Sei sulla pagina 1di 5

Dicas do Pernambuco-

ANO VIII - N 106 - OUTUBRO/2012

Dicas do Pernambuco - Informaes e dicas do interesse de Conselheiros, Dirigentes de Entidades de Classe e Profissionais do Sistema. Aceito e agradeo as contribuies, as correes e as consideraes.

A corrupo e a garantia quinquenal de obras.

Cada vez mais as responsabilidades pblicas passam a ter maiores consequncias e a Sociedade
passa ento a buscar cada vez mais estratgias de participao na conduo de seu prprio destino. O fenmeno mensalo marco de uma nova postura da Justia dever influenciar o brasileiro que a partir de agora passa a acreditar que finalmente algum de colarinho branco pode ser punido, (mesmo que ningum fique atrs das grades), e que esta satisfao, deve desencadear uma srie de aes e denuncias que iro se multiplicar aumentando a eficincia e a efetividade da democracia, oxal punindo exemplarmente os corruptos e favorecendo a Sociedade. O chamado resgate da cidadania... Passado s eleies hora de ver quem agiu de forma correta e quem achou que era muito esperto desviando recursos de obras e servios de engenharia pblicos. E no s nas Prefeituras... a hora de a corrupo ser apurada pela garantia quinquenal de Obras...

Os cidados que nos 4 ltimos anos conviveram com aqueles indcios de concorrncias fraudulentas,
com a conivncia de servidores pblicos, com medies fajutas, com o superfaturamento de preos, com materiais no empregados, com a utilizao de material de baixa qualidade, com o uso de tcnicas inadequadas, com as construes de reas aqum do combinado em contrato, com aqueles reajustes muito alm do permitido, que resultaram em obras paralisadas, inacabadas, ou em pssimas condies de uso, devem estar se perguntando se ainda podem fazer algo respeito... Afinal estas condies especiais que as atuais administraes fecham os olhos, escancaram para quem quiser ver que as obras pblicas apresentam diversos problemas das mais diversas origens, e algum tem ser responsabilizado por isto, por que o dinheiro publico, no mnimo, foi mal usado.

O Combate corrupo apura o desvio de verbas pblicas em obras das Prefeituras e outros rgos
pblicos que apresentar problemas e que ainda tem suspeita de fraudes, pode sim, comear agora...

Sabe aquela casquinha de asfalto sob uma base e sub-base magrinha de pedrisco, aquela rachadura que j d para ver a luz na parede da escola, aquela obra paralisada ou inacabada perto da sua casa ou aquela mancha enorme na parede por falha na impermeabilizao do posto de sade, pois , chegada a hora de ver se as obras foram feitas com a boa tcnica, com qualidade; ou de constatar que houve desvios, ou que ningum conferiu muito bem o que deveria ser muito bem verificado,...o fiscal de obra endossou e o Secretrio junto com o Prefeito se calaram... O rgo pblico obrigado (Lei) a indicar formalmente um engenheiro para fiscalizar as obras publicas. O profissional fiscal da obra deve recolher uma ART especfica ou mltipla, conforme (arts. 58 e 67 da Lei Federal n 8666/93 e Resoluo n 345 do Confea). No tem,... que pena hora do acerto... Enfim, hora da oposio que virou situao verificar as qualidade das obras pblicas executadas nos ltimos 5 anos, ou seja, no mandato inteiro do atual Gestor, e constatando problemas,... agir. A nova Administrao, assim que tiver acesso aos editais e contratos das obras em tese, deve de imediato desencadear um procedimento, que se inicia com a notificao extrajudicial do empreiteiro responsvel, para que este execute as reparaes necessrias. S esta atitude j deve ter uma repercusso satisfatria desta ao que no mnimo serve para assegurar que os prazos decadenciais sero atendidos. Considerando que os defeitos observados normalmente possam se agravar com o passar do tempo, h a necessidade de se tomar outras atitudes dependendo da situao da obra.

