Sei sulla pagina 1di 5

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEAR UECE CENTRO DE HUMANIDADES CH CURSO: LETRAS DISCIPLINA: SEMNTICA E PRAGMTICA PROFESSOR: MARCO ANTONIO

NOTA: 9,5

Aluna/o: Igor da Silveira Pinheiro___________________________ Data: 23/06/2010

1 AVALIAO

1) Tendo por base os pressupostos tericos da Semntica formal, discorra sobre a relao linguagem/ verdade/ conhecimento. (2,0) A Semntica Formal a Semntica que trata a significao de forma objetiva, conforme a organizao lgica da estrutura das sentenas. Para ela, a linguagem no constri o mundo, mas o reflete, contempla o que existe e o que compartilhado por uma comunidade de indivduos, que serve de inspeo pblica. A Semntica Formal estuda as condies de verdade (que possibilitam afirmar que uma sentena verdadeira ou falsa). A verdade, no pensamento dos logicistas, da Semntica Formal, o conhecimento que se acata e se admite em uma determinada comunidade, no sendo passvel de opinies intersubjetivas, relativas s experincias prprias de cada indivduo. Um dos grandes pesquisadores que contriburam para a Semntica Formal foi Gottlob Frege, que atribuiu questo da significao a lgica. Frege props (Lgica e Filodofia da Linguagem. Cultrix, So Paulo, 1978) as noes de referente e de sentido na anlise de sentenas. O referente seria o objeto no mundo tratado na sentena - e o sentido, um conjunto de possibilidades (condies) de acessar esse objeto no mundo. Por meio da sentena Lula o presidente do Brasil, pode-se entender como a Semntica Formal pensa a significao. Lula o objeto presente no mundo. Presidente do Brasil um trao de sentido, um mecanismo de acesso ao objeto Lula no mundo. Poder-se-ia dizer que Lula um sertanejo, que Lula o preseidente de honra do PT, que Lula filho de gente humilde. Tudo isso que remete a Lula, que nos faz percebermos e visualizarmos Lula, um trao de sentido. Por meio da sentena Lula o presidente do Brasil, v-se como pensa a Semntica Formal. Ela encara o conhecimento como algo prvio, no questionvel, presente nos fatos do mundo, relacionado a eles. Assim, ningum, perante a Semntica Formal, questionaria o fato de que h um presidente no Brasil, que se chama Lula, pois algo concreto existente no mundo, no varivel para cada indivduo. Pensar a significao como reflexo do mundo e a linguagem como realidade objetiva a contribuio da Semntica Formal para o estudo dos siginificados. (2,0) 2) As palavras estabelecem entre si diversos tipos de relaes semnticas, tais como sinonmia, antonmia, homonmia, polissemia, etc. De acordo com esta postulao, discorra sobre as relaes de sentido que predominam na msica abaixo. (2,0) Me Deixe Mudo Chico Buarque

