Sei sulla pagina 1di 50

CURSO ON-LINE DIREITO CONSTITUCIONAL ANALISTA DA RECEITA FEDERAL PROFESSOR: ROBERTO TRONCOSO

AULA 00
1. Princpios fundamentais da Constituio de 1988 I. II. INTRODUO13 PRINCPIOS FUNDAMENTAIS14

III. QUESTES DA AULA 40 IV. GABARITO49 V. BIBLIOGRAFIA CONSULTADA50

 Ol futuros Analistas-Tributrios da Receita Federal! Prontos para o SEU salrio de R$ 7.996,07? Finalmente, saiu o nosso edital! Primeiramente, vou fazer uma rpida apresentao para que vocs me conheam um pouco melhor. Meu nome Roberto Troncoso, sou Auditor Federal de Controle Externo do Tribunal de Contas da Unio aprovado no concurso de 2007 e ps-graduado em Auditoria e Controle da Gesto Governamental. No Tribunal, exero a funo de Pregoeiro Oficial e Gerente de Processos. Sou tambm palestrante de tcnicas de aprendizagem acelerada aplicadas a concursos pblicos. Antes de trabalhar na Corte de Contas, fui Agente da Polcia Federal e Tcnico Judicirio do TJDFT. Durante essa caminhada pelo mundo dos concursos, tambm fui aprovado dentro das vagas para outros cargos, porm, sem assumi-los: Agente de Polcia Federal Regional 2004, Agente de Polcia Civil do DF 2004, Ministrio das Relaes Exteriores Oficial de Chancelaria 2004 e Escriturrio do BRB 2001. Meu querido aluno, eu vou te fazer um pedido agora: se voc estiver com pressa e tiver que pular alguma parte desse material, pule a parte relativa matria. Mas por favor, LEIA E REFLITA SOBRE AS PRXIMAS PGINAS. Elas economizaro um tempo precioso de suas vidas e podem ser o diferencial entre o to sonhado cargo de Analista-Tributrio da Receita Federal ou mais uma reprovao.

Prof. Roberto Troncoso

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE DIREITO CONSTITUCIONAL ANALISTA DA RECEITA FEDERAL PROFESSOR: ROBERTO TRONCOSO

"Se eu tivesse oito horas para derrubar uma rvore, passaria seis afiando meu machado."
(Abraham Lincoln)

Afiar o machado. exatamente isso que faremos AGORA.

O PROCESSO DE ESTUDO PARA CONCURSOS Uma vez apresentados, gostaria de dizer para vocs que o processo de estudo para concursos pblicos pode ser dividido em trs etapas: aprendizado do contedo, reviso da matria por meio de esquemas e mapas mentais e, por fim, a aplicao do conhecimento e mensurao do nvel de aprendizagem por meio de resoluo de exerccios e provas anteriores. Nosso curso se dedica aos trs passos: Exposio terica do contedo completo da matria de forma simples e objetiva, com a linguagem mais acessvel possvel. Esquemas com a matria abordada para facilitar o estudo e a reviso. Mais de 200 exerccios da ESAF resolvidos e comentados! (De forma complementar, podero ser utilizados exerccios de outras bancas). No h exigncia de conhecimentos prvios. O curso voltado tanto para o estudante que nunca estudou Direito Constitucional quanto para o aluno mais avanado, que quer adquirir conhecimentos profundos sobre o tema.

Prof. Roberto Troncoso

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE DIREITO CONSTITUCIONAL ANALISTA DA RECEITA FEDERAL PROFESSOR: ROBERTO TRONCOSO

METODOLOGIA Meu caro aluno e futuro Analista-Tributrio da Receita Federal, no desenvolvimento desse material, para que voc entenda melhor os conceitos, utilizarei a linguagem mais fcil e acessvel possvel, sem me prender ao juridiqus. No entanto, tenha em mente que a linguagem jurdica muito importante e ela que provavelmente cair em sua prova. Primeiramente, farei a exposio do contedo. Logo em seguida, sempre que necessrio, trarei um esquema para que voc possa revisar a matria com mais rapidez. Por ltimo, trarei uma bateria de exerccios comentados relacionados ao tema. Em um primeiro momento, voc poder ficar apreensivo em relao ao nmero de pginas de algumas das nossas aulas (essa est bem tranquila). No entanto, esse material foi desenvolvido para que a sua leitura flua tranquilamente e seja bastante rpida. Para voc ter uma ideia, na aula de hoje, teremos APENAS 7 pginas de contedo (teoria). O restante das pginas dividido entre exerccios comentados, MUITOS esquemas e uma lista com as questes da aula. Dessa forma, apesar de o nmero de pginas ser elevado, a leitura do material bastante rpida e agradvel!

COMO FAZER EXERCCIOS? 1- Faa as questes uma a uma e confira o gabarito IMEDIATAMENTE. Caso tenha alguma dvida, procure san-la de pronto. Evite fazer um bloco inteiro para somente depois conferir. Voc acaba sem sanar todas as suas dvidas e perdendo informaes valiosas. 2- Ao terminar a bateria, calcule quantos itens voc acertou, quantos errou e qual foi sua porcentagem de acertos (uma errada anula uma certa, estilo Cespe, ok?, ainda que a prova seja de outra banca). Mas por que, Roberto? Resposta: para saber a efetividade do seu estudo e para ter um parmetro de autoavaliao. 3- Faa e refaa vrias vezes a mesma lista de exerccios. Dois fatores so responsveis pela memria solidificada. O primeiro a associao do conhecimento a uma forte emoo. por isso que sempre nos lembramos do primeiro beijo, do primeiro carro, ou da
Prof. Roberto Troncoso

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE DIREITO CONSTITUCIONAL ANALISTA DA RECEITA FEDERAL PROFESSOR: ROBERTO TRONCOSO

primeira vez que ns.......voc entendeu.... Como difcil associar o Direito a uma forte emoo, devemos recorrer ao prximo fator. O segundo fator a repetio. Quando repetimos tanto alguma ao que ela se torna automtica, a sim, nosso conhecimento estar solidificado. E exatamente por isso que voc deve revisar a matria vrias vezes, fazer muitos exerccios e fazer as mesmas listas vrias vezes! 4- Quando atingir entre 80% e 90% (lquido), PARABNS! E V ESTUDAR OUTRA MATRIA! No tente chegar aos 100%, pois o custo benefcio desse conhecimento baixo. Lembre-se: seu objetivo passar na prova e no virar doutor em Direito Constitucional. Apesar de saber que ESAF (sua banca examinadora) usar, na sua prova, somente questes de mltipla escolha, faremos, algumas vezes, questes de Certo ou Errado. Isso ocorrer por motivos de carter didtico: que no convm misturar assuntos enquanto estamos treinando. Assim, se uma questo de mltipla escolha tiver assuntos diferentes, ela ser desmembrada em vrias questes de certo/errado.

COMO TORNAR SEU ESTUDO MAIS EFICIENTE A grande maioria das pessoas no busca maneiras de se melhorar ou de melhorar seu mtodo de estudo. Assim, elas se esquecem de que, se continuamos a ter sempre as mesmas aes, vamos obter sempre os mesmos resultados...

Insanidade fazer sempre as mesmas coisas esperando obter resultados diferentes


(Albert Einstein)

Eu sei que difcil sair da nossa zona de conforto. Mas necessrio que faamos isso! Antes de continuar, assista a esse vdeo. Dura 6 minutos. http://www.youtube.com/watch?v=qZIPGfzhzvM.

Prof. Roberto Troncoso

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE DIREITO CONSTITUCIONAL ANALISTA DA RECEITA FEDERAL PROFESSOR: ROBERTO TRONCOSO

Gostaram do vdeo? Muitas pessoas estudam para concursos pblicos por dois, trs, quatro anos e no passam. Voc sabe por qu? Ser que essas pessoas no so inteligentes? Eu garanto que elas so inteligentes sim! E muito! Mas talvez o mtodo de estudo dessas pessoas no esteja sendo to eficiente quanto poderia. Vou dar algumas dicas para melhorar a qualidade do seu estudo. Esse mtodo funcionou at agora para mim e para TODOS os meus alunos que estudaram dessa forma, sem excees. Espero que ajude voc tambm. 1. Coloque todo o seu conhecimento em apenas um lugar: no seu caderno (ou mapa mental). Tudo o que voc aprender nas aulas presenciais, coloque no caderno. Tudo o que voc ler nos livros e for importante, coloque no caderno. Todos os exerccios que voc fizer e que a informao no esteja no caderno, coloque l. At mesmo as aulas on-line, coloque tudo no seu caderno (ou mapa mental). Com o tempo, seu caderno vai ficar bastante completo e a informao estar do seu jeito, com as suas palavras e com a sua cara. 2. Se for estudar pelo livro, leia-o apenas UMA vez e coloque a informao no seu caderno. muito pouco produtivo ficar lendo ou revisando em livros. 100 pginas de livro correspondem, em mdia a 10 de caderno. E muito mais rpido ler 10 pginas escritas do seu jeito do que 100 pginas de linguagem rebuscada. 3. REVISE todo o seu caderno periodicamente (no mnimo trs vezes por ms, ou seja, a cada 10 dias). O conhecimento como um objeto colocado na superfcie da gua: ele vai caindo devagar em direo ao fundo. Se aprendermos alguma coisa nova e nunca mais usarmos esse conhecimento, nosso crebro entende que aquilo no importante e descarta a informao. Dessa forma, devemos ento mesclar o estudo de novas matrias com as revises do que j foi estudado de forma a sempre deixar nosso conhecimento na superfcie e no deixarmos que ele afunde.
Prof. Roberto Troncoso

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE DIREITO CONSTITUCIONAL ANALISTA DA RECEITA FEDERAL PROFESSOR: ROBERTO TRONCOSO

Por isso, a reviso peridica FUNDAMENTAL! aqui que voc realmente aprende e fortalece sua rede neural, fixando o conhecimento no crebro. Se voc deixar para revisar na ltima hora, no vai adiantar nada. exatamente assim que eu estudo: Aprendendo coisas novas, fazendo muitos exerccios das mais variadas bancas e SEMPRE revisando o que eu j aprendi. E, para que o estudo seja eficiente, devemos ter uma forma gil de resgatar e revisar a informao: o caderno ou o mapa mental. Revisar a matria direto nos livros, mesmo com o realce / marca-texto / sublinhados etc. no a forma mais eficiente de resgatar a informao. Vocs percebero nas aulas (inclusive nessa), que eu uso esquemas em trs cores para sistematizar o contedo. O meu caderno EXATAMENTE desse jeito. Esses esquemas so praticamente a digitalizao das minhas anotaes.