Se a empresa que prestou o servio for idnea a primeira repercusso ser sentar mesa para resolver a questo na primeira instancia, se no ser necessrio a instaurao de um processo judicial. No nos compete aqui julgar se houve ou no m f, erros ou desvios; erros existem e podem muito bem ser esclarecidos, sanados e at aceitos dependendo do bom senso e da documentao apresentada, mas se realmente constatar que houve inverso de valores, vamos apurar, cuidadosamente, e claro, permitindo ampla defesa e no final se houver culpa condenar. Obras construdas com m qualidade apresentam pouca durabilidade, oferecem riscos populao, frequentemente provocam acidentes (que implicam indenizaes a ser paga com recursos pblicos) e demandam novos investimentos em curtos prazos. E so inmeras as irregularidades detectadas em obras publicas mais as com mais frequncia so sobre preo, superfaturamento, licitao irregular, falta de projeto bsico e falta de projeto executivo, alm de problemas ambientais e alterao indevida de projeto.

Com esta ampla receita os Tribunais de Contas de todo o pas deve deflagrar em breve uma campanha nacional pelo cumprimento da Garantia Quinquenal, Obrigando as empresas a prestarem manuteno s obras realizadas. Segundo prev o Art. 618 do Cdigo Civil, este assunto promete uma multiplicao, muito alm da multiplicao simples, um caso realmente exponencial. A campanha promete incentivar a populao a denunciar, aos tribunais, obras deterioradas antes do prazo de cinco anos e que no estejam recebendo manuteno pelas empresas responsveis.

Envolver a populao desde uma pequena cidade, por que o cidado o maior aliado para o
combate s prticas de corrupo, pois a sociedade a maior prejudicada por esse mal. Mas no basta simplesmente falar, como se passssemos a responsabilidade. preciso alertar a cerca das exigncias da garantia quinquenal, do benefcio previsto no Cdigo Civil, na Lei de Licitaes e na Lei das Improbidades Administrativas e que est avanando em seus conceitos e aes e informar que qualquer cidado tem direito a garantia de servios e obras, fiscalizando a qualidade dos gastos. O poder pblico independente do tamanho do municpio no pode mais gastar recursos para consertar um servio mal feito, e isto promete ser uma bola de neve a partir de Janeiro de 2.013. A lei 8.666 reza no seu artigo 73 que durante o perodo de garantia, bem vivel o acionamento dos responsveis pela reparao dos defeitos, direito assegurado art. 618 do Cdigo Civil, o qual impe que nos contratos de empreitada de edifcios ou outras construes considerveis, o empreiteiro de materiais e execuo responder, durante o prazo irredutvel de cinco anos, pela solidez e segurana do trabalho executado, assim como em razo dos materiais e do solo. Tal forma de responsabilidade recai, portanto, sobre o empreiteiro de materiais e de lavor (empreitada mista), que responde no somente pelos servios prestados, mas tambm pela qualidade do material empregado na obra.. Esta responsabilidade tambm dever afetar aquele fiscal de obra (responsvel pela fiscalizao) que atestou que tudo estava na mais perfeita ordem materiais e tcnica dentro das normas da ABNT, j que...
A corrupo o mal que exaure a dignidade e a cidadania dos povos, drena a riqueza das naes e desvia recursos que proporcionariam o bem estar e o progresso de todos para o bolso e privilgio de alguns poucos.

Muitos no fazem, mas, natural que aps a execuo de uma obra pblica faz-se necessrio que a Administrao realize um detalhado procedimento de recebimento formal da mesma. Trata-se de uma exigncia da Lei de Licitaes que visa a assegurar que o objeto pago foi executado a contento, que a qualidade da obra apresenta-se conforme o esperado e que no resta nenhuma pendncia do contratado perante o Estado, em relao obra analisada.

Tal procedimento disciplinado no art. 73 - 2o da Lei no 8.666/93 e tal artigo, por sua vez,
fazem referencia a outra norma da mesma Lei, o art. 69, que dispe sobre a responsabilidade do construtor face aos vcios construtivos. Assim, requisito fundamental para o recebimento da obra, alm do fato de haver sido executada em sua plenitude em conformidade com o projeto e as normas tcnicas pertinentes, que a mesma no possua nenhum vcio construtivo aparente, situao esta que somente pode ser atestada mediante uma inspeo realizada por tcnicos capacitados.

