Sei sulla pagina 1di 55

SENAI Servio Nacional de Aprendizagem Industrial Centro de Formao Profissional AFONSO GRECO

INSTALAES ELTRICAS PREDIAIS

Praa Expedicionrio Assuno, 168 Bairro Centro Nova Lima MG CEP: 34.000-000
Telefone: (31) 3541-2666

Sumrio
1. Apresentao ........................................................................................................3 2. Simbologia.............................................................................................................4 3- Linguagem do desenho ....................................................................................... 13 4- Planta baixa e simbologia ................................................................................... 14 5- Diagramas eltricos prediais ............................................................................... 21 6- Esquema unifilar ................................................................................................. 24 7- Diagramas eltricos industriais ........................................................................... 30 8 Exerccios .......................................................................................................... 34 9- Diagramas de partida de motores ....................................................................... 35 10- Exerccios.......................................................................................................... 37 11- Layout de montagem ........................................................................................ 39 12- Diviso de circuitos quadros de distribuio ................................................. 40 Funo ................................................................................................................. 40 13- LMPADAS....................................................................................................... 47 As Lmpadas Incandescentes ......................................................................... 47 14 ATERRAMENTO ............................................................................................. 50 14.1 Introduo ................................................................................................. 50 14.2 Para que serve o aterramento eltrico? .................................................... 50 14.3 Definies: Terra, Neutro e Massa ........................................................... 50 14.4 Tipos de aterramento ................................................................................ 51 14.5 Procedimentos .......................................................................................... 52 14.6- Tratamento qumico do solo ....................................................................... 53 14.7 Medindo o terra. ........................................................................................... 54 15- Referncias Bibliogrficas ................................................................................. 55

1. Apresentao

Muda a forma de trabalhar, agir, sentir, pensar na chamada sociedade do conhecimento. Peter Drucker

O ingresso na sociedade da informao exige mudanas profundas em todos os perfis profissionais, especialmente naqueles diretamente envolvidos na produo, coleta, disseminao e uso da informao. O SENAI, maior rede privada de educao profissional do pas,sabe disso , e ,consciente do seu papel formativo , educa o trabalhador sob a gide do conceito da competncia: formar o profissional com responsabilidade no processo produtivo, com iniciativa na resoluo de problemas, com conhecimentos tcnicos aprofundados, flexibilidade e criatividade, empreendedorismo e conscincia da necessidade de educao continuada. Vivemos numa sociedade da informao. O conhecimento , na sua rea tecnolgica, amplia-se e se multiplica a cada dia. Uma constante atualizao se faz necessria. Para o SENAI, cuidar do seu acervo bibliogrfico, da sua infovia, da conexo de suas escolas rede mundial de informaes internet- to importante quanto zelar pela produo de material didtico.

Isto porque, nos embates dirios,instrutores e alunos , nas diversas oficinas e laboratrios do SENAI, fazem com que as informaes, contidas nos materiais didticos, tomem sentido e se concretizem em mltiplos conhecimentos. O SENAI deseja , por meio dos diversos materiais didticos, aguar a sua curiosidade, responder s suas demandas de informaes e construir links entre os diversos conhecimentos, to importantes para sua formao continuada ! Gerncia de Educao e Tecnologia

2. SIMBOLOGIA
A simbologia, por se tratar de uma forma de linguagem, bem como todo o conjunto que completa um determinado projeto (esquemas, detalhes, desenhos, etc.,) deve ser exata para ser compreensvel; deve ser tambm clara e de fcil interpretao para os que dela se utilizarem. Do mesmo modo que um idioma, a simbologia est subordinada a regras, que so as normas tcnicas. Os smbolos marcados com asterisco (*) no constam nas normas da ABNT, foram acrescentados tendo em vista facilitar a execuo de projetos eltricos.
SMBOLOS UTILIZADOS EM INSTALAES ELTRICAS PREDIAIS

10

11

12

3- LINGUAGEM DO DESENHO
Croquis
O termo, de origem francesa, aportuguesado como croqui, que pode tambm ser traduzido como esboo. Alm desses nomes, um termo corrente para designar este tipo de representao layout, proveniente do ingls. O croqui um desenho rpido, sem ateno s normas tcnicas, feito com o objetivo de discutir ou expressar uma idia na forma grfica. Portanto, no exige grande preciso. O importante que a idia contida no desenho seja transmitida com clareza. O que se deseja com essa tcnica registrar uma idia na forma de um rascunho,para que, posteriormente, esta possa ser utilizada na elaborao de um desenho definitivo (finalizado). Devido natureza de sua criao, os croquis sempre se encontram fora de escala. A seguir, temos o exemplo de um croqui, exibindo a idia do arranjo dos mveis em um escritrio:

13

4- PLANTA BAIXA E SIMBOLOGIA


Planta baixa a projeo que se obtm quando cortamos, imaginariamente, uma edificao com um plano horizontal, paralelo ao plano do piso. A altura do plano de corte em relao ao plano do piso tal, que permite a visualizao de paredes, portas e janelas da edificao. Esta altura pode variar entre 1,50m e 1,80m. Exemplo de obteno de planta baixa: - Aqui, temos uma edificao como vista normalmente. - Para chagarmos planta baixa de uma edificao, devemos pensar de acordo com seguintes procedimentos:

os

- A parte de cima da edificao removida.

- A parte de baixo servir para o desenho da planta baixa.

14

15

"A Planta Baixa tem por finalidade mostrar, claramente, as divises dos compartimentos, a circulao entre eles,suas dimenses e seu destino".

