesquisa. a dvida inicial que lana o pesquisador ao seu trabalho de pesquisa. Resenha: uma descrio minuciosa de um livro, de um captulo de um livro ou de parte deste livro, de um artigo, de uma apostila ou qualquer outro documento. Tcnica: a forma mais segura e gil para se cumprir algum tipo de atividade, utilizando-se de um instrumental apropriado. Teoria: " um conjunto de princpios e definies que servem para dar organizao lgica a aspectos selecionados da realidade emprica. As proposies de uma teoria so consideradas leis se j foram suficientemente comprovadas e hipteses se constituem ainda problema de investigao" (Goldenberg, 1998: 106-107) Tpico: a subdiviso do assunto ou do tema. Universo: o conjunto de fenmenos a serem trabalhados, definido como critrio global da pesquisa.

PALAVRAS OU EXPRESSES LATINAS UTILIZADAS EM PESQUISA


apud: Significa "citado por". Nas citaes utilizada para informar que o que foi transcrito de uma obra de um determinado autor na verdade pertence a um outro. Ex.: (Napoleo apud Loi) ou seja, Napoleo "citado por" Loi et al. (et alli): Significa "e outros". Utilizado quando a obra foi executada por muitos autores. Ex.: Numa obra escrita por Helena Schirm, Maria Ceclia Rubinger de Ottoni e Rosana Velloso Montanari escreve-se: SCHIRM, Helena et al. ibid ou ibdem: Significa "na mesma obra". idem ou id: Significa "igual a anterior". in: Significa "em". ipsis litteris: Significa "pelas mesmas letras", "literalmente". Utiliza-se para expressar que o texto foi transcrito com fidelidade, mesmo que possa parecer estranho ou esteja reconhecidamente escrita com erros de linguagem. ipsis verbis: Significa "pelas mesmas palavras", "textualmente". Utiliza-se da mesma forma que ipsis litteris ou sic. opus citatum ou op.cit.: Significa "obra citada"

passim: Significa "aqui e ali". utilizada quando a citao se repete em mais de um trecho da obra. sic: Significa "assim". Utiliza-se da mesma forma que ipsis litteris ou ipsis verbis. supra: Significa "acima", referindo-se a nota imediatamente anterior. OBS.: A Associao Brasileira de Normas Tcnicas (ABNT) no determina a disposio destes dados na folha. Esta distribuio deve ser definida pelo professor ou pela Instituio, para uniformizao de seus trabalhos acadmicos.

CONTRA - CAPA
Serve para proteger a ltima folha do trabalho, opcional e permanece em branco.
OBS.: A Associao Brasileira de Normas Tcnicas (ABNT) no determina a disposio destes dados na folha. Esta distribuio deve ser definida pelo professor ou pela Instituio, para uniformizao de seus trabalhos acadmicos.

NORMAS ABNT
Digitao do Documento
Os trabalhos devem ser apresentados de modo legvel, atravs de documento digitado em espao dum e meio (1,5) (exceto as referncias bibliogrficas, que devem ter espao um (1), ocupando apenas o anverso da pgina. Recomenda-se a utilizao da fonte arial ou times new roman, tamanho 12. Tipos itlicos so usados para nomes cientficos e expresses estrangeiras.

Alinhamento do Documento
Para efeito de alinhamento, no devem ser usados barras, travesses, hfens, asteriscos e outros sinais grficos na margem lateral direita do texto, que no deve apresentar salincias e reentrncias.

Impresso do Documento
A impresso deve ser feita exclusivamente em papel branco formato A4, de boa qualidade, que permita a impresso e leitura.

Margens do Documento
As margens devem permitir encadernao e reproduo corretas. Margem esquerda: 3.0 cm Margem direita : 2.0 cm Margem superior : 3.0 cm Margem inferior : 2.0 cm

Numerao das Pginas do Documento


As pginas devem ser numeradas sequencialmente a partir da Introduo, em algarismos arbicos, no canto superior direito, sem traos, pontos ou parnteses. A numerao das pginas preliminares (a partir da pgina de rosto at a ltima folha antes do texto) opcional. Caso sejam numeradas, utilizar algarismos romanos representados por letras minsculas (i, ii, iii, iv, etc.). Em se fazendo tal opo, a pgina de rosto (pgina i), no deve ser numerada, iniciando-se a numerao na pgina seguinte (pgina ii). Havendo anexos, suas pginas devem ser numeradas de maneira contnua e sua paginao deve dar seguimento a do texto principal.

ESTRUTURA
A estrutura do trabalho cientfico deve apresentar as seguintes etapas:
Capa Errata Pgina de Rosto Ficha Catalogrfica (verso da pgina de rosto) Epgrafe (opcional) Dedicatria (opcional) Agradecimentos (opcional) Sumrio Listas de Ilustraes (figuras, tabelas e quadros) Lista de Smbolos e Abreviaturas Resumo em Portugus (de acordo com a Norma ABNT/NBR-6028) Texto (introduo, desenvolvimento e concluso) Para trabalhos de peso acadmico (dissertaes de mestrado e teses de doutorado) ou para alguns tipos de projetos: introduo, reviso de literatura, material e mtodo, resultados, discusso dos resultados e concluso)

Abstract (resumo em ingls) opcional para alguns tipos de trabalho Anexos e Apndices Glossrio (opcional) Referncias bibliogrficas (de acordo com a Norma ABNT/NBR-6023) No caso de haver algum documento a ser referenciado, que a Norma no contemple, sero necessrias adaptaes que o profissional bibliotecrio de sua Unidade ou da Biblioteca Central poder vir a orientar. Bibliografia (opcional) ndice (opcional)

Capa
Deve constar autoria, ttulo do trabalho, local e data, dispostos a critrio do autor. A incluso de outros elementos opcional.

Autor Ttulo Local Data


FIGURA 1 - Capa

Errata
Lista de erros de natureza tipogrfica ou no com as devidas correes, indicando-se as pginas e/ou linhas em que aparecem. Impressa quase sempre em retalho de papel avulso ou encartado, acrescido ao volume depois de impresso.

ERRATA
Onde se l Leia-se Pgina Pargrafo Linha Material de referncia concluso 132 1 3 Pretextuais pr-textuais 156 2 1 FIGURA 2 - Errata

Pgina de Rosto
Elementos necessrios para identificao do documento, ou seja:
nome completo do autor; ttulo do trabalho e subttulo quando houver, separado do ttulo por dois pontos (quando for explicativo) ou ponto e vrgula (quando se tratar de subttulo complementar); nome da instituio e departamento; indicao da disciplina ou rea de concentrao (dissertaes de mestrado, teses de doutorado ou livre docncia, etc.); nome do orientador (monografias, dissertaes e teses); local e data.

Logotipo da universidade Autor Ttulo


Trabalho referente a disciplina

de___________ do_____ perodo do Curso de___________da "sua universidade" Orientado professor(a)______________ Realizado pelo(s) aluno(s)___________

Local

Data

FIGURA 3 - Pgina de rosto

Ficha Catalogrfica
Localizada no verso da pgina de rosto e na parte inferior da mesma. Dever ser elaborada pelo profissional bibliotecrio de sua Unidade ou da Biblioteca Central, objetivando a padronizao das entradas de autor, orientador e definio dos cabealhos de assunto partir de ndices de assuntos reconhecidos internacionalmente. FICHA CATAL0GRFICA ELABORADA PELA BIBLIOTECA DA REA DE ENGENHARIA - BAE - UNICAMP Velsquez Alegre, Delia Perla Patricia V541t Tcnicas bsicas para interaes 3D atravs do mouse. / Delia Perla Patricia Velsquez Alegre.-Campinas, SP: [s.n.], 1997. Orientadora: Wu Shin-Ting Dissertao (mestrado) - Pontifcia Universidade Catlica do Paran Curitiba, Universidade de Engenharia Eltrica e de Computao. 1. Interao homem-mquina. 2. Interfaces grficas de usurio (Sistema de computador). I. Wu Shin-Ting. II. Universidade Estadual de Campinas. Faculdade de Engenharia Eltrica e de Computao. III. Ttulo.

FIGURA 4 - Ficha catalogrfica

Folha de Aprovao
Deve conter data de aprovao, nome completo e local para assinatura dos membros da banca examinadora. Outros dados como notas, pareceres, etc., podem der includos nesta pgina a critrio da instituio. Formaram parte da Banca:

Maria Cristina Ferreira de Oliveira

ICMSC - Instituto de Cincias Matemticas de So Carlos - USP

Lo Pini Magalhes Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP Wu Shin-Ting Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP

FIGURA 5 - Folha de aprovao

Epgrafe (opcional)
Esta pgina opcional, tendo uma citao de um pensamento que, de certa forma, embasou ou inspirou o trabalho. Pode ocorrer, tambm, no incio de cada captulo ou partes principais. "A luta contra o erro tipogrfico tem algo de homrico. Durante a reviso os erros se escondem, fazem-se positivamente invisveis. Mas assim que o livro sai, tornam-se visibilssimos..." (Monteiro Lobato) FIGURA 6 - Epgrafe

Dedicatria (opcional)
Pgina opcional, tendo um texto, geralmente curto, no qual o autor presta alguma homenagem ou dedica o seu trabalho a algum.

A todos os mdicos veterinrios que trabalham no meio rural, desenvolvendo a pecuria e aumentando sobremaneira a produo de alimentos. FIGURA 7 - Dedicatria

Agradecimentos (opcional)
Pgina opcional, podendo ser includas aqui referncias a Instituies ou pessoas que subvencionaram o trabalho. Este trabalho para Susana, Rachel, Vera Lcia e Albertina que colaboraram com a realizao deste, incentivando-me. FIGURA 8 - Agradecimentos

Sumrio
Consiste na enumerao dos captulos do trabalho, na ordem em que aparecem no texto, com a pgina inicial de cada captulo. Deve ser elaborado de acordo com a Norma ABNT/NBR-6027. Os captulos devem ser numerados em algarismos arbicos, a partir da Introduo at as Referncias Bibliogrficas. Havendo subdiviso nos captulos, deve ser adotada a numerao progressiva, sempre em nmero arbico, de acordo com a Norma ABNT/NBR-6024. No deve ser usado algarismo romano, nem letra. SUMRIO LISTA DE FIGURAS ............................................. ii RESUMO ................................................................ iv 1 INTRODUO ................................................... 5 2 REVISO DE LITERATURA............................. 7 3 MATERIAL E MTODO.................................... 8 3.1 Material ............................................................. 8 4 RESULTADOS ................................................... 9 4.1 Psicolgicos ...................................................... 10 4.2 Pedaggicos ...................................................... 11 5 DISCUSSO ....................................................... 12 6 CONCLUSES ................................................... 12

7 ANEXOS E APNDICES .................................. 13 8 REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS ................ 15 FIGURA 9 - Sumrio

Listas
Rol de elementos ilustrativos ou explicativos. Dependendo das caractersticas do documento podem ser includas as seguintes listas: lista de ilustraes - relao de tabelas, grficos, frmulas, lminas, figuras (desenhos, gravuras, mapas, fotografias), na mesma ordem em que so citadas no texto, com indicao da pgina onde esto localizadas; lista de abreviaturas e siglas - relao alfabtica das abreviaturas e siglas utilizadas no texto, seguidas das palavras a que correspondem, escritas por extenso; lista de notaes - relao de sinais convencionados, utilizados no texto, seguidos dos respectivos significados.

Item a:
LISTA DE FIGURAS 1 Curvatura do movimento ...................................... 5 2 Vistas ortogonais .................................................. 6 3 Correspondncia entre movimentos ..................... 7 4 Representaes grficas ........................................ 7 5 O cursor tridimensional ......................................... 8 6 O cursor skitter e os jacks ..................................... 10 7 Controladores virtuais ........................................... 11 8 Manipulao direta ................................................ 12 Item b: Ibidem ou Ibid. - na mesma obra Idem ou Id. - do mesmo autor Op. cit - na obra citada Loc. cit - no lugar citado Et seq. - seguinte ou que se segue Passim - aqui e ali; em vrios trechos ou passagens Cf. - confira

Resumo em Portugus
Deve ser precedido de referncia bibliogrfica do autor e elaborado de acordo com a Norma ABNT/NBR-6028. Redigido pelo prprio autor do trabalho, o resumo deve ser a sntese dos pontos relevantes do texto, em linguagem clara, concisa e direta. Deve ressaltar o objetivo, o resultado e as concluses do trabalho, assim como o mtodo e a tcnica empregada em sua elaborao. O resumo redigido na lngua original do trabalho precede o texto, porm a traduo para o ingls "Abstract" deve ser inserido logo aps o texto, antes da lista de referncias bibliogrficas.

ALMEIDA, E. L. Reconstruo do esfago cervical de ces. [Cervical esophagus reconstruction in dogs]. So Paulo, 1996. 71 p. Tese (Doutorado em Medicina Veterinria) - Departamento de Cirurgia, Faculdade de Medicina Veterinria e Zootecnia, Universidade de So Paulo. TEXTO DO RESUMO

FIGURA 10 - Resumo em portugus

Texto
Como todos os trabalhos cientficos, a organizao do texto deve obedecer a uma sequncia, ou seja, Introduo, Desenvolvimento e Concluso, dividindo-se em captulos conforme a natureza do assunto. Utiliza-se comumente a seguinte estrutura :

Introduo
Nesta primeira parte do texto o autor deve incluir:
apresentao geral do assunto do trabalho; definio sucinta e objetivo do tema abordado; justificativa sobre a escolha do tema e mtodos empregados; delimitao precisa das fronteiras da pesquisa em relao ao campo e perodos abrangidos; esclarecimentos sobre o ponto de vista sob o qual o assunto ser tratado; relacionamento do trabalho com outros da mesma rea; objetivos e finalidades da pesquisa, com especificao dos aspectos que sero ou no abordados; a proposio poder ser apresentada em captulo parte.

Reviso de Literatura
a apresentao do histrico e evoluo cientfica do aspecto do trabalho, atravs da citao e de comentrios sobre a literatura considerada relevante e que serviu de base investigao. Todos os autores citados na reviso de literatura ou em qualquer das partes do trabalho devero constar da listagem final das Referncias Bibliogrficas.

Material e Mtodo
a descrio precisa dos mtodos, materiais e equipamentos utilizados, de modo a permitir a repetio dos ensaios por outros pesquisadores. Tcnicas e equipamentos novos devem ser descritos com detalhes; entretanto, se os mtodos empregados j forem conhecidos, ser suficiente a citao de seu autor. A especificao e origem do material utilizado poder ser feita no prprio texto ou em nota de rodap. Os testes estatsticos empregados e o nvel de significncia adotado tambm devem ser referidos neste captulo.

Resultados
a apresentao, em ordem lgica, dos resultados obtidos, sem interpretaes pessoais. Podem ser acompanhados por grficos, tabelas, mapas e figuras.

Discusso

Neste captulo, os resultados da pesquisa so analisados e comparados com os j existentes sobre o assunto na literatura citada. So discutidas suas possveis implicaes, significados e razes para concordncia ou discordncia com outros autores. A discusso deve fornecer elementos para as concluses.

Concluses
Devem ser fundamentadas nos resultados e na discusso, contendo dedues lgicas e correspondentes, em nmero igual ou superior aos objetivos propostos. Refere-se introduo, fechando-se sobre o incio do trabalho.

Abstract (Resumo em ingls)


Opcional para alguns tipos de trabalho. A traduo do resumo para o ingls "Abstract" deve ser inserido logo aps o texto e precedido de referncia bibliogrfica do autor. Como exemplo ver item 2.11, tendo como ressalva na referncia bibliogrfica a inverso do ttulo, ou seja, citar primeiramente o ttulo em ingls e, posteriormente, entre colchetes, o ttulo em portugus.

Anexos e Apndices
Anexos so partes integrantes do texto, mas destacados deste para evitar descontinuidade na sequncia lgica das idias. Constituem suportes elucidativos e ilustrativos para a compreenso do texto. Apndices constituem suportes elucidativos e ilustrativos, porm no essenciais compreenso do texto. Quando existe a necessidade, no trabalho, de vrios anexos ou apndices, cada um deles deve ter no alto da pgina a indicao em letras maisculas , seguido do nmero correspondente em algarismo arbico. No texto devem ser citados entre parnteses. Alto da pgina - ANEXO 3 ou APNDICE 3 No texto - (ANEXO 3) ou (APNDICE 3)

Glossrio (opcional)
Lista de palavras pouco conhecidas, de sentido obscuro ou de uso muito restrito, acompanhadas de definio. GLOSSRIO AUTOR - Pessoa a quem cabe a responsabilidade principal pela criao do contedo intelectual ou artstico de uma obra. CITAO - Meno de uma informao obtida em outra fonte. NOTAS DE RODAP - Anotaes colocadas ao p da pgina, com a finalidade de transmitir informaes que no foram includas no texto. RESENHA - Sntese ou comentrio sobre uma obra cientfica, literria, etc. Pode limitar-se a uma exposio objetiva do texto resenhado ou tecer comentrios teis e interpretativos. Em geral realizada por um especialista que domina o assunto. RESUMO - Apresentao concisa dos pontos relevantes de um texto. FIGURA 11 - Glossrio.

Referncias Bibliogrficas
So o conjunto de elementos que permitem a identificao, no todo ou em parte, de documentos impressos ou registrados em diversos tipos de materiais. As referncias bibliogrficas so apresentadas em forma de listagem de acordo com um sistema de chamada adotado (ver item 3.2). Para a elaborao das referncias bibliogrficas utilizar a norma ABNT/NBR 6023.

ndice (opcional)

Lista de entradas ordenadas, segundo determinado critrio, que localiza e remete para as informaes contidas no texto. O ndice deve ser elaborado de acordo com a norma ABNT/NBR 6034.

O arranjo do ndice pode ser classificado em:


a. alfabtico - quando as entradas so ordenadas alfabeticamente; b. sistemtico - quando as entradas so ordenadas de acordo com um sistema de classificao de assunto; c. cronolgico - quando as entradas so ordenadas cronologicamente. NDICE DE AUTORES ABATH, Rachel Joffily, 357 ALMEIDA, Ida Muniz de, 65 ALMEIDA, Marina dos Santos, 27 ALVES, Marlia Amaral Mendes, 149 BANDEIRA, Suelena Pinto, 65 BLANK, Veleida Ana, 399 BORGES, Stella Maris, 167 CABRAL, Anna Maria Rezende, 553 CARIB, Eliane e Rita NDICE SISTEMTICO MONTAGEM Ver Arte-final MONTAGEM DO LIVRO processo de, 596-598 MORAIS, Rubens Borba de, 27, 31 NEOLOGISMO uso do, 73-74 NORMALIZAO Abreviaturas, 94

FIGURA 12 - ndice de autores. FIGURA 13 - ndice sistemtico.

ORIENTAES TCNICAS
Apresentao de informao no texto

Citao
a meno no texto de uma informao colhida de outra fonte. Pode ser direta, indireta e citao de citao.

Citao Direta
a cpia exata ou transcrio literal de outro texto (leis, decretos, regulamentos, frmulas cientficas, palavras ou trechos de outro autor). O tamanho de uma citao determina sua localizao no texto da seguinte forma: a. at trs linhas deve ser incorporada ao pargrafo, entre aspas duplas. De acordo com as concluses de SINHORINI (1983), "O BCG induz formao de leso granulomatosa, quer na ausncia, quer na presena da hipersensibilidade especfica detectada pelo PPD"

b. citao mais longa deve figurar abaixo do texto, em bloco recuado das margens laterais. Valendo-se de vrias hipteses, SINHORINI (1983) constata que "...o granuloma tuberculoso constitudo por dois sistemas independentes: o macrofgico que controlaria tanto o escape

do antgeno da leso, quanto o crescimento bacteriano na mesma, e o imunocompetente, representado pela hipersensibilidade e expresso morfologicamente pelo halo de clulas jovens...". Observao: A indicao da fonte entre parnteses pode suceder a citao, para evitar interrupo na sequncia do texto.

Aps esse primeiro isolamento, na Inglaterra, vrios casos tm sido descritos em pases como Canad, Noruega, Holanda, Dinamarca e Finlndia (GLAZEBROOK et al, 1973, JONES, 1981).

Citao Indireta
a expresso da idia contida na fonte citada, sem transcrio, dispensando o uso de aspas duplas.

A hipertermia em bovinos Jersey foi constatada quando a temperatura ambiente alcanava 29.5 C (RIECK & LEE, 1948). Pode-se simplificar a citao, mencionando-se apenas o nmero recebido pelo documento na listagem bibliogrfica. Esse procedimento pressupe que a listagem bibliogrfica j possua numerao definitiva, uma vez que inseres posteriores exigem mudana em toda a numerao.

CAMPOS (15) destacou, em estudo sobre o atendimento aos menores em So Paulo, que as creches comunitrias expressam uma relao diferente dos orfanatos...

Citao de Citao
a menso de um documento ao qual no se teve acesso. Pode ser citado na lista final de referncias bibliogrficas ou em nota de rodap, sendo obrigatria a indicao da pgina de onde foi extrada a informao. Esse tipo de citao s deve ser utilizado nos casos em que realmente o documento original no pode ser recuperado (documento muito antigo, dados insuficientes para a localizao do material, etc.). No texto deve ser indicado o sobrenome do(s) autor(es) do documento no consultado, seguido da data e da expresso apud e do sobrenome do(s) autor(es) da referncia fonte. . MUELLER (1858) apud REIS, NOBREGA (1956) chegou s mesmas concluses...

ou
. (MUELLER, 1858 apud REIS, NOBREGA, 1956) As entidades coletivas podem ser citadas pelas respectivas siglas, desde que na primeira vez em que forem mencionadas apaream por extenso.

World Health Organization - WHO (1985) O documento original no consultado tambm pode ser citado em nota de rodap.

MARINHO1 , apud MARCONI & LAKATOS (1982), apresenta a formulao do problema como uma fase de pesquisa, que, sendo bem delimitado, simplifica e facilita a maneira de conduzir a investigao. __________________________ 1MARINHO, Pedro. A pesquisa em cincias humanas. Petrpolis : Vozes, 1980. Na listagem bibliogrfica deve-se incluir os dados completos do documento efetivamente consultado. Observao: Quando no se usa a nota de rodap, devem-se incluir duas entradas na listagem bibliogrfica: uma relacionando o documento no consultado seguido da expresso "apud" e os dados do documento efetivamente consultado; outra entrada ser feita relacionando apenas os dados da fonte consultada.

Citao de Informaes
Quando obtidas atravs de canais informais, como comunicaes pessoais, anotaes de aulas, eventos no impressos (conferncias, palestras, seminrios, congressos, simpsios, etc.) devem ser mencionadas em nota de rodap. SILVA (1983) afirma que o calor se constitui... FUKUSHIMA, HAGIWARA (1979) realizaram o estudo do proteinograma... ____________________________ SILVA, H.M. Comunicao pessoal. Belo Horizonte : Escola de Veterinria da Universidade Federal de Minas Gerais, 1983. FUKUSHIMA, R.S., HAGIWARA, M.K. Eletroforese em acetato de celulose das protenas sricas de ces com ascite. (Apresentado Conferncia Anual da Sociedade Paulista de Medicina Veterinria, 34. So Paulo, 1979).

Documentos Annimos, Documentos Considerados no Todo, ou de Autoria Coletiva


Documentos cuja entrada no texto pelo ttulo (obras annimas, eventos considerados no todo, etc.) a citao deve ser feita com as primeiras palavras deste ttulo, na forma em que se apresentam na lista de referncias bibliogrficas. Se o ttulo for muito longo, ou tiver subttulo, devem ser usadas reticncias. Ttulo - De acordo com a ENCICLOPDIA de Tecnologia... (1972). Entidades - Conforme os dados do ANURIO ESTATSTICO DO BRASIL (1973), o nmero de brasileiros cursando o segundo grau no alcanou os ndices esperados. OU (ANURIO ESTATSTICO DO BRASIL, 1973) c) Evento - No SIMPSIO INTERNACIONAL SOBRE INSTALAES HIDRULICAS... (1990).

Trabalhos no Publicados
Trabalhos no publicados e em fase de elaborao devem ser mencionados apenas em nota de rodap. FIGUEIRA (1977)* estudando a ao dos universitrios... _________________________________ *FIGUEIRA, Marcelo Lima. Populao regional. So Paulo : Faculdade de Educao - Unicamp, 1977. b. Trabalhos comprovadamente em fase de impresso devem ser mencionados na lista final de referncias bibliogrficas, com a informao (No prelo) precedendo o ttulo do peridico, volume, nmero e ano.

Apresentao de Autores no Texto


Deve obedecer os seguintes critrios:
a. Um autor Indicao do SOBRENOME do autor em maisculas, seguido da data. HAFEZ (1973) aconselha a medicao D. OU Em pesquisa anterior (HAFEZ, 1973) aconselha a medicao D. b. Dois autores Indicao dos dois autores unidos por "&", acrescidos da data.

RIECK & LEE (1948) ou (RIECK & LEE, 1948) c. Trs ou mais autores Indicao do primeiro autor, seguido da expresso et al. acrescido da data.

JARDIM et al. (1965) ou (JARDIM et al., 1965) d. Na citao de vrios trabalhos de diferentes autores, mencionam-se todos os autores, separados pelas notaes do sistema de chamada adotado (ver item 3.2). A citao de vrios autores poder obedecer a ordem alfabtica ou cronolgica, quando citados em bloco no texto. A opo por qualquer dos critrios dever ser seguida uniformemente, em toda a matria.

ORDEM ALFABTICA
ATANASIU (1967), KING (1965), LIRONS (1955), THOMAS (1973) Ou (ATANASIU, 1967, KING, 1965, LIRONS, 1955, THOMAS, 1973)

ORDEM CRONOLGICA
LIRONS (1955), KING (1965), ATANASIU (1967), THOMAS (1973) Ou (LIRONS, 1955, KING, 1965, ATANASIU, 1967, THOMAS, 1973)

Sistema de Chamada para Apresentao de Citaes no Texto


O mtodo escolhido para a identificao das citaes deve ser observado ao longo de todo o trabalho. Os sistemas podem ser:

Sistema alfabtico (autor-data)


As citaes devem ser indicadas pelo SOBRENOME do autor, seguido da data de publicao do trabalho. A lista final de referncias bibliogrficas deve ter arranjo alfabtico.

LUCCI et al (1976) constata que a ingesto de alimentos... As citaes de diversos documentos de um mesmo autor, publicados em um mesmo ano, so distinguidas pelo acrscimo de letras minsculas do alfabeto aps a data, e sem espacejamento. a) CARRARO (1973a) ou (CARRARO, 1973a) CARRARO (1973b) ou (CARRARO, 1973b)b) VOLKMAN & GOWANS (1965a) ou (VOLKMAN & GOWANS, 1965a) VOLKMAN & GOWANS (1965b) ou (VOLKMAN & GOWANS, 1965b) Quando houver coincidncias de autores com o mesmo sobrenome e data, acrescentar as iniciais de seus prenomes.

a) BARBOSA, N. (1958) ou (BARBOSA, N., 1958) b) BARBOSA, R. (1958) ou (BARBOSA, R., 1958)

Sistema numrico
As citaes dos documentos devem ser indicadas por chamadas numricas colocadas meia entrelinha acima do texto. O nome do autor pode, em alguns casos, no ser mencionado. citada apenas a idia ou pensamento, seguido da indicao numrica da citao.

De acordo com CERVO & BERVIAN "documento toda base de conhecimento fixado materialmente".7 A lista final de referncias bibliogrficas deve ter arranjo numrico, seguindo a ordem em que as citaes aparecem no texto.

Sistema alfanumrico
Neste sistema, as referncias bibliogrficas so alfabetadas e numeradas previamente. As chamadas no texto recebem o nmero respectivo dessa ordem pr-estabelecida.

GOMES , concordando com AZEVEDO e BARBOSA ...

Notas de Rodap
As notas de rodap destinam-se a prestar esclarecimentos ou tecer consideraes que no devam ser includas no texto para no interromper a sequncia lgica da leitura. Essas notas devem ser reduzidas ao mnimo e situar-se em local to prximo quanto possvel do texto, no sendo aconselhvel reun-las todas no fim de captulos ou da publicao. Para se fazer a chamada das notas de rodap, usam-se algarismos arbicos, na entrelinha superior sem parnteses, com numerao consecutiva para cada captulo ou parte, evitando-se recomear a numerao a cada pgina. Quando as notas forem em nmero reduzido, pode-se adotar uma sequncia numrica nica para todo o texto.

H dois tipos de notas de rodap:

Bibliogrficas
So em geral utilizadas para indicar fontes bibliogrficas permitindo comprovao ou ampliao de conhecimento do leitor; para indicar textos relacionados com as afirmaes contidas no trabalho, remeter o leitor a outras partes do mesmo trabalho ou outros trabalhos para comparao de resultados e para incluir a traduo de citaes feitas em lngua estrangeira ou indicar a lngua original de citaes traduzidas.

Explicativas
Quando se referem a comentrios e/ou observaes pessoais do autor. Por exemplo, concesso de bolsas e auxlios financeiros para realizao de pesquisa, nomes de instituies, endereos, ttulos do autor e outros. So tambm usadas para indicar dados relativos a comunicao pessoal, a trabalhos no publicados e a originais no consultados, mas citadas pelo autor.

