Sei sulla pagina 1di 15

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SO JOO DEL REI

RELATRIO PARA APRESENTA O DO PROJETO DA PONTE PASSA NIS REFERENTE APLICAO DOS ESTUDOS DA DISCIPLINA ESTTICA.

Integrantes: Cassiano Patrick Carvalho do Nascimento, 110800065 Guilherme Costa e Silva, 100800102 Pedro Maral Ferreira, 110800024 Rafael de Brites Nascimento, 100800089

Sumrio

Sumrio
1. 2. 3. 4. INTRODUO......................................................................................................................... 3 OBJETIVO ............................................................................................................................... 3 REVISO BIBLIOGRFICA ..................................................................................................... 3 METODOLOGIA EXPERIMENTAL .......................................................................................... 7 4.1 MATRIA PRIMA ............................................................................................................................... 7 4.2 PROCESSOS DE FABRICAO .................................................................................................... 7 4.3 ARQUITETURA DA PONTE ............................................................................................................. 8 5 RESULTADOS ...................................................................................................................... 10 5.1 MATRIA PRIMA ............................................................................................................................. 10 5.2 PROCESSOS DE FABRICAO .................................................................................................. 11 5.3 ARQUITETURA DA PONTE ........................................................................................................... 12 6 7 CONCLUSO ........................................................................................................................ 14 REFERNCIA BIBLIOGRFICA............................................................................................ 15

Pgina 2

1. INTRODUO O estudo da mecnica dos corpos rgidos de grande importncia para os cursos de engenharia, sendo ela dividida em dois grupos, esttica e dinmica. A esttica o estudo do equilbrio dos corpos em repouso ou com velocidade constante, j a dinmica consiste na anlise dos corpos acelerados. Neste trabalho focaremos apenas no estudo das Estruturas de Trelias, que consiste num conjunto de elementos estticos. As trelias so usadas como suporte estrutural de vrios projetos mecnicos, pois esta apresenta baixo peso se comparado carga que pode suportar. Alm disso, podemos citar que as trelias apresentam melhor custo beneficio para os projetos. Este trabalho teve incio na Okanagan University College no Canad em 1983, no Brasil a Universidade Federal do Rio Grande do Sul deu incio a esta prtica em 2004 e at ento apresenta um recorde de 243 Kg. Na Universidade Federal de So Joo del-Rei a competio teve incio em 2010, no entanto ela apresenta uma diferena da competio de outras Universidades, seu objetivo no suportar a maior carga e sim ter a melhor relao de peso suportado pelo peso da ponte. Seu recorde atual de relao de 47,97.

2. OBJETIVO Com o objetivo de aperfeioar as tcnicas adquiridas em sala de aula sobre trelias, ser apresentada uma ponte composta por fios de macarro que dever ser fabricada pelos alunos. Assim, os estudantes tero a oportunidade de averiguar seus conhecimentos e desenvolver uma anlise crtica sobre a construo da trelia.

3. REVISO BIBLIOGRFICA As estruturas de trelia so extremamente usadas em projetos de engenharia, pois sua geometria possibilita reduo de massa e suportam elevadas cargas quando comparadas ao peso de sua estrutura. So compostas por elementos relativamente delgados, ligados uns aos outros em suas extremidades, podendo ser de materiais como madeira, barras e cabos metlicos. Sua unio pode ser feita por soldagem, uso de parafuso e chapas, etc. Estas unies recebem o nome de n e so muito importantes para determinar as foras que agem na trelia.

Pgina 3

Geralmente, feito um estudo das trelias planas, pois se trabalha com apenas duas coordenadas. No caso do desenvolvimento de um projeto, basta colocar entre as trelias planas barras paralelas.

Figura 1: (a) Trelia Espacial e (b) Trelia Plana

Para o desenvolvimento de projetos foi analisado qual a fora que a trelia suportar, aps isso devem ser determinados quais elementos esto sob solicitao de trao ou compresso. Estes elementos so ligados por chapas, parafusos ou soldas, no entanto desconsideramos o aumento de massa, pois a massa destes so desprezveis se comparadas massa dos elementos da trelia. Nos elementos de trao temos uma fora que age como se estivesse esticando o elemento Figura 2.a, j nos elementos de compresso a fora que age sobre a trelia tende a comprimir o elemento Figura 2.b.

Figura 2: Solicitaes aos elementos

Podemos determinar as foras em cada elemento de uma trelia de duas maneiras, o primeiro o mtodo dos ns, onde calculamos todos os elementos de uma trelia e o mtodo das sees, onde podemos determinar apenas alguns elementos que mais nos interesse. Como neste trabalho precisaremos fazer um estudo de todos os elementos da trelia, usaremos apenas o mtodo dos ns para os clculos.

