Sei sulla pagina 1di 73

1

Corao cheio mente vazia


No h caminho para a verdade, ela tem que vir at voc. A verdade s pode vir at voc quando sua mente e seu corao so simples, limpos, e existe amor em seu corao; no se seu corao estiver cheio com as coisas da mente. Quando existe amor em seu corao, voc no fala sobre organizar fraternidade; voc no fala sobre crena, voc no fala sobre diviso ou sobre os poderes que criam as divises, voc no precisa buscar reconciliao. Ento, voc simplesmente um ser humano sem um rtulo, sem um pas. Isto significa que voc precisa despir-se de todas aquelas coisas e deixar a verdade surgir; e ela s pode vir quando a mente est vazia. Ento, ela vir sem ser convidada. Ela vir to repentinamente como o vento. Ela vem sem que voc a espere, no quando voc est observando, querendo. Ela est l to de repente quanto a luz do sol, to pura quanto a morte; mas para receb-la o corao deve estar cheio e a mente vazia. Agora voc tem a mente cheia e o corao vazio.

Mudana deliberada no mudana nenhuma


Na prpria ao da mudana individual, certamente o coletivo tambm mudar. Elas no so duas coisas separadas uma oposta a outra, o individual e o coletivo, apesar de certos grupos polticos tentarem separ-las e tentarem forar o indivduo a se adaptar ao assim chamado coletivo. Se ns pudssemos desembaraar todo o problema da mudana, como produzir uma mudana no indivduo e o que aquela mudana implica, ento, talvez, no prprio ato de escutar, participar na investigao, poderia surgir uma mudana que ocorre sem sua vontade. Para mim, uma mudana deliberada, uma mudana que compulsria, baseada em disciplina, em conformidade, no mudana nenhuma. Fora, influncia, alguma nova inveno, propaganda, um temor, um motivo que o compele a mudar - isto no mudana nenhuma. E, apesar de que voc possa intelectualmente concordar muito facilmente com isto, eu lhe afirmo que penetrar na natureza real da mudana sem um motivo muito extraordinrio.

Fora do campo do pensamento


Voc mudou suas idias, mudou seu pensamento, mas o pensamento sempre condicionado. Seja o pensamento de Jesus, Buda, X, Y ou Z, ainda pensamento e, portanto, um pensamento pode estar em oposio a outro pensamento; e quando h oposio, um conflito entre dois pensamentos, o resultado uma continuidade modificada do pensamento. Em outras palavras, a mudana ainda est dentro do campo do pensamento, e mudana dentro do campo do pensamento no mudana nenhuma. Uma idia ou conjunto de idias foi meramente substitudo por outro. Vendo todo este processo, possvel largar o pensamento e produzir uma mudana fora do campo do pensamento? Toda a conscincia, certamente, seja ela do passado, do presente, ou do futuro, est dentro do campo do pensamento, no dentro dele, e a mente s pode ocorrer fora do campo do pensamento, no dentro dele, e a mente s pode largar o campo quando ela v as fronteiras, os limites do campo, e entende que qualquer mudana dentro do campo no mudana nenhuma. Esta a meditao real.

A mudana real
Uma mudana s possvel do conhecido para o desconhecido, no do conhecido para o conhecido. Por favor, reflitam sobre isto comigo. Na mudana do conhecido h autoridade, h uma viso hierrquica da vida - "voc sabem eu no sei. Portanto, eu venero voc, eu crio um sistema, eu sigo um guru, eu sigo voc porque voc est me dando uma certeza de conduta que ir produzir o resultado, o sucesso". O sucesso o conhecido. Eu sei o que ter sucesso. Isto o que eu quero. Assim, ns procedemos do conhecido para o conhecido no qual a autoridade tem que existir - a autoridade da sano, a autoridade do lder, garantir o sucesso, o sucesso em meu esforo, na

2 mudana, de modo que eu serei feliz, eu terei o que eu quero. No este o motivo que a maioria de ns tem para mudar? Por favor, observem de fato seu prprio pensar, e vocs vero os caminhos de sua prpria vida e conduta... Quando vocs olham para isto, acham que mudana? Mudana, revoluo, algo do conhecido para o desconhecido na qual no h autoridade, na qual pode haver fracasso total. Mas, se voc tem certeza do que voc ir alcanar, voc ter sucesso, voc ser feliz, voc ter vida eterna, ento, no h problema. Ento, voc busca o bem conhecido curso de ao, que voc prprio estando sempre no centro das coisas.

Pode um ser humano mudar?


J devemos nos ter perguntado, estou bem certo, se de fato mudamos. Eu sei que circunstncias exteriores mudam; ns casamos, divorciamos, temos filhos; h a morte, um emprego melhor, a presso de novas invenes, e assim por diante. Exteriormente h uma tremenda revoluo em andamento na ciberntica e na automao. J devemos nos ter perguntado se de fato possvel mudarmos, no em relao aos eventos exteriores, no uma mudana que seja uma mera repetio ou uma continuidade modificada, e sim uma revoluo radical, uma mutao total da mente. Quando compreendemos, como devemos ter notado dentro de ns mesmos, que de fato no mudamos, ficamos terrivelmente deprimidos, ou fugimos de ns mesmos. Assim, surge a inevitvel questo: pode de fato haver mudana? Ns retornamos a uma poca em que ramos jovens e aquilo retorna para ns de novo. H de fato uma mudana nos seres humanos? Voc mudou de fato? Talvez tenha havido uma modificao na periferia, mas profundamente, radicalmente, voc mudou? Talvez ns no queiramos mudar, porque estamos bem confortveis. Eu quero mudar. Eu vejo que sou terrivelmente infeliz, deprimido, feio, violento, com um ocasional lampejo de algo diferente do mero resultado de um motivo; e eu exercito minha vontade para fazer algo a respeito disto. Eu digo que devo ser diferente, eu devo largar este ou aquele hbito, eu devo pensar de modo diferente; eu devo agir de um modo diferente, eu devo ser mais isto e menos aquilo. Fazemos um tremendo esforo e no final ainda um artigo inferior; deprimidos, feios, brutais, sem nenhum senso de qualidade. Assim, ns ento nos perguntamos se h de fato mudana. Pode um ser humano mudar?

Transformao sem motivo


Como vou me transformar? Eu vejo a verdade - pelo menos, eu vejo algo nisto - que uma mudana, uma transformao, deve comear num nvel que a mente, tanto a consciente quanto a inconsciente, no pode alcanar, porque minha conscincia como um todo est condicionada. Assim, o que devo fazer? Eu espero estar tornando claro o problema. Se eu puder coloc-lo de uma maneira diferente... Pode a mente, tanto a consciente quanto a inconsciente, ser livre da sociedade? sociedade sendo toda a educao, a cultura, a norma, os valores, os padres. Porque se ela no for livre, ento, qualquer mudana que ela tentar produzir dentro daquele estado condicionado ainda ser limitada e, portanto, no ser mudana nenhuma. Assim, posso olhar sem qualquer motivo? Pode minha mente existir sem nenhum incentivo, sem nenhum motivo para mudar ou no mudar? Porque qualquer motivo o resultado da reao de uma cultura particular, nasceu de um condicionamento particular. Assim, pode minha mente ser livre de uma dada cultura na qual eu fui criado? Esta realmente uma questo muito importante. Porque se a mente no for livre da cultura na qual ela foi nutrida, certamente o indivduo nunca poder estar em paz, nunca poder ter liberdade. Seus deuses e seus mitos, seus smbolos e todos os seus esforos so limitados, pois eles ainda esto dentro do campo da mente condicionada. No importa que esforos ele faz, ou no faz, dentro daquele campo limitado, eles so realmente fteis no sentido mais profundo desta palavra. Pode haver uma decorao melhor da priso, mais luz, mais janelas, comida melhor, mas ainda a priso de uma cultura particular. The book of Life - Daily Meditations with Krishamurti

A verdade um estado de ser


Assim, no h caminho para a verdade, e no existem duas verdades. A verdade no do passado nem do presente, ela atemporal; e o homem que cita a verdade do Buda, do Shankara, do Cristo, ou que meramente repete o que eu estou dizendo, no encontrar a verdade, porque repetio no a verdade. A repetio uma mentira. A verdade um estado de ser que surge quando a mente - que procura dividir, ser exclusiva, que s pode pensar em termos de resultados, de realizao findou. Somente ento existir a verdade. A mente que est se esforando, disciplinando-se de modo a alcanar um fim, no pode conhecer a verdade, porque o fim sua prpria projeo, e a busca daquela projeo, no importa quo nobre, uma forma de auto-adorao. Tal pessoa est adorando a si prprio, e, portanto, no pode conhecer a verdade. A verdade s pode ser conhecida quando ns entendemos todo o processo da mente, ou seja, quando no h luta.

A verdade no tem moradia


A verdade um fato e um fato s pode ser entendido quando as vrias coisas que foram colocadas entre a mente e o fato so removidas. O fato sua relao com as propriedades, com sua esposa, com os seres humanos, com a natureza, com as idias; enquanto voc no entender o fato das relaes, sua busca por Deus meramente aumenta a confuso, porque ela uma substituio, uma fuga, e, portanto, no tem significado. Enquanto voc dominar sua esposa ou ela o dominar, enquanto voc possuir e for possudo, voc no pode conhecer o amor; enquanto voc estiver suprimindo, substituindo, enquanto voc for ambicioso, voc no pode conhecer a verdade. S conhecer a verdade aquele que no est buscando, que no est lutando, que no est tentando alcanar um resultado... A verdade no contnua, ela no tem moradia, ela s pode ser vista de momento a momento. A verdade sempre nova, portanto, atemporal. O que foi verdade ontem no verdade hoje, o que verdade hoje no verdade amanh. A verdade no tem continuidade. a mente que quer tornar a experincia que ela chama verdade contnua, e tal mente no conhecer a verdade. A verdade sempre nova; ela ver o mesmo sorriso, e ver aquele sorriso de maneira nova; ver a mesma pessoa, e ver aquela pessoa de maneira nova, ver as mesmas palmeiras oscilantes de maneira nova, relacionar-se com a vida de maneira nova.

No h guia para a verdade


Ser Deus encontrado atravs do busc-lo? Pode voc procurar o que no pode ser conhecido? Para encontrar, voc precisa saber o que est procurando. Se voc busca para encontrar, o que voc encontrar ser uma autoprojeo; ser o que voc deseja, e a criao do desejo no a verdade. Buscar a verdade neg-la. A verdade no tem moradia fixa, no h caminho, nenhum guia para ela, e a palavra no a verdade. A verdade ser encontrada numa estrutura particular, num clima especial, entre certas pessoas? Ela est aqui e no l? aquela pessoa o guia para a verdade e no uma outra? Existe absolutamente um guia? Quando a verdade buscada, o que encontrado s pode ser fruto da ignorncia, pois a prpria busca nasce da ignorncia. Voc s pode procurar a realidade; voc deve cessar para a realidade existir.

A verdade encontrada de momento a momento


A verdade no pode ser acumulada. O que acumulado est sempre sendo destrudo; ele perde o vio. A verdade no pode nunca perder o vio, porque ela s pode ser encontrada momento a momento em cada pensamento, em cada gesto, num sorriso, em lgrimas. E se voc e eu pudermos encontr-la e viv-la - o prprio viver encontr-la - ento ns no nos tornaremos propagandistas; ns seremos seres humanos criativos - no seres perfeitos, mas seres humanos criativos, o que amplamente diferente.

O verdadeiro revolucionrio
A verdade no para aqueles que so respeitveis, nem para aqueles que desejam autoexpanso, autopreenchimento. A verdade no para aqueles que esto buscando segurana, permanncia, pois a permanncia que eles buscam meramente o oposto da impermanncia. Estando presos na rede do tempo, eles buscam aquilo que permanente, mas a permanncia que eles buscam no a real, porque o que eles buscam o produto de seu pensamento. Portanto, um homem que deseja descobrir a realidade deve parar de buscar - o que no significa que ele deve se contentar com o que . Pelo contrrio, um homem que est decidido a descobrir a verdade deve ser interiormente um verdadeiro revolucionrio. Ele no pode pertencer a nenhuma classe, a nenhuma nao, a nenhum grupo ou ideologia, a nenhuma religio organizada; pois a verdade no est no templo nem na igreja, a verdade no para ser encontrada nas coisas feitas pela mo ou pela mente. A verdade s surge quando as coisas da mente e da mo so colocadas de lado, e este colocar de lado as coisas da mente e da mo no uma questo de tempo. A verdade vem para aquele que est livre do tempo, que no est usando o tempo como um meio de auto-expanso. Tempo significa a memria de ontem, a memria de sua famlia, de sua raa, de seu carter particular, da acumulao de sua experincia que caracteriza o "eu" e o "meu".

Ver a verdade no falso


Voc pode concordar superficialmente quando ouve dizer que o nacionalismo, com toda sua comoo e interesse revestido, conduz explorao e colocao do homem contra o homem; mas realmente libertar sua mente da mesquinhez do nacionalismo outro assunto. Ser livre, no apenas do nacionalismo, mas tambm de todas as concluses de religies organizadas e sistemas polticos, essencial se a mente quer ser jovem, nova, inocente, isto , estar num estado de revoluo; e somente uma tal mente pode criar um novo mundo - no os polticos, que esto mortos, no os sacerdotes, que esto presos em seus prprios sistemas religiosos. Assim, feliz ou infelizmente para voc, voc ouviu algo que verdadeiro; e se voc meramente o ouviu e no est ativamente perturbado de modo que sua mente comea a se libertar de todas as coisas que a esto tornando estreita e torcida, ento, a verdade que voc ouviu se tornar um veneno. Certamente a verdade se torna um veneno se ela ouvida e no atua na mente, como o infeccionar de uma ferida. Mas, descobrir por si prprio o que verdadeiro e o que falso, e ver a verdade no falso, deixar esta verdade operar e gerar sua prpria ao.

O DESCOBRIMENTO DO AMOR
Mas, a beleza pura no pode ser partilhada, porque vs no podeis possu-la, nem eu tambm. Ela no nenhum objeto de uso pessoal; no um artigo que vs ou eu possamos possuir e repartir com o outro. A beleza est simplesmente presente, como o poente, como a montanha, como o rolar do rio, como a quietude vespertina. Porque a beleza est presente, podeis olh-la e deleitarvos com ela; mas no podeis reparti-la com outra pessoa, que deve achar-se tambm num profundo estado de percebimento, ser igualmente sensvel, inteligente. Porque a beleza no pode ser partilhada, porm existe para ser admirada, para a fruirmos. Existe para regalo, deleite, de cada um de ns. Assim, quando empregarmos a palavra "compartilhar", ela geralmente que um possui e outro no possui, que eu tenho uma coisa e outro no a tem. Essa atitude, esse sentimento de diviso reflete a atitude hierrquica ante a vida: o comandante e o soldado raso; o Papa e o sacerdote comum; o Cardeal de vestes suntuosas e o simples monge, coberto de um pano preto; o homem que sabe e o homem que no sabe. essa atitude que cria a autoridade, a ambio, a luta, que causa infinitos sofrimentos e atribulaes.

5 Escutai com toda ateno, porque vamos tratar de algo que no pode ser repartido e, por conseguinte, no admite co-participao. Deveis compreender verdadeiramente esse mal terrvel - se posso usar tal palavra da diviso hierrquica da vida, em virtude da qual um sabe e outro no sabe. A verdade de modo nenhum pode ser dividida em "superior" e "inferior"; por conseguinte, no admite autoridade, no admite nenhuma atitude hierrquica. A diviso hierrquica da vida uma coisa venenosa, aterradora. Assim, o que nesta manh vamos fazer no compartilhar, porm, sim, investigar - vs e eu; vamos penetrar juntos numa coisa que desconhecemos. Peo-vos no fiqueis na expectativa do que eu v ensinar-vos alguma coisa, ou repetir convosco alguma coisa que no tendes; no espereis de minha parte o esclarecimento ou a liberdade. Ningum pode dar-vos liberdade, ningum pode reparti-la convosco. Mas, quase todos estamos habituados a essa atitude, segundo a qual uns do e outros recebem, atitude essa que cria uma diviso na vida e, por conseguinte, a autoridade com todos os males concomitantes. Em verdade, no existe seguidor e guia, no h instrutor nem discpulo; e essa uma coisa maravilhosa se ns mesmos a compreendemos. Nela h grande beleza, liberdade, o fim do sofrimento - porquanto significa que devemos trabalhar, investigar, penetrar, destruir tudo o que falso e, desse modo, descobrir diretamente. Do livro "O DESCOBRIMENTO DO AMOR", de Krishnamurti, Ed. Cultrix.

Cortando as razes da Mediocridade


sempre difcil manter-me simples e claro. O mundo adora o sucesso, quanto maior, melhor; quanto maior a audincia, maior o orador; os edifcios colossais, os carros, os avies, e as pessoas. A simplicidade se perdeu. As pessoas de sucesso no so as que esto construindo um mundo novo. Ser um revolucionrio real requer uma mudana completa de corao e mente, e to poucos querem se libertar. A pessoa corta as razes superficiais; mas para cortar as profundas razes que alimentam a mediocridade, o sucesso, preciso algo mais que palavras, mtodos, compulses. Parece que esses revolucionrios so poucos, mas eles so os construtores reais - o resto trabalha em vo. "Cartas a uma jovem amiga", pela editora Terra sem Caminho pgina 21

Quando h escuta
Ns estamos conversando como dois amigos, sentados em um bosque, na quietude, pssaros cantando, a luz atravessando a folhagem e salpicando o cho, um senso de apreciao da beleza, e quando voc escuta dessa maneira, o milagre acontece - quando voc escuta. como lanar sementes, e se a semente forte, cheia de vida, saudvel, e se o terreno est preparado adequadamente, ela inevitavelmente cresce. "Cartas a uma jovem amiga", pela editora Terra sem Caminho pgina 77

A compreenso de nossas nsias e desejos ocultos


Como estranho o desejo de se exibir, de ser algum! Invejar odiar, e a vaidade corrompe. Como difcil a simplicidade e a autenticidade! A autenticidade , em si, uma tarefa das mais rduas, ao passo que o desejo de se tornar algum oferece pouca dificuldade. muito mais fcil fingir ou representar (personalidade = mascara), mas extremamente complexo sermos aquilo que somos; e isso, porque estamos sempre mudando, nunca somos o mesmo (fluidez psicolgica = movimento do desejo = pensamento), e a cada instante revela uma nova faceta, uma nova dimenso e profundidade. No podemos ser todas estas coisas ao mesmo

6 tempo, pois cada instante trs consigo algo novo. Portanto, se formos inteligentes, abriremos mo da pretenso de sermos algum ou alguma coisa. Podemos estar certos que somos muito sensveis e eis um acidente ou um pensamento fugaz nos mostra o contrrio; ou, ento, podemos considerar-nos talentosos, cultos, e agudo sento esttico e dignos, mas, de repente, ao dobrarmos uma esquina, percebemos o quanto somos ambiciosos, invejosos, carentes, brutais e ansiosos. Somos tudo isso, de momento a momento, e, no entanto, desejamos a continuidade e a permanncia daquilo que nos traga lucro e prazer. E enquanto buscamos o lucro e o prazer todas as demais formas do nosso ego no cessam de exigir preenchimento. Tornamo-nos assim um campo de batalha onde a ambio, trazendo prazer e dor, sai vitoriosa, com sua inveja e medo. (...) Portanto extremamente difcil sermos o que somos; se estivermos despertos, sabemos o quanto isso e doloroso e verdadeiro. Ao percebermos este fato, entregamo-nos ao trabalho, a uma crena, a nossos fantsticos ideais e meditaes. Aquelas alturas, j esto velhos e prontos para morrer, se que ainda no morremos interiormente. Deixar tudo isso de lado, libertando-nos da contradio e do eterno sofrimento e renunciar a qualquer forma de preenchimento ou realizao pessoal, o que de mais natural e inteligente nos cumpre fazer. Mas, para que procedamos assim, para que deixemos de ser algum, preciso desvendar a nossa face oculta, exp-la sem medo, a fim de a compreendermos. A compreenso de nossas nsias e desejos ocultos vem da plena conscincia deles, o que tambm indispensvel perante a morte; desta forma, o puro ato de ver destri aquela estrutura psicolgica, libertando-nos do sofrimento e do desejo de ser algum. No ser algum no significa um estado interior negativo; o prprio ato de negarmos aquilo que somos uma atitude realmente positiva, e no uma reao, que em verdade inao; desta inao que se origina o sofrimento. Em tal negao reside a prpria liberdade. Desta ao positiva nasce incrvel energia; idias e pensamentos dissipam energia. Idia tempo ( ego, estrutura psicolgica), e viver no tempo viver na desintegrao e no sofrimento. Dirio de Krishnamurti Ed. Cultrix - Madrasta 27.11.61 pg. 165/166

O importante a destruio
O importante a destruio, no a mudana; esta apenas uma continuidade modificada do que foi. Todas as reformas sociais so meras reaes, uma continuidade modificada do que sempre existiu. Essa mudana no destri as razes do egocentrismo. A destruio no sentido em que empregamos a palavra, sem motivo; uma ao que no visa objetivos nem resultados. (pgina 10) ... A destruio essencial. No de edifcios e coisas, mas de todos os mecanismos de defesa psicolgica adotada pelo homem, dos seus deuses, de suas crenas, da dependncia de cunho religioso, das experincias, do conhecimento, etc. A criao s possvel quando tudo isso deixar de existir. Ela surge do estado de liberdade. Ningum pode ajudar-nos a destruir essas defesas; isso s possvel atravs do autoconhecimento. Reformas sociais ou econmicas acarretam mudanas superficiais de maior ou menor alcance, mas sempre dentro do limitado campo do pensamento. Para que ocorra a revoluo total, o crebro tem de renunciar sua intima e secreta estrutura de autoridade, de inveja, do medo, e assim por diante (que a mesma estrutura psicolgica da sociedade) (pgina 11). Dirio de Krishnamurti Ed. Cultrix - Madrasta 27.11.61

No se pode definir o sagrado


Uma pedra no templo, uma imagem na igreja, ou o smbolo, dada disso sagrado. Eles so santificados pelo homem, como objetos de adorao, nascida de seus intrincados anseios, temores e

7 aspiraes. Tal idolatria, porm, ainda se encontra no campo do pensamento; provm dele, mas no pensamento nada existe de novo ou santificado. O pensamento pode reunir um emaranhado de sistemas, dogmas, crenas, imagens e smbolos, porm suas projees so to sagradas quanto os projetos para construo de uma casa, ou o desenho de um novo avio. Tudo isso se acha na rea do pensar e nada existe de sagrado ou mstico nesta atividade. O pensamento matria e pode ser transformado em qualquer coisa bela ou feia. Existe, porm, o sagrado que no vem do pensamento, nem de um sentimento por ele reavivado. No reconhecvel pelo pensar, nem pode ser por ele utilizado ou concebido. A palavra ou o smbolo, no pode definir o sagrado. Ele incomunicvel. um fato.Um fato para se ver, mas o ato de ver no se processa atravs da palavra. Quando se interpreta um fato, ele deixa de ser um fato; torna-se algo inteiramente diferente. O "ver" da mais alta importncia. Encontra-se fora do tempo-espao, imediato e instantneo. E, o que se v sempre novo. No existe repetio nem processo gradual do tempo. O sagrado prescinde do adorador, do observador que sobre ele medita. Dirio de Krishnamurti Ed. Cultrix - Roma 28.06.61 pg. 15)

*** AUTOCONHECIMENTO
Em meio a tanta confuso e sofrimento, essencial encontrar um entendimento criativo de ns mesmos, pois sem ele nenhum relacionamento possvel. Somente atravs do pensar correto pode haver entendimento. Nem lderes, nem um novo conjunto de valores, nem um projeto pode produzir este entendimento criativo; somente atravs do nosso prprio esforo correto pode haver entendimento correto. Como possvel ento encontrar este entendimento essencial? De onde comearemos a descobrir o que real, o que verdadeiro, confuso e misria? No importante descobrirmos por ns mesmos como pensar corretamente sobre a guerra e a paz, sobre a condio econmica e social. sobre nosso relacionamento com os nossos companheiros? Certamente existe uma diferena entre o pensar correto e o pensamento correto e condicionado. Podemos ser capazes de produzir em ns mesmos pensamento correto imitativamente, mas tal pensamento no o pensar correto. O pensamento correto / condicionado no-criativo. Mas quando soubermos como pensar corretamente por ns mesmos - que ser vivo, dinmico - ento possvel produzir uma cultura nova e mais feliz. Gostaria de, durante estas palestras, desenvolver o que me parece ser o processo do pensar correto, para que cada um de ns seja realmente criativo - e no meramente fechado em uma srie de idias e preconceitos. Como vamos ento comear a descobrir por ns mesmos o que o pensar correto? Sem o pensar correto no possvel a felicidade. Sem o pensar correto, nossas aes, nosso comportamento, nossos afetos, no tm base. O pensar correto no para ser descoberto atravs dos livros, atravs do assistir a umas poucas palestras, ou por escutar meramente algumas idias de pessoas sobre o que o pensar correto. O pensar correto para ser descoberto por ns mesmos atravs de ns mesmos. O pensar correto vem com o autoconhecimento. Sem autoconhecimento no existe pensar correto. Sem conhecer-se a si mesmo, o que voc pensa e o que sente no pode ser verdadeiro. A raiz de todo entendimento encontra-se no entendimento de si mesmo. Se voc pode descobrir quais so as causas de seu pensamento-sentimento, e a partir desta descoberta, saber como pensar-sentir, ento existe o comeo do entendimento. Sem conhecer-se a si mesmo, a acumulao de idias, a aceitao de crenas e teorias no tm base. Sem conhecer-se a si mesmo, voc sempre ser pego na incerteza, dependendo do humor, das circunstncias. Sem entender-se a si mesmo completamente, voc no pode pensar corretamente. Com certeza isto bvio. Se eu no sei quais so os meus motivos, minhas intenes, meu "background" (fundo), meus pensamentos-sentimentos particulares, como que posso concordar ou discordar de outra pessoa? Como posso avaliar ou estabelecer minha relao com outra pessoa? Como posso descobrir qualquer coisa da vida se no

8 conheo a mim mesmo? E conhecer a mim mesmo uma tarefa enorme, que requer observao constante, uma vigilncia meditativa. Esta nossa primeira tarefa, mesmo antes do problema da guerra e da paz, dos conflitos econmicos e sociais, da morte e da imortalidade. Estas questes vo surgir, elas ho de surgir, mas na descoberta de ns mesmos, no entendimento de ns mesmos, estas questes sero respondidas corretamente. Assim, aqueles que so realmente srios nestas questes devem comear por eles mesmos, a fim de entender o mundo do qual so uma parte. Sem entender-se a si mesmo voc no pode entender o todo. O autoconhecimento o comeo da sabedoria. cultivado pela busca individual de si mesmo. No estou colocando o indivduo em oposio massa (ao coletivo). Eles no so antteses. Voc, o indivduo, a massa, o resultado da massa. Se entrar dentro disto profundamente, voc ir descobrir por si mesmo. que voc tanto o coletivo quanto o individual. como um crrego que est constantemente fluindo, deixando pequenos redemoinhos, e a estes redemoinhos chamamos de individualidade, mas eles so o resultado desse constante fluxo de gua. Seus pensamentos-sentimentos, aquelas atividades mentais-emocionais, no so o resultado do passado, do que chamamos a multiplicidade? Voc no tem pensamentos-sentimentos similares aos do seu vizinho? Assim, quando falo de indivduo, no o estou colocando em oposio massa, ao coletivo. Ao contrrio, quero remover este antagonismo. Este antagonismo que coloca em oposio a massa e voc, indivduo, cria confuso e conflito, crueldade e misria. Mas se pudermos entender como o indivduo, voc, parte do todo, no apenas misticamente, mas realmente, ento nos libertaremos de modo feliz e espontneo, da maior parte do desejo de competir, de ter sucesso, de iludir, de oprimir, de ser cruel, ou de se tomar um seguidor ou um lder. Ento veremos o problema da existncia de modo diferente. E importante entender isto profundamente. Enquanto nos virmos como indivduos, separados do todo, competindo, obstruindo, em oposio, sacrificando o coletivo pelo particular, ou sacrificando o particular pelo coletivo, todos aqueles problemas que surgem deste conflitante antagonismo no tero soluo feliz e duradoura, pois so o resultado do pensar-sentir incorreto. Agora, quando falo sobre o indivduo, no o estou colocando em oposio massa. O que eu sou? Sou um resultado - sou o resultado do passado, de inmeras camadas do passado, de uma srie de causas-efeitos. E como posso estar em oposio ao todo, ao passado, quando sou o resultado daquilo tudo? Se eu, que sou a massa (o coletivo), se no entender a mim mesmo, no apenas entender o que est fora da minha pele, objetivamente, mas subjetivamente, dentro da pele, como posso entender outra pessoa, o mundo? Entender a si mesmo requer desapego amvel e tolerante. Se voc no entender a si mesmo, no entender nada mais. Pode ter grandes ideais, crenas e frmulas, mas elas no tero realidade. Sero enganos. Assim, voc deve conhecer-se a si mesmo para entender o presente - e atravs do presente, o passado. Do presente conhecido, as camadas escondidas do passado so descobertas, e esta descoberta libertadora e criativa. O autoconhecimento requer um estudo objetivo, amvel, desapaixonado de ns prprios ns prprios sendo o organismo como um todo, nosso corpo, nossos sentimentos, nossos pensamentos. Eles no esto separados, mas interligados. somente quando entendemos o organismo como um todo que podemos ir alm e podemos descobrir coisas mais adiante, maiores, mais vastas. Mas sem este entendimento primrio, sem colocar o alicerce correto para o pensar correto, no podemos prosseguir para alturas maiores. Torna-se essencial produzir em cada um de ns a capacidade de descobrir o que verdadeiro, pois o que descoberto libertador, criativo. Pois o que descoberto verdadeiro. Ou seja, se meramente nos conformarmos a um padro do que deveramos ser, ou cedermos a um anseio, produziremos certos resultados conflitantes, confusos. Mas no processo do nosso estudo de ns mesmos, estamos numa viagem de autodescoberta, o que traz alegria. Existe uma certeza no pensar-sentir negativo em vez do pensar-sentir positivo. De uma maneira positiva supomos o que somos, ou cultivamos positivamente nossas idias em relao a outras pessoas, ou em relao a nossas prprias formulaes.

9 E, portanto, dependemos de autoridade, de circunstncias, esperando com isto estabelecer uma srie de idias e aes positivas. Ao passo que se voc examina, ver que existe concordncia na negao; existe certeza no pensar negativo, que a mais alta forma de pensar. Quando voc descobrir a negao verdadeira e a concordncia na negao, ento poder construir mais adiante no positivo. A descoberta que reside no autoconhecimento rdua, pois o comeo e o fim esto em ns. Buscar felicidade, amor, esperana fora de ns, leva-nos iluso, ao sofrimento; encontrar felicidade, paz, alegria dentro (de ns) requer autoconhecimento. Somos escravos das presses imediatas e exigncias do mundo, e somos desviados por tudo isso e dissipamos nossas energias em tudo isso, e assim temos pouco tempo para estudar a ns mesmos. Estarmos profundamente cientes de nossos motivos, de nossos desejos de alcanar, de vir-a-ser, exige constante ateno interna. Sem o entendimento de ns mesmos, mecanismos superficiais de reforma social e econmica, mesmo que necessrios e benficos, no iro produzir unidade no mundo, mas somente maior confuso e misria. Muitos de ns pensamos que a reforma econmica de uma ou outra forma vai trazer paz ao mundo; ou que a reforma social, ou uma religio especializada conquistando todas as outras vai trazer felicidade ao homem. Acredito que haja algo como oitocentas ou mais seitas religiosas neste pas, cada uma competindo, fazendo proselitismo. Vocs pensam que uma religio competitiva vai trazer paz, unidade e felicidade humanidade? Pensam que qualquer religio especializada seja o Hindusmo, o Budismo ou o Cristianismo, vai trazer paz? Ou devemos colocar de lado todas as religies especializadas e descobrir a realidade por ns mesmos? Quando vemos o mundo explodido por bombas e sentimos os horrores que esto acontecendo nele; quando o mundo est fragmentado por religies, nacionalidades, raas e ideologias separadas, qual a resposta a tudo isso? No podemos apenas continuar vivendo uma vida curta e morrendo - e esperar que algum bem, advenha disso. Ns no podemos deixar isso para os outros trazer felicidade e paz humanidade, pois a humanidade ns mesmos, cada um de ns. Aonde se encontra a soluo, seno em ns mesmos? Descobrir a resposta real requer profundo pensamento-sentimento e poucos de ns esto dispostos a resolver essa misria. Se cada um de ns considerar esse problema como jorrando de dentro - e no ser meramente conduzido nessa confuso e misria pavorosa, ento iremos encontrar uma resposta simples e direta. No estudo e, assim, no entendimento de ns mesmos, vir claridade e ordem. E s pode haver claridade no autoconhecimento, que nutre o pensar correto. O pensar correto vem antes da ao correta. Se nos tornarmos conscientes de ns mesmos e assim cultivarmos o autoconhecimento de onde jorra o pensar correto, ento criaremos um espelho em ns que refletir, sem distores, todos os nossos pensamentos-sentimentos. Estar assim autoconscientes extremamente difcil, j que nossas mente esto acostumadas a divagar e a estar distradas. Suas divagaes, suas distores so de seu prprio interesse, suas prprias criaes. No entendimento disto - e no meramente colocando isto de lado - vem o autoconhecimento e o pensar correto. apenas por incluso e no por excluso, no por aprovao ou condenao ou comparao, que vem o entendimento. Palestra de Krishnamurti realizada em Ojai, Califrnia, EUA, 1944. Trad. de Rachel Fernandes ***

UMA DIMENSO DIFERENTE


Temos estado a falar sobre o caos no mundo, a extrema violncia, a confuso, no s exterior mas tambm interiormente. A violncia resultado do medo, mas j tratamos da questo do medo. Penso que devamos agora tratar de algo que poder ser um pouco estranho para a maioria de vs, mas que ter de ser considerado, e no meramente rejeitado, afirmando-se que uma iluso, uma fantasia, ou outra coisa qualquer.

10 Atravs da Histria, o homem -- vendo que a sua existncia muito curta, cheia de acidentes, dor, morte inevitvel -- sempre formulou uma idia a que chamou Deus. Percebeu, como ns agora, que a vida transitria e quis experienciar algo que fosse imenso, supremo; algo no elaborado pela mente ou pela emoo. Quis penetrar num mundo completamente diferente, que transcendesse este mundo, -- que estivesse para alm de toda a infelicidade e aflio. E esperava encontrar esse mundo transcendente atravs da busca. Devemos investigar este assunto de haver, ou no, uma Realidade -- no importa o nome que se lhe possa dar -- que seja uma dimenso inteiramente diferente. Para penetrarmos na sua profundidade, temos naturalmente de perceber que no chega s uma simples compreenso ao nvel verbal -- porque a descrio nunca o descrito, a palavra nunca a coisa. Poderemos ns entrar no mistrio -- se que um mistrio isso a que o homem tem tentado chegar, invocando-o, agarrandose a isso, adorando-o, devotando-se a ele? Sendo a vida aquilo que -- muito superficial, vazia, tortuosa, sem grande sentido -- tenta-se inventar um significado, dar-lhe um sentido. Se se tem uma certa habilidade mental, o significado e o sentido dessa inveno tornam-se bastante complicados. E ao no encontrarmos a beleza, o amor, ou o sentido da imensidade, isso pode tornar-nos cpticos, descrentes de tudo. claro que absurdo e ilusrio, sem significado, inventar uma ideologia, uma frmula, afirmar que h Deus ou que no h, quando a vida no tem qualquer significado -- o que verdade, vivendo ns como vivemos. Assim, no vamos ns agora inventar-lhe um sentido. Era bom que pudssemos fazer esta pesquisa juntos e descobrirmos, por ns prprios, se h, ou no, uma Realidade que no seja uma mera inveno intelectual ou emocional, uma fuga. O ser humano, atravs da Histria, tem afirmado que h uma Realidade para a qual temos que nos preparar, pela qual temos de fazer certas coisas (disciplinarmo-nos, resistir a qualquer forma de tentao, autocontrolar-nos, controlar o sexo, ajustarmo-nos a determinado padro estabelecido pela autoridade religiosa, pelos santos, etc.); ou devemos rejeitar o mundo, afastando-nos para um mosteiro ou para alguma gruta onde possamos meditar, isolando-nos, para estarmos sozinhos e no termos, assim, tentaes. V-se, naturalmente, o absurdo de uma tal luta, e que no temos possibilidade de fugir do mundo, daquilo que , do sofrimento, da loucura, e de tudo o que o homem tem descoberto no campo cientfico. Obviamente que temos de pr de lado todas as teologias e crenas. Se assim procedermos, ento deixa de haver qualquer forma de medo. Sabendo que a moralidade social no moral mas imoral, percebemos que temos de ser extraordinariamente morais porque, afinal, moralidade apenas criar ordem, tanto dentro como fora de cada um de ns; mas esta moralidade deve estar na ao, no sendo uma moralidade meramente baseada em idias ou conceitos, mas termos uma conduta verdadeiramente moral. Ser possvel disciplinarmo-nos sem represso, sem controle, sem fugas? A raiz da palavra "disciplina" "aprender", e no conformarmo-nos nem tornarmo-nos discpulos de algum; no imitar ou reprimir, mas aprender. O prprio ato de aprender exige disciplina uma disciplina que no imposta nem acomodao a qualquer ideologia, nem a dura austeridade do monge. Contudo, sem uma profunda austeridade, a nossa conduta na vida diria apenas leva desordem. Podemos ver como essencial ter completa ordem dentro de ns, tal como a ordem matemtica, que no relativa, que no comparativa, nem resulta da influncia do meio. Tem de se estabelecer uma conduta correta, para que a mente esteja em completa ordem. Uma mente torturada, frustrada, moldada pelo que a rodeia, que se conforma moral social estabelecida , em si prpria, confusa; e uma mente confusa no pode descobrir o que a Verdade. Para a mente descobrir esse estranho mistrio -- se tal coisa existe - - ela precisa de construir as bases de uma conduta moral, o que no tem nada a ver com a moralidade social, uma conduta sem medos e, portanto, livre. S ento -- depois de lanada esta base profunda -- a mente poder prosseguir no sentido de descobrir o que meditao, essa qualidade de silncio, de observao, no qual o "observador" no existe. Se esta base de conduta correta no est presente na existncia de cada um, na sua ao, ento a meditao tem muito pouco significado.

