Sei sulla pagina 1di 62

A EPISTEMOLOGIA

Tambm chamada teoria do conhecimento - a disciplina filosfica interessada na investigao da natureza, fontes e validade do conhecimento. Compreende basicamente dois grandes problemas: a) quais so as fontes do conhecimento (em que ele se fundamenta, quais os processos pelos quais o adquirimos) e b) qual a sua extenso (quais as coisas que podem ser conhecidas e quais as que no podem).

A CONSTRUO DO CONHECIMENTO

Conhecimento
Interpretao

Informao
Operaes lgicas

Dados

Pirmide do Conhecimento

CONHECER CLASSIFICAR ?

Max Ernst

Os animais se dividem em: a. pertencentes ao imperador b. embalsamados c. domesticados d. leites e. sereias f. fabulosos g. ces em liberdade h. includos na presente classificao i. que se agitam como loucos j. inumerveis k. desenhados com um pincel muito fino de pelo de camelo l. etc. m. que acabam de quebrar um vaso n. que de longe parecem moscas.
(As Palavras e as Coisas Foucault)

As doenas se dividem em: a. Algumas doenas infecciosas e parasitrias b. Neoplasias (tumores) c. Do sangue e dos rgos hematopoticos d. Endcrinas, nutricionais e metablicas e. Transtornos mentais e comportamentais f. Do sistema nervoso g. Do olho e anexos h. Do ouvido e da apfise mastide i. Do aparelho circulatrio j. Do aparelho respiratrio k. Do aparelho digestivo l. Da pele e do tecido subcutneo m. Do sistema osteomuscular e do tecido conjuntivo n. Do aparelho geniturinrio ... z. ... Sintomas, sinais e achados anormais de exames clnicos e de laboratrio, no classificados em outra parte
(CID 10)

PROBLEMAS EPISTEMOLGICOS

Magritte

O problema da possibilidade
Para haver conhecimento necessrio que o sujeito apreenda o objeto. Pergunta: o sujeito apreende realmente o objeto? a) Dogmatismo: essencialmente uma atitude ingnua. Acredita que os sentidos e a razo conseguem apreender os objetos na sua corporeidade. Assume uma posio de confiana absoluta nos sentidos e na razo humana. Posio epistemolgica que admite a possibilidade do conhecimento certo, sendo a inteligncia capaz de atingir a verdade e a certeza.

b) Ceticismo: afirma que o sujeito no apreende o objeto, logo o conhecimento no sentido de uma apreenso real do objeto no possvel. H uma negao da possibilidade de atingir a verdade. Ceticismo radical ou absoluto: impossvel todo e qualquer conhecimento. No devemos confiar nos sentidos nem na razo, mas permanecer sem opinio, sem nos inclinarmos para uma parte ou para outra, impassveis. (Pirro - 365-272 a C).

Ceticismo moderado: admite a possibilidade da relao entre o sujeito e o objeto (apreenso do objeto de modo limitado). O ceticismo afirma que o conhecimento pleno impossvel. Ao faz-lo exprime j um conhecimento, embora no sustentvel em absoluto (e nem essa a sua proposta). O ceticismo representa o emergir da dvida, do esprito crtico face experincia do erro. , portanto, um fogo purificador do nosso esprito que, com a sua atuao inconformista, permite a superao do dogmatismo dos sentidos, das aparncias, do ilusrio.

O problema da origem Como o conhecimento adquirido?


a) Racionalismo - v na razo, no pensamento, a fonte principal do conhecimento humano. Os racionalistas consideram que s verdadeiro o conhecimento que for logicamente necessrio e universalmente vlido. O paradigma de conhecimento para os racionalistas a matemtica e a lgica, onde verdades necessrias so obtidas por inferncias racionais. Questes sobre a natureza da razo, sua justificao e a natureza da verdade necessria, pressionam para serem respondidas.

