Sei sulla pagina 1di 20

FRENTE FSICO-QUMICA 1

(LIVRO-2)
Professor:

ALEX
ALUNO(A):______________________________________________________________________

Mdulo-5: (SOLUES) Mistura de Solues com Reao Qumica

n1 = M V = 0,5 . 0,2 = 0,1 mol 3 etapa: A neutralizao ocorrer na proporo de mols dada pelos coeficientes da equao qumica:

Mistura de duas solues de solutos diferentes que reagem entre si

A mistura de solues de substncias que reagem entre si deve ser analisada como reao qumica. O clculo das concentraes das substncias que no reagiram e as substncias que se formaram feito de forma semelhante aos clculos estequiomtricos. Os casos mais comuns ocorrem quando juntamos soluo de um cido e soluo de uma base; ou soluo de um oxidante e soluo de um redutor; ou solues de dois sais que reagem entre si. Havendo reao qumica, e no simples mistura, esses problemas devem ser resolvidos com o auxlio da estequiometria. Conhecendo alguns dados sobre as solues a serem misturadas, podemos realizar vrios clculos importantes para o estudo de processos qumicos ou bioqumicos. De modo geral, esses clculos envolvem a seguinte srie de etapas: 1 etapa: Escrever a equao qumica envolvida. 2 etapa: Determinar a quantidade de mols de cada reagente. 3 etapa: Por meio dos coeficientes da equao qumica, prever a quantidade de mols do produto (ou reagente) desejado. O volume final da mistura, salvo indicao em contrrio, ser a soma dos volumes iniciais. Exemplo: Que volume de soluo 0,1M de HCl neutralizar completamente 200mL de soluo 0,5M de KOH? Resoluo: Seguindo a ordem sugerida de etapas, temos: 1 etapa: A reao de neutralizao entre cido clordrico e hidrxido de potssio dada pela equao: HCl + KOH KCl + H2O 2 etapa: Nesse tipo de processo, s podemos determinar a quantidade inicial de mols do hidrxido de potssio. Assim, para a soluo de KOH, temos: M = 0,5 mol/L V = 200 mL = 0,2L 1

Titulao Titulao o processo empregado em qumica para se determinar a quantidade de substncia de uma soluo pelo confronto com uma outra espcie qumica, de concentrao e natureza conhecidas. A substncia de interesse em qualquer determinao recebe o nome de analito. A espcie qumica com concentrao definida recebe o nome de titulante, que , em geral, uma soluo obtida a partir de um padro primrio, podendo ser um sal ou uma substncia gerada na soluo que se deseja valorar. A soluo a ter sua concentrao determinada recebe o nome de titulado.

Para isso, podem ser usados dois mtodos: -volumetria ou anlise volumtrica, que se baseia na medida dos volumes das solues reagentes. -gravimetria ou anlise gravimtrica, que se baseia na medida das massas dos produtos da reao. Volumetria: o processo que permite determinar a concentrao de uma soluo com auxlio de outra soluo de concentrao conhecida. Soluo-padro e aquela cuja concentrao se conhece; tambm denominada soluo titulante. Soluo-problema aquela cuja concentrao se quer determinar, tambm conhecida como titulada. A determinao da concentrao na volumetria feita atravs da medida dos volumes empregados na reao total entre as solues. Durante o processo, os solutos reagem entre si e, para determinar o fim da reao, utilizam-se substncias denominadas Indicadores. Os indicadores, atravs de mudana

de cor, mostram que se atingiu o ponto final da titulao ou ponto de equivalncia, causado por uma mudana no pH do meio. INDICADORES UNIVERSAIS

INDICADORES AZUL DE TIMOL AZUL DE BROMOFENOL METILORANGE VERMELHO DE METILA PRPURA DE BROMOCRESOL AZUL DE BROMOTIMOL VERMELHO DE FENOL VERMELHO DE CRESOL

FAIXAS DE pH 1,2 - 2,8

VIRAGEM VERMELHO AMARELO AMARELO PURPURA VERMELHO ALARANJADO VERMELHO ALARANJADO AMARELO PURPURA

3,0 - 4,6

Os procedimentos so os seguintes Com auxlio da pipeta volumtrica, retira-se um volume V2 conhecido da soluo-problema, transferindo-se para o erlenmeyer e permitindo que o lquido escorra naturalmente.

3,1 - 4,4

4,4 - 6,2

5,2 - 6,8

6,0 - 7,6

AMARELO AZUL

6,4 - 8,2

AMARELO VERMELHO ALARANJADO PURPURA INCOLOR ROSADO INCOLOR AZUL Fixa-se a bureta no suporte de ferro, preenchendoa com a soluo-padro (torneira fechada). Coloca-se o becker sob a bureta, a fim de acertar o nvel da soluo na marca zero. (Abre-se a torneira de uma s vez para evitar a formao de bolhas.)

7,0 - 8,0

FENOLFTALENA 8,2 - 9,8 TIMOLFTALENA 9,3 - 10,5

Para efetuar a titulao, empregam-se basicamente os seguintes materiais: balo volumtrico, erlenmeyer, frascos com reagentes, bureta e pipeta volumtrica.

Adicionam-se algumas gotas do indicador soluo contida no erlenmeyer. Coloca-se o erlenmeyer sob a bureta, abrindo a torneira com cuidado, com a mo esquerda, 2

de modo que a soluo da bureta goteje. Agita-se o erlenmeyer constantemente com a mo direita. Quando houver mudana permanente na cor do indicador, fecha-se a torneira imediatamente. Atingiu-se o ponto final da titulao. L-se o volume final, que corresponde ao volume gasto da soluo padro. Pelo volume consumido do titulante (soluo padro), determina-se a concentrao molar da soluo analisada (soluo-problema).

Tipos do volumetria Conforme a natureza da reao que se desenvolve entre a soluo problema e a soluo padro, distinguem-se trs tipos importantes de volumetria: por neutralizao, por precipitao e por oxirreduo. Volumetria por neutralizao So os casos de volumetria em que ocorrem reaes de neutralizao entre um cido e uma base. Neste caso pode ser feita uma alcalimetria ou uma acidimetria. Volumetria por precipitao So os casos em que ocorre formao de precipitados (substncias insolveis). Por precipitao pode-se fazer argentometria (Ag+), halogenometria (Cl-,Br-,I-), sulfatometria (SO42-). Ex: Sulfatometria: A soluo problema uma soluo aquosa de um sulfato solvel e a soluo padro uma soluo aquosa de um sal solvel de brio. soluo problema: SO 4 soluo padro: Ag2+ Neste caso, ocorre precipitao de sulfato de brio (BaSO4): Ba2+ + SO 4
2 2

BaSO4

Ex-2) 25g de hidrxido de sdio (NaOH) impuro so dissolvidos em gua suficiente para 500 mL de soluo. Uma alquota de 50 mL dessa soluo gasta, na titulao, 25 mL de cido sulfrico (H2SO4) 1 molar. Qual a porcentagem de pureza do hidrxido de sdio?