Composio: Walter Franco No diga nada Saiba de tudo Fique calada Me deixe mudo Seja no canto, seja no centro Fique por fora, fique por dentro Seja o avesso, seja a metade Se for comeo fique a vontade No me pergunte, no me responda No me procure, e no se esconda A Semntica Lexical v a significao como um conjunto de relaes que as palavras possuem entre si. A significao depender do contexto, do discurso presente nos enunciados em que se inserem as palavras. O texto Me deixe mudo, de Chico Buarque, mostra como as palavras se relacionam entre si e como a verdade mltipla, varivel. Com as palavras nada e tudo, canto e centro, e responda, procure e esconda, o autor estabelece uma relao de antonmia, que consiste na oposio de significados, que remetem a direes contrrias. Com esses antnimos, o autor, provavelmente, dirige-se a sua amada, exortando-a a ser mltipla, varivel, no relacionamento, a provocar inmeras e diferentes reaes no seu eu-lrico (autor) e a comportar-se diferentemente ficar por fora, por dentro, no dizer nada. Com as palavras calada e mudo, o autor estabelece uma relao de sinonmia, que consiste na semelhana entre oas significados das palavras, a sintonia entre as posturas do eu-lrico com a amada, ambos mudos em um determinado momento. Pode-se tambm constatar a polissemia que se trata da transformao do semanticismo das palavras. Isso evidenciado pela linguagem conotativa da composio potica. As palavras fora e dentro no indicam uma posio em um determinado lugar, conforme indica o dicionrio, mas significam a falta de conhecimento, distncia do que se prope e cincia daquilo que se aborda, podendo, tambm, significar diferentemente, dependendo do discurso adotado pelo autor. Assim, v-se no texto diferentes relaes entre as palavras, que mostram como a significao varivel, mltipla. (2,0) 3) Na edio 223 da Revista Superinteressante, precisamente nas pginas iniciais, deparamo-nos com uma propaganda que mostra a imagem de uma jovem branca, de aproximadamente 18 anos, com os olhos fechados e muito sorridente, cabelos longos e o rosto inclinado, como se estivesse apreciando uma brisa leve. Na parte superior, do lado direito da imagem lemos: Voc o que voc fala dentro de um balo representando a sua fala. E mais abaixo l-se o que se segue:
Para fazer carreira, para fazer amigos, para viajar pelo mundo. Para tudo o que voc quiser, voc s precisa falar Fisk. Com 920 unidades, a Fisk uma das maiores redes de idiomas do mundo. Ela possui mtodo e material didtico modernos, alm de ensino focado em comunicao total. O aluno aprende a entender, ler, escrever e, principalmente, falar em ingls e espanhol, com conversao desde a primeira aula. Por tudo isso, desde 1958, mais de 8 milhes de pessoas j estudaram na Fisk.... MATRICULE-SE J. (Superinteressante, Edio 223, Fevereiro/ 2006, p. 15)

Destaque os operadores argumentativos no texto acima e discorra sobre o tipo de orientao argumentativa em questo. (3,0) Os operadores argumentativos, que indicam as marcas argumentativas dos enunciados, esto bastante presentes no texto publicitrio. O marcador para, repetido diversas vezes nos dois enunciados iniciais do texto indicam a finalidade, sugerida ao leitor, receptor, interlocutor, presente no perfil de quem faz o curso de idiomas Fisk. Assim, a propaganda mostra Fisk como algo que proporciona vrios fins positivos, que possam atrair as pessoas a fazerem Fisk: carreira, amigos, viagens. Com o operador s, indica-se a restrio que sugere a diminuio do esforo para se obter tudo o que foi proposto (carreira, amigo, viagens), pela recorrncia ao curso Fisk, que facilitaria tudo ao futuro aluno. O operador com, refora-se o argumento de que a Fisk uma das maiores redes de idioma do mundo, por relao de causa. Os operadores e e alm de acrescentam argumentos favorveis adeso ao curso da Fisk, por meio da adio de enunciados. Os desde utilizados reforam o impacto realizado pela visualizao do tempo. Assim, com desde a primeira aula e com desde 1958, revelam-se a disponibilizao imediata dos bons servios oferecidos pela Fisk e sua loga tradio no ensino de idiomas. O mais de refora a credibilidade do curso, quantificam os que forram beneficiados e o j representa uma incluso, um reforo de algo realizado, concreto, indiscutvel: como a Fisk tem credibilidade. Assim, reforam-se, pelos operadores, a argumentao e a mensagem para os interlocutores, que so levados concluso planejada pela propaganda. (2,5)

4) Segundo a Semntica Cognitiva, os processos de significao se do basicamente por metfora e por metonmia. Discorra sobre tal afirmao dando exemplos de sentenas metafricas e metonmicas. (3,0) A metfora corresponde a esquemas mentais, imagticos, que realizamos pelo contato do corpo com o meio. Ex: O Brasil jogou ontem. Por meio desse enunciado, visualizamos, obtemos significados, por meio de esquemas, temos noo do espao, do que o Brasil (time) e do acontecimento. A metonmia remete a categorizao que fazemos pelos nossos processos cognitivos, corpreos. Assim, O poodle fofo, categorizamos a raa poodle, entre cachorros, entre animais. Esses dois processos so constantes em processos cognitivos dos seres humanos to estudados pela semntica cognitiva. (3,0)