No h a negao do conhecimento emprico: admitem-no. Consideram-no, porm, impossibilitado de fundamentar o valor cientfico. O conhecimento assim entendido constitudo por idias ou essncias. Como alcana a razo as idias ou essncias? Este um dos problemas bsicos do racionalismo.

b) Empirismo - ope-se ao modelo racionalista. Exemplo: o essencial do racionalismo de Descartes reside na afirmao de que as idias fundamentais para o conhecimento so idias inatas - que existiriam a priori no nosso entendimento. A oposio a esse princpio constitui precisamente o ponto de partida do empirismo - considera a experincia como fonte de todas as nossas idias. Seu paradigma a cincia natural: as observaes e experimentos so cruciais para a investigao. David Hume (1711-1776) ataca o princpio das idias inatas... adquirimos todas as nossas idias de fora: todo o nosso conhecimento provm da experincia. Nascemos como uma tbua rasa e a experincia sensvel que nela escrever nosso conhecimento.

Antes de experimentarmos a sensao, no podemos pensar, porque tudo aquilo que se encontra no intelecto deve passar primeiramente pelos sentidos. Todos os nossos conceitos, mesmos os mais gerais e abstratos provm da experincia. O pensamento limita-se a unir, uns aos outros, os diferentes dados da experincia.

c) O Apriorismo Kantiano (o Criticismo) - uma tentativa de mediao entre o modelo racionalista e o modelo empirista. A filosofia de Kant procura conciliar o racionalismo de Descartes e Leibniz com o empirismo de Locke e Hume. Como os empiristas, Kant afirma que todo o conhecimento comea com a experincia, mas, como os racionalistas, defende que isso no prova que todo ele derive da experincia.

A experincia , portanto, a origem do conhecimento, mas a sua validade s pode ser garantida pela razo. Se o conhecimento tivesse a sua gnese exclusivamente na experincia Hume estaria certo. Porm, se nenhum conhecimento possvel seno atravs da sntese de um elemento material (contingente, particular) com um elemento formal (universal, necessrio) ento o que Hume afirma j no tem fundamento.

O empirismo e o racionalismo constituem dois plos extremos. Os empiristas, preocupados com a objetividade do conhecimento, salientam, sobretudo, o papel desempenhado pela experincia, pois defendem que o conhecimento deriva de fatores exclusivamente empricos. Os racionalistas, preocupados com a universalidade, a verdade e a coerncia do conhecimento, acentuam o papel da razo (lgica e matemtica). Entram assim em confronto duas posies acerca do conhecimento que podemos considerar clssicas. Como superar este conflito? Ser possvel resolv-lo?

Estrutura das Teorias


Refere-se natureza das proposies da teoria e ao tipo de explicao que fornecem.

a) Teorias fenomenolgicas: teorias cujas proposies se refiram exclusivamente a propriedades e relaes empiricamente acessveis entre os fenmenos (fenmeno: aquilo que aparece aos sentidos). Essas proposies descrevem, conectam e integram os fenmenos, permitindo a deduo de conseqncias empiricamente observveis. Exemplos importantes de teorias fenomenolgicas so: a termodinmica, a teoria da relatividade especial,a teoria da seleo natural de Darwin, etc.

b) Teorias construtivas: envolvem proposies referentes a entidades e processos inacessveis observao direta, que so postulados com o objetivo de explicar os fenmenos por sua construo a partir dessa suposta estrutura fundamental subjacente. importante observar que essas duas categorias de teoria no so conflitantes, no sentido de que possvel que um mesmo conjunto de fenmenos seja tratado por duas teorias, uma fenomenolgica e outra construtiva; nesse caso, a ltima vai alm da primeira no nvel explicativo, complementando-a.

... UMA PAUSA PARA


Um professor de Filosofia entra na sala de aula, pe uma cadeira em cima da mesa e escreve no quadro:

"Provem-me que esta cadeira no existe"


Apressadamente, os alunos comeam a escrever longas dissertaes sobre o assunto. Um dos alunos escreve apenas duas palavras na folha e entrega-a ao professor. O que ele escreveu ? ... Voc conhece o princpio da Navalha de Ockham !

QUE CADEIRA ?

