Sei sulla pagina 1di 124

Parte II Estudo de Campo

SESI/SP Manual de Segurana e Sade no Trabalho (Indstria Moveleira)

Introduo

Para a elaborao deste manual, foram avaliadas empresas fabricantes de mveis, nas cidades paulistas de Itatiba, Mirassol e Votuporanga, no perodo de dezembro de 2002 a junho de 2003. As avaliaes foram iniciadas por visitas preliminares a 30 indstrias, realizadas por mdico do trabalho e engenheiro de segurana. Destas, foram selecionadas 22 indstrias para o estudo detalhado, conforme apresentados no Quadro 2.
Quadro 2 Empresas estudadas

Nmero de trabalhadores At 9 De 10 a 99 100 ou mais Total

Itatiba 3 5 0 8

Mirassol 0 3 2 5

Votuporanga 1 7 1 9

Total 4 15 3 22

O estudo detalhado foi desenvolvido por equipe multidisciplinar da Gerncia de Segurana e Sade no Trabalho (GSST) do SESI/SP, apresentado no Quadro 3, e abrangeu 1.698 trabalhadores, sendo 187 em Itatiba, 956 em Mirassol e 555 em Votuporanga.
Quadro 3 Empresas avaliadas por especialidade de SST

Especialidade Medicina ocupacional Engenharia ocupacional Fonoaudiologia Toxicologia industrial Ergonomia

Itatiba 7 8 7 8 8

Mirassol 5 5 3 4 5

Votuporanga 3 7 5 2 5

Total 15 20 15 14 18

SESI/SP Manual de Segurana e Sade no Trabalho (Indstria Moveleira)

35

Introduo
As atividades desenvolvidas tinham como objetivo o reconhecimento e a avaliao dos fatores de risco de acidentes, agentes qumicos, fsicos e biolgicos; aspectos de organizao do trabalho e ergonomia; bem como a avaliao da condio da sade dos trabalhadores. Os instrumentos e metodologias utilizadas para o levantamento das informaes esto descritos no Perfil das Empresas Estudadas, p. 131. As informaes levantadas e analisadas, apresentadas nos textos Fatores de Risco e Medidas de Controle, Fichas de Recomendaes de Segurana e "Perfil das Empresas Estudadas, foram usadas como base para a elaborao da empresa fictcia apresentada na Parte III deste manual. H situaes que requerem melhorias urgentes, principalmente as referentes aos acidentes que causam mutilaes de mos e dedos e ao rudo responsvel por alteraes auditivas dos trabalhadores. necessria a conscientizao de empresrios e trabalhadores da indstria moveleira para a mudana de situaes prejudiciais observadas, como ingesto de alimentos nos ambientes de trabalho, falta de asseio, falta de higiene nos banheiros, vestirios e refeitrios, alm da falta de programa de manuteno predial. So apresentadas sugestes de medidas de controle dos riscos ocupacionais observados, de carter geral, cabendo aos interessados em implant-las a avaliao da adequao para o seu caso especfico, evitando assim a adoo de medidas insuficientes ou desnecessrias.

36

SESI/SP Manual de Segurana e Sade no Trabalho (Indstria Moveleira)

Fatores de Risco e Medidas de Controle

7.1. Risco Fsico


So considerados como fatores de risco fsico o rudo, a vibrao, a umidade, as radiaes ionizantes e no ionizantes e a temperatura extrema. Na indstria moveleira o fator de risco fsico preponderante o rudo.

Rudo
Diversos fatores, como a alta rotao de motores, as vibraes dos componentes, a falta de manuteno de mquinas e equipamentos, a falta de elementos que absorvam impactos e o tipo de instalao fsica, podem tornar o ambiente laboral inadequado quanto ao rudo, podendo acarretar aos indivduos expostos distrbios auditivos, circulatrios, digestivos, sexuais, psicolgicos, sociais, de equilbrio e do sono. Dentre estes, o mais evidente a Perda Auditiva Induzida por Rudo (PAIR). Na indstria moveleira, mquinas e equipamentos como serra circular, serra de fita, seccionadora automtica, furadeira, lixadeira, grampeador e tupia, ilustrada na Figura 1, so fontes de rudo.

Figura 1 O trabalho em mquinas ruidosas Tupia

SESI/SP Manual de Segurana e Sade no Trabalho (Indstria Moveleira)

37

Fatores de Risco e Medidas de Controle


Medidas de Controle Para a adequao do nvel de rudo no ambiente de trabalho, algumas medidas podem ser adotadas, a saber:

Efetuar manuteno preventiva das mquinas, incluindo a afiao das ferramentas


de corte, com regularidade.

Proteger todo o sistema de transmisso de fora como polias, correias e engrenagens. Em caso de necessidade de retirar a proteo, por exemplo para manuteno, esta dever ser recolocada imediatamente aps o trmino do servio.

Isolar ou enclausurar mquinas e equipamentos ruidosos, utilizando materiais no


lisos para prevenir a reverberao do som.

Colocar biombos constitudos de materiais apropriados (l de vidro, isopor, cortia) de


forma a criar uma barreira ao rudo.

Disponibilizar protetores auditivos, conscientizar e treinar os trabalhadores para o


seu uso eficaz, em ambientes cujas medidas de proteo coletiva ainda no foram adotadas ou que so insuficientes para reduo do rudo a nveis adequados.

Essas medidas devem fazer parte de um programa de aes denominado Programa de Conservao Auditiva (PCA), p. 289, desenvolvido em conjunto com o Programa de Controle Mdico de Sade Ocupacional (PCMSO - NR-7), p. 257, e com o Programa de Preveno de Riscos Ambientais (PPRA - NR-9), p. 201.

Calor
Na indstria moveleira no foi observada nenhuma fonte artificial de calor, com potencial para causar dano direto sade do trabalhador. Todavia, o calor do Sol pode prejudicar o conforto dos trabalhadores, dependendo do tipo de instalao da indstria, como a cobertura utilizada, a altura entre o piso e o teto (p-direito) e a ventilao.

Umidade
A atividade observada na indstria moveleira que gera ambientes midos que podem causar problemas de pele nos trabalhadores o tingimento de peas.

38

SESI/SP Manual de Segurana e Sade no Trabalho (Indstria Moveleira)

Fatores de Risco e Medidas de Controle


Medidas de Controle Para o controle deste fator de risco aos trabalhadores, algumas medidas podem ser adotadas, como:

Medidas de engenharia para que o lquido que por acidente transborde do recipiente de tingimento ou que escorra das peas seja eliminado do ambiente por canaletas ou outro sistema impermevel.

Disponibilizar aos trabalhadores equipamentos de proteo individual como luvas,


aventais e botas impermeveis para a realizao dessa atividade.

Radiaes No Ionizantes
As fontes de radiao no ionizantes observadas na indstria moveleira ocorrem em sistema fechado, no processo de pintura U.V. (ultravioleta), e em operaes auxiliares, como na realizao de soldagem eltrica pelo setor de manuteno.

Medidas de Controle A radiao proveniente da operao de solda pode ser controlada por medidas como:

Utilizao de biombos durante a operao para evitar que as radiaes se propaguem


pelo ambiente.

Utilizao adequada, pelo soldador, de equipamentos de proteo individual: mscara para


soldador, culos e botina de segurana, avental, luvas, perneiras e mangotes de raspa.

Vibraes
Qualitativamente foi observado que vrias mquinas, como desengrossadeira, furadeira horizontal oscilante, lixadeira orbital manual e serra tico-tico manual, so fontes de vibrao localizadas, enquanto veculos como caminhes, empilhadeiras e tratores so fontes de vibrao generalizadas.

Medidas de Controle Para o controle das vibraes, algumas medidas podem ser adotadas, como:

Melhoria do amortecimento das mquinas.

SESI/SP Manual de Segurana e Sade no Trabalho (Indstria Moveleira)

39

Fatores de Risco e Medidas de Controle


Utilizao de acoplamentos flexveis, confeccionados em material resiliente, ou seja,
material plstico para absoro de ondas de baixa freqncia.

Manuteno adequada das mquinas, com ateno para a lubrificao e a substituio de peas desgastadas.

Manuteno adequada dos veculos.

7.2. Risco Qumico


Na indstria moveleira so utilizados diversos produtos qumicos para proteger, colar e dar acabamento s superfcies dos mveis. As formulaes variam em funo dos materiais em que sero aplicados, do efeito desejado e do investimento em tecnologia. So utilizados desde produtos tradicionais com alto teor de solventes orgnicos, produtos com alto teor de slidos e baixo teor de solventes, at produtos base de gua, que necessitam de maquinrio adequado para a sua aplicao. Os solventes orgnicos mais utilizados nas formulaes so tolueno, xileno, n-hexano, acetona, acetatos e metil-etil-cetona. Esses solventes tambm so usados para a diluio e o ajuste da viscosidade dos produtos e para a limpeza de mveis e equipamentos. Os fatores de risco qumico considerados na indstria moveleira so decorrentes dos solventes orgnicos e dos pigmentos das tintas que podem conter sais de metais como chumbo, cromo hexavalente, zinco, nquel e alumnio. A exposio s poeiras de madeira, independentemente de suas dimenses, pode ser considerada como um fator de risco qumico, devido o fato de os agentes qumicos naturais ou aplicados nelas contidos poderem ser absorvidos pela pele e mucosas. Nota: Estudos que vm sendo realizados h anos comprovam a ocorrncia de tumores malignos em trabalhadores das indstrias de mveis e da madeira. Predominam os tumores dos seios paranasais, mas tambm ocorrem em outros segmentos das vias respiratrias. Provas abundantes da presena desses casos de cncer ocupacional esto documentados na monografia no 62 da Agncia Internacional de Investigao Sobre o Cncer da Organizao Mundial da Sade (IARC/OMS), com sede em Lyon, Frana, segundo a qual a poeira de madeira pertence categoria I dos tumores profissionais, ou seja, o agente cancergeno para a espcie humana. Nenhum caso dessa natureza foi detectado nos exames feitos para a elaborao deste Manual.

40

SESI/SP Manual de Segurana e Sade no Trabalho (Indstria Moveleira)

Fatores de Risco e Medidas de Controle

Figura 2 Produtos utilizados na linha de pintura com acabamento U.V.

Figura 3 Cabina de pintura

SESI/SP Manual de Segurana e Sade no Trabalho (Indstria Moveleira)

41

Fatores de Risco e Medidas de Controle


Medidas de Controle Uma importante fonte de informaes para implementar medidas de controle a Ficha de Informao de Segurana de Produto Qumico FISPQ, obrigatria para cada produto qumico utilizado, conforme NBR 14725 de junho de 2001, Decreto no 2657 em 3/7/1998, que promulga a conveno 150 da OIT e o Cdigo de Defesa do Consumidor. A FISPQ contm informaes sobre substncias ou preparados quanto proteo, segurana e sade do trabalhador e meio ambiente, devendo ser disponibilizada e constantemente atualizada pelo fornecedor do produto, alm de conter medidas de proteo e aes em situao de emergncia. responsabilidade do empregador analisar as condies de uso do produto, tomar medidas de precauo necessrias numa dada situao de trabalho e manter os trabalhadores informados quanto aos perigos relevantes no seu ambiente de trabalho. Considerando que h fatores de risco qumico no oriundos de produtos qumicos, como poeiras e fumos de solda, para os quais no existem FISPQ, e que as medidas de controle geralmente so necessrias para um conjunto de produtos, seguem algumas sugestes de medidas de controle:

Substituio de produtos, sempre que possvel, por outros menos txicos aos trabalhadores e de menor impacto ao meio ambiente.

Confinamento das fontes de risco qumico para evitar que se inicie o processo de
propagao dos agentes qumicos no ambiente. Esse tipo de medida contempla desde atitudes sem nus para a empresa, como o hbito de manter fechados os recipientes de produtos qumicos, at medidas que requerem investimentos, como o isolamento de partes de equipamentos e a separao fsica de setores que geram esse fator de risco.

Extrao dos agentes qumicos dos ambientes pela utilizao de equipamentos de


proteo coletiva (EPC), como:

Cabinas de pintura, equipadas com cortina dgua e tratamento do efluente. Sistemas de extrao de ar saturado com insuflao de ar externo com capacidade
de 5% a 10% superior ao de exausto, para possibilitar uma presso positiva.

Equipamentos para exausto de poeiras junto s fontes geradoras.

42

SESI/SP Manual de Segurana e Sade no Trabalho (Indstria Moveleira)

Fatores de Risco e Medidas de Controle


Disponibilizao de equipamentos de proteo individual (EPI) necessrios e adequados, como respiradores para vapores orgnicos e para poeiras, luvas, culos de segurana e roupas apropriadas, observando-se o prazo de validade dos filtros.

Orientao, treinamento e conscientizao dos trabalhadores sobre a utilizao dos


equipamentos de proteo coletiva e individual, medidas de higiene pessoal, como banho e troca de roupas aps a jornada de trabalho, lavagem das mos para as refeies, e quanto inadequao dos hbitos de comer, beber ou fumar no ambiente de trabalho.

SESI/SP Manual de Segurana e Sade no Trabalho (Indstria Moveleira)

43

Fatores de Risco e Medidas de Controle 7.3. Risco Biolgico


Na indstria moveleira, pode ser considerado como fator de risco biolgico a exposio aos fungos causadores de micoses e aos esporos do bacilo causador do ttano que podem estar na madeira bruta a ser manipulada. Como em outros ramos de atividades, os trabalhadores que executam a limpeza das instalaes sanitrias e os envolvidos na coleta de lixo podem estar expostos a microorganismos diversos.

Medidas de Controle

Disponibilizar para o trabalhador que esteja exposto a agentes biolgicos os equipamentos de proteo individual adequados para suas atividades, como luvas, botas, mscaras, culos de proteo, avental e uniforme.

Propiciar a vacinao contra ttano, febre tifide e hepatite A aos trabalhadores potencialmente expostos aos agentes biolgicos.

Promover treinamento sobre noes bsicas de bons procedimentos para os trabalhadores envolvidos na limpeza das instalaes sanitrias.

44

SESI/SP Manual de Segurana e Sade no Trabalho (Indstria Moveleira)

Fatores de Risco e Medidas de Controle 7.4. Risco Ergonmico


Os riscos ergonmicos podem estar relacionados organizao do trabalho, ao ambiente laboral e ao trabalhador. Os fatores organizacionais so os relacionados ao ritmo da produo, ao processo de trabalho, ao trabalho em turnos, ausncia de pausas e realizao de horas extras. Os fatores ambientais so iluminao inadequada, temperaturas desconfortveis, presena de rudo, de poeiras e de piso e vias de circulao inadequadas. Os fatores de risco relacionados ao trabalhador envolvem aspectos pessoais: idade, sexo, estado civil, escolaridade, atividade fsica, tabagismo e antropometria (medidas do corpo humano); aspectos psicossociais: percepes de sobrecarga, trabalhos montonos, controle limitado das funes e pouco apoio social no trabalho; e aspectos biomecnicos: postura inadequada, uso de fora excessiva e repetio de movimentos. Esses fatores de risco, associados ao tempo de exposio do trabalhador, podem contribuir para o aparecimento de distrbios psicolgicos e musculares tais como fadiga visual, leso ocular, lacrimejamento, dores de cabea e musculares, distrbios oesteomusculares relacionados ao trabalho (DORT), tenso psicolgica, ansiedade e depresso.

Medidas de Controle As medidas de controle envolvem equipes multidisciplinares para a adequao dos processos de produo, equipamentos e mobilirios. As mais importantes so referentes organizao geral do trabalho e adoo de postura confortvel (fisiolgica). A humanizao e valorizao do trabalhador so medidas importantes na atenuao dos fatores de riscos psicossociais.

SESI/SP Manual de Segurana e Sade no Trabalho (Indstria Moveleira)

45

Fatores de Risco e Medidas de Controle

Figura 4 Organizao do trabalho

7.5. Risco de Acidente


Os fatores de risco de acidentes so decorrentes de situaes inadequadas nos locais de trabalho, que podem ser desde a utilizao de procedimentos improvisados at problemas de arranjo fsico. Na indstria moveleira, as partes mveis das mquinas, equipamentos e ferramentas representam a maior probabilidade de riscos de acidentes, abrangendo pontos de operao, mecanismos de transmisso de fora (polias, correias, conexes de eixos, engrenagens), mecanismos de alimentao e partes auxiliares da mquina. Dentre as vrias situaes potenciais para a ocorrncia de acidentes, destacam-se:

Retrocesso da madeira durante a operao de corte, em funo da caracterstica da


mesma ou do disco de corte.

Contato acidental com o disco de corte, devido ausncia ou falta de ajuste da


coifa protetora.

46

SESI/SP Manual de Segurana e Sade no Trabalho (Indstria Moveleira)

Fatores de Risco e Medidas de Controle


Contato com mecanismo de transmisso de fora das mquinas, no protegido ou
com proteo inadequada.

Choque eltrico, devido a falhas de instalao e de aterramento das mquinas. rea de trabalho obstruda, com falta de sinalizao adequada, de ordem e
de limpeza.

