Sei sulla pagina 1di 10

http://www.ufrb.edu.

br/griot

A RECUPERAO DA POLTICA: AO E ESPAO PBLICO SEGUNDO HANNAH ARENDT


Ricardo George de Arajo Silva1 Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) Napi Galv Arajo Silva2 Universidade Federal Rural do Semirido (UFERSA)

RESUMO: Pensar a recuperao da Poltica a partir da ao e do espao pblico comporta o grande objetivo deste texto. Queremos com isso trazer a baila duas categorias fundamentais no pensamento de Hannah Arendt. Para tal empreitada nos apoiamos em obras da autora de modo especial A condio Humana e Entre o passado e o Futuro. Elegemos como metodologia central a pesquisa bibliogrfica. PALAVRAS CHAVE: Poltica; Ao; Espao pblico; Hannah Arendt.

RECOVERY POLICY: ACTION AND PUBLIC SPACE BY HANNAH ARENDT


ABSTRACT: To think about the recovery of the Politics starting from the action and the public space, it holds the great objective of this text. We want to point out two fundamental categories in Hannah Arendts thought. To reach this objective we leaned on the author's works in a special way The Human condition and Between the past and the Future. We chose as central methodology the bibliographical research. KEYWORDS: Politics; Action; Public space; Hannah Arendt.
com palavras e atos que nos inserimos no mundo humano; e essa insero como um segundo nascimento, no qual confirmamos e Mestre em Filosofia pela Universidade Federal do Cear (UFC), Cear Brasil, Professor Assistente da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), Pernambuco Brasil, Professor Pesquisador do Laboratrio de Estudos do Trabalho (LABOR/UFC), Pesquisador do Grupo de Estudos de Filosofia Poltica da Universidade Federal do Cear (UFC) e Coordenador da pesquisa na rea de Filosofia Poltica na Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). E-mail: ricardogeo11@yahoo.com.br 2 Mestre em Polticas Pblicas e Sociedade pela Universidade Estadual do Cear (UECE), Cear Brasil, Mestre em Economia Rural pela Universidade Federal do Cear (UFC), Cear Brasil e Professor Assistente da Universidade Federal Rural do Semirido (UFERSA), Rio Grande do norte Brasil. E-mail: napiegalve@yahoo.com.br
1

A recuperao da poltica: ao e espao pblico segundo Hannah Arendt Ricardo George de Arajo Silva e Napi Galv Arajo Silva

Griot Revista de Filosofia, Amargosa, Bahia Brasil, v.3, n.1, junho/2011.

http://www.ufrb.edu.br/griot

assumimos o fato original e singular do nosso aparecimento fsico original (Hannah Arendt).

A identidade do agente atravs do discurso e da ao Pensar a categoria da ao para Hannah Arendt pensar o que h de mais humano nos homens na medida em que tanto o labor quanto a fabricao so passveis de no serem realizados pelos indivduos. Mesmo assim, estes no perdem sua humanidade; j a ao, uma vez no vivida por estes, retira do homem a humanidade. Por isso a pluralidade sua condio humana, ou seja, o mundo de homens que intersubjetivo acontece atravs do discurso e da ao que se apresentam como o cerne da questo. S neste contexto podemos pensar a poltica e a sua constituio no tocante ao novo que pode ser criado por ela. A ao traz em si um poder criador, uma fora de iniciao que possibilita a continuidade da vida pblica. na construo do binmio: permannciainovao que a ao se manifesta. O que parece paradoxal na verdade o cho da poltica, pois, na medida em que possibilita a permanncia de um mundo comum e de uma esfera pblica politicamente organizada, temos condies de receber o novo que chega com todas as suas possibilidades criadoras. Da a importncia da pluralidade, j que o mundo dos homens e no do homem, o que torna a ao diversamente rica no tocante ao que pode trazer e possibilitar. Contudo, vlido esclarecer que essa pluralidade consiste em ser diferente, em ser singular, o que, no entanto, no quer exprimir uma alteridade sem identidade alguma:
A alteridade , sem dvida, aspecto importante da pluralidade; a razo pela qual todas as nossas definies so distines e motivo pela qual no podemos dizer o que a coisa sem distingui-la de outra. Em sua forma mais abstrata, a alteridade est presente somente na mera multiplicao de objetos inorgnicos, ao passo que toda vida orgnica j exibe variaes e diferenas, inclusive entre indivduos da mesma espcie. S o homem, porm, capaz de exprimir essa diferena e distinguir-se (ARENDT, 2001, p. 189).

