Sei sulla pagina 1di 48

ASSUNTO:

Ferramentas da Qualidade

FINALIDADE DO CURSO

Servir de material de apoio para o entendimento e aplicao de ferramentas da qualidade, destacando-se os principais assuntos: Ferramentas no-estatsticas para o Controle da Qualidade; Ferramentas estatsticas bsicas para o Controle da Qualidade.

1 - FERRAMENTAS NO-ESTATSTICAS

So recursos, meios e tcnicas que auxiliam no entendimento e controle dos processos. As ferramentas no estatsticas bsicas, que est explicitada nesta apostila so: Ciclo PDCA; 5W2H; definies operacionais; grfico seqencial; fluxograma; brainstorming.

ANOTAES:

ANOTAES:

FOQ63003-00

1.1 - CICLO PDCA

um mtodo gerencial (de administrar, de controlar) que direciona e agiliza o alcance de metas estabelecidas; o ciclo do aprendizado; uma mtodo ordenado e repetitivo (cclico) de pensar e agir.

composto de 4 fases sendo que: na fase P estabelecido um plano de aes detalhado, incluindo meta e mtodos;

ANOTAES:

ANOTAES:

Ciclo PDCA (continuao)

na fase D, aps educao e treinamento, so executadas as tarefas conforme planejado e so coletados os dados; na fase C feita a comparao dos dados coletados na execuo com o planejado, para ver se o realizado corresponde ao planejado; na fase A so feitas as correes necessrias e bloqueadas as causas fundamentais, de forma que o problema observado em C no volte a ocorrer.

ANOTAES:

ANOTAES:

1.1.1 - GERENCIAMENTO PELO MTODO DO CICLO PDCA


Dentro de uma situao normal, ou seja, quando os itens de controle esto atingindo as metas previstas, rodamos o ciclo PDC; Quando tivermos uma situao anormal, com um item de controle fora de sua meta, podemos ter dois casos, aonde giraremos o ciclo PDCA: 1. O padro relativo ao processo no est sendo obedecido. Nesse caso necessrio retreinar os usurios na execuo de suas atividades de acordo com o padro, com o que a situao deve voltar a normalidade; 2. O padro relativo ao processo est sendo obedecido. Nesse caso necessria uma reviso do padro, pois este no atende necessidade de manter o processo estvel. Para alterar o padro de modo a bloquear a causa da anormalidade usado um mtodo de soluo de problemas, cujas concluses constaro de uma posterior reviso do padro.

ANOTAES:

Gerenciamento por Sistemas pelo Mtodo do Ciclo PDCA (Processos Repetitivos)


Anlise de Processo Bloqueio

Mtodo de Soluo de Problemas

Situao Anormal (Padro Obedecido)

Verificao dos Objetivos do Sistema item de controle

Situao Anormal (Padro no Obedecido)

AP CD
no OK ? sim

Objetivos: Qualidade Custo Atendimento Moral Segurana

Prazo certo Quantidade certa Local certo

Sistema

Alterao do Padro

Padres

Treinamento no Trabalho

Situao Normal

tempo

Execuo e coleta de dados conforme Padres


Fonte: Prof. Falconi

ANOTAES:

1.2 - 5W2H

um mtodo usado para definir claramente as atividades a serem realizadas; bastante utilizado na elaborao de um Plano de Ao; usado para que no haja dvidas na execuo de qualquer atividade.

ANOTAES:

ANOTAES:

Incluir o How Much Quanto custa?

1.3 - DEFINIES OPERACIONAIS

Exemplo 1: Em um projeto temos o termo Temperatura do banho. O que ele realmente significa? Uma interpretao poderia ser: a mdia de trs valores de temperatura, em graus Celsius, lidos no tanque 1, um deles lido a trs centmetros acima do fundo, outro no meio do tanque e outro a trs centmetros do topo, todos no centro do tanque; Exemplo 2: Em um outro projeto poderamos ter a expresso: O que fazer para ter um atendimento rpido ao cliente? O que significa o termo rpido? Pode ser: at 24 horas aps o chamado telefnico, at 72 horas depois de recebido o fax, etc.; fundamental que todos falem a mesma lngua, afim de evitar diferentes interpretaes; Devemos estabelecer as regras antes de comear o jogo.