A FILOSOFIA DA CINCIA

O que Cincia? Carter Normativo


Confirmao Positiva distanciamento entre os enunciados cientficos e os no cientficos pela possibilidade da confirmao pela experincia. Existe sempre alguma coisa na relao entre o sujeito e o mundo - a presena do fato - como forma de confirmar um enunciado. Posio positivista. Confirmao Negativa um enunciado cientfico, no porque possa ser confirmado pela experincia, mas precisamente quando por ela pode ser refutado. Karl Popper. Confirmao Formalista um enunciado cientfico quando internamente compatvel com um dado conjunto de proposies que formam um sistema, a partir do qual pode ser operativamente deduzida uma quantidade significativa de conseqncias.

O que Cincia? Categorias Epistemolgicas

Epistemologia Continuista
A cincia progride sem sobressaltos - cada teoria contm os fragmentos, as bases ou os embries da teoria seguinte. Problema: compreender como que uma teoria engendra ou prolonga uma outra, estabelecendo relaes de filiao entre elas. As mudanas qualitativas so resultantes de um acrscimo quantitativo, que se constitui de uma forma uniforme, numa escala sempre ascendente. O progresso uma lenta e contnua aquisio de novas verdades em que umas proposies engendram outras - uma proposio mais recente tem as suas razes em teorias mais antigas e se abre para o futuro novas proposies e teorias.

Epistemologia Descontinuista
A cincia progride atravs de rupturas, por negao de teorias anteriores. Ateno voltada no a aquilo que liga as teorias entre si, mas aquilo que as separa. O progresso dos conhecimentos cientficos faz-se atravs de grandes alteraes qualitativas que no podem ser reduzidas a uma lgica de acrscimo de quantidades. Para Bachelard, por exemplo, o progresso da cincia fazse dizendo no s teorias e concepes anteriores. Para Thomas Kuhn, no apenas a teoria que muda, mas sim todo o paradigma.

Epistemologia Cumulativista
A cincia progressiva, resultado de um acrscimo de saber, de uma acumulao de conhecimentos que se processa ao longo do tempo. Durante esta progresso, a cincia aproxima-se cada vez mais da verdade, cada nova teoria sendo mais verdadeira que a anterior. Pode ou no admitir a existncia de rupturas na cincia pode estar articulada com concepes descontinuistas ou conceber de forma contnua o acrscimo de saber caracterstico do conhecimento cientfico.

Epistemologia No Cumulativista
Cada nova teoria no necessariamente mais verdadeira que as anteriores, constituindo-se apenas como uma outra maneira de ver o mundo. A questo da proximidade em relao verdade no relevante. O que importa avaliar de que modo, cada nova teoria, alm de constituir uma diferente maneira de pensar o mundo, possui um campo de aplicao maior que as anteriores.

MTODO CIENTFICO Seus Problemas

Escher

Comeo, regra geral, as minhas lies sobre Mtodo Cientfico dizendo aos meus alunos que o mtodo cientfico no existe. Acrescento que tenho obrigao de saber isso, tendo eu sido, durante algum tempo, pelo menos, o nico professor desse inexistente assunto em toda a Comunidade Britnica... ... Tendo, ento, explicado aos meus alunos que no h essa coisa que seria o mtodo cientfico, apresso-me a comear o meu discurso, e ficamos ocupadssimos. Pois um ano mal chega para roar a superfcie mesma de um assunto inexistente. Karl Popper

O MTODO ABORDAGEM CLSSICA

Princpio da Induo
Deve-se partir das partes para o todo. Ao fazer uma pesquisa, deve-se ir coletando casos particulares e, depois de certo nmero de casos, pode-se generalizar, sempre que a situao se repetir o resultado ser o mesmo. Exemplo: Pesquisando o saco de feijes. Vejo um saco opaco sobre a mesa. Quero saber o que tem no mesmo. Uso o mtodo indutivo: vou tirando o contedo do saco, um a um. Da primeira vez, me deparo com um feijo. Na outra tentativa, de novo um feijo. Repito a experincia at achar que est bom (ou at acabar a verba da pesquisa). Ento extraio uma lei: dentro deste saco s h feijes.