Para ser grande, s inteiro: nada Teu exagera ou exclui. S todo em cada coisa. Pe quanto s No mnimo que fazes. (Fernando Pessoa)

CENTRO DE HUMANIDADES CH CURSO: LETRAS DISCIPLINA: SEMNTICA E PRAGMTICA PROFESSOR: MARCO ANTONIO

NOTA: 3,5

Aluna/o: Francisco Maurlio Gadelha de Andrade______________ Data: 23/06/2010

1 AVALIAO

1) Tendo por base os pressupostos tericos da Semntica formal, discorra sobre a relao linguagem/ verdade/ conhecimento. (2,0) A Semntica formal estuda a relao linguagem/ verdade/conhecimento. Desta relao ela exclui os vrios pressupostos porventura existentes e prioriza os pressupostos objetivos, ou seja, do domnio pblico. (X) 0,0 2) As palavras estabelecem entre si diversos tipos de relaes semnticas, tais como sinonmia, antonmia, homonmia, polissemia, etc. De acordo com esta postulao, discorra sobre as relaes de sentido que predominam na msica abaixo. (2,0) Me Deixe Mudo Chico Buarque Composio: Walter Franco No diga nada Saiba de tudo Fique calada Me deixe mudo Seja no canto, seja no centro Fique por fora, fique por dentro Seja o avesso, seja a metade Se for comeo fique a vontade No me pergunte, no me responda No me procure, e no se esconda Nada e tudo palavras antnimas para designar uma atitude, de um extremo a outro. Calada e Mudo palavras homnimas, que incluem o sentido de localizao e estabelecem sonoridade. Metade e Vontade palavras homnimas que anunciam os estados emocionais, e estabelecem sonoridade. Responda e Esconda - palavras homnimas que anunciam atitudes e estabelece sonoridade. (1,5)

3) Na edio 223 da Revista Superinteressante, precisamente nas pginas iniciais, deparamo-nos com uma propaganda que mostra a imagem de uma jovem branca, de aproximadamente 18 anos, com os olhos fechados e muito sorridente, cabelos longos e o rosto inclinado, como se estivesse apreciando uma brisa leve. Na parte superior, do lado direito da imagem lemos: Voc o que voc fala dentro de um balo representando a sua fala. E mais abaixo l-se o que se segue:
Para fazer carreira, para fazer amigos, para viajar pelo mundo. Para tudo o que voc quiser, voc s precisa falar Fisk. Com 920 unidades, a Fisk uma das maiores redes de idiomas do mundo. Ela possui mtodo e material didtico modernos, alm de ensino focado em comunicao total. O aluno aprende a entender, ler, escrever e, principalmente, falar em ingls e espanhol, com conversao desde a primeira aula. Por tudo isso, desde 1958, mais de 8 milhes de pessoas j estudaram na Fisk.... MATRICULE-SE J. (Superinteressante, Edio 223, Fevereiro/ 2006, p. 15)

Destaque os operadores argumentativos no texto acima e discorra sobre o tipo de orientao argumentativa em questo. (3,0) Para tudo circunscreve ao maximo os desejos. Alm de ampliao e (ilegvel). Principalmente - dar nfase ao objetivo. Por tudo isto Fecho redundante de tudo que foi exposto. Desde 1958 Enfatiza a dimenso temporal. (1,5) 4) Segundo a Semntica Cognitiva, os processos de significao se do basicamente por metfora e por metonmia. Discorra sobre tal afirmao dando exemplos de sentenas metafricas e metonmicas. (3,0) Sentenas metafricas A estrela da manh a mesma estrela da tarde. Sentenas metonmicas O governo sancionou o aumento dos aposentados. (0,5)

Para ser grande, s inteiro: nada Teu exagera ou exclui. S todo em cada coisa. Pe quanto s No mnimo que fazes. (Fernando Pessoa)

Potrebbero piacerti anche