CADERNO, ESQUEMAS E RESUMOS EFICIENTES A "arte de fazer bons resumos" deve ser treinada e uma habilidade que pode ser desenvolvida. Muitas pessoas me perguntam sobre como fazer um bom caderno; se melhor faz-lo em meio fsico ou digital, sobre o tamanho ideal... Se os resumos no computador funcionam para voc, no h problema algum. Se o formato vai ser eletrnico ou fsico, vai depender de pessoa para pessoa. Os meus, por exemplo, eram fsicos. Mas volto a dizer que no h problema algum em ser eletrnico. Quanto ao tamanho do seu caderno, acredito que um resumo de aproximadamente 120 pginas para TODA a matria de Direito Constitucional est de bom tamanho. Mas lembre-se que DCO uma matria ENORME! Na grande maioria das outras matrias, o seu resumo ser bem menor que isso.

Prof. Roberto Troncoso

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE DIREITO CONSTITUCIONAL ANALISTA DA RECEITA FEDERAL PROFESSOR: ROBERTO TRONCOSO

O grande segredo dos resumos e esquemas o seguinte: 1) Sempre coloque as palavras-chave. Retire todos (ou quase todos) os conectores. Deixe somente a essncia das informaes; 2) Sempre use frases curtas; 3) Divida a informao: coloque uma ideia em cada frase e cada frase em uma linha separada (na medida do possvel). Assim, elas sempre ficaro curtas e bem distribudas; A memria composta por fragmentos. Se memorizarmos os fragmentos mais importantes, teremos uma melhor compreenso do todo; 4) Faa uma diagramao visual. Jamais escreva em seu caderno de forma linear, fica muito mais difcil resgatar a informao; 5) Use cores (sem exageros). Cada cor deve ter um significado. Os esquemas que trarei para vocs funcionam assim: x x x Preto = estrutura Azul = informao Vermelho = realce (no necessariamente importante)

Se os seus esquemas contemplarem esses cinco passos, voc j ter um excelente resumo. Assim, um caderno eficaz aquele que te permite: a) Acessar a informao de maneira rpida (bateu o olho, viu preto, j sabe que estrutura!). por isso que o tamanho no to importante assim. Se voc revisa rpido 100 pginas, est tudo certo. Claro que tambm no pode ficar grande demais... b) Anotar de maneira rpida (por isso as frases curtas com a essncia da ideia). Lembre-se de que ter um caderno muito bom e no revis-lo, no adianta NADA.

Prof. Roberto Troncoso

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE DIREITO CONSTITUCIONAL ANALISTA DA RECEITA FEDERAL PROFESSOR: ROBERTO TRONCOSO

FOCO NO ESTUDO Um dos maiores conselhos que voc pode receber de mim e da grande maioria das pessoas que j passaram em um concurso pblico o seguinte: O FOCO ESSENCIAL! No adianta nada ficar correndo atrs de edital. Foque em apenas um concurso. claro que voc vai tambm fazer as outras provas que forem aparecendo, mas o estudo deve sempre ser focado para apenas um concurso. Quando digo foco, no quero dizer que temos que estudar 2, 3, 4 anos para passar em um concurso. Uma pessoa pode estudar extremamente focada por 2 meses e passar em um excelente concurso. O que no costuma dar muito certo ficar correndo atrs de edital...

Para quem no sabe para onde quer ir, qualquer caminho serve
(Lewis Carroll)

ESTUDE SEMPRE PARA ESSE CONCURSO Outra coisa: eu ouo muita gente dizendo assim: estou estudando para o prximo concurso... muita matria....para esse no vai dar...mas j vou adiantando o estudo n?...ahhh voc sabe como ... difcil n?.... Jamais estude para o prximo concurso. Estude SEMPRE para ESSE concurso! Se voc fala para voc mesmo que est estudando para o prximo, seu crebro recebe o seguinte comando: no preciso aprender agora, pois esse conhecimento no me ser til. Por outro lado, se voc estudar para o ESSE concurso, voc d o comando para que o seu crebro aprenda AGORA e no deixe nada para depois. Alm disso, se voc diz para voc mesmo que est estudando para ESSE concurso, as suas atitudes so de algum que vai passar NESSE concurso:

Prof. Roberto Troncoso

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE DIREITO CONSTITUCIONAL ANALISTA DA RECEITA FEDERAL PROFESSOR: ROBERTO TRONCOSO

Quando eu tiver alguma dvida, eu vou san-la imediatamente, porque eu sei que no tenho mais tempo. Eu preciso dessa informao AGORA: eu vou passar NESSE concurso; Quando bater aqueeeeeela preguia, eu vou resistir, porque eu sei que no tenho mais tempo. Eu preciso estudar AGORA: eu vou passar NESSE concurso; Quando eu for convidado para aquele churrasco ou aquela festa, eu vou resistir, porque eu sei que no tenho mais tempo: eu vou passar NESSE concurso; Quando os meus olhos estiverem ardendo e a minha cabea, as costas, o bumbum e at os fios de cabelo estiverem doendo, eu vou resistir, porque eu sei que no tenho mais tempo: eu vou passar NESSE concurso;

Se voc estuda para ESSE concurso, as chances de tomar atitudes como essas so infinitamente maiores. Estudar para o prximo concurso o mesmo que se enganar.

NO ACREDITE NO QUE VOC ACABOU DE LER No acredite e nem duvide nessas e em outras tcnicas repassadas por mim ou por qualquer outro professor. TESTE voc mesmo e veja se funciona ou no. Fao agora o meu segundo pedido a voc: Teste direito! Faa bem feito! RESPONDA AGORA ESSAS PERGUNTAS MGICAS:
x x x

Se eu fosse fazer bem feito, como eu faria?  Se eu fosse estudar PARA PASSAR, como que eu estudaria?  Se eu fosse estudar direito e para ESSE concurso, como que eu estudaria? Se eu fosse morrer se eu no passar nesse concurso, como que eu agiria? Quais as atitudes que eu teria?

Prof. Roberto Troncoso

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE DIREITO CONSTITUCIONAL ANALISTA DA RECEITA FEDERAL PROFESSOR: ROBERTO TRONCOSO

Se voc testar direito, do jeito que eu expliquei e mesmo assim tiver alguma dvida, critica ou sugesto, fique vontade para me mandar um email (robertoconstitucional@gmail.com). Tenho certeza de que essa troca de experincias ser muito enriquecedora para todos ns. justamente a atitude de se melhorar constantemente que te far um vencedor! como disse o vdeo: O que faz algum ser bom em algo? Dedicao. Trabalho duro. E fazer isso com a direo e metodologia corretas. Se voc fizer isso, de qualquer jeito, voc ser bom. Mas o que faz algum ser profissional em alguma coisa? pegar aquela pequena deciso que voc tomou e execut-la, levando isso mais longe do que a sua imaginao pode levar. dedicar cada respirao do seu corpo, cada pensamento, cada momento, para aquela causa. dar absolutamente o seu MELHOR e no se acomodar por nenhum motivo. No talento, no inteligncia, simplesmente, o tamanho do seu apetite pelo sucesso.

SUCESSO!!

Roberto Troncoso

Prof. Roberto Troncoso

www.pontodosconcursos.com.br

10

CURSO ON-LINE DIREITO CONSTITUCIONAL ANALISTA DA RECEITA FEDERAL PROFESSOR: ROBERTO TRONCOSO

FALANDO SOBRE A SUA PROVA A matria de Direito Constitucional de importncia fundamental para a sua aprovao. Ela est na parte de conhecimentos gerais, tem peso dois e vale aproximadamente 20% dessa prova objetiva. Alm disso, pode ser tema da sua prova discursiva! Dessa forma, voc deve dar muita ateno a essa disciplina! O contedo do nosso curso se baseia no edital que est na praa. Se vocs j tiveram a oportunidade de analis-lo, vero que ele no to extenso, o que requer um esforo extra da nossa parte, uma vez que, quanto menor a matria, com mais profundidade ela tende a ser cobrada. Vejam s o seu edital, na ordem em que ser visto em nossas aulas:
Aula 00 Aula 01 Aula 02 Aula 03 Aula 04 30/05 06/06 13/06 19/06 1. Princpios fundamentais da Constituio de 1988 2. Direitos e deveres individuais e coletivos 3. Direitos sociais. 4. Nacionalidade brasileira Remdios constitucionais 5. A organizao nacional. Unio. Estados. Distrito Federal. Municpios. Competncias

A programao ser seguida com a maior fidelidade possvel ao calendrio e ao contedo programtico. No entanto, ela no ser rgida e poder haver alteraes no decorrer do curso. Abordaremos os pontos mais importantes e que, a nosso ver, tm maior possibilidade de cair na sua prova. No trataremos do tema 6. Administrao Pblica: princpios constitucionais, uma vez que pertence disciplina Direito Administrativo.

Caso necessrio, enviem suas dvidas, sugestes, pedidos especiais, comentrios sobre o material, erros de digitao etc. para o Frum ou email robertoconstitucional@gmail.com.

Prof. Roberto Troncoso

www.pontodosconcursos.com.br

11

CURSO ON-LINE DIREITO CONSTITUCIONAL ANALISTA DA RECEITA FEDERAL PROFESSOR: ROBERTO TRONCOSO

Confira os cursos de Direito Constitucional em mapas mentais no site do Ponto dos Concursos. Conheam tambm meu blog, com questes comentadas e dicas de concursos: http://robertoconstitucional.blogspot.com. Facebook: /betotroncoso Twitter: @troncosoroberto Finalizada a parte introdutria, vamos ao estudo!

Prof. Roberto Troncoso

www.pontodosconcursos.com.br

12

CURSO ON-LINE DIREITO CONSTITUCIONAL ANALISTA DA RECEITA FEDERAL PROFESSOR: ROBERTO TRONCOSO

I. INTRODUO
Para melhor entendermos o que estamos estudando, necessrio que coloquemos o conhecimento na gaveta correta do nosso crebro. Assim, sempre que estiver estudando algum contedo, necessrio saber em qual parte do todo ele se encaixa. como se, primeiramente, sobrevossemos de avio para ver o terreno em que vamos pisar. Uma vez visto o terreno de cima, a sim, pousamos e vamos ver as peculiaridades de cada pedacinho dele. Essa uma das possveis estruturas do Direito Constitucional, observe-a bem e sempre a utilize para se orientar em seus estudos.

