Sei sulla pagina 1di 67

Ambientes Operacionais

Tecnologia em Gesto da Informao 2 semestre Turma A Aula n 11 25/04/2013 Prof. Paulo Rangel paulo.rangel@tyaro.com.br

Ambientes Operacionais Projeto Integrado

Ambientes Operacionais Projeto Integrado


1 Entrega Conceitual Apresentao e entrega preliminar com a ideia inicial em pleno desenvolvimento 2 Entrega Avanado Entrega do trabalho em estagio avanado de desenvolvimento, prximo de seu formato final. 3 Entrega Concludo Entrega do trabalho pronto que ser apresentado no dia agendado;

Ambientes Operacionais Projeto Integrado


Todas as entregas so obrigatrias! 1 ou 2 Entrega fora do prazo implica em reduo de Nota do PI e na nota

do Memorial Descritivo na disciplina de Ambientes Operacionais; Falta de uma entrega implica em reduo de Nota do PI e na nota do Memorial Descritivo na disciplina de Ambientes Operacionais; Falta de 2 entregas implica em reprovao no PI e zero na nota do Memorial Descritivo na disciplina de Ambientes Operacionais; A entrega da parte textual dever ocorrer impressa. A data da Entrega Concluda / Final NO prorrogvel! A No entrega no prazo implica em reprovao no PI e zero na nota do Memorial Descritivo na disciplina de Ambientes Operacionais; As entregas envolvem a parte textual e do artefato do trabalho. Aulas de Orientao (18:30 as 19:00) devem ser utilizadas pelos alunos

Ambientes Operacionais
Plano de ensino / Cronograma:
Prova de avaliao 16/05/2013.

Ambientes Operacionais
Contedo Previsto:
Gerenciamento de Dados: Administrando Dados Fundamentos Tcnicos do gerenciamento de banco de dados

Objetivos desta aula


Explicar a importncia da implementao de processos e tecnologias de

gerenciamento de dados numa organizao. Explicar as vantagens de uma abordagem de gerenciamento de bancos de dados no controle dos dados de uma empresa. Explicar como o software de gerenciamento de banco de dados ajuda os profissionais das empresas e auxilia o planejamento e a administrao de uma empresa. Dar exemplos para ilustrar cada um dos seguintes conceitos: a) Elementos lgicos de dados; b) Estruturas fundamentais dos bancos de dados; c) Principais tipos de bancos de dados; d) Mtodos de acesso a bancos de dados; e e) Desenvolvimento de bancos de dados..

Administrando Dados
Os dados so um recurso organizacional essencial que precisa ser

administrado como outros importantes ativos das empresas. A maioria das organizaes no conseguiria sobreviver ou ter sucesso sem dados de qualidade sobre suas operaes internas e seu ambiente externo.

Administrando Dados
Com um simples dique do mouse, uma nova quantidade de dados pode ser

criada, e dados J armazenados podem ser recuperados de websites de ecommerce, cheios de fotografias repletas de dados, grficos sobre o valor de aes e vdeos de msicas. As milhares de novas pginas da web criadas a cada dia necessitam de um ambiente estvel e controlado para se apoiar.

Administrando Dados
grande a demanda pelo armazenamento de dados de porte industrial, em uso

por numerosas grandes corporaes. O que est direcionando esse crescimento a necessidade de as corporaes analisarem cada pequena unidade de informao que possam extrair de seus data warehouses para obter uma vantagem competitiva. Isso deu funo de armazenamento e gerenciamento de dados um importante papel estratgico na era da informa

Administrando Dados
por isso que as organizaes e seus gerentes precisam praticar o

gerenciamento de dados, uma atividade que aplica tecnologias de sistemas de informao como gerenciamento de bancos de dados e outras ferramentas gerenciais tarefa de administrar os dados de uma organizao para atender s necessidades de informao dos usurios

Analisando o Caso Oracle, IBM e outras


Demonstra as dificuldades que as companhias enfrentam ao escolher

bancos de dados e software aplicativo. Temos duas estratgias clssicas de softwares concorrentes que esto sendo implementadas pela Oracle, pela IBM, pela Microsoft e por outras companhias de software. A Oracle oferecendo seu "pacote de e-business" conjunto altamente integrado de BD e de softwares aplicativos s grandes e mdias empresas. A IBM com uma abordagem de "o melhor da espcie", na qual oferece um conjunto de softwares com seu BD, servidor de aplicativos e software de e-commerce, bem como softwares aplicativos (ERP, CRM, por exemplo), oferecidos por empresas como a SAP, a PeopleSoft e a Siebel Systems.