11 No Oriente h muitas escolas, muitos sistemas e mtodos de meditao - - incluindo o Zen e o Yoga -- e que foram trazidos para o Ocidente. Temos de compreender muito claramente esta idia de que atravs de um mtodo, de um sistema, ou do ajustamento a certo padro ou tradio, a mente capaz de descobrir essa Realidade. Podemos ver como isso absurdo, seja importado do Oriente ou inventado aqui no Ocidente. Mtodo implica conformismo, repetio; sugere que algum alcanou uma certa "iluminao", que manda: "Faz isto, no faas aquilo". E ns, que estamos ansiosos por atingir essa Realidade, seguimos, conformamo-nos, obedecemos, praticamos aquilo que nos disseram, dia aps dia, como se fssemos mquinas. Uma mente embotada e insensvel, que no muito inteligente, capaz de praticar um mtodo tempo sem fim; vai-se tornando cada vez mais insensvel, estupidificada. Ter a sua prpria "experincia" dentro dos limites do seu prprio condicionamento. Alguns de vs talvez tenham estado no Oriente e ali estudado meditao. Existe toda uma tradio por detrs disso. Na ndia, e por todo a sia, essa tradio "explodiu" nos tempos mais antigos. Ainda hoje, ela prende a ateno. Livros sem fim tm sido escritos sobre ela. Mas qualquer forma de tradio -- trazida do passado --, que utilizada para se saber se existe uma Grande Realidade, obviamente um esforo perdido. A mente tem de estar liberta de toda a espcie de tradio e preceitos espirituais; caso contrrio, ficamos completamente privados de verdadeira inteligncia. Ento, o que meditao, se ela no uma meditao tradicional? -- e ela no pode ser tradicional, ningum no-la pode ensinar; no podemos seguir um determinado caminho e dizer: "Ao longo deste caminho, ficarei a saber o que meditao". Todo o sentido da meditao reside na mente que se torna completamente quieta; quieta, no apenas no nvel consciente, mas tambm nos nveis mais profundos, secretos e escondidos da conscincia; to completamente quieta que o pensamento fica silencioso e no anda a vaguear por todo o lado. Um dos ensinamentos da tradio relativa meditao, a abordagem tradicional de que estamos a falar, diz que o pensamento deve ser controlado; mas isso tem que ser totalmente posto de lado, observando tudo isso de muito perto, objetivamente e de modo no emocional. A tradio diz que temos de ter um guru, um instrutor, para nos ajudar a meditar, que nos diga o que temos de fazer. O Ocidente tem a sua prpria forma de tradio, -- prece, contemplao e confisso. Mas em todo o princpio de que algum sabe e ns no sabemos, e que esse que sabe nos vai ensinar, nos vai dar a iluminao, nisso est implcita a autoridade, o mestre, o guru, o salvador, o Filho de Deus, etc. Eles sabem, e ns no; dizem: "Segue este mtodo, este sistema, pratica-o todos os dias, e eventualmente chegars "l" -- se tivermos sorte. Isto quer dizer, que estamos em luta conosco prprios durante todo o dia, tentando conformarmo-nos a um padro, a um sistema, tentando reprimir os nossos desejos, apetites, invejas, cimes, ambies. E assim surge o conflito entre aquilo que somos e o que "deveramos ser" de acordo com o sistema; isto significa que h esforo; e a mente que est fazendo esforos nunca poder estar quieta; atravs do esforo a mente nunca pode tornar-se completamente tranqila. A tradio tambm diz que devemos concentrar-nos, para controlarmos o pensamento. Concentrar-se meramente resistir, construir um muro volta de si mesmo, para proteger uma focagem sobre uma idia, um princpio, uma imagem, ou o que quer que seja, excluindo tudo o mais. A tradio afirma que temos de passar por isso, para encontrarmos aquilo que desejamos. Ela tambm diz que no se deve ter relaes sexuais, que no devemos olhar para este mundo, tal como todos os santos, mais ou menos neurticos, sempre aconselharam. E quando compreendemos (no meramente ao nvel verbal e intelectual, mas de fato) o que est envolvido em tudo isso -- e s podemos compreend-lo se no estivermos apegados a isso, e pudermos olh-lo objetivamente -ento, abandonamo-lo completamente. E precisamos de faz-lo porque, ento, a mente, no prprio ato de abandonar, se torna livre e, portanto, inteligente, atenta, no susceptvel de se deixar prender em iluses. Para meditar, no sentido mais profundo da palavra, temos de ser ntegros, morais. No se trata da moralidade de um padro, de uma prtica, ou da ordem social, mas sim da moralidade que brota naturalmente, inevitavelmente, suavemente, quando comeamos a compreender-nos a ns prprios, quando estamos atentos aos nossos pensamentos e sentimentos, s nossas atividades, desejos, ambies, etc. -- atentos sem qualquer escolha, observando apenas.

12 Dessa observao nasce a ao reta, que no tem nada a ver com conformismo ou com uma ao de acordo com um ideal. Ento, quando isso existe profundamente em ns, com a sua beleza e austeridade na qual no h nenhuma rigidez -- rigidez s existe quando h esforo -- quando tivermos observado todos os sistemas, todos os mtodos, todas as promessas e olhado para eles objetivamente, sem gostar ou no- gostar, ento podemos recusar tudo isso completamente, para que a mente fique liberta do passado; ento podemos prosseguir na descoberta do que meditao. Se no tivermos construdo, de fato, os alicerces, podemos entreter-nos com a meditao, mas isso no tem qualquer significado -- como aquelas pessoas que vo para o Oriente procura de um instrutor que lhes diga como devem sentar-se, como respirar, o que fazer, etc., e que regressam e escrevem um livro, o que tudo uma pura insensatez. Cada um tem de ser mestre e discpulo de si prprio -- no h nenhuma autoridade, h apenas compreenso. A compreenso s possvel quando h observao sem um centro, o observador. J alguma vez observastes, olhastes bem, procurando descobrir o que compreender? Compreender no um processo intelectual, no uma intuio ou um sentir. S se pode dizer "compreendo muito claramente" quando h uma observao nascida de um silncio total -- s ento h verdadeira compreenso. Quando afirmamos: "Compreendo isto ou aquilo", queremos dizer que a mente escuta, em silncio, sem concordar ou discordar; nesse estado escuta-se de uma forma completa -- e s ento h compreenso, e essa compreenso ao interior. No h compreender primeiro e s depois ao; algo simultneo, um s movimento. Assim, meditao esta palavra est pesadamente carregada de tradio -- levar, sem esforo, sem qualquer forma de compulso, a mente, incluindo o crebro, sua mais alta capacidade, que inteligncia, que ser extremamente sensvel. O crebro fica silencioso; esse repositrio do passado, que evoluiu durante milhares de anos e que est incessantemente ativo -- esse crebro fica tranqilo. Ser mesmo possvel para o crebro, que est continuamente em reao, respondendo ao mais pequeno estmulo, de acordo com o seu condicionamento, ficar tranqilo? Os tradicionalistas dizem que ele pode ser aquietado, atravs de uma respirao adequada e praticando "vigilncia". Mas, de novo, isto levanta a questo: "Quem a entidade que controla, que pratica, que molda o crebro?" No ser o pensamento, que diz, "Eu sou o observador e vou controlar o crebro, parar o pensamento"? O pensamento cria o pensador. Ser possvel o crebro estar completamente quieto? Faz parte da meditao descobrir isso, em vez de sermos ensinados; ningum nos pode dizer como faz-lo. O nosso crebro -- que est to pesadamente condicionado pela cultura, por toda a espcie de experincias, que resultado de uma longa evoluo -- poder ele estar tranqilo? -- porque sem isso, seja o que for que ele veja ou experiencie ser distorcido, ser traduzido de acordo com o seu condicionamento. Que parte tem o sono na meditao, na vida? uma questo muito interessante; se investigarmos ns prprios, faremos grandes descobertas. Como dissemos no outro dia, os sonhos so desnecessrios. A mente, o crebro, precisam de estar completamente despertos durante o dia -atentos ao que se est a passar tanto dentro como fora de ns, sensveis s reaes interiores, ao que se passa no exterior, com as suas tenses que provocam reaes, atentos aos sinais do inconsciente -e, no fim do dia, o crebro precisa de considerar tudo isso. Se assim fizermos quando estivermos a dormir, estaremos a aprender numa dimenso totalmente diferente; e isso faz parte da meditao.Se assim no procedermos no fim do dia, o crebro ter de trabalhar durante a noite, quando estivermos a dormir, para trazer ordem a si prprio -- o que bvio. H a construo das bases da conduta, cuja ao amor. H o abandonar de todas as tradies, para que a mente fique inteiramente livre e o crebro completamente quieto. Se fizermos isso, veremos que o crebro capaz de aquietar-se, no atravs de qualquer truque ou droga, mas sim por meio dessa ativa e tambm passiva ateno que tivermos durante o dia. E se, no fim do dia, examinarmos cuidadosamente o que aconteceu e assim criarmos ordem, ento, durante o sono, o crebro est em silncio, aprendendo, com um movimento diferente. Assim, todo o corpo, o crebro, a mente esto calmos, sem qualquer forma de distoro. E se h, de fato, uma Realidade, s ento a mente capaz de a receber. Essa Imensidade, esse Inominvel, esse Transcendente -- se que existe -- no pode ser convidado. E s uma mente assim poder ver a falsidade ou a verdade dessa Realidade.

13 Podemos perguntar: "Que tem tudo isto a ver com a nossa vida? Tenho de viver todos os dias, ir para o escritrio, lavar pratos, viajar num autocarro barulhento e a abarrotar de pessoas -- o que tem a meditao a ver com tudo isto?" Mas, meditao e, afinal, compreender a vida, a vida de todos os dias, com toda a sua complexidade, aflio, sofrimento, solido, desespero, medo, inveja, vontade de se ser famoso, de ter sucesso -- compreender tudo isto meditao. Sem essa compreenso, a mera tentativa de um encontro com o mistrio totalmente infrutfero, sem valor. como uma vida e uma mente em desordem, a tentar chegar ordem matemtica. A meditao tem tudo a ver com a vida; no um mergulho num qualquer estado emocional e "exttico". H um xtase que no prazer e que acontece apenas quando em ns prprios h essa ordem matemtica, que total. A meditao uma maneira de viver, todos os dias -- s ento aquilo que imperecvel, que no tem tempo, poder surgir. Interlocutor: Quem esse observador que est consciente das suas prprias reaes? Que energia usada? Krishnamurti: Ser que j olhamos para alguma coisa sem reao? Ser que j olhamos uma rvore, um rosto de mulher, uma montanha, uma nuvem, ou a luz sobre a gua, s observando, sem traduzir isso em "gosto" ou "no gosto", em prazer ou dor -- observando apenas? Numa tal observao, quando se est mesmo atento, h algum observador? Fazei isso, no me pergunteis -- se o fizerdes, descobrireis. Observai as reaes, sem as julgar, sem as avaliar ou distorcer, estando completamente atentos a todas as reaes. Nessa ateno, vereis que no h nenhum observador, nem pensador, nem experienciador. Agora a segunda questo: para mudarmos alguma coisa em ns, para provocarmos uma transformao, uma revoluo na psique, que energia precisa? Como se tem essa energia? Habitualmente, temos energia mas em tenso, em contradio, em conflito; h energia no confronto entre dois desejos, entre o que tenho de fazer e o que "deveria" fazer -- tudo isto consome muita energia. Mas se no houver contradio de qualquer espcie, ento teremos energia em abundncia. Olhemos a nossa prpria vida, olhemos, de fato, para ela: ela contraditria; queremos ser pacficos, mas odiamos algum; queremos amar, mas somos ambiciosos. Esta contradio cria conflito, luta; esta luta um desperdcio de energia. Se no h qualquer contradio, temos imensa energia para nos transformarmos. Perguntamos: "Ser possvel no haver contradio entre "observador" e "observado", entre o "experienciador" e a "experincia", entre amor e dio? Ser possvel viver sem estas dualidades?" possvel quando h apenas o fato, e nada mais -- o fato de que se odeia, de que se violento, e no o seu oposto, como idia. Quando temos medo, desenvolvemos o oposto, a coragem, que resistncia, contradio, esforo e tenso. Mas quando percebemos completamente o que o medo e no fugimos para o oposto, quando damos a nossa completa ateno ao medo, ento no h apenas a sua cessao, psicologicamente, mas tambm temos a energia que precisa para o enfrentar. Os tradicionalistas dizem: "Devemos ter esta energia, portanto, no tenhamos atividade sexual, no sejamos mundanos, concentremo-nos, pensemos em Deus, fujamos do mundo, no nos deixemos tentar" tudo para se ter esta energia. Mas cada um de ns continua a ser uma criatura humana, com apetites, ardendo com desejos sexuais, tendo necessidades biolgicas, querendo passar por isso, controlando, forando, e tudo o mais -- portanto, dissipando energia. Mas se convivermos com o fato e nada mais; se somos colricos, compreendamos isso e no pensemos em "como no sermos colricos", investiguemos o fato, estejamos com ele, convivamos com ele, dando-lhe total ateno -- veremos, ento, que temos energia em grande quantidade. esta energia que mantm a mente lcida e o corao aberto, havendo, assim, abundncia de amor -- em vez de idias ou de sentimentalismo. I.: O que quer dizer com xtase, pode descrev-lo? Disse que xtase no prazer; amor no prazer? K.: Que xtase? Quando olhamos uma nuvem, a luz que a ilumina, h beleza. Beleza paixo. Para se reparar na beleza de uma nuvem ou na beleza da luz numa rvore, tem de haver paixo, intensidade. Nesta intensidade, nesta paixo, no h qualquer sentimento de gostar ou no gostar. O xtase no pessoal; no teu nem meu, assim como o amor. Quando h prazer, ou teu

14 ou meu. A mente meditativa tem o seu prprio xtase -- que no pode ser descrito, nem ser posto em palavras. I.: Est a dizer que no h bom nem mau, que todas as reaes so boas -- isso? K.: Eu no disse isso. Disse: "Observemos as nossas reaes, no lhes chamemos boas ou ms". Quando dizemos que so boas ou ms, estamos a criar contradio. Cada um de vs j alguma vez olhou realmente a sua mulher -- desculpai a minha insistncia -- sem a imagem que dela tem, a imagem que foi construindo durante trinta ou mais anos? Cada um tem uma imagem um do outro; so estas imagens que esto em relao, e no as pessoas. Estas imagens formam-se quando no se est atento ao relacionamento -- a desateno que cria imagens. Poder cada um de vs olhar a sua mulher sem condenar, sem julgar, sem dizer que ela est certa ou errada, somente observar, sem a intromisso de preconceitos? Ento, vereis que h uma ao de natureza completamente diferente, que nasce dessa observao. Krishnamurti - Paris, Abril 24, 1969 ***

A COMPREENSO DOS PROBLEMAS


Estamos interessados nos problemas humanos e no em filosofias e crenas. Preocupa-nos o sofrimento do homem, sofrimento que atinge a maior parte de ns, a ansiedade, o medo, a esperana e o desespero e a enorme desordem que existe por todo o mundo. Tudo isto nos diz respeito como seres humanos porque, como tal, somos responsveis por este caos colossal do mundo, somos responsveis pela desordem, pelos tumultos, pela guerra. Como seres humanos a viver neste mundo em diferentes pases e sociedades, somos realmente responsveis por tudo o que se est a passar. Penso que no compreendemos como esta responsabilidade sria. Alguns de ns podem senti-la e ento querem fazer alguma coisa, juntar-se a um grupo particular ou a uma seita ou crena determinada e dedicar as suas vidas a essa ideologia, a essa ao particular. Mas isso no resolve o problema, nem anula a nossa responsabilidade. Temos portanto de preocupar-nos primeiro com a compreenso de qual o problema e no com o que fazer; isso vem depois. Geralmente queremos fazer alguma coisa, vincular-nos a uma determinada corrente de ao, e infelizmente isso conduz a um caos maior, a maior confuso e maior desumanidade. Penso que temos de olhar para o problema como um todo e no para um dos seus aspectos particulares, no para um dos deus fragmentos, para todo o problema do viver, o que implica o emprego, a famlia, o amor, o sexo, o conflito, a ambio, a compreenso do que a morte; e tambm se existe algo chamado Deus, Verdade, ou qualquer outro nome que se lhe d. Temos de compreender a totalidade desta questo. Vai ser essa a nossa dificuldade porque estamos muito acostumados a agir e a reagir perante um problema determinado e no a compreender que todos os problemas humanos esto interligados. Assim, provocar uma completa revoluo psicolgica parece muito mais importante do que uma revoluo de carter econmico ou social derrubar um determinado sistema, quer neste pas, quer na Frana ou na ndia - porque os problemas so muito mais vastos, muito mais profundos do que meramente tornar-se um ativista, ligar-se a um grupo particular, ou recolher-se a um mosteiro para meditar, para aprender Zen ou Yoga. Antes de fazerem perguntas, vamos primeiro olhar o problema. No se trata de um assunto que se vem ouvir durante uma hora e depois se esquece. Vamos ocupar-nos de problemas humanos. Vs e eu teremos de trabalhar intensamente esta tarde. No estais aqui meramente para colher algumas idias com que podeis estar ou no de acordo, nem para tentardes saber o que o orador tem para dizer. Vereis que ele tem muito pouco para dizer, porque o que vamos fazer todos examinar os problemas, sem chegar a juzos definitivos, mas compreendendo esses problemas; e esse mesmo compreender produzir a sua ao prpria. Assim, se me permitem sugeri-lo, ouam atentamente, sem concordar nem discordar, sem tirar nenhuma concluso. Ouam sem pr-juzos, sem idias preconcebidas, porque durante sculos temos jogado dessa maneira, com palavras, com idias, com ideologias, e tudo isso no levou a lado

15 nenhum - ainda sofremos, ainda estamos em plena confuso, ainda andamos procura de uma felicidade que no seja prazer. Como dissemos, vamos considerar o problema do viver na sua totalidade e no apenas uma parte dele. Portanto, vejamos em que consistem os nossos problemas, em vez de como resolv-los, ou o que fazer a seu respeito, porque no momento em que compreendemos o problema, essa mesma compreenso traz consigo a sua ao prpria; penso que muito importante tomar conscincia disto. Geralmente olhamos para os problemas com uma concluso, com uma suposio; no estamos livres para ver, para observar o que realmente . Quando estamos livres para olhar, para investigar em que consiste o problema, ento, desse observar, desse explorar, vem a compreenso. E essa mesma compreenso ao, e no uma concluso levando ao. Vamos examinar isso e talvez nos compreendamos uns aos outros medida que formos avanando. Como sabemos, onde quer que se v por esse mundo, os seres humanos so mais ou menos semelhantes. Os costumes, os comportamentos e padres exteriores de ao podem ser diferentes, mas psicologicamente, interiormente, os seus problemas so os mesmos. Por todo o mundo o homem est confuso, esta a primeira coisa que se observa. Incerto, inseguro, anda s apalpadelas, a perguntar, a procurar, em busca de uma sada deste caos. Assim, dirige-se aos yoguis, aos filsofos, aos mestres, aos gurus; em toda a parte procura uma resposta e provavelmente por isso que a maior parte de vs est aqui, porque queremos encontrar uma sada para esta armadilha em que nos vemos prisioneiros, sem perceber que, como seres humanos, somos ns que a fazemos - obra nossa e de mais ningum. A sociedade em que vivemos o resultado do nosso estado psicolgico. A sociedade ns prprios este mundo no diferente de ns. Assim como somos assim fazemos o mundo, porque estamos confusos, porque somos ambiciosos, vidos, procura de poder, de posio, de prestgio. Somos agressivos, desumanos, competitivos, e damos origem a uma sociedade igualmente desumana, competitiva e violenta. Parece-me pois que a nossa responsabilidade primeiro compreender-nos a ns prprios, porque ns somos o mundo. No se trata de um ponto de vista egocntrico, limitado, como se h-de ver, quando comearmos a examinar estas questes. Quando observamos o mundo atual nossa volta e em ns mesmos, que problema que vemos? Ser um problema econmico, racial, brancos e negros uns contra os outros, tal como os comunistas e os capitalistas, uma religio em oposio a outra religio - esse o problema? Ou ele muito mais vasto, muito mais profundo, um problema psicolgico? Com certeza no se trata meramente de uma questo exterior, mas mais de um problema interior. Como dissemos, o homem por natureza agressivo, violento, competitivo, dominador; podeis ver isso em vs mesmos, se vos observardes. E, se me permitido sugeri-lo, o que vamos considerar juntos no ser uma srie de idias que uma pessoa se dispe a ouvir. O que o orador tem para dizer um fato psicolgico que podeis observar em vs prprios. Assim, se quiserdes, utilizai o orador para vos observardes a vs mesmos. Utilizai-o como um espelho em que vos vedes sem distoro nenhuma, aprendendo desse modo o que realmente sois. muito importante aprender acerca de ns prprios, no segundo algum especialista, mas aprender por uma verdadeira observao de ns mesmos. E descobriremos, assim, que somos o mundo: os dios, o nacionalismo, o sectarismo religioso, o homem que cr em certas coisas e descr de outras, o homem que tem medo, e assim por diante. Pela observao do problema aprenderemos acerca de ns prprios. Que problema ento esse com que se confronta cada um de ns? Ser um problema separado, particular, um problema econmico ou racial, o problema de alguma neurose ou de algum medo especfico, o de crer ou no crer em Deus ou o de pertencer a uma determinada seita - religiosa, poltica ou qualquer outra? Ser que olhamos o problema da vida como um todo, ou selecionamos uma determinada questo e a ela dedicamos toda a nossa existncia, toda a nossa energia e pensamento? Consideraremos ns a vida como um todo? A vida inclui os nossos condicionamentos, produzidos pelas presses econmicas, pelas crenas e dogmas religiosos, pelas divises nacionais, pelos preconceitos de raa, etc. A vida esta ansiedade, este medo, esta incerteza, esta tortura, este esforo penoso. A vida inclui tambm o amor, o prazer, o sexo, a morte, e a pergunta que sem cessar o homem tem feito: Haver uma outra Realidade, alguma coisa "para alm dos montes", algo que seja possvel encontrar atravs da meditao? Desde sempre o homem tem feito esta pergunta e no podemos meramente p-la de lado, considerando-a sem validade, s porque apenas estamos interessados em viver o dia-a-dia; queremos saber se h algo eterno, uma Realidade

16 intemporal. Tudo isto constitui o problema. No existe um problema particular. Quando se observa, v-se que todos os problemas esto relacionados entre si. Se se compreende completamente um problema, compreendem-se ento todos os problemas. Como seres humanos a olhar para este mapa da vida, vemos que um dos maiores problemas o medo. No um medo particular, mas o medo: medo de viver, medo de morrer, medo de no ser capaz de conseguir, medo de fracassar, medo de ser dominado, reprimido, medo da insegurana, da morte, da solido, medo de no ser amado. Onde h medo, h agresso. Quando a pessoa tem medo torna-se ativa, no apenas para fugir do medo, mas porque o medo produz uma atividade agressiva. Podeis observar isso em vs mesmos, se estiverdes interessados. O medo um dos maiores problemas da vida. Como poderemos resolv-lo? Poder o homem ficar para sempre livre do medo, no s a nvel consciente, mas tambm nos nveis ocultos, secretos, da mente? Poder esse medo ser resolvido pela anlise? Poderemos faz-lo desaparecer fugindo-lhe? A questo , portanto: Como que uma mente que tem medo de viver, que tem medo do passado, do presente, do futuro, como que uma mente assim h de ficar completamente livre do medo? Libertar-se- dele gradualmente, pouco a pouco - levar tempo? Se levar tempo - muitos dias, muitos anos - ficar-se- velho e o medo l estar ainda... Assim, como poder a mente libertar-se do medo, no s do medo fsico, mas tambm da estrutura do medo na psique, dos medos psicolgicos? Compreendem a minha pergunta? Poderemos dissolver completamente o medo, libertar-nos instantaneamente, ou ter o medo de ser compreendido gradualmente e resolvido pouco a pouco? Esta a primeira questo. Poder a mente, que est condicionada para pensar que pode resolver o medo pouco a pouco, com o tempo, atravs da anlise, atravs da observao introspectiva, ficar livre do medo gradualmente? Esse o ponto de vista tradicional. como aquelas pessoas que, sendo violentas, tm a ideologia da no-violncia. Dizem: "Chegaremos gradualmente a esse estado de no-violncia, quando a mente no for violenta." Mas isso levar tempo, talvez dez anos, talvez a vida inteira, e entretanto -se violento, est-se a semear os germes da violncia. Tem de haver pois uma maneira - por favor, ouam isto com muita ateno - tem de haver uma maneira de acabar de todo com a violncia, imediatamente; sem ser por meio do tempo, sem ser por meio da anlise, de outro modo estaremos condenados, como seres humanos, a ser violentos para o resto da vida. Da mesma maneira, poderemos pr termo ao medo de maneira completa? Poder a mente ficar totalmente liberta do medo? No no fim da vida, mas agora? No sei se j alguma vez fizeram a si prprios esta pergunta. E se a fizeram, talvez tenham dito "no possvel" ou "no sei como faz-lo". E, assim, vive-se com o medo, com a violncia e cultiva-se a coragem, ou ento o recalcamento, a resistncia, a fuga; ou adere-se a uma ideologia de no-violncia. Mas todas as ideologias so insensatas, porque quando se vai atrs de uma ideologia, de um ideal, est-se a fugir do que , e quando se est a fugir, no se pode compreender o que . Assim, a primeira coisa para compreender o medo no fugir, e isso dificlimo. No tentar evadir-se por meio da anlise, que leva tempo, por meio do lcool, do ir igreja ou de outras espcies de atividades. o mesmo, quer a fuga seja por meio de uma droga, da bebida, do sexo ou de "Deus". Ser ento possvel deixarmos de fugir? este o primeiro problema na compreenso do que o medo,e na sua dissoluo, para que se fique inteiramente livre dele. Como sabem, liberdade algo que a maior parte de ns no quer. Desejamos libertar-nos de determinada coisa, das necessidades ou das presses imediatas, mas ser livre completamente diferente. Liberdade no licenciosidade, no fazer o que nos apetece - a liberdade exige uma disciplina tremenda, que no a disciplina do soldado, ou a disciplina da represso e do conformismo. A palavra "disciplina", na sua raiz, significa aprender. E para aprender acerca de alguma coisa - no importa o qu preciso disciplina, a prpria aprendizagem disciplina; no se trata de nos disciplinarmos primeiro e depois aprendermos. O prprio ato de aprender disciplina, o que liberta de toda a represso, de toda a imitao. Portanto, seremos ns capazes de ficar livres do medo, do qual nasce a violncia, do qual brotam todas estas divises religiosas e nacionalistas, de "o meu cl" e "o teu cl"? Quem conhece o medo sabe como ele terrvel. Cobre tudo de escurido, roubando completamente a lucidez, de tal modo que a mente com medo no capaz de compreender o que a vida nem quais so os problemas reais. Assim, parece-me que a primeira coisa a fazer perguntar a ns mesmos se algum

17 pode ficar realmente livre do medo, tanto fsico como psicolgico. Quando estais perante um perigo fsico, reagis e isso inteligncia; no medo, de outro modo destruir-vos-eis. Mas quando h medos psicolgicos - medo do amanh, medo do que se fez, medo do presente - a inteligncia no funciona. Se examinarmos isto psicologicamente, interiormente, veremos por ns mesmos que toda a nossa estrutura social est baseada no princpio do prazer, porque a maior parte de ns procura prazer, e onde existe essa procura existe tambm medo. O medo acompanha o prazer. Isto bem evidente, se o examinarmos. Como poder a mente estar to completamente livre do medo que seja capaz de ver tudo com grande lucidez? Vamos investigar se a mente capaz de se libertar dele, de maneira total. Percebem a questo? Aceitamos o medo e vivemos com ele, tal como aceitamos a violncia e a guerra, como fazendo parte da vida. Temos tido milhares e milhares de guerras e estamos constantemente a falar de paz; mas o modo como vivemos a nossa vida diria guerra, conflito, um campo de batalha. E aceitamos isso como inevitvel. Nunca perguntamos a ns mesmos se podemos viver uma vida de completa paz, sem qualquer espcie de conflito. H conflito porque h contradio em ns. Isto bem simples. H em ns diferentes desejos contraditrios, exigncias opostas, e isso traz conflito. Aceitamos todas estas coisas como inevitveis, como parte da nossa existncia; nunca as pomos em causa. Temos de estar livres de toda a crena, o que quer dizer de todo o medo, para sabermos se existe uma Realidade, um estado intemporal. Para o descobrir preciso estar liberto - liberto do medo, da avidez, da ambio, da inveja, da competio, da desumanidade; s ento a mente estar lcida, sem obstculos, sem conflito nenhum. S uma mente assim serena e apenas a mente serena pode descobrir se existe o eterno, o inominvel. Mas no se pode chegar a essa serenidade por meio de qualquer prtica ou de qualquer "disciplina". Essa serenidade s acontece quando se est livre - livre de toda esta ansiedade, medo, cime, violncia, desumanidade. Portanto, poder a mente ser livre - no eventualmente, no daqui a dez ou cinqenta anos, mas imediatamente? Se fizerdes esta pergunta a vs prprios, pergunto-me qual ser a vossa resposta. Direis que isso possvel ou no? Se dizeis que impossvel, estais ento a bloquear-vos e no podereis ir mais alm; e se dizeis que possvel, isso tambm tem o seu risco. S se pode examinar o possvel, se se sabe o que o impossvel - no verdade? Estamos a pr a ns mesmos uma questo tremenda: Poder a mente condicionada atravs de sculos, politicamente, economicamente, pelo clima, pelas igrejas, por vrias influncias, poder uma mente assim mudar imediatamente? Ou precisar de tempo - interminveis dias de anlise, de sondagem, de explicao, de pesquisa? Um dos nossos condicionamentos que aceitamos o tempo, um intervalo em que uma revoluo, uma mutao, possa ter lugar. Precisamos de mudar completamente: isso a maior das revolues - no atirar bombas para nos matarmos uns aos outros. A maior de todas as revolues a mente ser capaz de se transformar a si mesma de modo imediato e de ser inteiramente diferente amanh. Talvez se diga que isso no possvel. Se encararmos realmente a questo sem qualquer fuga e tivermos chegado quele ponto em que dizemos que impossvel, ento descobriremos o que possvel; mas no podemos pr essa questo, "o que possvel?", sem compreendermos o que impossvel. Estamos a comunicar? Perguntamos portanto se a mente que tem medo, que est condicionada para ser violenta, para ser agressiva, poder transformar-se imediatamente. E s podemos fazer essa pergunta - atentem nisto um pouco, por favor quando compreendemos a impossibilidade e a inutilidade da anlise (psicolgica). Essa anlise implica aquele que analisa, quer ele seja um analista profissional, quer seja o prprio a analisar-se. Quando uma pessoa se analise a si mesma, h vrias coisas a considerar. Primeiro, h que saber se o analisador diferente da coisa que analisa. Ser diferente? Tornase evidente, quando observamos, que o analisador o analisado. No h diferena entre o analisador e aquilo que vai analisar. No reparamos nisso, e portanto comeamos a anlise. Digo "estou zangado, sou ciumento", e comeo a analisar por que que sou ciumento, quais so as causas desse cime, dessa clera, dessa violncia, mas o analisador faz parte daquilo que est a analisar. O observador o observado, e quando vemos isso, quando compreendemos a inutilidade do que estamos a fazer, deixamos definitivamente a anlise. muito importante compreender, ver realmente a verdade disto, mas no verbalmente: a compreenso verbal no compreenso, como ouvir uma

18 quantidade de palavras e dizer "sim, compreendo as palavras". Mas ver realmente que o analisador, o observador o observado um fato extraordinrio, uma realidade tremenda; no h ento diviso entre o analisador e a coisa analisada e portanto no h conflito. O conflito s existe quando o analisador diferente da coisa que analisa; nessa diviso h conflito. Esto a acompanhar? Talvez depois queiram fazer perguntas. A nossa vida um conflito, um campo de batalha. Mas uma mente livre no tem conflito, e estar livre de conflito observar o fato do "observador", do "analisador", do "pensador". H medo e o observador diz: "Tenho medo." Reparem um momento, por favor, e vero a beleza disso - h assim uma diviso entre o observador e a coisa observada. Ento, o observador atua e diz: "Tenho de ser diferente, o medo tem de acabar." Procura a causa do medo e assim por diante; mas o observador o observado, o analisador o analisado. Quando ele compreende isto no verbalmente, o fato do medo sofre uma mudana completa. Reparem, no tem nada de misterioso. Uma pessoa tem medo, violenta, dominadora, ou dominada. Tomemos como exemplo uma coisa muito mais simples. Uma pessoa sente inveja, cime. Ser o observador diferente desse sentir a que chama cime? Se for diferente ento poder agir sobre o cime e essa ao tornar-se- um conflito. Porm, se a entidade que sente cime no diferente do cime, que pode ela fazer ento? "Sou ciumento", e enquanto o cime for diferente de "mim", estou num estado de conflito, mas se o cime eu, se no diferente de mim, ento que hei de fazer? No o aceito e digo: "Sou ciumento." Isso um fato. No o afasto, no fujo dele, no tento reprimi-lo. O que quer que eu faa ainda uma forma de cime. Que acontece, portanto? A inao a ao total. A inao em relao ao cime, por parte do observador que o observado, o cessar do cime. Compreendem? Estamos a comunicar? Participantes - Sim. Krishnamurti - Devagar, no digam j "sim". Isto muito difcil... Mas se realmente se compreender isto, fica-se livre do cime, no mais se ser ciumento. por isso que muito importante compreender a totalidade do conflito, da luta que se est a passar interiormente e que externamente se exprime como violncia. Poder ento a mente estar completamente livre dessa inveja que o cime? S poder estar livre quando existir a conscincia de que o observador o observado, no havendo portanto diviso. Compreendem? Reparemos, h conflito no que chamamos relacionamento entre as pessoas, at entre os mais prximos. Toda a relao tal como existe agora conflito - no assim? Penso que bastante evidente. As nossas relaes uns com os outros, as relaes entre os seres humanos, em todo o mundo, so baseadas numa imagem que construmos acerca de ns mesmos ou acerca do outro. O marido tem uma imagem da mulher e a mulher tem uma imagem do marido uma imagem de prazer, sofrimento, censuras, insultos, domnio, cime, irritao, seja o que for. Gradualmente, atravs dos anos, foi-se construindo uma imagem do marido ou da mulher. E so essas duas imagens que esto em relao. Mas relao significa contacto real. Estar em relao quer dizer estar em contacto com alguma coisa, e no podemos estar em relao com o outro se temos uma imagem a seu respeito - evidentemente. Ser ento possvel viver sem essa imagem e no entanto estar em relao? O relacionamento origina conflito porque no estamos em relao; o nosso relacionamento entre as imagens. Ser ento possvel a mente estar liberta de toda essa construo de imagens? Compreendem a pergunta? Vou mostrar-vos como isso possvel. No o aceiteis verbalmente mas experimentai-o; vereis ento o que realmente significa relacionamento. Estar em relao a coisa mais extraordinria. No h sofrimento, no h conflito. Qual o maquinismo que constri essas imagens, a respeito do nosso vizinho, do presidente, da nossa mulher, de Deus, ou seja do que for? Qual a estrutura e a natureza dessa imagem que temos de ns mesmos ou do outro? Se eu for casado - no o sou - construo uma imagem da minha mulher: o que ela diz, o que faz, o prazer que me proporciona sexualmente, ou de outra maneira, os medos, o domnio, as discusses, tudo isso. Gradualmente, dia aps dia, construo uma imagem dela e ela constri uma a meu respeito. Isso um fato, no uma suposio; e estou agora a perguntar a mim mesmo se poderei libertar-me destas imagens. S se pode estar livre da imagem quando a pessoa, seja o que for que lhe digam - por irritao, por cime, por clera, quer a insultem, quer a elogiem - est completamente atenta no

19 momento de isso ser dito, para ver a verdade que h no elogio, ou no insulto, e ficar liberta dele. Isso significa que a mente deve estar inteiramente atenta, para que no retenha a experincia particular de prazer ou de dor que cria a imagem; ou seja, atenta no momento em que (por exemplo) a mulher ou o marido diz uma coisa agradvel ou desagradvel. Essa ateno, esse estar consciente sem escolha d liberdade para olhar, para ver a verdade ou a falsidade do que est a ser dito; ento a mente j no o registra como memria. No sei se alguma vez experimentastes isso - provavelmente no. A mente torna-se extraordinariamente ativa, acordada, sensvel. Ento o relacionamento, que na verdade um dos maiores problemas da vida, tem um sentido completamente diferente. Ento, sem a imagem, o relacionamento a beleza do amor. Embora muitas vezes se diga "amo-te", o amor est ausente. O amor algo inteiramente diferente, o amor no prazer, o amor no desejo. Para se compreender o amor, tem de se compreender o prazer, e o prazer acompanhado pelo medo, pelo sofrimento - no se pode ter um sem o outro. Estes so, pois, os nossos problemas. So os problemas de todo o ser humano, quer ele viva numa sociedade desenvolvida quer numa primitiva. O homem est em grande provao e sofrimento e a nossa pergunta, o nosso problema, saber se a mente capaz de se transformar a si prpria completamente, originando assim uma profunda revoluo psicolgica - que a nica revoluo. Uma tal revoluo capaz de criar uma sociedade diferente, um relacionamento diferente, uma outra maneira de viver. Querem fazer algumas perguntas? Como sabem, pr questes das coisas mais difceis. H milhares de perguntas que temos de fazer; precisamos de pr tudo em causa. No devemos obedecer, ou aceitar seja o que for, temos de descobrir, de ver a verdade por ns mesmos e no atravs de outra pessoa. E para ver a verdade tem de se estar inteiramente livre. Tem de se pr a questo correta para se encontrar a resposta correta, porque se se pem questes erradas, recebem-se inevitavelmente respostas erradas. Portanto, pr a questo correta das coisas mais difceis - o que no significa que o orador vos esteja a impedir de fazer perguntas. preciso faz-las, com profundeza e grande seriedade, porque a vida tremendamente sria. Pr questes assim significa que a pessoa j est a explorar a sua prpria mente e a penetrar muito profundamente em si mesma. Portanto, s a mente inteligente, que se conhece a si prpria, capaz de pr a questo correta, e nesse perguntar est j a resposta. Temos de reparar nisto com muita seriedade, porque esperamos sempre que outro nos diga o que havemos de fazer. Queremos sempre acender a nossa candeia na luz de outrem. Nunca somos uma luz para ns prprios. E para sermos uma luz para ns prprios, temos de libertar-nos de toda a tradio, de toda a autoridade, incluindo a deste orador, para que a nossa mente seja capaz de ver, de observar, de aprender. Aprender das coisas mais difceis. Assim, fazer uma pergunta bastante fcil, mas fazer a pergunta certa uma coisa totalmente diferente. E agora, qual a pergunta? Krishnamurti - 1 Conferncia na Universidade de Berkeley, Califrnia

Que significa ser livre?