Na planta baixa, devem estar detalhadas as medidas das paredes (comprimento e espessura), portas, janelas, o nome e o nvel de cada ambiente e escala em que foi confeccionado o desenho. A partir da planta baixa elaborado o projeto eltrico de ma obra.

Elas so representadas na planta baixa, conforme as simbologias apresentadas abaixo:

Ao lado, vemos a representao de uma porta de abrir em uma planta baixa. A inscrio junto porta indica suas dimenses. Esta indicao feita sempre conforme a regra: Largura Altura Portanto, a porta representada ao lado possui 70 m de largura e 210 cm de altura. Esta porta de correr possui 60 cm de largura e 200 cm de altura.

16

importante notar que as indicaes de medidas em plantas baixas so sempre feitas em centmetros.

Vos de Janelas e bsculas


A representao de janelas conseqncia do conceito de planta baixa, pois o plano de corte que a fornece secciona tambm as janelas.

Assim como as portas, tambm existem dois tipos de janelas: janelas de abrir e janelas de correr:

A indicao das dimenses da janela feita conforme a seguinte regra:

Exemplo:

Peitoril a parte inferior da janela, sua altura medida a partir do piso da edificao.

17

Ao se tratar de uma bscula ou de uma janela alta, a indicao no desenho deve ser feita atravs de linhas tracejadas, indicando que se trata de uma projeo. Isto ocorre, porque o plano de obteno da planta baixa no atinge as bsculas, por causa da altura em que se encontram.

Note que a altura do peitoril superior ao plano de corte utilizado no exemplo de obteno de planta baixa (1,50m). Alm das indicaes de medidas descritas acima, as portas e janelas podem ser acompanhadas na planta baixa por um ndice:

Estes ndices so referncias para a consulta a um quadro de esquadrias

que,geralmente, se encontra junto planta baixa:

18

Linhas de cota
As linhas de cota representam as medidas de um projeto. Os nmeros que vm escritos junto dessas linhas so as medidas da edificao.

As formas em que comumente so encontradas as linhas de cota so as seguintes:

Nas intersees das linhas de cota com as linhas de chamada, usam-se setas, pontos ou traos.

19

Utilizando o recurso das linhas de cota, possvel indicar diversas medidas importantes em uma planta baixa. Tambm possvel chegar a informaes importantes como a rea interna e o permetro dos compartimentos de uma edificao.
Os valores das cotas indicadas na planta baixa so os valores das medidas reais da edificao. Porm, impossvel representar, no desenho, um quarto ou uma sala em seu tamanho real. Portanto, o desenho deve ser reduzido e para isso, necessria a utilizao de desenhos em escala.

20

5- DIAGRAMAS ELTRICOS PREDIAIS / industriais


Esquema
a representao de uma instalao, ou parte dela, por meio de smbolos grficos.Todo ou qualquer projeto ser desenvolvido atravs de smbolos, e para tanto, sero utilizados os esquemas unifilar, multifilar e funcional.

Esquema Multifilar
Este esquema representa todo o sistema eltrico, em seus detalhes, com todos os condutores. Cada trao um fio que ser utilizado na ligao dos componentes.

Utiliza-se, freqentemente, o diagrama multifilar para representar circuitos de comando e proteo e circuitos de fora para acionamentos industriais.

O diagrama ou circuito de fora deve conter os elementos a serem acionados, ou seja, a carga do circuito. Entre estes componentes, esto os motores e equipamentos de alta potncia, por isso, este diagrama chamado tambm de diagrama de potncia.

21

O diagrama ou circuito de comandos, proteo e sinalizao deve conter os elementos atuadores, tais como: botoeiras, fins de curso, lmpadas de sinalizao e contatos auxiliares de contatores e rels.

A larga aplicao deste tipo de representao em projetos da rea de comandos eltricos e automao industrial no impedem seu uso para representar circuitos simples como os utilizados em instalaes prediais.

22

O esquema multifilar representa, exatamente, como a instalao executada na prtica.

Sempre que for representado um smbolo, este estar instalado em uma caixa de passagem, quer seja no teto ou parede, e os condutores sempre estaro passando por dentro dos eletrodutos, os quais sempre tero origem de um Quadro de Distribuio (QD). Em um projeto, se a sua representao fosse feita na forma multifilar, cada condutor seria representado por um trao, saindo do QD e chegando ao seu destino. Como observamos na figura acima, seria impossvel representar um projeto na forma multifilar, pois seriam tantos os traos, que dificultariam a sua interpretao. Neste caso, para realizar um projeto com clareza, e de maneira simplificada, utilizamos a forma unifilar.

23

6- ESQUEMA UNIFILAR
O esquema unifilar representa um sistema eltrico simplificado que identifica o nmero de condutores e representa seus trajetos por um nico trao. Geralmente, representa a posio fsica dos componentes da instalao, porm no representa com clareza o funcionamento e seqncia funcional dos circuitos. Na figura a seguir, temos um esquema de um circuito eltrico composto de interruptor simples, tomada, lmpadas incandescentes, rede de eletrodutos e fiao, todos representados na forma unifilar.