Sendo fortemente expresso da poltica, a ao expresso da liberdade, dada a co-originalidade presente nessas categorias, alm do fato das palavras de Arendt corroborarem isso: se h um sentido para a poltica esse sentido a liberdade. A noo de liberdade que Arendt quer recuperar do esquecimento diz respeito ao poltica e tem de ser compreendida como capacidade humana de chamar existncia o que antes no existia (ARENDT, 1988, p. 198). Em outras palavras, Arendt se refere a uma experincia de liberdade que tem equivalncia na experimentao da ao poltica conjunta, por meio da qual advm a novidade que renova e redireciona, de maneira inesperada, o curso dos processos desencadeados pela interao humana, garantia de uma histria aberta e sem final. Aqui encontramos a ruptura que Hannah Arendt realiza em relao concepo da tradio de liberdade como livre-arbtrio, ou seja, de escolher entre objetos dados de

A recuperao da poltica: ao e espao pblico segundo Hannah Arendt Ricardo George de Arajo Silva e Napi Galv Arajo Silva

Griot Revista de Filosofia, Amargosa, Bahia Brasil, v.3, n.1, junho/2011.

http://www.ufrb.edu.br/griot

antemo. A idia aqui trabalhada visa recuperar, segundo Hannah Arendt, uma liberdade idntica ao iniciar, como diz Kant, a espontaneidade. Consoante Hannah Arendt,
no nascimento de cada homem, este comeo inicial reafirmado, pois, em cada caso, vem a um mundo j existente alguma coisa nova que continuar a existir depois da morte de cada individuo. Porque um comeo, o homem pode comear; ser humano e ser livre so uma e a mesma coisa (ARENDT, 1988, p. 216).

Ela julga encontrar o vnculo entre a ao, enquanto capacidade de dar incio espontaneamente a algo imprevisvel; e a liberdade, ambas radicadas ontologicamente na natalidade humana. A histria comporta novos comeos por causa da condio humana da natalidade, por meio da qual o mundo se renova potencialmente a cada novo nascimento humano: [...] Como a ao a atividade poltica por excelncia, a natalidade, e no a mortalidade pode constituir a categoria central do pensamento poltico, em contraposio ao pensamento metafsico (ARENDT, 2001, p. 17). Arendt no extrai implicaes teolgicas dessa reflexo agostiniana sobre a natalidade, mas busca indicar por meio dela o vnculo poltico existente entre ao e liberdade. Esta uma capacidade humana e no uma disposio humana interna, uma propriedade inalienvel, de cada homem no singular, de modo que no o homem que possui a liberdade, mas a liberdade que vem a ser com o advento de homens capazes de agir e falar no mundo, podendo, portanto, ser destruda como fenmeno humano por determinadas formas de governo (DUARTE, 2000, p. 214). A grande comprovao de quanto a ao e a liberdade podem ser frgeis diante de determinados governos o que aconteceu nos regimes totalitrios, nos quais foram tirados dos indivduos, por meio de violncia, sua capacidade de agir e o seu direito de falar. Confinados em campos de concentrao, como Auschwitz, os homens no tinham o direito de nascer, de nada iniciar, de forma que o novo para eles no se constitua como possibilidade. Nessas horrveis fbricas de cadveres, o que parecia certo era apenas a morte, mediante lenta e prolongada perda da dignidade humana. Nesse contexto, chegamos concluso de que se por palavras e atos que nos inserimos no mundo, nenhum regime que negue essas manifestaes pode reclamar para si o carter poltico, pois destri aquilo que a poltica: a liberdade dos homens em uma esfera pblica. O agir humano aqui, para a esfera pblica, equivale respirao para a vida biolgica. Neg-la negar a prpria vida, a existncia de todo um corpo, no caso em questo, um corpo poltico. A ao como garantia dos singulares na pluralidade Ressaltar o aspecto da ao enquanto diferena vivida entre iguais um ponto-chave a ser compreendido, na medida em que o que est em jogo a singularidade dos indivduos, como nos esclarece Arendt:

A recuperao da poltica: ao e espao pblico segundo Hannah Arendt Ricardo George de Arajo Silva e Napi Galv Arajo Silva

Griot Revista de Filosofia, Amargosa, Bahia Brasil, v.3, n.1, junho/2011.

http://www.ufrb.edu.br/griot

O fato de que o homem capaz de agir significa que se pode esperar dele o inesperado, que ele capaz de realizar o infinitamente improvvel. E isto, por sua vez, s possvel porque cada homem singular, de sorte que, a cada nascimento, vem ao mundo algo singularmente novo. Desse algum que singular pode-se dizer, com certeza, que antes dele no havia ningum. Se ao, como incio, corresponde ao fato do nascimento, se a efetivao da condio humana da natalidade, o discurso corresponde ao fato da distino e a efetivao da condio humana da pluralidade, isto , do viver com ser distinto e singular entre iguais (ARENDT, 2001, p. 191).

Somos iguais porque podemos nos compreender, podemos dar sentido ao nosso existir de forma a entender o mundo de coisas que nos cercam, contudo somos diferentes, na medida em que o discurso e a ao so inovadores do nosso existir. Assim, a cada novo ser que surge, nasce esse ser de uma ao singular em meio pluralidade e neste ponto reside a diferena, segundo Hannah Arendt, entre o que s? e o quem s? . Considerando que o quem s revela o agente do discurso e da ao, pois atravs da fala e do ato os indivduos revelam quem so, manifestam suas habilidades, e, sobretudo, sua identidade pessoal e singular. Isso no nega que qualquer resposta a quem s? incapaz de defini-lo por completo na medida em que, sendo ele um iniciador, tende sempre a ultrapassar qualquer expectativa ou previsibilidade anterior. Este aspecto da ao e do discurso empresta ao convvio humano uma fragilidade e uma incerteza que no podem ser contornadas pela imediao slida de objetos tangveis. evidente que se frustra a tentativa de equacionar a questo do quem s identificando o agente com o que . O exemplo acima sugere que o fato de algum ser um advogado apenas indica a caracterstica mais saliente dele, uma vez que ningum advogado, ou atua como tal, vinte e quatro horas por dia, levando-se em considerao que esse profissional pode assumir um gradiente bastante acentuado de possibilidades. Com base nas descries, nenhuma delas nem todas reunidas podem responder questo quem s?. Essa caracterstica da ao e do discurso, em que um mesmo indivduo pode assumir diversos papis ao longo de sua existncia, pe em risco o seu prprio carter de revelao, pois toda ao s existe no momento fugaz de seu acontecimento, e o agente sempre aparece diferente do que da ltima vez. Ento como identificar o agente? (XARO, 2000, p. 152) Essa questo posta por Xaro, ao analisar as aes do agente nas narrativas, aponta para o fato de a pluralidade humana estar negada pela filosofia da histria na medida em que aquela se apresenta como condio fundamental da ao. Assim, consideramos como ncleo central de toda discusso a preservao da esfera pblica, na qual o discurso e a ao possam acontecer pautados pela condio humana da pluralidade. Todo esse contexto nos remete ao que Hannah Arendt denomina teia de relaes humanas. Com tal expresso, Arendt queria designar as relaes criadas pela ao e pelo discurso, relaes essas que transcendem a subjetividade, na medida em que a ao e o discurso ocorrem entre homens, isto , existe uma

A recuperao da poltica: ao e espao pblico segundo Hannah Arendt Ricardo George de Arajo Silva e Napi Galv Arajo Silva

Griot Revista de Filosofia, Amargosa, Bahia Brasil, v.3, n.1, junho/2011.

http://www.ufrb.edu.br/griot

intersubjetividade, no tocante ao que interessa, ou seja, est entre pessoas. Para Arendt, todo esse processo ganha essa direo pelo fato de que os homens agem e falam diretamente uns com os outros. Esta relao possibilita o surgimento do novo pela ao e a revelao da identidade pelo discurso. Como afirma Arendt:
A rigor, a esfera dos negcios humanos consiste na teia de relaes humanas que existe onde quer que os homens vivam juntos. A revelao da identidade atravs do discurso e o estabelecimento de um novo incio atravs da ao incidem sempre sobre uma teia j existente, e nela imprimem suas conseqncias imediatas. Juntos, iniciam um novo processo, que mais emerge como a histria singular da vida do recm chegado, que afeta de modo singular a histria da vida de todos aqueles com que ele entra em contato (ARENDT, 2001, p. 196).