Volumetria por oxidao casos em que ocorrem reaes de oxirreduo. Os principais exemplos so permanganatometria (KMnO4) e iodometria (I2). Gravimetria Nesta anlise, o constituinte a ser determinado deve ser isolado e pesado. Uma vez conhecida a massa do composto isolado, fazem-se os clculos necessrios. Neste caso a soluo que contm a substncia a ser analisada mantida sob agitao (soluo problema) enquanto o reagente precipitante adicionado lentamente (soluo padro).

Exemplos Resolvidos: Ex-1) Barrilha, que carbonato de sdio impuro, um insumo bsico da indstria qumica. Uma amostra de barrilha de 10 g foi totalmente dissolvida em 800 mLde cido clordrico 0,2 mol/L. O excesso de cido clordrico foi neutralizado por 250 mL de NaOH 0,1 mol/L. Qual o teor de carbonato de sdio, em porcentagem de massa, na amostra da barrilha?

Ex-3)

Por lei, o vinagre (soluo aquosa de cido actico) pode conter, no mximo, 4% em massa de cido actico (M =

0,67 mol/L). Suponha que voc queira verificar se o vinagre utilizado em sua casa atende as especificaes legais. Para isso, voc verifica que 40 mL de vinagre so completamente neutralizados por 15 mL de uma soluo aquosa de hidrxido de sdio 2,0 molar. A que concluso voc chega?

consumido um volume de titulante de 13 mL. A reao qumica balanceada pode ser assim representada:
+ CH 3COOH ( aq ) + NaOH ( aq ) H 2 O ( l ) + CH 3COO Na ( aq )

Sabendo-se que foi utilizado um volume de amostra de 10 mL, a percentagem, em massa, de cido actico no vinagre Considere: densidade do vinagre branco = 1 g. cm3 a) 3,9. b) 2,3. c) 4,5. d) 8,4. e) 9,2. 02 - (UEG GO) Em uma indstria qumica, o proprietrio adquiriu carbonato de sdio junto a um de seus fornecedores. O fornecedor garantia uma pureza do produto na faixa de 96 a 98%. O qumico dessa indstria, para verificar a veracidade das informaes, estimou a pureza da amostra de carbonato pela titulao de 1,13 g dessa amostra com 40 mL de uma soluo de cido clordrico 0,5 M. Considerando essas informaes, responda aos itens a seguir: Dado: Massa Molar do Na2CO3 = 106 g.mol1. a) Mostre a equao qumica devidamente balanceada entre o carbonato de sdio e o cido clordrico. b) Mostre que a indstria qumica deve devolver o lote de carbonato de sdio adquirido junto ao fornecedor. 03 - (UFRRJ) Solues aquosas de hidrxido de sdio (NaOH) podem ser utilizadas como titulantes na determinao da concentrao de solues cidas. Qual seria o volume de soluo de NaOH 0,1 mol/L gasto na neutralizao de 25 mL de uma soluo aquosa de um cido monoprtico fraco (HA) com concentrao 0,08 mol/L. TEXTO: 1 - Comum questo: 4 O giz de lousa escolar composto em sua maior parte por carbonato de clcio (CaCO3), que se decompe facilmente por aquecimento, de acordo com a equao abaixo:
CaCO 3 (s) CO 2 (g ) + CaO(s)

Ex-4) Para determinar a porcentagem de prata em uma liga, um analista dissolve uma amostra de 0,8g da liga em cido ntrico (HNO3). Isso causa a dissoluo da prata como ons Ag+. A soluo diluda com gua e titulada com uma soluo 0,15 molar de tiocianato de potssio (KSCN). formado, ento, um precipitado: Ag+ + SCNAgSCN. E o analista descobre que so necessrios 42 mL de soluo de KSCN para a titulao. Qual a porcentagem em massa de prata na liga?

A quantidade de xido de clcio produzida pode ser determinada facilmente por uma titulao cido-base, pois em gua este xido sofre a seguinte reao de hidrlise:
CaO(s) + H 2 O(l) Ca (OH) 2 (aq )

EXERCCIOS DE FIXAO 01 - (UCS RS) Fabricados pelas indstrias. Na anlise de um vinagre branco, para determinar o teor de cido actico, foi utilizada uma soluo padro de NaOH de 0,5 M e foi

04 - (UEPB) Para uma amostra de 1,0 grama de giz foram gastos 16 ml de uma soluo padro de HCl 1,0 mol.l 1 . Qual o percentual em massa de CaCO3 na amostra de giz? a) 40 %. b) 160 %. c) 100 %. d) 80 %. e) 60 %.

TEXTO: 2 - Comum questo: 5

se refere a sistemas contendo tanto molculas grandes como partculas pequenas. Coloquialmente, diz-se que as

Um acadmico de graduao realizou o seguinte procedimento experimental: Retirou em capela de exausto uma alquota de cido clordrico concentrado (38,3% m/m; d = 1,19 g/mL, MMolar=36,5gmol1) e a transferiu para um balo volumtrico de 500 mL que continha cerca de 100 mL de gua destilada e ento completou o volume do balo. Aps homogeneizar a mistura, armazenou a soluo em um frasco limpo e seco. Com o auxlio de uma balana, transferiu para um erlenmeyer 3,82 gramas de tetraborato de sdio (Na 2 B 4 O 7 10H 2 O) , previamente seco em estufa; posteriormente, acrescentou cerca de 100 mL de gua destilada e trs gotas de soluo do indicador vermelho de metila. Em seguida, titulou a soluo do sal, tendo gasto 20,0 mL da soluo do cido para atingir o ponto de viragem. Dados: Na=23; B=11; O=16; H=1. 05 - (UFMS) Sabendo que reao ocorre na proporo de 1mol de sal para 2 mols do cido, calcule a concentrao, em molL1, da soluo de HCl preparada pelo aluno.

disperses coloidais so disperses intermedirias entre as solues verdadeiras e os sistemas heterogneos, em casos onde as partculas dispersas so maiores do que

as molculas mas, no suficientemente grandes para se depositar pela ao da gravidade.