Analisando o Caso Oracle, IBM e outras


A IBM oferece, s companhias, seus servios de consultoria para

ajudar a implementar esse conjunto de softwares. As companhias de softwares aplicativos preferem negociar com a IBM, que no oferece softwares aplicativos prprios, a negociar com a Oracle, que compete com elas no mesmo mercado de softwares aplicativos, fazendo com que a IBM ganhe terreno sobre a Oracle no mercado de banco de dados para empresas, embora o resultado da batalha entre os softwares aplicativos para e-business esteja apenas comeando.

Conceitos bsicos sobre dados


CARACTER Elemento bsico mais simples os dados. Vale registrar

que o bit esta relacionado aos elementos de armazenamento fsico; CAMPO Representa um atributo (caracterstica ou qualidade) de alguma entidade (objeto, pessoa, lugar ou evento); REGISTRO Uma coleo de atributos que descrevem uma entidade; ARQUIVO ou TABELA DE DADOS Um grupo de registros afins; BANCO DE DADOS um conjunto de elementos de dados relacionados logicamente, ou seja, contm elementos que descrevem entidades e seus relacionamentos.

Conceitos bsicos sobre dados

Conceitos bsicos sobre dados

Conceitos bsicos sobre dados


Algumas das entidades em um BD simplificado de uma concessionria de eletricidade. Observe o pequeno nmero de aplicaes empresariais que acessam os dados no banco de dados.

Elementos Lgicos dos Dados


DBDEMOS

Conceitos bsicos sobre dados banco de dados ponteiro de registro (registro atual)- denota o
registro com o qual o usurio est trabalhando

linhas = registros tabela de dados country.db do banco de dados DBDEMOS

colunas = campos

A abordagem do Gerenciamento de BD
Consolida registros e objetos de dados em BD que podem ser acessados por

diferentes programas aplicativos, com o sistema de gerenciamento de BD (database management system ou DBMS), atua como interface entre os usurios e os bancos de dados. Portanto envolve 3 atividades bsicas:
Atualizao e Manuteno do BD Fornecimento de informaes solicitadas por cada aplicao dos usurios;

Capacidade de consulta/resposta e emisso de relatrios pelo DBMS

A abordagem do Gerenciamento de BD
Consulta

Processamento de Transaes do Cliente Programa de Conta Corrente

Programa de Conta Poupana

Programa de Financiamento

Sistema de Gerenciamento de Bancos de Dados (criao de tabelas, manuteno, controle de transaes, integridade dos dados, consultas, relatrios, ...)

Bancos de Dados do Cliente

Dados da Conta Corrente Dados de Conta Poupana Dados de Financiamento Outros Dados do Cliente

Usando Software de Gerenciamento de BD


Consolida registros e objetos de dados em BD que podem ser acessados por

diferentes programas aplicativos, com o sistema de gerenciamento de BD (database management system ou DBMS), atua como interface entre os usurios e os bancos de dados. Portanto envolve 3 atividades bsicas:
Atualizao e Manuteno do BD Fornecimento de informaes solicitadas por cada aplicao dos usurios;

Capacidade de consulta/resposta e emisso de relatrios pelo DBMS

Usando Software de Gerenciamento de BD


Conjunto de programas que controlam a criao, manuteno e uso dos B

Ds por uma organizao e seus usurios finais.