Incndio provocado por instalaes eltricas inadequadas e/ou acmulo de materiais


de fcil combusto.

Falta de orientao e treinamento, para utilizao das mquinas, equipamentos


e ferramentas.

Falta ou uso inadequado de equipamentos de proteo coletiva ou individual (EPC/EPI). Falta de sinalizao e/ou obstruo das sadas de emergncia, da localizao de
escadas, das rotas de fuga, alarmes e extintores de incndio.

Iluminao inadequada do posto de trabalho. Presena de animais peonhentos e insetos.


Medidas de Controle

A ordem das operaes, mquinas, equipamentos, armazenamento, um bom planejamento e uma boa administrao resultam na facilidade da circulao e do fluxo de materiais e pessoas, mximo aproveitamento de espao, satisfao e segurana.

Mquinas, equipamentos e ferramentas devem ser instalados e utilizados atendendo s especificaes tcnicas do fabricante, de maneira que no exponham o trabalhador a risco durante sua operao. So necessrios estudos cuidadosos para a implantao ou a adoo de protees adicionais, conforme o modelo ou tipo de maquinrio utilizado.

Utilizao de ferramentas adequadas sua finalidade, em perfeito estado de conservao, guardando-as em local adequado e de fcil acesso.

Elaborao de instrues de trabalho com o treinamento dos trabalhadores, contendo os processos do trabalho, a capacitao do trabalho, os EPC e EPI recomendados.

Inspeo peridica do sistema eltrico por profissional habilitado, que ter a incumbncia de manter as instalaes dentro das especificaes estabelecidas na NR-10.

SESI/SP Manual de Segurana e Sade no Trabalho (Indstria Moveleira)

47

Fatores de Risco e Medidas de Controle


Orientao para armazenamento e manuseio de produtos qumicos segundo a FISPQ
e NR-20.

Elaborao do programa de manuteno preventiva e corretiva (predial, mquinas e


equipamentos).

Adequao do arranjo fsico conforme o fluxo de produo. Adequao do nvel de iluminncia aos diferentes postos de trabalho, atravs da instalao de telhas translcidas, de iluminao complementar e manuteno das mesmas.

Programa de controle de pragas e insetos.


A Figura 5 ilustra um local de trabalho adequado:

Figura 5 Condies adequadas de trabalho

48

SESI/SP Manual de Segurana e Sade no Trabalho (Indstria Moveleira)

Fichas de Recomendaes de Segurana

8.1. Introduo
A partir dos processos produtivos das empresas visitadas, foi elaborado o fluxograma apresentado a seguir, com os principais setores. Para os setores produtivos e alguns equipamentos de trabalho destacados no fluxograma, foram elaboradas Fichas de Recomendaes de Segurana.

SESI/SP Manual de Segurana e Sade no Trabalho (Indstria Moveleira)

49

Fichas de Recomendaes de Segurana

Fluxograma de Processos de Produo


Itens com Ficha de Recomendao de Segurana

Administrao
No h mquinas

Gerncia de Produo/ Controle de Qualidade (CQ)


No h mquinas

Almoxarifado
Carrinho manual Carrinho manual hidrulico Empilhadeira

Recebimento de matria-prima
Carrinho manual hidrulico Empilhadeira Trator

Preparao e Beneficiamento
Carrinho manual Desempenadeira Desengrossadeira Destopadeira Plaina Plaina moldureira Serra circular Serra de fita Serra multilmina ou Sarrafeadeira

Usinagem
Carrinho manual Coladeira de borda Esquadrejadeira Fresa copiadora Furadeira de coluna Furadeira horizontal Furadeira horizontal oscilante Furadeira mltipla Furadeira vertical Guilhotina Juntadeira ou costuradeira de lmina Prensa manual Prensa hidrulica Respigadeira semi-automtica Respigadeira automtica Seccionadora Torno copiador Tupia Tupia superior

Manuteno
Afiadora de ferramentas Carrinho manual Esmeril Furadeira de bancada Solda eltrica

50

SESI/SP Manual de Segurana e Sade no Trabalho (Indstria Moveleira)

Fichas de Recomendaes de Segurana

Expedio
Carrinho manual Empilhadeira

Embalagem Tapearia
Carrinho manual Flocadora Laminadora de espuma Mquina de costura reta Mquina de corte eltrica manual Mesa de revestimento Pistola de cola Arqueadeira de cinta Carrinho manual

Montagem final
Grampeador pneumtico Mesa de montagem

Pintura
Linha de pintura com acabamento U.V. Pistola de pintura com caneca Pistola de pintura com tanque pressurizado Tanque de tingimento ou imerso

Montagem Inicial
Carrinho manual Furadeira manual Grampeador pneumtico Lixadeira manual ou orbital Mesa ou bancada com gabarito Mesa com gabarito pneumtico Mesa de montagem Parafusadeira manual Tupia manual

Acabamento
Lixadeira de cinta Lixadeira de cilindro Lixadeira banda larga Torno lixador

SESI/SP Manual de Segurana e Sade no Trabalho (Indstria Moveleira)

51

Fichas de Recomendaes de Segurana

SESI/SP Manual de Segurana e Sade no Trabalho (Indstria Moveleira)

Fichas de Recomendaes de Segurana

Fichas de Recomendaes de Segurana


Conforme modelos abaixo, as fichas so relativas aos setores ou aos equipamentos de trabalho utilizados neles.
Descrio do setor Riscos identificados Recomendaes preventivas aos riscos

Orientaes referentes a levantamento e transporte de cargas

Funes (englobam atividades referidas como funo pelo trabalhador) EPI recomendados

Detalhamento dos dispositivos e procedimentos recomendados

Equipamento de trabalho

Finalidade produtiva Esquema prtico do funcionamento

Recomendao do EPC

Tipos de riscos

Detalhamento do EPC

Descrio dos riscos

Antes de implantar qualquer recomendao, inclusive sobre equipamentos de proteo individual ou coletiva, cabe ao interessado verificar a adequao s suas necessidades.

SESI/SP Manual de Segurana e Sade no Trabalho (Indstria Moveleira)

53

Fichas de Recomendaes de Segurana

SESI/SP Manual de Segurana e Sade no Trabalho (Indstria Moveleira)

Fichas de Recomendaes de Segurana

Setor Almoxarifado
Local de recebimento, estocagem, distribuio, registro e inventrio de materiais, peas e ferramentas.

Situaes de risco
Animais peonhentos, ratos, fungos e insetos; Armazenamento de produtos qumicos; Empilhamento de materiais de forma inadequada; Iluminao abaixo do nvel recomendado; Uso de escadas portteis em ms condies; Levantamento, transporte e descarga manual de materiais de forma inadequada.

Recomendaes
Implantar um programa de Controle Integrado de Pragas (CIP); Seguir as orientaes contidas na Ficha de Informao de Segurana de Produtos Qumicos (FISPQ); Armazenar o material de forma a evitar a obstruo de portas, equipamentos de combate a incndio e sadas de emergncia, mantendo-os afastados das estruturas laterais do prdio a uma distncia de pelo menos 0,50 m (NR-11, itens 11.3.2 e 11.3.3); Restringir a utilizao da empilhadeira ao transporte de carga; Adequar o nvel de iluminncia ao recomendado na NBR 5413/92; Utilizar escadas portteis em boas condies, providas de sapatas de borracha e degraus antiderrapantes; Manter as pernas semifletidas e a coluna ereta ao levantar peso.

Funes encontradas
Almoxarife Auxiliar ou ajudante de almoxarifado Operador de empilhadeira

EPI

usar de acordo com a atividade a ser executada

Luva de vaqueta ou raspa

culos de segurana

Botina de segurana com biqueira de ao

SESI/SP Manual de Segurana e Sade no Trabalho (Indstria Moveleira)

55

Fichas de Recomendaes de Segurana

Setor Almoxarifado
Levantamento e Transporte de Cargas
Posio 1 Posio 2

Abaixe-se mantendo a cabea e as costas em linha reta

Utilizando a palma das mos, segure firmemente a carga

Posio 3

Posio 4

Levante-se usando a fora das pernas e mantendo os braos sustentando a carga

Aproxime bem a carga de seu corpo, mantendo-a centralizada

O uso do carrinho manual hidrulico reduz o emprego de esforo fsico excessivo e a exigncia de postura inadequada do trabalhador

O uso do carrinho manual reduz o esforo fsico do trabalhador e permite o transporte seguro de tambores, latas de tintas, vernizes e solventes

56

SESI/SP Manual de Segurana e Sade no Trabalho (Indstria Moveleira)

Fichas de Recomendaes de Segurana

Setor Almoxarifado Veculos


Carrinho Manual Hidrulico
Veculo de transporte, movido por trao humana, utilizado para carga e descarga de materiais.

risco de acidente

Empilhadeira
Veculo de transporte automotor, movido a combustvel lquido, gasoso ou bateria, utilizado para carga e descarga de materiais.
risco fsico risco de acidente

A empilhadeira deve ser operada por pessoa que possua o curso de operador de empilhadeira. A utilizao desse veculo deve ser feita somente para o transporte de cargas.

Possveis Conseqncias Sade

Possveis Conseqncias Sade

rudo

risco fsico

perda auditiva neurossensorial e outras alteraes no organismo

atropelamento, quedas, coliso, tombamento de carga e mquina

fraturas,

risco de queimaduras, acidente esmagamentos


e contuses

SESI/SP Manual de Segurana e Sade no Trabalho (Indstria Moveleira)

57

Fichas de Recomendaes de Segurana

SESI/SP Manual de Segurana e Sade no Trabalho (Indstria Moveleira)

Fichas de Recomendaes de Segurana

Setor Recebimento de Matria-Prima


Local destinado ao recebimento e armazenamento da matria-prima.

Situaes de risco
Animais peonhentos, ratos, fungos e insetos; Empilhamento de materiais de forma inadequada; Levantamento, transporte e descarga manual de materiais de forma irregular.

Recomendaes
Implantar um programa de Controle Integrado de Pragas (CIP); Armazenar o material de forma a evitar a obstruo de portas, equipamentos de combate a incndio e sadas de emergncia, mantendo-os afastados das estruturas laterais do prdio a uma distncia de pelo menos 0,50 m (NR-11, itens 11.3.2 e 11.3.3); Manter as pernas semifletidas e a coluna ereta ao levantar peso; Realizar a carga e descarga de materiais dos veculos na plataforma.

Funes encontradas
As atividades deste setor so desenvolvidas pelos trabalhadores do almoxarifado.

EPI

usar de acordo com a atividade a ser executada

Luva de vaqueta ou raspa

culos de segurana

Botina de segurana com biqueira de ao

SESI/SP Manual de Segurana e Sade no Trabalho (Indstria Moveleira)

59

Fichas de Recomendaes de Segurana

Setor Recebimento de Matria-Prima


Levantamento e Transporte de Cargas
Posio 1 Posio 2

Abaixe-se mantendo a cabea e as costas em linha reta

Utilizando a palma das mos, segure firmemente a carga

Posio 3

Posio 4

Levante-se usando a fora das pernas e mantendo os braos sustentando a carga

Aproxime bem a carga de seu corpo, mantendo-a centralizada

A plataforma, compatvel com a altura do assoalho da carroceria do caminho, facilita as operaes de carga e descarga, reduzindo o esforo fsico do trabalhador

O uso do carrinho manual reduz o emprego de esforo fsico excessivo e a exigncia de postura inadequada do trabalhador

60

SESI/SP Manual de Segurana e Sade no Trabalho (Indstria Moveleira)

Fichas de Recomendaes de Segurana

Setor Recebimento de Matria-Prima Veculos


Carrinho Manual Hidrulico
Veculo de transporte, movido por trao humana, utilizado para carga e descarga de materiais.

risco de acidente

Empilhadeira
Veculo de transporte automotor, movido a combustvel lquido, gasoso ou bateria, utilizado para carga e descarga de materiais.
risco fsico risco de acidente

A empilhadeira deve ser operada por pessoa que possua o curso de operador de empilhadeira. A utilizao desse veculo deve ser feita somente para o transporte de cargas.

Trator
Veculo automotor, movido a combstivel lquido, utilizado para tracionar cargas, outros veculos e equipamentos.

risco fsico

risco de acidente

O trator deve ser operado por pessoa habilitada em curso especfico.

Possveis Conseqncias Sade

Possveis Conseqncias Sade

rudo

risco fsico

perda auditiva neurossensorial e outras alteraes no organismo

atropelamento, quedas, coliso, tombamento de carga e mquina

fraturas,

risco de queimaduras, acidente esmagamentos


e contuses

SESI/SP Manual de Segurana e Sade no Trabalho (Indstria Moveleira)

61

Fichas de Recomendaes de Segurana

SESI/SP Manual de Segurana e Sade no Trabalho (Indstria Moveleira)

Fichas de Recomendaes de Segurana

Setor Gerncia de Produo/ Controle de Qualidade (CQ)


Setor locado na rea administrativa com atividades em todos os setores.

Situaes de risco
As existentes nos setores de produo.

Recomendaes
Respeitar as recomendaes e procedimentos de segurana de cada setor.

Funes encontradas
Gerente de produo Encarregado de produo Inspetor de qualidade

EPI

usar de acordo com a atividade a ser executada

Respirador com filtro para p ou do tipo descartvel

Protetor auditivo

culos de segurana

Botina de segurana com biqueira de ao

SESI/SP Manual de Segurana e Sade no Trabalho (Indstria Moveleira)

63

Fichas de Recomendaes de Segurana

SESI/SP Manual de Segurana e Sade no Trabalho (Indstria Moveleira)

Fichas de Recomendaes de Segurana

Setor Preparao e Beneficiamento


Local onde a madeira bruta medida, cortada, desempenada e aparelhada.

Situaes de risco
Disposio de mquinas e equipamentos de forma inadequada; Exposio poeira de madeira; Iluminao abaixo do nvel recomendado; Projeo de pedaos de madeira; Rejeio da madeira pelo maquinrio que est sendo utilizado; Rompimento e projeo de correia, facas, serra e vdeas; Rudo acima do limite de tolerncia; Levantamento, transporte e descarga manual de materiais de forma inadequada.

Recomendaes
Manter uma distncia livre entre mquinas e/ou equipamentos de 0,60 m a 0,80 m (NR-12, item 12.1.4); As vias de circulao para pessoas, produtos e veculos devem estar demarcadas, sinalizadas e desobstrudas; Instalar equipamentos para captao de poeiras junto s fontes emissoras; Adequar o nvel de iluminncia ao recomendado na NBR 5413/92; Proteger a entrada da madeira na desengrossadeira; Verificar constantemente o estado de conservao das correias de transmisso, o aperto dos sistemas de fixao das facas e a substituio das lminas de serra com os dentes gastos ou danificados; Manter um programa de manuteno preventiva; Enclausurar a desengrossadeira a fim de reduzir a propagao do rudo; Instalar cutelo divisor na serra circular e mant-lo regulado; Manter as pernas semifletidas e a coluna ereta ao levantar peso.

Funes encontradas
Operador de mquinas ou maquinista Ajudante geral

EPI

usar de acordo com a atividade a ser executada

Respirador com Luva de vaqueta filtro para p ou do ou raspa tipo descartvel

Protetor auditivo

culos de segurana

Botina de segurana com biqueira de ao

SESI/SP Manual de Segurana e Sade no Trabalho (Indstria Moveleira)

65

Fichas de Recomendaes de Segurana

Setor Preparao e Beneficiamento


Levantamento e Transporte de Cargas
Posio 1 Posio 2

Abaixe-se mantendo a cabea e as costas em linha reta

Utilizando a palma das mos, segure firmemente a carga

Posio 3

Posio 4

Levante-se usando a fora das pernas e mantendo os braos sustentando a carga

Aproxime bem a carga de seu corpo, mantendo-a centralizada

O uso do carrinho manual reduz o emprego de esforo fsico excessivo e a exigncia de postura inadequada do trabalhador

66

SESI/SP Manual de Segurana e Sade no Trabalho (Indstria Moveleira)

Fichas de Recomendaes de Segurana

Setor Preparao e Beneficiamento


Desempenadeira
Utilizada para aparelhar madeira bruta. Exemplo de funcionamento
Profundidade do desbaste

Mesa sada da madeira

Mesa entrada da madeira

risco fsico

risco qumico

risco de acidente

Recomendaes
A desempenadeira deve possuir equipamentos de proteo coletiva adequados como apresentado na figura abaixo. Dispositivo de proteo das facas (rea posterior guia) Trip de apoio para peas longas

Empunhadura para peas pequenas

Bocal para captao da serragem de madeira

Aterramento da mquina Dispositivo de proteo das facas (rea de corte)

Possveis Conseqncias Sade

Possveis Conseqncias Sade

Possveis Conseqncias Sade

rudo

risco fsico

perda auditiva neurossensorial e outras alteraes no organismo

poeira

risco na pele e nas qumico mucosas

alteraes

projeo de cavacos, queda de risco de materiais e rejeio acidente da madeira

contuses, cortes e amputao das mos e dedos

SESI/SP Manual de Segurana e Sade no Trabalho (Indstria Moveleira)

67

Fichas de Recomendaes de Segurana

Setor Preparao e Beneficiamento


Desempenadeira Recomendaes
Utilizando o dispositivo de segurana, a mo do operador que efetua a presso sobre a madeira contra o eixo porta-facas estar protegida, mesmo em um eventual retrocesso da madeira;

Quando efetuar o aplainamento da borda, o dispositivo de segurana deve cobrir o restante do eixo porta-facas e pressionar a madeira contra a guia da mquina. Assim, caso acontea o rejeito da pea, o dispositivo cobre a faca, evitando o contato com a mo do operador;

Para peas com pouca espessura, outro recurso utilizar uma guia suplementar fixada na guia da mquina, facilitando o aplainamento;

Guia suplementar

Mesa sada da madeira Eixo porta-facas

Mesa entrada da madeira

Peas de tamanho reduzido devem ser empurradas por empunhadura feita de retalhos de madeira, evitando assim um possvel contato dos dedos do operador no final do aplainamento;

Mximo 1,1 mm

Manter a salincia da faca em relao ao eixo no mximo em 1,1 milmetro reduz a possibilidade de rejeio da pea durante o aplainamento.

