Sei sulla pagina 1di 2

Plato (427-347 a.C.

VIDA E OBRA: Plato foi o primeiro filsofo a construir um corpo de obra substancial e que chegou at ns. Com Aristteles, foi a mais importante influncia da filosofia ocidental. Nascido numa famlia ateniense nobre, Plato tinha parentesco com membros do governo aristocrtico dos Trinta Tiranos (404-403 a.C.), mas se suas origens no o predispunham contra a democracia ateniense, o julgamento e a execuo de seu mestre, Scrates, em 399, certamente o fizeram. Plato, ento com 30 anos, viajou possivelmente ao Egito e mais tarde Scilia, onde provavelmente conheceu a filosofia pitagrica. Em 387 retornou a Atenas e fundou a Academia. Baseada no princpio de que os alunos deviam aprender a criticar e a pensar por si mesmos, em vez de aceitar as ideias de seus mestres, esta considerada a primeira universidade. Muitos dos dos mais brilhantes intelectos do mundo clssico estudaram ali, inclusive Aristteles. Plato visitou a Scilia mais duas vezes para instruir o prncipe Dionsio, na esperana de produzir um soberano-filsofo, mas sem grande sucesso. Sua obras mais importantes so: Apologia; Fdon; Repblica; Leis. Escritos na forma de dilogos. PRINCIPAIS IDEIAS: Plato observou que afirmaes sobre coisas fsicas envolvem sempre uma restrio. P. ex., no podemos dizer que um objeto plenamente belo ou que uma pessoa completamente corajosa. Eles sero sempre belos ou corajosos sob algum aspecto ou em algum grau, no atingindo o ideal da beleza ou da coragem. Mas se nada no mundo pode ser considerado verdadeiramente belo, como chegarmos ao ideal de beleza? E o que todos os atos de coragem tm em comum? Plato responde a ambas as perguntas postulando a existncia real da "ideia" ou "forma" de beleza, coragem e outros termos gerais. A ideia o universal a que tais termos se referem. Um carvalho, p. ex., um membro de uma classe particular de coisas - carvalhos - porque se assemelha a ideia eterna do carvalho. Esta ideia no pode ser observada com os sentidos, ela s pode ser alcanada atravs de uma espcie de viso intelectual. Esta , em essncia a teoria das ideias, pela qual Plato mais lembrado. Conhecimento:Como Herclito. Plato pensava que as coisas percebidas pelos sentidos esto sempre se tornando outra coisa. Mas o conhecimento, conclui ele, tem que ser daquilo que plenamente, o que significa, que no podemos ter, de fato, conhecimento do mundo dos sentidos. O conhecimento deve ser o das ideias, isto , daquilo que no muda, a ideia do carvalho sempre ser a ideia do carvalho, ela no perece. Assim, Plato divide a realidade em dois reinos, o mundo fsico do vir-a-ser e um mundo do ser constitudo por ideias eternas e perfeitas. Cabe ao filsofo atingir esse mundo. Portanto, aprender no realmente descobrir algo novo, mas recordar, visto que tudo j existe anteriormente no mundo das ideias. Se todo conhecimento recordao, como afirma Plato, isso mostra que a alma existe antes do nascimento e abre a possibilidade de que ela sobreviva morte fsica.

A Repblica foi a primeira de muitas tentativas de delinear uma cidade ideal. Plato rejeita a democracia como sistema de governo, alegando que o povo no est qualificado para governar. Seu modelo um Estado em que o conflito eterno foi abolido e cada cidado cumpre seu papel. Isso significa instituir um regime rigoroso de treinamento e seleo para produzir um grupo de elite de governantes sbios e incorruptveis. Estes, os guardies de seu Estado, merecero o nome de "filsofos", porque sero genunos amantes da sabedoria. E eles devem adquirir o conhecimento do bem, para poder governar efetivamente em nome do bem do Estado como um todo.
Bibliografia: CHAUI, Marilena Iniciao Filosofia; Ed. tica, 2009 LAW, Stephen Guia Ilustrado Zahar de Filosofia; Ed. Zahar, 2008

Potrebbero piacerti anche