Sei sulla pagina 1di 33

E.E.Prof.

Mario Marques de Oliveira


Sociologia

.:Aborto:.
Prof. Humberto 3B

Alunos: Aryane Clayton Diogo Guilherme Gustavo Marcela

N 04 06 11 17 18 21

So Paulo 23/10/2009

Introduo

A palavra aborto tem sua origem etimolgica no latim abortus, derivado de aboriri ("perecer"), composto de ab ("distanciamento", "a partir de") e oriri ("nascer"). Abortar pelo dicionrio Larousse expulsar um feto em desenvolvimento antes do termino da gestao regular. Aborteiro aquele que pratica ilegalmente o aborto. Abortcio nasce do aborto. Abortivo provoca o aborto. Aborto a expulso natural ou provocada de um embrio ou de um feto, junto com anexos ovulares, antes da data de viabilidade. O aborto pode acontecer de vrias formas provocadas como como a dilatao, a suco, a curetagem, o envenenamento, sufocamento, drogas, mini-aborto e o esquartejamento, podendo ainda ser um aborto natural. As consequncias tambm no so as mais agradveis, sendo de acordo com o mtodo utilizado. Proporcionando problemas at para o prximo feto.

Mtodos
Expontneo

O aborto espontneo ocorre involuntariamente, por acidente, por anormalidades orgnicas da mulher ou por defeito do prprio ovo. Ocorre normalmente nos primeiros dias ou semanas da gravidez, com um sangramento quase igual ao fluxo menstrual, podendo confundir muitas vezes a mulher do que realmente est acontecendo. Podendo ser iminente ou inevitvel. O iminente uma ameaa de aborto. A mulher tem um leve sangramento seguido de dores nas costas e outras parecidas com as clicas menstruais. O aborto inevitvel quando se tem a dilatao do tero para expulso do contedo seguido de fortes dores e hemorragia. Sendo dividido em duas partes: o incompleto que quando ocorre depois da sada dos cogulos a sada restante do contedo e o aborto preso, que quando o ovo morre, mas no expelido. Provocado O aborto provocado todo aquele que tem como causador um agente externo, que pode ser um profissional ou um "leigo". Dilatao - Uma faca, em forma de foice, dilacera o corpinho do feto que retirado em pedaos. Suco - O aborto por suco pode ser feito at a 12 semana aps o ltimo perodo menstrual. Este aborto pode ser feito com anestesia local ou geral. O colo do tero imobilizado por um tenculo, e lentamente dilatado pela insero de uma srie de dilatadores cervicais. Depois est relacionada quantidade de semanas de gestao. Liga-se esta ponta ao aparelho de suco, no qual ir evacuar completamente os produtos da concepo. A suco afrouxa delicadamente o tecido da parte uterina e aspira-o, provocando contraes do tero, o que diminui a perda de sangue. Com a anestesia local, usa-se uma injeo de Ergotrate para contrair, o que pode causar nusea e vmitos. Curetagem - feita a dilatao do colo do tero e com uma cureta onde feita a raspagem suave do revestimento uterino do embrio, da placenta e das membranas que envolvem o embrio. A curetagem pode ser realizada at a 15 semana aps a ltima menstruao.

Este tipo de aborto muito perigoso, por que pode ocorrer perfurao da parede uterina, tendo sangramento abundante. Outro fator importante que se pode tirar muito tecido, causando a esterilidade. Drogas e plantas - Existem muitas substncias que quando tomadas causam o aborto. Algumas so txicos inorgnicos, como arsnio, antimnio, chumbo, cobre, ferro, fsforo e vrios cidos e sais. As plantas so: absinto (losna, abuteia, alecrim, algodaro, arruba, cipmil homens, esperradura e vrias ervas amargas). Todas estas substncias tm de ser tomadas em grande quantidade para que ocorra o aborto. O risco de abortar to grande como o de morrer, ou quase. Mini-Aborto - feito quando a mulher est a menos de sete semanas sem menstruar. O mdico faz um exame manual interno para determinar o tamanho do feto e a posio do tero. Lava-se a vagina com uma soluo antisptica e com uma agulha fina, anestesia o tero em trs pontos, prende-se o rgo com um tipo de frceps chamado tenculo, uma sonda de plstico fino e flexvel introduzida no tero. A esta sonda liga-se um aparelho de suco e remove-se o endomtrio e os produtos de concepo. A mulher que faz o mini-aborto, depois da operao pode ter clicas uterinas, nuseas, suor e reaes de fraqueza. A mesma no pode ter relaes sexuais e nem usar tampo nas 3 ou 4 semanas seguintes para evitar complicaes ou infeces. Envenenamento por sal - feito do 16 24 semana de gestao. O mdico aplica anestesia local num ponto situado entre o umbigo e a vulva, no qual ir ultrapassar a parede do abdome, do tero e do mnio. Com esta seringa aspira-se o fludo amnitico, no qual ser substitudo por uma soluo salina ou uma soluo de protaglandina. Aps um prazo de 24 48 horas, por efeito de contraes do feto expulso pela vagina, como num parto normal. O risco apresentado por este tipo de aborto a aplicao errada da anestesia, e a soluo ter sido injetada fora do mnio, causando a morte instantnea. Sufocamento - Este mtodo de aborto chamado de "parto parcial". Nesse caso, puxa-se o beb pra fora

deixando apenas a cabea dentro, j que ela grande demais. Da introduz-se um tubo em sua nuca, que sugar a sua massa cerebral, levando-o sua morte. S ento o beb consegue ser totalmente retirado. Esquartejamento - O feto esquartejado ainda dentro da me. Deixando-o em pedaos. Retirada do liquido amnitico. Esta uma das maneiras mais lentas de praticar o aborto: O abortista retira o liquido amnitico de dentro do tero e coloca uma substncia contendo sal.