Nos projetos eltricos representados em planta baixa, utiliza-se o diagrama unifilar,devido facilidade de interpretao do posicionamento dos componentes e das ligaes entre caixas de passagem atravs de eletrodutos.

importante lembrar que as linhas que ligam os smbolos dos componentes representam os eletrodutos e no os fios do circuito. Estes so representados atravs de smbolos especficos, dispostos sobre os eletrodutos no diagrama unifilar:

24

Esquema Funcional
Apresenta todo o sistema eltrico e permite interpretar, com clareza e rapidez, o funcionamento ou seqncia funcional dos circuitos. No se preocupa com aposio fsica dos componentes da instalao, pois os caminhos das correntes so representados por meio de retas, sem cruzamento ou inclinao na vertical ou horizontal. Neste esquema, mostra-se o equipamento exatamente como ele encontrado venda no mercado, ou como ele industrialmente fabricado.

Nota: Os elementos de circuito contidos em um diagrama eltrico devem sempre ser representados em seu estado normal (desligado). Atravs das figuras a seguir possvel fazer um comparativo entre os tipos de representao apresentados. Todos os esquemas representam o mesmo circuito: Lmpada incandescente comandada por interruptor conjugado com tomada.

25

26

27

3) Analise a planta baixa dada e codifique a fiao necessria para que a lmpada

fluorescente funcione corretamente.

28

4) Numere a segunda coluna conforme os smbolos apresentados na primeira.

29

7- DIAGRAMAS ELTRICOS INDUSTRIAIS


Os sistemas eltricos industriais, assim como os demais, so constitudos de "circuitos eltricos", implementados por componentes / dispositivos / equipamentos, cada qual com a sua funo, e pelas interligaes entre eles. A forma pela qual representamos os componentes, dispositivos e equipamentos escolhidos durante o projeto e as ligaes corretas a serem executadas, so atravs dos "diagramas". Nos "diagramas" cada componente, dispositivo ou equipamento ser representado por um smbolo grfico, na maioria das vezes, normalizado ou padronizado, e as ligaes sempre por linhas paralelas. Nos sistemas eltricos industriais apesar de todas as partes estarem interligadas e quase sempre interagirem, podemos dividi-los em cinco partes distintas: alimentao, proteo, comando, controle e sinalizao. Para facilitar o entendimento das informaes contidas no projeto, essas partes so representadas em dois diagramas distintos, o "diagrama de fora" ou "diagrama de potncia" e o "diagrama de comando e sinalizao" ou diagrama de controle. O "diagrama de fora" representativo do fluxo da energia eltrica no processo, ou seja, representa-se o circuito desde o ramal de alimentao, indicando de onde ele vem, passando pelos barramentos de distribuio para os diversos circuitos demarradores, que so os circuitos terminais que alimentam os equipamentos de utilizao. Os transformadores, os medidores das grandezas eltricas, os dispositivos de chaveamento normal e os dispositivos de chaveamentos de

30

emergncia, devero ser mostrados nesse diagrama. Exemplo de diagrama de fora O "diagrama de controle" representativo dos circuitos que implementam a lgica de funcionamento do processo, alm de alimentar os dispositivos de sinalizao, os quais nos possibilitaro uma visualizao e monitorao do processo atravs de painis sinpticos. Ainda na sinalizao, esse diagrama poder conter alguns indicadores do valor atual de alguma varivel do processo que nos interesse. No diagrama em questo iro aparecer os elementos de disparo dos dispositivos de chaveamento (contatores, tiristores e disjuntores), botes de comando, instrumentao de campo, rels de controle discreto em geral, controladores analgicos, cartes de E/S de CLP's e etc.. Parte do sistema de proteo tambm

poder est contida aqui. Exemplo de diagrama de controle

31

Diagramas eltricos Industriais Exemplo 1: Ligar um contator principal atravs de comando distncia por botes. a) Circuito de comando

Convenes: F1, F2 - Fusveis Diazed S0 - Botoeira Normalmente Fechada (NF) S1 - Botoeira Normalmente Aberta (NA) SK1 - Contato Normalmente Aberto do Contator K1 - Bobina do Contator

32

Exemplo 2: Ligar 3 lmpadas comandadas por contator, com botoeiras a distncia. a) Circuito de fora

b) Circuito de comando

Convenes: F1, F2, F3, F4, F5 e F6 - Fusveis NH F7, F8 - Fusveis Diazed S0 - Botoeira Normalmente Fechada (NF) S1 - Botoeira Normalmente Aberta (NA) SK1 - Contato Normalmente Aberto do Contator K1 - Bobina do Contator H1, H2 e H3 - Cargas (Lmpadas).

33

8 EXERCCIOS
Tarefa 1: Efetuar a partida direta de um motor trifsico comandado por contator, rel trmico e disjuntor. a) Circuito de Fora

b) Circuito de comando

34

9- DIAGRAMAS DE PARTIDA DE MOTORES


A seguir podemos observar o diagrama de fora para uma instalao com quatro motores e cada um deles com um mtodo de partida diferente, na seqncia: partida direta, chave estrela-tringulo, chave auto-compensadora e chave com impedncia srie.

35

Diagrama de Fora das partidas com tenso reduzida

36

10- EXERCCIOS
TAREFA 2: Efetuar a partida de motores trifsicos em estrela tringulo automtica, utilizando contatores e rel temporizado. a) Circuito de Fora

37

TAREFA 3: Executar a partida de motores trifsicos para duas velocidades com dois enrolamentos, atravs de contatores. a) Circuito de Fora

38

11- LAYOUT DE MONTAGEM


O Layout de montagem constitui um documento importante para orientar a montagem, localizao e reparao de falhas em todos os equipamentos que constituem uma instalao eltrica. O layout que envolva mquinas, equipamentos eltricos, instalaes, etc., devem refletir a distribuio real dos dispositivos, barramentos, condutores, etc., e seus elementos separados, como indicar os caminhos empregados para a interconexo dos contatos destes elementos.

