Sei sulla pagina 1di 5

Teste de avaliao Biologia 12Ano 2012/2013

Verso 2

19/10/12

Nome: _____________________________ n.___ Turma: ___


1Tenha em ateno a figura seguinte onde se encontra representado um corte transversal do sistema reprodutor masculino.

1.1- Legende a figura. (7)

1.2- Para cada uma das afirmaes seguintes faa corresponder um termo da chave. (11) Afirmaes Tambm designadas de glndulas bulbo-uretrais, segregam um lquido que lubrifica a glande e neutraliza a acidez da uretra. B. Gonadas masculinas. C. Local de diferenciao de espermatognias em espermatozoides. D. Canal onde decorre a maturao final dos espermatozoides. E. Extremidade do pnis. F. Canal que conduzem o esperma ate ao pnis, G. Tecido que recobre a extremidade do pnis. H. Canal que serve simultaneamente o sistema reprodutor e o sistema urinrio. I. Bolsa que contem as gnadas masculinas. A. J. K. Estrutura anexa produtora de um fluido nutritivo para os espermatozoides. Glndula produtora de um liquido que confere proteo aos espermatozoides contra a acidez do trato vaginal feminino, 1. Chave Epiddimos

2. 3. 4.

Uretra Testculos

Tbulos seminferos 5. Prepcio 6. Glande 7. Prstata 8. Vesicula seminal 9. Glndula de Cowper 10. Escroto 11. Canais deferentes

1.3- A funo da prstata no aparelho reprodutor masculino : (4) (selecione a opo correta) A. Produo de espermatozoides. B. Produo de lquido seminal. C. Expulso do esperma. D. Limpeza da uretra E. Produo de testosterona. 2Na figura est representada a estrutura interna de um testculo e uma sequncia de microfotografias de cortes transversais de tbulos seminferos de rato. 2.1Indique as estruturas a que se referem cada um dos nmeros da figura. (3)

2.2-

Das letras que constam na figura indique a que

se refere a zona do tbulo seminfero onde se encontram as clulas com menor grau de diferenciao celular. (2)

A. B. C. D. E. 3-

2.3No homem e na mulher existe a hormona denominada LH (no homem muitas vezes chamado de ICTH interstitial cells trophic hormone). Uma funo que essa hormona desempenha no homem e na mulher, respetivamente, : (assinale a opo correta) (4) Induo de FSH e inibio da progesterona. Induo de testosterona e de estrognio. Induo de testosterona e de progesterona. Induo de espermatognese e ovulao. Induo do impulse sexual, em ambos os casos. A espermatognese est sujeita a uma complexa regulao hormonal que envolve hormonas produzidas ao nvel dos testculos e do complexo hipotlamo-hipfise.

3.1- Classifique cada uma das seguintes afirmaes como verdadeira (V) ou falsa (F). (8) A. B. C. D. E. O nvel plasmtico de testosterona regulado por um mecanismo de retroalimentao positiva. O processo de diferenciao dos espermatozoides completa-se quando estes contactam com o ocito II. Em indivduos sujeitos a remoo dos testculos, aumenta a produo de GnRH pelo hipotlamo, A diferenciao de espermatozoides a partir de espermatdios inicia-se durante a vida embrionria. No interior dos tbulos seminferos, observam-se clulas em varies estdios de espermatognese, associadas a clulas produtoras de testosterona, O aumento dos nveis plasmticos de LH estimula a atividade secretora das clulas de Leydig. A produo de LH e inibida pelo aumento dos nveis plasmticos de testosterona. Atuando sobre as clulas de Sertoli, a FSH estimula a espermatognese.

F. G. H.

3.2- As questes seguintes referem-se ao espermatozoide. 3.2.1O ncleo do espermatozoide tem de massa cerca de 3 x 10 g, enquanto o ncleo da maioria das outras clulas do corpo humano tem o dobro da massa. Apresente uma razo para esta diferena. (5) Descreva a estrutura observada ao microscpico eletrnico num corte transversal efetuado ao nvel da cauda. (3) Explique a funo desempenhada pela estrutura referida em 3.2.2.. (3) O espermatozoide uma clula altamente diferenciada. Indique duas adaptaes do espermatozoide e relacioneas com dois objetivos a atingir por esta clula. (6)
12