Eixo porta-facas

68

SESI/SP Manual de Segurana e Sade no Trabalho (Indstria Moveleira)

Fichas de Recomendaes de Segurana

Setor Preparao e Beneficiamento


Desengrossadeira
Utilizada para desbastar as faces da madeira bruta. Exemplo de funcionamento
Eixo porta-facas Sada da madeira com uma face aparelhada Entrada da madeira bruta

Roletes pressores e trasportadores

risco fsico

risco qumico

risco de acidente

Recomendaes
Durante o processo de aparelhamento da madeira, a desengrossadeira gera um alto nvel de rudo. Para a reduo desse risco no ambiente de trabalho, a mquina deve ser enclausurada. A seguir, esto apresentados os componentes da mquina e algumas orientaes para um funcionamento de forma adequada e segura. Bocal para captao da serragem de madeira Eixo porta-facas Roletes transportadores da mesa

Roletes de trao

Trip de apoio para peas longas

Mesa de entrada da madeira Boto de emergncia

Chave seccionadora Aterramento da mquina

Possveis Conseqncias Sade

Possveis Conseqncias Sade

Possveis Conseqncias Sade

rudo

risco fsico

perda auditiva neurossensorial e outras alteraes no organismo

poeira

risco na pele e qumico nas


mucosas

alteraes

projeo de cavacos, queda de risco de materiais e rejeio acidente da madeira

contuses, cortes e amputao das mos e dedos

SESI/SP Manual de Segurana e Sade no Trabalho (Indstria Moveleira)

69

Fichas de Recomendaes de Segurana

Setor Preparao e Beneficiamento


Desengrossadeira
Eixo porta-facas Faca Calo pressor das facas Rolamento do mancal

Recomendaes
Verificar constantemente o estado geral do eixo porta-facas; Observar o balanceamento do eixo, principalmente quando da afiao ou substituio das facas; Quando efetuar manuteno nas facas, reapertar os seus calos pressores aps alguns dias de trabalho; Manter o mancal do eixo sempre lubrificado; O bocal dever ser acoplado a um sistema de suco com capacidade suficiente para coletar os resduos de madeira;

Bocal para captao da serragem

Roletes de trao

Manter os mancais dos roletes lubrificados e regulados, alm de retirar os resduos de madeira das estrias dos roletes de trao;

Roletes transportadores da mesa

Mesa da mquina

Manter a mesa limpa, sem resduos de madeira, e de preferncia aplicar uma pelcula de silicone ou vaselina para diminuir a resistncia entre a mesa e a madeira; Antes de ligar a mquina, observar se existem ferramentas ou outros materiais sobre a mesa;

Chave seccionadora Botoeira de emergncia

Instalar a chave seccionadora ao alcance do operador e, quando efetuar manuteno, repor a capa protetora da chave; Prover a mquina de um dispositivo de interrupo do funcionamento em situao de emergncia.

70

SESI/SP Manual de Segurana e Sade no Trabalho (Indstria Moveleira)

Fichas de Recomendaes de Segurana

Setor Preparao e Beneficiamento


Destopadeira
Utilizada para padronizar o comprimento da madeira. Exemplo de funcionamento
Coluna de sustentao do sistema de corte Pisto pneumtico Deslocamento do sistema de corte Sentido de rotao da serra Madeira a ser cortada

Mesa da mquina

risco fsico

risco qumico

risco de acidente

Recomendaes
Manter a proteo original da lmina de serra; Fixar com pressor pneumtico a madeira a ser cortada; Demarcar rea de risco de corte no tampo da mesa; Utilizar sistema de avano automtico (pisto pneumtico) para o deslocamento do sistema de corte; Instalar comando bimanual para seu funcionamento. Coifa protetora Pisto pneumtico para o deslocamento do sistema de corte Pressor pneumtico Captao de resduos e p Mesa auxiliar com roletes Pressor pneumtico Demarcao da rea de risco de corte Comando bimanual

Mesa auxiliar com roletes Ponto de aterramento


Possveis Conseqncias Sade Possveis Conseqncias Sade Possveis Conseqncias Sade

rudo

risco fsico

perda auditiva neurossensorial e outras alteraes no organismo

poeira

risco na pele e qumico nas


mucosas

alteraes

projeo de cavacos e risco de queda de acidente materiais

contuses, cortes e amputao das mos e dedos

SESI/SP Manual de Segurana e Sade no Trabalho (Indstria Moveleira)

71

Fichas de Recomendaes de Segurana

SESI/SP Manual de Segurana e Sade no Trabalho (Indstria Moveleira)

Fichas de Recomendaes de Segurana

Setor Preparao e Beneficiamento


Serra circular
Utilizada preferencialmente para efetuar cortes longitudinais em tbuas e madeiras em geral.

Exemplo de funcionamento
Sentido de suco dentro da coifa protetora

Sentido de rotao do disco de serra

Suco da poeria e resduos junto ao eixo porta-serra

risco fsico

risco qumico

risco de acidente

Recomendaes
A serra circular deve possuir equipamento de proteo coletiva para impedir o contato do operador com o disco de serra, com o sistema de transmisso de fora, poeiras e resduos resultantes do corte. Coifa protetora Bocal de captao de poeira e serragem no ponto de corte Alavanca de regulagem da coifa protetora Apoio para peas longas Guia paralela com dispositivo para fim de corte Comando eltrico Duto de captao da poeira e serragem Volante de regulagem da inclinao do eixo do porta-serra Ponto de aterramento

Cutelo divisor

Porta de enclausuramento do eixo porta-serra (parte inferior da mquina)

Possveis Conseqncias Sade

Possveis Conseqncias Sade

Possveis Conseqncias Sade

rudo

risco fsico

perda auditiva neurossensorial e outras alteraes no organismo

poeira

risco na pele e qumico nas mucosas

alteraes

projeo de cavacos, queda de risco de materiais e rejeio acidente da madeira

contuses, cortes e amputao das mos e dedos

SESI/SP Manual de Segurana e Sade no Trabalho (Indstria Moveleira)

73

Fichas de Recomendaes de Segurana

Setor Preparao e Beneficiamento


Serra circular
Coifa protetora
A coifa protetora um equipamento dimensionado para enclausurar o disco, impedindo o contato acidental com o operador da mquina.

Recomendaes

Vista lateral da coifa protetora


Alavanca para posicionar a coifa protetora sobre a pea a ser cortada. Permite um ajuste rpido e preciso

Regulagem no sentido horizontal do brao de sustentao da coifa

Coifa protetora com bocal para captao de resduos

Regulagem no sentido vertical da coluna de sustentao do conjunto de proteo

Vista frontal
Regulagem no sentido horizontal do brao de sustentao da coifa

Vista frontal de corte inclinado

Coifa protetora com bocal para captao de resduos

Alavanca para posicionar a coifa protetora sobre a pea a ser cortada. Permite um ajuste rpido e preciso

Regulagem no sentido vertical da coluna de sustentao do conjunto de proteo

Quando efetuar corte em ngulo, substituir a coifa por outra com largura maior

74

SESI/SP Manual de Segurana e Sade no Trabalho (Indstria Moveleira)

Fichas de Recomendaes de Segurana

Setor Preparao e Beneficiamento


Serra circular Recomendaes
O cutelo divisor um dispositivo que tem a finalidade de evitar o travamento da serra, provocado pelo fechamento do canal durante o
Cutelo divisor

corte em peas longas; O cutelo divisor deve atender a alguns critrios bsicos como: Ser confeccionado em ao resistente a ruptura;

Canal aberto na madeira pela serra

Serra

Possuir as faces laterais planas e lisas; Ter espessura adequada ao disco de serra utilizado.

Para uma correta adequao dessas dimenses, deve-se utilizar a seguinte equao: E = L - 0,5 mm, onde: E = espessura do cutelo divisor L = largura do corte Exemplo: Para um disco de serra de dentes trapezoidais de L = 5 mm: E = 5 - 0,5 E = 4,5 mm Toda vez que o disco de serra for substitudo por outro de dimenses diferentes, o cutelo divisor tambm dever ser trocado. Sua altura deve corresponder pelo menos altura mxima que a serra possa ficar acima da mesa da mquina; O cutelo deve possuir as arestas bisotadas, mas no cortantes, na parte frontal, e ser arredondado na extremidade superior; Deve estar fixado na estrutura da mquina e possuir regulagem no sentido horizontal e vertical; A folga entre o cutelo divisor e o disco da serra deve ser de no mnimo 3 mm e no mximo 8 mm. Cutelo divisor
bisotado Arredondado

20

Folga do cutelo em relao ao disco da serra


3 mm no mnimo

8 mm no mximo

SESI/SP Manual de Segurana e Sade no Trabalho (Indstria Moveleira)

75

Fichas de Recomendaes de Segurana

Setor Preparao e Beneficiamento


Serra circular Recomendaes
Modelo de um empurrador
Este dispositivo contribui para evitar o contato acidental da mo do operador com o disco de serra,
40 m 0m

principalmente no final do corte e em peas de tamanho reduzido.


90

Sua confeco muito simples e pode ser realizada com sobra de madeira.

Devem ser observados alguns critrios: A madeira utilizada deve ser de boa qualidade e sem ns ou trincas; Evitar o uso de compensado, MDF ou aglomerado; Lixar bem a pea para evitar farpa; Na parte frontal, produzir um recorte em ngulo de 90 para conduzir a pea no momento do corte; O uso de materiais metlicos para confeccionar este dispositivo deve ser evitado. A tabela a seguir foi elaborada com a finalidade de garantir que o corte da madeira seja efetuado com segurana, sem prejudicar as caractersticas do disco de serra e evitando a sobrecarga do motor.

Dimetro da serra (milmetros)


Disco de serra calado com pastilhas de metal duro (vdea). Velocidades de corte recomendadas (m/s).

Para cada dimetro de serra, utilizar a velocidade de rotao correta

3.000

4.000

5.000

3.500

4.500

Velocidade de rotao da serra em rpm (rotaes por minuto)

76

SESI/SP Manual de Segurana e Sade no Trabalho (Indstria Moveleira)

5.500

Fichas de Recomendaes de Segurana

Setor Preparao e Beneficiamento


Serra de fita
Realiza cortes curvos na madeira. Exemplo de funcionamento
Lmina de serra Mesa da mquina

Sentido de rotao da lmina

risco fsico

risco qumico

risco de acidente

Recomendaes
Todas as partes mveis da serra de fita devem estar enclausuradas e o ponto de corte protegido por anteparo transparente.
Proteo fixa do volante superior Volante superior Proteo mvel dos volantes e da lmina Trava da haste de proteo da lmina Capa mvel de proteo da lmina entre o volante superior e a mesa da mquina Apoio para peas longas Volante de regulagem da tenso da lmina Guia paralela Extensor da mesa Mesa auxiliar para cortes curvos em peas grandes Anteparo de policarbonato transparente Dispositivo para reter pedaos de madeira e deixar passar o p para a captao Empurrador Mesa da mquina Comando eltrico Volante inferior Bocal para captao de resduo Anteparo inclinado para evitar o acmulo de poeira entre o volante e a lmina

Lmina de serra

Possveis Conseqncias Sade

Possveis Conseqncias Sade

Possveis Conseqncias Sade

rudo

risco fsico

perda auditiva neurossensorial e outras alteraes no organismo

poeira

risco na pele e qumico nas


mucosas

alteraes

projeo de cavacos, queda de risco de materiais e rejeio acidente da madeira

contuses, cortes e amputao das mos e dedos

SESI/SP Manual de Segurana e Sade no Trabalho (Indstria Moveleira)

77

Fichas de Recomendaes de Segurana

Setor Preparao e Beneficiamento


Serra de fita
Lmina

Recomendaes
Inspecionar as condies das guarnies de borracha dos volantes. Quando detectar a necessidade, efetuar a substituio, prevenindo que outras partes como os rolamentos dos volantes e a lmina sejam danificadas; Manter lubrificados os rolamentos dos volantes; Checar a solda de unio da lmina; Providenciar a substituio da lmina quando apresentar trincas ou sinais de desgaste da solda; Afiar e travar os dentes da lmina de acordo com as necessidades de corte; Quando substituir a lmina, efetuar o correto alinhamento nos volantes, antes de ligar a mquina; Ao trabalhar na serra de fita, o operador deve sempre manter suas mos afastadas do ponto de corte; No caso de peas longas, dever posicionar as mos lateralmente lmina; Em peas pequenas, para evitar a aproximao das mos ao ponto de corte, deve ser utilizado um empurrador; Dispositivo confeccionado em policarbonato cristal, fixado na capa mvel de proteo da lmina. Regulagem de altura conforme a espessura do material a ser cortado.

Estrutura do volante

Guarnio de borracha

Lmina Solda para unir a lmina

Protetor transparente

Espao determinado para regular a altura do dispositivo

Trava de regulagem do dispositivo

Empurrador

Policarbonato cristal

78

SESI/SP Manual de Segurana e Sade no Trabalho (Indstria Moveleira)

Fichas de Recomendaes de Segurana

Setor Usinagem
Local onde so realizadas as etapas iniciais da produo para encaminhamento ao acabamento.

Situaes de risco
Disposio de mquinas e equipamentos de forma inadequada; Exposio poeira de madeira; Iluminao abaixo do nvel recomendado; Projeo de pedaos de madeira; Rejeio da madeira pelo maquinrio que est sendo utilizado; Rompimento e posterior projeo de correia, facas e vdeas; Rudo acima do limite de tolerncia; Levantamento, transporte e descarga manual de materiais de forma inadequada.

Recomendaes
Manter uma distncia livre entre mquinas e/ou equipamentos de 0,60 m a 0,80 m (NR-12, item 12.1.4); As vias de circulao para pessoas, produtos e veculos devem estar demarcadas, sinalizadas e desobstrudas; Instalar equipamentos para exausto de poeiras junto s fontes emissoras; Adequar o nvel de iluminncia ao recomendado na NBR 5413/92; Verificar constantemente o estado de conservao das correias de transmisso, o aperto dos sistemas de fixao das facas e a substituio das lminas de serra com os dentes gastos ou danificados; Manter um programa de manuteno preventiva; Fixar as mquinas em base de concreto ou coxins amortecedores no intuito de diminuir a trepidao gerada durante seu funcionamento, evitando assim o desbalanceamento do conjunto e a conseqente propagao do rudo; Manter as pernas semifletidas e a coluna ereta ao levantar peso.

Funes encontradas
Marceneiro Operador de mquina Ajudante geral

EPI

usar de acordo com a atividade a ser executada

Respirador com Luva de vaqueta filtro para p ou do ou raspa tipo descartvel

Protetor auditivo

culos de segurana

Botina de segurana com biqueira de ao

SESI/SP Manual de Segurana e Sade no Trabalho (Indstria Moveleira)

79

Fichas de Recomendaes de Segurana

Setor Usinagem
Levantamento e Transporte de Cargas
Posio 1 Posio 2

Abaixe-se mantendo a cabea e as costas em linha reta

Utilizando a palma das mos, segure firmemente a carga

Posio 3

Posio 4

Levante-se usando a fora das pernas e mantendo os braos sustentando a carga

Aproxime bem a carga de seu corpo, mantendo-a centralizada

O uso do carrinho manual reduz o emprego de esforo fsico excessivo e a exigncia de postura inadequada do trabalhador

80

SESI/SP Manual de Segurana e Sade no Trabalho (Indstria Moveleira)

Fichas de Recomendaes de Segurana

Setor Usinagem
Furadeira horizontal/oscilante
Utilizada para realizar furo ou rasgo. Exemplo de funcionamento
Mandril Anteparo Broca rea usinada Mesa mvel Captao de p

risco fsico

risco qumico

risco de acidente

Recomendaes
Manter a broca afiada; Efetuar a troca da broca sempre que a mesma apresentar desgaste que possa causar dano; Descartar a broca conforme o tempo de uso especificado pelo fabricante; Instalar anteparo de policarbonato transparente; Fixar o material a ser trabalhado; Para a furadeira oscilante, manter lubrificado o sistema de movimentao.