Consequncias
Imediatas Mtodo da Aspirao 1. Lacerao do colo uterino provocada pelo uso de dilatadores. Conseqncias: - insuficincia do colo uterino, favorecendo abortos sucessivos no primeiro e no segundo trimestre (10% das pacientes); - partos prematuros, na 20 ou 30 semana de gestao. 2. Perfurao do tero Acontece quando usada a colher de curetagem ou o aspirador; mais frequentemente, atravs do histermetro (instrumento que mede a cavidade uterina). O tero grvido muito frgil e fino; pode ser perfurado sem que o cirurgio se d conta. uma complicao muito sria. Conseqncias: - infeco e obstruo das trompas, provocando esterilidade; - interveno para estancar a hemorragia produzida; - perigo de leso no intestino, na bexiga ou nas trompas; - a artria do tero, nesses casos, freqentemente, atingida, criando a necessidade de histerectomia, se no for possvel estancar a hemorragia. 3. Hemorragias uterinas Perda de sangue ou fortes hemorragias causadas pela falta de contrao do msculo uterino. As perdas de sangue so mais intensas se a gravidez for avanada. Essas perdas so

de 200 ml na 10 semana de gravidez, 350 na 12, 450 na 13 semana... Conseqncias: - necessidade de transfuso de sangue; - ablao do tero, se a hemorragia no for estancada. 4. Endometrite (inflamao) ps-aborto (infeco uterina secundria, decorrente do aborto). Apesar dos antibiticos administrados antes do aborto; h grande incidncia de infeces e obstruo de trompas. Conseqncias: - esterilidade - Gravidez ectpica (fora do lugar apropriado). 5. Evacuao incompleta da cavidade uterina. Necessidade de prolongar a suco e de fazer uma curetagem imediata. Danos e conseqncias: - possibilidade de extrao do endomtrio (mucosa uterina); - formao de aderncias no interior do tero e, como conseqncia, esterilidade, frequentemente amenorria (ausncia de menstruao); - possibilidade de placenta prvia na gravidez seguinte, criando a necessidade de cesariana. A chamada Extrao Menstrual possvel que a paciente no esteja grvida. Pode ocorrer uma extrao incompleta (o ovo frequentemente no extrado, tornando necessria uma curetagem). Mtodo das Laminrias (tampo esterilizado feito de algas marinhas) Pode ocorrer que fique preso tornando-se necessria uma histerectomia. Conseqncias: - infeces graves por causa da presena de corpo estranho - as mesmas da histerectomia. Soluo Hipertnica Salina (Gravidez de 12 a 20 semanas) Complicaes muito srias: - reteno da placenta e hemorragia (50% necessitam de curetagem).

As mesmas complicaes que uma curetagem pode produzir, com o agravante de uma possvel perfurao do tero e da formao de aderncias; - infeco e endometrite (inflamao da mucosa do tero); - hemorragia; - coagulopatia e hemorragia abundante; - intoxicao por reteno de gua; efeitos secundrios do soro salino e da pituita que podem causar falhas de funcionamento do corao e morte; - perigo de entrada de soluo salina na corrente sangunea da me com efeitos mortais; - possibilidade de gravidez mais avanada do que a informada pela me e, na ausncia de um exame srio, poderia abortar uma criana de 2 quilos ou 2 quilos e meio. Esse tipo de aborto apresenta um perigo dez vezes superior curetagem. A mortalidade vai de 4 a 22 por mil. As razes do aborto denominado teraputico so uma contra-indicao para o aborto atravs de soluo salina.

Histerectomia (extrao total do tero) Complicaes: Os mesmos perigos e complicaes de toda cirurgia intraabdominal: hemorragia, infeco, peritonite, leses da bexiga e dos ureteres. Complicaes variadas em 38 a 61 por mil. Tardias 1 - Insuficincia ou incapacidade do colo uterino. 2 - Aumento da taxa de nascimentos por cesariana (para permitir que o beb consiga viver mesmo que prematuro). 3 - Danos causados s trompas por possvel infeco psaborto, causando infertilidade (em 18 % das pacientes). Maior nmero de complicaes em mulheres grvidas que anteriormente provocaram aborto (67,5% entre as que abortaram e 13,4 entre as que no abortaram). Dentre todas as complicaes, a mais grave a hemorragia, que transforma a nova gravidez em gravidez de alto risco.

4 - O aborto pode provocar complicaes placentrias novas (placenta prvia), tornando necessria uma cesariana, para salvar a vida da me e da criana. 5 - O aborto criou novas enfermidades: sndrome de ASHERMAN e complicaes tardias, que podero provocar necessidade de cesariana ou de histerectomia. 6 - Isoimunizao em pacientes Rh negativo. Aumento, conseqentemente, do nmero de gravidez de alto risco. 7 - Partos complicados. Aumento do percentual de abortos espontneos nas pacientes que j abortaram Criana no nascida Sobre a criana abortada: - dores intensas (o feto sensvel dor); - morte violenta; - aborto de crianas vivas que se deixam morrer. Sobre as crianas que nascem depois Perigos e complicaes: - abortos de repetio no primeiro e no segundo trimestre de gravidez; - partos prematuros; - nascimento prematuro, atravs de cesariana, para salvar a vida da me e da criana. Trinta e trs por cento de abortos so abortos em que as crianas nascem em posio invertida (de ndegas). - parto difcil, contraes prolongadas; - Gravidez ectpica (fora do lugar) nas trompas, podendo ser fatal para a me - para o feto o sempre - (a gravidez ectpica, nas trompas, oito vezes mais freqente depois de aborto provocado; - malformaes congnitas provocadas por uma placenta imperfeita; - morte perinatal por prematuridade extra-uterina (50% morrem no primeiro ms de gravidez); - os prematuros que sobrevivem com freqncia so excepcionais (paralisia cerebral, disfunes neurolgicas etc.) Psicolgicas Para a me:

- queda na autoestima pessoal pela destruio do prprio filho; - frigidez (perda do desejo sexual); - averso ao marido ou ao amante; - culpabilidade ou frustrao de seu instinto materno; - desordens nervosas, insnia, neuroses diversas; - doenas psicossomticas; - depresses; O perodo da menopausa um perodo crucial para a mulher que provocou aborto. Sobre os demais membros da famlia: - problemas imediatos com os demais filhos por causa da animosidade que a me sofre. Agressividade - fuga do lar dos filhos, medo destes de que os pais se separem sensao de que a me somente pensa em si Sobre os filhos que podem nascer depois: - atraso mental por causa de uma malformao durante a gravidez, ou nascimento prematuro Sobre o pessoal mdico envolvido: - estados patolgicos que se manifestam em diversas formas de angstia, sentimento de culpa, depresso, tanto nos mdicos quanto no pessoal auxiliar, por causa da violncia contra a conscincia. Os abortos desmoralizam profissionalmente o pessoal mdico envolvido, porque a profisso do mdico a de salvar a vida, no de destru-la. Sociais O relacionamento interpessoal, freqentemente, fica comprometido depois do aborto provocado. Entre os esposos ou futuros esposos: - antes do matrimnio: muitos jovens perdem a estima pela jovem que abortou, diminuindo a possibilidade de casamento; - depois do casamento: hostilidade do marido contra a mulher, se no foi consultado sobre o aborto; hostilidade da mulher contra o marido se foi obrigada a abortar. O relacionamento dos esposos pode ficar profundamente comprometido.

