Sei sulla pagina 1di 4

Roteiro para projeto de pesquisa Ttulo: (tema da pesquisa deve ser sucinto, objetivo mas retratar o problema em questo,

espao e tempo quando pertinente) Nome do autor1 Nome do orientador 1. Resumo A tabela a seguir mostra como o resumo do projeto deve ser estruturado e que informaes so esperadas pelo leitor de um resumo. Deve ter cerca de 50 palavras.

Principal funo problema / questo

metodologia

Informaes especficas Contexto do problema /questo Inteno /interesse do autor Objetivo (porque a pesquisa est sendo feita) Questo da pesquisa O que foi feito Mtodo/ tcnica usada Material e os temas envolvidos Espao e tempo

2. Tema e Problema Tema o assunto que se deseja estudar e pesquisar. Sua escolha deve levar em conta possibilidades, aptides e tendncias de quem ir elaborar a pesquisa (em conjunto com seu orientador) Espera-se que o grau de conhecimento sobre o assunto possa ser aumentado em funo da pesquisa. A pesquisa deve ser focada sobre um problema relacionado ao tema, ou seja, uma questo associada ao tema com importncia real, e que ainda no tenha sido devidamente respondida pela literatura existente. O problema deve orientar a pesquisa, que tem como objetivo contribuir para o seu esclarecimento. Devem ser indicados os antecedentes da pesquisa, ou seja, os principais resultados de pesquisas anteriores sobre o problema investigado. Tais referncias permitiro situar com maior clareza as contribuies pretendidas. Exemplo: Tema: Patentes. Problema: Patentes contribuem ou no para o avano tecnolgico? H argumentos nas duas direes, e um exame do caso X pode contribuir para a compreenso desta questo. 3. Objetivos (gerais e especficos) O objetivo geral situa o projeto em uma agenda ampla de pesquisa, que envolve muitos aspectos que no sero diretamente tratados na pesquisa contemplada pelo projeto. Os objetivos especficos apresentam o carter mais concreto da pesquisa, os quais se atendidos, cumprem com o objetivo geral delineado. 4. Hiptese (se houver) Apresenta a resposta preliminar (suposta) ao problema a ser investigado. uma proposio que pode ser colocada prova para determinar a sua validade. Pode ser aceita ou rejeitada depois de investigada, por isso, devem ser expressas a partir de variveis passveis de testes empricos. Geralmente construdas a partir de relaes de causalidade 5. Justificativa (terica / social / poltica)
1

Identificao do autor (Aluno do XX ano do curso de XX da FEA-USP).

Qual a motivao da pesquisa? Por que importante que se estude este problema?

6. Fundamentao Terica e Reviso da literatura Um mesmo fenmeno pode ser investigado sob enfoques diferentes, portanto deve-se indicar a literatura de base e os pressupostos que fundamentaro a investigao. Por exemplo, um aspecto do controle gerencial pode ser investigado a partir da teoria institucional ou contingencial. A reviso da literatura envolve a anlise dos trabalhos precedentes que trataram o tema proposto, delineando o arcabouo conceitual dos aspectos a serem investigados pela pesquisa. Deve mostrar que o autor conhece parte da bibliografia (do assunto que ser analisado) que determinou a seleo e a viabilidade do tema. A reviso da literatura apresenta citaes diretas e indiretas dos autores consultados. 7. Metodologia Deve-se definir a metodologia de pesquisa a ser utilizada, ou seja, os recursos de anlise e os mtodos que sero empregados. Exemplos de procedimentos metodolgicos distintos so resenhas (ou survey), estudos de caso, experimentos, etnografia, arquivos, pesquisa -ao, etc. A metodologia envolve levantamento de campo, anlise de dados ou pesquisa bibliogrfica. Deve-se explicitar com preciso os recursos a serem utilizados, por exemplo, a origem dos dados, se eles so secundrios (j coletados e organizados em bancos de dados, anurios estatsticos, relatrios ou artigos de terceiros) ou primrios (questionrios ou entrevistas pessoal, telefone, correio, email). 8. Cronograma Definir o tempo que ser necessrio para executar o projeto. O processo dever ser dividido em etapas e deve-se indicar o instante em que se planeja iniciar e terminar cada etapa. 9. Referncias Bibliogrficas Todas as referncias devero ser citadas ao longo do texto de acordo com o sistema alfabtico (autor-data). As referncias bibliogrficas devero ser apresentadas em ordem alfabtica no final do trabalho, de acordo com a norma ABNT/NBR-6023. 10. Formatao Formato do papel: carta; Fonte: Times New Roman/tamanho 12; Espaamento: 1,5, sendo o texto disposto em uma coluna; Alinhamento: justificado; Margens: Superior: 3 cm; inferior: 2 cm; esquerda: 3 cm; direita: 2 cm. Nmero mximo de pginas: 10. ANEXOS 1. RELAO DOS PRINCIPAIS PERIDICOS NACIONAIS (ADMINISTRAO, CONTABILIDAD E ECONOMIA) RBA Revista Brasileira de Administrao (Conselho Federal de Administrao) RAE Revista de Administrao de Empresas (Fundao Getlio Vargas) RAP- Revista de Administrao Pblica (Fundao Getlio Vargas) RAUSP - Revistas de Administrao (USP) RAC Revista de Administrao Contempornea (ANPAD) RAM Revista de Administrao Municipal (IBAM) Cadernos de Pesquisas em Administrao RCF Revista de Contabilidade e Finanas (USP) RCO Revista de Contabilidade e Organizaes (USP) RCC Revista Contempornea de Contabilidade (UFSC) RBC Revista Brasileira de Contabilidade (Conselho Federal de Contabilidade)