A fala e o discurso aparecem nesse contexto como o elemento revelador, na medida em que mostra o autor das palavras marcando-o de forma tcita, a ponto de distingui-lo dos demais, tanto dos que esto no nosso meio como daqueles que j no habitam o mundo. A ao, por sua vez, criadora do novo, criadora no sentido de que capaz de iniciar coisa nova. Juntos, ao e discurso funcionam como impulsionadores de um movimento que desemboca na teia de relaes humanas. Nesse processo desenvolvido pela ao e pelo discurso est o nascimento e a morte de um indivduo singular, e, no intervalo desse nascer e morrer, uma histria que pode ser narrada como histria de vida, isto , como conjunto de aes e discursos empregados ao longo de sua existncia. Em outras palavras, um conjunto de histrias vividas por esse singular e que, de uma forma ou de outra, marcaram de maneira mpar os que com ele estiveram em contato. Isso nos remete a um sentimento que cada recm-chegado traz consigo a imprevisibilidade , que se d na medida em que as histrias por ele vividas no intervalo entre a vida e a morte podem mudar definitivamente o mundo, de modo que possibilitar esse processo fundamental para a poltica como expresso da liberdade. Assim sendo, possvel entender que a ao somente ocorre na trama tecida pelos diversos agentes e que ela sempre produz histrias to naturalmente quanto a fabricao produz obras. Essas histrias podem ser reunidas depois e registradas em documentos, monumentos, materializadas em obras de arte e poesia, formando assim a histria, a grande histria da teia de relaes humanas, sem incio e sem fim definidos. A ao e o discurso, porm, em sua pura manifestao, no tem nada em comum com essas obras. O que importa aqui perceber o agente que est se revelando, se mostrando em cada obra a qual, aps sua morte, lhe garantir imortalidade atravs da memria e da fala. Assim nos diz Arendt:
Mas tambm graas a esse meio, onde somente a ao real, que ela produz histrias, intencionalmente ou no, com a mesma naturalidade com que a fabricao produz coisas tangveis. Essas histrias podem, depois, ser registradas em documentos e monumentos [...] embora todos comecem a vida inserindo-se no mundo humano atravs do discurso e da ao, ningum autor ou criador da histria de sua prpria vida. Em outras palavras, as histrias resultam da ao e do discurso, revelam um

A recuperao da poltica: ao e espao pblico segundo Hannah Arendt Ricardo George de Arajo Silva e Napi Galv Arajo Silva

Griot Revista de Filosofia, Amargosa, Bahia Brasil, v.3, n.1, junho/2011.

http://www.ufrb.edu.br/griot

agente, mas esse agente no autor nem produtor. Algum a iniciou e dela o sujeito, na dupla acepo da palavra, mas ningum seu autor (ARENDT, 2001, p. 197).