3.2.23.2.33.2.4-

4-

Apresentam-se a seguir duas listas, uma de factos de observao e outra de concluses. Indique, antes de cada concluso, a letra do facto em que a mesma se baseia. FACTO A: A castrao de um rato macho provoca, entre outros efeitos, a regresso do peso das vesculas seminais. FACTO B: A ligao vascular de dois ratos, um castrado e outro normal, no provoca diminuio no peso das vesculas seminais em nenhum deles. FACTO C: A ablao da hipfise (hipofisectomia) num rato normal provoca sintomas anlogos aos que ocorrem na castrao. FACTO D: Quando se faz uma ligao vascular entre um rato castrado e um rato hipofisectomizado o desenvolvimento das vesculas seminais e normal. FACTO E: Apos a castrao de um rato verifica-se um aumento na atividade da hipfise, o qual pode ser interrompido pela injeo de extrato testicular. Concluses: Os testculos estimulam o desenvolvimento das vesculas seminais. A hipfise segrega uma hormona que estimula o testculo; o testculo produz outra hormona que estimula as vesculas seminais. c. A atividade da hipfise est sob o controlo das hormonas do testculo. d. A ao dos testculos realiza-se atravs de ao hormonal, via sangunea. e. A hipfise estimula as vesculas seminais (por intermedio dos testculos). a. b. 4.1- Tratamento da infertilidade masculina objeto de investigao. Alguns tratamentos incluem administrao de testosterona mas a dosagem e o perodo de tratamento tem de ser cuidadosamente controlados. 4.1.14.1.24.1.3Diga quais so as glndulas endcrinas produtoras de testosterona. (3) Indique trs efeitos da testosterona. (6) Preveja duas possveis consequncias da administrao de testosterona em doses elevadas. (6)

4.1.4-

A castrao praticada nos homens encarregados da guarda dos harns no mundo muulmano e na China (eunucos) no s os tornava estreis, mas tambm lhes provocava uma profunda modificao nos caracteres sexuais secundrios. (8)

5-

Os andrognios so principalmente produzidos pelas clulas intersticiais dos testculos. No sangue do homem encontram-se vrias hormonas masculinas (andrognios) e o estradiol, hormona feminina. A figura mostra as clulas de Leydig, local de produo de hormonas masculinas, os andrognios.

5.1- Apresente uma vantagem de as clulas de Leydig se situarem na proximidade de capilares sanguneos. (4) 5.2- Indique dados da figura que apoiem a funo secretora destas clulas. (4) 5.3- Tendo em conta os dados fornecidos pela tabela abaixo, responda s questes. Potncia (% no 5.3.1- Identifique a hormona masculina mais Nveis no plasma restabelecimento Hormona importante. Justifique. (ug/100 ml) dos caracteres (5) masculinas) Androstenediona 0,1 25 5.3.2- Justifique a potncia Dihidroepiandrosterona 0,5 10 nula do estradiol. (5) Dihidrotestosterona 0,05 100 Estradiol Testosterona 60,003 0,7 0 100

A ablao da hipfise tem o efeito representado no grfico.

6.1- Interprete os dados do grfico e apresente uma concluso. (8)

7-

Utilize a chave seguinte e com ela classifique as afirmaes. (12) Chave: a. Espermatognese b. Oognese c. Ambos os processos d. Nenhum dos processos Afirmaes: A. Inicia-se no embrio. B. Todas as fases do processo ocorrem nas gnadas. C. Envolve uma fase de reduo cromtica. D. D-se a diviso equacional do ADN. E. D-se a diviso equacional do ADN e do citoplasma. F. D-se a diviso equacional do citoplasma. G. Origina clulas haploides. H. um processo estimulado pela FSH. I. um processo descontnuo no tempo. J. Ocorre nas clulas intersticiais do testculo. K. Inclui uma fase de intense sntese proteica e acumulao de reservas. L. Origina trs clulas. 8Tenha em ateno as representaes que se seguem, relativas a aspetos morfofisiolgicos do sistema reprodutor feminino.

8.1- Faa a respetiva legenda. (11) 8.2- Dos rgos que constituem o sistema reprodutor feminino indique: (4) 8.2.1- as vias genitais. 8.2.2- as gnadas. 9Analise as afirmaes que se seguem relativas ao ciclo ovrico. Reconstitua a sequncia temporal de acontecimentos, colocando por ordem as seguintes letras. (5) A. Clula haploide bloqueada em metfase II. B. Oognias em processo de amadurecimento. C. Ovulao. D. Concluso da primeira diviso da meiose. E. Ocito I bloqueado em prfase I. F. Formao de duas clulas haploides: ocito II e 1 glbulo polar. 10- Na figura seguinte est representado o processo de diferenciao de gmetas femininos.