Prof. Roberto Troncoso

www.pontodosconcursos.com.br

13

CURSO ON-LINE DIREITO CONSTITUCIONAL ANALISTA DA RECEITA FEDERAL PROFESSOR: ROBERTO TRONCOSO

II. PRINCPIOS FUNDAMENTAIS


Meu caro aluno e futuro Analista-Tributrio da Receita Federal, quando se fala em princpio, no que voc pensa? Se voc pensou: incio, acertou em cheio! Os princpios so o incio / de onde comeam as coisas / as bases / os fundamentos. Da mesma forma, os princpios fundamentais so as bases, os pressupostos, os valores mximos, as diretrizes da Repblica Federativa do Brasil. Os princpios podem estar escritos na Constituio (princpios explcitos), ou podem ser interpretados a partir da leitura do texto constitucional (princpios implcitos). 1. FORMA DE ESTADO (FEDERAO) E A FORMA DE GOVERNO (REPBLICA) Os princpios fundamentais foram trazidos pela Constituio logo no incio de seu texto: nos artigos 1 ao 4. No art. 1, a CF estabelece a forma de Estado (Federao) e a forma de Governo (Repblica), alm de enunciar nosso regime poltico como sendo um Estado democrtico de Direito. Adicionalmente, o presidencialismo. Brasil possui, como Sistema de Governo, o

2. FUNDAMENTOS DA REPBLICA FEDERATIVA DO BRASIL Observe o art. 1 da Constituio: Art. 1 A Repblica Federativa do Brasil, formada pela unio indissolvel dos Estados e Municpios e do Distrito Federal, constitui-se em Estado Democrtico de Direito e tem como fundamentos (...) I - a soberania; II - a cidadania III - a dignidade da pessoa humana; IV - os valores sociais do trabalho e da livre iniciativa; V - o pluralismo poltico.

Federao

Prof. Roberto Troncoso

www.pontodosconcursos.com.br

14

CURSO ON-LINE DIREITO CONSTITUCIONAL ANALISTA DA RECEITA FEDERAL PROFESSOR: ROBERTO TRONCOSO

Pronto! Voc j acabou de aprender os FUNDAMENTOS da Repblica Federativa do Brasil (RFB). Para facilitar o seu estudo, existe um mnemnico para os fundamentos (slabas em vermelho no seu esquema): SO-CI-DI-VA-PLU No entanto, para que voc no confunda se o mnemnico dos fundamentos ou dos objetivos (estudaremos daqui a pouco) ou dos princpios nas relaes internacionais (tambm estudaremos daqui a pouco), basta colocar mais uma slaba no seu mnemnico. E ainda vai rimar!
(leia as 3 primeiras slabas e depois as 3 ltimas, acentuando a letra U)

SO-CI-F / DI-VA-PL Fundamentos 3. TITULARIDADE DO PODER E O ESTADO DEMOCRTICO DE DIREITO Observe agora o pargrafo nico do art. 1 da CF88: Pargrafo nico. Todo o poder emana do povo, que o exerce por meio de representantes eleitos ou diretamente, nos termos desta Constituio. Nesse dispositivo, so trazidos mais dois princpios muito importantes: a titularidade do poder (do povo) e o da democracia. O Brasil um Estado democrtico de Direito: significa que o Estado brasileiro governado pelo povo (democrtico) e tambm tem que obedecer s leis (de direito). O governo democrtico aquele em que o destinatrio das polticas pblicas (o povo) participa de sua elaborao. A democracia se divide ainda em: a) Democracia Direta: onde o povo participa diretamente, ou seja, o prprio povo elabora as polticas pblicas. Esse tipo de democracia tpica da Grcia antiga e invivel nos dias de hoje (imagine s 180 milhes de brasileiros mandando e-mails para se discutir como ser a atuao do governo na sade, por exemplo). b) Indireta: onde o povo elege os representantes e estes elaboram as polticas pblicas.

Prof. Roberto Troncoso

www.pontodosconcursos.com.br

15

CURSO ON-LINE DIREITO CONSTITUCIONAL ANALISTA DA RECEITA FEDERAL PROFESSOR: ROBERTO TRONCOSO

c) Semidireta ou participativa: um misto da democracia direta e da indireta. Nela, o povo elege os representantes e estes elaboram as polticas pblicas. Complementarmente, existem mecanismos para que o povo tambm participe dessa elaborao. Assim, a regra participao indireta, combinada com alguns meios de exerccio direto do povo. Esse o modelo adotado pelo Brasil. No art. 14, a CF diz como que o povo exercer diretamente o poder: Sufrgio universal Voto direto, secreto e igualitrio Plebiscito Referendo Iniciativa popular de lei

Lembre-se: x x x x Forma de Estado: FEDERAO Forma de Governo: Repblica Sistema de Governo: Presidencialismo Regime de Governo (ou Regime Poltico): Democracia.

4. SEPARAO DOS PODERES Em seu artigo 2, a Constituio nos traz um importante princpio: o da separao dos poderes. Observe o referido artigo: Art. 2 - So Poderes da Unio, independentes e harmnicos entre si, o Legislativo, o Executivo e o Judicirio. Esse princpio, cuja origem remonta Revoluo Francesa e a Montesquieu, importantssimo porque evita que o poder fique todo nas mos de uma s pessoa, evitando, assim, arbitrariedades e excessos. Observe que os poderes so INDEPENDENTES e HARMNICOS entre si. Assim, no pode haver prevalncia, subordinao ou hierarquia de um poder sobre os outros sendo que eles devem operar de forma conjunta.

Prof. Roberto Troncoso

www.pontodosconcursos.com.br

16

CURSO ON-LINE DIREITO CONSTITUCIONAL ANALISTA DA RECEITA FEDERAL PROFESSOR: ROBERTO TRONCOSO

No entanto, no existe uma separao rgida e absoluta entre os poderes, sendo que a prpria Constituio prev algumas interferncias uns nos outros. Assim, a separao dos poderes no Brasil flexvel e cada um exerce, alm de suas funes tpicas, funes atpicas: x Poder Executivo: sua funo tpica administrar e executar as leis, mas exerce, como funes atpicas, a jurisdio (ex: quando profere decises nos processos administrativos) e a legislao (ex: quando elabora Medidas Provisrias ou Leis Delegadas). Poder Legislativo: sua funo tpica legislar e fiscalizar, mas exerce, como funes atpicas, a jurisdio (ex: quando o Senado Federal julga autoridades por crime de responsabilidade - CF, art. 52, I e II e pargrafo nico) e a administrao (ex: quando atua enquanto administrao pblica, realiza licitaes etc.). Poder Judicirio: sua funo tpica a jurisdio, ou seja, dizer o direito. No entanto, esse Poder exerce, como funes atpicas, a legislao (ex: quando elabora os Regimentos Internos dos Tribunais) e a administrao (ex: quando atua enquanto administrao pblica, realiza licitaes etc.).

Vale ressaltar que, em regra, as funes tpicas de cada Poder no podem ser delegadas para os outros poderes (princpio da indelegabilidade). No entanto, excepcionalmente, existem casos onde a delegao pode ser feita, como na elaborao de Leis Delegadas, onde o Poder Legislativo delega ao Poder Executivo a elaborao de uma lei. Do princpio da separao dos poderes, surge um sistema chamado de SISTEMA DE FREIOS E CONTRAPESOS, tambm conhecido como checks and balances. Segundo ele, os poderes, apesar de serem independentes entre si, devem se contrabalancear para evitar excessos. Assim, cada poder deve exercer suas funes e, ao mesmo tempo fiscalizar e controlar os outros poderes, justamente para evitar abusos e excessos. Assim, a Constituio brasileira prev mecanismos para que os trs poderes interfiram na atuao uns dos outros, para evitar os desvios de conduta. ATENO: o sistema de freios e independncia (relativa) dos poderes. contrapesos no retira a

Prof. Roberto Troncoso

www.pontodosconcursos.com.br

17

CURSO ON-LINE DIREITO CONSTITUCIONAL ANALISTA DA RECEITA FEDERAL PROFESSOR: ROBERTO TRONCOSO

Ex. 1: o Legislativo no pode elaborar leis livremente: existe o veto do Executivo e o controle de constitucionalidade das leis pelo Judicirio. Ex. 2: o Executivo no administra livremente: existe o controle dos seus atos pelo controle externo Congresso Nacional e pelo Poder Judicirio. Ex. 3: o Congresso Nacional pode sustar os atos normativos do Poder Executivo que exorbitem do poder regulamentar ou dos limites de delegao legislativa (art. 48, V). Quem elabora o decreto regulamentar ou a lei delegada o poder Executivo. Mas o Legislativo pode sustar esses dois atos (se extrapolarem os limites). Ex. 4: art. 101, pargrafo nico: Os Ministros do Supremo Tribunal Federal sero nomeados pelo Presidente da Repblica, depois de aprovada a escolha pela maioria absoluta do Senado Federal.

Esto vendo? O STF o mais alto Tribunal do Poder Judicirio, mas quem escolhe seus ministros o Executivo (e o Legislativo ainda tem que aprovar). Assim como essas, existem uma srie de interferncias de um poder nos outros. o sistema de freios e contrapesos agindo. Por fim, lembre-se de que o DF no tem judicirio prprio, sendo o poder judicirio do DF organizado e mantido pela Unio.

5. OBJETIVOS FUNDAMENTAIS Continuando a leitura da Constituio, encontramos no artigo 3 os objetivos fundamentais. Eles visam a assegurar a igualdade material aos brasileiros, possibilitando iguais oportunidades a fim de concretizar a democracia econmica, social e cultural e tornar efetivo o fundamento da dignidade da pessoa humana. Os objetivos fundamentais so metas que o Estado brasileiro deve perseguir e alcanar. Observe: Art. 3 Constituem objetivos fundamentais da Repblica Federativa do Brasil: I - construir uma sociedade livre, justa e solidria; II - garantir o desenvolvimento nacional;

Prof. Roberto Troncoso

www.pontodosconcursos.com.br

18

CURSO ON-LINE DIREITO CONSTITUCIONAL ANALISTA DA RECEITA FEDERAL PROFESSOR: ROBERTO TRONCOSO

III - erradicar a pobreza e a marginalizao e reduzir as desigualdades sociais e regionais; IV - promover o bem de todos, sem preconceitos de origem, raa, sexo, cor, idade e quaisquer outras formas de discriminao. Fique atento! So 4 os objetivos e todos eles comeam com um verbo!