Sistema Operacional
Gerenciamento de Banco de Dados

Os quatro usos maiores de um pacote de DBMS so: . Desenvolvimento de BD . Consulta de BD . Manuteno de BD . Desenvolvimento de aplicaes

Sistema de Gerenciamento do Banco de Dados

Bancos de Dados

Dicionrio de Dados

Aplicativos

Usando Software de Gerenciamento de BD


Componentes comuns de softwares de Sistemas de Gerenciamento de Banco de Dados
Linguagem e ferramentas grficas para definir entidades, Definio do banco de dados relacionamento, restries integridade e direitos de autorizao Linguagem e ferramentas grficas para acessar dados sem Acesso Informal codificaes complicadas Desenvolvimento de Ferramentas grficas para desenvolver menus, formulrios de entrada de dados e relatrios aplicaes Interface de Linguagem Linguagem que combina acesso informal com a capacidade plena de uma linguagem de programao codificada Mecanismo de controle para impedir a interferncia de Processamento de usurios simultneos e recuperar dados perdidos aps uma Transaes falha Ferramentas para monitorar e melhorar o desempenho do Ajuste do banco de dados banco de dados

Fonte: adaptado de OBrien, pgina 139

Desenvolvimento de Banco de Dados


Pacotes de gerenciamento de BD como MS Access ou My SQL permitem que os

usurios desenvolvam facilmente os seus BDs. Porem as organizaes com sistemas cliente/servidor ou em mainframe, preferem manter o controle do desenvolvimento de BDs corporativos nas mos de DBAs e outros especialistas em BD, procurando garantir a integridade e segurana dos dados da empresa. Os programadores utilizam a linguagem de definio de dados em DBMS como o Oracle, MS SQL ou DB2 da IBM para desenvolver e especificar o contedo, relaes e estruturas dos dados em cada BD e tambm modificar as suas especificaes sempre que necessrio. Essas informaes armazenadas em um BD de definies e especificaes de dados chamado dicionrio de dados, mantido pelos DBAs.

Dicionrio de Dados
O dicionrios de dados uma ferramenta da administrao de BD, sendo um

catlogo ou diretrio computadorizado contendo metadados (dados sobre os dados). Ele inclui um componente de software para gerenciar o banco de definies de dados, isto , metadados sobre a estrutura, elementos dos dados e outras caractersticas dos BD de uma organizao, por exemplo, os nomes e descries de todos os tipos de registros de dados e suas inter-relaes, assim como informaes definindo os requisitos para o acesso dos usurios finais a programas aplicativos e de manuteno e segurana dos BDs. Os dicionrios podem ser consultados pelo DBA para reportar situaes de qualquer aspecto dos metadados de companhia, podendo fazer alteraes e ajustes nas definies de elementos de dados selecionados.

Consulta ao Banco de Dados


A capacidade da consulta ao banco de dados um dos principais benefcios de

um sistema de gerenciamento de BDs. Os usurios finais podem utilizar um DBMS pedindo informaes de um BD por meio de uma linguagem de consulta ou um gerador de relatrios. Eles podem receber uma resposta imediata na forma de telas de vdeo ou relatrios impressos.

Consulta ao Banco de Dados


Consultas SQL SQL, ou Structured Query Languagem, foi desenvolvida originalmente no

incio dos anos 70 nos laboratrios da IBM em San Jose, dentro de um projeto que pretendia provar a viabilidade do modelo relacional proposto por E. F. Codd. Foi posteriormente padronizada pela ANSI em 1986 e ISO em 1987, estando disponvel na maioria dos pacotes de gerenciamento de BDs. A forma bsica de uma consulta SQL :
SELECT lista de campos de dados FROM lista de arquivos, ou tabelas dos quais devem ser recuperados os dados WHERE condies da busca

Manuteno dos Bancos de Dados


Os BDs so constantemente atualizados para refletirem as mudanas no

ambiente de negcios da Organizao. Outras mudanas so realizadas para garantir preciso dos dados nos BDs. O processo de manuteno acompanhado por programas de processamento de transaes e outros aplicativos para o usurio final, com apoio do DBMS. Os usurios finais e os especialistas em informtica tambm podem empregar vrios utilitrios fornecidos por um DBMS para manuteno de BDs.