Pgina 4

No mtodo dos ns, so determinados primeiramente as reaes de apoio, em seguida constri-se o diagrama de corpo livre para que possa ser feito os clculos das reaes de apoio nos ns que sustentam a ponte. Finalmente, possvel determinar a partir de cada n a intensidade das foras que agem nos elementos. Dada uma trelia como a mostrada na Figura 3, vamos fazer os passos para determinar quais as foras que agem em cada elemento da trelia.

Figura 3: Trelia (a) e Diagrama de Corpo Livre (b) 1 Passo: Determinar as Reaes de Apoio: As reaes de apoio so as foras que agem nos pontos fixos ou mveis da trelia e que, a partir destes, possvel calcular os outros elementos. Como a trelia se trata de uma estrutura esttica, para o clculo das foras de reao usaremos o momento aplicado a cada n e o somatrio das foras que agem nos pontos onde a trelia esta apoiada como zero, logo: ( ) ( ) ( )

Vale salientar que para os clculos de momento admitimos o sentido horrio como sendo o positivo. Para o somatrio das foras em X consideramos o eixo positivo das abcissas e o somatrio das foras em Y o eixo positivo das coordenadas. 2 Passo: Determinar as Foras que agem em cada Elemento: Agora, para encontrar as foras, escolhe-se um n de cada vez e aplica-se o somatrio nos eixos X e Y igualando a zero:

Pgina 5

N A:

( ) ( )

N D:

Note que encontramos o valor da fora negativo, isso significa que o vetor est orientado para o sentido contrrio, logo teremos como: ( ) ( ) N C: como um componente de trao e podemos escrev-lo

(C)

Desta forma, com os clculos resolvidos, pode-se estipular a carga mxima suportada por uma trelia, e a quais foras de trao e compresso cada elemento estar sujeito e se estes suportaro tal carga aplicada.

Pgina 6

4. METODOLOGIA EXPERIMENTAL De imediato deve ser adotado um mtodo de fabricao e os tipos de materiais que deve ser usado na fabricao da ponte, para isso deve-se recorrer ao regulamento da competio. O regulamento estipula que a ponte deve vencer um vo livre de 600 mm e pode ter no mximo 200 mm de largura, sendo que no poder ultrapassar de 800 mm de comprimento e sem nenhuma restrio de altura. A trelia deve suportar no mnimo uma carga de 100 N, com pena de desclassificao caso esta carga no seja alcanada. Alm disso, o macarro a ser utilizado dever ser espaguete Vilma nmero oito, com no mximo oito fios por elemento. Para suportar a carga, deve ser fixado no centro da trelia algum suporte que atenda s exigncias durante a prova, podendo ser tubos, cilindros metlicos ou qualquer outro material determinado pelo grupo. importante ficar atento a este material, pois nele que ser suspenso o balde para o teste. 4.1 MATRIA PRIMA

Para determinar quais os materiais foram utilizados para a juno dos elementos da ponte foi preciso supor alguns fatores importantes para o projeto, como os tipos de solicitao, rapidez na montagem, boa resistncia nas unies e rigidez nos ns.

Figura 4.1 Matria-prima utilizada 4.2 PROCESSOS DE FABRICAO Para a fabricao da ponte foi preciso levar em considerao as dificuldades de manuseio do macarro, os fatores que iro interferir em suas propriedades, quais os melhores mtodos para a juno dos elementos, a sequncia de trabalho que possibilite montagem com maior eficincia e medidas e angulaes mais prximas o possvel do projeto calculado.

Pgina 7

4.3 ARQUITETURA DA PONTE Para a escolha da geometria da ponte, fizemos clculos com diversos tipos de trelia, para determinarmos qual delas apresentaria uma melhor distribuio de carga. Verificamos que a ponte que melhor atendia nossas exigncias, era a ponte que mais se aproximava de um semicrculo, com elementos radiais. Como a construo de uma trelia totalmente circular seria invivel devido s propriedades do macarro, decidimos aproximar a construo do semicrculo por meio do uso de barras lineares. Aps isso, procuramos a melhor relao entre o nmero de barras e a facilidade na construo, pois quanto menor o comprimento das barras, mais a trelia se aproximaria da geometria desejada, no entanto, aumentaria a dificuldade da sua construo. Assim, construmos uma ponte com trelias semicirculares de nove elementos radiais.