Apresentao
As notas de rodap se localizam na margem inferior da mesma pgina onde ocorre a chamada numrica recebida no texto. So separadas do texto por um trao contnuo de 4cm e datilografadas em espao simples e com caracteres menores do que o usado para o texto. Usa-se espao duplo para separar as notas, entre si.

Notas Bibliogrficas
As notas de indicao bibliogrfica devem conter o sobrenome do autor, data da publicao e outros dados para localizao da parte citada. Essa orientao aplica-se tambm a artigos de publicaes peridicas. muito comum o uso de termos, expresses e abreviaturas latinas, embora as mesmas devam ser evitadas, uma vez que dificultam a leitura. Em alguns casos prefervel repetir tantas vezes quantas forem necessrias as indicaes bibliogrficas. Essas expresses s podem ser usadas quando fizerem referncia s notas de uma mesma pgina ou em pginas confrontantes.

Apresentao de Ilustraes (figuras, quadros, tabelas e grficos)


A apresentao de quadros e tabelas est regida pelas "Normas de Apresentao Tabular" (IBGE, 1979) e Normas de Apresentao Tabular (Conselho Nacional de Estatstica, 1958). Entretanto, ampliando nossa busca bibliogrfica, encontramos em fontes no oficiais conceitos que podem auxiliar na elaborao destes elementos e que julgamos teis.

Figuras
So desenhos, grficos, fotografias, fotomicrografias, etc., com os respectivos ttulos precedidos da palavra FIGURA e do nmero de ordem em algarismo arbico. No texto devem ser indicados pela abreviatura Fig., acompanhada do nmero de ordem.

Quadros
Denomina-se quadro a apresentao de dados de forma organizada, para cuja compreenso no seria necessria qualquer elaborao matemtico-estatstica. A identificao se far com o nome do elemento QUADRO, seguido do nmero de ordem em algarismo romano.

Tabelas
So conjuntos de dados estatsticos, associados a um fenmeno, dispostos numa determinada ordem de classificao. Expressam as variaes qualitativas e quantitativas de um fenmeno. A finalidade bsica da tabela resumir ou sintetizar dados de maneira a fornecer o mximo de informao num mnimo de espao. Na apresentao de uma tabela devem ser levados em considerao os seguintes critrios: toda tabela deve ter significado prprio, dispensando consultas ao texto; a tabela deve ser colocada em posio vertical, para facilitar a leitura dos dados. No caso em que isso seja impossvel, deve ser colocada em posio horizontal, com o ttulo voltado para a margem esquerda da folha. Se a tabela ou quadro no couber em uma pgina, deve ser continuado na pgina seguinte. Neste caso o final no ser delimitado por trao horizontal na parte inferior e o cabealho ser repetido na pgina seguinte. no devem ser apresentadas tabelas nas quais a maior parte dos casos indiquem inexistncia do fenmeno.

Grficos
Depois de sintetizados em tabelas, os dados podem ser apresentados em grficos, com a finalidade de proporcionar ao interessado uma viso rpida do comportamento do fenmeno. Serve para representar qualquer tabela de maneira simples, legvel e interessante, tornando claros os fatos que poderiam passar despercebidos em dados apenas tabulados. Fonte: www.admbrasil.com.br

REGRAS DA ABNT
RESUMO
Elemento obrigatrio, constitudo de uma seqncia de frases concisas e objetivas e no de uma simples enumerao de tpicos, no ultrapassando 500 palavras, seguido, logo abaixo, das palavras representativas do contedo do trabalho, isto , palavraschave e/ou descritores, conforme a NBR 6028.

INTRODUO
A introduo a apresentao sucinta e objetiva do trabalho, que fornece informaes sobre sua natureza, sua importncia e sobre como foi elaborado: objetivo, mtodos e procedimentos seguidos. Em outras palavras, a parte inicial do texto, onde devem constar a delimitao do assunto tratado, objetivos da pesquisa e outros elementos necessrios para situar o tema do trabalho. Lendo a introduo, o leitor deve sentir-se esclarecido a respeito do tema do trabalho como do raciocnio a ser desenvolvido. Como forma de esclarecer nossos clientes a respeito do trabalho desenvolvido por nossa equipe, bem como para explicar como feita a diviso do texto em captulos, sees e subsees, a seguir apresentar-se- comentrios sobre a metodologia utilizada, que segue rigorosamente os padres estabelecidos pela Associao Brasileira de Normas Tcnicas (ABNT).

1 DA ESTRUTURA DA MONOGRAFIA
A estrutura de uma monografia compreende as seguintes partes: a) elementos pr-textuais; b) elementos textuais; c) elementos ps-textuais.

1.1 Elementos pr-textuais


So chamados pr-textuais todos os elementos que contm informaes e ajudam na identificao e na utilizao da monografia. So considerados elementos pr-textuais de uma monografia:

1) Capa (obrigatrio); 2) Contra-capa (obrigatrio); 3) Folhe de Aprovao (obrigatria); 4) Dedicatria (opcional); 5) Agradecimentos (opcional); 6) Epgrafe (opcional); 7) Resumo em Lngua Verncula (obrigatrio); 8) Resumo em Lngua Estrangeira (obrigatrio); 9) Sumrio (obrigatrio). No que se refere aos elementos pr-textuais, as monografias desenvolvidas por nossa equipe so elaboradas conforme os elementos apresentados supra.

1.2 Elementos textuais


Parte do trabalho em que exposto o contedo da monografia. Sua organizao determinada pela natureza do trabalho. So considerados fundamentais os seguintes elementos: 1) Introduo: a apresentao sucinta e objetiva do trabalho, fornecendo informaes sobre sua natureza, sua importncia e sobre como foi elaborado: objetivo, mtodos e procedimentos seguidos; 2) Desenvolvimento: parte principal do texto, descrevendo com detalhes a pesquisa e como foi desenvolvida; 3) Concluso: a sntese dos resultados do trabalho e tem por finalidade recapitular sinteticamente os resultados da pesquisa elaborada.

1.3 Elementos ps-textuais


So os elementos que tem relao com o texto, mas que, para torn-lo menos denso e no prejudic-lo, costumam vir apresentados aps a parte textual. Dentre os elementos ps-textuais temos as referncias, o glossrio, o apndice, o anexo, o ndice. Dentre os elementos ps-textuais, destacam-se: 1) Referncias (obrigatrio): conjunto padronizado de elementos descritivos, retirados de documentos, de forma e permitir sua identificao individual. As referncias bibliogrficas das monografias devem seguir o padro NBR 6023, que fixa a ordem dos elementos das referncias e estabelece convenes para transcrio e apresentao da informao originada do documento e/ou outras fontes de informao; 2) Anexo(s) (opcional): um texto no elaborado pelo autor, que serve de fundamentao, comprovao e ilustrao para a monografia. Em monografias jurdicas, por exemplo, pode-se colocar uma lei de importncia fundamental para o entendimento do texto.

2 DA APRESENTAO GRFICA
A seguir est descrito o padro recomendado pela ABNT (NBR 14724), que foi elaborado para facilitar a apresentao formal dos trabalhos acadmicos.

2.1 Formato e margens


Os trabalhos devem ser digitados em papel branco A4 (210 mm x 297 mm), digitados em uma s face da folha. De acordo com a NBR 14724, o projeto grfico de responsabilidade do autor do trabalho.

Recomenda-se, para digitao, a utilizao de fonte tamanho 12 para o texto e tamanho menor para citaes de mais de trs linhas, notas de rodap, paginao e legendas das ilustraes e tabelas. Com relao s margens, a folha deve apresentar margem de 3 cm esquerda e na parte superior, e de 2 cm direita e na parte inferior.

2.2 Espacejamento
Todo o texto deve ser digitado com espao duplo, exceto nas citaes diretas separadas do texto (quando com mais de trs linhas), nas notas de rodap, nas referncias no final do trabalho e na ficha catalogrfica. As referncias, ao final do trabalho, devem ser separadas entre si por espao duplo. Os ttulos das subsees devem ser separados do texto que os precede ou que os sucede por dois espaos duplos.

2.3 Notas de rodap


As notas devem ser digitadas dentro das margens, ficando separadas do texto por um espao simples de entrelinhas e por filete de 3 cm, a partir da margem esquerda.

2.4 Indicativos de seo


O indicativo numrico de uma seo precede seu ttulo, alinhado esquerda, separado por um espao de caractere.

2.4.1 Numerao Progressiva


Para evidenciar a sistematizao do contedo do trabalho, deve-se adotar a numerao progressiva para as sees do texto. Os ttulos das sees primrias, por serem as principais divises de um texto, devem iniciar em folha distinta. Destacam-se gradativamente os ttulos das sees, utilizando-se os recursos de negrito, itlico ou grifo e redondo, caixa alta ou versal, e outro, conforme a NBR 6024, no sumrio e de forma idntica, no texto. Exemplo: 1 Seo Primria (TTULO 1) 1.1 Seo Secundria (TTULO 2) 1.1.1 Seo terciria (Ttulo 3) 1.1.1.1 Seo quartenria (Ttulo 4) 1.1.1.1.1 Seo quinria (Ttulo 5) Na numerao das sees de um trabalho devem ser utilizados algarismos arbicos, sem subdividir demasiadamente as sees, no ultrapassando a subdiviso quinria. Importante ressaltar, tambm, que os ttulos das sees primrias por serem as principais sees de um texto, devem iniciar em folha distinta. Os ttulos sem indicativo numrico, como agradecimentos, dedicatria, resumo, abstract, referncias e outras, devem ser centralizados.

3 DAS CITAES
Esta seo aborda o assunto das citaes, que trata-se da meno, no texto, de uma informao extrada de outra fonte. O autor utiliza-se de um texto original para extrair a citao, podendo reproduzi-lo literalmente (citao direta), interpret-lo, resumi-lo ou traduzi-lo (citao indireta), ou extrair uma informao de uma fonte intermediria. De acordo com a NBR 14724 (AGO 2002), recomenda-se, para digitao, a utilizao de fonte tamanho 12 para o texto e tamanho menor para citaes de mais de trs linhas, notas de rodap, paginao, entre outros elementos.

O item 5.6 da NBR 14724 orienta que as citaes devem ser apresentadas conforme a NBR 10520. Portanto, as regras referentes citaes, que podem ser diretas ou indiretas, se encontram na NBR 10520 (AGO 2002).

3.1 Citaes diretas


Para citaes diretas com mais de trs linhas, deve-se observar apenas o recuo de 4 cm da margem esquerda. A citao ficaria da seguinte forma: Para viver em sociedade, necessitou o homem de uma entidade com fora superior, bastante para fazer as regras de conduta, para construir o Direito. Dessa necessidade nasceu o Estado, cuja noo se pressupe conhecida de quantos iniciam o estudo do Direito Tributrio. (MACHADO, 2001, p. 31). Importante observar que nas citaes indiretas deve-se colocar o sobrenome do autor (em letra maiscula), o ano da publicao da obra e o nmero da pgina onde foi retirado o texto. Por outro lado, na lista de referncias bibliogrficas, ou seja, no final da monografia, dever constar a referncia completa da seguinte forma: MACHADO, Hugo de Brito. Curso de direito tributrio. 19. ed. So Paulo: Malheiros, 2001. As citaes diretas, no texto, de at trs linhas, devem estar contidas entre aspas duplas. As aspas simples so utilizadas para indicar citao no interior da citao. A seguir, temos o exemplo deste tipo de citao: Bobbio (1995, p. 30) com muita propriedade nos lembra, ao comentar esta situao, que os juristas medievais justificaram formalmente a vaidade do direito romano ponderando que este era o direito do Imprio Romano que tinha sido reconstitudo por Carlos Magno com o nome de Sacro Imprio Romano. Na lista de referncias: BOBBIO, Norberto. O positivismo jurdico: lies de Filosofia do Direito. So Paulo: cone, 1995.

3.2 Citaes indiretas


Citaes indiretas (ou livres) so a reproduo de algumas idias, sem que haja transcrio literal das palavras do autor consultado. Apesar de ser livre, deve ser fiel ao sentido do texto original. No necessita de aspas. A seguir, alguns exemplos de citaes indiretas: De acordo com Machado (2001), o Estado, no exerccio de sua soberania, exige que os indivduos lhe forneam os recursos de que necessita, instituindo tributos. No entanto, a instituio do tributo sempre feita mediante lei, devendo ser feita conforme os termos estabelecidos na Constituio Federal brasileira, na qual se encontram os princpios jurdicos fundamentais da tributao. Conforme visto supra, nas citaes indiretas, diferentemente da citaes diretas, no necessrio colocar o nmero da pgina onde o texto foi escrito.

3.3 Notas de rodap


No que se refere a notas de rodap, de acordo com a NBR 10520, deve-se utilizar o sistema autor-data para as citaes do texto e o numrico para notas explicativas. As notas de rodap podem ser conforme as notas de referncia (ver tpico 3.5) e devem ser alinhadas, a partir da segunda linha da mesma nota, abaixo da primeira letra da primeira palavra, de forma a destacar o expoente e sem espao entre elas e com fonte menor. Exemplos: _____________________ 1 Veja-se como exemplo desse tipo de abordagem o estudo de Netzer (1976). 2 Encontramos esse tipo de perspectiva na 2 parte do verbete referido na nota anterior, em grande parte do estudo de Rahner (1962).

3.4 Notas de referncia


Ao fazer as citaes, o autor do texto pode fazer a opo de colocar notas de referncia, que dever ser feita por algarismos arbicos, devendo ter numerao nica e consecutiva para cada captulo ou parte. No se inicia a numerao a cada pgina. A primeira citao de uma obra, em nota de rodap, deve ter sua referncia completa. Exemplo: No rodap da pgina: _____________________ 8 FARIA, Jos Eduardo (Org.). Direitos humanos, direitos sociais e justia. So Paulo: Malheiros, 1994. Conforme visto supra, a primeira citao de uma obra, obrigatoriamente, deve ter sua referncia completa. As citaes subseqentes da mesma obra podem ser referenciadas de forma abreviada, podendo ser adotadas expresses para evitar repetio desnecessria de ttulos e autores em nota de rodap. As expresses com abreviaturas so as seguintes: a) apud citado por; b) idem ou Id. o mesmo autor; c) ibidem ou Ibid. na mesma obra; d) sequentia ou et. seq. seguinte ou que se segue; e) opus citatum, opere citato ou op. cit. na obra citada; f) cf. confira, confronte; g) loco citato ou loc. cit. no lugar citado; h) passim aqui e ali, em diversas passagens;

3.5 Notas explicativas


Notas explicativas so as usadas para a apresentao de comentrios, esclarecimentos ou consideraes complementares que no possam ser includas no texto, devendo ser breves, sucintas e claras. Sua numerao feita em algarismos arbicos, nicos e consecutivos e no se inicia a numerao a cada pgina.

4 DAS REFERNCIAS
Elemento obrigatrio e imprescindvel da monografia, elaborado de acordo com a NBR 6023. Entende-se por referncias o conjunto padronizado de elementos descritivos, retirados de documentos, de forma a permitir sua identificao individual. As referncias podem ser identificadas por duas categorias de componentes: elementos essenciais e elementos complementares.

4.1 Elementos essenciais


So as informaes indispensveis identificao do documento. Os elementos essenciais so estritamente vinculados ao suporte documental e variam, portanto, conforme o tipo. Exemplo: STORINO, Srgio Pimentel. Odontologia preventiva especializada. 1. ed. Rio de Janeiro: Cultura Mdica, 1994.

4.2 Elementos complementares


So as informaes que, acrescentadas aos elementos essenciais, permitem melhor caracterizar os documentos. Alguns elementos indicados como complementares podem tornar-se essenciais, desde que sua utilizao contribua para a identificao do documento. Exemplo: CRUZ, Anamaria da Costa; CURTY, Marlene Gonalvez; MENDES, Maria Tereza Reis. Publicaes peridicas cientficas impressas: NBR 6021 e 6022. Maring: Dental Press, 2002. NOTA Os elementos essenciais e complementares so retirados do prprio documento. Quando isso no for possvel, utilizamse outras fontes de informao, indicando-se os dados assim obtidos entre colchetes.

4.3 Regras Gerais


Os elementos essenciais e complementares da referncia devem ser apresentados em seqncia padronizada. As referncias so alinhadas somente margem esquerda do texto e de forma a se identificar individualmente cada documento, em espao simples e separadas entre si por espao duplo. O recurso tipogrfico (negrito, grifo ou itlico) utilizado para destacar o elemento ttulo deve ser uniforme em todas as referncias de um mesmo documento. Isto no se aplica s obras sem indicao de autoria, ou de responsabilidade, cujo elemento de entrada o prprio ttulo, j destacado pelo uso de letras maisculas na primeira palavra, com excluso de artigos (definidos e indefinidos) e palavras monossilbicas. Os modelos de referncias esto exemplificados na NBR 6023. A seguir, alguns exemplos de referncias usadas mais comumente em nossas monografias.

4.3.1 Livro
CURTY, Marlene Gonalves; CRUZ, Anamaria da Costa; MENDES, Maria Tereza Reis. Apresentao de trabalhos acadmicos, dissertaes e teses: (NBR 14724/2002). Maring: Dental Press, 2002.

4.3.2 Artigo de revista


GURGEL, C. Reforma do Estado e segurana pblica. Poltica e Administrao, Rio de Janeiro, v. 3, n. 2, p. 15-21, set. 1997.

4.3.3 Artigo e/ou matria de revista, boletim etc. em meio eletrnico


MARQUES, Renata Ribeiro. Aspectos do comrcio eletrnico aplicados ao Direito Brasileiro. Jus Navigandi, Teresina, a. 6, n. 52, nov. 2001. Disponvel em: <http://www1.jus.com.br/doutrina/texto.asp?id=2467>. Acesso em: 20 set. 2003.

4.3.4 Documento jurdico em meio eletrnico


BRASIL. Constituio da Repblica Federativa do Brasil. 8. ed. So Paulo: Revista dos Tribunais, 2003. RT Legislao.

CONCLUSO
Parte final do texto, na qual se apresentam concluses correspondentes aos objetivos e hipteses. Em outras palavras, a concluso a sntese dos resultados da monografia. Tem por finalidade recapitular sinteticamente os resultados da pesquisa elaborada. O autor poder manifestar seu ponto de vista sobre os resultados obtidos, bem como sobre o seu alcance, sugerindo novas abordagens a serem consideradas em trabalhos semelhantes. Na concluso, o autor deve apresentar os resultados mais importantes e sua contribuio ao tema, aos objetivos e hiptese apresentada. NOTA opcional apresentar os desdobramentos relativos importncia, sntese, projeo, repercusso, encaminhamento e outros.

BIBLIOGRAFIA

ASSOCIAO BRASILEIRA DE NORMAS TCNICAS. NBR 6023: informao e documentao referncias elaborao. Rio de Janeiro, 2002. ______. NBR 10520: informao e documentao citaes em documentos apresentao. Rio de janeiro, 2000. ______. NBR 14724: informao e documentao trabalhos acadmicos apresentao. Rio de Janeiro, 2002. CURTY, Marlene Gonalves; CRUZ, Anamaria da Costa; MENDES, Maria Tereza Reis. Apresentao de trabalhos acadmicos, dissertaes e teses: (NBR 14724/2002). Maring: Dental Press, 2002. SEVERINO, Antnio Joaquim. Metodologia do trabalho cientfico. 21. ed. rev. ampl. So Paulo: Cortez, 2000. Fonte: www.monografia.net

ABNT
(Associao Brasileira de Normas Tcnicas)
Fundada em 1940, a ABNT Associao Brasileira de Normas Tcnicas o rgo responsvel pela normalizao tcnica no pas, fornecendo a base necessria ao desenvolvimento tecnolgico brasileiro. uma entidade privada, sem fins lucrativos, reconhecida como Frum Nacional de Normalizao NICO atravs da Resoluo n. 07 do CONMETRO, de 24.08.1992. membro fundador da ISO (International Organization for Standardization), da COPANT (Comisso Panamericana de Normas Tcnicas) e da AMN (Associao Mercosul de Normalizao).

O que Normalizao
Atividade que estabelece, em relao a problemas existentes ou potenciais, prescries destinadas utilizao comum e repetitiva com vistas obteno do grau timo de ordem em um dado contexto.

Certificao
um conjunto de atividades desenvolvidas por um organismo independente da relao comercial com o objetivo de atestar publicamente, por escrito, que determinado produto, processo ou servio que est em conformidade com os requisitos especificados. Estes requisitos podem ser: Nacionais, estrangeiros ou internacionais.

ABNT como Organismo de Certificao


A ABNT um Organismo Nacional que oferece credibilidade internacional. Todo nosso processo de certificao est estruturado em padres internacionais, de acordo com ISO/IEC Guia 62/1997, e as auditorias so realizadas atendendo s normas ISO 10011 e 14011, garantindo um processo reconhecido e seguro. A ABNT conta ainda com um quadro de tcnicos capacitados e treinados para realizar avaliaes uniformes, garantindo maior rapidez e confiana nos certificados.

O Que so Normas Tcnicas


Norma o documento tcnico que estabelece as regras e caractersticas mnimas que determinado produto, servio ou processo deve cumprir., permitindo uma perfeita ordenao e a globalizao dessas atividades ou produtos. As Normas so fatores vitais para que a evoluo tecnolgica nacional acompanhe com sucesso o processo de globalizao mundial. Com as normas, possivel trabalhar com um padro tecnolgico, pois elas permitem que haja consenso entre produtores, governo e consumidores. Isso facilita o intercmbio comercial e aumenta a produtividade e as vendas no s no mercado interno como tambm no mercado externo, pois ficam eliminadas as barreiras tcnicas criadas pela existncia de regulamentos conflitantes sobre produtos e servios em diferentes pases. As Normas Tcnicas propiciam o correto suprimento das necessidades prticas dos produtores e consumidores e so fundamentais para a eliminao de desperdcios de tempo, matria-prima e mo-de-obra, o que resulta em crescimento do mercado, melhoria da qualidade e reduo de preos e custos, fatores que alimentam o ciclo motor do desenvolvimento social.

No Brasil, as atividades de Normalizao precisam ser intensificadas em rtmo acelerado, no s pelo crescente desenvolvimento do mercado, como para atender s exigncias do Comit Tcnico OMC Organizao Mundial do Comrcio.

Como adquiri-las?
A solicitao pode ser feita atravs de nossos telefone, fax ou internet. O interessado, se precisar pode tambm solicitar proposta oramentria que aps autorizada pelo mesmo, expedido um boleto bancrio a ser pago nas agncias dos CORREIOS, ou por depsito bancrio nas agncias do Banco do Brasil S/A. Em seguida mediante comprovante de pagamento, feito o pedido ABNT, e no prazo mximo em 5 (cinco) dias teis entregue ao interessado ou se preferir receber com mais urgncia, temos servio de SEDEX, com um *acrscimo j estipulado. Fonte: www.creapa.com.br

ABNT
(Associao Brasileira de Normas Tcnicas) As normas da ABNT
A ABNT um Organismo Nacional que oferece credibilidade internacional. Todo nosso processo de certificao est estruturado em padres internacionais, de acordo com ISO/IEC Guia 62/1997, e as auditorias so realizadas atendendo s normas ISO 10011 e 14011, garantindo um processo reconhecido e seguro. Este resumo indicado, principalmente, para quem for escrever um trabalho acadmico, pesquisas, dissertaes, monografia, teses de mestrado e doutorado. Afinal, fica muito difcil formatar um texto acadmico sem um conhecimento bsico do contedo da norma. Apresentamos, ento, a sntese de alguns conceitos sobre a estrutura obrigatoria. Claro, pode ser utilizadas no somente para trabalhos acadmicos, mas, tambm, por estudantes do ensino fundamental e mdio que queiram familiarizar-se com esses conceitos ao preparar suas pesquisas. Seria uma forma de, antecipar a sua preparao para um futuro academico mais promissor. O trabalho apresentado a seguir apenas uma viso do bsico contido nas normas tcnicas da ABNT. Utilize o que for conveniente para o seu trabalho.

1. Estrutura do trabalho
Estrutura do trabalho cientfico e acadmico. 1.1 CAPA: a proteo externa do trabalho, normalmente padronizada pelos curso. 1.2 FOLHA DE ROSTO: a folha que apresenta os elementos essenciais identificao do trabalho (anexo A e B) 1.3 VERSO DA FOLHA DE ROSTO: ficha catalogrfica. 1.4 FOLHA DE APROVAO: autor, ttulo, aprovado em ... , nome do orientador, banca examinadora. 1.5 DEDICATRIA: a critrio do autor. 1.6 AGRADECIMENTO: interessante que sejam feitos agradecimentos a pessoas e instituies 1.7 SUMRIO: relao das principais divises do trabalho na ordem em que aparecem no texto. 1.8 LISTA DE ILUSTRAES: localiza-se aps o sumrio, em pgina prpria.Relaciona figuras, tabelas, quadros e grficos, na ordem em que aparecem no texto, indicando o nmero, o ttulo e a pgina onde se encontram (Anexo C). Se houver poucas ilustraes de cada tipo, todas podem ser colocadas em uma pgina s. 1.9 LISTA DE SIGLAS, ABREVIATURAS E SMBOLOS: devem ser ordenadas alfabeticamente, seguidas de seus significados. Usar uma nova pgina para cada lista (NB 14:08.05.001).

1.10 RESUMO: a apresentao resumida, clara e concisa do texto, destacando-se os aspectos de maior interesse e importncia. Deve ser redigida de forma impessoal, no excedendo 500 palavras. O resumo deve ressaltar o objetivo, o mtodo, os resultados e as concluses do trabalho. 1.11 ABSTRACT: a traduo para uma lngua estrangeira do resumo. Capa (obrigatrio) Folha de rosto (obrigatrio) Errata (opcional) Folha de aprovao (obrigatrio) Dedicatria (opcional) Agradecimentos (opcional) Epgrafe (opcional) Resumo em lngua verncula (obrigatrio) Resumo em lngua estrangeira (obrigatrio) Sumrio (obrigatrio) Lista de ilustraes (opcional) Lista de abreviaturas e siglas (opcional) Lista de smbolos (opcional)

Textuais
Introduo Desenvolvimento Concluso

Ps-textuais
Referncias (obrigatrio) Apndice (opcional) Anexo (opcional) Glossrio (opcional) A.1.1 - Elementos pr-textuais

Capa
[NBR 14724, 4.1.1] Obrigatrio, para proteo externa e sobre o qual se imprimem informaes que ajudam na identificao e utilizao do trabalho, na seguinte ordem:
- Nome do autor; - Ttulo; - Subttulo, se houver; - Nmero de volumes (se houver mais de um, deve constar em cada capa a especificao do respectivo volume); - Local (cidade) da instituio onde deve ser apresentado; - Ano do depsito (entrega).

Folha de rosto (Anverso)


[NBR 14724, 4.1.2] Os elementos devem figurar na seguinte ordem:
- Nome do autor: responsvel intelectual do trabalho; - Ttulo principal do trabalho: deve ser claro e preciso, identificando o seu contedo e possibilitando a indexao e recuperao da informao; - Subttulo: se houver, deve ser evidenciada sua subordinao ao ttulo principal, precedido de dois pontos (:); - Nmero de volumes (se houver mais de um, deve constar em cada folha de rosto a especificao do respectivo volume);

- Natureza (tese, dissertao e outros) e objetivo (aprovao em disciplina, grau pretendido e outros); nome da instituio a que submetido; rea de concentrao; - Nome do orientador e, se houver, do co-orientador; - Local (cidade) da instituio onde deve ser apresentado; - Ano de depsito (entrega).

Folha de rosto (Verso)


[NBR 14724, 4.1.2] Deve constar da ficha catalogrfica, conforme o Cdigo de Catalogao Anglo-Americano - CCAA2.

Folha de aprovao
[NBR 14724, 4.1.4] Elemento obrigatrio, que contem autor, ttulo por extenso e subttulo, se houver, local e data de aprovao, nome, assinatura e instituio dos membros componentes da banca examinadora.

Dedicatria e Agradecimentos
[NBR 14724, 4.1.5 e 4.1.6] Opcionais. Os agradecimentos so dirigidos apenas queles que contriburam de maneira relevante elaborao do trabalho.

Resumo na lngua verncula


[NBR 14724, 4.1.8] Elemento obrigatrio, que consiste na apresentao concisa dos pontos relevantes de um texto; constitui-se em uma seqncia de frases concisas e objetivas, e no de uma simples enumerao de tpicos, no ultrapassando 500 palavras, seguido, logo abaixo, das palavras representativas do contedo do trabalho, isto , palavras-chave e/ou descritores, conforme [NBR 6028].

Resumo em lngua estrangeira


[NBR 14724, 4.1.9] Elemento obrigatrio, que consiste em uma verso do resumo em idioma de divulgao internacional (em ingls Abstract, em castelhano Resumen, em francs Rsum, por exemplo). Deve ser seguido das palavras representativas do contedo do trabalho, isto , palavras-chave e/ou descritores, na lngua.

Sumrio
[NBR 14724, 4.1.10] Obrigatrio, que consiste na enumerao das principais divises, sees e outras partes do trabalho, na mesma ordem e grafia em que a matria nele sucede, acompanhado do respectivo nmero da pgina.