Desenvolvimento de aplicaes
Os DBMS tem papel importante no desenvolvimento de aplicaes.

Desenvolvedores de aplicaes podem utilizar a linguagem interna de programao e ferramentas embutidas de desenvolvimento de software fornecidas por muitos DBMS para criarem programas personalizados, por exemplo, usar um DBMS para criar telas de entradas de dados, formulrios e relatrios de um aplicativo empresarial Os DBMS permitem que os programadores de aplicaes, no precisem desenvolver procedimentos detalhados de manipulao de dados utilizando uma linguagem de programao toda vez que escrevem programas. Em vez disto, podem incluir em seus programas formulaes em linguagem de manipulao de dados que chamam o DBMS para realizar as atividades necessrias.

Tipos de Bancos de Dados


Bancos de Dados Externos na Internet e Servios Online

Bancos de Dados Distribudos em Intranets e Outras Redes

PC ou NC do Cliente

Servidor de Rede

Bancos de Dados Operacionais da Organizao

Bancos de Dados do Usurio Final

Depsitos de Dados

(DataWarehouse)

Bancos de Dados Analticos dos Dados Crticos da Organizao

Tipos de Bancos de Dados


Bancos de Dados Operacionais Contem os dos detalhados sobre os processos e

operaes da organizao, em granularidade transacional. Bancos de Dados Distribudos Cpias ou partes de bancos de dados para servidores em uma multiplicidade de locais, em intranets, extranets e at na internet. O maior desafio garantir a sincronizao desses dados. Bancos de Dados Externos Dados disponibilizados em servidores de terceiros que podem comercializar esse contedo. Por exemplo, indicadores econmicos, taxas dirias de moedas estrangeiras, CEP, etc.

Data Warehouse
Armazena dados que foram extrados dos vrios BDs de uma cia., sejam eles

operacionais, externos ou de outra espcie. a fonte central de dados j trabalhados, transformados e catalogados, prontos para serem utilizados por gerentes e outros profissionais da empresa para data mining, processamento analtico online e outras formas de anlise empresarial, pesquisa de mercado e apoio s decises. Podem ser subdivididos em data marts, os quais guardam subconjuntos de seus dados focando aspectos especficos da empresa, como um departamento ou um processo de negcios;

Data Warehouse

Data Mining
Outro uso dos dados do DW o data mining, no qual os dados de um DW so

processados para identificar fatores e tendncias-chave nos padres das atividades de negcios. Esse procedimento pode ser utilizado para apoiar a tomada de decises estratgicas nas operaes para obter vantagens competitivas no mercado. O data mining pode descobrir correlaes, padres e tendncias em dados das empresas (frequentemente em vrios terabytes de dados), armazenados em DWs. O software de data mining usa algoritmos avanados para reconhecimento de padres, bem como tcnicas matemticas e estatsticas para filtrar dados e extrair informaes estratgicas antes desconhecidas.

Data Mining

Banco de Dados em Hipermdia


O crescimento de sites na Internet e intranets e extranets tem aumentado o uso

de BDs em documentos em hipertexto e hipermdia. Um site de rede armazena essas informaes em um BDs em hipermdia que consiste em uma home page e outras pginas de multimdia ou mdias mistas (texto, imagens grficas e fotografias, videoclipes, segmentos de udio e assim por diante) com hiperlinks. Desta forma, podemos enxergar quanto ao gerenciamento de BD, que o conjunto de pginas de multimdia interconectadas em um site da rede um BD de pginas de hipermdia inter-relacionadas, em lugar de registros de dados interrelacionados.

Banco de Dados em Hipermdia

Navegador de Rede

A Internet Intranets Extranets

Software do Servidor de Rede

Banco de Dados em Hipermdia


Pginas em HTML Arquivos de Imagens GIF Arquivos de Vdeo Arquivos de Audio.