Princpio da Deduo
Forma de raciocnio segundo o qual devemos partir do geral para o particular. Devemos primeiro criar uma lei geral e depois observar casos particulares e verificar se essa lei no falseada. O cientista no precisa de n provas indutivas, basta uma nica prova dedutiva para que a lei possa ser considerada vlida. No exemplo do saco de feijo: algum nos diz (senso comum) que ele est cheio de feijes. Esta a hiptese. Retiro um feijo de dentro do saco. Se for um feijo, ento minha hiptese est, por enquanto, correta. Problema: a deduo geralmente se origina de indues anteriores, ou seja, geralmente fazemos uma lei geral depois de j ter observado casos particulares.

PRINCIPAIS ENFOQUES DA FILOSOFIA DA CINCIA


Refutao de Teorias - Falsificacionismo ( Popper) X Mudanas de Paradigmas (Kuhn) X Competio entre Programas de Pesquisa (Lakatos) X Anarquismo dos Programas de Pesquisa (Feyerabend)

POPPER E A REFUTABILIDADE
A Cincia no se baseia na Induo Nega que os cientistas iniciem seus trabalhos com observaes e infiram depois uma teoria geral. Primeiro eles propem uma teoria, apresentando-a como uma conjectura inicialmente no corroborada. Comparam as suas previses com observaes para ver se ela resiste aos testes. Se esses testes se mostrarem negativos, ento a teoria ser experimentalmente falsificada. Se os testes estiverem de acordo com a teoria, ento os cientistas continuaro a mant-la no como uma verdade provada, mas sim como uma conjectura no refutada.

Karl Popper (1902 1994)

A cincia uma sequncia de conjecturas


As teorias cientficas so propostas como hipteses, e so substitudas por novas hipteses quando falsificadas. Problema: se as teorias cientficas so sempre conjecturais, ento o que torna a cincia melhor do que a astrologia, o espiritismo ou qualquer outra forma de conhecimento dito no-cientfico? Um no-popperiano responderia a esta questo dizendo que a verdadeira cincia prova aquilo que afirma, enquanto que a no-cincia consistiria apenas em afirmaes infundadas, como palpites. Segundo Popper, mesmo as teorias cientficas so palpites pois nem todas podem ser provadas pelas observaes: so apenas conjecturas ainda no refutadas.

Para Popper a verdade inalcanvel e o estado atual da cincia sempre provisrio. Ao encontrarmos uma teoria ainda no refutada pelos fatos e pelas observaes, devemos nos perguntar, ser que mesmo assim ? Ou ser que posso demonstrar que ela falsa ? Popper estudou intensamente a Teoria Marxista e a filosofia que lhe subjacente, retirando-lhe qualquer estatuto cientfico. Fez o mesmo em relao Psicanlise, cujas teorias subjacentes no so falseveis (refutveis).

Exemplo de Hiptese No Falsevel


A afeco do dinamismo (fora vital) de natureza comoesprito, que anima nosso corpo no interior invisvel, morbidamente perturbado, bem como todos os sintomas exteriormente observveis por ele produzidos no organismo, e que representam o mal existente, constituem um todo, um e o mesmo. O organismo , na verdade, o instrumento material da vida, no sendo, porm, concebvel sem a animao que lhe dada pelo dinamismo instintivamente perceptor e regularizador, tanto quanto a fora vital no concebvel sem o organismo, conseqentemente, os dois juntos constituem em uma unidade, embora em pensamento, nossas mentes separem essa unidade em dois conceitos distintos para mais fcil compreenso. (Hahnemann Organon Pargrafo 15).

O paradigma da epistemologia histrica: Thomas Kuhn


A tese central de Kuhn prope que o conhecimento cientfico no cresce de modo cumulativo e contnuo. Ao contrrio, esse crescimento descontnuo, opera por saltos qualitativos, que no se podem justificar apenas em funo de critrios de validao do conhecimento cientfico.

1922 - 1996

CONCEITO DE PARADIGMA CIENTFICO


Um conjunto de prticas de investigao cientfica que, explcita ou implicitamente, define: o qu pode e deve ser observado; o tipo de questes que devem ser elaboradas e, eventualmente, respondidas; como estas questes devem ser estruturadas; como os resultados da investigao podem ser interpretados. Em sntese: constitui um padro scio-cultural de pensamento cientfico.