Lista de figuras e de tabelas


[NBR 14724, 4.1.11] Opcionais, elaborados de acordo com a ordem apresentada no texto, com cada item acompanhado do respectivo nmero da pgina.

Lista de abreviaturas e siglas


[NBR 14724, 4.1.12] Opcional. Consiste na relao alfabtica das abreviaturas e siglas utilizadas no texto, seguidas das palavras ou expresses correspondentes grafadas por extenso.

Lista de smbolos
[NBR 14724, 4.1.13] Elemento opcional, que deve ser elaborado de acordo com a ordem apresentada no texto, com o devido significado.

A.1.2 - Elementos textuais


Parte do trabalho em que exposta a matria. Deve conter trs partes fundamentais: introduo, desenvolvimento e concluso.

A.1.3 - Elementos ps-textuais

Apndice
[NBR 14724, 4.3.2] Elemento opcional, que consiste em um texto ou documento elaborado pelo autor, a fim de complementar sua argumentao, sem prejuzo da unidade nuclear do trabalho. Os apndices so identificados por letras maisculas consecutivas, travesso e pelos respectivos ttulos. Exemplo: Obs.: O exemplo no corretamente formatado na verso HTML. Favor olhar na verso DVI ou PS. APNDICE A - Avaliao numrica de clulas inflamatrias totais aos quatro dias de evoluo. APNDICE B - Avaliao de clulas musculares presentes nas caudas em regenerao.

Anexo
[NBR 14724, 4.3.3] Elemento opcional, que consistem em um texto ou documento no elaborado pelo autor, que serve de fundamentao, comprovao e ilustrao. Os anexos so identificados por letras maisculas consecutivas, travesso e pelos respectivos ttulos. Exemplo: ANEXO A - Representao grfica de contagem de clulas inflamatrias presentes nas caudas em regenerao - Grupo de controle I ANEXO B - Representao grfica de contagem de clulas inflamatrias presentes nas caudas em regenerao - Grupo de controle II.

Glossrio
[NBR 14724, 4.3.4] Opcional, que consiste em uma lista em ordem alfabtica de palavras ou expresses tcnicas de uso restrito ou de sentido obscuro, utilizadas no texto, acompanhadas das respectivas definies.

ndice remissivo
Nada consta sobre o ndice remissivo nesta norma, nem ao menos em que posio do texto este deve ser posto, quando presente. Sua confeco est determinada na norma [NBR 6034], da qual infelizmente no temos acesso at o presente momento.

A.1.4 - Formas de apresentao

Formato
[NBR 14724, 5.1] O texto deve estar impresso em papel branco, formato A4 (21,0 cm x 29,7 cm), no anverso da folha, excetuando-se a folha de rosto.

Projeto grfico
[NBR 14724, 5.1] O projeto grfico de responsabilidade do autor.

Fonte
[NBR 14724, 5.1] Recomenda-se, para digitao, a utilizao de fonte de tamanho 12 para o texto e tamanho 10 para citaes longas e notas de rodap.

Margens
[NBR 14724, 5.2] As folhas devem apresentar margem esquerda e superior a 3 cm; direita e inferior de 2 cm.

Espacejamento
[NBR 14724, 5.3] Todo o texto deve ser digitado com 1,5 de entrelinhas; as citaes longas, as notas, as referncias e os resumos em vernculo e em lngua estrangeira devem ser digitados ou datilografados em espao simples.

Numerao das sees


[NBR 14724, 5.3.2] O indicativo numrico de uma seo precede seu ttulo, alinhado esquerda, separado por um espao de caractere. Nos ttulos sem indicativo numrico, como lista de ilustraes, sumrio, resumo, referncias e outros, devem ser centralizados, conforme[NBR 6024]. [NBR 14724, 5.5] Para evidenciar a sistematizao do contedo do trabalho, deve-se adotar a numerao progressiva para as sees do texto. Os ttulos das sees primrias (captulos), por serem as principais divises do texto, devem iniciar em folha distinta. Destacam-se gradativamente os ttulos das sees, utilizando-se os recursos de negrito, itlico ou grifo e redondo, caixa alta ou versal, ou outro, conforme [NBR 6024].

Paginao
[NBR 14724, 5.4] Todas as folhas do trabalho, a partir da folha de rosto, devem ser contadas seqencialmente, mas no numeradas. A numerao colocada, a partir da primeira folha da parte textual, em algarismos arbicos, no canto superior direito da folha, a 2 cm da borda superior, ficando o ltimo algarismo a 2 cm da borda direita da folha. No caso de o trabalho ser constitudo de mais de um volume, deve-se manter uma nica seqncia de numerao das folhas, do primeiro ao ltimo volume. Havendo apndice e anexo, as suas folhas devem ser numeradas de maneira contnua e sua paginao deve dar seguimento do texto principal.

Equaes e frmulas
[NBR 14724, 5.8] Aparecem destacadas no texto, de modo a facilitar sua leitura. Na seqncia normal do texto, permitido usar uma entrelinha maior para comportar seus elementos (expoentes, ndices e outros). Quando destacadas do pargrafo so centralizadas e, se necessrio, deve-se numer-las. Quando fragmentadas em mais de uma linha, por falta de espao, devem ser interrompidas antes do sinal de igualdade ou depois dos sinais de adio, subtrao multiplicao e diviso.

Figuras
[NBR 14724, 5.9.1] Qualquer que seja seu tipo (grfico, fotografia, quadro, esquema e outros), sua identificao (caption) aparece na parte inferior precedida da palavra `Figura', seguida de seu nmero de ordem de ocorrncia no texto em algarismos arbicos, do respectivo ttulo e/ou legenda explicativa da fonte, se necessrio. As legendas devem ser breves e claras, dispensando consulta ao texto. Devem ser inseridas o mais prximo possvel do trecho a que se referem.

Tabelas
[NBR 14724, 5.9.2] Tm numerao independente e consecutiva; o ttulo (caption) colocado na parte superior, precedido da palavra `Tabela' e de seu nmero de ordem em algarismos arbicos; nas tabelas, utilizam-se fios horizontais e verticais para separar os ttulos das colunas no cabealho e fech-las na parte inferior, evitando-se fios verticais para separar colinas e fios horizontais para separar linhas; as fontes citadas, na construo de tabelas, e notas eventuais aparecem no rodap (da tabela) aps o fio de fechamento; caso sejam usadas tabelas reproduzidas de outros documentos, a prvia autorizao do autor se faz necessria, no sendo mencionada na mesma; devem ser inseridas o mais prximo possvel do trecho a que se referem; se a tabela no couber em uma folha, deve ser continuada na folha seguinte e, nesse caso, no delimitado por trao horizontal na parte inferior, sendo o ttulo e o cabealho repetidos na folha seguinte.

A.2 - Outras normas


Sees
[NBR 6024, 2.2] As sees primrias so as principais divises do texto, denominadas "captulos"; As sees primrias podem ser divididas em sees secundrias; as secundrias em tercirias, e assim por diante.

[NBR 6024, 2.3] So empregados algarismos arbicos na numerao; o indicativo de uma seo precede o ttulo ou a primeira palavra do texto, se no houver ttulo, separado por um espao; o indicativo da seo secundria constitudo pelo indicativo da seo primria que a precede seguido do nmero que lhe foi atribudo na seqncia do assunto e separado por ponto. Repete-se o mesmo processo em relao s demais sees; na leitura, no se l os pontos (exemplo: 2.1.1 l-se `"dois um um") [NBR 6024, 4] Os indicatios devem ser citados no texto de acordo com os seguintes exemplos: ... na seo 4... ou ... no captulo 2...... ver 9.2 ... em 1.1.2.2 parg. 3 ou ... 3 pargrafo de 1.1.2.2 [NBR 6024, 5] Os ttulos das sees so destacados gradativamente, usando-se racionalmente os recursos de negrito, itlico ou grifo, e redondo, caixa alta ou versal, etc.; Quando a seo tem ttulo, este colocado na mesma linha do respectivo indicativo, e a matria da seo pode comear na linha seguinte da prpria seo ou em uma seo subseqente.

Sumrio
[NBR 6027, 4.1.d] A paginao deve vir sobre uma das seguintes formas: nmero da primeira pgina (p.ex.: p.27); nmero das pginas em que se distribui o texto; nmero das pginas extremas (p.ex.: p.71-143).

Referncias bibliogrficas
A norma [NBR 6023] to complicada e to extensa (19 pginas) que a melhor forma de garantir que suas referncias sejam formatadas corretamente aprendendo a usar o bibTeX e aplicar um dos estilos bibTeX feitos pelo abnTeX: para citao numrica por ordem de citao ou citao por ordem alfabtica.

Citaes
Se voc vai fazer uso freqente de citaes, melhor dar uma olhada na norma [NBR 10520], que um pouco complexa. Voc pode encontr-la em bibliotecas de algumas universidades.

METODOLOGIA DE ARTIGO CIENTFICO


1. Tipo de fonte ARIAL. 2. Papel formato A4: 210mm X 297mm. 3. Margens: 3.1 Superior 3cm; 3.2 Inferior 2cm; 3.3 Esquerda 3cm; 3.4 Direita 2cm. 4. Espacejamento: entre linhas e entre pargrafos 1,5; 5. Pargrafos: justificados; 6. Numerao de pginas: no canto superior direito iniciando na introduo do trabalho; 7. Estruturas de pargrafos: iniciar sempre o pargrafo com uma tabulao para indicar o incio (apor um recuo no comeo do pargrafo). 8. Tamanho da fonte:

8.1 No ttulo do artigo (em letras maisculas) = 12; 8.2 No nome do(s) autor(es) = 10; 8.3 Na titulao (nota de rodap) 10; 8.4 No resumo = 10; 8.5 Nas palavras-chave = 12; 8.6 Na redao do texto (introduo, desenvolvimento e concluso) = 12; 8.7 Nas citaes longas = 10 8.8 Nas referncias = 12. 9. Citao: 9.1 Destacar a fonte em negrito itlico, quando citao breve de at trs linhas no mesmo pargrafo; 9.2 Utilizar um recuo maior do pargrafo, quando citao longa, com tamanho da fonte 10, aplicar espao simples no pargrafo (no necessrio negrito nem itlico) no pargrafo; 9.3 Atentar para NBR 10520/2002; 9.4 Apor o sobrenome do autor, ano da publicao da obra e nmero da pgina. Ttulo do Artigo (Modelo de estrutura) (APOR O NOME DO TEMA ABORDADO; CENTRALIZADO EM LETRAS MAISCULAS; TAMANHO DA FONTE 12) Apor dois espaos 1,5 Resumo: elaborar um resumo para convidar o leitor para a leitura do artigo, um pargrafo estruturado de cinco a dez linhas, sobre o tema indicando os objetivos do estudo desenvolvido com espao entre linha simples; tamanho da fonte 10; com pargrafo justificado. Apor dois espaos 1,5 Palavras-chave: escolher entre trs e cinco palavras importantes sobre o tema que foi desenvolvido, e apor como palavras-chave do artigo (fonte 12; espao entre linhas 1,5; pargrafo justificado). Apor dois espaos 1,5 Iniciar a redao sobre o tema com estruturao de pargrafos, introduo, desenvolvimento e concluso de forma clara e ortograficamente correta. (tamanho da fonte 12; espao entre linhas 1,5; pargrafos justificado). Apor dois espaos 1,5 Iniciar em ordem alfabtica as Referncias, conforme modelo e adaptao da NBR 6023/2002. O artigo uma pequena parcela de um saber maior, cuja finalidade, de um modo geral, tornar pblica parte de um trabalho de pesquisa que se est realizando. So pequenos estudos, porm completos, que tratam de uma questo verdadeiramente cientfica, mas que no se constituem em matria para um livro.

Estrutura do Artigo 1. PRELIMINARES


- Cabealho Ttulo (subttulo) do trabalho - Autor(es) - Crdito dos autores (formao, outras publicaes)

2. RESUMO DO TEXTO 3. PALAVRAS-CHAVE 4. CORPO DO ARTIGO


- Introduo apresentao do assunto, objetivos, metodologia - Corpo do Artigo texto, exposio, explicao e demonstrao do material; avaliao dos resultados - Concluses e comentrios deduo lgica

5. PARTE REFERENCIAL
- Referncias bibliogrficas - Apndices ou anexos Obs. O Artigo Cientfico requisitado pelo curso de Psicanlise Distncia do CAEEP deve conter entre 3 a 4 pginas, no mximo. Deve ser redigido em fonte arial 12.

Referncias:
DONOFRIO, Salvatore. Metodologia do trabalho intelectual. 2a.ed. So Paulo: Atlas, 2000. LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina de Andrade. Fundamentos de metodologia cientfica. 4a. ed. So Paulo: Atlas, 2001 SANTOS, Antnio Raimundo dos. Metodologia cientfica: a construo do conhecimento. 4a.. ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2001

Finalidade de um Artigo Cientfico


Comunicar os resultados de pesquisas, idias e debates de uma maneira clara, concisa e fidedigna. Servir de medida da produtividade (qualitativa e quantitativa) individual dos autores e das intituies a qual servem. Servir de medida nas decises referentes a contratao, promoo e estabilidade no emprego. um bom veculo para clarificar e depurar suas idias. Um artigo reflete a anlise de um dado assunto, num certo perodo de tempo. Serve de meio de comunicao e de intercmbio de idias entre cientistas da sua rea de atuao. Levar os resultados do teste de uma hiptese, provar uma teoria (tese, trabalho cientfico). Registrar, transmitir algumas observaes originais. Servir para rever o estado de um dado campo de pesquisa.

ARTIGOS DE PERIDICO
Artigos de peridico so trabalhos tcnico-cientficos, escritos por um ou mais autores, com a finalidade de divulgar a sntese analtica de estudos e resultados de pesquisas. Formam a seo principal em peridicos especializados e devem seguir as normas editoriais do peridico a que se destinam. Os artigos podem ser de dois tipos: a) originais, quando apresentam abordagens ou assuntos inditos; b) de reviso, quando abordam, analisam ou resumem informaes j publicadas.

ESTRUTURA
A estrutura de um artigo de peridico composta de elementos pr-textuais, elementos textuais e elementos ps-textuais.

1. ELEMENTOS PR-TEXTUAIS

1.1 Cabealho
O cabealho composto de: a) ttulo do artigo, que deve ser centralizado e em negrito; b) nome do(s) autor(es), com alinhamento direita; c) breve currculo do(s) autor(es), a critrio do editor, que pode aparecer no cabealho ou em nota de rodap.

1.2 Agradecimentos
Agradecimentos so menes que o autor faz a pessoas ou instituies das quais eventualmente recebeu apoio e que concorreram de maneira relevante para o desenvolvimento do trabalho. Os agradecimentos aparecem em nota de rodap na primeira pgina do artigo ou no final deste.

1.3 Resumo
Resumo a apresentao concisa do texto, destacando seus aspectos de maior relevncia. Na elaborao do resumo, deve-se: a) apresentar o resumo precedendo o texto, e escrito na mesma lngua deste; b) incluir obrigatoriamente um resumo em potugus, no caso de artigos em lngua estrangeira publicados em peridicos brasileiros; c) redigir em um nico pargrafo, em entrelinhamento menor, sem recuo de pargrafo; d) redigir com frases completas e no com seqncia de ttulos; e) empregar termos geralmente aceitos e no apenas os de uso particular; f) expressar na primeira frase do resumo o assunto tratado, situando-o no tempo e no espao, caso o ttulo do artigo no seja suficientemente explcito; g) dar preferncia ao uso da terceira pessoa do singular; h) evitar o uso de citaes bibliogrficas; i) ressaltar os objetivos, os mtodos, os resultados e as concluses do trabalho; l) elaborar o resumo com, no mximo, 250 palavras. O resumo denominado abstract, em ingls, resumen, em espanhol, rsum, em francs, riassunto, em italiano e Zusammenfassung em alemo. No deve ser confundido com o sumrio.

MODELO DE PRIMEIRA PGINA DE ARTIGO (EXEMPLO)


QUALIDADE NA SEGURANA DO ACERVO NA BIBLIOTECA DE CINCIA E TECNOLOGIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARAN ESTUDO DE CASO Angela Pereira de Farias Mengatto1 Eliane Maria Stroparo1 Eutlia Cristina do Nascimento Moreto1 Luzia Glinski2 Slvia Dambroski Marcon2

Tania de Barros Bggio1

RESUMO
Demonstra a experincia de implantao do Sistema de Segurana 3M Tatte-Tape na Biblioteca de Cincia e Tecnologia da Universidade Federal do Paran. Atravs da metodologia aplicada constatou-se que houve reduo significativa da perda de livros e nos custos, sendo necessrio, porm, a adoo de outras medidas, para que se possa estabelecer um nvel satisfatrio no item Qualidade na Segurana do Acervo. Palavras-chave: Livros Furto; Bibliotecas Furto de livros, Bibliotecas Medidas de segurana.

1 INTRODUO
Este trabalho prope-se a relatar a experincia de implantao de um sistema de segurana na Biblioteca de Cincia e Tecnologia (BCT), integrante do Sistema de Bibliotecas da Universidade Federal do Paran (UFPR). Instalada em 1965, a biblioteca atende atualmente a treze cursos de graduao e onze de ps-graduao, possuindo um acervo de 49.216 volumes de livros e 3.636 ttulos de peridicos e multimeios. 1 Bibliotecria do Sistema de Bibliotecas da Universidade Federal do Paran UFPR. 2 Bibliotecria Autnoma. Inf. 2000, Curitiba, v.1, n.1, p.12-27. jan./jun. 1999 fonte: http://www.paratexto.com.br

1.4 Palavras-chave
Descritores (ou palavras-chave) so termos ou frases representativas dos assuntos tratados no artigo, apresentados em uma relao de at sete palavras, e que aparecem obrigatoriamente depois do resumo, precedidos da expresso Palavras-chave. Recomenda-se a consulta a tesaur de reas especficas.

2. ELEMENTOS TEXTUAIS
So os elementos que compem o texto do artigo. Dividem-se em introduo, desenvolvimento e concluso.

2.1 Introduo
A introduo expe o tema do artigo, relaciona-o com a literatura consultada, apresenta os objetivos e a finalidade do trabalho. Trata-se do elemento explicativo do autor para o leitor.

2.2 Desenvolvimento ou Corpo


O desenvolvimento ou corpo, como parte principal e mais extensa do artigo, visa a expor as principais idias. , em essncia, a fundamentao lgica do trabalho. Dependendo do assunto tratado, existe a necessidade de se subdividir o desenvolvimento nas etapas que seguem.

2.2.1 Metodologia
Metodologia a descrio precisa dos mtodos, materiais, tcnicas e equipamentos utilizados. Deve permitir a repetio do experimento ou estudo com a mesma exatido por outros pesquisadores.

2.2.2 Resultados
Resultados so a apresentao dos dados encontrados na parte experimental. Podem ser ilustrados com quadros, tabelas, fotografias, entre outros recursos.

2.2.3 Discusso
Restringe-se aos resultados do trabalho e ao confronto com dados encontrados na literatura.

2.3 Concluso
A concluso destaca os resultados obtidos na pesquisa ou estudo. Deve ser breve, podendo incluir recomendaes ou sugestes para outras pesquisas na rea.

3. ELEMENTOS DE APOIO AO TEXTO


3.1 Citaes
Citao a meno no texto de informao extrada de outra fonte para esclarecer, ilustrar ou sustentar o assunto apresentado. Devem ser evitadas citaes referentes a assuntos amplamente divulgados, rotineiros ou de domnio pblico, bem como aqueles provenientes de publicaes de natureza didtica, que reproduzem de forma resumida os documentos originais, tais como apostilas e anotaes de aula. As citaes so diretas (transcrio literal de um texto ou parte dele) ou indiretas (redigidas pelo autor do trabalho com base em idias de outros autores) e podem ser obtidas de documentos ou de canais informacionais (palestras, debates, conferncias, entrevistas, entre outros). As fontes de que foram extradas as citaes so indicadas no texto pelo sistema da ABNT.

3.2 Notas de Rodap


Notas de rodap so indicaes bibliogrficas, observaes ou aditamentos ao texto feitos pelo autor, tradutor ou editor. Fonte: paginas.terra.com.br

METODOLOGIA DE ARTIGO CIENTFICO


Resumo
O objetivo deste trabalho orientar acadmicos e bolsistas de iniciao cientfica sobre a elaborao de artigos cientficos, muito utilizados para divulgao de idias, estudos avanados e resultados de pesquisa. Com uma organizao e normatizao prpria, o artigo uma publicao pequena, que possui elementos pr, textuais e ps, com componentes e caractersticas especficas. O texto ou parte principal do trabalho inclui introduo, desenvolvimento e consideraes finais, sendo redigido com regras especficas. O estilo e as propriedades da redao tcnico-cientfica envolvem clareza, preciso, comunicabilidade e consistncia, havendo uma melhor compreenso do leitor. O contedo do artigo organizado de acordo com a ordem natural do tema e a organizao/hierarquizao das idias mais importantes, seguidas de outras secundrias. A utilizao de normas textuais, redacionais e grficas, no s padronizam o artigo cientfico, mas tambm disciplinam e direcionam o pensamento do autor coerentemente a um objetivo determinado. Palavras-chave: Artigo cientfico, iniciao cientfica, metodologia e trabalho acadmico

01. INTRODUO
O cientista, o grupo de pesquisa ou o estudioso, investiga, experimenta e produz constantemente conhecimentos na sua rea de estudo e outras reas correlatas, proporcionando relaes, comparaes, refutaes entre conceitos e teorias, colaborando com o avano da cincia. Esse processo dinmico de produo cientfica pode dar-se a nvel regional, nacional, e principalmente mundial, exigindo do cientista dedicao e atualizao permanente. Entre os procedimentos mais eficazes e rpidos para a divulgao dos resultados de uma pesquisa, ou mesmo para o debate acerca de uma teoria ou idia cientfica, a academia utiliza principalmente o artigo cientfico, o paper, o review, a comunicao cientfica, o resumo. So veiculados em publicaes especializadas como revistas e jornais cientficos, peridicos, anais, etc., impressos ou eletrnicos no mundo todo. Atualmente esse formato de publicao cientfica maciamente utilizado pela maioria dos pesquisadores e grupos de pesquisa no mundo, para divulgao de novos conhecimentos e como meio para adquirir notoriedade e respeito dentro da comunidade cientfica.

No entanto, observa-se um grau acentuado de dificuldade, por parte do pesquisador iniciante, na organizao e redao dos primeiros artigos tcnico-cientficos, principalmente em relao a estrutura e organizao do texto, colocao das idias, utilizao de certos termos, subdiviso dos assuntos, insero de citaes durante a elaborao do texto, entre outros. Se o texto em questo (com determinadas caractersticas para ser cientfico) for o relatrio final de uma pesquisa de campo ou laboratrio, ter uma estrutura mais centrada na metodologia, na apresentao e discusso dos resultados, utilizando inmeros recursos estatsticos disponveis, como tabelas e grficos. Mas, muitos artigos acadmicos so tericos, e o(s) autor(es) preocupa-se mais com a sua fundamentao referencial, procurando ordena-lo conforme sua linha de raciocnio e acrescentando algumas consideraes pessoais. As dificuldades para elaborao de um artigo cientfico podem ser minimizadas se o autor organizar-se e estiver convencido que o trabalho deve possuir rigor cientfico. Conforme afirma Ramos et al. (2003, p.15), Executar uma pesquisa com rigor cientfico pressupe que voc escolha um tema e defina um problema para ser investigado. A definio depender dos objetivos que se pretende alcanar. Nesta etapa voc elabora um plano de trabalho e, aps dever explicitar se os objetivos foram alcanados, [...]. importante apresentar a contribuio da pesquisa para o meio cientfico. Nesse contexto o presente artigo tem por objetivo orientar os interessados na elaborao de artigos cientficos, principalmente acadmicos de graduao, estudantes de ps-graduao e bolsistas de iniciao cientfica, facilitando o acesso e expondo alguns conceitos e orientaes, dispersos na literatura acerca da elaborao do artigo cientfico, bem como enriquecendo aspectos sobre as finalidades do artigo, sua redao, organizao conceitual, ordenao temtica, exposio metdica de informaes cientficas, bem como suas principais caractersticas. Portanto muito mais um texto didtico, que pretende colaborar na aprendizagem dos cientistas que iniciam e possuem diversas dvidas sobre a elaborao e organizao desse tipo de publicao. Inicialmente so discutidos, o conceito, as diferentes classificaes e os fins pelos quais so elaborados artigos cientficos, em diversos contextos, sendo depois analisadas as caractersticas e organizao do texto, seus componentes e o estilo redacional recomendado. A uniformizao grfica no est contemplada em funo dos objetivos aqui propostos, e porque varia muito de acordo com as normas especficas da instituio ou do orgo que realiza a publicao.

02. O ARTIGO CIENTFICO


Elaborar um artigo cientfico , num sentido genrico, contribuir para o avano do conhecimento, para o progresso da cincia. No incio, a produo cientfica tende a aproveitar em grande medida, os saberes e conhecimentos de outros autores, ficando o texto final com um percentual elevado de idias extradas de vrias fontes (que devem ser obrigatoriamente citadas). Com o exerccio contnuo da pesquisa e da investigao cientfica, consolida-se a autoria, a criatividade e a originalidade da produo de conhecimentos, bem como a sntese de novos saberes. Como afirma Demo: A elaborao prpria implica processo complexo e evolutivo de desenvolvimento da competncia, que, como sempre, tambm comea do comeo. Este comeo normalmente a cpia. No incio da criatividade h treinamento, que depois se h de jogar fora. A maneira mais simples de aprender, imitar. Todavia, este aprender que apenas imita, no aprender a aprender. Por isso, pode-se tambm dizer que a maneira mais simples de aprender a aprender, no imitar. (2002, p.29) necessrio darmos os primeiros passos nesse processo de construo da atitude cientfica, que antes de tudo uma postura crtica, racional e intuitiva ao mesmo tempo, que provoca a seu termo, como diz Kuhn (Apud MORIN, 2002), uma srie de revolues desracionalizantes, e por sua vez, cada uma, nova racionalizao. Portanto, conhecer a natureza, a estrutura e os mecanismos bsicos utilizados na elaborao de artigos, apropriar-se de um elemento revolucionrio, que transforma paradigmas cientficos.

2.1. Conceito e finalidade


De acordo com a UFPR (2000b), artigos de peridicos so trabalhos tcnico-cientficos, escritos por um ou mais autores, com a finalidade de divulgar a sntese analtica de estudos e resultados de pesquisas (p.2). Consistem em publicaes mais sintticas, mesmo sendo assuntos bem especficos, com uma abordagem mais enxuta do tema em questo, apesar da relativa profundidade na sua anlise. Possuem mais versatilidade que os livros, por exemplo, sendo facilmente publicveis em peridicos ou similares, atingindo simultaneamente todo o meio cientfico. Como diz Tafner et al. (1999, p.18) esses artigos so publicados, em geral, em revistas jornais ou outro peridico especializado que possua agilidade na divulgao (grifo meu). Por esse motivo, o artigo cientfico no extenso, totalizando normalmente entre 5 e 10 pginas, podendo alcanar, dependendo de vrios fatores (rea do conhecimento, tipo de publicao, natureza da pesquisa, normas do peridico, etc.), at 20 pginas, garantindo-se em todos os casos, que a abordagem temtica seja o mais completa possvel, com a exposio dos procedimentos metodolgicos e discusso dos resultados nas pesquisas de campo, caso seja necessrio a repetio da mesma por outros pesquisadores (LAKATOS e MARCONI, 1991; MEDEIROS, 1997; SANTOS, 2000). Alm disso, recomenda-se uma determinada normatizao para essas publicaes, tanto na estrutura bsica quanto na uniformizao grfica, como tambm na redao e organizao do contedo, diferenciando-se em vrios aspectos das monografias, dissertaes e teses, que constituem os principais trabalhos acadmicos. Em geral, os artigos cientficos objetivam publicar e divulgar os resultados de estudos: a) originais, quando apresentam abordagens ou assuntos inditos;

b) de reviso, quando abordam, analisam ou resumem informaes j publicadas (UFPR, 2000a, p.2). Observa-se muitas vezes a utilizao de ambas as situaes na elaborao dos artigos, onde incluem-se informaes inditas, tais como resultados de pesquisa, juntamente com uma fundamentao terica baseada em conhecimentos publicados anteriormente por outros ou pelo mesmo autor. Na maioria dos casos, dependendo da rea do conhecimento e da natureza do estudo, encontram-se artigos priorizando a divulgao de: - procedimentos e resultados de uma pesquisa cientfica (de campo); - abordagem bibliogrfica e pessoal sobre um tema; - relato de caso ou experincia (profissional, comunitria, educacional, etc.) pessoal e/ou grupal com fundamentao bibliogrfica; - reviso bibliogrfica de um tema, que pode ser mais superficial ou bem aprofundada, tambm conhecida como review. importante considerar que essas abordagens no se excluem, pelo contrrio, so amplamente flexveis, assim como a prpria cincia, podendo na elaborao do artigo cientfico, serem utilizadas de forma conjugada, desde que resguardadas as preocupaes relativas a cientificidade dos resultados, idias, abordagens e teorias, acerca dos mais diferentes temas que caracterizam o pensamento cientfico. Uma dos recursos amplamente utilizados atualmente em artigos de peridicos, principalmente nas cincias humanas e sociais , sem dvida, o relato de experincia, enriquecendo a fundamentao terica do texto com a prpria vivncia profissional ou pessoal do autor, sem a formalidade de enquadrar o contedo numa metodologia de estudo de caso, que tornaria o trabalho bem mais oneroso. O relato de experincia a descrio, de maneira mais informal, e sem o rigor exigido na apresentao de resultados de pesquisa, que se incorpora no texto e d, muitas vezes, mais vida e significado para leitura do que se fosse apenas um texto analtico. Independente do tipo ou objetivo Medeiros (1997) afirma que a elaborao de um artigo cientfico exige o apoio das prprias idias em fontes reconhecidamente aceitas (p.44). Observa-se, por exemplo, que nas Cincias Naturais o artigo cientfico quase que exclusivamente utilizado para apresentao e anlise de resultados de pesquisas experimentais, e o review, em funo do alto nvel de aprofundamento do tema e compleitude na sua abordagem, normalmente assinado por cientistas conhecidos tradicionalmente na rea ou linha de pesquisa em questo. J nas Cincias Humanas e Sociais, o artigo cientfico utilizado para os mais diversos fins, inclusive, sendo comum outras abordagens no mencionadas anteriormente.

