Sei sulla pagina 1di 6

Administrao e disponibilidade dos bens

A sociedade conjugal composta de uma comunidade de pessoas, incluindo os filhos, que precisa atender sua necessidade de subsistncia com suas rendas e com seus bens. Cabe entidade conjugal o sustento da famlia, no mais ao marido, como era antes da isonomia constitucional consagrada na atual Constituio.

Art. 1.642. Qualquer que seja o regime de bens, tanto o marido quanto a mulher podem livremente: I - praticar todos os atos de disposio e de administrao necessrios ao desempenho de sua profisso, com as limitaes estabelecida no inciso I do art. 1.647; II - administrar os bens prprios;

Nos dois primeiros incisos, a liberdade do marido e da mulher para a prtica de todo ato de disposio e de administrao de que necessitem no exerccio das respectivas profisses (tais como as de comerciantes, profissionais liberais ou empresrios, que exigem frequentemente disposio ou alienao de bens).
III - desobrigar ou reivindicar os imveis que tenham sido gravados ou alienados sem o seu consentimento ou sem suprimento judicial;

Visando preservar o patrimnio do casal, permite a qualquer dos cnjuges, desobrigar ou reivindicar os bens imveis que tenham sido gravados ou alienados sem o seu consentimento, ressalvada a hiptese de o ato ter sido praticado aps a obteno do suprimento judicial do consentimento.
IV - demandar a resciso dos contratos de fiana e doao, ou a invalidao do aval, realizados pelo outro cnjuge com infrao do disposto nos incisos III e IV do art. 1.647;

No sendo o regime da absoluta separao, poder o outro demandar a sua anulao.


V - reivindicar os bens comuns, mveis ou imveis, doados ou transferidos pelo outro cnjuge ao concubino, desde que provado que os bens no foram adquiridos pelo esforo comum destes, se o casal estiver separado de fato por mais de cinco anos;

Exige separao de fato h mais de cinco anos, bem como prova de que os bens no teriam sido adquiridos com o esforo do cnjuge e seu concubino o qual no se confunde com companheiro, por inexistir unio estvel, mas relao adulterina. Jurisprudncia: est pacificado que a separao ftica acarreta inmeros efeitos jurdicos, especialmente o da incomunicabilidade de bens entre cnjuges fatualmente separados, porquanto j ausente o nimo socioafetivo, real motivo do regime de comunicao patrimonial.
VI - praticar todos os atos que no lhes forem vedados expressamente.

Todos os atos no vedados expressamente pela lei podem ser praticados livremente por qualquer dos cnjuges.
Art. 1.643. Podem os cnjuges, independentemente de autorizao um do outro: I - comprar, ainda a crdito, as coisas necessrias economia domstica; II - obter, por emprstimo, as quantias que a aquisio dessas coisas possa exigir.

Presume-se autorizado pelo outro, especialmente em relao a terceiros de boa-f, o cnjuge que realiza negcios jurdicos e contrai obrigaes relativas manuteno da vida domstica. Do mesmo modo os emprstimos obtidos para cobertura de tais despesas.

Art. 1.644. As dvidas contradas para os fins do artigo antecedente obrigam solidariamente ambos os cnjuges.

Do mesmo modo as referidas dvidas obrigam solidariamente ambos os cnjuges.

Art. 1.645. As aes fundadas nos incisos III, IV e V do art. 1.642 competem ao cnjuge prejudicado e a seus herdeiros.

As aes para desobrigar ou reivindicar os imveis que tenha sido onerados sem o consentimento do outro cnjuge ou sem suprimento judicial, para demandar a resciso dos contratos de fiana e doao ou invalidao do aval convencionados sem autorizao marital ou outorga uxria e ara reivindicar os bens comuns doados ou transferidos ao concubino competem ao cnjuge prejudicado e a seus herdeiros. Os referidos atos so, pois, anulveis.

Art. 1.646. No caso dos incisos III e IV do art. 1.642, o terceiro, prejudicado com a sentena favorvel ao autor, ter direito regressivo contra o cnjuge, que realizou o negcio jurdico, ou seus herdeiros.

O terceiro prejudicado ter a aludida ao regressiva, portanto, nos casos de ausncia de consentimento do outro cnjuge e de suprimento judicial.

