Sei sulla pagina 1di 4

SIG e BANCO DE DADOS

Responsvel: MARIA ISABEL C DE FREITAS

Oficina - Overlay e Obteno do Mapa de Suscetibilidade Eroso O objetivo da presente oficina oferecer aporte gerao de mapa de suscetibilidade eroso, tendo como base o material temtico disponvel: mapa de declividade obtido do Modelo Numrico do Terreno (TIN) e os mapas pedolgico e de cobertura vegetal e de uso do solo obtidos de estudos realizados na rea de estudo: Municpio de Jaboticabal (SP). Um dos operadores de cruzamento de mapas (Overlay), muito utilizado em Anlise Espacial (Spatial Analyst Tools), apoia-se na anlise booleana de dados a partir de pesos estabelecidos pelo usurio, viabilizando assim a Anlise Multicritrio (Weighted Overlay). Neste sentido, indispensvel conhecimento prvio das informaes as quais lanamos mo e o objetivo pretendido para realizar anlise espacial a partir delas.

Para o mapa de suscetibilidade eroso as variveis so: - Declividade: Em solos com maior declividade natural a perda de solo das partes mais elevadas do relevo, que depositado nas reas com menores altitudes (baixadas).

- Cobertura do Solo: esperado que em reas de solo exposto seja maior a perda de solos, quando comparamos com regies de cobertura vegetal. Neste sentido, a varivel considerada ser a exuberncia da vegetao. - Pedologia: Para anlise desta varivel, indispensvel o conhecimento das variaes relativas aos tipos de solos. Quando se pensa em perda de solo deve-se ter em mente que a componente textural ser a maior responsvel pela agregao do solo. A perda de solos ser maior conforme caminhamos das texturas argilosas para as arenosas. Sabendo-se que nesta regio temos Latossolos e Argissolos, qual mais suscetvel? Aplique seus conhecimentos geogrficos. - Para a realizao do Overlay abra uma nova janela do ArcMap e insira os layers que seguem:

Os arquivos se encontram em: C:\PROF ISABEL \Aula 13 aluno\Overlay... - Nesta pasta insira: Declividade; Solos; Vegetao; Para visualizar as legendas dos mapas do ArcGIS, sobre o nome do Layer de interesse (por exemplo Declividade), aperte o boto direito do mouse e v para PROPERTIES SYMBOLOGY/Show: Unique Values/Value Field: CLASSES - Com o menu arctoolbox habilitado siga o caminho como na imagem abaixo:

- Abra a Janela Weighted Overlay. - No sinal de + voc poder adicionar os layers. Clique nele e adicione o layer SOLO. - Na janela Input Field escolha VALUE e clique OK.

OBS: Antes de inserir a tabela de atributos do solo no WEIGHT OVERLAY TABLE anote no caderno o campo VALUE associado s classes de solo para no se confundir:

Quando for inserir a tabela escolha os pesos no campo Scale Value, como na imagem abaixo:

- Agora adicione o Layer Vegetao a partir do sinal + como antes e proceda como no item anterior. - Escolha tambm o Input Field VALUE. Coloque os pesos como na imagem abaixo:

- Agora adicione o layer Declividade a partir do sinal + e proceda como nos itens anteriores. Em Input Field escolha VALUE. - Coloque os pesos como na imagem abaixo:

- Precisamos agora estabelecer, em porcentagem numa escala de 0 a 100, qual a importncia de cada layer no quadro total. - Para isso no campo % Influence coloque os seguintes pesos: - Vegetao: 33 - Solos: 33 - Declividade: 34 - Com os pesos estabelecidos proceda como na imagem:

- Nos campos From, coloque 1, em To coloque 5 e em By coloque 1. - Escolha a pasta de sada. Antes de clicar em OK verifique se os campos From, To e By esto preenchidos e clique OK. - Temos agora o mapa de suscetibilidade a eroso. Caso queira treinar tente refazer o Overlay com outros pesos. - Faa a legenda do mapa de susceptibilidade eroso usando as ferramentas do menu PROPERTIES SYMBOLOGY LABEL.

Potrebbero piacerti anche