Sei sulla pagina 1di 4

Segurana Contra Incndio em Armazns

Joo E. Almeida
Mestre em Segurana Contra Incndios Urbanos AVANTEC Tecnologias Avanadas, Lda. jea@avantec.net

Resumo: A Segurana Contra Incndios (SCI) em Armazns encontra-se devidamente legislada,


sendo que os novos devem seguir as disposies do DL 220/2008 e Portaria 1532/2008. E os existentes? Para esses tambm so aplicveis Medidas de Autoproteco (MA) descritas na legislao referida. Neste artigo aborda-se este tema, indicando como classificar o risco de incndio e que medidas implementar para minimizar esse risco.

1. Introduo
A segurana ao incndio nos edifcios deve passar por uma explorao que garanta a manuteno dos equipamentos e uma formao e treino das pessoas que permita, em caso de necessidade, a utilizao atempada de forma correcta e eficaz, dos recursos materiais e humanos existentes1. por isso da maior importncia conservar os equipamentos e sistemas afectos segurana contra incndio, em boas condies de funcionamento e pugnar pela formao dos utentes para que saibam utiliz-los em caso de necessidade. Neste artigo aflora-se apenas a nova legislao de Segurana Contra Incndio (SCI) com enfoque na sua aplicao a armazns.

2. A nova legislao de Segurana Contra Incndio


Em finais de 2008 foi publicado um pacote legislativo que estabelece as medidas de Segurana Contra Incndio (SCI) para os novos edifcios ou os que sofram remodelaes profundas. Veio substituir anterior legislao dispersa e por vezes no consistente entre si, procurando uniformizar as medidas de SCI para os edifcios urbanos e industriais.

3. Utilizaes-Tipo
O DL 220/20082 define o Regime Jurdico de Segurana Contra Incndio em Edifcios (RJ-SCIE). Esta nova legislao tem um corpo comum de aplicao a todos os edifcios, com algumas particulares que dependem do tipo de utilizao. Foram estabelecidas 12 Utilizaes-Tipo (UT). A UT-I diz respeito a edifcios de uso residencial, a II aos estacionamentos, III para edifcios administrativos, e por a adiante. Os armazns e edifcios do tipo industrial esto classificados na UTXII que enquadra os destinados ao exerccio de actividades industriais ou ao armazenamento de materiais, substncias, produtos ou equipamentos, oficinas de reparao e todos os servios auxiliares ou complementares destas actividades.
1

Almeida, Joo E. e Coelho, A. Lea (2007), A Organizao e Gesto dos Equipamentos de Segurana Contra Incndio em Edifcios Urbanos, CIS2007 - Conferncia Internacional de Segurana, Abril de 2007. 2 Portugal (2008) Regulamento Jurdico de Segurana Contra Incndio em Edifcios, Decreto-Lei n. 220 de 12 de Novembro de 2008.

4. Determinar a densidade da carga de incndio modificada


No caso dos armazns e edifcios industriais, da UT-XII, necessrio determinar a densidade de carga de incndio modificada. Os critrios tcnicos encontram-se no Despacho 2074/20093. H dois mtodos possveis para calcular este valor: determinstico e probabilstico. No primeiro, feito um clculo com base no tipo e quantidade de materiais existente. No segundo caso, depende do tipo de actividade exercida, sendo o valor estimado com base em estudos estatsticos. A densidade de carga de incndio modificada (qs) corresponde quantidade calorfica expressa em MJ (Mega Joules) existente por m2. Atravs das frmulas: (1) clculo determinstico, (2) clculo probabilstico, (3) actividades de armazenamento e (4) totalidade da utilizao-tipo, consegue-se determinar este valor. Em anexo ao Despacho 2074/2009, esto publicados quadros com os coeficientes necessrios os clculos.

(1) Clculo determinstico

(2) Clculo probabilstico

(3) Actividades de armazenamento

(4) Totalidade da UT

Na verdade, o clculo bastante mais simples do que parece, no entanto, importante ter conhecimentos adequados para se poder aplicar as frmulas apresentadas e obter valores condizentes com a realidade. Por exemplo, se tivermos um armazm destinado a papel velho ou a granel, utilizando a frmula (3) e consultando as tabelas do Despacho 2074/2009, o clculo ser feito da seguinte forma:
Armazenagem q(si) - densidade carga incndio (Quadro II do Anexo do Despacho 2074/2009) h(i) - altura em m do armazenamento Ci - coef.adimensional Rai - coef.adimensional de combustibilidade (conforme Quadro II) q(s) - densidade carga incndio modificada Valor 8.400 4 1,3 3 131.040 unidade MJ/m2 M

MJ/m2

Resultado: densidade carga incndio modificada q(s) =131040 MJ/m2 Nota: o somatrio aplica-se quando existem mais do que um tipo de produtos armazenados, repetindo-se este clculo para cada um dos produtos, a dividir pela rea total de armazenamento.

5. Categoria de Risco
Depois de caracterizada a UT e calculado o valor da densidade de carga de incndio modificada, podemos determinar a categoria de risco. Este passo importante para se poder aplicar as medidas de SCI previstas na legislao correspondentes. H quatro categorias de risco (reduzido, moderado, elevado e muito elevado) a que correspondem respectivamente os nmeros da 1, 2, 3 e 4 categoria.