Que significa ser livre? Ser liberdade fazer o que vos convm, ir onde vos agrada, pensar o que vos apetece? De qualquer modo, isso o que fazeis. Ter independncia, simplesmente significar liberdade? Muitas pessoas no mundo so independentes, mas poucas so livres. Liberdade implica uma grande inteligncia, no ? Assim, ser livre ser inteligente, mas a inteligncia no vem apenas pelo desejo de ser livre. Ela vem s quando comeais a compreender totalmente o meio que vos rodeia, as influncias sociais, religiosas, familiares e tradicionais que vos esto constantemente pressionando. Mas para compreender as vrias influncias do meio cultural a que pertenceis, das crenas e supersties, da tradio qual vos conformais sem pensar - para as compreenderdes todas, e vos libertardes delas, precisa uma viso profunda. Mas geralmente submeteis-vos a elas porque interiormente estais com medo. Tendes medo de no obter uma boa posio na vida; tendes medo do que os outros podero dizer; tendes medo de no seguir a tradio,

20 de no fazer a coisa certa. Mas liberdade , verdadeiramente, um estado de esprito em que no h medo ou compulso, nem ansiedade de estar seguro. No querem muitos de vs estar em segurana? No queremos que nos digam que somos pessoas maravilhosas, que somos encantadores ou que temos uma inteligncia extraordinria? Toda esta espcie de coisas nos d autoconfiana, um sentimento de importncia. Queremos ser pessoas famosas - mas, no momento em que o desejamos, j no somos livres. Mas por favor, reparai nisto, porque a verdadeira chave para a compreenso do problema da liberdade. Quer neste mundo de poder, posio e autoridade, quer no chamado mundo espiritual, onde se aspira a ser virtuoso, nobre, santo, no momento em que tendes a ambio de alguma coisa (embora mais subtil), j no sois livres. Mas o homem ou a mulher que v o absurdo de tudo isso e cujo corao est, assim, inocente e portanto no movido pelo desejo ou pela ambio - essa pessoa livre. Se compreenderdes a simplicidade disso, vereis tambm a sua extraordinria beleza e profundidade. A funo da educao a de vos ajudar, desde a infncia, no a imitar algum mas a serdes vs mesmos, a toda a hora. E isto o mais difcil de fazer: quer sejais, ou no, invejosos ou ciumentos, ser sempre aquilo que na realidade sois, mas compreendendo-o. Se olhardes para o que realmente sois e o compreenderdes, ento, na prpria compreenso h transformao. Assim, a liberdade reside, no em tentardes tornar-vos algo diferente, nem em fazerdes o que vos apetece, nem em seguirdes a autoridade de uma tradio, mas em compreender aquilo que sois, momento a momento. No sois educados para isto; a vossa educao encoraja-vos a tornar-vos isto ou aquilo - mas isso no a compreenso de vs mesmos. O vosso "eu" algo muito complexo. No apenas a entidade que vai escola, que discute, que joga, que tem medo, mas tambm algo escondido, alm do que aparece. feito, no apenas dos pensamentos que tendes, mas tambm de todas as coisas que foram postas na vossa mente por outras pessoas, pelos livros, pelos polticos, pelos jornais. E s possvel compreender tudo isto quando no sois ambicioso, quando no imitais, quando no seguis. Esta a nica revoluo verdadeira, que leva extraordinria liberdade. Cultivar esta liberdade a verdadeira funo da educao. Krishnamurtiin THIS MATTER OF CULTURE

ESCUTAR E APRENDER
Como vamos realizar dez palestras, poderemos considerar os nossos problemas com vagar e pacincia, e inteligentemente. Aos que sentem verdadeiro empenho e no vieram por mera curiosidade ouvir uma ou duas palestras, muito importante que compreendam todas as complicaes e problemas que afligem cada ente humano, porquanto, compreend-los resolv-los e deles libertar-se completamente. H certas coisas que devem desde j ficar assentada. Primeiro, temos de compreender o que "comunicao", o que esta palavra significa para cada um de ns, o que implica, qual a estrutura, a natureza da comunicao. Para que dois de ns, vs e eu, possamos comunicar-nos um com o outro, deve haver no s compreenso verbal do que se diz, no nvel intelectual, mas tambm, e conseqentemente, o ato de escutar e de aprender. Estas duas coisas so, a meu ver, essenciais, para que possamos comunicar-nos uns com os outros: escutar e aprender. Em segundo lugar, cada um de ns tem, decerto, o seu fundo de conhecimento, de preconceito e experincias, e tambm seus sofrimentos e os inmeros e complexos problemas inerentes vida de relao. Tal o nosso contedo, e com ele pretendemos escutar. Afinal de contas, cada um de ns o resultado de nossa complexa vida cultural - resultado de toda cultura humana, com a educao e as experincias no s de uns poucos anos, mas de sculos. No sei se alguma vez examinastes a maneira como escutais, no importa o qu - uma ave, o vento entre as folhas, a correnteza das guas; ou como escutais um dilogo que travais com vs

21 mesmos, as conversaes que tendes em vossas relaes com amigos ntimos, vossa mulher ou marido. Quando tentamos escutar, achamo-lo muito difcil, porque estamos sempre a projetar nossas opinies e idias, nossos preconceitos, nosso fundo, nossas inclinaes, nossos impulsos; quando esse fundo predomina, dificilmente escutamos o que se diz. Nesse estado nenhum valor existe. S se pode escutar e, por conseguinte, aprender, quando nos achamos num estado de ateno, num estado de silncio em que todo aquele fundo est em suspenso, quieto; ento, parece-me, h possibilidade de comunicao. H vrias coisas a considerar. Se escutais com o fundo ou imagem que formastes a respeito do orador, se o escutais atribuindo-lhe uma certa autoridade - que o orador, pode ter ou no - ento bem evidente que no estais escutando. Estais escutando a "projeo" que vossa frente colocastes, e esta vos impede de escutar. Assim, mais uma vez, impossvel a comunicao. Evidentemente, a verdadeira comunicao ou comunho s pode verificar-se quando h silncio. Quando duas pessoas desejam seriamente compreender uma certa coisa, aplicando por inteiro a mente, o corao, os nervos, os olhos, os ouvidos, a compreend-la, ento, nessa ateno, existe um certo silncio; verifica-se ento a verdadeira comunicao, a verdadeira comunho. A, no h apenas aprender, mas tambm completa compreenso - e essa compreenso no difere da ao imediata. Isto , quando uma pessoa escuta sem nenhuma inteno, sem nenhuma barreira, deixando de parte todas as opinies, concluses, etc., toda a experincia - ento, nesse estado, no s se compreende se o que se est dizendo verdadeiro ou falso, mas, ainda, se verdadeiro, h ao imediata e, se falso, no h ao nenhuma. Nestes estudos, no s iremos aprender a respeito de ns mesmos - o que de importncia primria - mas tambm ver que no prprio processo de aprender h ao. No se trata de primeiro aprender e depois agir, porm, antes, o prprio ato de aprender ao. Para ns, como atualmente somos, o aprender implica acumulao de idias - e as idias so pensamento racionalizado e cuidadosamente elaborado. medida que aprendemos vamos formulando uma estrutura de idias e, uma vez estabelecida a frmula de idias, ideais ou concluses, atuamos. A ao, portanto, est separada da idia. Assim nossa vida: primeiro formulamos e, depois, tratamos de agir em conformidade com o formulado. Mas, estamos considerando uma coisa muito diferente, ou seja, que o ato de aprender ao; que no prprio processo de aprender, a ao est se verificando e, por conseguinte, no h, conflito algum. Acho importante compreender desde j que no estamos formulando nenhuma filosofia, nenhuma estrutura intelectual de idias, ou de conceitos teolgicos ou puramente racionais. Interessa-nos promover em nossa vida uma revoluo total, sem nenhuma relao com a estrutura da sociedade, tal como existe. Ao contrrio, se no compreendemos a inteira estrutura psicolgica da sociedade de que fazemos parte estrutura que formamos atravs de sculos, e dela nos libertamos inteiramente, no haver revoluo, total. E uma revoluo dessa espcie absolutamente necessria. Deveis saber do que est ocorrendo no mundo; desse enorme e transbordante descontentamento que se manifesta de diferentes maneiras - os hippies, os "beatniks", os "provos" da Amrica - e das guerras que se esto travando, e pelas quais somos responsveis. No so apenas os americanos e os vietnamitas, porm cada um de ns, os responsveis por essas guerras monstruosas. No estamos empregando superficialmente a palavra "responsveis". Ns somos responsveis, no importa se a guerra est no Oriente Mdio, ou no Extremo Oriente, ou noutra parte qualquer. H fome, em grande escala, governos ineptos, acumulao de

22 armamentos, etc. Observando tudo isso, somos natural e humanamente levados a exigir uma mudana, uma revoluo em nossas maneiras de pensar e de viver. Quando comear essa revoluo? Os comunistas, os nacionalistas, e todas as autoridades religiosas sempre pensaram que o indivduo no tem importncia nenhuma, que pode ser persuadido a seguir em qualquer direo. Embora garantam a libertao para o homem em geral, tudo fazem para impedir essa libertao. As religies organizadas de todo o mundo pem "em branco" a mente das pessoas a fim de faz-las adaptar-se a determinado padro a que chamam "idias e ritos religiosos". Os comunistas, os capitalistas, os socialistas no se importam em absoluto com o indivduo, embora tanto falem a respeito dele; mas, no vejo como possa verificar-se uma revoluo radical, A NO SER atravs do indivduo. Pois o ente humano individual o resultado da experincia, do conhecimento e da conduta totais do homem; tudo isso est em ns. Somos o depsito de todo passado, da experincia racial, familiar e individual da vida; somos isso e, a menos que em nossa prpria essncia haja uma revoluo, uma mutao, no vejo possibilidade de nascer uma sociedade boa. Falando do indivduo, no o estamos opondo ou colocando contra a coletividade, a massa, o todo da humanidade. A menos que sintais assim, o que acabo de dizer se tornar um mero conceito intelectual. A menos que cada um de ns reconhea o fato central, ou seja, que ns, como indivduos humanos, representamos o todo da humanidade, no importa se vivemos no Oriente ou no Ocidente no saberemos agir. Ns, entes humanos, somos totalmente responsveis pelo estado que se acha o mundo. As guerras - por elas somos responsveis, por causa da nossa maneira de viver, pois somos nacionalistas, alemes, franceses, holandeses, ingleses, americanos, russos; somos catlicos, protestantes, judeus, budistas, pertencemos ao Zen, a esta ou quela seita, dividindo-nos, disputando, lutando uns contra os outros. Nossos deuses, nossas nacionalidades nos dividiram. Ao perceberdes, no intelectualmente, porm realmente to realmente como sentis que tendes fome, que vs e eu, como entes humanos, somos responsveis por todo este caos, por toda esta aflio - pois estamos contribuindo para essa situao, dela somos parte ao percebermos isso, no emocionalmente, nem intelectualmente, nem sentimentalmente, porm de maneira real, o problema se tornar ento sumamente srio. Ao tornar-se verdadeiramente srio esse conhecimento, ento agireis. S quando isso acontecer, quando vos sentirdes inteiramente responsvel por esta monstruosa sociedade, com suas guerras, suas divises e tantas outras coisas horrveis - brutalidades, ambies, etc; s quando cada um de ns perceber bem isso poderemos agir. E s se pode agir quando se sabe que esta estrutura, no s a exterior, mas tambm a interior, foi reunida pea por pea. Eis porque devemos conhecer-nos, pois quanto mais uma pessoa se conhece, tanto mais amadurecida est. S h falta de maturidade na ignorncia de si mesmo. O que vamos fazer aprender a respeito de ns mesmos - no de acordo com este que vos fala, ou de acordo com Freud ou Jung ou um certo analista ou filsofo, porm aprender o que realmente somos. Se aprendermos a respeito de ns mesmos de acordo com Freud, aprenderemos a respeito de Freud e no de ns mesmos. Para aprendermos a respeito de ns mesmos, toda autoridade deve deixar de existir - toda e qualquer autoridade, a autoridade da igreja, do proco de nossa freguesia, ou do analista famoso, dos maiores filsofos, com suas frmulas intelectuais, etc. etc. A primeira coisa, portanto, que se precisa compreender, quando nos tornamos srios e exigimos uma revoluo total na estrutura de nossa prpria psique - a primeira coisa que devemos compreender que no existe autoridade de espcie alguma. Isso dificlimo, porquanto no s existe a autoridade externa, fcil de rejeitar, mas tambm a autoridade interna, a autoridade interior da experincia, dos conhecimentos acumulados, das opinies, idias, ideais de cada um que lhe guiam a vida e de acordo com os quais o indivduo procura viver. Libertar-se dessa autoridade dificlima - no s da autoridade que seguimos em

23 relao s coisas exteriores, mas tambm da autoridade de ontem, da experincia de ontem que nos ensinou alguma coisa; o que ensinou se torna a autoridade de hoje. Por favor, compreenda isso, sua sutileza, sua dificuldade. H no s a autoridade do conhecimento acumulado como tradio, a autoridade das experincias que nos deixaram sua marca, mas tambm a autoridade de ontem, to destrutiva como a de mil anos. A compreenso de ns mesmos no requer nenhuma autoridade de ontem nem de um milnio atrs, porque cada um de ns uma fora viva, sempre em movimento, nunca, em repouso, em perene fluir. Quando nos olhamos com a autoridade de ontem, o que tem importncia a autoridade e no o movimento da vida, que somos ns, e por essa razo no compreendemos o movimento, a fluidez, a beleza e a natureza desse movimento: s compreendemos a autoridade que acumulamos e com a qual estamos examinando, observando. Libertar-se dessa autoridade morrer para todas as coisas de ontem, para que a mente se conserve sempre juvenil, inocente, cheia de vigor e de paixo; s neste estado uma pessoa observa e aprende. Essa liberdade j no ento um instrumento que pode ser manejado pela autoridade, a nosso gosto ou contragosto. Para tanto, requer-se muito percebimento, percebimento real do que se passa em nosso interior, sem o corrigirmos, sem lhe dizer o que deve ser ou no deve ser; porque, se corrigis, est estabelecida a autoridade, o censor. Se sentis disposio, seriedade, se no me estais ouvindo superficialmente ou por mera curiosidade, penetremos em ns mesmos, passo a passo, sem perder um s movimento. Isso no significa que o orador vai ser "o analista", porquanto no h analista nem ningum para ser analisado; o que h to - somente o fato o que . Quando sabemos olhar o que , o analista deixa de existir, totalmente. Por conseguinte, nestes estudos vamos entrar em comunho, no h respeito do que "deveria ser", ou do "que foi", porm a respeito do que est realmente acontecendo em ns; no sobre como sobre alterar o fato ou o que ou o que devemos fazer com ele, porm como observar e ver o que realmente . Isso exige intensa energia. Ns nunca olhamos aquilo que - nunca olhamos a rvore "tal qual ", as sombras, a densidade da folhagem "tal com ", totalmente - nunca olhamos a sua beleza. Isso acontece porque temos conceitos sobre a beleza e temos frmulas de como devemos olhar a rvore, ou porque desejamos identificar-nos com ela. Temos primeiramente uma idia sobre a rvore e depois que a vemos. A idia, a frmula, o ideal impede-nos de olhar a rvore tal como . As idias, as frmulas, os ideais encerram a cultura em que vivemos; essa cultura sou eu, sois vs, e com essa cultura ns olhamos e, por conseguinte, isso no olhar, em absoluto. Ora bem, se estais escutando o que se est dizendo, escutando-o realmente, ento a cultura, a autoridade, desaparecero de todo e no tereis mais necessidade de lutar contra esse fundo, contra essa cultura da sociedade em que fostes criados; compreendereis que isso o que vos est impedindo de olhar. S quando olhais realmente, estais em comunho, tendes o contato correto, no s com a rvore, com a nuvem, com a montanha, com a beleza da Terra, mas tambm estais em contato direto com a realidade existente em vs mesmo. E quando h contato direto, no h problema de espcie alguma . S quando no h contato, quando vs sois o "observador", e a "coisa observada" diferente de vs, s ento que surge o problema, que h conflitos, aflies, dores e ansiedades. Durante estes estudos iremos ajudar-nos mutuamente a aprender e, portanto, a estar em contato com o que realmente ; isso significa que est acabado o "observador" e que olhar, escutar, compreender, agir, uma s coisa. Vamos conversar sobre o que estivemos dizendo ou sobre outro assunto que preferirdes? Considero muito importante fazer perguntas, faz-las no s a outrem, mas tambm a ns mesmos. Nunca fazemos uma pergunta fundamental e, quando a fazemos, falta-nos tempo, inclinao ou capacidade para achar a resposta correta. O perguntar requer muita seriedade.

24 Quanto mais profunda a questo, tanto mais difcil achar-lhe a resposta. Mas, no prprio ato de perguntar, se a pergunta feita seriamente, encontra-se a resposta. necessrio fazer perguntas! INTERROGANTE: No entendo o que dizeis sobre "ao imediata". KRISHNAMURTI: Que ao? O significado real dessa palavra "fazer". A ao implica um presente ativo. Mas, nossa ao o resultado dos maneirismos, conhecimentos, experincias, idias, frmulas, de ontem, que se firmaram e estabilizaram, e de acordo com os quais agimos. A lembrana de ontem, modificada, etc., atua no presente e este cria o futuro. Por conseguinte no h, nessa ao, um presente ativo; estou atuando em conformidade com uma coisa morta. claro que necessito da memria, em certas categorias de atividade tcnicas, etc.. Mas o agir de acordo com a memria s produz ao que nenhuma ao , porm uma coisa morta; por conseqncia, o amanh tambm uma coisa morta. Assim, que se deve fazer? Preciso aprender a respeito de uma ao que seja totalmente diferente da ao da memria. Para tal, preciso perceber, no intelectual, verbal ou sentimentalmente, o que realmente sucede. Tive, por exemplo, uma experincia de clera ou de prazer, e essa experincia permanece como memria e minha ao se realiza em conformidade com essa memria. Essa ao oriunda da memria aumenta a clera, ou o prazer, e est sempre a acumular o passado; tal ao do passado virtualmente, inao. Pode a mente libertar-se dessas "memrias" de ontem e ficar vivendo no presente? Esta pergunta no requer uma resposta intelectual. Tampouco pode a mente, que coisa do tempo, sujeita a uma infinidade de caprichos, libertar-se das lembranas de ontem, procurando "viver no presente", conforme preceitua uma certa filosofia que nos diz que no h futuro, que no h passado, que no h esperanas e, por conseguinte, devemos viver no presente e dele tirar o melhor proveito possvel. No posso viver no presente, se o presente est ensombrado pelo passado. Para compreender isso, a mente deve ser capaz de olhar, e s pode olhar quando no h condenao, identificao, julgamento; olhar - assim como se olha uma rvore, uma nuvem - simplesmente. Antes de poderdes olhar a estrutura altamente complexa da memria, deveis ser capaz de olhar uma rvore, uma formiga, ou o movimento do rio. Olhar - em verdade nunca o fazemos! importantssimo olhar o passado, como memria, e isso no sabemos fazer. A ao em conformidade com a memria inao total e, conseqentemente, no h revoluo alguma. INTERROGANTE: Pergunto se h contradio entre o dizerdes que o indivduo o "coletivo", resultado do passado, e o dizerdes que no deve haver nenhuma autoridade vinda do passado. KRISHNAMURTI: Afinal de contas, essa autoridade do passado, que conferimos a outrem o sacerdote, o analista, o chefe militar, ou a esposa ou marido dessa autoridade eu necessito para minha prpria segurana, minha prpria proteo. Tal autoridade, o homem a vem aceitando h sculos e sculos. Ora, o homem instituiu a autoridade, deseja a autoridade, porque, quanto mais confuso est, quanto mais infeliz se sente, tanto mais deseja ter quem lhe diga o que deve fazer. A autoridade de que ele revestiu outra pessoa, ou a autoridade que em si prprio criou, para gui-lo, torna-se um empecilho. Como vedes, sobremodo complexa esta questo da autoridade e do indivduo. Para compreendermos o indivduo, temos de compreender o "coletivo", pois neste se encontra toda estrutura da autoridade. Todos andamos em busca de segurana, nesta ou naquela forma. Segurana em nossos empregos, segurana no ter dinheiro, segurana na continuidade de um certo prazer, sexual ou outro, e a exigncia de segurana total, comum a todos ns. Essa nsia de segurana procuramos expressar de diferentes maneiras. No momento em que existe a exigncia de segurana, torna-se necessria a autoridade, bem de ver; tal a estrutura psicolgica e cultural de nossa sociedade. Alguma vez indagamos se essa

25 segurana que tanto buscamos existe deveras? Temos por certa a sua existncia. Sempre buscamos a segurana atravs das igrejas, dos lderes polticos, das relaes, mas j a achamos alguma vez - j a achastes? Alguma vez a encontrastes nas vossas relaes? Existe segurana em alguma relao, alguma igreja, algum governo, salvo a segurana fsica? Podeis achar segurana numa crena, em certos dogmas, mas essa segurana uma simples idia que pode ser despedaada pela lgica, pela dvida, pelo indagar, pela necessidade de liberdade. Quando se compreende - no como idia - que tal coisa, a segurana, a permanncia, no existe, ento a autoridade perde toda a sua importncia. INTERROGANTE: Parece-me que dissestes que ns somos responsveis pelo todo da sociedade. No interpretei exatamente o que quereis dizer. Somos responsveis pelas guerras, etc? KRISHNAMURTI: Pensais que no somos responsveis pelas guerras? Nossa maneira de vida indica que somos brutais, agressivos, que temos preconceitos violentos, que nos dividimos em nacionalidades, em grupos religiosos que se odeiam uns aos outros, que nos destrumos mutuamente nos negcios. Isso tudo s pode expressar-se em guerras, em dio, est visto. Viver em paz significa viver pacificamente, todos os dias, no achais? INTERROGANTE: Eu diria que certas pessoas so mais responsveis do que outras. KRISHNAMURTI: Ah! Diz esse senhor que certas pessoas so mais responsveis por esses horrores do que vs e eu. Eis a uma sada cmoda e feliz. Mas, quando vs sois alemo e eu sou russo, quando sois comunista e eu capitalista, no estamos em luta um com o outro? No somos antagonistas? Quereis que tudo fique como est, sem perturbaes, porque tendes algum dinheiro, tendes um filho, tendes uma casa e pelo amor de Deus no desejais ser perturbado; e tudo quanto vos perturba vos odioso. No sois responsvel quando fazeis questo de no serdes perturbado? E quando dizeis "Minha religio, meu Buda, meu Cristo, meu isto ou aquilo - eis o meu Deus" - desse Deus fizestes depender tudo, toda a vossa segurana e aflio; no desejais ser perturbado. Se outro homem pensa diferentemente, o odiais. Viver pacificamente, em cada dia significa, com efeito, no ter nenhuma nacionalidade, nenhuma religio, nenhum dogma, nenhuma autoridade. Paz significa amar, ser bondoso; se no a tendes, sois ento responsveis por toda a confuso existente. __ Estudo da 1 palestra realizada por Krishnamurti em 9 de julho de 1967 em Saanen, Sua, pgs 7/17 do livro "COMO VIVER NESTE MUNDO" ICK 1976 traduo Hugo Veloso ***

O FIM DO SOFRIMENTO E DA DOR


Estudo da palestra de KRISHNAMURTI realizada na ndia, Bombaim em 10/02/1985 publicado do K. Bulletin 54 (1988) e na Carta de Noticias Janeiro-Dezembro de 1991 pela ICK Mensagem no Kportal de Quinta feira 23 de setembro de 2003 postada por Bardorck/Junior. Nesta noite, vamos percorrer um longo caminho. Ontem estivemos tratando do sofrimento e do findar do sofrimento. Quando o sofrimento chega ao fim, h paixo. Pouqussimos de ns realmente compreendem a questo do sofrimento ou nela penetram profundamente. Ser possvel liquidar, de vez, o sofrimento? Todos os seres humanos tm feito essa pergunta, embora, talvez, no muito conscientemente, mas, no fundo, todos querem saber se a dor e o sofrimento humano podem acabar. Enquanto o sofrimento no termina, no pode haver amor.

26 O sofrimento um violento golpe no sistema nervoso, como um soco no corpo e na psique. E geralmente tentamos escapar dele atravs de drogas, bebida, diverso, movimentos religiosos ou, ento, acabamos cnicos ou passamos a aceitar as coisas como inevitveis. Ser que podemos investigar, a fundo e com seriedade, se possvel ficar com o problema sem fugir dele? Suponhamos que perca meu filho e, sofrendo com isso um grande choque, experimentando uma dor imensa, descubra que sou um ser humano extremamente solitrio. No consigo encarar nem suportar a situao e, por isso, fujo dela. H inmeras formas de fuga religiosas, mundanas ou filosficas. Mas ser que posso permanecer como que aconteceu, com essa coisa chamada sofrimento, sem procurar, de modo algum, fugir da dor, da angstia, da solido, da aflio, do abalo? Ser que podemos observar um problema, observ-lo apenas, sem procurar resolv-lo, olhar para ele como se fosse uma jia preciosa, de fino acabamento? Para uma coisa bonita olhamos sem parar, sem qualquer desejo de fugir dela; sua beleza nos atrai tanto e tanto prazer nos proporciona que ficamos olhando para ela o tempo todo. Se, da mesma forma, pudermos observar nosso sofrimento, sem um movimento sequer de julgamento ou fuga, ficar com a tristeza, nesse caso, a prpria ao de ficar com o fato nos liberta completamente daquilo que produziu a dor. Voltaremos a isso depois. Desejamos tambm considerar o que a beleza NO a beleza de uma pessoa NEM de quadros e esttuas de museus, NEM os mais remotos esforos do homem para transmitir seus sentimentos atravs da pedra, da pintura ou de um poema, mas INDAGAR DE NS MESMOS o que a beleza. Talvez a beleza seja a VERDADE. Talvez seja o AMOR. Sem compreendermos a natureza e a profundidade dessa coisa extraordinria que a beleza, JAMAIS chegaremos ao que SAGRADO. Examinemos, portanto, a questo da beleza. O que acontece quando vemos algo grandioso como a montanha coberta de neve contra o cu azul? Por um segundo a majestade da montanha, com sua imensido, com seu elo recorte contra o cu azul APAGA toda nossa preocupao com ns mesmos. Nesse segundo, NO H ningum a olhar. Por um segundo, a grandiosidade da montanha afasta todo sentimento egocntrico do nosso viver. Certamente que j devem ter notado isso. J observaram uma criana com um brinquedo? Durante o dia inteiro ela fez travessuras, o que normal, e ento damos um brinquedo a ela. Agora, por um bom tempo, at que escangalhe o brinquedo, ela permanece tranqila; o brinquedo dissipou sua agitao, absorveu-a. Assim tambm quando vemos algo extremamente belo a beleza nos absorve. Significa isso que s h beleza quando cessa a luta do eu, quando no existe mais egocentrismo. Compreendem isso? Se no ficamos absorvidos nem impressionados por algo muito belo, como uma montanha ou um vale cheio de sombras; se no somos arrebatados pela montanha, podemos compreender a beleza sem o ego? Quando o eu est presente, no h beleza; quando existe egocentrismo, no h amor; e o amor e a beleza esto sempre juntos no so duas coisas separadas. Temos de tratar tambm da morte. Isso uma coisa que todos precisamos encarar. Sejamos ricos ou pobres, ignorantes ou eruditos, jovens ou velhos, a morte inevitvel para todos ns; todos vamos morrer. E nunca fomos capazes de compreender a natureza da morte; estamos sempre com medo de morrer, no estamos? Para compreender a morte temos de indagar o que viver, o que a nossa vida, pois estamos desperdiando a nossa vida, estamos desperdiando nossas energias de muitas maneiras, nas muitas profisses especializadas. Pode ser que sejam ricos, muito competentes, que sejam especialistas, um grande cientista ou um homem de negcios; pode ser que tenham poder, posio, mas, no fim da vida, ser que tudo isso no foi um desperdcio? Toda essa lida, sofrimento, essa enorme ansiedade e insegurana, as tolas iluses que o homem acumulou, deuses, santos, etc., no ser tudo isso um desperdcio? Por favor, essa uma pergunta sria, que cada um tem de fazer a si prprio. Ningum pode responder por ns.

27 Costumamos separar o viver do morrer. A morte fica l no fim da vida; ns a colocamos o mais longe possvel depois de muito tempo. Mas, ainda que seja uma longa jornada, temos de morrer. E o que isso a que chamamos viver ganhar dinheiro, ir ao escritrio das nove s cinco? E com isso sofremos interminvel conflito, temor, ansiedade, solido, desesperana, depresso. Mas ser que toda essa existncia a que chamamos vida, viver essa imensa vicissitude do homem com seu conflito sem fim, decepo, degradao ser osso viver? Mas a isso que chamamos viver; isso que conhecemos, como isso que estamos familiarizados, essa a nossa existncia diria. E a morte significa o fim de tudo, o findar de tudo que pensamos, acumulamos e gozamos. E vivemos apegados a tais coisas. Estamos apegados famlia, ao dinheiro, conhecimentos, s crenas com as quais temos convivido, aos ideais. Estamos apegados a tudo isso. E a morte vem e diz: Esse o fim de tudo, meu velho! Tememos morrer, isto , deixar tudo que conhecemos, tudo que experimentamos e reunimos nossa encantadora moblia e a bela coleo de quadros de pintura. A morte chega e diz: nada mais lhe pertence. por isso que nos apegamos ao conhecido e tememos o desconhecido. Podemos inventar a reencarnao, que devemos renascer numa prxima vida. Mas NUNCA indagamos o que nasce na vida seguinte. A pergunta, portanto, esta: por que o crebro separou o viver do morrer? Por que essa diviso? Existe essa diviso quando h apego. Podemos viver no mundo moderno com a morte? No estamos falando de suicdio, mas em acabar com o apego enquanto vivemos. Estou apegado a casa em que vivo comprei a casa por um bom dinheiro e apego-me ao mobilirio, aos quadros, famlia, a todas essas memrias. Ento chega a morte e acaba com tudo. Mas ser que podemos conviver diariamente com a morte, dando um fim a tudo no fim de cada dia, eliminando todo nosso apego? Isso o que significa morrer. Como costumamos separar o viver do morrer, estamos sempre com medo. Quando levamos juntos, contudo, a vida e a morte, o viver e o morrer, ento descobrimos que h um estado cerebral em que cessa todo o conhecimento como memria. Precisamos do conhecimento para escrever uma carta, vir at aqui, falar ingls, fazer a contabilidade, ir para casa etc. Mas ser que podemos usar o conhecimento sem sobrecarregar a mente? Poder o crebro usar o conhecimento quando necessrio, mas estar livre de todo conhecimento? Nosso crebro est sempre registrando; agora mesmo esto registrando o que se est dizendo. O registro torna-se memria e a memria, nesse registro, necessria em certos domnios, no domnio da atividade fsica. Por conseguinte, pode o crebro usar o conhecimento quando necessrio, mas estar livre do velho conhecimento? Pode o crebro estar livre de funcionar perfeitamente noutra dimenso? Todos os dias, portanto, quando forem dormir, eliminem tudo que acumularam; morram no fim do dia. E ento ouvimos uma declarao como esta: viver morrer; - viver e morrer no so duas coisas diferentes. Se no ouvirem essa declarao com os ouvidos apenas, se estiverem escutando com muita ateno, percebero a verdade do fato, percebero a realidade. E, imediatamente, vero como isso claro. Assim, ser que, no fim do dia, podemos morrer para tudo que no for necessrio? Morrer para a lembrana de nossas mgoas, nossas crenas, temores, ansiedades, infortnios ser que podemos por fim a tudo isso diariamente? E a descobrimos que estamos vivendo com a morte o tempo todo, pois a morte o fim. Precisamos, de fato, investigar essa questo do findar. Nunca terminamos, definitivamente, coisa alguma; s quando conseguimos alguma vantagem com isso, alguma recompensa. Mas, ser que podemos viver assim no mundo de hoje liquidando tudo voluntariamente, sem pensar no futuro, sem esperar por algo melhor, ter portanto, uma maneira holstica de viver, vivendo e morrendo a cada momento?

28 Estamos tratando juntos de coisas que o homem se vem ocupando h um milho de anos o viver e o morrer. Temos, portanto, de examinarmos juntos o problema e reagir a ele, dizendo: , mas eu creio na reencarnao pois, nesse caso, termina o dilogo entre ns. Estamos apegados a um mundo de coisas ao nosso guru, ao conhecimento acumulado, ao dinheiro, s crenas com que temos vivido, aos ideais, memria de nosso filho ou filha e por a afora. Ns somos a memria. Nosso crebro todo memria no somente a memria dos conhecimentos recentes mas tambm a dos remotos, a memria profunda que conserva o que foi o animal, o macaco. Fazemos parte dessa memria e estamos apegados a toda essa conscincia. Certo? Isso um fato. A chega a morte e diz: acabou seu apego. E ns tememos tal coisa, tememos ficar completamente libertos disso tudo. A morte, no entanto, retira de ns tudo que adquirimos. Podemos inventar e dizer: Sim, mas eu continuo na prxima vida. Mas o que que continua? Compreendem a pergunta? Que significa o desejo de continuar? Haver alguma espcie de continuidade a no ser a da sua conta bancria, ir diariamente ao escritrio, a rotina do culto e a continuidade das crenas - tudo que o pensamento criou? O pensamento limitado e, assim, cria conflito j vimos isso. E o eu, o ego, a "persona" um complicado feixe de memrias, antigas e recentes. Vivemos de memrias. Vivemos do conhecimento, adquirido ou herdado; somos o produto do conhecimento. O eu o conhecimento resultante das experincias passadas, dos pensamentos etc. Isso que o eu. O eu pode inventar tudo que h algo divino em ns; mas isso ainda atividade do pensamento. E o pensamento sempre limitado. Podem ver isso por si mesmos; no precisam ler livros nem estudar as filosofias; podem perceber por si prprios que so um feixe de memrias. E a morte pe fim a toda memria. Eis porque ficamos atemorizados. A questo, portanto, esta: podemos conviver com a morte no mundo moderno? Agora devemos tambm examinar juntos, o que o amor. Ser que o amor sensao? Ser desejo? Ser prazer? Ser coisa criada pelo pensamento? Ser que amam a esposa ou o marido ou os filhos? Ser que o amor cime? No digam que no. Ser que o amor medo, ansiedade, sofrimento e tudo mais? O que o amor? E sem esse "qu", esse perfume, essa chama, ainda que sejam ricos, tenham poder, posio, importncia, sem amor, sero apenas uma concha vazia. Precisamos, por conseguinte, aprofundar essa questo do amor. Se amassem seus filhos, haveria guerras? Se amassem seus filhos, permitiriam que eles matassem outros? Pode haver amor quando existe ambio? Por favor, enfrentem tudo isso! Mas no conseguimos porque estamos presos a uma rotina, sensao repetida de sexo etc. O amor nada tem haver, com prazer com sensao. O amor no provm do pensamento; no faz parte, por isso, da estrutura do crebro. algo que est completamente fora do crebro, pois o crebro, por sua prpria natureza, instrumento da sensao, das reaes nervosas etc. Quando h sensao, no existe amor. O amor no coisa da memria. E temos que discutir sobre a vida religiosa e a religio. Essa uma questo muito complexa. Os seres humanos vm buscando alguma coisa que esteja alm do mundo fsico, alm da existncia diria do sofrimento, dor ou prazer. Tm buscado algo transcendente, primeiro nas nuvens, sendo o trovo a voz de deus. Depois, cultuaram rvores, pedras e os aldees que vivem longe desta feia e detestvel cidade (Bombaim) ainda veneram pedras, rvores, pequenas imagens. O homem deseja saber se existe alguma coisa sagrada e, ento, chega o sacerdote e diz: Vou-lhe mostrar exatamente o que faz o guru. Os sacerdotes do Ocidente possuem seus rituais, frases de repetio, roupas ornamentadas e o culto a imagens. E os daqui tambm tm suas prprias imagens. H os que no acreditam em nada disso; so ateus e se dizem humanitaristas.