evidente que as conseqncias, a longo prazo, sobre a sade da me podem complicar seriamente a estabilidade familiar. Entre a me e os filhos: - muitas mulheres temem a reao dos filhos por causa do aborto provocado; - perigo de filhos prematuros e excepcionais, com todos os problemas que isso representa para a famlia e a sociedade. Sobre os mdicos - sobre os mdicos que praticam o aborto fora de um centro autorizado: correm o perigo de serem denunciados. Todos, em geral, esto sujeitos a denncias por descuidos ou negligncias na prtica do aborto. Sobre os mdicos e o pessoal de sade envolvidos em abortos legais: - possibilidade de perda de emprego se negarem a praticar aborto por questo de conscincia; - possibilidade de sobrecarga de trabalho, por causa do aumento do nmero de abortos. e) Sobre a sociedade em geral: 1. Sobrecarga fiscal sobre os cidados que pagam impostos: - aborto pago pela previdncia social; - preo pago por crianas que nascem com defeitos em conseqncia de abortos provocados. 2. Relaxamento das responsabilidades especficas da paternidade e da maternidade; o aborto, com freqncia, substitui o anticoncepcional. 3. Tendncia ao aumento de todo tipo de violncia, sobretudo contra os mais fracos. Conseqncia: infanticdio e eutansia. 4. Aumento das doenas psicolgicas no mbito de um setor importante para a sociedade, particularmente entre as mulheres de idade madura e entre os jovens. 5. Aumento considervel do nmero de pessoas com defeitos fsicos ou psquicos, com todas as conseqncias que isso significa para a sociedade em geral.

Aborto no mundo

Aproximadamente 97 pases, com cerca de 66% da populao mundial, tm leis que em essncia permitem o aborto induzido. Noventa e trs pases, com cerca de 34% da populao, probem o aborto ou permitem o aborto apenas em situaes especiais como deformaes do feto, violaes ou risco de vida para a me. Todos os anos cerca de 26 milhes de mulheres realizam abortos legais, enquanto que 20 milhes de abortos so realizados em pases onde esta prtica restringida ou proibida por lei. Entre 46 a 55 milhes so realizados por ano. Aproximadamente 126.000 por dia. 78% de todos os abortos so realizados em pases em desenvolvimento e os restantes 22% em pases desenvolvidos. Estados Unidos Quem realiza os abortos: 1. Idade 52% das mulheres tem idade inferior a 25 anos mulheres com idades entre 20 e 24 contabilizam 32% da totalidade de abortos 20% so adolescentes sendo 1,2% raparigas com menos de 15 anos 2. Estado civil 64,4% de todos os abortos so atribudos a mulheres que nunca se casaram as mulheres casadas contabilizam 18,4% de todos os abortos e as divorciadas 9,4% 3. Rendimento familiar Menor de 15.000 28,7% 15.000 29.999 19,5% 30.000 59.999 38,0% Acima dos 60,000 13,8% 4. Motivos Violao ou incesto 1% Potenciais problemas de sade (me ou feto) 6% Razes sociais (i.e. criana no desejada ou inconveniente) 93% 5. Perodo de gestao em que o aborto realizado Antes da 9 semana 52% 9 e 10 semanas 25%

11 e 12 semanas 12% 13 15 semana 6% 16 20 semana 4% Aps a 20 semana 1% (aproximadamente 16.450 por ano) 6. Probabilidade de aborto Estima-se que 43% das mulheres iro realizar pelo menos um aborto antes de atingirem os 45 anos de idade 47% de todos os abortos so realizados em mulheres que j realizaram um aborto previamente Nmero de abortos por ano: aproximadamente 1,313,300 no ano 2000 (1) Nmero de abortos por dia: aproximadamente 3.700 Rssia A prtica comum do aborto induzido durante dcadas deixou, neste pas, um legado de problemas clnicos significativos. As complicaes resultantes do aborto so a causa de morte maternal em mais de uma em cada quatro mulheres. De uma forma geral, 2 em cada 3 mulheres russas que se submetem a um aborto induzido sofrem complicaes de sade resultantes do procedimento em si, o que agrava ainda mais o estado do sistema de sade deste pas. A prtica do aborto induzido tem sido tambm responsvel pelas elevadas taxas de infertilidade secundria, estimando-se que uma em cada dez mulheres fica estril depois de se submeter a um aborto. Estes nmeros apenas tm diminudo porque a prtica do aborto tambm tem diminudo como consequncia de uma maior informao e disponibilidade de contraceptivos nos anos mais recentes. A Rssia sempre apresentou uma elevada taxa de abortos induzidos, cerca de 3 vezes superior dos Estados Unidos. A sua taxa uma das mais elevadas em todo o mundo. Esta tendncia elevada de abortos comum em muitos pases comunistas ou ps-comunistas. Estima-se que o Vietnam, a Romnia e Cuba tenham taxas de aborto ainda mais elevadas que a Rssia, e a China provavelmente o maior nmero total de abortos. A prtica do aborto foi re-

legalizada na Rssia na dcada de 50 e o desejo de ter famlias pequenas, devido em parte crescente urbanizao, contribuiu para que as taxas de aborto se tornassem muito elevadas. Em 1965 as taxas de aborto tinham j subido para mais de 16 abortos por cada 100 mulheres com idade de ter filhos. Apesar dos esforos de implementaes de prticas de contracepo (algumas delas desastrosas), a preferncia do aborto face contracepo chegou at a dcada de 90. A agravar esta situao, alguns incentivos ajudaram a manter as taxas de aborto elevadas. At ao final da dcada de 80, um aborto legal implicava uma hospitalizao de trs dias. Para o hospital que recebia do estado em funo do nmero de camas ocupadas, esta prtica tornava-se rentvel. Ainda hoje, os lucros desta prtica so um incentivo para alguns mdicos realizarem o aborto em lugar de incentivar a contracepo. Num livro publicado em 2001 com os resultados de um estudo sobre a tendncia da demografia na Rssia, os autores referem que os registos russos indicam que um acesso melhor aos contraceptivos podem ajudar a reduzir as altas taxas de abortos. Esta estratgia ir tambm levar, segundo o estudo, a uma vida reprodutiva mais estvel para as mulheres na Rssia e evitar problemas de morbilidade maternal, mortalidade, e esterilidade secundria resultantes do aborto. Reino Unido Apesar de alguns defensores do direito escolha (do aborto) referirem no existir provas reais de que as mulheres esto a utilizar o aborto como mtodo de controlo de natalidade, referem tambm que muitas das que visitam os seus centros j se submeteram ao procedimento vrias vezes. Nestes caos, a explicao baseia-se no facto do acto sexual que levou gravidez ser fruto de uma situao no premeditada ou planeada, em que nenhum contraceptivo estava disponvel. A contradio to bvia que at parece confusa. A verdade parece ser que, nesta realidade especfica, o aborto s no uma alternativa a mtodos contraceptivos quando no necessrio. Quando todos os outros falham, ou simplesmente no so utilizados (como