Posto isso, podemos compreender a inteno de Hannah Arendt quando sustenta que os negcios humanos se do em um contexto da histria real e no fictcia, j que a fico histria feita, produzida, enquanto a histria real, no. Esta, por sua vez, no apresenta mo invisvel alguma como sua criadora, em vista de no ser criada. O nico algum que ela revela o seu heri; ela o nico meio pelo qual a manifestao originalmente tangvel de um quem singularmente pode tornar-se tangvel ex post facto atravs da ao e do discurso. S podemos saber quem o homem foi se conhecermos a histria da qual ele o heri em outras palavras, sua biografia (ARENDT, 2001, p. 198-199). preciso estar atento ao fato de que o heri, nesse contexto, no diz respeito ao homem de grandes feitos, equivalente a um semideus, mas trata-se de um indivduo que se insere no mundo atravs do discurso e da ao e, assim, j capaz de deixar uma biografia, para ser vista e narrada, ou seja, capaz de romper com a esfera da casa e dirigir-se ao mundo pblico, construir uma teia de relaes com outros que neste lugar tambm agem e discursam. , portanto, o heri quem ocupa o espao pblico, sendo capaz de por ele se interessar. Arendt chama a ateno para esse dado a partir da categoria de coragem, que indo alm da qualidade indispensvel de um heri que tenha travado grandes batalhas, tem a ver, sobretudo, com disposio de agir e falar e inserir-se no mundo e comear uma histria prpria (ARENDT, 2001, p. 199). A pluralidade e os negcios humanos A atividade poltica pensada por Hannah Arendt uma atividade que necessita do olhar e da presena do outro, de modo que na pluralidade que se revela o agente. Sem esse convvio plural, no tem como a ao, categoria poltica por excelncia, aparecer. Sendo assim, podemos concluir que ficar isolado o mesmo que estar impossibilitado de agir. Um eremita que vive no isolamento no age; apenas comporta-se em relao s necessidades imediatas da vida, totalmente movido pelo labor um animal laborans, justo por estar em pleno isolamento.
Ao contrrio da fabricao, a ao jamais possvel no isolamento. Ao e discurso necessitam tanto da circunvizinhana de outros quanto a fabricao necessita da circunvizinhana da natureza [...] A ao e o discurso so circundados pela teia de atos e palavras, e esto em permanente contato como ela (ARENDT, 2001, p. 201).

Hannah Arendt chama ateno para a seguinte incompreenso: a se ver, no homem isolado, um homem forte, quando a histria mostra vrios exemplos de fracasso desse tipo, que foram incapazes de articular outros, que foram incapazes de conseguir cooperao. preciso se preservar da iluso de fora extraordinria e,

A recuperao da poltica: ao e espao pblico segundo Hannah Arendt Ricardo George de Arajo Silva e Napi Galv Arajo Silva

Griot Revista de Filosofia, Amargosa, Bahia Brasil, v.3, n.1, junho/2011.

http://www.ufrb.edu.br/griot

com ela, a falcia do homem forte, que poderoso por estar s (ARENDT, 2001, p. 203). preciso ter claro que uma fragilidade possvel dos negcios humanos, no qual nenhuma teia de relaes pode ser costurada, reside no fato de que, sem o convvio de outros, sem a pluralidade, impossvel constituir poltica e, dessa maneira, garantir a ao. Nesse contexto, importante ressaltar que se a ao ocorre em pluralidade, atinge a outras pessoas, tanto quanto atingida por estas que tambm agem. O que identificamos que a ao plural e processual, na medida em que cada processo de ao causa de outro, o que leva a ao a um inter-relacionamento, que sempre est alm de duas pessoas. A ao, nesse sentido, pode romper todas as fronteiras na medida em que a imprevisibilidade da mesma suplanta toda estrutura em vista de cada novo que chega a cada gerao que surge. Isso corrobora a afirmao de que a ao est sempre ancorada na natalidade, isto , na possibilidade de constituio de um novo ser que, atravs da ao e do discurso, ir tecer uma nova histria, ainda que esta s se revele totalmente aps sua partida e seja cristalizada na memria via narrao. Contudo, para ser narrada, preciso que se tenha o que narrar, e a quem narrar. Da a eficincia do espao necessrio para a ao ocorrer, ou seja, a existncia de uma esfera pblica. Como nos esclarece Arendt:
Ao contrrio da fabricao, em que a luz que se julga produto final que ilumina os processos da ao e, portanto, todos os processos histricos s aparecem quando eles terminam, muitas vezes quando todos os participantes j esto mortos. A ao s se revela plenamente para o narrador da histria, ou seja, para o olhar retrospectivo do historiador, que realmente sempre sabe melhor o que aconteceu do que os prprios participantes [...] muito embora as histrias sejam resultado inevitvel da ao, no o ator e sim o narrador que percebe e faz a histria (ARENDT, 2001, p. 204/205).