Portugal (2009) Critrios tcnicos para determinao da densidade de carga de incndio modificada, Despacho n. 2074 de 15 de Janeiro de 2009.

No caso de armazns (UT-XII), a categoria de risco depende de dois critrios: carga de incndio modificada (dentro do edifcio ou ao ar livre) e nmero de pisos enterrados (ou abaixo do plano de referncia), conforme se pode ver na tabela (quadro X do DL 220/2008):

Para a armazenagem, o valor da densidade de carga de incndio modificada (qs) ser 10 vezes menor para aplicao dos limites da tabela. Assim, utilizando o exemplo atrs calculado, supondo que o armazm s tinha um piso trreo (ou seja 0 pisos ocupados abaixo do plano de referncia), ao valor de qs = 131.040 MJ/m2, divide-se por 10 (13.104 MJ/m2) e consulta-se a tabela. Chegamos concluso de que estamos em presena de um Armazm da 3 categoria de risco (qs superior a 5 000 MJ/m2 da 2 categoria de risco mas inferior aos 15.000 MJ/m2 da 3 categoria de risco, onde se insere).

6. Medidas de preveno e combate


Estando devidamente caracterizado o nosso armazm, podemos passar parte prtica, aplicando as medidas de segurana contra incndio que constam da Portaria 1532/2008, que estabelece o Regulamento Tcnico de Segurana Contra Incndio em Edifcios (RT-SCIE)4. Estas medidas iro definir qual o tempo que a estrutura dever resistir ao fogo (no caso da 3 CR so 120 minutos), deteco automtica de incndios, meios de extino manuais (extintores e bocas-deincndio de 1 e 2 interveno), a obrigao de ter um sistema de extino automtico de incndios por gua (sprinklers), controlo de fumo em caso de incndio (desenfumagem), para alm de um conjunto de outras situaes a prever nos projectos das especialidades de arquitectura, estruturas, instalaes hidrulicas, elctricas e mecnicas.

7. Medidas de Autoproteco (MA)


Os armazns existentes encontram-se tambm abrangidos pelo RJ-SCIE no que respeita s Medidas de Autoproteco (MA). Devem ser validadas pela ANPC, postas em prtica imediatamente aps a entrada em funcionamento dos edifcios novos ou no prazo mximo de um ano aps a sua publicao
4

Portugal (2008) Regulamento Tcnico de Segurana Contra Incndio em Edifcios, Portaria n. 1532 de 29 de Dezembro de 2008.

para os restantes. Como a publicao do DL 220/2008 ocorreu a 12 de Novembro de 2008, quem ainda no implementou estas medidas, j est em incumprimento desde 12/11/2009 As coimas previstas na lei, vo desde 370 para pessoas singulares, at um mximo de 44.000 para pessoas colectivas (art. 25). Para um armazm da 1 Categoria de Risco (CR), bastam os Registos de Segurana e Procedimentos de Preveno. Na 2 CR j ter de ter Plano de Preveno, Procedimentos em caso de Emergncia, Aces de Sensibilizao e Simulacros. Os da 3 e 4 CR tero ainda de ter um Plano de Emergncia.
Medidas de Auto-proteco Procedimentos de preveno Procedimentos em caso de emergncia Aces de sensibilizao Registos de segurana

Plano de emergncia

Plano de preveno

UT

Descrio

Categoria de Risco (CR)

XII

Armazns, Industriais

1 2 3 e 4

(*) 2 e 3 CR periodicidade mnima bianual, sendo anual para a 4 CR

E em que consistem as MA? Servem para implementar na explorao dos edifcios um sistema de Organizao e Gesto da Segurana5 que passa pelos seguintes aspectos: Medidas Preventivas: Plano de Preveno e Plano de Manuteno; Medidas de Interveno: procedimentos de emergncia descritos no Plano de Emergncia Interno; Registos de Segurana: documentao de todas as ocorrncias relativas segurana, incluindo os manuais dos equipamentos e registo das aces de manuteno; Aces de sensibilizao e formao: para responsveis, utentes e colaboradores; Simulacros: preparao e implementao (periodicidade anual ou bianual).

Para o Armazm exemplo da 3 CR as MA aplicveis seriam: Registos de Segurana, Plano de Preveno, Plano de Emergncia, Aces de Sensibilizao e Simulacros (no mnimo a cada dois anos).

8. Concluses
Neste artigo abordou-se a problemtica da SCI em armazns. A aplicao da nova legislao revela-se por vezes complexa e com particularidades que no esto ao alcance dos leigos. H especialistas habilitados na matria que podero elaborar os projectos para armazns novos ou a remodelar e tambm as Medidas de Autoproteco. Esses tcnicos encontram-se credenciados pela a ANPC (Autoridade Nacional de Proteco Civil) e esto listados no seu stio em: http://www.prociv.pt/.
5

Almeida, Joo E. (2008), Organizao e Gesto da Segurana em Incndios Urbanos, Tese de Mestrado em Segurana contra Incndios Urbanos, Faculdade de Cincias e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC) e Laboratrio Nacional de Engenharia Civil (LNEC).

Simulacros (*)

Potrebbero piacerti anche