6. PRINCPIOS QUE INTERNACIONAIS

REGEM

BRASIL

EM

SUAS

RELAES

No artigo 4, a Constituio nos traz como o Brasil deve atuar quando for se relacionar com outros Estados. Esses princpios podem ser divididos, para fins didticos, em 3 grupos: - Independncia nacional - Autodeterminao dos povos - No-Interveno - Igualdade entre os Estados - Cooperao dos povos para o progresso da humanidade - Prevalncia dos direitos humanos - Concesso de asilo poltico - Defesa da paz - Soluo pacfica dos conflitos - Repdio ao terrorismo e ao racismo

1 Princpios ligados independncia nacional

2 Princpios ligados pessoa humana

3 Princpios ligados paz

7. INTEGRAO DOS POVOS DA AMRICA LATINA Finalmente, o pargrafo nico do art. 4 nos diz que o Brasil buscar a integrao econmica, poltica, social e cultural dos povos da Amrica Latina, visando formao de uma comunidade latino-americana de naes. Observe que o Brasil buscar a integrao econmica, poltica, social e cultural dos povos da Amrica LATINA! No Amrica do Sul, no do MERCOSUL e no da Amrica! Essa questo cai bastante em provas! ESQUEMATIZANDO:
Prof. Roberto Troncoso

www.pontodosconcursos.com.br

19

CURSO ON-LINE DIREITO CONSTITUCIONAL ANALISTA DA RECEITA FEDERAL PROFESSOR: ROBERTO TRONCOSO

x x x x x

Forma de Estado: FEDERAO Forma de Governo: Repblica Sistema de Governo: Presidencialismo Regime de Governo (ou Regime Poltico): Democracia. Fundamentos - soberania; - cidadania - dignidade da pessoa humana; - valores sociais do trabalho e da livre iniciativa; - pluralismo poltico. x SO-CI-F / DI-VA-PL

x x

Titularidade do Poder: POVO Democracia no Brasil: Semidireta ou participativa: - o poder exercido - Pelos representantes (indiretamente) E - Pelo povo (diretamente) Sufrgio universal Voto direto, secreto e igualitrio Plebiscito Referendo Iniciativa popular de lei

x Separao - Sistema de freios e contrapesos dos poderes - Os poderes so - independentes - harmnicos entre si - O judicirio do DF organizado e mantido pela Unio (o DF no possui judicirio prprio) - Os poderes possuem funes tpicas e atpicas - Funes TPICAS - Executivo: Administrao - Judicirio: Jurisdio - Legislativo - Legislar - Fiscalizar - construir uma sociedade livre, justa e solidria; - garantir o desenvolvimento nacional; - erradicar a pobreza e a marginalizao e reduzir as desigualdades sociais e regionais; - promover o bem de todos, sem preconceitos de origem, raa, sexo, cor, idade e quaisquer outras formas de discriminao.

Objetivos fundamentais

Prof. Roberto Troncoso

www.pontodosconcursos.com.br

20

CURSO ON-LINE DIREITO CONSTITUCIONAL ANALISTA DA RECEITA FEDERAL PROFESSOR: ROBERTO TRONCOSO

Princpios que regem o Brasil em suas relaes internacionais - Independncia nacional - Autodeterminao dos povos - No-Interveno - Igualdade entre os Estados - Cooperao dos povos para o progresso da humanidade - Prevalncia dos direitos humanos - Concesso de asilo poltico - Defesa da paz - Soluo pacfica dos conflitos - Repdio ao terrorismo e ao racismo

1 Princpios ligados independncia nacional

2 Princpios ligados pessoa humana

3 Princpios ligados paz

Prof. Roberto Troncoso

www.pontodosconcursos.com.br

21

CURSO ON-LINE DIREITO CONSTITUCIONAL ANALISTA DA RECEITA FEDERAL PROFESSOR: ROBERTO TRONCOSO

EXERCCIOS 1. (ESAF - 2004 - MPU - Analista - Administrao) Nos termos da Constituio de 1988, o Brasil adota a repblica como sistema de governo, elegendo, portanto, o princpio republicano como um dos princpios fundamentais do Estado brasileiro.
Errado. O princpio republicano a FORMA DE GOVERNO. J o sistema de governo o PRESIDENCIALISMO. Vamos revisar: x x x x Forma de Estado: FEDERAO Forma de Governo: Repblica Sistema de Governo: Presidencialismo Regime de Governo (ou Regime Poltico): Democracia.

2.

(ESAF - 2008 - Prefeitura de Natal - RN - Auditor do Tesouro Municipal) Assinale a opo que indica um dos objetivos fundamentais da Repblica Federativa do Brasil expressamente previsto na Constituio Federal que confere amparo constitucional a importantes programas do governo federal que se concretizam por meio da poltica nacional de assistncia social integrando as esferas federal, estadual e municipal.
a) Garantir a prevalncia dos valores sociais do trabalho e da livre iniciativa. b) Promover o desenvolvimento internacional. c) Erradicar a pobreza e a marginalizao e reduzir as desigualdades sociais e regionais. d) Erradicar o terrorismo e o racismo. e) Promover a cooperao entre os povos para o progresso da humanidade. Gabarito: C. Essa era fcil! Vamos recordar os objetivos da Repblica Federativa do Brasil: - construir uma sociedade livre, justa e solidria; - garantir o desenvolvimento nacional; - erradicar a pobreza e a marginalizao e reduzir as desigualdades sociais e regionais; - promover o bem de todos, sem preconceitos de origem, raa, sexo, cor, idade e quaisquer outras formas de discriminao.

Objetivos fundamentais

Prof. Roberto Troncoso

www.pontodosconcursos.com.br

22

CURSO ON-LINE DIREITO CONSTITUCIONAL ANALISTA DA RECEITA FEDERAL PROFESSOR: ROBERTO TRONCOSO

3.

(ESAF/AFC-CGU/2006) Rege a Repblica Federativa do Brasil, em suas relaes internacionais, o princpio da livre iniciativa. Errado. A livre iniciativa um fundamento da Repblica Federativa do Brasil (RFB) e no um princpio das relaes internacionais. Lembre-se dos fundamentos da RFB:
x Fundamentos - soberania; - cidadania - dignidade da pessoa humana; - valores sociais do trabalho e da livre iniciativa; - pluralismo poltico. x SO-CI-F / DI-VA-PL

4.

(ESAF/AFC-CGU/2006) O pluralismo poltico, embora desdobramento do princpio do estado Democrtico de Direito, no um dos fundamentos da Repblica Federativa do Brasil. Errado. O Pluralismo Poltico est previsto expressamente como um dos fundamentos da Repblica Federativa do Brasil no art. 1.

5.

(ESAF/AFC-CGU/2006) um dos objetivos fundamentais da Repblica Federativa do Brasil, expresso no texto constitucional, a garantia do desenvolvimento nacional e a busca da autossuficincia econmica. Errado. Realmente, garantir o desenvolvimento nacional um dos objetivos fundamentais elencados no art. 3. No entanto, a busca da autossuficincia econmica no est prevista no mencionado dispositivo, estando a o erro da questo.

6.

(ESAF/MRE/2004) O exerccio de uma das funes do poder poltico do Estado por um determinado rgo se d sob a forma de exclusividade, com vistas preservao do equilbrio no exerccio desse poder. Errado. Cada poder realmente possui sua funo tpica. No entanto, todos eles possuem funes atpicas. Assim, por exemplo, o poder executivo possui funo tpica de administrar e funes atpicas de julgar e legislar. Dessa forma, nenhuma funo exercida com exclusividade, como afirma a questo.

Prof. Roberto Troncoso

www.pontodosconcursos.com.br

23

CURSO ON-LINE DIREITO CONSTITUCIONAL ANALISTA DA RECEITA FEDERAL PROFESSOR: ROBERTO TRONCOSO

7.

(ESAF - 2008 - MPOG - Especialista em Polticas Pblicas e Gesto Governamental) A Constituio acolhe uma sociedade conflitiva, de interesses contraditrios e antagnicos, na qual as opinies no ortodoxas podem ser publicamente sustentadas, o que conduz poliarquia, um regime onde a disperso do Poder numa multiplicidade de grupos tal que o sistema poltico no pode funcionar seno por uma negociao constante entre os lderes desses grupos (SILVA, Jos Afonso da. Curso de Direito Constitucional Positivo, 25. ed. So Paulo: Malheiros, 2005, pp. 143-145, com adaptaes). Assinale a opo que indica com exatido o fundamento do Estado brasileiro expressamente previsto na Constituio, a que faz meno o texto transcrito.
a) Soberania. b) Pluralismo poltico. c) Dignidade da pessoa humana. d) Valores sociais do trabalho e da livre iniciativa. e) Cidadania. Gabarito: B. O texto fala de vrios grupos que esto em permanente negociao entre si para buscar seus interesses. So os partidos polticos. Lembre-se tambm que o pluralismo poltico um dos fundamentos da Repblica Federativa do Brasil.

8.

(ESAF - 2004 - MPU - Tcnico Administrativo) No que diz respeito aos princpios fundamentais, na Constituio de 1988, marque a nica opo correta.
a) Os valores sociais do trabalho e do livre capital so fundamentos da Repblica Federativa do Brasil. b) O Estado brasileiro adota, como um dos seus fundamentos, a soberania popular, a qual pode ser exercida de forma indireta ou direta, nos termos definidos na Constituio Federal de 1988. c) A garantia do pluralismo poltico um dos objetivos fundamentais da Repblica Federativa do Brasil. d) A reduo das desigualdades regionais um dos princpios que rege a Repblica Federativa do Brasil nas suas relaes internacionais.

Prof. Roberto Troncoso

www.pontodosconcursos.com.br

24

CURSO ON-LINE DIREITO CONSTITUCIONAL ANALISTA DA RECEITA FEDERAL PROFESSOR: ROBERTO TRONCOSO e) A Constituio Federal de 1988 traz a determinao de que o Brasil dever buscar a integrao econmica na Amrica do Sul por meio da formao de um mercado comum de naes sulamericanas. Gabarito: B. Item A ERRADO. Os valores sociais do trabalho e da livre iniciativa que so fundamentos da RFB (e no do livre capital).

Item B CERTO. No artigo 1, pargrafo nico, a Constituio diz que todo poder pertence ao povo. Diz tambm que existem duas formas de exerccio do poder pelo povo: x
x

Indireta: quando o povo elege representantes e estes exercem o poder (sempre representando o povo). Direta: quando o prprio povo exerce o poder sem intermediao de ningum. Isso ocorre das seguintes formas: sufrgio universal, voto direto, secreto e igualitrio, plebiscito, referendo e iniciativa popular de lei.

Item C ERRADO. O pluralismo poltico um dos FUNDAMENTOS da RFB. Item D ERRADO. A reduo das desigualdades regionais um dos OBJETIVOS da Repblica Federativa do Brasil. Vamos lembrar os demais: - construir uma sociedade livre, justa e solidria; - garantir o desenvolvimento nacional; - erradicar a pobreza e a marginalizao e reduzir as desigualdades sociais e regionais; - promover o bem de todos, sem preconceitos de origem, raa, sexo, cor, idade e quaisquer outras formas de discriminao.

Objetivos fundamentais

Item E ERRADO. O pargrafo nico do art. 4 nos diz que o Brasil buscar a integrao econmica, poltica, social e cultural dos povos da Amrica Latina, visando formao de uma comunidade latino-americana de naes.

9.

(ESAF - 2009 - Receita Federal - Analista Tributrio da Receita Federal) Todo o poder emana do povo, que o exerce apenas por meio de representantes eleitos, nos termos da Constituio Federal.
Errado. No artigo 1, pargrafo nico, a Constituio diz que todo poder

pertence ao povo. Diz tambm que existem duas formas de exerccio do poder pelo povo:
Prof. Roberto Troncoso

www.pontodosconcursos.com.br

25

CURSO ON-LINE DIREITO CONSTITUCIONAL ANALISTA DA RECEITA FEDERAL PROFESSOR: ROBERTO TRONCOSO

x
x

Indireta: quando o povo elege representantes e estes exercem o poder (sempre representando o povo). Direta: quando o prprio povo exerce o poder sem intermediao de ningum. Isso ocorre das seguintes formas: sufrgio universal, voto direto, secreto e igualitrio, plebiscito, referendo e iniciativa popular de lei.