Anteparo de policarbonato transparente

Pressor Limitador direito

Limitador esquerdo

Captao de resduos e p

Alavanca de aproximao da mesa da mquina Ponto de aterramento

Possveis Conseqncias Sade

Possveis Conseqncias Sade

Possveis Conseqncias Sade

rudo

risco fsico

perda auditiva neurossensorial e outras alteraes no organismo

poeira

risco na pele e qumico nas


mucosas

alteraes

projeo de risco de ferimentos cavacos e quebra acidente nas mos de brocas e nos dedos

SESI/SP Manual de Segurana e Sade no Trabalho (Indstria Moveleira)

81

Fichas de Recomendaes de Segurana

SESI/SP Manual de Segurana e Sade no Trabalho (Indstria Moveleira)

Fichas de Recomendaes de Segurana

Setor Usinagem
Furadeira vertical
Realiza a furao, o escareamento e rebaixos na madeira. Exemplo de funcionamento
Cabeote da mquina Sentido de rotao Brocas Sistema de fixao Sistema de fixao

Parte usinada mesa da mquina

risco fsico

risco qumico

risco de acidente

Recomendaes
Ao furar madeiras resinosas, recomendado diminuir o avano e a rotao, evitando o aquecimento da broca; Fixar a pea na mesa de apoio de forma a manter sua estabilidade durante o processo de furao; Instalar anteparo protetor regulvel, confeccionado em policarbonato transparente, acoplado estrutura da mquina.

Dispositivo para regulagem de altura do anteparo

Anteparo protetor regulvel confeccionado em policarbonato

Tubulao de captao do p Mesa com roletes

Bocal de captao do p Sistema para fixao da pea a ser trabalhada

Ponto de aterramento

Possveis Conseqncias Sade

Possveis Conseqncias Sade

Possveis Conseqncias Sade

rudo

risco fsico

perda auditiva neurossensorial e outras alteraes no organismo

poeira

risco na pele e qumico nas


mucosas

alteraes

projeo de risco de ferimentos cavacos e quebra acidente nas mos de brocas e nos dedos

SESI/SP Manual de Segurana e Sade no Trabalho (Indstria Moveleira)

83

Fichas de Recomendaes de Segurana

SESI/SP Manual de Segurana e Sade no Trabalho (Indstria Moveleira)

Fichas de Recomendaes de Segurana

Setor Usinagem
Respigadeira semi-automtica
Desbasta a madeira confeccionando a espiga (ponta para encaixe e fixao) das peas. Exemplo de funcionamento
Sentido de corte da serra Sentido de rotao do cabeote porta-facas Riscador

Facas

Movimento longitudinal da mesa da mquina

rea usinada

risco fsico

risco qumico

risco de acidente

Recomendaes
Instalar anteparo protetor regulvel, confeccionado em policarbonato transparente; Prover a mquina de um sistema de captao de p. Suporte do anteparo fixado na parte superior da mquina

Pressor para fixao da pea a ser trabalhada

Anteparo protetor regulvel Bandeja para reteno de cavacos Bandeja para reteno de cavacos com bocal para instalao do sistema de suco Pedal para acionamento do giro do cabeote porta-facas

Bocal para instalao do sistema de captao de resduos e p

Ponto de aterramento

Possveis Conseqncias Sade

Possveis Conseqncias Sade

Possveis Conseqncias Sade

rudo

risco fsico

perda auditiva neurossensorial e outras alteraes no organismo

poeira

risco na pele e qumico nas


mucosas

alteraes

projeo de contuses, cavacos e queda risco de cortes e de materiais acidente amputaes das mos e dedos

SESI/SP Manual de Segurana e Sade no Trabalho (Indstria Moveleira)

85

Fichas de Recomendaes de Segurana

SESI/SP Manual de Segurana e Sade no Trabalho (Indstria Moveleira)

Fichas de Recomendaes de Segurana

Setor Usinagem
Torno copiador
Realiza usinagem na madeira, por meio da utilizao de ferramentas de corte, torneando a pea conforme gabarito. Exemplo de funcionamento
Ferramenta de corte Ponto Pea a ser usinada Contraponto

Guia do copiador

Gabarito

risco fsico

risco qumico

risco de acidente

Recomendaes
Instalar anteparo mvel, confeccionado em policarbonato transparente, para a proteo contra projees de peas ou cavacos; A mquina deve ser provida de um sistema de suco para a aspirao de poeiras.

Anteparo de policarbonato transparente

Movimento do anteparo para colocao das peas

Tampa de isolamento do sistema de transmisso de fora

Coifas para captao de p e resduos

Ponto de aterramento

Possveis Conseqncias Sade

Possveis Conseqncias Sade

Possveis Conseqncias Sade

rudo

risco fsico

perda auditiva neurossensorial e outras alteraes no organismo

poeira

risco na pele e qumico nas


mucosas

alteraes

projeo de cavacos, ferimento queda de materiais e risco de nas mos e quebra da ferramenta acidente dedos de corte

SESI/SP Manual de Segurana e Sade no Trabalho (Indstria Moveleira)

87

Fichas de Recomendaes de Segurana

SESI/SP Manual de Segurana e Sade no Trabalho (Indstria Moveleira)

Fichas de Recomendaes de Segurana

Setor Usinagem
Tupia
Utilizada para fazer rebaixos, molduras, perfis e canais nas peas. Exemplo de funcionamento
Eixo porta-ferramentas Fresa Sentido de rotao Anel Guia paralela

rea usinada

Madeira

risco fsico

risco qumico

risco de acidente

Recomendaes
Instalar dispositivo que evite o contato das mos do operador no ponto de usinagem.
Alimentador automtico Capa de proteo da parte posterior da fresa com bocal de captao de resduos Eixo porta-ferramentas para fresa ou ferro de moldura Guia paralela Empurrador Bancada de apoio para peas longas Bancada de apoio para sada de pea longa

Ps com regulador de altura

Dispositivo de presso horizontal e vertical no ponto de usinagem

Comando eltrico

Aterramento da mquina

Volante de regulagem da altura do eixo porta-ferramentas

Possveis Conseqncias Sade

Possveis Conseqncias Sade

Possveis Conseqncias Sade

rudo

risco fsico

perda auditiva neurossensorial e outras alteraes no organismo

poeira

risco na pele e qumico nas


mucosas

alteraes

projeo de cavacos, queda de risco de materiais e rejeio acidente da madeira

contuses, cortes e amputaes das mos e dedos

SESI/SP Manual de Segurana e Sade no Trabalho (Indstria Moveleira)

89

Fichas de Recomendaes de Segurana

Setor Usinagem
Tupia
Utilizar um gabarito para a usinagem de peas curvas; Instalar um rolamento no eixo porta-ferramentas para facilitar a movimentao do gabarito; Instalar dispositivo de proteo no ponto de corte.

Recomendaes

Usinagem no eixo porta-ferramentas (sem a guia perpendicular)


Conjunto de sustentao do pressor horizontal, da guia de profundidade de usinagem e do bocal de captao Guarda de proteo e pressor horizontal no ponto de corte

Bocal para captao de resduos

Ferramenta de corte

Rolamento limitador de profundidade de usinagem, quando o trabalho for realizado com gabarito

Ponteira escamotevel para guiar o gabarito no incio da usinagem

Guia utilizada para limitar o aprofundamento da pea durante a usinagem, quando o trabalho realizado sem gabarito

90

SESI/SP Manual de Segurana e Sade no Trabalho (Indstria Moveleira)

Fichas de Recomendaes de Segurana

Setor Usinagem
Tupia Recomendaes
O operador de mquina ou marceneiro precisa estar consciente de que qualquer servio realizado na tupia, seja ele pequeno ou de grande quantidade, merece ateno redobrada na sua execuo. A tupia deve estar provida de todos os dispositivos necessrios para impedir que as mos do trabalhador entrem em contato com as partes cortantes, durante a usinagem. Alguns modos de trabalhar a madeira podem oferecer maiores riscos de acidentes, como: Fazer rebaixos limitados e predeterminados em uma pea de madeira; Trabalhos executados diretamente no eixo porta-ferramentas sem guia. Rebaixo limitado: Este trabalho extremamente perigoso e causador de graves acidentes, ocorridos pela rejeio da pea durante a usinagem. A mo esquerda do operador que pressiona a pea se projeta contra a ferramenta de corte no momento da rejeio. Outra conseqncia o arremesso brutal da pea no ambiente de trabalho. A profundidade de corte tambm um grave fator de risco, pois a ferramenta, quando no suporta remover todo o material resultante da usinagem, tende a rejeitar a pea e expuls-la com violncia.

Aproximao da pea no incio da usinagem

Continuao da usinagem do rebaixo

Movimentao da pea para usinar na medida demarcada (A-B)

Limite de profundidade de corte (L) que a fresa suporta remover

A ferramenta de corte forada a remover uma quantidade de material alm da sua capacidade

A pea rejeitada em virtude do esforo da ferramenta de corte para usinar

7
Utilizando bloqueios para a entrada e a sada das peas no ponto de corte evita-se a projeo da pea no ambiente. Para proteger o operador, a tupia deve estar equipada com os dispositivos adequados.

SESI/SP Manual de Segurana e Sade no Trabalho (Indstria Moveleira)

91

Fichas de Recomendaes de Segurana

SESI/SP Manual de Segurana e Sade no Trabalho (Indstria Moveleira)

Fichas de Recomendaes de Segurana

Setor Usinagem
Tupia superior
Realiza entalhes e desbastes em diversos tipos de madeira.

Exemplo de funcionamento
Sentido de rotao da Fresa Gabarito Movimento vertical do conjunto de usinagem Fresa rea usinada

Pea a ser usinada

risco fsico

risco qumico

risco de acidente

Recomendaes
O pedal de acionamento da mquina deve possuir revestimento antiderrapante; Instalar anteparo regulvel confeccionado em policarbonato transparente; Instalar dispositivo com escova de cerdas macias e bocal para a captao de poeiras e resduos. Anteparo em policarbonato Bocal para instalar o duto de captao do p Comando eltrico Escova de cerdas macias Coifa de sustentao do conjunto de suco do p Alavanca de movimentao do conjunto de usinagem

Ponto de aterramento Pedal antiderrapante

Possveis Conseqncias Sade

Possveis Conseqncias Sade

Possveis Conseqncias Sade

rudo

risco fsico

perda auditiva neurossensorial e outras alteraes no organismo

poeira

risco na pele e qumico nas


mucosas

alteraes

projeo de risco de cavacos e queda de acidente materiais

contuses e cortes nas mos e nos dedos

SESI/SP Manual de Segurana e Sade no Trabalho (Indstria Moveleira)

93

Fichas de Recomendaes de Segurana

SESI/SP Manual de Segurana e Sade no Trabalho (Indstria Moveleira)

Fichas de Recomendaes de Segurana

Setor Acabamento
Local onde efetuado o lixamento, retoques e preparao das peas antes de serem encaminhadas pintura.

Situaes de risco
Disposio inadequada de mquinas, bancadas e equipamentos; Exposio a poeira de madeira; Iluminao abaixo do nvel recomendado; Rudo acima do limite de tolerncia; Levantamento, transporte e descarga manual de materiais de forma inadequada.

Recomendaes
Manter uma distncia livre entre mquinas e/ou equipamentos de 0,60 m a 0,80 m (NR-12, item 12.1.4); As vias de circulao para pessoas, produtos e veculos devem estar demarcadas, sinalizadas e desobstrudas; Instalar equipamentos para exausto de poeiras junto s fontes emissoras; Adequar o nvel de iluminncia ao recomendado na NBR 5413/92; Fixar mquinas em base de concreto ou coxins amortecedores no intuito de diminuir a trepidao gerada durante seu funcionamento, evitando assim o desbalanceamento do conjunto e a conseqente propagao do rudo; Manter as pernas semifletidas e a coluna ereta ao levantar peso.

Funes encontradas
Acabamentista Auxiliar ou ajudante de acabamento

EPI

usar de acordo com a atividade a ser executada

Respirador com filtro para p ou do tipo descartvel

Protetor auditivo

culos de segurana

Botina de segurana com biqueira de ao

SESI/SP Manual de Segurana e Sade no Trabalho (Indstria Moveleira)

95

Fichas de Recomendaes de Segurana

Setor Acabamento
Levantamento e Transporte de Cargas
Posio 1 Posio 2

Abaixe-se mantendo a cabea e as costas em linha reta

Utilizando a palma das mos, segure firmemente a carga

Posio 3

Posio 4

Levante-se usando a fora das pernas e mantendo os braos sustentando a carga

Aproxime bem a carga de seu corpo, mantendo-a centralizada

O uso do carrinho manual reduz o emprego de esforo fsico excessivo e a exigncia de postura inadequada do trabalhador

96

SESI/SP Manual de Segurana e Sade no Trabalho (Indstria Moveleira)

Fichas de Recomendaes de Segurana

Setor Acabamento
Lixadeira banda larga
Utilizada para lixar as faces da madeira. Exemplo de funcionamento
Sentido de giro das lixas Conjunto lixador

Sentido de entrada da pea

Esteira transportadora

risco fsico

risco qumico

risco de acidente

Recomendaes
Instalar sensor de interrupo de funcionamento da mquina na porta de acesso s lixas; Efetuar regulagens do equipamento somente com ele desligado.

Portas de acesso s lixas com sensores de interrupo

Comando eltrico

Esteira transportadora

Porta de isolamento do sistema de transmisso de fora

Ponto de aterramento

Possveis Conseqncias Sade

Possveis Conseqncias Sade

Possveis Conseqncias Sade

rudo

risco fsico

perda auditiva neurossensorial e outras alteraes no organismo

poeira

risco na pele e qumico nas


mucosas

alteraes

queda de materiais

contuses e

risco de escoriaes acidente

SESI/SP Manual de Segurana e Sade no Trabalho (Indstria Moveleira)

97

Fichas de Recomendaes de Segurana

SESI/SP Manual de Segurana e Sade no Trabalho (Indstria Moveleira)

Fichas de Recomendaes de Segurana

Setor Acabamento
Lixadeira de cinta
Realiza o lixamento das peas, por meio de uma cinta de lixa. Exemplo de funcionamento
Coifa do sistema de captao do p Pressor da lixa (movimentao longitudinal)

Mesa mvel

Sentido do giro da cinta de lixa

risco fsico

risco qumico

risco de acidente

Recomendaes
Instalar sobre a mquina um sistema para a captao do p mais fino atravs de uma coifa, que pode ter a dimenso do comprimento da mquina; Manter e utilizar o pressor original da mquina e, na falta deste, providenciar sua instalao. Tubos do sistema de captao do p dentro da cabina

Comando eltrico

Cabina para reteno de p fino, impedindo sua propagao no ambiente

Coifa de proteo da cinta de lixa Coifa de captao do p Ponto de aterramento

Possveis Conseqncias Sade

Possveis Conseqncias Sade

Possveis Conseqncias Sade

rudo

risco fsico

perda auditiva neurossensorial e outras alteraes no organismo

poeira

risco na pele e qumico nas


mucosas

alteraes

queda de materiais risco de

contuses e escoriaes

acidente

SESI/SP Manual de Segurana e Sade no Trabalho (Indstria Moveleira)

99

Fichas de Recomendaes de Segurana

SESI/SP Manual de Segurana e Sade no Trabalho (Indstria Moveleira)

Fichas de Recomendaes de Segurana

Setor Montagem Inicial


Local onde realizada a montagem das peas dos mveis.

Situaes de risco
Disposio inadequada de mesas e bancadas; Iluminao abaixo do nvel recomendado; Rudo acima do limite de tolerncia; Levantamento, transporte e descarga manual de materiais de forma inadequada.

Recomendaes
Organizar o arranjo fsico de forma a oferecer conforto, segurana e facilitar o fluxo de produo; Adequar o nvel de iluminncia ao recomendado na NBR 5413/92; Utilizar divisrias revestidas com material absorvente de rudo, no sentido de atuarem como barreiras; Manter as pernas semifletidas e a coluna ereta ao levantar peso.

