Sei sulla pagina 1di 7

Fazendo o melhor, para um mundo melhor. .

INFORMTICA PARA CONCURSOS Informtica Bsica, Software e Hardware 50 questes comentadas CESPE certo e errado nvel SUPERIOR Fernando Nishimura de Arago

Conceitos bsicos e modos de utilizao de tecnologias; ferramentas; aplicativos e procedimentos de informtica: tipos de computadores; conceitos de hardware e de software; instalao de perifricos.
Introduo Informtica (ou Computao, ou Tecnologia da Informao) a rea do conhecimento humano que estuda a utilizao de dispositivos eletrnicos para armazenamento de dados, transmisso de informao e processamento dos dados (entrada produzindo uma sada, dados de uma tabela produzindo um relatrio de produo, horas extras armazenadas no sistema de ponto eletrnico produzindo a folha de pagamento da empresa, etc). Atualmente a informtica usa computadores (desktops, notebooks, netbooks, servidores), dispositivos mveis (MP3, MP4, iPhone, smartphones, iPad, Nintendo DS, etc), dispositivos remotos (processamento nas nuvens, como o WebMail, aplicativos baseados na Internet) e dispositivos eletrnicos em geral (cmeras de segurana que armazenam os vdeos em formato digital na empresa de segurana que monitora o ambiente). Computador o nome dado a um dispositivo eletrnico que aceita entrada de dados, armazena, processa (calcula) e recupera informaes (produzem sadas, como relatrios). De 3500 a.C. at os dias atuais, a computao de dados evoluiu muito. Um sistema computacional est dividido em reas, e o software e hardware so as principais. Os princpios de funcionamento de um computador se aplicam a todos os aparelhos eletrnicos derivados, como celulares, smartphones, tablets, netbook, notebooks, ultrabooks, e tambm outros equipamentos equivalentes, como a TV de tela plana e at nosso automvel.1

Software Software um programa de computador, um aplicativo, um sistema operacional, um driver, um arquivo. Toda a parte virtual do sistema, que no pode ser tocada, o software. Existem vrias categorias e naturezas para os softwares, que esto na tabela a seguir:

O computador o conjunto do hardware (parte fsica) com o software (parte virtual), operado pelos usurios (peopleware)

Proibida a reproduo, mesmo parcial e por qualquer processo, sem autorizao do Autor

mediugorie@hotmail.com

Pg. 1

Fazendo o melhor, para um mundo melhor. .

Hardware O hardware , genericamente, a parte fsica do computador. O sufixo ware usado para designar um item da estrutura estudada ou um aplicativo. Na traduo literal, HARDWARE significaria a estrutura dura, rgida ou difcil do computador. No estudo didtico, hardware se aplica a todos os componentes fsicos que existem no computador. Organizao do hardware Existem vrias formas de classificao do hardware, seja atravs da conexo, da natureza do componente, da utilizao, enfim, muitas formas classificatrias. A CESPE/UnB, tanto em hardware como em software, questiona os conceitos sobre os itens, sem envolver questes prticas, restritas aos cargos de informtica.
Componente Descrio Imagem ilustrativa Conexo Dica

Processador (3)

Principal item do computador. Interno.12

Soquete. Crebro do computador, composto de 3 unidades operacionais (a seguir)13

Co-processador

Realiza clculos matemticos. Interno, incorporado ao processador. Memria rpida nvel 1 (level 1) Memria rpida nvel 2 (level 2) Memria rpida nvel 3 (level 3)

Embutido no processador. Unidade 14 lgica e aritmtica , a unidade de 15 controle e a unidade de registradores16.

Cache L1 Cache L2

Prximo ao ncleo do processador. Na borda do processador, prximo 17 memria RAM Na borda do Alguns processador, processadores prximo memria novos tem cache RAM18 L3

Cache L3

12

Intel o principal fabricante de processadores. AMD um grande fabricante. Com os smartphones e tablets, outros nomes como Apple srie A, AMR, VIA e ASUS tem aparecido como fabricantes de processadores. 13 Dica: muitas informaes e configuraes na Informtica so em trio. 14 ULA, unidade matemtica, unidade lgico aritmtica, co-processador matemtico. 15 Responsvel pela busca da prxima instruo (que ser executada) e decodificao. 16 Armazena os valores de entrada e sada das operaes. 17 RAM Random Access Memory memria de acesso aleatrio ou randmico. Conhecida como memria principal. 18 RAM Random Access Memory memria de acesso aleatrio ou randmico. Conhecida como memria principal.

Proibida a reproduo, mesmo parcial e por qualquer processo, sem autorizao do Autor

mediugorie@hotmail.com

Pg. 6

Fazendo o melhor, para um mundo melhor. .

Conector

Imagem

Uso

Quais dispositivos utilizam? Placas de vdeo modernas, aceleradoras de vdeo, aparelhos de DVD, BluRay, TV LCD, LED, Plasma, datashow.