29 Mas os que ouvem a este que fala querem descobrir se h algo fora do tempo, alm do pensamento. Vamos, portanto, investigar juntos, exercitar nosso crebro, nossa razo, nossa lgica para averiguar o que religio, o que vida religiosa e se possvel viver uma vida religiosa neste mundo moderno. Investiguemos, por conseguinte, para descobrir o que, de fato e verdadeiramente, a vida religiosa. E s podemos descobrir isso quando compreendemos o que so as religies e as descartamos totalmente no quando pertencemos a uma religio, a uma organizao, um guru ou determinada autoridade que se diz espiritual. No h autoridades espirituais; esse um dos crimes que cometemos: inventar um mediador entre ns e a verdade. Quando indagamos o que religio, nessa prpria indagao j estamos vivendo religiosamente; no no fim dela. No processo mesmo de olhar, observar, discutir, duvidar, objetar, no ter crena nem f, nessa prpria investigao j estamos levando uma vida religiosa. Vamos fazer isso agora. Tratando-se de assunto religioso, parece que pede a razo, a lgica, o bom senso. Precisamos, portanto, ser lgicos, racionais, descrentes, indagadores em relao a tudo que o homem criou deuses, salvadores, gurus e toda a sua autoridade; precisamos eliminar, completamente, tudo isso. Nada disso religio; apenas autoridade que alguns poucos assumem. Ns que lhes conferimos autoridade. J notaram que, sempre que h desordem social e poltica nas relaes humanas, aparece um dspota, um ditador? Temos recentes exemplos disso. Sempre que h desordem em nossa vida, criamos uma autoridade; somos responsveis pela autoridade e existem pessoas prontas a aceitar essa autoridade. Sempre que h medo, inevitavelmente o homem procura um meio de se proteger, de se manter em segurana, uma vez que ele se sente atemorizado. E por causa desse medo que inventamos deuses,crenas, mitos, filosofias. Por causa desse medo que inventamos os rituais e todo esse circo a que damos o nome de religio. Todos os templos neste pas, todas as igrejas e mesquitas, tudo isso foi o pensamento que criou. Podem afirmar que h uma revelao sem jamais duvidarem de tal coisa. Mas ponham em dvida essa revelao. Acontece que aceitam; se usarem, contudo, a lgica, a razo, o bom senso, percebero como acumulam supersties - e nada disso, obviamente, religio. Ser que podem descartar tudo isso para descobrir a essncia da religio, qual a mente, o crebro, capaz de viver religiosamente? Ser que podem, como seres humanos cheios de temor, viver sem inventar nada, sem criar iluses, e enfrentar o medo? O medo psicolgico pode desaparecer completamente quando ficamos com ele, sem fugir dele, dando a ele total ateno. como lanar um jato de luz sobre o medo, um forte jorro de luz; o medo se extingue por completo. E, quando no h medo, j no h mais deuses, j no mais rituais, pois tudo isso se torna desnecessrio, estpido. As coisas que o pensamento inventa nada tem que ver com religio, pois o pensamento no passa de um processo material resultante da experincia, do conhecimento e da memria. o pensamento que inventa todo palavrrio e estrutura das religies organizadas, que j perderam totalmente a significao. Ser que, voluntariamente, podem rejeitar tudo isso sem esperar por uma recompensa? Ser que querem fazer isso? Se fizerem, ento ningum mais perguntar o que religio. E haver alguma coisa que ultrapasse o tempo e o pensamento? Podem fazer essa pergunta, mas, se o pensamento inventar que existe algo transcendente, isso ainda constitui um processo material. O pensamento um processo material que acumula o conhecimento nas clulas cerebrais. O orador no cientista, mas podem ver isso em si mesmos, podem observar em seu prprio crebro a atividade do pensamento. Desse modo, se puderem desfazer-se de tudo isso voluntariamente, sem oposio nem resistncia, nesse caso, inevitavelmente, indagaro: existir algo que esteja alm do tempo e do espao?

30 Haver algo jamais visto antes por qualquer outro homem? Haver algo imensamente sagrado? Haver algo jamais tocado pelo crebro? E isso que vamos descobrir, se que j deram o primeiro passo, o de varrer completamente toda essa baboseira chamada religio. Quando usam o crebro e a lgica, podem duvidar, indagar. Assim, o que significa a meditao que faz parte da religio? O que meditao? Ser fugir do tumulto, ter uma mente silenciosa, uma mente tranqila e pacfica? E, para ficarem atentos, para manterem os pensamentos sob controle, praticam um sistema, um mtodo, um processo. Sentam-se de pernas cruzadas e repetem um "mantra" qualquer. Disseram-me que essa palavra, etimologicamente, significa ponderar, no "vir a ser", absorver eliminar toda atividade egocntrica. Mas ns repetimos, repetimos, repetimos e continuamos vivendo egocentricamente, egoisticamente, pois "mantra" perdeu o significado. O que , pois, meditao? Ser um esforo consciente? Costumamos meditar conscientemente, praticar a fim de conseguir alguma coisa uma mente ou um crebro tranqilo, um estmulo para o crebro. Mas qual a diferena entre esse meditador e o homem que diz: Quero dinheiro e vou trabalhar para obt-lo? Qual a diferena entre os dois? Ambos esto buscando alguma coisa. O que a busca de um, classificamos de espiritual e a do outro, de mundana. No obstante, ambos esto buscando algo. Assim, para o orador, isso no meditao; meditao nada tem que ver com qualquer desejo consciente e deliberado como produto da vontade. Precisamos indagar, portanto, se h alguma espcie de meditao que no seja produzida pelo pensamento. Haver alguma espcie de meditao da qual no estejamos consciente? Compreendem isso? Nenhum processo deliberado de meditao meditao. Isso to claro! Podem sentar-se de pernas cruzadas pelo resto da vida, meditar, respirar e praticar tudo mais sem que cheguem sequer perto da outra coisa, pois isso no passa de uma ao intencional para conseguir um resultado causa e efeito. Mas o efeito torna-se a causa e, assim, acabam presos num crculo. Haver uma espcie de meditao que no resulte do desejo, da vontade, do esforo? O orador afirma que h. Mas no precisam acreditar nisso; pelo contrrio, devem duvidar, indagar, assim como o orador indagou, duvidou, rejeitou. Haver uma espcie de meditao no planejada nem organizada? Para examinar isso, precisamos compreender o crebro condicionado, o crebro limitado, o crebro que tenta alcanar o ilimitado, o imensurvel, o atemporal, se que existe esse atemporal. E, para isso, necessrio compreender o som. Som e silncio so inseparveis. Costumamos separar o som do silncio. O som o mundo; o som a batida do corao; o universo est repleto de sons; os cus, as milhares de estrelas, todo o firmamento est cheio de som. E consideramos o som uma coisa intolervel. Mas, quando escutamos o som, o prprio ato de escutar silncio. O silncio no se separa do som. A meditao, portanto, no algo planejado, organizado. A meditao apenas . Comea com o primeiro passo que o estar livre de todos os ressentimentos, livre de tudo que j acumulamos temores, ansiedades, solido, desespero, sofrimento. Essa a base, o primeiro passo e o primeiro passo o ltimo passo. Se derem o primeiro passo, termina tudo. Mas no estamos com vontade de dar esse primeiro passo porque no queremos ser livres. Queremos depender do poder, de pessoas, do meioambiente, de nossa experincia, do conhecimento. Nunca nos libertamos da dependncia, do medo. No findar do sofrimento est o amor. E nesse amor h compaixo. A compaixo tem a sua prpria inteligncia. E quando age a inteligncia, atua a prpria verdade. Quando essa inteligncia est presente, no h conflito. De tudo j ouviram falar da cessao do medo, do findar do sofrimento, da beleza e do amor. Mas uma coisa ouvir, e outra, agir. Ouvem tudo isso que verdadeiro, lgico, sensato, racional, mas no agem de acordo com isso. Vo para casa e comea tudo de novo as preocupaes, os conflitos, toda a misria. Assim, perguntamos: Qual a finalidade de tudo isso?

31 Que adianta ouvir este orador e no viver o que ele diz? Quando ouvimos e no agimos, desperdiamos nossa vida; se ouvirem algo verdadeiro e no agirem, estaro desperdiando a vida. E a vida algo muitssimo precioso a nica coisa que temos. E acontece que perdemos tambm contato com a natureza, o que significa que perdemos contato com ns mesmos, parte que somos da natureza. No amamos as rvores nem os pssaros nem as guas nem as montanhas. Estamos a nos destruirmos uns aos outros. E tudo isso desperdcio de vida. Quando percebemos toda essa coisa no apenas intelectualmente nem verbalmente, ento vivemos uma vida religiosa. Botar uma tanga, tornar-se pedinte ou entrar para um mosteiro, nada disso vida religiosa. A vida religiosa comea quando cessa o conflito, quando existe amor. Podemos amar uma pessoa, esposa ou marido, mas aquele amor para todos os seres humanos, no se destina a uma s pessoa, no restritivo. Portanto, se empenharem corao, mente e crebro haver algo que transcende o tempo. E a estar a beno - no nos templos, nas igrejas nem mesquitas. Essa beno estar onde estivermos.

QUE IREMOS FAZER DAS NOSSAS VIDAS?


Esta tarde gostaria de falar sobre vrias coisas relacionadas entre si, exatamente como todos os problemas humanos esto tambm relacionados. No podemos considerar um problema separadamente e tentar resolv-lo sozinho; cada problema contm todos os outros problemas, se soubermos penetrar nele em profundidade e compreensivamente. Gostaria, em primeiro lugar, de perguntar o que ir acontecer a todos ns, jovens e velhos que iremos fazer das nossas vidas? Deixar-nos-emos absorver por esta voragem da respeitabilidade convencional, com a sua moralidade social e econmica, tornar-nos-emos parte da chamada "sociedade culta", com todos os seus problemas, a sua confuso e as suas contradies? Ou iremos fazer da nossa vida uma coisa inteiramente diferente? Este o problema que est perante a maior parte das pessoas. Somos educados, no para compreender a vida como um todo, mas para desempenhar um papel particular nesta totalidade que a existncia. Estamos pesadamente condicionados desde a infncia para "alcanar" alguma coisa nesta sociedade, para ter sucesso e para nos tornarmos burgueses completos. O intelectual sensvel geralmente revolta-se contra um tal padro de existncia. Na sua revolta pode fazer vrias coisas: ou se torna anti-social e contra a poltica, toma drogas e vai atrs de qualquer crena religiosa, estreita e sectria, ou se torna um ativista poltico, ou ainda, d-se inteiramente a alguma religio extica como o budismo ou o hindusmo. E tornando-nos socilogos, cientistas, artistas, escritores ou, se tivermos capacidade para isso, filsofos, fechamonos num crculo e pensamos ter resolvido o problema. Imaginamos ento ter compreendido a totalidade da existncia e ditamos aos outros o que deveria ser a vida, de acordo com a nossa tendncia particular, a nossa idiossincrasia, e segundo o ngulo do nosso conhecimento especializado. Quando observamos o que a vida com a sua enorme complexidade e confuso, no apenas nas esferas econmicas e social, mas tambm na esfera psicolgica, temos de perguntar-nos - se somos realmente srios - que papel vamos ter em tudo isto. Que vou eu fazer como ser humano a viver neste mundo, e no a fugir para alguma existncia de fantasia ou para algum mosteiro? Ao vermos todos este quadro com toda a clareza, qual vai ser ento o nosso comportamento, o que vamos fazer da nossa vida? Esta questo tem sempre de pr-se, quer estejamos bem dentro do sistema quer apenas beira de entrar nele. Por isso, parece-me, temos inevitavelmente de perguntar: Qual a finalidade da vida? E como ser humano razoavelmente saudvel, do ponto de vista psicolgico, que no totalmente neurtico, que est vivo e ativo: Que papel terei em tudo isto? Que papel ou parte me atrai? E se me sinto apenas atrado para um fragmento ou uma seco determinados, tenho ento de ter conscincia do perigo de tal atrao, porque assim regressamos de novo mesma velha diviso, que gera esforo, contradio e guerra.

32 Poderei ento tomar parte na totalidade da vida e no apenas num segmento dela? Tomar parte na totalidade da vida no significa obviamente ter um conhecimento completo das cincias sociologia, matemtica, etc. - da filosofia e assim por diante; isso seria impossvel a no ser que se fosse um gnio. Poderemos portanto criar psicologicamente, interiormente, um modo de viver totalmente diferente? Isto significa, como bvio, que todas as coisas exteriores nos interessam, mas que a revoluo fundamental, radical, se realiza no campo psicolgico. Que podemos fazer para provocar em ns prprios uma to profunda mudana? Porque cada um de ns a sociedade, o mundo, tudo o que est contido no passado. Assim, o problema : Como podemos ns, vs e eu, implicar-nos na totalidade da vida e no apenas numa das suas partes? Este um dos problemas. Mas h tambm os problemas da conduta, do comportamento, da retido, e o problema do amor - o que o amor, e o que a morte. Quer sejamos novos ou velhos, temos de pr-nos estas questes, porque elas fazem parte da vida, fazem parte da nossa existncia; e esta tarde temos de examinar juntos, se acharem bem, todos estes problemas. Vamos aprofund-los juntos - vs no estais margem de tudo isto, como se cada um fosse apenas um espectador, um ouvinte a observar por mera curiosidade e com um interesse casual. Quer nos agrade quer no, estamos todos implicados nesta pesquisa: O que fazer da nossa vida? O que uma conduta reta? O que o amor - se ele realmente existe? Qual o sentido desta coisa extraordinria a que se chama morte, que a maioria das pessoas no quer examinar? Assim, ao compreendermos isto na sua totalidade, temos ento de perguntar qual a finalidade de toda a existncia. A vida que elevamos presentemente tem na realidade muito pouco significado - passar nalguns exames, tirar um curso, encontrar um bom emprego e lutar o resto da vida, at morrer. E inventar uma explicao para esta desordem completa igualmente desastroso. Ento, o que que nos possvel fazer, vendo tudo isto e sabendo que tem de haver uma revoluo psicolgica profunda que faa surgir uma ordem diferente, uma sociedade diferente, e ao mesmo tempo no dependendo de ningum para nos iluminar ou tornar lcidos - que que nos ento possvel? Para descobrirmos o que possvel temos, em primeiro lugar, de descobrir o que impossvel. Ora, o que que impossvel ou parece ser impossvel? Parece ser impossvel para uma mudana completa que uma revoluo psicolgica integral tenha lugar imediatamente, quer dizer, amanh acordais e estais completamente diferentes, a vossa maneira de olhar, de pensar, de sentir to nova, to viva, to apaixonada, to verdadeira, que no existe mais qualquer sombra de conflito ou hipocrisia. Diz-se que impossvel porque se aceita ou se est acostumado idia da evoluo psicolgica, uma mudana gradual que pode levar cinqenta anos; assim o tempo necessrio, no s o tempo cronolgico, mas o tempo psicolgico. Essa a maneira de pensar que tradicionalmente se aceita: para mudar, para provocar uma revoluo psicolgica radical, o tempo necessrio. Se algum sugere, como faz agora este orador, que possvel mudar imediatamente, direis que impossvel, no verdade? Assim, para vs, isso impossvel; agora, a partir do que sabeis ser impossvel, podeis encontrar o que possvel. Ento a possibilidade no o que era antes: completamente diferente. Estamos a entender-nos? Quando dizemos "isto possvel, aquilo impossvel", a possibilidade mensurvel, mas quando compreendemos alguma coisa que impossvel, ento vemos, em relao ao impossvel, o que possvel; e essa possibilidade ento inteiramente diferente daquilo que era possvel antes. Por favor, escutai cuidadosamente, no compareis isto com o que outro qualquer disse observai-o apenas, em vs mesmos, e vereis que acontece uma coisa extraordinria. Essa possibilidade agora, tal como somos, muito pequena; possvel ir Lua, possvel um homem tornar-se rico, tornar-se professor universitrio, ou seja o que for, mas esta possibilidade muito trivial. Agora quando sois confrontado com uma questo como esta, que cada um de vs deve mudar completamente, e portanto tornar-se um ser humano totalmente diferente, estais ento em face do impossvel. Quando compreendeis a impossibilidade disso, ento, relativamente ao impossvel, descobrireis o que possvel, que algo inteiramente diferente; portanto uma possibilidade completamente diferente tem lugar na vossa mente. E desta possibilidade que estamos a falar, no da possibilidade trivial.

33 Assim, tendo em mente tudo isto - o impossvel, e o possvel em relao ao impossvel, e vendo todo este modo de existir, que posso eu fazer? O "impossvel" amar, sem qualquer sombra de cime e dio. A maior parte de ns, receio bem, terrivelmente ciumenta, invejosa e possessiva. Quando se ama algum, a namorada, a mulher ou o marido, est-se decidido a "prend-los" para o resto da vida; pelo menos tenta-se. E chama-se a isso "amor" - ele "meu" ou ela "minha". E quando o "meu" desvia o olhar ou olha para outra pessoa, ou quando se torna algo independente, ento surge a raiva, o cime e a ansiedade, e comea o tormento daquilo a que chama amor. Que ento amar, sem sombra de tudo isso? Sem dvida que ireis consider-lo impossvel, no-humano, de fato sobre-humano - portanto, para vs, impossvel. Se virdes a impossibilidade disso, descobrireis ento o que possvel na relao. Espero estar a ser claro. Este o primeiro ponto. Depois a nossa vida, tal como agora, luta, dor, prazer, medo, ansiedade, incerteza, desespero, guerra, antagonismo - sabeis o que realmente a nossa existncia de todos os dias, a competio, a destruio, a desordem. Isto o que de fato acontece, no o que "deveria ser" ou o que seria "conveniente": s estamos a tratar de aquilo que . Assim, vendo tudo isso, dizemos para ns prprios: " demasiado terrvel, tenho de fugir disto. Quero uma viso mais ampla, mais profunda, mais extensa. Quero tornar-me mais sensvel." E portanto tomamos drogas. Esta questo das drogas muito antiga. H muitos milhares de anos que se tomam drogas na ndia. Em certa altura chamavam-lhe "soma", agora o haxixe, o "pan", o LSD, etc. As pessoas que tomam haxixe e "pan" tornam-se menos sensveis; perdem-se no seu perfume e nas diversas vises que isso produz e acentua. Estas drogas so geralmente tomadas pelos operrios, pelos trabalhadores manuais - aqui no tendes os "intocveis", como lhes chamam na ndia. Tomam drogas porque as suas vidas so horrivelmente montonas; tm falta de alimento e por isso no tm muita energia. As nicas coisas que tm so o sexo e as drogas. O homem verdadeiramente religioso, o homem que quer realmente descobrir o que a verdade, o que a vida - no a partir dos livros, no a partir daqueles que no campo religioso mantm as pessoas entretidas, no a partir de filsofos que apenas estimulam intelectualmente - um homem assim no tem nada a ver com drogas, porque sabe perfeitamente que elas deformam a mente, tornando-a incapaz de descobrir o que a verdade. Aqui no mundo ocidental muitas pessoas recorrem droga. H aqueles que so srios e que as tomaram experimentalmente durante algum tempo; alguns deles tm vindo ver-me. Disseram: "Tivemos experincias que pareciam - segundo o que temos lido nos livros - ter uma semelhana com a Realidade ltima, ser uma sombra do Real." E porque so pessoas srias, como tambm o o orador, examinaram este problema aprofundadamente; tiveram finalmente de admitir que essa experincia tem muita simulao, que no tem nada a ver com a Realidade ltima, com toda a beleza dessa imensido. Se a mente no estiver lcida, cheia de sade e de energia, no pode estar naquele estado de meditao religiosa que absolutamente essencial para descobrir essa Realidade que est para alm de todo o pensamento, para alm de todo o desejo. Qualquer forma de dependncia psicolgica, qualquer espcie de fuga, atravs da bebida, atravs de drogas, numa tentativa para tornar a mente mais sensvel, apenas a entorpece e a deforma. Quando abandonamos tudo isso - o que temos de fazer se somos realmente srios - ficamos em face do que viver interiormente s. No se est ento dependente de nada, nem de ningum, de nenhuma droga, de nenhum livro, de nenhuma crena. S ento a mente no tem medo, s ento se pode perguntar qual a finalidade da vida. E se chegarmos a esse ponto, faremos a pergunta? A finalidade da vida viver - no no caos completo e na confuso a que chamamos vida - mas viver de um modo inteiramente diferente, viver uma vida plena, completa, e viver dessa maneira hoje. esse o verdadeiro significado da vida - que no viver como um heri, mas viver interiormente de modo completo, sem medo, sem luta, sem toda esta misria. Isto s possvel quando soubermos o que impossvel; temos portanto de ver se podemos mudar imediatamente, por exemplo em relao clera, ao dio, ao cime, para que no mais sejamos ciumentos, o que quer dizer invejosos - sendo a inveja uma comparao entre ns e o outro.

34 E possvel mudar to completamente que a inveja (por exemplo) no possa atingir-nos mais? S possvel quando tivermos conscincia da inveja sem a diviso entre o observador e o observado, de tal modo que somos a inveja, somos isso: no ns e a inveja, como alguma coisa separada de ns. E portanto, quando vemos tudo isso completamente, no h possibilidade de fazer alguma coisa em relao a isso; e quando existe o estado completo de inveja, no qual no h diviso, nem conflito, ento a inveja no existe mais: algo totalmente diferente. Podemos ento perguntar: Que o amor? O amor ser prazer? Ser desejo? O amor ser produto do pensamento, como so o prazer e o medo? Poder o amor ser cultivado, poder vir com o tempo? E se no sei o que o amor, serei capaz de o encontrar? O amor no , obviamente, sentimentalismo ou emocionalidade, por isso podemos p-los imediatamente de lado, porque o sentimentalismo e a emocionalidade so romnticos, e o amor no romantismo. O prazer e o medo fazem parte do movimento do pensamento e para a maior parte de ns o prazer a coisa mais importante da vida - o prazer sexual e a lembrana dele, o pensamento de ter tido esse prazer, o pensar nele, tornar a pensar, e desejar t-lo amanh - a moralidade social est baseada no prazer. Assim, se o prazer no amor, ento o que amor? Reparai nisto, por favor, porque vs que tendes de dar resposta a estas questes, no podeis esperar apenas que o orador ou qualquer outra pessoa o faa. Trata-se de um problema humano fundamental que tem de ser resolvido por cada um de ns, no por algum guru ou filsofo que diga "isto amor", "aquilo no amor". Amor no cime, no inveja, ou ser? Estais muito silenciosos! Poderemos amar e ao mesmo tempo sermos vidos, ambiciosos, competitivos? Pode-se amar quando se matam no s animais, mas tambm outros seres humanos? Pela negao daquilo que o amor no - no cime, inveja, dio, no a atividade egocntrica do "eu" e do "tu", a competio to cheia de fealdade, e desumanidade e a violncia da vida quotidiana - saberemos o que amor. Quando pusermos de lado todas estas coisas, no intelectualmente mas de maneira real, com o nosso corao, a nossa mente, as nossas... ia dizer entranhas - porque obviamente tudo isto no amor - ento encontraremos o amor. Quando soubermos o que o amor, quando tivermos amor, ento estaremos livres para fazer o que est certo; e o que quer que faamos estar certo. Mas para chegar a este estado, para ter esse sentido da beleza e da compaixo que o amor traz, tem tambm de haver a morte do ontem. A morte do ontem significa morrer interiormente para todas as coisas - para toda a ambio e para tudo o que se tenha acumulado psicologicamente. Afinal, quando vier a morte, isso o que de qualquer modo vai acontecer - deixaremos a nossa famlia, a nossa casa, os nossos valores, todas as coisas que possumos. Deixaremos todos os livros, donde obtemos tantos conhecimentos, assim como os livros que queramos escrever e no escrevemos, e os quadros que queramos pintar. Quando se morre para tudo isso, ento a mente est completamente nova, fresca e inocente. Suponho que vo dizer que impossvel. Quando se diz que impossvel, comea-se ento a inventar teorias: deve haver uma vida depois da morte. Segundo os Cristos h a ressurreio, enquanto que toda a sia acredita na reencarnao. Os Hindus afirmam que impossvel morrer para todas as coisas enquanto se tem vida, sade e beleza; assim, temendo a morte, do esperana inventando essa coisa "maravilhosa" chamada reencarnao, o que significa que a prxima vida melhor. Contudo, o melhor tem uma condio: para ser melhor na minha prxima vida, tenho de ser bom nesta, portanto, devo saber comportar-me. Devo viver de maneira reta; no devo fazer mal a ningum, no deve haver ansiedade, nem violncia. Mas infelizmente esses crentes na reencarnao no vivem dessa maneira; pelo contrrio, so agressivos, to cheios de violncia como qualquer outro, por isso a sua crena tem to pouco valor como os dias de ontem j mortos. O que importante o que se agora, e no se se acredita ou no acredita, se as experincias que se tm so psicodlicas ou apenas vulgares. O que importa viver com retido, com virtude - sei que no se gosta desta palavra. Abusou-se terrivelmente destas duas palavras "virtude" e "retido", todos os sacerdotes as usam, qualquer moralista ou idealista as emprega. Mas virtude completamente diferente de qualquer coisa que seja praticada como sendo virtude, e a reside a sua

35 beleza, se se tenta "pratic-la", deixa de ser virtude. Ela no do tempo, por isso no pode ser "praticada", e uma conduta reta no depende do ambiente; a conduta que depende do ambiente poder estar correta sua maneira, mas no virtude. Virtude amor; no ter medo, viver no mais alto nvel da existncia, o que significa morrer interiormente para todas as coisas - morrer para o passado - para que a mente se torne clara e inocente. S uma mente assim pode encontrar aquela imensido extraordinria que no inveno da prpria pessoa, nem de algum filsofo ou guru. Interlocutor - Podia explicar, por favor, a diferena entre pensamento e insight? Krishnamurti - Por insight entende compreenso? Ver uma coisa com muita clareza, sem confuso, sem escolha? Quero compreender em que sentido est a usar a palavra insight. isto? I - , sim. K - O que pensar? Queira reparar nisto, por favor. Quando lhe fao esta pergunta "o que pensar?", que acontece na sua mente? I - Pensamento. K - Vamos devagar. Passo a passo, sem nos precipitarmos. Que acontece? Fao-lhe uma pergunta. Pergunto-lhe onde mora ou como se chama. A sua resposta imediata, no verdade? Porqu? I - Porque se trata de uma coisa no passado. K - No complique a coisa, por favor, olhe-a apenas. Vamos j complic-la, mas primeiro olhe s para ela. Pergunto-lhe como se chama, onde vive, o seu endereo, etc. A resposta imediata, porque est familiarizado com ela, no tem de pensar. Provavelmente a princpio pensou nisso, mas foi ensinado desde criana a saber o seu nome. No h nenhum processo de pensamento envolvido nisso. Ora, a seguir pergunto-lhe uma coisa um pouco mais difcil e h um espao de tempo entre a pergunta e a sua resposta. Que acontece nesse intervalo? Devagar, no me responda, mas descubra-o para si. Bem, vou fazer-lhe uma pergunta: Qual a distncia daqui at Lua, ou at Marte, ou at Nova Iorque? Nesse intervalo que que acontece? I - Estou a procurar. K - Est a procurar, no assim? A procurar onde? I - Na minha memria. K - Est a procurar na memria, isto , algum lho disse ou j leu algo sobre isso, portanto est a procurar no seu "armrio". E ento consegue a resposta. Para a primeira pergunta houve uma resposta imediata, mas no est seguro quanto segunda questo e assim leva mais tempo. Nesse intervalo est a pensar, a indagar, a investigar e eventualmente encontra a resposta certa, Ora, se lhe fizerem uma pergunta muito complexa, como "o que Deus?"... I1 - Deus amor. I2 - Deus tudo. I3 - A resposta no se encontra na minha memria. K - Ora escutem: "Deus amor", "Deus tudo"... I - Deus o grande agente de mudanas. K - Etc. Agora observem, vejam bem o que aconteceu. No disseram: "No sabemos a resposta certa." Reparem nisto, por favor. muito importante. Quando no se sabe, acredita-se! Vejam o que acontece - o pensamento atraioa-nos. Primeiro uma pergunta familiar, depois uma mais difcil e finalmente uma pergunta qual mente responde. Estou condicionado para acreditar em Deus, e portanto tenho uma resposta. E se fosse Comunista diria: "De que esto a falar? No sejam patetas, Deus no existe. Isso uma crena burguesa, inventada pelos padres!"... Estamos ento a falar do pensamento. Antes de mais, para descobrir se h ou no h Deus - e temos de o saber, de outro modo no seremos seres humanos completos - para descobrir isso, toda a crena, isto , todo o condicionamento produzido pelo pensamento humano que nasa do medo, ter de deixar de existir. Compreendemos ento o que o pensamento: a resposta da memria, que o nosso conhecimento acumulado, a nossa experincia e o nosso fundo de condicionamento; quando nos fazem uma pergunta, so provocadas certas vibraes e respondemos a partir dessa memria. O

36 pensamento isso. Por favor, observai-o em vs prprios. O pensamento sempre velho, obviamente, porque responde a partir do passado, e portanto o pensamento nunca pode ser livre. No esto a "simpatizar" muito com isso, pois no?... "Liberdade de pensamento"... Mas no riam, tentando livrar-se disso, olhem-no por favor com muito cuidado! Prestamos culto ao pensamento, no verdade? O pensamento a coisa mais importante na vida, os intelectuais tm por ele uma verdadeira adorao, mas quando se olha muito de perto para todo o processo de pensamento, por muito racional que ele seja, por muito lgico, ele apesar disso a resposta da memria, que sempre velha - e assim o pensamento, ele prprio, velho e nunca pode ser fonte de liberdade. Mas, por favor, no aceitem o que o orador diz sobre o que quer que seja. Como estamos a ver ento, o pensamento confunde-nos. A vossa pergunta era "qual a diferena entre pensamento e insight?", que, como vimos, o mesmo que compreender, ver as coisas com muita clareza, sem qualquer confuso. Quando se v uma coisa com muita clareza - estamos a referir-nos ao aspecto psicolgico - ento no h escolha; s h escolha quando h confuso. Dizemos que h "liberdade de escolha", o que de fato significa que h liberdade para estar confuso, porque se no estivermos confusos, se virmos uma coisa instantaneamente e com muita clareza, ento para que preciso escolher? E quando no h escolha, h clareza. A clareza, o insight ou a compreenso s so possveis quando o pensamento est suspenso, quando a mente est tranqila. S ento se pode ver muito claramente - ento podeis dizer que compreendeis realmente aquilo de que estamos a falar, ento h percepo direta, porque a mente no est confusa. Confuso implica escolha e a escolha produto do pensamento. Farei isto ou farei aquilo? O "eu" e o "no-eu", o "tu" e o "no-tu", "ns" e "eles", etc., tudo isso resultado do pensamento. E disto nasce conflito, confuso, e a partir dessa confuso que escolhemos; escolhemos os nossos lderes polticos, os nossos gurus, e tantas outras coisas; mas quando h clareza, ento h percepo direta. E, para ser clara, a mente tem de estar completamente silenciosa, completamente tranqila. H ento uma verdadeira compreenso e, por isso mesmo, essa compreenso ao, e no o contrrio. I - Como que as pessoas se tornam neurticas? K - Como que sabemos que elas so neurtica? uma pergunta muito sria, por isso reparemos bem. Como que sei que elas so neurticas? Serei tambm neurtico por reconhecer que elas o so? I - Sim. K - No diga que sim to rapidamente! Vamos olhar bem para isto, vamos escut-lo. Que quer dizer neurtico? Ser um pouco estranho, confuso, sem lucidez, ligeiramente desequilibrado? E infelizmente quase todos somos ligeiramente desequilibrados. No? No tem bem a certeza... No somos desequilibrados quando somos Cristos, Hindus, Budistas, Comunistas, etc.? No somos neurticos quando nos fechamos nos nossos problemas, erguendo um muro nossa volta porque pensamos que somos muito melhores do que outro qualquer? No somos desequilibrados quando a nossa vida est cheia de resistncia - o "eu" e "tu", o "ns" e "eles" e todas as outras divises? No somos neurticos no emprego quando queremos passar frente do outro? Como ento que a pessoa se torna neurtica? Ser a sociedade que a faz neurtica? Essa a explicao mais simples - o meu pai, a minha me, o meu vizinho, o governo, o exrcito, toda a gente me faz neurtico. So todos responsveis pelo meu desequilbrio. E quando vou ao psiquiatra em busca de ajuda, pobre homem, ele tambm neurtico, como eu... No riam, por favor. isto exatamente o que est a acontecer no mundo. Ora por que que me torno neurtico? No mundo, tal como existe agora - a sociedade, a famlia, os pais, os filhos - no h amor. Pensam que haveria guerras se tivessem amor? Julgam que haveria governos que consideram perfeitamente certo que as pessoas sejam mortas? Uma sociedade assim nunca existiria se as mes e os pais amassem realmente os filhos, se quisessem o seu bem, se olhassem por eles e os ensinassem a ser bondosos, a viver e a amar. Essas so as presses e as exigncias exteriores que do origem a esta sociedade neurtica; h tambm impulsos e presses dentro de ns mesmos, a violncia inata que herdamos do passado -

37 tudo isso ajuda a criar esta neurose, este desequilbrio. O fato portanto este - somos quase todos ligeiramente desequilibrados, ou mais do que isso, e no adianta culpar seja quem for. O fato que psiquicamente no se equilibrado - mentalmente, sexualmente, de todas as maneiras, estamos desequilibrados. Mas o importante a pessoa tomar conscincia disso, saber que no equilibrada, no "como" tornar-se equilibrada. Uma mente neurtica no pode fazer-se equilibrada, mas se no tiver chegado ao extremo da neurose, se ainda conservar algum equilbrio, capaz de se observar a si prpria. A pessoa pode ento estar atenta ao que faz, ao que diz, ao que pensa, maneira como anda, como est sentada, como come, observando constantemente, mas sem corrigir. Se se observar dessa maneira sem qualquer escolha, ento, dessa observao profunda surgir um ser humano so e equilibrado; ento no mais se ser neurtico. Uma mente equilibrada sbia, e no moldada por juzos e opinies. I - Onde que acaba o pensamento e comea o silncio? K - J alguma vez notou um espao entre dois pensamentos? Ou est constantemente a pensar sem intervalo nenhum? Compreende a pergunta? I - No. K - Haver um intervalo entre dois pensamentos? A pergunta clara? I -- , sim. K - Ou a primeira vez que lhe feita esta pergunta? Quer ento saber o que o silncio? Silncio ser o cessar do rudo? Ser como a "paz" que existe entre duas guerras? Ser o intervalo entre dois pensamentos? Ou no tem nada a ver com isto? Se o silncio for o cessar do pensamento, o cessar do rudo, ento ser muito fcil suprimir o rudo, isto , dado que o rudo a tagarelice - pra-se de tagarelar. Mas ser isso silncio? Ou o silncio um estado da mente que j no est confusa, que j no tem medo? Portanto, onde comea o silncio? Ser que comea quando o pensamento acaba? J tentou alguma vez acabar o pensamento? I - Quando a mente muda radicalmente de velocidade, uma mente tranqila. K - Sim, senhor, mas alguma vez tentou parar o pensamento? I - Como que se faz? K - No sei, mas j tentou? Antes de mais, quem a entidade que tenta par-lo? I - O pensador. K - outro pensamento, no verdade? o pensamento que tenta parar-se a si prprio, por isso h uma batalha entre o pensador e o pensamento. Observe este conflito com muito cuidado, por favor. O pensamento diz: "Devo parar de pensar, porque experimentarei ento um estado maravilhoso. Ou pode ser outro motivo qualquer. E assim tenta-se reprimir o pensamento. Ora a entidade que tenta reprimir o pensamento faz ainda parte do pensamento, no verdade? Um pensamento est a tentar reprimir outro pensamento, e assim conflito, uma batalha. Quando vejo totalmente este ponto, quando o compreendo completamente, quando tenho dele um insight, no sentido em que aquele senhor usou o termo - ento a mente fica em silncio. o que acontece naturalmente, e de maneira fcil, quando a mente est quieta para observar, para olhar, para ver. I - Quando a atividade egocntrica cessa, o que que motiva a ao? K - Vejamos primeiro o que acontece quando a atividade egocntrica cessa - ento j no faremos a pergunta, ento veremos a beleza da ao em si mesma e no precisaremos de um motivo, porque o motivo faz parte da atividade egocntrica. Quando essa atividade egocntrica no existe, a ao no tem motivo algum e , portanto, verdadeira, reta e livre. CONFERNCIA NA UNIVERSIDADE DA CALIFRNIA, SANTA CRUZ, 1972 ***

PERCEPO
Que ansiedade pomos na resoluo dos nossos problemas! Com que insistncia buscamos uma resposta, uma sada, um remdio! Nunca consideramos o problema em si, mas, cheios de