O outro quem narra, quem imortaliza os feitos, os atos. A memria construda nos negcios humanos construda pelo agir, contudo, um agir que tem um espectador, capaz de narrar tais fatos. Isso nos permite concluir que toda a vida inscrita no mundo humano atravs do agir e do falar, cuja permanncia pode vir a ser narrada como uma histria com incio meio e fim, nunca tem autoria naquele que a viveu. Para Hannah Arendt, foi com Herdoto que as palavras e os feitos, ou seja, atividades que decorrem unicamente do agir humano, tornaram-se o contedo da histria (ARENDT, 1988, p. 69) transformados pela poiesis da palavra escrita. O propsito da empresa de Herdoto era preservar aquilo que deve a sua existncia aos homens contra o tempo, prestando aos extraordinrios e gloriosos feitos gregos e brbaros, suficiente louvor para assegurar-lhes a evocao para a posteridade, fazendo, assim, a sua glria brilhar atravs dos sculos (ARENDT,1988, p. 70). Realizou-se, desse modo, o ideal de imortalizao dos antigos que encontravam, na grandeza de atos e palavras do indivduo autnomo, a baliza para a dignidade dos homens a excelncia de aes e palavras entre pares que mereciam permanecer para sempre como feitos exemplares. De modo que, o que distingue fundamentalmente a viso de histria da que temos hoje que o que se preserva o

A recuperao da poltica: ao e espao pblico segundo Hannah Arendt Ricardo George de Arajo Silva e Napi Galv Arajo Silva

Griot Revista de Filosofia, Amargosa, Bahia Brasil, v.3, n.1, junho/2011.

http://www.ufrb.edu.br/griot

ineditismo de um feito, a ocorrncia nica, o fato incomum. O que para ns difcil perceber, segue Arendt,
que os grandes feitos e obras de que so capazes os mortais e que constituem o tema da narrativa histrica, no so visto como partes, que de uma totalidade ou de um processo abrangente; ao contrrio a nfase recai em situaes nicas e rasgos isolados. Essas situaes nicas, feitos ou eventos interrompem o movimento circular da vida diria no mesmo sentido em que a bios em linha reta dos mortais interrompem o movimento circular da vida biolgica. O tema da histria so essas interrupes o extraordinrio, em outras palavras (ARENDT, 1988, p. 72).

Do exposto vem a certeza de que os negcios humanos ocorrem sob o olhar do outro, porque na histria que o singular aparece, mas s pode aparecer para o outro, o que torna indiscutvel o elemento plural na constituio dos negcios humanos. O modo grego de encarar a ao: a esfera pblica Hannah Arendt enfatiza a relao existente entre a imprevisibilidade do resultado e o carter revelador da ao e do discurso (ARENDT, 2001, p. 205), porque a ao e o discurso possibilitam o novo aparecer e acontecer, ou seja, revelarse. Como essas categorias do discurso e da ao esto ancoradas na natalidade, para cada recm-chegado h uma imensa gama de possibilidades para acontecer que so imprevisveis justamente porque quem age de acordo com esse contexto se revela, sem ter domnio de quem revela, de modo que s conheceremos a histria do agente, como histria possvel de identific-lo aps sua morte. Assim, os gregos antigos percebiam a vida gloriosa que se manifesta depois da morte. Para Arendt, no contexto grego, a grande expresso disso Aquiles, que morre aps seu grande feito. Morrer garantir a bem-aventurana no sentido de imortalizar-se, no sentido de se fazer narrvel; isto a custa de todos os outros fatores, isenta a imprevisibilidade, ainda que relativamente. A esfera pblica aparece nesse contexto como a soluo grega para a imprevisibilidade da ao, na medida em que a mesma assegura o seu local de manifestao. Antes que os homens comeassem a agir, era necessrio assegurar um lugar definido e nele erguer uma estrutura dentro da qual se pudessem exercer todas as aes subseqentes; o espao era a esfera pblica da polis (ARENDT, 2001, p. 2007). Contudo, Arendt chama a ateno para que no se caia no institucionalismo, na medida em que no a cidade de Atenas, a polis, mas so os atenienses, ou seja, aqueles que, dotados da capacidade da ao e do discurso, so passveis, estejam onde estiverem, de constituir mundo pblico. A questo da fragilidade ganha destaque porque apresenta trs frentes a serem equacionadas: a imprevisibilidade dos resultados, a irreversibilidade dos processos, e, desencadeado por essas duas primeiras, o anonimato dos autores. Da a busca por um espao que tire os homens de suas relaes no campo da incerteza.