Funes encontradas
Montador Auxiliar/ajudante de montador

EPI

usar de acordo com a atividade a ser executada

Respirador com filtro para p ou do tipo descartvel

Protetor auditivo

culos de segurana

Botina de segurana com biqueira de ao

SESI/SP Manual de Segurana e Sade no Trabalho (Indstria Moveleira)

101

Fichas de Recomendaes de Segurana

Setor Montagem Inicial


Levantamento e Transporte de Cargas
Posio 1 Posio 2

Abaixe-se mantendo a cabea e as costas em linha reta

Utilizando a palma das mos, segure firmemente a carga

Posio 3

Posio 4

Levante-se usando a fora das pernas e mantendo os braos sustentando a carga

Aproxime bem a carga de seu corpo, mantendo-a centralizada

O uso do carrinho manual reduz o emprego de esforo fsico excessivo e a exigncia de postura inadequada do trabalhador

102

SESI/SP Manual de Segurana e Sade no Trabalho (Indstria Moveleira)

Fichas de Recomendaes de Segurana

Setor Montagem Inicial


Mesa de montagem
Utilizada para a montagem da estrutura de estofados, cadeiras, mesas etc.

risco fsico

risco qumico

risco
ergonmico

Recomendaes
Instalar mesa para montagem com sistema de tampos articulados, que facilita a aproximao do trabalhador aos pontos de difcil acesso; A altura deve ser adequada estatura do trabalhador. Tampo articulado (B) Trava do sistema de articulao Tampo articulado (A)

Suporte dobrvel de sustentao dos tampos

Coluna de sustentao

Possveis Conseqncias Sade

Possveis Conseqncias Sade

Possveis Conseqncias Sade

rudo

risco fsico

perda auditiva neurossensorial e outras alteraes no organismo

poeira

risco na pele e qumico nas


mucosas

alteraes postura inadequada

risco
ergonmico

cibras, artrite e artrose, alterao nos membros superiores

SESI/SP Manual de Segurana e Sade no Trabalho (Indstria Moveleira)

103

Fichas de Recomendaes de Segurana

Setor Montagem Inicial


Mesa de montagem Recomendaes
A mesa articulada, alm de facilitar o manuseio de materiais e peas, possibilita um melhor aproveitamento do espao fsico no posto de trabalho;

Ao levantar um dos tampos dobrveis da mesa articulada, o trabalhador poder executar com maior conforto suas tarefas, evitando assim assumir posturas inadequadas e empregar esforos fsicos excessivos;

Bordas arredondadas

Para trabalhar o outro lado da pea, bastar apenas que o trabalhador levante o outro tampo da mesa e tombe a pea sobre ele. Em seguida, abaixando o tampo onde trabalhava anteriormente, continuar obtendo espaos e condies adequados ao seu conforto e segurana.

104

SESI/SP Manual de Segurana e Sade no Trabalho (Indstria Moveleira)

Fichas de Recomendaes de Segurana

Setor Pintura
Local onde se realiza o tingimento, a selagem e o envernizamento das peas.

Situaes de risco
Disposio ou estocagem de materiais de forma inadequada; Exposio a vapores de solventes orgnicos e pigmentos contidos nos produtos qumicos; Rudo acima do limite de tolerncia; Levantamento, transporte e descarga manual de materiais de forma inadequada.

Recomendaes
Armazenar o material de forma a evitar a obstruo de portas, equipamentos de combate a incndio e sadas de emergncia, mantendo-os afastados das estruturas laterais do prdio a uma distncia de pelo menos 0,50 m (NR-11, itens 11.3.2 e 11.3.3); Seguir as orientaes contidas na Ficha de Informao de Segurana de Produtos Qumicos (FISPQ); Usar cabina de pintura equipada com exausto, cortina e lenol d'gua; Manter tampadas as latas de produtos qumicos utilizados ao longo da linha de pintura; Adequar o nvel de iluminncia ao recomendado na NBR 5413/92; Utilizar divisrias revestidas com material absorvente de rudo, no sentido de atuarem como barreiras; Manter as pernas semifletidas e a coluna ereta ao levantar peso.

Funes encontradas
Pintor Auxiliar/ajudante de pintura Operador de mquinas

EPI

usar de acordo com a atividade a ser executada

Respirador com filtro para vapores orgnicos

Avental e luva de PVC

Protetor auditivo

culos de segurana

Botina de segurana com biqueira de ao

SESI/SP Manual de Segurana e Sade no Trabalho (Indstria Moveleira)

105

Fichas de Recomendaes de Segurana

Setor Pintura
Levantamento e Transporte de Cargas
Posio 1 Posio 2

Abaixe-se mantendo a cabea e as costas em linha reta

Utilizando a palma das mos, segure firmemente a carga

Posio 3

Posio 4

Levante-se usando a fora das pernas e mantendo os braos sustentando a carga

Aproxime bem a carga de seu corpo, mantendo-a centralizada

106

SESI/SP Manual de Segurana e Sade no Trabalho (Indstria Moveleira)

Fichas de Recomendaes de Segurana

Setor Pintura
Linha de pintura com acabamento U.V.
Realiza o lixamento fino, aplicao de massa para correo das imperfeies, pintura com padronagem e aplicao de verniz, que curado atravs da luz U.V. Exemplo de funcionamento
Distribuidor de tinta Cilindro de impresso

Esteira transportadora Tampa com funil

Reservatrio de solvente Registro para escoamento de solvente Suporte

risco fsico

risco qumico

Recomendaes
Confinar as fontes geradoras de vapores de produtos qumicos. O setor poder ser isolado com divisrias de vidro e sistema de extrao do ar saturado e insuflao de ar externo.

Reservatrio de solvente com tampa Ponto de aterramento Manter a lata de tinta fechada Registro de escoamento do solvente Agitador de tinta Suporte para que o solvente do reservatrio desa por gravidade Mangueira de suco de tinta

Tampa em policarbonato com funil nos pontos: de sada da tinta da mquina, de colocao do agitador e de suco da tinta

Possveis Conseqncias Sade

Possveis Conseqncias Sade

rudo

risco fsico

perda auditiva neurossensorial e outras alteraes no organismo

solventes risco orgnicos e qumico pigmentos

naseas, tonturas, dores de cabea, conjuntivite qumica, ressecamento da pele, dermatite de contato e irritao das vias respiratorias

SESI/SP Manual de Segurana e Sade no Trabalho (Indstria Moveleira)

107

Fichas de Recomendaes de Segurana

SESI/SP Manual de Segurana e Sade no Trabalho (Indstria Moveleira)

Fichas de Recomendaes de Segurana

Setor Montagem Final


Local onde executada a montagem das peas.

Situaes de risco
Disposio de bancadas de forma inadequada; Iluminao abaixo do nvel recomendado; Rudo acima do limite de tolerncia; Levantamento, transporte e descarga manual de materiais de forma irregular.

Recomendaes
Armazenar o material de forma a evitar a obstruo de portas, equipamentos de combate a incndio e sadas de emergncia, mantendo-os afastados das estruturas laterais do prdio a uma distncia de pelo menos 0,50 m (NR-11, itens 11.3.2 e 11.3.3); Organizar o arranjo fsico de forma a oferecer conforto, segurana e facilitar o fluxo de produo; Adequar o nvel de iluminncia ao recomendado na NBR 5413/92; Utilizar divisrias revestidas com material absorvente de rudo, no sentido de atuarem como barreiras; Manter as pernas semifletidas e a coluna ereta ao levantar peso.

Funes encontradas
Montador Auxiliar/ajudante de montador

EPI

usar de acordo com a atividade a ser executada

Protetor auditivo

culos de segurana

Botina de segurana com biqueira de ao

SESI/SP Manual de Segurana e Sade no Trabalho (Indstria Moveleira)

109

Fichas de Recomendaes de Segurana

Setor Montagem Final


Levantamento e Transporte de Cargas
Posio 1 Posio 2

Abaixe-se mantendo a cabea e as costas em linha reta

Utilizando a palma das mos, segure firmemente a carga

Posio 3

Posio 4

Levante-se usando a fora das pernas e mantendo os braos sustentando a carga

Aproxime bem a carga de seu corpo, mantendo-a centralizada

110

SESI/SP Manual de Segurana e Sade no Trabalho (Indstria Moveleira)

Fichas de Recomendaes de Segurana

Setor Montagem Final


Mesa de montagem
Utilizada para a montagem da estrutura de estofados, cadeiras, mesas etc.

risco fsico

risco qumico

risco
ergonmico

Recomendaes
Instalar mesa para montagem com sistema de tampos articulados, que facilita a aproximao do trabalhador aos pontos de difcil acesso; A altura deve ser adequada estatura do trabalhador. Tampo articulado (B) Trava do sistema de articulao Tampo articulado (A)

Suporte dobrvel de sustentao dos tampos

Coluna de sustentao

Possveis Conseqncias Sade

Possveis Conseqncias Sade

Possveis Conseqncias Sade

rudo

risco fsico

perda auditiva neurossensorial e outras alteraes no organismo

poeira

risco na pele e qumico nas


mucosas

alteraes postura inadequada

risco
ergonmico

cibras, artrite, artrose e alteraes nos membros superiores

SESI/SP Manual de Segurana e Sade no Trabalho (Indstria Moveleira)

111

Fichas de Recomendaes de Segurana

Setor Montagem Final


Mesa de montagem Recomendaes
A mesa articulada, alm de facilitar o manuseio de materiais e peas, possibilita um melhor aproveitamento do espao fsico no posto de trabalho;

Ao levantar um dos tampos dobrveis da mesa articulada, o trabalhador poder executar com maior conforto suas tarefas, evitando assim assumir posturas inadequadas e empregar esforos fsicos excessivos;

Bordas arredondadas

Para trabalhar o outro lado da pea, bastar apenas que o trabalhador levante o outro tampo da mesa e tombe a pea sobre ele. Em seguida, abaixando o tampo onde trabalhava anteriormente, continuar obtendo espaos e condies adequados ao seu conforto e segurana.

112

SESI/SP Manual de Segurana e Sade no Trabalho (Indstria Moveleira)

Fichas de Recomendaes de Segurana

Setor Tapearia
Local onde peas especficas recebem revestimento com materiais de diversos tipos e modelos.

Situaes de risco
Disposio de bancadas de forma inadequada; Exposio a vapores de solventes orgnicos contidos nas colas de contato; Rudo acima do limite de tolerncia; Levantamento, transporte e descarga manual de materiais de forma irregular.

Recomendaes
Armazenar o material de forma a evitar obstruo de portas, equipamentos de combate a incndio e sadas de emergncia, mantendo-os afastados das estruturas laterais do prdio a uma distncia de pelo menos 0,50 m (NR-11, itens 11.3.2 e 11.3.3); Organizar o arranjo fsico de forma a oferecer conforto, segurana e facilitar o fluxo de produo; Seguir as orientaes contidas na Ficha de Informao de Segurana do Produtos Qumicos (FISPQ); Adequar o nvel de iluminncia ao recomendado na NBR 5413/92; Manter as pernas semifletidas e a coluna ereta ao levantar peso.

Funes encontradas
Tapeceiro Costureiro Laminador de espuma Auxiliar/ajudante de tapearia

EPI

usar de acordo com a atividade a ser executada

Respirador com Luva de malha filtro para de ao para vapores orgnicos operaes de corte

Protetor auditivo

culos de segurana

Botina de segurana com biqueira de ao

SESI/SP Manual de Segurana e Sade no Trabalho (Indstria Moveleira)

113

Fichas de Recomendaes de Segurana

Setor Tapearia
Levantamento e Transporte de Cargas
Posio 1 Posio 2

Abaixe-se mantendo a cabea e as costas em linha reta

Utilizando a palma das mos, segure firmemente a carga

Posio 3

Posio 4

Levante-se usando a fora das pernas e mantendo os braos sustentando a carga

Aproxime bem a carga de seu corpo, mantendo-a centralizada

Utilizar o carrinho manual para o transporte duplo de sof, evitando a exigncia de postura inadequada e o emprego de esforo fsico desnecessrio

Utilizar mesa com tampos articulveis, evitando a exigncia de postura inadequada por parte do trabalhador

114

SESI/SP Manual de Segurana e Sade no Trabalho (Indstria Moveleira)

Fichas de Recomendaes de Segurana

Setor Tapearia
Mesa de revestimento
Utilizada para revestimento de peas estofadas.

risco fsico

risco qumico

risco
ergonmico

risco de acidente

Recomendaes
Instalar mesa para revestimento com sistema de tampos articulados, facilitando a aproximao do trabalhador nos pontos de difcil acesso; A altura deve ser adequada estatura do trabalhador. Tampo articulado (B) Trava do sistema de articulao Tampo articulado (A)

Suporte dobrvel de sustentao dos tampos

Coluna de sustentao (C) A-B-C = forrados com feltro ou carpete


Possveis Conseqncias Sade Possveis Conseqncias Sade

rudo

risco fsico

perda auditiva neurossensorial e outras alteraes no organismo

cola de contado

risco qumico

alteraes de pele e do sistema nervoso

Possveis Conseqncias Sade

Possveis Conseqncias Sade

postura inadequada

risco
ergonmico

cibras, artrite, artrose e alteraes nos membros superiores

contato com objetos perfurocortantes

risco de cortes e perfuraes acidente nas mos e nos dedos

SESI/SP Manual de Segurana e Sade no Trabalho (Indstria Moveleira)

115

Fichas de Recomendaes de Segurana

Setor Tapearia
Mesa de revestimento Recomendaes
A mesa articulada, alm de facilitar o manuseio de materiais e peas, possibilita um melhor aproveitamento do espao fsico no posto de trabalho;

Ao levantar um dos tampos dobrveis da mesa articulada, o trabalhador poder executar com maior conforto suas tarefas, evitando assim assumir posturas inadequadas e empregar esforos fsicos excessivos;

Para trabalhar o outro lado da pea, bastar que o trabalhador levante o outro tampo da mesa e tombe a pea sobre ele. Em seguida, abaixando o tampo onde trabalhava anteriormente, manter espaos e condies adequados ao seu conforto e segurana.

116

SESI/SP Manual de Segurana e Sade no Trabalho (Indstria Moveleira)

Fichas de Recomendaes de Segurana

Setor Embalagem
Local onde se acondiciona o produto para o transporte.

Situaes de risco
Armazenamento inadequado de materiais; Levantamento, transporte e descarga manual de materiais de forma inadequada; Iluminao abaixo do nvel recomendado.

Recomendaes
Armazenar o material de forma a evitar a obstruo de portas, equipamentos de combate a incndio e sadas de emergncia, mantendo-os afastados das estruturas laterais do prdio a uma distncia de pelo menos 0,50 m (NR-11, itens 11.3.2 e 11.3.3); Adequar o nivel de iluminncia (NBR 5413); Manter as pernas semifletidas e a coluna ereta ao levantar peso.

Funes encontradas
Embalador Auxiliar/ajudante de embalagem

EPI

usar de acordo com a atividade a ser executada

Botina de segurana com biqueira de ao

SESI/SP Manual de Segurana e Sade no Trabalho (Indstria Moveleira)

117

Fichas de Recomendaes de Segurana

Setor Embalagem
Levantamento e Transporte de Cargas
Posio 1 Posio 2

Abaixe-se mantendo a cabea e as costas em linha reta

Utilizando a palma das mos, segure firmemente a carga

Posio 3

Posio 4

Levante-se usando a fora das pernas e mantendo os braos sustentando a carga

Aproxime bem a carga de seu corpo, mantendo-a centralizada

O uso do carrinho manual reduz o emprego de esforo fsico excessivo e a exigncia de postura inadequada do trabalhador

118

SESI/SP Manual de Segurana e Sade no Trabalho (Indstria Moveleira)

Fichas de Recomendaes de Segurana

Setor Expedio
Local de expedio do produto acabado ao cliente.

Situaes de risco
Iluminao abaixo do nvel recomendado; Disposio de materiais de forma inadequada; Levantamento, transporte e descarga manual de materiais de forma irregular.

Recomendaes
Adequar o nvel de iluminncia ao recomendado na NBR 5413/92; Armazenar o material de forma a evitar obstruo de portas, equipamentos de combate a incndio e sadas de emergncia, mantendo-os afastados das estruturas laterais do prdio a uma distncia de pelo menos 0,50 m (NR-11, itens 11.3.2 e 11.3.3); Realizar a carga e descarga de materiais dos veculos na plataforma; Manter as pernas semifletidas e a coluna ereta ao levantar peso.

Funes encontradas
Expedidor

EPI

usar de acordo com a atividade a ser executada

Botina de segurana com biqueira de ao

SESI/SP Manual de Segurana e Sade no Trabalho (Indstria Moveleira)

119

Fichas de Recomendaes de Segurana

Setor Expedio
Levantamento e Transporte de Cargas
Posio 1 Posio 2

Abaixe-se mantendo a cabea e as costas em linha reta

Utilizando a palma das mos, segure firmemente a carga

Posio 3

Posio 4

Levante-se usando a fora das pernas e mantendo os braos sustentando a carga

Aproxime bem a carga de seu corpo, mantendo-a centralizada

A plataforma, compatvel com a altura do assoalho da carroceria do caminho, facilita as operaes de carga e descarga, reduzindo o esforo fsico do trabalhador

O uso do carrinho manual reduz o emprego de esforo fsico excessivo e a exigncia de postura inadequada do trabalhador

120

SESI/SP Manual de Segurana e Sade no Trabalho (Indstria Moveleira)

Fichas de Recomendaes de Segurana

Setor Expedio Veculos


Empilhadeira
Veculo de transporte automotor, movido a combustvel lquido, gasoso ou bateria, utilizado para carga e descarga de materiais.
risco risco fsico fsico risco de risco de acidente acidente

A empilhadeira deve ser operada por pessoa que possua o curso de operador de empilhadeira. A utilizao desse veculo deve ser feita somente para o transporte de cargas.