39

12- Diviso de circuitos quadros de distribuio


Um circuito compreende todos os elementos (tomadas, lmpadas, etc.) Ligados ao mesmo par de condutores e ao mesmo dispositivo de proteo (fusvel ou disjuntor) Divide-se uma instalao eltrica em circuitos parciais para facilitar a manuteno, para que a proteo possa ser melhor dimensionada e para reduzir as quedas de tenso. Sabe-se que o disjuntor (ou fusvel) calculado para toda a carga do circuito (pois se temos um s circuito, teremos um disjuntor de grande capacidade e um pequeno curto-circuito no ser percebido por ele, entretanto se tivermos vrios circuitos, com vrios disjuntores de capacidades menores, aquele curto poder ser percebido por um desses disjuntores que desligar somente o circuito parcial onde tiver ocorrido um curto-circuito). A Norma brasileira no prev o limite de potncia que deve ser instalado em um circuito, entretanto, recomenda a utilizao de um circuito independente para cada aparelho com potncia igual ou superior a 1500 VA. Tambm as tomadas de corrente de cozinha, copas e reas de servio devero constituir um ou mais circuito independentes, o qual no poder conter pontos de iluminao. A bitola mnima dos condutores dever ser especificada de acordo com as referncias abaixo:

Funo
Iluminao Tomadas em quartos, salas e similares Tomadas em cozinhas, reas de servio, garagens e similares Aquecedor de gua em geral Mquina de lavar roupa Aparelho de ar condicionado Foges eltricos Cordes flexveis para aparelhos como abajures, lustres e semelhantes Circuitos de controle e sinalizao (Campainha)

Dimetro do fio em 1,5 mm2 1,5 mm2 2,5 mm2 2,5 mm2 4,0 mm2 2,5 mm2 6,0 mm2 0,75 mm2 0,5 mm2

Os circuitos devero partir de um quadro de distribuio onde sero instalados os dispositivos de proteo para cada circuito (independentes para cada circuito) Dever haver um condutor neutro para cada circuito no podendo ser o neutro seccionado para instalao de proteo ou para qualquer outro fim. Nmero de tomadas por cmodo Cada cmodo de uma residncia dever ter tantas tomadas quantos forem os aparelhos a serem instalados dentro do mesmo. Uma sala de estar, por exemplo, deve ter tomadas para televisor, som, abajures, enceradeira, etc. A norma determina as seguintes quantidades mnimas para instalaes de tomadas:

40

- 1 tomada por c6omodo para rea igual, ou menor que 6 m 2. - 1 tomada para cada 5 metros ou frao de permetro, para reas maiores que 6 m2. - 1 tomada para cada 3,5 m, ou frao de permetro para copas, cozinhas, etc. (em cada bancada de 30 cm, ou mais, deve ser prevista uma tomada), - 1 tomada em subsolos, stos, garagens e varandas. Dimensionamento de condutores Tipos de condutores Todo metal condutor de corrente eltrica, entretanto, alguns conduzem melhor que outros, ou seja, alguns oferecem menor resistncia a passagem de corrente eltrica que outros. A resistncia de um condutor expressa pela frmula:

Onde R = Resistncia do condutor = Resistividade (varia com o material empregado) l = Comprimento do condutor S = Seo (rea) transversal do condutor

Unidade mm2/m m mm2

Os materiais mais utilizados para a conduo da energia eltrica so: Prata Utilizada em pastilhas de contato de contatores e rels Resistividade: 0,016 mm2/m a 20oC Cobre Utilizado na fabricao de fios em geral e equipamentos eltricos (chaves, interruptores, tomadas, etc.) Resistividade: cobre duro - 0,0179 mm2/m a 20oC. cobre recozido 0,0172 mm2/m a 20oC. Bronze Liga de cobre e estanho, utilizada em equipamentos eltricos e linha de trao eltrica (bondes, etc.). Resistividade: (bronze silcio) 0,0246 mm2/m a 20oC. Lato Liga de cobre e zinco, utilizada em aparelhagem eltrica. Resistividade: aproximadamente a mesma do cobre.

Alumnio Utilizado na fabricao de condutores para linhas e redes por ser mais leve e de custo mais baixo. Os fios e cabos de alumnio podem se apresentar de duas formas: CA - Alumnio puro CAA Alumnio enrolado sobre um cabo de ao (alma de ao) Resistividade: 0,028 mm2/m.

41

Construtivamente os condutores podem ser formados por um nico fio slido, nas sees menores (at 16 mm2), ou por um encordoamento de fios slidos, formando um cabo. Sobre o condutor assim formado aplicada uma camada de isolao, seja por termoplstico como PVC e o PE seja por termofixos (vulcanizao) como o EPR e XLPE Essa camada de isolao pode ser simples (isolamento) ou dupla (isolamento + cobertura). conveniente aqui estabelecer-se a diferena entre os termos: isolao e isolamento. Isolao um termo qualitativo referindo-se ao produto que cobre o

condutor e Isolamento quantitativo, referindo-se tenso para a qual o condutor foi projetado. - Condutores isolados Os condutores isolados so constitudos de dois tipos: prova de tempo e para instalaes embutidas. Os primeiros s podem ser usados em instalaes areas, uma vez que a sua isolao no tem a resistncia mecnica necessria para sua instalao em dutos, os outros podem ser usados em qualquer situao. A escala de fabricao dos condutores adotada no Brasil a srie mtrica onde os condutores so representados pela seo transversal (rea) em mm 2. Normalmente so fabricados condutores de 0,5 mm2 a 500 mm2 (para o transporte de energia). As normas brasileiras s admitem, nas instalaes residenciais, o uso de condutores de cobre, salvo para os casos de condutores de aterramento proteo, que tm especificaes prprias. - Clculo dos Condutores As Normas da ABNT definem, para a determinao da seo dos condutores, dois critrios bsicos a serem observados: limite de conduo de corrente limite de queda de tenso