PCs ou NCs do Cliente

Servidor de Rede

Implementando o Gerenciamento de Dados


Os Gestores devem enxergar os dados como um valioso recurso que precisam

aprender a tratar para garantir o sucesso e a sobrevida de suas empresas. O gerenciamento de BDs uma aplicao importante dos sistemas de informao e no gerenciamento de dados de uma empresa. So necessrios outros esforos de gerenciamento de dados para compensar problemas que podem surgir da adoo de uma abordagem de gerenciamento de bancos de dados. So eles: 1) O gerenciamento de bancos de dados, 2) O planejamento de dados e, 3) O gerenciamento de dados.

Implementando o Gerenciamento de Dados


Recursos de dados incluem atividades de administrao de BDs, planejamento de dados e administrao de dados.

Benefcios do Gerenciamento de Dados


Reduz a duplicao de dados e integra-os de forma que possam ser

acessados por mltiplos programas e usurios. Os usurios so dotados de uma capacidade de consulta/ resposta e relatrio que lhes permitem facilmente obter as informaes de que necessitam sem terem de elaborar programas de computador. Integridade e segurana dos dados armazenados em BDs podem ser aumentadas, j que o acesso aos dados e a modificao dos BD`s so controlados pelo software de SGBD, dicionrio de dados e a funo de administrao do BD.

Desafios do Gerenciamento de Dados


Complexidade tecnolgica, pois difcil e caro desenvolver grandes BDs de

tipos complexos e instalar um SGBD.


Ser necessrio uma plataforma de Hardware mais potente, uma vez que

os requisitos de armazenagem aumentaro para os dados da empresa e para o SGBD. Com BDs centralizados aumentamos a sua vunerabilidade a erros, fraude e falhas. Inconsistncias podem surgir quando utilizado um mtodo de BDs distribudos. Logo, as maiores preocupaes no esforo de gerenciamento de recursos de dados recairo na segurana e na integridade dos BDs da Cia.

Estrutura dos BDs


As relaes entre os muitos registros individuais nos BDs so baseadas em

uma das diversas estruturas ou modelos lgicos de dados. Os pacotes de SGBD so projetados para utilizar uma estrutura especfica de dados para fornecer aos usurios finais acesso rpido e fcil as informaes armazenadas em BDs. As cinco estrutura de BDs fundamentais so os modelos: 1) Hierrquicos, 2) Estrutura em rede, 3) Estrutura relacional, 4) Orientados a objetos e, 5) Multidimensionais.

Estrutura Hierrquica
Os 1s pacotes SGBD para mainframe utilizavam a estrutura hierrquica, na

qual as relaes entre os registros formam uma estrutura de tipo rvore. No modelo hierrquico tradicional, todos os registros so dependentes e dispostos em estruturas de mltiplos nveis, que consistem em um registro raiz e qualquer nmero de nveis subordinados. Assim, todos os relacionamentos entre os registros so de um-para-muitos, j que cada elemento de dados se relaciona apenas com um elemento acima dele.
Elementos de Dados dos Departamentos Elementos de Dados do Projeto A Elementos de Dados do Projeto B

Elemento de Dados do Funcionrio 1

Elemento de Dados do Funcionrio 2

Estrutura Hierrquica
A estrutura em rede pode representar relaes lgicas mais complexas e ainda

utilizada por alguns pacotes SGBD de mainframe. Ela permite relacionamentos do tipo muitos-para-muitos entre os registros, ou seja, o modelo em rede pode acessar um elemento de dados seguindo um dentre vrios caminhos, porque qualquer elemento ou registro de dados pode ser relacionado com qualquer nmero de outros elementos de dados.
Departamento A

Departamento B

Funcionrio 1

Funcionrio 2

Funcionrio 3

Projeto A

Projeto B

Estrutura Relacional
O modelo relacional o mais popular das estruturas de BD, sendoutilizado pela

maioria dos pacotes SGBD para microcomputadores, bem como por muitos sistemas de potncia mdia e de computador central. No modelo relacional, todos os elementos dos dados dentro do BDs so concebidos como armazenados na forma de tabelas simples. Os pacotes SGBD baseados no modelo relacional podem vincular, ou relacionar elementos de dados de vrias tabelas para fornecer informaes para os usurios.