Figura 4.2 - Ponte Semicircular com nove elementos radiais Ao testarmos a ponte acima, verificamos que a mesma no atendeu as exigncias do regulamento, ou seja, carga mnima suportada de 100N, apesar de apresentar uma boa relao (carga suportada)/(peso da ponte). Ento, decidimos mudar o projeto, aumentando o nmero de elementos radiais e, consequentemente, aumentando o nmero e diminuindo o comprimento das barras utilizadas para a construo da ponte, chegando ao atual projeto, que constitudo de trelias semicirculares com 16 elementos radiais.

Pgina 8

Figura 4.3 Ponte treliada com 16 elementos radiais.

Parmetros do projeto Comprimento 67,95 mm 305mm N de fios 8 3

Barras Elementos Radiais

Pgina 9

Figura 4.4- Desenho da ponte treliada com 16 elementos radiais em software CAD

RESULTADOS

Com todas as informaes reunidas sobre as propriedades dos materiais que sero utilizados, o processo de fabricao e os tipos de trelia que apresentam melhor distribuio de cargas, possvel apresentar os resultados obtidos para a execuo da nossa montagem.

5.1 MATRIA PRIMA Para determinarmos os tipos de cola nos elementos, primeiramente foi levado em considerao a exigncia de que os produtos deveriam possuir baixo peso, no poderia possuir secagem demorada nem fragilizar o elemento prximo aos ns por questes de umidade que a cola pode gerar no macarro. De imediato, foi definido que uma cola instantnea tipo bonder seria usada para a juno dos elementos e facilitaria o trabalho, pois, com a secagem mais rpida, no demoraramos a montar completamente a parte estrutural da trelia. No entanto, tal produto no apresenta boa fixao dos elementos, sendo til o uso de mais um tipo de cola. Logo, para dar firmeza ponte, foi usada a resina epxi depois da cola instantnea, a qual uniu os elementos da forma esperada sem precisar de muito tempo para sua secagem. Por fim, foi usado nos ns a massa durepoxi, por ser um material que se solidifica e se torna extremamente rgido, dando assim mais confiabilidade nas fixaes dos ns.

Pgina 10

5.2 PROCESSOS DE FABRICAO

Depois de determinada qual geometria ser usada e as dimenses da ponte, partiremos para o processo de fabricao. Primeiramente cortamos os pedaos de macarro o mais prximo possvel da medida que desejamos, assim poderemos comear a juno dos fios para formar os elementos da trelia com a cola instantnea, que ser aplicada nas extremidades dos elementos. Para facilitar a colagem enrolamos o nmero de fios que desejamos com fita adesiva e depois aplicamos a cola nas extremidades. Aps secagem, removemos os pedaos de fita. Depois de todos os elementos colados, comearemos a formar a geometria da trelia. Para isso fizemos um desenho em escala real da trelia em cartolina para que este sirva de apoio e base para que a trelia saia perfeitamente em esquadro e simtrica outra que precisaremos fazer para formar a ponte.

Figura 5.1 Trelia montada sobre o desenho em escala real. Desta forma, anexamos os elementos aos poucos cartolina com fita adesiva e colocamos pequenos pingos de cola instantnea nos ns. Neste processo precisamos ficar atentos aos tamanhos dos elementos, pois nem todos esto perfeitamente do mesmo tamanho. Para evitarmos esse tipo de problema, antes de fixarmos os elementos, medimos na trelia se este encaixar perfeitamente e, caso ele esteja maior, lixamos o mesmo at chegar medida desejada. Com todos os elementos fixados com cola instantnea, podemos iniciar a colagem dos ns com a resina epxi. Para isso, fazemos a mistura do produto e passamos uma fina camada nos ns, propiciando assim, maior firmeza para a juno das duas trelias planas. Quando terminamos esta parte, para que a resina epxi seque perfeitamente, reservamos esta parte da trelia enquanto fazemos a outra. Com as duas partes planas da trelia prontas, teremos de fazer a fixao dos elementos perpendiculares entre elas. Para tornar o servio mais regular, antes de comearmos a colagem lixamos estes elementos para que fiquem do mesmo tamanho. Outro detalhe muito importante que, para deixar a ponte em perfeito esquadro, estes elementos so colados com a ajuda de dois