38 agitao e ansiedade, lutamos por encontrar uma soluo, a qual invariavelmente uma projeo de ns mesmos. Embora o problema tenha sido criado por ns, queremos encontrar uma soluo fora dele. Procurar uma soluo fora do problema evitar o problema - sendo isto o que quase todos ns queremos. A soluo torna-se assim aquilo que mais significativo, e o problema no. A soluo no est separada do problema; est no problema, e no fora dele; a soluo est no problema, no fora deste. Se pensamos que a soluo est desligada do problema principal, criamos problemas secundrios: o problema de como conseguir a soluo, de como lev-la a efeito, etc. Visto que a busca de soluo uma maneira de fugir ao problema, deixamo-nos tomar pelos ideais, convices, experincias, que so autoprojees; adoramos estes dolos criados por ns, e assim nos tornamos mais e mais confusos e cansados. Arranjar uma soluo relativamente fcil; compreender um problema muito difcil, exigindo-se um outro modo de abordagem, uma abordagem que no implique nenhum desejo de soluo. Estarmos livres do desejo de uma resposta essencial para a compreenso do problema. Esta liberdade facilita toda a ateno, porque atravs desta a mente no est sujeita a ser distrada por questes secundrias. Enquanto houver conflito, ou oposio, com o problema, no haver compreenso do mesmo; pois este conflito distrao. S h compreenso quando h comunho, e esta impossvel se h resistncia ou luta, medo ou aceitao. Temos de estabelecer a relao correta com o problema: aqui que comea a compreenso; mas como possvel uma relao correta com o problema, se s nos interessa livrar-nos dele, encontrando uma soluo para ele? A relao correta significa comunho, e no pode existir comunho se h resistncia, positiva ou negativa. O modo de abordagem do problema torna-se assim mais importante do que o prprio problema; a maneira como consideramos o problema afeta este nos seus contornos. Os meios e o fins no so diferentes da abordagem. A maneira como enfrentamos decide o destino do problema. Portanto, o modo como consideramos um problema da maior importncia, porque as nossas atitudes e preconceitos, os nossos medos e esperanas acabam sempre por colori-lo. Uma percepo sem escolha, trar o correto relacionamento com o problema. O problema criado por ns prprios, portanto tem de haver autoconhecimento. Eu e o problema formamos um todo, e no dois processos separados. Eu sou o problema. As atividades do "eu" so terrivelmente montonas. O "eu" tdio. Ele intrinsecamente enervante, intil, ftil. Os seus desejos opostos e em conflito, as suas esperanas e frustraes, as suas realidades e iluses so escravizantes e vazias. Essas atividades levam-no sua prpria exausto. O "eu" est sempre a subir e a cair, sempre a querer alcanar alguma coisa e a sentir-se frustrado, sempre a ganhar e a perder; e est sempre a querer libertar-se deste cansativo carrossel de futilidade. Procura fugir atravs de atividades exteriores, de solues que dem prazer, de bebida, de sexo, de livros, de conhecimentos, de divertimentos, etc. O seu poder de criar iluses vasto e complexo. Essas iluses so por ele fabricadas e projetadas a partir de si prprio; elas so o ideal, a idolatria de "mestres" e "salvadores", o futuro como meio de autopromoo, etc. Na tentativa de fugir da sua prpria monotonia, o "eu" procura sensaes e excitaes interiores e exteriores, as quais so substitutos para a ausncia de eu. Nestes substitutos, ele espera perder-se. Muitas vezes, sai-se bem, mas o sucesso s serve para lhe aumentar o tdio. Vai buscando substituto aps substituto, com cada um deles a criar problemas, conflitos e sofrimento. Persegue-se, interiormente e exteriormente, o esquecimento de si mesmo; uns voltam-se para a religio, outros, para o trabalho e atividades. Mas impossvel esquecer o "eu". O barulho que se faz interiormente ou exteriormente poder abafar o "eu", mas este no tarda a surgir, sob forma diferente, com outra mscara; pois tudo o que se reprime acaba por encontrar um meio de se libertar. O esquecimento de si mesmo atravs da bebida ou do sexo, pela devoo ou pelo saber, leva dependncia; e tudo o que cria dependncia, cria problemas. Se para nos libertarmos, se para nos esquecermos, se para sermos felizes dependemos de bebidas, de "Mestres", os "Mestres" ou as bebidas tornam-se o nosso problema. A dependncia gera a inveja, o medo, o desejo de possuir; e ento o medo e o modo de o dominar transformam-se para ns num terrvel problema. Ao buscarmos a felicidade criamos problemas, e deles ficamos prisioneiros. Encontramos uma certa felicidade no autoesquecimento do sexo, e por isso servimo-nos do sexo como meio de alcanarmos o que pretendemos. A felicidade conseguida por intermdio de uma qualquer coisa, tem de gerar

39 inevitavelmente conflito, pois deste modo os meios tornam-se muito mais significativos e importantes do que a prpria felicidade. Se a minha felicidade depende daquela cadeira, a cadeira torna-se importantssima para mim e tenho de a defender dos outros. Nessa luta, a felicidade que antes eu achava na beleza da cadeira esquecida completamente, perde-se, e s me resta a cadeira. A cadeira, em si, de pouco valor; mas eu atribui-lhe um valor extraordinrio por ser um meio para a minha felicidade. Assim, o meio torna-se substituto da felicidade. Quando o meio pelo qual obtenho a minha felicidade uma pessoa, ento o conflito e a confuso, o antagonismo e a dor so muito maiores. Se as relaes esto simplesmente baseadas no uso, haver um outro tipo de relao no superficial entre as partes? Se me sirvo de algum para conseguir a minha felicidade, estarei de fato em relao? Estar em relao significa estar em comunho com outro em diferentes nveis; e existir essa comunho quando o outro me serve de instrumento para a minha felicidade? Nessa utilizao do outro, no estarei eu procura de isolamento, no qual penso ser feliz? A este isolamento chamo "relacionamento"; mas o que realmente se passa que no h nenhuma comunho neste processo. S pode existir comunho quando no existe medo; e acontece a corroso do medo e do sofrimento onde h utilizao do outro e dependncia psicolgica. Como nada pode viver em isolamento, todas as tentativas feitas pela mente para se isolar, s a levam frustrao e ao sofrimento. Para escapar a este sentimento de vazio, procuramos encher-nos de ideais, de pessoas, de coisas; e voltamos ao princpio de onde partimos: busca de substitutos. Os problemas existiro sempre onde as atividades do "eu" forem dominantes. Para percebermos quais so e quais no so as atividades do "eu", preciso constante vigilncia. Essa vigilncia no ateno disciplinada, mas sim uma percepo extensiva que no escolhe. A ateno disciplinada d fora ao "eu"; torna-se um substituto e uma dependncia. A compreenso, pelo contrrio, no auto-indutria, nem resultado de prticas: a compreenso de todo o contedo do problema, tanto a nvel superficial como a nvel profundo. A parte superficial tem de ser compreendida, para que o que est em profundidade se revele; o que est oculto no pode ser trazido luz, se a mente superficial no estiver tranqila. Todo este processo no verbal, nem uma questo de mera experincia. A verbalizao indica embotamento da mente; e a experincia, sendo acumulativa, s pode originar repetio. A percepo no uma questo de determinao, pois, o movimento propositado resistncia, o qual leva exclusividade. Percepo a observao silenciosa e sem-escolha do que ; atravs desta percepo o problema desdobra-se a si mesmo, e assim passa a ser completamente compreendido. Um problema jamais pode ser resolvido no seu prprio nvel; sendo algo complexo, tem de ser compreendido no seu processo total. Tentar resolver um problema num s nvel, fsico ou psicolgico, leva a mais conflito e confuso. Para que um problema se resolva, tem de haver essa percepo, essa vigilncia no interventora que desvenda o processo total. O amor no sensao. A sensao faz nascer o pensamento atravs de palavras e smbolos. As sensaes e o pensamento tomam o lugar do amor, tornam-se substitutos do amor. As sensaes so produtos da mente, do mesmo modo que os apetites sexuais. A mente gera o desejo, a paixo, atravs da lembrana, e recebe da sensaes gratificantes. A mente composta de interesses e desejos diferentes em conflito, com as suas sensaes exclusivas; e h choques quando um ou outro comea a ser dominante, criando-se assim um problema. As sensaes podem ser agradveis ou desagradveis, e a mente segura-se ao que agradvel, o que a torna escrava delas. Esta escravido torna-se um problema porque a mente um depsito de sensaes contraditrias. O evitar daquilo que doloroso , do mesmo modo, uma escravido, com as suas prprias iluses e problemas. A mente a criadora dos problemas e, portanto, no pode resolv-los. O amor no pertence mente; mas quando a mente intervm, h sensao, a que chama "amor". este amor gerado pela mente que pode ser pensado, que pode ser vestido e identificado. A mente pode recordar-se ou antecipar sensaes agradveis, e este processo apetite, esteja ele em que nvel estiver. Dentro do campo da mente no pode existir amor. A mente a rea do medo e do calculismo, da inveja e da dominao, da comparao e da negao, e assim o amor no pode acontecer. Os cimes, como o sentimento de orgulho, so produto da mente; eles no tm nada a ver com amor. O amor e o processo mental no se podem ligar, no podem ser um todo uno. Quando as sensaes predominam, no fica espao para

40 o amor, porque as coisas da mente enchem o corao. E assim, o amor torna-se algo desconhecido que temos de perseguir e adorar; passa a ser um ideal, para ser usado, e os ideais so sempre projees do "eu". Ento a mente toma conta de tudo, e o amor passa a ser uma palavra, uma sensao. O amor torna-se comparativo: "Eu amo "mais" e tu amas "menos"." Mas o amor nem pessoal nem impessoal; o amor um estado de ser, no qual a sensao, como pensamento, est completamente ausente. Krishnamurti - From COMMENTARIES ON LIVING *** Podemos ir longe, se comearmos de muito perto. Em geral comeamos pelo mais distante, "o supremo princpio", "o maior ideal", e ficamos perdidos em algum sonho vago do pensamento imaginativo. Mas quando partimos de muito perto, do mais perto, que ns, ento o mundo inteiro est aberto - pois ns somos o mundo. Temos de comear pelo que real, pelo que est a acontecer agora, e o agora sem tempo.

VIOLNCIA E SOFRIMENTO
Toda a forma de conflito violncia - no s o conflito psicolgico, interior, mas tambm o conflito exterior, nas nossas relaes com os outros seres humanos, com a sociedade. O sofrimento parece-me constituir um dos mais complexos e difceis problemas; e essa complexidade, justamente, requer que o encaremos de uma maneira bem simples. Todo o problema complexo, principalmente um problema humano - e temos tantos! - deve, por certo, ser considerado com muita clareza e simplicidade, sem nenhum "fundo" ideolgico. De outro modo, traduzimos o que vemos em conformidade com o nosso condicionamento e com as nossas tendncias e intenes. Para compreendermos estes dois problemas - a violncia e o sofrimento - to profundamente arraigados no nosso ser, no devemos examin-los de maneira puramente verbal ou intelectual. O intelecto no resolve problema nenhum. Poder explanar problemas - e qualquer pessoa inteligente capaz disso - mas a explicao, por mais erudita, por mais subtil que seja, no a realidade. De nada serve explicar a um homem cheio de fome os excelentes alimentos que existem; isso para ele no vale nada. Mas, se apreciarmos estas questes no intelectualmente, mas real e totalmente, se nelas nos empenharmos a fundo e desenredarmos estes dois terrveis problemas que destroem a mente, talvez ento possamos super-los. Ns, seres humanos, aceitamos a violncia e o sofrimento como uma maneira de viver e, j que os aceitamos, tentamos fazer com eles o melhor que podemos. Prestamos culto ao sofrimento, idealizamo-lo e com ele vamos vivendo - como se faz no mundo cristo. No mundo oriental traduzem-no de outras maneiras, mas tambm sem lhe encontrar a soluo. Como tenho dito, herdamos essa violncia do animal: a nossa agressividade, o nosso esprito de domnio, o desejo de poder, nsia de preenchimento. A nossa estrutura cerebral, herdada do animal, tambm produto do animal, tambm produto da evoluo e no s tem a funo de auto-proteger-se, como tambm agressiva, violenta, dominadora, pensando em termos de posio, de prestgio; todos sabemos isso. O sofrimento, a auto-compaixo, que faz parte desse sofrimento, a solido, a total inexpressividade da existncia, o tdio, a rotina, despojam a vida de todo o sentido e, por isso, inventamos-lhe uma finalidade; os intelectuais criam uma finalidade ideolgica, de acordo com a qual procuramos viver. E, no sendo capazes de resolver esses problemas, voltamo-nos para o passado; para a nossa juventude ou para a cultura tradicional, conforme a raa, o pas, etc. Quanto mais urgente se torna o problema, tanto mais ns fugimos para alguma explicao ideolgica vinda do passado ou relativa ao futuro; e ficamos aprisionados nessa armadilha. Tanto no Oriente como no Ocidente, se observa a fuga para toda a espcie de entretenimento - o futebol, o cinema, a igreja, etc. A necessidade de distrao, de entretenimento assume todas as formas possveis: visitar museus,

41 conversar interminavelmente sobre msica, sobre os ltimos livros publicados, ou escrever acerca de alguma coisa passada e morta, sem valor nenhum. Ao que parece, h pouca gente verdadeiramente sria. Por palavra "srio" entendo a capacidade de examinar um problema at ao fim, e resolv-lo. Resolv-lo, no de acordo com as inclinaes pessoais ou o temperamento de cada um, ou segundo a presso do ambiente, mas deixando tudo isso de parte e investigando at ao fim a verdade relativa a uma dada questo. Essa seriedade parece bastante rara. Para que possam ser resolvidos estes dois problemas bsicos - a violncia e o sofrimento - temos de ter essa seriedade e ainda uma certa capacidade de percebimento, de ateno, porquanto ningum pode resolv-los por ns. Evidentemente, que nem as velhas religies, nem organizaes bem planeadas e aperfeioadas por uma determinada autoridade ou sacerdote - nada nem ningum desta categoria pode ajudar-nos; so coisas obviamente sem significao. Pode observar-se em todo o mundo que a chamada nova gerao est atirando aos ventos todas essas coisas sem sentido - igrejas, deuses, crenas, dogmas, rituais. Para o homem sensato essas autoridades perderam toda a importncia. claro que no tem sentido dependermos de qualquer espcie de autoridade quando o mundo se acha em tal estado de confuso e de sofrimento; principalmente da autoridade organizada num plano religioso, com as respectivas sanes. No se pode confiar em ningum, nem em Salvadores, nem em Mestres - em nenhuma pessoa, incluindo este que vos fala. E, depois de termos posto de lado totalmente todos os livros, filosofias, santos, anarquistas, vemo-nos frente a frente conosco mesmos, tais como somos. No h filosofia, literatura dogmas, rituais, capazes de pr fim violncia e ao sofrimento. Precisamos reconhecer isso, antes de passarmos adiante. Quanto mais srio o indivduo , e quanto mais urgente o problema, essa prpria urgncia recusa a autoridade que to facilmente aceitamos. Outro problema : como examinar, como observar a violncia e o sofrimento, tal como em ns existem? Como dissemos, os seres humanos, individualmente, so produto da sociedade, da cultura em que vivem, e essa sociedade e cultura foram construdas por cada um de ns. A sociedade produto dos seres humanos, e ns fazemos parte desse produto; eis a nossa situao. Estamos aprisionados na armadilha das nossas inclinaes, tendncias e prazeres pessoais, e tudo isso constitui a estrutura social. Tendemos a considerar o indivduo e a sociedade como duas coisas diferentes e, portanto, pergunta-se: Que valor tem o homem que se transforma, em relao estrutura total da sociedade? Tal pergunta parece-me absurda. No estamos considerando um dado indivduo ou uma dada sociedade - francesa, inglesa, ou outra - mas o problema humano geral. No estamos considerando o indivduo em relao com a sociedade, nem a relao da sociedade, do "coletivo", com o indivduo; estamos a tratar da totalidade do problema e no de uma questo particular. S podemos compreender uma coisa quando a vemos integralmente, quando lhe vemos toda a estrutura e a respectiva significao. No podemos perceber a estrutura total da vida, o seu movimento completo, se apenas nos preocuparmos com uma parte dela. S quando vemos o mapa inteiro, podemos saber onde estamos e escolher o caminho certo. Deste modo, no estamos interessados na salvao ou libertao individual, mas interessa-nos sim o movimento global da vida, a compreenso da corrente total da existncia; ento talvez possamos encarar de maneira completamente diferente os problemas individuais. extremamente difcil ver e compreender a totalidade; isso precisa de ateno. Nada se pode compreender intelectualmente; poderemos ouvir palavras, dar explicaes, descobrir causas, mas isso no compreenso. Na observao de ns mesmos, a compreenso s pode verificar-se quando a mente, que inclui o crebro, est inteiramente atenta. E uma pessoa no est atenta quando interpreta e traduz conforma o seu prprio fundo. Devem ter notado que quando a mente est totalmente quieta - sem exigir nada, sem fazer "barulho", sem fragmentar o problema - quando diante do problema est perfeitamente tranqila, h, ento, compreenso. Essa compreenso atua, a fora ou energia que nos liberta do problema. Estamos, pois, empregando a palavra "compreenso" nesse sentido e no no sentido de compreenso intelectual ou emocional. Ela propriamente uma negao do "positivo", pois "positivo" o "compreender" um problema com um motivo: o propsito de "fazer alguma coisa" em relao a ele. Em geral quando temos um problema, tendemos a preocupar-nos com ele, a fragment-lo, a analis-lo, a achar uma frmula para o resolver. E o pensamento, como se pode

42 observar, sempre reao do "velho"; portanto, nunca novo e o problema, entretanto, sempre novo. Traduzimos o novo, o problema, em termos de pensamento, mas o pensamento velho e, portanto, "positivo", no sentido de "fazer alguma coisa" em relao ao problema. O pensamento a reao do passado; memria, experincia, conhecimento acumulado; velho e os desafios so sempre novos - se so desafios. Desse fundo de conhecimento, experincia, memria, procede a reao, na forma de pensamento; o pensamento sempre do passado e traduz o desafio ou o problema nesses termos. E o pensamento, como se pode observar, produz, em relao ao problema, uma reao "positiva", ditada pelo passado. Vemos, pois, que o pensamento no representa a soluo; mas isso no significa que nos devemos tornar "nebulosos", vagos, distrados ou mais neurticos do que j somos. Pelo contrrio, quanto mais ateno prestamos - ateno completa - a uma coisa, qualquer que ela seja, vemos que nessa ateno no h pensamento algum, no h pensar; no h nenhum "centro" a funcionar como pensamento. A compreenso acontece sem a reao do "fundo" de pensamento. Compreenso ao imediata. Est mais ou menos claro isso, ou parece abstrato demais? Vejamos: se quero compreender uma criana, tenho de observ-la, de dar-lhe ateno. Observ-la quando brinca, quando chora, quando se comporta "mal", quando faz qualquer coisa; observ-la, simplesmente, sem a corrigir. Preciso de a compreender; portanto, no tenho preconceitos, no tenho padres de pensamento relativos ao que "bom" e ao que "mau". Observo-a, somente; e, nessa ateno vigilante, comeo a compreender a natureza da sua atividade. relativamente fcil observar, dessa maneira, a natureza, uma flor, por exemplo; a natureza no exige muito de ns. Observar uma coisa objetiva bastante fcil. Mas observar o que se passa interiormente em ns, observar a nossa violncia, o nosso sofrimento, com clara ateno, j no to fcil. Tal observao, tal ateno, exclui totalmente qualquer espcie de inclinao ou tendncia pessoal ou de compulso por parte da sociedade; como observar o movimento de um rio. Quem se senta na margem de um rio pode observar-lhe o fluir e tudo ver. Mas a pessoa sentada na margem e o movimento do rio so dois entes diferentes; ela constitui o "observador" e o movimento do rio a coisa "observada". J quando est dentro de gua e no sentada na margem - participa desse movimento e no h nenhum "observador". Do mesmo modo, observemos a violncia e o sofrimento, no como observadores a "observar" uma coisa, mas sem espao entre o observador e o observado. Isto faz parte da investigao total, da meditao sobre a vida. Como j dissemos, ns os seres humanos somos violentos, e essa violncia, herdada do animal, nunca a investigamos realmente porque temos o conceito da "no violncia"; interessa-nos o conceito e a ideologia da "no violncia" - o que "deveria ser", e no o fato, o que realmente . Permitam-me sugerir-lhes que no se limitem a ouvir palavras; palavras so palavras e pouco significam. Semanticamente, podemos penetrar-lhes o significado, mas a palavra no a coisa, a explicao no o fato - o que . Qualquer um est sujeito a cair na armadilha verbal, e ficar escutando, infinitamente, s palavras. Palavras so cinzas, no tm sentido profundo. Mas se ouvirem para alm das palavras, se se observarem como realmente so - no agora, porque esto a ouvir uma palestra, mas "l fora"; se se observarem, no egocentricamente, no introspectiva ou analiticamente, mas apenas observando o que efetivamente acontece, descobriro ento, pessoalmente, no s a violncia superficial (a clera, o desejo de posio, etc.) mas tambm a violncia profundamente enraizada. Com essa descoberta, o "conceito" da no violncia perde toda a validade; vlido o fato - a violncia. Observe-se o fato da violncia no Oriente: na ndia sempre se falou, se pregou, se "praticou" a no violncia; mas, no momento em que se apresenta qualquer desafio, a no violncia desaparece e todos se tornam violentos. Aqui, igualmente, se fala sem cessar de paz; em todas as igrejas se fala de amor, de bondade, de amar o prximo; entretanto, tivemos as guerras mais terrveis - quinze mil guerras, ao todo, nos ltimos cinco mil anos! E temos de observar como est profundamente arraigada em ns essa violncia - na nossa exigncia de preenchimento, na competio e na constante comparao com outrem, no imitar, no obedecer, no seguir algum, no ajustar-nos a um padro; tudo isto so formas de violncia. A nossa libertao em relao a essa violncia exige muita ateno e empenhamento; se no ficamos livres dela, no vejo como possa haver paz no mundo.

43 Poder haver uma suposta paz entre duas guerras, entre dois conflitos; no entanto, essa paz no a paz real, ntima, profunda, no contaminada por qualquer ideologia ou qualquer pensamento, no organizada por qualquer filosofia limitada e sem significao. Se no temos essa paz, como podemos ter amor, empenhamento, afeio? Ou, se no h essa paz, como se pode criar alguma coisa? Podemos pintar quadros, compor poemas, escrever livros sobre o passado, etc., mas tudo levar ao conflito, escurido. Para conquistarmos a liberdade, e ficarmos livres da violncia - totalmente e no apenas parcialmente, fragmentariamemte - temos de aprofundar este problema. Temos de compreender a natureza do prazer; a violncia e o prazer esto intimamente relacionados. Pois, de novo, se nos observarmos, vemos que toda a nossa psicologia se baseia no prazer - tanto nos prazeres sensoriais, sexo, etc., como no prazer de realizar alguma coisa, no prazer de alcanar sucesso, de preencher-se, de conquistar posio, prestgio, poder. Mais uma vez, tudo isso se encontra no animal (numa quinta onde se criam aves pode observar-se esse mesmo fenmeno). H prazer tanto no divertir-se como no insultar. Buscar o prazer, a posio, o prestgio, a fama, uma forma de violncia, pois tem de ser-se agressivo. Neste mundo, se uma pessoa no agressiva, espezinhada pelos outros, empurrada para o lado. Assim, importa perguntar: "Posso viver sem agressividade e ao mesmo tempo viver no meio social?" provvel que no. Mas, porque viver na sociedade, isto , na estrutura psicolgica da sociedade? Tem de se viver na estrutura externa da sociedade - ter uma atividade, vestir-se, ter casa, etc., mas porque viver na estrutura psicolgica da sociedade? Porque aceitar a norma da sociedade que requer que o indivduo se torne escritor de sucesso, homem famoso, etc.? Tudo isso faz parte do "princpio do prazer", que se traduz em violncia. Na igreja diz-se: amemos o prximo - e nos negcios "cortamos-lhe o pescoo". A norma social no tem sentido. Toda a estrutura militar, toda a estrutura baseada no princpio hierrquico, na autoridade, significa, mais uma vez, domnio e prazer que, por seu turno, faz parte da violncia - da violncia bsica. A compreenso de tudo isto exige muita observao; no questo de capacidade: comea-se a compreender pelo observar. E ver agir. o prazer que buscamos, a todas as horas. Queremos prazer cada vez maior, e o prazer supremo, naturalmente, o de "alcanar Deus". Na busca do prazer encontra-se o medo; transportamos durante a vida essa lgubre carga do medo. Medo, aflio, pensamento, violncia, agresso - todos se interrelacionam. Por conseguinte, compreendendo-se claramente uma dessas coisas, compreendem-se as demais. Podemos arranjar tempo para analisar toda a estrutura emocional e intelectual do nosso ser; analis-la passo a passo, como fazem os analistas, na esperana de estabelecer uma relao normal entre o indivduo e a sociedade; ou podemos ver que somos violentos e compreender diretamente a causa dessa violncia. Assim sabemos qual essa causa. Mas ver todas e cada uma das formas de violncia exige tempo; destrinar a violncia, completamente, em todas as suas formas, um trabalho de meses, de anos. Esse processo parece-me absurdo. como um homem ser violento e tentar ser no violento e, enquanto o est tentando, continuar a semear os germes da violncia. A questo, pois, se somos capazes de ver instantaneamente a coisa no seu todo, e resolv-la imediatamente. disso que se trata realmente, e no de proceder pouco a pouco, dia aps dia, ms aps ms. Essa uma tarefa terrvel, desanimadora, interminvel, exigindo uma mente meticulosa, analtica, capaz de dissecar, de ver cada aspecto e no perder uma s particularidade - pois, perdendo-se alguma particularidade, o quadro sai todo errado. Isso no s exige tempo, mas encerra tambm um conceito que formamos sobre o que "ser livre da violncia". Esse conceito, esse pensar de que nos servimos para tentarmos libertar-nos da violncia, cria, de fato, violncia; a violncia criada pelo pensamento. A questo, pois, esta: possvel perceber a coisa na sua totalidade, imediatamente? - no intelectualmente, porque, se ela formulada como um problema intelectual, no se encontra nenhuma soluo e a pessoa acaba suicidando-se, como o fazem muitos intelectuais - suicidando-se de fato ou inventando uma teoria, uma crena, um dogma, um conceito e ficando escravos dele (o que tambm uma forma de suicdio), ou voltando s velhas religies, tornando-se catlico, protestante, hindusta, adepto do Zen, etc. A questo, pois, se h possibilidade de ver a coisa na sua totalidade, imediatamente e, com esse ato de ver, pr-lhe fim.

44 Vemos a totalidade quando o problema suficientemente urgente, no s para a prpria pessoa, como tambm para o mundo. H guerra exteriormente, e interiormente, h guerra em cada um de ns; possvel acabarmos com ela imediatamente, "voltarmos-lhe as costas", psicologicamente? Ningum pode responder a esta pergunta seno vs mesmos - isto , quando a ela respondem sem dependerem de qualquer autoridade, de quaisquer conceitos intelectuais ou emocionais, quaisquer frmulas ou ideologias. Mas, como dissemos, isso exige muita seriedade e uma grande observao - observao, quando estamos sentados num autocarro, vendo tudo nossa volta; observao daquilo que est nossa frente, a mover-se, a transformar-se; observao, sem motivo algum, de todas as coisas tal como so. O que tem muito mais importncia do que o que "deveria ser". Como resultado desse empenhamento, dessa ateno, talvez venhamos a saber o que amar. Observar meditao, e isso no significa que para observarmos tenhamos de meditar. Observar extremamente difcil. Observar significa, de fato, apercebermo-nos da interferncia do pensamento; ver como a imagem que temos do que quer que seja, interfere com o ato de olhar. Porque temos uma imagem de quem quer que seja? Aqui estamos, vs e eu, a olhar-nos - eu, o "orador", e vs, os "ouvintes". Tm, infelizmente, uma imagem relativa ao "orador", mas eu que no os conheo, nenhuma imagem tenho de vs e, portanto, posso olh-los. Mas no posso faz-lo se digo para mim: vou servir-me destes "ouvintes" para alcanar poder, posio, para os explorar, tornando-me um homem famoso - sabemos, de resto, de todas as futilidades que os seres humanos cultivam. Assim, observar significa: observar sem a interferncia do nosso fundo. Compreendem? Todo o nosso ser, que est a "olhar", o nosso fundo - cristo, francs, intelectual... Pela observao descobre-se esse fundo; observ-lo com objetividade, sem escolha, sem qualquer tendncia, uma grande disciplina - no a absurda disciplina do ajustamento, da imitao. Essa observao torna a mente extraordinariamente ativa, e muito sensvel. Isso, no seu todo, meditao. No se entenda, pois, que "para observar preciso meditar", mas antes, que quando observamos que todas estas coisas acontecem. Eis o que significa meditao, e no uma determinada espcie de "controle do pensamento", assunto de que trataremos mais tarde. Krishnamurti - From TALKS IN EUROPE, 1967 "Arrastar problemas psicolgicos de dia para dia uma tremenda perda de tempo e de energia, sendo sinal de desateno. Uma mente profundamente atenta e empenhada encara o problema logo que ele surge, observa a sua natureza e resolve-o imediatamente. Arrastar um problema psicolgico no ajuda a resolv-lo. um desperdcio de energia e um desgaste da mente. Quando se encaram os problemas medida que eles surgem, descobre-se ento que eles deixam completamente de existir." Krishnamurti

OBSERVAR
Saanen, Agosto 7, 1969 importante, penso eu, compreender a natureza e a beleza da observao, a beleza do ver. Enquanto a mente estiver, de algum modo, deformada -- por presses e sentimentos neurticos, pelo medo, pelo sofrimento, pela doena, pela ambio, pelo esnobismo e busca de poder --ela no tem possibilidade de escutar, de observar, de ver. A arte de ver, de escutar, de observar, no algo a ser cultivado, no uma questo de evoluo e de crescimento gradual. Quando temos a percepo do perigo, h ao imediata, h uma resposta instintiva, instantnea, do corpo e da memria. Desde a infncia que somos condicionados de maneira a enfrentar o perigo, para que a mente responda instantaneamente, caso contrrio, h destruio fsica. Perguntamos se possvel agir no prprio ato de ver, no qual no h qualquer condicionamento. Poder a mente responder livremente, instantaneamente, a qualquer forma de distoro e, portanto, atuar? Isto , percepo, ao e expresso so um todo; no esto divididas, fragmentadas. O prprio ver agir, que a expresso desse ver. Quando h a percepo do medo,

45 observemo-lo to intimamente, que esse mesmo observar libertar-se dele; e isso ao. Poderamos investigar isto, esta manh? Sinto que isto muito importante. Talvez fossemos capazes de penetrar no desconhecido. Mas a mente que est, de algum modo, profundamente condicionada pelos seus prprios medos, ambies, avidez, desespero, e tudo o mais, no tem possibilidade de penetrar em algo que exige um ser saudvel, mentalmente equilibrado e harmonioso. Assim, a nossa questo saber se a mente -- isto , o ser total -- pode ter conscincia de determinada forma de perverso, de luta, de violncia e, ao ver isso, pr-lhe fim, no gradualmente mas instantaneamente. Isto significa no permitir que o tempo se intrometa entre percepo e ao. Quando vemos o perigo, no h intervalo de tempo, acontece logo ao instantnea. Estamos habituados idia de que pouco a pouco atingiremos sabedoria, iluminao, pela observao, pela prtica, dia-aps-dia. a essa idia que estamos habituados, esse o padro da nossa cultura e do nosso condicionamento. Ora, estamos a dizer que este processo gradual da mente se libertar do medo ou da violncia apenas aumenta o medo e produz mais violncia. Ser possvel fazer cessar a violncia -- no apenas exteriormente mas profundamente, nas prprias razes do nosso ser -- fazer cessar a tendncia para a agresso, a nsia de poder? No prprio ato de ver tudo isso de um modo completo, seremos ns capazes de os extinguir, sem permitir que o tempo venha interferir? Vamos discutir isto esta manh? Normalmente, deixamos que o tempo ocupe o intervalo entre o ver e o agir, o espao entre o que e o que "deveria ser". Existe o desejo de pr de lado o que , para alcanar algo ou para nos tornarmos qualquer coisa. Cada um de ns tem de compreender muito claramente este intervalo de tempo; pensamos em termos de tempo porque desde pequenos que somos levados a pensar assim: eventualmente, gradualmente, chegaremos a ser algo. Exteriormente, tecnologicamente, podemos ver que o tempo necessrio. No posso tornar-me um carpinteiro, um fsico, ou um matemtico de grande qualidade, sem levar muitos anos a preparar-me para isso. Temos de ter lucidez, intuio -- no gosto de usar esta palavra "intuio" -- para compreender uma questo matemtica quando se muito novo. E percebemos que, para cultivar a memria que exigida na aprendizagem de uma nova tcnica ou de uma nova Lngua, o tempo absolutamente necessrio. No posso saber falar Alemo j amanh, preciso de muitos meses. No sei nada de eletrnica, e para aprender isso necessito talvez de alguns anos. Portanto, no vamos confundir o tempo como elemento necessrio para aprender uma tcnica, com o perigo de deixar o tempo interferir com a percepo e a ao. Interlocutor: Poderamos falar das crianas, do seu desenvolvimento? Krishnamurti: A criana tem de desenvolver-se. Tem de aprender muitas coisas. Quando se diz: "Tens de ser um homem" -- isto bastante destruidor. I.: Uma mudana psicolgica parcial acontece dentro de ns. K.: Certamente! Sou, ou fui, colrico, e digo: "No devo ser colrico", e gradualmente vou trabalhando para isso, tendo em vista alcanar um estado parcial onde sou um pouco menos colrico, menos irritvel e mais controlado. I.: No era isso o que eu queria dizer. K.: Ento o que quer dizer? I.: Quero dizer qualquer coisa que tivemos e que ultrapassamos. Pode haver de novo confuso, mas j no a mesma coisa. K.: Sim, mas no ser ainda a mesma confuso, s que ligeiramente modificada? H uma continuidade modificada. Podemos deixar de estar dependentes de algum, passar pela dor da dependncia e da solido, e dizer:" No mais serei dependente". E talvez sejamos capazes de ultrapassar isso. Assim, dizemos que aconteceu uma certa alterao. A prxima dependncia no ser exatamente a mesma que era antes. E de novo repararei nisso e conseguirei p-la de lado, e assim por diante. Mas perguntamos agora se possvel ver toda a natureza da dependncia e instantaneamente ficar livre dela -- no gradualmente -- do mesmo modo que se atuaria imediatamente se estivssemos em presena de um perigo. Este assunto verdadeiramente importante, e devamos tentar investiglo, no apenas verbalmente mas em profundidade, interiormente. Reparemos nas implicaes disto. Na sia acredita-se na reencarnao: isto , renasceremos na prxima existncia de acordo com o que vivemos nesta. Se vivemos desumanamente,

46 agressivamente, destrutivamente, vamos pagar por isso na prxima vida. No nos tornamos necessariamente um animal, mas voltamos a ser humanos vivendo uma vida com mais sofrimento e mais destrutiva, porque anteriormente no vivemos uma vida cheia de beleza. Aqueles que acreditam nesta idia da reencarnao, crem apenas na palavra, e no no seu sentido profundo. Deste modo, o que fizermos agora tem infinita importncia para amanh -- porque amanh, que a prxima vida, vamos pagar o que fizermos hoje. Portanto, a idia de se atingir "gradualmente" diferentes formas essencialmente a mesma no Oriente e no Ocidente. H sempre esse elemento tempo, o que e o que "deveria ser". Atingir o que "deveria ser" requer tempo, tempo como esforo, concentrao, ateno. Como no somos capazes de ateno ou de concentrao, h sempre um esforo constante para prtica da ateno, a qual requer tempo. Tem de haver um modo totalmente diferente de abordar este problema. Temos de compreender o que percepo, que ao mesmo tempo ver e agir; estes no esto separados, no esto divididos. Temos igualmente de investigar a questo da ao, do fazer. O que ao, o que fazer? I.: Como pode um cego agir, se no tem percepo? K.: J alguma vez tentou vendar os seus olhos por uma semana? Eu j o fiz, por curiosidade. Sabe, desenvolvem-se outras formas de sensibilidade, outros sentidos tornam-se muito mais despertos: quando nos dirigimos para a parede, para a cadeira, ou para a mesa, sentimos antes a presena delas. Mas aquilo que estamos a falar de estarmos cegos para ns prprios, interiormente. Reparamos muito nas coisas exteriores, mas interiormente estamos cegos. O que ao? Ser ela sempre baseada numa idia, num princpio, numa crena, numa concluso, numa esperana, num desespero? Se temos uma idia, um ideal, estamos a ajustar-nos a esse ideal; h um intervalo entre o ideal e a ao. Esse intervalo tempo. "Serei esse ideal, porque identificando-me com ele, com o tempo, esse ideal atuar, e no haver separao entre a ao e o ideal". O que que acontece quando h este ideal e a aco que tenta aproximar-se dele? Nesse intervalo de tempo o que que acontece? I.: Uma comparao incessante. K.: Sim, comparao, e tudo o resto. Se observarmos isso, que ao acontece? I.: Ignoramos o presente. K.: E que mais? I.: Contradio. K.: , de fato, contradio --o que leva hipocrisia. Sou colrico, e o ideal manda: "No sejas colrico". Estou a reprimir, a controlar, a conformar-me, a tentar aproximar-me do ideal e, portanto, estarei sempre em conflito e a iludir-me. O idealista uma pessoa que se ilude a si prprio. Tambm, nesta diviso, h conflito. H ainda outros fatores que surgem. I.: Por que no nos permitido recordar as nossas vidas anteriores? A nossa evoluo seria muito mais fcil. K.: Seria? I.: Poderamos evitar erros. K.: O que que quer dizer por vida anterior? Aquilo que viveu ontem, vinte e quatro horas atrs? I.: A ltima encarnao. K.: Aquilo que se passou h cem anos? Como que lembrar-se disso tornaria a sua vida mais fcil? I.: Poderia compreender melhor. K.: Por favor, vamos passo a passo -- voc teria a memria do que fez ou no fez, daquilo que sofreu h cem anos atrs, o que exatamente a mesma coisa que ontem. Ontem fez vrias coisas de que gostou ou de que se arrependeu, que lhe causaram aflio, desespero, sofrimento. H a memria de tudo isso. E tem-se a memria de h mil anos, que essencialmente a mesma coisa que ontem. Por que chamamos a isso "reencarnao", e no reencarnao de ontem, que renasceu hoje? No gostamos disso porque julgamos que somos seres extraordinrios, ou que temos tempo para crescer, para vir a ser, para reencarnar. O que reencarna aquilo para o qual nunca olhamos -- a nossa memria. No h nada de sagrado nisso. A nossa memria de ontem nasce hoje naquilo que

47 fazemos; o ontem controla o que fazemos hoje. E um milhar de anos de memrias est em ao atravs de ontem e de hoje. Portanto, h uma reencarnao constante do passado. No vamos pensar que esta uma sada hbil para isto, uma explicao. Quando compreendemos a importncia da memria e da sua total futilidade no campo psicolgico, ento nunca mais nos interessar falar de reencarnao. Perguntamos: O que ao? Ser que ela sempre livre, espontnea, imediata? Ou estar sempre presa ao tempo, que pensamento, que memria? I.: Observei uma gata a perseguir um rato. Ela no pensa: " um rato"; imediatamente, instintivamente, ela apanha-o. Parece-me que tambm ns temos de atuar espontaneamente. K.: No se trata de "temos de" ou "devemos". Penso que no dizemos "devemos" ou "temos de" quando compreendemos o elemento tempo na sua essncia. Estamos a perguntar a ns mesmos, no verbal ou intelectualmente, mas profundamente, interiormente, o que ao? Ser que a ao est sempre ligada ao tempo? A ao nascida da memria, do medo, do desespero, est sempre ligada ao tempo. Haver uma ao que seja completamente livre e, portanto, sem tempo? I.: Est a dizer que algum que v uma serpente (ou um tigre), age imediatamente. Mas o nmero de serpentes cresce com a ao. A vida no assim to simples, no h apenas uma serpente mas duas, e isso torna-se como que um problema matemtico. E ento surge o tempo. K.: Diz que vivemos num mundo de tigres e que no nos confrontamos com apenas um mas sim com dzias deles em forma humana, sendo eles brutais, violentos, avarentos, vidos, cada um perseguindo a sua satisfao particular. E para viver e agir nesse mundo precisamos de tempo para "matar" tigre aps tigre. O tigre sou eu -- est em mim -- h dzias de tigres dentro de mim. E o senhor disse que, para nos livrarmos desses tigres, um a um, precisamos de tempo. precisamente isso que, completamente, estamos a pr em questo. Aceita-se que preciso tempo para gradualmente se matarem, uma aps outra, essas serpentes que esto em "mim". O "eu" o "tu" -- o "tu", com os seus tigres, com as suas serpentes -- tudo isso tambm o "eu". E perguntamos: "Para qu matar, um aps outro, esses animais que esto em mim, milhares de serpentes, se, quando acabar de os matar, j estarei morto?" Haver ento um modo -- por favor, escutem bem, no respondam j, descubram em silncio -- de nos vermos livres de todas as serpentes, no gradualmente mas imediatamente? Serei capaz de ver o perigo de todos os "animais", de todas as contradies que existem em mim, e libertar-me deles instantaneamente? Se no puder faz-lo, ento no h esperana para mim. Posso fingir de muitas maneiras, mas se no for capaz de apagar imediatamente tudo isso que est em mim, serei para sempre um escravo, quer venha a renascer numa prxima vida ou em dez mil vidas. Assim, tenho de encontrar um modo de agir, de olhar que, no instante da percepo, ponha fim ao "drago" particular, ou ao "macaco" que h em "mim". I.: Ento faamo-lo! K.: Esta questo realmente muito importante; no se pode dizer apenas "faamo-lo" ou "no o faamos". Tudo isto requer uma investigao extrema; no me digam que j conseguiram ou que se deve fazer isto ou aquilo, isso no me interessa -- quero descobrir. I.: Se eu ao menos pudesse ver isso. K.: No, por favor, no diga "se". I.: Se eu compreendesse uma coisa, deveria p-lo em palavras, ou deix-lo ficar em mim? K.: Por que traduz o que est a ser dito numa linguagem muito simples, para as suas prprias palavras -- em vez de ver o que est a ser dito? H muitos "animais" dentro de ns, muitos perigos. Poderei libertar-me de todos eles com uma s percepo -- vendo-os imediatamente? A senhora poder ter feito isso, no ponho em dvida se o fez ou no; isso seria falta de respeito da minha parte. Mas estou a perguntar: ser que isto possvel? I.: A ao tem duas partes. A parte interior, a que decide, tem lugar imediatamente. A outra, a ao para o exterior, precisa de tempo. Deciso significa ao interior. A ponte que liga estes dois aspectos da ao precisa de tempo. H aqui um problema de linguagem, de transmisso. K.: Compreendo, senhor. H ao exterior, que precisa de tempo; e ao interior, que percepo e ao. Como que esta ao interior, com a sua percepo, deciso e ao imediata, pode ligar-se outra ao que precisa de tempo? Est clara a questo?