Estrutura Multidimensional

Estrutura Multidimensional
A estrutura multidimensional de BDs uma variao do modelo relacional que

utiliza estruturas multidimensionais para organizar dados e expressar as relaes entre os dados. Voc pode visualizar as estruturas multidimensionais como cubos de dados e cubos dentro de cubos de dados. Cada face do cubo considerada como uma dimenso de dados. Cada clula dentro de um estrutura multidimensional contm dados agregados relacionados a elementos ao longo de cada uma de suas dimenses. Um nica clula, por exemplo, pode conter as vendas totais para um produto em uma regio para um canal especfico de vendas em um nico ms.

Estrutura Multidimensional
Um dos maiores benefcios dos BD multidimensionais que eles so uma

maneira compacta e inteligvel de visualizar e manipular elementos de dados que possuem muitas inter-relaes. Por isso, os BD multidimensionais se tornaram a estrutura mais popular para os BD analticos que suportam aplicaes de processamento analtico online (Online Analytical Processing, ou OLAP), nas quais se esperam respostas rpidas para consultas comerciais complexas.

Estrutura Baseada em Objetos


Atualmente, as aplicaes de multimdia baseadas em rede para a Internet,

intranets e extranets se tornaram uma das principais reas de aplicao para a tecnologia de objetos.

Estrutura Baseada em Objetos


O modelo de BDs orientado a objetos considerado pea chave de uma nova

gerao de aplicativos multimdia baseados na rede. Um objeto consiste em valores de dados que descrevem os atributos de uma entidade, mais as operaes que podem ser executadas sobre os dados. Esta capacidade de sistematizao permite ao modelo orientado a objetos manipular melhor do que outras estruturas de bancos de dados os tipos mais complexos de dados (grficos, imagens, voz, texto), ele tambm suporta herana, ou seja, novos objetos podem ser automaticamente criados mediante a reproduo de algumas ou todas as caractersticas de um ou mais objetos pais. Essas capacidades o tornaram popular em aplicaes como por exemplo o CAD. A tecnologia de objeto, por exemplo, permite aos projetistas desenvolverem desenhos de produtos, armazen-los como objetos em um banco de dados orientado a objetos e reproduzi-los e modific-los para criar novos desenhos de produto.

Avaliao das Estruturas de BDs


As estruturas hierrquicas de dados foi um modelo natural para os BDs

utilizados para os tipos estruturados e rotineiros de processamento de transaes que caracterizam as operaes das empresas. Os dados para essas operaes podem ser facilmente representados por grupos de registros em uma relao hierrquica. Entretanto, existem muitos casos em que se necessitam de informaes sobre os registros que no possuem relaes hierrquicas. bvio que em algumas organizaes, por exemplo, os funcionrios de mais de um departamento podem trabalhar em mais de um projeto. Uma estrutura em rede poderia lidar facilmente com este relacionamento muitos-para-muitos. Por isso, ela mais flexvel do que a estrutura hierrquica no apoio a bancos de dados para muitos tipos de operaes das empresas. Entretanto, como a estrutura hierrquica, por suas relaes terem de ser estipuladas de antemo, o modelo de rede no consegue manipular facilmente requisies de informao especfica.

Avaliao das Estruturas de BDs


Os BDs relacionais, por outro lado, permitem ao usurio final a fcil recepo

de informaes em resposta a requisies especficas. Isto porque nem todas as relaes entre os elementos de dados em um BDs organizado de modo relacional precisam ser especificados quando o banco criado. O SGBD (tais como Oracle , DB2, Access) cria novas tabelas de relaes de dados utilizando partes dos dados de diversas tabelas. Desta forma, os BDs relacionais so mais fceis de serem trabalhados e mantidos pelos programadores do que os modelos hierrquicos e em rede. O uso de SGBD derivados do modelo baseado em objetos e multidimensionais est em constante crescimento, mas estas tecnologias ainda esto desempenhando um papel auxiliar ao software de BDs relacionais para a maioria das aplicaes em sistemas de informao empresarial.