Aps a anlise, observados os dois critrios separadamente, dever ser adotado o resultado que levou ao condutor de maior seo. Observa-se a seo mnima admissvel pela NBR 5410, para instalaes predais, portanto, case se chegue a um condutor mais fino do que o definido pela norma, dever ser adotado o fio indicado. A seo dos condutores s podero ser inferior a 1,5 mm 2 nos seguintes casos:

42

a- Nos cordes flexveis para a ligao de aparelhos domsticos e aparelhos de iluminao (nas ligaes internas dos lustres), a seo dos condutores poder ser reduzida, de acordo com a potncia exigida, at 0,75 mm 2. b- Nos circuitos de sinalizao e controle (campainhas, etc.) onde podero ser utilizados condutores de 0,5 mm2. Nos casos de reduo de seo, os dispositivos de proteo devero estar dimensionados de forma a operar (abrir o circuito), no caso de um defeito, antes de causar danos aos condutores. - Limite de Conduo de Corrente Quando h circulao de corrente em um condutor, o mesmo se aquece, e o calor gerado transferido ao ambiente em redor, dissipando-se. Se o condutor est instalado ao ar livre a dissipao maior, ou seja, o condutor tenderia a se resfriar mais depressa quando a corrente deixasse de circular pelo mesmo, se o condutor est instalado em um eletroduto a dissipao menor. Quando existem vrios condutores no mesmo eletroduto as quantidades de calor geradas em cada um deles, se somam, aumentando ainda mais a temperatura. Os condutores so fabricados para operar dentro de certos limites de temperatura, a partir dos quais comea a haver uma alterao nas caractersticas do isolamento que deixa de cumprir a sua finalidade. A NBR-5410 define que os condutores com isolamento termoplstico, para instalaes residenciais, sejam especificados para uma temperatura de trabalho de 70oC (PVC/70oC) e as tabelas de capacidade de conduo de correntes so calculadas tomando como base este valor e a temperatura ambiente de 30 oC. A tabela seguinte d a capacidade de conduo de corrente para condutores instalados em eletrodutos, condutos, calhas, etc., e ao ar livre ou em instalaes expostas.

Capacidade de corrente para condutores isolados (Temperatura ambiente de 30oC condutores de cobre) em A Seo Nominal mm2 1,0 1,5 2,5 4,0 6,0 10,0 16,0 25,0 35,0 50,0 Eletrodutos 2 condutores 3 condutores carregados carregados 13,5 12 17,5 15,5 24 21 32 28 41 36 57 50 76 68 101 89 125 111 151 134 Ar livre 2 condutores 3 condutores carregados carregados 15 13,5 19,5 17,5 26 24 35 32 46 41 63 57 85 76 112 101 138 125 168 151

43

70,0 95,0 120,0

192 232 269

171 207 239

213 258 299

192 232 269

Quando o nmero de condutores instalados no mesmo eletroduto for superior a 3 e/ou a temperatura ambiente for superior a 30oC os valores da tabela de limites de conduo de corrente (coluna 2 condutores carregados) devero ser multiplicados pelos seguintes fatores de reduo: Temperatura Ambiente 35 40 45 50 Fator de Reduo 0,93 0,87 0,79 0,71 No de condutores no mesmo conduto 4 6 8 10 12 Fator de Reduo 0,80 0,69 0,62 0,59 0,55

Limite de Queda de Tenso

Como vimos anteriormente, todo condutor tem uma certa resistncia a quando circula corrente por uma resistncia h uma dissipao de potncia em forma de calor e, consequentemente, uma queda de tenso no condutor. Segundo a lei de Ohm, a queda de tenso num trecho A-B dada por: VAB = V = RI A potncia dissipada (perda de potncia) no trecho A-B, WAB= V.I = (RI)I WAB = RI2 Donde a tenso aplicada carga ser igual a V-V. Como a potncia determinada pelo produto da corrente pela tenso aplicada, teremos na carga W= (V-V)I que menor que a potncia obtida, se no houvesse V.

Queda de Tenso Percentual A queda de tenso , normalmente, expressa em percentual (%) e seu valor calculado pela seguinte maneira: V(%) = V de entrada V na carga x 100

44

V de entrada

A ABNT (NBR-5410) determina os seguintes valores mximos de queda de tenso percentual admissveis, para instalaes alimentadas diretamente por um ramal de baixa tenso: iluminao: 4% outras utilizaes: 4%