Art. 1.647. Ressalvado o disposto no art. 1.648, nenhum dos cnjuges pode, sem autorizao do outro, exceto no regime da separao absoluta: I - alienar ou gravar de nus real os bens imveis; II - pleitear, como autor ou ru, acerca desses bens ou direitos;

III - prestar fiana ou aval; IV - fazer doao, no sendo remuneratria, de bens comuns, ou dos que possam integrar futura meao. Pargrafo nico. So vlidas as doaes nupciais feitas aos filhos quando casarem ou estabelecerem economia separada.

Ho de ser voltadas preservao dos direitos patrimoniais de um cnjuge, devendo ser irrelevante, para a licitude do ato, o comportamento do outro, quando separado de fato. Da melhor considerar a viciada a liberdade ao concubino de cnjuge casado na constncia efetiva do matrimnio; mas a partir da separao de fato, apenas se vulnerar a transferncia patrimonial na parte que puder comprometer a meao.
Art. 1.648. Cabe ao juiz, nos casos do artigo antecedente, suprir a outorga, quando um dos cnjuges a denegue sem motivo justo, ou lhe seja impossvel conced-la.

A lei no esclarece quando se mostra justa a negativa, deixando ao prudente arbtrio do juiz o exame das situaes que caracterizam ou no o justo motivo para a denegao.

Art. 1.649. A falta de autorizao, no suprida pelo juiz, quando necessria (art. 1.647), tornar anulvel o ato praticado, podendo o outro cnjuge pleitear-lhe a anulao, at dois anos depois de terminada a sociedade conjugal.

Pargrafo nico. A aprovao torna vlido o ato, desde que feita por instrumento pblico, ou particular, autenticado.

Art. 1.650. A decretao de invalidade dos atos praticados sem outorga, sem consentimento, ou sem suprimento do juiz, s poder ser demandada pelo cnjuge a quem cabia conced-la, ou por seus herdeiros.

A legitimidade para ao anulatria do cnjuge prejudicado, mas passa aos herdeiros depois de sua morte, como proclama o art. 1.650 do mesmo diploma. No pode, destarte, ser pronunciada de ofcio pelo juiz, nem a requerimento da parte contrria.
Art. 1.651. Quando um dos cnjuges no puder exercer a administrao dos bens que lhe incumbe, segundo o regime de bens, caber ao outro: I - gerir os bens comuns e os do consorte; II - alienar os bens mveis comuns; III - alienar os imveis comuns e os mveis ou imveis do consorte, mediante autorizao judicial.

Os casos de impossibilidade para dar consentimento geralmente decorrem de incapacidade de consentir, como no caso de interdio, ou desaparecimento do outro

cnjuge. Na hiptese de um dos cnjuges se encontrar interditado ou ausente, em local ignorado, e o outro tiver necessidade de realizar um negcio que envolva a alienao ou onerao de um imvel, por exemplo, cabe a este requerer suprimento judicial do consentimento.

Art. 1.652. O cnjuge, que estiver na posse dos bens particulares do outro, ser para com este e seus herdeiros responsvel: I - como usufruturio, se o rendimento for comum; II - como procurador, se tiver mandato expresso ou tcito para os administrar; III - como depositrio, se no for usufruturio, nem administrador.

Trata das consequncias do fato de um dos cnjuges administrar os bens do consorte, em decorrncia de impedimento deste. Estando na posse de bens particulares do consorte, o administrador ser responsvel perante o proprietrio dos bens e seus herdeiros, assim pelo valor como pelo rendimento de tais bens. Se o rendimento for comum, encontrar-se- na condio de usufruturio, no respondendo , nesse caso, pelos frutos percebidos que de direito lhe pertencero. Responder, todavia, pela substncia dos bens e dever, em cessando a posse, devolv-los ao titular ou seus herdeiros no estado em que os recebeu, salvo deteriorao advinda do uso normal. Se a posse for exercida pelo procurador, caber-lhe- administr-los nos termos do mandato, respondendo por sua conservao e manuteno em estado de servir, bem como pelos frutos, devendo contas de sua gesto ao titular ou aos herdeiros. No sendo usufruturio nem administrador, responder como depositrio, com o encargo de guardar os bens at que sejam reclamados, sujeitando-se s penas de depositrio infiel se no os devolver prontamente e na ntegra.

ATOS QUE UM CNJUGE NO PODE PRATICAR SEM AUORIZAO DO OUTRO (exceto no regime de separao absoluta) Art. 1.647 do CC. I- Alienar ou gravar de nus real os bens imveis: O objetivo de tal exigncia legal assegurar os bens denominados de raiz, tendo em vista serem estes a segurana da famlia e a garantia futura dos filhos. Atenta-se que a expresso alienar compreende a venda, adoo, dao em pagamento, doao e outras formas que possam ser inseridas neste contexto. Observa-se que no h ausncia de incapacidade, apenas de legitimidade, pois estando esta suprida, os atos tornam-se legais e deste modo sofrem as respectivas consequncias.