Discpulo de Popper, Kuhn procura mostrar, no entanto, a fraqueza do princpio da falseabilidade lgica de Popper. Perodo Normal - Durante todo o perodo em que h uma cincia normal existem problemas no resolvidos, eventos que contradizem as expectativas paradigmticas. Porm, estes problemas no so considerados pelos cientistas como contra-exemplos, mas sim como quebra-cabeas a serem resolvidos. Perodo de Crise - mudana no rumo da cincia normal quando alguns problemas tornam-se importantes demais para serem deixados de lado. O quebra-cabea ento se transforma numa anomalia. Comea-se uma investigao na rea onde houve esta anomalia para tentar transform-la. Porm , essas experincias que geram descobertas nem sempre previstas provocam instabilidade na teoria vigente.

No s as descobertas de anomalias, mas as teorias que procuram explicar o mesmo fenmeno, sob diferentes ticas geram esta instabilidade , que pode ser tratada como uma crise no modelo cientfico. O cientista , que procura dar respostas s perguntas partindo das regras ( conceitos, princpios matemticos, instrumentos etc. ) estabelecidas, perde o apoio quando estas no servem mais como parmetros. A tcnica normal de anlise destruda , na medida em que diferentes verses da mesma teoria coexistem. Este perodo detectado como um perodo de crise que s ser resolvido quando uma nica viso for aceita e as demais refutadas.

Revolues Cientficas
Quando se esgotam os recursos internos de um paradigma que vive segundo um modelo da cincia normal, estando, porm, em um perodo de crise, necessrio transformar o prprio paradigma e isto s pode ser feito recorrendo a argumentos externos cincia. Em momentos de competio entre dois paradigmas, se estabelece uma discusso de surdos em que cada cientista argumenta atravs do seu prprio paradigma para mostrar que ele melhor. Corporativismo - idia inerente filosofia de Kuhn. dele que decorre a adoo de "modismos", a exacerbao da argumentao pragmtica e o "autoritarismo do especialista.

OS PROGRAMAS DE PESQUISA

Filosofias da cincia diferentes produziriam reconstrues racionais diferentes para a histria da cincia? Mas em que diferem essas reconstrues? Ser que alguma delas superior s outras? Imre Lakatos ocupou-se destas questes. Examinou as filosofias da cincia mais influentes e props a metodologia dos Programas de Pesquisa, uma tentativa original de proporcionar uma melhor reconstruo racional da histria da cincia.

Lakatos (1922 - 1974)

A avaliao objetiva do crescimento do conhecimento cientfico deve ser realizada em termos de mudanas, progressivas ou regressivas, para sries de teorias cientficas dentro de um Programa de Pesquisa". "A prpria cincia como um todo pode ser considerada um imenso programa de pesquisa com a suprema regra heurstica de Popper: arquitetar conjecturas que tenham maior contedo emprico do que as suas predecessoras " (Lakatos). Assim, a histria da cincia deve ser vista como a histria dos programas de pesquisa e no das teorias isoladas.

Um paradigma vigente no consiste de uma teoria uniforme, monoltica, mas de um conjunto de teorias ligeiramente distintas, porm compartilhando um conjunto de pressupostos e iderio um Ncleo Rgido gerando os denominados Programas de Pesquisa. "O ncleo firme 'convencionalmente' aceito (e, portanto, 'irrefutvel' por deciso provisria) Os cientistas que trabalham nesses programas no descartam suas hipteses, mesmo quando encontram fatos problemticos ("refutaes" ou anomalias).