O clculo da queda de tenso atravs dos dados do circuito relativamente complexo, envolvendo fatores que nem sempre esto perfeitamente definidos no mesmo. Para maior facilidade foram organizadas tabelas que, para uma dada tenso aplicada ao circuito (V de entrada), e considerando-se e considerando-se a queda de tenso admissvel (%), do os valores do momento eltrico para cada condutor. Obs.: Momento eltrico igual ao produto da corrente (A) que passa pelo condutor, pela distncia (m) desde o ponto de entrada da energia at o final do circuito. Algebricamente expressa-se da seguinte forma: ME = A x m As tabelas a seguir foram calculadas para condutores com isolamento em PVC/70oC Tabela 1 Momento Eltrico Condutores em eletrodutos (A x m) 127 V - 1 2% 3% 5% 75 112 187 110 166 276 181 272 454 292 438 730 438 657 1095 726 1089 1814 1104 1657 261 1693 2540 4233 2309 3464 5733 3060 4590 7651 4164 6246 10410 5404 8106 13511 220 V - 1 2% 3% 5% 129 194 324 191 287 478 314 471 786 506 759 1264 759 1138 1897 1257 1186 3143 1913 2870 4783 2933 4400 7333 4000 6000 10000 5301 7952 16253 7213 10820 18033 9362 14043 23404 220 V - 3 2% 3% 5% 152 228 379 220 330 550 367 550 917 587 880 1467 863 1294 2157 1467 2200 3667 2256 3385 5641 3465 5197 8661 4632 6947 11579 6111 9167 15278 8302 12453 20755 10732 16098 26829

Cond. mm2 1 1,5 2,5 4 6 10 16 25 35 50 70 95

Tabela 1 Momento Eltrico Condutores em instalaes areas (A x m)

45

Cond. mm2 1 1,5 2,5 4 6 10 16 25 35 50 70 95

127 V - 1 2% 3% 5% 75 112 187 110 166 276 181 272 454 282 423 706 412 653 1029 663 995 1658 996 1494 2490 1451 2177 3629 1881 2822 4704 2352 3528 5880 2988 4482 7471 3681 5522 9203

220 V - 1 2% 3% 5% 129 194 324 191 287 478 314 471 786 489 733 1222 713 1070 1783 1149 1723 2872 1725 2588 4314 2514 3771 6286 3259 4889 8148 4074 6111 10185 5176 7765 12941 6377 9565 15942

220 V - 3 2% 3% 5% 149 224 373 222 332 554 357 536 893 563 845 1408 824 1236 2060 1325 1998 3313 1991 2986 4977 2914 4371 7285 3761 5641 9402 4681 7021 11702 6027 9041 15068 7333 11000 18333

Exemplo de utilizao da tabela de momentos eltricos: a- Determinar a bitola dos condutores areos a serem ligados a uma carga trifsica situada a 130 metros de distncia a cuja corrente de 20 A, sabendo que a tenso do circuito 220 V e a queda de tenso no pode ultrapassar 5%.

Soluo O momento eltrico neste caso : 20 A x 130 m =2600 A.m Consultando-se a tabela de condutores em instalaes areas na coluna referente a circuitos trifsicos, 220 V e 5% de queda de tenso, verifica-se: Fio de 6 mm2: Momento Eltrico = 2060 A.m Fio de 10 mm2: Momento Eltrico = 3313 A.m O valor calculado (2600 A.m) est situado entre estes dois, o que nos obriga a escolher o condutor mais grosso, ou seja, o fio 10. b Determinar a queda de tenso percentual que realmente ocorre acima. Soluo Como o momento eltrico calculado (2600 A.m) menor que o do condutor utilizado (3313 A.m), a queda de tenso ser menor e, para determinar o seu valor, basta realizar uma regra de trs: Momento Eltrico do Condutor 3313 A.m Momento Eltrico Calculado 2600 V%= 2600x5 = 3,92 3313 V% = 5% V% = ?

46

13- LMPADAS
Podemos dividir as lmpadas de acordo com os seus princpios de funcionamento:

AS LMPADAS INCANDESCENTES
As lmpadas incandescentes possuem um campo de aplicao muito grande e so formadas de trs partes fundamentais:

1) Filamento 2) Bulbo de vidro 3) Base para a alimentao da lmpada

47

- PRINCIPAIS COMPONENTES DE UMA LMPADA


Bulbos, filamentos e bases; so os nicos componentes de uma lmpada incandescente. Existem muitos outros, possuindo a mesma importncia e exigindo grandes cuidados durante o processo de fabricao. Os principais so:

Gs inerte: geralmente constitudo por uma mistura de nitrognio e argnio, cuja principal finalidade evitar a rpida evaporao do filamento, permitindo assim, a operao da lmpada em temperaturas mais elevadas. Usado em lmpadas acima de 40W. Ledes: contatos metlicos que conduzem a corrente eltrica da base do filamento. Tubo de Esgotao: uma das partes componentes da haste central. atravs dele que, durante a fabricao se faz a exausto da lmpada e, posteriormente, seu enchimento com a mistura de gases inertes. Suportes: geralmente constitudos de fios de molibdnio tm por finalidade manter o filamento em sua devida posio. Disco Defletor: tem a propriedade de refletir o calor, desviando o fluxo de gases quentes e evitando o excessivo aquecimento da base. Boto: Extremidade interna do tubo de esgotao. achatado e serve de ponto de ancoragem para os suportes do filamento.

48

FILAMENTO o fio de tungstnio estirado, enrolado em hlice simples ou dupla capaz de emitir luz quando aquecido a certa temperatura, pela passagem da corrente eltrica.

O filamento feito de tungstnio, este material pode suportar at 2.800 C com bom rendimento de luz. Nas lmpadas at 25 W, o filamento funciona ao vcuo, ou seja no interior do bulbo no existe nenhum gs. Para as lmpadas de potncia mais elevada, o filamento imerso em um gs inerte, para limitar a volatizao e aderimento no bulbo. O bulbo de vidro de uma ampola, que pode ser transparente, esmerilhada ou mesmo colorida.

