Sei sulla pagina 1di 7

As flores so uma forma de linguagem, pois expressam as nossas emoes e transmitem os nossos sentimentos, sem a necessidade de palavras escritas.

AMOR-PERFEITO

Planta Herbcea anual, pertencente famlia das Violceas, com muitos ramos delgados, com cerca de 30 a 40 cm de altura. Folhas ssseis,oblongas com estipulas bastante desenvolvidas. Flores com longos pednculos e com cinco ptalas arredondadas, de trs cores, que variam desde o branco at ao vermelho-escuro, mas geralmente amarelas com uma mancha central purprea nas duas ptalas superiores, cor de palha as do meio, e de amora-escuro aveludado a inferior. Fruto seco capsular com muitas sementes. uma planta de jardim, vulgar em Portugal.

BRINCOS DE PRINCESA
Planta ornamental, da famlia das Enoterceas, de lindas flores pendentes,

muito cultivada nos nossos jardins.

CRAVO

Planta pertencente diviso das angiosprmicas, classe das dicotiledneas e famlia das Cariofilceas, com 3 a 4 dm de altura, de caule nodoso e delgado. Folhas compridas, estreitas, pontiagudas e de cor acinzentada. Possui muitas flores terminais, de clice cilndrico e cinco ptalas de cor vermelha e cheiro muito agradvel. O terreno mais adequado para o seu cultivo so as margas arenosas bem adubadas.

GLICNIA
Planta leguminosa, trepadeira, de jardim, pertencente espcie Wistaria Sinensis. Flores azuladas ou de cor lils em grandes cachos.

GARDNIA

Arbusto originrio da sia Oriental, pertencente famlia das Rubiceas,

cujos caules esto providos de espinhos e podem atingir cerca de 2 m. de altura. As folhas so lisas, grandes, ovais, agudas em ambas as extremidades e de cor verde-brilhante. As flores so terminais, solitrias, possuem ptalas carnudas, apresentam uma colorao branca e so bastante aromticas. O fruto constitudo por uma baga de polpa amarelada. Na zona subtropical existem cerca de 60 espcies, na maioria originrias do hemisfrio oriental.

JUNQUILHOS
Planta ornamental, espcie de narciso, de flores amarelas muito perfumadas e com um caule direito e liso como um junco. Nome vulgar da espcie amarilidcea Narcissus Junquilla. muito cultivado em Portugal. Prefere solos hmidos.

LRIO

Planta Herbcea, vivaz, pertencente famlia das Iridceas, com folhas radiculares, erguidas, ensiformes, duras, invaginantes e com cerca de 30 a 40 cm de comprimento. Caule central ramoso com cerca de 50 a 60 cm de altura. Flores terminais, grandes, de seis ptalas azuis ou arroxeadas e, s vezes, brancas. Fruto capsular com muita sementes e rizoma rasteiro e nodoso.

MARGARIDA
Nome vulgarmente atribudo a uma planta herbcea vivaz, pertencente famlia das Compostas, que, normalmente, se encontra desprovida de caule. As suas folhas so obovadas, serradas, e esto dispostas em roseta. As flores encontram-se agrupadas em pequenos captulos terminais onde as flores marginais apresentam colorao branca ou avermelhada, enquanto as flores de disco so amareladas. O fruto constitudo por um aqunio. Desenvolve-se espontaneamente em Portugal, especialmente em terrenos hmidos. Florescedurante todo o ano, mas na Primavera que mais abundante. muito utilizada como ornamental, em jardins.

NARCISO

Planta monocotilednea, da famlia das Amarilidceas, espontnea e cultivada em Portugal. Esta planta caracteriza-se por possuir folhas basilares bastantes compridas, estreitas e pontiagudas, as suas flores apresentam diversas coloraes, consoante a espcie e so muito aromticas . O seu fruto constitudo por uma cpsula. A sua raiz bolbosa. Pode ser cultivada directamente no terreno, em jardins, ou em vasos. Os bolbos so muito venenosos.

MIOSTIS
Nome vulgar de umas plantas herbceas da famlia das Boraginceas, como flores midas e azuis.

Algumas so espontneas e outras cultivadas em Portugal, nos jardins, e denominadas tambm no-me-esqueas, orelha-de-rato, etc.

NENUFAR

Planta aqutica da famlia das Ninfeceas, com rizoma longo, nodoso e feculento. Quando jovens as folhas dos nenfar encontra-se dentro de gua enroladas em pequenos tubos. Abrem horizontalmente sob a forma de almofadas. Nalguns viveiros e lagos, os nenfares e outras plantas com folhas flutuantes, podem cobrir, submersas, a luz de que necessitam para sobreviver. As folhas inteiras so duras e coriceas, quase redondas, de pecolo central e to longas que, saindo do rizoma, chegam superfcie da gua. As flores so brancas, terminais e solitrias. O fruto globoso, capsular, com muitas sementes pequenas, elipsoidais e negras.

PAPOILA
Nome vulgar extensivo a umas plantas herbceas da famlia das Papaverceas, de suco leitoso, com ptalas geralmente vermelhas e maculadas de negro na unha, espontneas e frequentes em Portugal. As flores brotam nos campos e nos bosques mal comea o bom tempo.

TULIPA

Planta herbcea, pertencente famlias das Liliceas, vivaz com raiz bolbosa e caule liso, com cerca de 40 a 60 cm de altura. Folhas grandes, radiculares, inteiras e lanceoladas. Flor nica localizada na extremidade do escape floral, grande, globosa, com seis ptalas de lindas cores e inodora. Fruto capsular com muitas sementes. Pertence ao gnero Tulipa, que possui mais de 80 espcies. indgena da sia Menor, mas a maior produo vem da Holanda.

VIOLETAS

Planta herbcea vivaz pertencente famlia das Violceas, com caules rasteiros que enrazam facilmente. Folhas radiculares com o pecolo muito comprido, speras em forma do corao e com o rebordo afastado. Flores, quase sempre, de cor de amora claro e, por vezes, brancas, isoladas, de pednculo comprido e estreito, com aroma muito suave. Fruto capsular com muitas sementes brancas e midas. comum nos montes da Pennsula Ibrica, cultiva-se nos jardins. As folhas nascem quase sempre, na poca de Fevereiro.

BOCAS DE LOBO

Designao vulgarmente atribuda espcie Antirrhinum Majus. Planta vivaz de folhas lanceoadas e cujas flores, de diferentes cores, se encontram dispostas em grandes cachos. cultivada como ornamental.

HIBISCO
Planta pertencente famlia das Malvceas que compreende cerca de cinquenta espcies, a maior parte delas tropicais ou subtropicais. A mais conhecida a rosa-da-sria de grande beleza e que possui folhas acuminadas e grandes flores vermelhas. Existem espcies que produzem frutos comestveis e outras leos.

Potrebbero piacerti anche