48 Se me permite salientar, penso que no precisa nenhuma ponte, nenhuma ligao. Vou mostrar-lhe o que quero dizer. Compreendo muito claramente que para ir daqui para ali leva tempo, aprender uma Lngua exige tempo, fazer algo fisicamente tambm precisa de tempo. Interiormente, ser mesmo necessrio o tempo? Se eu puder entender a natureza do tempo, ento vou lidar corretamente com o elemento tempo no mundo exterior. Portanto, no comeo pelo exterior, porque reconheo que o exterior precisa de tempo. Mas, pergunto a mim prprio se na percepo interior, na deciso e na ao, tem de haver tempo. Assim, pergunto: "Ser mesmo necessria a deciso?" -deciso que afinal um instante do tempo, um segundo, um ponto. "Eu decido" quer dizer que h um elemento de tempo; a deciso baseia-se na vontade e no desejo, e tudo isso tempo. Assim, pergunto: "Por que que a deciso ter de entrar em tudo isto?" Ou far a deciso parte do meu condicionamento que diz: "Precisas de tempo"? Haver percepo e ao sem deciso? Isto , tenho conscincia do medo, um medo gerado pelo pensamento, pelas memrias, pelas experincias, um medo de ontem encarnado hoje. Compreendo toda a natureza, estrutura e essncia do medo. E ver isso sem deciso ao, que libertarmo-nos dele. Ser isto possvel? No digamos que sim, que eu j consegui, ou que outra pessoa o conseguiu tambm -- isso no interessa. Poder este medo cessar instantaneamente, logo que surge? H os medos superficiais, os medos do mundo. O mundo est cheio de "tigres", e esses tigres, que fazem parte de mim, vo destruir-me; por conseguinte, h uma guerra entre mim -- um tigre -- e o resto dos tigres. H tambm o medo interior -- estar inseguro, psicologicamente, ter dvidas -- gerado pelo pensamento. Este gera prazer, medo -- vejo tudo isso. Vejo o perigo do medo, do mesmo modo que vejo o perigo de uma serpente, de um precipcio, ou de uma corrente de guas profundas -- vejo completamente o perigo. E o prprio ato de ver o findar do medo, sem intervalo de um breve segundo que seja para tomar uma deciso. I.: Algumas vezes pode-se reconhecer um medo e mesmo assim ele continuar. K.: Temos de penetrar nisto com muito cuidado. Antes de mais, no quero ver-me livre do medo. Quero que ele se exprima, quero compreend-lo, deix-lo fluir, deix-lo vir, deix-lo "explodir" em mim, etc.. No sei nada acerca do medo. S sei que tenho medo. Agora quero descobrir at que nvel, at que profundidade tenho medo, conscientemente, ou nas prprias razes, nos profundos nveis do meu ser -- nas cavernas, nas regies inexploradas da minha mente. Quero descobrir. Quero que tudo aparea e fique exposto. E como que vou faz-lo? Preciso de faz-lo -no gradualmente. O medo tem de sair de dentro de mim, completamente. I.: Se h milhares de tigres e eu me sento no cho, no os consigo ver. Mas se eu me deslocar para um planalto posso lidar com eles. K.: No diga "se". "Se eu pudesse voar veria toda a beleza da terra". No posso voar, estou aqui. Tenho receio que estas questes tericas no tenham qualquer valor e, aparentemente, no compreendemos isso. Tenho fome, e esto a alimentar-me com teorias. Aqui est um problema; reparai nele, por favor, porque todos temos medo, todas as pessoas tm medo, de uma ou de outra espcie. H medos profundos, ocultos, e eu estou muito consciente dos medos superficiais, dos medos do mundo -- desses que nascem de se vir a perder o emprego, a mulher, o filho, etc. Eu sei isso muito bem. Talvez haja medos em camadas mais profundas do ser humano. Como que eu, como que a mente vais revelar tudo isso instantaneamente? Que dizeis? I.: Est a dizer que temos de afugentar o animal para bem longe, de uma vez por todas, ou teremos de lhe dar caa a todo o momento? K.: Est a sugerir que possvel afastar o animal para longe, para sempre, em vez de o afastar um dia e deix-lo regressar no dia seguinte. Isso o que temos estado a dizer. No quero andar atrs do animal todos os dias. Isso o que as escolas, todos os psiclogos, os "santos", todas as "religies" dizem: "Afastem-no pouco a pouco". Isto no tem sentido para mim. Quero descobrir como afastar o animal para que ele nunca mais volte. E se voltar, sei o que hei de fazer, no vou deix-lo entrar em casa. I.: Agora temos de dar ao animal o seu verdadeiro nome: pensamento. E quando ele regressar, sabemos o que fazer com ele. K.: No sei o que fazer -- veremos. Sois todos to ansiosos!

49 I.: Esta a nossa vida -- temos de ter pressa, temos de ser ansiosos. K.: Queramos dizer "ansiosos por responder". Claro que temos de ser curiosos. Mas este um assunto difcil; no podemos lanar uma srie de palavras e jogar com elas. Tudo isto requer cuidado. I.: Por que que ns no temos essa percepo agora mesmo? K.: isso que estou a propor. I.: O que que acontece se eu olhar para si? Primeiro, fico com uma imagem sua. Olhe para mim, por favor. A primeira coisa que acontece a representao visual da minha pessoa, certo? E depois o que acontece? Acontece pensamento sobre essa representao. K.: Isso o que a senhora estava dizendo, exatamente a mesma coisa. O pensamento o animal. Fiquemos com esse animal. No vamos dizer que o animal pensamento, ou o eu, que o medo, a avidez, a inveja, voltando depois a outra descrio dele. Esse animal, dizemos ns, tudo isso. E percebemos que no pode ser expulso gradualmente, porque ele voltar sempre sob diferentes formas. Reparando um pouco, posso dizer: "Como estpido tudo isso, esta constante perseguio do animal -- o seu voltar e, de novo, a sua perseguio. Quero saber se possvel afugent-lo completamente, para que no volte mais". I.: Vejo funes diferentes em mim mesmo, com diferentes velocidades. Se uma funo persegue uma outra, nada acontece. Por exemplo, a emoo e perseguir a idia. Temos de olhar com toda as funes. K.: a mesma coisa, que agora est a exprimir em palavras diferentes. I.: Comeou a dar uma explicao que foi interrompida. Comeou a dizer que no queria verse livre do medo. K.: Antes de mais, disse que no queria ver-me livre do animal. No o quero expulsar. Antes de tomar o chicote ou a luva de veludo, quero saber quem que vai expulsar. Talvez seja um tigre ainda maior. E, assim, digo para mim mesmo: "No quero expulsar nada". Veja a importncia disto! I.: Expuls-lo poderia ser a eventual sentena de morte da pessoa. K.: No, no sei. Vamos devagar. Deixe-me explicar. Disse, antes de afastar o animal, quero descobrir quem a entidade que vai afast-lo. E digo ainda que talvez seja um tigre maior. Se eu puder ver-me livre de todos os tigres, no serve de nada arranjar um tigre maior para expulsar um mais pequeno. Assim, digo: "No quero expulsar nada". Reparemos no que est a acontecer minha mente. No quero expulsar nada, quero sim olhar. Quero observar, quero ter a certeza se um tigre grande est a empurrar um mais pequeno. Este jogo pode durar para sempre, o que est a acontecer por todo o mundo -- a tirania de um determinado pas impondo-se a outro pas mais pequeno. Ento, agora, estou bem ciente -- por favor acompanhai-me -- de que no devo expulsar nada. Tenho de desenraizar esta idia de expulsar, de vencer, de dominar isso. Porque a deciso que diz "tenho de me livrar desse pequeno tigre" pode transformar o tigre em outro maior. Portanto, tem de haver a completa cessao de toda a deciso, de todo o impulso para me livrar de alguma coisa, de expulsar o que quer que seja. E, ento, posso olhar. Posso dizer para mim mesmo (no plano verbal): "No quero expulsar nada". Por conseguinte, estou liberto do fardo do tempo, que expulsar um tigre com outro tigre. Neste expulsar h um intervalo de tempo e, assim, digo: "No vou fazer nada, no vou expulsar, no vou agir, no vou decidir, preciso, primeiro, de olhar". Estou a olhar -- no o ego que olha, o crebro, a mente que olha. Posso assinalar os vrios tigres, a me com as suas crias e o chefe do grupo familiar; posso observar tudo, mas h coisas mais profundas em mim e tambm quero que todas fiquem expostas. Ser que o vou fazer atravs da ao? Zangar-me mais e mais, e depois acalmar, e uma semana depois zangar-me de novo, e mais uma vez acalmar? Ou haver uma maneira de olhar todos os tigres, desde o mais pequeno, desde o recm-nascido ao maior -- todos eles? Poderei olh-los to completamente que possa compreender todo o problema? Se no for capaz disso, ento a minha vida continuar na velha rotina, de uma maneira complicada, pouco inteligente, mesquinha. E tudo. Se souberam escutar, o sermo desta manh acabou. Lembram-se da histria de um mestre que falava aos seus discpulos todas as manhs? Um dia, antes de comear a falar, um pequeno pssaro entrou no recinto, pousou no parapeito da janela e

50 comeou a cantar. E o mestre deixou-o cantar. Aps ter cantado algum tempo, o pssaro foi-se embora. E o mestre disse para os discpulos: "O sermo desta manh acabou". Krishnamurti - Saanen, Agosto 7, 1969

LIBERDADE PELO AUTOCONHECIMENTO


Para quase todos ns, a liberdade uma idia e no uma realidade. Quando falamos em liberdade, desejamos ser livres exteriormente: fazer o que gostamos, viajar, expressar-nos de diferentes maneiras, pensar o que nos agrada. Esta liberdade exterior torna-se extraordinariamente importante, em especial nos pases onde existe a tirania de uma ditadura. E naqueles pases onde a liberdade exterior possvel, procura-se cada vez mais prazer, cada vez mais bens materiais. Se queremos investigar profundamente o que significa liberdade, o que significa ser inteira e interiormente livre -- liberdade interior que se expressa exteriormente na sociedade, no relacionamento -- precisamos, parece-me, de averiguar se a mente humana, to condicionada como est, poder ser verdadeiramente livre. Ou ter ela de viver e de funcionar sempre dentro das fronteiras do seu prprio condicionamento, sem haver assim nenhuma possibilidade de ser de fato livre? Verifica-se que, quando a mente pensa que no h liberdade sobre a Terra -- nem interior nem exteriormente -- trata de inventar uma liberdade futura, num outro mundo -- uma liberdade no "cu", etc. . Deixemos de lado todos os conceitos tericos, ideolgicos, de liberdade, para podermos investigar se as nossas mentes, as vossas e a minha, podero ser realmente livres -- livres da dependncia, do medo, da ansiedade, e dos inmeros problemas que existem, tanto a nvel consciente como nas camadas mais profundas do inconsciente. Ser que pode haver completa liberdade interior, psicolgica, para que a mente humana tenha possibilidade de descobrir algo intemporal, algo no construdo pelo pensamento, e que alm disso no seja uma fuga s realidades da vida quotidiana? Se interiormente, psicologicamente, a mente humana no estiver totalmente livre, no tem possibilidade de ver o que verdadeiro, de ver se existe uma realidade no inventada pelo medo, no moldada pela sociedade ou pela cultura em que vivemos, e que no seja uma fuga monotonia, ao tdio, solido, ao desespero e ansiedade de cada dia. Para descobrirmos se essa liberdade realmente existe, temos de aperceber-nos do nosso prprio condicionamento, de ter conscincia dos problemas, e tambm da constante superficialidade, da vacuidade e estreiteza da nossa vida diria. E temos, sobretudo, de ter conscincia do medo. Precisamos de estar atentos a ns mesmos, mas no "instrospectivamente" nem "analiticamente": temos de ter conscincia de ns mesmos como de fato somos, e de ver se possvel estarmos inteiramente libertos dos fatores que parecem bloquear a nossa mente. Para uma explorao como a que vamos fazer, tem de haver liberdade, no no fim, mas exatamente no princpio. Se no estamos interiormente livres, no podemos explorar, investigar, examinar. Para se observar profundamente tem de haver, no s liberdade, mas tambm a disciplina que necessria observao -- liberdade e disciplina andam juntas. No estamos a usar a palavra "disciplina" no sentido tradicional de ajustar, imitar, reprimir, seguir um padro estabelecido; estamos a empreg-la de acordo com o significado da sua raiz, que aprender. O aprender e a liberdade andam juntos, trazendo a liberdade a sua disciplina prpria, que no uma "disciplina" imposta pela mente, para alcanar um certo resultado. Estas duas coisas so essenciais: liberdade e o ato de aprender. No podemos aprender a respeito de ns mesmos se no estamos interiormente livres para nos podermos observar realmente, e no de acordo com algum padro, frmula ou conceito. Essa observao de ns mesmos, tal como somos, essa percepo, esse ver cria a sua disciplina e o seu aprender prprios; no existe a conformismo, imitao, represso ou controle de qualquer espcie -- e nisso h grande beleza. As nossas mentes esto condicionadas -- um fato evidente -- condicionadas por uma determinada cultura ou sociedade, influenciadas por impresses vrias, pelas presses e pelas tenses da vida de relao, por fatores econmicos, climticos e educativos, pelo conformismo

51 religioso, etc. ... As nossas mentes esto treinadas, condicionadas, para aceitar o medo, e para, se possvel, fugir dele, o que lhes rouba a capacidade de compreender a natureza e a estrutura do medo, e de o eliminar completamente. Assim, a nossa primeira pergunta : ser que a mente, to pesadamente carregada, pode libertar-se por completo, no s do seu condicionamento mas tambm dos seus medos? Porque o medo que nos faz aceitar o condicionamento. No fiqueis apenas a ouvir palavras e idias (que na verdade no tm nenhum valor), mas, atravs do ato de escutar -- no s as palavras, mas tambm para alm delas -- cada um de vs pode ir observando os estados da sua prpria mente, no aceitando o medo, no fugindo dele, nem dizendo: "Tenho de desenvolver a coragem, a resistncia", mas estando de fato plenamente consciente do medo em que est enredado. Podeis assim averiguar se a mente tem de fato possibilidade de libertar-se. Se no se est livre do medo, no se pode ver com lucidez e profundidade. E, obviamente, quando h medo no existe amor. Pode, ento a mente ficar livre do medo? Esta parece-me ser, para qualquer pessoa realmente sria, uma das questes mais importantes e essenciais que tm de ser postas e resolvidas. H medos "fsicos" e medos psicolgicos: h (por exemplo) o medo "fsico" da dor e h o medo psicolgico causado pela lembrana de se ter tido uma dor no passado, e a idia de que ela possa repetir-se no futuro; h tambm o medo da velhice, da morte, o medo da insegurana, o medo da incerteza do amanh, o medo de no conseguirmos um grande sucesso, de no atingirmos as nossas metas -- de no sermos "uma pessoa importante" neste mundo to feio; o medo da destruio, o medo da solido (no se sendo capaz de amar, ou de no se ser amado), etc. -- todos os medos conscientes e inconscientes. Ser que a mente pode libertar-se totalmente deles? Se a mente diz que no pode, ento ela prpria a criar essa impossibilidade, deformando-se a si mesma, tornando-se incapaz de percepo, de compreenso, incapaz de estar completamente tranqila, silenciosa. E com uma mente assim, ficamos como se estivssemos no escuro, a procurar a luz, sem nunca a encontrar e, por isso, inventando uma "luz" de palavras, conceitos, teorias. Como h de a mente, com todo o seu condicionamento, to oprimida pelo medo, libertar-se dessa condio? Ou teremos de aceitar o medo como uma coisa inevitvel da vida? -- e o que faz a maioria de ns, conformando-se com ele. Que fazer? Como h de um ser humano, como vs e eu, libertar-se deste medo? -- no de um certo medo, mas do medo total, de toda a natureza e estrutura do medo. Que o medo? (Deixai-me sugerir-vos que no aceiteis o que o "orador" est a dizer; ele no tem qualquer autoridade, no vosso instrutor nem vosso guru; porque, se o fosse, ento sereis seu seguidor, e ser seguidor destruir-se a si prprio e tambm aquele que se est a seguir. Estamos a tentar descobrir a verdade a respeito do medo, para que a mente se liberte definitivamente dele, ficando portanto interiormente livre de toda a dependncia psicolgica em relao a outrem. A beleza da liberdade reside em no se deixarem quaisquer marcas. A guia no seu vo no deixa rasto algum; mas o trabalho do cientista deixa as suas marcas. Ao examinarmos este problema da liberdade precisamos no s de uma observao como a da cincia, mas tambm do vo da guia, que no deixa rasto; ambos so necessrios. Tem de haver tanto a explicao verbal como a percepo no verbal -- porque a descrio nunca a realidade que descrita; a explicao nunca , obviamente, a coisa que explicada; a palavra nunca a coisa. Se tudo isto est bem claro, podemos ento prosseguir; e cada um de vs poder descobrir, por si mesmo -- e no atravs do "orador", das suas palavras, idias ou pensamentos -- se a mente pode libertar-se completamente do medo. Esta primeira parte no uma introduo; se cada um no a escutar e compreender claramente, no ser capaz de acompanhar o que se segue. Para investigar, temos de estar livres para ver, livres de preconceitos, de concluses, de conceitos, de idias, e assim podermos realmente observar em ns mesmos, o que o medo. E, quando observamos de muito perto, intimamente, existe algum medo? Mas s podemos observar de muito perto, intimamente, o que o medo, quando o "observador" o observado. Examinaremos este ponto mais adiante, nestas reunies .

52 Que ento o medo? Como que ele surge? Podemos compreender os medos "fsicos", que so bvios em relao a perigos fsicos, perante os quais a reao instantnea. Estes so facilmente compreensveis e no precisamos de os examinar muito. Mas estamos a falar dos medos psicolgicos. Como surgem eles? Qual a sua origem? -- esta a questo. Existe o medo de alguma coisa que aconteceu ontem; o medo de algo que pode vir a acontecer mais tarde, hoje ou amanh. H o medo do que j conhecemos e tambm o medo do desconhecido, do "amanh". Cada um pode ver por si mesmo, com muita clareza, que o medo surge devido estrutura do pensamento -- pode-se ficar com medo por se pensar no que aconteceu ontem, ou por se pensar no futuro. O pensamento gera medo, no assim? Cada um de ns precisa de ver isto muito claramente; no aceiteis o que o "orador" est a dizer. Cada um precisa de ver com absoluta clareza se o pensamento a origem do medo. Por exemplo, pensar numa dor, numa dor psicolgica que se teve h algum tempo, e no desejar a sua repetio, no a querer reviver -- pensar em tudo isso gera medo. Podemos agora prosseguir? Se no virmos tudo isto muito claramente no teremos possibilidade de ir mais longe. Quando pensamos num incidente, numa experincia, num estado, em que ocorreu uma perturbao, um perigo, uma aflio ou uma dor -- esse pensamento faz nascer o medo. E, tendo estabelecido uma certa segurana psicolgica, o pensamento no quer que essa segurana seja perturbada; qualquer perturbao representa um perigo, e portanto h medo. O pensamento d origem ao medo, e tambm d origem ao prazer : tivemos uma experincia feliz; o pensamento ocupa-se com ela, desejando perpetu-la; quando isso no possvel, h uma resistncia, irritao, desespero e medo. Assim, o pensamento responsvel tanto pelo medo como pelo prazer -- no verdade? No se trata de uma concluso verbal, nem de uma frmula para evitar o medo. De fato, onde h prazer, h dor, e tambm medo, perpetuados pelo pensamento. O prazer anda acompanhado pela dor -- os dois so inseparveis, e o pensamento que d origem a ambos. Se no houvesse nenhum "amanh", nenhum momento seguinte, para pensarmos nele em termos de medo ou de prazer, nenhum deles existiria. Podemos prosseguir a partir daqui? Ser que se trata de uma realidade, e no de uma idia? Ser uma coisa que cada um de vs mesmos descobriu e que portanto real, de modo que cada um pode dizer: "Descobri que o pensamento que gera tanto o prazer como o medo"? Teve-se satisfao ou prazer sexual; depois pensa-se nisso com as imagens formadas pelo pensamento, e esse prprio pensar fortalece aquele prazer que reside agora nas imagens do pensamento. E quando isso contrariado, h dor ansiedade, medo, cime, aborrecimento, irritao, brutalidade. No estamos, porm, a dizer que no se deve ter prazer. A verdadeira e profunda felicidade no prazer. O xtase no criado pelo pensamento; algo inteiramente deferente. S podemos encontrar a felicidade profunda, o xtase, quando compreendemos a natureza do pensamento -- que gera o prazer e o medo. Surge assim a questo: Poder-se- deter o pensamento? Se o pensamento gera o prazer e o medo -- porque, como evidente, onde h prazer h sempre dor -- perguntamos a ns mesmos: Ser possvel suspender o pensamento? -- o que no significa que ento terminar a sensibilidade beleza, a capacidade para a apreciar. Por exemplo, vemos a beleza de uma nuvem ou de uma rvore, e sentimo-la plenamente, completamente. Mas se, no dia seguinte o pensamento procura ter essa mesma experincia, esse mesmo encantamento que tivemos ontem ao ver a nuvem, a rvore, a flor, o belo rosto de algum, ento isso abrir a porta ao prazer , mas tambm ao desapontamento, ao medo, dor. Sendo assim, como poder o pensamento parar? Ou ser esta uma pergunta errnea? uma pergunta errnea se (em vez de se querer compreender o fato) se deseja experimentar um "xtase", uma "felicidade" diferente do prazer. Com o terminar do pensamento, espera-se alcanar algo "imenso", no produzido pelo prazer e o medo... Que lugar tem o pensamento na vida? -- esta a pergunta a fazer, e no "como pr fim ao pensamento" . Qual a relao do pensamento com a ao e a inao? Qual a relao do pensamento com a ao, quando esta necessria? Por que vem o pensamento existncia, quando (por exemplo) estamos a sentir plenamente a beleza? -- se ele no viesse interferir, no surgiria o desejo de transportar isso para "amanh"... Quando h uma vivncia plena da beleza de uma montanha, de um rosto, de um lenol de gua -- por que vem o pensamento desvirtuar essa vivncia, e nos faz dizer:

53 "Tenho de repetir este prazer amanh"? Preciso de averiguar isto. Preciso de descobrir a relao entre o pensamento e a ao, e de descobrir tambm se o pensamento precisa de interferir, quando no h nenhuma necessidade de pensamento. Vejo uma rvore lindssima, toda despida de folhagem, recortando-se no cu; muito belo! -- e isso quanto basta. Por que h de o pensamento intrometerse , e dizer: "Amanh, tenho de repetir este prazer"? Mas tambm vejo que, na ao, o pensamento tem de funcionar. A capacidade de ao tambm capacidade de pensamento. Assim, qual a verdadeira relao entre o pensamento e a ao? O que geralmente acontece que a nossa ao baseada em conceitos, em idias. Tem-se uma idia, um conceito (ou um ideal) do que se "deve" fazer, e o que se faz "deve" aproximar-se desse conceito, dessa idia, desse ideal. H assim uma diviso entre a ao e o conceito, ou o ideal -- o que "deveria ser"; desta diviso psicolgica nasce o conflito. Toda a diviso psicolgica gera inevitavelmente conflito. Assim, pergunto a mim mesmo: "Qual a relao entre o pensamento e a ao?" Se h diviso entre a ao e a idia, ento a ao incompleta. Haver uma ao diferente? Isto , haver uma ao em que o pensamento , a mente, v uma coisa instantaneamente e atua de imediato, sem haver separadamente uma idia, uma ideologia para ser seguida? Haver uma ao em que o prprio ver agir, em que o prprio pensar a ao? Vejo que o pensamento gera medo e prazer; vejo que onde h prazer, h dor e portanto resistncia dor. Vejo isso com toda a clareza; e v-lo ao imediata. Neste ver est includo o pensamento, a lgica, o raciocnio lcido; mas o ver instantneo, a ao instantnea, e h portanto liberdade. Estamos em comunicao? Estais realmente a ver? Devagar no digais com tanta facilidade "sim, estamos". Esta questo bastante difcil. Se estais realmente a ver, esse ver ao imediata, e ento ao sair daqui, deveis estar livres do medo. Mas podeis dizer: "Sim, estamos", apenas como uma afirmao de que entendestes verbalmente, intelectualmente -- e isso no nada. Vs e eu estamos aqui, esta manh , a investigar a questo do medo, e podereis sair daqui completamente livres dele. Isso significa ser um ser humano livre, um ser humano diferente, totalmente transformado -- no amanh mas agora. Vemos claramente que o pensamento gera medo e prazer, e que os valores que geralmente se aceitam -- valores morais, ticos, sociais, religiosos, espirituais -se baseiam no medo e no prazer. Se percebeis esta verdade (e para perceber temos de estar extraordinariamente despertos, observando lgica, s e equilibradamente todos os movimentos do pensamento) ento esse prprio percebimento ao total e portanto podereis sair daqui completamente livres do medo. De contrrio, direis: "Como que poderei livrar-me do medo, amanh?" O pensamento tem de funcionar na ao. Precisamos de pensar para voltarmos para casa, para tomarmos um autocarro ou um combio, para irmos para o trabalho, etc. O pensamento funciona ento eficientemente, de modo objetivo, impessoal, no emocionalmente. E, quando assim , ele tem uma funo vital. Mas quando o pensamento, por meio da memria, transporta para o futuro, a experincia que se teve, essa ao ento incompleta, havendo portanto (como j vimos) resistncia, etc.. Podemos agora passar questo seguinte. Vamos apresent-la assim: Qual a origem do pensamento, e quem o pensador? Podemos ver que o pensamento a reao, a resposta, do conhecimento e da experincia acumulados como memria, que constituem a base de onde vem a resposta do pensamento a qualquer desafio; se nos perguntam onde moramos (por exemplo) h uma resposta imediata. A memria, a experincia, o conhecimento acumulado constituem o fundo, a base, de onde surge o pensamento. Portanto, o pensamento nunca novo; o pensamento sempre velho; o pensamento nunca pode ser livre, porque est preso ao passado, e portanto incapaz de ver qualquer coisa verdadeiramente nova. Quando nos apercebemos disto muito claramente, a mente torna-se serena, silenciosa... A vida um movimento, um constante movimento em relao, e quando o pensamento procura impedir esse movimento, prendendo-se ao passado, como memria, fica com medo da vida. Se vemos tudo isto, se vemos que a liberdade necessria para se poder examinar com muita lucidez (e para isso necessria a disciplina que aprender, e no a "disciplina" que represso e

54 imitao); se vemos que a mente est condicionada pela sociedade, pelo passado, e que o pensamento, nascido do crebro, velho e portanto tanto incapaz de compreender algo totalmente novo, a mente fica complemente quieta, silenciosa, sem ser controlada ou moldada para se aquietar. No h nenhum sistema ou mtodo -- no importa se esse sistema vem do Japo, como o Zen, ou se vem da ndia -- capaz de tornar a mente quieta. A coisa mais estpida que a mente pode fazer "disciplinar-se" para se tornar quieta. Ora, se percebemos tudo isso, se o vemos realmente e no como algo terico, ento dessa percepo vem uma ao: esse prprio percebimento a ao que nos liberta do medo. Assim, no momento em que surge qualquer medo, h dele uma percepo imediata, e ele termina. Que o amor? Para a maioria de ns prazer e, por conseqncia, medo; a isso que chamamos amor. Quando h compreenso do medo e do prazer, que ento o amor? E "quem" poder responder a esta pergunta? -- o "orador", o sacerdote, o livro?... E poder algum exterior a ns dizer-nos se temos estado a pesquisar-nos bem, e se podemos continuar? Ou seremos ns mesmos a descobri-lo? Depois de termos observado, examinado no analiticamente, toda a estrutura e natureza do prazer, do medo, da dor, descobrimos que o "observador", o "pensador" faz parte do pensamento. Se no h pensamento no h "pensador", os dois so inseparveis; o pensador o pensamento. H beleza e subtileza em perceber isto. E qual agora a situao da mente que comeou a investigar esta questo do medo? -- compreendeis? Qual agora o estado da mente depois de ter penetrado em tudo isto, depois de ter feito esta "viagem"? Ser o mesmo de antes? Ela compreendeu intimamente a natureza daquilo a que se chama pensamento, medo e prazer. Percebeu tudo isso. Qual o seu verdadeiro estado agora? claro que s cada um de vs mesmos pode responder a esta pergunta. Se cada um penetrou de fato profundamente em tudo isso, ver que o anterior estado da mente ficou completamente transformado. Interlocutor: (Inaudvel na gravao) Krishnamurti: Sim, fazer perguntas muito fcil. Provavelmente, enquanto o "orador" ia fazendo a pesquisa, alguns de ns estavam a pensar na pergunta que iriam fazer. Interessa-nos mais a nossa pergunta do que escutar o que se est a dizer. claro que cada um tem de pr questes a respeito de si mesmo, no s aqui como em toda a parte. Fazer a pergunta certa bem mais importante do que receber a resposta. A soluo de um problema est na compreenso do problema; a soluo no est fora do problema, mas nele mesmo. No podemos ver claramente o problema se estamos preocupados com a resposta, com a soluo. Geralmente estamos to ansiosos por conhecer a soluo, que nem olhamos o problema. Mas temos de olh-lo com energia, com intensidade, com paixo -- e no com a indolncia e a preguia que quase todos temos; preferiramos que outra pessoa o resolvesse para ns... Ningum resolver qualquer dos nossos problemas psicolgicos, polticos ou religiosos. Precisamos de ter muita vitalidade, paixo, intensidade, para olhar, observar o problema. E ento, ao observ-lo, com toda a clareza encontramos nele a soluo. Isto no quer dizer que no devamos fazer perguntas; pelo contrrio, precisamos de pr questes. Temos de duvidar de tudo o que foi dito por outros, incluindo o "orador". I.: Haver perigo de introspeco no olharmos os nossos problemas pessoais? K.: Por que no h de haver perigo? H perigo em atravessar uma rua ... Mas, quer dizer que no devemos olhar porque "perigoso" faz-lo? Lembro-me de uma ocasio --se posso contar um caso-- em que um homem muito rico veio procurar-nos, e disse: "Estou muito seriamente interessado naquilo que diz, e desejo resolver todos os meus problemas pessoais" (conheceis as coisas absurdas de que geralmente as pessoas falam). Respondi; "Est bem, vamos examinar isso". E conversamos. Ele voltou vrias vezes mas, depois da segunda semana, disse-me: "Estou a ter sonhos terrveis, assustadores, nos quais parece que tudo o que me cerca desaparece, todas as coisas se vo"; e acrescentou: "Isto, provavelmente, o resultado da minha investigao de mim mesmo, e estou a ver como ela perigosa". Depois disso no voltou mais. Todos desejamos estar a salvo; queremos viver em segurana no nosso pequeno e acanhado mundo, o mundo da "ordem" estabelecida que desordem; o mundo das nossas relaes particulares, que no queremos que sejam perturbadas -- relaes entre marido e mulher (por

55 exemplo), nas quais h tanta possessividade, o que traz sofrimento, desconfiana, medo, e tambm perigo -- cime, raiva, prepotncia. H um modo de nos olharmos a ns mesmos sem medo e sem perigo: olhar-nos sem condenao nem justificao, olhar simplesmente, sem interpretar, sem julgar, sem avaliar. Para olharmos assim, a mente tem de estar verdadeiramente empenhada em aprender pela observao do que realmente . Que perigo h no fato psicolgico, no que ? Os seres humanos so violentos; este o fato, o que ; e o perigo que eles criam no mundo resultado desta violncia, produto do medo. Que h de perigoso em observar este medo e em tentar elimin-lo, erradic-lo completamente, para podermos criar uma sociedade diferente e diferentes valores? H grande beleza no observar, no ver as coisas como so, psicologicamente, interiormente; isso no significa aceit-las; nem significa rejeitar o que , ou esforar-se por modific-lo -- a prpria percepo do fato psicolgico, do que , produz a sua mutao. Mas precisamos de saber a arte de olhar, que no introspectiva ou analtica; ela consiste simplesmente em observar sem qualquer escolha. I.: Ser que existe medo espontneo? K.: Pode-se chamar a isso medo? Quando sabemos que o fogo queima, ou quando nos vemos diante de um precipcio, ser medo evit-los? Quando vemos um animal perigoso, uma serpente venenosa, e nos afastamos, isso medo -- ou inteligncia? Essa inteligncia pode ser resultado de um condicionamento -- porque fomos condicionados em relao aos perigos de um precipcio (por exemplo); se no o fssemos, poderamos cair nele, e isso seria o fim... A nossa inteligncia leva-nos a ter cuidado; esta inteligncia medo? Mas ser a inteligncia que funciona quando nos dividimos em nacionalidades, em grupos religiosos? -- quando fazemos essa diviso entre "tu" e eu, entre ns e "eles", isso inteligncia? Que que funciona nessa diviso que cria perigo, que separa as pessoas, que causa guerra -- o medo ou a inteligncia? certamente o medo e no a inteligncia. Por outras palavras, fragmentamo-nos, dividimo-nos a ns mesmos; uma parte de ns atua, quando necessrio, inteligentemente, como ao evitarmos um precipcio, ou um autocarro que passa; mas no somos suficientemente inteligentes para ver os perigos do nacionalismo, os perigos da diviso entre as pessoas. Sendo assim, uma parte de ns -- uma pequenssima parte -- inteligente, e o resto de ns no . Onde h fragmentao tem de haver conflito e sofrimento. A prpria essncia do conflito a diviso, a contradio em ns. Essa contradio no pode ser "integrada". Uma das nossas peculiaridades pensarmos que devemos "integrar-nos". No sei o que isso significa realmente. Quem poder integrar as duas naturezas divididas, opostas? Porque, afinal o prprio "integrador" no far parte dessa diviso? Porm, quando vemos tudo isso, quando nos apercebemos da diviso, da contradio, sem fazermos nenhuma escolha -- a diviso termina. I.: Haver alguma diferena entre o pensamento correto e a ao correta? K.: Quando estamos a usar a palavra "correto" acerca da relao entre o pensamento e a ao, essa ao "correta" incorreta, no ? Porque, ao usar essa palavra "correta", j temos uma idia do que "correto". E quando j temos uma idia do que "correto" esse "correto" incorreto, porque est baseado nos nossos preconceitos, no nosso condicionamento, nos nossos medos, nas nossas idiossincrasias, na nossa cultura, na nossa sociedade, nas sanes religiosas, etc. Temos a norma, o padro, e esse mesmo padro em si prprio incorreto, imoral. A moralidade social imoral. Estais de acordo? Se estais, ento j rejeitastes a moralidade social -- quer dizer, a avidez, a inveja, a ambio, o nacionalismo, o culto das classes, etc.. Mas ser que a rejeitastes? Quando dizeis: "Sim, a moralidade social imoral" -- isso que sentis, ou trata-se apenas de palavras?... Ser verdadeiramente moral, virtuoso, bom, uma das coisas mais belas da vida; e essa moralidade nada tem a ver com o comportamento da sociedade que nos cerca. O ser humano tem de ser interiormente livre para ser verdadeiramente bom, e no somos livres se seguimos a moralidade social, de ambio, competio, culto do sucesso -- todas essas coisas que as igrejas e a sociedade consideram morais. I.: Teremos de esperar que isso acontea ou h alguma disciplina a seguir? K.: necessria alguma disciplina para percebermos que o prprio ato de ver ao?