Histrico Em 1860, o qumico britnico Thomas Graham descobriu que substncias como o amido, a gelatina, a cola e a albumina do ovo difundiam-se muito lentamente quando colocadas em gua, ao contrrio de outras substncias como o acar e o sal de cozinha. Alm disso, aquelas substncias eram muito diferentes destas no que se refere difuso atravs de membranas delgadas:

GABARITO: 1) Gab: A 2) Gab: a) Na2CO3 + 2HCl 2NaCl + H2O + CO2 b) Deve devolver, pois a pureza da amostra de apenas 93,8%. 3) Gab: V = 20mL 4) Gab: D 5) Gab: 001 Mdulo-6: Disperses Coloidais

enquanto as molculas de acar, por exemplo, difundiamse com facilidade atravs de muitas membranas, as molculas grandes que constituam o amido, a gelatina, a cola e a albumina no se difundiam. Graham descobriu, tambm, que estas ltimas substncias no se cristalizavam enquanto era fcil cristalizar o acar, o sal de cozinha e outros materiais que formavam solues verdadeiras (Kotz e Treichel,1998). Sabe-se, hoje, que ainda que haja algumas dificuldades, certas substncias coloidais podem ser cristalizadas, e que no h, na realidade, fronteira ntida entre as solues verdadeiras e os sistemas coloidais. Para denominar a nova classe que era identificada, Graham props o termo coloide (do grego kolla, cola). Os sistemas coloidatico vm sendo utilizados pela naza desde os primrdios da humanidade. Os povos utilizaram

INTRODUO Em qumica, colides (ou sistemas coloidais ou

gis de produtos naturais como alimento, as disperses de argilas para a fabricao de utenslios de cermica e as disperses coloidaticas de pigmentos para decorar as paredes das cavernas com motivos de animais e caas.

ainda disperses coloidais) so sistemas nos quais um ou mais componentes apresentam pelo menos uma de suas dimenses dentro do intervalo de 1nm a 1000nm. A cincia dos colides se ocupa com sistemas nos quais um ou mais componentes apresentam pelo menos uma de suas dimenses dentro do intervalo de 1nm a 1m (Shaw, 1975), ou seja, ela

COLIDES NO DIA--DIA Sistemas coloidais esto presentes em nosso cotidiano desde as primeiras horas do dia, na higiene pessoal, sabonete, xampu, pasta de dente, espuma, creme de barbear, maquiagem, cosmticos, no leite, caf, manteiga, cremes vegetais e gelias de frutas. No caminho para o trabalho podemos enfrentar neblina, poluio do ar ou ainda apreciar a cor azul do cu, parcialmente explicada pelo espalhamento Rayleigh da luz do Sol ao entrar na atmosfera contendo partculas de poeira csmica atradas pela Terra. No almoo, temperos, cremes e maionese para saladas. No entardecer, ao saborear cerveja, refrigerante ou sorvete estamos ingerindo colides. Os colides tambm esto presentes em diversos processos de produo de bens de consumo, incluindo o da gua potvel, nos processos de separao nas indstrias de biotecnologia e no tratamento do meio ambiente. Os fenmenos coloidais so encontrados com freqncia em processos industriais como de plsticos, borrachas, tintas, detergentes, papel, anlise do solo, produtos alimentcios, tecidos, precipitao, cromatografia, troca inica, flotao, catlise heterognea. So tambm muito importantes os colides biolgicos, tais como o sangue, o humor vtreo e o cristalino. Em medicina teraputica ortomolecular, conhecimentos de propriedades de sistemas coloidais podem auxiliar na elucidao de doenas, como o mal de Alzheimer, o mal de Parkinson e o mal de Huntington. Acredita-se que o processo de agregao de protenas decorrente de alguma deformao em sua estrutura protica, quando ocorre na regio cerebral, cause os sintomas dessas doenas degenerativas.

razo que as partculas dispersas no se depositam no fundo do recipiente sob a ao da gravidade. Este fenmeno chamado movimento browniano e pode ser observado nas figuras abaixo.

Os colides dispersam fortemente a luz, pois as partculas dispersas tm tamanhos semelhantes ao

comprimento de onda da luz visvel. Este fenmeno chamado efeito de Tyndall e permite distinguir as solues verdadeiras dos colides, pois as solues verdadeiras so transparentes, ou seja, no dispersam a luz, como pode ser visto na fotografia da esquerda. Este efeito tambm pode ser observado nas manhs de nevoeiro, onde encontramos mais um exemplo de um colide neste caso de gotculas de gua dispersas no ar.

PROPRIEDADES DOS COLIDES

Nos

colides

as

partculas

dispersas

esto

em

Efeito de Tyndall.

movimento constante e errtico devido s molculas do fluido estar constantemente a colidir contra elas. por esta

slidos (exemplos: poeira e fumo) apesar de por vezes s nos apercebemos da presena deles devido ao efeito de Tyndall.

Menos

conhecidos,

se

bem

que

extremamente

fascinantes, so osaerogis, onde a fase slida dispersa no Efeito de Tyndall. ar tambm contnua. Os aerogis so literalmente feitos de quase nada! A foto em baixo, esquerda, mostra um EXEMPLOS E CLASSIFICAO DE COLIDES Os colides so classificados a partir dos vrios estados do meio contnuo e da fase dispersa, como ilustrado na tabela: aerogel composto de 96% de ar e 4% de slica (o material de que feita a areia), o qual extremamente leve e resistente ao calor. Em baixo, direita, pode ser vista uma microfotografia de um aerogel.

Fase dispersa Gs Gs Meio contnuo No existe Espuma lquida Espuma slida Lquido Aerossol lquido Emulso Emulso slida Slido Aerossol slido Sol Sol slido

Lquido Slido

Esta lista est longe de ser completa, pois existem sistemas ainda mais complexos de misturas de gases, lquidos, slidos ou cristais lquidos. Vejamos alguns exemplos de colides: Aerossis lquidos e slidos

Aerogel.

Microfotografia de um aerogel. Espumas lquidas e slidas Efeito de Tyndall no interior da catedral de Saint Germain (Paris). As espumas lquidas (exemplos: chantilly, espuma da Os aerossis lquidos (exemplos: neblina, nuvens e sprays) so bastante comuns, assim como os aerossis cerveja e espuma de barbear) e espumas slidas de

(exemplos: pipocas, farofas e espuma

poliuretano tambm conhecida por esponja) so exemplos banais de colides. Nas fotos seguintes podemos ver o chantilly e a sua estrutura microscpica:

Chantilly.

Leite.