Possveis Conseqncias Sade

Possveis Conseqncias Sade

rudo

risco fsico

perda auditiva neurossensorial e outras alteraes no organismo

atropelamento, quedas, coliso, tombamento de carga e mquina

fraturas,

risco de queimaduras, acidente esmagamento


e contuses

SESI/SP Manual de Segurana e Sade no Trabalho (Indstria Moveleira)

121

Fichas de Recomendaes de Segurana

SESI/SP Manual de Segurana e Sade no Trabalho (Indstria Moveleira)

Fichas de Recomendaes de Segurana

Setor Manuteno
Realiza a manuteno preventiva e corretiva de mquinas e afiao de ferramentas.

Situaes de risco
Disposio inadequada de materiais; Exposio a fumos metlicos; Quebra e projeo de partes do rebolo, broca, fagulha; Radiao no ionizante; Levantamento, transporte e descarga manual de materiais de forma inadequada.

Recomendaes
Armazenar o material de forma a evitar a obstruo de portas, equipamentos de combate a incndio e sadas de emergncia, mantendo-os afastados das estruturas laterais do prdio a uma distncia de pelo menos 0,50 m (NR-11, itens 11.3.2 e 11.3.3); Utilizar equipamento mvel de suco para a captao dos fumos metlicos; Substituir o rebolo quando seu dimetro atingir o limite de utilizao indicado pelo fabricante, ou quando apresentar fissuras, trincas ou desalinhamento; Utilizar biombo de material no inflamvel, para isolar o local onde se executa a soldagem; Manter as pernas semifletidas e a coluna ereta ao levantar peso.

Funes encontradas
Encarregado de manuteno Mecnico de mquinas Eletricista Auxiliar/ajudante de manuteno

EPI

usar de acordo com a atividade a ser executada

Respirador com filtro para p ou do tipo descartvel

Protetor auditivo

culos de segurana

Mscara para solda

Botina de segurana com biqueira de ao

SESI/SP Manual de Segurana e Sade no Trabalho (Indstria Moveleira)

123

Fichas de Recomendaes de Segurana

Setor Manuteno
Levantamento e Transporte de Cargas
Posio 1 Posio 2

Abaixe-se mantendo a cabea e as costas em linha reta

Utilizando a palma das mos, segure firmemente a carga

Posio 3

Posio 4

Levante-se usando a fora das pernas e mantendo os braos sustentando a carga

Aproxime bem a carga de seu corpo, mantendo-a centralizada

O uso do carrinho manual reduz o emprego de esforo fsico excessivo e a exigncia de postura inadequada do trabalhador

124

SESI/SP Manual de Segurana e Sade no Trabalho (Indstria Moveleira)

Fichas de Recomendaes de Segurana

Setor Manuteno
Esmeril
Utilizado para afiao de ferramentas e desbaste de materiais metlicos.

risco fsico

risco de acidente

Recomendaes
O esmeril deve possuir: Base de apoio para auxiliar de forma segura no desbaste da pea; Fixao em suporte metlico ou em uma coluna de concreto; Coifa protetora do rebolo; Anteparo protetor confeccionado em policarbonato transparente. Anteparo protetor em policarbonato

Coifa de proteo do rebolo Espao entre o rebolo e a base de apoio

Base de apoio para usinar Aterramento da mquina Fixao da mquina em suporte Suporte de sustentao

3 mm

Aps a substituio do rebolo, recolocar imediatamente a coifa protetora; O anteparo protetor deve ser mantido em boas condies de limpeza para facilitar a visualizao da pea trabalhada. Esse anteparo no deve ser retirado do esmeril.

Possveis Conseqncias Sade

Possveis Conseqncias Sade

rudo

risco fsico

perda auditiva neurossensorial e outras alteraes no organismo

fagulha nos olhos, escoriaes nas quebra de rebolo e risco de mos e dedos, projeo de partculas acidente leses oculares em todas as direes e na pele

SESI/SP Manual de Segurana e Sade no Trabalho (Indstria Moveleira)

125

Fichas de Recomendaes de Segurana

SESI/SP Manual de Segurana e Sade no Trabalho (Indstria Moveleira)

Fichas de Recomendaes de Segurana

Setor Manuteno
Solda eltrica
Utilizada para a unio de peas metlicas nos servios de reparos de mquinas e equipamentos.
risco fsico risco qumico risco de acidente

Recomendaes
Isolar com biombos o local onde ser realizada a soldagem; Para captao dos fumos metlicos, sugere-se a utilizao de aparelho exaustor porttil; Proteger a fiao eltrica com capa.

Biombo confeccionado em chapa de madeira ou metal Carrinho transportador fixado na mquina de solda Fio negativo Aterramento da mquina

A capa de proteo deve ser confeccionada em material metlico, permitindo que o fio Porta-eletrodo com cabo isolante permanea protegido durante o trnsito de pessoas e carrinhos.

Possveis Conseqncias Sade

Possveis Conseqncias Sade

Possveis Conseqncias Sade

radiao U.V. e I.V.

risco fsico

leses oculares e na pele (queimaduras e traumas)

fumos metlicos

risco irritao das qumico mucosas do

inflamao e

nariz e garganta

choque leses na pele eltrico e risco de (queimaduras projeo de acidente e ferimentos) partculas

SESI/SP Manual de Segurana e Sade no Trabalho (Indstria Moveleira)

127

Fichas de Recomendaes de Segurana

SESI/SP Manual de Segurana e Sade no Trabalho (Indstria Moveleira)

Fichas de Recomendaes de Segurana

Recomendaes Gerais de Segurana


Recomendaes
As partes mveis de mquinas e equipamentos devem estar pintadas na cor laranja, conforme determina a NR-26; Efetuar manuteno preventiva das mquinas, bem como a afiao das ferramentas de corte com regularidade; No improvisar as protees das mquinas ou ferramentas; Todas as mquinas e equipamentos energizados devem estar aterrados, conforme o disposto na NR-10; Enclausurar os componentes do sistema de transmisso de fora, como polias, engrenagens, correias e correntes; Toda vez que for realizada manuteno na mquina, a proteo deve ser recolocada imediatamente aps o trmino do servio; As mquinas devem ser fixadas em base de concreto agregada ou independente ao piso e, quando necessrio, providas de coxins amortecedores, com a finalidade de eliminar ou reduzir as vibraes; Inspecionar previamente a madeira a ser utilizada com a finalidade de detectar a existncia de ns, pregos ou outras irregularidades que possam gerar condies inseguras durante seu manuseio; As vias de circulao para pessoas, produtos e veculos devem estar demarcadas, sinalizadas e desobstrudas. As vias de trnsito de pessoas devem ter no mnimo 1,20 m de largura, conforme o disposto na NR-12; Os pisos, escadas e rampas devem possuir caractersticas antiderrapantes, livres de salincias e depresses. As escadas e rampas devem possuir corrimos, bem como guarda-corpo, de forma a impedir quedas de pessoas ou objetos, conforme NR-8; Implantar um Controle Integrado de Pragas (CIP); Organizar o arranjo fsico mantendo os equipamentos de combate a incndio com livre acesso e sinalizados, conforme a NR-23; Restringir a rea destinada a fumantes (fumdromo); Os funcionrios devero tomar suas refeies em refeitrio ou em locais que ofeream condies de higiene e conforto e nunca nos postos de trabalho, conforme NR-24; Manter os locais de trabalho, vestirios, refeitrios e instalaes sanitrias em boas condies de higiene e organizao; Fornecer gua potvel em copos individuais ou bebedouro de jato inclinado; Treinar os trabalhadores para a utilizao correta de EPI, EPC, levantamento, transporte e descarga manual de materiais e reciclagens para operadores de mquinas e veculos industriais; Implantar programas de ginstica laboral e qualidade de vida; Em caso de acidentes, deve haver comunicao imediata ao responsvel pelo setor.

SESI/SP Manual de Segurana e Sade no Trabalho (Indstria Moveleira)

129

Fichas de Recomendaes de Segurana

SESI/SP Manual de Segurana e Sade no Trabalho (Indstria Moveleira)

Perfil das Empresas Estudadas

9.1. Introduo
Foram realizadas avaliaes qualitativas e quantitativas em indstrias moveleiras instaladas nas cidades de Itatiba, Mirassol e Votuporanga. As metodologias utilizadas para o levantamento das informaes, bem como os resultados obtidos, esto apresentadas por rea especfica, ordenadas da seguinte forma: engenharia de segurana no trabalho, ergonomia, fonoaudiologia, medicina ocupacional e toxicologia industrial. O nmero de empresas e a populao estudada esto apresentados no Quadro 4.
Quadro 4 Distribuio das empresas estudadas por regio

Cidade Itatiba Mirassol Votuporanga Total

Empresas (No) 8 10 12 30

Trabalhadores (No) 187 956 555 1.698

9.2. Engenharia de Segurana do Trabalho


O desenvolvimento desse perfil envolveu avaliaes qualitativas pela identificao das funes, das mquinas, dos tipos de edificaes, das instalaes eltricas e das operaes de produo, bem como avaliaes quantitativas dos nveis de presso sonora (rudo), de calor pelo ndice de Bulbo mido Termmetro de Globo (IBUTG) e dos nveis de iluminncia.

Avaliaes Qualitativas Instalaes


As edificaes so na sua maioria galpes industriais com pisos de concreto, coberturas de telhas de fibrocimento e paredes em alvenaria, com sistemas de ventilao e de iluminao naturais complementados por artificiais. As vias de circulao internas so, no geral, obstrudas e sem demarcaes. comum a falta ou a obstruo dos equipamentos de combate a incndio e a inexistncia de pessoal treinado para este fim.

SESI/SP Manual de Segurana e Sade no Trabalho (Indstria Moveleira)

131

Perfil das Empresas Estudadas


Faltam a manuteno e a limpeza das luminrias e janelas, o que reduz o nvel de iluminncia dos postos de trabalho. As condies higinicas das instalaes sanitrias e dos refeitrios so insatisfatrias.

Mquinas e Equipamentos
As mquinas e os equipamentos no geral so antigos, sem proteo coletiva como dispositivos contra projeo de cavacos, protetores de polias, sistema de exausto forada. Faltam aterramento eltrico, manuteno preventiva e sistemas redutores de rudo (coxins amortecedores).

Trabalhadores
No geral os trabalhadores realizam diversas atividades, por vezes alheias s suas funes, no dispondo de equipamentos de proteo individual necessrios e alguns, pela inexistncia de refeitrio, se alimentam no local de trabalho.

Avaliaes Quantitativas Rudo


O nvel de presso sonora foi avaliado tanto por medidas instantneas como pela dosimetria de rudo, na altura da zona auditiva dos trabalhadores de acordo com as instrues da NR-15, Anexo 1 e da norma de higiene ocupacional NHO-01 da FUNDACENTRO, sendo que os aparelhos utilizados foram previamente calibrados conforme as normas da Commission lectrotechnique Internationale (CEI) No 804 e 60651. As medies instantneas foram realizadas com o aparelho medidor de Nvel de Presso Sonora (NPS) conhecido como decibelmetro, operando no circuito de compensao A e de resposta lenta para rudo contnuo ou intermitente, considerando duas situaes das mquinas, apenas ligadas e em operao. A dosimetria de rudo foi realizada nos trabalhadores com o aparelho conhecido como dosmetro, que mede e integra diferentes nveis de presso sonora no perodo avaliado, determinando, assim, a dose a que o trabalhador est exposto. Os resultados de medies instantneas foram comparados com os limites de tolerncia estabelecidos, conforme NR-15, Anexo 1, apresentados no Quadro 5.

132

SESI/SP Manual de Segurana e Sade no Trabalho (Indstria Moveleira)

Perfil das Empresas Estudadas


Quadro 5 Limites de tolerncia para rudo contnuo ou intermitente

Nvel de rudo dB(A) 85 86 87 88 89 90 91 92 93 94 95 96 98 100 102 104 105 106 108 110 112 114 115
Fonte: NR-15, Anexo 1

Mxima exposio diria permissvel 8 horas 7 horas 6 horas 5 horas 4 horas e 30 minutos 4 horas 3 horas e 30 minutos 3 horas 2 horas e 40 minutos 2 horas e 15 minutos 2 horas 1 hora e 45 minutos 1 hora e 15 minutos 1 hora 45 minutos 35 minutos 30 minutos 25 minutos 20 minutos 15 minutos 10 minutos 8 minutos 7 minutos

Os resultados obtidos na dosimetria de rudo foram avaliados pelos critrios apresentados no Quadro 6.

SESI/SP Manual de Segurana e Sade no Trabalho (Indstria Moveleira)

133

Perfil das Empresas Estudadas


Quadro 6 Critrio para interpretao dos resultados de dosimetria de rudo

Dose diria (%) 0 a 50 50 a 80

NEN* dB(A) < 82 82 a 84

Considerao tcnica
Aceitvel

Atuao recomendada
Manuteno da condio existente Adoo de medidas preventivas

Acima do nvel de ao

80 a 100

84 a 85

Regio de incerteza

Adoo de medidas preventivas e corretivas

Acima de 100

> 85

Acima do limite de exposio

Adoo imediata de medidas corretivas

*NEN (Nvel de Exposio Normalizado) corresponde ao Nvel de Exposio (NE) convertido para jornada-padro de 8 horas dirias. Fonte: NHO-01 de 1999, Fundacentro.

Foram realizadas 2.077 medies instantneas de NPS, cujos resultados variaram de 55 a 102 dB(A), sendo que 975 (46,94%) apresentaram resultados acima do limite de tolerncia para jornadas de 8 horas dirias (85 dB(A)) e 1.102 (53,06%) dentro deste, conforme ilustrado no Grfico 2.
Abaixo do limite de tolerncia Acima do limite de tolerncia

53,06%

46,94%
Grfico 2 Avaliao do nvel de presso sonora medio instantnea

Foram realizadas 60 dosimetrias de rudo, das quais 45 (75,00%) apresentaram resultados acima e 15 (25,00%) dentro do limite de tolerncia de 85 dB(A) para exposio de 8 horas dirias, conforme ilustrado no Grfico 3.

Abaixo do limite de tolerncia Acima do limite de tolerncia

25,00%

75,00%
Grfico 3 Distribuio percentual das dosimetrias de rudo

134

SESI/SP Manual de Segurana e Sade no Trabalho (Indstria Moveleira)

Perfil das Empresas Estudadas


Calor
As indstrias avaliadas no apresentaram fontes artificiais de calor. Por isso, os postos de trabalho considerados qualitativamente como os mais quentes foram avaliados quanto sobrecarga trmica, utilizando-se o equipamento medidor de temperatura, provido de termmetros de bulbo mido natural (tbn) e de globo (tg), necessrios para a obteno do ndice de Bulbo mido Termmetro de Globo (IBUTG) pela equao:

IBUTG = 0,7 tbn + 0,3 tg

Os resultados obtidos foram comparados ao limite de tolerncia estabelecido pela NR15 em seu Anexo 3, que de 26,7C para atividade moderada em trabalho contnuo. Em 27 das 28 avaliaes realizadas foi observada situao adequada, com resultados de IBUTG que variaram de 21,5C a 26,0C. Em uma das avaliaes, em indstria da cidade de Mirassol, foi obtido o valor de IBUTG de 28,8C, acima do limite de tolerncia.

Nveis de Iluminncia (Lux)


Os nveis de iluminncia foram medidos conforme instrues da NR-17 e NBR 5413 utilizando-se o aparelho luxmetro, provido de fotoclula corrigida para a sensibilidade do olho humano e em funo do ngulo de incidncia. As medies foram realizadas nos campos de trabalho e os valores medidos foram avaliados
Adequado tarefa realizada

em relao aos apresentados nesta NBR. Foram realizadas avaliaes de iluminncia em 1.785 postos de trabalho, sendo que 1.250 (70,03%) apresentaram resultados inadequados para as tarefas realizadas e 535 pontos (29,97%) apresentaram condies satisfatrias de iluminncia, o que est representado no Grfico 4.

Inadequado tarefa realizada

29,97%

70,03%
Grfico 4 Nveis de iluminncia dos postos de trabalho avaliados

Os setores de usinagem, acabamento, expedio, embalagem, montagem e almoxarifado foram os que apresentaram nveis de iluminncia abaixo dos estabelecidos na NBR 5413.

SESI/SP Manual de Segurana e Sade no Trabalho (Indstria Moveleira)

135

Perfil das Empresas Estudadas 9.3. Ergonomia


Foram realizadas 145 Anlises Ergonmicas do Trabalho (AET) por meio de entrevistas, observao e avaliao das atividades desenvolvidas nos postos de trabalho para identificar possveis fatores de risco ergonmico relacionados organizao do trabalho, ao trabalhador e ao ambiente laboral. Foram utilizados fichas de avaliao, dinammetro de preenso, trena de 5 m, cronmetro analgico com preciso de 30 x 1/10 e Escala Visual Analgica (VAS).