10. (ESAF - 2009 - Receita Federal - Analista Tributrio da Receita Federal) A Repblica Federativa do Brasil no adota nas suas relaes internacionais o princpio da igualdade entre os Estados.
Errado. O princpio da igualdade entre os Estados um princpio ligado independncia funcional e que est expressamente previsto na CF art. 4, V. Vamos revisar: Princpios que regem o Brasil em suas relaes internacionais - Independncia nacional - Autodeterminao dos povos - No-Interveno - Igualdade entre os Estados - Cooperao dos povos para o progresso da humanidade - Prevalncia dos direitos humanos - Concesso de asilo poltico - Defesa da paz - Soluo pacfica dos conflitos - Repdio ao terrorismo e ao racismo

1 Princpios ligados independncia nacional

2 Princpios ligados pessoa humana 3 Princpios ligados paz

11. (ESAF - 2009 - Receita Federal - Tcnico Administrativo - Agente Tcnico Administrativo (ATA) Marque a opo correta.
a) A Repblica Federativa do Brasil buscar a integrao econmica, geogrfica, poltica e educacional dos povos da Amrica Latina. b) Construir uma sociedade livre, justa e solidria um dos fundamentos da Repblica Federativa do Brasil. c) A cooperao entre os povos para o progresso da humanidade constitui objetivo fundamental da Repblica Federativa do Brasil.

Prof. Roberto Troncoso

www.pontodosconcursos.com.br

26

CURSO ON-LINE DIREITO CONSTITUCIONAL ANALISTA DA RECEITA FEDERAL PROFESSOR: ROBERTO TRONCOSO d) Promover o bem de todos, sem preconceitos de origem, raa, sexo, cor, idade e quaisquer outras formas de discriminao princpio que rege a Repblica Federativa do Brasil nas suas relaes internacionais. e) O repdio ao terrorismo e ao racismo princpio que rege a Repblica Federativa do Brasil nas suas relaes internacionais. Gabarito: E. Item A ERRADO. O Brasil buscar a integrao ECONMICA, POLTICA, SOCIAL E CULTURAL (geogrfica e educacional no!) dos povos da Amrica Latina, visando formao de uma comunidade latino-americana de naes. Item B ERRADO. Esse um dos objetivos fundamentais da Repblica Federativa do Brasil. Item C ERRADO. Esse um dos princpios que regem o Brasil em suas relaes internacionais. Item D ERRADO. Esse um dos objetivos fundamentais da Repblica Federativa do Brasil. Item E CERTO. Conforme art. 4, VIII.

12. (ESAF - 2006 - CGU - Analista de Finanas e Controle - rea - Tecnologia da Informao) Sobre Teoria Geral do Estado e princpios fundamentais na Constituio Federal de 1988, assinale a nica opo correta.
a) No elemento essencial do princpio federativo a existncia de dois tipos de entidade - a Unio e as coletividades regionais autnomas. b) Rege a Repblica Federativa do Brasil, em suas relaes internacionais, o princpio da livre iniciativa. c) O pluralismo poltico, embora desdobramento do princpio do estado Democrtico de Direito, no um dos fundamentos da Repblica Federativa do Brasil. d) O princpio republicano tem como caractersticas essenciais: a eletividade, a temporariedade e a necessidade de prestao de contas pela administrao pblica. e) um dos objetivos fundamentais da Repblica Federativa do Brasil, expresso no texto constitucional, a garantia do desenvolvimento nacional e a busca da autossuficincia econmica. Gabarito: D. Prof. Roberto Troncoso

www.pontodosconcursos.com.br

27

CURSO ON-LINE DIREITO CONSTITUCIONAL ANALISTA DA RECEITA FEDERAL PROFESSOR: ROBERTO TRONCOSO Item A ERRADO. Uma das caractersticas da federao justamente a descentralizao do poder, tendo como pressuposto a entidade central (Unio) e outras entidades perifricas (estados). Itens B e C ERRADOS. Esses dois so fundamentos da RFB. Vamos revislos: x Fundamentos - soberania; - cidadania - dignidade da pessoa humana; - valores sociais do trabalho e da livre iniciativa; - pluralismo poltico. x SO-CI-F / DI-VA-PL

Item D CERTO. Essas so as principais caractersticas da repblica: os representantes do povo so eleitos por perodo de tempo determinado para garantir a alternncia de poder. Alm disso, como o titular do cargo representa o povo, ele deve prestar contas ao dono do poder. Item E ERRADO. A garantia do desenvolvimento nacional, de fato, um dos objetivos fundamentais da RFB. No entanto a busca da autossuficincia econmica no o .

13. (ESAF - 2006 - MTE - Auditor Fiscal do Trabalho) Na condio de fundamento da Repblica Federativa do Brasil, a dignidade da pessoa humana tem seu sentido restrito defesa e garantia dos direitos pessoais ou individuais de primeira gerao ou dimenso. Errado. A dignidade da pessoa humana alcana os direitos de todas as geraes. Esse princpio to importante que alguns autores classificam-no com um princpio de hierarquia supraconstitucional (que est acima da prpria Constituio). Cuidado! Essa doutrina no a majoritria! 14. (CESPE/PGE-AL/2008) O poder soberano uno e indivisvel e emana do povo. A separao dos poderes determina apenas a diviso de tarefas estatais, de atividades entre distintos rgos autnomos. Essa diviso, contudo, no estanque, pois h rgos de determinado poder que executam atividades tpicas de outro. Certo. Cada poder realmente possui sua funo tpica. No entanto, todos eles possuem funes atpicas. Assim, o poder executivo, por
Prof. Roberto Troncoso

www.pontodosconcursos.com.br

28

CURSO ON-LINE DIREITO CONSTITUCIONAL ANALISTA DA RECEITA FEDERAL PROFESSOR: ROBERTO TRONCOSO

exemplo, possui funo tpica de administrar e funes atpicas de julgar e legislar. Dessa forma, nenhuma funo exercida com exclusividade. 15. (ESAF - 2002 - MRE - Assistente de Chancelaria) Assinale a opo em que no consta princpio que, segundo a Constituio, rege o Brasil nas suas relaes internacionais.
a) Independncia nacional. b) Defesa da paz. c) Concesso de asilo poltico. d) Cooperao entre os povos para o progresso da humanidade. e) Prevalncia dos interesses econmicos nacionais. Gabarito: E. O correto seria prevalncia dos DIREITOS HUMANOS. Vamos revisar os princpios que regem o Brasil nas relaes internacionais: Princpios que regem o Brasil em suas relaes internacionais - Independncia nacional - Autodeterminao dos povos - No-Interveno - Igualdade entre os Estados - Cooperao dos povos para o progresso da humanidade - Prevalncia dos direitos humanos - Concesso de asilo poltico - Defesa da paz - Soluo pacfica dos conflitos - Repdio ao terrorismo e ao racismo

1 Princpios ligados independncia nacional

2 Princpios ligados pessoa humana 3 Princpios ligados paz

16. (CESPE/Analista-SERPRO/2008) A federao uma forma de governo na qual h uma ntida separao de competncias entre as esferas estaduais, dotadas de autonomia, e o poder pblico central, denominado Unio. Errado. Realmente, a federao tem como caractersticas uma ntida separao de competncias entre as esferas estaduais, dotadas de autonomia, e o poder pblico central, denominado Unio. No entanto, a Federao uma Forma de Estado e no uma forma de Governo.
Prof. Roberto Troncoso

www.pontodosconcursos.com.br

29

CURSO ON-LINE DIREITO CONSTITUCIONAL ANALISTA DA RECEITA FEDERAL PROFESSOR: ROBERTO TRONCOSO

17. (CESPE/Promotor-MPE-RN/2009) A federao o sistema de governo cujo objetivo manter reunidas autonomias regionais. Errado. Esto vendo como essa questo recorrente? Por isso trouxe vrias desse tipo para voc fixar! Lembre-se: x x x x Forma de Estado: FEDERAO Forma de Governo: Repblica Sistema de Governo: Presidencialismo Regime de Governo (ou Regime Poltico): Democracia.

18. (CESPE/Tcnico-TCU/2009) Apesar de a CF estabelecer que todo o poder emana do povo, no h previso, no texto constitucional, de seu exerccio diretamente pelo povo, mas por meio de representantes eleitos. Errado. No artigo 1, pargrafo nico, a Constituio diz que todo poder pertence ao povo. Diz tambm que existem duas formas de exerccio do poder pelo povo: x x Indireta: quando o povo elege representantes e estes exercem o poder (sempre representando o povo). Direta: quando o prprio povo exerce o poder sem intermediao de ningum. Isso ocorre das seguintes formas: sufrgio universal, voto direto, secreto e igualitrio, plebiscito, referendo e iniciativa popular de lei.

19. (ESAF/AFC-CGU/2006) Rege a Repblica Federativa do Brasil, em suas relaes internacionais, o princpio da livre iniciativa. Errado. A livre iniciativa um fundamento da Repblica Federativa do Brasil (RFB) e no um princpio das relaes internacionais. Lembre-se dos fundamentos da RFB: x Fundamentos - soberania; - cidadania - dignidade da pessoa humana; - valores sociais do trabalho e da livre iniciativa; - pluralismo poltico. x
Prof. Roberto Troncoso

SO-CI-F / DI-VA-PL 30

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE DIREITO CONSTITUCIONAL ANALISTA DA RECEITA FEDERAL PROFESSOR: ROBERTO TRONCOSO

20. (FCC/Defensor-DP-SP/2009) A teoria da 'tripartio de poderes' confirma o princpio da indelegabilidade de atribuies, por isso qualquer exceo, mesmo advinda do poder constitucional originrio, deve ser considerada inconstitucional. Errado. Realmente, cada poder possui sua funo tpica e essas, em regra, so indelegveis. No entanto, todos eles possuem funes atpicas, podendo haver excees. Assim, por exemplo, o poder executivo possui funo tpica de administrar e funes atpicas de julgar e legislar. 21. (FCC - 2009 - TRT - 3 Regio (MG) - Analista Judicirio) NO considerada exceo ao princpio da separao de poderes no Estado brasileiro, entre outras, a
a) fiscalizao contbil, financeira e oramentria consistente no controle externo de natureza tcnica ou numrico-legal exercido pelos Tribunais de Contas. b) permisso para que Deputados Federais e Senadores exeram funes de Ministros de Estado. c) convocao de Ministros de Estado, perante o plenrio das Casas do Congresso Nacional e de suas comisses. d) adoo pelo Presidente da Repblica de medidas provisrias, com fora de lei, em casos de relevncia e urgncia. e) autorizao, na forma de resoluo, de delegao de atribuies legislativas ao Presidente da Repblica. Gabarito: A. A fiscalizao uma das funes tpicas do poder legislativo. Lembre-se: legislar e fiscalizar! Todas as demais funes citadas so funes atpicas.