2.2. Organizao e normatizao


Assim como em todo trabalho acadmico, o artigo cientfico possui uma organizao e normatizao prpria, que pode ser apresentada da seguinte forma: - estrutura bsica; - uniformizao redacional; - uniformizao grfica. Os estudos e publicaes cientficas, principalmente artigos e monografias, independentes do tamanho, so normalmente redigidos e apresentados com vrios aspectos da organizao grfica e redacional semelhantes, podendo ser reconhecidos em todo o mundo cientfico. Muitos acadmicos que iniciam na elaborao de trabalhos de pesquisa reclamam do excesso de normas e dos detalhes minuciosos com que devem ser redigidos, considerando um demasiado apego forma externa, em detrimento do fundo (contedo e informaes), que essencial na produo cientfica. De certa maneira deve-se concordar que as dificuldades para o iniciante em trabalhos tcnico-cientficos, sejam artigos ou outros trabalhos, so acrescidas em funo das regras e normas recomendadas pela academia, podendo no incio haver um certo embarao na ateno e na ordenao das idias. Mas como sempre acontece com o potencial humano, o exerccio e a prtica continuada de determinada ao proporciona a destreza, que posteriormente transformada em ato criativo. Apesar da flexibilidade ser pertinente na elaborao e organizao de artigos cientficos, necessrio que esses textos possuam certas normas, que gradualmente incorporam-se na atitude cientfica do pesquisador. Neste trabalho, em funo dos objetivos propostos inicialmente, sero apresentados apenas os assuntos referentes a estrutura bsica e uniformizao redacional do artigo cientfico. A uniformizao grfica, cujas normas variam conforme a instituio que publica, possui ampla abordagem na literatura relacionada a metodologia cientfica, podendo ser facilmente encontrada.

2.2.1. Estrutura bsica


A estrutura bsica do artigo cientfico a forma como o autor organiza os componentes do texto, da primeira a ltima pgina. a ordenao coerente dos itens e dos contedos ao longo da sua redao geral. a maneira como estruturam-se as partes objetivas/subjetivas, explcitas/implcitas, durante a elaborao do texto cientfico. Em funo do tamanho reduzido recomendado para o artigo cientfico, a economia e a objetividade so fundamentais na exposio das informaes, procurando manter a profundidade do tema, seja na abordagem de teorias ou idias, seja na anlise de resultados de pesquisa e sua discusso. Nesse ponto, a elaborao de artigos tcnico-cientficos mais complexa que outros trabalhos acadmicos, onde h maior liberdade na apresentao e exposio do tema.

No artigo cientfico, o conhecimento e o domnio pelo autor da estrutura bsica padro, muito importante para a elaborao do trabalho, sendo o mesmo composto de vrios itens, e distribudos em elementos pr-textuais, elementos textuais e elementos pstextuais, com seus componentes subdivididos de acordo com o Quadro 1. QUADRO 1 Distribuio dos itens que compe o artigo cientfico em relao aos elementos da estrutura bsica

Elementos Pr-textuais ou parte preliminar

Componentes Ttulo Sub-ttulo (quando for o caso) Autor (es) Crdito(s) do(s) autor(es) Resumo Palavras-chave ou descritores Abstract (quando for o caso) Key-words (quando for o caso)

Textuais ou corpo do artigo

Introduo Desenvolvimento Concluso

Ps-textuais ou referencial

Referncias

Cada um desses elementos, e seus respectivos componentes, imprescindvel na composio do artigo, apresentando informaes e dados fundamentais para a compreenso do trabalho como um todo, sendo muito importante no omiti-los.

2.2.1.1. Elementos pr textuais


Os elementos pr-textuais, tambm chamados de parte preliminar ou ante-texto, compe-se das informaes iniciais necessrias para uma melhor caracterizao e reconhecimento da origem e autoria do trabalho, descrevendo tambm, sucinta e objetivamente, algumas informaes importantes para os interessados numa anlise mais detalhada do tema (ttulo, resumo, palavras-chave). O ttulo do artigo cientfico deve ser redigido com exatido, revelando objetivamente o que o restante do texto est trazendo. Apesar da especificidade que deve ter, no deve ser longo a ponto de tornar-se confuso, utilizando-se tanto quanto possvel de termos simples, numa ordem em que a abordagem temtica principal seja facilmente captada. O sub-ttulo opcional e deve complementar o ttulo com informaes relevantes, necessrias, somente quando for para melhorar a compreenso do tema. Ttulo e sub-ttulo so portas de entrada do artigo cientfico; por onde a leitura comea, assim como o interesse pelo texto. Por isso deve ser estratgico, elaborado aps o autor j ter avanado em boa parte da redao final, estando com bastante segurana sobre a abordagem e o direcionamento que deu ao tema. Deve ser uma composio de originalidade e coerncia, que certamente provocar o interesse pela leitura. Aps, o nome do autor vai imediatamente seguido dos crditos, constituindo-se do nome da instituio onde leciona ou trabalha e da sua titulao. Tambm podem ser citados outros dados relevantes, ficando isto a critrio do autor ou da instituio que publica. Quando mais de um autor, normalmente o primeiro nome o autor principal, ou 1 autor, sendo sempre citado ou referenciado afrente dos demais. O resumo indica brevemente os principais assuntos abordados no artigo cientfico, iniciando com os objetivos do trabalho, metodologia e anlise de resultados (nas pesquisas de campo) ou idias principais, encerrando com breves consideraes finais do pesquisador. Deve-se evitar qualquer tipo de citao bibliogrfica. A Norma Brasileira Registrada (NBR) 6028, da Associao Brasileira de Normas Tcnicas (1987), possui uma normatizao completa para a elaborao de resumos. Em seguida, so relacionadas de 3 a 6 palavras-chave que expressem as idias centrais do texto, podendo ser termos simples e compostos, ou expresses caractersticas. A preocupao do autor na escolha dos termos mais apropriados, deve-se ao fato dos leitores identificarem prontamente o tema principal do artigo lendo o resumo e palavras-chave. No levantamento bibliogrfico feito atravs de softwares especializados ou pela internet, utilizam-se em grande escala esses dois elementos pr-textuais.

Quando o artigo cientfico publicado, em revistas ou peridicos especializados de grande penetrao nos centros cientficos, inclui-se na parte preliminar o abstract e key-words, que so o resumo e as palavras-chave traduzido para o idioma ingls.

2.2.1.2. Elementos textuais


Considerada a parte principal do artigo cientfico, compe-se do texto propriamente dito, sendo a etapa onde o assunto apresentado e desenvolvido (UFPR, 2000a, p.27) e por esse motivo chamado corpo do trabalho. Como em qualquer outro trabalho acadmico, os elementos textuais subdividem-se em introduo, desenvolvimento e concluso ou consideraes finais, sendo redigidos de acordo com algumas regras gerais, que promovem maior clareza e melhor apresentao das informaes contidas no texto. Na introduo o tema apresentado de maneira genrica, como um todo, sem detalhes (UFPR, 2000a, p.28), numa abordagem que posicione bem o assunto em relao aos conhecimentos atuais, inclusive a recentes pesquisas, sendo abordadas com maior profundidade nas etapas seguintes do artigo. nessa parte que o autor indica a finalidade do tema, destacando a relevncia e a natureza do problema, apresentando os objetivos e os argumentos principais que justificam o trabalho. Trata-se do elemento explicativo do autor para o leitor (UFPR, 2000a, p.28). A introduo deve criar uma expectativa positiva e o interesse do leitor para a continuao da anlise de todo artigo. Em alguns textos, o final da introduo tambm utilizado pelo autor para explicar a seqncia dos assuntos que sero abordados no corpo do trabalho. O elemento textual chamado desenvolvimento a parte principal do artigo cientfico, caracterizado pelo aprofundamento e anlise pormenorizada dos aspectos conceituais mais importantes do assunto. onde so amplamente debatidas as idias e teorias que sustentam o tema (fundamentao terica), apresentados os procedimentos metodolgicos e anlise dos resultados em pesquisas de campo, relatos de casos, etc. Conforme a UFPR (2000b, p.27) o desenvolvimento ou corpo, como parte principal e mais extensa do artigo, visa expor as principais idias. [...] a fundamentao lgica do trabalho. O autor deve ter amplo domnio sobre o tema abordado, pois quanto maior for o conhecimento a respeito, tanto mais estruturado e completo (dir-se- amadurecido) ser o texto. De acordo com Bastos et al. (2000) organizao do contedo deve possuir uma ordem seqencial progressiva, em funo da lgica inerente a qualquer assunto, que uma vez detectada, determina a ordem a ser adotada. Muitas vezes pode ser utilizada a subdiviso do tema em sees e subsees. O desenvolvimento ou parte principal do artigo, nas pesquisas de campo, onde so detalhados itens como: tipo de pesquisa, populao e amostragem, instrumentao, tcnica para coleta de dados, tratamento estatstico, anlise dos resultados, entre outros, podendo ser enriquecido com grficos, tabelas e figuras. O ttulo dessa seo, quando for utilizado, no deve estampar a palavra desenvolvimento nem corpo do trabalho, sendo escolhido um ttulo geral que englobe todo o tema abordado na seo, e subdividido conforme a necessidade. A concluso parcial e a ltima parte dos elementos textuais de um artigo, e deve guardar propores de tamanho e contedo conforme a magnitude do trabalho apresentado, sem os delrios conclusivos comuns dos iniciantes, nem os freqentes exageros na linguagem determinstica. Comumente chamado de Consideraes finais, em funo da maior flexibilidade do prprio termo, esse item deve limitar-se a explicar brevemente as idias que predominaram no texto como um todo, sem muitas polmicas ou controvrsias, incluindo, no caso das pesquisas de campo, as principais consideraes decorrentes da anlise dos resultados. O autor pode nessa parte, conforme o tipo e objetivo da pesquisa, incluir no texto algumas recomendaes gerais acerca de novos estudos, sensibilizar os leitores sobre fatos importantes, sugerir decises urgentes ou prticas mais coerentes de pessoas ou grupos, etc. Como lembram Tafner et al. (1999) a concluso deve explicitar as contribuies que o trabalho alcanou, [...] deve limitar-se a um resumo sintetizado da argumentao desenvolvida no corpo do trabalho, [...] devem estar todas fundamentadas nos resultados obtidos na pesquisa (p.46). Sugere-se que cada componente dos elementos textuais em um artigo cientfico tenham um tamanho proporcional em relao ao todo, conforme explicitado na Tabela 1. TABELA 1 Proporcionalidade de cada elemento textual em relao ao tamanho total do corpo ou parte principal do artigo cientfico

n. 01 02 03 Introduo Desenvolvimento

Elemento textual

Proporo 2 a 3/ 10 6 a 7/ 10 a 1/ 10 10/ 10

Concluso ou Consideraes finais Total

2.2.1.3. Elementos ps textuais


Na elaborao de qualquer trabalho acadmico, os elementos ps-textuais, compreendem aqueles componentes que completam e enriquecem o trabalho, sendo alguns opcionais, variando de acordo com a necessidade. Entre eles destacam-se: Referncias, ndice remissivo, Glossrio, Bibliografia de apoio ou recomendada, Apndices, Anexos, etc. No artigo cientfico utiliza-se obrigatoriamente a Referncia, que consiste no conjunto padronizado de elementos que permitem a identificao de um documento no todo ou em parte (UFPR, 2000a, p.37). Com maior freqncia utilizada a lista de referncias por ordem alfabtica (sistema alfabtico) no final do artigo, onde so apresentados todos os documentos citados pelo autor. Menos comum, tambm pode-se optar pela notao numrica, que utiliza predominantemente as notas de rodap na prpria pgina onde o documento foi citado. Existem normas para utilizao de ambas, disciplinadas pela Associao Brasileira de Normas Tcnicas ABNT, e periodicamente atualizadas.

2.2.2. Uniformizao redacional 2.2.2.1. Organizao do texto cientfico


Considerada por muitos uma etapa extremamente difcil, vale lembrar que, para escrever textos tcnicos, segue-se basicamente o mesmo raciocnio utilizado para sua leitura. (SANTOS, 2000, p.89) Da mesma forma como se faz o fichamento e o esquema na leitura tcnica, a grande maioria dos pesquisadores e estudiosos que elaboram textos cientficos, utilizam-se previamente de um planejamento ou esquema (esqueleto) montado a partir de leituras, observaes e reflexes, atravs de tcnicas apropriadas, como o fichamento, as listas de assuntos, o brainstorming. A organizao coerente desse plano de contedos deve respeitar os objetivos do trabalho e a ordenao natural do tema, pois dessa forma, conforme afirma Medeiros (1997) no se repetem idias e nem deixa-se nada importante de lado. A redao inicia-se pela limpeza (seleo) dos dados; segue-se a organizao dos blocos de idias; faz-se a hierarquizao das idias importantes. Agora as informaes esto prontas para serem redigidas. (SANTOS, 2000, p.91) Sugerindo a utilizao de outros recursos, principalmente eletrnicos, na redao do texto cientfico, Mttar Neto (2002) sugere que no seja realizada a etapa inicial de livre associao de idias, como no brainstorming, mas sim utilizado o sumrio nos processadores de textos no computador (Microsoft Word, por exemplo), evitando o caos na fase inicial da redao. [...] mtodo do sumrio tende a preservar tanto a possibilidade da livre associao quanto da ordenao, do comeo ao final da redao do texto. Do nosso ponto de vista, o caos deve estar pr-ordenado, desde o incio, e, com o sumrio, o espao para o caos fica preservado, at o final do processo [...]. (MTTAR NETO, 2002, p.175) Qualquer contedo que se queira divulgar por intermdio de um artigo cientfico, seja o resultado de uma pesquisa, uma teoria, uma reviso, etc., possui um certo grau de dificuldade, em funo do espao pequeno para o desenvolvimento das idias. Por isso, Medeiros (2000) sugere que a apresentao do texto deve ser clara, concisa, objetiva; a linguagem correta, precisa, coerente, simples, evitando-se adjetivos inteis, repeties, rodeios, explicaes desnecessrias.

2.2.2.2. Redao tcnico-cientfica


O estilo da redao utilizada em artigos cientficos chamado tcnico-cientfico, diferindo do utilizado em outros tipos de composio, como a literria, a jornalstica, a publicitria (UFPR, 2000c, p.1). Com caractersticas e normas especficas, o estilo da redao cientfica possui certos princpios bsicos, universais, apresentados em diversas obras, principalmente textos de metodologia cientfica, que colaboram para o desempenho eficiente da redao cientfica. Com fins didticos, ser apresentado em forma de quadro explicativo, as principais informaes e princpios bsicos sobre o estilo da redao tcnico-cientfico, baseando-se em trs referncias bibliogrficas que tratam do tema. Bastos et al. (2000) estruturam os princpios bsicos da uniformizao redacional em quatro itens indispensveis: clareza, preciso, comunicabilidade e consistncia (p.15). QUADRO 2 Descrio dos princpios bsicos da redao tcnico-cientfica segundo Bastos et al.(2000)

Caracterstica Clareza Preciso -

Descrio no deixa margem a interpretaes diversas; no utiliza linguagem rebuscada, termos desnecessrios ou ambguos; evita falta de ordem na apresentao das idias; cada palavra traduz exatamente o que o autor transmite;

Comunicabilidade Consistncia

abordagem direta e simples dos assuntos; lgica e continuidade no desenvolvimento das idias; uso correto do pronome relativo "que"; uso criterioso da pontuao;

de expresso gramatical - violada quando, por ex., numa enumerao de 3 itens, o 1 substantivo, o 2 uma frase e o 3 um perodo completo; de categoria - equilbrio existente nas sees de um captulo ou subsees de uma seo; de seqncia - ordem na apresentao de captulos, sees e subsees do trabalho;

A UFPR (2000c) descreve as caractersticas da redao tcnico-cientfica em diversos princpios bsicos, sendo os principais apresentados no Quadro 3. QUADRO 3 Descrio dos princpios bsicos da redao tcnico-cientfica segundo UFPR(2000c)

Caracterstica Objetividade e coerncia Clareza e preciso Imparcialidade Uniformidade

Descrio abordagem simples e direta do tema; seqncia lgica e ordenada de idias; coerncia e progresso na apresentao do tema conforme objetivo proposto; contedo apoiado em dados e provas, no opinativo; evita comentrios irrelevantes e redundantes; vocabulrio preciso (evita linguagem rebuscada e prolixa); nomenclatura aceita no meio cientfico; evita idias pr-concebidas; no faz prevalecer seu ponto de vista;

uniformidade ao longo de todo texto (tratamento, pessoa gramatical, nmeros, abreviaturas, siglas, ttulos de sees); uso preferencial da forma impessoal dos verbos;

Conjugao

Santos (2000) estabelece o estilo e as propriedades da redao cientfica, enumerando vrias caractersticas importantes para cada tipo, sendo os principais apresentados no Quadro 4. QUADRO 4 Descrio dos princpios bsicos da redao tcnico-cientfica segundo Santos(2000)

Tipo

Caracterstica Consistncia Impessoalidade -

Descrio afirmativas compactas e claras; evita substantivos abstratos e sentenas vagas; usa termos correntes e aceitos; viso objetiva dos fatos, sem envolvimento pessoal;

Estilo da redao Brevidade Concretude

usa linguagem precisa (correspondncia entre a linguagem e o fato comunicado);

Preciso

texto sem complicaes e explicaes longas;

Simplicidade Propriedades do Clareza texto Coerncia Direo Objetividade Seletividade redao clara, compreendida na 1 leitura; as partes do texto so interligadas; indica o caminho que vai seguir (unidade de pensamento); imparcialidade na redao; prioriza contedos importantes;

03. CONSIDERAES FINAIS


O artigo cientfico, assim como outros tipos de trabalhos acadmicos, abordam temas tericos de pesquisa, revises bibliogrficas, pesquisas de campo, e tem a finalidade de comunicar ao mundo cientfico os conhecimentos elaborados a partir dos critrios da cincia. A elaborao de qualquer artigo deve respeitar uma organizao prpria, constituda de uma estrutura bsica, uma uniformizao redacional e uma grfica, que somadas formam o conjunto de normas recomendadas para este tipo de publicao. A estrutura bsica do artigo cientfico composta dos elementos pr-textuais, textuais e ps-textuais, subdivididos em vrios componentes e contendo informaes imprescindveis para o entendimento do tema, da sua fundamentao e da autoria do trabalho. A elaborao e o desenvolvimento do texto no artigo cientfico requer a definio e o entendimento exato do tema e sua ordenao natural, a organizao e a hierarquizao interna das idias principais e secundrias, e a compreenso acerca da necessidade de uma linguagem simples e concisa devido ao tamanho pequeno recomendado para o artigo. A redao tcnico-cientfica desenvolvida no texto do artigo possui caractersticas de estilo e propriedade prprias, como clareza, preciso, comunicabilidade e consistncia, possibilitando a compreenso exata e objetiva por parte do leitor e a economia de espao, sem perder a qualidade na comunicao das idias. A utilizao de normas e diretrizes para elaborao e apresentao de artigos cientficos, alm de padronizar o formato geral e a organizao do texto, so fundamentais para construo gradativa do pensamento cientfico do autor, estabelecendo parmetros individuais seguros na abordagem e anlise de temas e problemas cientficos.

MONOGRAFIA
COMO ELABORAR UMA MONOGRAFIA
A primeira monografia foi publicada em 1855 (embora j viesse empregando o mtodo desde 1830), por Le Play (1806-1882), Les Ouvriers eurpens. O autor descreve com minncias o gnero de vida dos operrios e o oramento de uma famlia-padro daquela classe. A origem histrica da palavra MONOGRAFIA vem da especificao, ou seja a reduo da abordagem a um s assunto, a um s problema. Seu sentido etimolgico significa: mnos (um s) e graphein (escrever): dissertao a respeito de um assunto nico. Ela tem dois sentidos: O estrito, que se identifica com a tese: tratamento escrito de um tema especfico que resulte de pesquisa cientfica com o escopo de apresentar uma contribuio relevante ou original e pessoal cincia. E o Lato, que identifica com todo trabalho cientfico de primeira mo, que resulte de pesquisa: dissertaes cientficas, de mestrado, memrias cientficas, as antigas exercitaes e tesinas, os college papers das universidades americanas, os informes cientficos ou tcnicos e obviamente a prpria monografia no sentido acadmico, ou seja o tratamento escrito aprofundado de um s assunto, de maneira descritiva e analtica, onde a reflexo a tnica (est entre o ensaio e a tese e nem sempre se origina de outro tipo de pesquisa que no seja a bibliografia e a de documentao).

Antes da elaborao da monografia de concluso do curso de graduao, ps-graduao, etc..., o aluno deve desenvolver um "projeto de monografia", e para tal deve ter em mente um "assunto" que deseja dissertar assim como um acompanhante, um professor/orientador, que aceitar as responsabilidades e atribuies descritas nas normas para elaborao de monografias da Escola. O Aluno na busca da elaborao de sua monografia passar por algumas fases: escolha do assunto, pesquisa bibliogrfica, documentao, crtica, construo, redao. A escolha do "assunto" o ponto de partida da investigao e consequentemente da prpria monografia, o objeto de pesquisa. preciso escolh-lo com acerto. Deve ser um tema selecionado dentro das matrias que mais lhe interessam durante o curso e que atendam s suas inclinaes e possibilidades. um incio de uma realizao profissional. De qualquer maneira, s se pode esperar xito quando o assunto escolhido ou marcado de acordo com as tendncias e aptides do aluno. A escolha do assunto segue naturalmente, dentro do processo de elaborao da monografia, a fase de pesquisa bibliogrfica. O aluno dever, junto ao seu orientador buscar a bibliografia que possa ser consultada (livros, revistas, artigos, trabalhos cientficos, etc..) para a elaborao de seu projeto de Monografia e consequentemente a Monografia. A documentao a parte mais importante da dissertao, consiste em coligir o material que nos vai fornecer a soluo do problema estudado. Unir toda a bibliografia encontrada e elaborar a informao ao trabalho da pesquisa (poder ser feito atravs de fichas). A crtica um juzo de valor sobre determinado material cientfico. Pode ser externa e interna. Externa a que se faz sobre o significado, a importncia e o valor histrico de um documento, considerado em si mesmo e em funo do trabalho que est sendo elaborado. Abrange a crtica do texto (saber se o texto no sofreu alteraes com o tempo, por exemplo), a da autenticidade (autor, data, e circunstncias de composio de um escrito) e a da provenincia do documento (origem da obra); Aps o longo trabalho de documentao e crtica, o pesquisador ter diante de si, no mnimo, trplice fichrio de documentao (fontes, bibliogrfica e crticas pessoais). Ele ir construir a partir desses dados, a Introduo, o Desenvolvimento e a Concluso de sua monografia. A monografia um trabalho escrito. Desde a fase de sua construo, o trabalho monogrfico vem sendo redigido. uma das operaes mais delicadas e difceis para o pesquisador por ter que atentar para normas de documentao, requisitos de comunicao, de lgica e at de estilo. Existem, devido a ansiedade, uma resistncia do pesquisador em redigir, talvez por medo de que seu trabalho no seja compreendido ou aceito pelo pblico. O auto Dcio V. Salomo sugere recursos pra facilitar a tarefa de redigir: a) Redaco Provisria: fazer primeiramente um esboo, rascunho, planejamento, a maquete; b) Redao Definitiva: Consta das 3 partes da construo da monografia- Introduo, Desenvolvimento e Concluso. c) Estrutura Material da Monografia: a monografia deve agradar ao pblico e tambm o servio de documentao (obedecer as normas tcnicas elaboradas pela Associao Brasileira de Normas Tcnicas) * ver abaixo d) Linguagem Cientfica: existe a tendncia em se descuidar da linguagem quando se redige um trabalho cientfico. So necessrios: 1)Correo gramatical; 2)Exposio clara, concisa, objetiva, condizente com a redao cientfica; 3)Cuidado em se evitar perodos extensos; 4)Preocupao em se redigir com simplicidade, evitando o colquio excessivamente familiar e vulgar, a ironia causticante, os recursos retricos; 5)Linguagem direta; 6)Preciso e rigor com o vocabulrio tcnico, sem cair no hermetismo.

Projeto de Monografia:
Folha de rosto com dados gerais de identificao; Tempo de Compromisso do orientador; Captulo introdutrio com a caracterizao clara do problema a ser investigado, objetivos claramente definidos, delimitao do estudo e definio de termos, alm de uma reviso preliminar da literatura;

Detalhamento da metodologia a ser utilizada; Cronograma; Lista de referncias

Estrutura Material da Monografia:


1) Capa: na parte superior o nome da instituio (Universidade e Escola), no meio vem o ttulo em letra maiscula, o nome do autor, embaixo vem a cidade e ano (o ideal que seja sbria sem desenhos); 2) Dorso: o mesmo de cima embora no lugar do nome do autor vem uma orientao ex: monografia apresentada ao curso X da Universidade Y como requisito parcial a obteno do ttulo Z (ex: Licenciado em E.F.) - deve ser colocado no canto direito e no meio do papel, e logo abaixo vem o orientador, embaixo a cidade e data; 3) Capa 2: na parte superior o nome da escola, nome do aluno, nmero de inscrio, o curso e modalidade (ex: E. F. / Licenciatura), Ttulo da obra, Orientador, e vem abaixo um pequeno rol que dever se preenchido pelo professor ao final (resultado, nota, conceito, data),abaixo vem a assinatura do orientador, e no final um pequeno dizer: tal departamento para registro e arquivo - data, em seguida vem o nome do Coordenador do Colegiado, que ir receber a monografia e a assinatura dele, seguido do nome da escola; 4) Pgina de Dedicatria: se houver, ou pgina destinada a um pensamento, frase, se o autor achar conveniente; 5) ndice Completo (de todos os captulos e suas sees) ou Sumrio (enumerao das partes principais) com a indicao das pginas iniciais dos captulos ou partes destacadas (anexos); 6) Agradecimentos; 7) Prefcio, caso haja; 8) Introduo: Justificativa e Definio do problema; 10) Objetivo; 11) Reviso de Literatura: todo o contedo apresentado de bibliografia sobre o assunto; 14) Metodologia: discusso e anlise dos resultados, como o aluno vai provar o problema e tambm o procedimento; 15) Concluso e Sugestes; 16) Apndices ou anexos, tabelas e grficos (podem ser colocadas em meio aos assuntos), etc..., ordenados de acordo com o desenvolvimento e ditados pela convenincia e clareza da exposio do corpo do trabalho; 17) Referncias Bibligrficas em ordem alfabtica; 18) ndice de autores citados em ordem alfabtica; 19) ndice de assuntos em ordem alfabtica; 20) Glossrio, caso se julgue importante; 21) Uma ou duas pginas em branco antes da contra-capa. Normatizao geral para sites dentro do nmero 17 (contribuio do Prof. Leonardo Maturana): coloca-se o nome do editor, produtor ou at mesmo, webmaster como o autor do site, como fosse o autor de livro. Exemplo: PRIMO, D. Cooperativa do Fitness - CDOF. Disponvel em: <http://www.cdof.com.br/capoeira.htm>. Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil. Acessado em: 10 de Agosto de 2002. Ou Referncia do autor do artigo, exemplo da capoeira: MATARUNA DOS SANTOS, L.J. Histrico da Capoeira. In: Cooperativa do Fitness - CDOF, Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil, Jun. 2000. Disponvel em: <http://www.cdof.com.br/capoeira.htm>. Acessado em: 10 de Agosto de 2002.

Obs: No esquecer dos termos "disponvel em:" (para localizao do endereo do link) e "Acessado em:" (para a data de acesso). Mesmo assim, torna-se importante, colocar na pgina dos artigos ou matrias, a data em que elas foram ao ar, ou, ao menos, o ms de disponibilizao, para que na referncia dos artigos, possam ser compreendidos os dados referentes ao ano de veiculao daquele assunto.