em muitos casos), ento o aborto entra como a escolha final, difcil certo para as mulheres, mas ainda assim como substituto a mtodos contraceptivos. No meio deste aparente caos, algumas notcias recentes tm chocado a opinio pblica ao referir que pelo menos uma dzia de bebes foram abortados por terem palatos e/ou lbios leporinos. Este aborto cosmtico, como designado, representa uma provvel violao Lei Britnica. H tambm quem refira que o aborto uma parte essencial do controlo de fertilidade, sem, no entanto considerar necessrio que as mulheres devam ser informadas sobre os perigos de adiarem a maternidade. Para alguns que acreditam nesta ocultao deliberada da informao, ou que apenas acreditam no direito da mulher escolha, mas no informao, se a altura no a indicada para ter um filho, no se pode ir com a gravidez para a frente apenas porque essa poder ser a ltima oportunidade que a mulher tem de ser me. Aparentemente, o direito escolha de abortar em determinado momento, um valor que deve estar acima de qualquer outro, nomeadamente o do direito verdade (neste caso a simples informao), o da sade da mulher e o direito de poder ser me. - Mais do que uma em cada cinco gravidezes termina num aborto - 36% das gravidezes em mulheres abaixo dos 20 foram interrompidas, nmero que continua a crescer apesar da disponibilidade de contraceptivos e da plula do dia seguinte. - Durante o ano de 2000, 23% das gravidezes foram interrompidas entre mulheres de todas as idades. - So realizados diariamente cerca de 600 abortos. - Em 2003 atingiu-se um valor recorde com 37.043 abortos em adolescentes entre os 15 e os 19 anos, nmero superior aos 36.018 abortos realizados por mulheres entre os 25 e os 29 anos. - Faixas etrias: 1.171 abortos foram realizados por jovens com idades abaixo dos 15 anos, 2.796 por jovens de 15 anos, 5.768 por jovens de 16 anos, 8.387 por jovens de 17

anos, 9,765 por jovens de 18 anos e 10.327 por jovens de 19 anos. - Um total de 1.365 abortos foram realizados s 22 semanas de gestao ou aps. - Um tero das mulheres que recorreram ao aborto tinham j realizado um previamente. - Oito em cada dez abortos so suportados pelos contribuintes. - De acordo com um movimento pr-vida, milhares de mulheres arrependeram-se da deciso de realizar um aborto.

Mapa:

Tabela:

Aborto no Brasil
Poltica

O aborto no Brasil tipificado como "crime contra a vida" pelo Cdigo Penal brasileiro, prevendo deteno de 1 a 10 anos, de acordo com a situao. O artigo 128 do Cdigo Penal dispe que no se pune o crime de aborto nas seguintes hipteses: - quando no h outro meio para salvar a vida da me; - quando a gravidez resulta de estupro. O artigo 2 do Cdigo Civil Brasileiro estabelece, desde a concepo, a proteo jurdica aos direitos do nascituro, e o artigo 7 do Estatuto da Criana e do Adolescente dispe que a criana nascitura tem direito vida, mediante a efetivao de polticas pblicas que permitam o nascimento. Em 25 de setembro de 1992, o Brasil ratificou a Conveno Americana de Direitos Humanos, que dispe, em seu artigo 4, que o direito vida deve ser protegido desde a concepo. A Constituio Federal do Brasil, no caput do seu artigo 5, tambm estabelece a inviolabilidade do direito vida. Em julho de 2004, no processo da ao de descumprimento de preceito fundamental n. 54/2004, o Ministro Marco Aurlio de Mello, do Supremo Tribunal Federal, concedeu liminar autorizando a interrupo da gravidez nos casos de anencefalia. Todavia, esta deciso foi revogada em 20 de outubro do mesmo ano pelo plenrio do Tribunal. At hoje, contudo, ainda no foi julgado o processo. Para a lei e a jurisprudncia brasileira, "pode ocorrer aborto desde que tenha havido a fecundao". A legalizao do aborto, no Brasil, ainda est em votao. Em maro de 2007 o instituto de pesquisas Datafolha (do jornal Folha de S. Paulo) realizou um estudo estatstico que revelou que 65% dos brasileiros acreditam que a atual legislao sobre o aborto no deve ser alterada, enquanto que 16% disseram que deveria ser expandida para permitir a prtica para outras causas, 10% que o aborto deveria ser descriminalizado e 5% declararam no terem certeza de sua posio sobre o assunto. Uma pesquisa mais especfica, realizada pelo instituto Vox Populi para a revista Carta Capital e para a emissora de televiso Bandeirantes, revelou que apenas 16% da populao brasileira concorda que o aborto deve