O queijo (meio contnuo: protenas, fase dispersa: gordura) assim como o gelado (meio contnuo: gua, fase dispersa: gordura) so exemplos de emulses slidas. Na foto da esquerda podemos ver fatias de queijo cheddar e na respectiva microfotografia da direita (escala: 1 m) podemos ver os glbulos de gordura (amarelo) num meio contnuo de protenas (azul).

Estrutura microscpica do chantilly.

Emulses (lquidas) e emulses slidas Queijo cheddar. O leite e a maionese (meio contnuo: gua, fase dispersa: gordura) assim como a manteiga e a margarina (meio contnuo: leo, fase dispersa: gua) so exemplos de emulses (lquidas). Na microfotografia da direita podemos ver a estrutura microscpica do leite, onde so visveis os glbulos de gordura (cinzento) e micelas de casena (preto), as quais so responsveis pela estabilidade do leite (ver mais na seco da estabilidade).

Microfotografia do queijo cheddar.

Sis (lquidos) e sis slidos

As prolas (meio contnuo: protenas, fase dispersa: placas de aragonite) assim como o ao ao carbono (meio contnuo: ferro, fase dispersa: carbono) so exemplos de sis slidos. Na microfotografia da direita podemos ver a estrutura de uma prola, onde as placas de aragonite (mineral) tm cerca de 10 m de dimetro e 0.5 m de espessura.

Transio sol-gel. A gelatina (meio contnuo: gua, fase dispersa:

protenas) antes de arrefecer um exemplo de um sol (lquido). Porm quando arrefece transforma-se num gel, onde a fase dispersa passa tambm a ser contnua.

No estado gel as protenas da gelatina formam um agregado fractal auto-semelhante. Na microfotografia da direita (escala: 1 m) podemos ver um gel de lisozina (uma protena): Prola.

Gelatina. Microfotografia de uma prola.

ESTABILIDADE DOS COLIDES

A estabilidade dos colides depende em grande medida das propriedades da fase dispersa, nomeadamente se esta lioflica ou liofbica. O termo lio refere-se ao meio dispersante. Os termos mais familiares fbico (do grego, "ter medo") e flico (do grego, "gostar") servem para indicar se as partculas dispersas tm uma afinidade fraca Microfotografia de um gel de lisozina. (liofbica) ou forte (lioflica) com o meio dispersante. Esta distino tem uma base experimental. Em geral, os colide lioflicos so bastante fceis de preparar, bastante estveis e 9

razoavelmente liofbicos

simples

de so

reconstruir. menos

Os

colides e so

mesmo sinal, associadas s cabeas hidroflicas, um fator adicional de estabilidade devido s repulses eletrostticas entre as micelas.

geralmente

estveis

excepcionalmente difceis de reconstruir. Um exemplo comum de sistema lioflico o sabo disperso na gua. O leo suspenso na gua, pelo uso de uma tcnica de disperso por ultra-sons, por exemplo, representa um colide liofbico tpico. A rigidez inerente dos colides no fluidos, tais como as espumas slidas ou os sis slidos , naturalmente, o fato principal que determina a sua estabilidade. Muitos colides lquidos so estabilizados pela a adio de surfactantes (tambm

Micela invertida, seco reta. As micelas invertidas, onde as molculas do surfactante envolvem a substncia hidroflica (gua, por exemplo). Neste caso as cabeas hidroflicas ficam em contacto com a gua e as caudas hidrfobas ficam em contacto com o leo, blindando as gotculas de gua e impedindo desta forma que

chamados anfiflicos), os quais so molculas que tm uma regio lioflica e uma liofbica.

Exemplos comuns deste tipo de molculas so o sabo e os detergentes, os quais tm uma cabea hidroflica e uma cauda hidrofbica. O mecanismo da estabilizao baseia-se na formao de micelas:

estas se juntem quando chocam entre si.

graas formao das micelas que os sabes e detergentes dispersam a gordura das ndoas na gua. Porm os sabes e detergentes no so os nicos surfactantes. Por exemplo, a estabilidade do leite deve-se casena (protena) e a da maionese lecitina (protena) presente na gema de ovo, onde a casena e a lecitina funcionam como surfactantes. Por outro lado, a adio das enzimas presentes no coalho ao leite destri as micelas de casena, o que permite que estas se aglutinem e dem origem ao queijo depois da extrao do soro.

Micela, seco reta. As micelas normais, onde as molculas do

surfactante envolvem a substncia hidrofbica (leo, por exemplo). Esta uma forma bastante eficiente de estabilizar uma emulso de leo na gua, pois o surfactante cria uma barreira mecnica que envolve cada gotcula de leo, impedindo que estas se juntem quando chocam entre si. A existncia de cargas do Os surfactantes tm tambm um papel importante na estabilizao das espumas lquidas, pois as molculas do surfactante que esto superfcie fazem diminuir a tenso superficial da gua. A gua pode assim distribuir-se por

10

pelculas finas, ao invs de procurar concentrar-se num volume o mais compacto possvel de forma a minimizar a rea de contacto com o ar. por esta razo que as bolas de sabo so to estveis.

Os fluidos que exibem a propriedade oposta, ou seja, em que a agitao ao longo do tempo provoca a solidificao, so chamados reopticos ou anti-tixotrpicos, e so muito mais raros.

Alguns fluidos com consistncia de gel ou colide so considerados materiais tixotrpicos, pois mostram forma estvel em repouso e se tornam fluidos quando agitados.

Pectizao e peptizao

TIXOTROPIA A passagem do estado sol para o estado gel ocorre com a retirada do dispersante, pela precipitao do disperso, ou pela variao na temperatura.

Tixotropia a designao dada para o fenmeno no qual um colide muda sua viscosidade, seu estado de gel para sol ou sol para gel. Trata-se da propriedade de um fluido nonewtoniano ou pseudoplstico que apresenta uma alterao dependente do tempo em sua viscosidade. Quanto mais se submete tal fluido a esforos de cisalhamento, mais diminui sua viscosidade. Em suma, um fluido tixotrpico aquele que demora um tempo finito para alcanar uma viscosidade de equilbrio quando ocorre uma mudana instantnea no ritmo do cisalhamento. Apesar de no existir ainda uma definio universal, o termo se aplica s vezes aos fluidos pseudoplsticos que no mostram uma relao viscosidade/tempo. importante levar em considerao a diferena entre um fluido tixotrpico e um pseudoplstico. O primeiro mostra uma diminuio de viscosidade ao longo do tempo a uma velocidade de corte constante, ao passo que o segundo apresenta esta mesma diminuio ao aumentar-se a velocidade de corte.