NORMAS PARA REDAO DE MONOGRAFIAS


Monografias
Documento investigativo e minucioso que apresenta o resultado de trabalho de atualizao de conhecimentos sobre um tema especfico e geralmente restrito, mediante reviso de publicaes de outros autores e tambm prprias. O objetivo da monografia reunir vrios trabalhos e analis-los comparativamente, com o fim de se promover a atualizao de um dado tema. Via de regra, a monografia constituda sob a superviso de um especialista no assunto (professor ou pesquisador), que ser a autoridade acadmica a validar ou no os argumentos utilizados e a mostrar caminhos bibliogrficos para o andamento da pesquisa. Largamente utilizada como trabalho de concluso de cursos, exigida na ps-graduao em nvel lato-sensu, como trabalho final ou de concluso de cursos de graduao.

1 ESTRUTURA DA MONOGRAFIA
A estrutura da monografia estabelece a seqncia em que devem ser dispostos os elementos que a compem. Disposio dos elementos:

Pr-textuais
- Capa (obrigatrio) - Folha de rosto (obrigatrio) - Ficha catalogrfica (obrigatria), no verso da folha de rosto - Folha de avaliao (obrigatria) - Dedicatria (opcional) - Agradecimentos (opcional) - Citao ou epgrafe (opcional) - Resumo na lngua verncula (obrigatrio) - Sumrio (obrigatrio) - Lista de ilustraes (se existirem grficos ou tabelas) (i) - Lista de abreviaturas, siglas ou smbolos (opcional) (ii)

Textuais
- Introduo - Desenvolvimento - Concluso

Ps-textuais
- Referncias (obrigatrio) - Apndice(s) (opcional) - Anexo(s) (opcional) - Glossrio (se necessrio)

1.1 Elementos pr-textuais:

Capa
Capa a proteo externa do trabalho, devendo conter os elementos essenciais para que se possa identificar o trabalho, o autor, a entidade em que foi produzida e a data de sua concluso. O nome do autor deve aparecer no auto da folha, digitado em fonte Arial 14, todo em letras maisculas. Caso a tenha, o autor dever identificar sua mais alta qualificao acadmica, p. ex.: CD (Cirurgio Dentista); Prof. (Professor); Dr. (Doutor); etc. O ttulo da monografia e subttulo, se houver, ocuparo a regio central da folha em fonte Arial 16. Na poro inferior da pgina grafam-se o nome da unidade acadmica em fonte Arial 16 e, logo abaixo, o local da sede da mesma, seguido do ano da concluso do trabalho, fonte Arial 14. Centralizam-se todos os pargrafos e as letras da capa sero maisculas e negritadas. A margem superior deve ser de 4cm, inferior e direita, 3cm e a esquerda 3,5cm. (Anexo A).

Folha de rosto
Deve permitir maior nmero de informaes sobre a monografia. Alm dos elementos constantes da capa, acrescenta-se, entre o ttulo e a identificao da unidade acadmica, a exigncia que motivou sua produo em fonte Arial 12, com letras minsculas, excetuando-se a inicial dos nomes prprios. O nome do orientador do trabalho ser digitado em letras maisculas Arial 12. A palavra Orientador e as demais que permitem identificar sua qualificao acadmica tm somente as primeiras em maisculas. Todos os elementos da folha de rosto devero estar centralizados com exceo da descrio do trabalho, que dever ser colocada altura dos dois teros, parte inferior, direita da pgina, em negrito. (Anexo B).

Ficha catalogrfica
Dever ser confeccionada, seguindo as normas vigentes da ABNT e normalmente, as unidades acadmicas dispem de um servio de biblioteca que encarregado de orientar os usurios em procedimentos tcnicos exigidos na produo do trabalho acadmico. So necessrias trs palavras-chave, as quais no devero constar no ttulo da monografia. Vir no verso da folha de rosto. (Confeccionada pela biblioteca).

Folha de avaliao da monografia


Dever conter a identificao e a exigncia que motivou o trabalho, dados para serem avaliados, conforme cada exigncia. A folha dever ser digitada em fonte Arial 12. O ttulo AVALIAO DA MONOGRAFIA deve ser digitado em Arial 14, na parte superior da folha, em negrito e centralizado. (Anexo C).

Dedicatria(s)
opcional, colocada aps a folha de aprovao e deve estar em pgina prpria. Dever vir alinhada margem direita, a 6cm da margem inferior.

Agradecimento(s)
Elemento opcional, colocado aps a dedicatria, em folha prpria. Dever vir alinhado margem direita, a 6cm da margem inferior.

Citao ou epgrafe
Elemento opcional, colocado aps a dedicatria. Dever vir alinhada margem direita, a 6cm da margem inferior.

Resumo na lngua verncula


Trata-se de uma resenha do trabalho escrito, apresentando de forma concisa, pontos relevantes e as concluses do trabalho. Deve ser redigido na terceira pessoa do singular, com o verbo na voz ativa, compondo-se de uma seqncia de frases concisas e objetivas e no de enumerao de tpicos No deve incluir citaes bibliogrficas. Deve ser escrito em um nico pargrafo, em pgina distinta, contendo no mximo 500 palavras. Abaixo do ttulo RESUMO, um espao duplo, precedido da respectiva referncia bibliogrfica da monografia de acordo com a ABNT NBR 6023, de agosto de 2002. Concludo o resumo, logo abaixo, dever haver dois espaos duplos e as palavras-chave, em negrito e apenas a primeira letra em maiscula (Palavras-chave), em no mximo de cinco palavras, as quais no devem constar no ttulo e subttulo. Ao rodap dever constar o comit de orientao, ou apenas: Orientador: nome.(Anexo D)

Sumrio
Refere-se indicao e enumerao das pginas que contm as divises do trabalho. Deve-se listar obrigatoriamente todos os itens que vierem aps o sumrio e nenhum item que estiver antes do mesmo pode nele constar. Os itens listados no sumrio podero ter subdivises, a critrio do autor. O ttulo SUMRIO, em letras maisculas, deve ser centralizado no alto da pgina e digitado em Arial 14. Os itens devem ser digitados em Arial 12. As pginas do sumrio no devem ser numeradas e os itens devero estar na mesma margem, ou seja, sem indentao. (Anexo E)

Lista de ilustraes
Relao de grficos ou tabelas apresentadas no texto, devendo conter nmero, legenda e pgina. Coloca-se logo aps o sumrio, recebendo paginao em algarismos romanos e iniciando com a numerao i.

Lista de abreviaturas, siglas ou smbolos


opcional. Relao alfabtica das abreviaturas, siglas ou smbolos utilizados no texto, seguidos das palavras, expresses correspondentes ou significados, por extenso. Deve ser elaborada de acordo com a ordem apresentada no texto. Lista prpria para cada tipo. (Anexo F).

1.2 Elementos textuais Introduo


a apresentao do trabalho como um todo. Trata-se de um texto explicativo, onde o autor define o assunto, transmite a idia clara do tema, objetivos, justificativa e suas aplicaes prticas, problemticas, metodologia utilizada. A introduo pode referir-se aos tpicos principais fornecendo a ordem de apresentao dos mesmos.

Desenvolvimento
Trata-se da apresentao do trabalho, propriamente dito. Est dividido em trs ou quatro captulos (mdia de 10 a 15 laudas/captulo). Todo documento analisado deve constar na listagem bibliogrfica e ser referenciado conforme a Associao Brasileira de Normas Tcnicas (ABNT), na NBR 10520 de agosto 2002, ou de forma resumida na NBR 6023 de agosto 2002. (Anexo H). Os nomes dos autores de todas as contribuies citadas devero, obrigatoriamente, constar das Referncias Bibliogrficas. O desenvolvimento da monografia dever ter no mnimo quarenta laudas.

Concluso
Apresentao dos alcances que os resultados da pesquisa permitiram obter, atendendo aos objetivos propostos na introduo.

1.3 Ps-textuais Referncias bibliogrficas


Relao das referncias bibliogrficas das publicaes citadas no texto, de acordo com a ABNT NBR 6023 de agosto de 2002 (modelos em Anexo H).

Apndice e/ou anexo


Suportes elucidativos teis compreenso do texto, como parte do trabalho. um elemento em que so includas matrias suplementares, tais como leis, normas, jurisprudncias, estatsticas, cpias de documentos e outros que acrescentam contedo ao trabalho. Os apndices e/ou anexos Identificados por letras maisculas consecutivas, p.ex., APNDICE A, ANEXO A. Vm imediatamente aps as referncias bibliogrficas e no podem ser de arquivos colados, ou seja, devem ser digitados nas mesmas regras da monografia.

Glossrio

Opcional e elaborado em ordem alfabtica.

2 APRESENTAO GRFICA E FORMALIDADES 2.1 Formato


A monografia deve ser impressa em papel branco, de boa qualidade, formato A4 (21cm x 29,7cm), digitada em cor preta apenas no anverso das folhas.

2.2 Digitao
Utilizar caracteres tipo Arial, tamanho 12 para o texto, tamanho 9 em caso de notas de rodap. Utilizar espao um e meio entre linhas. Espao simples deve ser usado apenas em resumo, tabelas longas, notas de rodap, notas de fim de texto, ttulos com mais de uma linha e nas referncias bibliogrficas. Todo pargrafo deve iniciar com tabulao equivalente a 1,25cm da margem esquerda, devendo o texto ser justificado. As margens devem ser: superior: 3cm; inferior: 2,5 cm; esquerda: 3,5cm; direita: 2,5cm. Os ttulos dos captulos devero ser em caixa alta (CA), ou seja, em letras maisculas, Arial 14, em negrito e centralizados. Para iniciar um novo captulo, em pgina nova, a palavra CAPTULO dever estar a cinco centmetros da margem superior (3cm da margem + 5cm de espao). So enumerados com algarismos romanos (CAPTULO I). Aps um espao duplo, o ttulo do captulo. Iniciar o texto aps dois espaos. Os subttulos em CA, Arial 12, em negrito, seguindo a numerao correspondente e alinhados margem esquerda. Os itens e subitens devem aparecer gradativamente, em negrito, tendo apenas a primeira letra da primeira palavra em maiscula (exceto se for nome prprio), alinhados margem esquerda, utilizando o sistema de numerao progressiva. Aps o ttulo e subttulo no colocar ponto final. Os algarismos que numerarem os ttulos e subttulos no viro acompanhados de ponto ou trao, separados por um espao de caractere. Entre um ttulo ou subttulo e o texto dever haver um espao antes e um depois, conservando o espaamento um e meio entre linhas.

2.3 Paginao
A numerao deve ser colocada no centro inferior da pgina, centralizada, Arial 10, localizada de modo que a base superior do nmero esteja a 12mm da borda inferior do texto (ltima linha). Apenas para os elementos preliminares: lista de ilustraes, de abreviaturas, siglas ou smbolos (se houver), usar algarismos romanos minsculos (i, ii, iii, ...). Da introduo em diante, usar algarismos arbicos (1, 2, 3, ...). A introduo corresponder pgina 1, mas o nmero omitido. A primeira pgina de toda a diviso principal, embora contada, no recebe numerao.

2.4 Notas de rodap


Tm a finalidade de prestar esclarecimentos ou inserir no trabalho consideraes complementares, cujas incluses no texto interromperiam a seqncia lgica da leitura. So de dois tipos: bibliogrficas ou de referncias (informam ao leitor a fonte da citao feita) e explicativas (fazem um comentrio marginal ao texto). A numerao das notas se faz por algarismos arbicos, devendo ser nica e consecutiva. As notas de rodap devem ser separadas do texto por um trao contnuo, de cerca de um tero da linha, a fonte no tipo Arial, estilo normal, tamanho nove, espao simples entre linhas. Alinhamento justificado para notas explicativas. Quanto s notas bibliogrficas, adotar um dos sistemas previstos pela ABNT (alfabtico ou numrico) para fazer citaes de obras consultadas. Se a opo for pelo alfabtico, as referncias devem ser ordenadas no final do artigo em uma nica ordem alfabtica. Mas caso a opo tenha sido pelo sistema numrico, as referncias finais aparecem na mesma ordem numrica crescente. (Anexo G). Maiores detalhes consultar a NBR 10 520 de agosto de 2002.

2.4.1 Notas de referncia


A primeira citao de uma obra, em nota de rodap, deve ter sua referncia completa. Para as subseqentes citaes da mesma obra, utilizam-se as expresses abaixo, abreviadas quando for o caso: a) Idem mesmo autor Id.; b) Ibidem na mesma obra Ibid.; c) Opus citatum, opere citado obra citada op. cit.; d) Confira, confronte Cf.;

e) Passim aqui e ali, em diversas passagens passim; f) Loco citado no lugar citado loc. cit.; g) Sequentia seguinte ou que se segue et seq.; Obs.: as expresses constantes nas alneas a), b), c) e d) s podem ser usadas na mesma pgina da citao a que se referem. Nas pginas seguintes, para as subseqentes citaes da mesma obra, pode-se fazer a referncia reduzida a seus elementos essenciais, com uma das seguintes formas: - Seqncia: autor (sobrenome em maisculas), data da publicao e pgina. Ex.: LAKATOS, 1991, p. 136. - Seqncia: autor (sobrenome em maisculas e nome abreviado), data da publicao e pgina. Ex.: LAKATOS, E. M. Fundamentos de metodologia cientfica, p. 136.

2.5 Citaes
As citaes podem ser transcries literais (citao direta) ou uma sntese do trecho que se quer citar (citao indireta). Tanto num caso como no outro, as fontes devem estar indicadas, no se admitindo transcries sem a devida referncia. As citaes diretas que ultrapassarem trs linhas devem vir em um pargrafo especial, dispensando-se as aspas, separadas do pargrafo anterior e posterior por uma linha a mais, fonte do tipo Arial, estilo normal, tamanho 11 e com recuo da margem esquerda igual ao dos pargrafos (1,25cm) e espaamento simples. Para citao de citao, utiliza-se o termo em latim apud, cujo significado junto a ou em ou a expresso citado por. Se tratar de citao de citao direta, usar aspas simples. Deve ser evitada e s usar quando for indispensvel e no tiver possibilidade de acesso ao original. Nas citaes de artigos de lei no se insere a fonte na nota de rodap, pois j se menciona a Lei ou Cdigo pertinente, logo aps a meno do artigo. Para dar nfase a um trecho de citao, indicar a alterao, utilizando a expresso: grifou-se, entre parnteses, ao final da redao. Porm, se o destaque j constar no original, ao final menciona-se: grifo do autor. Conforme a seguir, devem ser indicadas: a) supresses: [...] b) interpolaes, acrscimos ou comentrio: [ ] c) nfase ou destaque: negrito. As citaes devem ser apresentadas conforme a NBR 10520 ou de forma reduzida na NBR 6023. (Anexo G).

2.6 Normatizao textual


a) Redao: a monografia deve ser escrita na terceira pessoa, em linguagem clara, concisa e de consistncia gramatical e seqencial; frases simples e curtas (mdia de trinta palavras); pargrafos mdios (oito a 15 linhas); captulos mdios (de dez a 15 laudas). a) Destaque e diferenciao de palavras: nomes cientficos, palavras e frases em lngua estrangeira, ttulos de obras (livros e peridicos), emprega-se itlico, sem aspas; para dar destaque a um termo, usar negrito; ttulos de captulos ou de poemas vm entre aspas. b) Aspas: vo entre aspas duplas as citaes de at trs linhas, incorporadas ao texto. A citao de citao vem entre aspas simples. As citaes longas, de mais de trs linhas, so em bloco destacado do texto, sem aspas. c) Abreviaturas e siglas: devem ser utilizadas na forma recomendada por organismos de padronizao nacional ou internacional ou rgos cientficos de competncias de cada rea. Na primeira vez em que forem mencionadas no texto, devem aparecer entre parnteses, precedidas da sua forma por extenso. Ex.: Cdigo de Processo Penal (CPP). d) Smbolos: so as redues de termos cientficos de forma grfica invarivel, sem ponto final ou desinncia de gnero ou nmero, como p. ex.: O (oxignio), m (metro), cm (centmetro), min (minuto). e) Frmulas e equaes: devem aparecer bem destacadas do texto. No caso de ocorrer vrias frmulas e equaes, elas so identificadas por nmeros consecutivos, colocados entre parnteses na extrema direita da linha.

f) Numerais:
em algarismos arbicos, mas por extenso nos seguintes casos: - de zero a nove: cinco, sete mil, dois milhes, ... - dezenas redondas: vinte, trinta mil, quarenta milhes, ... - centenas redondas: duzentos, quatrocentos mil, seiscentos milhes, ...

as classes separam-se por espaos; em todos os casos s se usam palavras quando no houver nada nas ordens ou classes inferiores: 13 mil, mas 13 700 e no 13 mil e 11 setecentos; 247 320 e no 247 mil e trezentos e vinte. Acima do milhar, todavia, possvel recorrer a dois procedimentos: - aproximao do nmero fracionrio, p.ex.: 23,6 milhes; - desdobramento dos dois termos numricos, p.ex.: 3 milhes e 535 mil g) Fraes: indicadas por algarismos, exceto quando ambos os elementos se situam de um a dez (um tero, 5/12); as fraes decimais so escritas com algarismos (0,5; 16,35). h) Porcentagens: sempre indicadas por algarismos, sucedidos do smbolo prprio (5%, 25%). i) Ordinais: escritos por extenso de primeiro a dcimo, porm os demais na forma numrica (quinto, 15). j) Quantias: de um a dez se escrevem por extenso (cinco reais), entretanto, quando ocorrem fraes, registra-se a quantia exclusivamente de forma numrica, acompanhada do respectivo smbolo (R$ 15,25). l) Algarismos romanos: usados normalmente nos seguintes casos: sculos, reis, imperadores, papas, ..., de mesmo nome; grandes divises das foras armadas; reunies, acontecimentos,..., repetidos periodicamente; e, dinastias reais. m) Horas: a norma manda: 3h20min e no a forma usual: 3:20 (em horrios). n) Datas: Quando por extenso, a indicao dos milnios deve ser feita ordinalmente e a dos sculos, cardinalmente. Na indicao numrica, usam-se algarismos romanos antepostos, no caso dos milnios, e pospostos, no caso de sculos. Ex.: Segundo milnio antes da era crist = II milnio a .C.; sculo vinte = sculo XX. O ano deve ser indicado numericamente por todos os algarismos e no apenas pela dezena final. Os meses so indicados por extenso ou em algarismos arbicos ou, ainda, abreviados por meio das trs primeiras letras, seguidas de ponto quando minsculas, e sem ponto, quando maisculas, excetuando-se o ms de maio, que escrito por extenso. Ex.: 12 de abril de 1972; 12 abr. 1972; 12 ABR 1972. As datas, quando indicadas numericamente, seguem o uso internacional: ano, ms, dia. Ex.: 1972.06.05. A indicao dos dias da semana pode ser feita abreviadamente, da seguinte forma: 2-feira, 3-feira, 4-feira, 5-feira. 6-feira; sb.; dom.

2.7 Ilustraes
As ilustraes aparecem no trabalho para explicar ou complementar o texto. So as tabelas, quadros, grficos, fluxogramas, organogramas, gravuras, fotografias, mapas, esquemas, desenhos e outros. Com exceo de tabelas e quadros, as ilustraes so nomeadas como figuras, sendo indicadas no texto ou final do perodo, entre parnteses. As ilustraes so numeradas em algarismos arbicos e em seqncia prpria. Devem ser inseridas o mais prximo possvel do trecho a que se referem.

2.7.1 Tabelas e Figuras


Tm a finalidade de resumir ou sintetizar dados, fornecendo o mximo de informao num mnimo de espao. O ttulo da tabela ou quadro deve ser colocado acima da mesma (Tabela 1 - ....), enquanto que o da figura, abaixo da mesma, com numerao prpria e progressiva (Figura 1 - ....). Para ttulos longos de tabelas ou figuras deve-se empregar espaamento simples. Se retiradas de material consultado, indicar a fonte (sobrenome do autor, ano de publicao e a pgina). Pode usar espaamento e fontes de letras com tamanhos menores que os do texto. As figuras devem ser designadas e mencionadas no texto pela palavra Fig., seguida do nmero de ordem ou localizar-se entre parnteses no final da frase. O mesmo ocorre com as tabelas, porm mencionadas no texto pela palavra Tab.. As tabelas so auto-explicativas e pode-se fazer uso de notas e chamadas colocadas no seu rodap, quando a matria nelas contidas exigir esclarecimentos. Devem ser construdas de acordo com as diretivas da NBR 14 724 de agosto de 2002. Exemplo: Tabela 1 - Suicdios ocorridos no Brasil em 1986, segundo a causa atribuda Causa atribuda Alcoolismo Dificuldade financeira Doena mental 263 198 700 Freqncia 13,26 9,98 35,30 Percentagem

Outro tipo de doena Desiluso amorosa Outros Fonte: IBGE (1988)

189 416 217

9,53 20,98 10,94

2.8 Reviso de portugus


Sugere-se ao aluno que, depois de concluda a monografia, faa uma reviso de portugus.

2.9 Orientador
De acordo com o Regulamento para a elaborao da monografia do Instituto Machadense de Ensino Superior (IMES), nos seus art. 29 e 30, compete ao professor orientador cumprir todas as etapas de avaliao e critrios previstos no regulamento e, estabelecer, juntamente com seu orientando, o plano de trabalho e cronograma de execuo das atividades registrando-as na ficha de controle de orientaes.

2.10 Encadernao
Aps a apresentao da monografia e efetuadas as eventuais correes, em sua verso final, dever ser entregue um exemplar encadernado em capa dura, de cor vermelha para a Faculdade de Direito e em azul para a Faculdade de Administrao, com letras em dourado (conforme padro), cuja capa ser exatamente igual falsa folha de rosto. Na lombada devero ser impressos na parte superior, o semestre e ano da apresentao, longitudinalmente o ttulo da monografia, e na parte inferior o nome do autor (SOBRENOME, iniciais do nome).

BIBLIOGRAFIA
ASSOCIAO BRASILEIRA DE NORMAS TCNICAS. NBR 6023: Referncias bibliogrficas. Rio de Janeiro: ABNT, ago. 2002. ______. NBR 14724: Informao e documentao; trabalhos acadmicos; apresentao. Rio de Janeiro: ABNT, ago. 2002. ______. NBR 10520: Informao e documentao; apresentao de citaes em documentos. Rio de Janeiro: ABNT, ago. 2002. FRANA, Jnia Lessa; VASCONCELLOS, Ana Cristina. Manual para normalizao de publicaes tcnico-cientficas. 7. ed. Belo Horizonte: UFMG, 2003. HENRIQUES, Antonio; MEDEIROS, Joo Bosco. Monografia no curso de direito: trabalho de concluso de curso: metodologia e tcnicas de pesquisa, da escolha do assunto apresentao grfica. 4. ed. So Paulo: Atlas, 2004. MTTAR NETO, Joo Augusto. Metodologia cientfica na era da informtica. So Paulo: Saraiva, 2003. 261 p. MEZZAROBA, Orides; MONTEIRO, Cladia Servilha. Manual de metodologia da pesquisa no direito. 2. ed. rev. So Paulo: Saraiva, 2004. 329 p. NUNES, Luiz Antonio.Rizzatto. Manual de monografa jurdica: como se faz uma monografa, uma dissertao, uma tese. 3. ed. rev. aum. So Paulo: Saraiva, 2001. 220 p. OLIVEIRA, Luiz Cludio Vieira de. Tcnicas de comunicao cientfica. Belo Horizonte: [s.n.], 2003. Apostila. OLIVEIRA, Slvio Luiz de. Metodologia cientfica aplicada ao direito. So Paulo: Thomson, 2002. 282 p. SEVERINO, Antonio Joaquim. Os passos da pesquisa cientfica. Apostila de introduo aos estudos da educao. So Paulo: FEUSP, jan./jun. 1999. Fonte: www.fumesc.com.br

NORMAS GERAIS PARA REDAO


ADMINISTRAO
Esta palavra nunca nome prprio. Portanto, a gente s se refere administrao de fulano, sicrano ou beltrano, colocando o termo em letras minsculas.

AMBIGIDADE
Tente ao mximo no usar textos ou formas ambguas. Isso um defeito grave, pois induz o leitor ao erro. Ambigidades ocorrem quando: h ausncia de vrgulas, o adjunto adverbial foi colocado no lugar errado, h sucesso inadequada de termos, o 'que' foi colocado em outra posio que no logo depois do nome que substitui e, finalmente, quando se abusa da preposio 'de'. Ambguo quer dizer, literalmente, "que se pode tomar em mais de um sentido". Alguns exemplos: "Gols de bandeja" (o jornal queria se referir a um torneio de futebol disputado por garons), "Hoje proibido ficar doente" (a notcia falava de greve em hospitais), "Cachorro faz mal moa" (a personagem teve indigesto ao comer um cachorro quente com salsicha estragada), "Comeu a me e foi parar no hospital" (um menino colocou na boca um animal de nome 'me d'gua', que provoca queimaduras graves se ingerido), "Vendem-se cobertores para casal de l (ambigidade provocada por troca da ordem das palavras), "Estamos liquidando pijamas para homens brancos" (m disposio das palavras na frase), "A ordem do ministro que vai de Braslia..." (ambigidade do pronome relativo 'que'), "Subindo a serra, avistei vrios animais" (ambigidade provocada pelo gerndio. Quem subia a serra?), "Eu noivaria com voc, Verinha, se tivesse um pouco de dinheiro" (ambigidade ocasionada por omisso de termos; eu ou voc?), "Ele pensava no antigo amor e julgava que a sua agressividade teria contribudo para o trmino do romance" (ambigidade ocasionada pelo emprego de um pronome que vlido tanto para 'ele' como para 'ela'; dele ou dela?)

APSTROFO
Sinal que indica supresso de letras e seu uso restrito a poucos casos. 1 - supresso de letra em versos por exigncia de mtrica: co'este, esp'rana, etc. 2 - pronncias populares: t, teve aqui, etc. 3 - apcope da vogal e, em palavras compostas ligadas de preposio: estrela-d'alva, olho-d'gua, pau-d'arco, me-d'gua e poucas mais. No se usa apstrofo em combinaes pronominais, combinaes das preposies, formas aglutinadas e antes de maisculas. Neste ltimo caso, para no prejudicar ttulos: "O jornalista dA Gazeta Pedro."

ASPAS
Estes sinais, tambm chamados de vrgulas-dobradas, tm alguns empregos especficos. 1 - assinalam as transcries textuais: Caxias disse: "Sigam-me os que forem brasileiros!" 2 - realam os nomes das obras de arte ou de publicaes, sejam elas livros, revistas ou outras. No caso de jornais, usamos o itlico: A notcia do escndalo foi publicada por "O Globo", do Rio de Janeiro. 3 caracterizam nomes, ttulos honorficos, apelidos e outros: Eles passaram as frias no navio de turismo "Princesa Isabel". 4 marcam as expresses, palavras, vocbulos, letras, etc., exemplificadas no contexto de uma frase: Encerrou as despedidas com um "at breve" cheio de esperanas. 5 - separam os chamados estrangeirismos, neologismos ou quaisquer palavras que soem estranhas ao contexto: O ideal substituir o "petit pois" pelo brasileirssimo ervilha.

CARGOS
Escreva sempre em letras minsculas: presidente, secretrio, ministro, diretor, prefeito, professor, vereador, etc. Mas tome cuidado com isso, pois s vezes as regras da lngua portuguesa consagram algumas formas como nomes prprios. Em caso de dvida, consulte sempre o dicionrio. Ou ento o manual de normas de redao da Folha de S. Paulo, e trata muito bem da questo.

DATAS E ENDEREOS
Usamos sempre os dois recursos em nossos textos, para ajudar o leitor que l o Vitria On Line, o Dirio de Vitria ou nossos impressos destinados imprensa. Tanto datas (tera-feira (15)) quanto endereos corretos e completos de locais de solenidades, intervenes da Prefeitura, etc., tm que ser citados obrigatoriamente. Somos prestadores de servios.

DECLARAO TEXTUAL
H um velho princpio jornalstico que diz o seguinte: quanto menos se usa esse tipo de recurso, mais valor ele tem. Portanto, declaraes textuais devem ser usadas quando o que a pessoa diz tem muito impacto. Evidentemente, em casos de transcrio de documentos, discursos, etc., o princpio no se aplica.

DINHEIRO
Sempre que a gente fala de moeda estrangeira, preciso converter o valor para o Real pela cotao do dia. No caso do dlar mais fcil. Nos casos das demais moedas mais difcil, mas os sites de jornais e bancos nos informam com preciso. Basta escrever, por exemplo: "A venda foi feita por US$ 200 mil (R$ 397 mil)."