ser permitido em caso de gravidez indesejada. Por outro lado, 76% concorda que o aborto deve ser permitido em caso de gravidez de risco, e 70% em caso de gravidez resultante de estupro (Veja mais: Pesquisa Vox Populi sobre o aborto, 2007). Religio As principais religies do mundo so pluralista na questo que se refere ao aborto, com algumas autoridades que permitem e outras que proibi-la. Abaixo segue uma pequena amostragem sobre os pontos de vista de algumas religies: Catolicismo Romano: os papas tm ensinado que o aborto sempre proibido, e da hierarquia da Igrejka tem sustentado uma doutrina que se ope fortemente. Mesmo assim, motivos que permitem o aborto existe na tradio catlica, e muitas autoridades catlicas teolgica permite o aborto em uma variedade de situaes. Protestantismo: protestantes conservadores geralmente condenam o aborto, mas os protestantes esto muito abertos a uma escolha moral sobre o aborto. A Coalizo Religiosa para relatrios Reproductive Choice que alguns direitos do abortos so aceitos dentro de denominaes, incluindo batistas, Discipulos de Cristo, Quakers, Episcopal e Igrejas Presbiteriana, Metodista, Igreja Unida de Cristo e as igrejas unitarias. aMetodiata Unida Congferncia Geral era tpico de igrejas protestantes quando rejeitou respostas simplistas para o problema do aborto, que, por um lado, em todos os abortos como assassinatos, ou, por outro lado, em todos os abortos como procedimentos sem significado moral. Judasmo: devido a sobrevivncia desafios judeos tm enfrentado, histricamente, o judaismo coloca grande nfase sobre as crianas como uma beno. Todavia, como telogo ortodoxo Laurie oloth diz: o aborto como uma opo para as mulheres judias, desde as primeiras fontes da Biblia e comentrios Mishnaic. Segundo a maioria das autoridades judaicas, o feto no tem status de uma nefesh, uma pessoa, at a cabea emerge no processo do parto. Isso no significa, porm, que o aborto tardio termo seria considerado aceitvel em todas as circunstncias. Em

alguns casos, realizar um aborto ainda considerado aceitvel uma mitsv, um dever sagrado, e no um mal menor Isl: como todas as religies, altamente fertilidade prmio. Mesmo assim, o Isl acredita que somos obrigados por Deus para no overpopulate. A maioria dos estudiosos mulumanos permitem o aborto, embora elas divergem sobre o estgio de desenvolvimento fetal para alm do qual torna-se proibida. Depois de 120 dias, o aborto permitido apenas para salvar a vida da me, onde a gravidez est a prejudicar uma criana j amamentao, ou quando se sabe que o feto malformado. Embora as varis escolas do islo diverge sobre o tempo em que um aborto permitido, al-Hibri diz tudo autorizao de aborto de existncias, como salvar a vida da me. Budismo: Esta religio ensina: O caminho do meio entre os demais e muito pouco e isso aplica-se s crianas, tambm, pemitindo assim o planejamento familiar. Alguns budistas proibem o aborto porque um preceito do budismo para no ter de bom grado a vida de um ser vivo. Outros permitem o aborto quando no um produto da cobia, do dio, ou iluso. Alguns budistas no veh o aborto como a matana, mas como atrasar a chegada de um estar prestes a nascer, um ser que pode ter tido muitas vidas anteriores e no prejudicado por esta excluso temporria de nascimento. Hinduismo: a literatura desta religio solicita um aborto do mahapatakas (atos atrozes). Mas a lei moral dinmica mutvel, e assim que o aborto permitido por variedade de razes. Na verdade, na India, o aborto legal desde 1971, com quase nenhuma objeo por parte sas autoridades religiosas hindus. Religies Norte americana: culturas nativas americanas acreditam que geralmente no se pode respeitar a Me Terra, sem planejamento familiar. Devido forte tradio matriarcal, as questes de planejamento familiar, tais como a contracepo e o aborto, so consideradas empresas de mulheres e no de homens. Como uma mulher disse, Qualquer coisa que tenha a ver com os nossos corpos... realmenteo nosso negcio como mulheres, e mulheres como Lakota, faz parte das nossas

culturas para fazer nossas prprias decises sobre o aborto. Taosmo: especialmente notvel nas religies chinesas de que o sexo e o prazer so estimados e comemorou junto com a necessidade de moderao. Moderao tambm considerado uma virtude na reproduo. Assim, no minima nestas religies contracepo e aborto permitido como um backup, se necessario. Espiritismo: o espirito, segundo a sua doutrina, sempre existiu, desligando-se pela morte e reencarnando em outro corpo. Para ele portanto no h, no caso de um aborto, a morte de um ser. O que existe a frustrao de um Espirito que tem seu corpo abortado. Se as razes para esta interrupo da gravidez forem injustificveis, os causadores tero aquele espirito como um inimigo perigoso, causa de males futuros. Medicina Art. 2 - O alvo de toda a ateno do mdico a sade do ser humano, em benefcio da qual dever agir com o mximo de zelo e o melhor de sua capacidade profissional. O feto um ser humano em desenvolvimento, portador de vida inegavelmente. Caracterizar certo estgio cronolgico de forma diferente como muitos ambicionam (desconsiderar o feto como humano) uma distoro grotesca do sentido da vida. Seria como classificar pessoas muito idosas como no-humanas (alguns na prtica podem at fazer isso, mas continua errado). Art. 6 - O mdico deve guardar absoluto respeito pela vida humana, atuando sempre em benefcio do paciente. Jamais utilizar seus conhecimentos para gerar sofrimento fsico ou moral, para o extermnio do ser humano ou para permitir e acobertar tentativa contra sua dignidade e integridade. Este artigo revela o principal centro norteador da conduta mdica: a Vida (e conseqentemente a sade). Se

o mdico no defender pelo menos esse princpio, vai defender o que? O dinheiro? Art. 28 - direito de o mdico recusar a realizao de atos mdicos que embora permitidos por lei, sejam contrrios aos ditames de sua conscincia. Art. 29 vedada ao mdico a prtica de atos profissionais danosos ao paciente, que possam ser caracterizados como impercia, imprudncia ou negligncia. Induzir ao aborto crime caracterizado por negligncia da lei e dos princpios que regem a prtica mdica. Desnecessrio falar mais. Art. 38 vedado ao mdico ser cmplice com os que exercem ilegalmente a medicina, ou com profissionais ou instituies mdicas que pratiquem atos ilcitos. Seria correto denunciar, porm quase ningum o faz. Assim proliferam as clnicas e os mdicos que vendem o aborto. Art. 42 vedada ao mdico a prtica ou indicao de atos desnecessrios ou proibidos pela legislao do pas. Art. 43 vedado ao mdico o descumprimento da legislao especfica nos casos de transplantes de rgo ou tecidos, esterilizao, fecundao artificial e abortamento. Bem, o aborto ainda proibido neste pas, mas no por muito tempo se depender do PT. Art. 49 vedada ao mdico a tortura ou outras formas de procedimentos degradantes, desumanos ou cruis, e ser conivente com tais prticas ou no as denunciar quando delas tiver conhecimento. Art. 50 Fornecer meios, instrumentos, substncias ou conhecimentos que facilitem a prtica de tortura ou outras formas de procedimentos degradantes, desumanos ou cruis, em relao pessoa.