56 I.: Poder dizer alguma coisa sobre a mente quieta? Essa mente aquietada resultado de disciplina, ou no? K.: Vejamos: um soldado na parada est imvel, muito direito, segurando a arma segundo a regra; submetido a rigoroso treino, dia aps dia; a sua liberdade completamente destruda. Mantm-se muito quieto; mas essa "disciplina" quietude? Ou, quando uma criana est absorvida num brinquedo, isso quietude? Tira-se-lhe o brinquedo e ela volta a ser o que . Assim, ser que a "disciplina" (compreendamos, de uma vez por todas, esta coisa to simples) poder criar quietude? Pode produzir insensibilidade, embotamento, um estado de estagnao, mas poder tornar a mente quieta, no sentido de intensamente ativa, mas cheia de quietude? I.: Que deseja que faamos aqui neste mundo? K.: muito simples, senhor: Eu no desejo nada. a primeira coisa a dizer. A segunda : vivei, vivei neste mundo, to maravilhosamente belo. o nosso mundo, a terra que temos para nela vivermos. Mas no sabemos viver: somos seres humanos mesquinhos, separados uns dos outros, ansiosos, amedrontados. E portanto no vivemos, no estamos realmente em relao, somos seres humanos isolados, desesperados. No sabemos o que significa viver naquele sentido de tranqila e profunda felicidade. S podemos viver assim quando sabemos libertar-nos de todas as coisas absurdas da nossa vida. E essa libertao s possvel quando reparamos no nosso relacionamento, no s com os seres humanos, mas tambm com as idias, com a natureza, com tudo. Nesse relacionamento podemos descobrir o que somos, o nosso medo, a nossa ansiedade, o nosso desespero, o nosso isolamento, a nossa total falta de amor. Estamos cheios de teorias, de palavras, de conhecimento do que outras pessoas disseram. Mas no sabemos nada a respeito de ns mesmos e, portanto, no sabemos viver. I.: Como explicar os diferentes nveis de conscincia, em relao ao crebro humano? O crebro parece ser uma coisa fsica. Alm disso, a mente parece ter uma parte consciente e uma parte inconsciente. Como poderemos compreender com clareza, no meio de tantas e diferentes idias? K.: Qual a diferena entre a mente e o crebro -- esta a questo, no verdade? O crebro fsico atual, que resultado do passado, que produto da evoluo, de muitos milhares de ontens, com todas as suas memrias, conhecimentos e experincias -- esse crebro no far parte da mente total, a mente em que h um nvel consciente e um nvel inconsciente? Tanto o fsico como o no fsico, o psicolgico, no sero um todo? No somos ns que o dividimos em "consciente" e "inconsciente", crebro e no-crebro? No poderemos ver tudo isso como uma totalidade, como algo no separado? O "inconsciente", difere muito do consciente? Ou no faz, antes, parte da totalidade, sendo ns que o separamos? Da surge a questo: Como pode a mente consciente aperceber-se do inconsciente? Poder a mente "positiva", operante -- aquela que funciona o dia todo -- observar o inconsciente? No sei se temos tempo de examinar esta questo. No estais cansados? No podemos reduzir esta reunio a um entretenimento, como bem pode acontecer quando estamos sentados numa sala aprazvel e confortvel, ouvindo algum falar. Estamos a tratar de questes muito srias, e se se fez o trabalho necessrio, tem de se estar cansado. O crebro no pode receber mais do que at um certo ponto, e o aprofundar desta questo do consciente e do inconsciente requer uma mente penetrante e lcida, capaz de observar. Duvido muito que, no fim de uma hora e meia, se esteja nessas condies. Portanto, no ser melhor se estais de acordo, tratarmos deste assunto na prxima reunio? Londres, Maro 16, 1969

ENTREVISTA COM KRISHNAMURTI


Sobre a autoridade Entrevistador - Krishnamurti, diz que todos os nossos problemas derivam de um nico problema: vivemos como nos dizem para viver, somos pessoas de segunda-mo, e durante sculos

57 temos estado submetidos a toda a espcie de autoritarismo. Hoje os jovens esto a rebelar-se contra a autoridade. Pessoalmente, que tem contra a autoridade? Krishnamurti - "Pessoalmente", penso que nada tenho contra a autoridade, mas por todo o mundo a autoridade tem mutilado a mente -- no s no aspecto religioso, como no aspecto psicolgico, interior -- porque a autoridade de uma crena (por exemplo), imposta pela religio, destri seguramente a descoberta da Realidade. Apoiamo-nos na autoridade porque temos medo de manter-nos "ss". E. - Estou um pouco perplexo com isso porque, certamente, a sabedoria acumulada pela espcie humana no para ser toda deitada fora, no? K. - Pois no. Mas que a sabedoria? Ser a mera acumulao de conhecimentos, ou a sabedoria algo que apenas nasce quando termina o sofrimento? A sabedoria, a sagacidade, no est nos livros, nem no conhecimento acumulado da experincia dos outros. Seguramente, a sabedoria vem-nos no autoconhecimento, na autodescoberta da estrutura total de ns mesmos. Na compreenso de ns mesmos reside o fim do sofrimento psicolgico e tambm o comeo da sabedoria. Como pode a mente ser sbia quando est prisioneira do sofrimento e do medo? S quando o sofrimento psicolgico -- que tambm medo -- acaba, existe a possibilidade de se ser sbio. Sobre o amor E. - Porque que todos desejamos to desesperadamente ser amados? K. - Porque estamos desesperadamente vazios e isolados. E. - Mas diz que amar mais importante do que ser amado. K. - Sim, com certeza -- o que quer dizer que se tem de compreender esse vazio, essa solido que existe em cada um. A mente preocupada consigo mesma, com as suas ambies, a sua avidez, os seus medos, culpa, sofrimento, no tem capacidade para amar. A mente que em si mesma est dividida, que vive em fragmentos, obviamente no pode amar. A diviso implica sofrimento, ela a raiz do sofrimento -- essa diviso entre "eu" e "tu" e "eles", os "pretos", os "brancos", os "mestios", etc. Portanto, onde quer que haja diviso, fragmentao, o amor no pode existir, porque o bem um estado em que no h diviso. O prprio mundo indivisvel. E. - Diz, de fato, que o amor s nasce quando h um abandono total do "eu". Mas como se consegue abandonar o "eu"? K. - Esse abandono total s acontece com a compreenso de ns mesmos. O autoconhecimento o comeo da sabedoria, e, portanto, sabedoria e amor andam juntos. Isto significa que s h amor quando realmente nos compreendemos a ns mesmos e portanto sabemos, em ns mesmos, que no h nenhuma fragmentao -- nenhum sentimento de avidez, clera, ambio, nenhuma atividade separativa. E. - Mas, como sabe, temos ainda de viver nesta sociedade, por sinal uma sociedade bastante doente, e isso tem influncia sobre ns; no estamos realmente livres para sermos ns prprios, em parte por causa da sociedade. K. - Mas ns somos a sociedade. Construmos a sociedade -- a sociedade ns, o mundo ns. O mundo no diferente de "mim". Sou resultado do mundo, da religio, do ambiente em que vivo. E. - Diz que o esforo que nos destri, que a vida uma srie de batalhas e que s feliz o homem que no est prisioneiro do esforo. Mas pode-se fazer no mundo algum trabalho sem uma dose de intenso esforo? K. - Porque no? Que o esforo? uma contradio de energias, no verdade? Uma energia opondo-se a outra energia. E. - No poder ser uma atividade constante numa direo? K. - Se se tratar de uma atividade, de uma coisa que se faz, onde que est a contradio? No h perda de energia, no h conflito. Se vou passear, vou passear. Mas se quero ir passear e tenho alguma outra coisa para fazer, ento comea a contradio, o conflito, o esforo. por isso que, para compreender o esforo, temos de descobrir as nossas contradies.

58 Sobre a meditao E. - Que entende por meditao? Esta palavra aparece muitas vezes nos seus livros. Procureia no Dicionrio de Oxford antes de vir ter consigo e a diz-se que meditao significa dedicar-se muito ao pensamento. Mas no isso que meditao significa para si. K. - Tem de se investigar para se saber o que realmente meditao -- para mim das coisas mais importantes. E. - Ser possvel explicar melhor o que ela , se me disser o que ela no ? K. - Ia justamente sugerir isso. Como sabe, h vrias escolas de meditao. Oferecem vrios sistemas e mtodos, e dizem que se os praticarmos dias aps dia, alcanaremos uma certa forma de iluminao, uma certa experincia extraordinria... Antes de mais, toda a idia de sistema, de mtodo, implica uma repetio mecnica -- e isso no meditao. Ser ento possvel, no embotar a mente pela repetio, mas sim estar atento ao movimento do pensar -- sem o reprimir, sem tentar control-lo, mas apenas estar consciente de toda esta atividade do pensamento, da sua constante tagarelice? E. - Verbalizamos constantemente os nossos pensamentos, no verdade? K. - Exatamente. O pensamento s existe em palavras ou em imagens (de vrios tipos). A meditao exige a mais alta disciplina -- no a disciplina da represso e do conformismo -- mas a que surge quando observamos o nosso pensamento. Essa mesma observao tem a sua prpria disciplina, de uma subtileza extraordinria. Isso absolutamente necessrio. E. - Ter de se dispor de tempo para fazer isso? K. - Podemos faz-lo em qualquer altura. Quando se est sentado no carro, pode-se observar, estar atento a tudo. Ao que est a acontecer nossa volta e ao que est a acontecer em ns mesmos -estar consciente de todo o processo, do movimento total. A meditao na verdade uma forma de libertar ou de "esvaziar" a mente do que conhecido. Sem isso no se pode saber o que o desconhecido. Para ver, compreender algo novo, completamente novo, a mente tem de estar vazia de todo o passado. A Verdade, ou Deus, ou seja qual for o nome que lhe dermos, tem de ser algo novo, e no algo resultante do condicionamento. O Cristo est condicionado por dois mil anos de propaganda, tal como o Hind e o Budista. Para eles, portanto, "Deus", ou a "Verdade", um resultado da propaganda. Mas isso no a Verdade. A Verdade algo que vivo, todos os dias. Por isso a mente tem de ser "esvaziada" para poder olhar a Verdade. E. - como apagar o quadro, por assim dizer? K. - Meditao isso. E. - E ento tem-se aquela total e descontrada percepo da realidade, de "aquilo que ". K. - De aquilo que -- est correto. E aquilo que no uma coisa esttica, mas extraordinariamente viva. E portanto a mente que est de fato em meditao, a mente meditativa, uma mente extremamente silenciosa, silncio que no produzido pela supresso do rudo. No oposto do rudo. Acontece quando a mente se compreende completamente a si mesma -- e portanto no h qualquer movimento, o que significa que as prprias clulas do crebro se tornam quietas. E ento, nesse silncio, tudo acontece. uma coisa extraordinria, se a observarmos. esta a autntica meditao e no toda essa aceitao imitativa da autoridade, a repetio de palavras e tudo o mais; o que absurdo. E. - Posso ento recapitular, para ver se compreendi? A meditao, , parece-me, o processo essencial do descondicionamento. K. - Exatamente. E. - E se me libertar do peso morto da autoridade, se puser de lado tudo o que me tem sido dito, nesse momento ficarei s, mas nessa solitude tenho oportunidade de poder compreender o que realmente sou. K. - E de compreender tambm o que a Verdade, ou Deus, ou a mesma Realidade com outro nome que se goste de lhe dar.

59 Boletim 9, Krishnamurti Foundation, Inglaterra Entrevista Televisionada pela BBC de Londres, em 7 de Dezembro de 1970

A Carreira - o que fazer?


( Bombaim, 24 de Fevereiro de 1957 - Sobre o Viver Correto - Edit. Cultrix ) Estudante: Antes de ter ouvido falar do senhor eu estudava com afinco e me preparava para fazer carreira. Mas tudo agora me parece muito ftil e eu me perdi. Estou confuso, o que devo fazer? Krishnamurti : Senhor, eu o deixei confuso? Eu o fiz perceber que aquilo que est fazendo ftil? Se eu fui a causa da sua confuso, ento voc no est confuso, pois quando eu me retirar voc voltar sua confuso anterior ou sua clareza. Mas se o senhor fala srio, ento o que na verdade ocorreu foi que, ao ouvir o que aqui foi dito ele despertou para suas prprias atividades; ele agora v que o que est fazendo, ou seja, estudar para construir uma carreira para o futuro, bastante vazio, sem muito significado. Ento ele diz: O que devo fazer?. Ele est confuso, mas no porque eu o deixei confuso e, sim, porque, ao ouvir o que foi dito, ele se deu conta da situao do mundo e da prpria condio e relacionamento com o mundo. Ele se deu conta da futilidade disso que se chama construir uma carreira. Acredito que isso o que precisa ser verificado primeiramente: ao ouvir, ao observar, ao examinar suas prprias atividades, vocs fizeram essa descoberta por vocs mesmos; ento, ela de vocs, no minha. Se fosse minha, eu a levaria comigo ao partir. Mas isso algo que no pode ser carregado por outro porque foi verificado por voc. Voc observou ao agir, observou a sua prpria vida, e agora voc percebe que construir uma carreira para o futuro bastante ftil. Na verdade, o que voc deve fazer? Voc deve prosseguir em seus estudos, no verdade? Isso bvio, porque voc precisa ter algum tipo de profisso, um meio adequado de ganhar a vida. Compreende? Voc precisa ganhar a vida de forma adequada. E o Direito certamente no um meio adequado, porque a lei mantm a sociedade tal como est, uma sociedade baseada no consumismo, na cobia, na inveja, na autoridade e na explorao, e que portanto est em agitao dentro de si mesma. Assim, o direito no profisso para quem est pensando seriamente nas questes de seu ser; e ele no pode tambm tornar-se policial ou soldado, pois eles tem como profisso matar, e nisso no h diferena entre defender e atacar. Ento, se essas trs no so profisses adequadas, o que voc vai fazer? Voc precisa pensar no assunto, no verdade? Voc precisa descobrir por voc mesmo o que voc realmente quer fazer, e no seguir a orientao do seu pai, ou da sua av, de algum professor ou de quem quer que seja que lhe diga o que fazer. E o que significa descobrir o que voc realmente quer fazer? Significa descobrir o que voc gosta de fazer, no verdade? Quando voc gosta do que est fazendo, voc no tem ambio, nem cobia, voc no est em busca de fama, porque apenas o amor pelo que est fazendo totalmente suficiente em si mesmo. Nesse amor no existe frustrao porque voc no est mais em busca de satisfao. Mas, vejam bem, isso requer uma grande dose de pensamento, de investigao, de meditao, e infelizmente a presso do mundo muito grande - o mundo aqui representado pelos seus pais, pelos seus avs, pela sociedade que o cerca. Todos eles querem que voc seja um homem de sucesso; eles querem que voc se encaixe no padro estabelecido, ento eles o educam de forma a se amoldar. Mas toda a estrutura da sociedade baseia-se no consumismo, na inveja, na auto-afirmao impiedosa, na atividade agressiva de cada um de ns; e se voc olhar e perceber por voc mesmo, realmente e no apenas em teoria, que uma sociedade assim deve inevitavelmente apodrecer a partir do seu interior, voc ento descobrir a sua prpria forma de agir fazendo aquilo que gosta de fazer. Isso pode causar um conflito com a sociedade atual - mas, por que no? Um homem que procura a verdade, vive em revolta contra a sociedade fundada essencialmente no consumismo, na respeitabilidade e na busca ambiciosa do poder. Ele no est em conflito com a sociedade; a sociedade que est em conflito com ele. A sociedade no pode jamais aceit-lo. A sociedade pode apenas fazer dele um santo e ador-lo - e, assim, destru-lo.

60 Assim, o estudante que est ouvindo ficou confuso. Mas se ele no se livrar dessa confuso fugindo para o cinema ou para um templo ou lendo um livro - e verificar qual foi a origem dessa confuso, se ele encarar essa confuso e, ao faz-lo, no se amoldar ao padro da sociedade, ento ele ser um verdadeiro homem com sentimento religioso. E esses homens so necessrios, pois eles criaro um novo mundo. Krishnamurti - Bombaim, 24 de Fevereiro de 1957 - Sobre o Viver Correto - Edit. Cultrix

A mente religiosa-cientfica
Hoje desejo falar-lhes sobre um assunto bem importante. Ouam-no com muito cuidado e podero mais tarde, se quiserem, discuti-lo com seus professores. Diz respeito ao mundo inteiro e em todos est despertando certa inquietude. a questo do esprito religioso e da mente cientfica. So duas e diferentes maneiras de encarar os fatos. Estes so os nicos estados mentais de real valor - o verdadeiro esprito religioso e a verdadeira mente cientifica. Outra qualquer atividade destrutiva, causando aflio, confuso e sofrimento. A mente cientfica objetiva. Sua misso descobrir, perceber. Ver as coisas atravs de um microscpio, de um telescpio; tudo tem de ser visto exatamente como ; dessa percepo, a cincia tira concluses, constri teorias. Essa mente move-se de um fato para outro fato. O esprito cientfico nada tem que ver com condies individuais, nacionalismo, raa, preconceito. Os cientistas existem para explorar a matria, investigar a estrutura da terra, das estrelas. e planetas; descobrir meios para curar os males do homem, prolongar-lhe a vida, explicar o tempo, tanto o passado como o futuro. Porm, a mente cientfica e suas descobertas so usadas. e exploradas pela mente nacionalista, quer seja da ndia, quer seja da Rssia, da Amrica, etc. De seu turno, os estados e continentes soberanos utilizam e exploram as descobertas dos cientistas. H, tambm, a verdadeira mente religiosa, que no pertence a nenhum culto, nenhum grupo, nenhuma religio, a nenhuma igreja instituda. A mentalidade religiosa no a mentalidade hindu, a mentalidade crist, a mentalidade budista, a muulmana. A pessoa religiosa no pertence a nenhum grupo que se intitule religioso. Ela no freqenta igrejas, templos, mesquitas, nem se apega a determinadas crenas e dogmas. A mente religiosa completamente s. Ela j compreendeu a falsidade das igrejas, dogmas, crenas tradies. No sendo nacionalista nem condicionada pelo ambiente, no tem horizonte nem limites, explosiva, nova, fresca, s. A mente s, jovem, extraordinariamente malevel, sutil, no tem ancora. Somente ela pode descobrir o que se chama "deus", o que imensurvel. S verdadeiro o ser humano quando alia o esprito cientfico ao autntico esprito religioso. Ento, os homens criaro um mundo justo no o mundo dos comunistas ou dos capitalistas, dos brmanes ou dos catlicos romanos. De fato, o verdadeiro brmane aquele que no pertence a nenhum credo religioso, nem tampouco a nenhuma classe, no detentor de autoridade, e no mantm posio social. O genuno brmane e o novo ente humano, que tem simultaneamente a mentalidade cientfica e a mentalidade religiosa, sendo, portanto, harmnico, sem qualquer contradio interior. Para mim, o objetivo da educao criar esta nova mentalidade, que explosiva e no se adapta a nenhum padro estabelecido pela sociedade. criativa a mente religiosa. No lhe basta acabar com o passado, tem tambm de explodir no presente. Ela, diferentemente da que s interpreta os livros sagrados e a Bblia, capaz de perquirir, bem como criar uma realidade explosiva. A no h interpretao nem dogma. sobremodo difcil algum ser religioso e ter uma mente lcida, objetiva, cientfica, intrpida, alheia prpria segurana, aos prprios temores. No podemos ter uma mente religiosa sem a compreenso total de ns mesmos - nosso corpo, nosso esprito, nossas emoes; ignorando como trabalha, e tambm como o pensamento funciona. Para descobrir e superar tudo isso, torna-se indispensvel encarar o problema com uma mente cientfica, que objetiva, clara, sem preconceitos, que no condena, que observa, que v. Com essa mentalidade, somos efetivamente um ser humano culto, um ser humano que conhece a compaixo. Tal ente humano sabe o que estar vivo.

61 Como conseguir tudo isto? Pois urge ajudar o estudante a ter um esprito cientfico, a pensar com clareza, preciso, argcia, assim como auxili-lo a descobrir as profundezas de sua mente, a ir alm das palavras, dos diferentes rtulos de hindu, muulmano, cristo. Ser possvel ensinar o estudante a ultrapassar os rtulos, a descobrir por si, a experimentar aquela coisa imensurvel, que nenhum livro contm, qual nenhum guru tem acesso? Se um colgio como este propiciar essa educao, constituir isso um feito grandioso. Vocs todos devem sentir como ser importante criarse tal escola. sobre isto que os professores e eu vimos h dias debatendo. Temos conversado acerca de vrias coisas - autoridade, disciplina, mtodos de ensino, o que ensinar, o que ouvir, o que significa educao, cultura, etc. Apenas prestar ateno dana, ao canto, aritmtica, as aulas, no constitui o todo da vida. Tambm faz parte da vida a pessoa sentar-se tranqilamente e olhar para seu interior, ter clara percepo, ver. Cumpre tambm saber pensar, o que pensar e porque estamos pensando. Faz parte igualmente da vida olhar os pssaros, observar os aldees, sua misria qual a contribuio de cada um de ns para essa situao, criada pela sociedade. Tudo isso concerne educao. Krishnamurti - do livro Ensinar e Aprender - Edit. ICK O MILAGRE DA TRANSFORMAO Pgs. 11/25 do livro "As Iluses da Mente" - Srie Selo de Ouro 1145 - Traduo de Hugo Veloso da 1 Palestra em Bombaim, ndia de 07.02.1954 editado pela Ed. Ouro em 1969. Esta tarde, desejo falar sobre o problema da transformao. J pensastes a respeito? Se j o fizestes, deveis ter notado quo difcil operar uma mudana em ns mesmos. Percebemos em certos momentos a necessidade de transformao, de um certo ajustamento a vida, uma revoluo radical em nos mesmos, independente de qualquer padro de pensamento, ou compulso. Que observa as numerosas complicaes da existncia, sente o desejo imenso de efetuar uma revoluo em si prprio. J deveis pelo menos os mais ponderados entre vs ter refletido as esse respeito, isto , sobre como efetuar essa transformao, como ir ela influir em nossas relaes mtuas ou com a sociedade. Este problema, bem examinado, sumariamente complexo e envolve muitas outras questes, que se agitam no apenas no nvel superficial do nosso pensar, mas tambm profundamente, no nvel inconsciente. Preliminarmente, porem desejo, recomendar-vos que, ao iniciar eu os estudos do problema, me escutem com ateno e sem resistncia; SE ASSIM FIZERDES, ENTO, TALVEZ POSSAIS ENCONTRAR-VOS NAQUELE ESTADO DE TOTAL REVOLUO INTERIOR. Afinal, com este fim em vista que vos falo, e no para convencer-vos sobre uma determinada forma de modificao ou dizer-vos que deveis transformar-vos em conformidade com certo padro; nisso no h nenhuma possibilidade transformao e, sim, meramente, ajustamento, adaptao a determinado padro de ao e isto no revoluo, no transformao. Se escutardes, sem resistncia de espcie alguma, estou certo de que vos vereis num estado de revoluo, dentro de vos mesmos, no operada por qualquer compulso de minha parte, mas de maneira completamente natural. Permita-me, pois sugerir que escuteis sem resistncia (significa isso ausncia do ego). Em geral, ns no escutamos verdadeiramente, pois costumamos escutar com uma inteno, um motivo um propsito, o que denota esforo. Pelo esforo, no se pode compreender coisa alguma. Vede bem a importncia disso. Para se compreender uma coisa, necessrio escut-la sem esforo, sem compulso, sem resistncia, inclinao, opinio ou juzo. Isso muito difcil, se no sabemos escutar. O problema no como efetuar a transformao, pois se sabemos escutar corretamente, sem resistncia sob qualquer forma, a transformao se realizar independentemente de qualquer ato consciente. No creio que se possa realizar uma modificao radical mediante ao consciente ou qualquer espcie de incitamento ou compulso. Passarei agora a explicar como a transformao se realiza, INDEPENDENTEMENTE da "motivao". Mas para se compreender tal explicao, torna-se necessria uma atitude muito atenta, no escutar livre de qualquer barreira, restrio, resistncia. No momento em que se ouve a palavra

62 "revolta", "transformao" ou "revoluo", essa palavra tem um significado preciso o significado de dicionrio, o significado adequado ao seu especial padro de pensamento. Esses padres de pensamento esto constantemente a interferir naquilo que se est escutando. A dificuldade, por conseguinte, no vai ser a compreenso do problema, mas, sim, A MANEIRA DE ESTUDAR O PROBLEMA, A MANEIRA DE ESCUTAR O PROBLEMA. muito importante compreender isso antes de se comear a apreciar qualquer problema. Para produzir-se a compreenso, no h necessidade de resistncia ao que se ouve, mas, sim de seguir-se a corrente de pensamento a que se est dando ateno. Ningum pode segui-la, se ficar meramente resistindo, traduzindo, levantando contra ela barreiras de suas prprias idias. Se formos capazes de escutar sem resistncia, estaremos ento pensando juntos, e juntos encontraremos a mente num estado de transformao, alcanado sem qualquer persuaso, raciocnio ou concluso lgica. Para a maioria dos que estamos cnscios dos acontecimentos mundiais e das coisas que esto sucedendo neste pas (ndia 1959), clara, parece-me necessidade de revoluo; uma mudana de atitude, de pensamento, uma revoluo de valores, essencial. bem bvia a necessidade de transformao, para haver paz, para haver o suficiente a alimentar toda a humanidade, para promover o entendimento entre os homens. A possibilidade de desenvolvimento completo do homem depende, necessariamente, de uma transformao vital, total. Mas, como efetuarmos essa transformao, e que implica essa transformao? H transformao quando a mente, o pensamento, s procura acomodar-se ao padro de determinada cultura hindu, a crist, a budista ou ao padro de pensamento e ao comunista? Pode esse ajustamento, em qualquer nvel que seja, da nossa existncia, operar a transformao? Se nos acomodarmos a um padro que nos foi imposto ou que nos mesmo criamos, obvio que j no h transformao; porque o padro, o fim, um resultado do nosso condicionamento. Se eu, como hindusta, comunista ou cristo, me modifico de acordo com o plano segundo fui criado, de acordo com uma idia, uma determinada maneira de pensar, isso, por certo, no transformao, j que est, apenas, obedecendo a uma reao condicionada. E quando me modifico pelo padro de um temor, de uma defesa, de uma tradio, isto, evidentemente, no significa transformao; no revoluo, no a revolta radical procedente do "que ". Assim sendo, quando investigo o problema da transformao, no devo investigar COMO a minha mente est funcionando? No devo conhecer o processo total do meu pensamento? Porque se existe algum temor esse temor me faz modificar-me, no h transformao; o temor projeta um padro e eu me modifico de acordo com o padro esse padro; tem-se, por conseguinte, um mero ajustamento a determinado padro "projetado" pelo temor. Se desejo promover a transformao, no devo examinar as mltiplas camadas do meu ser, consciente e bem assim o inconsciente? No devo pesquisar as reaes superficiais dos meus pensamentos e "motivos", e as correntes profundas de onde promana todos os pensamentos e aes? Se desejo transformar-me, posso ter, um padro pelo qual me transformarei? Embora eu esteja a repetir coisa j dita, prestai ateno ao que estou dizendo; seno perdereis o que est para vir. Reconheo a necessidade da transformao, em mim mesmo e na sociedade. A sociedade, so as minhas relaes com outros, e nessas relaes, a que chamo "a sociedade", faz-se necessria uma transformao, uma demolio total, uma completa revoluo do pensamento. J que percebo a importncia dessa transformao, pergunto: como pode ser feita? Depende a sua realizao de especulaes intelectuais, de conhecimentos da histria e de sua interpretao, do conhecimento das vrias questes sociais e mtodos de reforma? Todo esse saber capaz de produzir, a transformao total de mim mesmo, do meu pensar, de minha atitude, minhas atividades e pensamentos? Assim sendo, no necessrio se tenho verdadeiro interesse que eu investigue esta questo da transformao? No devo investigar os mveis que me impelem a transformao, a minha nsia de transformao? A nsia de transformao pode produzir a transformao radical? Essa nsia pode ser uma simples reao do meu condicionamento, meu fundo, a impresses vrias, de ordem social, econmica ou cultural. Pode-se promover a transformao sob compulso de qualquer espcie? Ou existe uma transformao no dependente do tempo?

63 Deixa-me express-lo da seguinte maneira: Conhecemos a transformao em relao com o tempo, e o tempo compreende a compulso a que nos sujeitam as vrias formas de sociedade, cultura, relaes, temores, o desejo de ganhar alguma coisa ou de evitar punio? Tudo isso est na esfera do tempo no verdade? So funes, resultados, atividades de uma mente oriunda do tempo. Considerando bem, a mente resultado do tempo do tempo cronolgico, de sculos de tradio, sculos de educao, compulso, temor. A mente, por conseguinte, coisa do tempo. Pode a mente, resultado do tempo, operar uma revoluo total e sem relao com o tempo? Se nos modificarmos na esfera do tempo, isto , se me modifico porque minha sociedade exige, por perceber a necessidade de faz-lo sob alguma forma de compulso, ou porque tenho medo e tudo isso, sem dvida, resultado dos clculos da mente no pode haver revoluo total. Isto bem evidente no achais? Quando a mente pensa em termos referente ao tempo, para a transformao, h transformao? Ou s h uma continuidade, ajustamento a determinado padro e, por conseqncia, nenhuma transformao? O problema, pois, este: H transformao, h revoluo NO DEPENDENTE do tempo? No esta a nica revoluo verdadeira revoluo que no produto da mente, do pensamento? Afinal de contas, pensamento reao da memria, sendo a memria experincia, conhecimento, acumulao de inumerveis reaes e experincias; tudo isso constitui a mente, o fundo com que a mente reage; e essa reao pensamento. O pensamento, portanto coisa do tempo. Enquanto eu estiver me transformando dentro do tempo isto , de acordo com um padro qualquer: comunista, socialista, capitalista, catlico, hindusta, budista, etc a transformao estar sempre dentro da esfera do tempo. Quando a transformao obedece a um padro por mais amplo que seja estar sempre compreendida no tempo e, portanto no h realmente transformao, revoluo. Prestai ateno a isto, para o compreenderdes bem. No o rejeiteis dizendo: "Puro disparate, que no nos leva a parte alguma." Mas, escutai-o, ainda que no estejais habituados com esta idia. Talvez a estejais ouvindo pela primeira vez. No a rejeiteis porque, se quiserdes investig-la profundamente, VEREIS COMO EXTRAORDINRIO O SEU CONTEDO. A transformao se realiza quando no existe medo, quando no existe "experimentador e experincia"; s ento que se verifica a revoluo que est fora do tempo. Tal revoluo, porem, no possvel, quando estou tentando transformar o "eu", quando estou tentando transformar "o que " noutra coisa diferente. Sou o resultado de compulses e persuases de toda ordem, sociais e espirituais, resultado de todo o condicionamento do impulso de aquisio; nisso est baseado o meu pensar. Desejando livrar-me desse condicionamento do impulso de aquisio, digo, de mim para mim: "No devo ter o esprito de aquisio".Devo exercitar-me no "no querer". Mas tal atividade est ainda na esfera do tempo, ainda uma atividade da mente. Percebei bem isso; no digais; "Que devo fazer para alcanar o "estado sem impulso aquisitivo?". Isso no importante. No importante que, se seja "no-aquisitivo". O importante compreender que a mente que quer fugir de um estado para outro est sempre funcionando dentro da esfera do tempo e, por esse motivo, no h revoluo, no h transformao. Se fordes realmente capazes de compreender isso, estar ento plantada a semente daquela revoluo radical, a qual entrar em ao; no se precisa fazer coisa alguma. Se h obstculo ao daquela semente, isso se deve a nossa resistncia, ao nosso exclusivo interesse nos resultados imediatos. Assim que percebo a necessidade da transformao, logo quero saber "como" me transformarei, qual o mtodo que devo seguir, s isso me interessa. O mtodo implica continuidade da atividade da mente e s capaz de produzir ao conforme com um padro e, portanto, ao temporal, produtiva de sofrimento. Pode haver ao no dependente do tempo, no dependente da mente, no condicionada apelo pensamento, que puramente experincia do conhecimento? Tudo isso est relacionado com o tempo. Uma tal atividade, por conseguinte jamais produzir revoluo, uma revoluo total em nosso desenvolvimento de entes humanos. O problema, pois esse: H possibilidade de revoluo, de transformao fora do tempo? H possibilidade transformao de sem interferncia da mente? Percebo a importncia da transformao. Todas as coisas se transformam, todas as relaes se

64 transformam, cada dia um novo dia, se estou morto, completamente, para o "ontem", que j "coisa velha"; morto para todas as coisas que aprendi, que adquiri, que experimentei e compreendi, h ento revoluo em cada momento que vem, e h transformao. Mas, o morrer para ontem no atividade da mente. A mente no pode morrer por fora de uma determinao, de evoluo de um ato de vontade. Se a mente reconhece a verdade de que no pode produzir a transformao por alguma ao da vontade, ou por meio de uma determinada concluso ou compulso, - e o que se produz por essa maneira apenas uma continuidade, um resultado "modificado" e no uma revoluo radical; se a mente estiver silenciosa, por uns poucos segundos apenas, para apreender a verdade dessa assero, vereis, ento acontecer uma coisa extraordinria, independentemente de vs mesmos e da vossa mente. Ocorre ento, interiormente, uma transformao, sem nenhuma interferncia da mente, que pensamento condicionado. um extraordinrio estado mental, esse em que no existe "experimentador" e no existe "experincia". Da resulta a revoluo total. Essa revoluo total a NICA COISA que pode trazer a paz ao mundo. Todos os ajustamentos de carter nacional, todas as reformas econmicas, de um grupo que domina outro grupo e liquida todos os demais grupos, tudo isso ha de falhar, porque s pode trazer maiores sofrimentos e mais guerras. O que trar paz ao mundo, a compreenso, o amor, no a razo pois esta se baseia em reao condicionada mas s a mente que se compreende de maneira total e capaz de achar-se naquele estado eternamente, "atemporalmente" novo. Isso no uma impossibilidade uma coisa idealstica, fantstica ou mstica. Se buscardes realmente esta coisa, encontr-la-eis, experiment-la-eis diretamente; isso porem exige muita, muita meditao, investigao persistente, compreenso. O IMPORTANTE, POIS COMPREENSO DA MENTE, E NO O MTODO DE OPERAR A TRANSFORMAO DE SI MESMO e, conseqentemente, a transformao do mundo. O prprio processo de compreenso do problema produz uma transformao, independentemente de vs mesmos. Eis porque importante ouvirdes estas palestras sem vos deixardes persuadir pelo que digo, mas percebendo a verdade contida no que estou dizendo. A verdade que traz a revoluo, e no a mente sagaz, a mente que calcula. Porque a verdade no pertence ao tempo, a verdade no pertence ndia, a Europa, a Rssia, a Amrica; no pertence a nenhum grupo, nenhuma religio, nenhum mentor, nenhum discpulo. Onde h um mentor, onde h um seguidor, onde h uma nacionalidade, l no esta a Verdade. A VERDADE S PODE SURGIR QUANDO A MENTE COMPREENDEU, E SE ACHA TRANQILA; S ENTO PODE MANIFESTAR-SE AQUELA REALIDADE. Tenho aqui vrias perguntas. Antes de dar-lhes resposta, creio importante averiguar se ides escutar com o propsito de obter uma resposta, ou se ides dar toda a ateno somente ao problema. Estes so dois estados diferentes. fcil fazer perguntas, assim como um colegial dispara uma pergunta e se pe a espera de uma resposta pensando que essa resposta ir resolver todos os problemas e que o que se precisa fazer apenas aceitar a resposta ou rebat-la, como um estudante muito destro no debate. S se fica nesse nvel quando esta desejando uma resposta, quando se escuta para se obter uma resposta. Mas, quando o que nos interessa s o problema e no a resposta, nossa atitude ento de todo diferente. A primeira dessas duas atitudes prpria do colegial, do individuo no amadurecido, e resulta de uma educao no inteligente; a outra requer madura investigao. Assim, depende de vs a maneira de como escutais. Se o fazeis com a atitude de quem busca uma resposta e os sentis desapontados quando a no obtendes e dizeis "Ele nunca responde as perguntas" no pretendo dar resposta alguma, porquanto a vida no tem resposta. "sim", ou "no". A vida uma coisa imensa, vastssima; tudo corre para ela, como para um mar. qual um rio caudaloso que segue seu curso at o mar, levando consigo o bom, o mau, o daninho, o belo, o feio. Essa totalidade constitui o Oceano, que no apenas as atividades superficiais, as rugas da superfcie. Investigar o um problema, sem resistncia, sem opor barreiras, sem preconceitos, muito difcil. Nos temos de investigar o problema e de compreender-lhe os aspectos mais profundos. Temos, pois, que s h problemas e no solues ou respostas. A meu ver, se pudermos compreender verdadeiramente, sentir verdadeiramente que a ida um problema, que ela no algo que se tem de concluir, um refugio onde se encontra perene segurana, nossa atitude, nossas

65 atividades e pensamentos sero ento totalmente diversos. Estaremos, ento aptos a receber todas as coisas e sermos ao mesmo tempo "como o nada". Krishnamurti - "O MILAGRE DA TRANSFORMAO". Pgs. 11/25 do livro "As Iluses da Mente" - Srie Selo de Ouro 1145 - Traduo de Hugo Veloso da 1 Palestra em Bombaim, ndia de 07.02.1954 editado pela Ed. Ouro em 1969.