ANOTAES:

ANOTAES:

1.4 - GRFICO SEQENCIAL


um grfico que mostra, no tempo, o comportamento de um item de controle; No eixo vertical so lanados os valores medidos da varivel em estudo. No eixo horizontal registrada a apario do valor em ordem cronolgica;

So elaborados para facilitar a anlise visual da situao observada;: Como fazer: 1. Faa uma tabela relacionando a varivel que est sendo observada com os momentos em que ela foi medida; 2. Trace um eixo horizontal e um vertical; 3. No eixo horizontal marque os intervalos de tempo em que foi medida a varivel; 4. No eixo vertical faa uma escala indo do menor valor que assume a varivel (ou a partir do zero) at o maior valor observado da varivel; 5. Marque no grfico o valor observado para a varivel para cada intervalo de tempo; 6. Ligue os pontos do grfico; 7. Coloque ao lado do eixo vertical a unidade de medida da varivel observada. Coloque abaixo do eixo horizontal a unidade de medida dos intervalos de tempo; 8. Indique com uma seta, ao lado do eixo vertical, qual o sentido que indica uma melhoria dos resultados; 9. Coloque todas as informaes necessrias para o entendimento do grfico (ttulo, data, etc.).

ANOTAES:

ANOTAES:

1.5 - FLUXOGRAMA

a representao grfica da seqncia de atividades de um processo, usando smbolos previamente estabelecidos; utilizado toda vez que se quer analisar um processo, de modo que cada participante tenha um pleno conhecimento, possibilitando uma clara fixao dos limites de cada processo ou tarefa; A descrio contida no fluxograma deve representar a realidade e no pressuposies ou situaes ideais; Como fazer: 1. Listar as atividades do processo; 2. Orden-las em uma seqncia cronolgica; 3. Colocar as atividades e o fluxo dentro de uma simbologia.

ANOTAES:

ANOTAES:

1.6 - BRAINSTORMING

Tcnica desinibidora para encorajar a criatividade dos participantes de um grupo; Muitas solues esto incubadas na mente das pessoas, espera de um estmulo para exteorioriz-las; estreitamento da relao entre as pessoas, criando um clima de cooperao; criao de um sentimento de que as idias so de todos e no de cada um individualmente; Criao de um sentimento de participao no levantamento e soluo do problema, gerando um comprometimento com os resultados; Como fazer: 1. Reunir um grupo, com nmero limitado de participantes; 2. Explicar para todos o assunto a ser tratado; 3. Eleger um secretrio, que anotar as idias conforme elas forem sendo geradas; 4. Iniciar a gerao de idias;

Importante:
proibido criticar (toda crtica gera uma justificativa, bloqueando o processo criativo); no fugir do assunto; todas as idias so importantes. Uma aparente besteira pode levar a gerao de uma excelente idia (carona); todas as idias devem ser registradas; no falar todos ao mesmo tempo. 5. Realizar a seleo das melhores idias atravs de consenso alcanado com base em fatos, dados e experincias.

ANOTAES:

ANOTAES:

2 - Tcnicas estatsticas

Problema o resultado (efeito) indesejvel de um trabalho; Resultado (efeito) indesejvel uma variao do resultado (efeito) obtido em torno de um resultado esperado; A variao no resultado (efeito) surge das variaes de fatores no processo de trabalho, ou seja, das variaes de matria-prima, mtodo, mo-de-obra, meio-ambiente, mquina e medida (causas); Para solucionarmos problemas deveremos fazer uma anlise do processo, ou seja, deveremos ter um processo para descobrir quais as causas da variao do processo; Se utilizarmos somente a experincia e a intuio dos envolvidos para fazer uma anlise do processo, muito provvel que no sejamos eficazes na descoberta das causas de variao pois, problemas so freqentemente encontrados em reas onde falta a experincia ou falha a intuio; Se, por outro lado, utilizarmos somente mtodos estatsticos, tambm muito provvel que no sejamos eficientes na descoberta das causas de variao, pois seremos levados a realizar um grande nmero de observaes da realidade, fato este, que certamente nos levar a um grande dispndio de recursos; A soluo ento conciliar a intuio e experincia com os mtodos estatsticos de modo que: a intuio e experincia nos direcionam em busca das causas; os mtodos estatsticos confirmaro ou no a direo tomada.