Organizao do Trabalho
Para a produo de mveis sob encomenda, caracterstica das indstrias de Itatiba, o trabalhador executa vrias fases da produo determinando o prprio ritmo de trabalho. No processo seriado, predominante em Mirassol e Votuporanga, o ritmo determinado em funo da capacidade produtiva e da demanda. O ritmo da produo foi considerado normal para o cotidiano do trabalhador, conforme apresentado no Grfico 5. %
100 90 80 70 60 50 40 30 20 10 0

65,52

13,79 0,69
Pico > Normal Normal

20,00

< Normal

Grfico 5 Ritmo de produo

Questionados em relao aos fatores organizacionais, os trabalhadores referiram: trabalho em turnos (14,48%), realizao de horas extras (40,69%), exigncia de tempo para as atividades (40,69%), realizao de pausas (46,21%), rodzio de tarefas (37,24%) e treinamento (24,83%).

136

SESI/SP Manual de Segurana e Sade no Trabalho (Indstria Moveleira)

Perfil das Empresas Estudadas


Aspectos Psicossociais
As referncias dos trabalhadores esto apresentadas no Grfico 6. %
100 90 80 70 60 50 40 30 20 10 0 0,69 0,69 30,34 41,38 42,07 36,55 26,21 69,66 58,62 57,93 62,76 73,10 Sim No No identificado

Monotonia

Autonomia

Decises

Sobrecarga fsica

Sobrecarga mental

Grfico 6 Aspectos psicossociais referidos

Os trabalhadores referem sobrecarga mental (73,10%), provavelmente devido exigncia de ateno, necessidade de tomada de decises e autonomia sobre o processo laboral. A percepo dos trabalhadores, atravs de Escala Visual Analgica (VAS) de 0 a 10, quanto ao cansao, necessidade de ateno e uso de fora est apresentada no Grfico 7.

%
10 9 8 7 6 5 4 3 2 1 0

8,87 5,63 5,38

0,74
Cansao inicial Cansao final Fora Ateno

Grfico 7 Percepo dos trabalhadores quanto a cansao, fora e ateno

SESI/SP Manual de Segurana e Sade no Trabalho (Indstria Moveleira)

137

Perfil das Empresas Estudadas


Aspectos Biomecnicos
Em relao aos aspectos biomecnicos, a amostra foi de 104 trabalhadores. Punhos e pescoo so os comprometimentos articulares mais referidos pelos trabalhadores, conforme apresentado no Grfico 8. %
100 90 80 70 60 50 40 30 20 10 0 49,52 50,48 31,93 30,32 32,66 68,07 69,68 67,34 47,23 52,77 31,99 24,24 68,01 Favorvel Desfavorvel 75,76

Pescoo

Tronco

Ombro

Antebrao

Punho

Mo

Membros Inferiores

Grfico 8 Comprometimento das articulaes

Os aspectos postura do trabalhador e repetitividade observados esto apresentados no Grfico 9. Para uma situao de conforto, o trabalhador no deve ultrapassar mais de 10% da Contrao Voluntria Mxima (Malick, 1984). A exigncia de fora, avaliada por meio do uso do dinammetro na mo dominante, indica o uso de fora excessiva por 48,74% dos trabalhadores. Considerando os esquemas ilustrados na Figura 6, a avaliao de distncias e ngulos visuais esto apresentadas nos Grficos 10 e 11. %
100 90 80 70 60 50 40 30 20 10 0

36,34

32,33

Exigncia de postura inadequada

Repetio (ciclo)

Grfico 9 Aspectos biomecnicos observados

138

SESI/SP Manual de Segurana e Sade no Trabalho (Indstria Moveleira)

Perfil das Empresas Estudadas


Distncia visual: Horizontal
12-25 cm 25-35 cm

Viso
35-50 cm Acima de 50 cm Para cima 12-25 cm

ngulo de viso: 0 15 sem flexo do pescoo 45 com flexo do pescoo

Figura 6 Esquema visual

%
100 90 80 70 60 50 40 30 20 10 0 84,37 81,25 75,00

Favorvel Desfavorvel 65,63

92,19

34,37 15,63 18,75 25,00 7,81

12 - 25 cm horizontal

25 - 38 cm

35 - 50 cm

> 50 cm

12 - 25 acima do horizontal

Grfico 10 Distncia visual encontrada no ambiente laboral 0 at 15 sem flexo do pescoo >15 at 45 com flexo do pescoo

Alm dos aspectos apresentados, os trabalhadores referiram outros, como temperatura desconfortvel, poeira no ambiente laboral, presena de rudo e

37,50%

62,50%
Grfico 11 Resultado do ngulo de viso

iluminao inadequada.

SESI/SP Manual de Segurana e Sade no Trabalho (Indstria Moveleira)

139

Perfil das Empresas Estudadas 9.4. Fonoaudiologia


Foram avaliados 454 trabalhadores em 15 indstrias moveleiras, com idade concentrada entre 18 e 45 anos (86,12%). Os atendimentos foram executados de acordo com as resolues do Conselho Federal de Fonoaudiologia e classificados conforme as orientaes da Portaria 19. As avaliaes foram realizadas individualmente incluindo:

Aplicao de uma anamnese clnica/ocupacional com dados subjetivos referentes a


sade auditiva do trabalhador, aspectos ocupacionais e no ocupacionais relacionados ao rudo.

Inspeo do meato acstico externo em ambas as orelhas com o equipamento otoscpio, para verificar a viabilidade da realizao do exame audiomtrico.

Execuo da audiometria tonal realizada em cabina acstica adaptada em unidade


mvel e audimetro calibrado acusticamente conforme norma ISO 8253-1. As audiometrias no foram realizadas com os trabalhadores em repouso auditivo, em decorrncia da programao preestabelecida. Os dados obtidos foram analisados e descritos a seguir:

Dos trabalhadores avaliados, 91,19% referiram j terem sido submetidos a exame


audiomtrico anteriormente. A maioria trabalha no ramo moveleiro h mais de 10 anos (55,07%), 29,74% nunca trabalharam em outro ramo de atividade e 77,09% referiram trabalhar h menos de 5 anos na empresa atual.

Com relao percepo do


rudo no ambiente de trabalho, 55,73% dos avaliados consideram o rudo de intensidade mdia e 55,95% de durao constante. A maioria dos trabalhadores avaliados (51,32%) no apresentou queixas auditivas, mas 40,31% relata sensao de alvio auditivo aps a jornada de trabalho, conforme ilustra o Grfico 12.

%
100 90 80 70 60 50 40 30 20 10 0

51,32 40,31

5,73

2,64

Nega queixas auditivas

Alvio auditivo

Zumbido

Perda auditiva temporria

Grfico 12 Queixas auditivas aps exposio ocupacional ao rudo

140

SESI/SP Manual de Segurana e Sade no Trabalho (Indstria Moveleira)

Perfil das Empresas Estudadas


Entre as queixas otolgicas, a intolerncia a sons intensos foi a mais apresentada
(22,25%). Das queixas audiolgicas, a principal foi a dificuldade em entender a conversa em ambiente ruidoso (52,20%). Entre outras queixas relacionadas ao sistema auditivo, a dor de cabea foi a mais referida (34,58%), seguida de tontura/perda de equilbrio/vertigem (12,33%).

Quanto exposio extra-ocupacional ao rudo, os mais relatados foram freqentar


shows musicais (20,70%) e cultos religiosos (20,48%). Esse tipo de exposio no foi avaliado quanto freqncia nem quanto intensidade.

Na inspeo do meato acstico externo, 15,20% dos trabalhadores apresentaram alterao unilateral ou bilateral. Essas alteraes no inviabilizaram a realizao da audiometria.

Os resultados das audiometrias indicam um elevado ndice de alteraes auditivas,


sendo que 33,48% dos avaliados so sugestivos de Perda Auditiva Induzida por Rudo (PAIR) unilateral ou bilateral. Apenas 12,77% destes percebem alterao em sua audio. Os trabalhadores de Itatiba foram os que apresentaram maior incidncia de alteraes auditivas sugestivas de PAIR (39,19%), conforme ilustrado no Grfico 13. %
100 90 80 70 60 50 40 30 20 10 0 8,74 1,35 9,00 6,39 39,19 31,07 30,00 33,48 59,46 60,19 61,00 60,13 Audio normal Alterado no sugestivo de PAIR Alterado sugestivo de PAIR

Itatiba

Mirassol

Votuporanga

Total

Grfico 13 Resultados das audiometrias

A incidncia de alteraes auditivas poderia ser menor se os exames tivessem sido realizados com os trabalhadores em repouso auditivo.

SESI/SP Manual de Segurana e Sade no Trabalho (Indstria Moveleira)

141

Perfil das Empresas Estudadas


A utilizao de protetores auditivos durante o trabalho foi referida por 86,78% dos trabalhadores, o que, comparado com o ndice de alteraes auditivas encontradas, pode indicar perodos pregressos em que os protetores auditivos no eram utilizados ou que a utilizao atual se faz de forma ineficaz.

9.5. Medicina Ocupacional


Foram avaliados 113 trabalhadores em Itatiba, 143 em Mirassol e 102 em Votuporanga, totalizando 358, distribudos nas 15 empresas estudadas, a partir da aplicao de questionrio, anamnese e exame clnico. As informaes obtidas por meio dos questionrios aplicados foram utilizadas para a caracterizao da amostra avaliada e a anamnese abordou as condies gerais de sade, estado de sade atual, antecedentes pessoais, ocupacionais e familiares. No exame clnico foram avaliados aspectos como ndice de Massa Corprea (IMC), mensurao da presso arterial e exame fsico geral e especial. Para a avaliao mdica foram utilizados os seguintes materiais: abaixador de lngua, lcool degermante, lcool gel, balana porttil, fita mtrica, esfigmomanmetro, estetoscpio, lanterna, lenol e luva descartvel e maca porttil.

Caractersticas dos Trabalhadores Avaliados Faixa Etria


%
100 90 80 70 60 at 20 anos > 20 anos a 30 anos > 30 anos a 40 anos > 40 anos a 50 anos > 50 anos a 60 anos > 60 anos

46,85 32,87

37,17 26,55 18,58 7,08 0,88

26,47 42,16 18,63

50 40 30 20 10 0

11,19 2,80 0,00

Itatiba

Mirassol

Votuporanga

Total

Grfico 14 Distribuio por faixa etria

142

SESI/SP Manual de Segurana e Sade no Trabalho (Indstria Moveleira)

15,64 4,47 0,56

9,73

6,29

7,84

3,92 0,98

7,82

37,99 33,52

Perfil das Empresas Estudadas


A faixa etria predominante dos trabalhadores avaliados nas cidades de Itatiba e Mirassol foi de 20 a 30 anos, e a dos trabalhadores de Votuporanga foi de 30 a 40 anos.

Gnero
%
100 90 80 70 60 50 40 30 20 10 0

97,35

91,61

Gnero masculino Gnero feminino

82,35

90,78

2,65
Itatiba

8,39
Mirassol

17,65

9,22
Total

Votuporanga

Grfico 15 Distribuio por gnero

Os resultados indicam a predominncia de trabalhadores do gnero masculino e diferenas relevantes da participao do gnero feminino entre os trabalhadores em funo da cidade, maior em Votuporanga (17,65%), seguida por Mirassol (8,39%), e menor em Itatiba (2,65%).

Tempo de Trabalho na Empresa e no Ramo


Os resultados apresentados nos Grficos 16 e 17 indicam que a maioria dos trabalhadores avaliados est no emprego atual h menos de 5 anos, e no ramo moveleiro h mais de 10 anos, havendo diferenas dessas referncias em funo da cidade considerada. Os tempos de trabalho, tanto na empresa como no ramo moveleiro, so maiores em Itatiba e menores na cidade de Mirassol.

SESI/SP Manual de Segurana e Sade no Trabalho (Indstria Moveleira)

143

Perfil das Empresas Estudadas


%
100 90 80 70 at 1 ano > 1 a 5 anos > 5 a 10 anos > 10 anos no identificado

44,76 44,76

35,29 42,16

50 40 30 20 10 0

26,55 36,28 18,58 13,27 5,32

36,31 41,34
Total

60

Itatiba

Mirassol

6,28 3,50 0,70

Votuporanga

Grfico 16 Referncias de tempo de trabalho na empresa

%
100 90 80

11,76 8,82 1,97

57,52

70 60 50 40 30 20 10 0

55,88

11,19 27,97 24,48 34,97 1,39

0,89

3,92

9,78 20,11 21,23


Total

13,27 10,62 17,70

19,61 20,59

Itatiba

Mirassol

Votuporanga

Grfico 17 Referncias de tempo de trabalho no ramo moveleiro

Atividade Fsica
Foi relatado por 42,2% dos trabalhadores o hbito regular da atividade fsica, o que pode estar relacionado utilizao da bicicleta como meio de transporte. Na cidade de Mirassol a freqncia desse relato foi maior (61,9%) e, em Votuporanga, menor (26,5%).

Tabagismo e Ingesto de Bebidas Alcolicas


Os trabalhadores, independentemente da cidade considerada, referiram tabagismo (aproximadamente 13%) e ingesto de bebidas alcolicas (aproximadamente 44%).

144

SESI/SP Manual de Segurana e Sade no Trabalho (Indstria Moveleira)

0,00

0,84

48,04

11,73 8,11 2,51


at 1 ano > 1 a 5 anos > 5 a 10 anos > 10 anos no identificado

Perfil das Empresas Estudadas


Percepo dos Trabalhadores Quanto s Suas Condies de Trabalho
Os resultados apresentados nos Grficos 18 e 19 indicam que a percepo do trabalhador, no geral, positiva em relao sua condio de trabalho, sendo negativa em relao ao rudo (74,30%), presena de poeira (56,15%) e temperatura (51,40%). No foram detectadas diferenas relevantes das referncias dos trabalhadores em funo da cidade em que a empresa est situada. %
100 90 80 70 60 50 40 30 20 10 0
Bom relacionamento no trabalho

96,65

95,81 89,39 85,47

91,06

Refere No refere 83,80

3,35

10,61 4,19

14,53 8,94

16,21

Gosta do que faz no trabalho

Uso de EPI

Recebe orientaes de SST

Considera o posto de trabalho inadequado

Boas condies de higiene no ambiente de trabalho

Grfico 18 Percepo das relaes de trabalho, segurana e higiene ocupacional

%
100 90 80 70 60 50 40 30 20 10 0
Postura Sobrecarga Contato com descorfontvel de tarefa produto qumico Esforo fsico

Refere No refere

70,39 64,80 60,61 43,58 56,42 51,40 48,60 56,15 43,85

74,30

35,20 29,61

39,39

25,70

Temperatura Poeira Alto nvel desconfortvel desconfortvel de rudo

Grfico 19 Percepo sobre tarefas e ambiente de trabalho

SESI/SP Manual de Segurana e Sade no Trabalho (Indstria Moveleira)

145

Perfil das Empresas Estudadas


Referncias Quanto a Acidentes de Trabalho e Doenas Ocupacionais
Como apresentado no Grfico 20, aproximadamente 40% dos trabalhadores relataram ter sofrido acidente de trabalho, freqncia que variou em funo da cidade considerada, maior em Itatiba (47,79%) do que nas cidades de Mirassol e Votuporanga (aproximadamente 35%).
%

100 90 80 70 60 50 40 30 20 10 0

Refere No refere

47,79 52,21

64,34 35,66 35,29

64,71 39,39

60,61

Itatiba

Mirassol

Votuporanga

Total

Grfico 20 Relatos de acidentes do trabalho

Em relao aos acidentes de trabalho, a maioria (70%) relatou como tendo ocorrido com mquinas, principalmente a tupia (25%), e ter gerado afastamento do trabalho superior a 15 dias em 53,75% dos casos. Quanto a doenas ocupacionais, 11 trabalhadores de Mirassol no foram questionados, reduzindo a amostra de avaliados dessa cidade para 132 e do total para 347. O Grfico 21 mostra diferena relevante da freqncia de relato de doenas ocupacionais em funo da cidade considerada: 15,15% em Mirassol, 1,77% em Itatiba e nenhum caso em Votuporanga.
%

100 90 80 70 60 50 40 30 20 10 0

98,23 84,85

100,00

93,66

Refere No refere

15,15 1,77
Itatiba Mirassol

0,00
Votuporanga

6,34
Total

Grfico 21 Relatos de doenas ocupacionais

146

SESI/SP Manual de Segurana e Sade no Trabalho (Indstria Moveleira)

Perfil das Empresas Estudadas


Percepo dos Trabalhadores Quanto s Suas Condies de Sade
Em relao percepo do trabalhador quanto s suas condies de sade, 17 trabalhadores da cidade de Mirassol no foram avaliados, reduzindo a amostra de Mirassol para 126 e do total para 341.

Hipertenso, Estresse e Uso de Medicao


%
100 90 80 70 60 50 40 30 20 10 0 7,08 19,47 20,35 7,94 30,16 15,08 3,92 30,39 19,61 6,45 26,69 18,18 Hipertenso arterial Estresse* Uso contnuo de medicao

Itatiba

Mirassol

Votuporanga

Total

Grfico 22 Relatos de hipertenso arterial, estresse e uso contnuo de medicao


* Termo foi considerado de acordo com o relato dos trabalhadores e no com o sentido fisiolgico da reao do estresse.