Avaliao das Estruturas de BDs


Os BDs relacionais, por outro lado, permitem ao usurio final a fcil recepo

de informaes em resposta a requisies especficas. Isto porque nem todas as relaes entre os elementos de dados em um BDs organizado de modo relacional precisam ser especificados quando o banco criado. O SGBD (tais como Oracle , DB2, Access) cria novas tabelas de relaes de dados utilizando partes dos dados de diversas tabelas. Desta forma, os BDs relacionais so mais fceis de serem trabalhados e mantidos pelos programadores do que os modelos hierrquicos e em rede. O uso de SGBD derivados do modelo baseado em objetos e multidimensionais est em constante crescimento, mas estas tecnologias ainda esto desempenhando um papel auxiliar ao software de BDs relacionais para a maioria das aplicaes em sistemas de informao empresarial.

Tecnologia OO e a Web
O software de BDs orientado a objetos est sendo cada vez mais utilizado no

gerenciamento de BDs em hipermdia e applets Java naWeb, intranets e extranets. A indstria da informtica projeta que os sistemas de gerenciamento de BDs baseados em objetos se tornaro o componente de software fundamental para controlar as pginas em multimdia na rede e outros tipos de dados que apoiam sites na rede, pois um OODBMS pode facilmente gerenciar o acesso e armazenamento de objetos como documentos e imagens grficas, videoclipes, segmentos de udio e outros subconjuntos de pginas da rede. Enquanto a indstria da tecnologia orientada a objeto afirmam que um OODBMS pode operar com tipos complexos de dados e applets Java que os utilizam com muito mais eficincia do que os sistemas de gerenciamento de BDs relacionais. Os principais fornecedores de SGBD relacionais tm contra-atacado pela adio de mdulos OODBMS a se software relacional.

Acessando Banco de Dados


Nas manutenes em BDs, os registros ou objetos precisam ser adicionados,

apagados ou atualizados para registrar as transaes da Cia., devendo ocorrer de maneira rpida, o mesmo ocorrendo para os dados necessrios para gerar informaes solicitadas pelos usurios finais. Campos-chave
Um ou mais campos de identificao, ou chaves, que identificam o registro para que ele possa ser localizado.
Chave primria

Campo-chave ou campos-chave que identifica(m) exclusivamente o registro de dados em um arquivo.


Chave estrangeira (campo de vinculao ou relacionamento)

Campos dentro de um registro que indicam (apontam para) a localizao de um outro registro a ele associado em outro arquivo.

Acessando Banco de Dados


A juno das tabelas de funcionrios e de departamentos em um BD relacional

viabiliza o acesso de dados seletivamente em ambas as tabelas ao mesmo tempo.

Acesso Sequencial
Forma original e bsica para acessar dados o acesso sequencial. Usa uma

organizao sequencial, na qual os registros so fisicamente armazenados em uma ordem especfica de acordo com um campo-chave em cada registro. O acesso sequencial rpido e eficiente quando se manipulam grandes volumes de dados que precisam ser periodicamente processados. Entretanto, preciso que todas as novas transaes sejam classificadas na sequncia apropriada para o processamento do acesso sequencial. Alm disso, a maior parte do BDs ou arquivos tero que ser pesquisada para localizar, armazenar ou modificar mesmo um pequeno nmero de registros de dados. Assim, um mtodo muito lento para atender aplicaes que necessitem de atualizaes ou respostas imediatas.