ANOTAES:

ANOTAES:

TCNICAS ESTATSTICAS (CONTINUAO)


Estatstica: trata da coleta e interpretao de dados, facilitando o estabelecimento de concluses confiveis sobre o fenmeno estudado.

Problemas para a aplicao de tcnicas estatsticas: dados falsos ou coleta inadequada de dados; erros de transcrio ou de clculo de dados; os dados devem ser estratificveis; uso de definies ou tcnicas inadequadas;

A obteno de dados corretos imprescindvel para a anlise confivel do processo, proporcionando uma tomada de deciso atravs de ferramentas estatsticas.

"Veracidade dos dados: desconfie dos dados; desconfie dos instrumentos; desconfie do monitoramento" (prof. Ishikawa)

ANOTAES:

ANOTAES:

TCNICAS ESTATSTICAS (CONTINUAO)


2.1 - MTODOS ESTATSTICOS: Mtodos estatsticos simples: so as 7 Ferramentas para o Controle da Qualidade. devem ser assimiladas por todos os integrantes da organizao; essas tcnicas no se restringem produo, exigindo educao e treinamento para todas as reas da empresa; Mtodos estatsticos intermedirios: essa tcnicas devem ser assimiladas pelos integrantes do Controle de Qualidade, Engenharia e Pesquisa; so tcnicas que utilizadas apresentam resultados significativos; Mtodos estatsticos avanados: essa tcnicas devem ser assimiladas por elementos especficos do Controle de Qualidade, Engenharia e Pesquisa; necessitam de auxlio de computador so tcnicas adequadas para a anlise de processos extremamente complexos ou de grande envergadura;

"95% dos problemas existentes podem ser solucionados com o uso das 7 Ferramentas para o Controle da Qualidade. Os 5% restantes iro requerer o uso de mtodos estatsticos intermedirios ou avanados" (prof. Ishikawa)

ANOTAES:

ANOTAES:

2.1.1 - ESTRATIFICAO

a separao de um grupo em vrios subgrupos; a separao de um item em vrios sub-itens; a separao de um problema em vrias famlias (estratos); a separao de um todo em suas partes constituintes;

til para poder-se observar o problema sob vrios pontos de vista, facilitando a descoberta de suas caractersticas;

Serve como base para a folha de verificao; Serve para direcionar a coleta de dados; Pode-se estratificar por: tempo: hora, dia da semana, dia do ms, turno, etc.; local: posio, linha, lado, etc.; tipo: produto, artigo, matria-prima, etc.; sintoma: defeito, ocorrncia, etc.; outros fatores: operador, mtodo, processo, etc.

ANOTAES:

ANOTAES:

2.1.2 - FOLHA DE VERIFICAO


um formulrio planejado que facilita a coleta de dados, bem como o seu uso posterior;

Para construi-lo interessante que seja feito o 5W1H do que ser coletado, de modo que no haja dvidas na execuo da coleta:

O QUE ser coletado? (Estratificaes); POR QUE ser coletado? (Objetivo da coleta); QUEM coletar?; QUANDO coletar?; ONDE coletar?; COMO coletar? (Mtodo);

Defina claramente o objetivo da coleta de dados; Concentre-se em coletar os dados realmente necessrios, no todos os dados; Lembre-se que a coleta de dados um processo trabalhoso; Invista mais tempo na construo da folha de verificao para perder menos tempo na coleta e na anlise dos dados.

ANOTAES:

ANOTAES:

2.1.3 - GRFICO DE PARETO

um grfico de barras que ordena as freqncias das ocorrncias, da maior para a menor, permitindo a hierarquizao dos problemas; Usado na identificao de problemas prioritrios e comparao de resultados coletados antes e aps uma ao; Serve para separar os poucos problemas vitais dos muitos triviais; Serve para separar os Elefantes das Formigas; Serve para priorizar problemas; Como fazer: 1. Decida quais problemas devem ser investigados e como coletar os dados; 2. Crie uma folha de verificao listando os itens e deixando espao para os totais; 3. Preencha a folha de verificao com os dados coletados e calcule os totais; 4. Prepare uma folha de dados para o grfico de Pareto listando os itens em ordem decrescente, seus totais acumulados, as porcentagens sobre o total geral e as porcentagens acumuladas; 5. Preencha a folha de dados para o grfico de Pareto com os dados da folha de verificao. OBS.: o item outros deve ficar no final, seja qual for o seu valor, porque ele composto por um grupo de itens que tm, cada um, valor menor do que o menor valor de item listado individualmente; 6. Construa o grfico: trace dois eixos verticais de mesmo comprimento e um eixo horizontal; 7. No eixo vertical do lado esquerdo marque uma escala de zero at o total da quantidade medida. Identifique este eixo e anote a unidade utilizada;

ANOTAES:

250 200 Metros defeituosos 150 100 50 0

06/04 a 10/04 Metros inspecionados: 3.000

Grfico de Pareto

"Tecidos com defeito" Tecelagem Tatu - Grupo4


100% 80% Porcentagem acumulada 60% 40% 20% 0%

Tipo de defeito Quantidade de defeitos Total acumulado Tecido sujo 75 75 Mancha de leo 45 120 Ourela rasgada 40 160 Ourela suja 25 185 Mancha de acabamento 22 207 Trama rota 10 217 Urdume faltando 8 225 Outros 25 250 Total 250 ---

% defeito 30% 18% 16% 10% 9% 4% 3% 10% 100%

% acumulada 30% 48% 64% 74% 83% 87% 90% 100% ---

ANOTAES:

GRFICO DE PARETO (CONTINUAO)

8. Marque o eixo vertical do lado direito com uma escala de 0 at 100%. Identifique este eixo como Porcentagem acumulada. O valor 100% deve coincidir com a quantidade total medida; 9. Divida o eixo horizontal em intervalos iguais de acordo com a quantidade de itens da folha de dados para o grfico de Pareto. Escreva os itens (na ordem da folha de dados para o Pareto) sob cada intervalo do eixo; 10. Construa um grfico de barras; 11. Desenhe a curva da porcentagem acumulada (curva de Pareto) e marque os valores acumulados (total acumulado e porcentagem acumulada) do lado direito de cada barra e ligue os pontos; 12. Trace um eixo horizontal ligando o total da quantidade de defeitos ao valor 100% da porcentagem acumulada e coloque o perodo da coleta de dados; 13. Complete com as informaes necessrias, ttulo, quantidades significativas, unidades, nome da pessoa ou grupo que construiu o grfico, local do levantamento de dados, perodo a que se refere e outros que julgar necessrio Tente sempre custear os problemas. Se no conseguir, trabalhe com freqncia de ocorrncia.

Ex.: ligaes telefnicas

ANLISE DE PARETO
Processo de priorizao que objetiva buscar a causa fundamental dos problemas facilitando sua resoluo.

ANOTAES:

ANOTAES:

ANLISE DE PARETO (CONTINUAO)

Exemplo: estudo de perdas na produo devido tecelagem. Perdas devido tecelagem: 170.000 m2/ ms Procedimento: 1. Estratificao das causa de perdas devido tecelagem 2. Coletar os dados referentes estratificao feita 3. Construir o grfico de Pareto 4. Priorizar as causas crticas 5. Estratificar as causas em subcausas 6. Prosseguir para item 2

7. Vai-se estratificando at encontrar as causas fundamentais principais.

ANOTAES:

45000
Perdas por paradas de tear
65000

Perdas paradas No programadas


10000

Perdas defeito eltrico

30000

15000
5000

5000

2000

o N m ra og pr as ad

as ad m ra og Pr
22000

Perdas por paradas programadas

s ro ut O
6000

f ei De m to ico n ec

2000

feit De ric lt oe o

feit De r let oe ico n

35000

Perdas por defeitos mecnicos

7000 3000

e Qu ima to mo res

ra Pa e da ica ltr

ue Q a br

ue Q br

ue Q a br

n E

o tr u O

M a n u n te o

ba

ga

en

g ru p a g m e

te

o rf

l ro

de i ra

ad or

T E C E L A G E M

Perdas de produo tecelagem


100000

50000 20000

p re ve ti n va

Perdas por trama rota


25000

3000

2000

l Fa

Fi

s Re er va cu

ta

ha fo to

f re le xi

s a d ra a P e d

Q e d a d li a u
30000

O s o tr u

va

rta

lu la

da ni fic ad a

s re a te

Perdas por qualidade

Perdas por Reintroduzida


12000

15000

2000
3000 2000

1000

lh Fa

Fa l ha

b Re ar

at

am Tr a ta ro

ra ei al R

s ro ut O

da zi du ro nt ei R

ba

tes ou m ra ag az ine

ou es tem ra pe re ira

na gu ia de co uro ca ixa

ANOTAES:

2.1.4 - DIAGRAMA DE CAUSA E EFEITO

O Diagrama de Causa e Efeito (Espinha de Peixe, Diagrama de Ishikawa, Diagrama de 6M) uma representao grfica (em forma de espinha de peixe) em que se organizam de forma coerente, os fatores (causas) que influenciam no resultado (efeito) de um determinado processo; um processo de educao e treinamento; Os projetos decorrentes passam a pertencer a todos; Como fazer: 1. Identifique o problema; 2. Faa um brainstorming (tempestade de idias); 3. Agrupe as idias em assuntos relacionados; 4. Construa o diagrama: desenhe um retngulo do lado direito de uma folha e escreva o problema dentro dele; 5. trace a espinha dorsal do lado esquerdo da folha at o retngulo; 6. Escreva as causa primrias (espinhas grandes) que influem no efeito indesejvel; 7. Escreva as causa secundrias (espinhas mdias) que influem nas causas primrias (espinhas grandes); 8. Escreva as causa tercirias (espinhas pequenas) que influem nas causas secundrias (espinhas mdias); 9. Continue o procedimento acima at que se esgotem as idias geradas no brainstorming. Obs.: em cada causa primria, pergunte pelo menos trs vezes por que ela ocorre; 10. Limpe o diagrama com base em fatos e dados; 11. Prioriza as causas mais provveis atravs de um consenso do grupo, assinalando-as. Nessa fase utilize a experincia do grupo; 12. Registre todas as informaes necessrias.

ANOTAES:

ANOTAES:

2.1.5 - CONCEITOS ESTATSTICOS BSICOS

Populao: Conjunto de elementos com pelo menos uma caracterstica em comum. Amostra: Parte dos elementos da populao em estudo, que sero examinados, quanto caracterstica que nos interessa; Estudo estatstico: um estudo que visa tirar concluses sobre caractersticas dos elementos de uma populao. Ex: Estudo para determinar o peso mdio dos alunos do curso?; Ao tirarmos concluses sobre uma populao baseados em uma amostra, estaremos sujeitos a erro. O erro ser tanto menor quanto maior for o nmero de elementos da amostra; O nmero ideal de elementos da amostra depende exclusivamente da relao Custo X Benefcio na determinao da nossa concluso para uma certa preciso; Levantar dados implica em custos e demanda de tempo; Deve-se ter cuidado na fase de levantamento de dados, pois um erro pode levar a concluses falsas sobre a populao.

Ex: populao de alunos do curso;

ANOTAES:

ANOTAES:

CONCEITOS ESTATSTICOS BSICOS (CONTINUAO)

Controle de Processo: o controle realizado sobre as variveis que garantem a qualidade do produto final, durante o processo de fabricao; Verifica-se se o valor da caracterstica de qualidade do processo, estimado com base na medio dos elementos da amostra, est dentro dos valores especificados; Caso o processo esteja satisfazendo o cliente, no h necessidade de aes corretivas. Caso contrrio, deve-se analisar o processo, descobrir as causas da variao e atuar corretivamente; Controle de Produto: o controle no qual inspecionamos um produto, j fabricado, quanto s suas caractersticas de qualidade, aceitando-o ou rejeitando-o; Verifica-se se o valor da caracterstica de qualidade do lote, estimado com base na medio dos elementos da amostra, est dentro dos valores especificados; Caso esteja, o lote est satisfazendo o cliente, estando bom para utilizao. Caso contrrio rejeitamos e/ou reprocessamos o lote, pois o produto no est adequado ao uso.