22. (FCC - 2009 - TRT - 7 Regio (CE) - Tcnico Judicirio) Segundo a Constituio Federal, a Repblica Federativa do Brasil formada
a) pela unio indissolvel dos Estados e Municpios e do Distrito Federal. b) pelos cidados dos quais emana o poder exercido por meio de representantes eleitos. c) pelo conjunto de cidados aos quais so garantidos os direitos fundamentais.

Prof. Roberto Troncoso

www.pontodosconcursos.com.br

31

CURSO ON-LINE DIREITO CONSTITUCIONAL ANALISTA DA RECEITA FEDERAL PROFESSOR: ROBERTO TRONCOSO d) pela unio dos Poderes Executivo, Legislativo e Judicirio. e) pela integrao econmica, poltica e social de todos os Estados. Gabarito: A. Caput do art. 1! Vamos relembrar? A Repblica Federativa do Brasil, formada pela unio indissolvel dos Estados e Municpios e do Distrito Federal, constitui-se em Estado Democrtico de Direito (...)

23. (FCC - 2009 - TRT - 15 Regio - Tcnico Judicirio) Sobre os princpios fundamentais da Repblica Federativa do Brasil, correto afirmar que
a) foi acolhido, alm de outros, o princpio da interveno para os conscritos. b) dentre seus objetivos est o de reduzir as desigualdades regionais. c) um dos seus fundamentos a vedao ao pluralismo poltico. d) o Brasil rege-se nas suas relaes internacionais, pela dependncia nacional. e) a poltica internacional brasileira veda a integrao poltica que vise formao de uma comunidade latino-americana de naes. Gabarito: B. Item A ERRADO. A Constituio no traz qualquer previso parecida. O item viajou total! Item B CERTO. Est de acordo com o art. 3, III. Lembre-se que os objetivos comeam sempre com verbos! Item C ERRADO. Entre os fundamentos da CF88 temos o pluralismo poltico, e no uma vedao a ele. Item D ERRADO. Um dos princpios que regem as relaes internacionais do Brasil se encontra a independncia nacional, e no a dependncia. Item E ERRADO. Exatamente ao contrrio. No pargrafo nico do art. 4 temos o seguinte disposto: A Repblica Federativa do Brasil buscar a integrao econmica, poltica, social e cultural dos povos da Amrica Latina, visando formao de uma comunidade latino-americana de naes

24. (FCC - 2009 - TJ-PI - Tcnico Judicirio) No que concerne aos Princpios Fundamentais, considere:
I. A Repblica Federativa do Brasil, formada pela unio dissolvel dos Estados e Municpios e do Distrito Federal, constitui-se em Estado Democrtico de Direito. Prof. Roberto Troncoso

www.pontodosconcursos.com.br

32

CURSO ON-LINE DIREITO CONSTITUCIONAL ANALISTA DA RECEITA FEDERAL PROFESSOR: ROBERTO TRONCOSO II. Constitui objetivo fundamental da Repblica Federativa do Brasil garantir o desenvolvimento nacional. III. A Repblica Federativa do Brasil rege-se, nas suas relaes internacionais, alm de outros, pelo princpio da concesso de asilo poltico. IV. A Repblica Federativa do Brasil buscar a integrao econmica, poltica, social e cultural dos povos da Amrica Latina, visando formao de uma comunidade latinoamericana de naes. Est correto o que consta APENAS em a) I, II e IV. b) II, III e IV. c) I, II e III. d) II e III. e) I e III Gabarito: B. A nica incorreo est na assertiva I, devido ao termo dissolvel. Observe que o termo correto trazido no caput do art. 1 unio INdissolvel dos Estados e Municpios e do Distrito Federal. Todas as outras assertivas esto corretas.

25. (FCC - 2009 - TCE-GO - Tcnico de Controle Externo) Considere as seguintes afirmaes sobre os princpios fundamentais da Constituio da Repblica:
I. A Repblica Federativa do Brasil formada pela unio indissolvel dos Estados, Municpios e Distrito Federal. II. Todo o poder emana do povo, que o exerce por meio de representantes ou diretamente, nos termos da Constituio. III. Constituem objetivos fundamentais da Repblica Federativa do Brasil, dentre outros, a construo de uma sociedade livre, justa e solidria e a garantia do desenvolvimento nacional. Est correto o que se afirma em a) I, II e III. b) I, apenas.

Prof. Roberto Troncoso

www.pontodosconcursos.com.br

33

CURSO ON-LINE DIREITO CONSTITUCIONAL ANALISTA DA RECEITA FEDERAL PROFESSOR: ROBERTO TRONCOSO c) II, apenas. d) III, apenas. e) I e II, apenas. Gabarito: A. Todas as assertivas esto corretas. Aproveite para se familiarizar bastante com estes artigos iniciais, pois eles podem trazer importantes pontos para a sua prova!

26. (FCC - 2010 - TRF - 4 REGIO - Tcnico Judicirio) Soberania, cidadania e pluralismo poltico, de acordo com a Constituio Federal, constituem
a) fundamentos da Repblica Federativa do Brasil. b) princpios que regem a Repblica Federativa do Brasil nas suas relaes internacionais. c) objetivos fundamentais da Repblica Federativa do Brasil. d) direitos polticos coletivos. e) garantias fundamentais. Gabarito: A. Se olharmos atentamente o art. 1 da Constituio, veremos os fundamentos da Repblica Federativa do Brasil. So eles: x Fundamentos - soberania; - cidadania - dignidade da pessoa humana; - valores sociais do trabalho e da livre iniciativa; - pluralismo poltico. x SO-CI-F / DI-VA-PL

27. (FCC - 2009 - MPE-AP - Tcnico Administrativo) A Constituio Federal, no captulo reservado aos princpios fundamentais, estabelece que a Repblica Federativa do Brasil rege-se nas suas relaes internacionais, dentre outras hipteses, pelo princpio da
a) no interveno. b) dependncia nacional condicionada. c) determinao dos povos quanto dignidade da pessoa humana.

Prof. Roberto Troncoso

www.pontodosconcursos.com.br

34

CURSO ON-LINE DIREITO CONSTITUCIONAL ANALISTA DA RECEITA FEDERAL PROFESSOR: ROBERTO TRONCOSO d) soluo blica e no arbitral dos conflitos. e) vedao de asilo e de exlio poltico-partidrio. Gabarito: A. o inciso IV do artigo 4, que traz os princpios que regem as relaes internacionais do Brasil. Observe que a nossa querida FCC gosta muito de cobrar a literalidade desta parte da Constituio. Vamos ler e reler os 4 primeiros artigos! Item B ERRADO. O correto seria independncia nacional Item C ERRADO. O correto seria autodeterminao dos povos. Item D ERRADO. O correto seria soluo pacfica dos conflitos Item E ERRADO. O Brasil concede asilo poltico, segundo o art. 4, X.

28. (FCC - 2010 - TRF - 4 REGIO - Analista Judicirio) NO constitui princpio que rege a Repblica Federativa do Brasil nas suas relaes internacionais, previsto na Constituio Federal:
a) concesso de asilo poltico. b) independncia nacional. c) repdio ao terrorismo e ao racismo. d) autodeterminao dos povos. e) busca de integrao econmica. Gabarito: E. A alternativa ficou incompleta, havendo prejuzo no sentido da norma. Vamos ver o texto correto? No pargrafo nico do art. 4 temos o seguinte disposto: A Repblica Federativa do Brasil buscar a integrao econmica, poltica, social e cultural dos povos da Amrica Latina, visando formao de uma comunidade latino-americana de naes. Todas as outras alternativas so reprodues de incisos do art. 4.

29. (FCC - 2010 - AL-SP - Agente Tcnico Legislativo Especializado) No Brasil, as funes atpicas, relacionadas teoria da separao de poderes,
a) so consideradas inconstitucionais, pois ferem a harmonia e a independncia dos Poderes. b) s podero ser realizadas mediante expressa previso legal.

Prof. Roberto Troncoso

www.pontodosconcursos.com.br

35

CURSO ON-LINE DIREITO CONSTITUCIONAL ANALISTA DA RECEITA FEDERAL PROFESSOR: ROBERTO TRONCOSO c) possibilitam ao Senado Federal julgar o Presidente da Repblica por crime de responsabilidade. d) permitem aos Tribunais Superiores aprovar smula com efeito vinculante em relao aos demais rgos do Poder Judicirio. e) garantem ao Poder Executivo prerrogativa para apurar fato determinado e por prazo certo com poderes de investigao prprios das autoridades judiciais. Gabarito: C. A separao dos poderes um dos pilares do Estado brasileiro, mas no absoluta. A prpria Constituio prev algumas interferncias dos poderes uns nos outros. Assim, a separao dos poderes no Brasil flexvel e cada um exerce, alm de suas funes tpicas, funes atpicas:

Poder Executivo: sua funo tpica administrar e executar as leis, mas exerce, como funes atpicas, a jurisdio (ex: quando profere decises nos processos administrativos) e a legislao (ex: quando elabora Medidas Provisrias ou Leis Delegadas). Poder Legislativo: sua funo tpica legislar e fiscalizar, mas exerce, como funes atpicas, a jurisdio (ex: quando o Senado Federal julga autoridades por crime de responsabilidade - CF, art. 52, I e II e pargrafo nico) e a administrao (ex: quando atua enquanto administrao pblica, realiza licitaes etc.). Poder Judicirio: sua funo tpica a jurisdio, ou seja, dizer o direito. No entanto, esse Poder exerce, como funes atpicas, a legislao (ex: quando elabora os Regimentos Internos dos Tribunais) e a administrao (ex: quando atua enquanto administrao pblica, realiza licitaes etc.).

30. (FCC - 2009 - TJ-MS - Juiz) Relativamente aos princpios fundamentais da Constituio brasileira de 1988, INCORRETO afirmar que
a) a Repblica Federativa do Brasil buscar a integrao econmica, poltica, social e cultural dos povos da Amrica Latina, visando formao de uma comunidade latinoamericana de naes. b) a Repblica Federativa do Brasil tem como fundamentos a soberania, a cidadania, a dignidade da pessoa humana, os valores sociais do trabalho e da livre iniciativa e o pluralismo poltico. Prof. Roberto Troncoso

www.pontodosconcursos.com.br

36

CURSO ON-LINE DIREITO CONSTITUCIONAL ANALISTA DA RECEITA FEDERAL PROFESSOR: ROBERTO TRONCOSO c) todo o poder emana do povo, que o exerce diretamente ou por meio dos seus representantes nos Poderes Executivo (Presidente da Repblica, Governadores de Estado e Prefeitos municipais), Legislativo (parlamentares) e Judicirio (juzes). d) constituem objetivos fundamentais da Repblica Federativa do Brasil construir uma sociedade livre, justa e solidria, garantir o desenvolvimento nacional, erradicar a pobreza e a marginalizao e reduzir as desigualdades sociais e regionais e promover o bem de todos, sem preconceitos de origem, raa, sexo, cor, idade e quaisquer outras formas de discriminao. e) a Repblica Federativa do Brasil rege-se nas suas relaes internacionais pelos seguintes princpios: independncia nacional, prevalncia dos direitos humanos, autodeterminao dos povos, no interveno, igualdade entre os Estados, defesa da paz, soluo pacfica dos conflitos, repdio ao terrorismo e ao racismo, cooperao entre os povos para o progresso da humanidade, concesso de asilo poltico. Gabarito: C. Os juzes no so representantes do povo eleitos por voto. Eles ingressam no Poder Judicirio por meio de concurso pblico! o erro da assertiva. As alternativas A, C, D e E trazem a literalidade de dispositivos da parte introdutria da CF88 (arts. 1 ao 4).