Pgina 11

esquadros como guia e depois feito uma averiguao com um nvel manual para comprovarmos que estes estejam em perfeito alinhamento. Foi adotado para esta unio um mtodo para facilitar a juno das duas partes da trelia. Em uma trelia colocamos os elementos perpendiculares nos ns mpares, na outra trelia, nos ns pares (Figura 4.3). Com ns alternados, o manuseio fica mais fcil para colarmos uma parte sobre a outra, sem prejudicar a simetria da estrutura. Com as duas partes fixadas com a cola instantnea, ser iniciada a colagem com a resina epxi. Enquanto esperamos a secagem desta, preparamos a juno central da ponte, onde ser fixado o balde para a suspenso da gua. Escolhemos como suporte um cano de PVC (policloreto de polivinila) com dimetro de 40mm, pois este apresenta baixo peso e boa resistncia para suportar a carga que estimamos para a ponte. Para fazermos a fixao do tubo ponte primeiramente lixamos toda sua superfcie para no deixarmos muito lisa, propiciando assim, uma boa aderncia do durepoxi no PVC para a fixao. Alm disso, preocupados com a distribuio das cargas entre as duas trelias planas, colamos dois pedaos de durepoxi no tubo, criando um vo no centro do PVC, para que o balde fique completamente centralizado, para que nenhuma das trelias sofra mais solicitaes que a outra. Depois de fixarmos o tubo na trelia, reforamos as junes com o durepoxi, sempre visando um uso reduzido de material para no deixarmos a ponte com peso muito elevado. Por fim, para evitarmos a flambagem dos elementos em compresso, amarramos o centro dos mesmos com fio dental, pois este bastante fino e no acrescenta no peso geral da ponte.

5.3 ARQUITETURA DA PONTE Como ficou determinado anteriormente, a trelia circular apresenta uma melhor distribuio de cargas em seus elementos, por isso resolvemos utilizar esta geometria. Duas pontes foram feitas para teste, mas somente a segunda atendeu s exigncias, sendo assim, apresentaremos apenas os clculos desta.

Reaes de apoio: ( ) ( )

Mtodos dos Ns:

Pgina 12

N 1: ( ( N 2: ) )

( )

( ) Igualando as equaes (1) e (2), teremos: ( Assim: N 3: ( ) )

( ) ( ) Igualando as equaes (1) e (2), teremos: ( Assim: N 4: ( ) ( ) ( ) )

Igualando as equaes (1) e (2), teremos: ( Assim: N 5: ( ) ( ) )

Igualando as equaes (1) e (2), teremos: ( Assim: N 6: ( ) ( ) ( ) )

Pgina 13

Igualando as equaes (1) e (2), teremos: ( Assim: N 7: ( ) ( ) Igualando as equaes (1) e (2), teremos: ( Assim N 8: ( ( ) ) ( ) ) ( ) )

Por simetria da ponte e da carga, os esforos nos elementos opostos da trelia so idnticos aos esforos calculados anteriormente, assim: Teremos as seguintes foras de compresso:

J as foras de trao sero:

Como a exigncia mnima de carga de 100N, teremos a maior solicitao de trao igual a 10,5N e de compresso de 50,3N. Segundo<http://www.ppgec.ufrgs.br/segovia/espaguete/dados.html>. Acessado dia

18/09/2012, cada fio de macarro atende a uma carga de trao de 41,81N, j sete fios de macarro sob compresso suportam 117,6N. Assim os elementos de trao e compresso esto dentro dos parmetros necessrios.

CONCLUSO

O presente trabalho nos possibilitou colocar em prtica o estudo sobre trelias visto em sala, e executar atividades relacionadas outras matrias estudadas anteriormente, como Otimizao, Desenho Tcnico e Propriedades dos materiais Durante a execuo do projeto verificamos a importncia da organizao durante sua estruturao e desenvolvimento, desde a determinao da arquitetura, clculos e montagem, alm de nos propiciar a experincia de trabalhar em grupo.

Pgina 14

Com os clculos feitos, e considerando fenmenos de flambagem,que no foram citados aqui devido ao escopo deste relatrio, estimamos que o peso suportada seja de 21,8 kg, e o peso da ponte seja de 0,370kg, o que acarretaria em uma relao (Peso suportado)/(Peso da ponte) de 58,9.

REFERNCIA BIBLIOGRFICA

Hibbeler, R. C. Esttica: Mecnica para engenharia. 10 edio. So Paulo: Pearson Education do Brasil, 2005.

Clculo de estruturas, Disponvel em:

<http://www.fec.unicamp.br/~fam/novaes/public_html/iniciacao/teoria/teoria.htm>. Acessado em 17/09/2012.

Dados para o projeto, disponvel em: <http://www.ppgec.ufrgs.br/segovia/espaguete/dados.html>. Acessado em 17/09/2012

Pgina 15

Potrebbero piacerti anche