EXERCCIOS DE FIXAO 01 - (UEM PR) Assinale a alternativa correta. a) Nevoeiro, xampu e leite so exemplos de substncias no estado coloidal, classificadas como aerosis. b) Leite, maionese e pedra-pomes so exemplos de substncias no estado coloidal, classificadas como emulses. c) Gelia, xampu e chantilly so exemplos de substncias no estado coloidal, classificadas como espumas. d) Gelatina, queijo e gelia so exemplos de substncias no estado coloidal, classificadas como gis. e) Ligas metlicas, fumaa e asfalto so exemplos de substncias no estado coloidal, classificadas como sis. 02 - (UEL PR) Os sistemas coloidais esto presentes, no cotidiano, desde as primeiras horas do dia, na higiene pessoal (sabonete, xampu, pasta de dente e creme de barbear), na maquiagem (alguns cosmticos) e no caf da manh (manteiga, cremes vegetais e gelias de frutas). No caminho para o

11

trabalho (neblina e fumaa), no almoo (alguns temperos e cremes) e no entardecer (cerveja, refrigerante ou sorvetes). Os colides esto ainda presentes em diversos processos de produo de bens de consumo como, por exemplo, o da gua potvel. So tambm muito importantes os colides biolgicos tais como o sangue, o humor vtreo e o cristalino. Fonte: Adaptado de JAFELICI J., M., VARANDA, L. C. Qumica Nova Na Escola. O mundo dos colides. n. 9, 1999, p. 9 a 13. Com base no texto e nos conhecimentos sobre colides, correto afirmar: a) A dilise um processo de filtrao no qual membranas especiais no permitem a passagem de solutos, mas sim de colides que esto em uma mesma fase dispersa. b) As partculas dos sistemas coloidais so to pequenas que a sua rea superficial quase desprezvel. c) As partculas coloidais apresentam movimento contnuo e desordenado denominado movimento browniano. d) O efeitoTyndall uma propriedade que se observa nos sistemas coloidais e nos sistemas de solues, devido ao tamanho de suas partculas. e) Os plsticos pigmentados e as tintas so exemplos excludos dos sistemas coloidais. 03 - (UFTM MG) A nanotecnologia e as nanocincias contemplam o universo nanomtrico, no qual a dimenso fsica representada por uma unidade igual a 109 m. O emprego da nanotecnologia tem trazido grandes avanos para a indstria farmacutica e de cosmtico. As nanopartculas so, contudo, velhas conhecidas, uma vez que nas disperses coloidais elas so as fases dispersas. Analisando-se as combinaes,

c)

adsoro a reteno de molculas e de ons na superfcie do dispersante. d) movimento Tyndall o movimento em ziguezague das partculas coloidais observado em ultramicroscpio, que decorre dos choques entre partculas coloidais e molculas do dispersante. e) colides lifilos apresentam propriedades fsicas bastante diferentes quando comparadas com o dispersante puro; por exemplo, a goma-arbica torna a gua mais densa. TEXTO: 1 - Comum questo: 5

O gs butano utilizado como propelente em desodorantes e em cremes de barbear. O rtulo de um creme de barbear indica a composio de 4% em massa de butano numa embalagem de 145 g de produto. 05 - (UNICID) Considere as seguintes afirmaes sobre as caractersticas da espuma do creme de barbear: I. um colide; II. pode ser classificada como suspenso; III. a fase dispersa um gs; IV. os seus componentes no sofrem sedimentao. Est correto o contido em a) I, II, III e IV. b) I, II e III, apenas. c) I, II e IV, apenas. d) I, III e IV, apenas. e) II, III e IV, apenas. GABARITO: 1) Gab: D 2) Gab: C 3) Gab: E 4) Gab: E 5) Gab: D

podem constituir disperses coloidais apenas a) II e IV. b) I, II e III. c) I, IV e V. d) I, II, IV e V. e) II, III, IV e V. 04 - (UFTM MG) Uma soluo coloidal uma disperso cujas partculas dispersas tm tamanho mdio entre 1 e 100 mm. Quanto aos sistemas coloidais, correto afirmar que: a) as partculas dispersas nos colides moleculares so agregadas de tomos e nos colides inicos so agregadas de ons. b) pectizao o nome dado ao processo que ocorre quando se adiciona um dispersante na fase gel, resultando a fase sol. 12

Mdulo-7: Propriedades Coligativas (Conceitos gerais e tonoscopia) INTRODUO

0,6 mol ---------------------------------- X X=1,806x1024 partculas dissociadas O segundo passo ser calcular o nmero de partculas nodissociadas: 1 mol de Al2(SO4)3 -------------------1 x 6,02x1023 0,4 mol ---------------------------------- Y Y=2,408x1023 partculas no-dissociadas O terceiro passo ser calcular o nmero total de partculas, que ser a soma de X e Y: NT = X + Y --> NT = 1,806x1024 + 2,408x1023 --> NT = 2,0468x1024 partculas.

comum vermos colocarem sal para ajudar a derreter neve (e impedir que se forme novamente) em estradas, a fim de que se evitem acidentes. Colocando um punhado de acar em gua fervendo, ela pra de ferver e precisa ser mais aquecida para que volte fervura. Por que isso acontece? O que faz com que tais fenmenos ocorram? Tudo se deve s propriedades coligativas. As propriedades coligativas das solues so propriedades que dependem nica e exclusivamente do nmero de partculas que esto dispersas na soluo, no dependendo da natureza da soluo. Isso significa dizer que a quantidade, e no a qualidade, das partculas que esto dispersas na soluo que ir influir na mudana nas propriedades (ou efeitos) coligativas. Os quatro efeitos coligativos so: Tonometria, Ebuliometria, Criometria e Osmometria. Os trs primeiros foram estudados por Raoult, enquanto que o ltimo foi estudado por Vant Hoff. Clculo em solues inicas ou que sofrem ionizao: para a realizao dos clculos com solutos inicos ou que sofrem ionizao, necessrio levar em considerao, em vrias situaes, o grau de ionizao ou dissociao (a) da substncia que se encontra dissolvida. Ex-1. Calcular o nmero de partculas dissolvidas em um litro de uma soluo 1M de sulfato de alumnio Al2(SO4)3 , cujo grau de dissociao 60%. Resoluo: 1Al2(SO4)3 2 Al+3 + 3 SO4-2 1mol 5 mols de ons Diagrama de Fases da gua Se representarmos em um mesmo grfico a variao da temperatura de ebulio e a variao de temperatura de solidificao da gua em funo de sua presso de vapor, obteremos o seguinte. FATOR DE VANT HOFF: Para facilitar o clculo do nmero de partculas, ser usado um fator i, conhecido como fator de Vant Hoff. Logo, em uma soluo inica tem-se que o nmero total de partculas ser: o nmero de partculas livres em soluo igual ao nmero de partculas dissolvidas multiplicado pelo fator de Vant Hoff. Segundo o cientista holands, i=1+a(q-1) em que q igual ao nmero total de ons que se encontram livres em soluo; o a o grau de dissociao ou ionizao. No podemos esquecer que os cidos, mesmo sendo substncias moleculares, sempre formaro solues inicas, devido ao efeito da ionizao. Ex-2.Dissolvem-se 18,9g de cido ntrico (HNO3) em gua. Descobrir o nmero de partculas dispersas nessa soluo, sabendo que o grau de ionizao do referido cido de 92%