Em relao hipertenso arterial, a freqncia de relato dos trabalhadores de Votuporanga (3,92%) foi menor em relao de Itatiba (7,08%) e de Mirassol (7,94%). Quanto ao estresse, a freqncia de relato dos trabalhadores de Itatiba (19,47%) foi inferior s observadas com os trabalhadores de Mirassol e Votuporanga (aproximadamente 30%). O uso contnuo de medicao foi relatado por 15,08% dos trabalhadores avaliados em Mirassol e aproximadamente por 20% dos trabalhadores de Itatiba e Votuporanga.

SESI/SP Manual de Segurana e Sade no Trabalho (Indstria Moveleira)

147

Perfil das Empresas Estudadas


Doenas Osteomusculares
%

100 90 80 70 60 50 40 30 20 10 0

Membros superiores Membros inferiores Coluna vertebral 50,00 24,78 1,77 30,97 15,87 19,05 23,53 31,37 36,27 21,11 17,01 39,59

Itatiba

Mirassol

Votuporanga

Total

Grfico 23 Queixas referentes ao sistema osteomuscular

Em Mirassol, 15,87% dos trabalhadores avaliados apresentaram queixas relacionadas aos membros superiores, abaixo das freqncias de relatos nas cidades de Votuporanga (23,53%) e de Itatiba (24,78%). As queixas referentes aos membros inferiores foi de 1,77% na cidade de Itatiba, 19,05% em Mirassol e 31,37% em Votuporanga. As freqncias de queixas relacionadas coluna vertebral foram de 50% dos trabalhadores da cidade de Mirassol, 36,27% dos trabalhadores de Votuporanga e 30,97% de Itatiba.

Doenas do Aparelho Respiratrio e Cutneas (Pele)


As queixas dos trabalhadores em relao ao aparelho respiratrio (38,12%) e cutneo (12,61%) esto apresentadas no Grfico 24, no tendo sido observadas diferenas relevantes em funo das cidades. Em relao ao sistema respiratrio, a maioria das queixas (aproximadamente 70%) foram referentes s vias areas superiores (boca, nariz e garganta) e as demais s vias areas inferiores (brnquios e pulmes). Queixas relacionadas pele foram relatadas por 12,61% dos trabalhadores.
100 90 80 70 60 50 40 30 20 10 0

Refere No refere

87,39

61,88 38,12 12,61

Doenas do aparelho respiratrio

Doenas cutneas (pele)

Grfico 24 Queixas referentes aos aparelhos respiratrio e cutneo

148

SESI/SP Manual de Segurana e Sade no Trabalho (Indstria Moveleira)

Perfil das Empresas Estudadas


Condies de Sade Observadas no Exame Clnico
Para a avaliao do estado nutricional dos trabalhadores, foram mensurados o peso (P) e a altura (h) deles e calculados seus ndices de massa corprea (IMC = P/h2) dividindo-se o peso (kg) pelo quadrado da altura (m). Os resultados foram classificados conforme critrio da Associao Brasileira para o Estudo da Obesidade (Quadro 7) e esto apresentados no Grfico 25.
Quadro 7 Classificao do ndice de Massa Corprea (IMC)

Classificao Abaixo do peso Peso normal Sobrepeso Obesidade grau I Obesidade grau II Obesidade grau III
Fonte: ABESO (Associao Brasileira para o Estudo da Obesidade).

IMC Abaixo de 18,5 18,5 24,9 25 29,9 30 34,9 35 39,9 40 e acima

100 90 80 70 60 50 40 30 20 10 0

Abaixo do peso Peso normal

Sobrepeso Obesidade - grau I

Obesidade - grau II Obesidade - grau III

68,60

63,37

56,88 33,94

63,14 22,77 6,93 0,00 0,00 27,79


Total

26,45

5,50 1,83 0,00

6,93

Itatiba

Mirassol

Votuporanga

Grfico 25 ndice de Massa Corprea (IMC)

Vinte e dois trabalhadores no foram submetidos a essa avaliao de estado nutricional, reduzindo as amostras de Mirassol para 121 e a total para 336. Os resultados indicam diferenas pouco relevantes entre as cidades e ndice de obesidade de 5,14%, inferior ao encontrado na populao da regio Sudeste do Brasil em pesquisa da Faculdade de Nutrio da Universidade de So Paulo (1999), entre 8% e 13%.

5,14 0,91 0,00

3,31 0,83 0,00

1,83

0,83

3,02

SESI/SP Manual de Segurana e Sade no Trabalho (Indstria Moveleira)

149

Perfil das Empresas Estudadas


A presso arterial dos trabalhadores foi mensurada e os resultados classificados segundo o critrio da Sociedade Brasileira de Cardiologia (2002), e esto apresentados no Grfico 26.
Normal Limtrofe Estgio 1 (leve) Estgio 2 (moderada) Estgio 3 (grave) Sistlica isolada

100 90 80 70 60 50 40 30 20 10 0

79,17

69,03

18,81 8,91 2,97 0,99 3,96


Votuporanga

17,70 6,19 1,77 1,77 3,54

64,36

71,26 15,87 5,99 2,69 0,90 3,29


Total
Normal Alterado

Itatiba

Os resultados indicam 9,58% dos trabalhadores com presso arterial acima do normal (estgios 1, 2 e 3), superior ao relatado pela mesma populao (6,45%). Essa diferena pode ser atribuda a dois fatores: os trabalhadores desconhecem sua presso arterial ou esta pode se elevar no momento da mensurao. Esses resultados so inferiores aos encontrados em estudos populacionais no Sudeste do Brasil, aproximadamente 30% (Sociedade Brasileira de Hipertenso, 2003). As avaliaes do sistema osteomuscular, do aparelho respiratrio e da pele e tecido subcutneo no foram realizadas em 17 trabalhadores, reduzindo as amostras estudadas de Mirassol para 126 e o total para 341. Como mostra o Grfico 27, foram observadas alteraes de coluna ou de extremidades em 85,29% dos avaliados em Votuporanga, 46,02% em Itatiba, 23,02% em Mirassol e 49,27% dos trabalhadores avaliados.
%

100 90 80 70 60 50 40 30 20 10 0

11,67 3,33 3,33 0,00 2,50


Mirassol

Grfico 26 Presso arterial

76,98 53,98 46,02 23,02 14,71

85,29

50,73 49,27

Itatiba

Mirassol

Votuporanga

Total

Grfico 27 Alteraes do sistema osteomuscular

150

SESI/SP Manual de Segurana e Sade no Trabalho (Indstria Moveleira)

Perfil das Empresas Estudadas


O Grfico 28 mostra que foram observadas alteraes do aparelho respiratrio em 37,83% dos trabalhadores avaliados, 58,82% em Votuporanga, 38,05% em Itatiba e 20,63% em Mirassol.
100 90 80 70 60 50 40 30 20 10 0

79,37 61,95 38,05 20,63 41,18 58,82 62,17

Normal Alterado

37,83

Itatiba

Mirassol

Votuporanga

Total

Grfico 28 Alteraes do aparelho respiratrio

Em relao localizao das alteraes respiratrias observadas, aproximadamente 70% foram em vias areas superiores e 30% em vias areas inferiores. Essa predominncia de localizao foi observada de forma mais acentuada (95% dos casos) em Votuporanga. A freqncia de trabalhadores com alteraes da pele e do tecido subcutneo foi de 46,63% e varia em funo da cidade considerada: Votuporanga com 88,24%, Itatiba com 33,63% e Mirassol com 24,60%, como apresentado no Grfico 29. %
100 90 80 70 60 50 40 30 20 10 0

66,37 33,63

75,40 24,60

88,24

Normal Alterado

53,37 46,63 11,76


Votuporanga Total

Itatiba

Mirassol

Grfico 29 Alteraes de pele e tecido subcutneo

No geral, vale ressaltar como aspectos positivos que a amostra avaliada apresenta estado nutricional dentro da normalidade e baixa freqncia de hipertensos. Quanto aos aspectos que requerem ateno, ressalta-se a incidncia de acidentes de trabalho e as fre-

SESI/SP Manual de Segurana e Sade no Trabalho (Indstria Moveleira)

151

Perfil das Empresas Estudadas


qncias de alteraes no sistema osteomuscular, no aparelho respiratrio e em pele e tecido subcutneo.

9.6. Toxicologia Industrial


As avaliaes dos fatores de risco qumico foram qualitativas e quantitativas. A avaliao qualitativa do ambiente de trabalho foi realizada por meio da inspeo das instalaes e dos processos produtivos, da relao dos produtos qumicos utilizados e da existncia de outros fatores potenciais de risco qumico, como poeiras. A partir dessa avaliao, foram definidas as estratgias de amostragens para a determinao das concentraes de solventes orgnicos nos ambientes de trabalho e concentrao dos seus metablitos em amostras de urina dos trabalhadores. As concentraes de solventes orgnicos no ambiente de trabalho foram determinadas em amostras de ar, coletadas de forma passiva e ativa. A coleta de forma passiva foi realizada por meio de amostradores afixados nas roupas dos trabalhadores junto zona respiratria, e a de forma ativa com tubos de carvo ativado colocados altura mdia das zonas respiratrias dos trabalhadores, conectados a bombas de ao contnua, operadas em baixo fluxo. As bombas foram calibradas antes e aps cada amostragem. As amostras de ar foram analisadas pela tcnica de cromatografia em fase gasosa, baseada no mtodo NIOSH 1500 (National Institute of Occupational Safety and Health). Os resultados foram comparados com os limites de tolerncia estabelecidos pela NR-15 e pela American Conference of Governmental Industrial Hygienists (ACGIH), apresentados no Quadro 8, considerando 50% desses valores como o limite de ao.
Quadro 8 Limites de tolerncia dos solventes analisados

Agente qumico Acetato de etila (NR-15) Acetona (NR-15) Metil-etil-cetona (NR-15) n-Hexano (ACGIH) Tolueno (NR-15) Xileno (NR-15)
Nota: Dados extrados da NR-15 e ACGIH.

Limite de tolerncia at 48 horas/semana

(ppm)
310 780 155 50 78 78

mg/m3
1090 1870 460 176 290 340

152

SESI/SP Manual de Segurana e Sade no Trabalho (Indstria Moveleira)

Perfil das Empresas Estudadas


Foram coletadas amostras de urina dos trabalhadores no final da jornada do quarto dia de trabalho consecutivo, para a dosagem de metablitos dos solventes tolueno, xileno e n-hexano, respectivamente, cido hiprico, cido metil-hiprico e 2,5-hexanodiona e para a determinao de creatinina, fator de correo dos resultados. Parte das amostras de urina dos trabalhadores das cabinas de pintura e dos tneis de cura por irradiao de luz ultravioleta tambm foram analisadas para a determinao de cromo hexavalente (cromo VI), uma forma de avaliar a exposio ocupacional aos pigmentos das tintas, que contm sais deste e de outros metais em suas composies. As anlises foram realizadas por metodologias estabelecidas e de rotina do Laboratrio de Toxicologia do SESI-SP, os metablitos dos solventes pela tcnica de cromatografia em fase gasosa, o cromo VI pela tcnica de espectrofotometria de absoro atmica com atomizao por forno de grafite e a creatinina por espectrofotometria na regio ultravioleta e visvel. Os resultados foram comparados aos Valores de Referncia (VR) e aos ndices Biolgicos Mximos Permitidos (IBMP), estabelecidos na NR-7 e apresentados no Quadro 9.
Quadro 9 Valores de referncia e ndices biolgicos mximos permitidos

Indicador Biolgico

Valor de referncia (VR) 1,5 g/g creatinina

ndice biolgico mximo permitido (IBMP) 2,5 g/g creatinina 1,5 g/g creatinina 5 mg/g creatinina 30 g/g creatinina

cido hiprico cido metil-hiprico 2,5-hexanodiona Cromo VI


Nota: Dados extrados da NR-7, quadro 1.


5 g/g creatinina

Os resultados das dosagens de cromo VI tambm foram comparados entre trs subgrupos de trabalhadores: os que utilizavam produtos sem sais de cromo, considerados como referncia, e os que trabalhavam com estes produtos, subdivididos em funo da avaliao qualitativa dos equipamentos de proteo coletiva (EPC). O conjunto de amostras coletadas e analisadas est apresentado no Quadro 10.

SESI/SP Manual de Segurana e Sade no Trabalho (Indstria Moveleira)

153

Perfil das Empresas Estudadas


Quadro 10 Amostras coletadas e anlises realizadas

Itatiba
Indstrias avaliadas Amostras de urina coletadas - dosagem para solventes - dosagem para pigmentos Amostras de ar - coletadas de forma passiva - coletadas de forma ativa

Mirassol 4 98 98 56 70 30 40

Votuporanga Total 2 62 62 31 56 33 23 14 200 200 100 180 84 96

8 40 40 13 54 21 33

Na produo de mveis sob encomenda, observou-se que os produtos qumicos so usados em ambientes ventilados e de maneira espordica. Nos processos seriados, estes so utilizados em ambientes com equipamentos de proteo coletiva (EPC), os quais foram qualitativamente avaliados como muito ou moderadamente eficientes. As embalagens dos produtos qumicos foram habitualmente encontradas abertas, favorecendo a disperso dos contaminantes volteis nos ambientes. A presena de poeiras freqente nos ambientes, principalmente na produo de mveis sob encomenda, que geralmente no dispem de sistemas de exausto. Fato positivo foi observar a disponibilidade da Ficha de Informao de Segurana de Produtos Qumicos (FISPQ), conforme determina a NBR 14725.

Avaliao das Amostras de Ar


Nas anlises das amostras ambientais foram detectados com freqncia os solventes orgnicos: acetona, acetato de etila, metil-etil-cetona, tolueno, xilenos e n-hexano, geralmente em concentraes inferiores aos seus respectivos limites de ao, sendo que 10% das amostras coletadas em Mirassol e 9,26% das coletadas em Itatiba atingiram esse limite, basicamente devido s concentraes de tolueno e/ou xileno. Nenhum ambiente apresentou concentraes desses solventes acima dos limites de tolerncia, como mostra o Grfico 30.

154

SESI/SP Manual de Segurana e Sade no Trabalho (Indstria Moveleira)

Perfil das Empresas Estudadas


%
100 90 80 70 60 50 40 30 20 10 0

90,74 90,00

100,00

Itatiba Mirassol Votuporanga

9,26 10,00
Abaixo do limite de ao

0,00

0,00 0,00 0,00


Acima do limite de tolerncia

No limite de ao

Grfico 30 Concentraes de solventes orgnicos nos ambientes laborais

Avaliao das Amostras Biolgicas


Todas as amostras de urina apresentaram resultados abaixo dos respectivos IBMP para os metablitos dos solventes orgnicos e apenas 1% apresentou resultado de cido hiprico, metablito de tolueno, acima do valor de referncia (1,5 g/g de creatinina), resultados consistentes com os observados na avaliao qualitativa e na avaliao ambiental. Das 100 amostras de urina analisadas para cromo VI, 57 amostras apresentaram valor inferior a 1 g/g de creatinina, 32 entre este valor e o VR (5 g/g de creatinina), 11 atingiram ou superaram o VR e nenhuma atingiu o IBMP (30 g/g de creatinina).

%
100 90 80 70 60 50 40 30 20 10 0

100,00 76,09 48,94 19,57 0,00 0,00


Trabalhadores no expostos (n=7)

<1 1a4 5

31,91 4,35

19,15

Trabalhadores expostos Trabalhadores expostos em ambientes com EPC em ambientes com EPC eficiente (n=46) moderadamente eficiente (n=47)

Grfico 31 Resultados de cromo urinrio (g/g de creatinina)

Esses resultados indicam potencial de exposio a pigmentos e comprovam a avaliao qualitativa de que h diferenas de eficincia dos EPC, conforme resultados do Grfico 31.

SESI/SP Manual de Segurana e Sade no Trabalho (Indstria Moveleira)

155

Perfil das Empresas Estudadas 9.7. Consideraes Finais


Os pontos mais relevantes detectados pela equipe durante sua atuao so destacados abaixo:

Os ambientes laborais so muito ruidosos, com conseqente elevado nmero de trabalhadores com alteraes auditivas relacionadas ao trabalho.

Devido falta de protees coletivas em mquinas e equipamentos, h alta incidncia de trabalhadores que, em algum momento da sua vida laboral, sofreram acidentes de trabalho tpico com seqela localizada, na sua maioria, nas mos e dedos. Esses problemas identificados como de maior significado para medidas corretivas esto intimamente relacionados com o terceiro ponto a ser considerado, a ergonomia. Tanto o acidente de trabalho como o rudo envolvem causas que poderiam ser solucionadas com medidas de organizao geral do trabalho.

156

SESI/SP Manual de Segurana e Sade no Trabalho (Indstria Moveleira)

Potrebbero piacerti anche