31. (FCC - 2010 - AL-SP - Agente Legislativo de Servios Tcnicos e Administrativos) Constitui um dos fundamentos da Repblica Federativa do Brasil, de acordo com a Constituio Federal de 1988,
a) a garantia do desenvolvimento nacional. b) a no interveno. c) a defesa da paz. d) a igualdade entre os Estados. e) o pluralismo poltico. Gabarito: E. Os fundamentos da Repblica Federativa do Brasil so arrolados no art. 1 da CF88. Vamos a eles? x Fundamentos - soberania; - cidadania - dignidade da pessoa humana; - valores sociais do trabalho e da livre iniciativa; - pluralismo poltico. x Prof. Roberto Troncoso SO-CI-F / DI-VA-PL

www.pontodosconcursos.com.br

37

CURSO ON-LINE DIREITO CONSTITUCIONAL ANALISTA DA RECEITA FEDERAL PROFESSOR: ROBERTO TRONCOSO Preste bastante ateno nestes primeiros artigos da Constituio! As bancas adoram cobr-los de todas as formas, chamando fundamentos de objetivos, objetivos de princpios, trocando expresses, misturando um com o outro, etc. O jeito estar com esta parte inicial bem consolidada para a hora da prova! Nada de errar isso, hein?

Prof. Roberto Troncoso

www.pontodosconcursos.com.br

38

CURSO ON-LINE DIREITO CONSTITUCIONAL ANALISTA DA RECEITA FEDERAL PROFESSOR: ROBERTO TRONCOSO

Meus caros Analistas-Tributrios da Receita Federal, chegamos ao final de nossa aula de hoje. Continuem firmes e estudem de maneira simples, procurando entender o esprito das normas e no apenas decorando informaes. Lembre-se que A SIMPLICIDADE O GRAU MXIMO DA SOFISTICAO (Leonardo da Vinci). Espero que todos vocs tenham muito SUCESSO nessa jornada, que bastante trabalhosa, mas extremamente gratificante! Abraos a todos e at a prxima aula.

Roberto Troncoso
Se voc acha que pode ou se voc acha que no pode, de qualquer maneira, voc tem razo.
(Henry Ford)

Prof. Roberto Troncoso

www.pontodosconcursos.com.br

39

CURSO ON-LINE DIREITO CONSTITUCIONAL ANALISTA DA RECEITA FEDERAL PROFESSOR: ROBERTO TRONCOSO

III. QUESTES DA AULA


PRINCPIOS FUNDAMENTAIS 1. (ESAF - 2004 - MPU - Analista - Administrao) Nos termos da Constituio de 1988, o Brasil adota a repblica como sistema de governo, elegendo, portanto, o princpio republicano como um dos princpios fundamentais do Estado brasileiro. 2. (ESAF - 2008 - Prefeitura de Natal - RN - Auditor do Tesouro Municipal) Assinale a opo que indica um dos objetivos fundamentais da Repblica Federativa do Brasil expressamente previsto na Constituio Federal que confere amparo constitucional a importantes programas do governo federal que se concretizam por meio da poltica nacional de assistncia social integrando as esferas federal, estadual e municipal.
a) Garantir a prevalncia dos valores sociais do trabalho e da livre iniciativa. b) Promover o desenvolvimento internacional. c) Erradicar a pobreza e a marginalizao e reduzir as desigualdades sociais e regionais. d) Erradicar o terrorismo e o racismo. e) Promover a cooperao entre os povos para o progresso da humanidade.

3. (ESAF/AFC-CGU/2006) Rege a Repblica Federativa do Brasil, em suas relaes internacionais, o princpio da livre iniciativa. 4. (ESAF/AFC-CGU/2006) O pluralismo poltico, embora desdobramento do princpio do estado Democrtico de Direito, no um dos fundamentos da Repblica Federativa do Brasil. 5. (ESAF/AFC-CGU/2006) um dos objetivos fundamentais da Repblica Federativa do Brasil, expresso no texto constitucional, a garantia do desenvolvimento nacional e a busca da autossuficincia econmica. 6. (ESAF/MRE/2004) O exerccio de uma das funes do poder poltico do Estado por um determinado rgo se d sob a forma de exclusividade, com vistas preservao do equilbrio no exerccio desse poder.

Prof. Roberto Troncoso

www.pontodosconcursos.com.br

40

CURSO ON-LINE DIREITO CONSTITUCIONAL ANALISTA DA RECEITA FEDERAL PROFESSOR: ROBERTO TRONCOSO

7. (ESAF - 2008 - MPOG - Especialista em Polticas Pblicas e Gesto Governamental) A Constituio acolhe uma sociedade conflitiva, de interesses contraditrios e antagnicos, na qual as opinies no ortodoxas podem ser publicamente sustentadas, o que conduz poliarquia, um regime onde a disperso do Poder numa multiplicidade de grupos tal que o sistema poltico no pode funcionar seno por uma negociao constante entre os lderes desses grupos (SILVA, Jos Afonso da. Curso de Direito Constitucional Positivo, 25. ed. So Paulo: Malheiros, 2005, pp. 143-145, com adaptaes). Assinale a opo que indica com exatido o fundamento do Estado brasileiro expressamente previsto na Constituio, a que faz meno o texto transcrito.
a) Soberania. b) Pluralismo poltico. c) Dignidade da pessoa humana. d) Valores sociais do trabalho e da livre iniciativa. e) Cidadania.

8. (ESAF - 2004 - MPU - Tcnico Administrativo) No que diz respeito aos princpios fundamentais, na Constituio de 1988, marque a nica opo correta.
a) Os valores sociais do trabalho e do livre capital so fundamentos da Repblica Federativa do Brasil. b) O Estado brasileiro adota, como um dos seus fundamentos, a soberania popular, a qual pode ser exercida de forma indireta ou direta, nos termos definidos na Constituio Federal de 1988. c) A garantia do pluralismo poltico um dos objetivos fundamentais da Repblica Federativa do Brasil. d) A reduo das desigualdades regionais um dos princpios que rege a Repblica Federativa do Brasil nas suas relaes internacionais. e) A Constituio Federal de 1988 traz a determinao de que o Brasil dever buscar a integrao econmica na Amrica do Sul por meio da formao de um mercado comum de naes sulamericanas.

Prof. Roberto Troncoso

www.pontodosconcursos.com.br

41

CURSO ON-LINE DIREITO CONSTITUCIONAL ANALISTA DA RECEITA FEDERAL PROFESSOR: ROBERTO TRONCOSO

9. (ESAF - 2009 - Receita Federal - Analista Tributrio da Receita Federal) Todo o poder emana do povo, que o exerce apenas por meio de representantes eleitos, nos termos da Constituio Federal. 10. (ESAF - 2009 - Receita Federal - Analista Tributrio da Receita Federal) A Repblica Federativa do Brasil no adota nas suas relaes internacionais o princpio da igualdade entre os Estados. 11. (ESAF - 2009 - Receita Federal - Tcnico Administrativo - Agente Tcnico Administrativo (ATA) Marque a opo correta.
a) A Repblica Federativa do Brasil buscar a integrao econmica, geogrfica, poltica e educacional dos povos da Amrica Latina. b) Construir uma sociedade livre, justa e solidria um dos fundamentos da Repblica Federativa do Brasil. c) A cooperao entre os povos para o progresso da humanidade constitui objetivo fundamental da Repblica Federativa do Brasil. d) Promover o bem de todos, sem preconceitos de origem, raa, sexo, cor, idade e quaisquer outras formas de discriminao princpio que rege a Repblica Federativa do Brasil nas suas relaes internacionais. e) O repdio ao terrorismo e ao racismo princpio que rege a Repblica Federativa do Brasil nas suas relaes internacionais.

12. (ESAF - 2006 - CGU - Analista de Finanas e Controle - rea - Tecnologia da Informao) Sobre Teoria Geral do Estado e princpios fundamentais na Constituio Federal de 1988, assinale a nica opo correta.
a) No elemento essencial do princpio federativo a existncia de dois tipos de entidade - a Unio e as coletividades regionais autnomas. b) Rege a Repblica Federativa do Brasil, em suas relaes internacionais, o princpio da livre iniciativa. c) O pluralismo poltico, embora desdobramento do princpio do estado Democrtico de Direito, no um dos fundamentos da Repblica Federativa do Brasil. d) O princpio republicano tem como caractersticas essenciais: a eletividade, a temporariedade e a necessidade de prestao de contas pela administrao pblica.

Prof. Roberto Troncoso

www.pontodosconcursos.com.br

42

CURSO ON-LINE DIREITO CONSTITUCIONAL ANALISTA DA RECEITA FEDERAL PROFESSOR: ROBERTO TRONCOSO e) um dos objetivos fundamentais da Repblica Federativa do Brasil, expresso no texto constitucional, a garantia do desenvolvimento nacional e a busca da autossuficincia econmica.

13. (ESAF - 2006 - MTE - Auditor Fiscal do Trabalho) Na condio de fundamento da Repblica Federativa do Brasil, a dignidade da pessoa humana tem seu sentido restrito defesa e garantia dos direitos pessoais ou individuais de primeira gerao ou dimenso. 14. (CESPE/PGE-AL/2008) O poder soberano uno e indivisvel e emana do povo. A separao dos poderes determina apenas a diviso de tarefas estatais, de atividades entre distintos rgos autnomos. Essa diviso, contudo, no estanque, pois h rgos de determinado poder que executam atividades tpicas de outro. 15. (ESAF - 2002 - MRE - Assistente de Chancelaria) Assinale a opo em que no consta princpio que, segundo a Constituio, rege o Brasil nas suas relaes internacionais.
a) Independncia nacional. b) Defesa da paz. c) Concesso de asilo poltico. d) Cooperao entre os povos para o progresso da humanidade. e) Prevalncia dos interesses econmicos nacionais.