Se o aborto no degradante, no sei o que . Algum j teve a oportunidade de ver os corpos de fetos abortados? Algum j viu o dilaceramento sofrido pelo feto? Algum duvida das implicaes psicolgicas que um aborto causar na mulher? Art. 54 vedado ao mdico o fornecimento de meio, instrumento, substncia, conhecimento ou participao de qualquer maneira na execuo de pena de morte. Art. 55 vedado ao mdico o uso da profisso para corromper os costumes, cometer ou favorecer o crime. O feto tem vida, logo o que seria um aborto institucionalizado como quer o PT? Obviamente uma pena de morte. A legalizao do aborto e sua massificao nos hospitais pblicos seriam o favorecimento final e libertador de um crime contra a vida. Art. 67 vedado ao mdico desrespeitar o direito do paciente de decidir livremente sobre o mtodo contraceptivo, devendo o mdico sempre esclarecer sobre a indicao, a segurana, a reversibilidade e o risco de cada mtodo. Alguns mdicos praticam certa atitude que favorece a esterilizao em massa de mulheres e homens das classes mais pobres. necessrio controlar a natalidade? Creio que sim, desde que respeitando a liberdade de cada um, sem cometer os crimes contra o indivduo que foram praticados na China, por exemplo. Art. 140 vedado ao mdico falsear dados estatsticos ou deturpar sua interpretao cientfica. Vemos artigos que se proclamam cientficos usando dados estatsticos para acusar colegas obstetras de racismo. Com a distoro de dados populacionais, concluses falaciosas de que as mulheres de classes menos favorecidas so discriminadas pela sua cor. Alm de

submeter a prtica da medicina a fins ideolgicos e claramente partidrios polticos (o que em si j constitui crime segundo este mesmo cdigo de tica), acusam os colegas mdicos que trabalham em condies menos favorveis de racismo, e mais uma injustia cometida contra diversos mdicos hericos que ousam trabalhar no sistema pblico de sade remando contra a mar da falta de equipamento adequado, de equipe mdica completa e de educao da populao. No se podem analisar os pacientes segundo o quesito raa, mesmo porque nesses estudos quem definiu a raa foi o prprio paciente. Sem contar o fato de que nesses trabalhos ideolgicos, outras variantes importantssimas foram cuidadosamente deixadas de lado, como: renda familiar, educao, local de moradia, acesso ao servio mdico, nvel do local de atendimento, etc. A medicina no pode se submeter a caprichos polticos e se esquecer de seu compromisso verdadeiro: a Vida e a Sade do Ser Humano. Nelson Rodrigues j avisava numa de suas crnicas famosas: Mdico para mim ou santo, ou mafioso. Prostituir politicamente a prtica mdica ou transform-la numa mercadoria parece se enquadrar na segunda categoria.

Abortivos
Citotec O Citotec foi desenvolvido com outro nome h cerca de vinte anos atrs, no para problemas de estmago nem para provocar abortos, mas para produzir contraes no tero quando era necessrio apressar o parto ou expulsar um feto j morto do tero de uma gestante. Passados dez anos a droga ainda no tinha sado de seu estgio experimental, mas com a descoberta das qualidades teraputicas de seu princpio ativo no tratamento de lcera, deixou de ser pesquisado principalmente para produzir contraes no tero para apressar o parto e passou a ser

comercializado para tratar lceras. Mas, aos poucos, algumas pessoas descobriram que ele provocava o aborto, inclusive porque o fabricante escrevia na prpria bula do remdio que este era contra-indicado para mulheres grvidas dado o risco de poder provocar um aborto. O remdio passou aos poucos a ser comprado, sem orientao mdica, no mais para lcera, mas para provocar o aborto, embora o laboratrio desaconselhasse o seu uso no caso de gestantes. Por causa de sua histria, o remdio foi estudado e testado apenas para lcera e no para abortos. No houve por parte dos fabricantes estudos para viabiliz-lo tecnicamente para o seu efeito abortivo. No h qualquer suporte tcnico para quem use, sejam mdicos ou leigos, este remdio para produzir um aborto. Tudo o que se conhece sobre ele a este respeito o resultado de uma prtica clnica muito informal, irregular e completamente assistemtica. algo muito diferente de um medicamento onde h multides de professores e cientistas constantemente pesquisando, debatendo e aperfeioando o conhecimento sobre a ao e o uso do remdio. O Citotec atua apenas, ao que tudo indica, provocando contraes de parto e a conseqente expulso do feto, em qualquer idade gestacional. Ele no age, portanto, sobre o prprio feto, apenas provoca a sua expulso. O feto morre no por ter sido agredido, mas porque, se ele tem menos de seis meses, ao ser expulso morre asfixiado. Embora o feto tenha os pulmes formados a partir do primeiro ms de gestao, antes dos seis meses e fora do tero pode inalar o ar mas o oxignio no consegue passar dos alvolos para o sangue. O feto morre ao ar livre por asfixia, exatamente como ocorreria com uma pessoa que fosse estrangulada. importante, para entender o que acontece com a prpria gestante ao resolver tomar o remdio, que se tenha em mente que o remdio nunca foi desenvolvido e testado para provocar o aborto, nem no Brasil nem em qualquer pas de primeiro mundo. Este o motivo que explica porque ele provoca resultados to diversos e irregulares em vrias gestantes que o tomam. No caso tpico, algumas horas depois de ingerido, a mulher entra em trabalho de parto e expulsa o feto, mas mesmo depois disso as contraes