DIVISO SILBICA

Para escanso silbica ou no fim da linha, deve ser feita pelas slabas pronunciadas, e no por elementos morfolgicos. Por princpio geral, separam-se as letras pelas sladas e nunca partindo o que se pronuncia no mesmo impulso da voz. Como normas particulares, a lngua portuguesa registra as seguintes: 1) nunca se partem ditongos nem tritongos: flui-do, heri-co, sa-gues. 2) encontros de duas consoantes que no sejam iniciais ou isoladas: as-sar, con-vic-o, ter-ra. 3) encontros de mais de duas consoantes so partidos antes da ltima ou antes de encontro consonantal perfeito: ist-mo, cir-cuns-cre-ver, com-prar. 4) consoantes iniciais e isoladas, encontros consonantais iniciais e perfeitos terminados em i ou r, ch, ih, nh, gu, qu, formam slaba com a vogal seguinte: ba-se, a-guar-dar, cin-qen-ta. As excees so bl, br, dl. Como orientaes finais, nunca parta o vocbulo de tal forma que no final ou no incio da linha aparea uma palavra obscena ou ridcula e, caso coincida um hfen com a repartio da palavra, no ser preciso repetir aquele que sai no incio da linha seguinte.

DOIS PONTOS
Usam-se dois pontos em cinco hipteses: antes de citao, de enumerao, de explicao, de complementao e de concluso. Antes de citao a pontuao vem seguida de letra maiscula. Em todas as outras quatro hipteses, o que a segue letra minscula. Exemplos: Antes de citao: "E o homem disse: - No atire, por favor!" Antes de enumerao: "Comprou diversas bebidas no supermercado: Usque, licor, cerveja e at refrigerante." Antes de explicao: "Fiquei feliz quando a vi: sabia que ela ia se recuperar." Antes de complementao: "O fgado s tem uma ideologia: cuidado com as imitaes." (esta de Lus Fernando Verssimo. Antes de concluso: "O lugar lindo e as praias, paradisacas: vamos de qualquer maneira."

DOUTOR
Desnecessrio dizer que jornalisticamente usa-se sempre a profisso da pessoa. "O gastroenterologista Fulano de Tal vai dirigir o programa da Semus...", e vai por a. Pode-se fazer citao deste termo apenas quando for necessrio dizer que uma determinada pessoa fez doutorado. O mesmo princpio aplica-se a "mestre" e "mestrado".

ECOLOGIA
Como usamos muito este termo, aqui vai um recado: ningum comete crime contra a ecologia, mas apenas contra o ambiente, a natureza, etc. Ecologia estuda a relao homem-ambiente. J o ambientalismo um movimento.

ESTE, ESSE, AQUELE


Este algo que est prximo, ao nosso lado. "Este lpis meu", voc diria, segurando seu prprio lpis. Esse est ao largo da pessoa, no perto mas no muito longe. "Esse lpis seu?", voc perguntaria pessoa da mesa ao lado. Aquele est longe: "Aquele lpis de algum aqui?", qualquer um de ns perguntaria, apontando o final da sala. Esta mesma regra serve para "neste", "nesse" e "naquele".

ETC
Este termo, etectera, quer dizer "e mais outros". Deve ser usado homeopaticamente e jamais em ttulos.

FALA DO ENTREVISTADO
Para abrir aspas e deixar o entrevistado falar, preciso tomar cuidado com o verbo ou outro termo a ser usado. Os que normalmente antecedem as vrgulas so estes: DIZ - Pode ser usado em quaisquer circunstncias; AFIRMA - Igualmente. S que, para este, recomenda-se utilizao quando a afirmao for enftica: '"No sou corrupto", afirmou o prefeito Celso Pitta'; CONTA - Significa o mesmo que "relata". Pode ser usado em quaisquer circunstncias, principalmente quando se trata de relato de algum fato que a fonte esteja fazendo ao jornalista; RELATA - Acima. O mesmo que "conta"; REVELA - S quando a pessoa estiver dizendo uma coisa que ningum ainda sabia; CONFIDENCIA - Deve ser evitado ao mximo, porque se assim fosse no estaria no jornal. Pode-se usar apenas da seguinte forma: "Segundo Paulo Maluf confidenciou a Celso Pitta, era preciso ter jogado fora os computadores da prefeitura."; INFORMA - Deve ser usado quando a pessoa estiver tornando pblica uma informao ainda no conhecida e referente a um fato de interesse pblico; EXPLICA - S quando o entrevistado estiver explicando dados relacionados com alguma coisa; ESCLARECE - Fica nas proximidades do "informa", com a diferena de que s deve ser usado quando houver alguma dvida relacionada a algo;

ENFATIZA - Usa-se quando algum destaca um ou mais pontos ligados a uma informao, destacando-os; DESTACA - O mesmo que o anterior: LEMBRA - Melhor usar quando o entrevistado estiver falando de fato ocorrido h muito tempo; RESSALTA - Este, melhor usar este verbo quando o entrevistado estiver destacando algum fato, ponto ou detalhe do todo; AVALIA - No caso deste verbo, usa-se corretamente quando o entrevistado estiver fazendo algum julgamento, sobretudo juzo de valor; SEGUNDO FULANO - Recurso que torna o uso livre; SEGUNDO INFORMA FULANO - O mesmo que o anterior. O melhor desprezar o 'informa', pois h restries a seu uso"; DE ACORDO COM - Tambm de uso livre.

FOLCLORE
A gente jamais usa com sentido de ridculo. No nosso caso, folclore tudo o que faz parte da cultura popular de nossa cidade, do Esprito Santo, do Brasil. Ou que tenha relao com o conceito.

FRASE/ORAO/PERODO/PARGRAFO
Como a gente erra muito nas construes de textos, vamos transcrever o que o manual da Folha fala sobre isso. o melhor manual para explicar o item: "Frase designa qualquer enunciado capaz de comunicar alguma coisa a algum. Pode ser desde uma simples palavra ('Obrigado!') ao mais complexo perodo proustiano. Quando a frase afirma ou nega alguma coisa, ou seja, quando apresenta estrutura sinttica, pode ser chamada de orao: 'Deus luz.' Toda orao tem verbo ou locuo verbal, mesmo que s vezes um deles no esteja expresso. Perodo o nome que se d a frases constitudas de uma ou mais oraes. simples (uma nica orao) ou composto (com mais de uma orao): 'Padre Tefilo disse que Deus luz.' Em textos noticiosos, evite perodos muito longos." Portanto, basta seguir a receita que d tudo certo. Ela mostra de forma clara como se d o encadeamento das palavras que acabam formando o que a gente escreve. J o pargrafo deve conter pensamento completo. Uma idia pronta e acabada. Ele se liga a um outro, com outra idia ou pensamento, e assim por diante. Um texto completo uma srie de elos, como os de uma corrente. De pargrafos que se ligam.

GRIA
Evite-a ao mximo. Ela banaliza e pode at confundir o texto. Normalmente, usam-se grias somente em transcries de declaraes de terceiros. Mesmo assim, sempre bom usar o bom senso.

GOLEADOR
Esta para quem escreve sobre esporte: no se deve usar este termo para quem marca apenas um gol numa partida. De dois para cima, tudo bem. E quem faz mais gols em um campeonato deve ser chamado de 'artilheiro'.

GORDO
Evite. Quando for absolutamente necessrio dar esta informao, ou use o peso exato da pessoa ou o termo 'obeso'.

GOVERNO
Escreva sempre com minsculas: governo federal, governo estadual, etc.

HORRIO
Vamos uniformizar nosso texto. O dia comea 0 hora e termina s 24 horas. A madrugada vai de 0 hora s 6 horas; a manh, das 6 horas s 12 horas (tambm podemos dizer meio-dia); a tarde, das 12 horas s 18 horas; a noite, das 18 horas s 24 horas. Em horas quebradas, a gente usa 12h45 ou ento 15h24, e da por diante. Tempos marcados so indicados assim: 2h10min36s356. Conferncias e congneres duram sempre "quatro horas e 35 minutos". Finalmente, quando houver diferena de fuso horrio, diga "s 21 horas de Paris (16 horas de Braslia)".

IDADE
Quando for necessrio informar, escreva; "Maria do Socorro, de14 anos, esteve ontem..." Quando isso constranger a pessoa, evite. Pessoas idosas, sobretudo mulheres, s vezes no gostam de revelar suas idades.

IDENTIFICAO

Pessoas devem ser identificadas pelo cargo, funo, condio ou profisso. Quando se tratar de servidor municipal, primeiramente pelo cargo. Alis, citar o cargo da pessoa indispensvel. E sempre que possvel esse cargo deve anteceder o nome, at porque as pessoas costumam ser notcia em funo de suas atividades. Exemplo: "O prefeito de Vitria, Luiz Paulo Vellozo Lucas, esteve ontem..."

IMPRENSA
Imprensa meio de comunicao escrita. Portanto, usa-se para designar jornal, revista e outros impressos. No existe "imprensa escrita" porque pleonasmo. Nem "imprensa falada" porque errado. Quando a designao abranger a todos, devemos dizer "meios de comunicao".

INICIAIS
O ideal evitar abreviar nomes prprios. Quando no houver alternativa, no coloque espao entre as iniciais: (B.J.L.).

INTERTTULOS
Devemos usar um por lauda, para tornar mais leve o texto. O ideal que o primeiro venha logo aps o segundo pargrafo. Da para a frente, um a cada 25/30 linhas. E o interttulo deve ter uma nica palavra.

IRONIA
Evite sempre. Ns fazemos notcia, no fazemos editoriais.

JORNAIS E OUTROS
Sempre que a gente tiver que escrever nomes de jornais, usemos o recurso do itlico. A Gazeta, TV Tribuna, Notcia Agora, etc.

LEAD
Em ingls, esta palavra quer dizer "conduzir", "liderar". Atualmente, h muita gente que contesta o princpio do uso do "o qu, que, quando, como, onde e por qu?" na redao das aberturas de matrias jornalsticas. Ainda assim, responder a essas questes na abertura da notcia o melhor caminho para produzir um bom texto. Como na Prefeitura de Vitria ns lidamos quase sempre com informaes de natureza fatual, noticiosas, imperioso usar o recurso para introduzir o leitor no texto e prender sua ateno. O primeiro pargrafo deve ser, sempre que possvel, uma sntese da notcia. Deve dar ao leitor informaes suficientes para que ele se sinta informado. O ideal que tenha cinco linhas. Mas pode ter seis e, em situaes extremas, sete. Nunca mais do que isso. Tambm preciso que seja escrito em ordem direta (sujeito, verbo e predicado), sempre respeitadas as normais que obrigam a citao do nome da Prefeitura, secretarias ou outros organismos, quando for o caso.

MEIO AMBIENTE
No usemos como sinnimo de ecologia, que uma disciplina, um ramo da biologia.

MENOR
Evite o termo para se referir a criana ou adolescente. A legislao brasileira vigente probe a publicao de nome de criana ou adolescente a que se atribuam infraes. Use as iniciais como explicado em "INICIAIS".

METFORA
Figura de linguagem na qual o significado imediato de uma palavra substitudo por outro. Pode ajudar a tornar o texto didtico. Mas evitemos as j desgastadas pelo excesso de uso: aurora da vida, luz no fim do tnel, silncio sepulcral, pgina virada e outras. Valente soldado do fogo, por exemplo, o fim da picada.

MDIA
Designa os meios de comunicao, sendo palavra que o portugus tirou do ingls. Mdia eletrnica identifica os meios de comunicao eletrnicos como o Dirio de Vitria. Mdia impressa so os meios de comunicao impressos.

MINORIA
Este conceito no usado apenas por critrio quantitativo, mas tambm poltico. Minorias tnicas, raciais, religiosas, sexuais, polticas, ideolgicas ou de qualquer outro tipo devem ser tratadas sem preconceitos.

MORTE
No use falecimento, passamento, trespasse ou outro tipo de eufemismo. Pessoas, bichos e plantas morrem mesmo.

MULHERES
Trate mulheres que so personagens de notcia da mesma forma que os homens. Informe profisso, cargo e, quando possvel, idade. Na segunda meno pessoa em um mesmo texto, identifique-a pelo sobrenome ou ento pela designao com a qual ela mais conhecida.

NARIZ-DE-CERA
Pargrafo introdutrio que retarda a entrada no assunto especfico do texto. sinal de prolixidade incompatvel com o jornalismo.

NEGRO
Significa raa. As pessoas desta raa jamais devem ser chamadas de pretas ou de qualquer outra designao preconceituosa. Preto, por sinal, uma cor. Assim como amarelo, vermelho, azul, etc.

NOMES CIENTFICOS
Escreva em itlico, com o gnero em maiscula e a espcie em minscula. Da seguinte forma: Homo sapiens (espcie humana).

NOMES ESTRANGEIROS
Respeite a grafia original, mas ignore toda a espcie de sinais que no tenham correspondentes em portugus. Em casos de nomes prprios provenientes de lnguas com outros alfabetos, o ideal transliterar de acordo com a pronncia aproximada. Quando o nome tiver um correspondente consagrado em lngua portuguesa, use-o em lugar da grafia original (Nova York em lugar de New York).

NOMES PRPRIOS
Escreva de acordo com o registro original ou com a forma usada profissionalmente pela pessoa. Nomes prprios no seguem regras ortogrficas. Em caso de dvida, pea pessoa para soletrar seu nome. Ningum gosta de ver o nome escrito errado.

NUMERAIS
A maioria dos jornais escreve por extenso nmeros inteiros de zero a dez, alm de cem e mil, sejam cardinais ou ordinais. Depois do dez, escrevemos os algarismos. Evite, quando no for obrigatrio, o uso de algarismos romanos.

OPINIO
Jornalistas devem se abster de opinar ou emitir juzo de valor ao redigir uma notcia. Jornalismo crtico no depende da opinio de quem escreve; um registro, confronto de dados, informaes e opinies alheias podem ser muito mais contundentes do que a opinio de um jornalista.

O PREFEITO
O prefeito deve ser sempre citado, nas aberturas de texto, por seu nome completo: "Luiz Paulo Vellozo Lucas". Nas seqncias das matrias, com o nome pelo qual chamado normalmente: "Luiz Paulo". Deve-se usar tal princpio para citar todas as autoridades da Prefeitura: secretrios, prefeitinhos, etc. E para no haver erros ou reclamaes, sempre que uma autoridade nova ingressar no servio municipal, ela deve ser consultada sobre como gosta de ser chamada. Evidentemente, no devemos usar apelidos, a no ser que sejam consagrados no lugar do nome.

RGOS SUBORDINADOS
Em muitos textos, citamos os rgos que so subordinados Prefeitura. Secretarias, administraes regionais, etc. Nestes casos, devemos unir os dois na citao da procedncia. Exemplo: "A Prefeitura de Vitria, por intermdio da Secretaria da Sade (Semus), anuncia hoje..." Ou ento: "A Secretaria da Sade (Semus) da Prefeitura de Vitria anuncia hoje..."

PAS
Com maiscula, principalmente quando se referir ao Brasil.

PALCIO
Este sempre vem em letras maisculas, pois designa sede de poder. Palcio da Alvorada, Palcio Anchieta, Palcio Domingos Martins, Palcio do Governo, etc. O termo Pao Municipal tambm deve ser grafado com maisculas.

PALAVRO
Nem pensar. O nvel do jornalismo deve ser sempre preservado. O uso de expresses chulas vulgariza o trabalho jornalstico. Mesmo quando o vulgar usado pelo entrevistado, deve ser suprimido. A menos que a notcia s exista em uno disso. E, mesmo assim, dependendo do palavro, ele deve ser escrito s com a primeira letra seguida de trs pontinhos.

PALAVRAS COMPOSTAS
As palavras compostas podem ser estruturadas destas maneiras: substantivo + substantivo: navio-fantasma; substantivo + de + substantivo: gua-de-colnia; substantivo + adjetivo: amor-perfeito; adjetivo + substantivo: belas-artes; forma verbal + substantivo: porta-estandarte; adjetivo + adjetivo: amarelo-escuro; forma verbal + forma verbal: corre-corre; advrbio + advrbio: menos-mal; advrbio + adjetivo: meio-morto; advrbio + particpio: bem-feito. H, ainda, outras combinaes bem mais complexas: deus-nosacuda, chove-no-molha.

PALAVRAS ESTRANGEIRAS
S use se no houver correspondente em portugus. Ervilha todo mundo sabe o que . Petit pois, s os professores de francs. H excees. Aqui no Brasil, soutien, que a gente escreve como suti, mais comum que "porta-seios". Trata-se de uma palavra que foi aportuguesada.

PARLAMENTO/CONGRESSO
No so sinnimos, embora parea. Parlamento conceito mais geral, mas h uma tendncia da lngua de reservar o termo para assemblias de pases com regime parlamentarista. Congresso a palavra mais comum para designar a reunio de duas cmaras em regimes presidencialistas. Ns somos um pas que tem regime bicameral e, portanto, Congresso.

PASTA
Quando este termo significar o cargo que a pessoa exerce, o "P" tem que vir maisculo pois est substituindo o cargo: "o titular da Pasta (ministro da Fazenda) viajou ontem para Braslia".

PIEGUICE
A funo do jornalismo informar e no comover. Emoo, em jornalismo, resultado de fatos narrados e no de estilo. A propsito, vale a pena lembrar um texto publicado por um grande jornal de So Paulo, na dcada de 30, e que se referia a uma garota que cometera suicdio: "Tinha 17 anos, na flor da mocidade, virgem e bela, Oh!, destino implacvel. Morreu como morrem as flores nas campinas...", e foi embora o poeta de redao com seus lamentos infindveis...

PIRMIDE INVERTIDA
Tcnica de redao jornalstica que remete as informaes mais importantes para o incio do texto e as demais, em hierarquizao decrescente, em seguida. Isso servia aos interesses dos jornais, que s vezes precisavam cortar as matrias pelo "p". Por isso, era costume dizer que p de matria e p de galinha tinham sido feitos para cortar. No temos este problema no

Dirio de Vitria, mas a tcnica a ideal, pois ajuda o leitor. Ele tem o principal logo no incio da leitura e, se quiser parar antes do final, no perder nada de muito importante.

PLANALTO
Nome do palcio que serve como sede do governo brasileiro, em Braslia. Deve ser sempre escrito em maiscula.

PLEONASMO
a redundncia de termos. Em texto jornalstico, como vcio, intolervel: "O alpinista Joo da Cruz subiu para cima da montanha". "O marido de Joana entrou para dentro do quarto".

PLURAL DE PALAVRAS COMPOSTAS


A regra prtica esta: flexione os elementos variveis (substantivos e adjetivos) e no flexione os que no forem (verbos, advrbios e prefixos). Exemplos: dois termos variveis - cirurgies-dentistas, curtas-metragens; o segundo varivel - semprevivas, mal-educados; o primeiro varivel - ps-de-moleque, canetas-tinteiro; nenhum varia - os leva-e-traz, os bota-fora; casos especiais - os louva-a-deus, os diz-que-diz, os bem-te-vis, os bem-me-queres e os malmequeres. Outros casos: adjetivos. Quando h dois adjetivos, s o segundo vai para o plural - poltico-sociais, castanho-claros. As excees so trs: surdos-mudos, azulmarinho e azul-celeste, os dois ltimos invariveis. Quando a primeira palavra um adjetivo e a segunda um substantivo, o adjetivo composto no tem forma especial de plural: vestidos verde-musgo, salas cor-de-rosa.

POR OUTRO LADO E VIA DE REGRA


Evite ao mximo esse cacoete de linguagem. "Via de regra", ento, nem pensar. Este ltimo teve um destino trgico. Conta-se que em um jornal do Rio de Janeiro, determinado reprter tinha o hbito de us-lo. O diretor de redao j havia implorado ao moo para parar de escrever assim, mas sem sucesso. Um dia, ele no suportou mais. Pegou o jornal, destacou em vermelho o cacoete e escreveu ao lado: "Meu filho, via de regra b...".

POR QUE/PORQUE
Usa-se por que (separado) em frases interrogativas; Por que ela no chegou? Tambm se usa separado em frases afirmativas quando significam a razo pela qual: Ele no disse por que no veio. Usa-se porque (junto) quando se d explicao ou causa: Ele no veio porque no quis. Tambm se usa o porque (junto) nas interrogativas em que a resposta j sugerida: Voc no veio porque estava viajando? H, finalmente, formas por qu e porqu. Usa-se por qu (acentuado) em final de frase ou quando se quer enfatizar ainda mais uma pausa forte, marcada por vrgula: Ela no chegou ainda por qu?; No sei por qu, mas acho.." . J o porqu (junto) substantivo: "No entendo o porqu de sua indiferena".

POVO
Deve-se evitar o termo em sociedades nacionais organizadas em estruturas complexas como a nossa. No temos problemas tnicos. O ideal usar populao ou sociedade.

PREO
praxe dizer que o preo est caro ou barato. Mas errado. Preos s podem ser altos ou baixos. Caras e baratas so as mercadorias: "Eu ia comprar aquela camisa, mas ela est muito cara."

PREFEITURA
Ns trabalhamos para a Prefeitura de Vitria. Portanto, em todos os textos em que falamos de realizaes dela, ou de atos dos quais ela participe direta ou indiretamente, temos que cit-la logo no lead. Se for impossvel, no mximo no sub-lead. E cit-la como "Prefeitura de Vitria". No preciso dizer "Prefeitura Municipal de Vitria". E nunca devemos dizer "PMV". No geral, escreva com maiscula quando fizer parte de nome completo: Prefeitura de Vitria. Sempre que for ser feita uma segunda meno, use minscula: os servidores da prefeitura esto fazendo vrios cursos de aperfeioamento. Quando usarmos apenas Prefeitura, devemos faz-lo tambm em caixa alta. H menos que estejamos falando de forma genrica: "H prefeitura que no acaba mais no Brasil!"

PRESIDNCIA DA REPBLICA

Sempre em maisculas. Mesmo quando o termo vier simplificado: "o candidato Presidncia."

PRESIDENTE
Usar sempre como substantivo comum-de-dois: o presidente, a presidente.

PRESIDENTE E OUTROS
Deve-se usar o cargo em letras maisculas quanto ele substitui o nome. Em minsculas quando no acontece isso. Exemplos: "O Presidente da Repblica viajou ontem..." Ou ento: "O presidente Fernando Henrique Cardoso esteve ontem..." Isso se aplica a governador, prefeito e aos nomes das unidades da federao (estados). A palavra "municpio" segue a mesma regra. No h uma norma absoluta para tal procedimento, mas assim que acontece na maioria dos casos e recomendado por professores da lngua portuguesa.

PRIMEIRO MUNDO
Escrever com maisculas. Assim como Terceiro e Quarto Mundo.

PROFISSES
Escreva sempre com minsculas: jornalista, mdico, escritor, sanitarista...

PROGRAMA DE TV
Escreva sempre os nomes dos programas sem aspas e com maisculas no incio de cada palavra: Jornal Nacional, Fantstico, Jornal da Manchete.

PROPAGANDA
Definio de mestre Aurlio Buarque de Holanda: "atividade que visa a influenciar o homem com objetivo religioso, poltico ou cvico". Tendo finalidade comercial, deve-se usar publicidade.

PROVNCIA
Jamais usar com conotao preconceituosa. O termo refere-se a Estado, mas s usado em alguns pases da Europa, como a ustria.

QUE
Evite o excesso, para tornar o texto mais leve. Se for necessrio o uso de muito "que", utilize ponto e divida o perodo em dois ou trs. O "qu" acentuado existe da mesma forma que o "por qu" com acento: "Ela tem um qu de Snia Braga". Neste caso, ele se transforma em substantivo.

REGNCIA
Eis um dos mais extensos e difceis captulos da sintaxe. E que provoca muitos erros. Como a maioria das gramticas aborda s em parte o tema, dvidas tm que ser tiradas caso a caso, com o uso do dicionrio ou livros disposio. "Portugus Instrumental", (veja bibliografia) tem bom captulo sobre o assunto. Vamos dar s trs regras bsicas: a) - no ligue duas ou mais palavras com regimes diferentes a um mesmo complemento. No escreva: Gostei e recitei o poema; o correto : Gostei do poema e o recitei. B) - evite construes com infinitivo precedido das contraes do e da. No escreva: J hora do ministro se demitir. O certo : J hora de o ministro se demitir. C) - no omita preposies necessrias, embora alguns puristas faam isso: Ambos concordaram (em) que essas idias no tinham senso comum (Machado de Assis).

REGIES GEOGRFICAS
Com maisculas, se forem oficiais: Tringulo Mineiro, Vale do Cana. Este mesmo princpio se aplica a regies geogrficas, quando referentes a partes de um territrio: Regio Sul do Esprito Santo, Regio Norte, Sul do Pas, Norte do Estado. OBS: note que, no penltimo exemplo, pas entrou com "P" maisculo porque substitui o nome "Brasil".

REGIONALISMO
O mesmo que bairrismo. Pode levar as pessoas a no entenderem o que se est querendo dizer. A menos que o texto seja sobre isso, evite chamar, por exemplo, um camel de marreteiro. Ou abbora com carne seca de jerimum com jab. At porque "jab", em jornalismo, pecado mortal.

REIS E DEMAIS SOBERANOS


Sempre com minscula: O rei da Espanha, Catarina foi imperatriz da Rssia, etc. O mesmo se aplica a outras classificaes, como reitor, por exemplo.

REPETIO DE PALAVRAS
sumamente necessrio evitar sempre. O emprego de vocabulrio amplo enriquece o texto jornalstico. Mas cuidado com uma armadilha: o uso de muitos sinnimos pode levar impreciso. No podemos ficar chamando o advogado de jurista, doutor ou causdico. Neste caso, melhor repetir o termo.

RESENHA
A gente faz muito, sobretudo em artes e espetculos. Deve ser bem informativa, para que o leitor tenha idia do contedo da obra, autor, etc. Mas exige emisso de opinio. Como os nossos textos so todos assinados, problema nenhum. De qualquer forma, as crticas jamais devem ser agressivas.

REVISTA
Escreva os nomes por extenso, sem aspas: Manchete, Isto , Caras, Veja, poca.

SALTO
Salto com vara, salto ornamental, salto-mortal. Cuidado, pois alguns tm hfen e outros, no. O mesmo acontece com salva: salva de palmas, salva-vidas.

SO/SANTO
Informao aos agnsticos e protestantes de maneira geral: so, para os nomes comeados com consoante; santo, para os comeados com vogal: "so Toms de Aquino", "santo Andr".

SE
preciso ter cuidado aqui. Ele pode ter nove funes diferentes, mas jamais ser sujeito. Portanto, errado dizer: aluga-se casas; no se podia evitar os aumentos". Nos dois casos, os sujeitos so casas e aumentos. Ento, os verbos tm que concordar com eles: alugam-se casas; no se podiam evitar os aumentos. O termo tambm costuma causar problemas em mais dois tipos de construo; a) - partcula apassivadora (voz passiva): alugam-se casas (casas so alugadas). b) - ndice de indeterminao do sujeito (sujeito indeterminado): aqui passeia-se muito. Tomem cuidado tambm com construes onde o se perfeitamente dispensvel e at absurdo: possvel se dizer que a lngua difcil; Por se falar nisso; A confuso tornou difcil se perceber quem estava por perto. Nestes casos, basta tirar a partcula e os textos ficam corretos.

SEO/SESSO/CESSO
Eis nova fonte de erros: seo quer dizer parte, diviso: seo de pessoal; sesso significa tempo de durao de alguma coisa: sesso de cinema; finalmente, cesso quer dizer o ato de ceder: fazer cesso de seus direitos.

SE NO/SENO
Se no deve ser usado quando a expresso puder ser substituda por caso no ou quando no. Ou ento quando introduzir orao como conjuno integrante: Perguntou se no era tarde demais. Seno deve ser usado nos demais casos: Corre, seno a polcia te pega.

SIGLA
Geralmente elas criam dificuldades para o leitor. Portanto, a no ser que seja uma sigla consagrada (PMDB, por exemplo), a gente deve coloc-la logo adiante do nome completo: Secretaria Municipal de Esportes (Semesp). Sigla em ttulo, somente se for consagrada. Alm disso, quando se tratar de termos no pronunciveis como palavras, todas as letras devem vir em caixa alta. Se formar uma palavra, alto e baixo. Esta regra tem uma nica exceo: ONU. que a sigla foi assim registrada pela organizao.

TACHAR/TAXAR
Tacha um tipo de prego. O termo tambm significa mancha, ndoa, defeito. O vereador foi tachado de corrupto. J taxa uma e espcie de imposto.

TEMPOS VERBAIS
preciso tomar cuidado com o uso correto dos tempos verbais. Muitas vezes a gente tenta escrever uma coisa e escreve outra, por no ter este cuidado. Note o exemplo: O desfalque foi grande. O desfalque teria sido grande. No primeiro caso a gente est fazendo uma afirmao. No segundo, praticamente duvidando da informao. Portanto, preciso no esquecer que os tempos verbais obedecem a regras de correlao. E consultar livros sobre o assunto sempre que houver dvidas a esse respeito.

TTULOS DE OBRAS
Escrevam os nomes das obras e espetculos sem aspas e com maisculas no incio de cada palavra: E o Vento Levou, Mulheres Beira de um Ataque de Nervos, O Inspetor Geral.

TODO DIA/TODO O DIA


Sem artigo significa diariamente. Com o artigo, durante o dia inteiro. Coisa parecida acontece com todo mundo e todo o mundo. Sem o artigo significa todos. Com ele, o mundo inteiro.

TRANSCRIO
Transcries literais de trechos de obras devem ser feitas sempre entre aspas. E usadas homeopaticamente, como j foi dito.