DVI

Transmisso de vdeo

HDMI

Transmisso de vdeo e udio digital

Placas de vdeo modernas, aceleradoras de vdeo, aparelhos de DVD, BluRay, TV LCD, LED, Plasma, datashow. Semelhante visualmente ao USB.

S/PDIF

Transmisso de udio digital

Placas multimdias e aparelhos que usam som digital (Dolby) como DVD, BluRay, TVs, HomeTheater, etc.

S-Vdeo

Transmisso de vdeo digital

Placas de vdeo modernas e aparelhos de imagem. Formato muito parecido com o OS/2

RCA

Transmisso de vdeo e udio analgico

Placas de captura/edio de vdeo e aparelhos de imagem.

RGB

Transmisso de vdeo analgico

Placas de captura/edio de vdeo e aparelhos de imagem.

eSATA

External SATA. Alguns computadores aceitam disco rgido externo SATA

Disco rgido externo SATA, 5 vezes mais rpido (300Mbps) que o disco rgido externo USB padro (60Mbps).

Proibida a reproduo, mesmo parcial e por qualquer processo, sem autorizao do Autor

mediugorie@hotmail.com

Pg. 12

Fazendo o melhor, para um mundo melhor. .

Netbook

Notebook Home Basic, Home Premium Debian, Fedora, Kubuntu

Ultrabook

Desktop Professional, Enterprise, Ultimate SuSe, Xandros, Ubuntu, Kurumim

Smartphone

Tablet Windows Phone e Windows 8 Android, Bada, Symbian

Computao nas Nuvens Windows Azure e SkyDrive (via Hotmail) Disco, antigo Docs (via Google) e Ubuntu One iCloud (via iTunes)

Starter Edition

Professional, Ultimate

Windows Mobile

Eeebuntu, OpenGeeeU, Puppy

Ubuntu, RedHat, SuSe

Linux Mobile

n/d

iOs (OS X)

iOs (OS X Lion ou SnowLeopard)

iOs (todos)

iOs (OS X otimizado)

iOs

Tipos e uso de impressoras


Tipo Caractersticas Impressora de impacto. Tinta na fita de impresso. Observaes e Uso Imagem

Matricial

Imprime em formulrio contnuo, em vrias vias, possui alto nvel de rudo.40

Laser

Impressora de toner. Tinta slida, em p.

Impresso monocromtica ou colorida. Conhecida pela marca Xerox, mas tem Samsung, Okidata, etc.

Jato de Tinta

Impressora de tinta lquida.

Impresso monocromtica ou colorida, aspergindo tinta sobre o material.

Cera

Impressora trmica de sublimao. Tinta slida.

Transferncia do estado slido para o gasoso. Impresso resistente gua e sol. Impresso fotogrfica.

40

Elas ainda so muito utilizadas nas empresas, especialmente na impresso de vrias vias, como bilhetes de passagem de nibus, boletim de ocorrncia da Polcia Civil, documento de registro de veculo, documento de IPVA, etc.
Proibida a reproduo, mesmo parcial e por qualquer processo, sem autorizao do Autor mediugorie@hotmail.com Pg. 18

Fazendo o melhor, para um mundo melhor. .

Impressora local Impressora que est conectada e instalada em um computador, que poder ser compartilhada em rede caso seja configurada. A conexo poder ser LPT (paralela), COM (serial), USB (atual e popular), Wi-Fi (sem fio), Bluetooth (curto alcance). Impressora de rede impressora com conexo RJ-45 ou Wi-Fi que pode ser conectada diretamente ao hub ou switch da rede, sendo compartilhada entre todos os computadores daquela rede. Impressora remota a impressora de rede que no est instalada localmente. Questes de Concursos Noes de Informtica, Software e Hardware 01. As informaes processadas nos computadores so compostas por caracteres, sendo que cada caractere, representado por 0 ou 1, chamado de byte, e um conjunto de oito bytes constitui um bit. Certo Errado 02. Um microcomputador contm um conjunto de circuitos integrados, que so gerenciados para realizar processamento e armazenamento. O BIOS (basic input output system) o circuito que gerencia praticamente todo o funcionamento da placa-me. Ele tem a responsabilidade de manter todas as informaes necessrias ao reconhecimento de hardware. Certo Errado 03. O desligamento abrupto de um computador nunca causa perda de integridade dos dados nele armazenado. Certo Errado
Proibida a reproduo, mesmo parcial e por qualquer processo, sem autorizao do Autor mediugorie@hotmail.com Pg. 20

Fazendo o melhor, para um mundo melhor. .