REPeC Revista de Educao e Pesquisa em Contabilidade (Conselho Federal de Contabilidade) Contabilidade Vista & Revista (UFMG) BBR Brazilian Business Review (FUCAPE) BRGN Revista Brasileira de Gesto de Negcios (FECAP) RBC Revista Brasileira de Custos (Associao Brasileira de Custos)

ALGUNS SITES www.fipecafi.com.br/caderno/index.asp www.ead.fea.usp.br/cad-pesq/index/html www.gecon.com.br www.fgvsp.br/rae/artigos_on_line.html www.fgv.br/epge/home/publi www.eco.unicamp.br/indexie.html www.abcustos.org.br www.bndes.org.br www.ipea.org.br www.micd.gov.br www.periodicos.capes.gov.br/portugues/index.jsp www.ssrn.com

Site de biblioteca: entrar no site da USP e buscar em dedalus/proquest

2. AUXLIO PARA REDAO DO PROJETO/ ARTIGO O texto composto por citaes extradas de outras fontes que tem o objetivo de esclarecer, ilustrar ou sustentar o assunto apresentado e podem aparecer no texto ou em notas de rodap. H alguns modos bsicos de se apresentar a referncia: citao direta, transcrio textual de parte da obra do autor consultado; quando o texto transcrito tiver at trs linhas, utilizar aspas duplas. As citaes diretas com mais de trs linhas, devem ser destacadas com recuo de 4 cm da margem esquerda, com letra menor que a do texto utilizado e sem as aspas. As aspas simples so usadas para indicar citao no interior da citao; citao indireta, (pargrafo) texto baseado na obra do autor consultado; citao de citao, referncia direta ou indireta de um texto em que no se teve acesso ao original.

Citao Direta Qualquer que for o esforo coletivo, o objetivo estratgico da empresa encontrar uma posio no setor onde ela possa melhor se defender contra essas foras ou influenci-las a seu favor. (PORTER, 1998, p. 11) Citao Indireta A produo de ltio comea em Searles Lake, Califrnia, em 1928 (MUMFORD, 1949, p. 513).

ou De acordo com Levitt (1998) as firmas deveriam agir como se o mundo fosse um grande mercado. Citao da Citao A crise econmica teve origem no modo de produo feudal (MARTINS, apud CARDOSO, 1936, p. 285). Notas de rodap Indicaes, observaes ou aditamentos ao texto feitos pelo autor. Deve-se utilizar o sistema numrico para notas explicativas. As notas de rodap devem ser alinhadas, a partir da segunda linha da mesma nota, abaixo da primeira letra da primeira palavra, de forma a destacar o expoente e sem espao entre elas e com fonte menor. Nota Explicativa A numerao das notas explicativas feita em algarismos arbicos, devendo ter numerao nica e consecutiva para cada captulo ou parte. No se inicia a numerao a cada pgina: No texto: Os pais esto sempre confrontados diante das duas alternativas: vinculao escolar ou vinculao profissional . No rodap da pgina: _______________________ 3 Sobre essa opo dramtica, ver tambm Morice (1996, p. 269-290).

Potrebbero piacerti anche