Em cada litro de soluo h 1 mol de sulfato de alumnio dissolvido. Considerando que 1 mol de sulfato de alumnio apresenta 6,02x1023 partculas (ons) e que temos apenas 60% de um mol dissociado, ou seja, 0,6 mol foi dissociado e 0,4 mol no-dissociado. O primeiro passo ser calcular o nmero de partculas dissociadas: 1 mol de Al2(SO4)3 -------------------5 x 6,02x1023

13

TONOMETRIA OU TONOSCOPIA o estudo do efeito do abaixamento da presso mxima de vapor de um determinado lquido, tendo como responsvel um soluto no-voltil. Significa dizer que se colocarmos um slido no-voltil, ou seja, um slido que no passe facilmente para o estado gasoso em meio ao aquecimento (como acontece com o iodo) em um lquido puro (gua, por exemplo), a presso mxima de vapor desse lquido ir diminuir. Mas o que presso mxima de vapor mesmo? A presso que os vapores saturados de um lquido exercem quando esto em equilbrio dinmico com o lquido. Caso tenha um frasco completamente fechado (diz-se hermeticamente fechado) contendo metade de sua capacidade com um lquido qualquer, as molculas do lquido se desprendero e passaro ao estado de vapor, at que toda a metade vazia passe a conter o vapor desse lquido. Esse vapor entrar em equilbrio com o lquido, ou seja, medida que mais molculas se desprendam, este equilbrio o que chamamos de Equilbrio Dinmico.

No ponto onde a presso igual a 4,579 mmHg, a temperatura igual a 0,01 C e a curva de ebulio coincide com a curva de solidificao da gua. Isso significa que nessa presso e temperatura temos o equilbrio: gua slida gua lquida gua vapor

Esse ponto (4,579 X 0,01) chamado de ponto triplo da gua. Abaixo de 4,579 mmHg, a gua passa diretamente da fase slida fase de vapor, ou seja, ocorre a sublimao. Se acrescentarmos ao grfico acima a variao da temperatura em presso abaixo de 4,579 mmHg, obteremos a curva de sublimao.

O grfico anterior conhecido como diagrama de fase da gua. Nele, observamos que: No ponto triplo coexistem as 3 fases de equilbrio: A presso mxima de vapor depende de alguns fatores: gua slida gua lquida gua vapor Natureza do Lquido Na curva de sublimao coexistem as fases slida e vapor: gua slida gua vapor Lquidos mais volteis como ter, acetona etc. evaporamse mais intensamente, o que acarreta uma presso de vapor maior. O grfico abaixo mostra a variao da presso de vapor de alguns lquidos em funo da temperatura.

Na curva de solidificao coexistem as fases slida e lquida: gua slida gua lquida

Na curva de ebulio coexistem as fases lquida e vapor: gua lquida gua vapor

Em toda regio direita das curvas de ebulio e de sublimao existe somente a fase vapor dgua. Em toda regio entre as curvas de solidificao e de ebulio existe somente a fase lquida da gua.

14

II. Ebulio uma vaporizao turbulenta, na qual a passagem da fase lquida para a gasosa pode ocorrer em qualquer ponto da fase lquida, e no apenas na superfcie. Esse tipo de vaporizao apresenta como caracterstica a formao de bolhas, isto , pores de vapor cercadas por uma pelcula de lquido. As bolhas s podem existir se a presso de seu vapor for igual ou maior que a presso externa a presso atmosfrica mais a presso da massa lquida, que comumente desprezvel.

O grfico mostra que quanto maior a presso de vapor de um lquido, ou melhor, quanto mais voltil ele for, mais rapidamente entrar em ebulio. Temperatura Aumentando a temperatura, qualquer lquido ir evaporar mais intensamente, acarretando maior presso de vapor. Observe a variao de presso mxima de vapor da gua em funo da temperatura e o respectivo grfico:

Um lquido entra em ebulio quando a sua presso de vapor se iguala presso atmosfrica. Pvapor = Patm Exemplo O grfico abaixo mostra a variao da presso de vapor da gua em funo da temperatura.

Observao A passagem de uma substncia da fase lquida para a fase gasosa pode ocorrer de duas formas: I. Evaporao Consiste em uma vaporizao relativamente lenta, em que as molculas mais velozes vencem as foras de atrao intermoleculares e passam para o estado gasoso.

Ao nvel do mar, onde a presso atmosfrica de 760 mmHg, a gua ferve a 100 C. Isto quer dizer que a 100 C a presso da gua igual a 760 mmHg. Observando-se o grfico acima, verifica-se que a temperaturas diferentes o lquido tambm pode ferver, bastando, para isso, que se altere a presso externa que atua sobre ele. Assim, no alto de uma montanha, onde a presso atmosfrica menor que 1 atm, a gua ferve abaixo de 100 C, enquanto em uma panela de presso, onde a presso superior a 1 atm, a gua ferve acima de 1000C. A temperatura na qual o lquido ferve, sob presso de 1 atm, chamada de temperatura de ebulio normal ou ponto de ebulio normal. Desta forma, o ponto de ebulio normal da gua de 100C.

A evaporao depende da superfcie de contato entre o lquido e fase gasosa: quanto maior for a superfcie de contato, mais intensa ser a evaporao.

Exemplo No pico Everest, a gua ferve em torno de 70 C; numa panela de presso, ela ferve em torno de 110C.