tornam-se dificilmente controlveis. As dores abdominais so intensas, muito maiores do que se fosse um aborto natural, e a mulher pode comear a sangrar tanto e com tal volume crescente que quase sempre obrigada a procurar um hospital. Em algumas mulheres sua ingesto no provoca efeito algum, nem mesmo a expulso do feto; em outras, provoca apenas a expulso do feto. Na maioria dos casos, porm, a expulso do feto seguida de hemorragias crescentemente violentas com o passar do tempo. No h assessoria mdica para quem queira tomar Citotec, e tambm no h suporte tcnico para os mdicos ainda que o mdico requeira tal suporte por parte dos fabricantes e dos seus desenvolvedores. O que h so os hospitais que resolvem ajudar as pacientes quando, apesar de tudo, o aborto foi provocado e consumado e a hemorragia se torna incontrolvel; isto , estes hospitais ajudam por causa da hemorragia e no por causa do aborto. Mortes por hemorragias no uso do remdio no so muito comuns, principalmente, porque nos casos tpicos, a hemorragia assusta tanto que a mulher invariavelmente acaba procurando um hospital. Mas, caso no procurasse, certamente o quadro hemorrgico crescente provocaria uma parada cardaca. s vezes, isto at ocorre, o que narrado principalmente por mdicos legistas de IMLs (Institutos Mdicos Legais). Em alguns casos a hipersensibilidade da mulher para com o remdio pode ser tal que o remdio provoca uma ruptura repentina de tero, logo ao ser ingerido ou mesmo mais tarde. Isto pode ser fatal se no h a possibilidade de um atendimento mdico e hospitalar imediato. A ruptura de tero pode se dar mais facilmente em mulheres que tiveram anteriormente um histrico com partos cesarianos ou em gestaes mais avanadas. Se nada disso ocorrer e a hemorragia conseguir ser controlada em casa e isso no provocar a morte da gestante, coisa rara de acontecer, pode, no entanto, estar acontecendo outra coisa de muito risco. Restos fetais ou placentrios podem ter sido retidos dentro do tero durante todo este tempo e ter provocado uma infeco local. s vezes, o remdio produz o descolamento da placenta, com a consequente morte do beb, mas o feto no , todavia, expulso. A gestante pensa que no aconteceu nada, no

procura o mdico, mas est na realidade tendo um aborto retido. Tanto o aborto retido como restos fetais e placentrios podem fazer com que pus se acumule no tero, tentando em vo destruir os restos fetais ou de placenta, que deveriam ter sido removidos por curetagem no hospital dias antes. As dores e hemorragias podem ter mascarado outros sintomas que fariam suspeitar para a gestante inexperiente que algo mais poderia estar acontecendo. medida em que o pus se acumula, ele invade a corrente circulatria da gestante e espalha-se pelo corpo todo. Isto conhecido pelo nome de septicemia. Quando se chega a este quadro a nica conduta correta a remoo dos restos fetais e placentrios e a internao imediata da paciente em uma unidade de terapia intensiva. H um certo nmero de bitos por septcemia, mesmo com a internao em UTI, causados pelo uso do citotec. Muitos dos bitos por aborto em geral e alguns causados pelo uso do Citotec so por septicemia. Se no ocorre a septicemia mas houve reteno durante algum tempo de restos placentrios ou fetais, os tecidos j necrosados so difceis de serem curetados; frequentemente junto com a remoo por curetagem destes tecidos inevitvel removerem-se tambm uma parte de tecidos endometriais, que a parte mais interna do tero. As paredes internas ao tero que constituem o endomtrio, por este motivo, acabam por aderirem-se uma outra causando a esterilidade da mulher. Mas a maioria das mortes por causa do uso do Citotec no provm nem da hemorragia, nem da septicemia. A maioria ocorre semanas ou meses aps o uso, e no se deve propriamente ao uso do Citotec, mas ao uso caseiro do Citotec que, independentemente do que se pense sobre o aborto em si, jamais poderia ser usado sem acompanhamento mdico. H casos em que se usa o Citotec para expulsar um feto morto em um hospital. O modo e os cuidados com que o mesmo deve ento ser administrado muitssimo diversos do modo como poderia ser usado em casa. Jamais passaria pela cabea de nenhum mdico receitar o Citotec para que a paciente a expulsasse um feto morto em sua prpria casa. Isto seria um atestado de irresponsabilidade mdica simplesmente inimaginvel, mas o que as pessoas dizem umas s outras ser

inofensivo se trata de expulsar um feto ainda vivo, isto , se trata de provocar um aborto. O uso domstico do Citotec muito traumtico, mas, na maioria das vezes, no causa uma morte imediata diretamente relacionada com o mau uso do medicamento. A maioria das mortes ocorre por efeitos que se seguem muito tempo depois, como quando uma pessoa que atropelada e fratura os ossos, meses aps ter tido alta, acaba morrendo de complicaes apenas indiretamente, mas realmente, relacionadas com as fraturas anteriores. Este tipo de acidente muito mais comum com o Citotec do que costuma ser divulgado, e bem conhecido principalmente entre os mdicos legistas. Por causa de todos estes problemas, depois de alguns anos que o remdio era fabricado e vendido regularmente sem restrio alguma, - oficialmente para lcera, de fato em grande parte para provocar abortos sem possibilidade alguma de orientao mdica, inexistente inclusive para os prprios mdicos -, os abusos se tornaram to grandes que o Ministrio da Sade no Brasil proibiu sua fabricao e distribuio por parte do fabricante oficial. Isto fez com que o acesso ao remdio diminusse bastante. Por outro lado, como j havia se criado um bom mercado para o remdio junto ao grande e desinformado pblico, isto tambm fez com que aparecessem fabricantes clandestinos para a droga provenientes das mais diversas origens. Muitos dos comprimidos chamados agora de Citotec no so mais verdadeiros Citotecs, mas tem sua origem em fabricantes clandestinos de pases pobres da Amrica Latina (tipo Paraguai) e no se sabe ao certo se a fabricao de l mesmo ou se ali apenas um posto de intermediao, nem se o fabricante verdadeiro uns alguns ou mesmo quantos podem ser. Hoje no possvel saber de onde vem e quem o fabrica, por mais que o vendedor d garantias. O vendedor, na verdade, no tem tais garantias, nem as pode ter, j que o prprio fabricante desconhecido do vendedor, do intermedirio e at das autoridades da Sade. Nunca se sabe, portanto, o que est sendo comprado quando se compra Citotec. Pode ser uma droga igual ao antigo Citotec, pode ser uma mistura de Citotec com outras coisas, pode ser tambm qualquer outra coisa, e pode ser uma nova inveno de algum laboratrio clandestino,