16. (CESPE/Analista-SERPRO/2008) A federao uma forma de governo na qual h uma ntida separao de competncias entre as esferas estaduais, dotadas de autonomia, e o poder pblico central, denominado Unio. 17. (CESPE/Promotor-MPE-RN/2009) A federao o sistema de governo cujo objetivo manter reunidas autonomias regionais. 18. (CESPE/Tcnico-TCU/2009) Apesar de a CF estabelecer que todo o poder emana do povo, no h previso, no texto constitucional, de seu exerccio diretamente pelo povo, mas por meio de representantes eleitos. 19. (ESAF/AFC-CGU/2006) Rege a Repblica Federativa do Brasil, em suas relaes internacionais, o princpio da livre iniciativa.
Prof. Roberto Troncoso

www.pontodosconcursos.com.br

43

CURSO ON-LINE DIREITO CONSTITUCIONAL ANALISTA DA RECEITA FEDERAL PROFESSOR: ROBERTO TRONCOSO

20. (FCC/Defensor-DP-SP/2009) A teoria da 'tripartio de poderes' confirma o princpio da indelegabilidade de atribuies, por isso qualquer exceo, mesmo advinda do poder constitucional originrio, deve ser considerada inconstitucional. 21. (FCC - 2009 - TRT - 3 Regio (MG) - Analista Judicirio) NO considerada exceo ao princpio da separao de poderes no Estado brasileiro, entre outras, a
a) fiscalizao contbil, financeira e oramentria consistente no controle externo de natureza tcnica ou numrico-legal exercido pelos Tribunais de Contas. b) permisso para que Deputados Federais e Senadores exeram funes de Ministros de Estado. c) convocao de Ministros de Estado, perante o plenrio das Casas do Congresso Nacional e de suas comisses. d) adoo pelo Presidente da Repblica de medidas provisrias, com fora de lei, em casos de relevncia e urgncia. e) autorizao, na forma de resoluo, de delegao de atribuies legislativas ao Presidente da Repblica.

22. (FCC - 2009 - TRT - 7 Regio (CE) - Tcnico Judicirio) Segundo a Constituio Federal, a Repblica Federativa do Brasil formada
a) pela unio indissolvel dos Estados e Municpios e do Distrito Federal. b) pelos cidados dos quais emana o poder exercido por meio de representantes eleitos. c) pelo conjunto de cidados aos quais so garantidos os direitos fundamentais. d) pela unio dos Poderes Executivo, Legislativo e Judicirio. e) pela integrao econmica, poltica e social de todos os Estados.

23. (FCC - 2009 - TRT - 15 Regio - Tcnico Judicirio) Sobre os princpios fundamentais da Repblica Federativa do Brasil, correto afirmar que
a) foi acolhido, alm de outros, o princpio da interveno para os conscritos. b) dentre seus objetivos est o de reduzir as desigualdades regionais. Prof. Roberto Troncoso

www.pontodosconcursos.com.br

44

CURSO ON-LINE DIREITO CONSTITUCIONAL ANALISTA DA RECEITA FEDERAL PROFESSOR: ROBERTO TRONCOSO c) um dos seus fundamentos a vedao ao pluralismo poltico. d) o Brasil rege-se nas suas relaes internacionais, pela dependncia nacional. e) a poltica internacional brasileira veda a integrao poltica que vise formao de uma comunidade latino-americana de naes.

24. (FCC - 2009 - TJ-PI - Tcnico Judicirio) No que concerne aos Princpios Fundamentais, considere:
I. A Repblica Federativa do Brasil, formada pela unio dissolvel dos Estados e Municpios e do Distrito Federal, constitui-se em Estado Democrtico de Direito. II. Constitui objetivo fundamental da Repblica Federativa do Brasil garantir o desenvolvimento nacional. III. A Repblica Federativa do Brasil rege-se, nas suas relaes internacionais, alm de outros, pelo princpio da concesso de asilo poltico. IV. A Repblica Federativa do Brasil buscar a integrao econmica, poltica, social e cultural dos povos da Amrica Latina, visando formao de uma comunidade latinoamericana de naes. Est correto o que consta APENAS em a) I, II e IV. b) II, III e IV. c) I, II e III. d) II e III. e) I e III

25. (FCC - 2009 - TCE-GO - Tcnico de Controle Externo) Considere as seguintes afirmaes sobre os princpios fundamentais da Constituio da Repblica:
I. A Repblica Federativa do Brasil formada pela unio indissolvel dos Estados, Municpios e Distrito Federal. II. Todo o poder emana do povo, que o exerce por meio de representantes ou diretamente, nos termos da Constituio.

Prof. Roberto Troncoso

www.pontodosconcursos.com.br

45

CURSO ON-LINE DIREITO CONSTITUCIONAL ANALISTA DA RECEITA FEDERAL PROFESSOR: ROBERTO TRONCOSO III. Constituem objetivos fundamentais da Repblica Federativa do Brasil, dentre outros, a construo de uma sociedade livre, justa e solidria e a garantia do desenvolvimento nacional. Est correto o que se afirma em a) I, II e III. b) I, apenas. c) II, apenas. d) III, apenas. e) I e II, apenas.

26. (FCC - 2010 - TRF - 4 REGIO - Tcnico Judicirio) Soberania, cidadania e pluralismo poltico, de acordo com a Constituio Federal, constituem
a) fundamentos da Repblica Federativa do Brasil. b) princpios que regem a Repblica Federativa do Brasil nas suas relaes internacionais. c) objetivos fundamentais da Repblica Federativa do Brasil. d) direitos polticos coletivos. e) garantias fundamentais.

27. (FCC - 2009 - MPE-AP - Tcnico Administrativo) A Constituio Federal, no captulo reservado aos princpios fundamentais, estabelece que a Repblica Federativa do Brasil rege-se nas suas relaes internacionais, dentre outras hipteses, pelo princpio da
a) no interveno. b) dependncia nacional condicionada. c) determinao dos povos quanto dignidade da pessoa humana. d) soluo blica e no arbitral dos conflitos. e) vedao de asilo e de exlio poltico-partidrio.

Prof. Roberto Troncoso

www.pontodosconcursos.com.br

46

CURSO ON-LINE DIREITO CONSTITUCIONAL ANALISTA DA RECEITA FEDERAL PROFESSOR: ROBERTO TRONCOSO

28. (FCC - 2010 - TRF - 4 REGIO - Analista Judicirio) NO constitui princpio que rege a Repblica Federativa do Brasil nas suas relaes internacionais, previsto na Constituio Federal:
a) concesso de asilo poltico. b) independncia nacional. c) repdio ao terrorismo e ao racismo. d) autodeterminao dos povos. e) busca de integrao econmica.

29. (FCC - 2010 - AL-SP - Agente Tcnico Legislativo Especializado) No Brasil, as funes atpicas, relacionadas teoria da separao de poderes,
a) so consideradas inconstitucionais, pois ferem a harmonia e a independncia dos Poderes. b) s podero ser realizadas mediante expressa previso legal. c) possibilitam ao Senado Federal julgar o Presidente da Repblica por crime de responsabilidade. d) permitem aos Tribunais Superiores aprovar smula com efeito vinculante em relao aos demais rgos do Poder Judicirio. e) garantem ao Poder Executivo prerrogativa para apurar fato determinado e por prazo certo com poderes de investigao prprios das autoridades judiciais.

30. (FCC - 2009 - TJ-MS - Juiz) Relativamente aos princpios fundamentais da Constituio brasileira de 1988, INCORRETO afirmar que
a) a Repblica Federativa do Brasil buscar a integrao econmica, poltica, social e cultural dos povos da Amrica Latina, visando formao de uma comunidade latinoamericana de naes. b) a Repblica Federativa do Brasil tem como fundamentos a soberania, a cidadania, a dignidade da pessoa humana, os valores sociais do trabalho e da livre iniciativa e o pluralismo poltico. c) todo o poder emana do povo, que o exerce diretamente ou por meio dos seus representantes nos Poderes Executivo (Presidente da Repblica, Governadores de Estado e Prefeitos municipais), Legislativo (parlamentares) e Judicirio (juzes). Prof. Roberto Troncoso

www.pontodosconcursos.com.br

47

CURSO ON-LINE DIREITO CONSTITUCIONAL ANALISTA DA RECEITA FEDERAL PROFESSOR: ROBERTO TRONCOSO d) constituem objetivos fundamentais da Repblica Federativa do Brasil construir uma sociedade livre, justa e solidria, garantir o desenvolvimento nacional, erradicar a pobreza e a marginalizao e reduzir as desigualdades sociais e regionais e promover o bem de todos, sem preconceitos de origem, raa, sexo, cor, idade e quaisquer outras formas de discriminao. e) a Repblica Federativa do Brasil rege-se nas suas relaes internacionais pelos seguintes princpios: independncia nacional, prevalncia dos direitos humanos, autodeterminao dos povos, no interveno, igualdade entre os Estados, defesa da paz, soluo pacfica dos conflitos, repdio ao terrorismo e ao racismo, cooperao entre os povos para o progresso da humanidade, concesso de asilo poltico.

31. (FCC - 2010 - AL-SP - Agente Legislativo de Servios Tcnicos e Administrativos) Constitui um dos fundamentos da Repblica Federativa do Brasil, de acordo com a Constituio Federal de 1988,
a) a garantia do desenvolvimento nacional. b) a no interveno. c) a defesa da paz. d) a igualdade entre os Estados. e) o pluralismo poltico.

Prof. Roberto Troncoso

www.pontodosconcursos.com.br

48

CURSO ON-LINE DIREITO CONSTITUCIONAL ANALISTA DA RECEITA FEDERAL PROFESSOR: ROBERTO TRONCOSO

IV. GABARITO

Princpios Fundamentais 1. E 11.E 21.A 31.E 2. C 12.D 22.A 3. E 13.E 23.B 4. E 14.C 24.B 5. E 15.E 25.A 6. E 16.E 26.A 7. B 17.E 27.A 8. B 18.E 28.E 9. E 19.E 29.C 10.E 20.E 30.C

Prof. Roberto Troncoso

www.pontodosconcursos.com.br

49

CURSO ON-LINE DIREITO CONSTITUCIONAL ANALISTA DA RECEITA FEDERAL PROFESSOR: ROBERTO TRONCOSO

V. BIBLIOGRAFIA CONSULTADA

MENDES, Gilmar Ferreira e BRANCO, Paulo Gustavo Gonet. Curso de Direito Constitucional. So Paulo: Saraiva LENZA, Pedro. Direito Constitucional Esquematizado. So Paulo: Saraiva MORAES, Alexandre de. Direito Constitucional. So Paulo: Ed. tlas PAULO, Vicente e ALEXANDRINO, Descomplicado. Ed. Impetus Marcelo. Direito Constitucional

CRUZ, Vtor. 1001 questes Comentadas Direito Constitucional. Questes do Ponto (ebook) www.stf.jus.br  www.cespe.unb.br http://www.esaf.fazenda.gov.br/ http://www.fcc.org.br/institucional/ www.consulplan.net http://www.concursosfmp.com.br http://www.fujb.ufrj.br

Prof. Roberto Troncoso

www.pontodosconcursos.com.br

50

Potrebbero piacerti anche