49

14 ATERRAMENTO
14.1 Introduo
O aterramento eltrico, com certeza, um assunto que gera um nmero enorme de dvidas quanto s normas e procedimentos no que se refere ao ambiente eltrico industrial. Muitas vezes, o desconhecimento das tcnicas para realizar um aterramento eficiente, ocasiona a queima de equipamentos, ou pior, o choque eltrico nos operadores desses equipamentos. Mas o que terra? qual a diferena entre terra, neutro e massa? Quais so as normas que devo seguir para garantir um bom aterramento? Bem, estes so os tpicos que este artigo tentar esclarecer. fato que o assunto aterramento bastante vasto e complexo, porm, demonstraremos algumas regras bsicas.

14.2 Para que serve o aterramento eltrico?


O aterramento eltrico tem trs funes principais: a Proteger o usurio do equipamento das descargas atmosfricas, atravs da viabilizao de um caminho alternativo para a terra, de descargas atmosfricas. b Descarregar cargas estticas acumuladas nas carcaas das maquinas ou equipamentos para a terra. c Facilitar o funcionamento dos dispositivos de proteo (fusveis, disjuntores, etc.), atravs da corrente desviada para a terra. Veremos, mais adiante, que existem varias outras funes para o aterramento eltrico, at mesmo para a eliminao de EMI, porem essas trs acima so as mais fundamentais.

14.3 Definies: Terra, Neutro e Massa


Antes de falarmos sobre os tipos de aterramento, devemos esclarecer (de uma vez por todas!) o que terra, neutro e massa. Na figura 1 temos um exemplo da ligao de um PC rede eltrica, que possui duas fases (+110 VCA, - 110 VCA), e um neutro. Essa alimentao fornecida pela concessionria de energia eltrica, que somente liga a caixa de entrada ao poste externo se houver uma haste de aterramento padro dentro do ambiente do usurio. Alem disso, a concessionria tambm exige dois disjuntores de proteo. Teoricamente, o terminal neutro da concessionria deve ter potencial igual a 0 volt. Porm, devido ao desbalanceamento nas fases do transformador de distribuio, comum esse terminal tender a assumir potenciais diferentes de zero. O desbalanceamento de fases ocorre quando temos consumidores de necessidades muito distintas, ligadas em um mesmo link. Por exemplo, um transformador alimenta, em um setor seu, uma residncia comum, e no outro setor, um pequeno supermercado. Essa diferena de demanda, em um mesmo link, pode fazer com que o neutro varie seu potencial (flutue). Para evitar que esse potencial flutue, ligamos (logo na entrada) o fio neutro a uma haste de terra. Sendo assim, qualquer potencial que tender a aparecer ser escoado para a terra. Ainda analisando a figura 1, vemos que o PC est ligado em 110 VCA, pois utiliza uma fase e um neutro.

50

Mas, ao mesmo tempo, ligamos sua carcaa atravs de outro condutor na mesma haste, e damos o nome desse condutor de terra. Pergunta fatdica: Se o neutro e o terra esto conectados ao mesmo ponto (haste de aterramento), porque um chamado de terra e o outro de neutro? Aqui vai a primeira definio: o neutro e um condutor fornecido pela concessionria de energia eltrica, pelo qual h o retorno da corrente eltrica. O terra um condutor construdo atravs de uma haste metlica e que, em situaes normais, no deve possuir corrente eltrica circulante. Resumindo: A grande diferena entre a terra e o neutro que, pelo neutro h corrente circulando, e pelo terra, no. Quando houver alguma corrente circulando pelo terra, normalmente ela dever ser transitria, isto , desviar uma descarga atmosfrica para a terra por exemplo. O fio terra, por norma, vem identificado pela letra PE, e deve ser de cor verde e amarela. Notem ainda que ele est ligado a carcaa do PC. A carcaa do PC, ou de qualquer outro equipamento o que chamamos de massa.

14.4 TIPOS DE ATERRAMENTO


A ABNT (Associao Brasileira de Normas Tcnicas) possui uma norma que rege o campo de instalaes eltricas em baixa tenso. Essa norma a NBR 5410, a qual, como todas as demais normas da ABNT, possui subsees. As subsees: 6.3.3.1.1, 6.3.3.1.2, e 6.3.3.1.3 referem-se aos possveis sistemas de aterramento

51

que podem ser feitos na indstria. Os trs sistemas da NBR 5410 mais utilizados na industria so: a Sistema TN-S: Notem pela figura 2 que temos o secundrio de um transformador (cabine primaria trifsica) ligado em Y. O neutro aterrado logo na entrada, e levado at a carga. Paralelamente, outro condutor identificado como PE utilizado como fio terra, e conectado carcaa (massa) do equipamento.

b Sistema TN-C: Esse sistema, embora normalizado, no aconselhvel, pois o fio terra e o neutro so constitudos pelo mesmo condutor. Dessa vez, sua identificao PEN (e no PE, como o anterior). Podemos notar pela figura 3 que, aps o neutro ser aterrado na entrada, ele prprio ligado ao neutro e massa do equipamento. c Sistema TT: Esse sistema o mais eficiente de todos. Na figura 4 vemos que o neutro aterrado logo na entrada e segue (como neutro) at a carga (equipamento). A massa do equipamento aterrada com uma haste prpria, independente da haste de aterramento do neutro. O leitor pode estar pensando: Mas qual desses sistemas devo utilizar na prtica? Geralmente, o prprio fabricante do equipamento especifica qual sistema como regra geral, temos: a) Sempre que possvel optar pelo sistema TT em 1 lugar. b) Caso, por razes operacionais e estruturais do local, no seja possvel o sistema TT, optar pelo sistema TN-S. c) Somente optar pelo sistema TN-C em ltimo caso, isto , quando realmente for impossvel estabelecer qualquer um dos sistemas anteriores.