tecnicamente competente ou no, que julga ter um remdio de efeito semelhante, mas capaz de ser produzido de uma maneira mais fcil. vendido, porm, sempre como Citotec, por causa da fama do nome que o remdio original conquistou no Brasil. Tanto pela dificuldade de saber o que est sendo tomado, quanto pela ausncia total de suporte mdico ao ato, pelas hemorragias imprevisveis e que so a regra mesmo quando se trata de Citotec verdadeiro, tanto pelas inmeras e nem sempre facilmente controlveis conseqncias posteriores, quando o paciente j no est mais sob a direta observao clnica que se costuma seguir imediatamente aps o uso, este mtodo de aborto , no portugus popular, uma desgraa. Tecnicamente uma soluo altamente deficiente e extremamente imprudente. Mesmo quem a favor do aborto, mas tem uma formao mdica correta do ponto de vista estritamente tcnico, no poderia recomend-lo como abortivo nem no primeiro nem no terceiro mundo. Para se ter uma idia, ainda quando ele usado para provocar contraes de parto em fetos j mortos que no conseguem serem expulsos, casos em que o remdio j foi mais bem estudado e a conduta mdica melhor estabelecida, isto nunca feito em casa. Nestes casos, no Brasil, a paciente internada em um hospital e o seu curso clnico cuidadosamente monitorado; a paciente no recebe o remdio sem antes se submeter a exames e freqentemente ser necessrio sed-la para que ela possa tom-lo. Uma equipe mdica e uma sala de cirurgia deve estar pronta para qualquer imprevisvel eventualidade que venha a ocorrer. Nos Estados Unidos, ao contrrio, o uso do Citotec para induzir o trabalho de parto proibido at mesmo para os mdicos. Nos Estados Unidos o aborto legalmente permitido e no haveria problema de se aconselhar o Citotec como meio de provocar um aborto se ele fosse tecnicamente aconselhvel para tanto. Tanto o governo como a empresa que o fabricam sairiam ganhando com isso. O governo, porque a tcnica de aborto com o Citotec mais fcil e rpida de ser executada, e o fabricante porque venderia mais o produto. No entanto, tanto a FDA (Food and Drug Administration), o organismo que controla a venda e o uso dos remdios nos Estados Unidos, como o

prprio fabricante do Citotec, o Laboratrio Searle, desaconselham o uso do Citotec para induzir o trabalho de parto e para o aborto, afirmando ser perigoso. Plantas A listagem est organizada da seguinte forma: Nome botnico; Nome comum; Restrio (situaes em que no se deve usar); Motivo (efeitos) 1. Aloe vera; Babosa; no usar na Gestao; provoca Hemorragia e aborto 2. Anemopaegma sp; Catuaba; no usar na Gestao; provoca Aborto 3. Angelica archangelic; Angelica europeia; no usar na Gestao; provoca Hemorragia e aborto 4. Aristolochia sp; Jarrinha; no usar na Gestao; provoca Contraces e aborto 5. Arnica montana; Arnica; no usar na Gestao e Amamentao; provoca Hemorragia e aborto, Vmitos e clicas 6. Artemisia absinthium; Losna; no usar na Gestao e Amamentao; provoca Contraces e aborto, Clicas e convulses 7. Cassia sennae; Sene; no usar na Gestao e Amamentao; provoca Contraces e aborto, Diarreia no lactente 8. Cassia tora; Mata pasto; no usar na Gestao; provoca Contraces e aborto 9. Chenopodium ambrosioides; Erva de St Maria; no usar na Gestao e Amamentao; provoca Contraces e aborto, Vmitos e torpor 10. Cinnamomum cassia; Canela; no usar na Gestao; provoca PIG 11. Coix lacrima-jobi; Lgrimas de N. Senhora; no usar na Gestao e Amamentao; provoca Contraces 12. Commiphora myrrha; Mirra; no usar na Gestao; provoca Hemorragia e aborto 13. Copaifera sp; Copaba; no usar na Gestao e Amamentao; provoca Teratogenia (Teratogenicidade) (?), Clicas e diarreia

14. Datura estramonium; Trombeta; no usar na Gestao; provoca Aborto 15. Dianthus superbus; Cravo dos jardins; no usar na Gestao; provoca Aborto 16. Elephantopus scaber; Erva grossa; no usar na Gestao; provoca Contraces e aborto 17. Euphorbia pilulfera; Erva andorinha; no usar na Gestao; provoca Contraces e aborto 18. Hedera helix; Hera; no usar na Gestao e Amamentao; provoca Contraces e aborto, Febre e convulses 19. Leonurus sibiricus; Erva maca; no usar na Gestao; provoca Contraces e aborto 20. Melia azedarach; Azedaraque; no usar na Gestao e Amamentao; provoca PIG e aborto, Vmitos e diarreia 21. Mentha piperita; Hortel; no usar na Gestao; provoca Teratogenia (Teratogenicidade) 22. Mikania glomerata; Guaco; no usar na Gestao; provoca Hemorragia 23. Myristica fragans; Noz moscada; no usar na Gestao; provoca Aborto 24. Paeonia sp; Penia; no usar na Gestao; provoca Teratogenia (Teratogenicidade) 25. Phyllantus niruri; Quebra pebra; no usar na Gestao e Amamentao; provoca Aborto, Clicas e diarreia 26. Pilocarpus jaborandi; Jaborandi; no usar na Gestao; provoca Contraces e aborto 27. Plantago major; Transagem; no usar na Gestao; provoca Contraces 28. Polygonum acre; Erva de bicho; no usar na Gestao; provoca Hemorragia e aborto 29. Portulaca oleracea; Beldroega; no usar na Gestao; provoca Contraces e aborto 30. Prunus persica; Pessegueiro; no usar na Gestao; provoca PIG e aborto. 31. Punica granatum; Rom; no usar na Gestao; provoca Contraces e aborto 32. Ramnus purshiana; Cscara sagrada; no usar na Gestao e Amamentao; provoca Contraces e aborto, Clicas e diarreia

33. Rheum palmatum; Ruibarbo; no usar na Gestao e Amamentao; provoca Contraces e aborto, Diarreia no lactente... 34. Smilax sp; Salsaparrilha; no usar na Gestao; provoca Aborto 35. Solanum paniculatum; Jurubeba; no usar na Gestao; provoca Aborto 36. Tabebuia sp; Ip; no usar na Gestao; provoca Teratogenia (Teratogenicidade) 37. Zanthoxilum sp; Tinguaciba; no usar na Gestao; provoca Hemorragia e aborto Para efeitos abortivos estes mtodos s podem ser usados nos dias seguintes primeira falta da menstruao (regras) e o resultado deve obter-se em, no mximo, 10 dias. No caso dos condimentos de uso comum: raiz ou semente de salsa, canela, noz moscada, alecrim, etc. s se obtm resultados com grandes sobre dosagens (chs muito fortes)

Potrebbero piacerti anche