TRATAMENTO DE PESSOA
Depois de identificado pela primeira vez na matria, o personagem da notcia deve ser citado apenas pelo sobrenome ou nome pelo qual mais conhecido. "Luiz Paulo", e nunca "Vellozo Lucas". Quando se tratar de poltico, necessrio dizer o cargo, o partido e o Estado. Da segunda meno em diante, o tratamento deve ser igual ao das demais pessoas.

TRATAMENTO DO LEITOR
Sempre no singular: Leia matria no site da Secretaria de Cultura. No devemos escrever "Leiam..."

VLIDO
Vamos usar apenas no sentido de ter validade ou vigncia.

VELHO
Como isso geralmente significa deteriorado pelo tempo, no vamos usar para designar pessoa. O ideal dizer a idade. No sendo possvel, pode-se usar idoso. E idosas so pessoas com mais de 60 anos.

VIAS E LOGRADOUROS
Escreva sempre com minsculas: avenida Beira Mar, rua General Osrio. Mas isso no regra geral. Praia da Costa, Praa do ndio, Bairro da Penha, Praia de Camburi e outras formam um nome composto. Tudo abrindo com letras maisculas. Da mesma forma, Regio da Grande So Pedro cabe na explicao que fala das regies geogrficas.

VISAR, ALMEJAR, ASPIRAR


H normas especficas para as transies direta e indireta de verbo, no caso de "visar". Exemplo: "Com o projeto, a Prefeitura de Vitria visa a devolver a Vitria a paisagem urbana que a caracteriza como uma das mais antigas cidades do Brasil." O certo/errado feito da seguinte maneira: Em projeto de deputada est no senado e visa combater a evaso escolar. O texto no est correto. que o verbo visar pode ter as seguintes predicaes verbais: 01) Verbo transitivo direto, ou seja, verbo sem preposio alguma, quando significar dirigir a vista ou o olhar a algo, apontar arma de fogo contra algum ou pr o sinal de visto em algo. Veja alguns exemplos: A professora visou o garoto mais peralta da turma com um olhar de censura. O atirador visou o alvo demoradamente. A professora visou todos os trabalhos dos alunos. 02) Verbo transitivo indireto, com a preposio a, quando significar ter por fim ou objetivo, almejar, mesmo que o elemento que surgir frente do verbo seja outro verbo no infinitivo. Veja alguns exemplos: Ele visa a uma vaga em Medicina. Sempre visou a ter muito dinheiro. Quando o verbo aspirar for transitivo indireto, no admitir o uso do pronome lhe como objeto indireto. Deveremos usar as formas analticas a ele, a ela, a eles, a elas. Por exemplo: Ao cargo de diretor, aspiro a ele, sim. A frase apresentada deve, ento, ser assim escrita: Projeto de deputada est no Senado e visa a combater a evaso escolar.

VOZ PASSIVA
Evite. Tira a nfase do noticirio jornalstico. Prefira sempre a voz ativa

NORMAS GERAIS PARA REVISO


ABREVIATURAS OU SIGLAS
Na primeira citao no texto, devem ser traduzidas, a no ser que sejam de uso corrente na rea de conhecimento em questo. Escreve-se o nome por extenso e depois a sigla entre parnteses. Abreviaturas ou siglas estrangeiras Usa-se a forma original, sem traduo, exceto nos casos de uso consagrado. Abreviaturas de locues tcnicas e comerciais Usam-se apenas as iniciais, maisculas e sem pontos. Abreviaturas com reduo do vocbulo Dr., Dra., Sr., Sra., Prof., Profa., Exmo., Ilmo. Siglas de at trs letras, silabveis ou no Escrevem-se as iniciais, maisculas e sem pontos (ONU, FMI, CEE). Siglas silabveis, com quatro letras ou mais Escreve-se apenas a primeira letra, maiscula (Ipea, Celg, Petrobras, Unicef). Siglas no-silabveis Escrevem-se as iniciais, maisculas e sem pontos (INPS, RFFSA, DNOCS). Siglas oficiais Usa-se a grafia convencionada, transcrevendo-se maisculas, minsculas, acentos e pontos (MAer, CNPq, UnB, DOI-Codi). Abreviaturas com corpo elevado ou rebaixado 1.o , 1.a , cm , O2, n. AGRADECIMENTOS Preferencialmente, deve vir dentro do texto de apresentao ou do prefcio, e no em pgina prpria.

ALINHAMENTO O normal no haver um espao maior entre os pargrafos, a no ser como recurso proposital para dar mais destaque a cada pargrafo, arejar ou ampliar a pgina ou aumentar o nmero de pginas. APRESENTAO O prprio autor ou outra pessoa apresenta o livro ou fatos relativos a ele.

ASPAS
Simples Usam-se para citao dentro da citao, quando esta no tem margem recuada. Dupla Usadas em emprstimos, realces e citaes com menos de trs linhas; quando completam texto do autor, fecham antes do ponto final ou vrgula; quando encerram texto citado de terceiro, ainda que iniciado por minscula, mesmo depois de dois pontos, fecham depois do ponto final. ASTERISCOS Devem ser evitados. Para identificar os autores, em obras de autoria coletiva, escrevem-se os nomes, seguidos de dados pessoais, no rodap da pgina inicial. CITAES Marcadas com aspas, quando dentro do texto, ou com margem recuada e corpo um ponto menor, redondo, quando tiverem mais de trs linhas. So identificadas pelo nome do autor em maisculas e minsculas, ano de publicao e pgina citada, entre parnteses, no final da citao (evitar remeter para nota de rodap ou notas de final de captulo). No se abre pargrafo nas citaes recuadas. Quando as reticncias esto no meio da citao, ficam entre colchetes. Na citao, tudo que no do autor vem entre colchetes. Nas citaes dentro do texto, o ponto final vem aps os parnteses, no no final da frase, aps as aspas. Nas citaes com margem recuada, o ponto vem no final da frase, no aps os parnteses. CONTRACAPA Texto opcional rpido e objetivo, a critrio da editora. No pode repetir o texto da orelha. COORDENADOR Trabalha junto com os autores. Define os temas, coordena a edio e tambm escreve, participando da obra como autor. COPYRIGHT Deve constar na parte superior do verso da folha de rosto, em decorrncia de contrato, para resguardar o direito autoral. CORPO DO TEXTO Atualmente no menor que 11 (11/12 ou 11/13). A leitura fica melhor em corpo com serifas. Texto vazado no deve ter serifas. Nos textos com maisculas, usam-se corpos 10/10 ou 10/11. CRIVO Verificao final da obra, conferindo e padronizando todos os seus componentes: capa, lombada, contracapa, orelha; falsa folha de rosto, verso da falsa folha, folha de rosto, verso da folha de rosto, epgrafe, agradecimentos, apresentao, sumrio, prefcio; ttulos e interttulos de captulos, corpos e fontes, grafias das palavras, destaques, uso de negrito, itlico e aspas; notas de rodap, notas de final de captulo e sua marcao no texto; figuras, tabelas, grficos e quadros; referncias. Utilizar o CheckList da Editora. DATAS Quando completas, no corpo do texto: 2 de maro de 1986 (preferencialmente) ou 2/3/1986. Quando se indicam apenas ms e ano: maro de 1986. Quando indicadas numericamente em publicaes internacionais: 1986.03.02. Em notas e nas referncias, usam-se as formas abreviadas do ms: mar. 1986. DCADAS Dcada de 1940 (preferencialmente) ou anos 40. DEDICATRIA Opcional, em pgina prpria, mpar. DESTAQUE Para destaques nos textos, evitar o uso de negrito. Preferir aspas ou itlico (que deve ser empregado com moderao). Nos destaques com maisculas, usar small.

EDITORAO
Edio - Conjunto de exemplares de um livro, impressos a partir de uma mesma matriz, com ISBN prprio. Primeira edio - Primeira publicao de um original. Em caso de traduo, a edio mencionada deve corresponder da obra traduzida e no do original. Reedio - Edio diferente da anterior, seja por modificaes feitas no contedo ou na forma de apresentao do livro (edio revista, ampliada, atualizada etc.), seja por mudana de editor. Cada reedio recebe um nmero de ordem: 2. edio, 3. edio etc. Reimpresso - Nova impresso de um livro, sem modificaes no contedo ou na forma de apresentao, exceto as correes de erros de composio ou impresso. Tiragem - Quantidade de exemplares de cada edio. ELEMENTOS PS-TEXTUAIS Posfcio. Apndices e anexos. Glossrio. ndices. Suplemento ou adendo. Colofo. ELEMENTOS PR-TEXTUAIS Falsa folha de rosto. Folha de rosto. Dedicatria. Agradecimentos. Epgrafe. Sumrio. Lista de ilustraes. Lista de quadros e tabelas. Lista de redues. Prefcio. ELEMENTOS TEXTUAIS Texto. Referncias. Elementos de apoio ( notas, citaes, tabelas e quadros, frmulas, ilustraes).

EMPATIA Evitar postura de simpatia ou antipatia em relao ao texto que est sendo revisado. O revisor deve ter iseno, evitar envolvimento emocional. Deve intervir no texto apenas no que est objetivamente errado. EPGRAFE Citao, com indicao de autoria, relacionada com a matria tratada no corpo do livro. Pode constar das pginas capitulares. ESTILO Desvio da norma, com inteno esttica. Deve ser recorrente em toda a obra, a ponto de identificar o autor. Jargo profissional e redao pessoal no so o mesmo que estilo. ETC. Forma abreviada de et coetera (e outras coisas mais). A tendncia atual no usar vrgula antes do termo, nem o e, que j est implcito na abreviatura. FALSA FOLHA DE ROSTO Opcional, situada antes da folha de rosto. Traz o ttulo da obra e, eventualmente, o subttulo (diferenciado tipograficamente). FALSA FOLHA (VERSO) Numinata (expediente da UFG e da Editora). FIGURA, TABELA, QUADRO e GRFICO No texto, escrever por extenso, com maisculas e minsculas e com algarismos arbicos: Figura 1, Tabela 9 etc. Nas tabelas e quadros, o ttulo vem em cima, em maisculas e minsculas. Nas figuras, o ttulo vem em baixo, junto com a legenda. Escreve-se a legenda com corpo claro e redondo, sem ponto final. De preferncia, tabelas e quadros so abertos nas laterais. Deve-se citar a fonte e evitar excesso de traos. Tabela uma relao de dados. Quadro apresenta dados comparativos. FOLHAS DE GUARDA Folhas dobradas ao meio e coladas no comeo e no fim do livro, para prender o miolo s capas duras. Tambm chamadas guardas. FOLHA DE ROSTO Traz elementos da capa (autor, ttulo e subttulo diferenciados tipograficamente), coleo, logotipo da Editora da UFG, local e data. FOLHA DE ROSTO (VERSO) Traz copyright, reserva de direitos, n. da edio e ano, capa e ilustrao da capa, tradutor, ficha catalogrfica (sem ttulo) com o ISBN, endereo da Editora e ano de publicao. INTRODUO Feita pelo autor, coordenador ou organizador da obra, introduz o leitor ao texto. ISBN Sigla de International Standard Book Number. Indicativo numrico utilizado internacionalmente para identificao de livros. ISSN Sigla de International Standard Serial Number. Indicativo numrico utilizado internacionalmente para identificao de publicaes seriadas, como revistas e jornais. . ITLICO Recurso usado para destaque nos seguintes casos: Ttulos de livros, trabalhos monogrficos, jornais, revistas, discos, CDs, DVDs, filmes, peas musicais e teatrais, peras, programas de rdio e tv, pinturas e esculturas, nomes de embarcaes. Palavras ou frases em lngua estrangeira (em relao utilizada no texto). Obs.: Em publicaes especializadas, como revistas tcnicas, de economia, de artes, de medicina, de antropologia, etc., em que se supe a familiaridade do leitor com os termos estrangeiros usados normalmente na forma original como expresses correntes da nomenclatura especfica do assunto tratado, no sero grifados os termos estrangeiros considerados peculiares terminologia tcnica da especialidade a que se dedica a publicao em questo; porm, os termos que no faam parte dessa terminologia especfica devem ser grifados. Destaque de palavra ou frase, em uma fala, que o interlocutor acentua com certa nfase. Obs.: Para realce de palavras ou expresses, usam-se tambm aspas duplas. Destaque e ateno especial para um termo ou expresso a que se atribui particular importncia no contexto. Destaque para o fato de que uma determinada palavra est grafada propositadamente de modo no-convencional. Em textos teatrais, para destacar instrues do autor (rubricas), ao longo do texto. Em biologia, para escrever o gnero, a espcie e a subespcie, caso existente, de animais e plantas da classificao sistemtica. Os nomes da famlia e do autor vm em corpo normal. (Paullinia cupana H. B. K. var. sorbilis (Mart.) Ducke guaran; Talisia esculenta (St. Hil.) Radlk pitomba). INTERTTULOS Preferir a hierarquizao grfica dos ttulos das partes componentes do captulo. LEGENDA Frase explicativa de foto ou ilustrao. No tem ponto final, exceto em comentrios com mais de um perodo. LOMBADA O ttulo deve vir de cima para baixo. MAISCULAS Usam-se para nomes prprios, vocbulos a que o autor deseja dar destaque especial ou palavras iniciais de pargrafos, perodos, versos (uso clssico) e citaes textuais (transcries de perodos em sua ntegra). Os nomes prprios podem ser classificados em: Acepo especial Usam-se sempre maisculas nos seguintes casos:

Nomes de eras, perodos e pocas geolgicas (era Cenozica, perodo Pr-Cambriano, o Pleistoceno). Designao de reinos, divises, classes, subclasses, ordens, famlias e gneros, em botnica e zoologia. Em textos cientficos, os nomes da classificao sistemtica costumam vir em latim. Disciplinas de currculo acadmico (Msica, Pintura, Qumica, curso de Direito, aula de Histria). Nomes de instituies religiosas (Igreja, Santa S, Sinagoga). Nomes de documentos e atos do poder pblico, em textos oficiais (Estatuto da Microempresa, Consolidao das Leis do Trabalho etc.). Leis e decretos escrevem-se com minsculas, a no ser que tenham um nome ou nmero (Lei 4.260, Lei Afonso Arinos, Lei do Uso do Solo). Nomes de instituies pblicas (Executivo, Congresso, Ministrio da Sade, Bolsa de Valores do Rio de Janeiro, Fundao Nacional do ndio). Escrevem-se com maisculas tambm Estado, quando designa o conjunto de poderes polticos de uma nao (golpe de Estado, Estado de direito); Repblica, quando substitui Brasil (presidente da Repblica); Unio, no sentido de poder central, associao dos estados federativos (estados da Unio). Em livros de antropologia e etnologia h regras especficas para a grafia de nomes, que devem ser usadas com critrio em textos que no pertenam a essas reas. Nomes de naes indgenas so grafados com maisculas e sempre no singular (os Xavante, os Apache, os Zulu). Antropnimos Nomes e sobrenomes (Jorge Benjor, Edu Lobo). Cognomes (Henrique, o Navegador; Ricardo Corao de Leo). Alcunhas e apelidos (Zez, Tonho, Sete-Dedos). Antonomsticos (Patriarca da Independncia, guia de Haia). Quando usados como simples formas retricas, os antonomsticos devem ser escritos com minsculas (As guias de Haia no sobrevoam o cerrado). Pseudnimos (Tristo de Athayde, Joo do Rio). Nomes dinsticos (os Braganas, os Cardosos). Em nomes que designam dinastias em formas adjetivas, usam-se minsculas ( A dinastia dos carolngios). Personagens literrios fictcios (Pierr, Dom Quixote). Quando no se trata da personagem em si, mas do seu significado simblico, devem-se usar minsculas (Valente como um dom quixote). Entidades astronmicas Escrevem-se com maisculas os nomes de estrelas, planetas, satlites, cometas, constelaes e galxias, sempre que designam entidades siderais. Assim, grafam-se diferentemente: eclipse do Sol e banho de sol; crateras da Lua e fases da lua; dimetro da Terra e viagem por terra. Entidades mticas Escrevem-se sempre com maisculas as expresses que designam a divindade (Deus, Cristo, Buda, Jeov, o Pai, o TodoPoderoso); anjos bons e maus (Gabriel, Miguel, Belzebu, Lcifer); e entidades mticas (Zeus, Hermes, Negrinho do Pastoreio, Xang). Escrevem-se, porm, com minsculas, os nomes de entidades mitolgicas coletivas (faunos, ninfas, sereias). Santo e outras expresses hagiolgicas (so, venervel, beato, profeta etc.) vm grafados com maisculas quando precedem imediatamente o nome que qualificam (Santa Maria, So Paulo, Profeta Elias). Escreve-se a palavra Virgem, com maisculas, em todas as expresses que designam a me de Jesus; o mesmo vale para todas as expresses similares (Maria Santssima, Nossa Senhora, Santa Me de Deus). Usam-se maisculas nas expresses antonomsticas referentes aos santos (Santa Catarina, Virgem e Mrtir; So Paulo, o Apstolo dos Gentios), bem como nos apelidos de alguns deles (So Joo Batista, So Joo Evangelista). Intitulativos Escrevem-se com maisculas os nomes de empresas e estabelecimentos comerciais, industriais, bancrios, mdicos e educacionais; entidades polticas, culturais, sociais, esportivas e religiosas; associaes de classes e reparties pblicas; marcas comerciais patenteadas e nomes atribudos a veculos; nomes de obras literrias ou artsticas, publicaes peridicas, trabalhos avulsos e partes de um trabalho; nomes de cavalos de corrida, animais de raa, de circo, de zoolgico e domsticos de estimao. Usam-se minsculas com as marcas comerciais j tornadas substantivos comuns (dose de martini, roupa de tergal, tratamento com terramicina). Fatos histricos Escrevem-se com maisculas as datas, eras e fatos histricos notveis (7 de Setembro, Queda da Bastilha, Era Vitoriana, Idade Mdia, Revoluo Cubana, xodo, Abolio da Escravatura). Festividades Escrevem-se com maisculas os nomes das festas e comemoraes civis, religiosas e tradicionais (Natal, Quaresma, Dia do Trabalho, Dia das Mes, Carnaval, Semana Santa). Festas populares e pags, entretanto, so grafadas com minsculas (bacanais, bumba-meu-boi, congada). Regies Escrevem-se com maisculas as regies em que o pas e as unidades federativas esto divididos (Regio Sul, Regio Nordeste, Sudoeste Goiano); tambm nos EUA, escreve-se o Leste, o Oeste; a mesma regra vale para regies importantes do ponto de vista histrico, econmico ou poltico (Oriente Prximo, Oriente Mdio, Leste Europeu, Extremo Oriente, Oriente e Ocidente). Reverncia Usam-se maisculas para tratamento de reverncia nos seguintes casos: Tratamento direto ou indireto a soberanos (Vossa Majestade, Vossa Alteza, Sua Alteza). Tratamento ao papa, cardeais e bispos (Vossa Santidade, Vossa Eminncia Reverendssima, Sua Excelncia Reverendssima).

Tratamento ao presidente da Repblica, ministros, governadores, senadores, deputados, secretrios estaduais, reitores, juzes , altas patentes militares e demais cargos da hierarquia civil e militar (Vossa Excelncia, Excelentssimo Senhor, Magnfico Reitor, Meritssimo Juiz, Vossa Senhoria). Ttulos nobilirios, eclesisticos e honorficos (senhor, sir, lorde, dom, cardeal, monsenhor, comendador, conde, prncipe, sulto etc.) so grafados com maisculas somente quando o ttulo acompanhar o nome pelo qual a pessoa conhecida (Visconde de Taunay, Duque de Caxias, Dom Sebastio). Normalmente, os ttulos so grafados com minsculas. Frmulas respeitosas informais (senhor, doutor, dona, professor) so grafadas com maisculas apenas nas formas abreviadas (Dr. Antonio, Sr. Hlio, Prof. Moura). Topnimos Locais da geografia poltica; divises territoriais, administrativas e urbanas; locais histricos e stios arqueolgicos, so escritos sempre com maisculas. Acidentes geogrficos ou topogrficos e vias ou logradouros pblicos escrevem-se com maisculas (Lagoa Santa, Cabo Frio, Mata Atlntica, Praa da Repblica). No caso de expresses adjetivas acrescentadas aos nomes de acidentes geogrficos, para indicar localizao, jurisdio poltica ou outra caracterstica, usam-se minsculas (alto Nilo, Andes equatorianos, Alpes franceses). Escrevem-se, por exemplo, Reino do Afeganisto, Repblica Popular da China ou China Comunista; mas escrevem-se, por outro lado, os reinos europeus, as repblicas socialistas, o bloco comunista, a Europa ocidental. No caso de divises das Foras Armadas, grafa-se a expresso toda com maisculas (Segunda Regio Militar, Quarta Zona Area, Sexto Distrito Naval). Normalmente, porm, escreve-se o distrito naval, a zona area, a regio militar do Rio etc. MINSCULAS Usam-se iniciais com letras minsculas nos seguintes casos: Doutrinas, religies, correntes e escolas filosficas, artsticas e literrias (marxismo, catolicismo, cubismo, impressionismo). Substantivos prprios tornados comuns, inclusive os nomes compostos ligados por hfen (Uma eva sedutora; castanha-do-par; palma-de-santa-rita). Nomes dos pontos cardeais, quando no indicam regies (De norte a sul). Depois de dois pontos que no precedem citao direta (Digo e repito: no sou candidato). Depois de pontos de interrogao e exclamao, quando tm a funo de vrgula ou travesso (Deus! Deus! onde ests que no respondes?; ? Entendeste-me? disse ela). Na designao das profisses e dos ocupantes de cargos (O professor Hlio, a princesa Anne, o presidente Itamar). NEGRITO Deve ser usado com moderao, para no carregar demasiadamente o texto. Ao autor permitido, em determinados casos e sem exagero, utiliz-lo como recurso estilstico. Na dvida, no utiliz-lo ou lanar mo de aspas ou itlico. NOTAS Usar corpo menor que o do texto. No rodap da pgina, de preferncia, para facilitar a leitura. NUMERAO A contagem das pginas comea pela falsa folha de rosto, se houver essa pgina. No so numeradas a folha de rosto e a falsa folha (anverso e verso), bem como as pginas da epgrafe e da dedicatria e as capitulares. NUMERAIS A escrita dos numerais, elemento controverso nos meios editoriais, deve seguir as normas adotadas at o limite do bom senso, evitando-se interferncias ao eficaz entendimento do texto, segundo sua natureza e a situao em que esto sendo empregados. Deve-se, portanto, respeitar a utilizao esttica do algarismo, ou de sua forma escrita, pelo autor, sobretudo em textos de cunho literrio. Em textos hierticos, dogmticos, solenes, altamente formais (convites e participaes relativos a acontecimentos sociais), literatura requintada, poesia, canes, ttulos de obras literrias, de artes plsticas ou de episdios histricos, os cardinais e os ordinais devem ser escritos por extenso. Excetuam-se os casos em que o nmero representa data ou qualquer outra expresso normalmente escrita em algarismos, ou quando se trata de ttulos assim grafados pelos que os cunharam (Revoluo de 9 de Julho; 2001, uma odissia no espao; 1984). Os cardinais, assim como os ordinais, quando expressos por uma s palavra, so grafados por extenso. Em caso de leis e seus artigos, pargrafos e alneas, grafam-se os numerais com algarismos. No mesmo pargrafo, quando houver nmeros expressos por uma palavra e por mais de uma, usam-se somente algarismos. No se inicia frase com algarismo, mas sim com o nmero por extenso. Quando expressam dados de problemas estatsticos e matemticos, medies especficas e de carter preciso expressas em unidades de padro internacional, porcentagens e valores semelhantes, devero ser grafados em algarismos arbicos quando estiverem acompanhados do respectivo smbolo de medida, integrando textos de carter cientfico, tcnico ou didtico. Valores monetrios so grafados com algarismos arbicos acompanhados dos respectivos smbolos das moedas R$ 20,00 , US$ 5 milhes Os sinais que expressam porcentagens ou unidades de medida de temperatura sero grafados sempre juntos com os algarismos que os antecedem, sem nenhum espao de separao. Escrevem-se os algarismos de 1.000 em diante com pontos de trs em trs casas decimais. Essa regra no vale para a indicao de anos do calendrio ou pginas de publicaes. Nmeros fracionrios, salvo em publicaes de carter cientfico, devem ser grafados por extenso. Algarismos romanos so usados apenas para designar reis e papas, nomes oficiais de clubes ou associaes, os antigos exrcitos brasileiros e os atuais comandos areos regionais (Comar), volumes ou tomos de livros, alm do uso opcional em denominao de captulos de livros ou de sculos. Para indicar horas, colocar algarismos, separando horas de minutos por dois pontos, sem abreviaes (h, min) ou as palavras "horas" e "minutos" ? (14:30). Nas horas quebradas, deve-se usar h, min e s, sem espaamento entre os nmeros. A abreviatura min s necessria quando houver especificao dos segundos.

ORELHA Texto rpido e objetivo, com informao direta, versando sobre a obra e o autor. Dados pessoais do autor ficam melhor dentro do livro. A orelha deve valorizar a obra e atrair o leitor. ORGANIZADOR Coordena a preparao da obra de autoria coletiva mas no participa como autor. PADRONIZAO Uniformidade no projeto grfico, corpo e fonte dos ttulos, grafia das palavras, siglas, figuras, tabelas etc. Evitar redundncias nos ttulos. PREFCIO Texto de apresentao da obra, escrito por uma pessoa convidada pelo autor, no por este. REFERNCIAS Relao das obras consultadas e citadas pelo autor. No confundir com Bibliografia, que uma relao de obras a ser consultadas pelo leitor, caso tenha interesse em aprofundar-se no assunto em questo. As referncias no devem ser numeradas, porque j esto relacionadas em ordem alfabtica. No texto, escrever o nome do autor entre parnteses, evitando usar nmeros. No caso de obras editadas pelo Cegraf da UFG, atualizar, nas referncias, para Ed. UFG; quando tratar-se de obras publicadas pela Imprensa Universitria da UFG, tratar como edio do autor . SUMRIO Delimita a parte pr-textual do livro da parte textual. Apresenta a relao dos captulos, podendo incluir a relao de quadros e tabelas no final. Alinhado pela esquerda, os pontos tm corpo menor que o do texto. Evitar usar nmeros para hierarquizar ttulos e subttulos de captulos; prefervel recorrer a recursos grficos. Captulos numerados, s em livros didticos.

TTULOS DE OBRAS
Usar o itlico para caracterizar ttulos de livros, revistas, jornais, filmes, peas teatrais, shows, peas musicais que constituem obras completas, obras de artes plsticas e nomes de navios e embarcaes. (Obs.: Maisculas s em caso de nomes prprios. Em caso contrrio, s a inicial da primeira palavra grafada com maisculas Sargento Getlio; Esqueceram de mim). Nos ttulos de livros, usar maisculas e minsculas. Nos ttulos de peridicos, usar maisculas nas iniciais de todas as palavras. Os nomes de foguetes espaciais no costumam ser grifados, por serem nomes tcnicos, seriados e informais (Apolo XII, Discovery). Deve-se usar as aspas para destacar o ttulo de artigos de jornais e revistas, de captulos de livros, de partes de obras literrias e musicais e, em geral, de artigos, conferncias, notcias, reportagens, notas de crticas, rias ou trechos de peras, bem como o ttulo de quaisquer trabalhos intelectuais ou artsticos ("O homem", em Os sertes; "Crepsculo", em Elegia potica; "As tartarugas do Araguaia", reportagem de O Popular). Fonte: www.editora.ufg.br

NORMAS PARA REDAO DE DISSERTAES


1. Normas gerais
1.1. As dissertaes constituem o produto final de pesquisas desenvolvidas em cursos de Mestrado. Exigem investigaes prprias rea de especializao e mtodos especficos. 1.2. A dissertao de responsabilidade do Candidato, da Comisso Orientadora e da Banca Examinadora, a quem competir determinar alteraes na forma, na linguagem e no contedo. 1.3. A dissertao poder ser redigida em Portugus, Ingls ou Espanhol, a critrio da Comisso Orientadora. 1.4. Aps a aprovao da dissertao pela Banca Examinadora, o Candidato apresentar Secretaria do Programa de PsGraduao em Cincias Biolgicas (PPGCB) quatro cpias impressas, que sero assim distribudas: uma cpia para o Professor Orientador, uma cpia para o acervo de consulta da Biblioteca Central, uma cpia para o arquivo da Pro-reitoria de Pesquisa e Ps-graduao, e uma cpia para arquivo na Coordenao do Programa de Ps-Graduao em Cincias Biolgicas. No caso da existncia de convnios financiadores da dissertao (bolsas de estudo, custeio de trabalhos de campo e de laboratrio e outros), cpia adicional impressa dever ser apresentada, desde que solicitada pela instituio conveniada. 1.5. O Candidato tambm apresentar ao PPGCB a verso final de sua dissertao em meio eletrnico (Arquivo em formato PDF ou PS), idntica verso impressa. O PPGCB encarregar-se- de encaminhar cpias da verso eletrnica para o Professor Orientador e para os rgos conveniados com a UNIMONTES.