14.5 Procedimentos
Os clculos e variveis para dimensionar um aterramento podem ser considerados assuntos para ps graduao em Engenharia Eltrica. A resistividade e o solo, geometria e constituio da haste de aterramento, formato em que as hastes so distribudas, so alguns dos fatores que influenciam o valor da resistncia do

52

aterramento. Como no podemos abordar tudo isso num nico artigo, daremos algumas dicas que, com certeza, iro ajudar: a) Haste de aterramento: A haste de aterramento normalmente, feita de uma alma de ao revestida de cobre. Seu comprimento pode variar de 1,5 a 4,0m. As de 2,5m so mais utilizadas, pois diminuem o risco de atingirem dutos subterrneos em sua instalao. b) O valor ideal para um bom aterramento deve ser menor ou igual a 5. Dependendo da qumica do solo (quantidade de gua, salinidade, alcalinidade, etc.), mais de uma haste pode se fazer necessria para nos aproximarmos desse valor. Caso isso ocorra, existem duas possibilidades: tratamento qumico do solo (que ser analisado mais adiante), e o agrupamento de barras em paralelo. Uma boa regra para agruparem se barras a da formao de polgonos. A figura 5 mostra alguns passos. Notem que, quanto maior o numero de barras, mais prximo a um circulo ficamos. Outra regra no agrupamento de barras manter sempre a distncia entre elas, o mais prximo possvel do comprimento de uma barra. bom lembrar ao leitor que so regras prticas. Como dissemos anteriormente, o dimensionamento do aterramento complexo, e repleto de clculos. Para um trabalho mais preciso e cientifico, voc deve consultar uma leitura prpria.

1 Haste

2 Hastes
d =h

3 Hastes
d =h

4 Hastes
D = h

5 Hastes

D=h

d = Distncia entre hastes h = Comprimento das hastes

Fig 5 = Agrupamento de barras em Paralelo

14.6- Tratamento qumico do solo


Como j observamos, a resistncia do terra depende muito da constituio qumica do solo. Muitas vezes, o aumento do nmero de barras de aterramento no consegue diminuir a resistncia do terra significativamente. Somente nessa situao devemos pensar em trabalhar quimicamente o solo. O tratamento qumico tem uma grande desvantagem em relao ao aumento do numero de hastes, pois a terra aos poucos, absorve os elementos adicionados. Com o passar do tempo, sua resistncia volta a aumentar, portanto, essa alternativa deve ser o ultimo recurso. temos vrios produtos que podem ser colocados no solo antes ou depois da instalao da haste para diminuirmos a resistividade do solo. A Bentonita e o Gel so os mais utilizados. De qualquer forma, o produto a ser utilizado para essa finalidade deve ter as seguintes caractersticas: - No deve ser txico - Deve reter umidade - Bom condutor de eletricidade - Ter PH Alcalino (no corrosivo) - No deve ser solvel em gua.

53

Uma observao importante no que se refere a instalao em baixa no que se refere a instalao em baixa tenso a proibio (Por Norma ) de tratamento qumico do solo para equipamentos a serem instalados em locais de acesso pblico (Colunas de semforos, caixas telefnicas, controladores de trafego, etc..). Essa medida visa a segurana das pessoas nesses locais.

14.7 Medindo o terra.


Terrmetro
T H1 H2

Fig. 6 - Terrmetro.

RF RT

Haste de aterramento

Hastes de Referenci a.

O instrumento clssico para medir-se a resistncia do terra o terrmetro. Esse instrumento possui 2 Hastes de referncia, que servem como divisores resistivos conforme a figura 6. Na verdade, o terrmetro injeta uma corrente pela terra que transformada em quedas de tenso pelos resistores formados pelas hastes de referencia, e pla prpria haste de terra. Atravs do valor dessa queda de tenso, o mostrador calibrado para indicar o valor hmico da resistncia do terra. Uma grande dificuldade na utilizao desse instrumento achar um local apropriado para instalar as hastes de referncia. Normalmente, o cho das fabricas so concretados, e, com certeza fazer dois buracos no cho no algo agradvel. Infelizmente, caso haja a necessidade de medir-se o terra, no temos outra opo a no ser esta.

54

15- Referncias Bibliogrficas


CAVALIN, Geraldo; CERVELIN, Severino. Instalaes Eltricas Prediais. 9. ed.[S.l.]: rica, 2003. SENAI. DN. Eletricidade - Desenho; Planta Baixa. Mdulo 1. Rio de Janeiro, RJ:1980. SENAI. DN. Eletricidade - Desenho; Escalas. Mdulo 7. Rio de Janeiro, RJ: 1980.SENAI. DN. Eletricidade - Desenho; Perspectivas. Mdulo 3. Rio de Janeiro, RJ:1980. Apostila - Comandos Eltricos Automticos - Unidade Integrada Sesi / Senai Pedro Leopoldo

55

Potrebbero piacerti anche