48. Um sistema operacional composto por diversos programas responsveis por funes distintas e especficas. A parte mais importante do sistema operacional o kernel, que entra em contato direto com a CPU e demais componentes de hardware. Certo Errado 49. Muito mais eficientes que CDs e DVDs no que se refere a taxa de transferncia, capacidade de armazenamento e portabilidade, os pendrives so um meio eficiente de se fazer becape. Certo Errado 50. A transferncia de arquivos para pendrives constitui uma forma segura de se realizar becape, uma vez que esses equipamentos no so suscetveis a malwares. Certo Errado

Gabarito Comentado
1. Errado. A menor unidade de informao o BIT, que armazena o valor zero ou um, no sistema binrio. A combinao de cada 8 bits produz 1 byte, que um caractere, nmero, smbolo, etc. Os bits so sinais eltricos, como ligado e desligado, on/off, e so referenciados na hora de medir as transmisses de dados, como acesso a rede, velocidade de transmisso do USB, Bluetooth, etc. Os bytes so referenciados nas informaes sobre armazenamento de dados, como tamanho do arquivo, capacidade de HD, memria, etc. 2. Errado. O BIOS o responsvel pelo POST, configurvel pelo SETUP. Aps a inicializao, o contedo copiado para a memria RAM. 3. Errado. Como alguns j devem ter observado no seu prprio computador, quando ocorre o desligamento abrupto, poder haver perda de dados (ou no). Em qualquer caso, sendo o Windows o sistema operacional em uso, ocorrer o seguinte: pr-Windows 7 - menu de inicializao ser mostrado possibilitando a escolha entre modo seguro, normal, etc. Windows 7 - o sistema Reparo da Inicializao ser mostrado, permitindo o usurio escolher a ao de reparo desejado. Outra dica para resoluo de questes de informtica, aplicvel a CESPE/UnB suspeitar de NUNCA no enunciado, que restringe outras possibilidades. 4. Correto. A nomenclatura vai de A: at Z: e depois segue com duas letras (como AA:, AB: etc) e finaliza com 3 letras (ZZZ:) Por padro, A: a unidade de disco flexvel (em desuso, visto que a Sony parou de fabricar disquetes de 1.44MB), B: (idem anterior), C: a unidade com a partio de inicializao, D: poder ser uma partio extendida ou drive tico CD/DVD 5. Correto. Os dispositivos conectados por USB (Universal Serial Bus) so do tipo Plug and Play (ligar e usar). Atualmente na verso 3.0 (com velocidade de 4.8 Gbps), mais rpida que a 2.0 (480Mbps) 1.1 (12Mbps) e 1.0 (1.5Mbps). 6. Errado. Em questes de armazenamento de dados, a medida em byte. Em questes de transmisso de dados a medida em bits, bits por segundo em dispositivos especficos. 7. Correto. Podemos selecionar o tipo de sistema de arquivos (como NTFS, FAT32, EXT) e o tamanho de cada unidade de alocao (16KB, 32KB). Estas opes esto disponveis pela linha de comando do FORMAT. 8. Errado. A funo de correo de fragmentos perdidos do Verificao de Erros. O Desfragmentador de Discos apenas organiza estes fragmentos. Caso exista problema, a execuo do Verificao de Erros ser solicitada.
Proibida a reproduo, mesmo parcial e por qualquer processo, sem autorizao do Autor mediugorie@hotmail.com Pg. 26

Fazendo o melhor, para um mundo melhor. .

47.

48. 49.

50.

est errado. A porta USB est presente em quase todos os modelos de notebook da atualidade. Ela uma porta 'universal', tanto para pendrive (armazenamento) como para impressoras (sada), passando pelo mouse (entrada). A conexo de Internet pode ser realizada pelo conector RJ-45 (cabo de rede), ou pelo modem (conexo RJ-11) via telefonia fixa, pelo Wi-Fi, ou at pelo modem USB (via telefonia celular). Errado. O pendrive um tipo de armazenamento porttil, do tipo flash, conectado via USB. A memria RAM, desde muito tempo, tem capacidade de GB, e no KB. E a ideia de usar uma memria de massa como 'extenso da memria RAM', da dcada de 90, quando haviam softwares para isto e atualmente o 'arquivo de troca no disco rgido' Correto. O kernel o ncleo do sistema operacional, e o Windows possui cdigo fechado, sem acesso ao kernel, enquanto que o Linux possui cdigo aberto, possibilitando adaptaes e correes no ncleo. Correto. A questo enumera algumas caractersticas e compara as mdias ticas com as mdias portteis do tipo flash USB. Somente estes itens comparados, fazem a questo ser correta. Mas se considerarmos todas as caractersticas, e continuarmos elencando elas at chegar ao quesito integridade e durabilidade da informao gravada, o pendrive certamente perde para a mdia tica. Para backup (becape), cpia de segurana dos dados do usurio, a mdia tica superior em outros requisitos, que na prtica, so mais importantes que a portabilidade, capacidade de armazenamento e taxa de transferncia. E se considerarmos outras alternativas de backup, um HD do tipo hot-swap, conectado via SATA, por uma gaveta prpria, 10 vezes mais rpido que o pendrive na porta USB... Alguns alunos entraram com recurso para esta questo. Errado. Os pendrives, assim como qualquer mdia regravvel, est sujeita a ao de malwares, softwares maliciosos, que em sua maioria, oferecem um recurso mas dissimuladamente executam outras aes, danosas e nocivas.

Proibida a reproduo, mesmo parcial e por qualquer processo, sem autorizao do Autor

mediugorie@hotmail.com

Pg. 30

Potrebbero piacerti anche