Os Programas de Pesquisa: . tem regras metodolgicas prprias; . guiam a pesquisa dos participantes do programa; . explicitam que tipo de pesquisa deve ser feita e/ou evitada e sob quais pressupostos. Estabelecem um quadro terico, conceitual e metodolgico para o desenvolvimento de certo tipo de pesquisa Competem entre si, sofrem adaptaes, protegemse contra ataques de outros Programas de Pesquisa

Teoria Hahnemanniana Ncleo Rgido e Cinturo Protetor


FENMENOS (fisiolgicos, patolgicos, medicinais...) substncias simples 273a preeminncia dos sintomas psquicos 210-1, 217 efeitos psicossomticos 255 individuao 82, 278 agravao 157-8, 161, 280-2 teoria das doenas crnicas 80-2, 206, Enfermidades Crnicas
LEI DOS SEMELHANTES 22-28 TOTALIDADE DOS SINTOMAS 6, 7, 18, 22, 58, 67 EXPERIMENTAO NOS SOS 21, 108, 135

dinamizao 11a, 128, 269

unicidade dos remdios 124, 273-4

doses pequenas, altas dinamizaes 253, 278 modificaes das doses e dinamizaes 246-7, 270-80 importncia dos detalhes 95 importncia dos sintomas peculiares 153 doenas externas do vazo a doenas internas 201 ...

Heurstica Negativa do Programa Probe que, frente a qualquer caso problemtico, "refutao" ou anomalia, seja declarado falso o "ncleo rgido"; a falsidade incidir sobre alguma(s) hiptese (s) auxiliar(es) do "cinturo protetor". O "cinturo protetor" constitudo por hipteses e teorias auxiliares sobre cuja base se estabelecem as condies iniciais Ele protege o "ncleo rgido", sendo constantemente modificado, expandido, complicado

Heurstica Positiva
Orienta as modificaes que devem ser feitas no "cinturo protetor" para superar as refutaes ou anomalias. "A heurstica positiva consiste num conjunto parcialmente articulado de sugestes ou palpites sobre como mudar e desenvolver as variantes refutveis do programa de pesquisa, e sobre como modificar e sofisticar o cinto de proteo refutvel. Impede que os cientistas se confundam, indicando caminhos que podero, lentamente, explic-las e transform-las em corroboraes.

Heurstica Positiva
O desenvolvimento do programa inclui uma sucesso de modelos crescentes em complexidade, procurando cada vez mais se aproximar da realidade. "Um modelo um conjunto de condies iniciais (possivelmente junto com algumas teorias observacionais) que se sabe que deve ser substitudo durante o posterior desenvolvimento do programa , e que inclusive se sabe como deve ser substitudo (em maior ou menor medida)"

PROGRAMAS PROGRESSIVOS E REGRESSIVOS


Teoricamente progressivo - quando cada modificao no "cinturo protetor" leva a novas e inesperadas predies Empiricamente progressivo - se pelo menos algumas das novas predies so corroboradas Regressivos - quando eles apenas explicam os fatos que os motivaram, no prevendo nenhum fato novo, ou, se prevendo fatos novos, nenhum corroborado
Seu crescimento terico se atrasa com relao ao seu crescimento emprico, isto , se somente oferece explicaes ad-hoc de descobertas casuais ou de fatos antecipados e/ou descobertos por um programa rival

EXEMPLO DE PROGRAMA REGRESSIVO


O programa marxista - predisse alguns fatos novos que nunca se cumpriram: o empobrecimento absoluto das classes trabalhadoras, a ocorrncia da revoluo socialista em uma sociedade industrial desenvolvida, a inexistncia de conflitos de interesses entre os pases socialistas, a ausncia de revolues em sociedades socialistas. De maneira "ad-hoc" os marxistas explicaram os fracassos: "Explicaram a elevao dos nveis de renda da classe trabalhadora criando a teoria do imperialismo; inclusive explicaram as razes para que a primeira revoluo socialista tenha ocorrido em um pas industrialmente atrasado como a Rssia. Explicaram os acontecimentos de Berlim em 1953, Budapeste em 1956 e Praga em 1968. Explicaram o conflito russo-chins, etc..."

O ANARQUISMO METODOLGICO
... no existe uma entidade monoltica chamada a "cincia", sendo impossvel uma "teoria da cincia" ou mesmo um "mtodo cientfico ... a cincia uma empresa essencialmente anrquica: o anarquismo terico mais humanitrio e propenso a encorajar o progresso do que as suas alternativas do tipo lei e ordem... isto pode ser visto atravs do exame dos episdios histricos e de uma anlise abstrata da relao entre idia e ao. O nico princpio que no inibe o progresso : vale tudo.