A responsabilidade por defeitos precoces nas obras publicas atinge tambm os projetistas ou empresas de consultoria, por falhas ou omisses nos projetos, ainda que os mesmos tenham sido recebidos e aprovados pela Administrao Pblica. Os gestores pblicos tm por obrigao a adequada aplicao de recursos durante a contratao e execuo das obras, e principalmente aps a entrega das mesmas. Os Gestores Pblicos, durante o prazo quinquenal de garantia, so obrigados a notificar os responsveis pelos defeitos verificados nas obras pblicas. Sua omisso ou a realizao de quaisquer despesas para as correes so tipificadas pelo art. 10 da Lei n 8.429/92, Lei de Improbidade Administrativa, que define: Constitui ato de improbidade administrativa que causa leso ao errio qualquer ao ou omisso, dolosa ou culposa, que enseje perda patrimonial, desvio, apropriao, malbaratamento ou dilapidao dos bens ou haveres das entidades referidas no art. 1 desta Lei. Ser que cabe aqui um processo de improbidade administrativa aos novos prefeitos que iro assumir em 2013, pelo motivo de descontinuidade administrativa, omisso ou mesmo conivncia por no acionarem as alarmantes falhas de construo? ENCAMINHAMENTO PARA AO JUDICIAL Caso a empreiteira no inicie no prazo estipulado os servios solicitados ou deixe de apresentar a competente pea de defesa, a Administrao Pblica deve encerrar o Processo Administrativo, concluindo pela responsabilizao do executor, e remet-lo para a Procuradoria-Geral da unidade federativa, ou outro rgo de equivalente funo, solicitando a demanda do devido processo judicial. Dado o regular transcurso do processo administrativo e a urgncia em se iniciar os reparos, uma vez que sua postergao acarreta o agravamento dos defeitos e perigo ou desconforto aos usurios, o ofcio de notificao deve tambm requisitar um pedido de antecipao de tutela e a arbitragem de uma multa diria pelo no cumprimento. A instaurao ou instruo do Processo Judicial no impede que, em casos urgentes, a Administrao Pblica execute os servios de reparao. Neste caso, deve comunicar previamente o fato, informando do respectivo oramento, Procuradoria-Geral, ou outro rgo de equivalente funo, para que tome todas as providncias legais que assegurem o posterior ressarcimento dos custos. Como o incio da garantia coincide com a data de recebimento da obra, a inteno deste artigo alertar os novos futuros gestores pblicos e a sociedade para que fiquemos atentos para as obrigaes legais tentando cobrar as garantias quinquenais em obras e aes para punir os gestores pblicos espertos que utilizaram recursos para obras publicas que deixaram a desejar...

REFLEXES...
A execuo de obras e servios de engenharia pblicos representa uma das atividades governamentais de maior grau de vulnerabilidade e risco inerente ocorrncia de desperdcios, abusos administrativos, prticas deficientes e fraudes. A participao da sociedade nestes processos no deve ser apenas legitimadora das aes de governo, mas, tambm, de interferncia, demonstrando suas necessidades, seus desejos, suas reclamaes e suas sugestes... nesta hora que pode se identificar colaboradores - funcionrios da administrao municipal que no compactuaram com os corruptos -, a fim de se obterem informaes sobre fraudes administrativas, e iniciar um processo de decncia...

Engenheiro civil Marcio de Almeida Pernambuco CREA 0600905790

REFLEXES...
A execuo de obras e servios de engenharia pblicos representa uma das atividades governamentais de maior grau de vulnerabilidade e risco inerente ocorrncia de desperdcios, abusos administrativos, prticas deficientes e fraudes.

Engenheiro civil Marcio de Almeida Pernambuco CREA 0600905790

A participao da sociedade nestes processos no deve ser apenas legitimadora das aes de governo, mas, tambm, de interferncia, demonstrando suas necessidades, seus desejos, suas reclamaes e suas sugestes... nesta hora que pode se identificar colaboradores funcionrios da administrao municipal que no compactuaram com os corruptos -, a fim de se obterem informaes sobre fraudes administrativas, e iniciar um processo de decncia...

"SE VOCE QUER UM FUTURO PARA SUA PROFISSO PARTICIPE DA SUA ENTIDADE DE CLASSE"

s de Imprimir pense em sua responsabilidade e compromisso com o MEIO AMBIENTE! Atualize seus dados cadastrais, para continuar recebendo os boletins. O Dicas do Pernambuco respeita a sua privacidade e contra o spam na rede. permitida a reproduo quando comunicado ao autor e citada a fonte. Distribudo gratuitamente por e-mail: tiragem 10. 317 exemplares.

Ante

email: engpernambuco@uol.com.br - Copyright Marcio de Almeida Pernambuco Engenheiro Civil CREA 0600905790

Potrebbero piacerti anche