Alm disso, enquadra-se a mesma exigncia constituio de hipoteca e ao pacto feito de forma irretratvel e irrevogvel da promessa de compra e venda, tendo em vista que o promitente comprador, amparado pela legislao, poder requerer judicialmente do promitente vendedor, no caso um dos cnjuges, a adjudicao compulsria do bem, conforme elencado no art. 1.418 do Cdigo Civil de 2002.

II- Pleitear, como autor ou ru, acerca desses bens ou direitos: uma consequncia da exigncia expressa no inciso anterior. Caso seja prolatada sentena que o condene a perda do bem imvel discutido em juzo, o outro cnjuge tem o direito de manifestar-se durante a tramitao deste litgio, com o objetivo de defenderse e reivindicar o que lhe parece justo. Concepo ratificada pelo art. 10 do Cdigo de Processo Civil ao mencionar que: o cnjuge somente necessitar do consentimento do outro para propor aes que versem sobre direitos reais imobilirios.

III- Prestar fiana ou aval: A fiana como j sabido um meio de obstaculizar o envolvimento dos bens do casal em favor de negcios de terceiros, e caso seja prestada sem outorga uxria implicar a ineficcia total da garantia de acordo com a Smula 332 STJ: A fiana prestada sem autorizao de um dos cnjuges implica a ineficcia total da garantia. Supondo que ocorra uma destas situaes expostas e no haja a anulao destes atos, permitido ao cnjuge lesado, opor embargos de terceiro buscando no a discusso do dbito em questo, mas sim a excluso de sua meao em caso de penhora, com base no art. 1.046 3 do CPC, atendendo ao prazo do art. 1.048 CPC. Concepo afirmada pela Smula 134 STJ a qual dispem: embora intimada da penhora em imvel do casal, o cnjuge do executado pode opor embargos de terceiro para defesa de sua meao. Alm disso, deve-se atentar quela mxima de que solidariedade no se presume, para isso esto codificadas no Cdigo Civil as hipteses em que no se faz necessria apresentao de autorizao (art. 1.643, I, II e art.1.644 CC). IV- Fazer doao, sendo remuneratria, de bens comuns, ou dos que possam integrar futura meao: Independente da quantia desta doao deve-se aceitar um valor pelos bens mveis, sendo dever apenas moral, podendo ocorrer sem anuncia do outro cnjuge. O propsito do pargrafo nico fazer perdurar aos filhos, mesmo que estes constituam famlia ou que se estabeleam por conta prpria. Se descumprido tal contedo do artigo em questo, garantido pelo art. 1.642, IV CC quele consorte prejudicado demandar em juzo a resciso do contrato de doao.

SUPRIMENTO DA AUTORIZAO CONJUGAL

A lei no esclarece quando se mostra justa negativa, deixando ao prudente arbtrio do juiz o exame das situaes que caracterizam ou no o justo motivo para a denegao.

A jurisprudncia assentou a seguinte orientao: a) justa a recusa, quando o marido pretende alienar o nico prdio do casal, que serve de residncia famlia, sem que ocorra indeclinvel necessidade da venda; b) se o marido pretende vender o imvel por preo vil, caso em que se impe a respectiva avaliao; c) quando o casal se acha separado de fato e a mulher no conta com suficientes garantias para recebimento de sua meao; d) quando o requerente no prova a necessidade da alienao; e) finalmente, quando ele pretende a venda para despender o produto com o seu exclusivo sustento e o da concubina; Nos casos, porm, em que a resistncia de um cnjuge em conceder a necessria anuncia para a prtica dos atos mencionados no item anterior se mostra arbitrria, abusiva e injustificvel, permite a lei seja o consentimento suprido pelo juiz.

Os casos de impossibilidade para dar consentimento geralmente decorrem de:

a) incapacidade de consentir: interdio ou desaparecimento do cnjuge; b) interditado, ausente, em local ignorado.

A falta de autorizao, no suprida pelo juiz, quando necessria (art. 1.647), como j mencionado, tornar anulvel o ato praticado, podendo o outro cnjuge pleitear-lhe a anulao, at dois anos depois de terminada a sociedade conjugal (art. 1.649).

Potrebbero piacerti anche