2. Estrutura
2.1. A dissertao dever ser composta de: (i) capa, (ii) pginas prtextuais, (iii) corpo da dissertao propriamente dito e, opcionalmente, (iv) anexo (pginas pstextuais). 2.2. A capa dever conter a autoria, ttulo da dissertao, local e ano da aprovao da dissertao, dando visibilidade ao nvel (Mestrado) e UNIMONTES. As capas das dissertaes encadernadas em mais de um volume devero conter as mesmas informaes, acrescidas da identificao do respectivo volume.

2.3. As pginas pr-textuais sero compostas de:


2.3.1. Primeira folha interna (pgina de rosto), contendo: (i) autoria, (ii) ttulo da dissertao, (iii) nota explicativa de que se trata de um trabalho de dissertao, mencionando o Programa de Ps-Graduao, a Universidade e o grau pretendido (Mestrado), e (iv) local e ano de aprovao da dissertao. Constar, no verso desta folha, a ficha catalogrfica. 2.3.2. Segunda folha interna, contendo as trs primeiras partes do item anterior, a data de aprovao da dissertao, e os nomes e as assinaturas dos participantes da Banca Examinadora. 2.3.3. Opcionalmente, podero ser includas pginas adicionais contendo: (i) dedicatria, (ii) agradecimento( s), (iii) biografia do autor e (iv) lista de smbolos, figuras, quadros e tabelas. 2.3.4. Folha(s) em que conste(m) o resumo em Portugus e o abstract em Ingls. Ambos os textos sero precedidos por um cabealho contendo: sobrenome do Candidato, seguido de seus demais nomes, por extenso; abreviatura do ttulo acadmico obtido; nome da instituio que conferiu o ttulo (Universidade Estadal de Montes Claros); ms e ano da aprovao da dissertao; ttulo da dissertao (exatamente como aparece na pgina de rosto); e os nomes completos do Professor Orientador e dos Coorientadores. 2.3.5. Folha(s) de contedo (ndice). 2.4. O corpo da dissertao conter todo o trabalho impresso, avaliado e aprovado pela Banca Examinadora. O corpo da dissertao poder ser organizado de trs formas alternativas: (i) texto corrido, (ii) captulos, ou (iii) artigos cientficos pertinentes ao trabalho da dissertao, publicados, aceitos, ou submetidos para publicao. Admitir-se- a composio da dissertao na forma mista de captulos e artigos cientficos. 2.4.1. Texto corrido. O corpo da dissertao em texto corrido ser composto das sees: (i) Introduo, (ii) Reviso Bibliogrfica (opcional), (iii) Material e Mtodos, (iv) Resultados, (v) Discusso, (vi) Concluses (opcional) e (vii) Bibliografia. Os itens iv e v podero ser fundidos numa nica seo. Os ttulos das referidas sees sero definidos pelo Professor Orientador. 2.4.2. Captulos. O corpo da dissertao em captulos ser composto das sees: (i) Introduo Geral, (ii) Captulos e (iii) Concluses Gerais. A organizao interna de cada captulo poder obedecer o disposto no item 2.4.1. A Bibliografia poder aparecer ao final de cada seo ou captulo, ou como bibliografia nica ao final da dissertao. 2.4.3. Artigos cientficos. O corpo da dissertao em artigos cientficos ser composto: de (i) Introduo Geral, (ii) Artigo(s) Cientfico(s) e (iii) Concluses Gerais. A Introduo Geral e as Concluses Gerais podero conter suas respectivas bibliografias. Os artigos tero formatao livre, desde que seja adotada uma consistncia interna. 1o. Em caso de redao da dissertao na forma de artigo nico, sero dispensadas a Introduo Geral e as Concluses Gerais. 2o. Admitir-se-o artigos com formataes diferentes na mesma dissertao. 3o. Admitir-se-o artigos redigidos em idiomas diferentes na mesma dissertao. 4o. No caso da incluso de artigo(s) previamente publicado( s) no corpo da dissertao, o(s) mesmo(s) poder(o) ser reproduzido(s) do(s) originais, desde que respeitado o disposto em 3. 2.5. O anexo (pginas ps-textuais) conter material pertinente e suplementar dissertao.

3. Editorao
3.1. Composio tipogrfica. As dissertaes devero ser impressas em forma permanente e legvel, com caracteres de alta definio e de cor preta. Admitirse- a apresentao de cpias xerogrficas, para o cumprimento do item 1.4. 3.2. Notao cientfica e medidas. A nomenclatura cientfica dever ser diferenciada contextualmente, de acordo com as normas internacionais. As unidades mtricas devero seguir o padro do Sistema Internacional de Unidades. 3.3. Papel. Recomenda-se utilizar papel A4 (210 297 mm) branco, e suficientemente opaco para leitura normal. Ambas as faces do papel podero ser utilizadas, desde que a legibilidade no fique comprometida. 3.4. Margens. Recomenda-se que a margem referente ao bordo de encadernao no seja inferior a 40 mm e as outras margens, no inferiores a 20 mm.

3.5. Paginao. Todas as pginas textuais e pstextuais devero ser numeradas em seqncia contnua, i.e., desde a pgina da Introduo (texto corrido), ou da Introduo Geral (captulos ou artigos) do primeiro volume at a ltima pgina do ltimo volume, em algarismos arbicos. A seqncia dever incluir tudo que estiver no(s) volume(s), como mapas, diagramas, pginas em branco e outros. As pginas pr-textuais podero ser numeradas, seqencialmente, com algarismos romanos minsculos. 3.6. Ilustraes. Fotografias e outras ilustraes devero ser montadas de forma definitiva e includas no corpo da dissertao. admitido o uso de cores nas figuras e ilustraes. Em nenhuma circunstncia dever-se- empregar fita adesiva ou material similar para afixao de ilustraes no corpo da dissertao. Folhas de tamanho superior ao formato adotado na dissertao sero aceitveis. Sero dobradas, de forma a resultar em dimenses inferiores ao tamanho do papel adotado. 3.6.1. Contribuies complementares ou outros materiais isolados podero ser anexados dissertao. Cada cpia da dissertao referida no item 1.4 dever conter um conjunto completo dos materiais complementares anexados.

NORMAS PARA REDAO DE DISSERTAES


1. Normas gerais
1.1. As dissertaes constituem o produto final de pesquisas desenvolvidas em cursos de Mestrado. Exigem investigaes prprias rea de especializao e mtodos especficos. 1.2. A dissertao de responsabilidade do Candidato, da Comisso Orientadora e da Banca Examinadora, a quem competir determinar alteraes na forma, na linguagem e no contedo. 1.3. A dissertao poder ser redigida em Portugus, Ingls ou Espanhol, a critrio da Comisso Orientadora. 1.4. Aps a aprovao da dissertao pela Banca Examinadora, o Candidato apresentar Secretaria do Programa de PsGraduao em Cincias Biolgicas (PPGCB) quatro cpias impressas, que sero assim distribudas: uma cpia para o Professor Orientador, uma cpia para o acervo de consulta da Biblioteca Central, uma cpia para o arquivo da Pro-reitoria de Pesquisa e Ps-graduao, e uma cpia para arquivo na Coordenao do Programa de Ps-Graduao em Cincias Biolgicas. No caso da existncia de convnios financiadores da dissertao (bolsas de estudo, custeio de trabalhos de campo e de laboratrio e outros), cpia adicional impressa dever ser apresentada, desde que solicitada pela instituio conveniada. 1.5. O Candidato tambm apresentar ao PPGCB a verso final de sua dissertao em meio eletrnico (Arquivo em formato PDF ou PS), idntica verso impressa. O PPGCB encarregar-se- de encaminhar cpias da verso eletrnica para o Professor Orientador e para os rgos conveniados com a UNIMONTES.

2. Estrutura
2.1. A dissertao dever ser composta de: (i) capa, (ii) pginas prtextuais, (iii) corpo da dissertao propriamente dito e, opcionalmente, (iv) anexo (pginas pstextuais). 2.2. A capa dever conter a autoria, ttulo da dissertao, local e ano da aprovao da dissertao, dando visibilidade ao nvel (Mestrado) e UNIMONTES. As capas das dissertaes encadernadas em mais de um volume devero conter as mesmas informaes, acrescidas da identificao do respectivo volume.

2.3. As pginas pr-textuais sero compostas de:


2.3.1. Primeira folha interna (pgina de rosto), contendo: (i) autoria, (ii) ttulo da dissertao, (iii) nota explicativa de que se trata de um trabalho de dissertao, mencionando o Programa de Ps-Graduao, a Universidade e o grau pretendido (Mestrado), e (iv) local e ano de aprovao da dissertao. Constar, no verso desta folha, a ficha catalogrfica. 2.3.2. Segunda folha interna, contendo as trs primeiras partes do item anterior, a data de aprovao da dissertao, e os nomes e as assinaturas dos participantes da Banca Examinadora. 2.3.3. Opcionalmente, podero ser includas pginas adicionais contendo: (i) dedicatria, (ii) agradecimento( s), (iii) biografia do autor e (iv) lista de smbolos, figuras, quadros e tabelas. 2.3.4. Folha(s) em que conste(m) o resumo em Portugus e o abstract em Ingls. Ambos os textos sero precedidos por um cabealho contendo: sobrenome do Candidato, seguido de seus demais nomes, por extenso; abreviatura do ttulo acadmico

obtido; nome da instituio que conferiu o ttulo (Universidade Estadal de Montes Claros); ms e ano da aprovao da dissertao; ttulo da dissertao (exatamente como aparece na pgina de rosto); e os nomes completos do Professor Orientador e dos Coorientadores. 2.3.5. Folha(s) de contedo (ndice). 2.4. O corpo da dissertao conter todo o trabalho impresso, avaliado e aprovado pela Banca Examinadora. O corpo da dissertao poder ser organizado de trs formas alternativas: (i) texto corrido, (ii) captulos, ou (iii) artigos cientficos pertinentes ao trabalho da dissertao, publicados, aceitos, ou submetidos para publicao. Admitir-se- a composio da dissertao na forma mista de captulos e artigos cientficos. 2.4.1. Texto corrido. O corpo da dissertao em texto corrido ser composto das sees: (i) Introduo, (ii) Reviso Bibliogrfica (opcional), (iii) Material e Mtodos, (iv) Resultados, (v) Discusso, (vi) Concluses (opcional) e (vii) Bibliografia. Os itens iv e v podero ser fundidos numa nica seo. Os ttulos das referidas sees sero definidos pelo Professor Orientador. 2.4.2. Captulos. O corpo da dissertao em captulos ser composto das sees: (i) Introduo Geral, (ii) Captulos e (iii) Concluses Gerais. A organizao interna de cada captulo poder obedecer o disposto no item 2.4.1. A Bibliografia poder aparecer ao final de cada seo ou captulo, ou como bibliografia nica ao final da dissertao. 2.4.3. Artigos cientficos. O corpo da dissertao em artigos cientficos ser composto: de (i) Introduo Geral, (ii) Artigo(s) Cientfico(s) e (iii) Concluses Gerais. A Introduo Geral e as Concluses Gerais podero conter suas respectivas bibliografias. Os artigos tero formatao livre, desde que seja adotada uma consistncia interna. 1o. Em caso de redao da dissertao na forma de artigo nico, sero dispensadas a Introduo Geral e as Concluses Gerais. 2o. Admitir-se-o artigos com formataes diferentes na mesma dissertao. 3o. Admitir-se-o artigos redigidos em idiomas diferentes na mesma dissertao. 4o. No caso da incluso de artigo(s) previamente publicado( s) no corpo da dissertao, o(s) mesmo(s) poder(o) ser reproduzido(s) do(s) originais, desde que respeitado o disposto em 3. 2.5. O anexo (pginas ps-textuais) conter material pertinente e suplementar dissertao.

3. Editorao
3.1. Composio tipogrfica. As dissertaes devero ser impressas em forma permanente e legvel, com caracteres de alta definio e de cor preta. Admitirse- a apresentao de cpias xerogrficas, para o cumprimento do item 1.4. 3.2. Notao cientfica e medidas. A nomenclatura cientfica dever ser diferenciada contextualmente, de acordo com as normas internacionais. As unidades mtricas devero seguir o padro do Sistema Internacional de Unidades. 3.3. Papel. Recomenda-se utilizar papel A4 (210 297 mm) branco, e suficientemente opaco para leitura normal. Ambas as faces do papel podero ser utilizadas, desde que a legibilidade no fique comprometida. 3.4. Margens. Recomenda-se que a margem referente ao bordo de encadernao no seja inferior a 40 mm e as outras margens, no inferiores a 20 mm. 3.5. Paginao. Todas as pginas textuais e pstextuais devero ser numeradas em seqncia contnua, i.e., desde a pgina da Introduo (texto corrido), ou da Introduo Geral (captulos ou artigos) do primeiro volume at a ltima pgina do ltimo volume, em algarismos arbicos. A seqncia dever incluir tudo que estiver no(s) volume(s), como mapas, diagramas, pginas em branco e outros. As pginas pr-textuais podero ser numeradas, seqencialmente, com algarismos romanos minsculos. 3.6. Ilustraes. Fotografias e outras ilustraes devero ser montadas de forma definitiva e includas no corpo da dissertao. admitido o uso de cores nas figuras e ilustraes. Em nenhuma circunstncia dever-se- empregar fita adesiva ou material similar para afixao de ilustraes no corpo da dissertao. Folhas de tamanho superior ao formato adotado na dissertao sero aceitveis. Sero dobradas, de forma a resultar em dimenses inferiores ao tamanho do papel adotado. 3.6.1. Contribuies complementares ou outros materiais isolados podero ser anexados dissertao. Cada cpia da dissertao referida no item 1.4 dever conter um conjunto completo dos materiais complementares anexados.

TRABALHO ESCOLAR
O trabalho escolar um documento que representa o resultado de um estudo/pesquisa sobre um assunto. Sua produo pode envolver um ou mais alunos e, necessariamente dever ter a coordenao de um orientador. O processo de elaborao de um trabalho escolar uma vivncia que precisa ser criativa possibilitando uma interao rica com pessoas, fontes e recursos diversos, a fim de atingir maior autonomia com relao forma de aprender e construir conhecimentos, desenvolvendo uma viso mais crtica e ampliada.

1 REGRAS GERAIS DE APRESENTAO


A apresentao escrita de um trabalho (trabalho escolar, resumo e relatrio) deve ser realizada conforme indicaes abaixo: a) tipo de papel deve ser utilizado o papel branco, preferencialmente nas dimenses 297x210 mm (A4); b) escrita digitado com tinta preta e somente um lado da folha; c) paginao as folhas do trabalho devem ser contadas seqencialmente desde o sumrio, mas no numeradas. A numerao colocada a partir da introduo. O nmero localiza-se a 2 cm da borda superior do papel, margeado direita; d) margem - superior e esquerda = 3 cm inferior e direita = 2 cm; e) espaamento todo texto deve ser digitado com espaamento 1,5 de entrelinhas; f) letra tipo de letra Times New Roman ou Arial tamanho 12 e para citao direta usar fonte tamanho 10; g) pargrafo 2cm da margem esquerda; h) numerao Progressiva para melhor organizao e apresentao do trabalho, deve-se adotar a numerao progressiva das sees do texto. Os ttulos das sees primrias (captulos), por serem as principais divises de um texto, devem iniciar em folha distinta, com indicativo numrico alinhado esquerda e separado por um espao. Destacam-se gradativamente os ttulos das sees, utilizando-se os recursos de caixa alta ou versal, negrito ou, itlico. Exemplo de numerao progressiva de um trabalho escolar

1 SEO PRIMRIA
1.1 Seo secundria 1.1.1 Seo terciria 1.1.1.1 Seo quaternria 1.1.1.1.1 Seo quinria

1 INTRODUO
(ttulo considerado como seo primria ou captulo - deve localizar-se no incio de pgina, margeado esquerda, digitado em negrito, , - fonte tamanho 12, caixa alta) (texto)

2 CULTURA DA MA
(ttulo considerado como seo primria ou captulo - deve localizar-se no incio de pgina, margeado esquerda, digitado em negrito,- fonte tamanho 12, caixa alta) (texto)

2.1 Produo de mudas


(subttulo considerado como seo secundria - deve estar margeado esquerda, fonte tamanho 12; negrito; versal) (texto)

2.1.1 Enxertia
(subttulo considerado como seo terciria - deve estar margeado esquerda, fonte tamanho 12; itlico; versal) (texto)

3 CONCLUSO
[ttulo considerado como seo primria (captulo) - incio de pgina - fonte tamanho 12, caixa alta; negrito] (texto) Os ttulos - Sumrio; Referncias; Anexos - no so numerados e devem aparecer na pgina de forma centralizada.

2 ESTRUTURA BSICA DE UM TRABALHO ESCOLAR


A estrutura bsica de um trabalho escolar dever compreender: elementos pr-textuais (capa; sumrio), textuais (introduo; desenvolvimento; concluso) e ps-textuais (referncia; anexo).

2.1 Capa
Deve ser de papel consistente ou simples, sem ilustrao ou " embelezamento", composta de: a) Cabealho: nome da Instituio responsvel, com subordinao at o nvel do professor. Deve ser centralizado margem superior, com letras maisculas, tamanho 12, espaamento entre linhas simples; b) Ttulo do trabalho: no centro da folha, centralizado, tamanho 16; c) Nome do aluno/srie: abaixo do ttulo 5 cm, centralizado, letras maisculas, tamanho12; d) Local, ms e ano: centralizado, a 3cm da borda inferior e as primeiras letras maisculas, tamanho 12.

2.2 Sumrio
Iniciar em folha distinta, ttulo sem indicativo numrico, centralizado a 3 cm da borda superior com o texto iniciando 2 cm abaixo. Indica as partes do trabalho, captulos, itens e subitens, e as pginas em que se encontram. (ABNT. NBR 6027, 2003)

2.3 Introduo
Iniciar em folha distinta apresentando o indicativo numrico (1), alinhado margem esquerda, a 3cm de borda superior e o texto deve iniciar 2cm abaixo. A parte introdutria abre o trabalho propriamente dito, anunciando o assunto a ser abordado. Na seqncia necessrio delimit-lo, isto , indicar o ponto de vista sob o qual ser tratado; situ-lo no tempo e espao; mostrar a sua importncia e apontar a metodologia empregada (pesquisa bibliogrfica, pesquisa de laboratrio, etc).

2.4 Desenvolvimento
Tambm chamado corpo do trabalho, deve apresentar o detalhamento da pesquisa realizada e comunicar seus resultados. O contedo pode ser subdividido em captulos, dentro de uma estrutura lgica com que o tema foi desenvolvido. Deve-se iniciar pelos ttulos mais importantes do plano e subdividir cada um segundo o material disponvel, em itens e subitens, adotando uma numerao progressiva at o final do trabalho. Esta diviso servir de base para a realizao do sumrio. Exemplo:

2 ALGODO
2.1 A Semente do Algodo 2.1.1 Variedades 2.2 Tcnicas de produo 2.5 Concluso
Iniciar em folha distinta apresentando um indicativo numrico, alinhado esquerda.

Constitui o ponto de chegada, isto , deve apresentar a resposta ao tema anunciado na introduo. No apropriado iniciar afirmando que vai concluir. A concluso no uma idia nova ou um resumo marcante dos argumentos principais, sntese interpretativa dos elementos dispersos pelo trabalho, ponto de chegada das dedues lgicas, baseadas no desenvolvimento.

2.6 Referncias
Apresenta-se em folha distinta, ttulo centralizado, sem indicao numrica, elemento obrigatrio. ( ABNT. NBR 14724, 2002) Todas as fontes de informao (livro, revista, fita de vdeo, home-page, CD-ROM, etc) utilizadas na elaborao do trabalho devem ser arroladas alfabeticamente em uma lista, digitadas em espao simples, margeadas esquerda e separadas entre si por espao duplo.

FORMATO DE APRESENTAO DAS REFERNCIAS


ABNT. NBR 6028: resumos. Rio de Janeiro, 1990. 3 p DINA, Antonio. A fbrica automtica e a organizao do trabalho. 2. ed. Petrpolis: Vozes, 1987. 132 p. INSTITUTO BRASILEIRO DE INFORMAO EM CINCIA E TECNOLOGIA - IBICT. Bases de dados em Cincia e Tecnologia. Braslia, n. 1, 1996. CD-ROM. KRAEMER, Ligia Leindorf Bartz. Apostila.doc. Curitiba, 13 maio 1995. 1 arquivo (605 bytes). Disquete 3 1/2. Word for windows 6.0. SANTOS, Rogrio Leite dos; LOPES, Jos Dermeval Saraiva; Centro de Produes Tcnicas (MG). Construes com bambu: opo de baixo custo. Viosa: CPT, [1998]. 1 videocassete (65min): VHS/NTSC, son., color. TAVES, Rodrigo Frana. Ministrio corta pagamento de 46,5 mil professores. O Globo, Rio de Janeiro, 19 maio 1998. Disponvel em:<http://www.oglobo.com.br/>. Acesso em: 19 maio 1998. Fazer a referncia de uma obra significa reunir um conjunto de dados (tais como autoria, ttulo, editora, local e ano de publicao) sobre o documento, que permita identifica-lo de forma nica. Essa descrio deve ser elaborada seguindo a normalizao nacional descrita na NBR 6023:2002, produzida pela ABNT- Associao Brasileira de Normas Tcnicas.

2.7 Anexo(s)
Sugere-se apresentao em folha distinta, ttulo centralizado, elemento opcional. Podero fazer parte do item "Anexos", textos ou documentos no elaborados pelo autor, que venham contribuir para ilustrar, esclarecer ou fundamentar melhor o trabalho. So exemplos de anexos: leis, mapas, fotografias, plantas etc. Ressalta-se que no corpo do trabalho deve-se fazer citao referente ao material colocado anexo. "Os anexos so identificados por letras maisculas consecutivas, travesso e pelos respectivos ttulos." (ABNT. NBR 14724, 2002, p. 5) Exemplo: ANEXO A Tabela de classificao de sementes. Fonte: www.bu.ufsc.br

TRABALHO DE CONCLUSO DE CURSO - TCC


O que o TCC?

O Trabalho de Concluso de Curso (TCC) o resultado do esforo de sntese, realizado pelo aluno, para articular os conhecimentos tericos adquiridos ao longo do curso com o processo de investigao e reflexo acerca de um tema de seu interesse. O TCC pode ser feito individualmente ou em grupo, sob orientao de um professor responsvel.

Quando o aluno comea a realizar o TCC?


O TCC realizado no ltimo ano do curso, em duas etapas: No 5 semestre: elaborao do projeto de pesquisa (como exigncia da disciplina "Seminrios de Pesquisa I); No 6 semestre: desenvolvimento da pesquisa - bibliogrfica ou de campo - e redao final do trabalho (como exigncia da disciplina "Seminrios de Pesquisa II). Obs: O TCC um dos resultados acadmicos desenvolvidos no eixo curricular de "prtica e pesquisa em educao", cujos fundamentos iniciais so trabalhados na disciplina de Metodologia Cientfica.

Por que a apresentao do TCC uma atividade acadmica pblica ?


De acordo com o Projeto Pedaggico do Curso, a apresentao do TCC ocorre em sesso pblica, isto , aberta a alunos, professores e demais interessados, por diferentes razes. A primeira, porque deve obedecer ao princpio de transparncia, ou seja, seus critrios de avaliao de qualidade devem ser conhecidos e apreciados pelo corpo discente e docente. A segunda razo que o TCC no apenas uma atividade acadmica dos seus autores, mas de todos os demais alunos da Pedagogia, cuja participao computada como A.A.C.C. Finalmente, porque o momento de apresentao dos TCC significa a culminncia do trabalho desenvolvido por todo o corpo docente - e no de uma nica disciplina - ao longo do processo de formao dos concluintes do curso de Pedagogia.

Informaes teis para a realizao do TCC Passos para o Desenvolvimento do Projeto de Pesquisa
1) Escolha do tema: o tema escolhido dever ser pertinente a uma das trs linhas de pesquisa abaixo relacionadas, relativas aos eixos curriculares do curso de Pedagogia, a saber:- aspectos tericos do trabalho pedaggico: relativa rea de Fundamentos da Educao; - prtica docente e processo ensino-aprendizagem: relativa rea de Formao para - Docncia; - gesto educacional e do trabalho pedaggico: ligada rea de gesto do trabalho pedaggico. 2) Justificativa: tendo em vista sua relevncia cientfica, educacional e social. O trabalho dever apresentar alguma contribuio para o esclarecimento ou enriquecimento de informaes sobre o assunto tratado. 3) Delimitao do problema: definio clara do problema a ser pesquisado, seu objeto, abrangncia e profundidade. 4) Objetivos da pesquisa: explicitao dos aspectos a serem investigados/analisados na pesquisa, bem como sua finalidade em termos de contribuio tcnica, cientfica e social.5) Metodologia: descrio e fundamentao dos mtodos e tcnicas que sero utilizados a fim de atingir os objetivos propostos; tambm dever ser descrito o plano para o desenvolvimento da pesquisa, bem como os recursos materiais e humanos - indispensveis execuo do trabalho.6) Bibliografia Bsica: elaborao de uma lista bibliogrfica que contenha obras referentes aos pressupostos tericos do tema (livros, revistas cientficas, peridicos, etc...). As fontes bibliogrficas devem permitir o posicionamento claro do objeto de pesquisa a partir do ponto de vista dos autores consultados, mostrando as ltimas informaes disponveis a seu respeito. Esta bibliografia deve ser apresentada de acordo com as normas tcnicas da ABNT - Associao Brasileira de Normas Tcnicas.7) Documentao Bibliogrfica: identificao das obras de referncia e as de carter especfico. O aluno dever fazer o fichamento bibliogrfico sob a forma de resumo, extraindo do texto apenas as idias principais e relacionadas ao tema, de todas as obras apresentadas como referncias bibliogrficas.

Estrutura de Apresentao do TCC


Introduo: a introduo no deve parafrasear ou repetir o resumo. Caracteriza-se, o problema de pesquisa e o seu objeto; detalham-se os objetivos do trabalho e as hipteses iniciais. Em seguida, devem ser expostas as justificativas e razes para elaborao do trabalho, dando nfase relevncia do tema proposto. Referencial terico e metodolgico: neste item so mostradas e comentadas as referncias bibliogrficas que oferecem a sustentao conceitual/operacional do tema. No se trata de um rol de citaes. O autor (aluno) deve construir uma moldura conceitual do tema, fazendo a ligao entre a bibliografia pesquisada e o problema que est sendo estudado. Aps caracterizar o objeto e sujeitos de pesquisa, deve-se descrever e justificar a abordagem metodolgica da pesquisa, assim como as tcnicas e instrumentos a serem utilizados. importante tambm descrever a abordagem de anlise dos dados . No caso de pesquisa quantitativa, as tcnicas estatsticas; no caso de pesquisa qualitativa, as tcnicas qualitativas. Desenvolvimento: apresentao e apreciao dos dados da pesquisa propriamente dita, estabelecendo relaes ntidas entre o objeto do trabalho e o referencial terico utilizado para anlise dos dados. Anlise dos resultados: Ressaltar as evidncias que esclaream cada questo levantada atravs de anlise quantitativa e/ou qualitativa das informaes e dados obtidos. Em face dos dados levantados, testar as hipteses formuladas. Evidenciar os

resultados em ateno aos objetivos propostos. Com apoio do referencial terico consultado, dar significado aos resultados obtidos. Consideraes Finais: aps retomar, sinteticamente, o problema e os aspectos analisados no desenvolvimento do trabalho, ressaltar as possveis concluses/consideraes possibilitadas pelo processo de investigao. Recomendar, sempre que possvel, prticas para implementao (interveno) a partir dos resultados conseguidos. Caso conveniente, sugerir pesquisas adicionais. Bibliografia: trata-se de parte essencial do trabalho. No devem ser referenciadas fontes bibliogrficas que no foram citadas no texto. Caso haja convenincia de referenciar material bibliogrfico sem aluso no texto, isto deve ser feito em sequncia bibliografia, sob o ttulo "Bibliografia Recomendada". As referncias bibliogrficas devem seguir as normas da ABNT .

Critrios de Avaliao do TCC


O TCC dever ser entregue na 15 semana do 6 semestre letivo, em trs vias encadernadas em espiral e uma cpia em disquete. O aluno que no entregar o TCC em tempo hbil, ter nota final zero, sendo reprovado. Isto o impedir de colar grau no curso; A banca examinadora, composta por dois professores, far a avaliao do trabalho, juntamente com o professor orientador, nas exposies previamente marcadas para as 17 e 18 semanas do 6 semestre letivo. Sero eliminados os alunos que faltarem apresentao sem justificativa legal por escrito. As notas atribudas so individuais e tero valor de zero a dez , somadas e divididas pelo nmero de julgadores. A nota final do TCC resultar na mdia composta pelas notas de apresentao oral e escrita. Ser considerado aprovado o aluno que obtiver a mdia final 7 (sete). Na avaliao do TCC sero levados em considerao os seguintes aspectos: O carter cientfico do trabalho; A apresentao sistematizada do trabalho final de acordo com as normas indicadas; A clareza da exposio e coerncia argumentativa do aluno; A consistncia dos dados e da fundamentao terica e do trabalho; Respeito ao tempo de apresentao. Obs.: Os trabalhos honrados com mrito podero ser publicados pela Instituio, se autorizados pelo autor (aluno) e pelo professor orientador. Fonte: www.smarcos.br

Potrebbero piacerti anche