ANOTAES:

ANOTAES:

2.1.6 - HISTOGRAMA

um diagrama de barras que possibilita analisar a variao de um processo; utilizado para facilitar a visualizao dos dados de um processo dispostos em uma tabela, de modo a fornecer informaes para o controle deste processo; Como fazer: 1. Medir durante algum tempo uma caracterstica de Qualidade do processo (no mnimo 50 valores), registrando-os numa tabela; 2. Determine o menor e o maior valor da tabela de dados; 3. Calcule a amplitude (R), subtraindo o maior valor do menor; 4. Divida a amplitude em intervalos iguais, de acordo com a tabela abaixo: No. de dados 50 a 100 100 a 250 acima de 250 No. de intervalos 6 a 10 7 a 12 10 a 20

5. Calcule o tamanho do intervalo (H) dividindo a amplitude pelo no. de intervalos. Obs: verifique se H No. de intervalos igual a R. Se for, aumente em 1 o nmero de intervalos e recalcule H; 6. Verifique qual a preciso de seus dados e a divida por dois, obtendo v; 7. Escolha um nmero menor que o menor valor da tabela e que somado a H resulte em um nmero maior que o menor valor da tabela. Somando a este nmero o valor v, teremos o limite inferior do primeiro intervalo; 8. Somando o valor de H ao limite inferior do primeiro intervalo teremos o limite superior do primeiro intervalo; 9. Determine os limites dos demais intervalos e anote-os em uma tabela; 10. Para obter os outros limites basta ir somando H;

ANOTAES:

ANOTAES:

HISTOGRAMA (CONTINUAO) 11. Verifique se o maior valor da tabela est dentro do ltimo intervalo, caso no esteja, volte a determinar o menor valor do primeiro intervalo a fim de que isto ocorra, repetindo o clculo dos limites dos intervalos; 12. Calcule para cada intervalo o seu ponto mdio; 13. Coloque os intervalos e respectivos pontos mdios em uma tabela. Nesta tabela conte quantos valores esto dentro de cada intervalo de classe e anotando em uma coluna das freqncias; 14. Construa um histograma colocando no eixo vertical uma escala de zero at a maior freqncia e no eixo horizontal os valores dos pontos mdio de cada classe. Usando o intervalo de classe como largura, trace as barras cuja altura corresponda freqncia da classe;

O histograma usado na comparao dos Limites de Produo com os Limites de Especificao; Limites de especificao: so os valores mnimo e mximo da caracterstica de Qualidade do produto entre os quais conseguimos satisfazer nosso cliente; Limites de produo: so os valores mnimo e mximo da caracterstica de Qualidade do produto entre os quais o nosso processo produtivo consegue produzir; O histograma nos permite visualizar a posio mdia e a disperso dos valores em torno dela a fim de definirmos quais so as aes necessrias para que o processo produza dentro dos limites de especificao requeridos pelo cliente; Processo Verde: os limites de produo esto dentro dos limites de especificao e longe deles (folga); Processo Amarelo: os limites de produo esto dentro dos limites de especificao porm muito prximos deles (sem folga); Processo Vermelho: os limites de produo esto fora dos limites de especificao.

ANOTAES:

ANOTAES:

2.1.8 - GRFICO DE CONTROLE

Consiste de uma linha mdia com um par de limites de controle, colocado um abaixo e outro acima da linha mdia e de valores caractersticos traados no grfico, os quais representam a situao do processo; utilizado para verificar se um processos se encontra sob controle ou no; Processo sob controle: valores do processo caem dentro dos limites de controle sem qualquer tendncia especial; Processo fora de controle: valores do processo caem fora dos limites de controle ou apresentam algumas formas peculiares; Todo processo apresenta uma variao natural dos valores em torno da sua mdia; Os limites de controle so determinados em funo desta variao; Num processo sob controle s encontramos variaes devido a causas naturais do processo (causas comuns, inevitveis); Num processo fora de controle encontramos variaes dividas a fatores que podem ser investigados e evitados (causas especiais).

ANOTAES:

ANOTAES:

3 - Bibliografia Sugerida

Kume, Hitoshi. Statistical Methods for Quality Improvement. AOTS, Japan, 1991. Procedimento para atualizao e divulgao do Glossrio de palavras e expresses da Qualidade Total - PCQ57003, So Paulo, 1995.

ANOTAES:

Potrebbero piacerti anche