A recuperao da poltica: ao e espao pblico segundo Hannah Arendt Ricardo George de Arajo Silva e Napi Galv Arajo Silva

Griot Revista de Filosofia, Amargosa, Bahia Brasil, v.3, n.1, junho/2011.

http://www.ufrb.edu.br/griot

A esfera pblica torna-se fundamental, na medida em que supera as distores da modernidade na busca de equacionar tal questo e dar segurana sustentabilidade do fenmeno da poltica, fenmeno esse que necessita do convvio humano. Nesse contexto, fica claro que impossvel conceber mundo pblico sem a convivncia de outros que agem em conjunto, vivem juntos. Em outras palavras, mundo pblico situa-se no meio dos homens, nunca fora deles ou sob o domnio de um membro especfico, mas vivido na pluralidade. O forte na constituio desse conceito de mundo pblico a quantidade de membros envolvidos. evidente que tambm h qualidade, pois no um aglomerado de pessoas que funda a esfera pblica, mas homens capazes de ao e de discurso estejam onde estiverem. Como nos esclarece Arendt:
A esfera poltica resulta diretamente da ao em conjunto, da comparticipao de palavras e atos. A ao, portanto, no apenas mantm a mais ntima relao com o lado pblico do mundo, comum a todos ns, mas a nica atividade que o constitu. como se os muros da polis e os limites da lei fossem erguidos em torno de um espao pblico preexistente, mas que, sem essa proteo estabilizadora, no duraria, no sobreviveria ao prprio instante da ao e do discurso (ARENDT, 2001, p. 210).

Concluso Ao Tratarmos da questo da ao, buscamos o resgate de elementos fundamentais da ao humana, tais como: o discurso e a pluralidade. Esses elementos so constituidores de um mundo comum de uma esfera pblica, na qual os indivduos podem manifestar-se e estabelecer relaes. Assim, toda e qualquer manifestao que se pretenda poltica tem que trazer no seu bojo o elemento da liberdade. Elemento esse que resguarda o singular em meio pluralidade em um contexto de harmonia na qual nos tornamos iguais na segurana da esfera pblica, tendo garantido o direito de aparecer e manifestar-se como legtimo outro. Neste contexto, temos o cerne da esfera pblica, na medida em que o que est em jogo a apario aos outros e dos outros entre si, no sentido de simples existir. O aparecer ganha sentido quando o mesmo criador de mundo, isto , capaz de criar laos que intersubjetivamente dem sentido ao e ao discurso de outros, de modo que percorrendo o caminho do dilogo, passando inclusive pelo dissenso, prprio dessa pluralidade, seja possvel construir um espao pblico capaz de acolher a todos nas suas manifestaes e anseios polticos na medida em que garanta liberdade a todos, em um espao de apario. Referncias bibliogrficas ARENDT, Hannah. A condio humana. 10. Ed. Traduo Roberto Raposo. Rio de

A recuperao da poltica: ao e espao pblico segundo Hannah Arendt Ricardo George de Arajo Silva e Napi Galv Arajo Silva

Griot Revista de Filosofia, Amargosa, Bahia Brasil, v.3, n.1, junho/2011.

http://www.ufrb.edu.br/griot

Janeiro: Forense Universitria, 2001. _____. Entre o passado e o futuro. 2. Ed. Traduo Mauro W. Barbosa de Almeida. So Paulo: Perspectiva, 1988. DUARTE, Andr. O Pensamento sombra da ruptura: poltica e filosofia em Hannah Arendt. So Paulo: Paz e Terra, 2000. XARO, Francisco. Poltica e liberdade em Hannah Arendt. Iju-Rio Grande do Sul: Ed. UNIJU, 2000.

A recuperao da poltica: ao e espao pblico segundo Hannah Arendt Ricardo George de Arajo Silva e Napi Galv Arajo Silva

Griot Revista de Filosofia, Amargosa, Bahia Brasil, v.3, n.1, junho/2011.

10

Potrebbero piacerti anche