15

LEI DE RAOULT Em 1878 o qumico francs Franois-Marie Raoult (1830-1901) afirma que o efeito coligativo de um soluto no voltil molecular em um solvente diretamente proporcional molalidade da soluo: Efeito Coligativo = K . W onde: Se a esse lquido eu adicionar certa quantidade de soluto, ele impedir que as molculas do lquido passem para o estado de vapor, da mesma forma como mais difcil sairmos de um nibus lotado. Como o soluto no voltil, ele no vai para o estado de vapor tambm; e como haver menos molculas do que teria se o lquido estivesse desimpedido, a presso de vapor diminui. K = constante de proporcionalidade

Portanto para a tonoscopia teremos:

Onde: KT=Constante tonoscpica molal (Msolvente/1000)

EXERCCIOS DE FIXAO
01 - (UEG GO) A figura abaixo mostra o diagrama de fase para o dixido de carbono. Nesse contexto, responda ao que se pede.

diagrama mostra o abaixamento da presso de vapor da soluo em relao ao solvente puro, sendo: p2: presso de vapor do solvente puro; p = presso de vapor da soluo; p = p2 p = abaixamento absoluto da presso de vapor; a) Descreva o processo que ocorrer quando a temperatura aumenta de -79 C para -56 C a uma presso de 1 atm. b) Descreva o fenmeno que ocorre quando o CO2 se encontrar a 5,11 atm e -56,6 C.

= abaixamento relativo da presso de vapor.

16

02 - (UFMG) Analise este grfico, em que esto representadas as curvas de presso de vapor em funo da temperatura para trs solventes orgnicos ter etlico, CH3CH2OCH2CH3, etanol, CH3CH2OH, e tetracloreto de carbono, CCl4:

b) Sabendo que o calor de vaporizao da gua a 100 C 40,7 kJ.mol1, qual dever ser a quantidade de calor necessria para vaporizar 1 L de gua? 05 - (UFOP MG) Considere o grfico a seguir, que mostra a variao da presso de vapor de dois lquidos, A e B, com a temperatura.

A partir da anlise desse grfico, CORRETO afirmar que a) o CCl4 apresenta maior presso de vapor. b) o CCl4 apresenta menor temperatura de ebulio. c) o etanol apresenta interaes intermoleculares mais fortes. d) o ter etlico apresenta maior volatilidade. 03 - (UNESP SP) O abaixamento relativo da presso de vapor de um solvente, resultante da adio de um soluto no voltil, depende do nmero de partculas dissolvidas na soluo resultante. Em quatro recipientes, denominados A, B, C e D, foram preparadas, respectivamente, solues de glicose, sacarose, ureia e cloreto de sdio, de forma que seus volumes finais fossem idnticos, apresentando composies conforme especificado na tabela:
Recipiente A B C D Substncia C 6 H12 O 6 C12 H 22 O11 CO(NH 2 ) 2 NaCl Massa molar Massa dissolvida (g/mol) (g) 180,2 18,02 342,3 34,23 60,1 58,4 6,01 5,84

a) Qual a presso de vapor do lquido A a 70C? b) A que temperatura o lquido B tem a mesma presso de vapor do lquido A a 70C? c) Explique, com base nas foras intermoleculares, qual dos dois lquidos o mais voltil. d) Proponha um mtodo para se abaixar a presso de vapor de um lquido, sem reduzir a sua temperatura. GABARITO: 1) Gab: a) Ocorrer a passagem direta do CO2 do estado slido para o estado gasoso (sublimao). b) Na temperatura de -56,6 C e presso de 5,11 atm as fases slida, lquida e gasosa do CO2 coexistiro em equilbrio. 2) Gab: D 3) Gab: C 4) Gab: a) n = 1,42 mol. A partir desta quantidade em mol, podese calcular a massa de gua (massa molar = 18,0 g.mol1) como sendo aproximadamente 26,0 g. Como a densidade da gua 1 g.mL1, tem-se que 26,0 mL devero ser evaporados. Assim, pode-se afirmar que no haver a evaporao completa de 1 L de gua. b) 2263 kJ 5) Gab: a) 700mmHg b) 115C c) O lquido A mais voltil, pois tem maior presso de vapor em todas as temperaturas. A presso de vapor maior significa que as foras intermoleculares so fracas, permitindo que o lquido evapore mais facilmente. d) - Adio de soluto no voltil ou - Diminuio da presso sobre o lquido ou - Colocar o lquido em um local de maior altitude.

Com base nas informaes fornecidas, correto afirmar que todas as solues apresentam a mesma presso de vapor. b) a soluo de sacarose a que apresenta a menor presso de vapor. c) a soluo de cloreto de sdio a que apresenta a menor presso de vapor. d) a soluo de glicose a que apresenta a menor presso de vapor. e) as presses de vapor das solues variam na seguinte ordem: ureia = cloreto de sdio > glicose. 04 - (UFC CE) Considere um recipiente hermeticamente fechado com capacidade de 1000 L e a uma temperatura de 27 C, onde adicionado 1 L de gua. Despreze os efeitos da temperatura sobre a densidade da gua. Dados: densidade da gua = 1g.mL1; presso de vapor da gua a 27 C = 0,035 atm e R = 0,082 atm.L.mol1.K1 a) Nessas condies, haver a evaporao completa desta massa de gua? Justifique numericamente a sua resposta, considerando gs com comportamento ideal. a)

17

Mdulo-8: Propriedades Coligativas (Ebulioscopia e Crioscopia)

Assim pode-se afirmar que: Quanto maior a quantidade de partculas dispersas em uma soluo, maior ser o seu ponto de ebulio.

Ebuliometria ou ebulioscopia: o estudo do aumento do ponto de ebulio de um solvente quando se adiciona a ele um soluto no-voltil. Em relao ao ponto de ebulio de uma soluo, possvel afirmar que ele sempre ser maior que o ponto de ebulio do solvente puro. A temperatura de ebulio de um lquido a temperatura na qual a presso de vapor do lquido igual presso a que este lquido est submetido. Avalie abaixo a temperatura de ebulio do lcool e da gua quando submetidos a presso normal.

Uma soluo tem ponto de ebulio varivel, pois, medida que o solvente vaporiza, a concentrao da soluo restante aumenta, fazendo com que a temperatura de ebulio aumente.

Criometria ou crioscopia: o estudo do abaixamento do ponto de congelamento de um solvente quando se adiciona a ele um soluto no-voltil. Em relao ao ponto de congelamento de uma soluo, possvel afirmar que a soluo apresentar sempre ponto de congelamento menor do que o do solvente puro. Com a variao da presso externa, ocorre variao da temperatura de ebulio. Assim pode-se afirmar que: Quando adicionamos soluto no-voltil a um solvente lquido, tambm ocorre aumento da temperatura de ebulio. O soluto no-voltil atrapalha a evaporao das molculas, roubando-lhes energia cintica. Se tomarmos um solvente puro e uma soluo, observaremos que a soluo ferver a uma temperatura superior temperatura de ebulio do solvente. O aumento da temperatura de ebulio, aps adicionarmos soluto, denominase elevao da temperatura de ebulio. Quanto maior a quantidade de partculas dispersas em uma soluo, meno ser o seu ponto de congelamento.

tc = Abaixamento da temperatura de congelamento

Onde temos: tc2 = temperatura de congelamento do solvente puro; 18

tc = temperatura de congelamento do solvente na soluo. Exemplos: Soluo Glicose 1 M: tc = 0 ( 1,86) tc = 1,86 C Soluo Glicose 2 M: tc = 0 (3,72) tc = 3,72 C Graficamente, podemos representar os efeitos ebulioscpico e crioscpico.