Acesso Direto
Os registros no precisam estar em nenhuma sequncia especifica nas mdias de

armazenamento. Porem, o computador deve acompanhar o local de armazenamento de cada registro utilizando uma srie de mtodos de organizao direta para que os dados possam ser recuperados quando necessrio. Mtodo de Transformao de Chaves
Executa um clculo aritmtico em um campo ou registro chave e utiliza o n que resulta do clculo como endereo para armazenar e acessar esse registro. Por isto, o processo chamado de transformao de chaves pois uma operao aritmtica aplicada a um campo-chave transformando-o no endereo do registro.
Mtodo de Acesso Randmico

Este mtodo estabelece um vnculo randmico entre os campos-chave do registro e sua posio de armazenamento. Assim, o acesso a um registro poder ser feito de forma instantnea, utilizando o endereo de localizao do armazenamento do registro.

Acesso Direto
Mtodo de Acesso Sequencial Indexado (ISAM)

O acesso indexado ocorre quando se acessa de forma direta um arquivo sequencial. Na sua maioria, todo arquivo criado armazena os registros de forma sequencial. A forma sequencial de acesso torna-se inconveniente, pois medida que o arquivo aumenta de tamanho, aumenta tambm o tempo de acesso ao mesmo. Para se trabalhar com esta tcnica, basta criar um arquivo direto que ser o ndice de consulta do arquivo sequencial, passando este a ser o arquivo indexado. Os acessos sero feitos como em um livro, primeiro se consulta o arquivo ndice, o qual possui a chave de pesquisa, no caso seria o nmero da pgina, depois basta se posicionar de forma direta na pgina identificada no ndice, ou seja, no registro do arquivo indexado.

Desenvolvimento de Banco de Dados


Desenvolver bancos de dados pequenos e pessoais relativamente fcil

utilizando-se pacotes de gerenciamento de BDs para microcomputador. Porem, desenvolver um grande BDs de tipos complexos pode ser um trabalho complexo. Em muitas organizaes, desenvolver e gerenciar grandes BDs so tarefas do DBA e dos analistas de projetos de BDs. Eles trabalham com os usurios finais e analistas de sistemas para modelarem os processos empresariais e os dados que so necessrios. Em seguida determinam:
Que definies de dados devem ser includa no BD e; 2) Que estruturas ou relaes devem existir entre os elementos de dados.
1)

Planejamento de Dados e Projeto do BDs

Planejamento de Dados e Projeto do BDs


1.

Planejamento de Dados
Os administradores e projetistas de BDs trabalham com a gerncia e usurios finais para desenvolverem um modelo empresarial que defina o processo bsico da Cia.

2.

Especificao dos Requisitos


Definem as necessidades de informaes dos usurios finais em um processo empresarial. A descrio das necessidades dos usurios podem ser expressas em linguagem natural ou utilizando ferramentas de uma metodologia particular de projeto.

3.

Projeto Conceitual
Identificar os elementos-chave dos dados que so requeridos para executar suas atividades empresariais especficas. Isto frequentemente envolve o desenvolvimento de diagramas de entidades e relacionamentos (DER) que modelam as relaes entre as muitas entidades envolvidas nos processos empresariais.

Planejamento de Dados e Projeto do BDs


4.

Projeto Lgico
Traduz os modelos conceituais no modelo de dados de um sistema de gerenciamento de BDs.

5.

Projeto Fsico
Determina as estruturas de armazenamento de dados e mtodos de acesso.

Planejamento de Dados e Projeto do BDs


Este diagrama de entidades e relacionamentos ilustra algumas das relaes entre

entidades em um processo empresarial de compra e recebimento.

Planejamento de Dados e Projeto do BDs


Exemplos das vises lgicas e fsicas do banco de dados e da interface de software

de um sistema de informaes de servios bancrios.

Ambientes Operacionais
DVIDAS ?

Ambientes Operacionais
Referncias

OBRIEN, James A. Sistemas de Informao e as Decises Gerencias na era da Internet. 3 Edio. So Paulo: Saraiva, 2010. STALLINGS, Willian. Redes e Sistemas de Comunicao de Dados: Teoria e Aplicaes Corporativas. 1 Edio. Rio de Janeiro: Campus, 2005. ZELENOVSKY, Ricardo; MENDONA, Alexandre. PC: Um guia prtico de hardware e interfaceamento. Rio de Janeiro: MZ, 2006.

Potrebbero piacerti anche