COMO IRO VOCS EDUCAR MEU FILHO OU FILHA?


Gostaria de saber at que ponto penetramos a questo sobre a qual estvamos conversando no outro dia. Dizamos, no era, que a maneira do homem de abordar a educao, a vida, qualquer coisa, tem sido at agora, ao longo de caminhos tradicionais - o bem e o mal, isto deve ser feito e aquilo no deve ser feito, isto correto, aquilo errado. Estvamos tentando ver se havia uma maneira de abordar a educao, a vida, qualquer coisa, a partir de um ponto de vista diferente, de uma dimenso totalmente diferente. No sei at que ponto vocs mesmos investigaram e discutiram o assunto. O que sentem, ou o que pensam? Como traduzir isso em ao, em ensino? Como nos encontramos com os estudantes, que so condicionados, que possuem toda sorte de preconceitos, necessidades, impulsos? Apenas ouam, por favor, no me censurem. Nossa responsabilidade no para com as crianas, para com os estudantes; nossa responsabilidade para com o Outro, sobre o qual conversamos outro dia; e essa responsabilidade traduzimos em ao na nossa prpria vida e naquela da comunidade, da escola. Faz isso algum sentido? No traduza essa responsabilidade como sendo para com Deus. O cristo, o hindu, o mundo tradicional inteiro diz: "seja responsvel para com Deus, para com o Supremo, para com o Altssimo, para com o Nobilssimo, para com o Imensurvel". E eles traduzem essa responsabilidade nisso. No podemos agir usado tais palavras ou smbolos. Agir, penso eu, exigiria que se tivesse lazer em Brockwood, e no estar ocupado desde o nascer at o pr do sol. Todos volta de Krishnamurti esto ocupados desde manh at noite, fazendo alguma coisa ou outra; no tm lazer para se sentar, observar, olhar para si mesmo, meditar, estar quietos. Professor: Voc tem de se sentar e observar para fazer isso, Krishnaji? Krishnamurti: No, no se sentar, mas ter lazer. P: Na ao, no est voc fazendo isso? K: Ao partir da. No que voc esteja fazendo isso na ao. Vamos agora esclarecer. O que h de errado com o lazer, ter lazer para observar as rvores, as flores, a si mesmo? Deve-se ter lazer, observar, estar quieto, no se deve? No se pode trabalhar, estar ocupado sob estresse desde a manh at noite. No se deve ter algum tempo para si mesmo? Para muitos, tempo para si mesmo meramente indolncia, preguia; nesse retiro definham. No estou falando de tal perda intil de lazer. O problema este. Vejo que a tradio no tem mais significado, no sentido em que venho usando a palavra "tradio". Nesse campo podemos cavar e cavar e cavar e nos tornarmos um pouco melhores, mas isso no absolutamente sagrado, nem criador; algo terrvel. Agora quero me afastar da. Quero me mudar para uma dimenso na qual a energia, a chama da energia criadora, sempre abundante; abundante sempre, esteja eu cansado, entediado, ela est sempre a. E sou responsvel por isso; minha mente est completamente comprometida com isso; e a responsabilidade e a chama dela isso. Vejo minha volta pessoas ocupadas com a tradio e digo que ao longo desse caminho voc jamais criar uma mente diferente. Agora, vemos isto como um grupo que ir estar permanentemente em Brockwood, que com Brockwood est comprometido como sendo sua casa, seu trabalho, sua vida, suas coisas todas? Porque esta uma comunidade, com uma escola, um centro educacional, de tipo diferente. Portanto, estamos todos interessados nisso? O que no significa que eu me retiro, ou que interessado nisso saio sozinho para um passeio com fim de a permanecer. Isso tudo muito estpido. Mas minha responsabilidade para com isso, e no cavar mais fundo ou ampliar o movimento tradicional? Na trincheira do movimento tradicional, posso ser muito esperto; posso educar crianas a serem mais

66 inteligentes, um pouco mais honestas, mais isto e mais aquilo, mas no interior da rea tradicional, que para mim uma abominao. Isto est claro para todos? Quero estar bem seguro de que isto est claro, no sentido noverbal, de que a energia tradicional um desperdcio de energia. A Outra (energia) no um desperdcio de energia. Ao contrrio, vocs possuem mais e mais de uma dimenso diferente de energia. E aqui estamos comprometidos com isto, responsveis por isso; e devemos ter lazer, tempo, espao, quietude para descobrir como traduzir isso em ao ao ensinar. Trago-lhes meu filho ou filha, e quero que ele ou ela torne-se adulto nos caminhos no tradicionais. Deixo-o sob seus cuidados e torno isto muito claro: caminhos no-tradicionais; no "faa isto, no faa aquilo", "isto deveria ser, isto no deveria ser"; tudo isso acabou. Digo-lhes isso. O que faro? Como educaro o menino para ter essa percepo, essa realidade em sua mente e em seu corao, para ter essa dimenso, a fim de que ela cresa, com uma chama? Agora como podemos cri-la? Penso que para compreender isso deve-se ter este tipo de discusso, que significa lazer, que vocs no podem estar ocupados o dia inteiro desde a manh at noite. Precisam sentar-se, discutir, investigar, e dizer: "veja, o que isso significa?" O que significa isso de abandonar a tradio e discutir, indagar, ver o que podemos fazer para encontrar ou descobrir essa dimenso? P: Minha tendncia responder a pergunta a partir dos campos tradicionais A e B. A sendo bom, amvel, generoso, mais polido e B sendo violento, brutal. Penso em aes, razes e objetivos. K: Sim, isso tudo tradio. Agora - considerem isso como uma diverso, como se estivessem praticando um jogo - como chegaro a essa dimenso a essa dimenso ou, possuindo-a, o que faro, como educaro meu filho ou filha? Quando esto nessa dimenso, como uma chama. Os campos tradicionais no so uma chama. P: Estamos ns operando em A e B agora? K: isso o que quero perguntar-lhes. Vocs os abandonaram? P: Mas se dois ou trs nos unirmos ao mesmo tempo, como voc colocou, responsveis pelo Outro, ento o Outro estar presente. K: Presente, bem exato, responsveis pelo Outro. E ns nos unimos nisso? Para faz-lo devemos ter tempo para sentar, por de lado todas as nossas preocupaes, vir juntos, investigar isso tudo e dizer: "o que que isso significa?" Penso que a energia criadora surge dessa dimenso, no da dimenso tradicional. A dimenso tradicional pode criar um quadro, mas o quadro nada, ou o pintor nada. Mas estamos lidando com seres humanos. Somos seres humanos e estamos lidando uns com os outros; e pode a chama dessa dimenso penetrar no estudante, na criana? Quero que meu filho possua essa chama quando deixar a escola. Vocs so responsveis pelo meu filho. Como traro esta chama para o interior dessa criana? Olhem, h um rio para ser atravessado. Estou neste lado do rio. Fiz todas as coisas neste lado do rio. Durante sculos adorei os deuses do outro lado do rio, que so minhas projees, e vejo a inutilidade disso. Assim digo que a partir desse outro lado que devo operar. Perguntar como chegar ao outro lado a abordagem tradicional. A mente deve achar-se na outra margem quando tiver abandonado toda atividade nesta margem. P: O problema que poderamos desejar estar na outra margem. K: Isso tudo um ardil, isso tudo pueril, construir uma imagem dela, nela ser apanhado, ter vises, exorcismos. Isso tudo este lado. Eu quero achar - no eu - achar-me outro nessa outra margem. E quero que meu filho chegue a essa margem. Isso educao, no toda esta baboseira. Agora como isso possvel? Que que tenho de fazer? Vamos, senhores, ponham sua mente nisso, ponham suas entranhas nisso. Desculpem! Que que tenho de fazer? Tenho um beb bonito, uma criana muito bonita, rosto bonito, gentil, calmo. Crianas so adorveis; e crescem e se transformam em tamanhas monstruosidades. Quando atingem a puberdade, algo lhes acontece, perdem todo seu encanto. Quero impedir isso. P: Se voc fosse um estudante e eu visse que voc estava operando num modo A ou B, poderia agir para impedi-lo de fazer isso em sendo um espelho, de modo que voc veria claramente o que est fazendo.

67 K: Veja o que acontece. Voc est bloqueando. Ir isso resolver? Ir isso produzir em mim aquela dimenso? Voc ainda continua pensando em termos tradicionais - faa isto, no faa aquilo, isto deve ser, aquilo no deve ser, o que um bloqueio. Sabe ao menos o pobre sujeito olhar no espelho? Senhor, quero achar um caminho totalmente diferente. H um caminho que no seja atravs de um exemplo, de uma autoridade, de imitao, sem sua resistncia bloqueando? Esses so todos caminhos tradicionais. Aplicar, mudar, modificar e ampliar, esse o caminho tradicional. Tudo isso implica recompensa e punio. Abandono esse modo de olhar para isso porque vejo que isso no tem valor. Agora que que devo fazer? Quero que o menino possua uma dimenso que jamais ser capturada pela tradio. Quero que ele no tenha quaisquer problemas desde a infncia at que morra. A criana tem problemas quando vem a ns. Ele est condicionado. Quando uso a palavra "condicionado", ela inclui isso tudo. Se ele cresce nisso, nisso ele apanhado para o resto da sua vida. Agora, ele vem a mim, e minha responsabilidade para com o Outro, e digo que no Outro (outro estado) no h problema - sexo, bebida, nenhum problema, porque essa inteligncia uma vitalidade tremenda. uma chama e essa chama consome todas as coisas. Assim, ele vem com problemas. Que que devo fazer para que quando deixar a escola sua mente jamais criar um problema sobre qualquer coisa? Essa a maneira de viver - mas no como uma idia. Se sou responsvel para com essa dimenso, minha responsabilidade se traduz em cuidar para que o menino nunca tenha um problema. Agora o que que devo fazer? Como posso ensinarlhe isto? Como posso transmitir-lhe isto? P: Sendo totalmente responsvel para com este Outro (outro estado) sobre o qual estivemos conversando. K: Eu sou. P: A questo , eu sou? K: No, olhe, senhor, isto do nosso interesse. Nas palestras na tenda, quero comunicar alguma coisa. Muito poucas pessoas apre(e)ndem isso, mas conversam e se vo. minha responsabilidade no apenas para com isso, mas tambm para lhes transmitir. uma responsabilidade ali como aqui. Vocs so adultos e aqui vm para escutar, assim h uma resposta de vocs, mas a criana no tem uma resposta. Ela no tem esse tipo de mente, ela nem ao menos o escutar. Ela dir sim senhor, no senhor, mas est presa tradio. Certo? Agora, o que tenho de fazer? Essa a questo. No traduza isso. Olhe para o problema. tenho esta menina ou menino, condicionados, que quer ir ao bar, tomar cerveja, fumar, e tudo o mais. O que tenho de fazer? O que que seu crebro diz, senhor? P: Estou olhando esta questo se sou diferente da criana. K: Creio que . Voc responsvel por isso. Voc removeu esta margem; no est operando nesta margem, apenas na outra. E a pobre criana no v (entende) essa outra margem nem esta. No est consciente de qualquer das duas, mas apenas de suas pequenas necessidades. Assim como ir lidar com isso? Ele quer tornar-se um engenheiro porque seu pai um pequeno engenheiro - e isso prossegue continuamente. Que ir fazer? P: Sem absolutamente me sentir como sendo um exemplo ou tentando buscar oportunidades para falar ou ter relacionamento, ainda quero ter muito tempo junto da criana ou crianas, o que significa que tenho de dar muitas oportunidades a isso. K: Voc est dizendo que por estar ali, por estar em contato com a criana, com o estudante, o mero companheirismo, a simples ateno, olhando um para o outro, o mero senso de proximidade (familiaridade, intimidade) - no fsica, voc entende - est dizendo que isso um requisito primrio? Investigue isso. Apenas investigue isso. Isso necessrio. Voc no tradicional - por favor, isso absolutamente importante - voc no funciona absolutamente nesta margem; voc est ali na outra margem, numa dimenso diferente. Esta coisa est operando, ardendo em voc e o estudante vem a voc. Isso uma das coisas necessrias. Obviamente. isso tradio? Voc est ali; h proximidade, companheirismo. O que significa? O que acontece entre voc e o estudante? Voc est

68 ali com essa chama, ardendo, no apenas despertando ocasionalmente. Ela est ali, sua mente est ali, seu crebro est ali. Companheirismo. O que acontece ali? P: A criana se sente mais segura. K: Ah! A criana - por favor, apenas escutem - a criana vem a voc insegura, condicionada, querendo tantas coisas, querendo seu amor, querendo seu companheirismo, querendo segurana; ela quer uma dzia de coisas. Pergunto o que acontece entre o homem que vive e funciona nessa outra dimenso e a criana? O que acontece? Vamos! Estou prximo a voc, sentado junto de voc e voc est vivendo nessa dimenso. O que acontece entre ns? O que est acontecendo entre ns agora? Somos razoavelmente amigveis, pessoas razoavelmente decentes. O que est ocorrendo agora entre ns? Voc est funcionando pelas vias tradicionais agora? Est funcionando, pensando, operando em termos do que fazer? Estamos falando sobre companheiros. nesse companheirismo entre voc e eu agora, voc est pensando no que fazer? P: Senhor, entre voc e eu exatamente agora, se no estou entendendo inteiramente alguma coisa que est ocorrendo quando voc est falando, tudo que passo fazer apenas receber isso. K: Senhor, j esteve num bosque onde h absoluto silncio? Absoluto - h um pequeno zumbido de cigarras e um pouquinho de rudo, mas um tremendo senso de silncio. Voc esteve ali, no esteve? Agora voc est nessa dimenso, e eu sou seu companheiro. O que foi que aconteceu em mim? Estou cnscio de um extraordinrio senso de alguma coisa, que no tenho sido capaz de tocar. Estou cnscio de alguma coisa que no sei traduzir em palavras. No sou capaz de descrev-la. Estou cnscio de alguma coisa extraordinria. Agora, nesse estado no tenho problemas. No estou condicionado; no estou dizendo: "oh, meu Deus! minha mulher est fugindo com algum", ou "desejo dormir com algum". Nada disso acontece, estou apenas nisso (nesse estado). Agora porque isso (esse estado) acontece? P: Bem, estou com algum em quem as outras atividades no acontecem. K: Sim, que significa o qu? Voc cresceu. Estamos ambos observando alguma coisa dessa dimenso; estamos ambos cnscios de alguma coisa dessa dimenso. Assim significa que ali estamos fora; ambos temos um sentimento dela. Isso razoavelmente simples porque temos trabalhado nisto durante os trs ou cinco ltimos dias, ou vrios dias, ou vrios meses. Mas voc tem uma criana, um estudante, como ir criar esta coisa? No um relacionamento, no um companheirismo, no uma amizade, no minha afeio por voc ou meu amor por voc, ou querer ajudar. Tudo isso foi removido. Agora como ir voc trazer o estudante a isso (esse estado ou dimenso) Algum entende do que estou falando? Isto acontece entre duas pessoas. Voc e eu temos vivido durante os poucos ltimos meses em Brockwood. Discutimos estas coisas de diferentes maneiras. Voc se tornou sensvel a isto; pensou sobre isso; voc ps abaixo o seu prprio conhecimento, o prprio treinamento peculiar, seu prprio ponto de vista. Voc se moveu; no teria escutado isto no comeo. Teria dito: "que disparate voc est dizendo". Agora voc est comeando a escutar agora sem vontade at para responder quando, antes, o teria feito. Enquanto falamos, voc tambm v logicamente, intelectualmente, que os campos tradicionais A e B no tm mais valor; assim voc j se moveu. No mais opera nos campos A e B. Voc pode ocasionalmente, mas est fora dessa categoria. Assim voc abriu a porta para alguma coisa. Coloque isto desse modo. E voc e eu nos encontramos. H um companheirismo sem motivo, que no tem a sensao de : "oh, meu Deus! ele meu grande amigo, meu nico amigo, devo estar com ele". Nada disso existe. Assim voc j observou, ou chegou a essa dimenso. Por enquanto. por enquanto, est suficientemente bom. Agora sou a criana, sou o estudante. Como ir voc levar o estudante, levar-me at ela (essa dimenso). Voc entendeu minha pergunta? P: A criana tem de ser levada aonde nada sabe no sentido que pensa que sabe. De que outra forma o levar a alguma outra coisa? Ela pensa que sabe. K: Ela pensa que sabe. H essa criana; fique com ela assim como ela , no como voc quer que ela seja. ela isso, o que , o produto dos pais que brigaram, e assim por diante. Tudo isso est depositado na pobre criana. E voc est nessa outra margem e quer que ele alcance essa outra margem.

69 P: Faa o que est fazendo agora. K: Nossa questo diferente, porque somos pessoas assim chamadas amadurecidas, Muito temos conversado sobre tudo isto. Temos lido, discutido, falado disto ou daquilo, portanto estamos mais ou menos abertos, mas a criana, o estudante no. E escutem isto - ele vai para casa, volta a vocs. Provavelmente est aqui durante trs anos, e em seguida se foi, foi descartado, assim vocs tm um perodo muito curto no qual trabalhar. Olhem, temos problemas: a criana, o estudante chega condicionado; e h alguma qualidade de maneira que a mente nunca esteja condicionada? Estou tentando descobrir se h algum catalisador que despedaa todo o seu condicionamento, no em trs anos, mas assim que entrar na sala. Isso no tradio. Estou interessado nisso, no em como descondicionar, no me apressar. Isso muito aborrecido. Isso demora muito. estou interessado em que no momento que ele se aproxime de Brockwood, do prdio, da sala, a coisa deve ser rompida. E minha responsabilidade criar essa chama, de maneira que nessa chama seu condicionamento consumido instantaneamente. Se nego a tradio, isto deve acontecer. Acompanham o que estou dizendo? Sua responsabilidade, vivendo nessa dimenso, dinamitar meu condicionamento - no atravs do tempo, mas no instante que me aproximo de vocs; quando me junto a vocs alguma coisa acontece. Aconteceu isto a vocs? Entrando nesta sala, sentados, falando deste mesmo modo, vocs e eu, rompeu-se o seu condicionamento? Aqui estamos, juntos, sentados. Somos companheiros; no estou em oposio a vocs, vocs no esto em oposio a mim. estamos juntos falando sobre estas coisas, e a prpria atmosfera, a prpria essncia disto pe abaixo outras coisas que no sejam ela mesma. P: Voc sugere que aqui ns rompemos o nosso condicionamento, mas que para fazer isso deve haver uma chama. K: No, no, no. Olhe. Olhe! Antes de mais nada, dissemos que temos sempre estado funcionando no campo A e B, e isso no criar uma mente nova, uma mente ardente, uma mente que realmente excelente no mais elevado grau. E assim digo, est bem, abandono isso; e no quero mais sentir-lhe o cehiro, toc-lo, olhar para isso, est acabado; porque isso no fez nada no mundo o mundo sendo seres humanos. E eu tenho operado, esta mente tem operado, nesta margem do rio. E estou dizendo, se ela opera na outra margem, a coisa est acabada. e temos sempre perguntado: "como que eu posso cruzar o rio?", o que tradio - ser transportado por um barqueiro, por um guru, por um salvador, por um Cristo, por alguma pessoa ou outra para nos levar l. Isso completamente tradicional, estpido; abandono isso. No prprio abandono disso estou l. Abandono total. E ento vou at voc e digo: "meu amigo, voc parte deste caso da Comunidade de Brockwood, salte para esta outra margem, mas no me pergunte como, porque o "como" de novo volta tradio. No me pergunte o que voc tem que fazer, porque se fizer estar de volta novamente". por isso que, antes de pedir-lhe para vir para a outra margem eu digo: "voc desistiu completamente da tradio?" Eu posso discutir isto, ter um dilogo, uma srie de discusses e assim por diante, talvez durante dois ou trs meses at que vocs vejam isso, porque quero que saiam disso. Minha paixo essa. E trago meu filho. Ele observou-nos a mim e a minha mulher brigando, batendo um no outro, toda a estupidez que se segue. E aqui ele vem, e est condicionado. E sua responsabilidade, estando nessa outra margem, romper este condicionamento. No atravs do tempo, rompa-o instantaneamente, para que ele diga "sim, eu sei agora, eu entendo, tenho um sentimento de que quero botar isso tudo fora". No momento em que vocs negam o todo desta margem tradicional no h mais nada. Como um pai, no me importo com o que faam, mas tudo que quero que vocs como um grupo de professores, comprometidos com isto, transformem meu filho. Naturalmente no quero que batam nele, mas tendo estabelecido tudo isto, sua responsabilidade, sua ao criadora. possvel ingressar na sua comunidade, na sua presena, e por causa dela o condicionamento definhar - por causa de sua presena, de sua atmosfera, de seu tremendo senso de vida aqui?

70 Estou falando sobre ter um grupo de pessoas que so completamente dedicadas, completamente responsveis, completamente com aquela chama. Estranhos milagres acontecem. Porque haveriam vocs todos de estar aqui sentados com este sujeito que nasceu em um reles cidadezinha? Como isto aconteceu? Isto um milagre. Certo? E se vocs sentem aquela chama, tero algo maravilhoso acontecendo. Agora, enquanto estiver aqui em Brockwood, vou persistir nisto - desculpem - a fim de que tenhamos lazer para sentar e conversar, investigar isto; e vocs no devem vir com uma mente que diz: "meu deus! deixei a comida no fogo, preciso sair correndo", ou "tenho de responder aquela carta". Vocs devem vir todos ao mesmo tempo tendo lazer. Vocs devem vir com a mente sem tenso, no impelida de um lado para outro, mas quieta. P: No importa como estamos, em que margem nos encontramos, ainda temos de operar com uma certa quantidade de tradio. K: Claro. P: Estamos atados a ela. K: No, devo abandonar a tradio. P: Voc deve ter um teto sobre sua cabea. K: Eu devo abandonar a margem da tradio, ento terei um teto ou no, mas a coisa mudar para aquela margem. essa a coisa principal. Ento educarei meu filho de maneira totalmente diferente; a prpria ao de ensinar lgebra ser o (a)... Voc abandonou a margem da tradio? No digo que sim nem que no. Minha insistncia : voc abandonou? Se abandonou, voc est nessa Outra coisa. Se essa Outra coisa operar, voc usar qualquer ferramenta; no canhes, mas usar lgebra, seja o que for que voc ensina, como um meio de transmitir a outra coisa. P: No vejo como voc faz isso. K: Essa a nossa coisa criadora. Eu sou consumido pelo Outro, ardendo com Ele, e tenho um estudante que deve ser capaz de ler, que deve ser capaz de escrever. Tenho esta criana condicionada. Como posso, vivendo na outra margem, criar nela (na criana) essa chama, essa alguma coisa que o ajudar a escrever? Como pode isto acontecer? Penso que estamos ficando com isto. Se vocs dizem que nenhuma criana de Brockwood precisa aprender qualquer coisa, apenas estar na nossa presena, estar conosco, no fazer coisa alguma, no ler, no fazer nada - produziria isso a chama na criana? Digamos, vocs so o grupo, e tm essa presena, esse outro estado. Esto fervendo com ele, e ele existe em Brockwood. E eu lhes envio meu filho, sabendo que desejo que tenha essa presena, essa coisa. Algum homem sensato, pai sensato, lhes envia o filho, enfrentando-o mundo como tal? Mas eles o enviam, e vocs tm de criar esta coisa nele, fazer esta coisa ferver nele. Se a fervura transborda dele mesmo, dos seus olhos, dos seus ouvidos, qualquer coisa em que ele puser as mos florescer. Entendem o que estou dizendo? Coloquemos isto de outro modo: podem vocs criar um gnio, o que a mesma coisa - gnio no na estpida tradio, escrever um poema maravilhoso, mas embebedar-se at morrer, no chamo a isso de criatividade. No estou falando daquelas pessoas que so chamadas "criativas", e consideradas gnios. No as considero absolutamente geniais. Apenas possuem um certo dom e dominam esse talento at morrer, enquanto o resto podre. Desculpem! Agora, na sua presena podem vocs criar essa coisa, um gnio? Gnio sendo o ser que possui essa chama e o que quer que ele toque, seja matemtica, pintura, ser dessa coisa, o que significa que essa coisa toda sua vida. E isto simplesmente uma manifestao: pintar, escrever, uma manifestao; ele no se importa se faz isso ou no. Se a margem tradicional for abandonada, interiormente, totalmente, ento vocs estaro na outra margem; ento essa chama estar ali. e se todos possuirmos essa chama, criaremos tal coisa com a qual a criana arder. Desculpem, continuo repetindo isto. Por que no deveria ela aprender matemtica? Aprender matemtica tradio? Aprender tradio? Vocs esto aprendendo agora, no esto? Isto tradio? Mas se estiverem aprendendo e ainda vivendo no mundo tradicional, transformam esse aprender em tradio. Isso tudo. Conversa com Educadores - Chalet Tannegg, Gstaad, Sua - Extratos de gravaes de encontros informais de Krishnamurti e administradores de Brockwood durante suas palestras pblicas em Saanen em 1974.

71

A organizao se torna mais importante que a busca da realidade


Pergunta: Voc foi anunciado pela Sociedade Teosfica como sendo o Messias e o Instrutor do Mundo. Por que voc saiu da Sociedade Teosfica e renunciou ao papel de Messias? Krishnamurti: Vamos examinar a questo das Organizaes. Existe uma histria bem engraada que conta que o diabo e um amigo estavam passeando quando viram, a sua frente, um homem abaixar-se e pegar algo brilhante do cho. Ele olhou para aquilo com deleite, colocou-o no bolso e continuou caminhando. O amigo perguntou: "O que aquele homem achou que o transformou tanto?" O diabo respondeu: "Eu sei, ele encontrou a verdade." "Por Deus!"- exclamou seu amigo: "Isto deve ser um mau negcio para voc!". "De jeito nenhum"- o diabo respondeu com um sorriso malicioso: "Vou ajud-lo a organiz-la, voc vai ver s!" Pode a verdade ser organizada? Voc pode encontrar a verdade atravs de uma organizao? Para encontrar a verdade, voc no deve ir alm e acima de todas as organizaes? Afinal de contas, por que todas as organizaes espirituais existem? Elas esto baseadas em diferentes crenas, no? Voc acredita em uma coisa e o outro acredita nisso tambm e em volta dessa crena vocs formam uma organizao, e qual o resultado? Crenas e organizaes esto sempre separando as pessoas, excluindo umas das outras; voc um hindu e eu sou um mulumano, voc um cristo e eu sou um budista. Crenas, ao longo de toda Histria, atuaram como uma barreira entre os seres humanos, e qualquer organizao, baseada em crena, deve inevitavelmente produzir guerra entre os seres humanos; e isso tem acontecido vezes sem conta. Ns falamos de fraternidade, mas se voc tem uma crena diferente da minha, estou pronto para cortar sua cabea; ns temos visto isso acontecer inmeras vezes. As organizaes so necessrias? Voc entende que no estou falando das organizaes formadas para convenincia mtua dos seres humanos na sua existncia cotidiana, como Correios, etc. Estou falando das organizaes psicolgicas e das chamadas organizaes espirituais. Elas so necessrias? Elas existem na suposio que iro ajudar o ser humano a encontrar a verdade, ou Deus, ou seja l o que voc queira. Elas so um meio de propaganda, para converter o outro, para aumentar o nmero de adeptos, etc; voc quer falar para os outros o que voc pensa, ou o que voc aprendeu, o que parece ser verdadeiro para voc. E a verdade pode ser propagada? O que verdade para algum, quando propagado, certamente deixa de ser verdade para o outro. No? Certamente, a realidade, Deus ou seja l o nome que voc der a isso, no para ser propagado. Cada um deve experimentar por si mesmo e essa experincia no pode ser organizada; no momento que organizada, propagada, ela cessa de ser verdade, ela se torna uma mentira, portanto, um impedimento realidade, porque, afinal de contas, o real, o imensurvel, no pode ser formulado, no pode ser colocado em palavras, o desconhecido no pode ser medido pelo conhecido, pela palavra, e quando voc o mede, ele cessa de ser verdade, deixa de ser real e, portanto, uma mentira e somente uma mentira que pode ser propagada. E organizaes, que supostamente esto baseadas na busca da verdade, fundadas para a busca do real, tornam-se instrumentos dos propagandistas, e assim elas deixam de ter qualquer significado; no apenas a organizao que est em questo, mas todas as organizaes espirituais, elas se tornam meios de explorao. Elas adquirem propriedades e a propriedade se torna tremendamente importante; passam a procurar mais membros e comea todo aquele negcio; as pessoas no vo encontrar a verdade porque a organizao se torna mais importante que a busca da realidade. E nenhuma verdade pode ser encontrada atravs de qualquer organizao porque a verdade vem quando existe liberdade, e liberdade no pode existir quando existe crena, pois crena apenas o desejo de segurana, e a pessoa que est presa na sua necessidade de segurana nunca pode descobrir a verdade. Agora, a respeito do papel de messias, muito simples. Eu nunca neguei isso e no penso que tenha grande importncia se eu neguei ou no. O que importante para voc se o que eu digo verdade. Assim, no se prenda ao rtulo, no d importncia ao nome. Se eu sou o instrutor do mundo ou messias, ou qualquer outro, certamente sem importncia. Se o nome se tornou

72 importante, ento voc vai deixar escapar a verdade do que estou dizendo, porque voc ir julgar pelo rtulo, e o rtulo inconsistente. Algum vai dizer que eu sou o messias, e outro vai dizer que no sou, e onde voc fica? Fica na mesma confuso e na mesma misria, no mesmo conflito. Assim,certamente a questo tem muito pouco significado. Sinto muito desperdiar seu tempo com essa questo. Se eu sou ou no o messias de muito pouca importncia. Mas o que importante, se voc realmente srio, descobrir se o que digo verdade, e voc s pode descobrir se o que eu digo verdade, examinando-o, e estando agora atento ao que estou dizendo e descobrindo se o que estou dizendo pode ter efeito na sua vida diria. O que estou dizendo no to difcil de entender. O intelectual ir achar muito difcil porque sua mente est distorcida, e o devoto tambm ir achar extremamente difcil, mas a pessoa que est realmente procurando ir entender por causa da sua simplicidade. E o que estou dizendo no pode ser posto em poucas palavras e no vou tentar diz-lo em poucas palavras. As vrias palestras que eu tenho dado e minhas respostas s perguntas iro revelar isso, se voc est interessado no que estou dizendo. Pergunta feita a Krishnamurti em Madras em 7/12/1947 ***

Recuso-me a ser sua muleta


Torno a dizer que no tenho discpulos. Se compreenderem a Verdade e no seguirem indivduos vero que cada um de vocs um discpulo da Verdade. A Verdade no d esperana; ela d compreenso. No h compreenso no culto personalidade. Continuo a afirmar que todas as cerimnias so desnecessrias para o crescimento espiritual. Se quiseres procurar a Verdade, precisam sair, ir para bem longe das limitaes da mente e do corao humanos e l descobri-la - e esta Verdade est dentro de vocs. No mais simples ter a prpria vida como meta do que ter mediadores, gurus, que inevitavelmente diminuiro a Verdade e, portanto, a trairo? Digo que a Libertao pode ser alcanada em qualquer estgio da evoluo pelo homem que compreende, e que adorar estgios, como vocs fazem, no essencial. No repitam minhas palavras como vindas de uma autoridade. Recuso-me a ser sua muleta. No permitirei que me carreguem em uma gaiola para a sua adorao. Quando levamos o ar fresco da montanha e o prendemos numa pequena sala, o frescor do ar desaparece e resta apenas a estagnao. Jamais disse que Deus no existe. Disse que Deus s existe manifestado em ns. Mas no usarei a palavra Deus. Prefiro chamar-lhe Vida. ... claro que no existe nem o bem nem o mal. O bem o que vocs no receiam; o mal o que temem. Portanto, se destrurem o medo, estaro espiritualmente realizados. Quando estiverem apaixonados pela vida e colocarem este amor acima de qualquer coisa e julgarem por esse amor e no por seu temor, ento esta estagnao que chamam de moralidade desaparecer. Amigos, no se preocupem com quem eu sou...nunca sabero... Vocs pensam que a Verdade tem alguma relao com aquilo que pensam que eu sou? Vocs no esto preocupados com a Verdade, mas com o vaso que contm a Verdade... Bebam a gua se estiver limpa: eu lhes digo que tenho esta gua limpa; tenho o blsamo que purifica, que cura enormemente, e vocs me perguntam: quem voc? Eu sou todas as coisas porque sou a Vida." Ele encerrou a Conveno com as palavras: "Milhares de pessoas tm vindo a estes acampamentos, o que no fariam no mundo se todos compreendessem! Poderiam mudar amanh a face da terra". Extrato de palestra proferida no acampamento de Omnem em 1928 - VIDA E MORTE DE KRISHNAMURTI - Mary Lutyens - Ed. Teosfica 1996

73

*** A verdadeira irmandade


Pergunta: Voc realmente falou a srio quando sugeriu semana passada que a pessoa deveria se retirar do mundo quando estivesse prxima dos quarenta e cinco anos? Krishnamurti: Eu sugeri isso seriamente. Quase todos ns, at que a morte nos alcance, estamos to enredados nas coisas do mundo, que raramente temos tempo para investigar profundamente, para descobrir o real. Para retirar-se do mundo necessria uma mudana completa no sistema educacional e econmico, no ? Se voc se retira, se aposenta, voc vai estar despreparado, perdido, sozinho, sem saber o que fazer consigo mesmo. Voc no saberia como pensar. Voc provavelmente formaria novos agrupamentos, organizaes com novas crenas, emblemas e rtulos, e de novo estaria ativo externamente, promovendo reformas que iro precisar de reformas subseqentes. Mas isso no o que eu quis dizer. Para se retirar do mundo voc precisa estar preparado: pelo tipo correto de ocupao, atravs de criar o tipo certo de meio-ambiente, atravs de estabelecer o governo correto, a educao correta, e assim por diante. Se voc vem sendo assim preparado, ento se retirar das coisas do mundo em qualquer idade no anormal, e sim a seqncia natural; voc se retira para fluir na profunda e pura ateno, voc se retira no para o isolamento, mas para descobrir o real, para ajudar a transformar esse governo e sociedade que esto sempre coagulados e conflitantes. Tudo isso iria envolver uma forma de educao completamente diferente, uma mudana drstica na nossa ordem social e econmica. Esse grupo de pessoas estaria completamente dissociado da autoridade, da poltica, de todas essas causas que produzem guerra e antagonismo entre os homens. Uma pedra pode direcionar o curso de um rio; assim um pequeno nmero de pessoas pode direcionar o curso de uma cultura. Certamente qualquer coisa grande feita desta maneira. Voc provavelmente dir que a maioria de ns no pode se retirar, se aposentar, por mais que quisssemos. Naturalmente a maior parte no pode, mas alguns de vocs podem. Viver sozinho ou em um pequeno grupo requer uma grande inteligncia. Mas se voc realmente viu que vale a pena, voc faz com que isso acontea, no como um maravilhoso ato de renncia, mas como uma coisa natural e inteligente para um homem srio fazer. Como que de uma importncia extraordinria que houvesse pelo menos alguns de ns que no pertencessem a nenhuma raa ou grupo particular, nem a nenhuma religio ou sociedade! Eles iro criar a verdadeira irmandade entre os homens, pois eles estariam buscando a verdade. Para estar livre de riquezas exteriores, deve haver uma percepo da pobreza interior - o que traz riquezas indizveis. A corrente da cultura pode mudar o seu curso atravs de umas poucas pessoas despertas. Estas no so pessoas especiais, incomuns, mas voc e eu. Krishnamurti, Ojai, 11/07/44; palestra 5, questo 2 - Extrado do site Terra Sem Caminho

Potrebbero piacerti anche