Sei sulla pagina 1di 3

Querer poder?

Prtico, criativo e eficiente, o livro A educao do querer, da consultora de comunicao Renata Di Nizo, desperta a habilidade de executar as mudanas que desejamos. Partindo da importncia do autoconhecimento, a autora convida o leitor a delinear um caminho para conquistar a vida que deseja. Diz o ditado popular que querer poder. Ento por que to difcil se livrar de hbitos que prejudicam o bem-estar e at mesmo a sade? A resposta simples: querer apenas no basta. preciso educar a vontade. O livro A educao do querer Ferramentas para o autoconhecimento e a autoexpresso (Editora gora, 152 pp., R$ 28,90) trata desse tema. A autora Renata Di Nizo consultora de comunicao h mais de vinte anos e fundadora da Casa da Comunicao, que presta servios para grandes empresas mostra que possvel construir um sistema pessoal de aprendizagem usando ferramentas do dia-a-dia. Sem milagres e frmulas mgicas, ela prope uma postura criativa, na vida pessoal e profissional, para lidar com a falta de vontade, evitar a disperso e educar o querer. O ponto de partida envolve a lapidao dos canais do autoconhecimento. Ou seja, um mergulho dentro de si mesmo. Ao longo do livro, o leitor instigado a se questionar para descobrir o que sente e o que quer da vida. estimulado a resgatar a autonomia, aplicando, com conscincia, recursos j conhecidos em seu cotidiano. A proposta rever, passo a passo, a necessria educao da ateno, da vontade e do corpo do no-verbal. Esses so os alicerces para que a inteligncia intrapessoal se desenvolva. Somente o autoconhecimento, por meio da autopercepo, permite-nos compreender e enriquecer a auto-expresso, esclarece Renata.

Para educar a ateno, necessrio aprender a identificar os fatores de disperso. Abandonar metas ou tarefas no meio do caminho, comear muitas coisas sem conclu-las, adiar responsabilidades, no ter motivao para atender a necessidades e ser evasivo so sintomas claros de disperso, alerta a autora. Trabalhar as dificuldades de concentrao, segundo ela, exige dedicao e planejamento minucioso de exerccios que favoream a educao da ateno. Planejamento e organizao, alis, so imprescindveis no processo de educao do querer. E, quando o desejo aflora, o passo seguinte coloc-lo em prtica. Para realizar eficientemente cada tarefa, preciso estabelecer metas, planejar (o que fazer), organizar (como fazer), executar e saber avaliar resultados, alm de saber lidar com imprevistos e tornar-se flexvel. Muitas idias sem ser colocadas em prtica tornam as pessoas volteis e sem direo. Da a importncia de tambm educar a vontade para ser fiel no somente aos propsitos mais profundos aqueles que do sentido vida , como tambm para agir segundo o querer. Assumir responsabilidade pessoal por uma vida melhor, com mais qualidade, compreende tambm a gerncia do humor. Mais cedo ou mais tarde temos de nos confrontar com as evidncias: as emoes afetam o desempenho e a capacidade de tomar decises, tanto na vida pessoal quanto no trabalho. Portanto, o primeiro passo administrar nossas potencialidades, sobretudo o bom humor, lembra Renata. A educao do corpo outro foco da autora. As doenas so decorrentes de nossa negligncia e sedentarismo. As justificativas para no se levar adiante uma rotina regular de exerccios costumam ser convincentes, diz a autora. O segredo, segundo ela, est em driblar os obstculos reais e os aparentes e vencer as resistncias. preciso persistir at encontrar um estilo condizente com sua natureza. H uma infinidade de opes. Mas, como tudo que se deseja alcanar, necessrio comprometer-se integralmente com sua vontade maior. A autora Renata Di Nizo viveu doze anos na Europa pesquisando e trabalhando em projetos de criatividade e expresso. L, formou-se em Artes Cnicas pela Escola Superior de Arte Dramtica de Barcelona e, mais tarde, integrou o

ateli de criao e experimentao pedaggica do Instituto de Cincias da Educao da Universidade de Barcelona. De volta ao Brasil, publicou o livro Sem crise (Editora Elevao, 2001) e fundou sua empresa, a Casa da Comunicao. Realiza palestras, consultoria individual e treinamento em expresso, tanto oral como escrita, foco e criatividade, alm de comunicao interpessoal. Livro: A educao do querer Ferramentas para o autoconhecimento e a auto-expresso Autora: Renata Di Nizo Editora: gora Preo: R$ 33,90 Pginas: 152 ISBN: 978-85-7183-028-8 Atendimento ao consumidor: 11-3865-9890 Site: www.editoraagora.com.br Mais informaes com Ana Paula Alencar e Cristiane Del Gaudio (imprensa@gruposummus.com.br) pelos telefones 11-4787-1322 / 11-9771-7336 (Ana Paula) / 11-9578-4813 (Cristiane)
Contatos Casa da Comunicao: Fone: (11) 3283-5623 renata@casacom.com.br www.casacom.com.br

Potrebbero piacerti anche