Paul Feyerabend (1924 - 1994 )

Critrio de Falseabilidade (Popper) no se aplica a nenhuma teoria conhecida Crtica feroz ao logicismo de Popper Os Programas de Pesquisa inventam hipteses ad hoc para conviver com as inconsistncias, ou, simplesmente no as tratam. Iderio bastante similar ao de Lakatos, porm, introduz um pensamento anrquico. A cincia est embebida num contexto social e apenas nesse contexto se justifica mediante os resultados que produz. No h um nico mtodo cientfico padro, aceitvel e utilizado pelos cientistas => h uma anarquia de mtodos cientficos.

A cincia se configura como processo de investigao, e paralelamente, existe toda uma srie de mtodos prticos que se adaptam situao que se queira. Os mtodos so criados na prpria pesquisa em andamento e so eles que podem nos ajudar na tentativa de aprofundar esse processo. Relativismo - que cada conhecimento particular deve ser analisado por suas prprias regras e no por quaisquer padres externos que o legitimem. Afirmao da liberdade do pesquisador frente experincia versus fatores que restringem essa liberdade.

Para progredir precisamos fazer um recuo que nos afaste da evidncia, reduzir o grau de adequao emprica (contedo emprico) de nossas teorias, abandonar o que j conseguimos e comear de novo. Feyerabend Metodologia - um conjunto em aberto de procedimentos que visam a assegurar mais propriamente uma certa objetividade de alguma determinada concluso, do que, exatamente, de um padro que exclui de maneira dogmtica quaisquer intuies ou procedimentos que no se adaptem exatamente a ela. Regras Metodolgicas - so mais indicaes de conduta na pesquisa, do que tribunais da razo, que separam a cincia da poesia.

Exemplo: O que possibilitou a aceitao da revoluo copernicana no foi o fato de Coprnico ou de Galileu terem seguido regras metodolgicas aceitas. O que existem so padres que auxiliam o cientista na avaliao da situao histrica em que ele toma decises - e no regras que lhe digam o que fazer. A aceitao do heliocentrismo foi, em primeiro lugar, paulatina, e proveio no de uma s razo, mas de uma srie de adeses nos mais variados campos, como da Cosmologia, da Fsica, da Astronomia, das tabelas, da tica e da Teologia.

A introduo de uma nova teoria implica mudanas de perspectiva em relao aos traos observados e aos no observados do mundo, e as mudanas correspondentes nos significados dos termos, inclusive os mais fundamentais da linguagem empregada. A influncia de uma teoria cientfica compreensiva sobre nosso pensamento, muito mais profunda do que o admitem os que a consideram to somente como um esquema conveniente para a ordenao de fatos.

As teorias cientficas so formas de ver o mundo e sua adoo afeta nossas crenas e expectativas gerais e, como conseqncia, tambm as nossas experincias e a nossa concepo de realidade. O que se considera natureza em uma poca um produto nosso, no sentido de que todos os traos que ns lhe registramos foram, primeiro, inventados por ns e usados depois para outorgar ordem quilo que nos rodeia.

A maneira como os problemas cientficos so abordados e resolvidos depende no apenas das prprias circunstncias e dos meios disponveis no instante em que surgem, mas tambm dos prprios desejos daqueles que com eles trabalham. A maneira como os problemas que a sociedade enfrenta, e a forma como as culturas interagem entre si, dependem das circunstncias e do contexto no qual esses problemas surgem. No existem condies duradouras que possam limitar a investigao cientfica. No existem razes "objetivas" para preferir a cincia e o racionalismo ocidental a outras tradies.

Assim como um animal bem adestrado obedecer ao dono, por maior que seja a perplexidade em que se encontre e por maior que seja a necessidade de adotar novos padres de comportamento, assim tambm o racionalista convicto se curvar imagem mental de seu mestre, manter-se- fiel aos padres de argumentao que lhe foram transmitidos e aceitar esses padres, por maior que seja a perplexidade em que se encontre, mostrando-se incapaz de compreender que a voz da razo a que d ouvidos apenas o efeito causal tardio do treinamento que recebeu. Paul Feyerabend

Potrebbero piacerti anche