10.1- Identifique o processo de diferenciao esquematizado. (2) 10.2- Indique o nome da diviso que conduz a formao dos ocitos I. (2) 10.3- Refira o que dever ocorrer para que os ocitos II completem a segunda diviso da meiose. (5) 10.4- Preencha a coluna com o nmero correto de cromossomas, conforme indicado na figura. (4) 11- A figura representa as varincias hormonais que esto na base da regulao do ciclo ovrico e das transformaes mensais que ocorrem no tero (ciclo uterino). 11.1- Indique o nome das hormonas correspondentes s curvas A e B. (2) 11.2Refira qual o efeito da hormona transformaes que ocorrem no ciclo ovrico. (4) A nas

11.3- Indique as estruturas responsveis produo das hormonas A e B, respetivamente. (3) 11.4- Descreva, a partir mecanismo: (10) dos dados do grfico,

pela

um

11.4.1- de retroalimentao negativa; 11.4.2- de retroalimentao positiva. 11.5- Relacione a variao da concentrao de estrognios e progesterona com a ocorrncia de menstruao. (6) 11.6- Indique um dado do no ocorrncia de gravidez. (3) grfico que sugira a

11.7- Uma mulher normal, entre os 12 e 50 anos, apresenta fenmenos cclicos mensais, que culminam com a menstruao. O fenmeno cclico da menstruao ocorre, especificamente, devido a: (4) A. ao dos estrgenos e progesterona ovarianos. B. ao das hormonas da tireoide. C. ao da testosterona. D. ao da adrenalina e prolactina.

12-

A anticoncecionais femininos fornecem continuamente estrognios e progesterona, impedindo a ovulao. Explique, atendendo sua composio, o modo de ao da plula ao nvel do complexo hipotlamo-hipfise, referindo os consequentes efeitos sobre o ovrio. (6)

13- Correlacione alguns dos mtodos de anticoncepo com seus respetivos mecanismos de ao. Assinale a alternativa que apresenta a sequncia correta: (4) Mtodos de anticoncepo (I) Diafragma (II) Laqueao (III) Dispositivo intra-uterino (IV) Vasectomia A. B. C. D. III, II, IV, I. I, II, III, IV. IV, III, II, I. II, III, I, IV. Mecanismos de ao ) impede a liberao dos gametas da gnada para a uretra. ) impede a nidao no endomtrio. ) impede que os gametas cheguem ao tero distal das trompas. ) impede a passagem dos gametas da vagina para o tero.

( ( ( (

14- Sabe-se que um vulo pode sobreviver cerca de 48 horas e um espermatozoide, cerca de 72 horas. Um casal cuja mulher possui um ciclo menstrual padro e que deseja evitar, com boa margem de segurana, a gravidez, no deve manter relaes sexuais durante: (4) A. o 20 e o 28 dia do ciclo. B. o 10 e o 18 dia do ciclo C. o 12 e o 20 dia do ciclo D. o 8 e o 16 dia do ciclo E. o 1 e o 8 dia do ciclo 15- Observe a seguinte tabela: ANO E DISTRIBUIO DE PRESERVATIVOS (em milhes) PRESERVATIVOS DISTRIBUDOS Preservativo Masculino Preservativo Feminino 2001 2002 2003 2000 2001 2002 125,6 138,0 256,7 1,4 0,5 2,0

2000 78,4

2003 2,5

Fonte: Programa Nacional de DST/SIDA/Ministrio da Sade.

Analise as afirmaes abaixo e de acordo com a sua anlise, esto corretas apenas as afirmaes: (4) I. O aumento da distribuio de preservativos, pode refletir na reduo do crescimento populacional e na disseminao de ISTs (doenas sexualmente transmissveis). II. O nmero de preservativos femininos distribudo reflete a ineficincia do mtodo tanto na contraceo quanto na preveno de ISTs. III. Do ponto de vista prtico o preservativo masculino mais eficiente na preveno de ISTs, uma vez que, o preservativo feminino exclusivamente vaginal, no protegendo os parceiros em outras modalidades sexuais. IV. No recomendado o uso simultneo de ambos os preservativos (masculino e feminino), pois o atrito entre os preservativos pode romp-los, anulando sua eficincia. V. A plula do dia seguinte um mtodo eficaz de preveno de ISTs, uma vez que sua ao alm de evitar a conceo elimina eventuais vrus e bactrias infeciosos. O custo desse mtodo, entretanto, no permite sua popularizao. A. B. C. D. I, III e V II, III e V I, III e IV II, IV e V

Potrebbero piacerti anche