No ponto B' ocorre a ebulio do lquido na soluo. A criometria no cotidiano: Nos recipientes onde ficaro as bebidas para gelar, coloca-se gelo e sal, pois o gelo e o sal formam uma mistura que funde a -22C (mistura euttica). Uma parte do gelo derrete, pois a sua temperatura st acima de -22C. Sendo a fuso um processo endotrmico, a temperatura da mistura gelo e sal abaixada, e assim as bebidas ficam mais geladas.

A criogenia (gerao de frio) uma tecnologia que abrange a produo e a utilizao do frio muito intenso (na faixa de -100C) por meio dos chamados gases criognicos (He, Ne, N2, Ar, O2, Kr, Xe e CO2) que podem ser obtidos a partir da liquefao do ar atmosfrico e posterior destilao fracionada. Entretanto, por razes econmicas, o hlio obtido em jazidas de gas natural e o gs carbnico, da queima do gs natural ou nos processos de fermentao. Os gases mais utilizados so o nitrognio (PE=-196C) e o gs carbnico (PE=-78C). O nitrognio usado rotineiramente em conservao de tecidos, embries, esperma, vulos, etc e o gs carbnico, com o nome de gelo-seco, em carrinhos de sorvete, na conservao de alimentos em acampamentos.

Onde: tc = temperatura de solidificao do lquido na soluo; = temperatura de solidificao do lquido puro; EXERCCIOS DE FIXAO te = temperatura de ebulio do lquido na soluo; = temperatura de ebulio do lquido puro; 01 - (UECE) Seguindo os passos do qumico francs Franois-Marie Raoult (1830-1901), pesquisando sobre o efeito ebuliomtrico nas solues, um estudante de qumica dissolveu 90 g de glicose (C6H12O6) em 400 g de gua e aqueceu o conjunto. Sabendo que Ke da gua = 0,52 C/mol, depois de algum tempo, a temperatura inicial de ebulio por ele encontrada foi

tC= efeito crioscpico;

tE= efeito ebulioscpico; No ponto A ocorre a solidificao do lquido puro; No ponto A' ocorre a solidificao do lquido na soluo; No ponto B ocorre a ebulio do lquido puro;

19

a) b) c) d)

99,85 C. 100,15 C. 100,50 C. 100,65 C.

02 - (UFCG PB) O aumento da temperatura de ebulio de um solvente calculado a partir da expresso te = Ke W ; onde te, Ke e W so o aumento de temperatura de ebulio, a constante ebuliomtrica e a molalidade da soluo, respectivamente. Analise os casos das solues aquosas dadas abaixo e assinale a alternativa em que o aumento da temperatura de ebulio de solvente, NO obedece relao citada acima: Dados: PMetanol = 46 g/mol, PMglicose = 180 g/mol e PMsacarose = 344 g/mol. a) b) c) d) e) 100 mL de 1 molal de sacarose. 50 mL de 1 molal de etanol. 50 mL de 2 molal de sacarose. 50 mL de 2 molal de glicose. 100 mL de 1 molal de glicose.

03. a velocidade de evaporao da gua do mar diminuir com a diminuio da temperatura nas regies polares. 04. a concentrao de sais na gua do mar ser maior que nas guas superficiais que formam as banquisas. 05. o nmero de partculas inicas dissolvidas na gua do mar ser menor que o das guas superficiais formadoras de banquisas. 05 - (UEL PR) Na mesma condio de presso foram preparadas as seguintes solues. Em um bquer (bquer 1) foram adicionados 1 kg de gua e 1 mol de sacarose (C12H22O11). A mistura foi agitada dando origem a uma soluo 1. Em outro bquer (bquer 2) foram adicionados 1 kg de gua e 1 mol de cloreto de sdio (NaCl). A mistura foi agitada dando origem a uma soluo 2. Em outro bquer (bquer 3) foram adicionados 1 kg de gua e 1 mol de glicose (C6H12O6). A mistura foi agitada dando origem a uma soluo 3. Com relao s solues contidas nos bqueres 1, 2 e 3 correto afirmar: a) A diminuio do ponto de congelamento do solvente na soluo 1 maior que na soluo 3. b) O aumento do ponto de ebulio do solvente na soluo 2 menor que na soluo 1. c) A diminuio da presso de vapor do solvente da soluo 2 duas vezes maior que da soluo 1. d) A diminuio da presso de vapor do solvente da soluo 2 igual ao da soluo 3. e) O aumento do ponto de ebulio do solvente da soluo 1 duas vezes maior que da soluo 3. GABARITO: 1) Gab: D 2) Gab: B 3) Gab: D 4) Gab: 04 5) Gab: C

03 - (UFU MG) A respeito das propriedades das solues, considere as afirmativas abaixo. I. A gua do mar ferve a uma temperatura mais baixa que a gua pura, ambas ao nvel do mar. II. A gua do mar congela a uma temperatura mais baixa que a gua pura, ambas ao nvel do mar. III. Uma soluo aquosa de sacarose ferve a uma temperatura mais alta que a gua pura, ambas ao nvel do mar. IV. Uma soluo aquosa de sacarose congela a uma temperatura mais alta que a gua pura, ambas ao nvel do mar. Dentre essas afirmaes: a) Todas so incorretas. b) I e IV so corretas. c) I correta e III incorreta. d) II e III so corretas. 04 - (UESC BA) As banquisas so placas de gelo formadas a partir do congelamento da gua da superfcie do mar. Entretanto a gua do mar pode estar ainda lquida em diversos locais onde a temperatura ligeiramente inferior a 0C. A partir da anlise dessas consideraes pode-se concluir que a gua do mar permanece lquida temperatura ligeiramente inferior a 0C, entre as banquisas, em razo de 01. a presso de vapor da gua do mar diminuir com a diminuio da temperatura. 02. a inverso trmica ocorrer em consequncia da formao de banquisas em regies muito frias.

20

Potrebbero piacerti anche